Tânia Maria de Oliveira Gomes

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), graduação tecnológica, em Design de Moda, pelo Centro Universitário de Maringá (2019), pós-graduação, em Revisão de Texto, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012), mestrado (CAPES/DS), em Estudos Linguísticos, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha Análise do Discurso (2014), doutorado (CAPES/DS), em Estudos Linguísticos, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha Análise do Discurso (2017) e pós-doutorado, em Estudos Linguistícos, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha Análise do Discurso (2018). Tem experiência na área de Linguística e de Moda, pesquisando principalmente os seguintes temas: gêneros do discurso, moda, ideologia, feminismo, éthos e estereótipos.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Lingüísticos

2014 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: As pin-ups contemporâneas: dos moldes da moda ao modo de vida. Um estudo sobre éthos, estereótipos e ideologia em blogs com temática retrô
Glaucia Muniz Proença Lara. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ethos; Estereótipos; Ideologia; Moda.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Moda e Linguagem.

Mestrado em Estudos Lingüísticos

2012 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Um estudo discursivo sobre a transgressão de gêneros e a paródia em publicidades atuais e da década de 1960,Ano de Obtenção: 2014
Glaucia Muniz Proença Lara.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Publicidade; Transgressão; Paródia; Ideologia; Gêneros de Discurso.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Revisão de Textos

2011 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: O Eu no discurso do outro: um estudo sobre a construção identitária em textos revisados
Orientador: Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues

Graduação em Tecnólogo em Design de Moda

2015 - 2019

Centro Universitário de Maringá

Graduação em Letras

2006 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semiótica. , Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Moda e Linguagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Modelagem Plana - Método Centesimal. (Carga horária: 72h). , Atelier Janaína Araújo, AJA, Brasil.

2017 - 2017

Ilustração de moda: um croqui para chamar de seu. (Carga horária: 9h). , EduK, EDUK, Brasil.

2016 - 2016

Bordado moderno: técnicas mistas em quadro de bastidor. (Carga horária: 9h). , EduK, EDUK, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Corte e Costura. (Carga horária: 160h). , Macoi - Máquinas de Costura, MACOI, Brasil.

2016 - 2016

Curso de desenho. (Carga horária: 24h). , Curso Carlos Buere, ., Brasil.

2016 - 2016

Aperfeiçoamento em modelista de roupas - feminino básico. (Carga horária: 80h). , SENAI / FIEMG, SENAI/FIEMG, Brasil.

2015 - 2015

Mostra de Moda: Oficina Gesto Estampado. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, ESTÁCIO, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Moda e Linguagem.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semiótica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV SIAD (Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso).De cabelereiro [sic] a hairstylist: a estetização profissional e seus desdobramentos sociais. 2016. (Simpósio).

XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). "Volta, mundo blogueiro": uma análise sobre a militância virtual e seus desdobramentos. 2016. (Congresso).

5th International Conference on Metaphor in Language and Thought.An ode to multimodality: the use of metaphors and metonymy in the electoral "memes". 2015. (Outra).

V Colóquio Internacional de Semiótica - 5º COLSEMI.A metralhadora do riso: o humor que ricocheteia. Um estudo semiótico sobre figurativização e ideologia nas publicações sincréticas do Charlie Hebdo. 2015. (Outra).

VII Colóquio Mulheres em Letras.Cinderela austeniana: o feminino pelo viés da intertextualidade em Mansfield Park. 2015. (Outra).

XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). Entre o publicitário e o subliminar: um estudo sobre os publieditoriais em blogs de moda. 2015. (Congresso).

II Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação - SEDIAr.A corporalidade de Frinéia: uma releitura da hetaira grega sob a perspectiva do cristianismo. 2014. (Seminário).

4º Congresso Nacional - 1º Internacional - de Letras, Artes e Cultura. Culto das princesas: um breve estudo argumentativo sobre religião e sexualidade nas pregações evangélicas. 2013. (Congresso).

InPLA-SIL 2013.Revista eletrônica Natura: uma vitrine argumentativa. 2013. (Simpósio).

InPLA-SIL 2013.Vozes da educação: um célere relato de caso. 2013. (Simpósio).

4º Colóquio Internacional de Semiótica - 4º COLSEMI.Subvertendo o contrato: um estudo semiótico sobre a transgressão e a paródia em textos publicitários da década de 1960 e atuais. 2012. (Outra).

