Rita Resende Muniz

Rita Resnde Muniz graduanda em Filosofia da UFRB, pesqusa relacionada a Filosofia da Educação com projeto de estudo sobre o autor Paulo Freire, e graduanda em Pedagogia do curso à distância da UESC, com com tema de pesqusa sobre a indisciplina no espaço escolar, que contempla o autor Içame Tiba.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em PEDAGOGIA

2009 - Atual

Universidade Estadual de Santa Cruz - Universidade Aberta do Brasil

Graduação em andamento em LICENCIATURA EM FILOSOFIA

2008 - Atual

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Curso técnico/profissionalizante

2006 - 2008

Escola de Auxiliar de Enfermagem San Rafael

Ensino Médio (2º grau)

1981 - 1984

COLÉGIO ESTADUAL PEDRO CALMON

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II ECONGRESSO DE PESQUISA DO RECONCAVO SUL. EDUCAÇÃO E INTERDISCPLINARIDADE. 2009. (Congresso).

III FÓRUM PRÓ-IGUALDADE RACIAL E INCLUSÃO SOCIAL DO RECONCAVO. 2009. (Outra).

IV ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DE AMARGOSA.GARANTINDO A TODOS O DIREITO DE APRENDER. 2008. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Emanoel Luis Roque Soares

SOARES, Emanoel Luis Roque; ANDRADE, R. H. R.; SANTOS, G. L.. PAULO FREIRE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: DIÁLOGO E CONSCIENTIZAÇÃO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Emanoel Luis Roque Soares

PAULO FREIRE - CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: DIÁLOGO E CONSCIENTIZAÇÃO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Emanoel Luis Roque Soares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MUNIZ, R. R. ; O Pensamento de Paulo Freire sobre a ética na diversidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Paulo Freire: Construção do Conhecimento: Diálogo Conscientização, Descrição: Este trabalho de conclusão de curso com o tema: Construção do Conhecimento: diálogo e conscientização; na obra do autor Paulo Freire. Começo lendo sobre a alfabetização de jovens e adultos, proposta pelo filósofo e educador e sua luta contra a opressão e desigualdade social, que é um dos caminhos do trabalho de Paulo Freire, conscientizando e formando educandos críticos e capazes de mudanças a partir dos conhecimentos que os alfabetizando já trazem, e assim ampliando-os. Nesta proposta o autor vivência nas suas experiências de grupos mostrando que o homem é um ser de relações e isso o torna capaz de sair de si, de projetar-se no outro, de transcender. Esse contato com o outro mostra a realidade de cada grupo nas circunstâncias das suas ações com o mundo, assim ele vai compreendendo a sua cultura, fazendo hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procura soluções num processo de criar e recriar objetos, mostrando que o homem pode fazer cultura, porque tem uma consciência capaz de captar o mundo e transformá-lo. Neste objetivo é que este trabalho fundamentará o pensar nas ações do homem dentro de uma sociedade, e na educação, onde o processo estabelecido é o diálogo e também as vivências de suas experiências se conscientizando e assim estabelecendo relações, é que o homem construirá seu processo de formação que para o pensador Paulo Freire é inacabada. Palavra-chaves Mudança, ação, método . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rita Resende Muniz - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    O ENSINO DE FILOSOFIA EM AMARGOSA E NO VALE DO JEQUIRIÇÁ, Descrição: Este projeto tem como finalidade principal diagnosticar a situação em que se encontra o ensino da filosofia nas escolas do nível médio de Amargosa e vale do Jequiriçá. A incômoda situação em que se encontra a filosofia no ensino médio e além da pouca ou quase nula produção filosófica sobre o ensino de filosofia seria suficiente para justificar este projeto. Porém, temos outros motivos que são: a volta precária da filosofia ao ensino médio e a responsabilidade que tem o filósofo-educador em devolver seus conhecimentos à sua pólis , pois aquele que sai da escuridão da caverna tem obrigação de voltar para ajudar aos outros a ver a claridade. A responsabilidade de filósofo profissional nos deixa abertos para as novas possibilidades, pois cabe a nós mesmos analisar as novidades de maneira criteriosa e crítica, para que, ao verificar sua serventia, possa ser usada no sentido de partilhar saberes com outros, ou no sentido de produzir novos saberes para o uso comum que visem reconduzir a filosofia ao ponto de destaque que sempre se ocupou de prestadora de serviço da humanidade. O método utilizado na pesquisa será a descrição semiótica, pois, esta visa focalizar ações, pensamentos e estruturas deônticas para vislumbrar as contradições numa análise marxista dialética dos discursos com rigor para confrontá-las com os discursos oficiais. Uma análise semiótica passa por se ver e rever a prática, quadrangulação dos fatos dos pensamentos, dos dizeres e dos fazeres, desvelar, desmascarar e descobrir as falsidades. Na perspectiva de uma análise semiótica dos discursos o dito deve ser analisado juntamente com os fazeres para podermos ver as coerências. Fenomenologicamente aguardaremos os resultados da pesquisa para tomarmos medidas que possam cooperar para formação do professor de filosofia em Amargosa e vale do Jequiriçá com intuito melhorar se necessário o ensino de filosofia no nível médio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Rita Resende Muniz - Integrante / Emanoel Luís Roque Soares - Coordenador / Jociel Nunes Vieira - Integrante / Alines dos Santos Ferreira - Integrante / Luciana Santos dos Santos - Integrante / Adriana Conceição dos Santos - Integrante / Aldevane de Almeida Araújo - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2013

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Bolsista colaborador PIBIC, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20