Rodrigo Umbelino da Silva

Sou licenciado e bacharel em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP.Mestre em Ciência Politica pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Politica da Universidade Federal Federal de São Carlos . Doutor em Ciência Política pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Pesquisador do Laboratório de Política e Criminologia ( PolCrim/Unicamp). Tenho experiência na área de Ciências sociais com ênfase em Ciência Política, dentro dos campos de estudo de : sociologia jurídica , movimentos sociais, relações étnicos raciais, direito e politica e cidadania negra na América latina.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência Política

2015 - 2020

Universidade Estadual de Campinas
Título: O protagonismo das instituições jurídicas frente às demandas sociais contemporâneas: um estudo de caso dos tribunais constitucionais do Brasil e da Colômbia frente aos processos de emancipação social
Orientador: Frederico Almeida
Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política / Especialidade: Teoria Política Contemporânea.

Mestrado em Ciencia Politica

2008 - 2011

Universidade Federal de São Carlos
Título: O Sistema Judiciario brasileiro e o reconhecimento de identidades sociais,Ano de Obtenção: 2011
Maria do Socorro Sousa Braga.Palavras-chave: poder judiciario; identidades sociais; direito; ministerio público; reconhecimento social.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Teoria Política / Especialidade: Teoria Política Contemporânea.

Graduação em Geografia

2013 - 2013

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Graduação em Ciencias Sociais

2001 - 2005

Unesp- Faculdade de Ciencias e Letras - Campus Araraquara
Título: O DIREITO E POLITICA DENTRO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO E A BUSCA PELO RECONHECIMENTO SOCIAL
Orientador: Augusto Caccia Bava Junior

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

19 Congresso Brasileiro de Sociologia. A construção dos direitos emancipatórios dos afrolatinoamericanos: um estudo comparado do protagonismo das Cortes Constitucionais do Brasil e da Colômbia. 2019. (Congresso).

Fórum Permanente: Ameaças à democracia e a atualidade dos direitos humanos. 2019. (Seminário).

SEMINÁRIO RACISMO ESTRUTURAL - TRT 15 Região. 2019. (Seminário).

IX Congresso Internacional da Abrasd. ?O protagonismo das instituições jurídicas frente às demandas sociais contemporâneas: um estudo de caso dos tribunais constitucionais do Brasil e da Colômbia frente aos processos de emancipação social?. 2018. (Congresso).

VII Jornada de Produção Ciêntifica e Tecnologica.Avaliador de Resumos Expandidos na VII Jornada de Produção Cientifica. 2018. (Outra).

X Congresso Brasileiro de Historia do Direito. ?O protagonismo das instituições jurídicas frente às demandas sociais contemporâneas: um estudo de caso dos tribunais constitucionais do Brasil e da Colômbia frente aos processos de emancipação social?. 2018. (Congresso).

Sociologia Juridica contra Dogmatica : pontos de convergencia. Oral. 2017. (Congresso).

"Justiça e cidadania: velhos e novos desafios do judiciário brasileiro", o Fórum Permanente de Políticas Públicas e Cidadania. 2015. (Outra).

II Curso de Métodos e Técnicas de Pesquisa Empírica em Direito.O PROTAGONISMO DAS INSTITUÇÕES JURIDICAS FRENTE AS DEMANDAS SOCIAIS CONTEMPORANEAS: UM ESTUDO DE CASO DOS TRIBUNAIS CONSTITUCIONAIS DO BRASIL E DA COLOMBIA E OS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL.. 2015. (Outra).

III Semana de Ciência Política - Ufscar. http://www.semacip.ufscar.br/?page_id=167. 2015. (Congresso).

V Encontro de Pesquisa Empirica em Direito.O PROTAGONISMO DAS INSTITUÇÕES JURIDICAS FRENTE AS DEMANDAS SOCIAIS CONTEMPORANEAS: UM ESTUDO DE CASO DOS TRIBUNAIS CONSTITUCIONAIS DO BRASIL E DA COLOMBIA E OS PROCESSOS DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL. 2015. (Encontro).

Colóquio Internacional Justiça, Política e Sociedade. O protagonismo das instituições jurídicas frente as demandas sociais contemporâneas: um estudo de caso dos tribunais constitucionais do Brasil e da Colômbia e os processos de emancipação social. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ariane de Oliveira Braga

SILVA, R. U.. A intolerancia no ambiente escolar: manifestação , consequências e alternativas para solução. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Elisa Maria César Parmera

SILVA, R. U.. A influência do mito da democracia racial no processo educacional. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Érika Santos

SILVA, R. U.. Brasil e Angola - historias cruzadas : um estudo de suas relações. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: GISELE RAQUEL MONTEIRO

SILVA, R. U.. A importância de se trabalhar as relações étnico - racias na educação infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: GEISA OKAMURA DIMARZIO GONÇALVES

SILVA, R. U.. Roda de conversa: contribuição para uma educação antirracista. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal de São Carlos.

