Luiz Fernando Caserta Tencatt

Graduado em Ciências Biológicas- Bacharelado, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia). Atualmente é bolsista de Pós Doutorado Júnior (PDJ/CNPq) no Laboratório de Ictiologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua na área de Zoologia, com enfoque a Ictiologia desde Março/2007. Desde 2011 dedica-se essencialmente ao estudo da taxonomia de Callichthyidae, em especial de Corydoradinae. Paralelamente, a taxonomia de Loricariidae também fez parte de seus estudos, com maior ênfase em Hypostomus. Temas relacionados a historia natural de peixes de água doce Neotropicais também fazem parte de sua área de estudo.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

2014 - 2017

Universidade Estadual de Maringá
Título: The Aspidoras Ihering, 1907 (Siluriformes: Callichthyidae) armored catfishes: a taxonomic review, with description of a new species
Orientador: em Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro ( Marcelo Ribeiro de Britto)
com Carla Simone Pavanelli. Coorientador: Marcelo Ribeiro de Britto. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

2011 - 2013

Universidade Estadual de Maringá
Título: Redescrição de Corydoras paleatus (Jenyns, 1842) (Siluriformes: Callichthyidae) com a descrição de quatro novas espécies,Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Carla Simone Pavanelli
Coorientador: Marcelo Ribeiro de Britto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Ciências Biológicas

2007 - 2010

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: ''Levantamento ictiofaunístico e reflexos da degradação ambiental nas ictiocenoses em uma microbacia da Serra de Maracajú, Corguinho, MS.''
Orientador: Otávio Froehlich

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2020

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Princípios de Sistemática Filogenética. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2011 - 2011

Publicando em Inglês. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2010 - 2010

Uso de organismos aquáticos como bioindicadores. (Carga horária: 10h). , Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.

2010 - 2010

Introdução ao estudo de cavernas. (Carga horária: 10h). , Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, UNIDERP, Brasil.

2009 - 2009

Ecologia, biologia e sistemática de abelhas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2008 - 2008

Curso Teórico-Prático de Entomologia Geral. (Carga horária: 8h). , Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.

2008 - 2008

Métodos de amostragem para herpetofauna geral. (Carga horária: 8h). , Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.

2007 - 2007

Citogenética de peixes. (Carga horária: 8h). , Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.

2007 - 2007

Insetos aquáticos. (Carga horária: 8h). , Universidade Anhanguera - Uniderp, UNIDERP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TENCATT, L. F. C. . III Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Bacharelado em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências Biológicas da UEMS/Coxim. 2018. (Outro).

TENCATT, L. F. C. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2008. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes Continentais Amazônicos do 2° Ciclo - Loricariidae e famílias pequenas.V Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes Continentais Amazônicos do 2° Ciclo - Loricariidae e famílias pequenas. 2019. (Oficina).

V Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes Continentais do 2° Ciclo - Ecorregiões do Alto Paraná e Iguaçu.V Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes Continentais do 2° Ciclo - Ecorregiões do Alto Paraná e Iguaçu. 2019. (Oficina).

Workshop Técnico para o Ordenamento Pesqueiro de Espécies Ornamentais.Workshop Técnico para o Ordenamento Pesqueiro de Espécies Ornamentais. 2019. (Oficina).

XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2019. (Encontro).

II International Symposium on Phylogeny and Classification of Neotropical Fishes. 2017. (Simpósio).

XXII Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2017. (Encontro).

XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2015. (Encontro).

VI Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii Continentais Amazônicos.VI Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii Continentais Amazônicos. 2014. (Oficina).

VI Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii Continentais das Ecorregiões dos rios Paraguai e Uruguai.VI Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii Continentais das Ecorregiões dos rios Paraguai e Uruguai. 2014. (Oficina).

XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2013. (Encontro).

II Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii Continentais - Alto Paraná e Iguassu.II Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii Continentais - Alto Paraná e Iguassu. 2012. (Oficina).

I Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii Continentais Amazônicos.I Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii Continentais Amazônicos. 2012. (Oficina).

V Jornada Acadêmica Integrada de Biologia (JAIB) UNIDERP, UCDB, UFGD E UFMS e V Encontro Estadual de Biologia de Mato Grosso do Sul (ENEBIO/MS)- ''Biodiversidade: mais que consciência, prioridade''. 2010. (Encontro).

IV Jornada Acadêmica Integrada de Biologia (JAIB) UCDB, UFMS e UNIDERP. Evolução - ''Olhando A Vida De Uma Outra Forma''. 2009. (Outra).

III Jornada Acadêmica Integrada de Biologia (JAIB) UNIDERP, UCDB e UFMS e IV Encontro Estadual de Biologia de Mato Grosso do Sul (ENEBIO/MS). 2008. (Encontro).

