Francisco Ribeiro da Costa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2002), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2004) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2018). Atualmente é professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PROPIT - Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica . Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Estrutural e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia, sensoriamento remoto, geologia estrutural, geomorfologia e hidrogeologia.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Geologia e Geoquímica

2013 - 2018

Universidade Federal do Pará
Título: USO DE LIDAR AEROTRANSPORTADO PARA MAPEAMENTO E ANÁLISE ESTRUTURAL DE DEPÓSITOS FERRÍFEROS NA SERRA SUL DE CARAJÁS, AMAZÔNIA
Pedro Walfir Martins e Souza Filho. Coorientador: Roberto vizeu Lima Pinheiro. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: LIDAR; Laser Scan; Carajás; SENSORIAMENTO REMOTO.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Geologia e Geoquímica

2002 - 2004

Universidade Federal do Pará
Título: Influência da Neotectônica na Geometria dos aqüiferos da Região Metropolitana de Belém,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Francisco de Assis Matos de Abreu
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: HIDROGEOLOGIA; GEOPROCESSAMENTO; GEOLOGIA ESTRUTURAL; NEOTECTÔNICA; SENSORIAMENTO REMOTO; GESTÃO DE RECURSOS HIDRICOS. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Geotectônica. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Hidrogeologia. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Aperfeiçoamento em Sesoriamento Remoto Com Radar

2004 - 2004

Universidade Federal do Pará
Ano de finalização: 2004;

Aperfeiçoamento em Planejamento Ambiental de Cidades

2003 - 2003

Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental
Ano de finalização: 2003;

Aperfeiçoamento em Introdução ao Geoprocessamento

2001 - 2001

Universidade Federal do Pará
Ano de finalização: 2001;

Aperfeiçoamento em Gestão Integrada de Bacias de Águas Superficiais

1999 - 1999

Universidade Federal do Pará
Ano de finalização: 1999;

Graduação em Geologia

1997 - 2002

Universidade Federal do Pará
Título: Utilização de SIG (Sistema de Informações Geográficas) na caracterização física da bacia do Tucunduba - Belém/PA, como base para uma Proposta de Desenvolvimento Sustentável
Orientador: Milton Antonio da Silva Matta

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

ORIENTACOES PARA ELABORACAO DE PROJETOS COM FINANCIAMENTO EXTERNO. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.

2010 - 2010

Sistema GEoNETCAST de dissiminação de dados ambien. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Hidrogeologia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geologia Ambiental.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física/Especialidade: Geocartografia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geodésia/Especialidade: Cartografia Básica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Cartografia Geológica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Meteorologia/Especialidade: Sensoriamento Remoto da Atmosfera.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

COSTA, F. R. ; FERNANDES, C. S. ; CAVALCANTI, E. V. ; SILVA, F. J. S. ; SANTOS, J. S. . II JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (II JEPE) (SEMINÁRIO - IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA). 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Geologia de Marabá.Participante da abertura - Diretor da Faculdade de Geologia. 2010. (Seminário).

MACCAFERRI - SOLUÇÕES PARA ENGENHARIA DE MINAS.MACCAFERRI - SOLUÇÕES PARA ENGENHARIA DE MINAS. 2010. (Seminário).

VIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão de Marabá.GERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE BASE CARTOGRAFICAS A PARTIR DE DADOS SRTM PARA À REGIÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITACAIÚNAS, ENTORNO DA SERRA DOS CARAJÁS-PA. 2009. (Encontro).

XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Utilização de Modelos Digitais de Elevação na Representação do Relevo Submerso e Emerso na Zona Costeira Amazônica.. 2007. (Simpósio).

IV Workshop do Projeto PIATAM MAR I.IV Workshop do Projeto PIATAM MAR I, realizado no período de 15 a 19 de fevereiro de 2005, em Salinópolis-Pa. 2005. (Outra).

V Workshop do Projeto PIATAM MAR I.V Workshop do Projeto PIATAM MAR I, realizado no período de 05 a 06 de maio de 2005, no Rio de Janeiro - RJ. 2005. (Outra).

XII Simpósio de Brasileiro de Sensoriamento Remoto.XII Simpósio de Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Realizado no período de 16 a 21 de abril de 2005, em Goiânia GO. 2005. (Simpósio).

III Workshop do Projeto PIATAM MAR I.III Workshop do Projeto PIATAM MAR I, realizado no período de 02 a 06 de novembro de 2004, em Salinópolis-Pa. 2004. (Outra).

II Workshop do Projeto PIATAM MAR I.II Workshop do Projeto PIATAM MAR I, realizado no período de 20 a 21 de maio de 2004, em Belém-Pa. 2004. (Outra).

XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA. XLI CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, realizado no período de 15 a 20 de setembro de 2002, em João Pessoa, na qualidade de CONGRESSISTA. 2002. (Congresso).

1st Joint World Congresss on Groundwater. Participação no 1st Joint World Congresss on Groundwater, held in Fortaleza, Brazil, from July 31st to August 4st, 2000. 2000. (Congresso).

II Encontro de Geotecnia Ambiental da Amazônia.Participação no II Encontro de Geotecnia Ambiental da Amazônia, realizado pela UNAMA, no período de 22 a 24 de maio de 2000, com 09 horas de atividades acadêmicas.. 2000. (Encontro).

XI Congresso Brasileiro de Meteorologia. XI Congresso Brasileiro de Meteorologia, realizado no Rio de Janeiro, no período de 16 a 20 de outubro de 2000. 2000. (Congresso).

XIX encontro Nacional dos Estudantes de Geologia.XIX encontro Nacional dos Estudantes de Geologia realizado no período de 10 a 16 de agosto de 1997 em Belém - Pará. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Amanda Queiroz Mitoso

Lima, A. M;COSTA, F. R.. Modelo SisCORV-HIDRO de diagnostico de vazões de Bacias Hidrograficas da região da costa atlântica nordeste do Estado do Pará. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Robson Raposo Macedo

MENDES, Ronaldo Lopes Rodrigues; ROCHA, G. M.; Costa, T. C. D.;COSTA, F. R.. Sistemas de informações geográficas (SIG) aplicado a gestão de recursos naturais. Atlas do aproveitamento de água da chuva nas ilhas de Belém ? iniciativas demandas e potencialidades. 2016. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jandessa Silva de Jesus

COSTA, F. R.; FELIPE, L. B.. Detecção e caracterização de enclave de vegetação aberta no sudeste do Pará com dados multissensores.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geotecnologias e Recursos Naturais da Amazônia Oriental) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Maria Nattânia Sampaio dos Santos

COSTA, F. R.; Almeida, J. A. C.; OLIVEIRA, D. E.. Técnicas de Geoprocessamento aplicados na identificação de áreas aptas a implantação de um aterro sanitário em Nova Ipixuna-Pa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geotecnologias e Recursos Naturais da Amazônia Oriental) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Silvio Angelo Rabelo

COSTA, F. R.; Pinheiro, A. V. R.; ESTEVES, T. C.. AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES ANTRÓPICAS E SEUS IMPACTOS NO CICLO HIDROLÓGICO NA ZONA URBANA DE PARAUAPEBAS.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Patricia Sousa da Silva

COSTA, F. R.; Pinheiro, A. V. R.; SILVA, A. C.. DIRECIONAMENTO DE DRENAGEM COMO SUBSÍDIO PARA PLANEJAMENTO DE AÇÕES PREVENTIVAS EM CAVAS E PILHAS.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: MARCOS PAULO FURTADO LOPES

COSTA, F. R.; Pinheiro, A. V. R.; TEIXEIRA, C. M. L.. MODELAGEM LITO-ESTRUTURAL DE SUPERFÍCIE DO DEPÓSITO SOSSEGO COM OS SOFTWARES GEMCOM E STUDIO-MÓDULO GEOTÉCNICO.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: HELENO CHAGAS DO ESPIRITO SANTO JUNIOR

COSTA, F. R.; SILVA, G.; FELIPE, L. B.. ANÁLISE DA DRENAGEM E MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO NO MUNICÍPIO DE NOVO REPARTIMENTO/PA COM O AUXÍLIO DE GEOTECNOLOGIAS.. 2019.

Aluno: Gleicyene Amaral Corrêa

COSTA, F. R.; SANTOS JUNIOR, A. E.; Pinheiro, A. V. R.. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE NECROCHORUME NO ENTORNO DO CEMITÉRIO DA SAUDADE, BAIRRO NOVA MARABÁ NA CIDADE DE MARABÁ-PARÁ.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Ozeneide Carvalho de Souza

LIMA, A. D. P.; Pinheiro, A. V. R.;COSTA, F. R.. ANÁLISE GEOTÉCNICA NO NÚCLEO NOVA MARABÁ BASEADA EM RELATÓRIOS DE SONDAGEM, MARABÁ- PARÁ.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Leandro Sousa Ferreira

Pinheiro, A. V. R.; SANTOS JUNIOR, A. E.;COSTA, F. R.. Avaliação do potencial de poluição da água decorrente da atividade do cemitério por necrochorume na cidade de Tucuruí, sudeste do estado do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Stephanie Regina Costa almeida

LIMA, A. D. P.; SANTOS JUNIOR, A. E.;COSTA, F. R.. Perfil laterítico dos depósitos da Província bauxitífera de Paragominas em Rondon do Pará, nordeste do bloco sul do projeto alumina Rondon. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Willian Nascimento Mota

Pinheiro, A. V. R.;COSTA, F. R.; FELIPE, L. B.. Caraterização estrutural de áreas com ocorrência de cavidades naturais em Serra Sul - Corpo S11D, Província Mineral de Carajás. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Marcone Franco Júnior

LIMA, A. D. P.;COSTA, F. R.; Almeida, J. A. C.. MAPEAMENTO LITOGEOMECÂNICO DAS CAVAS CENTRAL E SUDESTE DA MINA SERRA LESTE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Patrick Santos da Silva

COSTA, F. R.; LOPES, L. C. F. L.; FELIPE, L. B.. MPLEMENTAÇÃO DE ROTINAS COMPUTACIONAIS LIVRES NA GERAÇÃO DE ANÁGLIFOS E SUA APLICAÇÃO NAS FASES DE PRÉ-CAMPO DOS ESTÁGIOS DE CAMPOS DA FACULDADE DE GEOLOGIA DE MARABÁ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Breno Dutra Meireles

LIMA, A. D. P.; Pinheiro, A. V. R.;COSTA, F. R.. ANÁLISE DOS NÍVEIS DE ÁGUA SUBTERRÂNEA E CONSIDERAÇÕES DOS PARÂMETROS HIDROGEOLÓGICOS E HIDROMETEOROLÓGICOS NA FOLHA 17, NOVA MARABÁ, MARABÁ-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Ivan Nelson Mota dos Santos

Pinheiro, A. V. R.;COSTA, F. R.; FELIPE, L. B.. O USO DE GEOPROCESSAMENTO PARA INDICAÇÃO DE ÁREAS FAVORÁVEIS À CONSTRUÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE JACUNDÁ ? PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: THAIANY ARAUJO TRINDADE

Pinheiro, A. V. R.; TEIXEIRA, C. M. L.;COSTA, F. R.. ANÁLISE ESTRUTURAL PARA A COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO HIDRÁULICO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA NA CIDADE DE PARAUAPEBAS-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Higor Silva Lopes

Pinheiro, A. V. R.; LIMA, A. D. P.;COSTA, F. R.. MAPEAMENTO LITO-ESTRUTURAL DA CAVA I e III DA MINA DE MANGANÊS DO AZUL, CARAJÁS ? PARÁ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Michele Duarte Lima

SANTOS JUNIOR, A. E.;COSTA, F. R.; LIMA, A. D. P.. CARACTERIZAÇÃO DO DEPÓSITO MINERAL DE FERRO LOCALIZADO NA TERMINAÇÃO LESTE DA FALHA CARAJÁS, MUNICÍPIO DE CURIONÓPOLIS ? PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Gabriel de Melo Machado

COSTA, F. R.; LIMA, A. D. P.; FELIPE, L. B.; PIRA, M. G.. MAPEAMENTO ESTRUTURAL DO EIXO N4, SERRA NORTE, PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS. 2018.

Aluno: Josue souza Passos

Pinheiro, A. V. R.; LIMA, A. D. P.;COSTA, F. R.. Nova Abordagem do Condicionamento Hidrogeológico do Aquifero Couto Magalhães na Cidade de Marabá-Pa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Moisés Carvalho da Silva

Pinheiro, A. V. R.; SANTOS JUNIOR, A. E.;COSTA, F. R.. LABORAÇÃO DO BANCO DE DADOS HIDROGEOLÓGICOS, EM AMBIENTE SIG, DE CAVIDADES NATURAIS NA SERRA DE CARAJÁS, PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS ? PA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Ana Nilza de Oliveira

Pinheiro, A. V. R.; SANTOS JUNIOR, A. E.;COSTA, F. R.. CONTRIBUIÇÃO HIDROGEOLOGICA NA FORMAÇÃO E EVOLUÇÃO DAS CAVIDADES NATURAIS DA SERRA LESTE, CARAJÁS-PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Wilma Cleia Santos e Sousa

Pinheiro, A. V. R.; SANTOS JUNIOR, A. E.;COSTA, F. R.. CONTRIBUIÇÃO AOS ESTUDOS HIDROGEOLÓGICOS E MORFOESTRUTURAL NA ÁREA DE OCORRÊNCIA DAS CAVIDADES NATURAIS DA SERRA SUL, PROVINCIA MINERAL DE CARAJÁS- PA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Aluno: Victor Albuquerque de Carvalho

LIMA, M. P.; MACEDO, A. J. B.;COSTA, F. R.. Mapas variográficos de elementos químicos de amostras de sedimento de corrente na Folha Marabá. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Lucas Steffen Carvalho dos Reis

COSTA, F. R.; LIMA, M. P.; MACEDO, A. J. B.. Procedimentos Técnicos Adotados no Processo de Rebaixamento do Nível Freático nas minas N4 e N5, Serra de Carajás. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Minas e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco de Assis Matos de Abreu

ABREU, F. A. M. de. Uso de multi-sensores remotos de alta resolução para mapeamento geológico de depósitos ferríferos na Província Mineral de Carajás. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em GEOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Francisco de Assis Matos de Abreu

ABREU, F. A. M. de. Exame de qualificação ao doutorado. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

Arnaldo de Queiroz da Silva

SILVA, A. Q.; AMARO, V. E.; MACAMBIRA, M. J. B.; BARROS, C. E. M.. Uso de LIDAR aerotransportado para mapeamento e análise estrutural de depósitos ferríferos na Serra Sul de Carajás, Amazônia. 2018. Tese (Doutorado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

