Ana Carolina de Lucena Canellas

Atualmente, é aluna do curso de especialização em Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de 2014 a 2015. Possui graduação em Relações Internacionais pelo Instituto Brasileiro de Mercado e Capitais - IBMEC RJ (2012). Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico (CNPQ) de 2010 a 2011. Monitora de Comércio Internacional em 2011. Monitora em Economia Política Internacional em 2012. Premiada na sua colação de grau como uma das melhores alunas do curso de Relações Internacionais do IBMEC RJ em 2012. Seus temas de pesquisa se concentram na co-relação entre a identidade nacional brasileira e a política externa brasileira.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Relações Internacionais

2013 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: As ideias sobre o Brasil e a Política Externa Brasileira na década de 50: O impacto das interpretações sociológicas de 1930-1950 nas visões dos diplomatas do Itamaraty,Orientador:
Miriam Gomes Saraiva.Coorientador: Bruno Borges. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em andamento em Políticas Públicas

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos, COPPETEC, Brasil.

Graduação em Relações Internacionais

2008 - 2012

Instituto Brasileiro de Mercado e Capitais
Título: ?Os empreendimentos de pacificação como reflexo da identidade nacional brasileira e elemento formulador de Política Externa Brasileira"
Orientador: Grazielle Furtado Alves da Costa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Design Thinking Lab. (Carga horária: 6h). , Design Thinkers Academy, DTA, Estados Unidos.

2016 - 2016

Extensão universitária em Curso de Empreendedorismo Social. (Carga horária: 36h). , Volunteer Vacations, VV, Brasil.

2016 - 2016

Seminário de Negócios Sociais. (Carga horária: 8h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro, SEBRAE/RJ, Brasil.

2016 - 2016

Yunus Social Business Lab. (Carga horária: 12h). , Yunus Negócios Sociais Brasil, YNS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Formação em Direitos Humanos, Justiça de Transição e Educação. (Carga horária: 6h). , Comissão da Verdade e Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, CV E ISERJ, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Oratória e Como Falar em Público. (Carga horária: 24h). , Conquist Educacional e Consultoria, CONQUIST, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Processos políticos na América Latina contemporânea. (Carga horária: 40h). , Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, CBEAL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Intercâmbio de Conhecimento e Empreendedorismo. 2016. (Encontro).

A situação da Crimeia e sua repercussão no Brasil. 2014. (Seminário).

A União Europeia como nova configuração da integração de 1993 a nossos dias: evoluções jurídico-políticas e institucionais. 2014. (Seminário).

Combate ao Crime Organizado Transnacional na Europa e América do Sul ? Proposta de uma Estratégia Inter-regional?. 2014. (Seminário).

Contested Leadership in South America: Foreign Policy Reactions of Argentina, Chile, Columbia and Venezuela towards Rising Brazil. 2014. (Seminário).

El Pensamiento latinoamericano en asuntos regionales y mundiales. 2014. (Seminário).

Política Externa Russa. 2014. (Seminário).

South Africa as a regional power? It's role in peace, statebuilding and multilateralism in Africa.. 2014. (Seminário).

Sustainable Waste Management in Latin America. 2014. (Seminário).

XI Conferência do Forte de Copacabana de Segurança Internacional. 2014. (Outra).

XV Conosur Rio 2014. 2014. (Encontro).

Como Governar o Mundo: os caminhos para o renascimento. 2011. (Seminário).

Democracia, Liberdade e Direitos Humanos no Oriente Médio. 2011. (Seminário).

Responsabilidade como legitimação: capítal transnacional e governança global na ONU. 2011. (Outra).

The challenges of peace building in two Sudans after 9 July. 2011. (Seminário).

VIII Conferência do Forte de Copacabana de Segurança Internacional. 2011. (Seminário).

