Pedro Silveira Calixto

Graduado em Oceanografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013). Mestre em Oceanografia pela Universidade de São Paulo - USP (IO-USP), área de concentração Oceanografia Física. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Física, onde atua principalmente na dinâmica de meso-escala com experiencia em análise de dados observacionais e utilização de simulações de modelos globais de circulação oceânica. Tem experiência em análise de dados meteorológicos e hidrológicos para bacias hidrográficas e análise de produtos provenientes da previsao de Tempo e Clima.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física)

2014 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: Vórtices da Corrente de Contorno Oeste Profunda do Atlântico ao largo da costa leste brasileira.,Ano de Obtenção: 2016
Prof Dr Ilson Carlos Almeida da Silveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Oceanografia

2010 - 2013

Universidade Federal do Ceará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Manipulação de Dados Científicos em Python. (Carga horária: 9h). , Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, FUNCEME, Brasil.

2011 - 2011

Curso Avançado 2 Estrelas CMAS/CBPDS. (Carga horária: 18h). , Atlântida empreendimentos náuticos, ATLÂNTIDA, Brasil.

2011 - 2011

Curso Básico 1 Estrela CMAS/CBPDS. (Carga horária: 24h). , Atlântida empreendimentos náuticos, ATLÂNTIDA, Brasil.

2011 - 2011

Formação de aquaviários módulo especial. (Carga horária: 35h). , Marinha do Brasil, MARINHA, Brasil.

2011 - 2011

Sensoriamento remoto e modelagem dos processos..... (Carga horária: 30h). , Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, FUNCEME, Brasil.

2010 - 2010

Dinâmica do ecossistema marinho e suas implicações. (Carga horária: 6h). , Instituto Oceanografico da USP, IO-USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Física.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Física/Especialidade: Oceanografia física de estuarios e plataforma continental..

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonio Geraldo Ferreira

LACERDA, L. D.;FERREIRA, A. G.; TEIXEIRA, C. E. P.. Sub-corrente norte do Brasil entre Cabo Calcanhar (RN) e Fortaleza (CE). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Labomar -Instituto de Ciências do Mar.

Carlos Eduardo Peres Teixeira

Lacerda, L.D.Teixeira, Carlos E.P.FERREIRA, A. G.. A subcorrente Norte do Brasil entre Fortaleza (CE) e o Cabo do Calcanhar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Francisco José da Silva Dias

Circulação e balanço líquido em ciclos consecutivos de maré no estuário do rio Jaguaribe - CE (NE-Brasil); ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Oceanografia) - Instituto de Ciências do Mar - Labomar - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Jose da Silva Dias;

Luiz Drude de Lacerda

Massas de água oceânica na costa do Ceará; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Oceanografia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Drude de Lacerda;

ILSON CARLOS ALMEIDA DA SILVEIRA

Vórtices da Corrente de Contorno Oeste Profunda ao largo da Margem Continental Leste Brasileira; 2016; Dissertação (Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ilson Carlos Almeida da Silveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVEIRA, I. C. A. ; SARAIVA, E. S. B. G. ; NAPOLITANO, D. C. ; SOUSA, I. T. S. ; CALIXTO, P. S. ; BALDASSO, P. ; TANIGUCHI, N. K. ; DOTTORI, M. ; CASTRO, B. M. . Caracterização da Circulação e das Massas de Água na Bacia Sergipe-Alagoas. 2016.

SILVEIRA, I. C. A. ; NAPOLITANO, D. C. ; PALOCZY FILHO, A. ; WATANABE, G. A. O. ; BALDASSO, P. ; CALIXTO, P. S. ; YAMASHITA, M. K. ; CASTRO, B. M. ; GODOI, S. S. ; ARRUDA, W. Z. ; PARANHOS, R. P. R. . Caracterização da Circulação e das Massas de Água na Bacia do Espírito Santo - AMBES. 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    Rede Clima e INCT/MC, Descrição: A Rede CLIMA constitui-se em fundamental pilar de apoio às atividades de Pesquisa e Desenvolvimento do Plano Nacional de Mudanças Climáticas criado pelo governo federal, que tem balizado a identificação dos obstáculos e dos catalisadores de ações. Enseja o estabelecimento e a consolidação da comunidade científica e tecnológica preparada para atender plenamente às necessidades nacionais de conhecimento, incluindo a produção de informações para formulação e acompanhamento das políticas públicas sobre mudanças climáticas e para apoio à diplomacia brasileira nas negociações sobre o regime internacional de mudanças climáticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Pedro Silveira Calixto - Integrante / Luiz Drude de Lacerda - Coordenador / Francisco José da Silva Dias - Integrante.Financiador(es): Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - Atual