Mini Jornada de AD e Argumentação. 2012. (Outra).

V Seminário de Teses e Dissertações - SETED.Paródia e Publicidade: uma abordagem semiótica. 2012. (Seminário).

IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso - ALED. Uma análise semiótica de anúncios atuais e da década de 1960. 2011. (Congresso).

X Semana de Eventos da Faculdade de Letras - SEVFALE.Análise do Discurso: Entre a Tradição e a Subversão. 2011. (Outra).

I Semana de Estudos Medievais da FALE / UFMG. 2010. (Outra).

XIX Semana de Iniciação Científica da UFMG.A hidrotoponímia da região do Vale do Rio Doce, Minas Gerais. 2010. (Outra).

XVIII Semana de Iniciação Científica da UFMG.Gêneros do discurso e ensino. 2009. (Outra).

Encuentro en línea de educación y software libre.Como traductor de español a portugués. 2008. (Encontro).

VIII Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).Gêneros do discurso e ensino. 2008. (Outra).

I Jornada do NELAM / NELAP.A produção institucional do vazio latino-americano - Um estudo sobre as imagens contemporâneas da América Latina veiculadas em alguns manuais do ensino espanhol com língua estrangeira. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Roberta Ker Elias

GOMES, T. M. O.; LARA, G. M. P.; TOCAIA, L. M.; ALMEIDA, A.. Conservadorismo no século XXI: Uma análise semiótica da escola de princesas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rafael Ornelas Dias

GOMES, T. M. O.; LARA, G. M. P.; MACHADO, B. F. V.; AOKI, R. L. A.. A religiosidade e a espiritualidade na fala dos moradores de rua do centro de Belo Horizonte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

André Luiz Elias de Souza

SOUZA, A. L. E.. O eu no discurso do outro: Um estudo sobre a construção identitária em textos revisados. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Revisão de Texto) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Ida Lúcia Machado

LARA, Glaucia Muniz Proença;MACHADO, I. L.; Chaves, Aline Saddi. Um estudo discursivo sobre a transgressão dos gêneros e a paródia em publicidades atuais e da década de 1960. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Estudos Lingüisticos) - Faculdade de Letras da UFMG.

Ida Lúcia Machado

MACHADO, I. L.; LARA, G.M.P.; FERREIRA, T.M.. As pin-ups modernas: dos moldes da moda ao modo de vida. Um estudo sobre éthos, estereótipos e ideologia em blogs com temática retrô. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-Graduaçao em Estudos Linguisticos) - Faculdade de Letras da UFMG.

Daniervelin Renata Marques Pereira

PEREIRA, Daniervelin Renata Marques. As pin-ups contemporâneas: dos moldes da moda ao modo de vida. Um estudo sobre éthos, estereótipos e ideologia em blogs com temática retrô. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Glaucia Muniz Proença Lara

LARA, G. M. P.; CHAVES, A. S.; MACHADO, Ida Lúcia; Dalcylene Dutra Lazarini. Um estudo discursivo sobre a transgressão de gêneros e a paródia em publicidade atuais e da década de 1960. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Glaucia Muniz Proença Lara

LARA, G. M. P.; CHAVES, A. S.; PEREIRA, D. R. M.; PESSOA, Sônia C.; FERREIRA, T. M.; MACHADO, B. F. V.; SOUZA, Wander Emediato de. As pin-ups contemporâneas: dos moldes da moda ao modo de vida. Um estudo sobre éthos, estereótipos e ideologia em blogs com temática retrô. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Glaucia Muniz Proença Lara

LARA, G. M. P.; MACHADO, I. L.; FERREIRA, T. M.; CORDEIRO, M.. As pin-ups modernas: dos moldes da moda ao modo de vista. Um estudo sobre éthos, estereótipos e ideologia em blogs com temática retrô. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Marcelo Cordeiro

LARA, G. M. P.;CORDEIRO, Marcelo. As Pin-Ups modernas: dos moldes da moda de vida. (Suplente).. 2016. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras da UFMG - Programa de Pós Graduação em Estudos Linguíst.

