Oalas Aparecido Morais dos Santos

Doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista " Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Química / Araraquara/ SP (2014), com estudo em Química Analítica e Ambiental, desenvolvendo experiência em amostragem de material particulado atmosférico, gases e determinação química por cromatografia de íons. Mestre em Agricultura Tropical pela UFMT (2010), sobre a caracterização química e mineralógica de Neossolos Quartzarênicos, com parte dos trabalhos de quantificações realizados por EDX e difração de raios X, o que possibilitou noções sobre estas técnicas analíticas. Graduado em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002). Técnico em Química pela Escola Técnica Federal de Mato Grosso ? ETF (1997). Desde 2008 é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, atuando nas disciplinas de Química Geral e Inorgânica, Química Analítica Aplicada, Química Aplicada a Alimentos, Química Inorgânica II e Experimentação no Ensino de Química em atendimento aos cursos de ensino Médio Técnico, Tecnologia em Gestão Ambiental, Licenciatura em Química e Especialização em Química. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental, no curso de mestrado profissional em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso ? Campus Cuiabá Bela Vista.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Química

2010 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Espécies ácidas gasosas e íons majoritários no material particulado atmosférico de uma região agrícola do Mato Grosso
Arnaldo Alves Cardoso. Coorientador: Oscarlina Lúcia dos Santos Weber. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: atmosfera; óxidos de nitrogênio; Material particulado; Aerossóis; fase gasosa.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Mestrado em Agricultura Tropical

2008 - 2010

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Atributos químicos, mineralógicos e distribuição de carbono em Neossolos Quartzarênicos Órticos,Ano de Obtenção: 2010
Oscarlina Lúcia dos Santos Weber.Palavras-chave: solos arenosos; tipologia dos minerais; distribuição de carbono.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Química do Solo. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados.

Graduação em Licenciatura Plena Em Química

1998 - 2002

Universidade Federal de Mato Grosso

Curso técnico/profissionalizante

1994 - 1997

ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE MATO GROSSO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Calibração, operação e manutenção de Amostradores de gases e particulados. (Carga horária: 24h). , Energética Qualidade do ar, ENERGÉTICA, Brasil.

2017 - 2017

Impactos da Mudança do Clima para a Gestão Municipal. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2015 - 2015

A Atuação do Químico em Perícias Ambientais. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.

2014 - 2014

Macronutrientes, agroeconomia e sustentabilidade. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.

2013 - 2013

Ecotoxicologia e avaliação ambiental. (Carga horária: 6h). , Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento para utilização de espectrofotômetro. (Carga horária: 4h). , TK Service LTDA, TKS, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento em Cromatografia de Íons, ICS 5000. (Carga horária: 24h). , Thermo Fisher Scientific, THERMOFISHER, Brasil.

2012 - 2012

Análisis de Aerosoles Atmosféricos. (Carga horária: 2h). , Congreso Iberoamericano de Química Analítica, CIA, Uruguai.

2010 - 2010

Extensão universitária em Cromatografia líquida (HPLC ou CLAE). (Carga horária: 32h). , Instituto Internacional de Cromatografia, IIC, Brasil.

2010 - 2010

Treinamento no uso do Portal de Periódicos CAPES. (Carga horária: 36h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2008 - 2008

Cromatografia Líquida de alta eficiência. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Química, ABQ, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Espectrometria de Absorção Atômica. , Associação Brasileira de Química, ABQ, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Nomenclatura Química e Isomeria. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Química Seção Regional de Mato Grosso, ABQ/MT, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Metodologia Para o Ensino da Matemática. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

1996 - 1996

Reciclagem em Diagnóstico e Tratamento de Malária. (Carga horária: 40h). , Fundação Nacional de Saúde, FNS, Brasil.

1995 - 1995

Diagnóstico e tratamento de malária. (Carga horária: 141h). , Fundação Nacional de Saúde, FNS, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em Física Moderna no 2º Grau. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, O. A. M. . Congresso Brasileiro de Química. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

59 Congresso Brasileiro de Química. USO DE AMOSTRADORES PASSIVOS PARA QUANTIFICAÇÃO DE OZÔNIO TROPOSFÉRICO EM UM SITIO AMOSTRAL URBANO. 2019. (Congresso).

59 Congresso Brasileiro de Química. RELAÇÃO ENTRE VARIAÇÕES CLIMATOLÓGICAS, FOCOS DE QUEIMADAS, POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA E INTERNAÇÕES NAS UNIDADES DE SAÚDE DE CUIABÁ E VÁRZEA GRANDE - MT. 2019. (Congresso).

59 Congresso Brasileiro de Química. CONCENTRAÇÃO DE AMÔNIA ATMOSFÉRICA EM ÁREA URBANA DE CUIABÁ. 2019. (Congresso).

59 Congresso Brasileiro de Química. FOTÔMETRO PORTÁTIL CONSTRUÍDO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS COM POTENCIAL PARA QUANTIFICAÇÃO DE OZÔNIO ATMOSFÉRICO. 2019. (Congresso).

59 Congresso Brasileiro de Química. COMPOSIÇÃO IÔNICA DE MATERIAL PARTICULADO INALÁVEL EM ÁREA URBANA DE CUIABÁ, MT. 2019. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Química. Quantificação de amônia atmosférica em sítio amostral urbano no município de Cuiabá, Mato Grosso. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Química. Produção de bioinseticida a partir de extratos de plantas comuns aos lares brasileiros. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Química. Espécies ácidas gasosas presentes na atmosfera dos laboratórios de química, com implicações para a qualidade do ar desses ambientes. 2018. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Química. Avaliação preliminar da qualidade da água do rio Teles Pires, Mato Grosso, na ocasião de mortandade de peixes. 2018. (Congresso).

JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.USO DE MOSTRUÁRIO DE MINERAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LIGAÇÕES E PROPRIEDADES QUÍMICAS. 2018. (Encontro).

JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.produção de bioinseticida a partir de extratos alcoólicos de nim indiano (azadirachta indica) e comigo-nimguem-pode (dieffenbachia aglaonematifolia). 2018. (Encontro).

JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.Amostragens e quantificações de espécies atmosféricas de interesse ambiental. 2018. (Encontro).

JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE COM USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS. 2018. (Encontro).

JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.Abordagem sobre elementos químicos classificação periódica a partir da composição química de minerais do planeta Terra. 2018. (Encontro).

JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.O USO ALTERNATIVO DO EXTRATO DE REPOLHO ROXO NO ENSINO DO CONTEÚDO DE pH EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CUIABÁ-MT. 2018. (Encontro).

46th World Chemistry Congress, 40a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, and IUPAC 49th General Assembly. QUANTIFICATIONS OF GAS PHASE ACIDIC SPECIES AND IONS IN ATMOSPHERIC PARTICULATE MATTER (PM) OF CERRADO AREA IN MATO GROSSO, BRAZIL. 2017. (Congresso).

IV JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.CONSEQUENCIAS AMBIENTAIS LOCAIS E GLOBAIS DA DISPERSÃO DE MACRONUTRIENTES. 2017. (Encontro).

VI Congreso Iberoamericano de Química Analítica y Encuentro Nacional de Química Ambiental. Quantificações de metais em sedimentos de uma microbacia de nascente de rio inserido em área agrícola do Estado de Mato Grosso, Brasil. 2016. (Congresso).

VI Congreso Iberoamericano Química Analítica y Encuentro Nacional de Química Ambiental. Quantificação das espécies iônicas majoritárias em água de chuvas de região agrícola do Estado de Mato Grosso, Brasil.. 2016. (Congresso).

VI Congreso Iberoamericano Química Analítica y Encuentro Nacional de Química Ambiental. Distribuições das espécies iônicas presentes em água de chuva de área urbana de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, em 2013 e 2014.. 2016. (Congresso).

38 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Variação sazonal na concentração de espécies iônicas em frações de material particulado de área agrícola de Mato Grosso. 2015. (Congresso).

37ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Estudo da concentração diurna e noturna de nitrato e de sulfato atmosférico em área agrícola de Mato Grosso. 2014. (Congresso).

36ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Variação sazonal da concentração de nitrato e amônio em material particulado de região agrícola de Mato Grosso. 2013. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Química. Determinação e comparação dos principais microminerais em feijão e em diferentes tipos de carnes por absorção atômica. 2013. (Congresso).

Fórum Nacional de formação academica e atuação profissional do cientista de alimento.Quantificação e comparação de ferro total em carne bovina e feijão. 2013. (Encontro).

Fórum Nacional de formação academica e atuação profissional do cientista de alimento.Quantificação de microminerais em carne bovina e suína. 2013. (Encontro).

Fórum Nacional de formação acadêmica e atuação profissional do cientista de alimento.Avaliação dos paramêtros de qualidade do sal de cozinha consumido em Cuiabá. 2013. (Encontro).

52 Congresso Brasileiro de Química. Determinação de espécies iônicas de macronutrientes em água superficial de região agrícola de Mato Grosso. 2012. (Congresso).

