BETINA WARMLING BARROS
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Sociologia (PPGS-UFRGS). Atualmente é Pesquisadora no Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Possui Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito/UFRGS. Participa do Grupo Violência e Cidadania (GPVC), coordenado pela Profa. Rochelle Fellini Fachinetto. Foi Bolsista de Mestrado CNPQ (2018-202). Foi Bolsista de Iniciação Científica CNPQ (2017). Foi integrante do projeto de extensão "G10 - Grupo de Assessoria à Juventude Criminalizada" (2012-2016). Foi Bolsista de Extensão UFRGS (2016). Concluiu curso de extensão, em mobilidade acadêmica, de duração de um ano no Institut d'Études Politiques - Sciences Po Rennes-FR (2014-2015).
Áreas de interesse: sociologia da violência, juventude e violência, masculinidades, políticas de drogas, trabalho e adolescência.
E-mail para contato: betinabarros@usp.br
Informações coletadas do Lattes em 01/06/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Sociologia
2020 - Atual
Universidade de São Paulo
Título: As masculinidades de jovens na periferia de porto alegre: práticas de gênero em meio ao neoconservadorismo político,
Maria Helena Augusto.
Mestrado em Sociologia
2018 - 2020
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A coerência da crueldade: os significados da violência extrema para os envolvidos no tráfico de drogas no Rio Grande do Sul,Ano de Obtenção: 2020
Melissa Pimenta.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais
2012 - 2017
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: "Traficante não é vagabundo": trabalho lícito, profissionalização e tráfico de drogas na perspectiva de adolescentes internados.
Orientador: Ana Paula Motta Costa
Formação complementar
2021 - 2021
Programação em R. (Carga horária: 15h). , Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
2021 - 2021
Etnografia, teoria e método aplicado para um mundo melhor. (Carga horária: 6h). , Bora Saber, BORA SABER, Brasil.
2020 - 2020
Texto como dados: raspagem e mineração de dados em R.. (Carga horária: 12h). , Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, CEBRAP, Brasil.
2019 - 2019
Entrevistas Narrativas Biográficas: Condução e Análise. (Carga horária: 3h). , Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.
2019 - 2019
Minicurso Livre: Mapeando as Linhagens Sociológicas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Análise de Dados Quantitativos para Ciências Sociais com uso do SPSS. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Análise de Entrevistas com o Software SONAL. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Certificat d'Études Poltiques. , Institut d'Études Politique, Sciences-Po Toul, França.
2013 - 2013
As Classes Sociais no Brasil Contemporâneo, com Prof. Jessé de Souza. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2008
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 600h). , Brasas English Course, BRASAS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Violência.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Jurídica.
Organização de eventos
BARROS, B. W. ; COSTA, A. P. M. ; EILBERG, D. D. ; CIFALI, A. C. ; MENEZES, L. G. ; DUARTE, S. F. . II Colóquio Internacional de Justiça Juvenil na Contemporaneidade. 2016. (Congresso).
BARROS, B. W. ; COSTA, A. P. M. ; EILBERG, D. D. . Colóquio Vivo. 2015. (Outro).
Participação em eventos
19o Congresso Brasileiro de Sociologia. Violência extrema no contexto de conflitos entre coletivos criminais na cidade de Porto Alegre. 2019. (Congresso).
VIII Seminário Discente PPGS UFRGS.OS HOMICÍDIOS DE PORTO ALEGRE ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2018: As novas formas de matar no contexto de um capitalismo gore. 2019. (Seminário).
8a Conferencia Latinoamericana y Caribena de Ciencias Sociales. 'Tem que ter sangue': profissionalização de adolescentes e treinamento no tráfico de drogas. 2018. (Congresso).
VII Escola de Verão ILEA. 2018. (Simpósio).
VI Simp. Int. Desigualdades, Direitos e Políticas públicas: Gênero, Interseccionalidades e Justiça.Masculinidades marginalizadas e tráfico de drogas.. 2018. (Simpósio).
IV Encontro do Grupo Brasileiro de Criminologia Crítica.Adolescentes trabalhadores: o valor social do trabalho e as práticas de tráfico de drogas.. 2017. (Encontro).
Sociology of Law. Os adolescentes em conflito com a lei sob a ótica do Supremo Tribunal Federal: apontamentos quantitativos a partir das decisões sobre a aplicação da medida de internação. 2017. (Congresso).
