Patrícia Sunah de Negreiros Lopes

Mestre em História, Política e Bens Culturais pela FGV (2016) e licenciada em História pela UERJ (2013). Atuou como bolsista de mestrado pela FAPERJ no projeto "Arqueologia da reconciliação: formulação, aplicação e recepção de políticas públicas relativas à violação de direitos humanos durante a ditadura militar", realizado em parceria com a Comissão Estadual da Verdade (CEV-Rio).

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História, Política e Bens Culturais

2014 - 2016

Fundação Getúlio Vargas
Título: A agência McCann-Erickson do Brasil: um estudo sobre a profissionalização do campo publicitário brasileiro (1935-1964),Ano de Obtenção: 2016
Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: profissionalização; Publicidade; campo publicitário; agência de publicidade; McCann-Erickson.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das Profissões. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade.

Graduação em História

2007 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: 'Truth well told': o papel da agência publicitária McCann-Erickson na americanização do Brasil no segundo Governo Vargas (1951-1954)
Orientador: Laura Moutinho Nery

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Semana de História Política | V Seminário Nacional de História: política, cultura & sociedade..?TRUTH WELL TOLD?: O PAPEL DA AGÊNCIA PUBLICITÁRIA McCANN-ERICKSON NA AMERICANIZAÇÃO DO BRASIL NO SEGUNDO GOVERNO VARGAS (1951-1954). 2013. (Seminário).

I Cúpula Mundial de Legisladores. 2012. (Outra).

20ª Semana de Iniciação Científica da Uerj.O verbete biografia. 2011. (Outra).

19ª Semana de Iniciação Científica da Uerj.Joaquim Manuel de Macedo: biógrafo do Império (1820-1882). 2010. (Outra).

II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. 2010. (Congresso).

Minicurso "Algunas aproximaciones a la política exterior argentina en los últimos 25 años- El caso de las relaciones sur-sur. 2009. (Outra).

Seminário Comemorativo do Bicentenário da Tomada de Caiena. 2009. (Seminário).

VII Semana de História da Uerj. 2009. (Encontro).

Minicurso Metodologia da Pesquisa - Prof. Ciro Flamarion Cardoso. 2008. (Outra).

II Semana de História Política (UERJ). 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Flávio Limoncic

MATTOS, M. A. V. L.; ROCHA, A. L. M.;LIMONCIC, Flávio.. A agência McCann-Erickson do Brasil. Um estudo sobre a profissionalização do campo publicitário brasileiro, 1935-1964. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos) - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.

Flávio Limoncic

MATTOS, M. A. V. L.; ROCHA, A. L. M.;LIMONCIC, Flávio.. The unnoficial American presence: americanização do Brasil no segundo governo Vargas e a agência publicitária McCann-Erickson (1951-1954). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos) - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.

Hugo Rogelio Suppo

SUPPO, Hugo R.; NERY, L. M.; GONÇALVES, M. A.. Truth well told: o papel da agência McCann Erickson na americanização do Brasil no Segundo Governo Vargas (1951-1954). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Laura Moutinho Nery

'Truth Well Told': o papel da agência publicitária McCann-Erickson na americanização do Brasil no segundo Governo Vargas (1951-1954); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Laura Moutinho Nery;

Marcia de Almeida Gonçalves

Retratos em papel e letras: imaginário nacional e narrativa biográfica no Império do Brasil; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; Orientador: Márcia de Almeida Gonçalves;

Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos

A agência McCann-Erickson do Brasil; Um estudo sobre a profissionalização do campo publicitário brasileiro, 1935-1964; 2016; Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) - Fundação Getúlio Vargas, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Marco Aurélio Vannucchi Leme de Mattos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SUNAH, Patrícia . Reflexões sobre o papel da agência publicitária McCann-Erickson na americanização do Brasil no Segundo Governo Vargas (1951-1954). Mosaico (Rio de Janeiro) , v. 6, p. 23-36, 2016.

