SIMONISE FIGUEIREDO AMARANTE

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (2013), especialização em Gestão Ambiental e da Qualidade pela Universidade Tiradentes (2016) e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (2016). Atualmente é docente do Instituto Federal de Alagoas, Campus Penedo; cursa doutorado em Engenharia de Processos na Universidade Tiradentes, com ênfase no monitoramento de emulsões em petróleo em altas pressões e temperaturas. Foi professora substituta do Departamento de Engenharia Química na Universidade Federal de Sergipe (2014-2016). Durante a graduação desenvolveu projetos de iniciação científica, na área de Química, com ênfase em Química Analítica Ambiental, atuando principalmente no tema adsorção utilizando materiais alternativos. Em seu trabalho de conclusão de curso, realizou trabalho na área de Modelagem e Simulação de Processos.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia de Processos

2018 - Atual

Universidade Tiradentes
Título: Monitoramento da distribuição de tamanho de gota e teor de água de emulsões de petróleo em sistema pressurizado a alta temperatura,
Gustavo Rodrigues Borges. Bolsista do(a): Petróleo Brasileiro S/A, PETROBRAS, Brasil.

Mestrado em Engenharia Química

2014 - 2016

Universidade Federal de Sergipe
Título: REDES METALORGÂNICAS COMO CATALISADORES HETEROGÊNEOS BIFUNCIONAIS PARA REAÇÕES ÁCIDO-BASE,Ano de Obtenção: 2016
André Luis Dantas Ramos.Coorientador: José Jailton Marques. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: MOFs; ZIFs; catálise.Grande área: Engenharias

Especialização em MBA em Gestão Ambiental e da Qualidade

2014 - 2016

Universidade Tiradentes
Título: USO DE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR EM COLUNA DE LEITO FIXO PARA TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL DE INDÚSTRIA SERGIPANA
Orientador: JOÃO MOUZART DE OLIVEIRA JUNIOR

Graduação em Engenharia Química

2009 - 2013

Universidade Federal de Sergipe
Título: Simulação do Processo de Reforma a Vapor do Metano Aplicando Fluidodinâmica Computacional
Orientador: Rogério Luz Pagano

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Colégio Opção

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em CURSO DE PETRÓLEO E GÁS: ESTIMULAÇÃO EM POÇOS DE PETRÓLEO. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2019 - 2019

ESTIMULAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de P&D em Petróleo e Gás, ABPG, Brasil.

2018 - 2018

Eletrodos modificados no desenvolvimento de sensores. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2018 - 2018

Engenharia de corrosão e revestimentos orgânicos protetores. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2018 - 2018

CONTROLE DIGITAL DE PROCESSOS QUÍMICOS. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2014 - 2014

FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação para o programa ALI. (Carga horária: 276h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe, SEBRAE/SE, Brasil.

2012 - 2012

A verdade sobre os biocombustíveis. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2012 - 2012

Química dos Cosméticos.. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2012 - 2012

Matlab aplicado à Engenharia de Petróleo. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2011 - 2011

Espectroscopia de infravermelho: Técnica e aplic.. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2011 - 2011

O ENGENHEIRO QUÍMICO PARA A INDUSTRIA. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2011 - 2011

Técnicas de caracterização de petróleo e derivados. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em Inglês. (Carga horária: 360h). , Wizard, WIZARD, Brasil.

2010 - 2011

Extensão universitária em Conversação Imediata. (Carga horária: 144h). , Wizard, WZ, Brasil.

2010 - 2010

Minicurso Química Forense. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2009 - 2009

Materiais para remoção de poluentes. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Curso de Windows Básico. , Colégio Opção, CO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PAGANO, R. L. ; SANTOS, E. J. ; RAMOS, A. L. D. ; AMARANTE, S. F. . 7º SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENGENHARIA QUÍMICA (VII SEPEQ). 2015. (Outro).

AMARANTE, S. F. . Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

10° CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO E GÁS. AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE DE EMULSÃO UTILIZANDO DESEMULSIFICANTES E LÍQUIDO IÔNICO. 2019. (Congresso).

10° CONGRESSO BRASILEIRO DE P&D EM PETRÓLEO E GÁS. AVALIAÇÃO DO EFEITO DA TEMPERATURA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DE TAMANHO DE GOTAS E ESTABILIDADE DE EMULSÕES ÁGUA/ÓLEO UTILIZANDO MISCROSCOPIA ÓTICA E ESPECTROSCOPIA NA REGIÃO DO INFRAVERMELHO PRÓXIMO. 2019. (Congresso).

IV ESCOLA DE QUÍMICA - PPGQ-UFS. 2018. (Outra).

X SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENGENHARIA QUÍMICA.Estudo sobre a distribuição de tamanho de gota (DTG) e estabilidade de emulsões água/óleo utilizando microscopia ótica. 2018. (Seminário).

VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENGENHARIA QUÍMICA.Estudo da Adsorção De Poluentes Orgânicos Em Materiais Poliméricos. 2015. (Seminário).

VII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENGENHARIA QUÍMICA.Síntese e Caracterização de Redes Metalorgânicas. 2015. (Seminário).

VI SEPEQ - VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENGENHARIA QUÍMICA. 2014. (Seminário).

