Tainara de Moraes Crizel

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (2010), mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, trabalhando principalmente com o aproveitamento de subprodutos da indústria de processamento de frutas para obtenção de ingredientes antioxidantes, como as farinhas e micropartículas aplicadas em produtos alimentícios e embalagens biodegradáveis e ativas.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2013 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Aproveitamento de resíduos da indústria alimentícia e nutracêutica no desenvolvimento de ingredientes ativos para aplicação em filmes biodegradáveis
Orientador: em Universidade de Lisboa ( Margarida Moldão-Martins)
com Simone Hickmann Flôres. Coorientador: Alessandro de Oliveira Rios. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Aproveitamento dos subprodutos da indústria de suco de laranja para aplicação em alimentos.,Ano de Obtenção: 2013
Simone Hickmann Flôres.Coorientador: Rosane Rech. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Subprodutos de laranja; Fibra dietética; Substituto de gordura.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos.

Graduação em Engenharia de Alimentos

2006 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande
Título: Produção de bolo sem glúten a partir de farinha de arroz
Orientador: Myriam de Las Mercedes Salas Mellado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Novos ingredientes. , Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Substituto de gordura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2014

Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes. (Carga horária: 540h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Engenharia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

First International Workshop: Innovation in Food Science.Aproveitamento de Subprodutos da Indústria de Suco de Laranja para Aplicação em Massa Fresca. 2014. (Outra).

4º Simpósio de Segurança Alimentar - Retono às origens?.Efeito da fibra de laranja como substituto de gordura em sorvete de chocolate. 2012. (Simpósio).

Mini-curso: Tecnologia de Fabricação de Chocolates durante o XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos.. 2012. (Congresso).

Mini-curso: Tecnologia e Processos de Embutidos e Proteína de Soja - X Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos (FURG). 2012. (Outra).

XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2012. (Congresso).

Engenharia de Alimentos - Uma introdução ao curso e à profissão.. 2009. (Outra).

II Fórum Sul-Brasileiro de Controle de Qualidade na Industrializaçãodo Frango. 2009. (Congresso).

VIII Mostra da produção universitária. 2009. (Outra).

X Semana Acadêmica de Engenharia de Alimentos. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mirela Ferreira Schein

CRIZEL, T. M.. Desenvolvimento de Torta de Sorvete Vegana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: JULIANA CURZEL ZAPAROLI

CRIZEL, T. M.. Avaliação da incorporação de resíduo seco do processo de malteação em bolo de chocolate. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Júlia Mota Nunes

FLORES, S. H.; JONG, E. V.;CRIZEL, T. M.. Desenvolvimento de biscoito de chocolate com potenciais propriedades hipoglicêmicas e hipocolesterolêmicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CRIZEL, TAINARA DE MORAES. Mostra de Iniciação Científica realizada no Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos no período de 13 a 17 de outubro.. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CRIZEL, T. M.. Mostra de Iniciação Científica realizada no Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos no período de 7 a 10 de outubro.. 2013. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Graziela Brusch Brinques

BRINQUES, Graziela Brusch; Thys, Roberta Cruz Silveira; OLIVEIRA, F. C.. Aproveitamento dos subprodutos da indústria de suco de laranja para a aplicação em alimentos. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Voltaire Sant'Anna

SANT'ANNA, V.; Cladera-Olivera, F.; FERREIRA MARCZAK, LIGIA DAMASCENO. Aproveitamento dos subprodutos da indústria de alimentos no desenvolvimento de produtos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Poliana Deyse Gurak

GURAK, POLIANA D.; CLADERA-OLIVERA, F.; Spada, J. C.. Aproveitamento dos resíduos da indústria alimentícia no desenvolvimento de ingredientes ativos para aplicação em filmes biodegradáveis. 2017. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Florencia Cladera Olivera

THYS, R. C. S.; BRINQUES, G. B.;CLADERA-OLIVERA, F.. Aproveitamento dos subprodutos da indústria de suco de laranja para aplicação em alimentos. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Florencia Cladera Olivera

CLADERA-OLIVERA, F.; GURAK, P.; SPADA, J. C.. Aproveitamento dos Subprodutos da Indústria de Alimentos para Desenvolvimento de Ingredientes Alimentares. 2017. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Florencia Cladera Olivera

SANTANNA, V.;MARCZAK, L. D. F.CLADERA-OLIVERA, F.. Aproveitamento dos Subprodutos da Indústria de Alimentos para Desenvolvimento de Ingredientes Alimentares. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rubilene Araujo

