Gabriella Lima de Assis

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012) e doutorado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017).

Informações coletadas do Lattes em 14/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2013 - 2017

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Raízes do Paraíso: Uma Análise Whiteana de Sérgio Buarque de Holanda
Orientador: em Leiden University ( Herman Paul)
com Marcus Silva da Cruz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em História

2010 - 2012

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: A ESTRUTURA DA NARRATIVA EM VISÃO DO PARAÍSO DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Marcus silva da Cruz
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em História

2005 - 2008

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: A Sensibiliade de Clio no Sertão de O Quinze
Orientador: Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Congresso Internacional de História: Cultura, Sociedade e Poder. Um Historiador na Fronteira. 2014. (Congresso).

III Simpósio Internacional: História e Historiografia.A Narrativa dos Motivos Edênicos e Sua Estrutura. 2012. (Simpósio).

1ºSeminário Nacional Fronteira Oeste: Poder, Economia e Sociedade.Caminhos e Fronteiras: Uma História da Fronteira Oeste. 2011. (Seminário).

II Semana Acadêmica e IV Mostra de Pós Graduação da UFMT.A Construção da Narrativa em Visão do Paraíso de Sérgio Buarque de Holanda. 2011. (Outra).

IX encontro Internacional dos Estudos Medievais - O Ofício do Medievalista. 2011. (Encontro).

V Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades.A Narrativa entre a História e a Literatura. 2011. (Simpósio).

Colóquio Internacional O Império Português: fronteiras, narrativas e identidades. 2010. (Outra).

Fazendo Gênero 9.História, Literatura e Gênero. 2010. (Seminário).

I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí-GO: Gênero, Cultura e Poder. A escrita da História na pós-modernidade. 2010. (Congresso).

II Colóquio Internacional Territórios e Fronteiras: territórios e identidades no mundo medieval. 2010. (Outra).

III Encontro Regional dos Estudantes de História do Centro Oeste.História e Literatura: tensões entre historiografia e narrativa. 2010. (Encontro).

VI Encontro Regional de História da Anpuh-MT " História, Naturea e Fronteiras" e I Simpósio Internacional de História "Territórios e Fronteiras".Contribuições da Fronteira de Sérgio Buarque de Holanda. 2010. (Simpósio).

X Encontro de História de Mato Grosso do Sul ? Simpósio Internacional de História e XIII Semana de História.Hayden White e a escrita da narrativa. 2010. (Simpósio).

II Congresso Nacional e III Regional do curso de História da UFG/Jataí. A Estética da Sensibilidade e O Quinze. 2009. (Congresso).

4º Semana de Cultura e Cidadania da Católica.Discursos da MPB e a Diáspora Negra. 2008. (Outra).

Colóquio 1968: 40 anos depois. 2008. (Outra).

I Congresso Nacional e II Regional do Curso de História da UFG/Jataí. A Sensibilidade de Clio no Sertão de O Quinze. 2008. (Congresso).

IV Simpósio Nacional de História Cultural: Sensibilidades e Sociabilidades.A Sensibilidade de Clio no Sertão de O Quinze. 2008. (Simpósio).

VII Semana de História e I Colóquio de Pesquisas da História.As Sensibilidades de Clio no Sertão de O Quinze. 2008. (Outra).

Colóquio: o ensino de História, a Estética da Sensibilidade e a Formação de Professores. 2007. (Outra).

XXIV Simpósio Nacional de História. 2007. (Simpósio).

A Ocupação Humana no Cerrado. 2006. (Outra).

História da Filosofia Ocidental. 2006. (Oficina).

III Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2006. (Congresso).

II Semana de História - América Latina Reformas Sociais e Movimentos Populares. 2006. (Outra).

V Simpósio Anual do Departamento de História, Geografia, Ciências Socias e Relações Internacionais.Horticultores Indígenas no Córrego Jatobá. 2006. (Simpósio).

Aula Inaugural Amazônia Ameaçada. 2005. (Seminário).

I Semana de História e América Latina. 2005. (Outra).