Sônia Caldas Pessoa

LARA, G. M. P.; EMEDIATO, W.; MELO, T.;PESSOA, Sônia Caldas. AS PIN-UPS CONTEMPORÂNEAS: DOS MOLDES DA MODA AO MODO DE VIDA. UM ESTUDO SOBRE ÉTHOS, ESTEREÓTIPOS E IDEOLOGIA EM BLOGS COM TEMÁTICA RETRÔ. 2017. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Bruno Focas Vieira Machado

LARA, G. M. P.; PEREIRA, D. R. M.;MACHADO, B. F. V.. As pin-ups contemporâneas: dos moldes da moda ao modo de vida. Um estudo sobre éthos, estereótipos e ideologia em blogs com temática retrô.. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Dalcylene Dutra Lazarini

CHAVES, A. S.; MACHADO, I. L.;LAZARINI, D. D.. Um estudo discursivo sobre a transgressão de gêneros e a paródia em publicidades atuais e da década de 1960. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Gradução em Linguística/UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Tailze Melo Ferreira

LARA, G. M. P.;FERREIRA, T. M.; PEREIRA, D. R. M.; PESSOA, S. C.; CHAVES, A. S.. As pin-ups contemporâneas: dos moldes da moda ao modo de vida. Um estudo sobre éthos, estereótipos e ideologia em blogs com temática retrô. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Tailze Melo Ferreira

LARA, G. M. P.; MACHADO, I. L.; Melo, Tailze;FERREIRA, T. M.. As pin-ups modernas: dos moldes da moda ao modo de vida. Um estudo sobre éthos, estereótipos e ideologia em blogs com temática retrô. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luíza Santana Chaves

Estágio Curricular: Prática de Ensino de Espanhol; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Luíza Santana Chaves;

Glaucia Muniz Proença Lara

Um estudo discursivo sobre a transgressão de gêneros e a paródia em publicidade atuais e da década de 1960; 2014; Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaucia Muniz Proença Lara;

Glaucia Muniz Proença Lara

As pin-ups modernas: dos moldes da moda ao modo de vida; Um estudo sobre éthos, estereótipos e ideologia em blogs com temática retrô; 2017; Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Glaucia Muniz Proença Lara;

Glaucia Muniz Proença Lara

2018; Universidade Federal de Minas Gerais,; Glaucia Muniz Proença Lara;

Glaucia Muniz Proença Lara

Pesquisando os gêneros do discurso pelo viés da transgressão; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glaucia Muniz Proença Lara;

Maria Cândida Trindade Costa de Seabra

A Hidrotoponímia Mineira; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Cândida Trindade Costa de Seabra;

Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues

O EU no discurso do outro: um estudo sobre a construção identitaria em textos revisados; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Revisão de Textos) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LARA, G. M. P. ; GOMES, T. M. O. . Gêneros de Discurso e Transgressão: Por um Ensino mais Dinâmico e Horizontalizado. GLÁUKS ONLINE , v. 16, p. 48-62, 2016.

  • GOMES, T. M. O. . A Cinderela austeniana: uma análise sobre a intertextualidade em Mansfield Park. Revista Entrepalavras , v. 5, p. 59-74, 2015.

  • GOMES, T. M. O. . A via crucis feminina no planeta Minas: resistência e enfrentamento na literatura de Fernando Gabeira. Cadernos de Letras da UFF , v. 25, p. 155-173, 2015.

  • GOMES, T. M. O. . O relato profissional à luz da metarreflexão: interstícios e confluências no fazer acadêmico-docente. Revista Fundamentos , v. 2, p. 147-157, 2015.

  • GOMES, T. M. O. . O fazer científico na produção textual de Muraro: transgressão e militância. Diálogo das Letras , v. 3, p. 112-126, 2015.

  • FIGUEIREDO, A. M. ; GOMES, T. M. O. . Argumentação e Persuasão na obra de autoajuda 'Por que os homens se casam com as mulheres poderosas?'. Diálogo das Letras , v. 2, p. 242-262, 2013.

  • LARA, G. M. P. ; GOMES, T. M. O. . A análise do discurso e seus aportes contemporâneos: a transgressão de gêneros e a paródia. In: MACHADO, Ida Lucia; SANTOS, João Bôsco Cabral dos; JESUS, Sérgio Nunes de. (Org.). Análise do discurso: afinidades epistêmicas franco-brasileiras. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 191-209.

  • AOKI, R. L. A. ; GOMES, T. M. O. . A metralhadora do riso: o humor que ricocheteia. Um estudo semiótico sobre figurativização e ideologia nas publicações sincréticas do Charlie Hebdo. In: Ana Lúcia M. R. Poltronieri Martins; Claudio Manoel de C. Correia. (Org.). Coletânea de Comunicações sobre o verbal e o não verbal. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2015, v. 1, p. 116-132.