II Jornada Acadêmica Integrada de Biologia (JAIB) UCDB/UFMS/UNIDERP- ''Ambiente e desafios contemporâneos''. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thaís Buzetti barbosa

ALBUQUERQUE, N. R.;TENCATT, L. F. C.; LAPS, R. R.. Ictiofauna da RPPN Cisalpina e peixes da bacia do alto rio Paraná em Mato Grosso do Sul. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Animal) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Aline de Lima Queiroz

ZORZATTO, C.;TENCATT, L. F. C.; MOREIRA, S. N.. Estudo do caramujo gigante africano Achatina fulica causador da meningite eosinofílica em humanos pelo Nematódeo Angiostrongylus cantonensis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sandra dos Santos Cereali

TENCATT, L. F. C.;CEREALI, S. S.FROEHLICH, Otávio. ''Levantamento ictiofaunístico e reflexos da degradação ambiental nas ictiocenoses em uma microbacia da Serra de Maracajú, Corguinho, MS.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

RICARDO MASSATO TAKEMOTO

PAVANELLI, C. S.; GRACA, W. J.;TAKEMOTO, R. M.. The end of an octagenarian confusion: the true identity of Corydoras arcuatus Elwin, 1938 (Siluriformes: Callichthydae), with the description of a new Corydoras Lacépède, 1803 from Amazon basin.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

RICARDO MASSATO TAKEMOTO

PAVANELLI, C. S.; FUGI, R.;TAKEMOTO, R. M.. Uma nova espécie de Corydoras (Siluriformes: Callichthyidae) da bacia do rio São Francisco, Brasil.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Marcelo Oscar Bordignon

FROEHLICH, O.;BORDIGNON, M. O.. Levantamento ictiofaunistico e reflexos da degradação ambiental nas ictiocenoses em uma microbacia da serra de maracajú, Corguinho - MS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Weferson Júnio da Graça

Pavanelli, Carla S.; LEHMNAN, P.;GRAÇA, W. J.. Revisão taxonômica de Corydoras paleatus (Jenyns, 1842) (Siluriformes: Callichthyidae). 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Weferson Júnio da Graça

Pavanelli, Carla S.; REIS, R. E.;Shibatta, Oscar A.ZAWADZKI, C HGRAÇA, W. J.. The Aspidoras Ihering, 1907 (Siluriformes: Callichthyidae) armored catfishes: a taxonomic review, with description of a new species. 2017. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Weferson Júnio da Graça

PAVANELLI, C.S.; Takemoto, R.;GRAÇA, W. J.. The end of an octogenarian confusion: the true identity odf Corydoras arcuatus Elwin, 1938 (Siluriformes: Callichthyidae), with the description of a new Coryforas LAcépède, 1803 from the Amazon basin. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Oscar Akio Shibatta

Pavanelli, C. S.;Oscar Akio Shibatta; Reis, R. E.;Zawadzki, C. H.; Graça, W. J.. The Aspidoras Ihering, 1907 (Siluriformes: Callichthyidae) armored catfishes: a taxonomic review, with description of a new species. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Carla Simone Pavanelli

PAVANELLI, Carla Simone; ALBORNOZ, P. C. L.;GRAÇA, Weferson Júnio da. Revisão taxonômica de Corydoras palearus (Jenmyns, 1842) (Siluriformes: Callichthyidae). 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Carla Simone Pavanelli

PAVANELLI, Carla SimoneREIS, Roberto Esser dosSHIBATTA, Oscar Akio; Zawadzki, Cláudio H.;GRAÇA, Weferson Júnio da. Tha Aspidoras Ihering, 1907 (Siluriformes: Callichthyidae) armored catfishes: a taxonomic review, with description of a new species. 2017. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Carla Simone Pavanelli

PAVANELLI, Carla SimoneGRAÇA, Weferson Júnio da; TAKEMOTO, Ricardo Massato. The end of an octogenarian confusion: the true identity of Corydoras arçuâtus Elwin, 1938 (Siluriformes: Callichthyidae), with the description of a new Corydoras Lacépède, 1803 from the amazon basin. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Sergio Alexandre dos Santos

Revisão taxonômica da linhagem 1 de Corydoras Laccepède, 1803 (Siluriformes: Callichthyidae: Corydoradinae); Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Vandergleison de Carvalho Gomes

Revisão Taxonômica de Hypostomus khimaera (Siluriformes: Loricariidae); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Claudimar Jean dos Santos

Estudo taxonômico de duas espécies de Cichlasoma (Perciformes, Cichlidae) das bacias do rio Paraná e Paraguai; 2013; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Fernando Caserta Tencatt;

Claudimar Jean dos Santos

Estudo taxonômico das populações de Corydoras difluviatilis (Siluriformes: Callichthyidae) das bacias do alto rio Paraná e alto rio São Francisco; 2013; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Luiz Fernando Caserta Tencatt;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Otávio Froehlich

LEVANTAMENTO ICTIOFAUNÍSTICO E REFLEXOS DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NAS ICTIOCENOSES DE UMA MICROBACIA DA SERRA DE MARACAJÚ, CORGUINHO, MS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Otávio Froehlich;

Fernando Rogério de Carvalho

Início: 2020; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

Carla Simone Pavanelli

Tha Aspidoras Ihering, 1907 (Siluriformes: Callichthyidae) armored catfishes: a taxonomic review, with description of a new species; 2017; Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carla Simone Pavanelli;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BONO, A. ; TENCATT, L. F. C. ; ALONSO, F. ; LEHMANN A., P. . Redescription of Corydoras undulatus Regan, 1912 (Siluriformes: Callichthyidae), with comments on the identity of Corydoras latus Pearson, 1924. PLoS One , v. 14, p. e0211352, 2019.