IV Encontro Estadual de Química e II Jornada de Iniciação: Docência, Pesquisa e extensão .. 2012. (Encontro).

IV Encontro Estadual de Química e II Jornada de Iniciação: Docência, Pesquisa e extensão ..Estudo de Adsorção de Corante Catiônico de Solução Aquosa Utilizando como Adsorvente Pó de Semente de Moringa Oleifera.. 2012. (Encontro).

IV Encontro Estadual de Química e II Jornada de Iniciação: Docência, Pesquisa e extensão ..Determinação de Metais Traços em Repolho e Tomate na Região Agreste Sergipana.. 2012. (Encontro).

16 ° ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA ANALÍTICA - ENQA.DETERMINAÇÃO DE METAIS EM FARINHAS E MULTIMISTURA COMERCIALIZADAS EM ARACAJU-SE.. 2011. (Encontro).

16 ° ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA ANALÍTICA - ENQA.TESTES PRELIMINARES DE ADSORÇÃO COMPETITIVA DE METAIS EM EFLUENTE SINTÉTICO DE ÁGUA PRODUZIDA UTILIZANDO A ZEÓLITA NH4Y. 2011. (Encontro).

21º Encontro de Iniciação Científica.Adsorção/Dessorção de íons metálicos em coluna de leito fixo utilizando resíduos cerâmicos. 2011. (Encontro).

34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. 2011. (Congresso).

34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Esferas de Quitosana Reticuladas com Pirofosfato de Sódio na Adsorção de Corantes: Efluente Sintético e Real.. 2011. (Congresso).

34ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. Adsorção de corantes têxteis em sistema de coluna de leito fixo utilizando bagaço de cana-de-açúcar tratado quimicamente. 2011. (Congresso).

III Encontro Estadual de Química e I Jornada de Iniciação, Docência, Pesquisa e Extensão.Esferas de Quitosana Reticuladas com Pirofosfato de Sódio na adsorção de corante em efluente real. 2011. (Encontro).

III Encontro Estadual de Química e I Jornada de Iniciação, Docência, Pesquisa e Extensão.Adsorção de bário utilizando argilomineral como adsorvente. 2011. (Encontro).

III Encontro Estadual de Química e I Jornada de Iniciação: Docência, Pesquisa e extensão .. 2011. (Encontro).

III Encontro Nacional de Moringa.Asorção de corante Catiônico de solução aquosa utilizando como adsorvente o pó de semente de moringa oleifera. 2011. (Encontro).

III Encontro Nacional de Moringa.Utilização das Sementes de Moringa Oleifera para Remoção de Metais Pesados de Solução Aquosa. 2011. (Encontro).

XI SEMANA ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA E QUIMICA INDUSTRIAL. 2011. (Outra).

20º Encontro de Iniciação Científica.ESTUDO DO PROCESSO DE ADSORÇÃO DE POLUENTES ORGÂNICOS EM MATERIAIS POLIMÉRICOS. 2010. (Encontro).

62ª Reunião Anual da SBPC. Rejeito Agroindustrial tratado quimicamente como adsorvente na remoção do corante catiônico azul de metileno. 2010.. 2010. (Congresso).

62ª Reunião Anual da SBPC. Adsorção/Dessorção de corante industrial utilizando esferas de quitosana reticuladas com pirofosfato de sódio. 2010. (Congresso).

Congresso Sergipano de Energia. Estudo do Processo de Adsorção de poluentes orgânicos em Materiais Poliméricos. 2010. (Congresso).

II Encontro Sergipano de Química. 2009. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: EDEMILSON SALVADOR LIMA

RUTH GERMAINE VRIJDAGS DACAL;SIMONISE FIGUEIREDO AMARANTE CUNHA; MARTHA SUZANA RODRIGUES DOS SANTOS ROCHA. ESTUDO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO AÇÚCAR VHP REALIZADO PELA USINA CAETE S/A - UNIDADE MARITUBA. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TÉCNICO EM QUÍMICA) - Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo.

Aluno: Paulo Henrique dos Santos

MARTHA SUZANA RODRIGUES DOS SANTOS ROCHA;SIMONISE FIGUEIREDO AMARANTE CUNHA; RUTH GERMAINE VRIJDAGS DACAL. ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICA DO LEITE DE COCO. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TÉCNICO EM QUÍMICA) - Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo.

Aluno: MATHEUS BRANDÃO GONÇALVES

ROCHA, M. S. R. S.; CHAVES, T. C.;CUNHA, S. F. A. DETERIORAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR DURANTE OS PROCESSOS DE COLHEITA, TRANSPORTE E ARMAZENAGEM. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TÉCNICO INTEGRADO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL) - Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo.

Aluno: JULIA SANTOS RAMOS

SIMONISE FIGUEIREDO AMARANTE CUNHA; WELLINGHTON SANTOS; MAYARA FELICIANO GOMES. AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE AÇÚCAR NA FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TÉCNICO INTEGRADO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL) - Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo.

Aluno: José Claudio Pereira

LUCIANE BRITO OLIVEIRA;SIMONISE FIGUEIREDO AMARANTE CUNHA; MARTHA SUZANA RODRIGUES DOS SANTOS ROCHA. RECUPERAÇÃO DE CO2 EM FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TÉCNICO EM QUÍMICA) - Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo.

