Kamylla Raulino Vieira da Silva

Mestranda (2019-2021) na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC. Pós Graduação em Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação Especial (2015) pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã. Graduada em Pedagogia (2015) com Habilitação em Supervisão Escolar pela UDESC. Participou como bolsista de Iniciação Científica PIBITI e PIVIC na temática de Educação Sexual com o Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC. Atuou como pesquisadora Voluntária na Formação compartilhada no Programa Novos Horizontes: a Universidade nos espaços de privação de liberdade na UDESC. Atualmente atua como Supervisora Escolar na Rede Municipal de Florianópolis e é integrante do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB) e do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC/CNPq)

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC

2019 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A política de avaliação na educação básica em Florianópolis: Um estudo dos obstáculos enfrentados pelos adolescentes na passagem do Ensino Fundamental na Rede Municipal ao Ensino Médio Estadual.,Orientador: Ione Ribeiro Valle
Coorientador: Victor Julierme Santos da Conceição.

Especialização em Educação Infantil, Anos Iniciais e Educação Especial.

2015 - 2015

Faculdade Dom Bosco de Ubiratã-Pr
Título: INCLUSÃO E DIVERSIDADE: REFLEXÕES NECESSÁRIAS COM A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA.
Orientador: Professora Sonia Regina H. Jochen

Graduação em Pedagogia

2011 - 2014

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Histórias, vivências e um desejo: Uma educação acolhedora das diversidades.
Orientador: Caroline Kern

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

CURSO E COLÉGIO ENERGIA- BARREIROS

Ensino Fundamental (1º grau)

2005 - 2007

Centro Educacional Barreiros

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 -

DOMINAÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL: A SOCIOLOGIA DE PIERRE BOURDIEU. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Crítica da razão escolástica. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Sobre o Estado Pierre Bourdieu. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2019 - 2019

Análise de dados textuais com o software IRaMuTeQ. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Pierre Bourdieu e suas meditações pascalianas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, K. R. V. ; MELO,SONIA.M.M. ; O. E. S. P. ; CARVALHO, G. M. D. ; TEIXEIRA, M. S. ; Pacheco, Raquel da V. ; FARIAS, Caroline E. . V Oficina de Produção e Desenvolvimento de Material Didático Pedagógico em Educação Sexual.. 2011. (Outro).

MELO,SONIA.M.M. ; SILVA, K. R. V. . V Colóquio Sobre Grupos de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso de Extensão Universitária.Curso de 1 de fevereiro de 1990. 2019. (Outra).

I SEMANA Programa de Pós-Graduação em Educação /UFSC: dos (per)cursos. 2019. (Encontro).

Formação compartillhada: Docência, Assistência Social e Segurança Pública com pessoas em privação de Liberdade(UDESC). 2018. (Outra).

XVII Semana da pesquisa, ensino e extensão da UFSC(Universidade do Estado de Santa Catarina. Os 50 anos de Maio de 68. 2018. (Exposição).

XXVII Encontro Estadual de Supervisores Escolares de Santa Catarina- Escola: Lugar de Fala, De Gente, De Política e utopia.. 2018. (Encontro).

A construção coletiva do Projeto Político Pedagógico(SME). 2017. (Outra).

Aprofundando a Articulação dos Especialistas na Proposta Curricular da R.M.E. 2017. (Outra).

As Implicações Pedagógicas e Sociais da Política da Prefeitura Municipal de Florianópolis de Excessos de Alunos por turma. olis. 2017. (Seminário).

Formação Compartilhada: Docência, Assistência Social e Segurança Pública com pessoas em privação de liberdade. (UDESC). 2017. (Outra).

Seminário Institucional do PIBID UFSC(Universidade do Estado de Santa Catarina). 2017. (Seminário).

Sistema Scliar de Alfabetização- 1 Módulo(Universidade Federal de Santa Catarina. 2017. (Outra).

XXVI Encontro Estadual dos Supervisores Escolares de Santa Catarina- A educação frente aos desafios da sociedade atual.. 2017. (Encontro).

As implicações Políticas, Econômicas, Pedagógicas e Culturais das Avaliações.. 2016. (Seminário).

XXV Encontro Estadual dos Supervisores Escolares de Santa Catarina- A. 2016. (Encontro).

23 SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UDESC.Reflexões sobre a categoria tecnologia no desenvolvimento do programa de TV Educação Sexual em debate. 2013. (Seminário).

VI Colóquio Grupos de Pesquisa sobre Formação de Educadores e Educação Sexual. 2013. (Outra).

