Marlon Brito Rocha

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e, atualmente, é mestrando do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS) da mesma universidade. Tem experiência na área de História Política, na qual desenvolve uma pesquisa sobre intelectuais liberais mexicanos na primeira década do XX.

Informações coletadas do Lattes em 06/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História Social

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Fernando Luiz Vale Castro;Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Partido Liberal Mexicano; Regeneración; Porfiriato.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Latino-Americana. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do México. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em História

2008 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Os anarquistas na Revolução Mexicana: a ótica do Regeneración diante da divisão de forças revolucionárias em 1914 e 1915
Orientador: Fernando Luiz Vale Castro

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2007

Colégio Pentágono

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Latino-Americana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Política.

Comissão julgadora das bancas

Fernando Luiz Vale Castro

CASTRO, F. L. V.; MOTTA, M. A.; WANDERLEY, M. R.. Entre o Liberalismo e o Socialismo: uma análise do discurso políticop do Partido Liberal mexicano entre 1906 e 1911. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Juliana Beatriz Almeida de Souza

SOUZA, Juliana Beatriz Almeida de.. Os anarquistas na Revolução Mexicana: a ótica do Regeneración diante da divisão de forças revolucionárias em 1914 e 1915. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcelo da Rocha Wanderley

WANDERLEY, M. R.; CASTRO, Fernando Vale; MOTTA, A.. Entre o liberalismo e o socialismo: uma análise do discurso do Partido Liberal Mexicano - 1905-1911. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Fernando Luiz Vale Castro

Entre o liberalismo e o socialismo: uma análise do discurso político do partido liberal mexicano (1905-1911); Início: 2014; Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20