  • TENCATT, L. F. C. ; LIMA, F. C. T. ; BRITTO, M. R. . Deconstructing an octogenarian misconception reveals the true Corydoras arcuatus Elwin 1938 (Siluriformes: Callichthyidae) and a new Corydoras species from the Amazon basin Elwin 1938 (Siluriformes: Callichthyidae) and a new species from the Amazon basin. JOURNAL OF FISH BIOLOGY , v. 94, p. 1-19, 2019.

  • ZAWADZKI, C. H. ; TENCATT, L. F. C. ; BRITSKI, H. A. . Taxonomic revision of Hypostomus albopunctatus (Siluriformes: Loricariidae) reveals a new piece of the Hypostomus jigsaw in the upper Río Paraná basin. JOURNAL OF FISH BIOLOGY , v. n/a, p. 1-13, 2019.

  • ESPINDOLA, V. C. ; TENCATT, L. F. C. ; PUPO, F. M. ; VILLA-VERDE, L. ; BRITTO, M. R. . From the inside out: a new species of armoured catfish with the description of poorly-explored character sources (Teleostei, Siluriformes, Callichthyidae). JOURNAL OF FISH BIOLOGY , v. 000, p. 000, 2018.

  • MISE, F. T. ; TENCATT, L. F. C. ; SANTOS, B. F. . Record of morphological deformities in Corydoras aff. longipinnis in two reservoirs under urban influence in Upper Iguaçu and Southern Coastal basins in Paraná State, Brazil. Biota Neotropica (Online. Edição em Inglês) , v. 17, p. e20160230, 2017.

  • OLIVEIRA, L. M. A. ; ZANATA, A. M. ; TENCATT, L. F. C. ; BRITTO, M. R. . A new species of Aspidoras (Siluriformes: Callichthyidae) from a small coastal drainage in northeastern Brazil. Neotropical Ichthyology (Online) , v. 15, p. e160118, 2017.

  • TENCATT, L. F. C. ; BICHUETTE, M. E. . Aspidoras mephisto, new species: The first troglobitic Callichthyidae (Teleostei: Siluriformes) from South America. Plos One , v. 12, p. e0171309, 2017.

  • PEREIRA, L. S. ; TENCATT, L. F. C. ; DIAS, R. M. ; OLIVEIRA, A. G. ; AGOSTINHO, A. A. . Effects of long and short flooding years on the feeding ecology of piscivorous fish in floodplain river systems. HYDROBIOLOGIA , v. 00, p. 00-00, 2017.

  • PEREIRA, L. S. ; MISE, F. T. ; TENCATT, L. F. C. ; BAUMGARTNER, M. T. ; AGOSTINHO, A. A. . Is coexistence between non-native and native Erythrinidae species mediated by niche differentiation or environmental filtering? A case study in the upper Paraná River floodplain. Neotropical Ichthyology , v. 15, p. e160142, 2017.

  • TENCATT, L. F. C. ; SANTOS, B. F. ; BICHUETTE, M. E. . First report of armored catfishes Callichthyinae Bonaparte, 1838 (Siluriformes: Callichthyidae) in the subterranean domain of northern and northeastern Brazil. CHECK LIST, JOURNAL OF SPICIES LIST AND DISTRIBUTION , v. 13, p. 297-303, 2017.

  • TENCATT, L. F. C. ; BRITTO, M. R. . A new Corydoras Lacépède, 1803 (Siluriformes: Callichthyidae) from the rio Araguaia basin, Brazil, with comments about Corydoras araguaiaensis Sands, 1990. Neotropical Ichthyology (Online) , v. 14, p. 000-000, 2016.

  • TENCATT, L. F. C. ; OHARA, W. M. . Two new species of Corydoras Lacépède, 1803 (Siluriformes: Callichthyidae) from the rio Madeira basin, Brazil. Neotropical Ichthyology (Online) , v. 14, p. 000-000, 2016.

  • TENCATT, L. F. C. ; EVERS, H. G. . A new species of Corydoras Lacépède, 1803 (Siluriformes: Callichthyidae) from the río Madre de Dios basin, Peru. Neotropical Ichthyology (Online) , v. 14, p. 000-000, 2016.