SILVA, R. U.. Menção honrosa pela sua contribuição a educação das relações étnico-racias. 2013. Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Orlanda Pinassi

Caccia-Bava Junior, A.;PINASSI, M. O.; VALLE, M. R.. O Direito e a Política dentro do Processo Democrático Brasileiro e a busca pelo Reconhecimento Social. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais [Araraquara]) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Carla Gandini Giani Martelli

MARTELLI, C. G. G.; CEPEDA, V. A.; BRAGA, M. S. S.. O poder judiciário brasileiro e o reconhecimento de identidades sociais. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos.

Vera Alves Cepeda

CEPÊDA, Vera Alves; BRAGA, Maria do Socorro Souza; MARTELLI, C. G. G.. O poder judiciário brasileiro e o reconhecimento de identidades sociais. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos.

Maria do Socorro Sousa Braga

BRAGA, M. S. S.; CEPEDA, V.; Martelli, Carla G.G.. O Poder Judiciário Brasileiro e o Reconhecimento de Identidades Sociais. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos.

Allyne Andrade e Silva

ALMEIDA, F. N. R.; KOERNER, A.; RODRIGUEZ, J. R.; INATOMI, C. C.;Andrade, Allyne. O protagonismo das instituições jurídicas frente às demandas sociais contemporâneas: um estudo de caso dos tribunais constitucionais do Brasil e da Colômbia frente aos processos de emancipação social. 2020. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rodrigo Cesar Gonçalves

O negro e o desenvolvimento econômico do vale do paraiba; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Rodrigo Umbelino da Silva;

Simone Alves de Souza Geronymo

O mito da democracia racial e a suas influências no contexto educacional; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Rodrigo Umbelino da Silva;

Vivian Campos Machado Silva

A arte afro-brasileira : seu historico , suas definições e contribuições para a transformação do contexto social, educacional e cultural; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Rodrigo Umbelino da Silva;

Paulo Cesar Rodrigues da Silva

Raça e desigualdade : Da eugenia as ações afirmativas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para as Relações Étnico Raciais) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Rodrigo Umbelino da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Augusto Caccia-Bava Júnior

O direito e política dentro do processo democratico brasisleiro e a busca pelo reconhecimento social; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciencias Sociais) - Faculdade de Ciências e Letras Unesp Campus Araraquara; Orientador: Augusto Caccia-Bava Junior;

Frederico Normanha Ribeiro de Almeida

O protagonismo das instituições jurídicas frente às demandas sociais contemporâneas: um estudo de caso dos tribunais constitucionais do Brasil e da Colômbia frente aos processos de emancipação social; Início: 2015; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas; (Orientador);

Maria do Socorro Sousa Braga

O Poder Judiciário brasileiro e o reconhecimento de identidades sociais; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciencia Politica) - Universidade Federal de São Carlos,; Orientador: Maria do Socorro Sousa Braga;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVA, R. U. . MANIIFESTACOES EM RIBEIRAO PRETO E REGIÃO. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SILVA, R. U. . PROBLEMA HABITACIONAL EM RIBEIRAO PRETO. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

SILVA, R. U. . PREFEITA VETA PROJETO QUE OBRIGA A DIVULGACAO DA LISTAGEM DE PACIENTES. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

? Menção Honrosa pela contribuição à educação das relações étnico-raciais pela emissão de pareceres sobre monografias concorrentes do curso de Especialização em Educação das Relações Étnico ? raciais, Universidade Federal de São Carlos - Ufscar.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de São Paulo, Campus - São Roque. , Rodovia Prefeito Quintino de Lima - até 3499/3500, Jardim Conceição, 18136540 - São Roque, SP - Brasil, Telefone: (11) 47849470, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2015

Fundação do Desenvolvimento Administrativo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor do Programa EJA -Mundo do Trabalho

Outras informações:
Supervisiono as escolas públicas paulistas ( estaduais e municipais ) dando formação e colaborando o desenvolvimento e aprimoramento da Educação de Jovens e Adultos.

2012 - 2013

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PESQUISADOR, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisador da Núcleo de Estudos Afro- Brasileiro da Universidade Federal de São Carlos - NEAB- UFSCAR,

2009 - 2010

Faculdades Anhanguera de Ribeirao Preto

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 8

Outras informações:
Docente contratato para ministrar as disciplinas de : - Sociologia; - Antropologia Social; - Psicologia Socia; - Politicas Públicas

2006 - 2017

Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Basica II - PEB II, Carga horária: 40

Outras informações:
Leciono as disciplinas de Geografia, Filosofia e Sociologia no ensino médio da rede publica paulista.

Atividades

  • 03/2006 - 12/2007

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia, Sociologia, Filosofia

2016 - 2016

Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Contrato

Outras informações:
Docente do Programa de Pós-Graduação latu sensu Direitos humanos, gênero e etnia na disciplina de Relações Étnico-Raciais no Brasil .

2017 - Atual

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.