Ronan Rebouças Caires de Brito

Graduado em Licenciatura no Curso de Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1977), tendo atendido ao curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da mesma Universidade. Mestrado em Oceanografia Biológica - University College Of North Wales, UK (1984). Doutorado pelo Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto IV do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve atualmente Programas de gestão e sustentabilidade em ambientes do litoral . Realizou estudos em produção primária, biomonitoramento de emissários submarinos, estudos ecotoxicologicos em ambientes riverinos e costeiros, avaliação da qualidade da água para projetos de maricultura, estudos de recarga de ecossistemas do litoral. Na área de planejamento, coordenou Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano, Estudos de Impacto Ambiental, Implementação de Unidades de Conservação, estudos de ordenamento territorial, programas de extensão em comunidades tradicionais do litoral.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Cultura e Sociedade

2010 - 2014

Universidade Federal da Bahia
Título: A Baía de Todos os Santos e o seu Recôncavo Imediato: origens, identidades, percepções e utopia
Orientador: Paulo Cezar Miguez
Palavras-chave: Baia de Todos os Santos; Cultura; Gestão de ambientes litorãneos; Programa de desenvolvimento; Identidades; Recôncavo Baiano. Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: antropologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Arqueologia / Subárea: Filosofia. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Planejamento Urbano e Regional.

Mestrado em Ecotoxicology

1979 - 1980

University College of North Wales
Título: The Effects of Herbicides on The Ecology of the Jacuipe River,Ano de Obtenção: 1984
Orientador: Gordon Elliot Fogg
Bolsista do(a): Overseas Developmental Agency, ODA, Grã-Bretanha. Palavras-chave: Fitoplancton; Rio Jacuipe; Herbicida; estuário.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica / Especialidade: Ecotoxicologia. Setores de atividade: Outros.

Graduação em Licenciatura Em Ciências Biológocas

1972 - 1977

Universidade Federal da Bahia

Graduação interrompida em 1971 em arquitetura

1968 - Interrompido

Universidade Federal da Bahia
Ano de interrupção: 1971

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1979 - 1979

Course of Instruction in English. (Carga horária: 90h). , University College, Cardiff.

1977 - 1977

Extensão universitária em Metodologias para o Cultivo de Algas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Sustentabilidade e gestão de ambientes costeiros.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Ordenamento territorial.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Métodos e Técnicas do Planejamento Urbano e Regional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário Técnico-Empresarial sobre Oportunidades de negócios Turísticos na Baia de Todos os Santos e Recôncavo. Secretaria de Turismo do Estado da Bahia..Programa para o Desenvolvimento da Bahia de Todos os Santos e seu Recôncavo Imediato. 2007. (Seminário).

2o Encontro Interdisciplinar de Cultura e Educação das Faculdades Jorge Amado-Interculte.Mesa Redonda Educação Ambiental e Qualidade de Vida: ebtreo local e o global. 2007. (Encontro).

A Feira de São Joaquim e o Processo de Reorganização Urbana da Cidade do Salvador. Fundação Palmares/MINC.Programa de Desenvolvimento da Baia de Todos os Santos e Consideraçõs sobre a Feira de São Joaquim. 2007. (Outra).

Seinário Franco-Brasileiro sobre Gestão Territorial e Desenvolvimento Sustentável em Mosaicos de Áreas Protegidas. 2006. (Seminário).

Seminário Franco-Brasileiro sobre Gestão Territorial e Desenvolvimento Sustentável em Mosaicos de Áreas Protegidas. 2006. (Seminário).

Fórum Internacional Petróleo, Meio Ambiente & Imprensa.Sustentabilidade em Ambientes Litorâneos. 2004. (Outra).

Mangroove 2003.Envolvimento Comunitário na Proteção de Manguezais. 2003. (Simpósio).

V Ecobio-UEFS.Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável. 2003. (Encontro).

Encontro para o Desenvolvimento da Maricultura Artesanal na Bahia.Projeto de Gestão dos Recursos Ambientais do Município de Cairu. 2002. (Encontro).

1º Ciclo de Palestras do Projeto Quem Faz Salvador.Baia de todos os Santos e sua Gestão. 2001. (Outra).

II Seminário Estudantil de Extensão.Meio Ambiente. 2000. (Seminário).

Semana do Biólogo.Ordenamento Ambiental Urbano de Salvador. 1999. (Outra).

XLIX Congresso Nacional de Botânica. Bases Conceituais para a Formação do Paisagista. 1998. (Congresso).

I Seminário sobre a Formação de Consórcios Intermunicipais.Condicionantes Ambientais para a Formulação de Consórcios Intermunicipais. 1997. (Seminário).

IIIº Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. Salvador: Evolução da Paisagem. 1996. (Congresso).

Seminário Turismo Sustentável e Meio Ambiente.A Questão dos Resíduos Sólidos no Litoral Norte. 1996. (Seminário).

Seminário Metrópoles e Desenvolvimento Sustentável.Salvador: Crescer ou Desenvolver?. 1995. (Seminário).

Seminário sobre Metropoles e Desenvolvimento Sustentável.Modelos Conceituais/Ambientais para a ocupação da Av. Paralela. 1995. (Seminário).

Seminário Águas: Mananciais e Usos, Saneamento e Saúde, Política e Legislação.A Água e a Baia de Todos Os Santos. 1994. (Seminário).

1ª Semana de Biologia- UEFS.O Biólogo e a Pesquisa: Perspectivas e Problemas. 1994. (Outra).

Seminário sobre Questões Ambientais Litorâneas.Métodos de Avaliação e Zoneamento Ambiental na Bahia de Todos os Santos-. 1992. (Seminário).

Integração Econômica dos Valores Ambientais em Empreendimentos Imobiliários e de Uso do Solo.O Meio Ambiente Urbano. 1992. (Seminário).

Questões Ambientais Litorâneas.Métodos de Avaliação e Zoneamento Ambiental na Baia de Todos os Santos. 1992. (Seminário).

3rd International Environmental Chemistry Congress in Brazil. Investigations into the Impact of Organotin on Algae of the Norfolk Broads, UK. 1991. (Congresso).

Workshop Internacional sobre Estratégias de Monitoramento Ambiental, Biomonitoramento e Técnicas de Baixo Custo.O Estabelecimento de um Centro Nacional de Biomonitoramento no Brasil: Uma Proposta. 1989. (Oficina).