1 Seminário Aulas Conectadas- Em busca de mudanças curriculares. 2012. (Seminário).

22 SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UDESC.REFLEXÕES SOBRE A CATEGORIA TECNOLOGIA COMO APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE TV. 2012. (Seminário).

8 EDUCASUL- Educação, Juventudes e Tecnologias: Interfaces.. 2012. (Congresso).

Curso Preparatório para o 22 Seminário de Iniciação Científica UDESC. 2012. (Seminário).

I Colóquio Paulo Freire - Diálogos Freirianos. 2012. (Outra).

I Conferência Online de Educação Sexual- COES.EDUCAÇÃO SEXUAL EM DEBATE: DESENVOLVENDO UM PROGRAMA PILOTO DE TV COMO APOIO À PROJETOS EMANCIPATÓRIOS DE EDUCAÇÃO SEXUAL. 2012. (Outra).

II Colóquio Catarinense de Educomunicação. 2012. (Outra).

II Conferência Online de Informática Educacional. 2012. (Outra).

II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual. ?EDUCAÇÃO SEXUAL EM DEBATE: DESENVOLVENDO UM PROGRAMA PILOTO DE TV COMO APOIO A PROJETOS EMANCIPATÓRIOS DE EDUCAÇÃO SEXUAL?. 2012. (Congresso).

II Congresso Internacional de Sexualidade e Educação Sexual. 2012. (Congresso).

IV Seminário de pesquisa em mídia-educação e I Seminário UCA BASC.. 2012. (Seminário).

7 Encontro de Extensão - PROEX / UDESC.Programa de Rádio Educação Sexual em Debate.. 2011. (Encontro).

Curso de Extensão Formação de Educadores e Educação Sexual na Modalidade a Distância. 2011. (Outra).

Curso de LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais) do projeto de extensão. 2011. (Outra).

Pedagogia: politicas de formação na atualidade. 2011. (Seminário).

V Colóquio Sobre Grupos de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual. 2011. (Outra).

V Oficina de Produção e Desenvolvimento de Material Didático Pedagógico em Educação Sexual.Oficina de Produção e Desenvolvimento de Material Didático Pedagógico em Educação Sexual.. 2011. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Kamylla Raulino Vieira da Silva

Desenvolvimento e produção de videoaulas de educação sexual emancipatória como subsidio em processos de formação de profissionais da educação; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Kamylla Raulino Vieira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Sonia Maria Martins de Melo

Bolsista PIBITI/CNPQ do ProjetoDesenvolvimento de uma proposta de protótipo de programa de TV Educação Sexual em Debate como subsídio em processos de formação continuada de educadores; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sonia Maria Martins de Melo;

Sonia Maria Martins de Melo

Bolsista PIVIC ProjetoDesenvolvimento de uma proposta de protótipo de programa de TV Educação Sexual em Debate como subsídio em processos de formação continuada de educadores; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Sonia Maria Martins de Melo;

Sonia Maria Martins de Melo

Desenvolvimento de uma proposta de protótipo de programa de TV Educação Sexual em; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sonia Maria Martins de Melo;

Sonia Maria Martins de Melo

Programa de Extensão Formação de Educadores e educação sexual e as novas tecnologias-Etapa V; 2011; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC; Orientador: Sonia Maria Martins de Melo;

IONE RIBEIRO VALLE

A política de avaliação na educação básica em Florianópolis: Um estudo dos obstáculos enfrentados pelos adolescentes na passagem do Ensino Fundamental na Rede Municipal ao Ensino Médio Estadual; Início: 2020; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Kamylla Raulino Vieira da Silva

