Paulo Roberto da Mota

Mestre pela Universidade Federal de Goiás (2013-2015) no curso de pós graduação em Ciências Biológicas, com experiência na área de Genética, ( Citogenética, Biologia Molecular e Enzimologia com enfase em microbiologia de fungos). Graduado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, (2008-2012) e aluno do núcleo de Pesquisas Replicon.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

2013 - 2015

Universidade Federal de Goiás
Título: Estudos moleculares da alfa-manosidase produzida por Trichoderma harzianum durante o micoparasitismo,Ano de Obtenção: 2015
Cirano José Ulhoa.Coorientador: Roberto do Nascimento Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Biologia

2008 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Teste de Micronúcleo em tradescantia na cidade de Goiânia GO
Orientador: Claudio Carlos da Silva
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Iniciação Científica e Tecnológica. 2012. (Encontro).

7 Semana de Cultura e Cidadania PUCGOIÁS.A Fisiologia e as cores das emoções. 2011. (Seminário).

Acidentes com animais Peçonhentos. 2011. (Oficina).

II Encontro Nacional das Licenciaturas.Educação Alimentar de Estudantes do Ensino Médio. 2011. (Seminário).

II Encontro Nacional das Licenciaturas e do i Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Ciêntífica á Docencia (PIBID). 2011. (Encontro).

Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás.Teste de Micronúcleo em linfócitos T humanos na avaliação da mutagenicidade do cloridrato de metiformina. 2011. (Seminário).

1 REUNIÃO BRASILEIRA DE CITOGENÉTICA DO BRASIL CENTRAL E DO V WORKSHOP DE GENÉTICA DA PUC GOIÁS/BIO/MGENE. 2010. (Outra).

56 Congresso Brasileiro de Genética. 2010. (Congresso).

56 CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA. AVALIAÇÃO MUTAGÊNICADO EQUISETUN ARVENSE L. (EQUISETACEAE) EM CÉLULAS MERISTEMÁTICAS RADICULARES DE ALLIUM CEPA L. (LILIACEAE). 2010. (Congresso).

6 SEMANA DE CULTURA E CIDADANIA PUCGOIÁS.Monitoria estação ensino e labirinto da vida. 2010. (Outra).

12 ENCONTRO AMBIENTALISTA DA UCG. 2009. (Seminário).

1 REUNIÃO BRASILEIRA DE CITOGENÉTICA. ANÁLISE DO NÚMERO DE CASOS DE LEUCEMIA (LMA, LLA, LMC, LMA) DECORRENTES DE ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS EM PACIENTES ATENDIDOS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS. 2009. (Congresso).

55 CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA. ATIVIDADE MUTAGÊNICA EM LAGOS DA REGIÃO URBANA DE GOIÂNIA-GO UTILIZANDO O TESTE MICRONÚCLEO EM ERITRÓCITOS DE OREOCHROMIS NILOTICUS. 2009. (Congresso).

5 SEMANA DE CULTURA CIDADANIA DA CATÓLICA.ESTAÇÃO VIDA E NATUREZA: LABIRINTO DA VIDA E ESTAÇÃO DE ENSINO. 2009. (Oficina).

5 SEMANA DE CULTURA CIDADANIA DA CATÓLICA.ESTAÇÃO VIDA E NATUREZA: LABIRINTO DA VIDA E ESTAÇÃO DE ENSINO. 2009. (Outra).

ENCONTRO DE ESTUDANTES DA EXTENSÃO DA PUCGOIÁS. 2009. (Simpósio).

I Encontro de Estudantes da Extensão da PUC Goiás. 2009. (Seminário).

DESCUBRA O HOMEM E A TEORIA REVOLUCIONÁRIA QUE MUDOU O MUNDO. 2008. (Seminário).

III SEMINÁRIO DE BIOÉTICA CRISTÃ- E DIGNIDADE HUMANA. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alifi Alburquerque Guedes

MOTA, P. R.; Santos, BM; SANTOS, M. E. O.. Conhecimento dos alunos de graduação em biologia da Faculdade União de Goyazes, sobre o controle de sinatropicos: Columba Lívia.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade União de Goyazes.