Seminars of Biosphere Division, King´s College, London, U.K.The Effects of Organotin on Algae. 1988. (Seminário).

1º Congresso Brasileiro de Química Ambiental. O Impacto por Herbicidas em um Estuário Tropical. 1985. (Congresso).

Encontro Brasileiro de Plancton.Impacto por Herbicidas no Estuário do Rio Jacuípe-Ba. 1984. (Encontro).

III Ciclo de Estudos Biológicos da Bahia.Mesa Redonda sobre Abaeté. 1984. (Outra).

Encontro sobre Instrumentação Científica Aplicada à Biologia.Técnicas de instrumentação de baixo custo em oceanografia biológica. 1983. (Encontro).

Simpósio Internacional sobre a Utilização de Ecossistemas Costeiros: Planejamento, Poluição e Produtividade.Um Instrumento Simples para o Registro do Nível de Marés em Estuários.. 1982. (Simpósio).

Simpósio Internacional sobre a Utilização de Ecossistemas Costeiros: Planejamento, Poluição e Produtividade.Alguns Parâmetros Hidrobiológicos Comparativos entre a Baia de Aratú e o Estuário de Maragogipe. 1982. (Simpósio).

V Simpósio Latino-americano sobre Oceanografia Biológica.Variação Sazonal do Fitoplancton na área SW da Baía de Todos os Santos. 1978. (Simpósio).

IV Encomtro Brasileiro de Malacologia. 1975. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sean Patrick Bradley

BRITO, R. R. C.. Sistemas Complexos Adaptativos e Decisões Sócio-ambientais: Bases Teóricas de Apoio a Decisão. 2003 - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Suely Eudete Lôbo

BRITO, R. R. C.; PAREDES, J. F.; Silva, E.M.. Desenvolvimento de um novo teste ecotoxicológico utilizando a variação do consumo de oxigênio por comunidades microbentônicas. 1995. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luiz Juvêncio Quaglia

Silva, E.M.;BRITO, R. R. C.. Estudo da Qualidade da água no Canal de Taperoá (Valença-Ba). Implicações na carciniculura marinha. 1993. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Natalia Ferraz Bastos

Accioly, M.;BRITO, R. R. C.; Albinati, R.. Análise da atividade aquícola em unidades familiares no complexo estuarino-insular de Tinharé-Boipeba a partir da revisão histórica das iniciativas de aquicultura realizadas na região.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em oceanografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Daniela Martins Guimarães

El-Hani, C.N.;BRITO, R. R. C.. A teoria Gaia no ensino de Biologia: Revisão crítica de literatura e proposta de sequência de ensino para sua inclusão no ensino médio. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Catarina Orrico Morais

Accioly, M.;BRITO, R. R. C.. Legislação Ambiental em cinco comunidades do Baixo Sul Baiano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Dary Moreira Gonçalves Rigueira

Lenise Guedes;BRITO, R. R. C.. Sustentabilidade dos RecursosFlorestias Utilizados no Artesanato de Garapua- Baixo Sul- Bahia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Carolina Felfino

Peso-Aguiar, M. C.;BRITO, R. R. C.. Estudos complementares da dinâmica de população de Lucina pectinata (Gmelin., 1971). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Isabelle Silva de Oliveira

Peso-Aguiar, M. C.;BRITO, R. R. C.. Estudo continuado da biologia quantitativa da população extrativista de Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) no ecossistema de manguezal de Garapua, Cairu-Bahia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cintia Beatriz Santos Torres

Mafalda, P.Jr.;BRITO, R. R. C.. Distribuição e abundância do microzooplâncton da Costa Norte da Bahia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Organismos Marinhos) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marcos Momte-Alegre Monsão

Accioly, M.;BRITO, R. R. C.. Avaliação da Incorporação de Rações Artesanais na Dieta de Litopenaeus vannamei. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: João Cláudio Cerqueira Viana

BRITO, R. R. C.; Accioly, M.; Silva, E.M.. Produtividade Primária em Ecossistemas Aquáticos, Estuarinos e Costeiros na Área de Proteção Ambiental Tingaré Boipeba, Bahia, Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sandra Paes Cardoso

BRITO, R. R. C.. Avaliação Processual da Maricultura Implantada pelo Projeto Gestão dos Recursos Ambientais do Baixo Sul-Bahia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Maria Almeida

BRITO, R. R. C.. Discutindo Algumas Questões da Filosofia da Mente sob as Perspectivas do Emergentismo e do Darwinismo Neural. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Patricia Bahia da Silva

Almuña, S.;BRITO, R. R. C.. Educação Ambiental em Garapua: Uma Gestão Participativa. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fernando Pires dos Santos

BRITO, R. R. C.. Produção Primária na Baia de Garapua: Um Subsídio à Pesquisa sobre a Capaciade de Recarga do Ambiente. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ariadne Ferreira Jambeiro

BRITO, R. R. C.. Biologia Quantitativa da População de Octopus vulgaris Civier, 1797 no Ecossistema Recifal de Garapua, Cairu-Bahia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Bruno Martins e Souza

BRITO, R. R. C.. A Problemática da Pesca na Vila de Garapua, Cairu-BA: Perspectivas para uma Gestão Participativa Sustentável. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Organismos Marinhos) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Liana Mendes

BRITO, R. R. C.. ETNOECOLOGIA DOS PESCADORES DA VILA DE GARAPUÁ. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cristiane Carneiro Silva

BRITO, R. R. C.. Diagnóstico da biologia quantitativa da população extrativista de Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) no ecossistema de manguezal de Guarapuá. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Organismos Marinhos) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Leonardo Batista Vieira de Araújo

Corrêa, A. M. A.;BRITO, R. R. C.. Abundância Temporal de Callinects spp no Ecossistema Estuarino da Vila do Galeão, Cairu-BA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Edineide Castro Ramos

BRITO, R. R. C.; Peso-Aguiar, M. C.. Diagnóstico da Comunidade Zoobentônica do Infralitoral da Baía de Garapua, Cairu-BA. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Marcus Vinicius Gonzalez Franco

BRITO, R. R. C.. Partilhando Saberes: Educação Ambiental na Vila de Garapua, Município de Cairu-BA. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: FERNANDA GUIMARÃES DE CARVALHO

