Barbara Franz

Possui doutorado em Planejamento Ambiental (UFRJ, 2011), mestrado em Geociências (UFF, 2004), especialização em Gestão Pública (AVM/UCAM, 2010), graduação em Oceanologia (FURG, 2002) e em Química Licenciatura (UNIVERSO,2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de ciências ambientais, atuando nos temas: gestão de resíduos sólidos, gestão de desastres naturais e gerenciamento costeiro.

Informações coletadas do Lattes em 05/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Planejamento Energético

2006 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O lixo flutuante em regiões metropolitanas costeiras no âmbito de políticas públicas: o caso da cidade do Rio de Janeiro
Orientador: Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: gestão dos resíduos sólidos; gerenciamento de recursos hídricos; gerenciamento costeiro; educação ambiental; Baía de Guanabara; poluição.

Mestrado em Geociências (Geoquímica)

2002 - 2004

Universidade Federal Fluminense
Título: Comportamento dos metais Cd, Zn e Pb no material particulado em suspensão na zona de mistura do canal São Francisco (Baía de Sepetiba, RJ),Ano de Obtenção: 2004
Soraya Maia Patchineelam.Coorientador: Sambasiva Rao Patchineelam. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: baía de Sepetiba; hidrologia; metais pesados; material particulado em suspensão; poluição; estuário.

Especialização em Gestão Pública

2009 - 2010

Universidade Candido Mendes
Título: Geração de lixo flutuante na cidade do Rio de Janeiro: o papel da integração das políticas públicas
Orientador: Fernando Alves

Graduação em Química Licenciatura

2005 - 2006

Universidade Salgado de Oliveira
Título: ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DE SUA RELAÇÃO COM ECOSSISTEMAS COSTEIROS NO CONTEXTO DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS
Orientador: Renata Mainier

Graduação em oceanologia

1995 - 2001

Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Título: CONTAMINAÇÃO POR MERCÚRIO NOS SEDIMENTOS DO ESTUÁRIO DA LAGUNA DOS PATOS
Orientador: Nicolai Mirlean

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Capacitação em Gestão de Riscos. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2009 - 2009

Ecologia de Manguezal. (Carga horária: 22h). , IBERUS AMBIENTAL, IBERUS, Brasil.

2008 - 2008

Sistema de Informação Geográfica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2007 - 2007

Gestão Integrada de Cheias Urbanas. (Carga horária: 16h). , Rhama Consultoria Ambiental, RHAMA, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Geomorfologia y dinamica de estuarios. (Carga horária: 78h). , Universidad Nacional del Sur, UNS, Argentina.

2003 - 2003

Economia Política Internacional. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

1999 - 1999

Produção mais limpa e a ISO 14000. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, ABES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: geoquimica ambiental.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Gerenciamento Costeiro.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FRANZ, B. . XIV SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA. 2001. (Congresso).

FRANZ, B. . VIII SEMANA NACIONAL DE OCEANOGRAFIA. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

X ENCOGERCO.Materiais do lixo flutuante como indicadores da efetividade de ações atuais de limpeza e redução do descarte de resíduos na Baía de Guanabara e rios contribuintes. 2017. (Encontro).

IX Simpósio em Ecologia.Fonte e transporte do lixo flutuante na orla da Baía de Guanabara. 2015. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Oceanografia. 1. Distribuição de lixo marinho na orla da Baía de Guanabara no Município do Rio de Janeiro 2. Análise do lixo marinho na orla da Baía de Guanabara no município de Niterói. 2014. (Congresso).

100º Mutirão do Programa de Voluntários do Parque Nacional da Tijuca.Sem apresentação - participação como voluntária. 2013. (Outra).

XI Encontro de Geociências - Desastres Naturais: vulnerabilidade social e ambiental.Gestão e Políticas Públicas. 2013. (Encontro).

V Seminário Internacional de Gestión Ambiental.MUESTREO DE RESIDUOS FLOTANTES EN ESTUARIOS DE ÁREAS URBANAS COMO HERRAMIENTA PARA GESTIÓN AMBIENTAL. 2012. (Seminário).

River Basin Management 2011.Generation and impacts of floating litter on urbancanals and rivers: Rio de Janeiro megacity case study. 2011. (Outra).

V Simpósio Brasileiro de Oceanografia.Projeto Ecobarreira: solução para o lixo flutuante presente nos estuários do município do Rio de Janeiro?. 2011. (Simpósio).

Conference on Integrated River Basin Management under the Water Framework Directive.Floating litter in urban watershed of Rio de Janeiro city - the role of a river basin committee. 2010. (Outra).

Feira FAPERJ 30 anos.Sem apresentação - participação como expositor. 2010. (Outra).

Oceano e Sociedade. 2010. (Outra).

Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro.Impactos dos resíduos nas praias da cidade do Rio de Janeiro e as ações realizadas para sua mitigação. 2009. (Encontro).

I Congresso Nacional de Educação Ambiental e III Encontro Nordestino de Biogeografia. 2 trabalhos: "Contribuições do trabalho voluntário para preservação ambiental do Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro" e "Entendendo a dinâmica de estuários para preservá-los: uma proposta baseada em conteúdos de química do Ensino Médio". 2009. (Congresso).

I Encontro Científico do Parque Estadual da Pedra Branca. 2009. (Encontro).

III Semana Acadêmica do IFRJ/campus Paracambi.Conflitos ambientais no Estado do Rio de Janeiro: desafios para as Regiões Hidrográficas do Guandu e da Baía de Guanabara. 2009. (Outra).

Seminário sobre responsabilidade ambiental pós-consumo. 2009. (Seminário).

VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2009. (Simpósio).

VII Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarollo/ IV Congreso de Gestión Ambiental. 2 trabalhos: "Análisis sobre la variación anual en la composición física de los residuos domiciliarios de la ciudad de Río de Janeiro" e "Vulnerabilidades actuales de los principales recursos hídricos de la ciudad de Rio de Janeiro". 2009. (Congresso).

XXXI Congreso Interamericano de Ingeniería Sanitaria y Ambiental. 2 trabalhos:"Análise da gestão dos resíduos sólidos domiciliares na Região Metropolitana do Rio de Janeiro" e "Parâmetros para definição das principais bacias das Regiões Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro". 2008. (Congresso).

III Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul. 2007. (Simpósio).

XII Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar (XII COLACMAR). 2007. (Congresso).

IV Encontro Verde das Américas. 2004. (Encontro).

Seminário Internacional de Alternativas Sócio-Ambientais: Recuperação e Gestão Ambiental de Sistemas Estuarinos.Abordagem dos termos ?contaminação? e ?poluição? para avaliar o grau de degradação por metais pesados em estuários. 2003. (Seminário).

XVI Seminário Interno de Geoquímica.O material em suspensão como vetor dos metais Cd, Zn e Pb para a baía de Sepetiba. 2003. (Seminário).

XV Semana Nacioanl de Oceanografia.Caracterização do comportamento do material em suspensão na zona de mistura do Canal São Francisco (baía de Sepetiba, RJ). 2003. (Encontro).

XIV Semana Nacional de Oceanografia.Membro da Comissão Organizadora , publicação e apresentação do respectivo pôster do trabalho. 2001. (Encontro).

XXI Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ).A importância da interdisciplinaridade no ensino de oceanografia química sob enfoque prático. 2001. (Encontro).