Aluno: PAULO ROBERTO DE FREITAS TAVARES

LUCIANE BRITO OLIVEIRA;SIMONISE FIGUEIREDO AMARANTE CUNHA; RUTH GERMAINE VRIJDAGS DACAL. ANÁLISES DE CONTROLE DE QUALIDADE NA PRODUÇÃO DE AÇÚCAR CRISTAL BRANCO EM USINAS SUCROALCOOLEIRAS. 2019 - Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo.

CLEYLA JANEY PEIXOTO CALHEIROS; FELIPE THIAGO CALDEIRA DE SOUZA;SIMONISE FIGUEIREDO AMARANTE CUNHA; JOSE DIEGO MAGALHAES SOARES. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Alagoas. Edital nº 32/IFAL, de 21/03/2019. 2019.

SIMONISE FIGUEIREDO AMARANTE CUNHA. Avaliador dos projetos de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). 2019. Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Manuela Souza Leite

LEITE, MANUELA SOUZA; ALVES, D. R. M.; DARIVA, C.; BORGES, G. R.. MONITORAMENTO DA DISTRIBUIÇÃO DE TAMANHO DE GOTA E TEOR DE ÁGUA DE EMULSÕES DE PETRÓLEO EM SISTEMAS PRESSURIZADOS A ALTA TEMPERATURA EMPREGANDO ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO PRÓXIMO (NIR). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Processos) - Universidade Tiradentes.

André Luis Dantas Ramos

RAMOS, A. L. D.Egues, Sílvia Maria da Silva; SOUZA, M. J. B.. Redes metalorgânicas como catalisadores heterogêneos bifuncionais para reações ácido-base. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Sergipe.

Marcelo José Barros de souza

Ramos, A.L.D.; DARIVA, S. M. S. E.;SOUZA, M. J. B.. Redes metalorgânicas como catalisadores heterogêneos bifuncionais para reações ácido-base. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Sergipe.

Marcelo José Barros de souza

Ramos, A.L.D.;SOUZA, M. J. B.; EGUES, S. M. S.. Redes metalorgânicas como catalisadores bifuncionais para reações ácido-base. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Sergipe.

Silvia Maria da Silva Egues

RAMOS, André Luis Dantas; MARQUES, J. J.; SOUZA, Marcelo J. B.;EGUES, Silvia Maria da Silva. Redes metalorgânicas como catalisadores heterogêneos bifuncionais para reações ácido-base. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Sergipe.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

FATIMA GIOVANNA SOARES DOS SANTOS

ESTUDO DO PROCESSO DE ADSORÇÃO DE CORANTE TÊXTIL POR QUITOSANA PRODUZIDA A PARTIR DE RESÍDUOS DE CAMARÃO NA REGIÃO DE PENEDO-ALAGOAS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) - Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo, Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rogério Luz Pagano

SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE REFORMA A VAPOR DO METANO APLICANDO FLUIDO DINÂMICA COMPUTACIONAL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Rogério Luz Pagano;

CARLOS ALEXANDRE BORGES GARCIA

Otimização do processo de adsorção de corantes em efluentes reais utilizando resíduo agroindustrial modificado; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Alexandre Borges Garcia;

CARLOS ALEXANDRE BORGES GARCIA

Caracterização e preparação de carvão ativo a partir de resíduos agrícolas e sua aplicação no tratamento de efluentes petrolíferos; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Alexandre Borges Garcia;

CARLOS ALEXANDRE BORGES GARCIA

Estudo do processo de adsorção de poluentes orgânicos em materiais poliméricos; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Química Industrial) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Alexandre Borges Garcia;

André Luis Dantas Ramos

Redes metalorgânicas como catalisadores heterogêneos bifuncionais para reações ácido-base; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: André Luis Dantas Ramos;

Cláudio Dariva

Análise de distribuição de tamanho de gotas de emulsões em sistemas a altas temperaturas e pressões (provisório); Início: 2018; Tese (Doutorado em Engenharia de Processos) - Universidade Tiradentes, Petroleo Brasileiro; (Orientador);

José Jailton Marques

REDES METALORGÂNICAS COMO CATALISADORES HETEROGÊNEOS BIFUNCIONAIS PARA REAÇÕES ÁCIDO-BASE; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: José Jailton Marques;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Amarante, Simonise F. ; FREIRE, MAIKON A. ; MENDES, DOUGLAS T.S.L. ; FREITAS, LISIANE S. ; RAMOS, ANDRÉ L.D. . Evaluation of basic sites of ZIFs metal organic frameworks in the Knoevenagel condensation reaction. APPLIED CATALYSIS A-GENERAL , v. 548, p. 47-51, 2017.

  • FREIRE, MAIKON A. ; MENDES, DOUGLAS T.S.L. ; FREITAS, LISIANE S. ; BEERTHUIS, ROLF ; Amarante, Simonise F. ; RAMOS, ANDRÉ L.D. . Acid-catalyzed liquid-phase alkylation of phenol with branched and linear olefin isomers. CATALYSIS TODAY , v. 289, p. 192-203, 2017.