Itabaraci Nazareno cavalcante

CAVALCANTE, I. N.; ABREU, F. A. M.. Influência da neotectônica sobre os arranjos geométricos dos aquíferos da Região Metropolitana de Belém - Pará. 2004. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

Maurício da Silva Borges

BORGES, M. S.ABREU, F.A.M.. INFLUÊNCIA DA NEOTECTÔNICA SOBRE OS ARRANJOS GEOMÉTRICOS DOS AQUÍFEROS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM - PA. 2004. Dissertação (Mestrado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

ANTONIO EMÍDIO DE ARAÚJO SANTOS JÚNIOR

SANTOS JÚNIOR, A. E. A.; ABREU, F.A.M.; SILVA, A. Q.. Uso de Multisensores Remotos de Alta Resolução Para Mapeamento Geológico de Depósitos Ferríferos na Província Mineral de Carajás. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

Moacir José Buenano Macambira

Macambira, M.J.B.. Uso de LIDAR aerofototransportado para mapeamento e análises estrutural de depósitos ferrífero na Serra Sul de Carajás, Amazônia. 2018. Tese (Doutorado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

Carlos Eduardo de Mesquita Barros

BARROS, C. E. M.; SOUZA FILHO, P. W. M.; SILVA, A. Q.;MACAMBIRA, M. J. B.; AMARO, V. E.. Uso de LiDAR aerotransportado para mapeamento e análise estrutural de depósitos ferríferos na Serra Sul de Carajás, Amazônia. 2018. Tese (Doutorado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Antonio Alessandro de Jesus Braga

INFLUÊNCIA ESTRUTURAL SOBRE CAVERNAS EM FORMAÇÕES FERRÍFERAS, CARAJÁS-PA; 2016; Dissertação (Mestrado em Geologia) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Francisco Ribeiro da Costa;

Higor Silva Lopes

MAPEAMENTO LITO-ESTRUTURAL DA CAVA I e III DA MINA DE MANGANÊS DO AZUL, CARAJÁS ? PARÁ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Francisco Ribeiro da Costa;

Gabriel de Melo Machado

MAPEAMENTO ESTRUTURAL DO EIXO N4, SERRA NORTE, PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Francisco Ribeiro da Costa;

Gabriel Machado

Geração De Mapas Estruturais A Partir Da Extração De Feições Morfotectônicas De Dados Geoespaciais De Alta Resolução: Aplicação Em Área Na Serra Do Tarzan Serra Dos Carajás-Pará Brasil; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Francisco Ribeiro da Costa;

William Nascimento Mota

?Geração E Interpretação De Mapas Estruturais A Partir Da Extração De Feições Morfotectônicas De Dados Geoespaciais De Alta Resolução: Aplicação Na Área Da Serra Do Rabo, Serra Dos Carajás-Pa; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: Francisco Ribeiro da Costa;

Antonio Alessandro de Jesus Braga

Caracterização morfotectônica e aspectos geológicos em áreas de ocorrência de cavidades naturais da Serra Norte- Platô N1 (Província Carajás), Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em GEOLOGIA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa; Orientador: Francisco Ribeiro da Costa;

Elton Tavares Dourado viana

Atualização cartográfica por produtos sensores gratuitos na bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas-Serra dos Carajás; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geologia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Francisco Ribeiro da Costa;

Luciano Ribeiro da Silva

Caracterização morfotectônica e aspectos geológicos em áreas de ocorrência de cavidades naturais da Serra Sul- Platô S11D (Província Carajás), Brasil; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa; Orientador: Francisco Ribeiro da Costa;

Marcilio Cardoso Rocha

Caracterização morfotectônica e aspectos geológicos em áreas de ocorrência de cavidades naturais da Serra do Rabo (Província Carajás), Brasil; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Francisco Ribeiro da Costa;

Marcilio Cardoso Rocha

EXTRAÇÃO DE FEIÇÕES MORFOTECTÔNICAS A PARTIR DE MDE (MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO): APLICAÇÃO EM ÁREA CHAVE NA ÁREA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITACAIUNAS NA ÁREA DO DOMÍNIO DE TRANSIÇÃO ENTRE O BLOCO RIO MARIA E O BLOCO CARAJÁS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Ribeiro da Costa;

Thiago do Nascimento Araujo

Extração de feições morfotectônicas a partir de MDE (Modelo Digital de Elevação): aplicação em área chave na área da Bacia Hidrográfica do Rio Itacaiunas na serra dos carajás; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Ribeiro da Costa;

Elton Tavares Dourado viana

GERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE BASES CARTOGRAFICAS DE DADOS SRTM PARA A REGIÃO DA ÁREA DA BACIA HIDROGRAFICA DO RIO ITACAIUNAS NO ENTORNO DA SERRA DOS CARAJÁS; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Ribeiro da Costa;

Elton Tavares Dourado viana

Técnicas de sensoriamento remoto aplicados ao estudo Morfotectônico da região de Vila Feitosa, Canaã dos Carajás ? se do Cráton Amazônico; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Ribeiro da Costa;

Alice Cunha da Silva

Técnicas de sensoriamento remoto e dados aeroaerogeofísicos aplicados ao estudo geológico das unidades litoestratigráficas da região de Vila Feitosa, Canaã dos Carajás ? se do Cráton Amazônico; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Geologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Francisco Ribeiro da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roberto Vizeu Lima Pinheiro

Uso de multi-sensores remotos de alta resolução para mapeamento geológico de depósitos ferríferos na Província Mineral de Carajás; Início: 2012; Tese (Doutorado em Pós Graduação Em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará, Cordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Arnaldo Silva Brito

Teorema de Pitagoras; 2006; 36 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Arnaldo Silva Brito;

Pedro Walfir Martins e Souza Filho

Uso de multi-sensores remotos de alta resolução para mapeamento geológico de depósitos ferríferos na Província Mineral de Carajás; 2018; Tese (Doutorado em Geologia e Geoquímica) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa; Orientador: Pedro Walfir Martins e Souza Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. S. ; GUIMARÃES, J.T.F. ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir M ; ROCHA JUNIOR, Wilson ; SAHOO, P. K. ; COSTA, Francisco Ribeiro ; SILVA JUNIOR, R. O. ; RODRIGUES, T. M. ; COSTA, MARLENE F. DA . . Morphology and morphometry of upland lakes over lateritic crust, Serra dos Carajás, southeastern Amazon region. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 2, p. 1-17, 2018.

  • Braga, A. A. J, ; FIORI, A. P. ; GONCALVES, D. F. ; COSTA, F. R. . INFLUÊNCIA ESTRUTURAL SOBRE CAVERNAS EM FORMAÇÕES FERRÍFERAS, CARAJÁS-PA. GEONOMOS , v. 25, p. 24-39, 2017.

  • 2016 GUIMARAES, J. T. F. ; SAHOO, P. K. ; SOUZA-FILHO, PEDRO WALFIR MARTINS ; MAURITY, C. W. ; JÚNIOR, RENATO OLIVEIRA SILVA ; COSTA, F. R. ; Dall'Agnol, R. . Late Quaternary environmental and climate changes registered in lacustrine sediments of the Serra Sul de Carajás, south-east Amazonia. JQS. Journal of Quaternary Science (Print) , p. n/a-n/a, 2016.

  • 2016 SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; GUIMARAES, J. T. F. ; SILVA, MARCIO SOUSA DA ; COSTA, F. R. ; SAHOO, P. K. ; MAURITY, C. W. ; Dall'Agnol, R. . Basin morphology, sedimentology and seismic stratigraphy of an upland lake from Serra dos Carajás, southeastern Amazon, Brazil. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi. Ciencias Naturais , v. 11, p. 71-83, 2016.

  • 2015 SAHOO, PRAFULLA KUMAR ; SOUZA-FILHO, PEDRO WALFIR MARTINS ; GUIMARÃES, JOSÉ TASSO FELIX ; DA SILVA, MARCIO SOUSA ; COSTA, Francisco Ribeiro ; MANES, CARMEM-LARA DE OLIVEIRA ; OTI, DOUGLAS ; JÚNIOR, RENATO OLIVEIRA SILVA ; DALL?AGNOL, ROBERTO . Use of multi-proxy approaches to determine the origin and depositional processes in modern lacustrine sediments: Carajás Plateau, Southeastern Amazon, Brazil. Applied Geochemistry , v. 52, p. 130-146, 2015.

  • 2014 GUIMARAES, J. T. F. ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; ALVES, R. ; SOUZA, E. B. ; COSTA, F. R. ; REIS, L. S. ; SAHOO, P. K. ; MANES, C. O. ; SILVA JUNIOR, R. O. ; OTI, D. ; Dall'Agnol, R. . Source and distribution of pollen and spores in surface sediments of a plateau lake in southeastern Amazonia. Quaternary International , p. 181-196, 2014.

  • 2012 MENDES, Ronaldo Lopes Rodrigues ; Fenzl, N. ; COSTA, F. R. ; Costa, T. C. D. . Desenvolvimento de Indicadores para o sistema de abastecimento público de água de Belém-PA. Papers do NAEA (UFPA) , v. 1, p. 1/301-20, 2012.

  • 2011 Souza-Filho, Pedro Walfir M. ; Paradella, Waldir R. ; Rodrigues, Suzan W.P. ; COSTA, FRANCISCO R. ; Mura, José C. ; Gonçalves, Fabrício D. . Discrimination of coastal wetland environments in the Amazon region based on multi-polarized L-band airborne Synthetic Aperture Radar imagery. Estuarine, Coastal and Shelf Science (Print) , v. 95, p. 88-98, 2011.

  • 2010 Guimarães, Ariana Silva ; Travassos, Paulo ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; GONÇALVES, Fabrício Dias ; COSTA, FRANCISCO . Impact of aquaculture on mangrove areas in the northern Pernambuco Coast (Brazil) using remote sensing and geographic information system. Aquaculture Research (Online) , v. 41, p. 828-838, 2010.

  • 2009 SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; PROST, Maria Thereza Ribeiro da Costa ; MIRANDA, Fernando Pelon de ; SALES, Maria Emilia da Cruz ; BORGES, Heloisa Vargas ; COSTA, F. R. ; ALMEIDA, E.F . Environmental sensitivity index (ESI) mapping of oil spill in the Amazon coastal zone. Revista Brasileira de Geofísica. Revista Brasileira de Geofísica (Impresso) , v. 27, p. 7-22, 2009.

  • 2009 SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; GONÇALVES, Fabrício Dias ; RODRIGUES, S.W.P., ; COSTA, F. R. ; MIRANDA, Fernando Pelon de . Multi-sensor data fusion for geomorphological and environmentalsensitivity index mapping in the Amazonian mangrove coast, Brazil. Journal of Coastal Research , v. 56, p. 1592-1596, 2009.

  • 2006 SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; MARTINS, Elainy Do Socorro Farias ; COSTA, F. R. . Using mangroves as geological indicator of coastal changes in the Bragança macrotidal flat, Brazilian Amazon: an approach from remote sensing data and GIS. Ocean & Coastal Management , v. 49, p. 462-475, 2006.

  • SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e (Org.) ; CUNHA, Edson Ricardo Soares Pereira da (Org.) ; SALES, Maria Emilia da Cruz (Org.) ; SOUZA, Luiz Fernando Machado de Oliveira e (Org.) ; COSTA, F. R. (Org.) . Bibliografia da Zona Costeira Amazônica. Belém: Editora do Museo Emilio Goeldi, 2005. v. 1. 400p .

  • Souza-Filho, Pedro W. M. ; Lessa, Guilherme C. ; Cohen, Marcelo C. L. ; Costa, Francisco R. ; Lara, Ruben J. . The Subsiding Macrotidal Barrier Estuarine System of the Eastern Amazon Coast, Northern Brazil. In: Sérgio R. Dillenburg, Patrick A. Hesp. (Org.). Geology and Geomorphology of Holocene Coastal Barriers of Brazil. 200ed.Berlim: Springer Berlin Heidelberg, 2009, v. 107, p. 347-375.

  • GORAYEB, Paulo Sergio ; COSTA, F. R. ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e . Geomorfologia do parque Estadual da Serra das Martírios/andorinhas. In: Paulo Sergio Gorayeb. (Org.). Pesquisa multidisciplinares no Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas. 1ed.Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2008, v. , p. -.

  • SILVEIRA, Odete Fátima Machado da ; MENDES, Amilcar Carvalho ; SANTOS, Valdenira Ferreira dos ; SILVA, Cléa Araujo da ; CARMO, Alexandre Melo Casseb Do ; COSTA, F. R. ; SOUZA, Susane Rabelo de ; ALVES, Marcelo Augusto Moreno da Silva ; BORGES, Heloisa Vargas . Geologia Costeira, Oceanografia Geológica, Hidrogeologia e Meteorologia. In: Pedro Walfir Martins e Souza Filho;. (Org.). Bibliografia: Zona Costeira Amazônica, Brasil.. : , 2005, v. 1, p. 1-400.

  • SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; SALES, Maria Emilia da Cruz ; PROST, Maria Thereza Ribeiro da Costa ; COSTA, F. R. ; SOUZA, Luiz Fernando Machado de Oliveira e . Zona Costeira Amazônia: o cenário regional e os indicadores bibliométricos em C&T. In: Pedro Walfir Martins e Souza filho; Edson Ricardo S. P. da Cunha; Maria Emilia da Cruz Sales; Luiz Fernando Machado de Oliveira e Souza; Francisco Ribeiro da Costa. (Org.). Bibliografia: Zona Costeira Amazônica, Brasil.. : , 2005, v. 1, p. 1-400.

  • GUIMARAES, A. S. ; TRAVASSOS, P. ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; GONÇALVES, Fabrício Dias ; COSTA, F. R. . A participação da aqüicultura na conversão de áreas de manguezal em viveiros no litoral norte do estado de Pernambuco/Brasil: uma análise a partir de dados de sensoriamento remoto e SIG. In: XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009, Natal. Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2009. p. 4599-4606.

  • COSTA, F. R. ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e . Utilização de Modelos Digitais de Elevação na Representação do Relevo Submerso e emerso na Zona Costeira Amazônica. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007, Florianopolis. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoo, 2007. v. 1. p. 2485-2492.

  • SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; COSTA, F. R. ; GONÇALVES, Fabrício Dias . Use of multi-polarization L-band R99SAR for coastal wetland zone recognition in the Amazon Region. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto,, 2007, Florianopolis. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007. p. 5011-5018.