IV Semana do HGSR - Crise e Crises: Desafios e Perspectivas globais, Nacionais, regionais e Locais. 2005. (Outra).

IV Seminário das Licenciaturas: Perspectivas Para a Formação de Professores. 2005. (Seminário).

V Colóquio de Filosofia, Literuatura e História. 2005. (Outra).

VII Semana de Antropologia: Retratos do Brasil. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Heloiza Gadani

CARVALHO, E. B.; MARQUES, A. M.;ASSIS, G. L.. Assosciação Nacional de História Núcleo de Pesquisa de Mato Grosso ANPUH-MT: Relações de Poder na Corporação dos Professores de História. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Silvia Sgroi Brandão

CRUZ, M. S. da; RODRIGUES, C. M;ASSIS, G. L.. O Conceito de Indivíduo em Lucien Febvre e Carlo Ginzburg. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura e Bacharelado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Oswaldo Machado Filho

CRUZ, Marcus da Silva; RUST, Leandro D.; GUIMARÃES, Marcella L.;MACHADO FILHO, O.. A Estrutura da Narrativa em "Visão do Paraíso" de Sérgio Buarque de Holanda.. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Oswaldo Machado Filho

CRUZ, Marcus S. da;MACHADO FILHO, O.; REIS, Anderson R.. História e Literatura na obra de Sérgio Buarque de Holanda.. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Oswaldo Machado Filho

CRUZ, Marcus S. da; RUST, Leandro D.; GUIMARÃES, Marcella L.;MACHADO FILHO, O.. A estrutura da narrativa em Visão do Paraíso de Sérgio Buarque de Holanda. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Albertina Vicentini Assumpção

VICENTINI, A.. A sensibilidade no sertão de O Quinze. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Thaís Leão Vieira

VIEIRA, Thaís Leão; CRUZ, M. S.; BENTIVOGLIO, J. C.; REIS, A. R.. Raízes do paraíso: uma análise whiteana de Sérgio Buarque de Holanda. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

MARCUS SILVA DA CRUZ

CRUZ, M. S.; Leandro Rust; Marcella Guimarães. A construção da narrativa em Visão do Paraíso de Sérgio Buarque de Holanda. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

MARCUS SILVA DA CRUZ

CRUZ, M. S.; BENTIVOGLIO, J. C.; SILVA, A.; REIS, A. R.; VIEIRA, T. L.. Raízes do paraíso: uma análise whiteana de Sérgio Buarque de Holanda. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Leandro Duarte Rust

CRUZ, M. S.;RUST, L. D.; GUIMARAES, M. L.; MACHADO FILHO, O.. A Estrutura da Narrativa em "Visão do Paraíso" de Sérgio Buarque de Holanda. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Leandro Duarte Rust

CRUZ, M. S.; GUIMARAES, M. L.;RUST, L. D.; MACHADO FILHO, O.. A Construção da narrativa em em "Visões do Paraíso" de Sérgio Buarque de Holanda.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Mato Grosso.

Marcella Lopes Guimarães

CRUZ, M.; RUST, L. D.;GUIMARÃES, Marcella Lopes. A estrutura da narrativa em 'Visão do Paraíso' de Sérgio Buarque de Holanda. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Marcella Lopes Guimarães

CRUZ, M.; RUST, L. D.;GUIMARÃES, Marcella Lopes. A construção da narrativa em "Visão do Paraíso" de Sérgio Buarque de Holanda. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Anderson Roberti dos Reis

CRUZ, M. S.; SILVA, A.; BENTIVOGLIO, J. C.; VIEIRA, T. L.;REIS, A. R.. Raízes do Paraíso: uma análise whiteana de Sérgio Buarque de Holanda. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Anderson Roberti dos Reis

CRUZ, M. S.; MACHADO FILHO, O.;REIS, A. R.; RUST, L. D.. História e Literatura na obra de Sérgio Buarque de Holanda. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante

A SENSIBILIDADE DE O CLIO NO SERTÃO DE O QUINZE; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante Ribeiro;

MARCUS SILVA DA CRUZ

A ESTRUTURA DA NARRATIVA EM VISÃO DO PARAÍSO DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA; 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcus Silva da Cruz;

MARCUS SILVA DA CRUZ

História e Literatura na obra de Sérgio Buarque de Holanda; 2013; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Marcus Silva da Cruz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CRUZ, M. S. da ; ASSIS, G. L. . A TEORIA DA OBRA HISTÓRICA EM HAYDEN WHITE: ENTRE A HISTÓRIA E A LITERATURA. REVISTA DE HISTÓRIA COMPARADA (UFRJ) , v. 7, p. 75-89, 2013.