BRITO, R. R. C.. Avaliação do sistema de berçãrios intensivos para o cultivo de juvenis de camarão marinho Litopaneus vannamei. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Em Organismos Marinhos) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Criostiane Carneiro Silva

BRITO, R. R. C.. Biologia quantitativa da população extrativista de Ucides cordatos (Linneaus, 1763) no ecossistema de maguezal de Garapua-Cairu-Bahia. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mariannna de Santana Pinho

BRITO, R. R. C.. A contribuição da orniologia para o deenvolvimento do ecoturismo na APA Itacaré-Serra Grande, Bahia. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sérgio Roberto Amoedo Silva

Silva, E.M.;BRITO, R. R. C.. Estudos Ambientais na região do Baixo Paraguassu. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Amélia dos Santos

BRITO, R. R. C.; Brito, I.C.. O panorama ambiental e bases para o gerenciamento na trilha Lençois-Andarai (Via Capão-Paty)-Chapada Diamantina. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Laura Maliarenko

BRITO, R. R. C.; Faria, L.S.S.. A compreensão da paisagem de urbana Salvador e a utilização da vegetação de restinga na arborização da Orla Marítima. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Benedito Augusto Wenceslau da Silva

Silva, E.M.;BRITO, R. R. C.. Relação entre nutrientes e crescimento populacional de Eichornia crassipes da Lagoa dos Frades. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Patricia Hougaz

Silva, E.M.;BRITO, R. R. C.. Padronização de testes de ecotoxicidade com a microalga Selenastrum capricornutum (Printz) - Chlorophyceae. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Dolores Ribeiro Orge

BRITO, R. R. C.. Uma metodologia de bioensaio para estudos de biomonitoramento sobre a reprodução, conservação e recuperação de manguezais no Estado da Bahia. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Margareth Stangl

BRITO, R. R. C.. Desenvolvimento dos Sistemas de Esgotamento Sanitário de Salvador. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nilton de Souza Quinteiro

BRITO, R. R. C.; Silva, E.M.. Estudos dos Impactos ambientais na construção de grandes barragens no Brasil. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Eliane Maria Guimarães

BRITO, R. R. C.; Silva, E.M.. Bacteriologia das Águas das Fontes e Salvador. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lígia Cristina de Madeiros

Silva, E.M.;BRITO, R. R. C.. Análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e avaliação sobre impactos possíveis de ocorrer no meio biótico da barragem do Rio do Paulo. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Charbel Niño El-Hani

Serpa, F.;BRITO, R. R. C.. Tempos de Declínio, tempos de Ruptura: Tempestades e Naufrágios no Mar da História. 1992. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: George Olavo Mattos

BRITO, R. R. C.. Sítios de Desova da Tartaruga Caretta caretta (Linnaeus, 1758), (Testudinis, Chelonidae) na Praia do Forte-Bahia:Caracterização, preferências e sítios-fidelidade. 1991. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia.

Ramalho, M.;BRITO, R. R. C.; Nunes, J.M.C.. Concurso para Professor Substituto das disciplnas Ecologia e Poluição Ambiental. 2009. Universidade Federal da Bahia.

BRITO, R. R. C.; Silva, L.B.; Accioly, M.. Concurso para Professor Substituo de Fundamentos de Ecologia do Instituto de Biologia. 2006. Universidade Federal da Bahia.

BRITO, R. R. C.; Almeida Neto, P.P.; Ribeiro, J.L.L.. Comissão para seleção de alunos para o Programa Universidade Solidária. 1997. Universidade Federal da Bahia.

BRITO, R. R. C.; Almeida Neto, P.P.; Ribeiro, J.L.L.. Comissão pra seleção de alunos para o programa UFBA em Campo. 1997. Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo César Miguez de Oliveira

MIGUEZ, Paulo; SILVEIRA, R. J. A.; Matos, Edilene Dias; BANDEIRA, F. P. S. F.; Assis, José Geraldo de Aquino. A Baía de Todos os Santos e o seu Recôncavo imediato: origens, identidades, percepções e utopia. 2014. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Paulo César Miguez de Oliveira

MIGUEZ, Paulo; SILVEIRA, R. J. A.; BANDEIRA, F. P. S. F.. Recôncavo: origens, identidades, percepções. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

José Geraldo de Aquino Assis

ASSIS, J. G. de A.; MIGUEZ, P.; BANDEIRA, F. P. S. P.; MATOS, E. D.; SILVEIRA, R. A.. A baia de Todos os Santos e seu recôncavo imediato: origens, identidades, percepções e utopias. 2014. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Fábio Pedro Souza de Ferreira Bandeira

BANDEIRA, F. P.; SILVEIRA, R. J. A.; OLIVEIRA, P. C. M.. A Baía de Todos os Santos e o seu Recôncavo Imediato: origens, identidades, percepções e utopia. 2014. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

THAÍS ANDRADE DE SAMPAIO LOPES

ANÁLISE DE SISTEMAS DE WETLANDS CONSTRUÍDOS PARA O TRATAMENTO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Mikhail Martinez Barreto

Levantamento das condições de abastecimento de água e da rede de esgotamento sanitário na Baía de Todos os Santos, Bahia, Brasil; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Suely Eudete Lôbo

Desenvolvimento de um novo teste ecotoxicológico utilizando a variação do consumo de oxigênio por comunidades microbentônicas; 1995; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Produção Aquática) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Tiago da Cunha Arantes

A Eficiência dos Conselhos Gestores na Gestão das Unidades de Conservação brasileiras: O Caso da APA Rio Capivara; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Lorene Chagas Brito

A Eficiência das RPPN na Gestão da Conservação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Lívia Medrado Gonçalves

AS POPULAÇÕES DO NORTE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E A INDÚSTRIA DE PETRÓLEO: Percepções na Ilha de Maria Guarda; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Maysa Vieira

Ordenamento territorial do litoral da Ilha de Itaparica, Bahia; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia, Financiadora de Estudos e Projetos; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Rafael de Almeida Melo Hataya

CONHECIMENTO TRADICIONAL DOS PESCADORES E MARISQUEIRAS DA COMUNIDADE DE BANANEIRAS (ILHA DE MARÉ, SALVADOR BA) E OS IMPACTOS DO COMPLEXO INDUSTRIAL E NAVAL DA BAÍA DE ARATU; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Aline Oliveira Machado

