Diogo Dibo do Nascimento

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica em Farmanguinhos - Fiocruz. Mestre em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz, sob orientação do Dr. Valber S. Frutuoso no Laboratório de Imunofarmacologia IOC/FIOCRUZ. Farmacêutico Industrial graduado pela Faculdade de Farmácia da UFRJ. Trabalhou com controle de qualidade físico-químico de medicamentos, pesquisa, desenvolvimento e validação de métodos analíticos para fármacos e medicamentos na empresa Laborvida Laboratórios Farmacêuticos Ltda. Membro do Laboratório de Desenvolvimento e Validação Analítica (LDVA) de Farmanguinhos/FIOCRUZ desde novembro de 2011, trabalhando com estudos de degradação forçada e desenvolvimento de métodos indicativos de estabilidade. Assumiu a gerência técnica do LDVA em novembro de 2017. Experiência nas área de farmacologia de produtos naturais, controle de qualidade de medicamentos, desenvolvimento e validação analítica e gestão de laboratório.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica

2019 - Atual

Instituto de Tecnologia em Fármacos
Orientador: Jorge Lima de Magalhães

Mestrado em Biologia Celular e Molecular

2010 - 2012

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Avaliação da Atividade Analgésica de Extratos e Frações de Folhas de Rheedia longifolia Planch & Triana: Investigação de Substâncias Ativas e Possíveis Mecanismos de Ação,Ano de Obtenção: 2012
Orientador: Valber da Silva Frutuoso
Palavras-chave: Rheedia longifolia; natural products; analgesic.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Farmácia

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Interpretação e Fundamentos da Norma NBR ISO 9001. (Carga horária: 8h). , LIX Soluções Sustentáveis, LIX, Brasil.

2013 - 2013

Análise e Soluções de Problemas. (Carga horária: 16h). , LIX Soluções Sustentáveis, LIX, Brasil.

2013 - 2013

Abordagem por Processo e Documentação da ISO 9001. (Carga horária: 8h). , LIX Soluções Sustentáveis, LIX, Brasil.

2013 - 2013

Formação de Auditor Interno ISO 9001:2008. (Carga horária: 16h). , LIX Soluções Sustentáveis, LIX, Brasil.

2012 - 2012

Introdução ao Cálculo de Incerteza de Medição. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, INCQS, Brasil.

2009 - 2009

Assuntos Regulatórios na Indústria Farmacêutica. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Farmacêuticos, ABF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Garantia e controle de qualidade farmacêuticos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

45º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Antinociceptive Efefects of Essential Oil Piper Rivinoides Kunth. 2013. (Congresso).

Seminário FAPERJ - "Como avançar na cadeia de fármacos inovadores?". 2013. (Seminário).

XXII Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil.Analgesic and anti-inflamatory effect of ethyl acetate fraction of methanolic extract of leaves of Rheedia longifolia Planch & Triana. 2012. (Simpósio).

Mesa Redonda: ?Princípios Ativos: Novas Descobertas?.Avaliação da Atividade Analgésica de Extratos e Frações de Folhas de Rheedia longifolia Planch & Triana: Investigação de Substâncias Ativas e Possíveis Mecanismos de Ação. 2011. (Outra).

XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). ANTINOCICEPTIVE EFFECTS OF FRACTIONS OF Rheedia longifolia PLANCH & TRIANA METHANOLIC EXTRACT. 2011. (Congresso).

42º Congresso Brasileiro de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Anti nociceptive effects of Rheedia longifolia Planch & Triana aqueous extract and its fractions. 2010. (Congresso).

XXI Simpósio Brasileiro de Plantas Medicinais do Brasil.Anti nociceptive effects of Rheedia longifolia Planch & Triana aqueous extract and its fractions. 2010. (Simpósio).

I Simpósio Interno de Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Farmácia da UFRJ. 2007. (Simpósio).

XV Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ.Avaliação da atividade do tratamento oral com extrato aquoso de folhas de Nidularium procerum sobre a migração de eosinófilos na inflamação alérgica. 2007. (Outra).