Desenvolvimento e produção de videoaulas de educação sexual emancipatória como subsidio em processos de formação de profissionais da educação; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em pedagogia) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Kamylla Raulino Vieira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina, Descrição: Ao solicitar a renovação da Bolsa de Produtividade em Pesquisa nos propomos a dar continuidade a uma agenda de estudos que teve início em 2009, quando apresentamos ao CNPq o primeiro projeto de pesquisa. Neste momento, buscamos respostas para duas questões que foram ganhando relevância ao longo dos últimos anos, a saber: É possível vislumbrarmos uma escola e uma universidade justas no Brasil? É possível vislumbramos a construção de um sistema de ensino (da educação infantil à formação superior) o menos injusto possível? Nosso objetivo é construir, por meio do projeto-matriz e de seus subprojetos, figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares, tendo como referência níveis micro, meso e macro, apreendidos numa perspectiva relacional. Para tanto, propomo-nos a ampliar as perspectivas teórico-metodológicas que permitam aprofundar as noções de (in)justiça social e escolar, os princípios que estão na base dessas noções (igualdade, mérito e autonomia), além de introduzir na reflexão a contribuição da sociologia histórica. A atualização permanente dos pesquisadores que compõem os grupos de pesquisa (GPEFESC e LAPSB) se faz necessária face ao caráter multidimensional do nosso problema de investigação e ao fato de que ele gravita em torno do entrelaçamento entre desigualdades escolares e desigualdades sociais, entre concepções/princípios de justiça e sentimentos de injustiça. Desse modo, pretendemos nos consagrar à análise dos paradoxos das políticas de democratização da educação, com consequências profundas sobre a igualdade distributiva das oportunidades de acesso à escola e à universidade. Nossa intenção é portanto fazer avançar a reflexão e promover a edificação de figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares brasileiras, mas sobretudo catarinenses. Partimos do pressuposto que essas figuras ajudam na compreensão das lógicas que, apesar de todos os esforços, continuam fazendo da escola e da universidade instituições de reprodução de privilégios sociais, econômicos e culturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Kamylla Raulino Vieira da Silva - Integrante / Ione Ribeiro Valle - Coordenador / Santiago Pich - Integrante / Maria das Dores Daros - Integrante / Marilândes Mól Ribeiro de Melo - Integrante / Vera Lucia Gaspar da Silva - Integrante / Júlia Siqueira da Rocha - Integrante / Julia Larissa Borges Barcella - Integrante / Silvana Rodrigues de Souza Sato - Integrante / Tatiana Pires Escobar - Integrante / Marcos Rohling - Integrante / Schirlei Russi Von Dentz - Integrante / Morgana Dreon - Integrante / Luiza Turnes - Integrante / Lucas Souza Pinheiro - Integrante / Lurdete Castelan Novicki - Integrante / Gabriela Albanás Couto - Integrante / Solange Aparecida de Oliveira Hoeller - Integrante / Juliana Schumacker Lessa - Integrante / Marcos Rogério dos Santos - Integrante / Gildo Volpato - Integrante / Amauri Carboni Bitencourt - Integrante / Marília Gabriela Petry - Integrante / João Nicodemos Martins Manfio - Integrante / MELINA KERBER KLITZKE - Integrante / Tiago Ribeiro Santos - Integrante / Elaine Aparecida Teixeira Pereira - Integrante / Volmir von Dentz - Integrante / Eliana Cristina Bar - Integrante / José Oto Konzen - Integrante / Francini Scheid Martins - Integrante / Yohana Taise Hoffmann - Integrante / Bruno Dalton Felisbino - Integrante / Fabiana Teixeira da Rosa - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Desenvolvimento e produção de videoaulas de educação sexual emancipatória como subsidio em processos de formação de profissionais da educação., Descrição: Resumo do Projeto: A decisão acerca de uma questão específica para ser foco de uma pesquisa depende essencialmente dos interesses práticos de pesquisadores e de seu envolvimento em seus contextos históricos e sociais. Nesta direção o presente projeto de pesquisa reflete o momento atual da caminhada de quase 30 anos de estudos do Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC ? Grupo EDUSEX, atuando integradamente com pesquisa, ensino e extensão em processos de formação de professores, em suas interfaces com uma educação sexual pautada em um paradigma emancipatório. A categoria educação sexual emancipatória que norteia os objetivos do grupo é compreendida como estimuladora da formação de uma capacidade crítica e reflexiva do ser humano, sempre sexuado, sobre si e sobre o outro, no mundo. Ela busca auxiliar na conscientização sobre a existência plena, sexuada, sobre sermos seres num mundo que é produto da história e da cultura, produzidas pelas pessoas nas relações sociais que estabelecem entre si e no embate com a natureza, expressando-se nas relações de produção da vida material e simbólica, sempre sexuadas, na qual estão também presentes lutas de poder e dominação. Esses processos de educação sexual, potencialmente repressores ou emancipatórios, estão hoje potencializados pelo uso intencional e crítico de várias ferramentas midiáticas. Muitas pesquisas têm sido feitas sobre esta temática, mas apesar da existência hoje de várias ferramentas midiáticas disponíveis, os resultados das produções de grupos de pesquisa brasileiros e portugueses não tem chegado com a rapidez necessária para subsidiar subsídios aos processos formativos regulares e continuados de formação de professores e professoras. A partir da constatação dessa lacuna é que a pesquisa proposta visa como seu objetivo geral, contribuir com a democratização dos resultados de produções contemporâneas de grupos de pesquisa sobre educação sexual emancipatórias, pelo desenvolvimento e produção de uma série de. videoaulas denominada EDUSEXCOMUNICA, facilitando o acesso desse material em processos regulares e continuados de formação de profissionais de educação no Brasil e em Portugal. Especificamente realizará revisão teórica sobre as interfaces entre as categorias formação de educadores, educação sexual, professor reflexivo, tecnologias,videoaulas e práticas educomunicativas, bem como levantamento de pesquisas contemporâneas sobre educação sexual produzidas por grupos de pesquisa na área no Brasil e em Portugal;analisará resumos coletados desvelando palavras-chave relacionadas às categorias da Declaração de Direitos Sexuais como Direitos Humanos/WAS;selecionará amostra intencional dentre as pesquisas coletadas, realizando a leitura e o debate coletivo pelo grupo dos trabalhos escolhidos;realizará o desenvolvimento coletivo dos roteiros das videoaulas em Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE desenvolvido para este fim, com a participação de cada pesquisador convidado por ser autor de pesquisa selecionada;realizar a produção das videoaulas gravando-as em DVD, iniciando série de videoaulas denominada EDUSEXCOMUNICA, a ser distribuída para os sistemas formais e informais de formação de profissionais de educação.Pesquisa será realizada com apoio do método dialético, expresso na metodologia da pesquisa-ação,Técnicas de pesquisa bibliográfica e documental serão utilizadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Kamylla Raulino Vieira da Silva - Integrante / SONIA MARIA MARTINS DE MELO - Coordenador / Raquel da Veiga Pacheco - Integrante / Ademilde - Integrante / Elizane - Integrante / Luciana Kornatzki - Integrante / Cristina,M.Varela - Integrante / Yalin Brizola Yared - Integrante / Nicoli Scalvin Costa - Integrante / Deisi Cord - Integrante / Kamyla Regina de Souza - Integrante / Camila Detoni Sá de Figueiredo - Integrante.