  • GOMES, T. M. O. . Subvertendo o contrato: um estudo semiótico sobre a transgressão e a paródia em textos publicitários da década de 1960 e atuais. In: Darcília Simões; Maria Noemi Freitas; Ana Lucia Poltronieri. (Org.). Linguagens, Códigos e Tecnologias. 1ed.Rio de Janeiro: Dialogarts, 2012, v. 1, p. 794-805.

  • GOMES, T. M. O. . A transgressão na publicidade. In: LARA, Glaucia M. P. (Org.). Transgredindo os gêneros do discurso: entre a teoria e a prática. 1ed.Belo Horizonte: POSLIN / FALE, 2010, v. 1, p. 15-27.

  • GOMES, T. M. O. . A transgressão na literatura. In: LARA, Glaucia M. P.. (Org.). Transgredindo os gêneros do discurso: entre a teoria e prática. 1ed.Belo Horizonte: POSLIN / FALE, 2010, v. 1, p. 31-46.

  • GOMES, T. M. O. . Articulando transgressão e ensino. In: LARA, Glaucia M. P.. (Org.). Transgredindo os gêneros do discurso: entre a teoria e a prática. 1ed.Belo Horizonte: POSLIN / FALE, 2010, v. 1, p. 63-69.

  • GOMES, T. M. O. . 'Volta, mundo blogueiro': uma análise sobre a militância virtual e seus desdobramentos. In: In: XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), 2016. V Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2016. v. 5. p. 1-6.

  • GOMES, T. M. O. ; GUIMARAES, M. . A corporalidade de Frinéia: uma releitura da hetaira grega sob a perspectiva do cristianismo. In: II Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação (II SediAr), 2015, Belo Horizonte. Anais do II Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação (II SediAr), 2015. p. 516-530.

  • GOMES, T. M. O. . Entre o publicitário e o subliminar: um estudo sobre os publieditoriais em blogs de moda. In: XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), 2015, Belo Horizonte. IV Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2015. v. 4. p. 1-6.

  • GOMES, T. M. O. . Culto das princesas: um breve estudo argumentativo sobre religião e sexualidade nas pregações evangélicas. In: 4º Congresso Nacional - 1º Internacional - de Letras, Artes e Cultura, 2013, São João del-Rei. Linguagem, Memória e Arte - Interfaces, 2013. p. 91-97.

  • GOMES, T. M. O. . 'Volta, mundo blogueiro': uma análise sobre a militância virtual e seus desdobramentos. In: XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), 2016. V Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2016.

  • GOMES, T. M. O. . De cabelereiro [sic] a hairstylist: a estetização profissional e seus desdobramentos sociais. In: IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais, 2016. p. 359.

  • GOMES, T. M. O. ; GUIMARAES, M. . A corporalidade de Frinéia: uma releitura da hetaira grega sob a perspectiva do cristianismo. In: II Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação (II SediAr), 2015, Belo Horizonte. Anais do II Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação (II SediAr), 2015. p. 99-100.

  • GOMES, T. M. O. . Uma ode à multimodalidade: o uso de metáforas e de metonímias nos ?memes? eleitorais. In: V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2015, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2015. p. 106-106.

  • GOMES, T. M. O. . Entre o publicitário e o subliminar: um estudo sobre os publieditoriais em blogs de moda. In: XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online), 2015. IV Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2015.

  • GOMES, T. M. O. ; AOKI, R. L. A. . A metralhadora do riso: o humor que ricocheteia. Um estudo semiótico sobre a figurativização e ideologia nas publicações sincréticas do Charlie Hebdo. In: 5º Colóquio Internacional de Semiótica, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do 5º Colsemi, 2015.

  • GOMES, T. M. O. . Culto das Princesas: um breve estudo argumentativo sobre religião e sexualidade nas pregações evangélicas. In: 4º Congresso Nacional - 1º Internacional - de Letras, Artes e Cultura, 2013, São João del-Rei. Linguagem, Memória e Arte - Interfaces. São João del-Rei: UFSJ, 2013. v. 1. p. 22-22.

  • GOMES, T. M. O. . Vozes da educação: um célere relato de caso. In: 19º InPLA- 5º SIL- Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2013, São Paulo. Anais do 19º InPLA - 5º SIL - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2013. p. 267-267.