5 Congresso Iberoamericano de Química Analítica. Variação da composição química diurna e noturna de material particulado atmosférico em área agrícola de Mato Grosso. 2012. (Congresso).

51 Congresso Brasileiro de Química. Coordenador/Avaliador Pôsteres. 2011. (Congresso).

A Última fronteira em HPLC e UHPLC. 2011. (Seminário).

50 Congresso Brasileiro de Química. Coordenador da XVIII - Maratona de Química e da VIII Feira de Projetos de Química. 2010. (Congresso).

50 Congresso Brasileiro de Química. Avaliador da XVIII Maratona de Química. 2010. (Congresso).

50 Congresso Brasileiro de Química. Avaliador da VIII Feira de Projetos de Química. 2010. (Congresso).

49 Congresso Brasileiro de Química. XVII - Maratona de Química. 2009. (Congresso).

49 Congresso Brasileiro de Química. II Feira de Projetos de Ensino Médio. 2009. (Congresso).

I Seminário da Pós-Graduação em Agricultura Tropical. 2009. (Seminário).

Olimpiada Matogrossense de Química.Orientação de alunos participantes. 2009. (Outra).

31ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Determinação de dióxido de enxofre na atmosfera. 2008. (Congresso).

48 Congresso Brasileiro de Química. 2008. (Congresso).

III Olimpíada Matogrossense de Química.Orientação de alunos medalhistas. 2008. (Outra).

Seminário sobre cromatografia de íons. 2007. (Seminário).

47 Congresso Brasileiro de Química. 2006. (Congresso).

I Olimpíada de Química.Primeira olimpíada Mato-Grossense de Química. 2004. (Outra).

Química é Fácil! Difícil é aprendê-la?. 2004. (Oficina).

Mini curso Química nova na Escola. 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ilza Conceição Tomaselli Ribeiro

OLIVEIRA, A. P.; SCABORA, M. H.; RODRIGUES, E. C.; NASCIMENTO, E.;SANTOS, O. A. M.. Avaliação físico-química e microbiológica da qualidade de águas minerais naturais envasadas em galões de 20L produzidas no Estado de Mato Grosso, Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: Bárbara Spessoto Martinez

VILLA, R. D.;SANTOS, O. A. M.; SILVA, C. G. A.. Utilização de Al2O3 no preparo de amostra para determinação de glifosato em água por cromatografia de troca iônica: desenvolvimento e validação de método. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Sirlei de Melo Milani

DECHANDT, C. R. P.; AQUINO JUNIOR, J. L. M.;SANTOS, O. A. M.. O lúdico e o Ensino: Faço parte da nobreza, quem sou eu?. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: Geilly Mara Silva de Pádua

MOURA, J. M.; Martins, E. L.; DECHANDT, C. R. P.;SANTOS, O. A. M.. Estudo sobre a utilização do lúdico nas disciplinas de Química do Ensino Superior. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: Antonio Marcos Pereira

SANTOS, O. A. M.; Martins, E. L.; DECHANDT, C. R. P.. Atividades lúdicas no Ensino de Química: Panorama de Pesquisas no Brasil de 2014 à 2017. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: Caroline Sebastiana Badias Leque

CORINGA, J. E. S.;SANTOS, O. A. M.; AQUINO JUNIOR, J. L. M.. Gerenciamento de resíduos sólidos em um shopping no estado de Mato Grosso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: Ana Paula Damasceno Souza

CORINGA, J. E. S.;SANTOS, O. A. M.; AQUINO JUNIOR, J. L. M.. O uso do protocolo de avaliação rápida (PAR) para diagnosticar a qualidade ambiental do Córrego do Barbado, localizado no município de Cuiabá-MT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: Aércio Daniel Junior de Sousa

CORINGA, J. E. S.;SANTOS, O. A. M.; CORINGA, E. A. O.. Avaliação da remoção da cor por coagulação química no tratamento convencional de águas de abastecimento. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: DANIELLI ANGELO DE FREITAS

CORINGA, J. E. S.;SANTOS, O. A. M.; AQUINO JUNIOR, J. L. M.. Avaliação Ambiental do processamento de arroz parbolizado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: DANIELLE DA SILVA RONDON

CORINGA, J. E. S.;SANTOS, O. A. M.; CARVALHO JUNIOR, W. C.. A efetividade da outorga de recursos hídricos na qualidade da água dos corpos hídricos em Mato Grosso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: Danielly Oliveira Castro Ozon

AQUINO JUNIOR, J. L. M.;SANTOS, O. A. M.; ATANASIO, M.; CORINGA, J. E. S.. Produção de sabão a partir do reuso de óleo de soja como ferramenta para educação ambiental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: Aninês Assunção Gomes

SANTOS, O. A. M.; AQUINO JUNIOR, J. L. M.; BERNARDES, A.; CORINGA, E. A. O.. Concentração de amônia atmosférica em sítios amostrais de área urbana de Cuiabá - MT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: Alison Lucas Lorenzon

Araújo, C.;SANTOS, O. A. M.; Martinotto, C.. Características Agronômicas de soja sob o efeito de bioestimulantes no tratamento de sementes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em agronomia) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: Izabella Soletti

SANTOS, O. A. M.; SILVA, J. L.; BOMDESPACHO, L. Q.; ARAUJO, M. G. O.. Concentração de nitrito em salames caseiros disponíveis no comércio informal do interior de Mato Grosso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: Maria Da Conceição Cássia De Lima Otake

SANTOS, O. A. M.; Santos, A. S. T.; Bandeira, S. F.. Quantificação de microminerais e alumínio em alimentos antes e após cozimento em recipiente de alumínio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: Eliane Lima da Silva

SANTOS, O. A. M.; ARAUJO, M. G. O.; SILVA, J. L.; BOMDESPACHO, L. Q.. Determinação dos principais microminerais em feijão e em diferentes tipos de carnes por absorção atômica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Aluno: Leonira Soares da Silva

Araújo, M. G. O.;SANTOS, O. A. M.; Santos, A. S. T.. Elaboração e implantação de manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) em indústria de alimento em Cuiabá. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

SANTOS, O. A. M.; NERY, L. A.; COSTA, M. L. P.. Prova de desempenho didático do concurso público para professor EBTT - edital IFMT - 78/2018. 2018. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

SANTOS, O. A. M.; BERTON, A.; Amorim, J.. Banca de avaliação para contratação de professor. 2014. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

SANTOS, O. A. M.; PULCHERIO, R. S. L.; Amorim, J.. Processo seletivo para contratação de professor. 2013. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

SANTOS, O. A. M.; BERTON, A.; Amorim, J.. Processo seletivo para contratação de professor. 2013. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

SANTOS, O. A. M.; Carbo, L.; Amorim, J.. Processo seletivo para contratação de professor. 2012. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

MACHADO, N. G.;SANTOS, O. A. M.; SILVA, J. L.. Viabilidade da coleta de água pluvial como estratégia de aproveitamento de água no município de Cuiabá - MT. 2019. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

SANTOS, O. A. M.; MACHADO, N. G.; SILVA, J. L.. Uso do solo e qualidade da água da Bacia do Alto Paraguai, MT: suporte para gestão. 2019. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

SANTOS, O. A. M.. Manejo geral de equinos no regimento ostensivo montado de Mato Grosso. 2017. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

SANTOS, O. A. M.. Manejo de equinos no Hara Twin Brothers e práticas esportiva de prova tambor. 2017. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

SANTOS, O. A. M.. Manejo de bovinos de corte na fazenda Santo Antônio. 2017. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

SANTOS, O. A. M.; Araújo, C.; Martinotto, C.; Carbo, L.. Comitê Técnico-Cientifico para avaliação da VIII jornada Cientifica do IFMT. 2015. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

SANTOS, O. A. M.; ABREU, D.; Martins, E. L.; Masson, J.. Comissão Científica do 8 Simpósio Nacional de Biocombustíveis. 2015. Associação Brasileira de Química.

SANTOS, O. A. M.; Araújo, C.; Martinotto, C.; Carbo, L.. Comitê Técnico-Cientifico para avaliação III Semana de Agronomia. 2015. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cíntia Duarte de Freitas Milagre

CARDOSO, A. A.MILAGRE, C. D. F.; FERREIRA, E. C.. Estudo espacial e temporal sobre a dispersão atmosférica de macronutrientes em regiões de produção agrícola do Estado de Mato Grosso. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Raquel Fernandes Pupo Nogueira

CARDOSO, A. A.CAMPOS, M. L. A. M.; FELIX, E. P.; SOLCI, M. C.;NOGUEIRA, R. F. P.. Estudo espacial e temporal sobre dispersão atmosférica de macronutrientes em regiões de produção a do Estado do Mato Grosso.grícola. 2014. Tese (Doutorado em Quimica Analitica (Arar.)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Oscarlina Lúcia dos Santos Weber

WEBER, O. L. S.AZEVEDO, E. C.SCARAMUZZA, J. F.. Banca de Qualificação: Quimica, mineralogia e estoque de carbono de dois Neossolos Quartzarenicos. 2010. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Oscarlina Lúcia dos Santos Weber

OLIVEIRA, V. A.;AZEVEDO, E. C.SCARAMUZZA, J. F.WEBER, O. L. S.. Banca de defesa Atributos quimicos, mineralógicos, distribuição e estoque de carbono em Neossolos Quartzarenicos órticos. 2010. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Edilene Cristina Ferreira

CARDOSO, A. A.; MILAGRE, C. D. F.;Ferreira, E.C.. Estudo espacial e temporal sobre a dispersão atmosférica de macronutrientes em regiões de produção agrícola do Estado de Mato Grosso. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Química) - UNESP - Instituto de Química de Araraquara.