II Encontro Latino-americano de Ensino de Química, X Encontro Nacional de Ensino de Química e XX Encontro de Debates sobre o Ensino de Química no Rio Grande do Sul. 2000. (Encontro).

XIII Semana Nacional de Oceanografia.Distribuição do mercúrio na fração fina em sedimentos da laguna dos Patos. 2000. (Encontro).

III Reunião Especial da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1996. (Simpósio).

IX Semana Nacional de Oceanografia. 1996. (Encontro).

VIII Semana Nacional de Oceanografia. Membro da Comissão Organizadora. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Tammy Caroline de Jesus

SENNA, M. C. A.; CATALDI, M.; PAIVA, C. M.;FRANZ, BARBARA. Impacto do aumento da concentração atmosférica de CO2 no balanço hídrico do cerrado. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Biossistemas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vinicius Pinheiro Palermo

MANNARINO, C. F.; SCHMIDT, C. A. B.; EIGENHEER, E. M.;FRANZ, B.. Contribuições para a construção de politicas públicas direcionadas à redução do lixo marinho em enseadas urbanas: estudo de caso na microbacia contribuinte do Canal de São Francisco e da Enseada de Jurujuba- Niterói/RJ. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Melanie Lopes da Silva

ARAUJO, F. V.; EIGENHEER, E. M.;FRANZ, B.. Avaliação da qualidade ambiental de quatro praias do município de Niteroi, RJ, a partir das suas condições de pressão, estado e resposta. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andréa de Lima Oliveira

TURRA, A.;FRANZ, B.; MANSOR, M. T.. Análise de política pública sobre lixo marinho em diferentes níveis governamentais. 2013. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Cristina de Souza Pereira

ROSSO, T.C.A.; ROCHA-LEAO, O. M.;FRANZ, B.. Análise da Disposição do Material Dragado no Canal do Fundão e no Canal do Cunha ? Rio de Janeiro/RJ. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Janaina Ribeiro Sachetto

ROSSO, T.C.A.; FERNANDEZ, M. A. S.;FRANZ, B.. Análise da Qualidade Ambiental do Rio Roncador, Magé - RJ. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Melanie Lopes da Silva

ARAUJO, F. V.; PIMENTEL, D. S.;FRANZ, B.. "Praia limpa é minha praia": um projeto de educação ambiental em escolas do município de Arraial do Cabo. 2017. Tese (Doutorado em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rebeca de Oleiveira Castro

ARAUJO, F. V.;FRANZ, BARBARA; FIGUEIREDO, G. M.. Revisão sobre estudos com microplástico nos ecossistemas marinhos e costeiros brasileiros. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Melanie Lopes da Silva

ARAUJO, F. V.; PIMENTEL, D. S.;FRANZ, BARBARA. Proposta de um plano de ação para controle da poluição por resíduos sólidos em praias de Arraial do Cabo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Mangia Carvalho

FRANZ, BARBARA; CARRIELLO, F.; CARMO, D. F.. Gestão de resíduos sólidos em estabelecimentos alimentícios: do Rio antigo ao Rio novo, da velha à renovada gestão de resíduos?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Matheus Barbosa Cypriano

FRANZ, B.; CARRIELLO, F.; ANDRADE, C.D.. Compreendendo alagamento através da história ambiental: estudos de caso do Bairro de Icaraí - Niterói-RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Elisabete Cardoso Ferreira

CARRIELLO, F.;FRANZ, BARBARA; MONIÉ, Frédéric. Estudo sobre impactos socioambientais no entorno da aterro sanitário de Seropédica-RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dylan Mendonça da Silva Corrêa

FRANZ, B.; DI MAIO, A. C.; GIL, M. L.. Gerenciamento ambiental de pilhas e baterias: um estudo de caso no município de Niterói-RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Monique Willeman Pecanha de Araujo

FRANZ, B.; SILVA, M. L.; DIAS, F. F.. Análise da Distribuição do Lixo Marinho em Praias da Baía de Guanabara na Cidade do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Amanda Pereira de Paiva

FRANZ, B.; DIAS, F. F.; OLIVEIRA, V. F.. Lixo Marinho nas linhas de maré das praias da Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro: qual a origem desse problema?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristiano Fortuna Goes de Carvalho

FRANZ, B.; BERNARDINO, D.; BARROS, Sergio R. S.. Análise da gestão de resíduos eletrônicos provenientes de lojas de manutenção e assistências técnicas do centro do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tamiris Xavier Amorim

SENNA, M. C. A.;FRANZ, B.; CATALDI, M.. Impactos do desmatamento progressivo da Amazônia na precipitação do Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andressa Batista Souza

FRANZ, B.; ASHLEY, P. A.; NUNES, D. F.. Gestão de resíduos sólidos em instituições de ensino superior: reflexões a partir do panorama global nacional. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nathalia Reis Cokotós

FRANZ, B.; OLIVEIRA, V. F.; CASTRO, R. O.. Capacidade suporte quanto ao saneamento básico da Vila do Abraão em Ilha Grande (Angra dos Reis/RJ). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Beatriz Verçosa Maciel

FRANZ, B.; BARROS, Sergio R. S.; OLIVEIRA, V. F.. Influência da efetividade de gestão na conservação: o estudo de caso de unidades de conservação municipais em Maricá-RJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristiane de Barros Perez

FRANZ, BARBARA; BARROS, Sergio R. S.; LACERDA, G. B. M.. Diagnóstico da cadeia de resíduos sólidos com enfoque no seu gerenciamento integrado: um estudo de caso no centro de Niterói ? Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dimas Almeida Zanelli

BARROS, Sergio R. S.; FRANCISCO, C. N.;FRANZ, B.. Análise na gestão de uma unidade de conservação utilizando metodologia swot: estudo de caso da Reserva Estadual Ecológica de Jacarepiá, Saquarema, Rio de Janeiro ? Brasil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Stefan Augusto Alves de Souza Gomes

DIAS, F. F.;FRANZ, B.; RAMOS, R. R. C.. Uso de geotecnologias como ferramentas para fiscalização pelos órgãos ambientais de extração de Recursos Minerais Industriais (RMI) para uso na construção civil no Município de Maricá. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Arlindo Leoni Hartz

FRANZ, B.; KELECOM, A.; BORGES, A. C.. Cidade Maravilhosa, porém poluída: o caso do lixo marinho na Praia do Flamengo (Rio de Janeiro - RJ). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Claudio Fintelman

FARIAS, H. S.; FRANCA, C. A. S. S. M.;FRANZ, B.. Aplicação do Modelo de Grandes Bacias (MGB) em uma bacia de médio porte: estudo de caso bacia do Rio Piabanha. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Geraldo di Biase.

Aluno: Alessandro Souza Sales

ARAUJO, F. V.; SILVA, M. L.;FRANZ, B.. Análise de resíduos sólidos flutuantes em um trecho no sudoeste da Baia de Guanabara - RJ.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Maciel Ribeiro

BARROS, Sergio R. S.;FRANZ, B.; FIRME-VIEIRA, A. J.. Diagnóstico Ambiental em microempresas:um estudo de caso para implementação de um sistema de gestão". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ricardo Ferreira Leal

GIMENEZ, A. R. M.; TINOCO, T.S.;FRANZ, B.. O uso de derivadores tipo "Mensagem de Garrafa" (MEG) na avaliação da origem dos resíduos sólidos marinhos encontrados na Praia de Piratininga. 2011.

