Melissa Nogueira Sondermann

Mestre em Geociências, área de concentração, Geoquímica Ambiental, pela Universidade Federal Fluminense, Niterói, rio de Janeiro, Brasil. Graduada em Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela mesma universidade federal.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Geociências (Geoquímica)

2013 - 2015

Universidade Federal Fluminense
Título: Estudos de processos físico-químicos com radiotraçadores em sedimentos costeiros para fins de biorremediação,Ano de Obtenção: 2015
Alfredo Victor Bellido Bernedo.Coorientador: Katia Noriko Suzuki. Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Engenharia de Recursos Hidricos e do Meio Ambiente

2008 - 2013

Universidade Federal Fluminense

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

instituto abel

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Seminário Baía de Guanabara - Poluição e Descontaminação (UERJ). 2016. (Seminário).

XXVI Semana Acadêmica de Química - SAQ, UFF.Aplicação da energia nuclear no meio ambiente. Estudo de caso: Uso de radiotraçadores na análise dos parâmetros físico-químicos no manguezal da Baía de Sepetiba, RJ.. 2016. (Seminário).

International Nuclear Atlantic Conference. Influence of biological activity on sorption by using Zn-65 and Cd-109 into mangrove sediment. 2015. (Congresso).

4º International Nuclear Chemistry Congress. Kinetics sorption of metal radiotracers in the sediment-water interface of a highly contaminated coastal area (Sepetiba Bay, Rio de Janeiro, Brazil). 2014. (Congresso).

4º International Nuclear Chemistry Congress. Radiotracers sorption studies to evaluate the metal removal potential of metal-resistant bacterial biofilm. 2014. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes. 2014. (Congresso).

XXIV Semana Acadêmica de Química - SAQ, UFF.Estudos de processos físico-químicos com radiotraçadores em sedimentos costeiros para fins de biorremediação. 2014. (Seminário).

V Seminário de Geoquímica Ambiental (UFF). 2012. (Seminário).

IV Seminário de Geoquímica Ambiental (UFF). 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sambasiva Rao Patchineelam

BELLIDO, A. F.; SUZUKI, K. N.; LOPES, R. T.;Patchineelam, Sambasiva RaoMACHADO, W.. Estudos de Processos fisico-quimicos com radio traçadores em sedimentos costeiros para fins de biorremediação. 2015. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

Mônica de Aquino Galeano Massera da Hora

HORA, M. A. G. M.NORONHA, G. C.; HAMACHER, L. S.. Diagnóstico da gestão dos serviços concessionários de água e esgoto no Município de Niterói. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Universidade Federal Fluminense.

Katia Noriko Suzuki

BELLIDO, A. V. B.;SUZUKI, K.N.; LOPES, R. T.; PATCHINEELAM, S. R.; MACHADO, W. T. V.. Estudos de processos físico-químicos com radiotraçadores em sedimentos costeiros para fins de biorremediação. 2015. Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense.

Robson Palhas Saramago

SARAMAGO, R. P.; MONCADA, M. P. H.; HORA, M. A. G. M.. Dimensionamento de Contenção de Talude com Saia de Aterro: Estrada RJ 116 km 151. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mônica de Aquino Galeano Massera da Hora

Diagnóstico da gestão dos serviços concessionários de água e esgoto no Município de Niterói; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mônica de Aquino Galeano Massera da Hora;

Alfredo Victor Bellido Bernedo

Estudo de Processos Físico-Químico com Radiotraçadores em Sedimentos Costeiros para fins de Biorremediação; 2015; Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Alfredo Victor Bellido Bernedo;

Alfredo Victor Bellido Bernedo

Mobilidade Química e Biodisponibilidade de Radionuclídeos em Sedimentos, Rio de Janeiro, RJ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Alfredo Victor Bellido Bernedo;

Katia Noriko Suzuki

Estudos de processos físico-químicos com radiotraçadores em sedimentos costeiros para fins de biorremediação; 2015; Dissertação (Mestrado em Geociências (Geoquímica)) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Katia Noriko Suzuki;

Robson Palhas Saramago

Dimensionamento de Talude com Saia de Aterro: Estrada RJ 116 km 151; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Robson Palhas Saramago;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SUZUKI, K. N. ; SONDERMANN, M. N. ; MACHADO, E. C. ; MACHADO, W. T. V. ; BERNEDO, A. V. B. ; BELLIDO, L. F. ; LOPES, R. T. . METAL SORPTION BY SEDIMENTS FROM A MANGROVE REFORESTATION AREA IN GUANABARA BAY (SE BRAZIL) REVEALED BY USING RADIOTRACERS. Journal of Sedimentary Environments , v. 1, p. 299-303, 2016.