  • AMARANTE, SIMONISE FIGUEIREDO ; GARCIA, CARLOS ALEXANDRE BORGES ; BARBOSA, CINTYA D'ANGELES DO ESPÍRITO SANTO . Estudo da Adsorção De Poluentes Orgânicos Em Materiais Poliméricos.. SCIENTIA PLENA , v. 12, p. 1-7, 2016.

  • AMARANTE, SIMONISE FIGUEIREDO ; RAMOS, ANDRÉ LUIS DANTAS ; FREIRE, MAIKON ALVES ; MENDES, DOUGLAS THAINAN SILVA LIMA . Síntese e Caracterização de Redes Metalorgânicas, ZIF-8 e ZIF-67.. SCIENTIA PLENA , v. 12, p. 1-9, 2016.

  • SILVA, M. G. ; VASCO, A. N. ; Garcia, C. A. B ; NETTO, A. O. A. ; AMARANTE, S. F. . A qualidade da água na bacia hidrográfica do rio Poxim. In: Anderson Nascimento do Vasco; Lílian de Lins Wanderley; Marinoé Gonzaga da Silva. (Org.). Rio Poxim: o rural, o urbano e o ambiental na bacia hidrográfica. 1ed.Aracaju: EDIFS, 2014, v. 1, p. 15-292.

  • AMARANTE, S. F. ; Barbosa, C, D, A, E, S ; Garcia, C. A. B ; SANTOS, O. S. ; Jesus, A. A. ; Reis, A. D. S. . Adsorção de Corante Catiônico de Solução Aquosa Utilizando como Adsorvente o Pó de Moringa Oleifera.. In: Gabriel Francisco da Silva; Rosângela Bergamasco; Mairim Russo Serafini; Mikele Cândida Sousa Sant`Anna. (Org.). Potencialidade da Moringa oleifera Lam.. 1ed.Aracaju: UFS, 2013, v. 3, p. 13-22.

  • AMARANTE, S. F. ; SANTOS, O. S. ; Barbosa, C, D, A, E, S ; Garcia, C. A. B ; Jesus, A. A. ; Reis, A. D. S. . Utilização das Sementes de Moringa Oleifera para Remoção de Metais Pesados de Solução Aquosa.. In: Gabriel Francisco da Silva; Rosângela Bergamasco; Mairim Russo Serafini; Mikele Cândida Sousa Sant`Anna.. (Org.). Potencialidade da Moringa oleifera Lam.. 1ed.Aracaju: UFS, 2013, v. 3, p. 209-218.

  • SIMONISE F. A. CUNHA ; HAVILA M. M. S. SALES ; DENISSON SANTOS ; CLAUDIO DARIVA ; ELTON FRANCESCHI ; GUSTAVO R. BORGES . Estudo sobre a distribuição de tamanho de gota (DTG) e estabilidade de emulsões água/óleo utilizando microscopia ótica. In: X SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENGENHARIA QUÍMICA, 2018, SÃO CRISTÓVÃO. ANAIS DO X SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ENGENHARIA QUÍMICA, 2018.

  • AMARANTE, S. F. ; RAMOS, ANDRÉ LUIS DANTAS ; FREIRE, M. A. ; MENDES, D. T. S. L. . Aplicação do caráter básico de redes metalorgânicas da famíliia ZIF na reação de condensação de Knoevenagel.. In: XXV Congresso Iberoamericano de Catálisis, 2016, Montevidéu. Anais do XXV Congresso Iberoamericano de Catálisis, 2016. v. 1. p. 1-6.

  • AMARANTE, S. F. ; RAMOS, A. L. D. ; FREIRE, M. A. ; MENDES, D. T. S. L. . Síntese e caracterização de redes metalorgânicas ZIF-8 e ZIF-67.. In: VII Seminário de Pesquisa em Engenharia Química (SEPEQ), 2015, São Cristóvão. Anais do VII Seminário de Pesquisa em Engenharia Química (SEPEQ), 2015. v. 1. p. 1-8.

  • AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S ; SANTOS, O. S. ; Jesus, A. A. ; MACHADO, J. A. ; GARCIA, H. L. . Remoção de corante catiônico utilizando pó de sementes de moringa oleifera. In: XIV Safety Health and Environment World Congress - SHEWC, 2014, Cubatão - SP. Anais do XIV Safety Health and Environment World Congress - SHEWC, 2014. v. XIV. p. 1-5.

  • AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S ; Reis, A. D. S. ; Jesus, A. A. ; SANTOS, O. S. . ADSORÇÃO DE CORANTE CATIÔNICO DE SOLUÇÃO AQUOSA UTILIZANDO COMO ADSORVENTE O PÓ DE SEMENTES DE MORINGA oleifera.. In: III ENCONTRO NACIONAL DE MORINGA, 2011, Aracaju. Livro de Resumos do III Encontro Nacional de Moringa, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; SANTOS, O. S. ; Barbosa, C, D, A, E, S ; Reis, A. D. S. ; Jesus, A. A. . UTILIZAÇÃO DAS SEMENTES DE MORINGA oleifera PARA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS DE SOLUÇÃO AQUOSA.. In: III ENCONTRO NACIONAL DE MORINGA, 2011, Aracaju. Livro de Resumos do III Encontro Nacional de Moringa, 2011. v. 1. p. 1-1.