Arnaldo Alves Cardoso

CARDOSO, A.A.; NOGUEIRA, Raquel Fernandes Pupo; FÉLIX, É. P.;CAMPOS, M. L. A. M.; PALHARES, M. C. S.. Estudo espacial e temporal sobre dispersão atmosférica de macronutrinetes em regiões de produção agrícola do Estado de Mato Grosso do Sul. 2014. Tese (Doutorado em Quimica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Arnaldo Alves Cardoso

CARDOSO, A. A.; MILAGRE, C. D. F.; FERREIRA, E. C.. Estudo Espacial e temporal sobre a dispersão atmosférica de macronutrientes em regiões de produção agrícola da Estado de Mato Grosso. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

josé Fernando Scaramuzza

WEBER, Oscarlina Lúcia dos Santos; AZEVEDO, Emílio Carlos de;SCARAMUZZA, J. F.. Química, mineralogia e estoque de carbono de dois Neossolos Quartzarênicos.. 2010. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso.

josé Fernando Scaramuzza

WEBER, Oscarlina Lúcia dos SantosSCARAMUZZA, J. F.; Oliveira, V. A. de; AZEVEDO, Emílio Carlos de. Atributos químicos, mineralógicos e distribuição de carbono em Neossolos Quartzarênicos Órticos. 2010. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Erika Pereira Felix

CARDOSO, A. A.FELIX, E. P.; NOGUEIRA, R. F. P.; CAMPOS, M. L. A. M.; SOLCI, M. C.. Estudo espacial e temporal sobre a dispersão atmosférica de macronutrientes em regiões de produção agrícola do Estado de Mato Grosso. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - UNESP- Instituto de Química de Araraquara.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lunna Gabriela dos Santos Alves

Construção de fotômetro portátil usando materiais alternativos e validação para quantificação de ozônio troposférico; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MAto Grosso; (Orientador);

Daniela Ferreira de Lima

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE DIÓXIDO DE NITROGÊNIO ATMOSFÉRICO EM VIA URBANA COM GRANDE MOVIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; (Orientador);

Éllen Rebeca da Silva

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE DIÓXIDO DE NITROGÊNIO ATMOSFÉRICO EM VIA URBANA COM GRANDE MOVIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Meio Ambiente Integrado Ao Ensino Médio) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Celso Quintiliano de Souza Neto

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE DIÓXIDO DE NITROGÊNIO ATMOSFÉRICO EM VIA URBANA COM GRANDE MOVIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Izabela dos Santos Souza

Construção de fotômetro portátil usando materiais alternativos e validação para quantificação de amônia atmosférica; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MAto Grosso; (Orientador);

Julia Victoria Nunes Bertulio

AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE DIÓXIDO DE NITROGÊNIO ATMOSFÉRICO EM VIA URBANA COM GRANDE MOVIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Meio Ambiente Integrado Ao Ensino Médio) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Tayná Clariane José

Construção de fotômetro portátil usando materiais alternativos e validação para quantificação de amônia atmosférica; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; (Orientador);

Maria Bernadete de Souza

Importância do lúdico no Ensino de Química; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Isanete Geraldini Costa Bieski

O interfaceamento da Química com alunos do Ensino Médio, Graduandos e a atuação profissional; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Josinaldo Gerônimo da Silva

O lúdico como metodologia do ensino de Química; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Bethânia de Carvalho

O USO DO SOLO E QUALIDADE DA ÁGUA DA BACIA DO ALTO PARAGUAI, MT: SUPORTE PARA A GESTÃO; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Inovação e empreendedorismo para negócios sustentáveis) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Luana Laiame de Oliveira

Uso de mostruário de minerais no Ensino de Química: uma proposta para o ensino de ligações e propriedades químicas; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Danilo dos Santos Silva

Titulacão ácido-base com uso de materiais alternativos; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Jair Gomides

Aula prática com material alternativo sobre reações químicas como ferramenta e alternativa para o Ensino de Química; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Lucas Freza Bohrer

Aula prática sobre diluição do permanganato de potássio como uma ferramenta metodológica de aprendizagem; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Marcilene Alves de Souza Castrillon

Estudo da estequiometria das reações químicas no ensino Médio a partir de aboradagem experimental; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Silvana Mariote

Desenvolvimento de procedimentos práticos para abordagem de escala de acidez como forma de construir conhecimento sobre funções inorgânicas; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Taiana Paula Streck Vendruscolo

Ensino de química por investigação: concepções de alunos de ensino Médio sobre sua utilização; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Cicero Oliveira Lima

Reuso do óleo de soja para fabricação de sabão: trabalhando reações químicas sob o aspecto ambiental; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Química) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Meiry Helen da Silva Pinheiro

USO DE AMOSTRADORES PASSIVOS PARA QUANTIFICAÇÃO DE OZÔNIO TROPOSFÉRICO EM UM SITIO AMOSTRAL URBANO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Aninês Assunção Gomes

VARIAÇÃO SAZONAL NA CONCENTRAÇÃO DE AMÔNIA ATMOSFÉRICA EM ÁREA URBANA DE CUIABÁ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Marisa Cristina Câmara Pinheiro de Brito

Utilização de dados de satélites como ferramenta para avaliar a qualidade do ar de área urbana; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Edfrancis Oliveira franco

Quantificação de amônia atmosférica da região urbana de Cuiabá/MT; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Izabella Soletti

Quantificação colorimétrica de nitrato e nitrito em embutidos comercializados no mercado informal as margens de rodovias; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Maria Da Conceição Cássia De Lima Otake

Quantificação de microminerais e alumínio em alimentos antes e após cozimento em recipiente de alumínio; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Eliane Lima da Silva

Determinação e comparação dos principais microminerais em feijão e em diferentes tipos de carnes por absorção atômica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Gerson França Pessoa

Determinação da concentração de cobre em rapadura produzida em recipientes desse metal; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Meiry Helen da Silva Pinheiro

Construção de amostrador passivo para ozônio troposférico e quantificação desse poluente na atmosfera de Cuiabá - MT; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MAto Grosso; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Emily Amanda do Nascimento Barros

Quantificação de amônia atmosférica e amônio em frações de material particulado em área urbana de Cuiabá/MT; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Oandra Aparecida Clara dos Santos

Quantificação de amônia atmosférica e amônio em frações de material particulado em área urbana de Cuiabá/MT; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Thiago Holanda Cavalcante

Construção de amostrador passivo para ozônio troposférico e quantificação desse poluente na atmosfera de Cuiabá, MT; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Aninês Assunção Gomes

Construção de amostrador passivo para ozônio troposférico e quantificação desse poluente na atmosfera de Cuiabá, MT; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Edfrancis Oliveira franco

Construção de amostrador passivo para ozônio troposférico e quantificação desse poluente na atmosfera de Cuiabá, MT; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Meiry Helen da Silva Pinheiro

Quantificação de amônia atmosférica e amônio em frações de material particulado em área urbana de Cuiabá/MT; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MAto Grosso; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Emily Amanda do Nascimento Barros

Construção de amostrador passivo para ozônio troposférico e quantificação desse poluente na atmosfera de Cuiabá, MT; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Gestão Ambiental) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MAto Grosso; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Karoline da Silva Passos

Desenvolvimento e estudo de viabilidade de coletor de amônia atmosférica em aviários para uso em fins agrícolas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Zootecnia) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MAto Grosso; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Maria Da Conceição Cássia De Lima Otake

Estudo da composição da fase gasosa e de material particulado do ar atmosférico de áreas agrícolas de Mato Grosso; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Weldelim Rivas Mascarenhas de Oliveira

Elaboração e controle de processos de fermentado alcoólico de abacaxi; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Viviane Silva Maciel

Determinação dos parâmetros de qualidade do sal de cozinha consumido em Mato Grosso; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de MAto Grosso; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Samea Pereira Borges da Silva

Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, BITEC; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Ana Paula Moraes

Produção de sucos e poupa de fruta; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, BITEC; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Jhones Fernandes Reis

Acompanhamento e participação em rotina de amostragem e análise de laboratório de solos; 2014; Orientação de outra natureza; (Técnico em agropecuária) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Guilherme Henrique Rezende Toledo Vettorazzi

Treinamento em rotina de coleta e análise em laboratório de solo; 2014; Orientação de outra natureza; (Técnico em agropecuária) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Elber Oliveira Santos

Tratamento de efluentes Industriais; 2012; Orientação de outra natureza; (Técnico em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Marcelo Souza Santos

Controle de qualidade de matéria prima em indústria de biodiesel; 2012; Orientação de outra natureza; (Técnico em Alimentos) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS; Orientador: Oalas Aparecido Morais dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Oscarlina Lúcia dos Santos Weber

Química, mineralogia e distribuição da matéria orgânica em Neossolos sob pastagens; 2010; Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical) - Universidade Federal de Mato Grosso,; Orientador: Oscarlina Lúcia dos Santos Weber;

Oscarlina Lúcia dos Santos Weber

ESTUDO ESPACIAL E TEMPORAL SOBRE A DISPERSÃO ATMOSFÉRICA DE MACRONUTRIENTES EM REGIÕES DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA DO ESTADO DE MATO GROSSO; 2011; Tese (Doutorado em Química) - Instituto de Química de Araraquara,; Coorientador: Oscarlina Lúcia dos Santos Weber;

Arnaldo Alves Cardoso

Distribuição de nitrogênio reativo no ambiente de uma região produtora de soja e algodão; 2014; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Arnaldo Alves Cardoso;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VENDRUSCOLO, TAIANA STRECK ; CASTRILLON, MARCILENE ALVES DE SOUZA ; SANTOS, OALAS APARECIDO MORAIS DOS . ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista Prática Docente , v. 4, p. 610, 2019.