  • MARTINS, Elainy Do Socorro Farias ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; COSTA, F. R. ; ALVES, P. J. O. . Extração automatizada e caracterização da rede de drenagem e das bacias hidrográficas do nordeste do Pará ao noroeste do Maranhão a partir de imagens SRTM. In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007. p. 6827-6834.

  • COSTA, F. R. ; ABREU, Francisco de Assis Matos de . Neotectônica e Geometria de Aqüíferos da Região Metropolitana de Belém (RMB) - Pará. In: XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2005, João Pessoa. Anais do XVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2005.

  • COSTA, F. R. ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; GONÇALVES, Fabrício Dias ; SOUZA, Luiz Fernando Machado de Oliveira e . SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRAFICAS DO PROJETO PIATAM mar - SIGmar: UM SISTEMA DE SUPORTE A DECISÃO À EVENTOS DE DERRAMENTO DE ÓLEO NA ZONA COSTEIRA AMAZÔNICA. In: X Congresso da ABEQUA, 2005, Guaraparí. Anais do X Congresso da ABEQUA, 2005.

  • MARTINS, Elainy Do Socorro Farias ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; COSTA, F. R. . Análise das Variações da Linha de Costa através de Imagens de Sensores Remotos Orbitais e Sistemas de Informação Geográfica em Bragança, litoral nordeste do Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2004, Itajaí. Anais do CONGRESSO BRASILEIRO DE OCEANOGRAFIA, 2004.

  • IMBIRIBA JUNIOR, Manoel ; COSTA, F. R. . Recursos Hídricos: O caso dos mananciais dos lagos Bolonha e Água Preta na Região Metropolitana de Belém, Pará. In: 33ª Assembléia Nacional da ASSEMAE., 2003, Santo André - SP, 2003.

  • FIGUEIREDO, Andrei Batista de ; MATTA, Milton Antonio da Silva ; ALMEIDA, Fabiola Magalhães ; COSTA, F. R. . Fundamentos básicos para explotação de água subterrânea na Bacia do Tucunduba - Belém/Pa, como base para um modelo de desenvolvimento auto-sustentável.. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 2002, Florianopolis. ANAIS DO XII CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 2002. v. 1.

  • COSTA, F. R. ; ABREU, Francisco de Assis Matos de . Relação dos Sistemas de Fraturamento com os Aqüíferos na Parte Norte da (RMB) Região Metropolitana de Belém e sua Influência na Capacidade de Produção de Água. In: XII seminário de iniciação Cientifica da UFPa, 2001, Belem. Anais do XII seminário de iniciação Cientifica da UFPa. Belem: Editora da Universidade, 2001.

  • MORAES, M. C. S. ; MORAES, J. C. ; MATTA, Milton Antonio da Silva ; COSTA, F. R. . Relação entre Precipitação Pluviométrica é água subterrânea no setor Nordeste da cidade de Belém/Pa - Um estudo de Caso. In: XI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2000, Rio de Janeiro. Anais do XI Congresso Brasileiro de Meteorologia, 2000.

  • MATTA, Milton Antonio da Silva ; COSTA, F. R. ; MORAES, M. C. S. . Águas Superficiais e Subeterrânea da Região Oeste da cidade de Belém. In: 1ST joint World Congress on Groundwater, 2000, Fortaleza. Anais of 1ST joint World Congress on Groundwater, 2000.

  • COSTA, F. R. ; MATTA, Milton Antonio da Silva . Cartografia da área de invasão Riacho Doce como base para Planejamento Urbano. In: IX seminário de iniciação Cientifica da UFPa realizado de 20 à 23 de Novembro do 1998., 1998, Belém. Anais do IX seminário de iniciação Cientifica da UFPa. Belém: Editora da Universidade, 1998. v. 1. p. 145-145.

  • BRASIL, F. T. ; Pinheiro, A. V. R. ; SANTOS JUNIOR, A. E. ; COSTA, Francisco Ribeiro . Contribuição para a geologia do Município de Marabá - PA. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia, 2012, Santos, SP. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Geologia, 2012. v. 1.

  • SILVA, A. C. ; COSTA, F. R. . TÉCNICAS DE FUSÃO DE DADOS SAR E AEROGEOFÍSICA APLICADOS AO ESTUDO GEOLÓGICO DAS UNIDADES AFLORANTES NA REGIÃO DE CANAÃ DOS CARAJÁS ? SE DO CRÁTON AMAZONAS. In: 44º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 2008, Curitiba - PR. ANAIS DO 44º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 2008.

  • SOUSA, G. C. ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; COSTA, F. R. . Análise espaço-temporal da pesca da piramutaba Brachyplatystoma vaillantii (Valenciennes, 1840) na plataforma continental do Amazonas através do uso de sistema de Informação Geográfica (SIG). In: XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007, Florianopolis. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2007. p. 4723-4725.

  • SILVA, F. T. B. ; Pinheiro, A. V. R. ; SANTOS JUNIOR, A. E. ; COSTA, F. R. . Contribuição para a Geologia do município de Marabá. In: 46º Congresso Brasileiro de Geologia, 2012, Santos - São Paulo. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Geologia, 2012.

  • COSTA, F. R. ; VIANA, E. T. D. . GERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE BASE CARTOGRAFICAS A PARTIR DE DADOS SRTM PARA À REGIÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITACAIÚNAS, ENTORNO DA SERRA DOS CARAJÁS-PA. In: VIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão de Marabá, 2009, Marabá. Anais do VIII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão de Marabá. Marabá, 2009.

  • SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; LESSA, G. C. ; COHEN, M. C. L. ; COSTA, F. R. ; LARA, R. J. . Transgressive barrier estuarine system on a macrotidal coast in Amazon Region.. In: XI Congresso da ABEQUA, 2007, Belém. Anais do XI Congresso da ABEQUA. BELÉM: MUSEO GOELDI, 2007. p. 1-3.

  • MARTINS, Elainy Do Socorro Farias ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; COSTA, F. R. ; ALVES, P. J. O. . Extração automática de drenagem a partir de imagens SRTM. In: ABEQUA, 2007, BELÉM. ANAIS DA ABEQUA, 2007. p. 1-3.

  • COSTA, F. R. ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; GONÇALVES, Fabrício Dias ; SOUZA, Luiz Fernando Machado de Oliveira e ; BEISEL, Carlos ; MIRANDA, Fernando Pelon de . Sistemas de Informações Geográficas do Projeto PIATAM-mar. In: V Workshop do Projeto PIATAM-mar, 2005, Rio de Janeiro. Anais do V Workshop do Projeto PIATAM-mar, 2005. v. 1.

  • COSTA, F. R. ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e . Concepção e Modelagem de um Sistema de Informações Geográficas para o Projeto PIATMA-mar - SIGMAR. In: Congresso Internacional PIATAM, 2005, Manaus. Anais do Congresso Internacional PIATAM, 2005. v. 1. p. 192-193.

  • COSTA, F. R. ; MATTA, Milton Antonio da Silva ; PINHEIRO, F. G. R. ; FIALHO, R. . Utilização de SIG (Sistema de Informações Geográficas) na caracterização física da bacia do Tucunduba - Belém/PA, como base para uma Proposta de Desenvolvimento Sustentável. In: XII seminário de iniciação Cientifica da UFPa, 2001, Belém. anais do XII seminário de iniciação Cientifica da UFPa. Belém: Editora da Universidade, 2001.

  • COSTA, F. R. ; ABREU, Francisco de Assis Matos de . Geometria 3d dos Aqüíferos da Formação Barreiras na região norte de Belém. In: XI seminário de iniciação Cientifica da UFPa, 2000, Belém. Anais do XI seminário de iniciação Cientifica da UFPa. Belém: Editora da Universidade, 2000.

  • COSTA, F. R. ; ABREU, Francisco de Assis Matos de . Analise da Geometria dos Aqüíferos do Bairro do Umarizal como Base para uma proposta de Abastecimento de Água Subterrânea. In: X seminário de iniciação Cientifica da UFPa, 1999, Belém. Anais do X seminário de iniciação Cientifica da UFPa. Belém: Editora da Universidade, 1999.

  • COSTA, F. R. . Uso de dados lidar em Geologia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COSTA, F. R. . Utilização do Light Detection and Ranger (LIDAR) na avaliação tectono-geológica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VIANA, E. T. D. ; COSTA, F. R. . GERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE BASE CARTOGRAFICAS A PARTI DE DADOS SRTM PARA A REGIÃO DA ÁREA DA BACIA HIDROGRAFICA DO RIO ITACAIUNAS NO ENTORNO DA SERRA DOS CARAJÁS.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Araujo, T. N. ; COSTA, F. R. . EXTRAÇÃO DE FEIÇÕES MORFOTECTÔNICAS A PARTIR DE MDE (MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO): APLICAÇÃO EM ÁREA CHAVE NA ÁREA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITACAIUNAS NA SERRA DOS CARAJÁS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COSTA, F. R. . Utilização de Drones em Trabalhos Geológicos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; PROST, Maria Thereza Ribeiro da Costa ; MIRANDA, Fernando Pelon de ; BORGES, Heloisa Vargas ; COSTA, F. R. ; ALMEIDA, E.F ; ROCHA JUNIOR, Wilson . Atlas de Mapas de Sensibilidade Ambiental da Zona Costeira Amazônica, na Escala de 1:50.000 nas áreas de influencias dos portos. Relatório Final de Projeto PIATAM mar II ? Meta II. 2009. (Relatório de pesquisa).

SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; PROST, Maria Thereza Ribeiro da Costa ; MIRANDA, Fernando Pelon de ; BORGES, Heloisa Vargas ; COSTA, F. R. ; ALMEIDA, E.F ; ROCHA JUNIOR, Wilson . Atlas de Mapas de Sensibilidade Ambiental da Zona Costeira Amazônica, na Escala de 1:10.000 nas áreas dos portos. Relatório Final de Projeto PIATAM mar II ? Meta III.. 2009. (Relatório de pesquisa).

SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; PROST, Maria Thereza Ribeiro da Costa ; MIRANDA, Fernando Pelon de ; BORGES, Heloisa Vargas ; COSTA, F. R. ; ALMEIDA, E.F ; ROCHA JUNIOR, Wilson . Atlas de Mapas de Sensibilidade Ambiental da Zona Costeira Amazônica, na Escala de 1:250.000. Segundo o corte cartográfico internacional ao milionésimo. Relatório Final de Projeto PIATAM mar II ? Meta 1. 2009. (Relatório de pesquisa).

COSTA, F. R. ; SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; ROCHA JUNIOR, Wilson . Sistema de Informações Geograficas da zona Costeira Amazônica - SIGmar. 2008. (Cartas, mapas ou similares/Outra).

SOUZA FILHO, Pedro Walfir Martins e ; GONÇALVES, Fabrício Dias ; MIRANDA, Fernando Pelon de ; BEISEL, Carlos ; VINZON, Suzana ; ALMEIDA, E.F ; GALLO, Marcos ; COSTA, F. R. ; CUNHA, Edson Ricardo Soares Pereira da . Potenciais Impactos Ambientais do Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica (PIATAM mar) ? Fase 1: Análise de Dados Pretéritos. 2004. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    PROJETO TAUARI VIVO, Descrição: TAUARI VIVO!: Monitoramento, conservação e reestruturação de ecossistemas e agroecossistemas marginais ao rio Tauarizinho para restauração ecológica das áreas de proteção permanente e adjacências configurando corredores fornecedores de serviços ecossistêmicos. Este é conjunto de ações de pesquisa, ensino e extensão executadas pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará com o apoio de instituições parceiras como atuação educativa e científica interinstitucional em ecossistemas amazônicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Coordenador / Ana Valéria dos Reis Pinheiro - Integrante / Andréa Hentz de Mello - Integrante / Diego de Macedo Rodrigues - Integrante / Danilo Elias de Oliveira - Integrante / Raquel Ribeiro da Silva - Integrante / Elias da Silva Albuquerque - Integrante / JOANA LUIZA PIRES SIQUEIRA - Integrante / BERNARDO TOMCHINSKY - Integrante / LAIS MENEZES DA COSTA SOUSA - Integrante.

