Wilson Ricardo Barbosa dos Santos

Mestre em Linguística (2016) e licenciado em Letras - Português e Espanhol (2013) pela Universidade Federal de São Carlos. Em 2012, cursou dois semestres regulares na Universidad Nacional de Misiones (UNaM-Argentina) como bolsista de graduação-sanduíche pelo Programa de Parcerias Universitárias entre Países do Mercosul da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é aluno do Doutorado em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (PPGL/UFSCar), com ingresso em 2016. Foi também aluno do Curso de Letras - Inglês pela mesma Universidade.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Linguística

2016 - Atual

Universidade Federal de São Carlos
Título: (RE)LEITURAS MIDIATIZADAS DO DISCURSO PRESIDENCIAL PROGRESSISTA: UMA ANÁLISE DA EMERGÊNCIA DE PROPOSTAS DE REGULAÇÃO DA MÍDIA NO BRASIL,
Profa. Dra. Vanice Maria Oliveira Sargentini. Palavras-chave: mídia; discurso midiático; Análise do Discurso; memória.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Mestrado em Linguística

2014 - 2016

Universidade Federal de São Carlos
Título: A EMERGÊNCIA DE PROPOSTAS DE REGULAÇÃO DA MÍDIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO MIDIATIZADO PELA FOLHA DE SÃO PAULO,Ano de Obtenção: 2016
Profa. Dra. Vanice Maria Oliveira Sargentini.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Análise de discurso francesa; discurso midiático; mídia; memória.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Graduação interrompida em 2017 em Letras - Inglês

2014 - Interrompido

Universidade Federal de São Carlos
Ano de interrupção: 2017

Graduação em Licenciatura plena em Letras - Português/Espanhol

2008 - 2013

Universidade Federal de São Carlos
Título: Um estudo do controle da mídia: questões de censura e memória na circulação midiática
Orientador: Profª Drª Vanice Maria Oliveira Sargentini

Graduação em Profesorado de Portugués; Profesorado en Letras

2012 - 2012

Universidad Nacional de Misiones, UNaM
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em Introdução à Análise de Discurso. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

Atividades da 12ª Jornada de Letras. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Lê Pouco.

Tcheco

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CURCINO, L. ; PIOVEZANI, C. F. ; SARGENTINI, V. M. O. ; SANTOS, W. R. B. . IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso. 2015. (Congresso).

BOSCHI, H. ; SANTOS, W. R. B. . IX Seminário de Pesquisas da Pós-graduação em Linguística & IV Seminário de Produção em Linguística. 2015. (Congresso).

INFANTE, J. R. F. ; MIGUEZ, A. C. ; SANTOS, W. R. B. . 18a Jornada de Letras - UFSCar. 2014. (Congresso).

VALENTIM, D. ; SANTOS, W. R. B. . VII Seminário de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar. 2014. (Congresso).

SARGENTINI, V. M. O. ; PIOVEZANI, C. F. ; CURCINO, L. ; SANTOS, W. R. B. ; CONTI, C. N. ; ROSIN, P. . Colóquio 30 anos com Foucault (Edição São Carlos). 2014. (Congresso).

BARONAS, R. L. ; INFANTE, J. R. F. ; SANTOS, W. R. B. . 17a Jornada de Letras - UFSCar. 2013. (Congresso).

SANTOS, W. R. B. . Festa Junina. 2012. (Outro).

SANTOS, W. R. B. . 15a Jornada de Letras - UFSCar. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso. Entre a necessidade do controle e a opacidade da censura: questões de interdição e memória no embate político-partidário brasileiro. 2015. (Congresso).

IX Seminário de Pesquisas da Pós-graduação em Linguística & IV Seminário de Produção em Linguística.Entre a necessidade do controle e a opacidade da censura: da emergência do. 2015. (Seminário).

Ciclo de Conferências de "O discurso social: retóricas da hegemonia e da dissiência, da confiança e da autoridade". 2014. (Seminário).

Colóquio 30 anos com Foucault (Edição Araraquara).O controle e a regulação da mídia: questões de censura e memória em circulação no embate político-partidário brasileiro. 2014. (Seminário).

Colóquio 30 anos com Foucault (Edição São Carlos). 2014. (Seminário).

V Ciclo de Palestras em Análise do Discurso. 2014. (Seminário).

V Colóquio da ALED - Análise do Discurso: novos canteiros de de trabalho?. A demoracratização da mídia enquanto uma fórmula discursiva: sentidos de democracia no embate político-partidário brasileiro. 2014. (Congresso).

VI Ciclo de Palestras em Análise do Discurso. 2014. (Seminário).

