Márcio Ribeiro Studart da Fonseca

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1991). Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas - USP São Paulo-SP, Brasil (1992-1994) e em Cirurgia Oncológica no Hospital do Câncer A. C. Camargo - São Paulo-SP, Brasil (1994-1997). Título de Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (1999). Doutor em Oncologia - pelo A.C.Camargo Cancer Center. Atualmente é médico assistente - Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Walter Cantídeo da Universidade Federal do Ceará, Supervisor Médico Pericial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Coordenador do Serviço de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial do HUWC-Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Cirurgia Oncológica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia de Base de crânio e Perícia médica previdenciária.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado

2015 - 2018

Fundação Antônio Prudente
Título: PREVALÊNCIA DA MUTAÇÃO BRAF V600E, NRAS Q61L e KIT V559A E PADRÃO DA EXPRESSÃO IMUNOISTOQUÍMICA DAS PROTEÍNAS BRAF V600E, PTEN e p53 EM MELANOMAS CUTÂNEOS PRIMÁRIOS TRATADOS NO HOSPITAL HAROLDO JUAÇABA-ASSOCIAÇÃO COM PARÂMETROS CLÍNICOS, HISTOPATOLÓGICOS
Orientador: PROF. DR. FERNANDO AUGUSTO SOARES
Coorientador: PROFA DRA DEYSI VIVIANA TENAZOA WONG. Palavras-chave: Melanoma/Melanoma; Fatores Prognósticos/Prognostic Factors; Pigmentação da Pele/Skin Pigmentation; Proteínas Proto-Oncogênicas B-raf/ Proto; Proteína Supressora de Tumor p53/Tumor S; Proteínas Proto-Oncogênicas c-kit/Proto-Oncogene. Grande área: Ciências da Saúde

Especialização - Residência médica

1994 - 1997

Hospital do Câncer A
C;Camargo, A;C;CAMARGO, Brasil;Residência médica em: Cirurgia OncológicaNúmero do registro: .

Especialização - Residência médica

1992 - 1994

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Residência médica em: Cirurgia GeralNúmero do registro: .

Especialização em Título de Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço

1999 - 1999

Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Título: TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

Graduação em Medicina

1986 - 1991

Universidade Federal do Ceará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1997 - 1998

Extensão universitária em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1993 - 1993

ATLS. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia Oncológica.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia/Especialidade: Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia crânio-maxilo-facial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA CABEÇA E PESCOÇO. ANATOMIA DAS ABORDAGENS ONCOLÓGICAS CRANIOFACIAIS: DO TRATAMENTO ÀS SEQUELAS. 2018. (Congresso).

II CONGRESSO BRASILEIRO DE ANATOMIA CABEÇA E PESCOÇO. ANATOMIA DAS ABORDAGENS ONCOLÓGICAS CRANIOFACIAIS: DO TRATAMENTO ÀS SEQUELAS. 2018. (Congresso).

I CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM NEOPLASIAS DE CAVIDADE ORAL.TRATAMENTO CIRÚRGICO DO CÂNCER DA CAVIDADE ORAL. 2012. (Outra).

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA. TRATAMENTO CIRÚRGICO DE MELANOMA CONJUNTIVAL. 2011. (Congresso).

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA. ESTERNECTOMIA PARA O TRATAMENTO DE CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS (CEC) CUTÂNEO. 2011. (Congresso).

XXV OUTUBRO MÉDICO. CÂNCER DE PELE NÃO-MELANOMA : VISÃO DO ONCOLOGISTA. 2010. (Congresso).

XXV OUTUBRO MÉDICO. CIRURGIA CRANIOFACIAL PARA NEOPLASIAS - A VISÃO DO CIRURGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO. 2010. (Congresso).

15º Fórum de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.Metástases Cervicais Avançadas. 2009. (Outra).

8ª Conferência Brasileira de Melanoma.Melanoma em Cabeça e Pescoço: estudo restrospectivo de 51 casos com avaliação de fatores prognósticos e sobrevida. 2009. (Outra).

8ª Conferência Brasileira sobre Melanoma.Impacto da Pesquisa do Linfonodo Sentinela no Estadiamento do Melanoma e Correlação com a Sobrevida. 2009. (Outra).

8ª Conferência Brasileira sobre Melanoma.Análise Clínica-Epidemiológica de 140 casos de Melanoma Tratados em Instituição Especializada. 2009. (Outra).

8ª Conferência Brasileira sobre Melanoma.Melanoma de Conjuntiva e Pesquisa de Linfonodo Sentinela-Relato de Caso. 2009. (Outra).

8ª Conferência Brasileira sobre Melanoma. 2009. (Outra).

XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 2009. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Melanomas Cutâneos da Cabeça e Pescoço: análise de 87 casos. 2009. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Glossectomia total com laringectomia supraglótica: resulatdos funcionais em 5 casos. 2009. (Congresso).

XXIV Outubro Médico. Cirurgia Crânio-Facial. 2009. (Congresso).

I Jornada Médica Clínica Dr.Ananias.Câncer: fundamentos da cirurgia, câncer de mama e o papel da mamografia. 2007. (Outra).

XIX Outubro Médico. O que há de novo em cirurgia oncológica?. 2004. (Congresso).

Sessão Clínica do Hospital do Câncer do Ceará - HC/ICC.Neoadjuvância em Sarcomas de Partes Moles. 2003. (Outra).

X FÓRUM DE PESQUISA BÁSICA E CLÍNICA EM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO.ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO NO HOSPITAL DO CÂNCER A.C.CAMARGO. 2003. (Simpósio).

XI Fórum de Pesquisa e Tratamento Multidisciplinar em Câncer de Cabeça e Pescoço.Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital A.C. Camargo. 2003. (Outra).

Curso Princípios Básicos da Prática Oncológica em Enfermagem do HC/ICC.Fundamentos da Cirurgia Oncológica. 2001. (Outra).

Reunião Científica -Centro Regional Integrado de oncologia (CRIO).Câncer de Cabeça e Pescoço. 2000. (Outra).

XVI Outubro Médico.Curso Básico de Oncologia. 2000. (Outra).

Curso de Atualização em Câncer de Boca/Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço -HUWC/UFC.Tratamento Cirúrgico do Câncer de Boca. 1998. (Outra).