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Diogo Lucatelli

Relações da maricultura industrial e a comunidade de pescadores de Salinas da Margarida, Bahia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Victor Silva

Impactos das plantações de eucalipto no Sul da Bahia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Eduardo Boulhosa Portela

FORMAÇÃO DE ESPUMAS EM ÁGUAS COSTEIRAS: ASPECTOS FISICOQUÍMICOS E BIOLÓGICOS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

MARINA BRITO

Relações sócio econômicas e ambientais entre os pescadores da Baia do Iguape, Bahia e os impactos do Polo Naval na Resex do Iguape; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Sandra Paes Cardoso

Avaliação Processual da Maricultura Implantada pelo Projeto De Gestão dos Recursos Ambientais do Baixo Sul-BA; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

João Cláudio Cerqueira Viana

Produtividade Primária em Ecossistemas Aquáticos, Estuarino e Costeiro na Área de Proteção Ambiental Tinharé-Boipeba; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Rafaela Rodeiro de Farias

Mãos Dadas: Educação Ambiental para Gestão Participativa na Vila do Galeão Cairu/BA; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Patricia Bahia da Silva

Educação Ambiental em Garapua-Bahia: Uma Gestão Participativa; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Fernando Pires dos Santos

Produção Primária na Baia de Garapua: Um Subsídio à Pesquisa sobre a Capacidade de Recarga do Ambiente; 2002; 91 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Bruno Martins e Souza

A Problemática da Pesca na Vila de Garapua, Cairu-BA: Perspectivas para uma Gestão Participativa Sustentável; 2002; 96 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Marcus Vinícius Gonzalez

Partilhando Saberes: Educãção Ambiental na Vila de Garapua, Município de Cairu-BA; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia, Fundo Nacional do Meio Ambiente; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Mariana de Santana Pinho

A contribuição da ornitologia para o desenvvolvimento do ecoturismo na APA Itacaré-Serra Grande, Bahia; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Amélia dos Santos Cerqueira

O panorama ambiental e bases para o gerenciamento na trilha Lençois-Andarai (Vua Capão-Paty) Chapada Diamantina-Bahia; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Laura Maliarenko

A compreensão da paisagem urbana de Salvador e a utilização da vegetação de restinga na arborização da Orla Marítima; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Maria Dolores Ribeiro Orge

Uma metodologia de bioensaio para estudos de biomonitoramento sobre a reprodução, conservação e recuperação de manguezais no Estado da Bahia; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Margareth Stangl

Desenvolvimento dos Sistemas de Esgotamento Sanitário de Salvador; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

George Olavo Mattos

Sítios de Desova da Tartaruga Caretta caretta (Linaeus, 1758), (Testudinis, Chelonidae) na Praia do Forte, Bahia: caracterização, preferências e sítios fifelidade,; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Recursos Ambientais) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Maria de Fátima A

Chagas; Estudos do Cescimento de Tetraselmis Sp; e o Consumo de Nutrientes; 1982; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Em Ciências Biológocas) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Emanuela Guirra

Estágio Docente Orientado; 2009; Orientação de outra natureza; (mestrado em ecologia e biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Marta Moniz Freire Vargens

Estágio Docente Orientado; 2008; Orientação de outra natureza; (mestrado em ecologia e biomonitoramento) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Ronan Rebouças Caires de Brito;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo César Miguez de Oliveira

A Baía de Todos os Santos e o seu Recôncavo imediato: origens, identidades, percepções e utopia; 2014; Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Paulo Cesar Miguez de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRITO, R. R. C. ; Seria o Ambientalismo a Grande Narrativa da Contemporaneidade?. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade , v. 3, p. 35-50, 2013.

  • Mafalda, P.Jr. ; Sinque, P. O. ; BRITO, R. R. C. ; Santos, J.J. . Biomassa Planctônica, Hidrografia e Pluviosidade na Costa Norte da Bahia, Brasil.. Tropical Oceanography , v. 32, p. 145-160, 2004.

  • BRITO, R. R. C. ; Ambientes Aquáticos da Baia de Todos os Santos. Bahia Análise & Dados , v. 11, p. 98-100, 1998.

  • BRITO, R. R. C. ; A propósito do Desequilíbrio Ecológico. Cadernos do CEAS (Salvador) , v. 139, p. 19-33, 1992.

  • PAREDES, J. F. ; Peixinho, V.M.C. ; BRITO, R. R. C. . Relationship between Particulate Organic Carbon and Nitrogen in Estuarine Mangrove Area of the Bay of. Mitt. Geol paläont. Inst. Univ. Hamburg SCOPE / UNEP Sonderbd , v. 55, p. 203-214, 1983.

  • BRITO, R. R. C. ; Um Instrumento Simples para o Registro Máximo de Marés em Estuários. Atlântica , v. 5, p. 17-17, 1982.

  • PAREDES, J. F. ; Peixinho, V.M.C. ; BRITO, R. R. C. . Produtividade Primária, Biomassa e Fatores Limitantes na Área Estuarina SW da Baia de Todos os Santos. Boletim do Instituto Oceanográfico , v. 29, p. 275-282, 1980.

  • BANDEIRA, F. P. S. F. ; BRITO, R. R. C. . Baia de Todos os Santos: Aspectos Humanos. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2011. v. 01. 599p .

  • BRITO, R. R. C. ; Ambientes Aquáticos. Baía de Todos os Santos: Diagnóstico Sócio Ambiental e Subsídios para a Gestão. Salvador, Bahia: Germen, 1997, v. , p. 71-77.

  • BRITO, R. R. C. ; Delineamentos de Diagnóstico e Gestão Ambiental para Salvador. In: Ronan R. C. Brito;J uca Ferreira. (Org.). Planejamento Ambiental para Salvador. Salvador: Prefeitura Municipal de Salvador, 1995, v. , p. 13-30.

  • BRITO, R. R. C. ; A Gestão da Bahia de Todos os Santos. In: Quem Faz Salvador, 2001, Salvador, 2001.

  • Levick, R. ; BRITO, R. R. C. ; Williams, P. . Ethnoecology, participation: a study of a traditional Brazilian Fishing Village. In: Technology, the Environment and Us, 1997, Londres. Proc. 6th IRNES Conf. Technology, the Environment and Us . Imperial College, London, 1997. p. 124-128.