XXII Jornada de Jóvenes Investigadores - UPLA/Chile. O controle e a regulação da mídia no embate político-partidário: questões de censura e memória em circulação nos casos de Brasil e Argentina. 2014. (Congresso).

II Seminário de Produção em Linguística.Autoria e plágio - sentidos em circulação na mídia. 2013. (Seminário).

XV Encontro Regional dos Estudantes de Letras (EREL 2013/sudeste).Um estudo do controle da mídia: questões de censura e memória na circulação midiática atual sob a perspectiva da Análise de Discurso francesa. 2013. (Encontro).

III Colóquio Internacional de Análise do Discurso. Plágio - Circuação na Mídia e Seus Efeitos. 2012. (Congresso).

Jornadas Interculturales entre la UNaM y la UFSCar en el marco del Programa de Intercambio Académico Universitario de Grado en Lengua Española y Portuguesa del Mercosur.Um pequeno recorte do RAP como discurso de resistência em espaços citadinos de São Paulo. 2012. (Encontro).

15ª Jornada de Letras - USFCar. 2011. (Oficina).

18o. Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada.Plágio - Circulação na mídia e seus efeitos. 2011. (Seminário).

I CITeD - Colóquio Internacional de Texto e Discurso. Plágio - Circulação na mídia e seus efeitos. 2011. (Congresso).

II Seminário sobre Práticas Contemporâneas de Leitura. 2011. (Seminário).

IX Jornada CIentífica e Tecnológica da UFSCar. Plágio - Circulação na mídia e seus efeitos. 2011. (Congresso).

VI Colóquio de Estudos Hispânicos.Projeto de Extensão "Español en la UFSCar". 2011. (Encontro).

V Seminário do Programa de Pós-Graduação em Linguística & Ciclo de Palestras em Linguística - UFSCar. 2011. (Seminário).

XXI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Um estudo do controle da mídia: questões de censura e memória na circulação midiática atual a partir da perspectiva da Análise de Discurso francesa. 2011. (Congresso).

58º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do estado de São Paulo. 2010. (Seminário).

Encontro Regional dos Estudantes de Letras (EREL 2010).Sentidos de autoria e plágio em circulação na formação de professores de línguas pela UFSCar. 2010. (Encontro).

XVIII Congresso de Iniciação Científica - UFSCar. Sentidos de autoria e plágio em circulação na formação de professores de línguas pela USFCar (apoio PIBIC/CNPq). 2010. (Congresso).

13ª Jornada de Letras - UFSCar. 2009. (Outra).

II Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Sentidos de autoria e plágio na formação de professores de línguas pela UFSCar. 2009. (Outra).

Universidade Aberta - UFSCar. 2009. (Exposição).

12ª Jornada de Letras - UFSCar. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Pedro Alberto Ribeiro Pinto

SANTOS, W. R. B.. Das tensões entre discurso, política e poética: dizeres sobre o poeta e a poesia no Brasil contemporâneo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Israel de Sá

SARGENTINI, V. M. O.SÁ, I.; KOGAWA, J. M. M.. A emergência de propostas de regulação da mídia no Brasil: uma análise do discurso político midiatizado pela Folha de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Israel de Sá

SARGENTINI, V. M. O.SÁ, I.; CARVALHO, P. H. V.. (Re)leituras midiatizadas do discurso político presidencial: uma análise da emergência de propostas de regulação da mídia brasileira. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Israel de Sá

SARGENTINI, V. M. O.; PIOVEZANI, C.;SÁ, I.. O controle e a regulação da mídia: questões de censura e memória em circulação no embate político-partidário brasileiro. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Israel de Sá

SARGENTINI, V. M. O.SÁ, I.. Um estudo do Controle da Mídia: questões de censura e memória na circulação da mídia atual sob a perspectiva da Análise do Discurso francesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos.

Israel de Sá

SÁ, I.; SARGENTINI, V.. Um estudo do controle da mídia: questões de censura e memória na circulação midiática atual sob a perspectiva da Análise do discurso francesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos.

João Marcos Mateus Kogawa

KOGAWA, J. M. M.; SARGENTINI, V. M. O.; SA, I.. A emergência de propostas de regulação da mídia no Brasil: uma análise do discurso político midiatizado pela Folha de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Vanice Maria Oliveira Sargentini

SARGENTINI, V. M. O.SÁ, Israel. Um estudo do controle da mídia: questões de censura e memória na circulação midiática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de São Carlos.