  • SUNAH, Patrícia . Reflexões sobre o papel da agência publicitária McCann-Erickson na americanização do Brasil no Segundo Governo Vargas (1951-1954). In: IV JORNADA DISCENTE DO PPHPBC ? CPDOC/FGV, 2014, Rio de Janeiro. IV JORNADA DISCENTE Caderno de Resumos, 2014. p. 6-6.

  • SUNAH, Patrícia . Entre a razão e a sensibilidade: publicidade, imaginários e a nova americanização do Brasil. In: IX Semana de História Política | VI Seminário Nacional de História: política, cultura & sociedade., 2014, Rio de Janeiro. Entre a razão e a sensibilidade: publicidade, imaginários e a nova americanização do Brasil (1951-1954), 2014. p. 366-366.

  • SUNAH, Patrícia . ?TRUTH WELL TOLD?: O PAPEL DA AGÊNCIA PUBLICITÁRIA McCANN-ERICKSON NA AMERICANIZAÇÃO DO BRASIL NO SEGUNDO GOVERNO VARGAS (1951-1954). In: VIII Semana de História Política | V Seminário Nacional de História: política, cultura & sociedade., 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da VIII Semana de História Política | V Seminário Nacional de História: política, cultura & sociedade., 2013. p. P.50-P.51.

  • SUNAH, Patrícia . ?TRUTH WELL TOLD?: O PAPEL DA AGÊNCIA PUBLICITÁRIA McCANN-ERICKSON NA AMERICANIZAÇÃO DO BRASIL NO SEGUNDO GOVERNO VARGAS (1951-1954). Anais da ... Semana de História Política, ... Seminário Nacional de História (Cd-Rom) , 2014.

  • SUNAH, Patrícia . Reflexões sobre o papel da agência publicitária McCann-Erickson na americanização do Brasil no Segundo Governo Vargas (1951-1954). Mosaico (Rio de Janeiro) , 2014.

  • SUNAH, Patrícia . Entre a razão e a sensibilidade: publicidade, imaginários e a nova americanização do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SUNAH, Patrícia . Reflexões sobre o papel da agência publicitária McCann-Erickson na americanização do Brasil no Segundo Governo Vargas (1951-1954). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SUNAH, Patrícia . 'TRUTH WELL TOLD': O PAPEL DA AGÊNCIA PUBLICITÁRIA McCANN-ERICKSON NA AMERICANIZAÇÃO DO BRASIL NO SEGUNDO GOVERNO VARGAS (1951-1954). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2016

    FAPERJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado

    Outras informações:
    Bolsista de Mestrado no projeto "Arqueologia da reconciliação: formulação, aplicação e recepção de políticas públicas relativas à violação de direitos humanos durante a ditadura militar" , realizado em parceria com a Comissão Estadual da Verdade (CEV-Rio).

  • 2013 - 2014

    SAPOTI PROJETOS CULTURAIS S/S LTDA ME, -

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Monitora para visita, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Visita educativa sobre os principais pontos históricos da região da Zona Portuária do Rio de Janeiro. O projeto se realiza no Espaço Meu Porto Maravilha, com parceria entre a concessionária Porto Novo e o Museu de Arte do Rio (MAR).

  • 2011 - 2013

    Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitora da exposição "Palácio Tiradentes- Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro", que trata da história política brasileira e a memória do Palácio, tendo como público alvo estudantes da rede pública e privada, bem como turistas brasileiros e estrangeiros.

  • 2010 - 2011

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - CNPq, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisa para o projeto "Retratos em papel e letras: imaginário social e narrativa biográfica no Império do Brasil", supervisionado pela professora Dra. Márcia de Almeida Gonçalves.

  • 2009 - 2010

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica PIBIC UERJ, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisa para o projeto "Retratos em papel e letras: imaginário social e narrativa biográfica no Império do Brasil", supervisionado pela professora Dra. Márcia de Almeida Gonçalves.

  • 2008 - 2009

    Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

    Vínculo: Estágio interno, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Levantamento e indexação de fontes documentais do arquivo Visconde de Uruguai.

  • 2007 - 2008

    Arquivo Nacional

    Vínculo: Estágio interno, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Organização de fundos do judiciário para o projeto ?Memória do Superior Tribunal Federal?.