Uso de mucilagens naturais para obtenção de novos ingredientes alimentares; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Coorientador);

Sibele Guareschi

Elaboração e avaliação sensorial de sorvetes de sabores exóticos; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tainara de Moraes Crizel;

Cintia Altmann

Efeito da fibra de subprodutos de mirtilo em biscoitos tipo cookies; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tainara de Moraes Crizel;

Eduardo V

Steckert; Utilização de resíduos da indústria de suco de laranja como substituto de gordura em sorvete; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Tainara de Moraes Crizel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Simone Hickmann Flôres

Aproveitamento dos subprodutos da indústria de suco de laranja para aplicação em alimentos; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Simone Hickmann Flôres;

Simone Hickmann Flôres

Aproveitamento de resíduos da indústria alimentícia e nutracêutica no desenvolvimento de ingredientes ativos para aplicação em filmes biodegradáveis; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação de Ciência e tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Simone Hickmann Flôres;

Simone Hickmann Flôres

Estágio docente disciplina Desenvolvimento de Produtos Alimntícios; 2014; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Simone Hickmann Flôres;

Simone Hickmann Flôres

Estágio Docente; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Simone Hickmann Flôres;

Rosane Rech

Aproveitamento dos subprodutos da indústria de suco de laranja para aplicação em alimentos; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Rosane Rech;

Alessandro de Oliveira Rios

Aproveitamento dos Resíduos da Indústria Alimentícia no Desenvolvimento de Ingredientes Ativos para Aplicação em Filmes Biodegradáveis; 2017; Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Coorientador: Alessandro de Oliveira Rios;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 DE MORAES CRIZEL, TAINARA ; DE OLIVEIRA RIOS, ALESSANDRO ; D. ALVES, VÍTOR ; BANDARRA, NARCISA ; MOLDÃO-MARTINS, MARGARIDA ; HICKMANN FLÔRES, SIMONE . Active food packaging prepared with chitosan and olive pomace. FOOD HYDROCOLLOIDS , v. 74, p. 139-150, 2018.

  • CRIZEL, T. M. ; RIOS, A. de O. ; D. ALVES, VÍTOR ; BANDARRA, NARCISA ; MOLDÃO-MARTINS, MARGARIDA ; HICKMANN FLÔRES, SIMONE . Biodegradable Films Based on Gelatin and Papaya Peel Microparticles with Antioxidant Properties. Food and Bioprocess Technology , v. 1, p. 1-15, 2017.

  • 2016 DE MORAES CRIZEL, TAINARA ; HAAS COSTA, TANIA MARIA ; DE OLIVEIRA RIOS, ALESSANDRO ; HICKMANN FLÔRES, SIMONE . Valorization of food-grade industrial waste in the obtaining active biodegradable films for packaging. Industrial Crops and Products (Print) , v. 87, p. 218-228, 2016.

  • 2016 DE MORAES CRIZEL, TAINARA ; HERMES, VANESSA STAHL ; DE OLIVEIRA RIOS, ALESSANDRO ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN . Evaluation of bioactive compounds, chemical and technological properties of fruits byproducts powder. Journal of Food Science and Technology , v. 53, p. 4067-4075, 2016.

  • 2015 PETRY, HENRIQUE BELMONTE ; SCHNEIDER, LEONARDO ANDRÉ ; SILVEIRA JÚNIOR, JAIRO CAMARGO ; CRIZEL, TAINARA DE MORAES ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN ; SCHWARZ, SERGIO FRANCISCO . Avaliação física e química e aceitação pelo consumidor de laranjas 'Valência', produzidas sob sistemas de cultivo orgânico e convencional. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 45, p. 619-625, 2015.

  • 2015 Vallejos, V. B. ; CRIZEL, T. M. ; SALAS-MELLADO, M. L. M. . Development of gluten-free cakes with the addition of methylcellulose and xanthan gum. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 36, p. 1317, 2015.

  • 2015 CRIZEL, TAINARA DE MORAES ; RIOS, ALESSANDRO DE OLIVEIRA ; THYS, ROBERTA CRUZ SILVEIRA ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN . Effects of orange by-product fiber incorporation on the functional and technological properties of pasta. CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (ONLINE) , v. 35, p. 546-551, 2015.