  • BRITO, R. R. C. ; Salvador, Crescer ou Desenvolver?. In: Seminário Metrópoles e Desenvolvimento Sustentável, 1995, Salvador. Seminário Metrópoles e Desenvolvimento Sustentável. Salvador: Goeth Institut, 1995. p. 13-20.

  • BRITO, R. R. C. ; A Água e a Baia de Todos os Santos. In: Seminário Águas: Mananciais e Usos, Saneamento e Saúde, Política e Legislação, 1994, Salvador. Seminário Águas: Mananciais e Usos, Saneamento e Saúde, Política e Legislação. Salvador: Goeth Institut, 1994. p. 53-68.

  • Delfino, A.C.S. ; Peso-Aguiar, M. C. ; BRITO, R. R. C. . Estudos Complementares da Dinâmica Populacional de Lucina pectinata (Gmelin, 1791) no Ecossistema de Manguezal de Garapuá - Caiuru - BA. In: Terceiro Congresso Nacional de Meio Ambiente Salvador., 2004, Salvador. Anais 3º Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2004. p. 243-244.

  • Oliveira, D.C.S. ; Peso-Aguiar, M. C. ; BRITO, R. R. C. . Avaliação do Potencial Extrativista e Sustentabilidade da Lagosta vermelha Panulirus echinatus (Smith,1869) no Ecossistema Recifall de Garapuá -Cairu - Bahia (Estudo Complementar).. In: Terceiro Congresso Nacional de Meio Ambiente, Salvador. Anais 3º Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2004, Salvador, BA. Anais 3º Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2004, 2004. p. 64-65.

  • BRITO, R. R. C. ; A Baia de Todos os Santos e sua Gestão. In: do Ciclo de Palestras, Quem Faz Salvador, 2002, Salvador, Bahia. Anais do Ciclo de Palestras, Quem Faz Salvador, 2002. p. 231-232.

  • Araujo, L.B.V. ; Peso-Aguiar, M. C. ; Corrêa, A. M. A. ; BRITO, R. R. C. . Population strutucture of Callinectes danae (Crustacea, Decapoda) in the Galeão estuary, Cairu, Bahia, Brasil. In: 3nd Brazilian Crustacean Congress -The Crustacean Society Meeting, Florianópolis, 2004, Florianópolis, SC. Proceeding 3nd Brazilian Crustacean Congress, 2004. v. 1. p. 35-35.

  • BRITO, R. R. C. ; Peso-Aguiar, M. C. ; Accioly, M. ; Rego, J. ; SANTOS, F. P. ; Silva, C. C. ; Poggio, C. A ; SOUZA, B. M. E. ; Ramos, N. E. C. ; Oliveira, P. A. . Envolvimento Comunitário na Proteção de Manguesais. In: Mangrove 2003, 2003, Salvador. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves - Abstratcts, 2003.

  • Oliveira, P. A. ; Peso-Aguiar, M. C. ; BRITO, R. R. C. . Aspectos da Biologia Quantitativa da Lagosta Vermelha Panulirus echinatus (Smith, 1869) no Ecossistema Recifal da Vila de Garapuá - Cairu - BA. In: Mangroove 2003, 2003, Salvador. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves - Abstratcts, 2003. p. 191-191.

  • Silva, C. C. ; Peso-Aguiar, M. C. ; BRITO, R. R. C. . Biologia Quantitativa da População Extrativista de Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) no Ecossistema de manguezal de Garapuá. Cairu - BA. In: Mangrove2003, 2003, Salvador. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves - Abstratcts, 2003. p. 196-196.

  • Poggio, C. A ; Peso-Aguiar, M. C. ; BRITO, R. R. C. . Biologia Quantitativa da População de Octopus vulgaris Cuvier, 1797 no Ecossistema Recifal de Garapuá (Cairu, Bahia - Brasil). In: Mangrove 2003, 2003, Salvador. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves - Abstratcts, 2003. p. 195-195.

  • Ramos, N. E. C. ; Peso-Aguiar, M. C. ; BRITO, R. R. C. . Diagnóstico da Comunidade Zoobentônica do Infralitoral da Baía de Garapuá, Cairu - BA. In: Mangrove 2003, 2003, Salvador. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves - Abstratcts. , 2003, 2003. p. 193-193.

  • Poggio, C. A ; Peso-Aguiar, M. C. ; BRITO, R. R. C. . . Biologia Quantitativa de Lucina pectinata (Gmelin, 1791) (Bivalvia, Lucinidae) no Ecossistema de Manguezal de Garapuá. In: Mangrove 2003, Salvador. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves, 2003, Salvador, bahia. Mangrove 2003, Salvador. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves, 2003. p. 192-192.

  • Oliveira, P. A. ; Peso-Aguiar, M. C. ; BRITO, R. R. C. . Mangrove 2003, Salvador. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves. In: Mangrove 2003, Salvador. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves, 2003, Salvador, Bahia. Aspectos da Biologia Quantitativa da Lagosta Vermelha Panulirus echinatus (Smith, 1869) no Ecossistema Recifal da Vila de Garapuá - Cairu - BA., 2003. p. 191-191.

  • Ramos, N. E. C. ; Peso-Aguiar, M. C. ; BRITO, R. R. C. . Diagnóstico da Comunidade Zoobentônica do Infralitoral da Baía de Garapuá, Cairu. In: Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves, 2003, Salvador, Bahia. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves, 2003. p. 193-193.

  • Jambeiro, A.F. ; Peso-Aguiar, M. C. ; BRITO, R. R. C. . Biologia Quantitativa da População de Octopus vulgaris Cuvier, 1797 no Ecossistema Recifal de Garapuá (Cairu, Bahia - Brasil. In: Mangrove 2003, Salvador. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves, 2003, Salvador. Mangrove 2003, Salvador. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves, 2003. p. 195-195.

  • Silva, C. C. ; Peso-Aguiar, M. C. ; BRITO, R. R. C. . Biologia Quantitativa da População Extrativista de Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) no Ecossistema de manguezal de Garapuá. Cairu - BA. In: Mangrove, 2003, Salvador. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves, 2003, Salvador, BA. Mangrove, 2003, Salvador. Connecting Research and participative Management of Estuaries and Mangroves, 2003. p. 196-196.