  • TENCATT, L. F. C. ; BRITTO, M. R. ; PAVANELLI, C. S. . Revisionary study of the armored catfish Corydoras paleatus (Jenyns, 1842) (Siluriformes: Callichthyidae) over 180 years after its discovery by Darwin, with description of a new species. Neotropical Ichthyology (Online) , v. 14, p. 000-000, 2016.

  • TENCATT, L. F. C. ; OHARA, W. M. . A new long-snouted species of Corydoras Lacépède, 1803 (Siluriformes: Callichthyidae) from the rio Madeira basin. Zootaxa (Auckland. Print) , v. 4144, p. 430, 2016.

  • OHARA, W. M. ; TENCATT, L. F. C. ; BRITTO, M. R. . Wrapped in flames: Corydoras hephaestus, a new remarkably colored species from the Rio Madeira basin (Teleostei: Callichthyidae). Zootaxa (Online) , v. 4170, p. 539-552, 2016.

  • ODA, F. H. ; GRACA, R. J. ; TENCATT, L. F. C. ; TAVARES, L. E. R. ; FROEHLICH, O. ; TAKEMOTO, R. M. . The Poorly Known Riggia acuticaudata (Crustacea: Isopoda) Parasitizing Ancistrus sp. (Siluriformes: Loricariidae) from the Paraguay River Basin, Brazil, with Comments on its Reproductive Biology. Comparative Parasitology , v. 82, p. 25-28, 2015.

  • SEVERO-NETO, F. ; TENCATT, L. F. C. ; COSTA-PEREIRA, R. ; TAVARES, L. E. R. . Fishes from Baía da Medalha, southern Pantanal, Brazil: A 20 years review. Biota Neotropica , v. 15, p. 1-9, 2015.

  • TENCATT, L. F. C. ; PAVANELLI, C. S. . Redescription of Corydoras guapore Knaack, 1961 (Siluriformes: Callichthyidae), a midwater Corydoradinae species from the rio Guaporé basin. Neotropical Ichthyology (Online) , v. 13, p. 287-296, 2015.

  • TENCATT, L. F. C. ; SEVERO-NETO, F. ; FROEHLICH, O. . First record of the camboatá Megalechis picta (Müller and Troschel, 1849) (Siluriformes: Callichthyidae) for the southern Pantanal, Brazil. Biota Neotropica (Online. Edição em Inglês) , v. 15, p. 1-3, 2015.

  • ZAWADZKI, C. H. ; TENCATT, L. F. C. ; FROEHLICH, O. . A new unicuspid-toothed species of Hypostomus Lacépède, 1803 (Siluriformes: Loricariidae) from the rio Paraguai basin. Neotropical Ichthyology (Impresso) , v. 12, p. 97-104, 2014.

  • TENCATT, L. F. C. ; BRITTO, M. R. ; PAVANELLI, C. S. . A new species of Corydoras Lacépède, 1803 (Siluriformes: Callichthyidae) from the upper rio Paraná basin, Brazil. Neotropical Ichthyology (Impresso) , v. 12, p. 89-96, 2014.

  • TENCATT, L. F. C. ; BRITTO, M. R. ; PAVANELLI, C. S. . A new long-finned Corydoras Lacépède, 1803 (Siluriformes: Callichthyidae) from the lower rio Paraná basin, Brazil. Neotropical Ichthyology (Impresso) , v. 12, p. 71-79, 2014.

  • TENCATT, L. F. C. ; ZAWADZKI, C. H. ; FROEHLICH, O. . Two new species of the Hypostomus cochliodon group (Siluriformes: Loricariidae) from the rio Paraguay basin, with a redescription of Hypostomus cochliodon Kner, 1854. Neotropical Ichthyology (Impresso) , v. 12, p. 585-602, 2014.

  • TENCATT, L. F. C. ; VERA-ALCARAZ, H. S. ; BRITTO, M. R. ; PAVANELLI, C. S. . A new Corydoras Lacépède, 1803 (Siluriformes: Callichthyidae) from the rio São Francisco basin, Brazil. Neotropical Ichthyology (Impresso) , v. 11, p. 257-264, 2013.

  • MISE, F. T. ; TENCATT, L. F. C. ; SOUZA, F. . Ecomorphological divergences in populations of Rhamdia (Bleeker, 1858) from Iguaçu River basin. Biota Neotropica (Online. Edição em Inglês) , v. 13, p. 000-000, 2013.

  • SANTOS, C. J. ; TENCATT, L. F. C. ; OTA, R. R. ; GRACA, W. J. . Second record of Leporinus tigrinus Borodin, 1929 (Characiformes: Anostomidae) in the Upper Paraná River basin, Brazil. Check List (São Paulo. Online) , v. 9, p. 1543-1544, 2013.

  • TENCATT, L. F. C. ; GRACA, W. J. ; PAVANELLI, C. S. . First record of Megalechis picta (Müller and Troschel, 1849) (Siluriformes: Callichthyidae) in the upper Rio Paraná basin, Brazil. Check List (São Paulo. Online) , v. 9, p. 1081-1083, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TENCATT, L. F. C. . V Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes Continentais Amazônicos do 2° Ciclo ? Loricariidae e famílias pequenas. 2019.