  • SONDERMANN, M. N. . Aplicação da energia nuclear no meio ambiente. Estudo de caso: Uso de radiotraçadores na análise dos parâmetros físico-químicos no manguezal da Baía de Sepetiba, RJ.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SONDERMANN, M. N. . Kinetics sorption of metal radiotracers in the sediment-water interface of a highly contaminated coastal area (Sepetiba Bay, Rio de Janeiro, Brazil). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SONDERMANN, M. N. . Uso de radiotraçadores para medida de parâmetros físico-químicos de metais na interface água-sedimento em matrizes ambientais na Baía de Sepetiba, RJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2015

    Aplicação de técnicas nucleares para a avaliação do potencial de remoção de metais de águas costeiras por sedimento de manguezal, Descrição: Este projeto visa à obtenção de apoio instrumental para o desenvolvimento de pesquisa de caráter multidisciplinar e multi-institucional de forma a contribuir para o meio ambiente. Entre os serviços ambientais prestados por ecossistemas de manguezal, se destacam os seus potenciais efeitos positivos sobre a qualidade das águas costeiras, tanto pela retenção e estabilização de sedimentos como pela remoção de contaminantes na zona costeira e imobilização nos sedimentos. Embora estes sistemas sejam reconhecidos como ?barreiras biogeoquímicas? contra a dispersão de metais pesados na interface continente-oceano e seu potencial uso para fins de remedição da qualidade da água e tratamento de efluentes domésticos sejam reconhecidos, muito pouco se conhece sobre a cinética da remoção de metais pelos sedimentos destes ambientes e sobre o quanto as atividades de recuperação de áreas degradadas de manguezal podem beneficiar a qualidade da água, em relação a estes elementos. Esta proposta visa desenvolver metodologias que permitam avaliar experimentalmente esta função, viabilizando o dimensionamento da eficiência da remoção de metais por sedimentos de manguezal. Abordagens metodológicas que integrem dados do comportamento químico dos metais com processos físicos e biológicos são propostas para esta avaliação, tanto em áreas de manguezal preservadas quanto em áreas degradadas recuperadas (reflorestadas). Áreas de estudo em locais de contaminação mais críticos do litoral do Estado do Rio de Janeiro (nas Baías de Sepetiba e da Guanabara) serão empregadas como estudos de caso sobre os mecanismos pelos quais a remoção dos metais ocorre (físico-químicos, hidrogeoquímicos, biológicos e físicos). Serão integradas as técnicas de radiotraçadores, microtomografia computadorizada em 3D, atividade bacteriana e análises químicas de alta sensibilidade. Pretende-se fornecer suporte para ações efetivas de melhora da qualidade ambiental nos sistemas avaliados, assim como de outras áreas do Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Melissa Nogueira Sondermann - Coordenador / ALFREDO VICTOR BELLIDO BERNEDO - Integrante / KATIA NORIKO SUZUKI - Integrante / Wilson Thadeu Valle Machado - Integrante / Ricardo Tadeu Lopes - Integrante / Edimar Carvalho Machado - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Avaliação do potencial de biofilme bacteriano para a remediação da contaminação por metais na Baia de Sepetiba - Rj com o uso de radiotraçadores, técnicas analíticas e imageamento 3D, Descrição: A função natural do biofilme bacteriano como um compartimento ambiental que retém metais-traço na interface sedimento-água pode ser aplicada para a remoção de contaminantes metálicos de sistemas aquáticos. Abordagens metodológicas que integrem dados do comportamento químico dos metais com processos físicos e biológicos são necessárias para a investigação do potencial deste biofilme para fins de biorremediação. A presente proposta consiste nesta integração, tendo o cenário de contaminação por metais (Zn e Cd) mais crítico do litoral brasileiro, localizado na área norte da Baía de Sepetiba, como estudo de caso. Os mecanismos pelos quais a remoção dos metais ocorre serão avaliados, medindo-se suas taxas e determinando-se a eficiência do processo. Experimentos em microcosmos serão empregados para responder a questões sobre como as condições físico-químicas, hidroquímicas, biológicas e físicas do ambiente influenciam a remoção. Serão integradas as técnicas de radiotraçadores, técnicas de em 3D e análises química de alta sensibilidade com a utilização de biofilme bacteriano com capacidade de remoção de metais amplificada. Este estudo fornecerá suporte para ações efetivas de melhora da qualidade ambiental do sistema avaliado, assim como de outras áreas do Estado e do País.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Melissa Nogueira Sondermann - Coordenador / ALFREDO VICTOR BELLIDO BERNEDO - Integrante / KATIA NORIKO SUZUKI - Integrante / Wilson Thadeu Valle Machado - Integrante / Ricardo Tadeu Lopes - Integrante / Edimar Carvalho Machado - Integrante / Clarissa Lourenço Araújo - Integrante / Mirian Araujo Carlos Crapez - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Prêmio Bolsa Nota 10, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

2013

Certificate of Proficiency in English from Cambridge Michigan Language Assessment, Cambridge Michigan ECPE.

2011

Conclusão do Curso de Inglês Avançado, Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - 2013

    Empresa Municipal de Moradia, Urbanismo e Saneamento

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária do Departamento de Operações, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Elaboração de projetos na área de engenharia sanitária e ambiental, auxílio na fiscalização dos serviços de água e esgoto concedidos, acompanhamento técnico de obras de infraestrutura e elaboração de planilhas de execução de obras.

  • 2011 - 2012

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERJ, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Iniciação Científica na Geoquímica Ambiental Linha de Pesquisa: Contaminação, Degradação e Recuperação Ambiental Título: Desenvolvimento do estudo da mobilidade química e biodisponibilidade de metais em manguezal no Rio de Janeiro.