Reunião Científica do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço HU/UFC.Tratamento Cirúrgico do Carcinoma Diferenciado de Tireóide. 1998. (Outra).

VI Jornada do Departamento de Cirurgia do HUWC-UFC.Mesa de Cirurgia de Cabeça e Pescoço: abordagem cirúrgica do cÂncer de boca. 1998. (Outra).

XIII Outubro Médico. Como eu trato carcinoma bem diferenciado de tireóide. 1997. (Congresso).

XIII Outubro Médico. Câncer de Boca:tratamento cirúrgico. 1997. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jônatas Catunda de Freitas

STUDART DA FONSECA,M.R.; ALVES FILHO, W.; CASTRO JUNIOR, F. M.. METÁSTASE CUTÂNEA PARA A PELE - PRIMEIRO SINTOMA DE UM CARCINOMA PAPILIFERO DE TIREÓIDE AGRESSIVO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MPEDICA EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: MARCO AUGUSTO SOBREIRA

STUDART DA FONSECA,M.R.. Abordagem intracraniana do nervo maxilar por translocação orbitozigomáticatica para o tratamento da disseminação perineural de câncer de pele: técnica cirúrgica e revisão da literatura. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MPEDICA EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Bruno Mendes Segundo

STUDART DA FONSECA,M.R.. TUMOR MESESNQUIMAL FOSFATÚRICO VARIANTE NÃO FOSFATÚRICO COM INVASÃO INTRACRANIANA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MPEDICA EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: ROBERTO ESMERALDO NOGUEIRA BARBOSA

CASTRO JUNIOR, F. M.;STUDART DA FONSECA,M.R.. PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS (UFC-CE). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MPEDICA EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Clóvis Antonio Lopes Pinto

PINTO, C. A. L.; LIMA, M. V. A.;LANDMAN, G.; MARCHI, F. A.. Prevalência da mutação BRAF V600E, NRAS Q61L e KIT V559A e padrão da expressão imunoistoquímica das proteínas BRAF V600E, PTEN e p53 em melanomas cutâneos primários tratados no Hospital Haroldo Juaçaba-associação com parâmetros clínicos, histopatológicos e com fototipo da pele. 2018. Tese (Doutorado em Oncologia) - Fundação Antônio Prudente.

Marcos Venicio Alves Lima

Soares, FA; Landman, G.;Lima, Marcos V A; Marchi FA; PINTO, C. A. L.. Prevalência da mutação BRAF V000E, NRASe KIT V559A e padrâo de expressão imuniistoquímica das proteínas BRAF V600E, PTEN e P53 em melanomas cutâneos primários tratados no Hospital Juaçaba - associações com parâmetros clínicos, histopatológicos e com o fototipo da pele. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Fundação Antônio Prudente.

Deysi Viviana Tenazoa Wong

LIMA, M. V.; LANDMAN, G.; PINTO, C. A. L.; MARCHI, F. A.;WONG, DVT; SOARES, F. A.. Prevalência da mutação de BRAF, NRAS, CKIT e expressão de PTEN em melanomas cutâneos primarios tratados no Hospital Haroldo Juaçaba do Instituto do Câncer do Ceará e sua correlação com os parametros clínicos, histopatológicos e com fototipo de pele.. 2018. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jônatas Catunda de Freitas

METÁSTASE CUTÂNEA PARA PELE-PRIMEIRO SINTOMA DE UM CARCINOMA PAPILÍFERO AGRESSIVO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MPEDICA EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcio Ribeiro Studart da Fonseca;

Bruno Mendes Segundo

TUMOR MESESNQUIMAL FOSFATÚRICO VARIANTE NÃO FOSFATÚRICO COM INVASÃO INTRACRANIANA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcio Ribeiro Studart da Fonseca;

MARCO SOBREIRA

Abordagem intracraniana do nervo maxilar por translocação orbitozigomáticatica para o tratamento da disseminação perineural de câncer de pele: técnica cirúrgica e revisão da literatura; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcio Ribeiro Studart da Fonseca;

Francieudo Justino Rolim

TUMOR GIGANTE CELULAR EM BASE DE CRÂNIO: RELATO DE DOIS CASOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Márcio Ribeiro Studart da Fonseca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernando Augusto Soares

Prevalência da mutação BRAF V600E, NRAS Q61L e KIT V559A e padrão de expressão imuno-histoquímica das proteínas BRAF V600E, PTEN e p53 em melanomas cutâneos primarios tratados no Hospital Haroldo Juaçaba: associação com os parâmetros clínicos, histopatológiocs; 2018; Tese (Doutorado em Oncologia) - Fundação Antônio Prudente,; Orientador: Fernando Augusto Soares;

Deysi Viviana Tenazoa Wong

Frequência da mutação BRAF, NRAS e C-KIT em melanomas cutâneos primários tratados no Hospital Haroldo Juaçaba e sua correlação com parâmetros clínicos, histopatológicos e com fototipo da pele; ; 2018; Tese (Doutorado em Oncologia) - Fundação Antônio Prudente,; Coorientador: Deysi Viviana Tenazoa Wong;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, ROBERTO ESMERALDO NOGUEIRA ; FERREIRA, LUIS ALBERTO ALBANO ; FONSECA, MARCIO RIBEIRO STUDART DA ; CASTRO JUNIOR, FRANCISCO MONTEIRO DE . Perfil dos pacientes atendidos no ambulatório de cirurgia de cabeça e pescoço no Hospital das Clínicas (UFC-CE). REVISTA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ , v. 55, p. 11-14, 2015.

  • V, RAC ; FONSECA, M. R. S. ; Rossi, BM ; N, WT ; LOPES, A. . Ressecção Alargada para Tumores do Cólon com Invasão Duodenal. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 23, p. 303-304, 1996.

  • FONSECA, M. R. S. ; LOPES, A. ; L,SG ; OYAFUSO,MS . Dermatofibrossarcoma Protuberans. Revista Brasileira de Cirurgia , v. 86, p. 139-141, 1996.

  • FONSECA, M. R. S. ; V, RAC ; Rossi, BM ; Penna, W ; LOPES, A. ; LANDIM, E. . Cirurgia Combinada na abordagem do Cordoma Sacrococígeo. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Impresso) , v. 23, p. 378-380, 1996.

