Andréa Mara Ribeiro da Silva Vieira

Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) com o projeto de investigação acerca do papel da historicidade para a Educação Científica. Mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha Ciência e Cultura na História. Graduação em Direito pela Unifemm com especialização em Direito Público. Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2006 a 2011- em aberto).Professora substituta no Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB) onde leciona Organização da Educação Brasileira na área de Políticas e Administração Pública Educacional. Durante o mestrado realizou visitas técnicas ao Fonds Lucien Febvre na École des Hautes Études en Sciences Sociales (l'EHESS-Paris/Fr) e ao Centre Alexandre-Koyré (CAK) laboratório da l'EHESS e CNRS/ Paris-Fr. Fez o curso École d'été de la Chaire des Amériques na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (2013) e General English na St. Giles London/ UK (2008). Participou do Grupo Scientia & Technica (UFMG), da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), da Sociedade Brasileira de Teoria e de História da Historiografia (SBTHH/ UFOP) e da International Network for Theory of History (INTH/Bélgica). É membro e co-fundadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos (NIET/UFMG). Processo Judicial no qual atuou como advogada foi agraciado pelo Selo Tema Relevante.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2016 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: A Natureza da Ciência e a Educação Científica: o papel da historicidade da ciência,
Cássio Costa Laranjeiras. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; Ciência; Natureza da ciência; História; Políticas Públicas.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em História

2012 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE HISTÓRIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA: Analogias e Interfaces entre a Historiografia da Ciência Francesa e a Historiografia dos Annales com o Pensamento de Thomas Kuhn,Ano de Obtenção: 2014
Mauro Lúcio Leitão Condé.Palavras-chave: Teoria da História; Historiografia da Ciência; Historiografia Francesa; história da ciência.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em direito público

2003 - 2004

Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix
Título: A Abusividade do Poder de Polícia e os Princípios Constitucionais implícitos atuando na proteção dos Direitos Fundamentais

Graduação interrompida em 2011 em História

2006 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Ano de interrupção: 2011

Graduação em Direito

1986 - 1989

Centro Universitário de Sete Lagoas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

VII Conferência Nacional de Direitos Humanos. (Carga horária: 30h). , Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Tópicos Especiais em Psicologia B: Biopolítica e produção de subjetividade. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Tópicos Especiais em Psicologia : Discurso, narrativa e prática social:. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2013 - 2013

École d'été de la Chaire des Amériques. (Carga horária: 50h). , Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, PARIS 1, França.

2012 - 2012

Extensão universitária em Tópicos Especiais em Filosofia Contemporânea. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Teoria da Música Popular Brasileira. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Tópicos em História do Brasil. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Filosofia das Ciências Sociais. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia da Ciência.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VIEIRA, Andréa M.R.S. . Paulo Freire Vida e Obra; diálogos que permanecem. 2017. (Outro).

VIEIRA, Andréa M.R.S. . XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. 2016. (Outro).

VIEIRA, Andréa M.R.S. ; SIMOES, D. R. . I Seminário e Ciclo de Debates do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos. 2015. (Outro).

VIEIRA, Andréa M.R.S. . Simpósio Temático - Teoria da História, História da Historiografia e Filosofia da História. 2014. (Outro).

VIEIRA, Andréa M.R.S. . Simpósio Temático - A tarefa do Historiador da Ciência. 2013. (Outro).

GARCIA, F. G. ; VIEIRA, Andréa M.R.S. ; SIMOES, D. R. . Aula Inaugural das atividades do NIET - 'O Problema da História em Heidegger e Koselleck. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2019 Winter Global Conference on Education.The role of education for young Brazilian prisoners. 2019. (Outra).

Neoliberalismo Direito e Pós-Democracia. 2019. (Seminário).

2018 Boston Academic Conference Harvard Faculty Club. Distance education for incarcerated youth: a threefold measure. 2018. (Congresso).

8a Conferência FORGES, 2018.Mudança nos processos avaliativos para a Educação Científica de qualidade. 2018. (Outra).

Estudantes contra a Lei da Mordaça.o que é a Escola sem Partido? A quem interessa?. 2018. (Outra).

VII Conferência Internacional de Direitos Humanos... 2018. (Outra).

Educação territórios e Desenvolvimento Humano.Estatuto da Criança e do Adolescente: uma política pública para adolescente em conflito com a lei. 2017. (Seminário).

Octavo Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo.Interlocução entre Aprendizagem Significativa e consciência histórica: contribuições para educação científica. 2017. (Encontro).

VII ESOCITE. BR Tecsoc.Discursos de Guerra e de Paz nas ciências. 2017. (Seminário).

15. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Campo Disciplinar e Historicidade em CTS. 2016. (Seminário).

2a.Conference International Network for Theory of History. Perspectives for the Analysis of the 'Pratical Past' of War and the 'Historical Past' of Peace in James B. Conant. 2016. (Congresso).

Saberes para uma Cidadania Planetária. 2016. (Outra).

Seminário de Estudos Latino-americanos e Pós-coloniais de Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2016. (Seminário).

XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.Políticas Públicas para a juventude: um aspecto sobre práticas cidadãs a partir do ECA. 2016. (Encontro).

Estratégias Legislativas para investimento privado em ciência, tec. e inovação. 2015. (Seminário).

