Bárbara Schettini Andrade

Mestranda em História pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), na cidade de Niterói, RJ. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Design de Moda. Graduada em Tecnologia em Design de Moda pela instituição de ensino Ces/JF. Inglês em nível avançado, tendo cursado 4 anos pelo Fisk (Muriaé, Minas Gerais), informática avançada, empreendedorismo pelo Empretec, do Sebrae. Experiência de um ano como gerente de contabilidade.

Informações coletadas do Lattes em 06/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História

2019 - Atual

Universidade Salgado de Oliveira
Título: O movimento punk na cidade de Juiz de Fora: reflexos de uma cultura libertária,Orientador:
Cláudia Cristina de Mesquita Garcia Dias.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em andamento em História

2019 - Atual

Universidade Salgado de Oliveira

Graduação em Design de Moda

2016 - 2018

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora
Título: A estética punk na construção de uma coleção de moda a partir do figurino do filme Mad Max - Estrada da Fúria
Orientador: Evandro José Medeiros Laia

Graduação interrompida em 2016 em Interdisciplinar em Artes e Design

2013 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora
Ano de interrupção: 2016

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Escola Estadual Padre Alfredo Kobal

Formação complementar

2019 - 2019

Refúgio en Chile en tiempos de dictadura. (Carga horária: 10h). , Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Tecnologia em Design de Moda. (Carga horária: 26h). , Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Tecnologia em Design de Moda. (Carga horária: 26h). , Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, CESJF, Brasil.

2016 - 2016

Aprenda a costurar. (Carga horária: 9h). , EduK, EDUK, Brasil.

2016 - 2016

Seminário EMPRETEC. (Carga horária: 60h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Juiz de Fora (MG), SEBRAE, Brasil.

2014 - 2014

Preparatório para o TOEFL/intermediário nível B1. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Moda/Especialidade: Design de Moda.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Participação em eventos

Encontro LADOCH, "Encontros sobre fazer história". 2020. (Encontro).

Encontro LADOCH, "Memórias em disputa: monumentos frente a iconoclastia contemporânea", com o Prof. Dr. Paulo Knauss. 2020. (Encontro).

Encontro LADOCH: "A história dos subalternos no Brasil: confrontando o passado colonial visto de baixo e de cima?, com a Profª Drª Agata Bloch. 2020. (Encontro).

Encontro LADOCH: "Cinema e História: encontro de narrativas", com o Prof. Dr. Wolney Vianna Malafaia. 2020. (Encontro).

Encontro LADOCH: "Mulheres brasileiras na Segunda Guerra Mundial", com a Profª Drª Margarida Rocha Bernardes. 2020. (Encontro).

I Semana Virtual de História. 2020. (Simpósio).

IV Encontro do grupo de pesquisa de História da Zona da Mata Mineira.Juiz de Fora em foco: a cidade como representação do movimento punk (1978-1985). 2020. (Simpósio).

V Fórum Discente do PPGH/Universo.A contracultura entrelinhas: as fanzines como representação do punk juizforano. 2020. (Seminário).

VI Seminário de Pesquisa e Extensão do UniAcademia.Juiz de Fora em foco: a cidade como representação do movimento punk (1978-1985). 2020. (Seminário).

I Encontro História, Imprensa, Cultura e Família. 2019. (Encontro).

I Encontro História, Imprensa, Cultura e Família.A contracultura entrelinhas: as fanzines como representação do punk juizforano. 2019. (Encontro).

II Colóquio Internacional Movimentos, Trânsitos e Memórias. 2019. (Outra).

3 Seminário do Grupo de Pesquisa Sociedade, Cultura e Trabalho na região da Zona da Mata mineira, séculos XVIII-XX.: ?A estética Punk na construção de uma coleção de moda a partir do figurino do filme Mad Max, a estrada da fúria?.. 2018. (Seminário).

Oficina Moulage e Intervenções Têxteis.Oficina Moulage e Intervenções Têxteis. 2018. (Oficina).

Palestra As Mídias Sociais e a Comunicação da Moda. 2018. (Outra).

Palestra Precificação na Indústria do Vestuário. 2018. (Outra).

Seminário Interdisciplinar de Design de Moda.A estética punk na construção de uma coleção de moda a partir do figurino do filme Mad Max - Estrada da Fúria. 2018. (Seminário).

1 Seminário do Grupo de Pesquisa de História da Zona da Mata Mineira. 2017. (Seminário).

70 Anos Maison Dior. 2017. (Outra).

Desfile Sonhos e Devaneios 2017/1.Desfile Sonhos e Devaneios. 2017. (Outra).

Desfile Sonhos e Devaneios 2017/2.Desfile Sonhos e Devaneios. 2017. (Outra).

Desfile Sonhos e Devaneios 2016/2.Desfile Sonhos e Devaneios. 2016. (Outra).

VI Simpósio Regional em Design de Moda da Zona da Mata e Vertentes: Moda Papo Reto. 2016. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Vivian Cristina da Silva Zampa

MESQUITA, C.; SILVA, E. M.;ZAMPA, Vivian. O Movimento Punk na cidade de Juiz de Fora: reflexos de uma Cultura Libertária (1977-1985. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Salgado de Oliveira.

Andrea Lomeu Portela

LAIA, E. M.;PORTELA, A. L.; BALESTEROS, F. A.. A estética punk na construção de uma coleção de moda a partir do figurino do filme Mad Max- Estrada da fúria. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design de Moda) - Centro Universitário Academia - UniAcademia.

Claudia Cristina de Mesquita Garcia Dias

Mesquita, Cláudia; ZAMPA, V.; SILVA, E. M.. ?O MOVIMENTO PUNK NA CIDADE DE JUIZ DE FORA: REFLEXOS DE UMA CULTURA LIBERTÁRIA (1977-1985)?. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - PPGH Universidade Salgado de Oliveira.

Claudia Cristina de Mesquita Garcia Dias

Dias, Cláudia Cristina de Mesquita Garcia; SILVA, Elisabeth Murilho da; ZAMPA, V.. O MOVIMENTO PUNK NA CIDADE DE JUIZ DE FORA: REFLEXOS DE UMA CULTURA LIBERTÁRIA (1977-1985). 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em História) - PPGH Universidade Salgado de Oliveira.

Foi orientado por

Claudia Cristina de Mesquita Garcia Dias

?O MOVIMENTO PUNK NA CIDADE DE JUIZ DE FORA: REFLEXOS DE UMA CULTURA LIBERTÁRIA (1977-1985)?; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - PPGH Universidade Salgado de Oliveira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Cristina de Mesquita Garcia Dias;

Produções bibliográficas

  • Bárbara Schettini . A CONTRACULTURA ENTRELINHAS ASFANZINES COMO REPRESENTAÇÃO DO PUNK JUIZFORANO. PESQUISA & EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA , v. 1, p. 1-17, 2020.

  • FALCAO, J. L. C. ; MUHLENBROCK, R. C. ; HERNANDEZ, D. G. ; KOELTZSCH, G. K. ; HERBIAS, E. ; SILVA, R. L. ; SANTOS, F. C. H. ; JESUS, R. F. ; PADILLA, G. V. ; RIOS, S. ; MASTRELLA, M. ; Bárbara Schettini ; MONTOYA, N. P. ; GURDEV, S. . Recortes de memórias: o movimento punk na cidade de Juiz de Fora. In: Grit Kirstin Koeltzsch; Renata de Lima Silva. (Org.). Performances culturales en América Latina: Estudios de lo popular, género y arte. 1aed.San Salvador de Jujuy: Punamarka Ediciones, 2019, v. 1, p. 181-198.

  • Bárbara Schettini . ?A estética Punk na construção de uma coleção de moda a partir do figurino do filme Mad Max, a estrada da fúria?. DUC IN ALTUM (MURIAÉ) , 2019.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    A estética punk na construção de uma coleção de moda a partir do figurino do filme Mad Max - estrada da fúria, Descrição: Trata-se de uma análise comparada entre a estética punk e o figurino do filme Mad Max - estrada da fúria. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bárbara Schettini Andrade - Coordenador / Evandro José Medeiros Laia - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2018

Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20