BARROS, Sergio R. S.; TANIZAKI, K.; ANDRADE, C. B.; RODRIGUES., M. G.;FRANZ, B.. Suplente do Concurso para Professor Adjunto na área de conhecimento de Ciências Humanas e da Natureza. 2015. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Silvia Muylaert de Araújo

FREITAS, M. A. V.; MAGRINI, Alessandra;Muylaert de Araujo, Maria Silvia; DAVIGNON, Alexandre; Silva, Neilton Fidelis. Geração de lixo flutuante em regiões metropolitanas costeiras no âmbito de políticas públicas pertinentes: o caso da cidade do Rio de Janeiro.. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Planejamento Energético) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Weber Friederichs Landim de Souza

PATCHINEELAM, Soraya Maia;PATCHINEELAM, Sambasiva RaoSOUZA, W. F. L.; MADDOCK, John Edmund Lewis. Comportamento dos metais Cd, Zn e Pb no aterial particulado em suspensão na zona de mistura do Canal São Fracisco (Baía de Sepetiba, RJ). 2004. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

Nicolai Mirlean

MIRLEAN, Nicolai. ESTUDO DA DESRTRIBUICAO DO MERCURIO NOS SEDIMENTOS DA LAGOA DOS PATOS. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Rio Grande.

José Maria Filippini Alba

ALBA, José Maria Filippini; MIRLEAN, N.. Contaminação por mercúrio nos sedimentos do estuário da Laguna dos Patos.. 2002 - Universidade Federal do Rio Grande.

Cristiane Nunes Francisco

Freitas, M.A.V.;FRANCISCO, C. N.. INTEGRAÇÃO DO GERENCIAMENTO COSTEIRO E DE RECURSO HÍDRICOS - ESTUDO DE CASO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS FLUTUANTES DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DA BAÍA DE GUANBARA. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em PPE-COPPE/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Neilton Fidelis da Silva

FREITAS, M. A. V.; Turra, Alexander; MAGRINI, A.; Muylaert, Maria Silvia; D'Avignom, Alexandre Louis de Almeida;Silva, Neilton Fidelis da. O LIXO FLUTUANTE EM REGIÕES METROPOLITANAS COSTEIRAS NO ÂMBITO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2011. Tese (Doutorado em Planejamento Energético) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ana Carolina Nogueira Luz

Avanços e desafios para uma gestão ecológica de limpeza do microlixo em ambientes costeiros da Baía de Guanabara: o caso da Praia de Icaraí e da Praia do Flamengo - RJ; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Carolina Santana da Costa Santos

Vulnerabilidade dos ecossistemas da Guaratiba no contexto das mudanças climáticas; 2016; Dissertação (Mestrado em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Barbara Franz;

Cristiane Masuda Fuse

Aplicação de diagnose de gestão ambiental visando a certificação ISO 14001/2004: o caso da empresa RJ Táxi Aéreo LTDA"; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Barbara Franz;

Matheus Barbosa Cypriano

Compreendendo alagamento através da história ambiental: estudos de caso do Bairro de Icaraí - Niterói-RJ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Gustavo Mangia Carvalho

Gestão de resíduos sólidos em estabelecimentos alimentícios: do Rio antigo ao Rio novo, da velha à renovada gestão de resíduos?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Dylan Mendonça da Silva Corrêa

Gerenciamento ambiental de pilhas e baterias: um estudo de caso no município de Niterói-RJ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

André Luís de Souza Adami Santos

Lixo na Praia Vermelha da Cidade do Rio de Janeiro: fonte, sazonalidade e potenciais impactos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Ana Carolina Nogueira Luz

Desafios da limpeza do microlixo em ambientes costeiros sob o contexto da gestão ecológica: o caso de praias da Baía de Guanabara-RJ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Amanda Pereira de Paiva

Lixo Marinho nas linhas de maré das praias da Zona Sul da Cidade do Rio de Janeiro: qual a origem desse problema?; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Barbara Franz;

Monique Willeman Pecanha de Araujo

Análise da distribuição do lixo marinho em praias da Baía de Guanabara na Cidade do Rio de Janeiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Barbara Franz;

Nathalia Reis Cokotós

; Capacidade suporte quanto ao saneamento básico da Vila do Abraão em Ilha Grande (Angra dos Reis/RJ); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Beatriz Verçosa Maciel

Influência da efetividade de gestão na conservação: o estudo de caso de unidades de conservação municipais em Maricá-RJ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Cristiano Fortuna Goes de Carvalho

Análise da gestão de resíduos eletrônicos provenientes de lojas de manutenção e assistências técnicas do centro do Rio de Janeiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Andressa Batista Souza

Participação em banca de Andressa Batista Souza; Gestão de resíduos sólidos em instituições de ensino superior: reflexões a partir do panorama global nacional; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Maria Beatriz Ayello Leite

Vulnerabilidade a desastre natural na Região Metropolitana leste do Rio de Janeiro: educação ambiental através de oficinas para elucidação do problema; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Barbara Franz;

Flavia Cunha Labriola

Vulnerabilidade a desastres naturais em regiões metropolitanas costeiras no âmbito do saneamento ambiental: o caso de Porto Novo em São Gonçalo ? RJ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Barbara Franz;

Júlia de Paula Duarte

Conhecimento da população de Niterói sobre a cadeia de resíduos sólidos urbanos: rompimento de paradigmas para sua gestão integrada?; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Dandara Bernardino Bezerra

A poluição por lixo flutuante na Baía de Guanabara: estudo de caso do manguezal do Parque Natural Municipal Barão de Mauá/RJ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Arlindo Leoni Hartz

Cidade Maravilhosa, porém poluída: o caso do lixo marinho na Praia do Flamengo (Rio de Janeiro - RJ); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Renata Maciel Ribeiro

Diagnóstico Ambiental em microempresas: um estudo de caso para implementação de um sistema de gestão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Adilson Alves da Siva

Perspectiva quanto à geração de energia em residências de Nova Iguaçu a partir de painéis fotovoltaicos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Geraldo di Biase; Orientador: Barbara Franz;

OTAVIO CESAR DE QUEIROZ

A CONTRIBUIÇÃO DOS METAIS NA POLUIÇÂO MARINHA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Barbara Franz;

MARISE GONÇALVES RODRIGUES DE SOUZA

POLÍTICAS PÚBLICAS HABITACIONAIS E SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL-URBANA ? ARARUAMA, O CASO DO LOTEAMENTO MUTIRÃO; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em licenciaturam em geografia) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Barbara Franz;

FERNANDES DA SILVA BARRETO

DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS AMBIENTAIS DA RESTINGA E DO SISTEMA LAGUNAR DE MARICÁ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em licenciatura em geografia) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Barbara Franz;

Cristiane de Barros Perez

Potencial de reciclagem de resíduos sólidos em atividades de prestação de serviços e comércios em Niterói-RJ: subsíduos para alcançar novos paradigmas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Barbara Franz;

Monique Willeman Pecanha de Araujo

Lixo flutuante na Ilha do Governador no contexto do saneamento básico no entorno da Baía de; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Barbara Franz;

Maria Beatriz Ayello Leite

Tragédias e desastres naturais na Região Metropolitana Leste do Rio de Janeiro: oficinas para elucidação do problema; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Barbara Franz;

Amanda Pereira de Paiva

Lixo marinho e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016: desafio no contexto do saneamento ambiental; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Flavia Cunha Labriola

Crescimento urbano desordenado e saneamento básico deficiente em São Gonçalo-RJ: a relação com a vulnerabilidade a desastres naturais; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Barbara Franz;

Nathalia Reis Cokotos e Andressa Batista Souza

A (re)ciclagem na universidade pública: proposta de gestão de resíduos no Campus da Praia Vermelha da Uff? Niterói/RJ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Barbara Franz;

Cristiane de Barros Perez

Diagnóstico da cadeia da reciclagem de materiais de atividades de prestação de serviços em centro urbano: o caso da cidade de Niterói - RJ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Barbara Franz;

Natalia Xavier de Brito Soares

Diagnóstico da gestão dos resíduos sólidos gerados em área comercial em Niterói-RJ: subsídios para o planejamento da coleta seletiva; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Barbara Franz;

Amanda Pereira de Paiva

A influência da mídia quanto à geração de lixo marinho: o caso da orla da baía de Guanabara no município de Niterói; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência Ambiental) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Barbara Franz;

Luiz Claudio Fintelman

Análise estatística e dados empíricos sobre chuvas intensas na Baixada Fluminense: proposições a partir de séries históricas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Centro Universitário Geraldo di Biase; Orientador: Barbara Franz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Soraya Maia Patchineelam

Comportamento dos metais Cd, Zn e Pb no material particulado em suspensão da pluma do Canal São Francisco (Baía de Sepetiba, RJ); 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Soraya Maia Patchineelam;

Sambasiva Rao Patchineelam

Comporamento dos metais Cd, Zn e Pb no material particulado em susoensão na zona de mistura do canal São Francisco (Baía de Sepetiba, RJ); 2004; Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sambasiva Rao Patchineelam;

Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas

O lixo flutuante em regiões metropolitanas costeiras no âmbito de políticas públicas: o caso da cidade do Rio de Janeiro; 2011; Tese (Doutorado em Planejamento Energético) - Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas;

Paulo Roberto Martins Baisch

Impacto por Metais Pesados na Bacia Versante do Rio Camaquã; ; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Paulo Roberto Martins Baisch;

Paulo Roberto Martins Baisch

Estudo do Impacto por Metais Pesados na Bacia Versante do Rio Camaquã; ; 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Paulo Roberto Martins Baisch;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BERNARDINO, DANDARA ; FRANZ, BARBARA . Lixo flutuante na Baía de Guanabara: passado, presente e perspectivas para o futuro. Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPR) , v. 38, p. 231-252, 2016.

  • RIBEIRO, RENATA MACIEL ; BARROS, SERGIO RICARDO ; WASSERMAN, JULIO CESAR ; FRANZ, BARBARA . DIAGNOSIS FOR THE IMPLEMENTATION OF AN ENVIRONMENTAL MANAGEMENT SYSTEM IN A MICROBUSINESS IN THE URBAN VECTOR AND PEST CONTROL SECTOR. Brazilian Journal of Operations and Production Management , v. 13, p. 32-43, 2016.

  • ARAUJO, J. C. ; DIAS, F. F. ; BARROS, Sergio R. S. ; FRANZ, B. . Variações do nível do mar na planície de Jacarepaguá diferentes escalas de tempo e suas transformações ambientais. dx.doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.002.0006 , v. 6, p. 2, 2015.

  • EGLER, M. ; EGLER, C. A. G. ; FRANZ, B. ; MUYLAERT de Araujo, M.S. ; FREITAS, M. A. V. . Indicators of deforestation in the Southern Brazilian Pre-Amazon. Regional Environmental Change (Print) , v. 12, p. 1-11, 2012.

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. . Generation and impacts of floating litter on urban canals and rivers: Rio de Janeiro megacity case study. WIT Transactions on Ecology and the Environment (Online) , v. 167, p. 321-332, 2011.

  • FREITAS, M. A. V. ; CAVALCANTI, B.S. ; ROSA, L.P. ; ROLA, S.M. ; FRANZ, B. ; MICELI, B.S. ; SANTOS, C. S. M. ; PIMENTEIRA, C. A. P. ; BARCELLOS, C. ; PEREIRA, E. P. ; NASCIMENTO, J. A. S. ; BESER de DEUS, L. A. . Atlas Soci-Água. Rio de Janeiro: Synergia, 2011. 320p .

  • FRANZ, B. ; FINTELMAN, L. C. ; FRANCA, C. A. S. S. M. . Desastres naturais na Baixada Fluminense-RJ: perspectivas no contexto da vulnerabilidade às mudanças climáticas. In: Giovanni Seabra. (Org.). Qualidade de Vida, Mobilidade e Segurança nas Cidades. 1ed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2013, v. 5, p. 686-694.

  • FRANZ, B. . MUESTREO DE RESIDUOS FLOTANTES EN ESTUARIOS DE ÁREAS URBANAS COMO HERRAMIENTA PARA GESTIÓN AMBIENTAL. In: Jorge Ignacio Montoya, Mario Víctor Vásquez; Paula Andrea Giraldo Hincapié. (Org.). Resíduos: un problema o una possibilidad?. -ed.Medellin: Tecnológico de Antioquia Institución Universitaria, 2012, v. único, p. 101-111.

  • FRANZ, B. . Fatores intervenientes nas vulnerabilidades dos recursos hídricos às mudanças do clima no Estado do Rio de Janeiro. In: NUNES, R.; FREITAS, M.A.V.; ROSA, L.P. (Org.). Vulnerabilidades dos recursos hídricos no âmbito regional e urbano. Rio de Janeiro: Interciência, 2011, v. 1, p. 1-60.

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. . CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO VOLUNTÁRIO PARA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO. In: Giovanni de Farias Seabra, Ivo Thadeu Lira Mendonça. (Org.). Educação ambiental para a sociedade sustentável e saúde global. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009, v. 2, p. 234-240.

  • FRANZ, B. . ENTENDENDO A DINÂMICA DE ESTUÁRIOS PARA PRESERVÁ-LOS: UMA PROPOSTA BASEADA EM CONTEÚDOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. In: Giovanni de Farias Seabra, Ivo Thadeu Lira Mendonça. (Org.). Educação Ambiental para a sociedade sustentável e saúde global. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009, v. 1, p. 299-305.

  • MONTEIRO, T. V. ; FRANZ, B. . Inovações tecnológicas na aviação - a perspectiva na redução da pegada de carbono. In: XVII CBE - Congresso Brasileiro de Energia, 2017, Rio de Janeiro. Trabalhos publicados do XVII CBE: Planejamento energético e novas tecnologias, 2017.

  • PEREZ, C. B. ; SOARES, N. X. B. ; FRANZ, B. . Diagnóstico da gestão integrada dos resíduos sólidos gerados em área comercial em Niterói-RJ: a coleta seletiva como alternativa sócio-econômica-ambiental. In: III Simpósio sobre Sistemas Sustentáveis, 2016, Porto Alegre. III Simpósio de Sistemas Sustentáveis, 2016.

  • FRANZ, B. ; PAIVA, A. P. . Potencias fatores contribuintes para a geração de lixo marinho na orla da Baía de Guanabara na cidade de Niterói. In: Congresso Nacional de Educação Ambiental/ Encontro Nordestino de Biogeografia, 2013, João Pessoa. Anais do Congresso Nacional de Educação Ambiental e do Encontro Nordestino de Biogeografia: educação e cooperação pela água para conservação da biodiversidade. João Pessoa: UFPB, 2013. v. 3. p. 513-526.