  • GOMES, T. M. O. . Revista eletrônica Natura: uma vitrine argumentativa. In: 19º InPLA- 5º SIL- Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2013, São Paulo. Anais do 19º InPLA - 5º SIL - Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 2013. p. 420-420.

  • GOMES, T. M. O. . Uma análise semiótica de anúncios atuais e da década de 1960. In: IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso - ALED 2011, 2011, Belo Horizonte. Discursos da América Latina: vozes, sentidos e identidades. Belo Horizonte: Editora da Faculdade de Letras da UFMG, 2011. v. 9. p. 368-368.

  • GOMES, T. M. O. . A importância da pesquisa na graduação para o ingresso na pós-graduação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOMES, T. M. O. . 'Volta, mundo blogueiro': uma análise sobre a militância virtual e seus desdobramentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, T. M. O. . De cabelereiro [sic] a hairstylist: a estetização profissional e seus desdobramentos sociais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, T. M. O. . An ode to multimodality: the use of metaphors and metonymy in the electoral 'memes'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AOKI, R. L. A. ; GOMES, T. M. O. . A metralhadora do riso: o humor que ricocheteia. Um estudo semiótico sobre figurativização e ideologia nas publicações sincréticas do Charlie Hebdo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, T. M. O. . Cinderela austeniana: o feminino pelo viés da intertextualidade em Mansfield Park. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, T. M. O. . Entre o publicitário e o subliminar: um estudo sobre os publieditoriais em blogs de moda. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, T. M. O. ; GUIMARAES, M. . A corporalidade de Frinéia: uma releitura da hetaira grega sob a perspectiva do cristianismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES, T. M. O. . Culto das princesas: um breve estudo argumentativo sobre religião e sexualidade nas pregações evangélicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, T. M. O. . Revista eletrônica Natura: uma vitrine argumentativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, T. M. O. . Vozes da educação: um célere relato de caso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, T. M. O. . Subvertendo o contrato: um estudo semiótico sobre a transgressão e a paródia em textos publicitários da década de 1960 e atuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, T. M. O. . Paródia e Publicidade: uma abordagem semiótica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES, T. M. O. . Uma análise semiótica de anúncios atuais e da década de 1960. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, T. M. O. . Análise do Discurso: Entre a Tradição e a Subversão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, T. M. O. . A hidrotoponímia da região do Vale do Rio Doce, Minas Gerais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, T. M. O. . Gêneros do discurso e ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, T. M. O. . Como traductor de español a portugués. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, T. M. O. . Gêneros do discurso e ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, T. M. O. . A produção institucional do vazio latino-americano - Um estudo sobre as imagens contemporâneas da América Latina veiculadas em alguns manuais do ensino espanhol com língua estrangeira. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, T. M. O. ; LARA, G. M. P. . Reprodução de exclusões sociais: a vítima da desapropriação de terras em Semana.com. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. (Tradução/Livro).

  • LARA, G. M. P. ; GOMES, T. M. O. . O discurso sobre a criminalidade no Youtube. Juventude e estigma. Belo Horizonte: Autêntica, 2016. (Tradução/Livro).

  • RODRIGUES, D. L. I. ; GOMES, T. M. O. . O Eu no discurso do outro: um estudo sobre a construção identitária em textos revisados 2012 (Monografia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOMES, T. M. O. . Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (parecerista ad hoc). 2017.

LARA, G. M. P. ; GOMES, T. M. O. . Parodiando o texto publicitário. 2011. (Relatório de pesquisa).

SEABRA, M. C. T. C. ; GOMES, T. M. O. . A Hidrotoponímia Mineira. 2009. (Relatório de pesquisa).