  • 2014 CRIZEL, TAINARA DE MORAES ; ARAUJO, RUBILENE RAMOS DE ; RIOS, ALESSANDRO DE OLIVEIRA ; RECH, ROSANE ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN . Orange fiber as a novel fat replacer in lemon ice cream. Ciência e Tecnologia de Alimentos (Online) , v. 34, p. 332-340, 2014.

  • 2013 BOFF, CAMILA COMAS E ; CRIZEL, TAINARA DE MORAES ; ARAUJO, RUBILENE RAMOS DE ; RIOS, ALESSANDRO DE OLIVEIRA ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN . Desenvolvimento de sorvete de chocolate utilizando fibra de casca de laranja como substituto de gordura. Ciencia Rural , v. 43, p. 1892-1897, 2013.

  • 2013 DE MORAES CRIZEL, TAINARA ; JABLONSKI, ANDRÉ ; DE OLIVEIRA RIOS, ALESSANDRO ; RECH, ROSANE ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN . Dietary fiber from orange byproducts as a potential fat replacer. Lebensmittel-Wissenschaft + Technologie / Food Science + Technology , v. 53, p. 9-14, 2013.

  • 2011 SILVA FIGUEIRA, FELIPE DA ; MORAES CRIZEL, TAINARA DE ; RUBIRA SILVA, CAMILA ; LAS MERCEDES SALAS-MELLADO, MYRIAM DE . Pão sem glúten enriquecido com a microalga Spirulina platensis. Brazilian Journal of Food Technology (Online) , v. 14, p. 308-316, 2011.

  • Flôres, Simone H. ; Rios, Alessandro de O. ; Iahnke, Aline O.S. ; de Campo, Camila ; Vargas, Carolina G. ; Santos, Cassandra D.M. ; Caetano, Karine dos S. ; Stoll, Liana ; Crizel, Tainara de M. . Films for Food From Ingredient Waste. Reference Module in Food Science. 1ed.: Elsevier, 2017, v. , p. 1-40.

  • CRIZEL, T. M. ; RIOS, A. O. ; FLORES, S. H. . EFFECT OF PAPAYA PEEL FLOUR MICROPARTICLES IN THE MECHANICAL PROPERTIES OF GELATIN FILMS. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2016, Gramado. Anais do XXVCBCTA, 2016.

  • SPADA, J. C. ; CRIZEL, T. M. ; GONÇALVES, A. C. M. ; BORGES, K. M. ; LARANJA, D. C. ; CARDOZO, N. S. M. ; FLÔRES, S. H. . INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE INULINA E MUCILAGEM DE CHIA NAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS E SENSORIAIS DE IOGURTES COM REDUZIDO TEOR DE GORDURA. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2015, Florianópolis. Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. p. 3843.

  • CRIZEL, T. M. ; ALTMANN, C. ; RIOS, A. O. ; FLORES, S. H. . Efeito Da Fibra De Subprodutos De Mirtilo Em Biscoitos Tipo Cookies. In: 5º Simpósio de Segurança Alimentar, 2015, Gramado. 5º Simpósio de Segurança Alimentar, 2015.

  • CRIZEL, T. M. ; STECKERT, E. V. ; ARAUJO, R. R. ; RIOS, A. O. ; RECH, R. ; FLORES, S. H. . Efeito da fibra de laranja como substituto de gordura em sorvete de chocolate. In: 4º Simpósio de Segurança Alimentar - Retorno às origens?, 2012, Gramado - RS. Anais do 4º Simpósio de Segurança Alimentar - Retorno às origens?, 2012.

  • MORESCO, K. S. ; COSTA, G. P. ; LAGO, C. C. ; WESCHENFELDER, S. ; CRIZEL, T. M. ; FIGUEIREDO, J. E. S. ; MATINBIANCO, F. ; FLORES, S. H. . Perfil Sensorial de Pão Levain. In: 4º Simpósio de Segurança Alimentar - Retorno às origens?, 2012, Gramado - RS. Anais do 4º Simpósio de Segurança Alimentar - Retorno às origens?, 2012.

  • SCHMITT, K. G. ; NUNES, J. M. ; CRIZEL, T. M. ; FLORES, S. H. . Desenvolvimento de biscoito de chocolate com potenciais propriedades hipoglicêmicas e hipocolesterolêmicas. In: 4º Simpósio de Segurança Alimentar - Retorno às origens?, 2012, Gramado - RS. Anais do 4º Simpósio de Segurança Alimentar - Retorno às origens?, 2012.