  • BIESKI, I. G. C. ; GARDIN, R. ; OLIVEIRA, A. F. B. ; SILVA, A. C. ; LAFAETI, B. ; SANTOS, O. A. M. . O interfaceamento da química com alunos do ensino Médio, graduandos e a atuação profissional. Revista Saúde Viva Multidisciplinar da AJES , v. 1, p. 105-116, 2018.

  • GARCIA, GABRIEL ; CARDOSO, ARNALDO ALVES ; SANTOS, OALAS APARECIDO MORAIS DOS . Da escassez ao estresse do planeta: um século de mudanças no ciclo do nitrogênio. Química Nova (Impresso) , v. 36, p. 1468-1476, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, O. A. M. ; FRANCO, E. O. . Quantificações de espécies iônicas e metais em material particulado (MP) atmosférico presentes em laboratórios de química, com implicações para a qualidade do ar desses ambientes.. 2018. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, O. A. M. ; SIQUEIRA, A. E. B. ; SANTOS, K. D. ; ABREU, D. . Produção de bioinseticida a partir de extratos de plantas comuns aos lares brasileiros. 2018. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, O. A. M. ; LORENZON, D. G. ; GRIGOLO, J. C. R. . Desenvolvimento e estudo de viabilidade de coletor de amônia atmosférica em aviários para uso em fins agrícolas. 2017. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    AVALIAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE DIÓXIDO DE NITROGÊNIO ATMOSFÉRICO EM VIA URBANA COM GRANDE MOVIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS, Descrição: Os óxidos de nitrogênio (NOx) na atmosfera são marcadores de poluição do ar relacionada a queima de combustíveis, vegetação, processos industriais e outros. Esses óxidos têm sido associados a efeitos adversos à saúde e mortalidade em estudos epidemiológicos, são poluentes importantes, pois promovem reações com demais espécies atmosféricas com possibilidade de alterações regionais e globais. O sítio amostral será instalado no IFMT Campus Cuiabá Bela Vista, onde serão realizadas as coletas com o uso de amostradores passivos, construído com material de baixo custo. Para amostragem serão utilizados filtros previamente impregnados com trietanolamina. A extração será realizada com água e agitação, para o desenvolvimento de cor será usado o reagente de Griess-Saltzman, seguido de leitura da medida da absorbância em espectrofotômetro com comprimento de onda de 540 nm.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador / Daniela Ferreira de Lima - Integrante / Celso Quintiliano de Souza Neto - Integrante / Éllen Rebeca da Silva - Integrante / Júlia Victória Nunes Bertulio - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Construção de fotômetro portátil usando materiais alternativos e validação para quantificação de ozônio troposférico, Descrição: O ozônio troposférico não é emitido diretamente para a atmosfera, esse poluente produzido a partir de reações químicas, em presença de luz solar, entre poluentes primários, como os óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono e compostos orgânicos voláteis. Cuiabá tem característica que justifique a preocupação em relação a poluentes atmosféricos, principalmente o ozônio. O município, capital do Estado de Mato Grosso, tem uma frota considerável de veículos, correspondente a menos de 2 habitantes por veículos. Apresenta temperatura média anual de 29,6 C e média das máximas de 32,5C, com dias ensolarados praticamente o ano inteiro. O ozônio troposférico provoca diversos danos à saúde humana, trata se um dos principais gases do efeito estufa, tem ação fitotóxica com históricos de causar grandes prejuízos financeiros e nutricionais a produtos agrícolas. A proposta visa a construção do fotômetro portátil, para tanto, será utilizado um diodo emissor de luz (LED) com comprimento de onda especifico (600nm), conectado a uma bateria de 9 volt, intermediada com o uso de um resistor apropriado. A luz emitida pelo LED será direcionada, por um pedaço de fibra ótica, a uma cubeta contendo amostra com a espécie de interesse (analito). Espera-se absorção de parte da luz pelo conteúdo da cubeta (amostra e analito), o percentual de luz não absorvida será medida por um resistor LDR, que transformará a intensidade luminosa em corrente elétrica, quantificada por um medidor de voltagem digital. A curva de calibração será realizada com um gerador de ozônio direcionado para um aquário de vidro, sendo a coleta realizada de forma passiva em papel filtro impregnado com solução de corante índigo trissulfonado de potássio, a extração com água e quantificação espectrofotométrica, no fotômetro portátil utilizando um LED com emissão de luz de 600 nm.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador / Oandra Aparecida Clara dos Santos - Integrante / Izabela dos Santos Souza - Integrante / Lunna Gabriela dos Santos Alves - Integrante / Thiago Holanda Cavalcante - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Construção de fotômetro portátil usando materiais alternativos e validação para quantificação de amônia atmosférica, Descrição: A amônia (NH3) é uma das principais espécies de nitrogênio reativo presentes na atmosfera, constituinte importante do ciclo biogeoquímico do nitrogênio, que têm sido modificados consideravelmente por atividades humanas, dentre as quais pode-se destacar a agricultura, a pecuária, o transporte e a queima de biomassa. Na atmosfera a amônia pode formar material particulado, aumentando o tempo de permanência na atmosfera de espécie de nitrogênio reativo e favorecendo a distribuição destas para regiões distantes das fontes emissoras. Situação que tem provocado justificável preocupação, pela sua relação com mudanças climáticas, prejuízos aos ecossistemas, ameaça à biodiversidade e a saúde. A construção do fotômetro portátil utilizará um diodo emissor de luz (LED) com comprimento de onda especifico (630nm), conectado a uma bateria de 9 volt, intermediada com o uso de um resistor apropriado. A luz emitida pelo LED será direcionada, por um pedaço de fibra ótica, a um tubo capilar (comumente usado em laboratório de análises clinicas) contendo amostra com a espécie de interesse (analito). Espera-se absorção de parte da luz pelo conteúdo do tubo capilar (amostra e analito), o percentual de luz não absorvida será medida por um resistor LDR, que transformará a intensidade luminosa em corrente elétrica, quantificada por um medidor de voltagem digital. A reação utilizada será da amônia com fenol e hipoclorito de sódio em meio alcalino, que produz indofenol, um corante azul, que absorve em 630nm.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador / Eucarlos de Lima Martins - Integrante / Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior - Integrante / Celso Quintiliano de Souza Neto - Integrante / Izabela dos Santos Souza - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Construção de amostrador passivo para ozônio troposférico e quantificação desse poluente na atmosfera de Cuiabá, MT, Descrição: O ozônio troposférico provoca diversos danos à saúde humana, trata-se de um dos principais gases do efeito estufa, tem ação fitotóxica com históricos de causar grandes prejuízos financeiros e nutricionais a produtos agrícolas. A proposta visa a construção de uma amostrador passivo de ozônio a partir de tubos de PVC e junta de união roscável. O amostrador terá suporte para dois filtros, sendo um de Teflon para proteção e o outro filtro impregnado com corante índigo trissulfonado de potássio, onde será realizado a coleta do ozônio. O método de determinação de ozônio a ser utilizado baseia-se na reação específica de ozonólise com o corante índigo trissulfonado de potássio. Os amostradores serão colocados a aproximadamente 3 m do solo, protegido de luz solar e umidade por um envoltório de PET e papel alumínio. Após coleta será realizado a extração com água e quantificação espectrofotométrica, com leitura a 600 nm.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador / Aline Rosa Gomes - Integrante / Oandra Aparecida Clara dos Santos - Integrante / Aninês Assunção Gomes - Integrante / Meiry Helen da Silva Pinheiro - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Quantificação de amônia atmosférica e amônio em frações de material particulado em área urbana de Cuiabá/MT, Descrição: Na atmosfera a amônia pode formar material particulado, aumentando o tempo de permanência na atmosfera de espécie de nitrogênio reativo e favorecendo a distribuição destas para regiões distantes das fontes emissoras. Situação que tem provocado justificável preocupação, pela sua relação com mudanças climáticas, prejuízos aos ecossistemas, ameaça à biodiversidade e a saúde. A proposta é quantificar amônia em fase gasosa e amônio em frações do material particulado atmosférico em sítios amostrais localizados no município de Cuiabá, MT. Para tanto serão utilizados filtros de celuloses impregnados com ácido fosfórico e filtros de policarbonato de 2,5 m e 12 m em filter pack (porta filtro) dispostos em séries, conectados a uma bomba de vácuo. A extração das amostras dos filtros será realizada com água e as quantificações realizadas por espectrofotometria UV-Vis, pela reação com fenol e hipoclorito de sódio alcalino, produzindo indofenol, um corante azul, que absorve em 630nm. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador / Oandra Aparecida Clara dos Santos - Integrante / Jairo Luiz Medeiros Aquino Junior - Integrante / Maurino Atanasio - Integrante / Aninês Assunção Gomes - Integrante / Emily Amanda do Nascimento Barros - Integrante / 15. Thiago Holanda Cavalcante - Integrante / Meiry Helen da Silva Pinheiro - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Quantificações de espécies iônicas e metais em material particulado (MP) atmosférico presentes em laboratórios de química, com implicações para a qualidade do ar desses ambientes, Descrição: A poluição atmosférica como o maior risco ambiental do mundo, tem sido responsável por crescente número de óbitos. Nos laboratórios de químicas são armazenados grande número de substâncias, que durante as aulas práticas e atividade de pesquisa são manipuladas. Essas atividades podem influenciar a composição do ar atmosférico do interior do laboratório com desprendimento de gases e MP provenientes das substâncias armazenadas no local, da emissão no momento das manipulações e das reações que essas substâncias estão sujeitas no ambiente atmosférico. A proposta é realizar amostragem semanal de frações de MP nos laboratórios de química do Campus, serão coletados MP fino (diâmetro menor que 2,5m) e MP grosso (diâmetro menor que 10m). Nas coletas serão utilizados filtros com diâmetro de 47mm com porosidade específica colocados em porta filtro e dispostos em série. Os amostradores (portas filtros) dispostos em série serão conectados através de uma tubulação a uma bomba de vácuo para a amostragem ativa das frações do MP. As quantificações analíticas das espécies iônicas serão realizadas por cromatografia iônica no laboratório de cromatografia da UFMT e quantificação dos metais serão realizados no laboratório de absorção atômica do IFMT ? Campus Bela Vista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador / Ricardo Dalla Villa - Integrante / Demétrio de Abreu Sousa - Integrante / Aline Rosa Gomes - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Produção de bioinseticida a partir de extratos de plantas comuns aos lares brasileiros, Descrição: Os pesticidas são compostos químicos sintéticos, geralmente organoclorados, organofosforados e carbamatos, cuja principal função é a inibição de enzimas específicas de receptores do sistema nervoso causando a morte do inseto. A presente proposta visa a substituicao de materiais nocivos ao ambiente por compostos bioativos, preferencialmente, de origem vegetal e com o intuito de contribuir na elaboração de um inseticida natural menos tóxico, eficiente, prático e econômico. A formulação de um inseticida botânico a base de nim, mamona, comigo-ninguém-pode e espirradeira pode apresentar vantagens em relação ao inseticida sintético, tais como: degradação rápida, baixa toxicidade, baixa fitotoxicidade, boa seletividade e serem persistentes no meio ambiente. A efetividade do produto e sua produção deste está sujeita a variedade da espécie utilizada, fatores climáticos, horário de coleta, qualidade do solo, tratos culturais, etc, Seu efeito biocida, em geral, é menor que os produtos sintéticos. Contudo, espera se que seu uso profilático (repelente) seja o seu potencial para uso em residências e construções rurais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador / Demétrio de Abreu Sousa - Integrante / Eucarlos Lima Martins - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Desenvolvimento e estudo de viabilidade de coletor de amônia atmosférica em aviários para uso em fins agrícolas, Descrição: A síntese e produção industrial da amônia, tem grande importância do ponto de vista agrícola, dado que a amônia é a matéria prima essencial para a produção de fertilizantes nitrogenados. A disponibilidade de fertilizante nitrogenado possibilitou o aumento da produção de alimentos e consequentemente assegurou o aumento populacional. A ampla utilização de fertilizantes nitrogenados e outras atividades humanas com características de emissão de espécies nitrogenadas, como a amônia, tem contribuído para o excesso e dispersão dessas espécies nitrogenadas nos ecossistemas, com prejudicial para provocar alterações ao meio ambiente sob vários aspectos. O projeto visa a escolha de um meio filtrante que impregnado adequadamente sirva para coletar gás amônia do interior de aviários. Serão testados como meio filtrante o algodão e a massa fibrosa de papel (etapa intermediária do processo de reciclagem de papel). A impregnação será realizada utilizando ácido fosfórico e um agente umectante. Após a coleta o meio filtrante terá sua possível acidez residual neutralizada com hidróxido de sódio ou carbonato de cálcio. O principal objetivo deste projeto é a remoção da amônia da atmosfera, onde ela tem potencial para participar de diversos processos ambientais com prejuízos aos ecossistemas e usá-la para fins agrícola, onde ela é uma importante fonte de nitrogênio. As etapas, materiais e reagentes utilizados nos processos serão escolhidos de forma a fornecer um produto final que seja fonte de nitrogênio, fósforo e potássio, os principais macronutrientes utilizados na agricultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador / Daniele Geiss Lorenzon - Integrante / Apoliano Francisco da Silva - Integrante / Josué Carlos Roscioli Grigolo - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Quantificação das espécies iônicas majoritárias em água de chuvas de região agrícola do estado de Mato Grosso, Descrição: A agricultura pode contribuir para a emissão de gases e material particulado para o ambiente atmosférico, principalmente pela sua relação com a necessidade de incorporação de macronutrientes (N, P, S, Ca, Mg e K) ao solo a partir do uso de fertilizantes. Na atmosfera, gases e material particulado podem interferir na composição química desse ambiente, na modificação da reflexão da radiação solar, no processo de formação das nuvens e no comportamento de processos de precipitação. A composição da água da chuva está relacionada com os componentes atmosférico, como gases e partículas. Essa interação ocorre em duas etapas, na formação das nuvens e ou por pingos de chuvas que transportam e dissolvem gases e partículas abaixo da nuvem. Quantificar a composição iônica da água da chuva de uma região pode ser muito importante para conhecer a química da atmosfera. A proposta é estabelecer um sítio amostral de água da chuva no município de Campo Verde. As coletas das amostras de água da chuva serão realizadas em funil de policarbonato, colocado a 3m do solo, acoplado a um frasco coletor do mesmo material. As amostras serão submetidas a filtração em filtros de 0,2m e as quantificações das espécies iônicas majoritárias presentes na água das chuvas serão feitas por cromatografia de troca iônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador / Alison Lucas Lorenzon - Integrante / Pedro Fernandes da Silva - Integrante / Elijanara R. da Silva - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Caracterização iônica da deposição úmida de região agrícola de Mato Grosso, Descrição: As deposições atmosféricas constituem um dos principais mecanismos da ciclagem e redistribuição de várias espécies químicas sobre a superfície do planeta e o estudo dessas deposições pode ser útil no sentido de avaliar o impacto da atividade agrícola sobre a composição da atmosfera, identificar fontes emissoras de material particulado e gases para a atmosfera e ainda gerar banco de dados. Para tanto serão realizadas amostragens em Campo Verde, Jaciara e Santo Antônio do Leverger e as análises serão realizadas por cromatografia iônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador / Alison Lucas Lorenzon - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Estudo da composição do material particulado do ar atmosférico de áreas agrícolas de Mato Grosso, Descrição: A proposta deste projeto é identificar e quantificar os componentes que formam o material particulado do ar atmosférico de áreas agrícolas de Mato Grosso no sentido de avaliar a interferência dessa atividade humana na qualidade desse ambiente. As amostragens serão feitas simultaneamente em duas áreas do Estado do Mato Grosso: a primeira no município de Campo Verde, uma das pioneiras na produção de soja e algodão e a segunda na região de Barão de Melgaço, área com baixa atividade agrícola. Para as amostragens serão utilizados amostradores do tipo filter pack, os quais possibilitam amostragem de partículas grossas (> 2,5 m) e finas (< 2,5 m). As análises químicas serão feitas principalmente por cromatografia iônica, utilizando cromatógrafo com detector de condutividade elétrica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Determinação dos parâmetros de qualidade do sal de cozinha consumido em Mato Grosso, Descrição: O iodo é necessário para a saúde humana, importante para o desenvolvimento físico e mental. A deficiência no consumo de iodo pode causar problemas graves à saúde. Durante a gravidez, por exemplo, pode causar abortos, má formação do feto e o nascimento de crianças prematuras ou com retardo mental grave, responsável por dificuldades na fala, surdez e defeitos no corpo. A sua ingestão em excesso durante um período prolongado pode provocar o aumento da tireoidite crônica, também chamada de tireoidite de Hashimoto. Em virtude dessa importância do iodo como alimento básico para o ser humano e considerando-se os riscos à saúde da população, gerados pela insuficiência ou pelo excesso de iodo, efetivou-se a proposta desse trabalho de determinar periodicamente o teor de iodo no sal de cozinha comercializado em Mato Grosso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2009