  • Salati Filho, E. ; Murgatroyde, P.M. ; BRITO, R. R. C. ; Nogueira, S.F. ; Salati, E. . Sewage Treatment by Filtering Soils and Nutrient Recycle. In: ISEB 2001 Meeting "Phytoremediation", 2001, Leipzig, Germany. ISEB 2001 "Phytoremdiation", 2001. p. 50-50.

  • BRITO, R. R. C. ; A Cultura Ambiental na Invenção do Recôncavo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRITO, R. R. C. ; Contribuição dos alunos do IB para uma Avaliação Ambiental Estratégica do Campus e Ondina. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRITO, R. R. C. ; Programa para o Desenvolvimento da Bahia de todos os Santos e seu Recôncavo Imediato. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRITO, R. R. C. ; Programa de Desenvolvimento da Baia de Todos os Santos e Consideraçõs sobre a Feira de São Joaquim. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. R. C. ; Sustentabilidade em Ambientes Litorâneos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. R. C. ; Ecoturismo e Desenvolvimento Sustentável. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. R. C. ; Envolvimento Comunitário na Proteção de Manguezais.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, R. R. C. ; Projeto de Gestão dos Recursos Ambientais do Município de Cairu.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. R. C. ; Baía de Todos os Santos e sua Gestão. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Salati Filho, E. ; Murgatroyde, P.M. ; BRITO, R. R. C. ; Nogueira, S.F. . Sewage Treatment by Filtering Soil and Nutriente Recycle. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, R. R. C. ; Ordenamento Ambiental Urbano de Salvador. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. R. C. ; Bases Conceituais para a Formação do Paisagista. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. R. C. ; LIMA, P. C. . Apresentação do Programa UFBA em Campo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. R. C. ; Condicionantes Ambientais para a Formulação de Consórcios Intermunicipais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. R. C. ; Salvador: Evolução da Paisagem. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. R. C. ; Alva, E.N. ; Brichta, A. ; Espinheira, G. . O Subúrbio Ferroviário como Referência para a Reconstrução da Noção de Lugar. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. R. C. ; Modelos Conceituais/Ambientais para a ocupação da Av. Paralela. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, R. R. C. ; Salvador: Crescer ou Desenvolver?. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. R. C. ; O Biólogo e a Pesquisa: Perspectivas e Problemas. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. R. C. ; A Água e a Baia de Todos os Santos. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRITO, R. R. C. ; O Meio Ambiente Urbano. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRITO, R. R. C. ; Métodos de Avaliação e Zoneamento Ambiental na Baia de Todos os Santos. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Mafalda, P.Jr. ; Pastro ; BRITO, R. R. C. . Caracterização da hidrologia e plâncton do complexo insular de Madre de Deus, Baía de Todos os Santos. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, R. R. C. ; BARK, A. W. . Investigations into the Impact of Organotin on Algae of the Norfolk Broads, UK. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRITO, R. R. C. ; BARK, A. W. . Organotins in the Norfolk Broads. 1989. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRITO, R. R. C. ; O Estabelecimento de um Centro Nacional de Biomonitoramento no Brasil: Uma Proposta. 1989. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, R. R. C. ; Técnicas de instrumentação de baixo custo aplicadas à oceanografia biológica. 1983. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PAREDES, J. F. ; Peixinho, V.M.C. ; BRITO, R. R. C. . Produtividade Primária, biomassa e fatores limitantes na área estuarina SW da Baía de Todos os Santos. 1978. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Santos, J.J. ; BRITO, R. R. C. ; Guedes, J.R.C. . Declínio na Fixação de Larvas de Ostras e Cracas no Canal de Itaparica (BA) e o seu Reflexo na Ostreicultura. 1977. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRITO, R. R. C. ; Em defesa do IPCC. Salvador-BA: Agência de Notícias em C,T&I , Faculdade de Comunicação, Ufba, 2013 (Ciência e Cultura).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRITO, R. R. C. ; Plano de Manejo do Corredor Central da Mata Atlântica.. 2003.

BRITO, R. R. C. ; Cedraz, A. ; GONCALVES, J. . Documentos de divulgação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Paulo Afonso.. 2002.

Alva, E.N. ; GONCALVES, J. ; BRITO, R. R. C. . Modelo Ambiental de Assentamento Sustentável-MADAS. 2001.

Cortizo R. ; BRITO, R. R. C. ; GONCALVES, J. . Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juazeiro-BA. 2000.

Cortizo R. ; BRITO, R. R. C. ; GONCALVES, J. . Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Rui Barbosa-BA. 2000.

BRITO, R. R. C. ; Implantação do Programa de Ecoeficiência da Ford. 1999.

Alva, E.N. ; BRITO, R. R. C. ; GONCALVES, J. . Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Camaçari. 1998.

Alva, E.N. ; BRITO, R. R. C. ; GONCALVES, J. . Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Paulo Afonso. 1998.

BRITO, R. R. C. ; Simas, L.B ; Sampaio, J.A. . Estudos Ambientais e Locacionais do Aeroporto, Rodovia e Ancoradouro da Fazenda Bom Jardim, Valença, BA. 1996.

BRITO, R. R. C. ; Bandeira, F. . Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Semi-Árido do Estado da Bahia. 1995.

BRITO, R. R. C. ; Morais, M.C ; Camargo, S.L. . Programa de Biomonitoramnto do Emissário do Rio Vermelho e autor do Programa de Monitoramento Ambiental do SDO do Rio Vermelho. 1995.

BRITO, R. R. C. ; Coordenação de workshop em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável em Moçambique. 1994.

BRITO, R. R. C. ; Coordenação de workshop em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável em Cabo Verde. 1994.

BRITO, R. R. C. ; Coordenação de workshop em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável São Tomé e Príncipe.. 1994.

BRITO, R. R. C. ; Rebouças, D.A. ; Cordiviola, R. ; Neto, I.C.S. ; Simas, L.B . Análise Territorial e Avaliação Ambiental do PRODETUR, BA - Centro Turístico Costa dos Coqueiros, Litoral Norte.. 1994.

Baker S. ; BRITO, R. R. C. . Revisão do Programa de Gestão Ambiental do PNUD, New Haven, EUA.. 1993.

BRITO, R. R. C. ; Coordenação de workshop em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 1993.

BRITO, R. R. C. ; Coordenação de workshop em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na República Dominicana. 1993.

BRITO, R. R. C. ; Assessor científico do Centro de Pesquisas Marinhas-CEPEMAR. 1993.