  • FONSECA, M. R. S. ; sandra regina morini ; LOPES, A. ; LANDIM, E. ; Penna, W . Cordoma Sacrococcígeo-relato de um caso. Acta Oncologica Brasileira (Cessou em 2004. Cont. ISSN 1808-5512 Applied Cancer Research (Impresso)) , v. 15, p. 161-163, 1995.

  • SILVA, H. B. ; STUDART DA FONSECA,M.R. ; ARAUJO FILHO, S. C. ; MENEZES JUNIOR, J. M. ; BOGAEV, C. . Cranial Base Reconstruction. In: In Sekhar LN, Fessler R,. (Org.). Atlas of Neurosurgical Techniques. 2ªed.NEW YORK: Thieme Medical Publishers, 2015, v. , p. 001-.

  • FONSECA, M. R. S. ; CARREIRO FILHO, F. P. ; FARIAS, JWM ; POMBO, FB . Glossolaryngectomy for Pharynx and Larynx Carcinoma. In: Geraldo Matos Sá ; Jacib Kligerman; Roberto A. Lima ; Fernando Luiz Dias; Mauro Marques Barbosa. (Org.). 2nd World congress of the International Federation of Head and Neck Oncologic Societies. 1ed.Bologna: MONDUZZI, 2002, v. , p. 285-288.

  • FONSECA, M. R. S. ; OYAFUSO,MS ; LOPES, A. . Dermatofibrossarcoma. In: Ademar Lopes. (Org.). Saromas de Partes Moles. 1ed.Rio de Janeiro: MEDSI, 1999, v. , p. 541-550.

  • FONSECA, M. R. S. . CÂNCER DE PELE - DIGA DOUTOR. CONEXÃO ICC - REVISTA DO INSTITUTO DO CÂNCER DO CEARÁ, FORTALEZA-CE, p. 23 - 23, 01 abr. 2010.

  • FREITAS, J. C. ; FONSECA, M. R. S. ; BEZERRA, S.A. ; SILVA, H.B. ; MAIA ,R.C.L. . TRATAMENTO CIIRÚRGICO CRANIOFACIAL DE RECIDIVA LOCAL DE CEC ACANTOLÍTICO PALPEBRAL AGRESSIVO. In: XI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIRURGIA CRÂNIO-MAXLO-FACIAL, 2010, NATAL - RN. REV BRAS CIR CRANIOMAXILOFAC, 2010. v. 13. p. 14-14.

  • FONSECA, M. R. S. . Soft Palate Squamous Carcinoma: review of 175 cases treated in a single Instituion from 1970-1996. In: 2nd World Congress of The Internacional Federation of Head and Neck Oncologic Societies 8th International Congress on Oral Cancer 1st Internacional Symposium on Rehabilitation and Speech Therapy in Head and Neck Cancer, 2002. Soft Squamous Carcinoma: review of 175 cases treated in a Single Institution from 1970-1996, 2002.

  • FONSECA, M. R. S. . Hard Palate Squamous Carcinoma: review of 77 cases treated in a single institution from 1970 to 1996. In: 2nd World Congress of The International Federation of Head and Neck Oncologic Societies 8th International Congress on Oral Cancer 1st Internacional Symposium on Rehabilitation and Speech Therapy in Head and Neck Cancer, 2002. Hard Palate Squamous Carcinoma: review of 77 cases treated in a single institution from 1970 to 1996, 2002.

  • FONSECA, M. R. S. . Oral Carcinoma with Skin Involvement. In: 2nd World Congress of The International Federation of Head and Neck Oncologic Societies 8th Internacional Congress on Oral Cancer 1st International Symposium on Rehabilitation and Speech Therapy in Head and Neck Cancer, 2002. Oral Carcinoma with Skin Involvement, 2002.

  • FONSECA, M. R. S. . Glossolaryngectomy for Pharynx and Larynx Carcinoma. In: 2nd World Congress of The International Federation of Head and Neck Oncologic Societies 8th International Congress on Oral Cancer 1st International Symposium on Rehabilitation and Speech Therapy in Head ans Neck Cancer, 2002. Glossolaryngectomy for Pharynx and Larynx Carcinoma, 2002.

  • FONSECA, M. R. S. . Total Glossectomy with Supraglotic Laryngectomy - Surgical Techinique and Functional Results. In: 2d World Congress of The International Federation of Head and Neck Oncologic Societies 8th International Congress o Oral Cancer 1st International Symposium on Rehabilitation and Speench Therapy in Head and Neck Cancer, 2002. Total Glossectomy with Supraglotic Laryngectomy-Surgical Technique and Functional Results, 2002.

  • FONSECA, M. R. S. . Morbidade em tireoidectomias na infância e adolescência. In: XVII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, 1999. Morbidade em tireoidectomias na infância e adolescência, 1999.

  • FONSECA, M. R. S. . Morbidade em tireoidectomias na infância e adolescência. In: XIV Outubro Médico, 1998. Morbidade em tireoidectomias na infância e adolescência, 1998.

  • FONSECA, M. R. S. . Morbidade em tireoidectomias na infância e adolescência. In: XL Reunião Anual de Cancerologia, 1998. Morbidade em tireoidectomia na infância e adolescência, 1998.

  • FONSECA, M. R. S. . Reconstrução mandibular usando placas ortopédicas. In: XI Reunião Anual de Cancerologia, 1998. Reconstrução mandibular usando placas ortopédicas, 1998.

  • FONSECA, M. R. S. . Melanoma Vermelho: dificil diagnóstico clínico relato de 03 casos. In: VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, 1996. Melanoma Vermelho: dificil diagnóstico clínico relato de 03 casos, 1996.

  • FONSECA, M. R. S. . Pentavalent Technetium-99m-Dimercaptosuccinic Acid (Dmsa) Uptake in The Head and Neck Cancer Diagnosis. In: Annual Meeting of The Society of The Head and Neck Surgeons, 1995. Pentavalent Technetium-99m-dimercaptosuccinic Acid (Dmsa) Uptake in The Head and Neck Cancer Diagnosis, 1995.

  • FONSECA, M. R. S. . Detecção do Câncer de Cabeça e Pescoço com 99mtc-Dmsa. In: 25º Jornada Paulista de Radiologia, 1995, São Paulo. Detecção do Câncer de Cabeça e Pescoço com 99mtc-Dmsa, 1995.

  • FONSECA, M. R. S. . "Red Melanoma". In: 50º Congresso Brasileiro de Dermatologia, 1995. "Red Melanoma" - Dificil Diagnóstico Clínico, 1995.