VIII Congresso da Associação Brasileira de Sociologia do Direito. Profissionalização de socioeducandos e o tráfico de drogas: relações e enfrentamentos.. 2017. (Congresso).
VI Seminário Discente PPGS/UFRGS.Profissionalização de socioeducandos e o tráfico de drogas: relações e enfrentamentos.. 2017. (Seminário).
Debates Metropolitanos. 2016. (Encontro).
VIII Encontro Nacional da ANDHEP. Contrapondo os discursos das câmaras cível e criminal enquanto julgadoras de ato infracional: há diferença?. 2014. (Congresso).
IV Congresso da Abrasd. 2013. (Congresso).
Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na Améric a Latinasitu. 2012. (Seminário).
Comissão julgadora das bancas
FACHINETTO, R. F.;AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de; PAIVA, L.F.S.. A COERÊNCIA DA CRUELDADE: OS SIGNIFICADOS DA VIOLÊNCIA EXTREMA PARA OS ENVOLVIDOS NO TRÁFICO DE DROGAS NO RIO GRANDE DO SUL PORTO ALEGRE 2020. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PIMENTA, M. M.;AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli de; SCHABBACH, L. M.; FACHINETTO, R. F.. Violência Letal Extrema Produzida no Conflito entre Coletivos Criminais na Cidade de Porto Alegre. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PIMENTA, Melissa de; AZEVEDO, Rodrigo G. de.;SCHABBACH, Letícia M.; FACHINETTO, Rochele F.. Violência letal extrema produzida no conflito entre coletivos criminais na cidade de Porto Alegre. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós-graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FACHINETTO, R. F.; PIMENTA, Melissa de Mattos; AZEVEDO, R. G.; PAIVA, L. F. S.. A coerência da crueldade: os significados da violência extrema para os envolvidos no tráfico de drogas no Rio Grande do Sul. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FACHINETTO, R. F.; PIMENTA, Melissa de Mattos; AZEVEDO, R. G.; SCHABBACH, Letícia Maria. Violência letal extrema produzida no conflito entre coletivos criminais na cidade de Porto Alegre/RS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PIMENTA, M. M.; AZEVEDO, R. G.; SCHABBACH, L. M.;FACHINETTO, R. F.. Violência letal extrema produzida no conflito entre coletivos criminais na cidade de Porto Alegre. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Foi orientado por
As masculinidades de jovens na periferia de Porto Alegre: práticas de gênero em meio ao neoconservadorismo político; Início: 2020; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; (Orientador);
A COERÊNCIA DA CRUELDADE: OS SIGNIFICADOS DA VIOLÊNCIA EXTREMA PARA OS ENVOLVIDOS NO TRÁFICO DE DROGAS NO RIO GRANDE DO SUL; 2020; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Melissa de Mattos Pimenta;
?TRAFICANTE NAO E VAGABUNDO?: TRABALHO LICITO, PROFISSIONALIZACAO E TRAFICO DE DROGAS NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES INTERNADOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Direito; Orientador: Ana Paula Motta Costa;
ADOLESCENTES TRABALHADORES: ENTRE O TRÁFICO DE DROGAS E O TRABALHO APRENDIZ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Direito, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Paula Motta Costa;
Produções bibliográficas
-
BARROS, B. W. ; PIMENTA, M. M. . 'Pra eles verem que nós somos ruim': Violência extrema no mercado de drogas no Rio Grande do Sul. Revista Dilemas IFCS-UFRJ , v. 15, p. 455-482, 2022.
-
BARROS, B. W. ; PAMPLONA, R. S. . As masculinidades à brasileira: um balanço das produções sobre o tema nos periódicos científicos. BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais , v. 95, p. 1-20, 2021.
-
MARQUES, D. ; BARROS, B. W. ; TEIXEIRA, B. . A segurança pública no Brasil durante a pandemia de COVID-19. REVISTA COLETIVA FUNDAJ , v. 30, p. 1-11, 2021.
-
BARROS, B. W. . As masculinidades da nossa América*. Cadernos Pagu (UNICAMP) , v. 59, p. 205920, 2020.