TENCATT, L. F. C. . V Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes Continentais do 2° Ciclo ? Ecorregiões do Alto Paraná e Iguaçu. 2019.

TENCATT, L. F. C. . VI Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii Continentais das Ecorregiões dos rios Paraguai e Uruguai. 2014.

TENCATT, L. F. C. . VI Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii Continentais Amazônicos. 2014.

TENCATT, L. F. C. . Parecer em resumos enviados ao XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2013.

TENCATT, L. F. C. . I Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii Continentais Amazônicos. 2012.

TENCATT, L. F. C. . II Oficina de Avaliação do Estado de Conservação de Actinopterygii Continentais - Alto Paraná e Iguassu. 2012.

TENCATT, L. F. C. . The State of Brazil and the Brazilian Amazon with Dr. Luiz Tencatt. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TENCATT, L. F. C. . Aumento na degradação do meio ambiente é o principal motivo do aparecimento de serpentes na área urbana de Coxim, diz professor da UEMS. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TENCATT, L. F. C. . Charlando con Luiz Tencatt. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TENCATT, L. F. C. . Aquarismo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TENCATT, L. F. C. . Educação Ambiental e Aquarismo/terrário. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TENCATT, L. F. C. . Escrita Científica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TENCATT, L. F. C. . V Curso de Técnicas em Manejo de Coleções Zoológicas - Peixes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TENCATT, L. F. C. ; SOUZA, F. . Biodiversidade de Peixes de Água Doce: Conceitos, Métodos, Aplicação e Conservação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TENCATT, L. F. C. . IV Curso de Técnicas em Manejo de Coleções Zoológicas - Peixes. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TENCATT, L. F. C. . II Curso de Técnicas em Manejo de Coleções Zoológicas - Peixes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TENCATT, L. F. C. ; Deprá, G.C. . Introdução a Sistemática de Peixes do Pantanal. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TENCATT, L. F. C. . I Curso de Técnicas em Manejo de Coleções Zoológicas - Peixes. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Os Corydoradinae (Siluriformes, Callichthyidae) da bacia do Rio Paraguai: uma revisão taxonômica, Descrição: Os Callichthyidae podem ser prontamente distinguidos dos demais Siluriformes por apresentarem duas séries longitudinais de placas ósseas sobrepostas ao longo dos flancos. Corydoradinae compreende mais de 90% do total de espécies da família, abrangendo os gêneros Aspidoras, com 24 espécies válidas, Scleromystax, com cinco espécies válidas, e Corydoras, que, com mais de 170 espécies válidas, representa um dos gêneros mais ricos em espécies de Siluriformes. A despeito das extensivas revisões taxonômicas envolvendo Corydoradinae disponíveis na literatura, o conhecimento sobre a identidade e interrelações de suas espécies permanece incipiente. Dentre 15 as espécies nominais de Corydoradinae descritas e/ou listadas para bacia do Rio Paraguai, 12 são consideradas como válidas atualmente, sendo apenas uma delas de Aspidoras e o restante de Corydoras. Considerando que 11 dessas espécies nunca foram submetidas a uma revisão taxonômica e apresentam diagnoses dúbias, defasadas ou ausentes e/ou apresentam descrições originais precárias, e que a única espécie listada para bacia do Paraguai analisada em contexto revisionista, C. undulatus, foi registrada para a bacia por meio da análise de fotografias, é fundamental que uma ampla revisão taxonômica das espécies de Corydoradinae dessa bacia seja realizada para que seja possível reavaliar seus status taxonômicos, além de fornecer diagnoses e redescrições para cada uma delas, permitindo estabelecer suas claras delimitações e corretas identificações, além de compreender seus padrões de distribuição. Dessa forma, será realizada uma análise taxonômica extensiva destas espécies, incluindo material já catalogado em diversas coleções científicas brasileiras e estrangeiras, e também materiais provenientes de novas coletas. A análise morfológica incluirá medidas e contagens tradicionais para espécies de Corydoradinae, e aspectos osteológicos, através do exame de material diafanizado e corado. Fotos em vida e uma chave de identificação para as espécies de Corydoradinae da bacia do Rio Paraguai também serão fornecidas, facilitando a identificação destas espécies em campo e em laboratório.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Fernando Caserta Tencatt - Coordenador / Fernando Rogério de Carvalho - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Peixes do estado de Mato Grosso do Sul e curadoria da coleção ZUFMS, Centro-Oeste do Brasil, Descrição: A diversidade de peixes dulcícolas da região Neotropical é surpreendente, considerada a mais rica do planeta. Conhecer, entender e registrar esta diversidade é tarefa iminente, face às inúmeras alterações antrópicas deletérias que assistimos na atualidade, sobretudo a conversão de ambientes naturais em agrícolas e pastoril, além da poluição urbana. Com o objetivo de conhecer o estado da arte da ictiofauna do estado de Mato Grosso do Sul, juntamente com atividades de curadoria da coleção de peixes ZUFMS-PIS, única no estado de Mato Grosso do Sul e a maior do Centro-Oeste, serão levantadas e certificadas todas as espécies de peixes do estado, com catalogação de material histórico a ser incorporado na coleção ZUFMS-PIS, além da formação de recursos humanos