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. ; DAVIGNON, A. L. A. . Vulnerabilidades actuales de los principales Recursos Hídricos de la Ciudad de Río de Janeiro. In: VII Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarollo/ IV Congreso de Gestión Ambiental, 2009, Havana. VII Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarollo/ IV Congreso de Gestión Ambiental, 2009.

  • FRANZ, B. ; DAVIGNON, A. L. A. ; FREITAS, M. A. V. . Análisis sobre la variación anual en la composición física de los residuos domiciliarios de la ciudad de Rio de Janeiro. In: VII Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarollo, 2009, Havana. VII Convención Internacional sobre Medio Ambiente y Desarollo/ IV Congreso de Gestión Ambiental, 2009.

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. . Parâmetros para definição das principais bacias das Regiões Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro. In: XXXI CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL, 2008, Santiago do Chile. XXXI CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL, 2008.

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. . Análise da gestão dos resíduos sólidos domiciliares na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. In: XXXI CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL, 2008, Santiago do Chile. XXXI - CONGRESO INTERAMERICANO DE INGENIERÍA SANITARIA Y AMBIENTAL - Creciendo con nuestro ambiente, 2008.

  • FRANZ, B. ; CAVALCANTE, R. M ; MIRLEAN, N. . Distribuição do mercúrio na fração fina em sedimentos da laguna dos Patos. In: XIII Semana Nacional de Oceanografia, 2000, Itajai. Anais da XIII Semana Nacional de Oceanografia, 29 de outubro a 03 de novembro de 2000: 500 anos de mar brasileiro. Itajaí: CTTMar, 2000. v. 1. p. 297-299.

  • FRANZ, B. ; LUZ, A. C. N. ; WILLEMAN, M. ; BERNARDINO, D. . Materiais do lixo flutuante como indicadores da efetividade de ações atuais de limpeza e redução do descarte de resíduos na Baía de Guanabara e rios contribuintes. In: X ENCOGERCO - X Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro, 2017, Rio Grande. Anais do X Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro. Rio Grande, 2017. p. 368-369.

  • BERNARDINO, D. ; FRANZ, B. ; BORGES, A. C. . Poluição na orla da Baía de Guanabara por lixo flutuante no manguezal de Magé. In: II Congresso Ibero americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais, 2016, Florianópolis. Anais do II Congresso Ibero americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais: Governança para os serviços ecossistêmicos das costas e oceanos, 2016. p. 205-206.

  • SANTOS, C. A. ; ALVES, P. R. ; DIAS, F. F. ; FRANZ, B. ; SANTOS, C. S. C. . Análise da dinâmica da cobertura da vegetação característica de manguezal em Barra de Guaratiba. In: GIAL - II Congresso Ibero americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais, 2016, Florianópolis. Anais do II Congresso Ibero americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais: Governança para os serviços ecossistêmicos das costas e oceanos, 2016. p. 610-611.

  • SANTOS, C. S. C. ; DIAS, F. F. ; FRANZ, B. ; ALVES, P. R. ; SANTOS, C. A. ; NASCIMENTO, L. L. . Estudo comparativo da evolução geomorfológica da Restinga da Marambaia-RJ. In: GIAL - II Congresso Ibero americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais, 2016, Florianópolis. Anais do II Congresso Ibero americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais: Governança para os serviços ecossistêmicos das costas e oceanos, 2016. p. 616-617.

  • FRANZ, B. . Lixo flutuante na Baía de Guanabara-RJ: ações realizadas atualmente minimizam o problema?. In: GIAL - II Congresso Ibero americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais, 2016, Florianópolis. Anais do II Congresso Ibero americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais: Governança para os serviços ecossistêmicos das costas e oceanos, 2016. p. 840-842.

  • BERNARDINO, D. ; FRANZ, B. ; BALDAS, V. . Conflitos na orla da Baía de Guanabara: caso dos manguezais da Ilha do Governador. In: GIAL - II Congresso Ibero americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais, 2016, Florianópolis. Anais do II Congresso Ibero americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais: Governança para os serviços ecossistêmicos das costas e oceanos, 2016. p. 640-641.

  • PAIVA, A. P. ; FRANZ, B. . Análise do lixo marinho na orla da Baía de Guanabara no município de Niterói - RJ. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2014, Itajaí-SC. Anais do Congresso Brasileiro de Oceanografia. Itajaí - SC, 2014. v. 1. p. 233-234.

  • FRANZ, B. ; HARTZ, A. L. . Distribuição de lixo marinho na orla da Baía de Guanabara no município do Rio de Janeiro. In: Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2014, Itajaí-SC. Anais do Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2014. p. 283-284.

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. . Projeto Ecobarreira: solução para o lixo flutuante presente nos estuários do município do Rio de Janeiro?. In: V Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2011, Santos. Oceanografia e Políticas Públicas, 2011.

  • FRANZ, B. ; Patchineelam, S. M. ; Patchineelam, S.R. . O material em suspensão como vetor dos metais Cd, Zn e Pb para a baía de Sepetiba, RJ. In: XVI Seminário Interno de Geoquímica, 2003, Niterói/RJ. XVI Seminário de Geoquímica da UFF, 2003.

  • FRANZ, B. ; BAISCH, P . Estudos dos metais pesados nas águas e sedimentos do Arroio João Dias (Bacia Hidrográfica do Camaquã) ? RS. In: XIV Semana Nacional de Oceanografia, 2001, Rio Grande. Anais da XIV Semana Nacional de Oceanografia, Rio Grande - CD-Rom, 2001.

  • FRANZ, B. . Efeitos da deposição de lixo marinho na orla da Baía de Guanabara ? Rio de Janeiro. In: XV Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2015, Imbé - RS. Ecodiversidade e sua sustentabilidade no quaternário. Imbé-RS: CECLIMAR/IBIO/UFRGS, 2015. v. 2. p. 118-119.

  • SANTOS, C. S. C. ; DIAS, F. F. ; ALVES, P. R. ; FRANZ, B. . Análise da variação temporal do manguezal e seu entorno em Guaratiba - Rio de Janeiro. In: XV Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário - ABEQUA, 2015, Tramandaí-Imbé - RS. ECODIVERSIDADE E SUA SUSTENTABILIDADE NO QUATERNÁRIO. Imbé: CECLIMAR/IBIO/UFRGS, 2015. v. 2. p. 68-69.

  • BERNARDINO, D. ; FRANZ, B. ; HARTZ, A. L. . Fonte e transporte do lixo flutuante na orla da Baía de Guanabara. In: IX Simpósio em Ecologia, 2015, Rio de Janeiro. Baía de Guanabara: Passado, Presente e Futuro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2015. p. 52-52.

  • PEREZ, C. B. ; FRANZ, B. . Diagnóstico da cadeia da reciclagem de materiais de atividades de prestação de serviços em centro urbano: o caso da cidade de Niterói - RJ. In: Seminário PIBIC-Uff, 2015, Niterói. Ciências Sociais e Aplicadas, 2015.

  • SILVA, J. R. ; FERREIRA, D. N. ; RODRIGUES, E. G. ; NORONHA, G. ; FRANZ, B. . Rio poluído em bacia hidrográfica na cidade de São Gonçalo-RJ: o desafio do enquadramento em classes. In: III Jornada da Ciência Ambiental, 2014, Niterói. CADERNO DE RESUMOS INFORMATIVOS DA JORNADA DE CIÊNCIA AMBIENTAL - UFF Volume I, 2014. v. 1. p. 43-43.

  • LABRIOLA, F. C. ; COKOTOS, N. R. ; FRANZ, B. . Protocolo de avaliação rápida: relatório sobre o Rio Bomba, Niterói ? RJ. In: III Jornada da Ciência Ambiental, 2014, Niterói. CADERNO DE RESUMOS INFORMATIVOS DA JORNADA DE CIÊNCIA AMBIENTAL - UFF Volume I, 2014. v. 1. p. 45-45.

  • PAIVA, A. P. ; FRANZ, B. . A influência da mídia quanto à geração de lixo marinho: o caso da orla da baía de Guanabara no município de Niterói. In: III Jornada da Ciência Ambiental, 2014. CADERNO DE RESUMOS INFORMATIVOS DA JORNADA DE CIÊNCIA AMBIENTAL - UFF Volume I, 2014. v. 1. p. 65-65.

  • LEITE, M. B. A. ; FRANZ, B. . Tragédias e desastres naturais na Região Metropolitana Leste do Rio de Janeiro: oficinas para elucidação do problema.. In: III Jornada da Ciência Ambiental, 2014. CADERNO DE RESUMOS INFORMATIVOS DA JORNADA DE CIÊNCIA AMBIENTAL - UFF Volume I, 2014. v. 1. p. 95-95.

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. . Floating litter in urban watershed of Rio de Janeiro city - the role of a river basin comittee. In: Integrated River Basin Management under the WFD: Action programmes, adaptation to climate change, inspiration, 2010, Lille. Conference on Integrated River Basin Management under the WFD: Action programmes, adaptation to climate change, inspiration, 2010.

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. . Análisis de la desigualdad socio-ambiental en la ciudad de Rio de Janeiro: desafío que debería ser considerado para los Juegos Olímpicos de 2016. In: 5° COLOQUIO GEOGRÁFICO SOBRE AMÉRICA LATINA, 2010, Toluca. Desafíos que enfrenta América Latina en la globalización: una visión humanista y ambiental del espacio, 2010. p. 56-56.

  • FRANZ, B. ; Patchineelam, S. M. ; Patchineelam, S.R. . Seasonal distribution of Zn and Cd metals in the particulate suspended matter within Sepetiba Bay River Plume. In: Environmental Geochemistry in Tropical Countries, 2004, Búzios. Abstracts Environmental Geochemistry in Tropical Countries, 2004.

  • FRANZ, B. ; Rodrigues, R.P. . Caracterização do comportamento do material em suspensão na zona de mistura do canal São Francisco (baía de Sepetiba, RJ). In: XV Semana Nacional de Oceanografia, 2003, São Paulo. Resumos da XV Semana Nacional de Oceanografia - CD-Rom, 2003.

  • FRANZ, B. . Particulate matter dispersion within a tropical polluted estuarine mixing zone: Sepetiba Bay, Brazil. In: Estuarine Research Federation Conference, 2003, Seattle. Abstracts 2003 - Cd-Rom, 2003.

  • FRANZ, B. ; MIRLEAN, N. . Distribuição vertical da concentração de Hg no sedimento do canal do estuário da laguna dos Patos. In: 10˚ CIC (Congresso de Iniciação Científica) e 3˚ EPG (Encontro de Pós-Graduação), 2002, Rio Grande. Livro de resumos do 10˚ CIC (Congresso de Iniciação Científica) e 3˚ EPG (Encontro de Pós-Graduação), 2002. p. 41-41.

  • MARTINS, B. A. D ; FRANZ, B. ; CALAZANS, D.K. . Embarque em navio oceanográfico como uma das ferramentas para aprendizagem de oceanografia biológica num contexto interdisciplinar. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, ITAJAI. ANAIS XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia.

  • FRANZ, B. ; Patchineelam, S. M. ; Patchineelam, S.R. . Estudo do padrão de dispersão do material particulado em suspensão na baía de Sepetiba utilizando a concentração de metais pesados (Cd e Zn) como traçadores. In: 20º SEMINÁRIO INTERNO DE GEOQUÍMICA, 2002, Niterói. Resumos publicados na página http://www.uff.br/geoqui/bib/semin2002.html, 2002.

  • FRANZ, B. ; MARTINS, B. A. D ; NIENCHESKI, L.F.H. . A importância da interdisciplinaridade no ensino de Oceanografia Química sob enfoque prático. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química no Rio Grande do Su, 2001, Santa Maria. Livro de resumos do 21˚ Encontro de Debates sobre o Ensino de Química no Rio Grande do Sul, 2001. p. 67-67.

  • CAVALCANTE, R. M ; MIRLEAN, N. ; FRANZ, B. . Distribuição de mercúrio total em sedimentos da laguna dos Patos, RS ? Brasil. In: 23a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000, Poços de Caldas. Livro de Resumos da 23a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2000. p. AB103-AB103.

  • FRANZ, B. ; SILVA, C.H ; PENTEADO, J.P. ; MONTAGNOLLI, W ; BAISCH, P . Estudo do comportamento e impacto dos elementos metálicos no Sistema Fluvial Camaquã. In: IX Semana Nacional de Oceanografia, 1996, Arraial do Cabo. Livro de Resumos da IX Semana Nacional de Oceanografia, 1996. p. 25-25.

  • FRANZ, B. ; WILLEMAN, M. ; BERNARDINO, D. . Materiais do lixo flutuante como indicadores da efetividade de ações atuais de limpeza e redução do descarte de resíduos na Baía de Guanabara e rios contribuintes. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREZ, C. B. ; SOARES, N. X. B. ; FRANZ, B. . Diagnóstico da gestão integrada dos resíduos sólidos gerados em área comercial em Niterói-RJ: a coleta seletiva como alternativa sócio-econômica-ambiental.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PAIVA, A. P. ; FRANZ, B. . A influência da mídia quanto à geração de lixo marinho: o caso da orla da baía de Guanabara no município de Niterói. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PAIVA, A. P. ; FRANZ, B. . Análise do lixo marinho na orla da Baía d Guanabara no município de Niterói. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANZ, B. ; HARTZ, A. L. . Distribuição do Lixo Marinho na Orla da Baía de Guanabara no Município do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANZ, B. . Lixo flutuante: qual o 'tamanho' do problema?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, B. . Muestreo de residuos flotantes en estuarios de áreas urbanas como herramienta para gestión ambiental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRANZ, B. . Conceitos em Mudanças Climáticas e Vulnerabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. . Projeto Ecobarreira: solução para o lixo flutuante presente nos estuários do município do Rio de Janeiro?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. . Generation and impacts of floating litter on urban canals and rivers: Rio de Janeiro megacity case study. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. . Floating litter in urban watershed of Rio de Janeiro city - the role of river basin committee. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. . Contribuições do trabalho voluntário para preservação ambiental do Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. ; DAVIGNON, A. L. A. . Vulnerabilidades actuales de los principales Recursos Hídricos de la Ciudad de Río de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANZ, B. ; DAVIGNON, A. L. A. ; FREITAS, M. A. V. . Análisis sobre la variación anual en la composición física de los residuos domiciliarios de la ciudad de Rio de Janeiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANZ, B. . Impactos dos resíduos nas praias da cidade do Rio de Janeiro e as ações relizadas para sua mitigação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRANZ, B. . Entendendo a dinâmica de estuários para preservá-los: uma proposta baseada em conteúdos de química do ensino médio. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. . Análise da gestão dos resíduos sólidos domiciliares na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANZ, B. ; FREITAS, M. A. V. . Parâmetros para definição das principais bacias das Regiões Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANZ, B. ; OLIVEIRA, E. P. . Abordagem dos termos "contaminação" e "poluição" para avaliar o grau de degradação por metais pesados em estuários. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FRANZ, B. ; Rodrigues, R.P. . Caracterização do comportamento do material em suspensão na zona de mistura do Canal São Francisco (baía de Sepetiba, RJ). 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANZ, B. ; MARTINS, B. A. D ; NIENCHESKI, L.F.H. ; DOLCI, D.B. . A importância da Interdisciplinaridade no ensino de oceanografia química sob enfoque prático. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRANZ, B. ; BAISCH, P . Estudos dos Metais Pesados nas águas e sedimentos do Arroio João Dias (Bacia Hidrográfica do Camaquã)-RS. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANZ, B. ; CAVALCANTE, R. M ; MIRLEAN, N. . Distribuição do mercúrio na fração fina em sedimentos da laguna dos Patos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FRANZ, B. . Lixo flutuante na baía de Guanabara: um complexo desafio para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 2010 (coluna de site eletrônico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FRANZ, B. ; PALERMO, V. P. . Plano de Ação Niteroiense do Lixo Marinho: Versão Preliminar (?Draft?). 2014.