    Estudo de Caso ? Cenarização de Demandas e impactos na hidrologia das Bacias do São Francisco, Jaguaribe e Piranhas-Açu para fins de alocação de água., Descrição: O projeto tem como objetivo identificar os impactos das mudanças de clima sobre a hidrologia da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, assim como as implicações sobre o processo de alocação de água para o hidrossistema do Rio São Francisco em conjunto com a Região Hidrográfica Jaguaribe- metropolitana. A Bacia Estendida do Rio São Francisco para fins deste projeto leva em consideração a interligação do Rio São Francisco com as Bacias do Rio Jaguaribe-Metropolitana e do Rio Piranhas-Açu, através do Projeto de Integração São Francisco.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Pedro Silveira Calixto - Coordenador / bolsa:Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Estudo de Caso ? Cenarização de Demandas e impactos na hidrologia das Bacias do São Francisco, Jaguaribe e Piranhas-Açu para fins de alocação de água., Descrição: O projeto tem como objetivo identificar os impactos das mudanças de clima sobre a hidrologia da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, assim como as implicações sobre o processo de alocação de água para o hidrossistema do Rio São Francisco em conjunto com a Região Hidrográfica Jaguaribe- metropolitana. A Bacia Estendida do Rio São Francisco para fins deste projeto leva em consideração a interligação do Rio São Francisco com as Bacias do Rio Jaguaribe-Metropolitana e do Rio Piranhas-Açu, através do Projeto de Integração São Francisco.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Pedro Silveira Calixto - Integrante / MOACYR CUNHA FILHO - Coordenador.

  • 2017 - 2017

    Estudo de Caso ? Cenarização de Demandas e impactos na hidrologia das Bacias do São Francisco, Jaguaribe e Piranhas-Açu para fins de alocação de água., Descrição: O projeto tem como objetivo identificar os impactos das mudanças de clima sobre a hidrologia da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, assim como as implicações sobre o processo de alocação de água para o hidrossistema do Rio São Francisco em conjunto com a Região Hidrográfica Jaguaribe- metropolitana. A Bacia Estendida do Rio São Francisco para fins deste projeto leva em consideração a interligação do Rio São Francisco com as Bacias do Rio Jaguaribe-Metropolitana e do Rio Piranhas-Açu, através do Projeto de Integração São Francisco.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Pedro Silveira Calixto - Integrante / MOACYR CUNHA FILHO - Coordenador.

  • 2017 - 2017

    Estudo de Caso ? Cenarização de Demandas e impactos na hidrologia das Bacias do São Francisco, Jaguaribe e Piranhas-Açu para fins de alocação de água., Descrição: O projeto tem como objetivo identificar os impactos das mudanças de clima sobre a hidrologia da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, assim como as implicações sobre o processo de alocação de água para o hidrossistema do Rio São Francisco em conjunto com a Região Hidrográfica Jaguaribe- metropolitana. A Bacia Estendida do Rio São Francisco para fins deste projeto leva em consideração a interligação do Rio São Francisco com as Bacias do Rio Jaguaribe-Metropolitana e do Rio Piranhas-Açu, através do Projeto de Integração São Francisco.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Projeto: Elaboração de Estudos de Suporte ao Planejamento e à Gestão de Sistemas Hídricos no Nordeste, com foco no Abastecimento Urbano e na Operação de Infraestruturas Hídricas de Uso Múltiplo. Plano de Trabalho: Identificação e desenvolvimento de produtos baseados em sensoriamento remoto para subsidiar o monitoramento de secas nos sistemas hídricos de interesse.