  • ASSIS, G. L. ; SANTOS, C. A. . A NARRATIVA ENTRE A HISTÓRIA E A LITERATURA. V Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades , v. 1, p. 1-21, 2011.

  • ASSIS, G. L. . A ESCRITA DA HISTÓRIA NA PÓS-MODERNIDADE. I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí , v. 1, p. 1-10, 2010.

  • ASSIS, G. L. . DESCONSTRUINDO A HISTÓRIA: HAYDEN WHITE E A ESCRITA DA NARRATIVA. X Encontro de História de Mato Grosso do Sul, Simpósio Internacional de História e XIII Semana de História , v. 1, p. 677-688, 2010.

  • ASSIS, G. L. ; SANTOS, C. A. . HISTÓRIA, LITERATURA E GÊNERO. Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos , v. 1, p. 1-7, 2010.

  • ASSIS, G. L. . A ESTÉTICA DA SENSIBILIDADE E O QUINZE. I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí , v. 2, p. 1-10, 2009.

  • ASSIS, G. L. . A Estrutura da narrativa em Visão do Paraíso de Sérgio Buarque de Holanda. In: Estevão C. de Rezende Martins; Helena Mollo. (Org.). Desafios e caminhos da teoria e história da historiografia ? 2013. 1ed.Mariana: SBTHH, 2016, v. 2, p. 229-353.

  • ASSIS, G. L. . Um Intérprete Modernista do Brasil: Análise do Método de Visão do Paraíso. Revista Eletrônica - Expedições: Teoria da História e Historiografia, Jussara - UEG, p. 126 - 149, 02 jul. 2012.

  • ASSIS, G. L. . Hayden White entre a história e a literatura. Albuquerque: Revista de História, Campo Grande, MS, , v. 4, p. 131 - 151, 02 jul. 2012.

  • ASSIS, G. L. ; CRUZ, M. S. da . Desconstruindo a História: Hayden White e a Escrita da Narrativa. Mosaico (Goiânia), Goiânia, p. 111 - 118, 30 mar. 2010.

  • ASSIS, G. L. . Contribuições da Fronteira de Sérgio Buarque de Holanda. In: VI Encontro Regional de História da ANPUH-MT ?História, Natureza e Fronteiras? e I Simpósio internacional de História ?Territórios e Fronteiras, 2011, Cuiabá. Anais do VI Encontro Regional de História da ANPUH-MT ?História, Natureza e Fronteiras? e I Simpósio internacional de História ?Territórios e Fronteiras. Cuiabá: Anpuh-MT, 2011. v. 1. p. 155-162.

  • ASSIS, G. L. . A Sensibilidade de Clio no Sertão de O Quinze. In: I Congresso Nacional e II Regional do curso de História da UFG/Jataí, 2008, Jataí. Uma Corte Européia nos Trópicos. Goiânia: FUNAPE, 2008.

  • ASSIS, G. L. ; SANTOS, C. A. . A Narrativa dos Motivos Edênicos e sua Estrutura. In: III Simpósio Internacional: História e Historiografia, 2012, Fortaleza. Caderno de Resumos do III Simpósio Internacional: História e Historiografia. Fortaleza: UFC, 2012. v. 1. p. 32-32.