-
MOTTA COSTA, ANA PAULA ; WARLMIG BARROS, BETINA ; ARAUJO DA SILVA, GIOVANNA ; HOFF DA CUNHA, VICTORIA . Places of life and death: Spatial distribution and visibility of juvenile residents who were victims of homicide in Porto Alegre (Brazil). RIVISTA DI CRIMINOLOGIA, VITTIMOLOGIA E SICUREZZA , v. XIV, p. 64-81, 2020.
-
BARROS, B. W. . Resenha: O Interacionismo Radical de Athens em debate. Revista Dilemas IFCS-UFRJ , v. 12, p. 210-215, 2019.
-
COSTA, A. P. M. ; BARROS, B. W. . -Traficante não é vagabundo-: trabalho e tráfico de drogas na perspectiva de adolescentes internados.. REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. 10, p. 2399-2427, 2019.
-
BARROS, B. W. . Resenha: A ascensão econômica, declínio do mercado do crack e violência extrema: a realidade do 'South Bronx' em Nova York. Revista Dilemas IFCS-UFRJ , v. 12, p. 725-733, 2019.
-
BARROS, B. W. . Os embolamentos do tráfico de drogas em Porto Alegre pela ótica do interacionismo radical. REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA , v. 7, p. 235-264, 2019.
-
BARROS, BETINA WARMLING ; COSTA, ANA PAULA MOTTA ; ARAUJO, GIOVANNA DA SILVA ; CUNHA, VICTÓRIA HOFF DA . Territórios de morte: visibilidade dos jovens residentes em Porto Alegre vítimas de homicídio nos anos de 2015, 2016 e 2017. DIREITO DA CIDADE , v. 11, p. 225-252, 2019.
-
BARROS, B. W. ; PILAU, L. B. S. . (Res)socialização militarizada: a polícia militar no Brasil e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Raízes Jurídicas (Universidade Positivo. Online) , v. 10, p. 84-99, 2018.
-
BARROS, B. W. ; CABISTANI, L.G. . Justa causa no direito penal juvenil. REVISTA LIBERDADES , v. 21, p. 4, 2016.
-
FIGUEIREDO, I. ; BARROS, B. W. ; LIMA, R. S. . Da insuficiência das opções político-institucionais dos planos nacionais de segurança pública pós-1988. In: Marco Aurelio Ruediger; Renato Sério de Lima. (Org.). Segurança Pública após 1988: história de uma construção inacabada. 1ed.Rio de Janeiro: FGV/DAPP, 2021, v. , p. 65-94.
-
BARROS, B. W. . (Res)socialização militarizada: a polícia militar no Brasil e o Estatuto da Criança e do Adolescente. In: Caroline von Mühlen; Maíra Ines Vendrame; Caiuá Cardoso. (Org.). Criminalidade, violência e justiça: reflexões e novas possibilidades. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. 1, p. 9-473.
-
BARROS, B. W. . Contrapondo os discursos das câmaras cíveis e criminais enquanto julgadoras de ato infracional: há diferença?. In: COSTA, Ana Paula Motta; EILBERG, Daniela Dora. (Org.). Justiça Juvenil na Contemporaneidade. 158ed.Porto Alegre: DM, 2015, v. 1, p. 9-139.
-
BARROS, B. W. ; BARRETO, R. M. . Audiência de Apresentação. In: LAZAROTTO, Gislei Domingues Romanzini; COSTA, Ana Paula Motta; CRAIDY, Carmen Maria; SZUCHMAN, Karine; OLIVEIRA,Magda Martins de; LUCHESE, Samantha; CORREA, Thayane. (Org.). Medida Socioeducativa entre A e Z. 1ed.Porto Alegre: EVANGRAF, 2014, v. , p. 35-37.
-
BARROS, B. W. ; GERMANO, M. A. . Justiça restaurativa. In: LAZAROTTO, Gislei Domingues Romanzini; COSTA, Ana Paula Motta; CRAIDY, Carmen Maria; SZUCHMAN, Karine; OLIVEIRA,Magda Martins de; LUCHESE, Samantha; CORREA, Thayane. (Org.). Medida Socioeducativa entre A e Z. 1ed.Porto Alegre: EVANGRAF, 2014, v. , p. 150-152.
-
BARROS, B. W. ; BUENO, S. . A violência contra a mulher e o papel dos homens nesse cenário. Le Monde Diplomatique, 01 set. 2021.
-
BARROS, B. W. ; MARQUES, D. . Mesmo com redução da população carcerária, situação nos presídios escancara necessidade de reforma estrutural urgente. G1, 17 maio 2021.
