Marla Fabiula de Barros Hatisuka

Possui graduação em enfermagem - UENP Campus Luiz meneghel (2006), especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pelo ESAP (2008), mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e doutoranda em saúde coletiva pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Professora Assistente do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Norte do Paraná e membro do Grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, avaliação e Atenção à Saúde - NEPEMAS. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, qualidade de vida, pacientes diabéticos, epidemiologia, administração e gestão em saúde.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Saúde Coletiva

2018 - Atual

Universidade Estadual de Londrina
Marcos Aparecido Sarria Cabrera.

Mestrado em Enfermagem

2012 - 2013

Universidade Estadual de Maringá
Título: Internações por Diabetes Mellitus em crianças e adolescentes no estado do Paraná no período de 2000 a 2011,Ano de Obtenção: 2013
Carlos Alexandre Molena Fernandes.Palavras-chave: Diabetes Mellitus; Hospitalização; Sistemas de informação; Criança Hospitalizada; Adolescente hospitalizado; Estudos de séries temporais. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

2006 - 2007

Instituto de Estudos Avançados e Pos-Graduação
Título: ASPIRAÇÃO E MANUTENÇAO DA PERMEABILIDADE DAS VIAS AÉREAS
Orientador: BERNADETE LEMA MAZZAFERA

Graduação em enfermagem

2002 - 2006

UENP Campus Luiz Meneghel
Título: Relacionamento Terapêutico - Base para Realização da Psicoeducação em Pacientes com Transtorno Bipolar
Orientador: Marilza Regina Gaia Ferraz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2007

Enfermagem em Terapia Intensiva. (Carga horária: 360h). , Instituto de Estudos Avançados e Pos-Graduação, ESAP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TOLEDO NETO, J. L. ; GROSSI, A. C. M. ; SILVA, F. T. R. ; HATISUKA, M. F. B. . III SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E V SEMANA DE ENFERMAGEM. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII semana de Enfermagem - Evento de Extensão - Integrante da comissão científica. 2016. (Seminário).

ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE; X SEMANA DE ENFERMAGEM; VIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, IV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E III SEMINÁRIO DE CULTURA DA UENP- Integrante da comissão científica. 2014. (Encontro).

VIII SEMANA DE ENFERMAGEM, VI SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO E I SEMINÁRIO DE CULTURA- Integrante da comissão científica. 2012. (Seminário).

IV SEMANA DE ENFERMAGEM E VI SEMINARIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA.CUIDADOS DE ENFERMAGEM: PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO PACIENTE COM PÉ DIABÉTICO. 2010. (Seminário).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE SAUDE E III CISDEM. INTOXICAÇÃO EXOGENA: UM MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO AO ENFERMEIRO NA URGENCIA E EMERGENCIA. 2009. (Congresso).

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - NEONATOLOGIA INTENSIVA. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Dyena Santos

HATISUKA, M. F. B.. A percepção de enfermeiros da ESF sobre apoio matricial em saúde mental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - UENP Campus Luiz meneghel.

Aluno: Renata Rodriguez Zanardo

HATISUKA, M. F. B.. Avaliação do nível de estresse de enfermeiros que atuam no cuidado oncológico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - UENP - Campus Luiz Meneghel.

Aluno: Jamila Tiyomi Outiki

HATISUKA, M. F. B.. Formação da Imagem corporal na anorexia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - UENP - Campus Luiz Meneghel.

Aluno: LUANY TROVÓ ROTA

HATISUKA, M. F. B.. Internações hospitalares por transtornos mentais e comportamentais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - UENP - Campus Luiz Meneghel.

Aluno: Gabriela Duarte Miquelin

HATISUKA, M. F. B.. Hospitalizações por condições sensíveis à atenção primária em crianças: uma revisão integrativa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - UENP - Campus Luiz Meneghel.

Aluno: LORENA PALMIERI DA SILVA PEIXE

HATISUKA, M. F. B.. INTOXICAÇÃO EXÓGENA POR AGROTÓXICOS E MEDICAMENTOS: CONSULTA E PROCEDIMENTOS DE ENFERMAGEM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Carlos Cesar Custódio

HATISUKA, M. F. B.. QUALIDADE DE VIDA DE CLIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CONGESTIVA EM UM MUNICÍPIO DO NORTE DO PARANÁ: CONHECENDO PARA ORIENTAR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: MARILIA CAVALIN MÓVIO

HATISUKA, M. F. B.; GRANDI, A. L.. IDENTIFICAÇÃO DO USO DE DROGAS ENTRE DEPENDENTES QUÍMICOS INTERNADOS NUM HOSPITAL DE SAÚDE MENTAL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: DÉBORA MARIA MACEDO COUTO

HATISUKA, M. F. B.. NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS AFETADAS DE PACIENTES EM TRATAMENTO DIALÍTICO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: CAROLINA DE PALUA KRUZE

HATISUKA, M. F. B.; MOREIRA, R. C.. A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA INFECÇÃO NO PACIENTE QUEIMADO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: RENATA DE OLIVEIRA DE PAULA ASSIS

HATISUKA, M. F. B.; GROSSI, A. C. M.. MANIFESTAÇÕES DA SÍNDROME DE BURNOUT NA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Érica de Fátima Zaratin

HATISUKA, M. F. B.; GRANDI, A. L.. IMPACTO DA PSICOSE SOBRE A FAMÍLIA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: RAFAELA WESGUEBER FREITAS

HATISUKA, M. F. B.; COSTA, T. V.. CONHECIMENTO DAS PROFISSIONAIS DO SEXO COM RELAÇÃO À PREVENÇÃO, DETECÇÃO E TRATAMENTO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E HIV. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Laura Helena Simões Gasparini

HATISUKA, M. F. B.. PREVENÇÃO DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL NAS PESSOAS ACIMA DE 40 ANOS DE IDADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Thaíse Castanho da Silva

HATISUKA, M. F. B.; MOREIRA, R. C.. CUIDADO DE ENFERMAGEM A PACIENTES COM INSUFICIENCIA CARDÍACA, FUNDAMENTADO NA TEORIA DE OREM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: FRANCIELLEN A

HATISUKA, M. F. B.; MOREIRA, R. C.. XAVIER DA SILVA.CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COLOSTOMIZADO ACOMETIDO PELO CÂNCER COLORRETAL EMBASADO NA TEORIA DE OREM. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Rodrigo Toni de Almeida

HATISUKA, M. F. B.; GRANDI, A. L.. O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: ÉDINA REGINA S

HATISUKA, M. F. B.. MESSIAS.AÇÕES DA ENFERMAGEM NA DEPRESSÃO EM IDOSOS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Aluno: Aline Amanda Ferreira

HATISUKA, M. F. B.. QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES RENAIS CRÔNICOS TRANSPLANTADOS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

HATISUKA, M. F. B.. Banca de Concurso Público para Contratação de Docente. 2009. UENP Campus Luiz meneghel.

HATISUKA, M. F. B.. CONCURSO PUBLICO PARA SERVIDOR DOCENTE. 2009. UENP Campus Luiz meneghel.

HATISUKA, M. F. B.. Banca de concurso Público para Contratação de Docente. 2008. UENP Campus Luiz meneghel.

HATISUKA, M. F. B.. Banca de Concurso Público para contratação de Docente. 2007. UENP Campus Luiz meneghel.

HATISUKA, M. F. B.. Banca Examinadora de Teste Seletivo da área de Enfermagem, na disciplina Saúde do neonato, criança e adolescente - Integrante. 2016. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

HATISUKA, M. F. B.. Banca Examinadora de Teste Seletivo da área de Psicologia aplicada à Saúde - Integrante. 2015. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

HATISUKA, M. F. B.. Banca Examinadora de Teste Seletivo da área de Enfermagem, na disciplina Saúde do neonato, criança e adolescente - Integrante. 2015. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

HATISUKA, M. F. B.. Banca Examinadora de Teste Seletivo da área de Enfermagem, na disciplina Enfermagem em Clínica médico-cirúrgica - Integrante. 2011. Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Alexandre Molena Fernandes

MOLENA-FERNANDES; SILVA, A. M. R.;MARCON, S. S.. Internações por Diabetes Mellitus em crianças e adolescentes no Estado do Paraná no período de 2000 a 2011. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Maringá.

Ana Maria Rigo Silva

SILVA, A. M. R.. Internações por Diabete Mellitus em crianças e adolescentes Estado do Paraná no período de 2000 a 2011. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Maringá.

Sonia Silva Marcon

FERNANDES, C. A. M.; SILVA, A. M. R.;MARCON, S. S.. Internações por Diabetes Mellitus em crianças e adolescentes Estado do Paraná no período de 2000 a 2011. 2013. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paulo Sergio de Carvalho Bruno

Avaliação da qualidade de vida de enfermeiros que atuam no cuidado oncológico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - UENP - Campus Luiz Meneghel; Orientador: Marla Fabiula de Barros Hatisuka;

ALICE GUIMARÃES POLO

Resiliência em enfermagem oncológica; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - UENP - Campus Luiz Meneghel; Orientador: Marla Fabiula de Barros Hatisuka;

Vanessa Cerqueira da Silva

AMPUTAÇÃO: IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES DIABÉTICOS DO MUNICÍPIO DE BANDEIRANTES-PR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marla Fabiula de Barros Hatisuka;

FABIANE FONTANA DE CARVALHO

QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES QUE FAZEM HEMODIÁLISE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marla Fabiula de Barros Hatisuka;

Rafaele Nogueira de Oliveria

PRECEPTOR ACADÊMICO; 2008; Orientação de outra natureza; (enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marla Fabiula de Barros Hatisuka;

Cleiton Ferreira

PRECEPTOR ACADÊMICO; 2008; Orientação de outra natureza; (enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marla Fabiula de Barros Hatisuka;

MICHELE LADEIRA ANÍBAL

PRECEPTOR ACADEMICO; 2008; Orientação de outra natureza; (enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marla Fabiula de Barros Hatisuka;

MARIA JULIA FERRREIRA ANDRADE

PRECEPTOR ACADEMICO; 2008; Orientação de outra natureza; (enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marla Fabiula de Barros Hatisuka;

Anderson Vieira Santos

PRECEPTOR ACADEMICO; 2008; Orientação de outra natureza; (enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marla Fabiula de Barros Hatisuka;

Mariana Hatum Alcalde

PRECEPTOR ACADEMICO; 2008; Orientação de outra natureza; (enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marla Fabiula de Barros Hatisuka;

Thamy de Castro Oliveira

PRECEPTOR ACADEMICO; 2008; Orientação de outra natureza; (enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marla Fabiula de Barros Hatisuka;

LAIS FERNANDES FELIX VIEIRA

PRECEPTOR ACADEMICO; 2008; Orientação de outra natureza; (enfermagem) - Universidade Estadual do Norte do Paraná; Orientador: Marla Fabiula de Barros Hatisuka;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Aparecido Sarria Cabrera

AVALIAÇÃO DO USUÁRIO SOBRE OS SERVIÇOS DE ATENÇÃO BÁSICA NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: DADOS DO PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA; Início: 2018; Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • HATISUKA, MARLA FABIULA DE BARROS ; ARRUDA, GUILHERME OLIVEIRA DE ; FERNANDES, CARLOS ALEXANDRE MOLENA ; MARCON, SONIA SILVA . Análise da tendência das taxas de internações por pneumonia bacteriana em crianças e adolescentes. Acta Paulista de Enfermagem (Online) , v. 28, p. 294-300, 2015.

  • CERQUEIRA, V. ; HATISUKA, M. F. B. . INCIDÊNCIA DE AMPUTAÇÃO E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES DIABÉTICOS NO MUNICIPIO DE BANDEIRANTES-PR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AZEVEDO, A. A. ; COUBE, M. A. ; HATISUKA, M. F. B. . CUIDADOS DE ENFERMAGEM: PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO PACIENTE COM PÉ DIABÉTICO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PEIXE, L. P. S. ; BELUCCI JUNIOR, J. A. ; HATISUKA, M. F. B. . INTOXICAÇÃO EXOGENA: UM MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO AO ENFERMEIRO NA URGENCIA E EMERGENCIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    CONSULTÓRIO NA RUA: SAÚDE AOS INVISÍVEIS, Descrição: O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar a implantação e o funcionamento do serviço de Consultório na Rua na Cidade de Londrina-PR; relatar o trabalho dos profissionais, suas atividades, experiências, estratégias, terapêuticas utilizadas e desafios encontrados; descrever/caracterizar o perfil da população atendida pelo Consultório na Rua de Londrina; identificar e descrever áreas de Londrina onde ocorre a prática da equipe atuante no Consultório de Rua; descrever a diferença entre ??Consultório de Rua?? e ??Consultório na Rua?? e suas modalidades; identificar os parâmetros para a implantação de um Consultório na Rua e as cidades no Paraná que possuem um potencial para implantação. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, que será desenvolvido entre o período de setembro de 2015 a agosto de 2016 através da análise de documentos do Ministério da Saúde, do Consultório na Rua de Londrina e fichas/prontuários com informações das pessoas atendidas, além de uma entrevista com a equipe do consultório na Rua. Para participar da entrevista, o profissional membro da equipe deverá assinar o termo de consentimento livre e esclarecido e responder a questão norteadora da pesquisa. Com este estudo espera-se, descrever a implantação e o serviço de Consultório na Rua de Londrina, assim como relatar o trabalho dos profissionais, suas atividades, estratégias, terapêuticas utilizadas e desafios encontrados, o perfil da população atendida nesta cidade e identificar as áreas onde a equipe do consultório atua.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marla Fabiula de Barros Hatisuka - Coordenador / Micael Almeida de Oliveira - Integrante.