Aluno: Jessica Aparecida Pires Ferreira

MOTA, P. R.; Santos, BM; SANTOS, M. E. O.. Conhecimento dos alunos de graduação em biologia da Faculdade União de Goyazes, sobre o controle de sinatropicos: Columba Lívia.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade União de Goyazes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Damiana Mírian da Cruz e Cunha

da Silva CCSILVA, DMCUNHA, D. M. C. E.. Estudo de Micronúcleo em tradescantia na cidade de Goiânia GO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontificia Universidade Catolica de Goiás.

Damiana Mírian da Cruz e Cunha

Cunha, DMCda Silva CC. Micronúcleo em Tradescantia palida (TRAD-MCN) Induzidos por Poluentes Atmosferico. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontificia Universidade Catolica de Goiás.

Pabline Marinho Vieira

Ulhoa, CJ; Georg, R.C;Vieira, Pabline Marinho. Estudos moleculares de alfa-manosidase produzida por Trichoderma harzianum durante o micoparasitismo. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia (Celular e Molecular)) - Universidade Federal de Goiás.

Daniela de Melo e Silva

SILVA, C. C.CUNHA, D. M.SILVA, D. M.e. Micronúcleos em Tradescantia pallida (Trad-MCN) induzidos por poluentes atmosféricos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Raphaela de Castro Georg

GEORG, R. C.; VIEIRA, P.M.;ULHOA, C. J.. Estudos moleculares da alfa-manosidase produzida por Trichoderma harzianum durante o micoparasitismo.. 2015. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Goiás.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cirano José Ulhoa

Estudos moleculares da alfa-manosidase produzida por Trichoderma harzianum durante o micoparasitismo; 2015; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cirano Jose Ulhoa;

Cláudio Carlos da Silva

Desenvolvimento de Sondas Cromossômicas de Seqüencias Únicas para a Detecção Citogenética do Gene SRY; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Cláudio Carlos da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOTA, PAULO ROBERTO DA ; RIBEIRO, MARCELA SURIANI ; GEORG, RAPHAELA DE CASTRO ; SILVA, GABRIELLE ROSA ; PAULA, RENATO GRACCIANO DE ; SILVA, ROBERTO DO NASCIMENTO ; ULHOA, CIRANO JOSE . Expression analysis of the α-1,2-mannosidase from the mycoparasitic fungus Trichoderma harzianum. Biological Control (Print) , v. 95, p. 1-4, 2015.

  • MANSO, J. A. X. ; DINIZ, L.S. ; CARRERA,E.R. ; MOTA, P. R. ; DE ABREU, J.B. ; CUNHA, D.M.C. ; DA CRUZ, A.D. . AVALIAÇÃO GENOTÓXICA IN VITRO DE PAROXETINA EM LINFÓCITOS T EM HUMANOS. In: 56 CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 2010, GUARUJÁ. 56 CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 2010.

  • MOTA, P. R. ; MACHADO, R.C. ; HANUSCH, A.L. ; PORTIS, I.G. ; DA SILVA, C.C. ; DA CRUZ, A.D. . AVALIAÇÃO MUTAGÊNICA DO EQUISETUM ARVENSE L. (EQUISETACEAE) EM CÉLULAS MERISTEMÁTICAS RADICULARES DE ALLIUM CEPA L. (LILIACEAE). In: 56 CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 2010, GUARUJÁ. 56 CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 2010.

  • MOTA, P. R. ; DE MIRANDA, C.T. ; MACHADO, R.C. ; DA SILVA, C.C. ; DA CRUZ, A.D. . ANÁLISE DO NÚMERO DE CASOS DE LEUCEMIA (LMA, LLA, LMC, LMA) DECORRENTE DE ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS EM PACIENTES ATENDIDOS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS. In: 1 REUNIÃO BRASILEIRA DE CITOGENÉTICA, 2009, ÁGUAS DE LINDÓIA. 1 REUNIÃO BRASILEIRA DE CITOGENÉTICA, 2009.

  • MOTA, P. R. ; DE MIRANDA, C.T. ; VIEIRA, S.S. ; MACHADO, R.C. ; SOUZA, C.C.N. ; SANTANNA, P. L. ; DA SILVA, C.C. ; DA CRUZ, A.D. . ATIVIDADE MUTAGÊNICA EM LAGOS DA REGIÃO URBANA DE GOIÂNIA -GO UTILIZANDO O TESTE DE MICRONÚCLEO EM ERITRÓCITOS DE OREOCHROMIS NILOTICUS. In: 55 CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 2009, ÁGUAS DE LINDÓIA. 55 CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 2009.

  • MOTA, P. R. . Educação Ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTA, P. R. . BIOCINEMA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    ESTUDO DO GENE DE ALFA-MANOSIDASE DE TRICHODERMA HARZIANUM ASSOCIADOS AO MICOPARASITISMO E SEU PAPEL NO BIOCONTROLE DE SCLEROTINEA SCLEROTIORUM, Descrição: Fungos fitopatógenos de solo são amplamente distribuidos e responsáveis por sérios danos na agricultura e horticultura de todo o mundo. Sclerotinia sclerotiorum, Fusarium solani e Fusarium oxysporum são fungos cosmopolitas e devastam diversas áreas agrícolas em todo o mundo. Estes fungos infectam mais de 400 espécies de plantas em todo mundo, incluindo culturas importantes e numerosas ervas daninhas. O tratamento químico é hoje a principal estratégia empregada em todo o mundo, porem causam sérios danos a saúde humana e podem causar grande impacto no ambiente. O controle biológico de patógenos de plantas no solo é uma alternativa em potencial para substituir o uso de pesticidas químicos, e gênero Trichoderma particulamente o Trichoderma harzianum tem sido usado como uma potencial alternativa de biocontrole. Foram encontrados genes relacionados a vários processos celulares como inativação de proteínas, competição por nutrientes e espaço, produção de hidrolases, e dentre esses genes a alfa - manosidase está presente. Visto que existe uma grande deficiência no estudo de vários genes que podem estar envolvidos em processos complexos e importantes, nossa proposta é aumentar a nossa compreensão do papel do gene da alfa-manosidase que possivelmente está envolvido no processo de micoparasitismo e em função da melhoria do controle do desenvolvimento de fungos fitopatógenos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto da Mota - Integrante / Roberto do Nascimento Silva - Integrante / Cirano José Ulhoa - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    DESENVOLVIMENTO DE SONDAS CROMOSSÔMICAS DE SEQÜENCIAS ÚNICAS PARA A DETECÇÃO CITOGENÉTICA DO GENE SRY, Descrição: O gene SRY apresenta alterações que pode acarretar diversas anormalidades, tais como a determinação sexual genética não ser condizente com a expressão sexual fenotípica. Devido tamanha necessidade de desenvolver estudo que permitem aprimorar a metodologia diagnóstica, com confiabilidade e de baixo custo, visando à necessidade de desenvolver novas alternativas, diagnósticas. Por outro lado, como há o intuito de proporcionar ao Sistema Único de Saúde a possibilidade de atender a demanda das pessoas carentes, propiciando eficácia e qualidade diagnóstica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paulo Roberto da Mota - Integrante / CLAUDIO CARLOS DA SILVA - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2009 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Aluno do Núcleo de Pesquisas Replicon

2010 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MONITOR VOLUNTÁRIO

Outras informações:
ATUAÇÃO COMO MONITOR DA 1 REUNIÃO BRASILEIR DE CITOGENÉTICA DO BRASIL CENTRAL E DO WORKSHOP DE GENÉTICA DA PUC GOIÁS/BIO/MGENE, NOS DIAS DE 13 A 16 DE DEZEMBRO, CORRESPONDENDO A 32 HORAS DE ATIVIDADES.

2009 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MONITOR BOLSISTA, Carga horária: 8

2009 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: MONITOR VOLUNTÁRIO

Outras informações:
ATUAÇÃO COMO MONITOR DA 1 REUNIÃO BRASILEIRA DE CITOGENÉTICA, NOS DIAS 28 E 30 DE AGOSTO DE 2009, COM A CARGA HORÁRIO EQUIVALENTE A 22 HORAS DE ATIVIDADES.