-
BARROS, B. W. ; PIMENTA, M. M. . 'Depois que a guerra pegou preço': os significados da violência extrema para o mercado de drogas do Rio Grande do Sul. In: 44 Encontro Anual da ANPOCS, 2020. Anais do 44 Encontro Anual da ANPOCS, 2020.
-
BARROS, B. W. . Os homicídios de Porto Alegre entre os anos de 2016 e 2018: as novas formas de matar no contexto de um capitalismo gore. In: 43 Encontro Anual da ANPOCS, 2019, Caxambu. Anais do 43 Encontro Anual da ANPOCS, 2019.
-
PIMENTA, M. M. ; BARROS, B. W. . The Field of Studies on Youth and Violence in Brazil: The Construction of Paradigms and Pathways to Challenge. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, B. W. . Trajetórias de envolvimento: adesão ao tráfico de drogas de homens jovens no Rio Grande do Sul. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARROS, B. W. . Violência letal extrema e conflitos entre coletivos criminais na cidade de Porto Alegre. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, B. W. . Os homicídios de Porto Alegre entre os anos de 2016 e 2018: as novas formas de matar no contexto de um capitalismo gore. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARROS, B. W. . Dos embolamentos à violência extrema: as trajetórias recentes das facções do tráfico no Rio Grande do Sul. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARROS, B. W. . Os envolvidos dos embolamentos: os jovens e as facções do tráfico de drogas no Rio Grande do Sul. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARROS, B. W. . Redução da maioridade penal em debate: consequências e alternativas à proposta. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARROS, B. W. . Os conflitos fatais entre coletivos criminais na cidade de Porto Alegre: uma proposta de modelo teórico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARROS, B. W. . Facções em Porto Alegre e Região Metropolitana: o que sabemos e o que supomos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARROS, B. W. . 'Tem que ter sangue': profissionalização de adolescentes e treinamento no tráfico de drogas.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, B. W. . Masculinidades marginalizadas e tráfico de drogas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARROS, B. W. . (Res)Socialização Militarizada: A Polícia Militar no Brasil e o Estatuto da Criança e do Adolescente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BARROS, B. W. ; PAMPLONA, R. S. . Os adolescentes em conflito com a lei sob a ótica do Supremo Tribunal Federal: apontamentos quantitativos a partir de decisões sobre a aplicação da medida de internação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, B. W. . ?Adolescentes Trabalhadores': o valor social do trabalho e as práticas de tráfico de drogas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARROS, B. W. . A profissionalização de socioeducandos e o tráfico de drogas: relações e enfrentamentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARROS, B. W. . A Profissionalização de Socioeducandos: Relações e Enfrentamentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, B. W. . Da participação no tráfico de drogas ao trabalho aprendiz. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARROS, B. W. . Contrapondo os discursos das câmaras cíveis e criminais enquanto julgadoras de ato infracional: há diferença?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARROS, B. W. . Contrapondo os discursos das câmaras cíveis e criminais enquanto julgadoras de ato infracional: há diferença?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, R. S. ; BUENO, S. ; MARQUES, D. ; PACHECO, D. ; FIGUEIREDO, I. ; SOBRAL, I. ; BARROS, B. W. ; LAGRECA, A. ; REINACH, S. ; ALCADIPANI, R. ; MARTINS, J. ; ASTOLFI, R. . Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021. São Paulo 2021 (Relatório de pesquisa).
-
CERQUEIRA, D. ; BUENO, S. ; ALVES, P. P. ; LIMA, R. S. ; SILVA, E. R. A. ; FERREIRA, H. ; BARROS, B. W. ; MARQUES, D. ; PACHECO, D. ; LINS, G. O. A. ; LINO, I. R. ; SOBRAL, I. ; FIGUEIREDO, I. ; MARTINS, J. ; ARMSTRONG, K. C. ; FIGUEIREDO, T. S. . Atlas da Violência 2020. Brasília, R.Janeiro, São Paulo: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2020 (Anuário Estatístico sobre Segurança Pública e Violência).
-
LIMA, R. S. ; BUENO, S. ; BARROS, B. W. ; SANTOS, A. L. P. ; MARQUES, D. ; MARTINS, J. ; SOBRAL, I. ; REINACH, S. . Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020. São Paulo 2020 (Relatório de pesquisa).