  • AMARANTE, S. F. ; Jesus, A. A. ; Barbosa, C, D, A, E, S ; GARCIA, H. L. ; Garcia, C. A. B . Utilização de membrana de quitosana na adsorção de corante têxtil. In: 6º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - EIDTI, 2014, São Cristóvão. Resumos do 6º Encontro de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - EIDTI, 2014.

  • Garcia, C. A. B ; SANTOS, O. S. ; Barbosa, C, D, A, E, S ; AMARANTE, S. F. ; SOUZA, A. M. G. P . TESTES PRELIMINARES DE ADSORÇÃO COMPETITIVA DE METAIS EM EFLUENTE SINTÉTICO DE ÁGUA PRODUZIDA UTILIZANDO A ZEÓLITA NH4Y. In: 16º Encontro Nacional de Química Analítica - ENQA, 2011, Campos do Jordão - São Paulo. Anais do 16º Encontro Nacional de Química Analítica - ENQA, 2011. v. único. p. 1-1.

  • Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S ; ALVES, J. C. ; Costa, A. S. ; AMARANTE, S. F. ; ANDRADE, A. C. S. . DETERMINAÇÃO DE METAIS EM FARINHAS E MULTIMISTURA COMERCIALIZADAS EM ARACAJU-SE.. In: 16º Encontro Nacional de Química Analítica - ENQA, 2011, Campos do Jordão - São Paulo. Anais do 16º Encontro Nacional de Química Analítica - ENQA, 2011. v. único. p. 1-1.

  • AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S ; SANTOS, O. S. . Esferas de Quitosana Reticuladas com Pirofosfato de Sódio na Adsorção de Corantes: Efluente Sintético e Real.. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis - Santa catarina. Livro de Resumos da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011. v. único. p. 1-1.

  • SANTOS, O. S. ; Garcia, C. A. B ; AMARANTE, S. F. ; Barbosa, C, D, A, E, S . Adsorção de Corantes Têxteis em Sistema de Coluna de Leito Fixo Utilizando Bagaço de Cana-De-Açúcar Tratado Quimicamente. In: 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011, Florianópolis - Santa catarina. Livro de Resumos da 34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2011. v. único. p. 1-1.

  • AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S . Adsorção/Dessorção de Íons Metálicos em Coluna de Leito Fixo Utilizando Resíduos Cerâmicos. In: 21° Encontro de Iniciação Científica, 2011, São Cristóvão. CD 21° Encontro de Iniciação, 2011. v. único.

  • Jesus, A. A. ; AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S ; Reis, A. D. S. . ADSORÇÃO DE CORANTE EM EFLUENTE SINTÉTICO UTILIZANDO COMO ADSORVENTE O PÓ DE SEMENTES DE MORINGA oleifera. In: 21 Encontro de Iniciação, 2011, São Cristóvão. CD 21 Encontro de Iniciação, 2011. v. unico.

  • AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S . ADSORÇÃO/DESSORÇÃO DE CORANTE INDUSTRIAL UTILIZANDO ESFERAS DE QUITOSANA RETICULADAS COM PIROFOSFATO DE SÓDIO. In: 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010, Natal - Rio Grande do Norte. Anais da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010. v. único. p. 1-1.

  • Barbosa, C, D, A, E, S ; SANTOS, O. S. ; AMARANTE, S. F. ; Santos, K. A. ; Costa, A. S. ; Garcia, C. A. B . REJEITO AGROINDUSTRIAL TRATADO QUIMICAMENTE COMO ADSORVENTE NA REMOÇAO DO CORANTE CATIÔNICO AZUL DE METILENO. In: 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010, Natal - Rio Grande do Norte. Anais da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2010. v. único. p. 1-1.

  • AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S . Estudo do Processo de Adsorção de Poluentes Orgânicos em Materiais Poliméricos. In: 20° Encontro de Iniciação Científica, 2010, São Cristóvão. 20° CD Encontro de Iniciação, 2010. v. único.