  • 2012 - Atual

    LEVANTAMENTO GEOESPELEOLÓGICO DE CAVIDADES NATURAIS DA UNIDADE ESPELEOLÓGICA DE CARAJÁS, PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁ-PA, Descrição: O Projeto LEVANTAMENTO GEOESPELEOLÓGICO DE CAVIDADES NATURAIS DA UNIDADE ESPELEOLÓGICA DE CARAJÁS, PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS ? PA (PROCAV) que engloba linhas de pesquisa em Mineralogia e Geoquímica, Petrologia, Sedimentologia e Estratigrafia, Geologia Estrutural, Hidrogeologia, Geomorfologia e Sensoriamento Remoto, contempla recursos financeiros para aquisição de equipamentos para pesquisa, reforma e ampliação de infra-estrutura no Campus II, além de concessão de bolsas de pesquisa ao nível de graduação e pós-graduação. Coordenado por pesquisadores da Faculdade de Geologia de Marabá, o PROCAV tem a participação de vários pesquisadores da UFPA/Campus de Marabá, além de funcionário da VALE, que irão realizar estudos científicos geoespeleológicos e geológicos em Carajás, especialmente, em áreas de influência de projetos de mineração. O PROCAV representa, sobretudo, uma ação que contribuirá quantitativa e qualitativamente na formação de recursos humanos, fato de extrema necessidade para atender às demandas regionais, no que concerne o desenvolvimento social, econômico e tecnológico no Sul e Sudeste do Estado do Pará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Moacir José Buenano Macambira - Integrante / Claudio Nery Lamarão - Integrante / Ana Valéria dos Reis Pinheiro - Integrante / Antonio Emidio dos Santos Junior - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    EVOLUÇÃO GEODINÂMICA E ASPECTOS METALOGENÉTICOS DA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS (PA): IMPLICAÇÕES PARA GÊNESE DE DEPÓSITOS MINERAIS E PERSPECTIVAS PARA NOVAS DESCOBERTAS, Descrição: A Província Mineral de Carajás situada no sudeste do Cráton Amazônico, é formada por rochas pré-cambrianas e representa uma das maiores e mais importantes províncias metalogenéticas do mundo, com a corrência de uma grande diversidade de depósitos minerais, onde se destacam os depósitos de Fe, Au, Mn, Ni, Cu, Sn e com perspectivas de novas descobertas. Apesar dos significativos avanços em pesquisa mineral na região, ainda existem vários questionamentos sobre seu contexto evolutivo, por exemplo: qual a relação tectônica e o limite entre os terrenos arqueanos de Rio Maria e a Bacia ou Bloco Carajás? Como se deu a interação entre as associações mesoarqueanas e neoarqueanas formadas nesta província? Quais as implicações destes domínios distintos em termos metalogenéticos? Quais as relações entre o magmatismo granítico e as mineralizações nesta província? Como pode ser explicado o contraste observado entre o Terreno Granito-Greenstone de Rio Maria (TGGRM) e a Bacia Carajás em termos de séries magmáticas granitóides? Como se dá a passagem entre os dois domínios mencionados da Província Carajás? A região da Serra dos Carajás propriamente dita constitui um bloco tectônico neoarqueano mais jovem que evoluiu independentemente do TGGRM mesoarqueano ou representa uma bacia formada em estrutura de rifte edificada sobre aquele terreno e afetada por evento colisional no Neoarqueano? Quais as relações estratigráficas e estruturais entre os terrenos arqueanos e proterozóicos da região? Qual a configuração paleogregráfica da Bacia de Carajás onde estão alojadas as maiores reservas minerais do mundo? Quais as fontes e os processos sedimentares envolvidos na formação dos depósitos minerais? Qual a relação do controle estrutural e estratigráfico nas ocorrências minerais e qualidade dos minérios?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Roberto Dall'Agnol - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Integrante / Moacir José Buenano Macambira - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Coordenador / José de Arimatéia Costa de Almeida - Integrante / Gilmara Regina Lima Feio - Integrante / Fernando Jacques Althoff - Integrante / Elton Tavares Dourado Viana - Integrante / Carlos Marcello Dias Fernandes - Integrante / Thiago do Nascimento Araujo - Integrante / Antonio Emidio dos Santos Junior - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro / COMPANHIA VALE - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    Limites da Província Amazônia Central: Implicações para a evolução geodinâmica da parte oriental do Cráton Amazônico e implantação de métodos em geologia isotópica, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Moacir José Buenano Macambira - Coordenador / Roberto Vizeu Lima Pinheiro - Integrante., Financiador(es): CT-Mineral/CNPq - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    EVOLUÇÃO GEOLÓGICA PRÉ-CAMBRIANA DA AMAZÔNIA ORIENTAL E OS DEPÓSITOS MINERAIS ASSOCIADOS: EXEMPLO DA PROVÍNCIA MENERAL DE CARAJÁS, Descrição: Tem caráter científico e multidisciplinar que enfoca as áreas de mapeamento geológico, petrologia, sedimentologia, geologia estrutural, estratigrafia, geoquímica e geocronologia, para integrar informações a fim de investigar a história geológica de rochas pré-cambrianas da Província Mineral de Carajás, bem como caracterizar e propôs modelos de origem, evolução e padrão de distribuição para os depósitos minerais associados. O Projeto adota três áreas-piloto: o Sistema Transcorrente de Carajás, que engloba as Minas de Manganês do Azul/Formação Águas Claras (Área 1) e as Minas de Ferro N4E e N4W (Área 2), e a região denominada de Domínio de Transição (Canaã dos Carajas e Sussego) (Área 3). Estas áreas foram escolhidas pela suas características geológicas e metalogenéticas peculiares, uma vez que possuem excelentes exposições de rochas arqueanas e proterozóicas, particularmente, contendo um grande volume de depósitos minerais metálicos com viabilidade econômica. A pesquisa abordará mofelos petrológicos, estruturais, sedimentológicos, estratigráficos, geocronológicos, geoquímicos, sensoriamente remoto, que permitirão o levantamento de um grande volume de informações... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Coordenador / Moacir José Buenano Macambira - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Integrante / Roberto Vizeu Lima Pinheiro - Integrante., Financiador(es): CT-Mineral/CNPq - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    RECONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA DEPOSICIONAL, EVOLUÇÃO ESTRATIGRÁFICA E PROVENIÊNCIA DE DEPÓSITOS SEDIMENTARES PRÉ-CAMBRIANOS, REGIÃO SUDESTE DO CRATON AMAZÔNICO, Descrição: O projeto enfoca a geologia, estratigrafia, geoquímica e geocronologia para investigar a história deposicional, evolução estratigráfica, proveniência e ambientação tectônica de rochas sedimentares pré-cambrianas do sudeste do Cráton Amazônico. Emprega modelos de associações e de sucessão de fácies, estratigrafia de seqüências, técnicas em petrologia sedimentar e indicadores de proveniência. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Coordenador., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    GEOLOGIA, GEOQUÍMICA, GEOCRONOLOGIA E ASPECTOS METALOGENÉTICOS DAS ASSOCIAÇÕES MAGMÁTICAS E METAMÓRFICAS DE ALTO GRAU DO DOMÍNIO DE TRANSIÇÃO ENTRE O TERRENO GRANITO-GREENSTONE DE RIO MARIA - PMC, Descrição: Projeto FAPESPA UNIVERSAL - PROCESSO: 133/2008 - A Província Mineral de Carajás (PMC) situada na porção sudeste do Cráton Amazônico, é considerada uma das mais importantes províncias metalogenéticas do mundo, com uma grande diversidade de depósitos minerais, onde destacam-se depósitos de Fe, Au, Mn, Ni, Cu, Sn e com perspectivas de novas descobertas. Isto motivou a realização de diversos estudos, os quais produziram uma grande quantidade de informações, melhorando substancialmente a qualidade dos mapas geológicos e possibilitando a individualização e correlação de unidades litoestratigráficas distintas. O Grupo de Pesquisa Petrologia de Granitóides (GPPG) - UFPA tem concentrado suas atividades na porção sul da Amazônia Oriental, visando o estudo de maior detalhe da evolução das rochas granitóides e de rochas afins. Dando continuidade aos estudos desenvolvidos pelo GPPG para caracterizar as rochas granitóides da Amazônia e esclarecer seu potencial metalogenético, as pesquisas planejadas para o presente projeto estão direcionadas para a PMC, em particular para a região do Domínio de Transição entre o Terreno Granito-Greenstone de Rio Maria (TGGRM) e a Bacia Carajás (BC), sudeste do Estado do Pará (Figura 1, em anexo). As atividades de pesquisa previstas neste projeto envolvem diferentes temas e estão relacionadas fundamentalmente àquelas desenvolvidas por estudantes de doutorado, mestrado, concluintes de graduação, bolsistas de iniciação científica e professores membros do GPPG (UFPA Campus Belém e Marabá), todos com uma problemática específica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Moacir José Buenano Macambira - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Coordenador / Roberto Dall'Agnol - Integrante / Claudio Nery Lamarão - Integrante / José de Arimatéia Costa de Almeida - Integrante / Gilmara Regina Lima Feio - Integrante / Marcelo Augusto de Oliveira - Integrante / Fernando Jacques Althoff - Integrante / Fabriciana Vieira Guimarães - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    PETROLOGIA DOS GRANITÓIDES ARQUEANOS E PALEOPROTEROZÓICOS DA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS, Descrição: O Grupo de Pesquisa Petrologia de Granitóides têm como linha de pesquisa central, o estudo de rochas magmáticas e mineralizações associadas. Dentro desta linha, é proposto como principal objetivo deste projeto, o estudo da petrogênese e evolução de rochas granitóides que ocorrem no Terreno Granito-Greenstone de Rio Maria, além da caracterização daqueles que compõem o domínio de transição entre o mesmo e a Bacia Carajás, visando o melhor entendimento dessas áreas, bem como a avaliação do potencial metalogenético das mesmas. Dentro desse objetivo principal destacam-se as pesquisas voltadas para: Granitos anorogênicos e granitos do tipo A do Proterozóico, com destaque para os granitos rapakivi e rochas associadas; Granitóides arqueanos; Processos hidrotermais e mineralizações associados com granitóides; Magmatismo básico e suas relações com a granitogênese. Outra sublinha importante de pesquisa é denominada Petrologia Magnética de Granitóides , voltada para estudos de suscetibilidade magnética (SM), minerais óxidos de Fe e Ti e potencial metalogenético de granitóides. Além dos objetivos já assinalados, o grupo de pesquisa tem procurado efetuar estudos de geocronologia, geoquímica isotópica e metalogênese das rochas de seu interesse. A integração desses dados com os de petrogênese e litogeoquímica tem permitido avanços expressivos na compreensão da evolução crustal do Cráton Amazônico. Isso tem sido feito através de interação com os pesquisadores dos grupos de pesquisa de Geologia Isotópica e Metalogênese do Centro de Geociências da UFPA e de colaboração com pesquisadores do outras instituições. Destacam-se aqui as colaborações mantidas com Fernando J. Althoff (Unisinos), Hilton T. Costi (MPEG), João Batista Corrêa da Silva (DGF CG UFPA), Jorge Bettencourt e Caetano Juliani (IG-USP), Marcio Martins Pimentel (IG-UnB), O. Tapani Rämö (Universidade de Helsinque, Finlândia); Michel Pichavant e Bruno Scaillet (ISTO, Orléans, França) e Waldir Paradella (INPE). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Moacir José Buenano Macambira - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Integrante / Roberto Dall'Agnol - Coordenador / Claudio Nery Lamarão - Integrante / José de Arimatéia Costa de Almeida - Integrante / Gilmara Regina Lima Feio - Integrante / Marcelo Augusto de Oliveira - Integrante / Fernando Jacques Althoff - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    ESI mapping for oil spill in the Amazon coast from RADARSAT, Descrição: The main objective of this project is to develop a new product and innovative application solutions for multi-temporal environmental sensitivity mapping for oil spill response in the Amazon region. This initiative will be based on new capabilities of RADARSAT-2 in the coastal zone mapping and monitoring, related to Polarimetric, high spatial and temporal resolution. This project intends to provide product and service for the coastal and marine integrated management, representing the best synergy among academy, industry and goverment.. Specific objectives include: Monitoring changing in coastal environments from RADARSAT through i) recognizing and mapping of coastal environments; ii) monitoring backscattering of SAR data in response to environmental changes related to tidal range and weather conditions (rainfall, temperature, winds, etc.); iv) flood monitoring in response to macrotidal range (6m in height); v) shoreline mapping - erosion and accretion monitoring; and vi) high resolution multi-sensor data fusion to coastal environment mapping. .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Pedro Walfir Martins e Souza Filho - Coordenador / Fabrício Dias Gonçalves - Integrante / Waldir Renato Paradella - Integrante., Financiador(es): Canadian Space Agency - Cooperação.

  • 2004 - 2008

    Potenciais Impactos Ambientais do Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica - Fase 1: Análise de Dados Pretéritos, Descrição: O objetivo geral deste projeto é gerar cartas de sensibilidade ambiental ao derramamento de óleo (Cartas SAO), como uma alternativa operacional para o monitoramento e mapeamento da zona costeira amazônica. As cartas SAO serão geradas em um sistema de informação geográfica (Arc GIS 9.0), aqui denominado SIGmar. Tais resultados fornecerão subsídios para a utilização do INFOPAE na costa amazônica. Para que o objetivo geral deste projeto seja alcançado, alguns objetivos específicos devem ser atingidos. Abaixo segue a descrição destes em ordem de importância, relacionados aos produtos a serem apresentados no item 4. -Elaboração das cartas SAO das áreas em estudo em escala estratégica (1:250.000), tática (1:50.000) e operacional (1:10.000). -Desenvolver e implantar um Sistema de informação geográfica (SIGmar), associado a um banco de dados sócio-ambiental. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Pedro Walfir Martins e Souza Filho - Coordenador / Edson Ricardo Soares Pereira da Cunha - Integrante / Maria Emilia da Cruz Sales - Integrante / Odete Fátima Machado da Silveira - Integrante / Amilcar Carvalho Mendes - Integrante / Valdenira Ferreira dos Santos - Integrante / Alexandre Melo Casseb do Carmo - Integrante / Susane Rabelo de Souza - Integrante / Marcelo Augusto Moreno da Silva Alves - Integrante / Fabrício Dias Gonçalves - Integrante / Luiz Fernando Machado de Oliveira e Souza - Integrante / Fernando Pelon de Miranda - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2004 - 2004

    Fundamentos Básicos para a utilização das águas Subterrâneas no Abastecimento da Região Metropolitana de Belém., Descrição: Levantamento dos fundamentos Básicos para a utilização das águas Subterrâneas na Abastecimento da Região Metropolitana de Belém. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Milton Antonio da Silva Matta - Coordenador / Francisco de Assis Matos de Abreu - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2008

    Caracterização de Depósitos Minerais em Distritos Mineiros da Amazônia, Depósitos de Bauxitas do Pará,, Descrição: O Projeto de caracterização de depósitos em distritos mineiros da Amazônia é uma iniciativa da Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB) juntamente com o Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM), com recursos da FINEP, CNPq, DNPM e de empresas de mineração. Trata-se de um esforço conjunto de governo-empresa-universidade, abordando vários depósitos minerais na Província Mineral de Carajás, envolvendo a Companhia Vale do Rio Doce e sua associada DOCEGEO e várias universidades brasileiras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Basile Kotschoubey - Coordenador., Financiador(es): Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    Consultor em Geoprocessamento do Projeto "Uso de Geoprocessamento no desenvolvimento de metodologias para avaliação da Sustentabilidade no Uso da Água em Belém", Descrição: Uso de Geoprocessamento no desenvolvimento de metodologias para avaliação da Sustentabilidade no Uso da Água em Belém. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado do Pará - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2003

    Mapa acústico de Belém, Descrição: Este projeto visa mapear as principais fontes emitentes de poluição sonora no municipio de belém, utilizando uma metodologia desenvolvida para fazer a captura de informações sonoras durante a semana excetuando-se feriados e finais de semana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    Fundamentos Hidrogeologicos para a Gestão dos Recursos Hídricos da Região de Belém, Ananindeua e Barcarena" com o projeto de Mestrado intitulado: Influência da neotectônica sobre os arranjos geométricos dos aqüíferos na Região Metropolitana de Belém - Es, Descrição: Estudo das águas subterrrâneas de Belém quanto a seus potenciais para a economia do Estado do Pará. estudointegrado envolvendo geologia, hidrogeologia, hidrologia, sedimentologia, socio-economia, hidrogeoquímica para proporcionar o entendimento dos diversos aspectos dos recursos hídricos da região. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Milton Antonio da Silva Matta - Integrante / Francisco de Assis Matos de Abreu - Coordenador., Financiador(es): Governo do Estado do Pará - Auxílio financeiro.