    Produção de sucos e polpa de fruta, Descrição: A baixada Cuiabana apresenta uma oferta considerável de frutos como manga, caju, acerola e maracujá, ocorre que essa oferta se dá em grande quantidade em determinada época do ano, fato que contribui para a perda de boa parte dessa produção, uma vez que nesse período a oferta acaba sendo maior que a procura e por se tratar de alimentos perecíveis acabam entrando em decomposição rapidamente o que inviabiliza as mesmas para o consumo humano. Nesse contexto, a produção de suco torna-se uma alternativa plenamente viável, pois a partir dessa industrialização é possível aproveitar toda a produção de frutas na época em que ocorrer, disponibilizando dessa forma todos os benefícios nutricionais desse tipo de alimento durante todo o ano, dessa forma evitando o desperdício de alimentos, oferecendo alimentos para compor uma dieta nutricional saudável e ainda contribuindo para a geração de emprego e renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré, Descrição: Em Mato Grosso a oferta de carne de jacaré criado em cativeiro tem aumentado consideravelmente, principalmente para atender o mercado internacional como os países asiáticos, alemanha e outros, estima-se , segundo o portal do agronegócio, um aumento de 607 %, quando se compara os anos de 2006 e 2007, essa oferta continua a crescer, superando o número de 250 mil animais em 2008. Associado a pesca,o processamento da carne do jacaré poderá se tornar uma atividade economicamente viavel . O desafio para esse setor é a busca de novas formas de apresentação e comercialização desses produtos, tanto para o pescado quanto a carne do jacaré,uma vez que na forma in natura, são perecível e com baixa resistência ao transporte a longas distâncias. Nesse contexto, a fabricação de salame a partir do pescado e do jacaré criado em cativeiro deve se tornar uma alternativa na variedade de apresentação e consumo desses produtos, bem como, no aumento do tempo de vida de pratilheira do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Produção de sucos e polpa de fruta, Descrição: A baixada Cuiabana apresenta uma oferta considerável de frutos como manga, caju, acerola e maracujá, ocorre que essa oferta se dá em grande quantidade em determinada época do ano, fato que contribui para a perda de boa parte dessa produção, uma vez que nesse período a oferta acaba sendo maior que a procura e por se tratar de alimentos perecíveis acabam entrando em decomposição rapidamente o que inviabiliza as mesmas para o consumo humano. Nesse contexto, a produção de suco torna-se uma alternativa plenamente viável, pois a partir dessa industrialização é possível aproveitar toda a produção de frutas na época em que ocorrer, disponibilizando dessa forma todos os benefícios nutricionais desse tipo de alimento durante todo o ano, dessa forma evitando o desperdício de alimentos, oferecendo alimentos para compor uma dieta nutricional saudável e ainda contribuindo para a geração de emprego e renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré, Descrição: Em Mato Grosso a oferta de carne de jacaré criado em cativeiro tem aumentado consideravelmente, principalmente para atender o mercado internacional como os países asiáticos, alemanha e outros, estima-se , segundo o portal do agronegócio, um aumento de 607 %, quando se compara os anos de 2006 e 2007, essa oferta continua a crescer, superando o número de 250 mil animais em 2008. Associado a pesca,o processamento da carne do jacaré poderá se tornar uma atividade economicamente viavel . O desafio para esse setor é a busca de novas formas de apresentação e comercialização desses produtos, tanto para o pescado quanto a carne do jacaré,uma vez que na forma in natura, são perecível e com baixa resistência ao transporte a longas distâncias. Nesse contexto, a fabricação de salame a partir do pescado e do jacaré criado em cativeiro deve se tornar uma alternativa na variedade de apresentação e consumo desses produtos, bem como, no aumento do tempo de vida de pratilheira do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Produção de sucos e polpa de fruta, Descrição: A baixada Cuiabana apresenta uma oferta considerável de frutos como manga, caju, acerola e maracujá, ocorre que essa oferta se dá em grande quantidade em determinada época do ano, fato que contribui para a perda de boa parte dessa produção, uma vez que nesse período a oferta acaba sendo maior que a procura e por se tratar de alimentos perecíveis acabam entrando em decomposição rapidamente o que inviabiliza as mesmas para o consumo humano. Nesse contexto, a produção de suco torna-se uma alternativa plenamente viável, pois a partir dessa industrialização é possível aproveitar toda a produção de frutas na época em que ocorrer, disponibilizando dessa forma todos os benefícios nutricionais desse tipo de alimento durante todo o ano, dessa forma evitando o desperdício de alimentos, oferecendo alimentos para compor uma dieta nutricional saudável e ainda contribuindo para a geração de emprego e renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré, Descrição: Em Mato Grosso a oferta de carne de jacaré criado em cativeiro tem aumentado consideravelmente, principalmente para atender o mercado internacional como os países asiáticos, alemanha e outros, estima-se , segundo o portal do agronegócio, um aumento de 607 %, quando se compara os anos de 2006 e 2007, essa oferta continua a crescer, superando o número de 250 mil animais em 2008. Associado a pesca,o processamento da carne do jacaré poderá se tornar uma atividade economicamente viavel . O desafio para esse setor é a busca de novas formas de apresentação e comercialização desses produtos, tanto para o pescado quanto a carne do jacaré,uma vez que na forma in natura, são perecível e com baixa resistência ao transporte a longas distâncias. Nesse contexto, a fabricação de salame a partir do pescado e do jacaré criado em cativeiro deve se tornar uma alternativa na variedade de apresentação e consumo desses produtos, bem como, no aumento do tempo de vida de pratilheira do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré, Descrição: Em Mato Grosso a oferta de carne de jacaré criado em cativeiro tem aumentado consideravelmente, principalmente para atender o mercado internacional como os países asiáticos, alemanha e outros, estima-se , segundo o portal do agronegócio, um aumento de 607 %, quando se compara os anos de 2006 e 2007, essa oferta continua a crescer, superando o número de 250 mil animais em 2008. Associado a pesca,o processamento da carne do jacaré poderá se tornar uma atividade economicamente viavel . O desafio para esse setor é a busca de novas formas de apresentação e comercialização desses produtos, tanto para o pescado quanto a carne do jacaré,uma vez que na forma in natura, são perecível e com baixa resistência ao transporte a longas distâncias. Nesse contexto, a fabricação de salame a partir do pescado e do jacaré criado em cativeiro deve se tornar uma alternativa na variedade de apresentação e consumo desses produtos, bem como, no aumento do tempo de vida de pratilheira do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Produção de sucos e polpa de fruta, Descrição: A baixada Cuiabana apresenta uma oferta considerável de frutos como manga, caju, acerola e maracujá, ocorre que essa oferta se dá em grande quantidade em determinada época do ano, fato que contribui para a perda de boa parte dessa produção, uma vez que nesse período a oferta acaba sendo maior que a procura e por se tratar de alimentos perecíveis acabam entrando em decomposição rapidamente o que inviabiliza as mesmas para o consumo humano. Nesse contexto, a produção de suco torna-se uma alternativa plenamente viável, pois a partir dessa industrialização é possível aproveitar toda a produção de frutas na época em que ocorrer, disponibilizando dessa forma todos os benefícios nutricionais desse tipo de alimento durante todo o ano, dessa forma evitando o desperdício de alimentos, oferecendo alimentos para compor uma dieta nutricional saudável e ainda contribuindo para a geração de emprego e renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Produção de sucos e polpa de fruta, Descrição: A baixada Cuiabana apresenta uma oferta considerável de frutos como manga, caju, acerola e maracujá, ocorre que essa oferta se dá em grande quantidade em determinada época do ano, fato que contribui para a perda de boa parte dessa produção, uma vez que nesse período a oferta acaba sendo maior que a procura e por se tratar de alimentos perecíveis acabam entrando em decomposição rapidamente o que inviabiliza as mesmas para o consumo humano. Nesse contexto, a produção de suco torna-se uma alternativa plenamente viável, pois a partir dessa industrialização é possível aproveitar toda a produção de frutas na época em que ocorrer, disponibilizando dessa forma todos os benefícios nutricionais desse tipo de alimento durante todo o ano, dessa forma evitando o desperdício de alimentos, oferecendo alimentos para compor uma dieta nutricional saudável e ainda contribuindo para a geração de emprego e renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré, Descrição: Em Mato Grosso a oferta de carne de jacaré criado em cativeiro tem aumentado consideravelmente, principalmente para atender o mercado internacional como os países asiáticos, alemanha e outros, estima-se , segundo o portal do agronegócio, um aumento de 607 %, quando se compara os anos de 2006 e 2007, essa oferta continua a crescer, superando o número de 250 mil animais em 2008. Associado a pesca,o processamento da carne do jacaré poderá se tornar uma atividade economicamente viavel . O desafio para esse setor é a busca de novas formas de apresentação e comercialização desses produtos, tanto para o pescado quanto a carne do jacaré,uma vez que na forma in natura, são perecível e com baixa resistência ao transporte a longas distâncias. Nesse contexto, a fabricação de salame a partir do pescado e do jacaré criado em cativeiro deve se tornar uma alternativa na variedade de apresentação e consumo desses produtos, bem como, no aumento do tempo de vida de pratilheira do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Produção de sucos e polpa de fruta, Descrição: A baixada Cuiabana apresenta uma oferta considerável de frutos como manga, caju, acerola e maracujá, ocorre que essa oferta se dá em grande quantidade em determinada época do ano, fato que contribui para a perda de boa parte dessa produção, uma vez que nesse período a oferta acaba sendo maior que a procura e por se tratar de alimentos perecíveis acabam entrando em decomposição rapidamente o que inviabiliza as mesmas para o consumo humano. Nesse contexto, a produção de suco torna-se uma alternativa plenamente viável, pois a partir dessa industrialização é possível aproveitar toda a produção de frutas na época em que ocorrer, disponibilizando dessa forma todos os benefícios nutricionais desse tipo de alimento durante todo o ano, dessa forma evitando o desperdício de alimentos, oferecendo alimentos para compor uma dieta nutricional saudável e ainda contribuindo para a geração de emprego e renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré, Descrição: Em Mato Grosso a oferta de carne de jacaré criado em cativeiro tem aumentado consideravelmente, principalmente para atender o mercado internacional como os países asiáticos, alemanha e outros, estima-se , segundo o portal do agronegócio, um aumento de 607 %, quando se compara os anos de 2006 e 2007, essa oferta continua a crescer, superando o número de 250 mil animais em 2008. Associado a pesca,o processamento da carne do jacaré poderá se tornar uma atividade economicamente viavel . O desafio para esse setor é a busca de novas formas de apresentação e comercialização desses produtos, tanto para o pescado quanto a carne do jacaré,uma vez que na forma in natura, são perecível e com baixa resistência ao transporte a longas distâncias. Nesse contexto, a fabricação de salame a partir do pescado e do jacaré criado em cativeiro deve se tornar uma alternativa na variedade de apresentação e consumo desses produtos, bem como, no aumento do tempo de vida de pratilheira do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Produção de sucos e polpa de fruta, Descrição: A baixada Cuiabana apresenta uma oferta considerável de frutos como manga, caju, acerola e maracujá, ocorre que essa oferta se dá em grande quantidade em determinada época do ano, fato que contribui para a perda de boa parte dessa produção, uma vez que nesse período a oferta acaba sendo maior que a procura e por se tratar de alimentos perecíveis acabam entrando em decomposição rapidamente o que inviabiliza as mesmas para o consumo humano. Nesse contexto, a produção de suco torna-se uma alternativa plenamente viável, pois a partir dessa industrialização é possível aproveitar toda a produção de frutas na época em que ocorrer, disponibilizando dessa forma todos os benefícios nutricionais desse tipo de alimento durante todo o ano, dessa forma evitando o desperdício de alimentos, oferecendo alimentos para compor uma dieta nutricional saudável e ainda contribuindo para a geração de emprego e renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré, Descrição: Em Mato Grosso a oferta de carne de jacaré criado em cativeiro tem aumentado consideravelmente, principalmente para atender o mercado internacional como os países asiáticos, alemanha e outros, estima-se , segundo o portal do agronegócio, um aumento de 607 %, quando se compara os anos de 2006 e 2007, essa oferta continua a crescer, superando o número de 250 mil animais em 2008. Associado a pesca,o processamento da carne do jacaré poderá se tornar uma atividade economicamente viavel . O desafio para esse setor é a busca de novas formas de apresentação e comercialização desses produtos, tanto para o pescado quanto a carne do jacaré,uma vez que na forma in natura, são perecível e com baixa resistência ao transporte a longas distâncias. Nesse contexto, a fabricação de salame a partir do pescado e do jacaré criado em cativeiro deve se tornar uma alternativa na variedade de apresentação e consumo desses produtos, bem como, no aumento do tempo de vida de pratilheira do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Produção de sucos e polpa de fruta, Descrição: A baixada Cuiabana apresenta uma oferta considerável de frutos como manga, caju, acerola e maracujá, ocorre que essa oferta se dá em grande quantidade em determinada época do ano, fato que contribui para a perda de boa parte dessa produção, uma vez que nesse período a oferta acaba sendo maior que a procura e por se tratar de alimentos perecíveis acabam entrando em decomposição rapidamente o que inviabiliza as mesmas para o consumo humano. Nesse contexto, a produção de suco torna-se uma alternativa plenamente viável, pois a partir dessa industrialização é possível aproveitar toda a produção de frutas na época em que ocorrer, disponibilizando dessa forma todos os benefícios nutricionais desse tipo de alimento durante todo o ano, dessa forma evitando o desperdício de alimentos, oferecendo alimentos para compor uma dieta nutricional saudável e ainda contribuindo para a geração de emprego e renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré, Descrição: Em Mato Grosso a oferta de carne de jacaré criado em cativeiro tem aumentado consideravelmente, principalmente para atender o mercado internacional como os países asiáticos, alemanha e outros, estima-se , segundo o portal do agronegócio, um aumento de 607 %, quando se compara os anos de 2006 e 2007, essa oferta continua a crescer, superando o número de 250 mil animais em 2008. Associado a pesca,o processamento da carne do jacaré poderá se tornar uma atividade economicamente viavel . O desafio para esse setor é a busca de novas formas de apresentação e comercialização desses produtos, tanto para o pescado quanto a carne do jacaré,uma vez que na forma in natura, são perecível e com baixa resistência ao transporte a longas distâncias. Nesse contexto, a fabricação de salame a partir do pescado e do jacaré criado em cativeiro deve se tornar uma alternativa na variedade de apresentação e consumo desses produtos, bem como, no aumento do tempo de vida de pratilheira do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré, Descrição: Em Mato Grosso a oferta de carne de jacaré criado em cativeiro tem aumentado consideravelmente, principalmente para atender o mercado internacional como os países asiáticos, alemanha e outros, estima-se , segundo o portal do agronegócio, um aumento de 607 %, quando se compara os anos de 2006 e 2007, essa oferta continua a crescer, superando o número de 250 mil animais em 2008. Associado a pesca,o processamento da carne do jacaré poderá se tornar uma atividade economicamente viavel . O desafio para esse setor é a busca de novas formas de apresentação e comercialização desses produtos, tanto para o pescado quanto a carne do jacaré,uma vez que na forma in natura, são perecível e com baixa resistência ao transporte a longas distâncias. Nesse contexto, a fabricação de salame a partir do pescado e do jacaré criado em cativeiro deve se tornar uma alternativa na variedade de apresentação e consumo desses produtos, bem como, no aumento do tempo de vida de pratilheira do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2009 - 2009