  • SIMONISE F. A. CUNHA ; HAVILA M. M. S. SALES ; DENISSON SANTOS ; CLAUDIO DARIVA ; ELTON FRANCESCHI ; GUSTAVO R. BORGES . Estudo sobre a distribuição de tamanho de gota (DTG) e estabilidade de emulsões água/óleo utilizando microscopia ótica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Hávila Maria Melo Souza Sales ; SIMONISE FIGUEIREDO AMARANTE CUNHA ; DENISSON SANTOS ; ELTON FRANCESCHI ; CLAUDIO DARIVA ; GUSTAVO RODRIGUES BORGES . Preparo De Emulsões Água/Óleo, Caracterização E Determinação Da Distribuição De Tamanho De Gota (Dtg). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S . ESTUDO DO PROCESSO DE ADSORÇÃO DE POLUENTES ORGÂNICOS EM MATERIAIS POLIMÉRICOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • AMARANTE, S. F. ; RAMOS, A. L. D. ; FREIRE, M. A. ; MENDES, D. T. S. L. . SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE REDES METALORGÂNICAS, ZIF-8 E ZIF-67. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Jesus, A. A. ; BARRETO, J. K. S. ; AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S ; GARCIA, H. L. . MEMBRANAS DE QUITOSANA QUIMICAMENTE MODIFICADAS COM NANOTUBOS DE CARBONO, PARA A ADSORÇÃO DE CORANTE TÊXTIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARRETO, J. K. S. ; Jesus, A. A. ; AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S . ESTUDO DA ADSORÇÃO DO CORANTE AZUL DE METILENO COM PÓ DE MORINGA OLEIFERA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARANTE, S. F. ; Cintya D'A.do E.S. Barbosa ; Garcia, C. A. B ; Jesus, A. A. ; Reis, A. D. S. . Determinação de Metais Traços em Repolho e Tomate na Região Agreste Sergipana. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARANTE, S. F. ; Jesus, A. A. ; Barbosa, C, D, A, E, S ; Garcia, C. A. B ; Reis, A. D. S. . ESTUDO DE ADSORÇÃO DE CORANTE CATIÔNICO DE SOLUÇÃO AQUOSA UTILIZANDO COMO ADSORVENTE PÓ DE SEMENTES DE MORINGA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S ; SANTOS, O. S. . Esferas de Quitosana Reticuladas com Pirofosfato de Sódio na Adsorção de Corantes: Efluente Sintético e Real.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARANTE, S. F. ; Reis, A. D. S. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S ; Jesus, A. A. . ADSORÇÃO DE BÁRIO UTILIZANDO ARGILOMINERAL COMO ADSORVENTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, O. S. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S ; AMARANTE, S. F. . ADSORÇÃO DE CORANTES TÊXTEIS EM SISTEMA DE COLUNA DE LEITO FIXO UTILIZANDO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR TRATADO QUIMICAMENTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARANTE, S. F. ; Barbosa, C, D, A, E, S ; Garcia, C. A. B ; SANTOS, O. S. ; Jesus, A. A. ; Reis, A. D. S. . ADSORÇÃO DE CORANTE CATIÔNICO DE SOLUÇÃO AQUOSA UTILIZANDO COMO ADSORVENTE O PÓ DE SEMENTE DE MORINGA OLEIFERA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S ; Reis, A. D. S. ; Jesus, A. A. . ESFERAS DE QUITOSANA RETICULADAS COM PIROFOSFATO DE SÓDIO NA ADSORÇÃO DE CORANTE EM EFLUENTE REAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, O. S. ; AMARANTE, S. F. ; Barbosa, C, D, A, E, S ; Garcia, C. A. B . UTILIZAÇÃO DAS SEMENTES DE MORINGA OLEIFERA PARA REMOÇÃO DE METAIS PESADOS DE SOLUÇÃO AQUOSA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S ; ANDRADE, A. C. S. ; ALVES, J. C. ; Costa, A. S. ; AMARANTE, S. F. . DETERMINAÇÃO DE METAIS EM FARINHAS E MULTIMISTURA COMERCIALIZADAS EM ARACAJU-SE.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Garcia, C. A. B ; SOUZA, A. M. G. P ; SANTOS, O. S. ; Barbosa, C, D, A, E, S ; AMARANTE, S. F. . TESTES PRELIMINARES DE ADSORÇÃO COMPETITIVA DE METAIS EM EFLUENTE SINTÉTICO DE ÁGUA PRODUZIDA UTILIZANDO A ZEÓLITA NH4Y. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARANTE, S. F. ; Garcia, C. A. B ; Barbosa, C, D, A, E, S . ADSORÇÃO/DESSORÇÃO DE ÍONS METÁLICOS EM COLUNA DE LEITO FIXO UTILIZANDO RESÍDUOS CERÂMICOS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARANTE, S. F. ; Barbosa, C, D, A, E, S ; Garcia, C. A. B . ESTUDO DO PROCESSO DE ADSORÇÃO DE POLUENTES ORGÂNICOS EM MATERIAIS POLIMÉRICOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • AMARANTE, S. F. ; Barbosa, C, D, A, E, S ; Garcia, C. A. B . ADSORÇÃO/DESSORÇÃO DE CORANTE INDUSTRIAL UTILIZANDO ESFERAS DE QUITOSANA RETICULADAS COM PIROFOSFATO DE SÓDIO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARANTE, S. F. ; Barbosa, C, D, A, E, S ; Garcia, C. A. B . ESTUDO DO PROCESSO DE ADSORÇÃO DE POLUENTES ORGÂNICOS EM MATERIAIS POLIMÉRICOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Barbosa, C, D, A, E, S ; AMARANTE, S. F. ; SANTOS, O. S. ; Santos, K. A. ; Costa, A. S. ; Garcia, C. A. B . REJEITO AGROINDUSTRIAL TRATADO QUIMICAMENTE COMO ADSORVENTE NA REMOÇÃO DE CORANTE CATIÔNICO AZUL DE METILENO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    ESTUDO DO PROCESSO DE ADSORÇÃO DE CORANTE TÊXTIL POR QUITOSANA PRODUZIDA A PARTIR DE RESÍDUOS DE CAMARÃO NA REGIÃO DE PENEDO-ALAGOAS, Descrição: Os estados de Alagoas e Sergipe têm grandes diferenciais que potencializam o cultivo de camarão. A etapa de processamento deste crustáceo é responsável pela geração de grande quantidade de resíduos, resultantes do descarte de cascas e cabeças, o reaproveitamento destes é um procedimento rentável e ambientalmente correto. Estes resíduos são uma fonte potencial de compostos eficientes, dentre eles a quitina, material não tóxico, biocompatível, com alta capacidade de adsorção e biodegradável. O isolamento de quitina e sua desacetilação geram a quitosana. Quitina e quitosana chamam a atenção para sua aplicação como adsorvente em processos de despoluição de corpos hídricos contaminados por corantes têxteis. O objetivo geral deste projeto de pesquisa consiste em utilizar os resíduos gerados pelo processamento do camarão, na região de Penedo-Alagoas, para obter a quitina e produzir a quitosana, e utilizar a quitosana em processos adsortivos para remoção de corantes poluentes em corpos hídricos. Como resultados espera-se desenvolver a conscientização da população da comunidade pesqueira de Penedo-Alagoas para a reutilização do resíduo, desenvolvimento de metodologia de aproveitamento destes resíduos, preparação de um material natural, biodegradável, não tóxico, com alta capacidade adsortiva. Provar, através de testes de adsorção, a capacidade adsortiva da quitosana preparada, realizando estes testes em soluções aquosas contendo corantes, comumente encontrados em efluentes de indústrias têxteis, estimando a possível aplicação deste material em corpos hídricos contaminados por efluentes de indústrias têxteis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Simonise Figueiredo Amarante Cunha - Coordenador / FATIMA GIOVANNA SOARES DOS SANTOS - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo - Bolsa.Número de orientações: 1