Pedro Henrique Varoni de Carvalho

SARGENTINI, V. M. O.; Sá, Israel;CARVALHO, P. H. V.. (Re) leituras Midiatizadas do Discurso Político Presidencial: Uma análise da Emergência de Propostas de Regulação da Mídia Brasileira. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vanice Maria Oliveira Sargentini

(RE)LEITURAS MIDIATIZADAS DO DISCURSO POLÍTICO PRESIDENCIAL PROGRESSISTA: UMA ANÁLISE DA EMERGÊNCIA DE PROPOSTAS DE REGULAÇÃO DA MÍDIA BRASILEIRA; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos; (Orientador);

Vanice Maria Oliveira Sargentini

A emergência de propostas de regulação da mídia no Brasil: uma análise do discurso político midiatizado pela Folha de São Paulo; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Linguística) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vanice Maria Oliveira Sargentini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, W. R. B. . A democratização da mídia enquanto uma fórmula discursiva: sentidos de democracia no embate político-partidário brasileiro. ALED Brasil - Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (Anais 2014) , v. 1, p. 3, 2014.

  • SANTOS, W. R. B. ; SARGENTINI, V. M. O. . A DEMOCRACIA NAS MALHAS DO EMBATE POLÍTICO-PARTIDÁRIO: O DISCURSO MIDIÁTICO DA FOLHA DE SÃO PAULO SOBRE A REGULAÇÃO DA MÍDIA. In: SARGENTINI, V. M. O.. (Org.). Mutações do Discurso Político no Brasil - Espetáculo, Poder e Tecnologias de Comunicação. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2017, v. , p. 280-344.

  • SANTOS, W. R. B. ; ABREU, A. S. C. . Mídia e profissão docente - a falta marcada. In: PATTI, A. R.; FARIA, D. de O.; GIORGENON, D.; GARCIA, D. A.; ABRAHÃO E SOUZA, L. M.. (Org.). Textecendo Discursos na Contemporaneidade. 1ed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2014, v. , p. 179-195.

  • SANTOS, W. R. B. . Entre a necessidade do controle e a opacidade da censura: da emergência do 'controle social da mídia' à 'regulação (econômica) da mídia'. In: IX Seminário de Pesquisas em Pós-graduação em Linguística e IV Seminário de Produção em Linguística, 2015, São Carlos. IX SPLIN e IV SPL - Caderno de Resumos e Programação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. p. 128-130.

  • SANTOS, W. R. B. . Entre a necessidade do controle e a opacidade da censura: questões de interdição e memória no embate político-partidário brasileiro. In: IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2015, São Carlos. IV CIAD - Caderno de programação e resumo dos grupos de pesquisa, 2015.

  • SANTOS, W. R. B. . Um estudo do controle da mídia: questões de censura e memória na circulação midiática atual sob a perspectiva da Análise de Discurso francesa. In: IV Encontro em Análise do Discurso, 2013, Araraquara. IV Encontro em Análise do Discurso: fundamentos epistemológicos e abordagens metodológicas. Araraquara: FCL - UNESP, 2013. p. 123-124.

  • SANTOS, W. R. B. ; ABREU, A. S. C. . Plágio - Circulação na mídia e seus efeitos. In: I CITeD - I Colóquio Internacional de Texto e Discurso, 2011, Assis, SP. I CITeD - Caderno de Programação e Resumos, 2011.

  • SANTOS, W. R. B. ; ABREU, A. S. C. . Sentidos de autoria e plágio em circulação na formação de professores de línguas pela UFSCar. In: II CIAD - Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2009, UFSCar - São Carlos. II CIAD - Colóquio Internacional de Análise do Discurso: apresentação, programação e resumos. São Carlos: UFSCar, 2009. v. 342 p.. p. 221-222.