  • FONSECA, M. R. S. . "Red Melanoma"-Dificil Diagnóstico Clínico. In: XXXVII Reunião Anual de Cancerologia, 1995. "Red Melanoma" - Dificil Diagnóstico Clínico, 1995.

  • FONSECA, M. R. S. . Carcinoma Espinocelular de Palato: análise de 23 anos de tratamento. In: XXXVII Reunião Anual de Cancerologia, 1995. Carcinoma Espinocelular de Palato: análise de 23 anos de tratamento, 1995.

  • FONSECA, M. R. S. . Detection of Head and Neck Cancer by Imaging with Technetium-99m-Hexakis MethoxyisobutyInitrile (mibi). In: Anuual Meeting of The Society of The Head and Neck Surgeons, 1995. Detection of Head and Neck Cancer by Imaging with Technetium-99m- Hexakis MethoxyisobutyInitrile (Mibi), 1995.

  • FONSECA, M. R. S. . Importância no diagnóstico pré-operatório no carcinoma papilífero de tireóide. In: XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, 1993. Importância no diagnóstico pré-operatório no carcinoma papilífero de tireóide, 1993.

  • FONSECA, M. R. S. . Tuberculose íleo-cecal: revisão de literatura e relato de caso. In: 42º Congresso Brasileiro de Colo-Proctologia, 1993. Tuberculose íleo-cecal: revisão da literatura e relato de caso, 1993.

  • FONSECA, M. R. S. . Quilotórax Traumático: relato de um caso. In: VII Outubro Médico, 1991. Quilotórax Traumático: relato de um caso, 1991.

  • FONSECA, M. R. S. . Pancreatite aguda e gravidez: revisão de literatura e relato de caso. In: VII Outubro Médico, 1991. Pancreatite aguda e gravidez: revisão de literatura e relato de caso, 1991.