FREITAS, M. A. V. ; SOUSA, M. E. S. M ; MURTA, A.L.S. ; DEZOTTI, M. W. C. ; VAITSMAN, D. S. ; FIALHO, G.O.M. ; FRANZ, B. ; GERALDINO, B. R. ; DIAS, I. N. ; MONTEIRO, L. C. . Quarto relatório: Realização de estudo técnico-científico de caracterização de sedimentos e fontes de contaminação das regiões portuárias brasileiras. 2011. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, M. A. V. ; MURTA, A.L.S. ; DEZOTTI, M. W. C. ; FIALHO, G.O.M. ; SOUSA, M. E. S. M ; FRANZ, B. . Estudo Técnico-Científico de Caracterização de Sedimentos de Dragagens e Fontes de Contaminação das Regiões Portuárias Brasileiras. 2010. (Relatório de pesquisa).

FRANZ, B. . ESTUDOS EM PLANEJAMENTO AMBIENTAL. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ensino).

NUNES, R. T. S. ; FRANZ, B. ; NASCIMENTO, J. A. S. ; ANDRADE, C.D. ; VIOLA, H. ; Ana Beatriz Hassan ; BESER de DEUS, L. A. ; SOUSA, G.M. ; RIBEIRO, M. F. . Projeto de Estudo de Adaptação e Vulnerabilidade dos Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro às Mudanças Climáticas - 2º Relatório. 2007. (Relatório de pesquisa).

FREITAS, M. A. V. ; NUNES, R. T. S. ; FRANZ, B. ; NASCIMENTO, J. A. S. ; ANDRADE, C.D. ; VIOLA, H. ; Ana Beatriz Hassan ; BESER de DEUS, L. A. ; SOUSA, G.M. ; RIBEIRO, M. F. . Projeto de Estudo de Adaptação e Vulnerabilidade dos Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro às Mudanças Climáticas - 1º Relatório. 2007. (Relatório de pesquisa).

FRANZ, B. . Introdução à Oceanografia. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ensino).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Avanços e Desafios para uma Gestão Ecológica de Limpeza do Microlixo em Ambientes Costeiros da Baía de Guanabara: O Caso da Praia de Icaraí e da Praia do Flamengo, Descrição: Os ecossistemas costeiros, incluindo as praias, recebem materiais tanto do mar quanto dos continentes, sofrendo com a ocorrência cada vez maior do microlixo, um tipo de resíduo formado por itens de pequeno tamanho, principalmente quando não é retirado pelo processo de limpeza efetuado em nos municípios, feita de forma manual ou mecanizada. A preocupação com a limpeza de praias é crescente, pois ela não apenas remove os resíduos sólidos, mas também os seres vivos que ali habitam. O objetivo geral desse estudo é verificar a eficiência nas ações de limpeza das praias Flamengo e Icaraí localizadas na Baía de Guanabara (munícipios do Rio de Janeiro e Niterói, respectivamente), principalmente quanto à retirada do microlixo, sob contexto da gestão ecológica. Os principais procedimentos metodológicos consistirão em levantamento bibliográfico, entrevistas semi-estruturadas, observação em campo e coletas de amostras de resíduos. Pretende-se discutir a preocupação ambiental das empresas e constatar se tal preocupação vai além da dimensão econômica e sanitária.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Barbara Franz - Coordenador / Ana Carolina Nogueira Luz - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Crescimento urbano desordenado e saneamento básico deficiente em São Gonçalo-RJ: a relação com a vulnerabilidade a desastres naturais, Descrição: O rápido fluxo da população para as encostas e planície de inundação na área urbana não foi acompanhado por um planejamento, o que refletiu no ciclo hidrológico da bacia hidrográfica, levando à redução do amortecimento das cheias, bem como na estabilidade de encostas, levando aos deslizamentos. A vulnerabilidade a esses desastres naturais é agravada pelas condições precárias de saneamento básico, ou seja, falta de coleta de esgoto, de resíduos sólidos, bem como sistema de drenagem urbana. Esse estudo pretende verificar a relação da vulnerabilidade dos moradores de São Gonçalo a ala-gamentos e deslizamentos com crescimento urbano desordenado e com as condições de saneamento básico, nos locais onde já ocorreram esses desastres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Barbara Franz - Coordenador / Flavia Cunha Labriola - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Diagnóstico da cadeia da reciclagem de materiais de atividades de prestação de serviços em centro urbano: o caso da cidade de Niterói - RJ, Descrição: O objetivo geral é realizar um diagnóstico quanto à cadeia de reciclagem (dede a coleta seletiva até a destinação à cooperativa) dos materiais nas áreas onde se concentram estabelecimentos de prestação de serviços, como subsídio para averiguar o potencial de coleta seletiva e reciclagem no centro de Niterói.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Barbara Franz - Coordenador / Cristiane de Barros Perez - Integrante / Natália Xavier de Brito Soares - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Tragédias e desastres naturais na Região Metropolitana leste do Rio de Janeiro: oficinas para elucidação do problema., Descrição: O objetivo do estudo foi definir o grau da vulnerabilidade a alagamento e deslizamento através de oficinas promovidas com a participação de agentes e/ou pessoas afetadas da Região Metropolitana Leste do Rio de Janeiro. Para alcançar o objetivo, é proposto uma metodologia em que os participantes das oficinas discutirãe suas vivências em relação aos eventos de alagamento e deslizamento, representando, portanto, os principais locais que necessitam de atenção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Barbara Franz - Coordenador., Número de orientações: 1

  • 2014 - Atual

    O desafio do lixo flutuante no âmbito do Saneamento Ambiental para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, Descrição: Projeto aprovado para Auxílio Instalação - FAPERJ, mas até o momento não foi disponibilizado o recurso. O lixo na cidade do Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, representa um dos problemas de salubridade na cidade do Rio de Janeiro desde século XVII. A maior parte do esgoto e uma quantidade preocupante de lixo gerados na RMRJ são liberados diretamente à Baía de Guanabara ou através de seus cursos d?água contribuintes. A área de estudo está inserido um local de competições denominada pelo Projeto Rio 2016 de Zona de Copacabana , visitada por muitos turistas e apresenta lixo flutuante em quantidades preocupantes.O objetivo geral é identificar os fatores que contribuem para a geração de lixo flutuante e os seus impactos na Zona Copacabana, como subsídio para estabelecer medidas de evitar a geração. Com esse fim, está sendo aplicado pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa observacional e pesquisa de campo (em que se quantifica e analisa o lixo marinho nas Praias de Flamengo e Copacabana, inserido na Zona em questão) e processamento digital de imagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Barbara Franz - Coordenador / Monique Willeman Peçanha de Araujo - Integrante / Ana Carolina Nogueira Luz - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2013 - 2014

    A influência da mídia quanto à geração de lixo marinho: o caso da orla da baía de Guanabara no município de Niterói, Descrição: O objetivo geral analisar se há uma influência da mídia no comportamento das pessoas quanto à geração de lixo marinho na orla da Baía de Guanabara em Niterói.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Barbara Franz - Coordenador / Amanda Pereira de Paiva - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Estudo Técnico-Científico de Caracterização de Sedimentos e Fontes de Contaminação das Regiões Portuárias Brasileiras, Descrição: struturação e implementação de um banco de dados sobre a caracterização de sedimentos objeto de dragagem nos portos marítimos nacionais e fontes de contaminação nas regiões desses portos, permitindo análises para a caracterização dos valores de referência locais, regionais e nacionais da qualidade desses sedimentos nessas áreas portuárias. a obtenção de valores de referência locais, regionais e nacionais de qualidade ambiental dos sedimentos de material objeto de dragagem nos portos marítimos nacionais, em termos dos níveis de qualidade ambiental dos sedimentos definida pela granulometria, pelas características químicas, pelo teor de carbono e nutrientes e pelas características ecotoxicológicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Barbara Franz - Integrante / Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas - Coordenador / Toste, R. - Integrante / Maria Emilia Sant'Anna Moraes e Sousa - Integrante / FIALHO, Gilberto Olympio Mota - Integrante / MURTA, Aurélio Lamare Soares - Integrante., Financiador(es): Secretaria Especial de Portos da Presidência da República - Cooperação.

  • 2009 - 2012

    Criação e implantação do Instituto de Tecnologia e Engenharia das Mudanças Globais em Energia e Meio Ambiente - IVIG_Energia Ambiente, Descrição: 1) Desenvolvimento, criação, estruturação e implantação do Instituto de Tecnologia e Engenharia das Mudanças Globais em Energia e Meio Ambiente IVIG_Energia Ambiente; 2) Desenvolvimento de estudos de identificação cientifica da base tecnológica e de engenharia nacional necessária para detalhamento e busca de soluções de problemas globais de energia e meio ambiente; 3) Desenvolvimento de estudo de caso de identificação cientifica da base tecnológica e de engenharia nacional em mudanças climáticas globais; 4) Realização de seminários técnicos de alto nível e de fortalecimento institucional do país para discussão, especificação e desenvolvimento de medidas e ações do Plano Nacional sobre Mudança do Clima (DECRETO FEDERAL N 6.263, de 21/11/2007).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Barbara Franz - Integrante / Leandro Andrei Beser de Deus - Integrante / Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas - Coordenador / Rola, Sylvia Meimaridou - Integrante / MUYLAERT de Araujo, Maria Silvia - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Desenvolvimento de Técnicas e Tecnologias de Informação e de Uso Eficiente de Recursos Hídricos para Adaptação do Estado do Rio de Janeiro aos Riscos de Mudanças Climáticas Globais - Projeto AQUACLIMA_RJ, Descrição: A estruturação da informação para a tomada de decisão de curto, médio e longo prazo nesta área é fundamental para reduzir tais perdas e identificar oportunidades de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental adequadas a tais restrições. Foi elaborado mapas de vulnerabilidade de corpos hídricos à mudança climática associados a dados correlatos de uso e ocupação do solo e, de infra-estrutura (urbana e rural, de transporte, de energia). O resultado pode subsidiar estudo de viabilidade técnica, para elaboração de um programa de ações de adaptação para gestão integrada do Ciclo Hidrológico no Estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Barbara Franz - Integrante / Jose Antonio Sena do Nascimento - Integrante / Leandro Andrei Beser de Deus - Integrante / Marta Foeppel Ribeiro - Integrante / Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas - Coordenador / MICELI, Bruna Santos - Integrante / PIMENTEIRA, Cícero Augusto Prudencio - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2008

    Estudo de Adaptação e Vulnerabilidade dos Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro às Mudanças Climáticas, Descrição: O objetivo do estudo em questão foi analisar a influência das mudanças climáticas na gestão integrada de recursos hídricos do Estado Rio de Janeiro, identificando as possíveis ações estruturais e não estruturais futuras. Os principais produtos resultantes foram: Mapeamento da vulnerabilidade socioeconômica quanto ao saneamento básico; Tratamento dos dados Eventos críticos da Defesa Civil (DGDEC) do Estado do Rio de Janeiro; Mapeamento das regiões hidrográficas críticas por eventos hidrológicos extremos (alagamentos, inundações graduais e bruscas e deslizamentos); Quadro-síntese das principais limitações encontradas no processo de levantamento de dados e de informações ambientais; Quadro-síntese contendo as principais propostas das medidas estruturais e não-estruturais de adaptação das regiões hidrográficas à vulnerabilidade climática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Barbara Franz - Integrante / Claudia Daza Andrade - Integrante / Gustavo Mota de Sousa - Integrante / Jose Antonio Sena do Nascimento - Integrante / Leandro Andrei Beser de Deus - Integrante / Marta Foeppel Ribeiro - Integrante / Riane Torres Santiago Nunes - Integrante / Marcos Aurélio Vasconcelos de Freitas - Coordenador., Financiador(es): Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Reconhecimento Científico Geraldo Di Biase, Centro Universitário Geraldo Di Biase.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Geociências. , Avenida General Milton Tavares de Souza, Gragoatá, 24210346 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26295933, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas para o curso de Ciência Ambiental 2013 - Métodos e Técnicas Quantitativas, Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos Sólidos 2014 - Riscos Ambientais, Estágio Supervisionado, Metodologia Científica II, Tópicos Ambientais Contemporâneos, Gerenciamento Costeiro Integrado (optativa) 2015 - Riscos Ambientais, Gestão de Resíduos Sólidos, Gerenciamento Costeiro Integrado (optativa)

  • 2012 - 2012

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 40

  • 2012 - 2012

    CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 15

  • 2004 - 2007

    Universidade Salgado de Oliveira

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

  • 2005 - 2005

    Colégio Estadual Paulo Assis Ribeiro

    Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: PROF. I, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Disciplina ministrada: física

  • 2004 - 2004

    Colégio Estadual Prof. Alcina Rodrigues Lima

    Vínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: PROF. I, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Disciplina ministrada: física