  • SANTOS, W. R. B. . Entre a necessidade do controle e a opacidade da censura: da emergência do 'controle social da mídia' à 'regulação (econômica) da mídia'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, W. R. B. . Entre a necessidade do controle e a opacidade da censura: questões de interdição e memória no embate político-partidário brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, W. R. B. . O controle e a regulação da mídia: questões de censura e memória em circulação no embate político-partidário brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, W. R. B. . O controle e a regulação da mídia no embate político-partidário: questões de censura e memória em circulação nos casos de Brasil e Argentina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, W. R. B. . Um estudo do controle da mídia: questões de censura e memória na circulação midiática atual sob a perspectiva da Análise de Discurso francesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, W. R. B. . Um estudo do controle da mídia: questões de censura e memória na circulação midiática atual a partir da perspectiva da Análise de Discurso francesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, W. R. B. ; ABREU, A. S. C. . Autoria e plágio - sentidos em circulação na mídia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, W. R. B. . Plágio - Circuação na Mídia e Seus Efeitos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, W. R. B. . Plágio - Circulação na mídia e seus efeitos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, W. R. B. . Plágio - Circulação na mídia e seus efeitos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, W. R. B. . Projeto de Extensão "Español en la UFSCar". 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, W. R. B. . Plágio - Circulação na mídia e seus efeitos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, W. R. B. . Projeto de Extensão "Espanhol en la UFSCar". 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, W. R. B. . Sentidos de autoria e plágio em circulação na formação de professores de línguas pela UFSCar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, W. R. B. . Sentidos de autoria e plágio em circulação na formação de professores de línguas pela UFSCar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, W. R. B. ; ABREU, A. S. C. . Sentidos de autoria e plágio em circulação na formação de professores de línguas pela UFSCar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, W. R. B. . Um pequeno recorte do RAP como discurso de resistência em espaços citadinos de São Paulo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, W. R. B. . Plágio - Circulação na mídia e seus efeitos. 2011. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, W. R. B. . Sentidos de autoria e plágio em circulação na formação de professores de línguas pela UFSCar. 2010. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Plágio - Circulação na mídia e seus efeitos, Descrição: Vem se tornando corriqueiro ouvir professores reclamarem de que, cada vez mais, seus alunos têm utilizado o recurso do copiar e colar ao navegarem na Internet. Na mídia, divulgam-se casos de docentes de universidades públicas e particulares que são submetidos a processos de retratação, por conta de terem assumido a posição de plagiários. Com as novas possibilidades da Internet, este gesto parece ganhar contornos peculiares, acontecimento este que julgamos ser importante problematizar. Tomaremos como objeto a Revista Nova Escola, em sua versão digital (http://revistaescola.abril.com.br), e notícias de casos de supostos plágios selecionadas dos jornais O Estado de S. Paulo (www.estadao.com.br) e Folha de S. Paulo (www.folha.com.br), no período de 2000 a 2010. Quais sentidos de autoria e plágio circulam nesses espaços digitais? Qual a posição atribuída ao professor nas reportagens sobre ?copiar e colar?? Que imaginário acaba por se estabilizar sobre autoria e ética, como efeito da circulação de casos de plágio na mídia? O que a mídia entende como relevante para se tornar notícia e, em que medida, essa notícia ganha corpo histórico, no sentido de o leitor poder acompanhar o desenrolar do suposto caso de plágio? Essas questões que nos mobilizam surgem no contexto de filiação à Análise de Discurso de linha francesa, para a qual há que se analisar a materialidade da língua constituída por condições determinadas de produção, para se compreender o funcionamento discursivo de um corpus.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wilson Ricardo Barbosa dos Santos - Integrante / Ana SIlvia de Couto Abreu - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Sentidos de autoria e plágio em circulação na formação de professores de línguas pela UFSCar, Descrição: A Internet configura-se como uma relevante fonte de pesquisas, trazendo questões que ganham novos contornos por conta do digital, como o plágio. Assim, entendemos ser este um momento importante para reconsiderarmos como as concepções de autoria e plágio, agora reconstruídas no espaço digital, circulam, no âmbito acadêmico de um curso de Licenciatura em Letras, colocando a questão de como futuros professores lidam tanto com o gesto de autoria no espaço digital, quanto com casos de supostos plágios. O primeiro objeto de análise é a grade curricular do curso de Licenciatura em Letras pela UFSCar, com uma análise das ementas das disciplinas obrigatórias que compõem o Curso. A partir da proposição de casos de supostos plágios veiculados na mídia (impressa ou virtual) aos licenciandos, será feita por estes uma justificativa, por escrito, de suas posições em relação às situações apresentadas. Teremos, então, com os casos e as considerações dos alunos, discursos que circulam sobre autoria, interpretação, ética, plágio, constituindo-se para nós em um segundo objeto de análise. Para realizar a análise, lançamos mão da base teórico-metodológica da Análise do Discurso francesa e brasileira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wilson Ricardo Barbosa dos Santos - Integrante / Ana SIlvia de Couto Abreu - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Bolsa de Mestrado pelo programa PPGL/UFSCar, CAPES.

2012

Bolsa de graduação-sanduíche pelo Programa de Parcerias Universitárias entre países do Mercosul pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), CAPES.

2011

Bolsa de Extensão no Projeto "Espanhol na UFSCar", ProEx/UFSCar.

2010

Bolsa de Iniciação Científica pelo programa PIBIC-UFSCar, CNPq.

2009

Bolsa de Iniciação Científica pelo programa PIBIC-UFSCar, CNPq.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Carlos. , Rodovia Washington Luis km 235, Monjolinho, 13565905 - São Carlos, SP - Brasil, Telefone: (16) 33518111

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional