Edineia Groszevicz

Possui especialização em Formação de Professores para a Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2013) e graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2011).

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Formação de Professores para Docência Ens Superior

2012 - 2013

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: Abordagem Histórica do Curso de Pedagogia no Ensino Superior Brasileiro
Orientador: Carlos Herold Junior

Graduação em Pedagogia

2008 - 2011

Universidade Estadual do Centro-Oeste

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II SIEPE - Semana de Integração ensino, pesquisa e extensão.ESCOLA E CULTURA NO PENSAMENTO DE ANTONIO GRAMSCI. 2011. (Seminário).

XX Encontro Anual de Iniciação Científica, X Encontro de Pesquisa UEPG, I Encontro Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.Antonio Gramsci: principais conceitos e seu pensamento educativo. 2011. (Encontro).

Jornada Nacional de Iniciação Científica - atividade integrante da 63ª Reunião Anual da SBPC.Concepções sobre a relação entre educação e trabalho. 2011. (Outra).

XVIII Semana de Pedagogia e V Seminário de Educação do Centro-Oeste.CONCEPÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO. 2010. (Seminário).

Curso de Formação Pedagógica na área de Ciências nas Séries Iniciais: Integração da Prática de Ensino Institucional na UNICENTRO. 2010. (Oficina).

XIX Encontro Anual de Iniciação Científica - EAIC.CONCEPÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO. 2010. (Encontro).

Fórum das Humanidades: Humanidades, Mediações e Interações. 2010. (Outra).

XVII Semana de Pedagogia IV Seminário de Educação do Centro-Oeste.Concepções sobre a relação entre Trabalho e Educação. 2009. (Seminário).

Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão - SIEPE. 2009. (Seminário).

A Pedagogia Hospitalar Desenvolvendo Práticas de Leitura Através da Literatura Infanto-Juvenil, da dramatização, do lúdico e da recreação na ala de pediatria do hospital de caridade São Vicente de Paulo. 2009. (Oficina).

I Fórum dos Grupos de Pesquisa.Concepções sobre a relação entre Trabalho e Educação. 2009. (Outra).

XVI Semana de Pedagogia. 2008. (Seminário).

Fórum das Humanidades. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Clarice Schneider Linhares

HEROLD JUNIOR, C.; SILVA, A. J.;LINHARES, C. S.. Abordagem Histórica do Curso de pedagogia no Ensino Superior Brasileiro. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência no Ensino Superior) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Ernando Brito Gonçalves Junior

GONÇALVES JUNIOR, E, B.. Escola e Hegemonia no Pensamento de Antonio Gramsci. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo de Nóbrega

Escola e Cultura no Pensamento de Antonio Gramsci; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Paulo de Nobrega;

Carlos Herold Junior

O Curso de Pedagogia no Ensino Superior Brasileiro; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para o Ensino Superio) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Carlos Herold Junior;

Carlos Herold Junior

Concepções sobre a relação educação e trabalho; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em pedagogia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Herold Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GROSZEVICZ, E. ; Escola e Cultura no Pensamento de Antonio Gramsci. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GROSZEVICZ, E. ; Antonio Gramsci: principais conceitos e seu pensamento educativo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSZEVICZ, E. ; HEROLD JUNIOR, C. . Concepções sobre a relação entre educação e trabalho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSZEVICZ, E. ; Escola e Hegemonia no Pensamento de Antonio Gramsci. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GROSZEVICZ, E. ; Concepções sobre a relação entre educação e trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSZEVICZ, E. ; Concepções sobre a relação entre educação e trabalho. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GROSZEVICZ, E. ; Concepções sobre a relação entre Trabalho e Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Escola e Cultura no Pensamento de Antonio Gramsci, Descrição: Alguns estudiosos dos problemas educacionais, que seguem orientação marxista, tem afirmado que à escola está reservada a função de reproduzir as desigualdades sociais, contribuindo para a reprodução da ideologia das classes dominantes e também para a reprodução das próprias classes sociais. Alguns afirmam ainda, que a escola é necessária para a reprodução do sistema capitalista (MOCHCOVITCH, 2004, p.7). Antonio Gramsci, pensador marxista italiano, afirma que a escola pode ser em certa medida transformadora, sempre que oferecer as classes subalternas formas para que se organizem e se tornem capazes de inverter o papel de dominação. Para Gramsci, a escola deve possibilitar aos indivíduos das diferentes classes sociais uma condição de esclarecimento e conhecimento científicos e de seus direitos e deveres em uma sociedade moderna. Gramsci não nega a função reprodutora da escola. Mas seu pensamento tem compromisso com a transformação da sociedade, ele encara a escola como uma instituição que, é certo, produz conformismo e adesão, mas pode trazer esclarecimento e contribuir para a elevação cultural das massas. O que este estudo levanta como problema é, justamente, a concepção de Gramsci sobre a escola e os principais conceitos introduzidos por ele em seus estudos teóricos dedicados à análise da ideologia e da cultura. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edinéia Groszevicz - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    CONCEPÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO, Descrição: Uma das preocupações centrais para aqueles que pretendem entender a educação de forma crítica, é refletir sobre os fatores que estimulam ou atrapalham as várias mudanças nas práticas e teorias educacionais, observadas na história educacional. Um dos parâmetros, ao mesmo tempo, bastante utilizado e criticado na atualidade são as transformações no mundo do trabalho. Ou seja, para alguns teóricos, um entendimento mais amplo das questões educacionais pode ser obtido se as investigarmos tendo por base as transformações que acontecem nas formas históricas e sociais das sociedades produzirem sua existência material e cultural. Quando é considerada essa possibilidade, tanto os críticos quanto aqueles que utilizam o trabalho como base para a pensar a educação, necessariamente, voltam suas atenções para a obra de Karl Marx (1994). Análise desenvolvida por Marx (1994) possibilitou condições para se entender a sociedade contemporânea enfatizando o caráter historicamente construído das estruturas e contradições sociais resultantes da organização dos diferentes modos de produção na história. No Brasil, a partir da década de 1980, formou-se a área de Trabalho e Educação que passou a investigar as conseqüências desses pressupostos para o estudo da realidade educacional brasileira. Com isso, vários entendimentos sobre a relação entre as formas históricas de trabalho (modo de produção) e a educação foram elaborados. O que este estudo levanta como problema é, justamente, a formação desses entendimentos e a forma como eles se relacionam entre si e com a obra de Marx (1994). . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edinéia Groszevicz - Coordenador., Financiador(es): Universidade Estadual do Centro-Oeste - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional