Heloísa Abreu de Lima

Mestra em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com financiamento do CNPq. Estágio de pesquisa de 5 meses na Università degli Studi di Roma "La Sapienza", com financiamento do Ministero degli Affari Esteri. Participou do Laboratorio Lirica Medievale Romanza. Participa do grupo de pesquisa A tradição literária italiana, do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Teoria e História Literária

2017 - 2019

Universidade Estadual de Campinas
Título: A terza rima na Commedia de Dante,Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Antonio Alcir Bernardez Pecora
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Dante Alighieri; Literatura Italiana; Métrica.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Italiana.

Graduação em Estudos Literários

2013 - 2016

Universidade Estadual de Campinas
Título: Formas breves na Commedia de Dante
Orientador: Antonio Alcir Bernardez Pecora
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Latim

, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Lopereseguite. Rime. Un'altra opera di Dante? - Società Dantesca Italiana (Firenze). 2018. (Seminário).

13º SEPEG - Seminários de Pesquisa da Graduação.Formas breves na Commedia de Dante. 2016. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcos Aparecido Lopes

LOPES, Marcos Aparecido; PECORA, A. A. B.; CASINI, Maria Cecilia. A terza rima na Commedia de Dante. 2019. Dissertação (Mestrado em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcos Aparecido Lopes

LOPES, Marcos Aparecido; PECORA, A. A. B.; BERRIEL, C. E. O.. A terza rima na Commedia de Dante. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria e História Literária) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos Eduardo Ornelas Berriel

Pécora, Antonio Alcir Bernárdez;Berriel, Carlos Eduardo; LOPES, M. A.. A terza rima na Commedia de Dante. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Betânia amoroso

Pécora, Alcir; Frungillo, Mário;Amoroso, Maria Betânia. Formas Breves na Commedia de Dantes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estudos Literários) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIMA, HELOÍSA ABREU DE . Borges leitor de Dante. REMATE DE MALES , v. 38, p. 370-397, 2018.

  • LIMA, HELOÍSA ABREU DE . Formas breves na Commedia de Dante. Campinas: UNICAMP/IEL/Setor de Publicações, 2018 (Monografia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Borges leitor de Dante, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heloísa Abreu de Lima - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    A terza rima na Commedia de Dante, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Antonio Alcir Bernardez Pecora em 21/05/2017., Descrição: Embora não se possa determinar com segurança a origem da terza rima, é consenso entre estudiosos que se deveu a Dante o seu estabelecimento como uma das formas métricas dominantes da poesia italiana: em toda a extensão da Commedia, o metro permite a introdução de diversos procedimentos poéticos e retóricos, ajustando-se às exigências compositivas do poema e à motivação universal de seu conteúdo. Esta proposta, baseando-se no princípio da convenientia ? doutrina presente na retórica clássica, e de muita relevância na produção poética e teórica de Dante ?, tem como pressuposto a ideia de que, na Commedia, forma e argumento estão em estreita união, sendo a terza rima um elemento primordial na sua composição, por possibilitar formalmente a incorporação das diversas situações que se projetam na aspiração universal de seu conteúdo. Com isso, o objetivo aqui é compreender, mediante estudos de poesia e retórica, como a terza rima permite o desenvolvimento de diferentes procedimentos compositivos participantes da Commedia, e analisar os efeitos que a forma métrica cria em diversos momentos do poema, adaptando-se às suas exigências compositivas. Como objetivo secundário, esta proposta tenciona relacionar a terza rima à ?comédia?, entendida por alguns críticos como único gênero que possibilitaria a transição entre diversos estilos e conteúdos, traço fundamental no poema de Dante. Considera-se tal estudo de grande interesse, pois uma obra como a Commedia, por muito que já tenha sido estudada, não pode ser considerada exaurida em suas possibilidades de abordagem, sobretudo em seus aspectos poéticos e retóricos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Heloísa Abreu de Lima - Integrante / Antonio Alcir Bernardez Pecora - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2015 - 2015

    Italo Calvino, Descrição: Estudo sobre o romance Se una notte d?inverno un viaggiatore, como possibilidade apresentada ao problema da narrativa italiana no século XX; tradução do texto de Calvino "Necessità d'una critica letteraria".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heloísa Abreu de Lima - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    Formas breves na Commedia de Dante, Descrição: Ainda que os estudos acerca da Commedia de Dante sejam tantos e muitos deles extraordinários em termos culturais, dificilmente o poema poderia ser considerado entre os esgotados em seu sentido e possibilidades de interpretação. Ao passo que várias discussões são já recorrentes, sobretudo as que têm como tema o Inferno (visivelmente a parte mais estudada do poema), importantes aspectos do poema ainda são ignorados, e suscitam novos estudos. Como exemplo de aspectos importantes do poema que permanecem ignorados, podem ser citadas as formas breves, que são criadas ou incorporadas por Dante ao longo de todo o poema. A hipótese mais forte deste trabalho é a de que o estudo delas pode abrir perspectivas interessantes para novas discussões sobre a Commedia, conferindo, ademais, o devido destaque ao Purgatorio e ao Paradiso, e promovendo reflexões acerca da relação entre a composição poética de Dante e diversas circunstâncias do poema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heloísa Abreu de Lima - Integrante / Antonio Alcir Bernardez Pecora - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Andrea Zanzotto, Descrição: Estudo e tradução de ?Piccola elegia? e ?Con quel cuore che basta?, de Andrea Zanzotto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heloísa Abreu de Lima - Coordenador.

  • 2014 - 2014

    Eugenio Montale, Descrição: Estudo sobre "I limoni", de Eugenio Montale.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heloísa Abreu de Lima - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    O ensaísmo de T. S. Eliot, Descrição: Estudo dos ensaios de T. S. Eliot sobre Dante e Virgílio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Heloísa Abreu de Lima - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Primeiro lugar no II Concurso de Monografias do IEL (Teoria Literária), Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Monitoria da disciplina "Tópicos em Literatura Clássica II", ministrada pelo docente Jefferson Cano, do Departamento de Teoria Literária do IEL-UNICAMP. Financiamento: CNPq.