  • 2018 - Atual

    Monitoramento da distribuição de tamanho de gota e teor de água de emulsões de petróleo em sistema pressurizado a alta temperatura, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Simonise Figueiredo Amarante Cunha - Integrante / GUSTAVO RODRIGUES BORGES - Coordenador / CLÁUDIO DARIVA - Integrante / ELTON FRANCESCHI - Integrante / HAVILA MARIA MELO SOUZA SALES - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Síntese, caracterização e aplicação de redes metalorgânicas em reações modelo ácido-base, Descrição: Neste projeto foi realizada a síntese de duas redes metalorgânicas (ZIF-8 e ZIF-67), o sucesso da obtenção foi certificado pela caracterização dos catalisadores através das técnicas de difração de raios X (DRX), análise termogravimétrica (TGA), espectroscopia no infravermelho (FTIR) e análise de acidez. A eficiência catalítica das ZIFs sintetizadas em laboratório foi verificada através da reação modelo de condensação de Knoevenagel que apresentou boas conversões, representando a forte presença de sítios básicos, além da reação de esterificação do n-butanol que apresentou baixas conversões mas ainda sim com atividade observada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Simonise Figueiredo Amarante Cunha - Integrante / André Luís Dantas Ramos - Coordenador / FREIRE, MAIKON A. - Integrante / Douglas Thainan Silva Lima Mendes - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Utilização de membrana de quitosana na adsorção de corante têxtil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Simonise Figueiredo Amarante Cunha - Integrante / Carlos Alexandre Borges Garcia - Coordenador / Cintya D Angeles do Espirito Santo Barbosa - Integrante / Helenice Leite Garcia - Integrante.

  • 2012 - 2014

    NÚCLEO DE PESQUISA EM GÁS-QUÍMICA E FERTILIZANTES., Descrição: Em Sergipe, os setores de fertilizantes e gás-química constituem importantes segmentos para economia do estado. Deste modo, faz necessário maiores investimentos em P&D para a otimização e desenvolvimento de seus processos. No que se refere à indústria de fertilizantes, a amônia é bastante usada em refrigeração, na indústria de papel e celulose, na metalurgia, na fabricação de diversos produtos petroquímicos (fibras sintéticas, resinas plásticas e vernizes), medicamentos, desinfetantes, bactericidas, fertilizantes (na agricultura é empregado com fonte de nitrogênio ao solo), pecuária (aproveitamento de resíduos agrícolas, que com o processo de amonização, ficam mais digestíveis e aumentam o teor de proteínas). A Fábrica de fertilizantes do Nordeste de Sergipe constitui uma das principais indústrias do setor gás química Estado, onde se produz amônia e uréia como principais produtos. A planta amônia-uréia de Sergipe vem buscando novos desafios a exemplo de produção de sulfato de amônia, necessitando para isso de estudos que venham a melhorar a eficiência energética da planta, assim como otimizar o processo para proporcionar maior conversão das reações em produtos. Assim, este projeto tem como objeto de estudo a otimização do processo de reforma catalítica do gás natural para a produção de gás de síntese e posterior obtenção de amônia. No caso FAFEN-SE a reforma do gás natural é realizada em dois reformadores denominados primário e secundário. Nesta produção utiliza-se o processo de reforma auto-termica (ATR - auto-thermal reforming), o qual envolve um processo de reforma de vapor e de oxidação parcial do gás natural (MENDES et al., 2010). As concentrações das espécies CO, H2 e CO2, bem como a conversão máxima de equilíbrio para o monóxido de carbono no produto dependem das condições do processo, sendo necessário, portanto, a otimização de processo para o estabelecimento de condições ótimas das variáveis operacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Simonise Figueiredo Amarante Cunha - Integrante / Rogério Luz Pagano - Coordenador / Pedro Leite de Santana - Integrante / Cristina Ferraz Silva - Integrante / Edilson de Jesus Santos - Integrante / Roberto Rodrigues de Souza - Integrante / Sinézio Fontes - Integrante / Verônica Maria de Araújo Calado - Integrante / Antônio Santos Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Projeto Sergpe + Verde, Descrição: O propósito do presente projeto é a revitalização dos rios Sergipanos e propiciar ao estagiário treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano, como complementação do ensino ou aprendizagem a serem planejadas de conformidade com os programas e calendários escolares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Simonise Figueiredo Amarante Cunha - Integrante / Carlos Alexandre Borges Garcia - Coordenador., Financiador(es): Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecológica e de Artes - Remuneração.