    Produção de sucos e polpa de fruta, Descrição: A baixada Cuiabana apresenta uma oferta considerável de frutos como manga, caju, acerola e maracujá, ocorre que essa oferta se dá em grande quantidade em determinada época do ano, fato que contribui para a perda de boa parte dessa produção, uma vez que nesse período a oferta acaba sendo maior que a procura e por se tratar de alimentos perecíveis acabam entrando em decomposição rapidamente o que inviabiliza as mesmas para o consumo humano. Nesse contexto, a produção de suco torna-se uma alternativa plenamente viável, pois a partir dessa industrialização é possível aproveitar toda a produção de frutas na época em que ocorrer, disponibilizando dessa forma todos os benefícios nutricionais desse tipo de alimento durante todo o ano, dessa forma evitando o desperdício de alimentos, oferecendo alimentos para compor uma dieta nutricional saudável e ainda contribuindo para a geração de emprego e renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré, Descrição: Em Mato Grosso a oferta de carne de jacaré criado em cativeiro tem aumentado consideravelmente, principalmente para atender o mercado internacional como os países asiáticos, alemanha e outros, estima-se , segundo o portal do agronegócio, um aumento de 607 %, quando se compara os anos de 2006 e 2007, essa oferta continua a crescer, superando o número de 250 mil animais em 2008. Associado a pesca,o processamento da carne do jacaré poderá se tornar uma atividade economicamente viavel . O desafio para esse setor é a busca de novas formas de apresentação e comercialização desses produtos, tanto para o pescado quanto a carne do jacaré,uma vez que na forma in natura, são perecível e com baixa resistência ao transporte a longas distâncias. Nesse contexto, a fabricação de salame a partir do pescado e do jacaré criado em cativeiro deve se tornar uma alternativa na variedade de apresentação e consumo desses produtos, bem como, no aumento do tempo de vida de pratilheira do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Produção de sucos e polpa de fruta, Descrição: A baixada Cuiabana apresenta uma oferta considerável de frutos como manga, caju, acerola e maracujá, ocorre que essa oferta se dá em grande quantidade em determinada época do ano, fato que contribui para a perda de boa parte dessa produção, uma vez que nesse período a oferta acaba sendo maior que a procura e por se tratar de alimentos perecíveis acabam entrando em decomposição rapidamente o que inviabiliza as mesmas para o consumo humano. Nesse contexto, a produção de suco torna-se uma alternativa plenamente viável, pois a partir dessa industrialização é possível aproveitar toda a produção de frutas na época em que ocorrer, disponibilizando dessa forma todos os benefícios nutricionais desse tipo de alimento durante todo o ano, dessa forma evitando o desperdício de alimentos, oferecendo alimentos para compor uma dieta nutricional saudável e ainda contribuindo para a geração de emprego e renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Produção de sucos e polpa de fruta, Descrição: A baixada Cuiabana apresenta uma oferta considerável de frutos como manga, caju, acerola e maracujá, ocorre que essa oferta se dá em grande quantidade em determinada época do ano, fato que contribui para a perda de boa parte dessa produção, uma vez que nesse período a oferta acaba sendo maior que a procura e por se tratar de alimentos perecíveis acabam entrando em decomposição rapidamente o que inviabiliza as mesmas para o consumo humano. Nesse contexto, a produção de suco torna-se uma alternativa plenamente viável, pois a partir dessa industrialização é possível aproveitar toda a produção de frutas na época em que ocorrer, disponibilizando dessa forma todos os benefícios nutricionais desse tipo de alimento durante todo o ano, dessa forma evitando o desperdício de alimentos, oferecendo alimentos para compor uma dieta nutricional saudável e ainda contribuindo para a geração de emprego e renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré, Descrição: Em Mato Grosso a oferta de carne de jacaré criado em cativeiro tem aumentado consideravelmente, principalmente para atender o mercado internacional como os países asiáticos, alemanha e outros, estima-se , segundo o portal do agronegócio, um aumento de 607 %, quando se compara os anos de 2006 e 2007, essa oferta continua a crescer, superando o número de 250 mil animais em 2008. Associado a pesca,o processamento da carne do jacaré poderá se tornar uma atividade economicamente viavel . O desafio para esse setor é a busca de novas formas de apresentação e comercialização desses produtos, tanto para o pescado quanto a carne do jacaré,uma vez que na forma in natura, são perecível e com baixa resistência ao transporte a longas distâncias. Nesse contexto, a fabricação de salame a partir do pescado e do jacaré criado em cativeiro deve se tornar uma alternativa na variedade de apresentação e consumo desses produtos, bem como, no aumento do tempo de vida de pratilheira do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré, Descrição: Em Mato Grosso a oferta de carne de jacaré criado em cativeiro tem aumentado consideravelmente, principalmente para atender o mercado internacional como os países asiáticos, alemanha e outros, estima-se , segundo o portal do agronegócio, um aumento de 607 %, quando se compara os anos de 2006 e 2007, essa oferta continua a crescer, superando o número de 250 mil animais em 2008. Associado a pesca,o processamento da carne do jacaré poderá se tornar uma atividade economicamente viavel . O desafio para esse setor é a busca de novas formas de apresentação e comercialização desses produtos, tanto para o pescado quanto a carne do jacaré,uma vez que na forma in natura, são perecível e com baixa resistência ao transporte a longas distâncias. Nesse contexto, a fabricação de salame a partir do pescado e do jacaré criado em cativeiro deve se tornar uma alternativa na variedade de apresentação e consumo desses produtos, bem como, no aumento do tempo de vida de pratilheira do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