  • ASSIS, G. L. ; SANTOS, C. A. . A Narrativa dos Motivos Edênicos e sua Estrutura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. L. ; SANTOS, C. A. . A Narrativa entre a História e a Literatura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. L. ; SANTOS, C. A. . Caminhos e Fronteiras: uma história da Fronteira Oeste. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. L. . A Construção da Narrativa em Visão do Paraíso de Sérgio Buarque de Holanda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. L. . Desconstruindo a História: Hayden White e a escrita da narrativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. L. ; SANTOS, C. A. . História, Literatura e Gênero. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ASSIS, G. L. . A Escrita da História na Pós-Modernidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ASSIS, G. L. . Contribuições da Fronteira de Sérgio Buarque de Holanda. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. L. . História e Literatura: tensões entre historiografia e narrativa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. L. . A Estética da Sensibilidade e O Quinze. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. L. . A Sensibilidade de Clio no Sertão de O Quinze. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. L. . As Sensibilidades de Clio no Sertão de O Quinze. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. L. . A Sensibilidade de Clio no Sertão de O Quinze. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. L. . Discursos da MPB e a Diáspora Negra. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. L. . Horticultores Pré-hitóricos no Córrego Jatobá. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, G. L. . Repensando aspectos fundamentais da Teoria da História. Cuiabá: Revista Territórios e Fronteiras, 2016 (Resumo de Livro).

  • ASSIS, G. L. . A História Refigurada: Novas Reflexões sobre uma Antiga Disciplina. Cuiabá: Revista Territórios e Fronteiras, 2014 (Resumo de Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ASSIS, G. L. . Entre a História e a Literatura. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, C. A. ; ASSIS, G. L. . O Tempo em Fusão: da solidez de Agostinho a liquidez de Bauman. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSIS, G. L. . Sérgio Buarque de Holanda: por uma história da fronteira. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2007 - 2008

    CERRADO: TERRITORIO E CULTURA, Descrição: Durante várias décadas o cerrado foi visto como fator limitador para ocupação humana em larga escala incluindo a ocupação pré-histórica. A partir da década de 70 uma série de projetos científicos, incluindo o Programa Arqueológico de Goiás, foi jogando por terra esta teoria e aos poucos ficou demonstrado que o território do cerrado possui uma grande biodiversidade e este fator contribuiu de forma decisiva para processos sui generis de ocupação humana. Atualmente a visão desenvolvida pelo Instituto do Trópico Subúmido que entende o Cerrado como sistema Biogeográfico, tem contribuído para a abertura em perspectiva, permitindo uma compreensão holística dos sistemas ocupacionais desde os primórdios até os dias atuais. O presente grupo de pesquisa, busca congregar projetos que avancem no sentido de estabelecer as relações e interdependência entre o ambiente e o homem na perspectiva das populações ameríndias, afro-descendentes e européias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriella Lima de Assis - Integrante / Altair Sales Barbosa - Coordenador / Betty Jane Meggers - Integrante / Harley Anderson de Souza - Integrante / Roberto Malheiros - Integrante / Ruy Chaves Bozza Júnior - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Melhor Dissertação de História da Historiografia Brasileira, Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia - SBTHH.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Colégio Militar de Campo Grande

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Oficial Técnico Temporário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - 2017

    Secretaria de Estado da Educação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2017

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 2013 - 2014

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 10/2013 - 03/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História I, II, III e IV

  • 2012 - 2012

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: História Antiga História Contemporânea I História Contemporânea II

    Atividades

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Antiga, História Contemporânea I, História Contemporânea II

  • 2008 - 2010

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 08/2008 - 01/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 2007 - 2008

    Secretaria da Educação de Goiás

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente Contratado, Carga horária: 21

    Atividades

    • 10/2007 - 12/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História, Sociologia

  • 2006 - 2007

    Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitora de Sociologia, Carga horária: 12

  • 2006 - 2006

    Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitora na II Semana de Cultura e Cidadania, Carga horária: 24

  • 2005 - 2006

    Fundação Aroeira

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio coordenado e orientado pelo professor geógrafo Walter Mota dos Reis Pessoa Junior

    Atividades

    • 07/2005 - 12/2006

      Estágios , Memorial do Cerrado, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado no Memorial do Cerrado.