  • UTPOTT, M. ; MOSSMANN, D. L. ; LUPCHINSKI, C. D. S. ; CRIZEL, T. M. ; RIOS, A. O. ; FLORES, S. H. . Análise descritiva quantitativa de bolo preparado com farinha de bagaço de mirtilo. In: 4º Simpósio de Segurança Alimentar - Retorno às origens?, 2012, Gramado - RS. Anais do 4º Simpósio de Segurança Alimentar - Retorno às origens?, 2012.

  • SCHNEIDER, L. A. ; LOPES, A. A. ; CRIZEL, T. M. ; PETRY, H. B. ; FLORES, S. H. ; SCHWARZ, S. F. . Aceitação de laranjas 'Valência' produzidas em sistemas de cultivo orgânico e convencional. In: XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012, Bento Gonçalves - RS. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012.

  • CRIZEL, T. M. ; BORGES, V. C. ; SALAS-MELLADO, M. L. M. . Elaboração de bolos ?sem glúten? para celíacos. In: Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia - CRICTE, 2010, Rio Grande. XXIV Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, 2010.

  • CRIZEL, T. M. ; BORGES, V. C. ; PEREIRA, F. D. ; SALAS-MELLADO, M. L. M. . Adição de Goma Xantana e Hidroxipropilmetilcelulose em Bolo Sem Glúten. In: XIX Congresso de Iniciação Científica, 2010, Rio Grande. Anais da IX Mostra da Produção Universitária, 2010.

  • FIGUEIRA, F. S. ; CRIZEL, T. M. ; SILVA, C. R. ; SALAS-MELLADO, M. L. M. . Influência do uso de Hidroxipropilmetilcelulose e Goma Xantana nas Características Tecnológicas de Pão de Arroz.. In: 8º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009, Campinas - SP. 8º Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2009.

  • CRIZEL, T. M. ; SILVA, C. R. ; FIGUEIRA, F. S. ; SALAS-MELLADO, M. L. M. . Adição de Goma Xantana e Hidroxipropilmetilcelulose em Pão sem Glúten. In: XVIII Congresso de Iniciação Científica, 2009, Rio Grande. VIII Mostra da Produção Universitária, 2009.

  • CRIZEL, T. M. ; RIOS, A. O. ; FLORES, S. H. . Influence of the addition of blueberry wastes fiber in water vapor permeability and antioxidant activity of gelatin capsule films.. In: 18th IUFoST World Congress of Food Science and Technology, 2016, Dublin. Anais of 18th IUFoST, 2016.

  • CRIZEL, T. M. ; CAMPO, C. ; IAHNKE, A. O. S. ; RIOS, A. O. ; FLORES, S. H. . Antioxidant effect of biodegradable films based on gelatin capsules and blueberry wastes. In: Innova 2015 y Décimo Congresso Iberoamericano de Ingeniería de alimentos, 2015, Montevideo. Innova 2015 y Décimo Congresso Iberoamericano de Ingeniería de alimentos, 2015.

  • CRIZEL, T. M. ; CHRISTIANO, F. D. P. ; RIOS, A. O. ; THYS, R. ; FLORES, S. H. . Aproveitamento de subprodutos da indústria de suco de laranja para aplicação em massa fresca. In: First International Workshop: Innovation in Food Science, 2014, Florianopolis. Anais First International Workshop: Innovation in Food Science, 2014.

  • GONCALVES, A. C. M. ; CAMPO, C. ; PAGNO, C. H. ; CRIZEL, T. M. ; KLUG, T. V. ; FLORES, S. H. . Development and Characterization of Biodegradable film from waste of nutraceutical capsules production incorporated with orange essencial oil. In: Advances in Food Processing Challenges for the Future, 2014, Campinas. Advances in Food Processing Challenges for the Future, 2014.

  • CRIZEL, T. M. ; STECKERT, E. V. ; RIOS, A. O. ; RECH, R. ; FLORES, S. H. . Sensory, physical and chemical properties of chocolate ice cream with orange fiber as fat replacer. In: 16th IUFoST, 2012, Foz do Iguaçu - PR. Anais do 16th IUFoST, 2012.

  • CRIZEL, T. M. ; STECKERT, E. V. ; RIOS, A. O. ; RECH, R. ; FLORES, S. H. . Fibra de laranja utilizada como substituto de gordura em sorvete. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - 45 anos de Ciência e Tecnologia de Alimentos no Brasil, 2012, Campinas - SP. Resumos do XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - 45 anos de Ciência e Tecnologia de Alimentos no Brasil, 2012.

  • FIGUEIRA, F. S. ; CRIZEL, T. M. ; RUBIRA SILVA, CAMILA ; SALAS-MELLADO, M. L. M. . Efeito da adição de Spirulina platensis nas características tecnológicas e nutricionais de pão sem glúten. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - Potencialidades, desafios e inovações, 2010, Salvador - BA. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos - Potencialidades, desafios e inovações, 2010. p. 271.

  • CRIZEL, T. M. . Aproveitamento de resíduos da indústria alimentícia e nutracêutica para o desenvolvimento de ingredientes funcionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CRIZEL, T. M. ; CHRISTIANO, F. D. P. ; RIOS, ALESSANDRO DE OLIVEIRA ; THYS, R. ; FLÔRES, SIMONE HICKMANN . Aproveitamento de Subprodutos da Indústria de Suco de Laranja para Aplicação em Massa Fresca. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRIZEL, T. M. . Curso 'Tendência: Alimentos Funcionais' (4 horas). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CRIZEL, T. M. ; STECKERT, E. V. ; ARAUJO, R. R. ; RIOS, A. O. ; RECH, R. ; FLORES, S. H. . Efeito da fibra de laranja como substituto de gordura em sorvete de chocolate. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CRIZEL, T. M. ; STECKERT, E. V. ; RIOS, A. O. ; RECH, R. ; FLORES, S. H. . Fibra de laranja utilizada como substituto de gordura em sorvete. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRIZEL, T. M. ; BORGES, V. C. ; SALAS-MELLADO, M. L. M. . Elaboração de bolos 'sem glúten' para celíacos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CRIZEL, T. M. ; FIGUEIRA, F. S. ; SALAS-MELLADO, M. L. M. . Adição de goma Xantana e Hidroxipropilmetilcelulose em pão sem glúten. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2017

    Estudo do aproveitamento dos subprodutos da indústria de alimentos para desenvolvimento de ingredientes alimentares, Descrição: O consumo de frutas frescas minimamente processadas e sucos a base de frutas tem aumentado nos últimos anos devido a crescente demanda do público por conveniência e conscientização dos efeitos benéficos que as frutas exercem sobre à saúde. Uma grande quantidade de subprodutos é gerada por essas indústrias, tais como cascas, sementes e polpa, que não são utilizados e muitas vezes acabam sendo um problema para a indústria, já que o material vegetal é normalmente propenso à contaminação microbiológica e são comumente usados em ração animal ou adubo. Na maioria dos casos, os subprodutos desperdiçados podem apresentar teores similares ou até mesmo superiores de compostos antioxidantes (fenólicos, carotenoides, antocianinas) e de fibras quando comparado ao produto final obtido. Sendo assim a obtenção de fibras e a extração de compostos bioativos a partir de subprodutos da indústria de processamento de frutas é uma tendência na produção de ingredientes funcionais e consequentemente no desenvolvimento de novos produtos alimentícios com elevado valor nutricional. O objetivo desse estudo será avaliar a viabilidade do aproveitamento de subprodutos de indústrias da região sul de laranja, açaí e mamão para o desenvolvimento de ingredientes alimentares. Dos subprodutos será realizada a extração de antocianinas e carotenoides e a obtenção de fibra dietética, posteriormente os compostos bioativos extraídos serão encapsulados e assim como as fibras serão adicionados em produtos alimentícios.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Tainara de Moraes Crizel - Integrante / Alessandro de Oliveira Rios - Integrante / FLÔRES, SIMONE HICKMANN - Coordenador / Roberta Thys - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Utilização do resíduo gerado pela indústria de processamento de alimentos de origem vegetal para o desenvolvimento de produtos de panificação e massas alimentícias, Descrição: As mudanças nos hábitos alimentares dos consumidores vem aumentando a procura por alimentos mais saudáveis como os ricos em fibras e antioxidantes ou que contribuam para uma dieta equilibrada. Ao longo dos últimos anos os subprodutos da indústria de processamento de vegetais como frutas, verduras e legumes têm recebido muita atenção como uma fonte de fibras e substâncias biologicamente ativas devido suas propriedades antioxidantes, propriedades anticancerígenas e antimutagênica. Sendo assim o aproveitamento de subprodutos é de grande interesse para a indústria de alimentos, devido a sua possibilidade de aplicação, como ingrediente em diversos produtos alimentícios. Esses subprodutos podem ser utilizados para produção de farinhas, já que o uso de farinhas ricas em fibras são uma alternativa na indústria de panificação e massas alimentícias, apresentando-se como tendência por razões econômicas e de saúde, de forma a driblar o alto preço do trigo importado, estimular o aproveitamento de resíduos e reduzir a incidência de doenças. O objetivo principal desse estudo será avaliar a substituição parcial da farinha de trigo pela farinha obtida a partir de subprodutos da indústria de processamento de frutas e legumes em produtos de panificação e massas frescas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Tainara de Moraes Crizel - Integrante / Simone Hickmann Flôres - Integrante / Anne Porto Dalla Costa - Integrante / Roberta Thys - Coordenador.