  • 1999 - 2000

    Recursos Hídricos Subterrâneos de Belém: um bem mineral estratégico para o Desenvolvimento Econômico do Pará e para a Melhoria da Qualidade de vida da população" com o subprojeto de Iniciação Cientifica intitulado: "Relação dos Sistemas de Fraturamentos c, Descrição: Estudo das águas subterrrâneas de Belém quanto a seus potenciais para a economia do Estado do Pará. estudointegrado envolvendo geologia, hidrogeologia, hidrologia, sedimentologia, socio-economia, hidrogeoquímica para proporcionar o entendimento dos diversos aspectos dos recursos hídricos da região. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Milton Antonio da Silva Matta - Coordenador / Francisco de Assis Matos de Abreu - Integrante., Financiador(es): Governo do Estado do Pará - Auxílio financeiro.

  • 1998 - 1999

    Águas de Belém, Geotecnia e ocupação do meio físico: Um estudo integrado dos recursos hídricos e da geotecnia da Região Metropolitana de Belém-Pa" com o subprojeto de Iniciação Cientifica intitulado: "Analise da Geometria dos Aqüíferos do Bairro do Umariz, Descrição: Estudo dos Aspectos Hidrogeológicos e da Geotecnia da Região Metropolitana de Belém através de uma investigação multidisciplinar, envolvendo geologia, geotecnia, sensoriamento remoto, hidrogeologia e aspectos meteorológicos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Milton Antonio da Silva Matta - Coordenador / Francisco de Assis Matos de Abreu - Integrante., Financiador(es): Governo do Estado do Pará - Auxílio financeiro.

  • 1997 - 1998

    Águas de Belém, Geotecnia e ocupação do meio físico: Um estudo integrado dos recursos hídricos e da geotecnia da Região Metropolitana de Belém-Pa" com o subprojeto de Iniciação Cientifica intitulado: "Cartografia da área de invasão Riacho Doce como base p, Descrição: Estudo dos Aspectos Hidrogeológicos e da Geotecnia da Região Metropolitana de Belém através de uma investigação multidisciplinar, envolvendo geologia, geotecnia, sensoriamento remoto, hidrogeologia e aspectos meteorológicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Milton Antonio da Silva Matta - Coordenador / Francisco de Assis Matos de Abreu - Integrante., Financiador(es): Governo do Estado do Pará - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - Atual

    CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA EM GEOCIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ECONOMIA MINERAL NA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS - Convênio FINEP/UFPA/FADESP, Descrição: Apoio para ampliação da infraestrutura do Curso de Graduação em Geologia do Campus II de Marabá/UFPA e Implantação da Pós-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais no valor totla de R$ 3.000.000,00 liberado em dois repasses: um novalor de R$ 1.800.000,00 em junho de 2008 e outro no valor de R$ 1.200.000,00 para fevereiro de 2010. Principais itens apoiados: 1- Construção de um prédio de 1100m2 (mil e cem metros quadrados)em dois pavimentos onde abrigará, no andar térreo, o prédio de graduação em geologia com os laboratórios de Mineralogia, Petrografia, Geoprocessamento, Minerais Pesados, Geologia Econômica e Microscopia Eletrônica de Varredura. No segundo piso será destinado ao Programa de Pos-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais, onde contará com: Secretaria, salas de alunos, sala de docentes, sala multi-mídia, lab. informática e 04 salas de aula; 2 - Prédio de aproximadamente 300m2 que atenderá três laboratórios de tratamento de amostras: Laminação de rocha(geologia), Cerâmica (Eng. Materiais) e Tratamento de Minérios (Eng. Minas); 3- Veículo utilitário para pesquisa de campo; Equipamentos para pesquisa e suporte para ensino (microscopios óticos e eletrônico de varreduara, data-show, politrizes, maquina de corte, computadores, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Coordenador / Roberto Dall'Agnol - Integrante / Carlos Marcello Dias Fernandes - Integrante / Carlos Edilson de Almeida Maneschy; - Integrante / Joel Buenano Macambira - Integrante / João Batista Corrêa da Silva; - Integrante / Leonardo Brasil Felipe - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Outra.

  • 2005 - 2007

    Sistema Espacial de Análise Ambiental ALUNORTE, Descrição: No ano de 2002 a ALUNORTE investiu no desenvolvimento do Projeto "Mapeamento das Áreas de Preservação Permanente a partir de Imagens do Satélite Landsat 7 ETM para Fins de Locação dos Depósitos de Rejeitos Sólidos da ALUNORTE", sob a responsabilidade do Dr. Pedro Walfir M. Souza Filho. Este trabalho teve como finalidade principal mapear e quantificar preliminarmente as áreas de expansão pertencentes a ALUNORTE, por meios de tele-processamento, imagens de sensores remotos para melhor direcionar as pesquisa de campo quanto a utilização dessa áreas. Os estudos da estrutura superficial da paisagem tiveram como objetivos fundamentais apresentar a compartimentação geomorfológica, as características das unidades geomorfológicas e das formas de relevo, e suas relações com a rede hidrográfica. Este estudo permitiu a quantificação das áreas de interflúvios mais propícias para a utilização, das áreas de preservação permanente associadas a áreas de várzea, áreas marginais aos rios e as linhas de transmissão de energia. Tais resultados motivaram a ALUNORTE a investir no desenvolvimento de um Sistema Espacial de Análise Ambiental, que representa a essência deste trabalho. O objetivo do projeto é estruturar e consolidar, em meio digital, um Sistema Espacial de Análise Ambiental contento todas as informações disponíveis na área de influência do Empreendimento, de modo a efetuar a análise integrada dos dados contidos no sistema que permita o 'Gerenciamento Proativo" para obter a otimização técnica sem passivos e co-responsabilidades ambientais. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Pedro Walfir Martins e Souza Filho - Coordenador., Financiador(es): Alumina do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA EM GEOCIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ECONOMIA MINERAL NA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS - Convênio FINEP/UFPA/FADESP, Descrição: Apoio para ampliação da infraestrutura do Curso de Graduação em Geologia do Campus II de Marabá/UFPA e Implantação da Pós-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais no valor totla de R$ 3.000.000,00 liberado em dois repasses: um novalor de R$ 1.800.000,00 em junho de 2008 e outro no valor de R$ 1.200.000,00 para fevereiro de 2010. Principais itens apoiados: 1- Construção de um prédio de 1100m2 (mil e cem metros quadrados)em dois pavimentos onde abrigará, no andar térreo, o prédio de graduação em geologia com os laboratórios de Mineralogia, Petrografia, Geoprocessamento, Minerais Pesados, Geologia Econômica e Microscopia Eletrônica de Varredura. No segundo piso será destinado ao Programa de Pos-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais, onde contará com: Secretaria, salas de alunos, sala de docentes, sala multi-mídia, lab. informática e 04 salas de aula; 2 - Prédio de aproximadamente 300m2 que atenderá três laboratórios de tratamento de amostras: Laminação de rocha(geologia), Cerâmica (Eng. Materiais) e Tratamento de Minérios (Eng. Minas); 3- Veículo utilitário para pesquisa de campo; Equipamentos para pesquisa e suporte para ensino (microscopios óticos e eletrônico de varreduara, data-show, politrizes, maquina de corte, computadores, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Coordenador / Roberto Dall'Agnol - Integrante / Carlos Marcello Dias Fernandes - Integrante / Carlos Edilson de Almeida Maneschy; - Integrante / Joel Buenano Macambira - Integrante / João Batista Corrêa da Silva; - Integrante / Leonardo Brasil Felipe - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Outra.

  • 2005 - 2007

    Sistema Espacial de Análise Ambiental ALUNORTE, Descrição: No ano de 2002 a ALUNORTE investiu no desenvolvimento do Projeto "Mapeamento das Áreas de Preservação Permanente a partir de Imagens do Satélite Landsat 7 ETM para Fins de Locação dos Depósitos de Rejeitos Sólidos da ALUNORTE", sob a responsabilidade do Dr. Pedro Walfir M. Souza Filho. Este trabalho teve como finalidade principal mapear e quantificar preliminarmente as áreas de expansão pertencentes a ALUNORTE, por meios de tele-processamento, imagens de sensores remotos para melhor direcionar as pesquisa de campo quanto a utilização dessa áreas. Os estudos da estrutura superficial da paisagem tiveram como objetivos fundamentais apresentar a compartimentação geomorfológica, as características das unidades geomorfológicas e das formas de relevo, e suas relações com a rede hidrográfica. Este estudo permitiu a quantificação das áreas de interflúvios mais propícias para a utilização, das áreas de preservação permanente associadas a áreas de várzea, áreas marginais aos rios e as linhas de transmissão de energia. Tais resultados motivaram a ALUNORTE a investir no desenvolvimento de um Sistema Espacial de Análise Ambiental, que representa a essência deste trabalho. O objetivo do projeto é estruturar e consolidar, em meio digital, um Sistema Espacial de Análise Ambiental contento todas as informações disponíveis na área de influência do Empreendimento, de modo a efetuar a análise integrada dos dados contidos no sistema que permita o 'Gerenciamento Proativo" para obter a otimização técnica sem passivos e co-responsabilidades ambientais. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Pedro Walfir Martins e Souza Filho - Coordenador., Financiador(es): Alumina do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA EM GEOCIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ECONOMIA MINERAL NA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS - Convênio FINEP/UFPA/FADESP, Descrição: Apoio para ampliação da infraestrutura do Curso de Graduação em Geologia do Campus II de Marabá/UFPA e Implantação da Pós-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais no valor totla de R$ 3.000.000,00 liberado em dois repasses: um novalor de R$ 1.800.000,00 em junho de 2008 e outro no valor de R$ 1.200.000,00 para fevereiro de 2010. Principais itens apoiados: 1- Construção de um prédio de 1100m2 (mil e cem metros quadrados)em dois pavimentos onde abrigará, no andar térreo, o prédio de graduação em geologia com os laboratórios de Mineralogia, Petrografia, Geoprocessamento, Minerais Pesados, Geologia Econômica e Microscopia Eletrônica de Varredura. No segundo piso será destinado ao Programa de Pos-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais, onde contará com: Secretaria, salas de alunos, sala de docentes, sala multi-mídia, lab. informática e 04 salas de aula; 2 - Prédio de aproximadamente 300m2 que atenderá três laboratórios de tratamento de amostras: Laminação de rocha(geologia), Cerâmica (Eng. Materiais) e Tratamento de Minérios (Eng. Minas); 3- Veículo utilitário para pesquisa de campo; Equipamentos para pesquisa e suporte para ensino (microscopios óticos e eletrônico de varreduara, data-show, politrizes, maquina de corte, computadores, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Coordenador / Roberto Dall'Agnol - Integrante / Carlos Marcello Dias Fernandes - Integrante / Carlos Edilson de Almeida Maneschy; - Integrante / Joel Buenano Macambira - Integrante / João Batista Corrêa da Silva; - Integrante / Leonardo Brasil Felipe - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Outra.

  • 2005 - 2007

    Sistema Espacial de Análise Ambiental ALUNORTE, Descrição: No ano de 2002 a ALUNORTE investiu no desenvolvimento do Projeto "Mapeamento das Áreas de Preservação Permanente a partir de Imagens do Satélite Landsat 7 ETM para Fins de Locação dos Depósitos de Rejeitos Sólidos da ALUNORTE", sob a responsabilidade do Dr. Pedro Walfir M. Souza Filho. Este trabalho teve como finalidade principal mapear e quantificar preliminarmente as áreas de expansão pertencentes a ALUNORTE, por meios de tele-processamento, imagens de sensores remotos para melhor direcionar as pesquisa de campo quanto a utilização dessa áreas. Os estudos da estrutura superficial da paisagem tiveram como objetivos fundamentais apresentar a compartimentação geomorfológica, as características das unidades geomorfológicas e das formas de relevo, e suas relações com a rede hidrográfica. Este estudo permitiu a quantificação das áreas de interflúvios mais propícias para a utilização, das áreas de preservação permanente associadas a áreas de várzea, áreas marginais aos rios e as linhas de transmissão de energia. Tais resultados motivaram a ALUNORTE a investir no desenvolvimento de um Sistema Espacial de Análise Ambiental, que representa a essência deste trabalho. O objetivo do projeto é estruturar e consolidar, em meio digital, um Sistema Espacial de Análise Ambiental contento todas as informações disponíveis na área de influência do Empreendimento, de modo a efetuar a análise integrada dos dados contidos no sistema que permita o 'Gerenciamento Proativo" para obter a otimização técnica sem passivos e co-responsabilidades ambientais. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Pedro Walfir Martins e Souza Filho - Coordenador., Financiador(es): Alumina do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA EM GEOCIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ECONOMIA MINERAL NA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS - Convênio FINEP/UFPA/FADESP, Descrição: Apoio para ampliação da infraestrutura do Curso de Graduação em Geologia do Campus II de Marabá/UFPA e Implantação da Pós-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais no valor totla de R$ 3.000.000,00 liberado em dois repasses: um novalor de R$ 1.800.000,00 em junho de 2008 e outro no valor de R$ 1.200.000,00 para fevereiro de 2010. Principais itens apoiados: 1- Construção de um prédio de 1100m2 (mil e cem metros quadrados)em dois pavimentos onde abrigará, no andar térreo, o prédio de graduação em geologia com os laboratórios de Mineralogia, Petrografia, Geoprocessamento, Minerais Pesados, Geologia Econômica e Microscopia Eletrônica de Varredura. No segundo piso será destinado ao Programa de Pos-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais, onde contará com: Secretaria, salas de alunos, sala de docentes, sala multi-mídia, lab. informática e 04 salas de aula; 2 - Prédio de aproximadamente 300m2 que atenderá três laboratórios de tratamento de amostras: Laminação de rocha(geologia), Cerâmica (Eng. Materiais) e Tratamento de Minérios (Eng. Minas); 3- Veículo utilitário para pesquisa de campo; Equipamentos para pesquisa e suporte para ensino (microscopios óticos e eletrônico de varreduara, data-show, politrizes, maquina de corte, computadores, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Coordenador / Roberto Dall'Agnol - Integrante / Carlos Marcello Dias Fernandes - Integrante / Carlos Edilson de Almeida Maneschy; - Integrante / Joel Buenano Macambira - Integrante / João Batista Corrêa da Silva; - Integrante / Leonardo Brasil Felipe - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Outra / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Sistema Espacial de Análise Ambiental ALUNORTE, Descrição: No ano de 2002 a ALUNORTE investiu no desenvolvimento do Projeto "Mapeamento das Áreas de Preservação Permanente a partir de Imagens do Satélite Landsat 7 ETM para Fins de Locação dos Depósitos de Rejeitos Sólidos da ALUNORTE", sob a responsabilidade do Dr. Pedro Walfir M. Souza Filho. Este trabalho teve como finalidade principal mapear e quantificar preliminarmente as áreas de expansão pertencentes a ALUNORTE, por meios de tele-processamento, imagens de sensores remotos para melhor direcionar as pesquisa de campo quanto a utilização dessa áreas. Os estudos da estrutura superficial da paisagem tiveram como objetivos fundamentais apresentar a compartimentação geomorfológica, as características das unidades geomorfológicas e das formas de relevo, e suas relações com a rede hidrográfica. Este estudo permitiu a quantificação das áreas de interflúvios mais propícias para a utilização, das áreas de preservação permanente associadas a áreas de várzea, áreas marginais aos rios e as linhas de transmissão de energia. Tais resultados motivaram a ALUNORTE a investir no desenvolvimento de um Sistema Espacial de Análise Ambiental, que representa a essência deste trabalho. O objetivo do projeto é estruturar e consolidar, em meio digital, um Sistema Espacial de Análise Ambiental contento todas as informações disponíveis na área de influência do Empreendimento, de modo a efetuar a análise integrada dos dados contidos no sistema que permita o 'Gerenciamento Proativo" para obter a otimização técnica sem passivos e co-responsabilidades ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Pedro Walfir Martins e Souza Filho - Coordenador., Financiador(es): Alumina do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA EM GEOCIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ECONOMIA MINERAL NA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS - Convênio FINEP/UFPA/FADESP, Descrição: Apoio para ampliação da infraestrutura do Curso de Graduação em Geologia do Campus II de Marabá/UFPA e Implantação da Pós-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais no valor totla de R$ 3.000.000,00 liberado em dois repasses: um novalor de R$ 1.800.000,00 em junho de 2008 e outro no valor de R$ 1.200.000,00 para fevereiro de 2010. Principais itens apoiados: 1- Construção de um prédio de 1100m2 (mil e cem metros quadrados)em dois pavimentos onde abrigará, no andar térreo, o prédio de graduação em geologia com os laboratórios de Mineralogia, Petrografia, Geoprocessamento, Minerais Pesados, Geologia Econômica e Microscopia Eletrônica de Varredura. No segundo piso será destinado ao Programa de Pos-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais, onde contará com: Secretaria, salas de alunos, sala de docentes, sala multi-mídia, lab. informática e 04 salas de aula; 2 - Prédio de aproximadamente 300m2 que atenderá três laboratórios de tratamento de amostras: Laminação de rocha(geologia), Cerâmica (Eng. Materiais) e Tratamento de Minérios (Eng. Minas); 3- Veículo utilitário para pesquisa de campo; Equipamentos para pesquisa e suporte para ensino (microscopios óticos e eletrônico de varreduara, data-show, politrizes, maquina de corte, computadores, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Coordenador / Roberto Dall'Agnol - Integrante / Carlos Marcello Dias Fernandes - Integrante / Carlos Edilson de Almeida Maneschy; - Integrante / Joel Buenano Macambira - Integrante / João Batista Corrêa da Silva; - Integrante / Leonardo Brasil Felipe - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Outra.