BRITO, R. R. C. ; Consultor para o comitê de Meio Ambiente e Segurança da Shell Brasil. 1992.

BRITO, R. R. C. ; Brasil, T. ; Bautista, H. . EIA/RIMA da Linha Verde-BR099. 1992.

BRITO, R. R. C. ; Estudos Ambientais para a Revisão da Legislação do Uso o Solo Metropolitano. 1984.

BRITO, R. R. C. ; Gonçalves, P.D. . Inventário fotográfico dos estuários do Estado da Bahia. 1979.

BRITO, R. R. C. ; Simas, L.B ; MAURIN, X. ; Hubert, D. . Parque Central de Camaçari. 1977.

BRITO, R. R. C. ; Almeida, A. . Programa de Desenvolvimento Sustentável para a Ilha de Boipeba. 2008.

BRITO, R. R. C. ; Programa de Desenvolvimento da Baia de Todos os Santos e seu Recôncavo Imediato. 2002.

BRITO, R. R. C. ; GONCALVES, J. . Projeto Ambiental do Parque das Dunas de Armação, Salvador-BA. 1997.

BRITO, R. R. C. ; Elaboração do Programa de Execução Descentralizada- PED Cairu - BA e Lauro de Freitas - BA.. 1996.

BRITO, R. R. C. ; Auditoria de Qualidade para a avaliação do EIA/RIMA da Veracell Celulose-BA. 1995.

BRITO, R. R. C. ; Moraes, L.R. ; Lima, O.A.L. ; GONCALVES, J. ; Bandeira, F. ; Smith, D. . Programa de Diagnóstico e Gestão Ambiental para Salvador. 1994.

BRITO, R. R. C. ; Peso-Aguiar, M. C. . Monitoramento Integrado na Área de Influencia dos Emissários Submarinos da CETREL e da TIBRAS. 1993.

BRITO, R. R. C. ; Peso-Aguiar, M. C. ; Santos, J.J. ; Lenise Guedes ; Mafalda, P.Jr. ; Peixinho, S. ; GUIMARAES, V. A. ; Farani, R.A.C. ; Lobo, S.E. . Programa de Monitoramento Ambiental dos Ecossistemas Aquáticos do Norte da Bahia de Todos os Santos devido ao Derramamento de Óleo na Baia de Todos os Santos em Abril de 1992. 1992.

BRITO, R. R. C. ; El-Hani, C.N. ; Lobo, S.E. . Programa de Monitoramento e Estudos Ecotoxicológicos nos Efluentes da Rede Shell de Abastecimento de Combustíveis em Salvador, BA. 1992.

BRITO, R. R. C. ; Lira V. . Programa de Desenvolvimento Ambiental do Vale do Rio Jequiriçá e do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jequiriça. 1992.

BRITO, R. R. C. ; Menezes, M. . Programa de Desenvolvimento Sustentável para a Região da Mata Atlântica no Sul da Bahia. 1991.

BRITO, R. R. C. ; BARK, A. W. ; Smith, S. . Programa de Cooperação Bilateral entre o Instituto de Biologia e o King´s College (Londres) para o Desenvolvimento do Programa de Biomonitoramento Ambiental. 1990.

PAREDES, J. F. ; BRITO, R. R. C. ; Faria, L.A. ; MALBUISSON, J. . Estudos de Avaliação do Impacto por Herbicidas no Estuário do Rio Jacuípe, Bahia. 1982.

Rebouças, D.A. ; BRITO, R. R. C. . Estação de Biologia Marinha Prof. Mello Leitão. 1973.

BRITO, R. R. C. ; 1º Curso de Gestão Ambiental do Baixo Sul. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRITO, R. R. C. ; Programa UFBA em Campo. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRITO, R. R. C. ; Silva, E.M. . Curso de Gestão de Recursos Aquáticos. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRITO, R. R. C. ; Salomão, J.M.S. ; Menezes, M. . 1º Curso de Pós Graduação em Gestão e Planejamento Ambiental, realizado na Universidade de Santa Cruz. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRITO, R. R. C. ; Uribe, A. . Curso de Administração de Recursos Ambientais. 1982. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRITO, R. R. C. ; Curso de Especialização em Biologia Marinha. 1981. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BRITO, R. R. C. ; Pinturas e Desenhos. 1997. Pintura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    Sistema de controle ambiental para áreas de interesse estratégico, Descrição: Montagem de um sistema integrado de Banco de Dados com saídas georerefenciadas para dar suporte à tomadas de decisão sobre questões ambientais da Baia de Todos os Santos e do Recôncavo baiano. Um dos produtos esperados será a confecção do Atlas Ambiental do Recôncavo. O projeto é coordenado pelo Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente-NIMA e os estudos de biologia serão conduzidos pelo Laboratório Integrado de Georeferênciamento Ambiental do Instituto de Biologia-LIGA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Ronan Rebouças Caires de Brito - Integrante / Tania Mascarenhas Tavares - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Programa Interdiscilinar sobre Gestão e Sustentabilidade de Ambientes Litorâneos, Descrição: Pesquisa e extensão em ambientes do litoral, envolvendo estudos de recarga de ecossistemas, planejamento e ordenamento territorial ambiental, gestão de unidades de conservação, estudos climáticos, frentes marítimas, tecnologias sociais, gestão pesqueira e maricultura, licenciamento, turismo responsável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ronan Rebouças Caires de Brito - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    Projeto de Gestão dos Recursos Ambientais do Baixo Sul, Descrição: Continuação do Projeto de Gestão dos Recursos Ambientais de Cairu. Estudos de capacidade de recarga de ecossistemas costeiros investigando os ciclos reprodutivos e esfroços de captura para o polvo, a lagosta, o caranguejo e bivalves comestíveis. Cultivos marinhos de algas e camarões e viveiros flutuantes, educação ambiental, reforço institucional de associação de pescadores, identificação de matérias primas sustentáveis para o artesanato. Experiência de educação formal com a participação de 11 alunos produzindo monografias de final de curso de graduação da UFBA e partilhamento de saberes com os pescadores e marisqueiras das vilas de Garapua, Batateira e Galeão no Arquipélago de Tinharé, Cairu, Bahia. O projeto foi executado pela Fundação Ondazul e coordenado pela Universidade Federal da bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) . , Integrantes: Ronan Rebouças Caires de Brito - Coordenador / Marlene Aguiar - Integrante / Miguel Accioly - Integrante / Lenise Guedes - Integrante / Angélica Maria Araújo Corrêa - Integrante / Eriel de Araújo Santos - Integrante / Suely Almuña - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2002

