Joziane Aparecida Rates de Castro

Possui graduação de Licenciatura em Linguagem e Comunicação pela UFPR- Setor Litoral e atuou com projetos de contação de histórias e incentivo à leitura em programas da Biblioteca Municipal Prof° Darcy de Oliveira no município de Matinhos, Litoral do Paraná. Foi bolsista de Iniciação ao Extensionismo/CNPq no projeto Entre a Terra e o Mar: O pescado como forma de promoção da educação alimentar e nutricional da população de Matinhos/PR, no qual desenvolveu o Plano de Trabalho: Promoção da alimentação saudável através do pescado no município de Matinhos. Roteirista da peça teatral: A turminha do Zé Bembeca apresentada em Centros de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Roteirista da peça teatral: Os Unidos de Bakhtin apresentada em Feiras de Profissões da UFPR- Setor litoral, este trabalho pertence ao projeto As teorias sócio interacionistas da linguagem e suas aplicações no ensino- aprendizagem da Língua Portuguesa, no qual as atividades são desenvolvidas concomitantemente à formação acadêmica dentro dos eixos pedagógicos da UFPR- Setor Litoral. Atualmente é membro do grupo de pesquisa ELiTe - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em REDE NACIONAL PARA ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS

2018 - Atual

UFPR Litoral
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Manoel Flores Lesama

Graduação em Segunda Licenciatura em Pedagogia

2018 - 2019

Faculdade Educacional da Lapa

Graduação em Linguagem e Comunicação

2013 - 2017

Universidade Federal do Paraná

Graduação em Comércio Exterior

2007 - 2010

Centro Universitário Internacional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Pré Intermediário I. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.

2019 - 2019

Era uma vez a Ciência na sala de aula: o uso da Literatura como recurso did. (Carga horária: 40h). , Universidade Positivo, POSITIVO, Brasil.

2018 - 2018

A Reciprocidade: Teoria e Prática / Formação de Leitores. (Carga horária: 60h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2018 - 2018

Formação de Brigada contra incêndio. (Carga horária: 21h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.

2018 - 2018

Coordenador Pedagógico. (Carga horária: 60h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2018 - 2018

Inglês Básico II. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.

2018 - 2018

Teste de Suficiência em Língua Estrangeira INGLÊS para os Programas PROGRAD. , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2018 - 2018

Proficiency Achievement certificate. , Fundação Lemann, LEMANN, Brasil.

2017 - 2017

Sexualidade e Gênero no Contexto Escolar e Bullying Escolar. (Carga horária: 8h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.

2016 - 2016

Inglês Básico Adulto I. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.

2016 - 2016

Inglês Introdução Adulto. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.

2015 - 2015

Neurociência e Educação- Introdução aos estudos do cérebro. (Carga horária: 40h). , Uníntese, UNÍNTESE, Brasil.

2015 - 2015

Medidas Socioeducativas. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2014 - 2014

Curso Neurolinguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem. (Carga horária: 50h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2013 - 2013

Auxiliar de Recursos Humanos. (Carga horária: 182h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.

2013 - 2013

Vendedor. (Carga horária: 172h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR, SENAC/PR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Costacurta, F. ; CASTRO, J. A. R. . Oficina de Orikis para crianças. 2017. (Outro).

CASTRO, J. A. R. . Seminário de socialização dos projetos sobre alimentação saudável desenvolvida pelos educadores do Município de Matinhos/PR. 2016. (Outro).

CASTRO, J. A. R. . Troca de saberes sobre a higiene, manipulação e preparo de pescados. 2016. (Outro).

CASTRO, J. A. R. . I Mostra de Vídeo Experimental do curso de Linguagem e Comunicação da UFPR Litoral. 2015. (Exposição).

CASTRO, J. A. R. . Semana de Integração aos Calouros da UFPR. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Conferência Nacional de Alternativas Para Uma Nova Educação. 2016. (Outra).

Seminário LICENCIATURAS NO PARANÁ: (Re)pensando a qualidade. 2016. (Seminário).

VI Feira de Ciências do Litoral Paranaense. A Turminha do Zé Bembeca. 2016. (Feira).

CONANE- Conferência Nacional de alternativas para uma nova educação. 2015. (Outra).

IV Seminário GPEDI, III Seminário EJA Campo e I Seminário LECAMPO. 2015. (Seminário).

SESC Vivência Autoral.Sesc Vivência Autoral. 2015. (Encontro).

Workshop de Comunicação.Workshop de Comunicação. 2015. (Oficina).

X Feira de Cursos e Profissões da UFPR- Setor Litoral. Apresentação da peça teatral " Os Unidos de Bakhtin". 2015. (Feira).

Projeto Contação de Histórias na Biblioteca Municipal Prof° Darcy de Oliveira.Projeto Contação de Histórias. 2014. (Oficina).

VII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte. 2014. (Congresso).

Fórum de Saúde Mental. 2013. (Congresso).

I Simpósio de novas tecnologias à serviço da mobilidade da pessoa com deficiência. 2013. (Simpósio).

XXI Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná- CELLIP. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Diomar Augusto de Quadros

Promoção da alimentação saudável através do pescado no município de Matinhos; 2016; Orientação de outra natureza; (Linguagem e Comunicação) - Universidade Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Diomar Augusto de Quadros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CASTRO, J. A. R. ; QUADROS, D. A. ; COMIN, M. ; COSTA, N. . VI Feira de Ciências do Litoral Paranaense. 2016. (VI Feira de Ciências do Litoral Paranaense).