Outras produções
BARROS, B. W. ; LAGRECA, A. ; SOBRAL, I. ; SENNES, I. B. ; SANTOS, T. C. . Violência contra mulheres em 2021. 2022. (Relatório de pesquisa).
LIMA, R. S. ; BUENO, S. ; MARQUES, D. ; FIGUEIREDO, I. ; MINGARDI, G. ; SOBRAL, I. ; BARROS, B. W. ; REINACH, S. ; SANTOS, A. L. P. ; SANTOS, T. C. ; PACHECO, D. ; LAGRECA, A. . Cartografias das Violências na Região Amazônica: Relatório Final. 2022. (Relatório de pesquisa).
BUENO, S. ; MARTINS, J. ; SANTOS, A. L. P. ; LAGRECA, A. ; BARROS, B. W. ; LIMA, R. S. . Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil. 2021. (Relatório de pesquisa).
REINACH, S. ; BARROS, B. W. ; BUENO, S. ; LAGRECA, A. ; TEIXEIRA, B. . Violência contra crianças e adolescentes (2019-2021). 2021. (Relatório de pesquisa).
LIMA, R. S. ; ASTOLFI, R. ; BARROS, B. W. ; PACHECO, D. ; SOBRAL, I. ; LAGRECA, A. ; TEIXEIRA, B. ; MARQUES, D. ; FIGUEIREDO, I. ; BUENO, S. . Escuta dos Profissionais de Segurança Pública 2021. 2021. (Relatório de pesquisa).
MARQUES, D. ; LAGRECA, A. ; BARROS, B. W. ; MARTINS, J. ; SOBRAL, I. . Vila Bairro Segurança: a experiência do programa piloto e os desafios para a consolidação de uma política municipal de prevenção à violência em Teresina/PI. 2020. (Relatório de pesquisa).
BARROS, B. W. . Ensaios Criminológicos: produções coletivas de resistência. 2018. (Revisão).
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2019
Analise da dinâmica de funcionamento da execução de medidas socioeducativas de meninas adolescentes, em privação de liberdade em 10 cidades brasileiras, Descrição: O projeto realizado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal, com financiamento do Fundo Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente/CONANDA), por meio de Termo de Fomento com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), teve como objetivo levantar informações com os principais agentes envolvido no atendimento à medida socioeducativa de internação de meninas, com vistas a construir subsídios e recomendações para o aprimoramento dos instrumentos pedagógicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Betina Warmling Barros - Coordenador / Rosimere de Souza - Integrante.
-
2017 - 2018
ADOLESCENTES TRABALHADORES: ENTRE O TRÁFICO DE DROGAS E O TRABALHO APRENDIZ, Descrição: presente trabalho pretende o aprofundamento crítico do funcionamento do tráfico ilícito de drogas, seus modos de adesão por parte dos adolescentes que dele fazem parte e a forma como a criminalização da atividade influi na construção da subjetividade desses sujeitos. Para a sistematização dessa hipótese, optou-se pela escolha da categoria ?trabalho? como termo analítico central. O trabalho aqui analisado, entretanto, ultrapassa a noção jurídica do termo, e encontra âncora na concepção sociológica do labor. Para a sociologia do trabalho, sobretudo aquela calcada nas teorias marxistas, trabalho pode ser entendido como protoforma da vida humana, apresentando-se como fator fundante da subjetividade do ser humano. Entre esses dois pólos - subjetividade e trabalho - há certa inerência indissolúvel (Antunes, 2000, p. 161), a qual justifica a relevância do estudo de todas as formas de trabalho, seja qual for o contexto social. Por outro lado, quando se fala em adolescentes criminalizados pela prática de ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas, unem-se à primeira categoria construída, os temas do sistema de socioeducação - seus pressupostos teóricos, sua historicidade e sua realidade prática - e do tráfico de drogas - organização interna, construção histórica no Brasil e incidência do sistema de justiça. Por essa razão, percebeu-se a necessidade de esmiuçar a literatura referente a esses fenômenos, com o intuito de fortalecer o trabalho empírico posteriormente realizado. Por fim, para que, no momento da investigação empírica, fosse possível trabalhar o tráfico de drogas de forma a pensá-lo como sendo uma atividade laboral, incluiu-se um último parâmetro de análise: o trabalho aprendiz. Assim, somente a partir da experimentação deste trabalho lícito, os adolescentes poderiam narrar suas experiências pretéritas no âmbito do tráfico de drogas, trazendo-nas em forma de comparação com o trabalho lícito experimentado durante (ou após) a socioeducação. Essa abordagem comparativa se realizou através de uma metodologia qualitativa, mais especificamente calcada na construção de grupo focais com esses sujeitos. As conclusões da presente pesquisa, portanto, se fundam nas possibilidades de aproximar os pressupostos teóricos já construídos pela literatura com os dados empíricos coletados... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Betina Warmling Barros - Integrante / ANA PAULA MOTTA COSTA - Coordenador.