    Projeto de Gestão dos Recursos Ambientais do Município de Cairú-BA: Projeto Piloto na Vila de Garapua, Descrição: Este projeto teve a finalidade de investigar capacidade de recarga dos recursos pesqueiros da Vila de Garapua, Cairu, Bahia, discutir os achados com a população de pescadores e marisqueiras, iniciar cultivos de camarões em viveiros flutuantes, realizar estudos de etnoecologia, desembarque do pescado, e educação ambiental. este projeto foi executado pela Fundação Ondazul, coordenado pela UFBA e parcerias com o CRA, Prefeitura Municipal de Cairu e Bahiapesca. Doze alunos da UFBA realizaram seus trabalhos de conclusão de curso neste projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Ronan Rebouças Caires de Brito - Coordenador / Marlene Aguiar - Integrante / Miguel Accioly - Integrante / Jussara Rego - Integrante / Fábio Bandeira - Integrante., Financiador(es): Fundo Nacional do Meio Ambiente - Auxílio financeiro.

  • 1990 - 2000

    Programa de Cooperação Bilateral entre o Instituto de Biologia e o King´s College (Londres) para o Desenvolvimento do Programa de Biomonitoramento Ambiental, Descrição: Programa que implantou a cultura de biomonitoramento na UFBA, pesquisadores realizaram trabalhos conjuntos nas duas instituições, alunos foram graduados em cursos de graduação e mestrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ronan Rebouças Caires de Brito - Coordenador / Anthony Williams Bark - Integrante / Peter Williams - Integrante / Steve Smith - Integrante / Debora Chapman - Integrante / P. Geoffrey Moore - Integrante., Financiador(es): Overseas Developmental Agency - Cooperação.

  • 1990 - 1991

    Núcleo Interdisciplionar do Meio Ambiente- NIMA, Descrição: Estudos e projetos interdisciplinares sobre meio ambiente. Projeto deparceria entre a UFBA e GTZ. Neste núcleo coordenei o Programa ara o Desenvolvimento da Mata Atlântica e o primeiro Curso de Gsetão Ambiental do Sukl da Bahia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ronan Rebouças Caires de Brito - Integrante / Marlene Aguiar - Integrante / Tania Mascarenhas Tavares - Coordenador., Financiador(es): Gesellschaft Fur Technische Zusammenarbeit - Cooperação.

  • 1978 - 1979

    Projeto Ostreicultura, Descrição: Desenvolvimento de técnicas de cultivo de ostras no Canal de Itaparica, Bahia. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ronan Rebouças Caires de Brito - Integrante / Juarez Jorge Santos - Coordenador / José Roberto Cunha Andrade - Integrante., Financiador(es): Conselho Britânico - Bolsa.

  • 1977 - 1979

    Projeto Ambiente Estuarinos, Descrição: Investigação dos condicionantes hidrobiológicos e produção primária no Canal de Itaparica, sendo responsável por amostragens mensais dos fatores físico-químicos, produção primária e análises qualitativas e quantitativas do fitoplâncton.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Ronan Rebouças Caires de Brito - Integrante / Jorge Falcão Paredes - Coordenador / Vera Maria Carvalho Peixinho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Instituto de Biologia. , Rua Barão de Geremoabo 147, Ondina, 40170-290 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836590, Ramal: 6527, Fax: (71) 32836511, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1974 - 1978

Secretaria de Planejamento Ciência e tecnologia do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente do Coordenador de Planejamento, Carga horária: 20

Outras informações:
Estudos de expansão das Áreas do Centro Administrativo da Bahia-CAB; Implantação do Projeto Paisagístico do CAB; Implantação do Projeto Orla Marítima de Salvador; à disposição do Centro de Pesquisas para o Desenvolvimento CEPED para projetos de monitoramento da qualidade das águas dos Estuários do Estado da Bahia.

1984 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV do Instituto de Biologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Lecionou na Graduação: Poluição Ambiental (Bacharelado em Biologia), Fitoplâncton (Bacharelado em Biologia), Ecologia Geral ( Bacharelado em Biologia), Atividades Curriculares em Comunidade-ACC (graduaçao UFBA); Lecionou na Pós Graduação : Manejo de Ecossitemas Aquáticos no Mestrado em Produção Aquática; Leciona na Graduação:Administração de Recursos Ambientais (Bacharelado em Biologia), Gestão de Ambientes Costeiros (Curso de Oceanografia). Coordenador até 2010 do Grupo de Gestão Ambiental da UFBA.

2003 - 2008

Fundação Movimento Ondazul

Vínculo: Contrato de Consultoria, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsavel pela Gerência de Projetos: Elaboração dos Termos de Referência do Projeto da Estrada da Cidadania no Baixo Sul da Bahia- Ondazul/Fundação Odebrecht- 2005. Elaboração do Projeto Parque Dunas de Armação-Salvador- 1997. Elaboração do Plano de Re-estruturação da Metas da Fundação Ondazul- 2008. Elaboraçãodos Termos de Referência para a parceria Ondazul/Fundação Odebretch- 2004. Elaboração do Programa para o Desenvolvimento Sustentável da Ilha de Boipeba- Ondazul/Fundação Odebrecht- 2005 Membro dos seguintes Conselhos: Titular 08/2004-08/2008- Conselho Gestor do Parque Nacional da Chapada Diamantina 09/2004-08/2008- Conselho Curador da Ondazul 10/2006-09/2008- APA Estadual da Baia de Todos os Santos Suplente: 11/2005-08/2008- Conselho Gestor da APA Estadual Tinharé-Boipeba

1992 - 2008

Caires de Brito Consultoria Ambiental

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 20

Outras informações:
Estudos ambientais, monitoramento ambiental, planos diretores de desenvolvimento, projetos urbanísticos/ambientais.

1991 - 1992

Bahia Pesca

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 20

Outras informações:
Implantação do Programa para o Desenvolvimento das Pescas e Aquicultura no Estado da Bahia-PDPA-BA

1978 - 1979

Superintendencia do Desenvolvimento do Nordeste

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisas, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de metodologias de cultivo de ostras no Canal de Itaparica, Bahia.