Jornada de Iniciação Científica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) - 2006.Avaliação da Atividade Farmacológica de Extratos e Frações de Plantas da Flora Brasileira: Subprojeto IFPN1 e IFPN2. 2006. (Outra).

Sepse 2006 - da bancada à beira do leito. 2006. (Simpósio).

XIV Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ.Avaliação da Atividade Analgésica de Nidularium procerum Lindman procedente de cultivo visando estabelecimento de nova fonte de matéria prima. 2006. (Outra).

Jornada de Iniciação Científica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) - 2005.AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FARMACOLÓGICA DE EXTRATOS E FRAÇÕES DE PLANTAS DA FLORA BRASILEIRA: SUBPROJETO IFPN1 E IFPN2. 2005. (Outra).

XIII Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ.AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FARMACOLÓGICA DE EXTRATOS E FRAÇÕES DE PLANTAS DA FLORA BRASILEIRA: SUBPROJETO IFPN1 E IFPN2. 2005. (Outra).

XII Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ.AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FARMACOLÓGICA DE EXTRATOS E FRAÇÕES DE PLANTAS DA FLORA BRASILEIRA: SUBPROJETO IFPN1 E IFPN2. 2004. (Outra).

VIII JORNADA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA - AVANÇADO do PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA - AVANÇADO.AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO POR CG/EM, DO EXTRATO HEXÂNICO DE BRÁCTEAS DE ATTALEA EXCELSA MART. EX SPRENG.. 2003. (Outra).

VII Jornada de Vocação Científica - Avançado do Programa de Vocação Científica - Avançado.AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO POR CG/EM, DO EXTRATO HEXÂNICO DE BRÁCTEAS DE ATTALEA EXCELSA MART. EX SPRENG.. 2002. (Outra).

X Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ.AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO POR CG/EM, DO EXTRATO HEXÂNICO DE BRÁCTEAS DE ATTALEA EXCELSA MART. EX SPRENG.. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Luiz Pinto Ferreira

FERREIRA, J.L.P.. Membro da banca examinadora do trabalho 'Avaliação do perfil químico por CG/EM, do extrato hexânico de brácteas de Attalea excelsa Mart. ex Spreng'. apresentado pelo aluno DIOGO DIBO DO NASCIMENTO na VIII Jornada de Vocação Científica - Avançado do Programa de Vocação Científica - Avançado da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro, RJ).. 2003. Outra participação, Fundação Oswaldo Cruz.

Adriana Ribeiro Silva

ALVES, L. A.; MIRANDA, A. L. P.; ALVES, E. C.;Silva, A R; CANDEA, A. L. P.. Avaliação da Atividade Analgésica de Extratos e Frações de Folhas de Rheedia longifolia Planch & Triana: Investigação de Substâncias Ativas e Possíveis Mecanismos de Ação. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Elaine Cruz Rosas

Alves, LA; MIRANDA, A. L. P.;ROSAS, E. C.; Silva, A.R.; Candea, ALP. Avaliação da atividade analgésica de extratos e frações de folhas de Rheedia longifolia Planch Triana: Investigação de substâncias ativas e possíveis mecanismos de ação. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Luiz Anastacio Alves

ALVES, L. A.. Avaliação da Atividade Analgésica de Extratos e Frações de Folhas de Rheedia longifolia Planch & Triana: Investigação de Substâncias Ativas e Possíveis Mecanismos de Ação. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fiocruz Instituto Oswaldo Cruz.

Ana Luisa Palhares de Miranda

Miranda, ALP; ALVES, L. A.; ROSAS, E. C.. . ?Avaliação da atividade analgésica de extratos e frações de folhas de Rheedia longfolia Planch & Triana: Investigação de substâncias ativas e possíveis mecanismos de ação?. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Flavia Furtado de Mendonça de Sousa

Desenvolvimento e Validação de Planilha Eletrônica para Cálculo da Linearidade de Método Analítico, Conforme Requisitos da RDC 166 de 24 de Julho de 2017; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas) - Instituto de Tecnologia em Fármacos; (Orientador);

Gisele Pereira Madeira

Desenvolvimento de metodologia analítica para dissolução de L-Praziquantel 150 mg Comprimidos Dispersíveis; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas) - Instituto de Tecnologia em Fármacos; (Orientador);