  • 2015 - Atual

    ENFERMAGEM ONCOLÓGICA: RESILIÊNCIA, ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA, Descrição: Este estudo tem como principal objetivo o de Investigar o processo de resiliência associado à qualidade de vida e o estresse em enfermeiros que atuam em oncologia. Nesta perspectiva será necessário descrever o perfil dos enfermeiros que trabalham no Hospital do Câncer; Avaliar os indicadores de resiliência em enfermeiros do Hospital do Câncer; Avaliar a Qualidade de Vida dos enfermeiros que atuam em oncologia; Avaliar quais as atividades do cotidiano gera maior nível de estresse aos enfermeiros que atuam em oncologia; Verificar o impacto da resiliência na qualidade de vida dos enfermeiros que atuam em oncologia. Verificar o impacto do estresse na qualidade de vida dos enfermeiros que atuam em oncologia. Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, com abordagem quantitativa. Este estudo será realizado com enfermeiros que atuam na assistência à pacientes em tratamento oncológico em um Hospital do Câncer no Norte do Paraná. Serão utilizados os seguintes instrumentos: Questionários sócio-demográficos e profissional; Escala de Qualidade de Vida, proposta pela Organização Mundial da saúde, versão abreviada (WHOQOL-bref -World Health OrganizationQualityof Life); Questionário do Coeficiente de Resiliência (RQ Test) e a Escala Bianchi de Stress. Os dados serão analisados seguida as recomendações de seus autores. Também serão realizadas análises descritivas e de freqüências e para inferir sobre diferenças entre os grupos será realizado o teste Qui-quadrado. Espera-se conhecer o perfil dos enfermeiros que atuam no Hospital do Câncer, como também verificar o nível de estresse, da resiliência e da qualidade de vida destes profissionais. Também espera-se verificar se o nível de estresse e da resiliência afetam a qualidade de vida dos enfermeiros que atuam na oncologia. Assim, evidenciando-se estes dados, podemos propor políticas educativas, para fomentar e promover a resiliência, a melhora na qualidade de vida e na diminuição do estresse no ambiente de trabalho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Marla Fabiula de Barros Hatisuka - Coordenador / RICARDO CASTANHO MOREIRA - Integrante / Léia Regina de Souza Alcântara - Integrante.

  • 2014 - Atual

    OCORRÊNCIA DE TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM DOCENTES, Descrição: Estudo transversal com abordagem quantitativa com objetivo de identificar os fatores de risco que influenciam desenvolvimento de transtornos mentais comuns em professores do ensino fundamental I e II. A condição de saúde dos professores depende da qualidade de efetivação do trabalho e das características da organização da atividade de docência. Acredita-se que o processo de trabalho dos docentes pode determinar o desenvolvimento de transtornos mentais. Entre esses aspectos estão sobrecarga de trabalho, baixo reconhecimento profissional, má remuneração, violência nas escolas, quantidade de alunos por turma e condições de infraestrutura. Supõe-se ainda que os transtornos decorrentes em docentes estejam ligados intimamente às demandas de exigências e pressões exercidas sobre eles.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marla Fabiula de Barros Hatisuka - Integrante / Ana Lúcia de Grandi - Coordenador / CRISTIANE SCHELL GABRIEL - Integrante / Laísa Karine da Silva - Integrante.

  • 2012 - 2013

    INTERNAÇÕES POR DIABETES MELLITUS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ESTADO DO PARANÁ NO PERÍODO DE 2000 A 2011, Descrição: Dissertação de Mestrado: Este estudo objetivou avaliar as internações por DM em crianças e adolescentes no Estado do Paraná no período de 2000 a 2011. Primeiramente foi realizada uma revisão sistemática de artigos publicados sobre estudos de prevalência de Diabetes Mellitus tipo 1 (DM tipo 1). Foi realizada a busca pelos artigos nas bases de dados eletrônicas (Medline, Lilacs e Scielo) utilizando os descritores: Prevalência; Diabetes Mellitus tipo 1 e Crianças. Posteriormente realizou-se um estudo agregado, de abordagem quantitativa, ecológico, denominado séries temporais. Foram utilizados os dados do sítio eletrônico do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), que fornecem informações sobre as internações ocorridas no Sistema Único de Saúde, registrados nos formulários de Autorização de Internação Hospitalar, para os anos de 2000 a 2011. As variáveis selecionadas foram: faixa etária, sexo, tempo de permanência, macrorregionais de saúde e cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). Para a descrição do perfil das internações os anos foram agrupados em triênios, para o cálculo da cobertura da ESF foram considerados os anos de 2000 e 2011, para estas análises foram utilizadas as estatísticas descritiva e inferencial, utilizando-se o teste qui-quadrado para verificar a associação entre as variáveis: faixa etária, sexo e macrorregional de saúde. As taxas de internação foram calculadas utilizando os diagnósticos de DM que constam no CID- 10 e que constavam na lista brasileira de Condições Sensíveis à Atenção Primária (CSAP). Para a análise de tendência foram utilizados modelos de regressão polinomial. Foram registradas 6.185 internações por DM em menores de 20 anos no período estudado. Os resultados da revisão sistemática demonstraram que as prevalências de DM tipo 1 variam nas diversas regiões do mundo, sendo que a maior prevalência geral encontrada foi de 2,69/1000 habitantes, no Kuwait em crianças e jovens na faixa etária de seis a 18 anos. Os resultados da análise das internações evidenciam aumento das internações em menores de 20 anos por este agravo. A faixa etária que apresentou maior frequência de internação foi a de dez a 14 anos, com predominância do sexo feminino (55,8%). Em relação ao tempo de internação, observou-se a curta duração do evento de, no máximo, sete dias (88%). A macrorregião de saúde Leste apresentou o maior número de internações durante todo o período. A análise de tendência das taxas de internações por DM demonstrou-se crescente, a partir de 2006 para a população de crianças e adolescentes, porém, ao analisar as faixas etárias estratificadas, a de cinco a nove anos permaneceu estável. Conclui-se que há necessidade de planejamento das ações em saúde, pelos profissionais da APS, no combate das internações por DM na população de crianças e adolescentes, já que se trata de um agravo considerado sensível a este nível de atenção. A enfermagem pode atuar por meio de ações de educação em saúde, incentivando a adoção de hábitos de vida saudáveis, na identificação e no acompanhamento de crianças e adolescentes com DM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marla Fabiula de Barros Hatisuka - Integrante / FERNANDES, CARLOS ALEXANDRE MOLENA - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Norte do Paraná. , BR 369 Km 54, rodovia, 86360000 - Bandeirantes, PR - Brasil, Telefone: (43) 35428000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Docente da Disciplina de Enfermagem Saúde do Adulto I - Clínica Médica.

    Atividades

    • 06/2010

      Ensino, enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III

    • 03/2008

      Ensino, enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem Saúde do Adulto I - Clinica Médica

    • 03/2008

      Estágios , Santa Casa de Misericórdia de Cornelio Procopio, .,Estágio realizado, Estágio da disciplina de Enfermagem Saúde do Adulto I - Clinica Médica.

    • 01/2009 - 05/2010

      Direção e administração, Comissão Executiva de Colegiado de Curso de Enfermagem, .,Cargo ou função, Vice-coordenadora de Curso.

    • 01/2009

      Extensão universitária , Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, .,Atividade de extensão realizada, PROJETO DIÁLOGOS INTERCULTURAIS DA SAÚDE.

    • 04/2009 - 10/2009

      Extensão universitária , Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, .,Atividade de extensão realizada, ORIENTADORA DO PROJETO REPERCUSSÕES SOCIAIS REFERENTE AO ABUSO DE ALCOOL E DROGAS.

    • 01/2008

      Extensão universitária , Usina da Cidadania, .,Atividade de extensão realizada, PROJETO DE EXTENSAO JOVEM, GÊNERO E SEXUALIDADE.

    • 04/2008 - 10/2008

      Direção e administração, Comissão Executiva de Colegiado de Curso de Enfermagem, .,Cargo ou função, Coordenadora de Estagio do Curso de Enfermagem.

  • 2012 - 2013

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2007 - 2007

    Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo

    Vínculo: ENFERMEIRA RESPONSÁVEL, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 36

    Outras informações:
    ENFERMEIRA RESPONSÁVEL PELA UTI NEONATAL