em ictiologia neotropical. Os dados dos peixes do estado de Mato Grosso do Sul serão prontamente divulgados por meio de trabalhos científicos e os da coleção científica disponibilizados na rede de informações biológicas do speciesLink/CRIA, além de formação sólida de recursos humanos locais, que poderão atuar tanto no Aquário Pantanal - um dos maiores aquários de água doce do Brasil, como no setor turístico de Bonito, MS. Este é um projeto agregador dos ictiólogos do MS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Fernando Caserta Tencatt - Integrante / Francisco Severo-Neto - Integrante / Yzel Rondon Suarez - Integrante / Fernando Rogério de Carvalho - Coordenador / Francisco Langeani - Integrante / Lilian Casatti - Integrante / Fabrício Barreto Teresa - Integrante / Luiz Roberto Malabarba - Integrante / Maria José Alencar Vilela - Integrante / Laura Modesti Donin - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Taxonomia de peixes de água doce da região Neotropical (Proc. # 440617/2015-4), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carla Simone Pavanelli em 30/07/2019., Descrição: A proposta engloba 10 subprojetos que tratam da taxonomia de peixes neotropicais, com ênfase em Siluriformes e Characiformes. Alguns já estão em andamento por estudantes de mestrado e doutorado que conviverão com os bolsistas contemplados, a fim de colaborar com o principal objetivo deste projeto, que é a formação de taxonomistas. Os subprojetos são, em sua maioria, trabalhos de revisão taxonômica de grupos com grandes problemas nomenclaturais causados pelos mais diversos motivos. Alguns preveem análises moleculares e de treliças como ferramentas complementares às morfológicas. Os grupos abordados são Iheringichthys e Bergiaria (Siluriformes: Pimelodidae), Rhamdia quelen e Cetopsorhamdia (Siluriformes: Heptapteridae), espécies de Corydoras com padrão de três manchas escuras no flanco (Siluriformes: Callichthyidae), Astyanax gr. scabripinnis e Hyphessobrycon gr. bifasciatus (Characiformes: Characidae) e Geophaginae (Perciformes: Cichlidae). Além destes, a proposta contempla a atualização de uma publicação importante para a identificação da ictiofauna da planície de inundação do alto rio Paraná e áreas adjacentes e a identificação e tombamento de material testemunho de duas outras pesquisas em desenvolvimento pelo Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia), incluindo projetos dos editais do SISBIOTA e PELD. Desta maneira, além de contribuir para a diminuição do impedimento taxonômico, a proposta prevê o incremento no conhecimento de grupos de peixes neotropicais de distribuição ampla e que carecem de estudos de taxonomia alfa. A metodologia a ser utilizada é a usual para estudos de taxonomia, variando de acordo com cada grupo abordado. A proposta tem a colaboração de grandes ictiólogos brasileiros, com expertise nos grupos tratados. A proponente e coordenadora do projeto é curadora da Coleção Ictiológica do Nupélia, iniciada há mais de duas décadas e credenciada no Conselho Gestor do Patrimônio Genético da União, possuindo atualmente mais de 17.000 lotes de peixes catalogados, totalizando mais de 320.000 exemplares distribuídos em cerca de 620 espécies, 250 gêneros, 60 famílias e 13 ordens. Tem desenvolvido diversos trabalhos na área de taxonomia e sistemática de peixes em parceria com outros especialistas e com seus alunos de graduação e pós-graduação. É bolsista de produtividade nível 1-D do CNPq, Comitê de Zoologia, e tem participado da elaboração de manuais de identificação de peixes de diferentes bacias, assim como da elaboração e revisão de listas de espécies de peixes ameaçadas de vários estados brasileiros, além da revisão da lista vermelha do Brasil, publicada pela Portaria do MMA n. 445, em 17 de dezembro de 2014. Juntamente com coautores, descreveu quase 30 espécies novas de peixes de água doce. Foi contemplada com bolsas de todas as modalidades no edital anterior do PROTAX. A proposta atende às políticas públicas voltadas ao conhecimento, uso sustentável e a conservação da Biodiversidade brasileira. Como Coleção participante do Projeto Taxon line, rede paranaense de coleções biológicas, participa da plataforma Species Link do CRIA, para disponibilização integral do banco de dados on line. Também participa de projeto contemplado pelo SISBIOTA. Há um pré-orçamento de cerca de RS 50.000,00 a ser enviado para a Fundação Araucária, contemplando diárias, passagens, reagentes e frascos. No entanto, os subprojetos serão conduzidos independentemente da sua aprovação pela FAP. A proposta conta com 19 participantes, além da proponente e também menciona diversas parcerias já estabelecidas com pesquisadores de outras instituições brasileiras e estrangeiras. O Nupélia oferece uma infraestrutura completa como contrapartida institucional. Além disso, a proposta conta com apoio de outros projetos já em andamento ou em elaboração que visam a viabilização de recursos para co.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Luiz Fernando Caserta Tencatt - Integrante / Gabriel de Carvalho Deprá - Integrante / Renata Rúbia Ota - Integrante / Vivia Nunes Gomes - Integrante / Weferson Júnio da Graça - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Coordenador / Marcelo Ribeiro de Britto - Integrante / Claudio Henrique Zawadzki - Integrante / Fagner de Souza - Integrante / Vinícius A Bertaco - Integrante / Carlos Alexandre Miranda de Oliveira - Integrante / Flávio Alicino Bockmann - Integrante / Cláudio de Oliveira - Integrante / Fernando Rogério de Carvalho - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2016

    Morfologia, moléculas e biogeografia da ictiofauna de rios e riachos de diferentes bacias hidrográficas paranaenses (Processo # 1951/2013-PRO, Convênio 199/2013 (FA/UEM)), Descrição: : Esse projeto tem como objetivos: i. Realizar uma ampla amostragem, principalmente, em tributários e em regiões de cabeceiras de rios e riachos das bacias dos rios Ivaí, Tibagi e Piquiri (alto Paraná) e Jordão e Areia (rio Iguaçu), que nascem dentro ou próximos da Serra da Boa Esperança no Estado do Paraná; ii. Elucidar problemas de taxonomia alfa, descrição de novas espécies e distribuição geográfica utilizando diferentes técnicas (morfologia e análises moleculares DNA barcode); iii. Depositar e disponibilizar para comunidade científica todo o material coletado que será alocado na coleção ictiológica do Nupélia; avaliar a influência da Serra da Boa Esperança sobre a distribuição e especiação das espécies da região. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Luiz Fernando Caserta Tencatt - Integrante / Gabriel de Carvalho Deprá - Integrante / Vivia Nunes Gomes - Integrante / Alessandro Gasparetto Bifi - Integrante / Weferson Júnio da Graça - Coordenador / Carla Simone Pavanelli - Integrante / Claudio Henrique Zawadzki - Integrante / Claudimar Jean dos Santos - Integrante / Fagner de Souza - Integrante / Sônia Maria A. Pinto Prioli - Integrante / Alberto José Prioli - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    A planície alagável do rio Paraná: Estrutura e processos ambientais, Descrição: A Planície de Inundação do rio Paraná, na região de Porto Rico (PR), em períodos de cheia, alaga uma grande região do Mato Grosso do Sul, formando uma planície inundada que representa o único trecho não represado considerável da bacia do alto rio Paraná, e faz parte da recém criada Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do rio Paraná.O Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura (Nupélia), da Universidade Estadual de Maringá, vem desenvolvendo estudos ecológicos nesta região há quase duas décadas. A coleção ictiológica do Nupélia, aliada às freqüentes contribuições do projeto PELD citado, que está ainda em andamento, e à experiência do grupo no conhecimento desta ictiofauna favorecem a proposição deste projeto. Esta é uma iniciativa pioneira cujo principal escopo é a elaboração de um guia prático de identificação dos peixes da planície de inundação do alto rio Paraná-MS, com fotos, chaves, diagnoses aspectos da biologia e distribuição, a fim de facilitar a identificação das espécies já no campo. O guia utilizará como base principal de informação a coleção ictiológica do Nupélia e o material coletado durante o PELD, que está em fase de realização, proporcionará a complementação do inventário e a confecção de fotos do material fresco. Pretende-se com este trabalho, a apresentação de resultados preliminares em eventos científicos, e a publicação de artigo(s) completo(s) com a possível solução de problema taxonômico de alguma(s) espécie(s). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Fernando Caserta Tencatt - Integrante / Carla Simone Pavanelli - Integrante / Angelo Antonio Agostinho - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Sócio Honorário, Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia - ABLA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS - Instituto de Biociências - INBIO/UFMS. , Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universitário, 79070900 - Campo Grande, MS - Brasil, Telefone: (67) 999658002

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2017

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (Nupélia). Área: Sistemática de peixes. Orientação: Carla Simone Pavanelli, Coorientação: Marcelo Ribeiro de Britto.

  • 2013 - 2014

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Tutoria, Enquadramento Funcional: Tutor

    Outras informações:
    Tutor do curso de Especialização em Aquicultura (EAD)

  • 2013 - 2013

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 48

    Outras informações:
    Monitor no XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, realizado de 27 de janeiro de 2013 a 01 de fevereiro de 2013, realizado na Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná.