-
2017 - Atual
Boas Praticas na Implantacao e Implementacao dos Sistemas de Informacao para a Infancia e a Adolescencia, Descrição: O objeto da parceria do CEGOV/UFRGS, FAURGS, PNUD e MDH e a realizacao de pesquisa nacional de avaliacao da implementacao do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), prevista na Lei no 12.594/2012. Espera como resultado o aprofundamento do conhecimento acerca das 4 dimensoes do SINASE que constam nos artigos 22, 23, 24 e 25 da Lei 12.594, quais sejam: 1) Gestao, 2) Entidades, 3) Programas e 4) Resultados. A pesquisa esta dividida em 2 etapas: a primeira compreende a entrega dos resultados consolidados apos o processo de survey eletronico, e a segunda etapa compreende os resultados correspondentes a pesquisa de campo, nos 27 estados brasileiros. Ao final, esta previsto seminário para discussão do resultado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) . , Integrantes: Betina Warmling Barros - Integrante / ANA PAULA MOTTA COSTA - Integrante / ANA CLÁUDIA CIFALI - Integrante / roberta silveira pamplona - Integrante / Marília Ramos - Coordenador / Aline Hellmann - Integrante / Gabriela Favretto Guimarães - Integrante., Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Cooperação.
-
2013 - 2017
A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE ADOLESCENTES ENVOLVIDOS EM SITUACOES DE VIOLENCIA, Descrição: A efetividade dos Direitos Fundamentais é instrumental ao reconhecimento das pessoas e de sua dignidade. Todavia, os direitos tornam-se abstratos se não consideram as pessoas concretas ou suas respectivas realidades culturais e normativas. Desde tal perspectiva, analisa-se as dificuldades de reconhecimento dos adolescentes e de seus direitos fundamentais, seja em perspectiva negativa, no que se refere à limitação da intervenção punitiva do Estado; ou no que se refere à dimensão prestacional, sob o enfoque das políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida deste sujeitos sociais. Tem-se como objetivo identificar e salientar especificidades geracionais e culturais, não abordando a diferença como inferiorização ou discriminação, mas como afirmação de identidade social. Utilizar-se como referencial teórico a perspectiva complexa da sociedade, por meio de uma abordagem interdisciplinar. A efetividade de direitos fundamentais necessita de instrumentalidade jurídica e de fundamentação teórica que sirva à interpretação jurídica em favor das necessidades concretas dos sujeitos sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Betina Warmling Barros - Integrante / ANA PAULA MOTTA COSTA - Coordenador / DANIELA DORA EILBERG - Integrante / LEONARDO GOMES MENEZES - Integrante / Giovanna Araújo - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
Prêmios
2016
Destaque Geral do XVIII Salão de Iniciação Científica da Faculdade de Direito UFRGS, CAAR.
2015
Proficiência em Língua Francesa Avançada C1, DALF.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Forum Brasileiro de Segurança PublicaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
2018 - 2020
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2020
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado CNPQ, Carga horária: 40
2017 - 2018
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica, Carga horária: 20
2016 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Extensão, Carga horária: 20
2016 - 2017
Tribunal de JustiçaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Gabinete de Desembargador, Carga horária: 30
2015 - 2016
Ministério Público - Núcleo de Defesa dos Direitos HumanosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário da Promotoria, Carga horária: 30
2017 - 2017
Me Salva! Cursos e Consultorias ltda.Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço
Outras informações:
Produção de aulas em vídeo para Ensino Médio e Ensino Superior (EAD)
2013 - 2014
Daniel Achutti & Fernanda Osorio - Advocacia CriminalVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Você é BETINA WARMLING BARROS?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de BETINA WARMLING BARROS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?