  • 2013 - 2017

    Aproveitamento de resíduos da indústria alimentícia e nutracêutica no desenvolvimento de ingredientes ativos para aplicação em filmes biodegradáveis, Descrição: Diariamente são descartados no mundo toneladas de resíduos do processamento de frutas que poderiam ser aproveitados pelo seu elevado poder nutricional e funcional, que acabam sendo desperdiçados e podem gerar sérios problemas ao meio ambiente. Outro descarte inadequado que agrava esse problema ambiental é o de embalagens plásticas, que quando não submetidas ao processo de reciclagem trazem enormes danos. Por esses fatores, esse estudo teve como objetivo o aproveitamento de subprodutos da indústria de alimentos para o desenvolvimento de farinhas funcionais e aproveitamento dos resíduos da indústria de capsulas nutracêuticas de gelatina e óleo de chia como matriz para as embalagens biodegradáveis ativas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Tainara de Moraes Crizel - Integrante / Alessandro de Oliveira Rios - Integrante / Simone Hickmann Flôres - Coordenador.

  • 2013 - 2015

    Uso de subprodutos agroindustriais no desenvolvimento de ingredientes alimentares, Descrição: O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e em 2011 foram colhidas mais de 42 milhões de toneladas de frutas. Do total produzido, 47 % é destinado ao consumo in natura e 53 % para o processamento industrial. Nos últimos anos, devido a crescente demanda por parte dos consumidores por conveniência e conscientização dos efeitos benéficos que as frutas exercem sobre a saúde, a procura por frutas frescas minimamente processadas e por sucos naturais tem aumentado. Contudo, uma grande variedade de subprodutos são gerados pelas indústrias de processamento de alimentos, em especial a de processamento de frutas Na indústria de sucos calcula-se que do total de frutas processadas, sejam gerados de 30-90 % de subprodutos, tais como cascas, sementes e polpa. Esses subprodutos representam sérios problemas para a indústria, por possuirem limitadas aplicações de uso e ser de fácil contaminação microbiológica Neste contexto, o aproveitamento integral da fruta poder trazer benefícios econômicos aos produtores, uma vez que pode possibilitar um menor desperdício e aumentar a rentabilidade industrial e, além disso, diminuir o impacto desses resíduos sobre o meio ambiente. O aproveitamento de subprodutos é de grande interesse, pois apresenta possibilidade de aplicação, como ingrediente, devido suas propriedades funcionais, tecnológicas e nutricionais com benefícios para a saúde e com redução dos riscos de contaminação do meio ambiente, além de serem fontes de substâncias consideradas estratégicas para a indústria de alimentos, como a fibras, compostos bioativos e corantes alimentícios... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Tainara de Moraes Crizel - Integrante / Alessandro de Oliveira Rios - Integrante / Simone Hickmann Flôres - Coordenador / Camila de Campo - Integrante / Carlos Henrique Pagno - Integrante / Melina Dick - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Aproveitamento dos subprodutos da indústria de suco de laranja para aplicação em alimentos., Descrição: O Brasil é o maior produtor mundial de suco de laranja, os subprodutos desse processamento representam sérios problemas de contaminação ao meio ambiente, no entanto podem ser utilizados como ingredientes para a indústria alimentícia devido seu elevado teor de fibras. Atualmente, as fibras estão entre os principais ingredientes presentes em alimentos funcionais. A busca por alimentos mais saudáveis vem proporcionando um aumento no desenvolvimento de novos produtos, principalmente produtos com reduzido teor de gordura, sendo necessária a utilização de substitutos de gordura, como as fibras, para que se obtenham formulações com melhor qualidade tecnológica e sensorial. Este trabalho tem o objetivo de estudar a possibilidade e viabilidade do aproveitamento dos subprodutos da indústria de sucos de laranja para aplicação em alimentos. A fibra será obtida a partir da casca da laranja proveniente de subproduto da indústria de suco, e posteriormente a fibra será submetida a análises físico-químicas, avaliação de suas propriedades funcionais, e análise dos compostos fenólicos, carotenoides e vitamina C presente na fibra. A fibra de laranja será utilizada na produção de sorvete como substituto de gordura, sendo adicionada em diferentes concentrações. O sorvete será submetido avaliação por análises físico-químicas e sensoriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Tainara de Moraes Crizel - Integrante / Alessandro de Oliveira Rios - Integrante / Simone Hickmann Flôres - Coordenador / Rosane Rech - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2010 - 2010