  • 2005 - 2007

    Sistema Espacial de Análise Ambiental ALUNORTE, Descrição: No ano de 2002 a ALUNORTE investiu no desenvolvimento do Projeto "Mapeamento das Áreas de Preservação Permanente a partir de Imagens do Satélite Landsat 7 ETM para Fins de Locação dos Depósitos de Rejeitos Sólidos da ALUNORTE", sob a responsabilidade do Dr. Pedro Walfir M. Souza Filho. Este trabalho teve como finalidade principal mapear e quantificar preliminarmente as áreas de expansão pertencentes a ALUNORTE, por meios de tele-processamento, imagens de sensores remotos para melhor direcionar as pesquisa de campo quanto a utilização dessa áreas. Os estudos da estrutura superficial da paisagem tiveram como objetivos fundamentais apresentar a compartimentação geomorfológica, as características das unidades geomorfológicas e das formas de relevo, e suas relações com a rede hidrográfica. Este estudo permitiu a quantificação das áreas de interflúvios mais propícias para a utilização, das áreas de preservação permanente associadas a áreas de várzea, áreas marginais aos rios e as linhas de transmissão de energia. Tais resultados motivaram a ALUNORTE a investir no desenvolvimento de um Sistema Espacial de Análise Ambiental, que representa a essência deste trabalho. O objetivo do projeto é estruturar e consolidar, em meio digital, um Sistema Espacial de Análise Ambiental contento todas as informações disponíveis na área de influência do Empreendimento, de modo a efetuar a análise integrada dos dados contidos no sistema que permita o 'Gerenciamento Proativo" para obter a otimização técnica sem passivos e co-responsabilidades ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Pedro Walfir Martins e Souza Filho - Coordenador., Financiador(es): Alumina do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA EM GEOCIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ECONOMIA MINERAL NA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS - Convênio FINEP/UFPA/FADESP, Descrição: Apoio para ampliação da infraestrutura do Curso de Graduação em Geologia do Campus II de Marabá/UFPA e Implantação da Pós-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais no valor totla de R$ 3.000.000,00 liberado em dois repasses: um novalor de R$ 1.800.000,00 em junho de 2008 e outro no valor de R$ 1.200.000,00 para fevereiro de 2010. Principais itens apoiados: 1- Construção de um prédio de 1100m2 (mil e cem metros quadrados)em dois pavimentos onde abrigará, no andar térreo, o prédio de graduação em geologia com os laboratórios de Mineralogia, Petrografia, Geoprocessamento, Minerais Pesados, Geologia Econômica e Microscopia Eletrônica de Varredura. No segundo piso será destinado ao Programa de Pos-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais, onde contará com: Secretaria, salas de alunos, sala de docentes, sala multi-mídia, lab. informática e 04 salas de aula; 2 - Prédio de aproximadamente 300m2 que atenderá três laboratórios de tratamento de amostras: Laminação de rocha(geologia), Cerâmica (Eng. Materiais) e Tratamento de Minérios (Eng. Minas); 3- Veículo utilitário para pesquisa de campo; Equipamentos para pesquisa e suporte para ensino (microscopios óticos e eletrônico de varreduara, data-show, politrizes, maquina de corte, computadores, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Coordenador / Roberto Dall'Agnol - Integrante / Carlos Marcello Dias Fernandes - Integrante / Carlos Edilson de Almeida Maneschy; - Integrante / Joel Buenano Macambira - Integrante / João Batista Corrêa da Silva; - Integrante / Leonardo Brasil Felipe - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Outra.

  • 2005 - 2007

    Sistema Espacial de Análise Ambiental ALUNORTE, Descrição: No ano de 2002 a ALUNORTE investiu no desenvolvimento do Projeto "Mapeamento das Áreas de Preservação Permanente a partir de Imagens do Satélite Landsat 7 ETM para Fins de Locação dos Depósitos de Rejeitos Sólidos da ALUNORTE", sob a responsabilidade do Dr. Pedro Walfir M. Souza Filho. Este trabalho teve como finalidade principal mapear e quantificar preliminarmente as áreas de expansão pertencentes a ALUNORTE, por meios de tele-processamento, imagens de sensores remotos para melhor direcionar as pesquisa de campo quanto a utilização dessa áreas. Os estudos da estrutura superficial da paisagem tiveram como objetivos fundamentais apresentar a compartimentação geomorfológica, as características das unidades geomorfológicas e das formas de relevo, e suas relações com a rede hidrográfica. Este estudo permitiu a quantificação das áreas de interflúvios mais propícias para a utilização, das áreas de preservação permanente associadas a áreas de várzea, áreas marginais aos rios e as linhas de transmissão de energia. Tais resultados motivaram a ALUNORTE a investir no desenvolvimento de um Sistema Espacial de Análise Ambiental, que representa a essência deste trabalho. O objetivo do projeto é estruturar e consolidar, em meio digital, um Sistema Espacial de Análise Ambiental contento todas as informações disponíveis na área de influência do Empreendimento, de modo a efetuar a análise integrada dos dados contidos no sistema que permita o 'Gerenciamento Proativo" para obter a otimização técnica sem passivos e co-responsabilidades ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Pedro Walfir Martins e Souza Filho - Coordenador., Financiador(es): Alumina do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA EM GEOCIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ECONOMIA MINERAL NA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS - Convênio FINEP/UFPA/FADESP, Descrição: Apoio para ampliação da infraestrutura do Curso de Graduação em Geologia do Campus II de Marabá/UFPA e Implantação da Pós-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais no valor totla de R$ 3.000.000,00 liberado em dois repasses: um novalor de R$ 1.800.000,00 em junho de 2008 e outro no valor de R$ 1.200.000,00 para fevereiro de 2010. Principais itens apoiados: 1- Construção de um prédio de 1100m2 (mil e cem metros quadrados)em dois pavimentos onde abrigará, no andar térreo, o prédio de graduação em geologia com os laboratórios de Mineralogia, Petrografia, Geoprocessamento, Minerais Pesados, Geologia Econômica e Microscopia Eletrônica de Varredura. No segundo piso será destinado ao Programa de Pos-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais, onde contará com: Secretaria, salas de alunos, sala de docentes, sala multi-mídia, lab. informática e 04 salas de aula; 2 - Prédio de aproximadamente 300m2 que atenderá três laboratórios de tratamento de amostras: Laminação de rocha(geologia), Cerâmica (Eng. Materiais) e Tratamento de Minérios (Eng. Minas); 3- Veículo utilitário para pesquisa de campo; Equipamentos para pesquisa e suporte para ensino (microscopios óticos e eletrônico de varreduara, data-show, politrizes, maquina de corte, computadores, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Coordenador / Roberto Dall'Agnol - Integrante / Carlos Marcello Dias Fernandes - Integrante / Carlos Edilson de Almeida Maneschy; - Integrante / Joel Buenano Macambira - Integrante / João Batista Corrêa da Silva; - Integrante / Leonardo Brasil Felipe - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Outra.

  • 2005 - 2007

    Sistema Espacial de Análise Ambiental ALUNORTE, Descrição: No ano de 2002 a ALUNORTE investiu no desenvolvimento do Projeto "Mapeamento das Áreas de Preservação Permanente a partir de Imagens do Satélite Landsat 7 ETM para Fins de Locação dos Depósitos de Rejeitos Sólidos da ALUNORTE", sob a responsabilidade do Dr. Pedro Walfir M. Souza Filho. Este trabalho teve como finalidade principal mapear e quantificar preliminarmente as áreas de expansão pertencentes a ALUNORTE, por meios de tele-processamento, imagens de sensores remotos para melhor direcionar as pesquisa de campo quanto a utilização dessa áreas. Os estudos da estrutura superficial da paisagem tiveram como objetivos fundamentais apresentar a compartimentação geomorfológica, as características das unidades geomorfológicas e das formas de relevo, e suas relações com a rede hidrográfica. Este estudo permitiu a quantificação das áreas de interflúvios mais propícias para a utilização, das áreas de preservação permanente associadas a áreas de várzea, áreas marginais aos rios e as linhas de transmissão de energia. Tais resultados motivaram a ALUNORTE a investir no desenvolvimento de um Sistema Espacial de Análise Ambiental, que representa a essência deste trabalho. O objetivo do projeto é estruturar e consolidar, em meio digital, um Sistema Espacial de Análise Ambiental contento todas as informações disponíveis na área de influência do Empreendimento, de modo a efetuar a análise integrada dos dados contidos no sistema que permita o 'Gerenciamento Proativo" para obter a otimização técnica sem passivos e co-responsabilidades ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Pedro Walfir Martins e Souza Filho - Coordenador., Financiador(es): Alumina do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA EM GEOCIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ECONOMIA MINERAL NA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS - Convênio FINEP/UFPA/FADESP, Descrição: Apoio para ampliação da infraestrutura do Curso de Graduação em Geologia do Campus II de Marabá/UFPA e Implantação da Pós-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais no valor totla de R$ 3.000.000,00 liberado em dois repasses: um novalor de R$ 1.800.000,00 em junho de 2008 e outro no valor de R$ 1.200.000,00 para fevereiro de 2010. Principais itens apoiados: 1- Construção de um prédio de 1100m2 (mil e cem metros quadrados)em dois pavimentos onde abrigará, no andar térreo, o prédio de graduação em geologia com os laboratórios de Mineralogia, Petrografia, Geoprocessamento, Minerais Pesados, Geologia Econômica e Microscopia Eletrônica de Varredura. No segundo piso será destinado ao Programa de Pos-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais, onde contará com: Secretaria, salas de alunos, sala de docentes, sala multi-mídia, lab. informática e 04 salas de aula; 2 - Prédio de aproximadamente 300m2 que atenderá três laboratórios de tratamento de amostras: Laminação de rocha(geologia), Cerâmica (Eng. Materiais) e Tratamento de Minérios (Eng. Minas); 3- Veículo utilitário para pesquisa de campo; Equipamentos para pesquisa e suporte para ensino (microscopios óticos e eletrônico de varreduara, data-show, politrizes, maquina de corte, computadores, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Coordenador / Roberto Dall'Agnol - Integrante / Carlos Marcello Dias Fernandes - Integrante / Carlos Edilson de Almeida Maneschy; - Integrante / Joel Buenano Macambira - Integrante / João Batista Corrêa da Silva; - Integrante / Leonardo Brasil Felipe - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Outra.

  • 2005 - 2007

    Sistema Espacial de Análise Ambiental ALUNORTE, Descrição: No ano de 2002 a ALUNORTE investiu no desenvolvimento do Projeto "Mapeamento das Áreas de Preservação Permanente a partir de Imagens do Satélite Landsat 7 ETM para Fins de Locação dos Depósitos de Rejeitos Sólidos da ALUNORTE", sob a responsabilidade do Dr. Pedro Walfir M. Souza Filho. Este trabalho teve como finalidade principal mapear e quantificar preliminarmente as áreas de expansão pertencentes a ALUNORTE, por meios de tele-processamento, imagens de sensores remotos para melhor direcionar as pesquisa de campo quanto a utilização dessa áreas. Os estudos da estrutura superficial da paisagem tiveram como objetivos fundamentais apresentar a compartimentação geomorfológica, as características das unidades geomorfológicas e das formas de relevo, e suas relações com a rede hidrográfica. Este estudo permitiu a quantificação das áreas de interflúvios mais propícias para a utilização, das áreas de preservação permanente associadas a áreas de várzea, áreas marginais aos rios e as linhas de transmissão de energia. Tais resultados motivaram a ALUNORTE a investir no desenvolvimento de um Sistema Espacial de Análise Ambiental, que representa a essência deste trabalho. O objetivo do projeto é estruturar e consolidar, em meio digital, um Sistema Espacial de Análise Ambiental contento todas as informações disponíveis na área de influência do Empreendimento, de modo a efetuar a análise integrada dos dados contidos no sistema que permita o 'Gerenciamento Proativo" para obter a otimização técnica sem passivos e co-responsabilidades ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Pedro Walfir Martins e Souza Filho - Coordenador., Financiador(es): Alumina do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA EM GEOCIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ECONOMIA MINERAL NA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS - Convênio FINEP/UFPA/FADESP, Descrição: Apoio para ampliação da infraestrutura do Curso de Graduação em Geologia do Campus II de Marabá/UFPA e Implantação da Pós-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais no valor totla de R$ 3.000.000,00 liberado em dois repasses: um novalor de R$ 1.800.000,00 em junho de 2008 e outro no valor de R$ 1.200.000,00 para fevereiro de 2010. Principais itens apoiados: 1- Construção de um prédio de 1100m2 (mil e cem metros quadrados)em dois pavimentos onde abrigará, no andar térreo, o prédio de graduação em geologia com os laboratórios de Mineralogia, Petrografia, Geoprocessamento, Minerais Pesados, Geologia Econômica e Microscopia Eletrônica de Varredura. No segundo piso será destinado ao Programa de Pos-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais, onde contará com: Secretaria, salas de alunos, sala de docentes, sala multi-mídia, lab. informática e 04 salas de aula; 2 - Prédio de aproximadamente 300m2 que atenderá três laboratórios de tratamento de amostras: Laminação de rocha(geologia), Cerâmica (Eng. Materiais) e Tratamento de Minérios (Eng. Minas); 3- Veículo utilitário para pesquisa de campo; Equipamentos para pesquisa e suporte para ensino (microscopios óticos e eletrônico de varreduara, data-show, politrizes, maquina de corte, computadores, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Coordenador / Roberto Dall'Agnol - Integrante / Carlos Marcello Dias Fernandes - Integrante / Carlos Edilson de Almeida Maneschy; - Integrante / Joel Buenano Macambira - Integrante / João Batista Corrêa da Silva; - Integrante / Leonardo Brasil Felipe - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Outra / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Sistema Espacial de Análise Ambiental ALUNORTE, Descrição: No ano de 2002 a ALUNORTE investiu no desenvolvimento do Projeto "Mapeamento das Áreas de Preservação Permanente a partir de Imagens do Satélite Landsat 7 ETM para Fins de Locação dos Depósitos de Rejeitos Sólidos da ALUNORTE", sob a responsabilidade do Dr. Pedro Walfir M. Souza Filho. Este trabalho teve como finalidade principal mapear e quantificar preliminarmente as áreas de expansão pertencentes a ALUNORTE, por meios de tele-processamento, imagens de sensores remotos para melhor direcionar as pesquisa de campo quanto a utilização dessa áreas. Os estudos da estrutura superficial da paisagem tiveram como objetivos fundamentais apresentar a compartimentação geomorfológica, as características das unidades geomorfológicas e das formas de relevo, e suas relações com a rede hidrográfica. Este estudo permitiu a quantificação das áreas de interflúvios mais propícias para a utilização, das áreas de preservação permanente associadas a áreas de várzea, áreas marginais aos rios e as linhas de transmissão de energia. Tais resultados motivaram a ALUNORTE a investir no desenvolvimento de um Sistema Espacial de Análise Ambiental, que representa a essência deste trabalho. O objetivo do projeto é estruturar e consolidar, em meio digital, um Sistema Espacial de Análise Ambiental contento todas as informações disponíveis na área de influência do Empreendimento, de modo a efetuar a análise integrada dos dados contidos no sistema que permita o 'Gerenciamento Proativo" para obter a otimização técnica sem passivos e co-responsabilidades ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Pedro Walfir Martins e Souza Filho - Coordenador., Financiador(es): Alumina do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA EM GEOCIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ECONOMIA MINERAL NA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS - Convênio FINEP/UFPA/FADESP, Descrição: Apoio para ampliação da infraestrutura do Curso de Graduação em Geologia do Campus II de Marabá/UFPA e Implantação da Pós-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais no valor totla de R$ 3.000.000,00 liberado em dois repasses: um novalor de R$ 1.800.000,00 em junho de 2008 e outro no valor de R$ 1.200.000,00 para fevereiro de 2010. Principais itens apoiados: 1- Construção de um prédio de 1100m2 (mil e cem metros quadrados)em dois pavimentos onde abrigará, no andar térreo, o prédio de graduação em geologia com os laboratórios de Mineralogia, Petrografia, Geoprocessamento, Minerais Pesados, Geologia Econômica e Microscopia Eletrônica de Varredura. No segundo piso será destinado ao Programa de Pos-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais, onde contará com: Secretaria, salas de alunos, sala de docentes, sala multi-mídia, lab. informática e 04 salas de aula; 2 - Prédio de aproximadamente 300m2 que atenderá três laboratórios de tratamento de amostras: Laminação de rocha(geologia), Cerâmica (Eng. Materiais) e Tratamento de Minérios (Eng. Minas); 3- Veículo utilitário para pesquisa de campo; Equipamentos para pesquisa e suporte para ensino (microscopios óticos e eletrônico de varreduara, data-show, politrizes, maquina de corte, computadores, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Coordenador / Roberto Dall'Agnol - Integrante / Carlos Marcello Dias Fernandes - Integrante / Carlos Edilson de Almeida Maneschy; - Integrante / Joel Buenano Macambira - Integrante / João Batista Corrêa da Silva; - Integrante / Leonardo Brasil Felipe - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Outra / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Sistema Espacial de Análise Ambiental ALUNORTE, Descrição: No ano de 2002 a ALUNORTE investiu no desenvolvimento do Projeto "Mapeamento das Áreas de Preservação Permanente a partir de Imagens do Satélite Landsat 7 ETM para Fins de Locação dos Depósitos de Rejeitos Sólidos da ALUNORTE", sob a responsabilidade do Dr. Pedro Walfir M. Souza Filho. Este trabalho teve como finalidade principal mapear e quantificar preliminarmente as áreas de expansão pertencentes a ALUNORTE, por meios de tele-processamento, imagens de sensores remotos para melhor direcionar as pesquisa de campo quanto a utilização dessa áreas. Os estudos da estrutura superficial da paisagem tiveram como objetivos fundamentais apresentar a compartimentação geomorfológica, as características das unidades geomorfológicas e das formas de relevo, e suas relações com a rede hidrográfica. Este estudo permitiu a quantificação das áreas de interflúvios mais propícias para a utilização, das áreas de preservação permanente associadas a áreas de várzea, áreas marginais aos rios e as linhas de transmissão de energia. Tais resultados motivaram a ALUNORTE a investir no desenvolvimento de um Sistema Espacial de Análise Ambiental, que representa a essência deste trabalho. O objetivo do projeto é estruturar e consolidar, em meio digital, um Sistema Espacial de Análise Ambiental contento todas as informações disponíveis na área de influência do Empreendimento, de modo a efetuar a análise integrada dos dados contidos no sistema que permita o 'Gerenciamento Proativo" para obter a otimização técnica sem passivos e co-responsabilidades ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Pedro Walfir Martins e Souza Filho - Coordenador., Financiador(es): Alumina do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2008 - Atual

    CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISA EM GEOCIÊNCIAS, TECNOLOGIA E ECONOMIA MINERAL NA PROVÍNCIA MINERAL DE CARAJÁS - Convênio FINEP/UFPA/FADESP, Descrição: Apoio para ampliação da infraestrutura do Curso de Graduação em Geologia do Campus II de Marabá/UFPA e Implantação da Pós-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais no valor totla de R$ 3.000.000,00 liberado em dois repasses: um novalor de R$ 1.800.000,00 em junho de 2008 e outro no valor de R$ 1.200.000,00 para fevereiro de 2010. Principais itens apoiados: 1- Construção de um prédio de 1100m2 (mil e cem metros quadrados)em dois pavimentos onde abrigará, no andar térreo, o prédio de graduação em geologia com os laboratórios de Mineralogia, Petrografia, Geoprocessamento, Minerais Pesados, Geologia Econômica e Microscopia Eletrônica de Varredura. No segundo piso será destinado ao Programa de Pos-Graduação em Recursos Minerais e Novos Materiais, onde contará com: Secretaria, salas de alunos, sala de docentes, sala multi-mídia, lab. informática e 04 salas de aula; 2 - Prédio de aproximadamente 300m2 que atenderá três laboratórios de tratamento de amostras: Laminação de rocha(geologia), Cerâmica (Eng. Materiais) e Tratamento de Minérios (Eng. Minas); 3- Veículo utilitário para pesquisa de campo; Equipamentos para pesquisa e suporte para ensino (microscopios óticos e eletrônico de varreduara, data-show, politrizes, maquina de corte, computadores, etc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Marivaldo dos Santos Nascimento - Integrante / Davis Carvalho de Oliveira - Coordenador / Roberto Dall'Agnol - Integrante / Carlos Marcello Dias Fernandes - Integrante / Carlos Edilson de Almeida Maneschy; - Integrante / Joel Buenano Macambira - Integrante / João Batista Corrêa da Silva; - Integrante / Leonardo Brasil Felipe - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Outra.

  • 2005 - 2007

    Sistema Espacial de Análise Ambiental ALUNORTE, Descrição: No ano de 2002 a ALUNORTE investiu no desenvolvimento do Projeto "Mapeamento das Áreas de Preservação Permanente a partir de Imagens do Satélite Landsat 7 ETM para Fins de Locação dos Depósitos de Rejeitos Sólidos da ALUNORTE", sob a responsabilidade do Dr. Pedro Walfir M. Souza Filho. Este trabalho teve como finalidade principal mapear e quantificar preliminarmente as áreas de expansão pertencentes a ALUNORTE, por meios de tele-processamento, imagens de sensores remotos para melhor direcionar as pesquisa de campo quanto a utilização dessa áreas. Os estudos da estrutura superficial da paisagem tiveram como objetivos fundamentais apresentar a compartimentação geomorfológica, as características das unidades geomorfológicas e das formas de relevo, e suas relações com a rede hidrográfica. Este estudo permitiu a quantificação das áreas de interflúvios mais propícias para a utilização, das áreas de preservação permanente associadas a áreas de várzea, áreas marginais aos rios e as linhas de transmissão de energia. Tais resultados motivaram a ALUNORTE a investir no desenvolvimento de um Sistema Espacial de Análise Ambiental, que representa a essência deste trabalho. O objetivo do projeto é estruturar e consolidar, em meio digital, um Sistema Espacial de Análise Ambiental contento todas as informações disponíveis na área de influência do Empreendimento, de modo a efetuar a análise integrada dos dados contidos no sistema que permita o 'Gerenciamento Proativo" para obter a otimização técnica sem passivos e co-responsabilidades ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Francisco Ribeiro da Costa - Integrante / Pedro Walfir Martins e Souza Filho - Coordenador., Financiador(es): Alumina do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Instituto de Geociencias e Engenharias, Faculdade de Geologia. , Campus II: Folha 17, quadra 04, Lote, Lote Especial, Nova Marabá, 68503080 - Marabá, PA - Brasil, Telefone: (94) 21015900, Fax: (94) 21015901, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Diretor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da PROPIT - Pró-reitoria de Pesquisa Pós-Graduação e inovação Tecnológica

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1 do Campus de Marabá, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Assistente da Universidade Federal do sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.

    Atividades

    • 08/2019

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GEOL01022 - GEOLOGIA ESTRUTURAL

    • 03/2019 - 06/2019

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GE07083 - TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II, GE07079 - ESTÁGIO DE CAMPO II, GE07078 - RECURSO E ECONOMIA MINERAL, GE07084 - TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO III

    • 08/2018 - 12/2018

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GE07082 - TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I, GE07083 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

    • 03/2018 - 06/2018

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GE07075 - ESTAGIO DE CAMPO I, GE07078 - RECURSO E ECONOMIA MINERAL, GE07083 - TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GE07024 - GEOLOGIA ESTRUTURAL , GE07072 - PRATICA DE CAMPO DE GEOLOGIA ESTRUTURAL E ESTRATIGRAFIA, GE07082 - TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO I , GE07084 - TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO III

    • 03/2017 - 06/2017

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GE07083 - TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO II, CN07049 - Fundamentos de Geociências , MM01025 - GEOLOGIA GERAL, ENCO01040 - Introdução a Ciência do Ambiente, GE07060 - LEGISLAÇÃO MINERAL E AMBIENTAL, GE07058 - MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE, MM01030 - PESQUISA MINERAL I

    • 03/2013 - 03/2017

      Outras atividades técnico-científicas , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.,Atividade realizada, Doutorado - (Afastamento).

    • 03/2012 - 06/2012

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIO DE CAMPO II, LEGISLACAO MINERAL E AMBIENTAL, PRATICA DE CAMPO EM GEOLOGIA ESTRUTURAL, SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AO MAPEAMENTO GEOLOGICO

    • 03/2012 - 06/2012

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIO DE CAMPO II, PRATICA DE CAMPO EM GEOLOGIA ESTRUTURAL

    • 05/2010 - 05/2012

      Direção e administração, CAMPUS DE MARABÁ - FACULDADE DE GEOLOGIA, .,Cargo ou função, DIRETOR DA FACULDADE DE GEOLOGIA.

    • 01/2012 - 03/2012

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação Mineral e Ambiental

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTAGIO DE CAMPO II, GEOLOGIA ESTRUTURAL

    • 03/2011 - 06/2011

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia de Engenharia, GEOLOGIA ESTRUTURAL APLICADA , GEOTECTONICA

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GE07024 Geologia Estrutural , GE07023 Fotogeologia & Sensoriamento Remoto, GE07028 Prática de campo em Geologia Estrutural, GE07046 Trabalho de Conclusão de Curso

    • 03/2010 - 06/2010

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MM07027 Geologia Estrutural Aplicada, GE07043 Estágio de Campo II, GE07054 Sensoriamento Remoto Aplicado a Prosp. Mineral, GE07031 Geotectônica, GE07046 Trabalho de Conclusão de Curso

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GE07024 Geologia Estrutural , GE07028 Prática de campo em Geologia Estrutural, GE07023 Fotogeologia & Sensoriamento Remoto, GE07039 Prática Integrada de campo em Geologia Estrutural e Petrologia

    • 03/2009 - 06/2009

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MM07027 Geologia Estrutural Aplicada, GE07043 Estágio de Campo II, GE07054 Sensoriamento Remoto Aplicado a Prosp. Mineral, GE07031 Geotectônica

    • 07/2008 - 12/2008

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GE07023 Fotogeologia & Sensoriamento Remoto, GE07024 Geologia Estrutural , GE07028 Prática de campo em Geologia Estrutural, GE07028 Prática de campo em Geologia Estrutural ii, GE07039 Prática Integrada de campo em Geologia Estrutural e Petrologia, Trabalho de conclusão de Curso

    • 07/2008 - 12/2008

      Ensino, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Estrutural Aplicada

    • 03/2008 - 06/2008

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GE07043 Estágio de Campo II, MM07055 Lesgislação Ambiental na Mineração, GE07054 Sensoriamento Remoto Aplicado a Prosp. Mineral

    • 07/2007 - 12/2007

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GE07024 Geologia Estrutural , GE07028 Prática de campo em Geologia Estrutural, MM Sensoriamento Remoto

    • 03/2007 - 06/2007

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GE07017 Geomorfologia, MM07049 Hidrogeologia Aplicada, MM07027 Geologia Estrutural Aplicada

  • 2006 - 2013

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1 do Campus de Marabá, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor Assistente 1, lotado na Faculdade de Geologia do Campus Universitário de Marabá

  • 2002 - 2002

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágiao docente na disciplina estágio de Campo II no segundo semestre de 2002, e no campo realizado na Faixa Araguaia no Estado do Tocantins, nos municípios de Xambioá e Araguanã.