  • 2011 - 2013

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Mestrando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (Nupélia). Área: Sistemática de peixes. Orientação: Carla Simone Pavanelli, Coorientação: Marcelo Ribeiro de Britto.

  • 2010 - 2010

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário

    Outras informações:
    Estágio Voluntário: Estudo em sistemática de peixes, com enfoque a Hypostomus grupo cochliodon.

    Atividades

    • 01/2013 - 02/2013

      Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (NUPELIA), Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (NUPELIA).,Atividade realizada, Monitor no XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, realizado de 27 de janeiro de 2013 a 01 de fevereiro de 2013, realizado na Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná..

    • 09/2010 - 10/2010

      Estágios , Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (NUPELIA), .,Estágio realizado, Estágio Voluntário no museu do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia). Atividades: Triagem e Identificação de peixes das Bacias Amazônica, Alto Paraná e Paraguai; Sistemática de Hypostomus grupo cochliodon. 60 horas..

  • 2020 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Pós Doutorado Júnior (PDJ), Carga horária: 40

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Pesquisador colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário (EAD)

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitoria Voluntária de Ensino de Graduação. Disciplina: Sistemática Vegetal I. Curso: Ciências Biológicas. Prof ª Responsável: Maria Rosângela Sigrist. Carga horária total: 109 horas

  • 2008 - 2008

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitoria Voluntária de Ensino de Graduação. Disciplina: Biologia Instrumental. Curso: Ciências Biológicas. Prof ª Responsável: Edna Scremin-Dias. Carga horária total: 175 horas.

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Estagio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário

    Outras informações:
    Estágio voluntário no projeto de Doutorado intitulado ''Ictiofauna de um córrego na Serra da Bodoquena: Estrutura, Variações Longitudinal e Temporal e Efeitos sobre Comunidade Bentônicas??. Professor responsável: Otávio Froehlich. Com carga horária total de 428 horas. As atividades realizadas incluiam: Coleta de peixes, coleta dedados ambientais, montagem e obtenção de experimentos in situ (gaiolas de inclusão-exclusão). Triagem, identificação, armazenagem e pesagem de peixes.

    Atividades

    • 04/2007 - 12/2010

      Estágios , CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Sáude, .,Estágio realizado, Sistemática, taxonomia e ecologia de peixes das bacias do Paraguai e Paraná. Coleta e identificação de peixes em cabeceiras das bacias do Paraguai e Paraná, para fins citogenéticos. Orientação do professor: Otávio Froehlich. Carga horária: 216 horas.

    • 10/2010 - 10/2010

      Extensão universitária , CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Sáude, .,Atividade de extensão realizada, Participação na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia na função de Monitor. Laboratório de Zoologia- Peixes. Carga horária: 16 horas..

    • 08/2010 - 08/2010

      Outras atividades técnico-científicas , Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.,Atividade realizada, Atividade voluntária para a Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (EaD)/ Reitoria (RTR) da UFMS. Descrição: Coleta e identificação de peixes para fins didáticos. Pofessora responsável: Sandra dos Santos Cereali..

    • 06/2010 - 06/2010

      Extensão universitária , CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Sáude, .,Atividade de extensão realizada, Técnicas de Manejo de Coleções Zoológicas. Na função de Ministrante. Área: Ictiofauna. Carga horária: 28 horas.

    • 09/2009 - 09/2009

      Extensão universitária , CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Sáude, .,Atividade de extensão realizada, lV Jornada Acadêmica Integrada de Biologia (JAIB). Participação na função de Monitor, com carga horária de 24 horas..

    • 10/2008 - 10/2008

      Extensão universitária , CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Sáude, .,Atividade de extensão realizada, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008 "Evolução e Diversidade".

    • 10/2008 - 10/2008

      Extensão universitária , CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Sáude, .,Atividade de extensão realizada, Membro da Comissão Organizadora. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2008, no período de 18 a 25 de outubro no Shopping Campo Grande, com tema: 1. Botânica - (R)evolução Vegetal. Cargahorária: 32 horas.

    • 10/2007 - 10/2007

      Extensão universitária , CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Sáude, .,Atividade de extensão realizada, Extensão Universitária em Biologia: "Meu Jeito de Estudar a Vida". Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Profª Responsável: Ieda Maria Bortolotto. Na função de Monitor do laboratório de Zoologia da UFMS, com o tema: ''Peixes do Pantanal''..

  • 2019 - 2019

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Ministrando as disciplinas Zoologia de Protostômios I e II, Zoologia de Deuterostômios I e II, e Fisiologia Animal Comparada I e II no curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e Zoologia e Ambiente no curso de Gestão Ambiental.

  • 2019 - 2019

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Ministrando a disciplina Evolução no curso de Ciências Biológicas - Licenciatura.

  • 2018 - 2018

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Ministrando as disciplinas Zoologia de Protostômios I e II, Zoologia de Deuterostômios I e II, e Fisiologia Animal Comparada I e II no curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e Zoologia e Ambiente no curso de Gestão Ambiental.