    Elaboração de bolo sem glúten a partir de farinha de arroz (Oryza sativa, L.), Descrição: A farinha de arroz é uma opção para a substituição da farinha de trigo na elaboração de produtos de panificação devido a algumas propriedades como sabor suave, cor branca e sua hipoalergenecidade. Um dos problemas encontrados para a produção de bolos sem glúten é a formação de uma rede semelhante ao glúten, para isso se recorre ao uso de agentes estruturais que confiram maior estabilidade aos produtos durante a fermentação. Este trabalho teve como finalidade a elaboração de bolo sem glúten utilizando farinha de arroz, adicionar hidrocolóides com o intuito de melhorar a qualidade tecnológica do bolo e obter um produto semelhante ao panetone adicionando frutas cristalizadas, uva passa e nozes. Foram realizados estudos visando comparar as características tecnológicas do bolo de farinha de arroz: com o bolo padrão de farinha de trigo; e com o bolo de farinha de arroz com frutas. Foram elaborados bolos utilizando hidrocolóides em diferentes concentrações através de planejamento experimental, sendo avaliados volume específico, dureza e pontuação total.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tainara de Moraes Crizel - Integrante / Viviane da Costa Borges - Integrante / Myriam de Las Mercedes Salas-Mellado - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Avaliação do uso de farinha de arroz para produção de pão para celíacos, Descrição: A procura pela produção de pão sem glúten é muito importante nutricional, técnica e economicamente para pacientes celíacos e para países em desenvolvimento, que importam trigo. Um dos maiores problemas tecnológicos na produção de pão sem glúten é obter um substituto do glúten, que tenha baixo custo e que seja capaz de reter gás durante a fermentação e assamento do pão. No Brasil existe a possibilidade do uso de farinha de arroz em substituição à farinha de trigo, pelas suas características sensoriais e hipoalergénicas. Pela dificuldade de formar a rede de glúten, é necessário utilizar outros coadjuvantes como são os hidrocolóides. Neste projeto se propõe produzir pães com formulação que substitua totalmente a farinha de trigo com a adição de hidroxilpropil metilcelulose (HPMC) e gomas guar e xantana, conforme planejamento experimental que considere como variáveis independentes, diferentes níveis e tipos de hidrocolóides, e como variáveis dependentes, as características tecnológicas, de textura e sensoriais do pão, comparando os pães sem glúten com pão padrão feito com farinha de trigo. Um dos objetivos principais é a obtenção de pães com volume específico e características sensoriais adequadas e boa aceitação, principalmente pelos portadores da doença celíaca... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Tainara de Moraes Crizel - Integrante / Myriam de Las Mercedes Salas-Mellado - Coordenador / Felipe da Silva Figueira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

1º lugar no XXIV Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia (CRICTE) - Sessão Engenharia de Alimentos., Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

2010

Destaque - IX Mostra da Produção Universitária - Área: Ciências agrárias, Universidade Federal do Rio Grande.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciência e Tecnologia dos Alimentos. , Rua Avenida Bento Gonçalves 9500, Prédio 43212, ICTA, Laboratório de Compostos Bioativos - Sala 211, Agronomia, 91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33089937

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2017

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciência e Tecnologia dos Alimentos, .,Linhas de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande

    Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2010

    Santalucia S. A.

    Vínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio curricular realizado na Indústria Santalucia S. A. exercendo atividades como: controle de qualidade durante o processo de benefiamento do arroz e do produto acabado, acompanhamento da análise de recebimento da matéria-prima e do processo de beneficiamento de arroz.