  • 1997 - 1999

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitor da Disciplina Geologia Estrutural no segundo semestre de 1999, e no campo realizado no estado do Ceará nos municípios de Granja, Sobral e Camocin.

    Atividades

    • 04/2008 - 06/2013

      Direção e administração, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Geologia.,Cargo ou função, COORDENADOR DO LABORATÓRO DE GEOESTATÍSTICA.

    • 03/2008 - 06/2013

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio de Campo II - GE07043, Sensoriamento Remoto Aplicado a Prospecção Mineral - GE07054

    • 03/2008 - 06/2013

      Ensino, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação Ambiental Aplicado a Mineração

    • 03/2008 - 06/2013

      Ensino, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Legislação Ambientl na Mineração - MM07055

    • 02/2006 - 03/2013

      Ensino, Gestão Hídrica e Ambiental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Conteudista de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

    • 05/2010 - 05/2012

      Direção e administração, Campus Universitário de Marabá, Faculdade de Geologia.,Cargo ou função, Diretor da Faculdade de Geologia.

    • 08/2009 - 08/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, .,Cargo ou função, Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - Representante Docente.

    • 08/2009 - 08/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, .,Cargo ou função, Câmara de Educação Básica e Profissional.

    • 08/2009 - 08/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, CONSUN - Conselho Universitário - Representante Docente.

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sensoriamento Remoto - EM

    • 08/2007 - 12/2007

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Estrutural - GE07024, Prática de Campo em Geologia Estrutural, Prática Integrada de Campo em Geologia Estrutural e Petrologia Ígnea

    • 03/2007 - 06/2007

      Ensino, Engenharia de Minas e Meio Ambiente, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geologia Estrutural -, Hidrogeologia - MM07049

    • 03/2007 - 06/2007

      Ensino, Geologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geomorfologia - GE07017

    • 04/2006 - 04/2006

      Treinamentos ministrados , Centro de Geociências, Departamento de Geologia.,Treinamentos ministrados, Curso de Sensoriamento Remoto para Estudo de Ecossistemas Costeiros Tropicais. Uma ação do Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para a América Latina e Caribe, instituição filiada à Organização das Nações Unidas (ONU), promovido p

    • 06/2005 - 06/2005

      Treinamentos ministrados , Centro de Geociências, Departamento de Geologia.,Treinamentos ministrados, " Curso de Introdução ao ArcView 3.2, com carga horária de 10h ministrado no LAIT - (laboratório de Análise de Imagens do Trópico Úmido)

    • 08/2004 - 09/2004

      Treinamentos ministrados , Poema Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia, .,Treinamentos ministrados, " Curso de Introdução ao ArcView 3.2

    • 07/2002 - 12/2002

      Estágios , Centro de Geociências, Departamento de Geologia.,Estágio realizado, Estagio docente na disciplina Estágio de Campo II.

    • 11/2002 - 11/2002

      Extensão universitária , Centro de Geociências, Departamento de Geoquímica e Petrologia.,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Organizadora do II Simpósio sobre Vulcanismo e Ambientes Associados, realizado no período de 10 a 13 de novembro de 2002 em Belém - Pará.

    • 08/2002 - 08/2002

      Extensão universitária , Daves, Departamento de Apoio Ao Vestibular.,Atividade de extensão realizada, Participação na 9ª edição da Feira do Vestibular promovido pela Pró-Reitoria de Apoio ao Vestibular - DAVES da Universidade Federal do Pará, no período de 23 a 25/08/2002, na condição de COORDENADOR, com carga horária de 36h..

    • 05/2000 - 05/2000

      Extensão universitária , Daves, Departamento de Apoio Ao Vestibular.,Atividade de extensão realizada, Participação na 7ª edição da Feira do Vestibular promovido pela Pró-Reitoria de Apoio ao Vestibular - DAVES da Universidade Federal do Pará, no período de 25 a 27/05/2000, na condição de EXPOSITOR, com carga horária de 36h..

    • 05/2000 - 05/2000

      Extensão universitária , Daves, Departamento de Apoio Ao Vestibular.,Atividade de extensão realizada, Participação na 6ª edição da Feira do Vestibular promovido pela Pró-Reitoria de Apoio ao Vestibular - DAVES da Universidade Federal do Pará, no período de 27 a 29/05/2000, na condição de EXPOSITOR, com carga horária de 36h.

    • 07/1999 - 12/1999

      Estágios , Centro de Geociências, Departamento de Geologia.,Estágio realizado, Monitoria da Disciplina Geologia Estrutural.

  • 2002 - 2006

    Terra Meio Ambiente e Geologia de Engenharia

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Consultor da empresa TERRA MEIO AMBIENTE E GEOLOGIA DE ENGENHARIA em licenciamentos ambiental de projetos.

    Atividades

    • 02/2006 - 04/2006

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Execução de serviços de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto elaborando um SIG (Sistema de Informações Geográficas) no Relatório de Controle Ambiental da Implantação do Aterro Sanitário e Fechamento do Lixão de Castanhal Pará.

    • 02/2006 - 04/2006

      Serviços técnicos especializados , Terra Meio Ambiente e Geologia de Engenharia, .,Serviço realizado, Levantamento Geológico no Relatório de Controle Ambiental da Implantação do Aterro Sanitário e Fechamento do Lixão de Castanhal Pará.

    • 07/2005 - 09/2005

      Serviços técnicos especializados , Terra Meio Ambiente e Geologia de Engenharia, .,Serviço realizado, Execução de serviços de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto elaborando um SIG (Sistema de Informações Geográficas) no Relatório de Controle Ambiental da Implantação do Aterro Sanitário e Fechamento do Lixão de Breves Pará.

    • 07/2005 - 09/2005

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Levantamento Geológico no Relatório de Controle Ambiental da Implantação do Aterro Sanitário e Fechamento do Lixão de Breves Pará.

    • 06/2005 - 06/2005

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Execução de serviços de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto elaborando um SIG (Sistema de Informações Geográficas) no Relatório de Controle Ambiental da Implantação do Aterro Sanitário e Fechamento do Lixão de Soure Pará.

    • 06/2005 - 06/2005

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Levantamento Geológico no Relatório de Controle Ambiental da Implantação do Aterro Sanitário e Fechamento do Lixão de Soure Pará.

    • 02/2005 - 05/2005

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Elaboração de um PCA - Plano de Gestão de Recursos Hídricos da área da Mina do projeto Bauxita de Juruti da Alcooa.

    • 02/2005 - 05/2005

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Elaboração de um PCA - Plano de Gestão de Recursos Hídricos da área do Porto do projeto Bauxita de Juruti da Alcooa.

    • 10/2004 - 12/2004

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Execução de serviços de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto na elaboração de um SIG (Sistema de Informações Geográficas.

    • 09/2004 - 11/2004

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Execução de serviços de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto no licenciamento da área de pesquisa denominada "Nanai Norte" localizada no município de Ipixuna do Pará sob a responsabilidade do Projeto Caulim Capim da Companhia Vale do Rio Doce.

    • 08/2004 - 09/2004

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Execução de serviços de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto no Relatório de Controle Ambiental da implantação do Sistema de Tratamento de Efluentes da Empresa Simões franqueada da marca Coca Cola no Estado do Pará.

    • 06/2004 - 08/2004

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Execução de serviços de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto no Relatório de Controle Ambiental da implantação da USIPAR - Usina Siderúrgica do Pará no Município de Barcarena.

    • 03/2004 - 06/2004

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Execução de serviços de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto elaborando um SIG (Sistema de Informações Geográficas) no Relatório de Controle Ambiental da.

    • 03/2004 - 06/2004

      Serviços técnicos especializados , Terra Meio Ambiente e Geologia de Engenharia, .,Serviço realizado, Levantamento Geológico para o Relatório de Controle Ambiental da Implantação do Aterro Sanitário e Fechamento do Lixão de Benevides Pará.

    • 11/2003 - 12/2003

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Execução de serviços de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto no licenciamento da área da fazenda da empresa FAZENDA LAGO VERDE.

    • 11/2003 - 12/2003

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Execução de serviços de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto no licenciamento da área da fazenda da empresa FAZENDA YINVESPAR.

    • 08/2003 - 12/2003

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Elaboração do PCA - Plano de Gestão de Recursos Hídricos para a MINERAÇÃO VERA CRUZ na Mina de Bauxita Miltônia - 3.

    • 10/2003 - 11/2003

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Execução de serviços de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto no licenciamento da área de fazenda da empresa ARCA MADEREIRA.

    • 09/2003 - 10/2003

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Execução de serviços de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto no licenciamento da área da fazenda da empresa INDUSTRIAS ASSOCIADAS.

    • 09/2003 - 10/2003

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Execução de serviços de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto no licenciamento da área da fazenda da empresa CANAÃ.

    • 11/2002 - 12/2002

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Georeferenciamento dos pontos de coleta referente à qualidade de águas superficiais e subterrâneas, para a mineradora CANICO DO BRASIL, no município de Ourilandia do Norte na área do projeto "Complexo Máfico Ultramáfico das Serras Onça-Puma".

  • 2003 - 2011

    Associação dos Profisionais do Geólogos da Amazônia

    Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Associado, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Associado da APGAM - Associação dos Profissionais dos Geólogos da Amazônia

    Atividades

    • 01/2005

      Direção e administração, Diretoria, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

    • 01/2003 - 12/2004

      Direção e administração, Diretoria, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 1991 - 1992

    Banco da Amazônia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ESTÁGIÁRIO, Carga horária: 6

    Atividades

    • 02/1991 - 02/1992

      Estágios , Defin, Setor de Contabilidade.,Estágio realizado, FECHAMENTO DE CAIXA.

  • 2003 - 2003

    Casa Verde

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 05/2003 - 07/2003

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Elaboração de capitulo do EIA Rima relativo a Hidrogeologia do Percurso do Mineroduto do projeto Bauxita de Paragominas da CVRD.

    • 05/2003 - 07/2003

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Meio Ambiente, .,Serviço realizado, Elaboração de capitulo do EIA Rima relativo a Hidrogeologia da Mina de Miltônia 3 projeto Bauxita de Paragominas da CVRD.

  • 2000 - 2000

    CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA ARQUITETURA E AGRONOMIA

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Este estágio está relacionado a Bolsa de Iniciação Cientifica, pos o mesmo propicia colher informações para o andamento da mesma e em contrapartida, procuramos desenvolver o trabalho da melhor maneira posivél. O estágio é na acessoria de meio ambiente do crea onde desenvolvemos trabalhos a respeito dos recursos hídricos

    Atividades

    • 02/2000 - 06/2000

      Estágios , Assessoria de Meio Ambiente, Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia.,Estágio realizado, Assessoria de Meio Ambiente.

  • 2005 - 2006

    Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Consultor do PIATAM-mar, sem vinculo empregatício, com contrato de prestação de serviços financiados pela PETROBRAS.

  • 2004 - 2005

    Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará

    Vínculo: Seletista, Enquadramento Funcional: Geólogo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Funcionário da FADESP contratado em regime de CL, no ambito do projeto PIATAMmar, executando atividades de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto no Laboratório de Analise de Imagens do Trópico Úmido (LAIT).

  • 1998 - 1998

    Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 6

    Outras informações:
    ESTÁGIARIO NO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL DO PROLONGAMENTO DA AVENIDA 1º DE DEZEMBRO

    Atividades

    • 06/2004 - 06/2005

      Serviços técnicos especializados , Departamento Pessoal, Belém.,Serviço realizado, Geologo.

    • 02/2002 - 02/2003

      Serviços técnicos especializados , Departamento Pessoal, .,Serviço realizado, Execução de Atividades técnicas na equipe do meio físico referente à Geologia, Hidrogeologia e Geoprocessamento no Projeto de Estudo de Impacto Ambiental do Complexo Hidrelétrico de Belo Monte..

    • 07/1998 - 08/1998

      Estágios , Departamento Pessoal, Belém.,Estágio realizado, ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL.

  • 2005 - 2006

    Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Consultor do projeto PIATAM-mar, sem vinculo empregatício, contratado pela PETROBRAS

    Atividades

    • 07/2005 - 09/2006

      Serviços técnicos especializados , Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz, .,Serviço realizado, Consultor do projeto PIATAM-mar, sem vinculo empregatício, contratado pela PETROBRAS.

  • 2003 - 2004

    Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Belém

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: chefe de divisão, Carga horária: 40

    Atividades

    • 02/2003 - 03/2004

      Direção e administração, Dilab Divisão Delaboratórios, Geoprocessamento.,Cargo ou função, chefe de divisão.

    • 10/2003 - 10/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Dca, Divisão de Cadastro E Licenciamento.,Cargo ou função, Membro da coordenação da I Conferencia Estadual do Meio Ambiente.

    • 03/2003 - 04/2003

      Treinamentos ministrados , Dca, Divisão de Cadastro E Licenciamento.,Treinamentos ministrados, CURSO DE INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO, CURSO DE ARCVIW, CURSO DE SPRING, CURSO DE PRINCIPIOS BÁSICOS DE AUTOCADMAP 2002

  • 2003 - 2005

    Universidade do Estado do Pará

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Consultor em Geoprocessamento

    Atividades

    • 02/2004 - 12/2004

      Ensino, Graduação Em Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientador dos discentes Andressa Alamar de Lima e Mauro Jacob no Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "AVALIAÇÃO AMBIENTAL DA ÁGUA SUBTERRÂNEA NA VILA DE ITUPANEMA, BARCARENA - PA"