  • 2010 - 2011

    ADSORÇÃO/DESSORÇÃO DE ÍONS METÁLICOS EM COLUNA DE LEITO FIXO UTILIZANDO RESÍDUOS CERÂMICOS, Descrição: O presente projeto de iniciação científica tem por objetivo geral adsorção de íons metálicos em coluna de leito fixo utilizando resíduos cerâmicos. E por objetivos específicos caracterizar o material utilizado na adsorção dos íons metálicos bário e estrôncio; Avaliar o efeito da vazão, massa de adsorvente e concentração dos metais; Testar a dessorção dos íons metálicos e o poder de regeneração do material utilizado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Simonise Figueiredo Amarante Cunha - Integrante / Carlos Alexandre Borges Garcia - Coordenador / Cintya D Angeles do Espirito Santo Barbosa - Integrante.

  • 2009 - 2010

    ADSORÇÃO DE CORANTES UTILIZANDO MATERIAIS POLIMÉRICOS, Descrição: Projeto de iniciação científica que tem por objetivo geral preparação de esferas de quitosana com diferentes agentes reticulantes no estudo da adsorção de corantes têxteis. E por objetivos específicos: Caracterização das esferas de quitosana através da análise elementar e espectroscopia de infravermelho;Testar as esferas da quitosana para adsorção de corantes têxteis;Verificar a influência do tempo, pH, concentração e temperatura na adsorção do corante as esferas de quitosana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Simonise Figueiredo Amarante Cunha - Integrante / Carlos Alexandre Borges Garcia - Coordenador / Cintya D Angeles do Espirito Santo Barbosa - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Especialista em Gestão Ambiental e da Qualidade, Universidade Tiradentes.

2016

Mestre em Engenharia Química, Universidade Federal de Sergipe.

2013

Bacharel em Engenharia Química, Universidade Federal de Sergipe.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Instituto Federal de Alagoas - campus Penedo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - Atual

    Instituto de Tecnologia e Pesquisa

    Vínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Doutoranda

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal de Sergipe

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor da matéria de ensino Fenômenos de Transporte, ministrante da disciplina Fenômenos de Transporte I no semestre 2015-1.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal de Sergipe

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Otimização do processo de adsorção de corantes em efluentes reais utilizando resíduo agroindustrial modificado.

  • 2010 - 2011

    Universidade Federal de Sergipe

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    O presente projeto de iniciação científica tem por objetivo geral adsorção de íons metálicos em coluna de leito fixo utilizando resíduos cerâmicos. E por objetivos específicos caracterizar o material utilizado na adsorção dos íons metálicos bário e estrôncio; Avaliar o efeito da vazão, massa de adsorvente e concentração dos metais; Testar a dessorção dos íons metálicos e o poder de regeneração do material utilizado.

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal de Sergipe

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de iniciação científica que tem por objetivo geral preparação de esferas de quitosana com diferentes agentes reticulantes no estudo da adsorção de corantes têxteis. E por objetivos específicos: Caracterização das esferas de quitosana através da análise elementar e espectroscopia de infravermelho;Testar as esferas da quitosana para adsorção de corantes têxteis;Verificar a influência do tempo, pH, concentração e temperatura na adsorção do corante as esferas de quitosana.

    Atividades

    • 03/2015 - 08/2016

      Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fenômenos de Transporte I

    • 10/2014 - 01/2015

      Ensino, Engenharia de Petróleo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Análise de Projetos

    • 10/2014 - 01/2015

      Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Síntese e Análise de Processos

  • 2014 - 2014

    Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Agente Local de Inovação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Consultoria em inovação, produção de relatórios gerenciais, apresentação de resultados.

  • 2012 - 2012

    Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Análise físico-química de sedimentos, produção de relatórios gerenciais, apresentação de resultados.

  • 2013 - 2013

    Laboratório de Química Analítica Ambiental

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

  • 2010 - 2012

    Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecológica e de Artes, Sociedade Semear

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Visitas a campo, análise de ambientes potencialmente poluídos às margens do rio Poxim e seus afluentes, realização de análises físico-químicas das águas destes rios, produção de relatórios gerenciais, apresentação de resultados.