I Seminário e Ciclo de Debates do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teóricos.Reconfigurando as fronteiras entre a História e a História da Ciência: uma análise historiográfica. 2015. (Seminário).

14o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.A história da ciência como legitimadora de um discurso científico. 2014. (Seminário).

International Congress of History of Science, Technology and Medicine in Manchester. Social and disciplinary mobility and the History of the 20th Century. 2013. (Congresso).

International Network for Theory of History Conference.The relationship between History and History of Science. 2013. (Seminário).

13o. Seminário Nacional da História da Ciência e da Tecnologia.Por uma relação entre a Historiografia da Ciência e a Historiografia: Interfaces e Especificidades. 2012. (Seminário).

Encontro de Pesquisa em História da UFMG- EPHIS.Possível Aproximação entre o pensamento de Thomas Kuhn e os Annales. 2012. (Encontro).

I Colóquio Natura Naturans: Natura Naturata- Ciências, Culturas Populares e Sustentabilidaedade. 2012. (Outra).

II Colóquio de História e Filosofia da Ciência - Thomas Kuhn.Historiografia da Ciência em Thomas Kuhn e a Historiografia dos Annales: possíveis aproximações. 2012. (Outra).

I Jornada de Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares. 2012. (Outra).

5o. Seminário Nacional de História da Historiografia. 2011. (Seminário).

I Encontro Nacional de Pesquisadores em História da Ciência-ENAPEHC. 2010. (Encontro).

V Conferência Nacional de Política Externa e Internacional. 2010. (Outra).

Ministério Público do Estado de Minas Gerais - Tópicos em Direito Civil e Coletivo. 2006. (Congresso).

Escola Superior de Advocacia- Aspectos sobre a Reforma do Judiciário. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jonathan Silva de Almeida

RESES, E. S.;VIEIRA, Andréa M.R.S.; CASTRO, A. C.; CESAR, M. A.. Análise sobre a institucionalização do processo educativo no sistema carcerário. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Bernardo Jefferson de Oliveira

CONDÉ, Mauro Leitão; MAIA, C. A.;OLIVEIRA, B. J.. Diálogos possíveis entre História e História da Ciência: analogias e interfaces entre a Historiografia da Ciência Francesa e a Historiografia dos Annales com o Pensamento de Thomas Kuhn. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Mauro Lúcio Leitão Condé

CONDÉ, M. L. L.OLIVEIRA, Bernardo Jefferson de; Maia, C. A.. Diálogos possíveis entre história e história da ciência: analogias e interfaces entre a historiografia da ciência dos Annales com o pensamento de Thomas Kuhn. 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Mauro Lúcio Leitão Condé

CONDÉ, M. L. L.; REIS, José Carlos; Maia, C. A.. Por um debate em teoria da história - diálogos possíveis entre a história e a história da ciência. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wildson Luiz Pereira dos Santos

Construindo o paradigma sócio-histórico da ciência: possibilidades para uma abordagem CTS mais crítica, reflexiva e afirmativa dos Direitos Humanos; Início: 2016; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Mauro Lúcio Leitão Condé

Diálogos possíveis entre história e história da ciência: Analogias e Interfaces entre a Historiografia da Ciência Francesa e a Historiografia dos Annales com o pensamento de Thomas Kuhn; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Mauro Lúcio Leitão Condé;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, Andrea Mara . Acordes e dissonâncias do letramento científico proposto pelo PISA 2015. ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO) , v. 28, p. 478-510, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VIEIRA, Andrea Mara . Plano do MEC de transferir escolas públicas para Polícia Militar divide opiniões. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

VIEIRA, Andréa Mara R.S. . Educação para quem?. 2019; Tema: Direito à educação. (Blog).

GARCIA, F. G. ; VIEIRA, Andréa M.R.S. ; SIMOES, D. R. . NIET- Núcleo Interdisciplinar de Estudos Históricos. 2013. Tema. Estudos Teóricos sobre história.. 2013. (Blog).

VIEIRA, Andréa M.R.S. . 'Nenhum direito a menos'. 2019. (Documentário).

GARCIA, F. G. ; MENDES, B. ; VIEIRA, Andréa M.R.S. . Debates em Teoria da História - Narrativa, Modernidade, Interdisciplinaridade. 2014. (Organização de Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Selo Tema Relevante, Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Campus Universitário Darcy Ribeiro. , Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (31) 988276638

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2009

    Prefeitura Municipal de Contagem

    Vínculo: Membro da Junta Admin.de Recur, Enquadramento Funcional: Presidente Suplente da Junta Administ. Recurs

    Outras informações:
    Atuação como Presidente Suplente convocada para as sessões de Julgamento dos Recursos de Infrações de Trânsito da comarca de Contagem/MG

  • 2000 - 2001

    Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de MG

    Vínculo: advogada, Enquadramento Funcional: advogada, Carga horária: 20

  • 1993 - 2015

    Empresa de Consultoria e Advocacia

    Vínculo: sócia, Enquadramento Funcional: adv, Carga horária: 40

  • 1991 - 1999

    Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de MG

    Vínculo: estagiária/ advogada, Enquadramento Funcional: advogada, Carga horária: 20

  • 2018 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2017 - 2017

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Monitoria de Disciplina, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Monitoria no curso de Pós-graduação: disciplina Epistemologia das Ciências Sociais.

    Atividades

    • 03/2018

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização da Educação Brasileira - OEB, Políticas Públicas em Educação