Nathállia Vieira do Nascimento

Validação Analítica Quantitativa: Comparação entre Parâmetros de Desempenho Analisados em Diferentes Legislações; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologia Industrial Farmacêutica(TIF)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Diogo Dibo do Nascimento;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Valber da silva Frutuoso

Estudo da Atividade Analgésica de Extratos e Frações obtidos da Espécie Rheedia longifolia Planch & Triana; 2012; Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e molecular) - Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz,; Orientador: Valber da Silva Frutuoso;

Valber da silva Frutuoso

Avaliação da Atividade Farmacológica de Extratos e Frações de Plantas da Flora Brasileira; 2007; Iniciação Científica - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Valber da Silva Frutuoso;

Fabio Coelho Amendoeira

Avaliação da Atividade Farmacológica de Extratos e Frações de Plantas da Flora Brasileira Sub-Projeto: IFPN1 e IFPN2; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Farmacia) - Instituto Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Coelho Amendoeira;

Karen Medeiros Gonçalves

Avaliação do Perfil de Degradação da Associação em Dose Fixa Rifampicina 150mg + Isoniazida 75mg + Pirazinamida 400mg + Etambutol (Cloridrato) 275mg Comprimidos Revestidos; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa Acadêmico em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos) - Farmanguinhos-Instituto de Tecnologia em Fármacos; (Coorientador);

Jorge Lima de Magalhães

Proposta de metodologia para avaliação do Perfil de Degradação da Associação de medicamento tuberculostático em Dose Fixa Combinada; Início: 2019; Tese (Doutorado em PPG Profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Ind Farmacêutica) - Instituto de Tecnologia em Fármacos - Farmanguihos/FIOCRUZ; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Margareth B.C. Gallo ; NASCIMENTO, DIOGO D. . Termogravimetria, calorimetria exploratória diferencial e estudo de degradação forçada do metronidazol insumo farmacêutico e comprimidos de 250 mg. ANALYTICA , v. 16, p. 8-19, 2018.

  • Santos, José A.A. ; Calheiros, Andrea ; NASCIMENTO, DIOGO D. ; Bérenger, Ana Luiza R. ; Amendoeira, Fábio C. ; Castro-Faria-Neto, Hugo C. ; Figueiredo, Maria Raquel ; Alves, Luiz A. ; Frutuoso, Valber da Silva . Chemical Profile and Antinociceptive Efficacy of Rheedia longifolia Leaf Extract. Journal of Medicinal Food , v. 14, p. 1039-1045, 2011.

  • Frutuoso, Valber da Silva ; MONTEIRO, MÁRCIA MAGALHÃES ; AMENDOEIRA, FÁBIO COELHO ; ALMEIDA, ANDRESSA LUIZA FIGUEIREDO ; NASCIMENTO, DIOGO DIBO DO ; BÉRENGER, ANA LUIZA RANGEL ; KAPLAN, MARIA AUXILIADORA COELHO ; Figueiredo, Maria Raquel ; BOZZA, PATRÍCIA T ; CASTRO-FARIA-NETO, HUGO C . Analgesic and anti-inflammatory activity of the aqueous extract of Rheedia longifolia Planch & Triana. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 102, p. 91-96, 2007.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Tecnologia em Fármacos. , Av Brasil nº4365 - Laboratório de Desenvolvimento e Validação Analítica, Manguinhos, 21040900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 39772557, Ramal: 2557

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Saúde Pública, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2004 - 08/2007

      Estágios , Instituto Oswaldo Cruz, .,Estágio realizado, Departamento de Fisiologia e Farmacodinâmica - Laboratório de Imunofarmacologia.

    • 08/2000 - 06/2003

      Estágios , Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, .,Estágio realizado, Programa de Vocação Científica - Iniciação e Avançado.

  • 2008 - 2011

    LABORVIDA Laboratórios Farmacêuticos

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Analista de Desenvolvimento, Carga horária: 44

    Atividades

    • 09/2007 - 06/2008

      Estágios , Controle de Qualidade Físico-Químico, .,Estágio realizado, Estágio com carga horária de 30 horas semanais em controle de qualidade de medicamentos..