  • RIBEIRO ACM ; SILVA M.F. ; DINO, M. M. ; OLIVEIRA, I. A. ; SANTOS, A. C. A. ; STUDART DA FONSECA,M.R. ; PEREIRA, G. M. ; FERREIRA, L. A. A. . RECIDIVA VOLUMOSA DE ADENOCARCINOMA DE GLÂNDULAS SALIVARES MENORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RIBEIRO ACM ; PINHO, M. J. ; OLIVEIRA, I. A. ; SILVA M.F. ; BARBOSA, L. R. S. ; SANTOS, A. C. A. ; STUDART DA FONSECA,M.R. ; PEREIRA FILHO, F. J. F. . EXENTERAÇÃO DE ÓRBITA ALARGADA PARA TRATAMENTO DE ADENOCARCINOMA DE SACO LACIMAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FREITAS, J. C. ; LIMA, G. S. ; LINHARES, R. J. ; SILVA, A. F. ; PINHO, M. J. ; SANTOS, A. C. A. ; FREITAS, M. R. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS RESSECÇÕES CRÂNIO-FACIAIS REALIZADAS NO HUWC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROLIM, F. J. ; LIMA, G. S. ; SILVA M.F. ; OLIVEIRA, I. A. ; CASTRO JUNIOR, F. M. ; SANTOS, A. C. A. ; FERREIRA, L. A. A. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . TUMOR DE CÉLULAS GIGANTES EM BASE DE CRÂNIO:RELATO DE DOIS CASOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. C. A. ; SOUSA NETO, E. R. ; LEITE, A. A. S. ; OLIVEIRA, I. A. ; ROLIM, F. J. ; STUDART DA FONSECA,M.R. ; PEREIRA, G. M. ; PEREIRA FILHO, F. J. F. . VOLUMOSO TUMOR GLOMUS CAROTÍDEO MALIGNO COM BOA RESPOSTA APÓS RADIOTERAPIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, J. C. ; BARBOSA, L. R. S. ; LIMA, G. S. ; LEITE, A. A. S. ; STUDART DA FONSECA,M.R. ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA FILHO, F. J. F. ; PEREIRA, G. M. . RESSECÇÃO DE EXTENSO DERMATOFIBROSSARCOMA PROTUBERANS COM RECONSTRUÇÃO INUSITADA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, J. C. ; SOUSA NETO, E. R. ; SILVA, A. F. ; OLIVEIRA, I. A. ; SEGUNDO, B. M. ; SANTOS, A. C. A. ; ALVES FILHO, W. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . GLOSSECTOMIA TOTAL DE RESGATE - BONS RESULTADOS FUNCIONAIS APÓS RECONSTRUÇÃO COM RETALHO SUPRACLAVICULAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIBEIRO ACM ; PINHO, M. J. ; DINO, M. M. ; OLIVEIRA, I. A. ; SOUSA NETO, E. R. ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA, G. M. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . FECHAMENTO DE NEOFARINGE APÓS LARINGECTOMIA TOTAL UTILIZANDO SUTURA DE SCHMIDEN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. C. A. ; SILVA, A. F. ; DINO, M. M. ; BARBOSA, L. R. S. ; FREITAS, J. C. ; PEREIRA, G. M. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . RESSECÇÃO CRÂIO-FACIAL DE MELANOMA MUCOSO DE CAVIDADE NASAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, J. C. ; PINHO, M. J. ; LEITE, A. A. S. ; RIBEIRO ACM ; ROLIM, F. J. ; PEREIRA, G. M. ; PEREIRA FILHO, F. J. F. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . RESSECÇÃO CRÂNIO-FACIAL DE EXTENSO CEC DE PELE AGRESSIVO EM PACIENTE IMUNOSSUPRIMIDO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROLIM, F. J. ; PINHO, M. J. ; LEITE, A. A. S. ; SILVA M.F. ; SANTOS, A. C. A. ; PEREIRA FILHO, F. J. F. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . RESSECÇÃO CRÂNIO-FACIAL DE EXTENSAS LESOES EM PELE EM PACIENTES PORTADORES DE XERODERMA PIGMENTOSO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROLIM, F. J. ; LIMA, G. S. ; LINHARES, R. J. ; SOUSA NETO, E. R. ; DINO, M. M. ; SILVA, A. F. ; SANTOS, A. C. A. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . ANÁLISE DAS CIRURGIAS CRÂNIO-FACIAIS REALIZADAS DEVIDO A CÂNCER DE PELE AGRESSIVO NO HUWC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. C. A. ; RIBEIRO ACM ; BARBOSA, L. R. S. ; PINHO, M. J. ; DINO, M. M. ; ROLIM, F. J. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . TÁTICA CIRÚRGICA PARA RESSECÇÃO DE RECIDIVA PERINEURAL INVADINDO NERVO INFRAORBITAL ATÉ A BASE DO CRÂNIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROLIM, F. J. ; PINHO, M. J. ; SOUSA NETO, E. R. ; LEITE, A. A. S. ; BARBOSA, L. R. S. ; SANTOS, A. C. A. ; FERREIRA, L. A. A. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . RESSECÇÃO CRÂIO-FACIAL DE TUMOR FOSFATÚRICO EM OSSO TEMPORAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. C. A. ; LINHARES, R. J. ; LEITE, A. A. S. ; BARBOSA, L. R. S. ; RIBEIRO ACM ; ROLIM, F. J. ; PEREIRA FILHO, F. J. F. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . LIGADURA DA ARTÉRIA MAXILAR INTERNA - TÁTICA PARA REDUZIR SANGRAMENTO INTRAOPERATÓRIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROLIM, F. J. ; LINHARES, R. J. ; LEITE, A. A. S. ; SILVA, A. F. ; STUDART DA FONSECA,M.R. ; FREITAS, J. C. ; PEREIRA FILHO, F. J. F. ; SANTOS, A. C. A. . TRANSLOCAÇÃO MEDIOFACIAL PARA RESSECÇÃO DE SCHWANOMA DE NERVO MANDIBULAR EM FOSSA PTERIGOPALATINA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROLIM, F. J. ; LIMA, G. S. ; SILVA M.F. ; OLIVEIRA, I. A. ; CASTRO JUNIOR, F. M. ; SANTOS, A. C. A. ; FERREIRA, L. A. A. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . TUMOR DE CÉLULAS GIGANTES EM OSSO TEMPORAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. C. A. ; SILVA, A. F. ; LIMA, G. S. ; BARBOSA, L. R. S. ; STUDART DA FONSECA,M.R. ; PEREIRA FILHO, F. J. F. ; ROLIM, F. J. . TUMORES DA TIREÓIDE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, A. C. A. ; LIMA, G. S. ; DINO, M. M. ; LINHARES, R. J. ; RIBEIRO ACM ; ROLIM, F. J. ; FREITAS, M. R. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . ANÁLISE DAS RESSECÇÕES DE OSSO TEMPORAL REALIZADAS NO HUWC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, J. C. ; RIBEIRO ACM ; LIMA, G. S. ; DINO, M. M. ; LINHARES, R. J. ; SILVA, A. F. ; ROLIM, F. J. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . RECONSTRUÇÃO APÓS GRANDES RESSECÇÕES CRÂNIO-FACIAIS SEM USO DE RETALHOS MICROCIRÚRGICOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LINHARES, R. J. ; FREITAS, J. C. ; LIMA, G. S. ; BARBOSA, L. R. S. ; RIBEIRO ACM ; ROLIM, F. J. ; OLIVEIRA, I. A. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . RETALHO SUPRACLAVICULAR PARA RECONSTRUÇÃO DE ASSOALHO DE BOCA-RELATO DE CASO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROLIM, F. J. ; FREITAS, J. C. ; LIMA, G. S. ; LINHARES, R. J. ; SILVA, A. F. ; ROCHA FILHO, MAS ; FERREIRA, L. A. A. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . IMPORTÂNCIA DA MULTIDISCIPLINARIDADE EM CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, I. A. ; FREITAS, J. C. ; SOUSA NETO, E. R. ; SILVA, A. F. ; RIBEIRO ACM ; ROLIM, F. J. ; PEREIRA FILHO, F. J. F. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . ADENOMA PLEOMÓRFICO DE GLÂNDULAS SALIVARES MENORES METASTÁTICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. F. ; FREITAS, J. C. ; OLIVEIRA, I. A. ; RIBEIRO ACM ; SOUSA NETO, E. R. ; SEGUNDO, B. M. ; LIMA, G. S. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . RESSECÇÃO CRÂNIO-FACIAL DETUMOR DE PELE AGRESSIVO EM PACIENTES PORTADORES DE XERODERMA PIGMENTOSO- SERIE DE CASOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, J. C. ; RIBEIRO ACM ; BARBOSA, L. R. S. ; LINHARES, R. J. ; ROLIM, F. J. ; FREITAS, M. R. ; FIGUEIREDO, D.F. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . RESSECÇÃO CRANIOFACIAL DE TUMORES DA BASE DO CRÂNIO-EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO DE CIRURGIA DE CABEA E PESCOÇO DA UFC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, G. S. ; FREITAS, J. C. ; RIBEIRO ACM ; BARBOSA, L. R. S. ; LINHARES, R. J. ; ROLIM, F. J. ; OLIVEIRA, I. A. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . TUMOR GLÔMICO MALIGNO IRRESSECÁVEL COM RESPOSTA A RADIOTERAPIA-RELATO DE CASO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA FILHO, MAS ; FREITAS, J. C. ; LIMA, G. S. ; SILVA, A. F. ; OLIVEIRA, I. A. ; ROLIM, F. J. ; LINHARES, R. J. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . RECIDIVA PERINEURAL DE CARCINOSSARCOMA INVADINDO NERVO INFRAORBITAL ATÉ BASE DO CRÂNIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. R. S. ; FREITAS, J. C. ; LIMA, G. S. ; RIBEIRO ACM ; LINHARES, R. J. ; SEGUNDO, B. M. ; OLIVEIRA, I. A. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . RESSECÇÃO CRANIOFACIAL DE MELANOMA MUCOSO DE CAVIDADE NASAL-RELATO DE CASO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LINHARES, R. J. ; FREITAS, J. C. ; LIMA, G. S. ; BARBOSA, L. R. S. ; RIBEIRO ACM ; ROLIM, F. J. ; SOUSA NETO, E. R. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . TUMOR DE CÉLULAS GIGANTES COM INVASÃO DA BASE DO CRÂNIO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, I. A. ; FREITAS, J. C. ; SILVA, A. F. ; SOUSA NETO, E. R. ; BARBOSA, L. R. S. ; ROLIM, F. J. ; LIMA, G. S. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . DERMATOFIBROSSARCOMA RECIDIVADO EM FACE-RESSECÇÃO AMPLA E RECONSTRUÇÃO INUSITASA-RELATO DE CASO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, G. S. ; FREITAS, J. C. ; SILVA, A. F. ; OLIVEIRA, I. A. ; SOUSA NETO, E. R. ; ROLIM, F. J. ; LINHARES, R. J. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . RESSECÇÃO CRANIOFACIAL DE TUMOR DE PELE AGRESSIVO EM PACIENTE IMUNOSSUPRIMIDO-RELATO DE CASO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SEGUNDO, B. M. ; FREITAS, J. C. ; SILVA, A. F. ; OLIVEIRA, I. A. ; SOUSA NETO, E. R. ; ROLIM, F. J. ; LINHARES, R. J. ; STUDART DA FONSECA,M.R. . TUMOR FOSFATÚRICO EM REGIÃO TEMPORAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STUDART DA FONSECA,M.R. ; ROLIM, F. J. ; LINHARES, R. J. . TUMOR MALIGNO DE GLOMUS CAROTÍDEO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, LGV ; LINHARES, R. J. ; LIMA, G. S. ; BARBOSA, L. R. S. ; STUDART DA FONSECA,M.R. ; ROLIM, F. J. . CIRURGIA CRANIO FACIAL PARA RESSECÇÃO DE TUNOR DE PELE INVASIVO EM PACIENTE PORTADOR DE XERODERMA PIGMENTOSO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LINHARES, R. J. ; FREITAS, J. C. ; STUDART DA FONSECA,M.R. ; LIMA, G. S. . RESSECÇÃO CRANIO FACIAL DE RECIDIVA PERINEURAL DE TUMOR DE PELE INVADINDO NERVO INFRAORBITAL ATÉ A BASE DO CRÂNIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, L. R. S. ; SOUSA NETO, E. R. ; STUDART DA FONSECA,M.R. ; FREITAS, J. C. . RETALHO SUPRACLAVICULAR PARA RECONSTRUÇÃO DE ASSOALHO DE BOCA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, L. R. S. ; SEGUNDO, B. M. ; STUDART DA FONSECA,M.R. ; ROCHA FILHO, MAS ; SOUSA NETO, E. R. ; SILVA, A. F. . APRESENTAÇÃO ATÍPICA DE TUOR FOSFATÚRICO EM REGIÃO TEMPORAL COM INVASÃO DA BASE DO CRÂNIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FREITAS, J. C. ; STUDART DA FONSECA,M.R. ; ROLIM, F. J. . CIRURGIA CRANIO FACIAL PARA RESSECÇÃO DE MELANOMA MUCOSO DE BASE DE CRÂNIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, G. S. ; STUDART DA FONSECA,M.R. ; SEGUNDO, B. M. ; BARBOSA, L. R. S. ; SOUSA NETO, E. R. . CIRURGIA CRANIO FACIAL PARA RESSECÇÃO DE TUMOR DE PELE EM PACIENTE IMUNOSSUPRIMIDO DEVIDO A TRANSPLANTE HEPÁTICO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FONSECA, M. R. S. ; SILVA, H.B. ; FREITAS, J. C. ; BARBOSA JÚNIOR, G ; RIBEIRO, B.P. ; ALMEIDA NETO, J. N. . RESSECÇÃO CRANIOFACIAL DE TUMORES MALIGNOS DA BASE ANTERIOR DO CRÂNIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA JÚNIOR, G ; FONSECA, M. R. S. ; FREITAS, J. C. ; RIBEIRO, B.P. ; PIMENTEL, G.G. ; NOGUEIRA, C.B.P. . DUPLA ABORDAGEM TRANSFACIAL PARA RESSECÇÃO DE NASOANGIOFIBROMA JUVENIL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, M. R. S. ; SILVA, H.B. ; FREITAS, J. C. ; RIBEIRO, B.P. ; BARBOSA JÚNIOR, G ; MENDES, W.O. . COMPLICAÇÕES E FATORES PROGNÓSTICOS DAS RESSECÇÕES CRANIOFACIAIS DE TUMORES MALIGNOS DA BASE DO CRÂNIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, M. R. S. ; SILVA, H.B. ; FREITAS, J. C. ; BARBOSA JÚNIOR, G ; RIBEIRO, B.P. ; SANTOS, J.M.S. . RESSECÇÃO CRANIOFACIAL DE TUMORES DE PELE NÃO MELANOMA-ANÁLISE DA INVASÃO DA ÓRBITA COMO UM FATOR PROGNÓSTICO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, M. R. S. ; SILVA, H.B. ; BARBOSA JÚNIOR, G ; FREITAS, J. C. ; RIBEIRO, B.P. ; COSTA E SILVA, A.C. . RESSECÇÃO CRANIOFACIAL DE TUMORES DE PELE NÃO MELANOMA COM INVASÃO DA BASE DO CRÂNIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, M. R. S. ; SILVA, H.B. ; FREITAS, J. C. ; RIBEIRO, B.P. ; BARBOSA JÚNIOR, G ; GOMES NETO, P.S. . RESSECÇÃO CRANIOFACIAL DE OSSO TEMPORAL PARA TRATAMENTO DE TUMORES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, J. C. ; FONSECA, M. R. S. ; SILVA, H.B. ; BARBOSA JÚNIOR, G ; RIBEIRO, B.P. ; ARAÚJO, C.L.M. . RESSECÇÃO CRANIOFACIAL DE CEC DE PELE AGRESSIVO EM CRIANÇA PORTADORA DE XERODERMA PIGMENTOSO-RELATO DE CASO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, J. C. ; FONSECA, M. R. S. ; SILVA, H.B. ; RIBEIRO, B.P. ; BARBOSA JÚNIOR, G ; PINHEIRO, T.L. . RESSECÇÃO CRANIOFACIAL DE MENINGIOMA ESFENO-ORBITAL COM PRESERVAÇÃO DA ÓRBITA-RELATO DE CASO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, M. R. S. ; SILVA, H.B. ; FREITAS, J. C. ; RIBEIRO, B.P. ; BARBOSA JÚNIOR, G . TÁTICA CIRÚRGICA DA LIGADURA DA ARTÉRIA MAXILAR INTERNA EM CIRURGIAS CRANIOMAXILOFACIAS : UMA ESTRATÉGIA PARA REDUZIR O SANGRAMENTO TRANSOPERATÓRIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, M. R. S. ; SILVA, H.B. ; FREITAS, J. C. ; RIBEIRO, B.P. ; BARBOSA JÚNIOR, G ; SILVA, S.L.A. . RESSECÇÃO CRANIOFACIAL DE TUMORES MALIGNOS DA BASE DO CRÂNIO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FREITAS, J. C. ; FONSECA, M. R. S. ; ARRUDA, J.A.M. ; RIBEIRO, B.P. ; BARBOSA JÚNIOR, G ; BRITO, H.D.S. . RESSECÇÃO CRANIOFACIAL DE CARCINOMA ADENÓIDE-CÍSTICO DE GLÂNDULA LACRIMAL-RELATO DE CASO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, M. R. S. ; SILVA, H.B. ; FREITAS, J. C. ; RIBEIRO, B.P. ; BARBOSA JÚNIOR, G ; PETROLA, L.M. . É POSSÍVEL REALIZAR RESSECÇÕES CRANIOFACIAIS DE TUMORES MALIGNOS DA BASE DO CRÂNIO SEM RECONSTRUÇÃO MICROCIRÚRGICA ?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, M. R. S. ; TEIXEIRA, B. A. ; ALVES JUNIOR, J. J. ; ARAUJO FILHO, I. . Impacto da Pesquisa do Linfonodo Sentinela no Estadiament do Melanoma e Correlação com a Sobrevida. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, M. R. S. ; TEIXEIRA, B. A. ; ALVES JUNIOR, J. J. . Melanomas Cutâneos da Cabeça e Pescoço: análise de 87 casos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, M. R. S. ; TEIXEIRA, B. A. ; ALVES JUNIOR, J. J. ; CARREIRO FILHO, F. P. ; CORTEZ, A. P. . Glossectomia Total com Laringectomia Supraglótica: resultados funcionais em 5 casos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, M. R. S. ; TEIXEIRA, B. A. ; ALVES JUNIOR, J. J. ; FERNANDES, M. . Melanoma em Cabeça e Pescoço: estudo restrospectivo de 51 casos com avaliação de fatores prognósticos e sobrevida. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, M. R. S. ; TEIXEIRA, B. A. ; ALVES JUNIOR, J. J. ; BESERRA, C. F. S. . Análise Clínica-Epidemiológica de 140 casos de Melanoma Tratados em Instituição Especializada. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STUDART DA FONSECA,M.R. ; GURGEL, M. V. ; FERNANDES, M. V. ; CUNHA, M. P. S. S. ; COSTA, I. . MELANOMA DE CONJUNTIVA E PESQUISA DE LINFONODO SENTINELA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORTELAZZO, M.A ; FONSECA, M. R. S. ; SOARES, F.A ; TORLONI, H. ; CARVALHO, A.L ; KOWALSKI, L.P . Carcinoma epidermóide de palato duro: análise de 70 casos tratados em uma única instituição. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CORTELAZZO, M.A ; FONSECA, M. R. S. ; SOARES, F.A ; TORLONI, H. ; CARVALHO, A.L ; KOWALSKI, L.P . Carcinoma Epidermóide de Palato Mole: análise de 151 casos tratados em uma única Instituição. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORTELAZZO, M.A ; FONSECA, M. R. S. ; SOARES, F.A ; TORLONI, H. ; KOWALSKI, L.P . Hard Palate Squamous Carcinoma: review of 77 cases treated in a single institution from 1970 to 1996.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CORTELAZZO, M.A ; FONSECA, M. R. S. ; SOARES, F.A ; TORLONI, H. ; KOWALSKI, L.P . Soft Palate Squamous Carcinoma: review of 175 cases treated in a single institution from 1970 to 1996.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