Encontro Nacional de Estudantes em Relações Internacionais. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

BRUNO DE MOURA BORGES

SARAIVA, M. G.RESENDE, Erica Simone AlmeidaBORGES, B. M.. As Ideias sobre o Brasil e a Política Externa na década de 50: o impacto das interpretações sociológicas de 1930-1950 nas visões dos diplomatas do Itamaraty. 2015. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

BRUNO DE MOURA BORGES

SARAIVA, M. G.SUPPO, H. R.BORGES, B. M.. A projeção internacional brasileira no cenário internacional: uma análise de política externa definida aos moldes dos aspectos culturais do Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Relações Internacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MIRIAM GOMES SARAIVA

SARAIVA, M. G.BORGES, B. M.; RESENDE, E. S. A.. As ideias sobre o Brasil e a política externa da década de 50: o impacto das interpretações sociológicas de 1930-1950 nas visões dos diplomatas do Itamaraty. 2015. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MIRIAM GOMES SARAIVA

SARAIVA, M. G.; SUPPO, Hugo Rogelio;BORGES, B. M.. A projeção brasileira no cenário internacional: uma análise de política externa definida aos moldes dos aspectos culturais do Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Relações Internacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Vinícius Boechat Tinoco

TINOCO, Vinicius Boechat; DESIDÉRIO, Mônica; VARELA, Thiago R.. Cidadania Universal, Direitos Sociais da Década de 80 e o Contexto Brasileiro Atual: um espelho distante.. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Hugo Rogelio Suppo

SUPPO, Hugo R.; SARAIVA, M.; BORGES, B. M.. A projeção brasileira no cenário internacional: uma análise de política externa definida aos moldes dos aspectos culturais do Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Relações Internaciona) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Erica Simone Almeida Resende

SARAIVA, M.G.;RESENDE, E. S. A.; BORGES, B. M.. As ideias sobre o Brasil e política externa na década de 50: o impacto das interpretações sociológicas de 1930-1950 nas visões dos diplomatas do Itamaraty. 2015. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

BRUNO DE MOURA BORGES

A projeção internacional brasileira no cenário internacional: uma análise de política externa definida aos moldes dos aspectos culturais do Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Bruno de Moura Borges;

MIRIAM GOMES SARAIVA

As ideias sobre o Brasil e a política externa na década de 50: o impacto das interpretações sociológicas de 1930-1050 nas visões de diplomatas do Itamaraty; 2015; Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Miriam Gomes Saraiva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CANELLAS, A. C. L. . 'A política externa independente e algumas interpretações sociológicas sobre o Brasil: ecos na atualidade'. MUNDORAMA , v. 101, p. 1-4, 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    "O papel das operações de paz na PEB: uma sinergia entre a dimensão da segurança e as diretrizes de política externa", Descrição: Este trabalho parte da importância pela busca de conhecimento do que, de fato, motiva o Brasil a se engajar em empreendimentos pela manutenção da paz. Parte da explicação provém do perfil do povo brasileiro, sendo este caracterizado pela cooperação e solidariedade. Entretanto, também é necessário atentar para o fato de que a participação brasileira em tais empreendimentos colabora para a projeção de poder nacional no contexto internacional assim como o reconhecimento do Brasil como uma potência engajada em apoiar causas humanitárias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Carolina de Lucena Canellas - Integrante / Marcelo Valença - Integrante / Grazielle Furtado Alves da Costa - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Premiada na colação de grau como uma das três melhores alunas do Curso de Graduação em Relações Internacionais, Instituto Brasileiro de Mercado e Capitais.

2010

Ranking dos Melhores Alunos da Graduação, Instituto Brasileiro de Mercado e Capitais.

2009

3° lugar no Campeonato Nacional SIFE, SIFE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Estagiário docente, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Prática docente realizada na disciplina de Introdução à Política Internacional, ministrada pela professora/supervisora Miriam Gomes Saraiva de Março a Agosto de 2014. Durante o estágio de docência, tive a oportunidade de atuar auxiliando na elaboração da ementa do curso, bem como na condução de aulas dos mais variados temas pertencentes ao programa da disciplina.

  • 2011 - 2012

    GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Monitora de Comércio Internacional, disciplina ministrada pelo professor Daniel Castelan, de Junho de 2011 a Dezembro de 2011. Monitora de Economia Política Internacional, disciplina ministrada pelo professor José Maria Machado Gomes, de Fevereiro de 2012 a Junho de 2012.