  • 2009 - 2013

    Desenvolvimento de uma proposta de protótipo de programa de TV Educação Sexual em Debate como subsídio em processos de formação continuada de educadores., Descrição: O presente Projeto de Pesquisa reflete a caminhada de estudos do hoje Grupo de Pesquisa Formação de Educadores e Educação Sexual CNPq/UDESC, voltada à questão da educação e sexualidade pautada em um paradigma emancipatório, há mais de 20 anos. Por meio, inicialmente, da Pesquisa Produção de Novas Metodologias em Educação Sexual: o desenvolvimento de um módulo virtual da disciplina de Educação e Sexualidade, fruto da experiência na elaboração de materiais para o trabalho com a disciplina de Educação e Sexualidade na modalidade a distância e presencial, bem como da elaboração de cursos de extensão e de pesquisas realizadas anteriormente com enfoque na sensibilização de educadores para a referida temática, e suas aproximações com as tecnologias de informação e comunicação, reafirmamos a importância de pesquisar acerca do desenvolvimento de materiais voltados para educação sexual. Dessa forma, após a finalização da referida pesquisa decidiu-se pela continuidade da investigação no campo da produção e desenvolvimento de materiais didático pedagógicos em educação sexual, agora no desenvolvimento do protótipo de um programa de TV Educação Sexual em Debate como subsídio à formação continuada de educadores. São objetivos principais: 1. continuar o processo de desenvolvimento de novas metodologias e de materiais pedagógicos em várias linguagens midiáticas (TV, DVD, internet) voltados para educação e sexualidade; 2. desenvolver o protótipo de um programa de TV sobre educação sexual, registrando a caminhada e 3. contribuir com o processo de formação continuada de educadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Kamylla Raulino Vieira da Silva - Integrante / SONIA MARIA MARTINS DE MELO - Coordenador / VERA MARCIA MARQUES SANTOS - Integrante / GABRIELA MARIA DUTRA DE CARVALHO - Integrante / Ademilde - Integrante / Luciana Kornatzki - Integrante / Cristina,M.Varela - Integrante / Yalin Brizola Yared - Integrante / Patrícia de Oliveira e Silva Pereira Mendes - Integrante / Isadora Duwe Cória - Integrante / Nicoli Scalvin Costa - Integrante / Mellany Mattos - Integrante / Raquel da Veiga Pacheco - Integrante / Elizane de Andrade - Integrante., Financiador(es): Universidade do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Florianópolis, Escola Básica Profa Herondina Medeiros Zeferino. , Servidão Três Marias, Ingleses do Rio Vermelho, 88058071 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 32693091, Ramal: 21

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2013

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIVIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista de IC PIBITI, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBITI, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2012

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista de IC PRBIC, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PROBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de apoio discente, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - Atual

Prefeitura Municipal de Florianópolis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora Escolar II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.