LARA, G. M. P. ; GOMES, T. M. O. . Pesquisando os gêneros do discurso pelo viés da transgressão (Gêneros do discurso e ensino). 2008. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Parodiando o texto publicitário, Descrição: O presente projeto propôs o estudo dos gêneros textuais, sobretudo os do domínio midiático, com o intuito de analisar, sob o bojo de algumas concepções bakhtinianas e da Semiótica Francesa, anúncios atuais e da década de 1960, a fim de verificar, nesse corpus, marcas linguística-discursivas, próprias a cada um desses períodos históricos. Com esse propósito, durante o período de vigência da bolsa (seis meses), buscou-se compor um banco de dados, reunindo uma gama significativa de anúncios publicitários, encontrados em jornais, revistas de circulação nacional e em websites. Alguns textos foram selecionados para análise, permitindo, assim, que a teoria apreendida durante o processo de alimentação teórica tomasse um formato mais pragmático, associando-se, dessa forma, o conhecimento à prática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tânia Maria de Oliveira Gomes - Integrante / Glaucia Muniz Proença Lara - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    A Hidrotoponímia Mineira, Descrição: Este trabalho apresenta resultados parciais do Projeto ATEMIG: Atlas Toponímico do Estado de Minas Gerais, em desenvolvimento na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, desde novembro de 2004, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cândida Trindade Costa de Seabra. O estudo da Toponímia, como parte integrante da Linguística, envolve, principalmente, o reconhecimento dos estratos dialetais que estruturam, no território, a forma de expressão vocabular. A partir desse reconhecimento etnolinguístico, estudam-se os padrões motivadores dos registros onomásticos, enquanto se destaca a relação língua e cultura. Tal enfoque se torna possível porque o topônimo não exerce apenas um papel sígnico, ele também identifica, sugere pistas, indica caminhos interpretativos, evidencia comportamentos extintos, resgata memórias de um povo, de uma cultura. De acordo com essa perspectiva, o Projeto ATEMIG, variante regional do ATB, tem como objetivos básicos: catalogar e reconhecer remanescentes lexicais na rede toponímica do estado de Minas Gerais; classificar e analisar o padrão motivador dos nomes, resultante das diversas tendências étnicas registradas e buscar a influência das línguas em contato no território (fenômenos gramaticais e semânticos. Seguindo metodologia comum, já utilizada em outros estados, sugerida pela coordenação do ATB, adota-se como referencial teórico: 1. o método das áreas ou dialetológico, utilizado por DAUZAT (1926) que propõe o remapeamento da divisão municipal, de acordo com as camadas dialetais presentes na língua padrão; 2. a distribuição toponímica em categorias taxionômicas que representam os principais padrões motivadores dos topônimos no Brasil, sugerida por DICK(1990). A fim de cumprir esses objetivos, foi realizado um trabalho extenso e detalhado sobre a hidrotoponímia mineira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tânia Maria de Oliveira Gomes - Integrante / Maria Cândida Costa Trindade de Seabra - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Pesquisando os gêneros do discurso pelo viés da transgressão, Descrição: À luz da concepção de gêneros do discurso de Mikhail Bakhtin, acrescida das contribuições de estudiosos da área de análise do discurso, foi examinado no referido trabalho alguns textos da mídia (impressa) brasileira, de diferentes gêneros, procurando enfocá-los do ponto de vista da transgressão, tomada como uma quebra de expectativa ou ruptura de algum componente do conjunto de regularidades inerentes a um dado gênero. Entre os objetivos, pode-se citar a proposta de uma nova abordagem e/ou metodologia pra o ensino de gêneros, a identificação da "transgressão" em publicidades impressas, e a produção de material teórico capaz de fornecer maiores subsídios aos professores de língua(s) no ensino de gêneros. A metodologia consistiu primeiramente, na constituição do corpus do trabalho, seguida da preparação e análise dos textos selecionados finalizando-se com a avaliação dos resultados e a elaboração do relatório final. Entre os resultados obtidos, estão a comprovação da elasticidade dos gêneros e a construção de um denso material teórico. Ao fim do trabalho, concluiu-se que o estudo de gêneros pelo viés da transgressão abriu um leque de possibilidades de como se trabalhar o ensino de gêneros em sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tânia Maria de Oliveira Gomes - Integrante / Glaucia Muniz Proença Lara - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - 2017

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES/DS, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista da CAPES/DS no doutorado em Estudos Linguísticos da Fale - UFMG

2012 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES/DS, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista da CAPES/DS no mestrado em Estudos Linguísticos da Fale-UFMG.

2011 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Fapemig, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Fapemig, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Cnpq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Temáticos do Texto e do Discurso: Estudos Temáticos sobre o fazer textual na moda.

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Letras - Linguística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apoio pedagógico: Introdução aos Estudos Linguísticos II (Teleduc)

  • 01/2015 - 06/2015

    Ensino, Letras - Linguística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Apoio pedagógico: Introdução aos Estudos Linguísticos II