STUDART DA FONSECA,M.R. . AMBULATÓRIO ESPECIFICO PARA TRATAMENTO DE TUMORES DA BASE DO CRÂNIO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

STUDART DA FONSECA,M.R. . AMBULATÓRIO ESPECIFICO PARA TRATAMENTO DE TUMORES DA BASE DO CRÂNIO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

STUDART DA FONSECA,M.R. . Destaques do Ceará. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

STUDART DA FONSECA,M.R. . Inaugurado ambulatório para tratar tumores craniofaciais. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

STUDART DA FONSECA,M.R. . HUWC inaugura ambulatório para tratamento de tumores de base do crânio. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

STUDART DA FONSECA,M.R. . HUWC inaugura 1º ambulatório público para tratamento de tumores de base de crânio do Ceará. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

STUDART DA FONSECA,M.R. . Ceará ganha ambulatório específico para tratar tumores na base do crânio. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

STUDART DA FONSECA,M.R. . UFC faz cirurgia de base de crânio. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

STUDART DA FONSECA,M.R. . Ambulatório atende pessoas diagnosticadas com tumor na base do crâni. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

STUDART DA FONSECA,M.R. . AMBULATÓRIO ESPECÍFICO DE TUMORES DE BASE DE CRÂNIO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

STUDART DA FONSECA,M.R. . AMBULATÓRIO ESPECIFICO PARA TRATAMENTO DE TUMORES DA BASE DO CRÂNIO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

STUDART DA FONSECA,M.R. . AMBULATÓRIO ESPECIFICO PARA TRATAMENTO DE TUMORES DA BASE DO CRÂNIO. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

STUDART DA FONSECA,M.R. . HUWC inaugura 1º ambulatório público para tratamento de tumores de base de crânio do Ceará. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

FONSECA, M. R. S. . Curso em Extensão em Oncologia Básica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONSECA, M. R. S. . Curso de Extensão em Oncologia Básica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONSECA, M. R. S. . Curso de Extensão Oncologia Básica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONSECA, M. R. S. . Curso de Extensão em Oncologia Básica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONSECA, M. R. S. . Pós-Graduação Lato Sensu em Oncologia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2018