CASTRO, J. A. R. ; QUADROS, D. A. . Seminário de socialização dos projetos sobre alimentação saudável desenvolvida pelos educadores do Município de Matinhos/PR. 2016. (Seminário).

CASTRO, J. A. R. ; QUADROS, D. A. . Troca de saberes sobre a higiene, manipulação e preparo de pescados. 2016. (Troca de saberes sobre a higiene, manipulação e preparo de pescados).

CASTRO, J. A. R. . I Mostra de vídeo experimental do curso de Linguagem e Comunicação da UFPR Litoral.. 2015. (I Mostra de vídeo experimental do curso de Linguagem e Comunicação da UFPR Litoral.).

CASTRO, J. A. R. . Workshop de Comunicação. 2015. (Workshop de Comunicação).

CASTRO, J. A. R. . SESC Vivência Autoral. 2015. (SESC Vivência Autoral).

CASTRO, J. A. R. . X Feira de Cursos e Profissões da UFPR- Setor Litoral. 2014. (X Feira de Cursos e Profissões da UFPR- Setor Litoral).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Discursos mercadológicos nos documentos oficiais, Descrição: O objetivo geral deste projeto é analisar discursos mercadológicos, configurados pelos gêneros circulantes na esfera das políticas públicas educacionais brasileiras. A observação inicial partiu de um corpus composto pelas três versões do documento nomeado Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em processo de aprovação pelo Conselho Nacional de Educação situado em diversos momentos que antecederam e atravessaram a construção desse documento, tal como a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 241/2016 (Emenda Constitucional 95/2016). A partir dessa observação, este projeto deteve-se na parte referente ao Ensino Médio, homologada em 14 de dezembro de 2018. O interesse justifica-se pela necessidade expressa pelo Decreto No 8.752/16 que dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, documento que, dentre outros princípios, ressalta a coerência na articulação entre os currículos dos cursos de Licenciatura e as demandas de formação expressas pela Base. A BNCC (BRASIL, 2017a) é um documento normativo direcionado às três etapas da educação básica brasileira: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e modalidades: (educação especial, educação de jovens e adultos, educação do campo, educação escolar indígena, Educação Escolar Quilombola, Educação a Distância), devendo ser efetivada entre 2019 e, no máximo, início de 2020. A BNCC será referência obrigatória de construção e revisão curricular dos sistemas de ensino e redes públicas e privadas dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais. Das três etapas, a do ensino médio, BNCC-EM (BRASIL, 2017b), foi aprovada no Conselho Nacional de Educação (CNE), em 4 de dezembro de 2018, quando passou a ser incorporada ao documento referente à educação infantil e ao ensino fundamental. A fundamentação teórico-metodológica é a Análise Dialógica do Discurso (ADD), cujos pressupostos são oriundos do conjunto da obra produzida pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin e dos membros do que se convencionou chamar de Círculo de Bakhtin, mais especificamente ao conceito de autoria que se depreende desse pensamento. Os objetivos específicos apresentam-se da seguinte forma: (a) mapear os sentidos de protagonismo educacional no texto da Base Nacional Comum Curricular, etapa do ensino médio; (b) discutir o conceito de autoria emergente do pensamento bakhtiniano, a partir das traduções das obras publicadas no Brasil em contraponto ao conceito de protagonismo apresentado pelos documentos oficiais educacionais. Assim, reforça-se o objetivo central dessa pesquisa em analisar a materialidade do discurso mercadológico, produtivista e afastado dos conceitos de uma formação cidadã comprometida com direitos humanos, baseada no respeito à diversidade dos indivíduos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Joziane Aparecida Rates de Castro - Integrante / Claudia Garcia Cavalcante - Coordenador.

  • 2013 - 2016

    ENTRE A TERRA E O MAR: O PESCADO COMO FORMA DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL DA POPULAÇÃO DE MATINHOS/PR, Descrição: A proposta contempla o desenvolvimento de tecnologias sociais em EAN voltadas à promoção da alimentação adequada e saudável, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem potencial de transformação social.. A proposta foi elaborada a partir de problemas da comunidade pesqueira (comercialização do pescado) e da escola (capacitação dos professores sobre alimentação saudável). O projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde que promovam a educação alimentar e nutricional da população de Matinhos; valorizando e respeitando-se a diversidade cultural e práticas que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis, com vistas a promoção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e da garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada. Espera-se que o projeto venha contribuir para o conhecimento científico do tema, através de ações que articulam o ensino-pesquisa-extensão como forma de fortalecimento da Educação Alimentar e Nutricional e valorização da cultura alimentar, produzindo informações que empoderam os indivíduos para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e para a melhoria da qualidade de vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Joziane Aparecida Rates de Castro - Integrante / Diomar Augusto de Quadros - Coordenador / Marcel Comin - Integrante / Neri da Costa - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2016

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de projeto de pesquisa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Nesse projeto foi desenvolvido o Plano de Trabalho " Promoção da alimentação saudável através do pescado no município de Matinhos".

2015 - 2016

Escola Municipal Professora Iraci Miranda Kruger- Guaratuba-PR

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio supervisionado remunerado, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Oficinas realizadas: Cultura, Artes e Educação Patrimonial/ Leitura e Produção Textual Acompanhamento Pedagógico/ Orientação de Estudos e Leitura

2017 - 2018

CMEI JUNARA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Atendente Infantil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2019

CMEI ROSA MARIA MESQUITA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Atendente Infantil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - Atual

Prefeitura Municipal de Matinhos, PM/Matinhos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20