  • 2009 - 2009

    Produção de sucos e polpa de fruta, Descrição: A baixada Cuiabana apresenta uma oferta considerável de frutos como manga, caju, acerola e maracujá, ocorre que essa oferta se dá em grande quantidade em determinada época do ano, fato que contribui para a perda de boa parte dessa produção, uma vez que nesse período a oferta acaba sendo maior que a procura e por se tratar de alimentos perecíveis acabam entrando em decomposição rapidamente o que inviabiliza as mesmas para o consumo humano. Nesse contexto, a produção de suco torna-se uma alternativa plenamente viável, pois a partir dessa industrialização é possível aproveitar toda a produção de frutas na época em que ocorrer, disponibilizando dessa forma todos os benefícios nutricionais desse tipo de alimento durante todo o ano, dessa forma evitando o desperdício de alimentos, oferecendo alimentos para compor uma dieta nutricional saudável e ainda contribuindo para a geração de emprego e renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Produção de sucos e polpa de fruta, Descrição: A baixada Cuiabana apresenta uma oferta considerável de frutos como manga, caju, acerola e maracujá, ocorre que essa oferta se dá em grande quantidade em determinada época do ano, fato que contribui para a perda de boa parte dessa produção, uma vez que nesse período a oferta acaba sendo maior que a procura e por se tratar de alimentos perecíveis acabam entrando em decomposição rapidamente o que inviabiliza as mesmas para o consumo humano. Nesse contexto, a produção de suco torna-se uma alternativa plenamente viável, pois a partir dessa industrialização é possível aproveitar toda a produção de frutas na época em que ocorrer, disponibilizando dessa forma todos os benefícios nutricionais desse tipo de alimento durante todo o ano, dessa forma evitando o desperdício de alimentos, oferecendo alimentos para compor uma dieta nutricional saudável e ainda contribuindo para a geração de emprego e renda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador., Financiador(es): CNPq - Bolsa.

  • 2009 - 2009

    Produção de salame a partir da carne de pescado e jacaré, Descrição: Em Mato Grosso a oferta de carne de jacaré criado em cativeiro tem aumentado consideravelmente, principalmente para atender o mercado internacional como os países asiáticos, alemanha e outros, estima-se , segundo o portal do agronegócio, um aumento de 607 %, quando se compara os anos de 2006 e 2007, essa oferta continua a crescer, superando o número de 250 mil animais em 2008. Associado a pesca,o processamento da carne do jacaré poderá se tornar uma atividade economicamente viavel . O desafio para esse setor é a busca de novas formas de apresentação e comercialização desses produtos, tanto para o pescado quanto a carne do jacaré,uma vez que na forma in natura, são perecível e com baixa resistência ao transporte a longas distâncias. Nesse contexto, a fabricação de salame a partir do pescado e do jacaré criado em cativeiro deve se tornar uma alternativa na variedade de apresentação e consumo desses produtos, bem como, no aumento do tempo de vida de pratilheira do produto.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Oalas Aparecido Morais dos Santos - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

3 colocado no Workshop pesquisador 2019, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

2011

Menção Honrosa, ABQ.

2010

Menção Honrosa, ABQ.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSS, Campus Cuiabá Bela Vista. , Avenida Vereador Juliano da Costa Marques, Bela Vista, 78050560 - Cuiabá, MT - Brasil, Telefone: (65) 33185100, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Gross

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2008 - Atual

Instituto Federal de Educação de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2019

    Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Inorgânica II

  • 03/2017

    Ensino, Tecnologia em Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica Aplicada, Química Geral e Inorgânica

  • 03/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química Geral e Inorgânica

  • 03/2017

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química aplicada a Alimentos

  • 08/2017 - 07/2018

    Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Experimentação no Ensino de Química

  • 06/2008 - 12/2016

    Ensino, Bacharelado em Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica, Química Geral e Inorgânica

  • 06/2008 - 12/2016

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Química

  • 06/2008 - 12/2016

    Ensino, Bacharelado em agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica, Química Geral e Inorgânica

  • 06/2008 - 12/2012

    Ensino, Tecnologia em Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Físico-Química, Química analítica, Química Geral e Inorgânica

2004 - 2006

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

2000 - 2001

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Bolsa Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor de Química Geral l, Carga horária: 12

Atividades

  • 08/2004 - 07/2006

    Ensino, Bacharelaeo e Licenciatura Plena Em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral I, Química Inorgânica I

2006 - 2007

Escola de Educação Básica Fundação Bradesco

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor nível II, Carga horária: 25

2006 - 2007

Cooperativa Educandario José de Anchieta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

1996 - 1998

Indústria de Bebidas Antarctica - MT

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar do Controle de Qualidade, Carga horária: 40

2008 - 2010

Associação Brasileira de Química

Vínculo: Eletista, Enquadramento Funcional: Vice presidente ABQ Regional de Mato Grosso, Carga horária: 20

2004 - 2006

Associação Brasileira de Química

Vínculo: eletivo, Enquadramento Funcional: Vice presidente ABQ Regional de Mato Grosso

2003 - 2004

Escola Estadual Adalgisa de Barros

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 12

2001 - 2004

Escola Estadual Fernando Leite de Campos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 20

1999 - 1999

Escola Estadual Fernando Leite de Campos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 20

1998 - 1998

Escola Estadual Licínio Monteiro da Silva

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 20