    PERFIL HISTOPATOLÓGICO E MOLECULAR DE MELANOMAS CUTÂNEOS NO ESTADO DO CEARÁ, Descrição: BRAF, NRAS, KIT e PTEN são importantes genes envolvidos na patogênese do melanoma. O conhecimento do perfil de mutação representa uma realidade na abordagem terapêutica individual, e também uma ferramenta de farmacoeconomia. Objetivo: Determinar o perfil clínicopatológico e molecular do melanoma no Estado do Ceará em pacientes atendidos no Hospital Haroldo Juaçaba. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Márcio Ribeiro Studart da Fonseca - Integrante / Ronaldo de Albuquerque Ribeiro - Integrante / Maria do Perpétuo Socorro Saldanha da Cunha - Integrante / MARKUS ANDRET CAVALCANTE GIFONI - Coordenador / Roberto César Pereira Lima Júnior - Integrante / Isabelle Joyce de Lima Silva Fernandes - Integrante / Josiane da Silva Quetz - Integrante / DEYSI VIVIANA TENAZOA WONG - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - Atual

    ESTUDO DA FLUORESCÊNCIA DA MELANINA PELA TÉCNICA DE EXCITAÇÃO POR DOIS FÓTONS EM MELANOMA DE PELE, Descrição: Uma nova metodologia diagnóstica para avaliação de lesões pigmentadas da pele foi descrito por Dieter Leupold e colegas. Baseia-se na espectometria da fluorescência da Melanina pela técnica de excitação por emissão de dois fótons. Os resultados preliminares apontam para um novo método não invasivo de diagnóstico diferencial entre lesões pigmentadas benignas e Melanoma ainda numa fase precoce. Como espectro de fluorescência difere em nevo melanocítico benigno e Melanoma, o método de fluorescência excitada por dois fótons pode ser utilizado como ferramenta diagnóstica em espécimes histopatológicos bem como in vivo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Márcio Ribeiro Studart da Fonseca - Coordenador / Ronaldo de Albuquerque Ribeiro - Integrante / Maria do Perpétuo Socorro Saldanha da Cunha - Integrante.

  • 2011 - Atual

    ESTUDO DA FLUORESCÊNCIA DA MELANINA PELA TÉCNICA DE EXCITAÇÃO POR DOIS FÓTONS EM MELANOMA DE PELE, Descrição: Uma nova metodologia diagnóstica para avaliação de lesões pigmentadas da pele foi descrito por Dieter Leupold e colegas. Baseia-se na espectometria da fluorescência da Melanina pela técnica de excitação por emissão de dois fótons. Os resultados preliminares apontam para um novo método não invasivo de diagnóstico diferencial entre lesões pigmentadas benignas e Melanoma ainda numa fase precoce. Como espectro de fluorescência difere em nevo melanocítico benigno e Melanoma, o método de fluorescência excitada por dois fótons pode ser utilizado como ferramenta diagnóstica em espécimes histopatológicos bem como in vivo . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Márcio Ribeiro Studart da Fonseca - Coordenador / Ronaldo de Albuquerque Ribeiro - Integrante / Maria do Perpétuo Socorro Saldanha da Cunha - Integrante.

  • 2011 - Atual

    ESTUDO DA FLUORESCÊNCIA DA MELANINA PELA TÉCNICA DE EXCITAÇÃO POR DOIS FÓTONS EM MELANOMA DE PELE, Descrição: Uma nova metodologia diagnóstica para avaliação de lesões pigmentadas da pele foi descrito por Dieter Leupold e colegas. Baseia-se na espectometria da fluorescência da Melanina pela técnica de excitação por emissão de dois fótons. Os resultados preliminares apontam para um novo método não invasivo de diagnóstico diferencial entre lesões pigmentadas benignas e Melanoma ainda numa fase precoce. Como espectro de fluorescência difere em nevo melanocítico benigno e Melanoma, o método de fluorescência excitada por dois fótons pode ser utilizado como ferramenta diagnóstica em espécimes histopatológicos bem como in vivo . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Márcio Ribeiro Studart da Fonseca - Coordenador / Ronaldo de Albuquerque Ribeiro - Integrante / Maria do Perpétuo Socorro Saldanha da Cunha - Integrante.

  • 2011 - Atual

    ESTUDO DA FLUORESCÊNCIA DA MELANINA PELA TÉCNICA DE EXCITAÇÃO POR DOIS FÓTONS EM MELANOMA DE PELE, Descrição: Uma nova metodologia diagnóstica para avaliação de lesões pigmentadas da pele foi descrito por Dieter Leupold e colegas. Baseia-se na espectometria da fluorescência da Melanina pela técnica de excitação por emissão de dois fótons. Os resultados preliminares apontam para um novo método não invasivo de diagnóstico diferencial entre lesões pigmentadas benignas e Melanoma ainda numa fase precoce. Como espectro de fluorescência difere em nevo melanocítico benigno e Melanoma, o método de fluorescência excitada por dois fótons pode ser utilizado como ferramenta diagnóstica em espécimes histopatológicos bem como in vivo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Márcio Ribeiro Studart da Fonseca - Coordenador / Ronaldo de Albuquerque Ribeiro - Integrante / Maria do Perpétuo Socorro Saldanha da Cunha - Integrante.

  • 2011 - Atual

    ESTUDO DA FLUORESCÊNCIA DA MELANINA PELA TÉCNICA DE EXCITAÇÃO POR DOIS FÓTONS EM MELANOMA DE PELE, Descrição: Uma nova metodologia diagnóstica para avaliação de lesões pigmentadas da pele foi descrito por Dieter Leupold e colegas. Baseia-se na espectometria da fluorescência da Melanina pela técnica de excitação por emissão de dois fótons. Os resultados preliminares apontam para um novo método não invasivo de diagnóstico diferencial entre lesões pigmentadas benignas e Melanoma ainda numa fase precoce. Como espectro de fluorescência difere em nevo melanocítico benigno e Melanoma, o método de fluorescência excitada por dois fótons pode ser utilizado como ferramenta diagnóstica em espécimes histopatológicos bem como in vivo. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

CERTIFICADO DE GRATIDÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

2003

Homenagem, Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia AC Camargo Cancer Center.

2002

Honra ao Mérito - os melhores do ano 2002, MAOP - Marketing e Pesquisaa - Cajazeiras-PB.

1999

Título de Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

1986

Menção Honrosa-1º lugar geral no concurso vestibular 1986.1, Universidade Estadual do Ceará.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto do Câncer do Ceará, Hospital do Câncer do Ceará. , R. Papi Júnior, 1222 Divisão de Oncologia Cirúrgica, Rodolfo Teófilo, 60430-230 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 32884644, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional