Luciano D'Ascenzi

Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Antropologia Social e Bacharel em Ciências Econômicas, todos pela UNICAMP, bem como Master in Business Administration pela EPGE/ FGV e Ohio University; Técnico Superior da Diretoria de Tarifas e Estudos Econômicos da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS); após vinte anos na iniciativa privada e outros dez na academia (Unicamp, IFRS e UFRGS); autor dos livros "Políticas Públicas, Gestão Urbana e Desenvolvimento Local" (2018) e "Cultura e Inovação em Organizações" (2015). Atualmente, pesquisas e comunicações privilegiam abordagens transdisciplinares em: análise de políticas públicas, análise de impacto regulatório (AIR), regulação econômica, mudança organizacional, gestão social, análise de organizações sociais, cultura e inovação; a partir de modelos analíticos desenvolvidos contextualmente. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) e da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).

Informações coletadas do Lattes em 13/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2006 - 2010

Universidade Estadual de Campinas
Título: Cultura e Inovação em Organizações: proposta de metodologia a partir de estudo em alguns elos da cadeia de valor de uma pequena software house de Campinas/SP
Orientador: Guilhermo Raul Ruben e Miguel Juan Bacic
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: etnografia; cultura; inovação; análise organizacional; neo-institucionalismo sociológico.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Antropologia Social

2004 - 2006

Universidade Estadual de Campinas
Título: Cultura e mudança em organizações: análise etnográfica e dialógica da reestruturação promovida pelo Método da Roda nos Centros de Saúde de Campinas/SP,Ano de Obtenção: 2006
Guilhermo Raul Ruben.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: mudança; cultura; organização; gestão em saúde; avaliação organizacional.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Cultural / Especialidade: Análise Organizacional. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública. Setores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Saúde e Serviços Sociais.

Mestrado interrompido em 1992 em Administração de Empresas

1991 - Interrompido

Fundação Getúlio Vargas - SP
Título: não apresentada,Orientador: sem orientador
Ano de interrupção: 1992

Mestrado profissional em Gerência em Saúde

2000 - 2002

Fundação Getúlio Vargas
Título: Proposta de Reestruturação para a XYZ, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Tânia Furtado
Palavras-chave: Conhecimento; mudança; cultura; organização; gestão em saúde.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: gestão de pessoas.

Aperfeiçoamento interrompido em 2012 em Formação de Professores

2011 - Interrompido

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Título: não apresentada. Ano de finalização: 2012
Ano de interrupção: 2012

Graduação em Bacharel em Ciências Econômicas

1985 - 1989

UNICAMP
Título: Capital de Giro nas Pequenas e Médias Empresas: Estrutura financeira inadequada?
Orientador: José Newton C Carpintéro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Introdução ao Direito Regulatório. (Carga horária: 24h). , Associação Brasileira de Agências de Regulação, ABAR, Brasil.

2018 - 2018

Elaboração de Plano de Dados Abertos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2017 - 2017

Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

Elaboração de Projetos. (Carga horária: 35h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 21h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

Implantação de Centro de Documentação e/ou Memória. (Carga horária: 32h). , Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos, FDRH, Brasil.

2016 - 2016

ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL. (Carga horária: 35h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

Gestão da Estratégia com o uso do BSC. (Carga horária: 28h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2015 - 2015

Finanças Públicas. (Carga horária: 32h). , Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos, FDRH, Brasil.

2015 - 2015

Análise Quantitativa na Sociologia com uso do SPSS. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

Gestão da Logística Pública e Teoria da Licitação. (Carga horária: 21h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2015 - 2015

Excel Avançado. (Carga horária: 36h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Novos Desafios na Gestão Pública no RS. (Carga horária: 48h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2014 - 2014

Curso Introdutório sobre Regulação. (Carga horária: 22h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2014 - 2014

INTRODUÇÃO A AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE PROJETOS. (Carga horária: 6h). , Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, RBMA, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em ANALISIS DE LA POLÍTICA PÚBLICA Y LAS POLÍTICAS SO. (Carga horária: 45h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV/SP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Curso Intensivo de Metodologia Quantitativa. (Carga horária: 50h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2011 - 2011

Antropologia e Etnografia em Contextos Urbanos. (Carga horária: 15h). , Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/IFCH/UFRGS, PPGAS/IFCH/UFRGS, Brasil.

2011 - 2011

Oficina de Estilo. (Carga horária: 15h). , Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.

2011 - 2011

IV Seminário de Avaliação de Políticas Públicas e. (Carga horária: 13h). , Tribunal de Contas Do Estado, TCE, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Administração e Planejamento de Saúde. (Carga horária: 90h). , Unicamp, UNICAMP, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em International Strategic Business Leadership. (Carga horária: 32h). , Ohio University, O.U., Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Análise de organizações sociais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Análise Organizacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Encontro Brasileiro de Administração Pública.Políticas Públicas e Desenvolvimento: Uma Proposta de Abordagem Analítica. 2019. (Encontro).

X Congresso CONSAD de Gestão Pública. Tecnologia social para gerar desenvolvimento multidimensional: prolegômenos do Sistema Integrado de Desenvolvimento (SIDES). 2017. (Congresso).

IX ENAPEGS.Pós-modernidade e gestão estratégica: implicações teórico-metodológicas para a análise e gestão de políticas públicas. 2016. (Encontro).

IX ENAPEGS.GT Novos olhares em e sobre políticas públicas: teorias, métodos, instrumentos e prática. 2016. (Encontro).

X Workshop Empresa Empresários e Sociedade.Desenvolvimento econômico local: formulação e implementação da política pública em Porto Alegre. 2016. (Outra).

9º Congresso Brasileiro de Regulação. Proposta metodológica em Implementação de Políticas Públicas a partir de Análise de Impacto Regulatório no Transporte Intermunicipal de Passageiros da Aglomeração Urbana do Litoral Norte do RS. 2015. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. Proposta metodológica em Implementação de Políticas Públicas a partir de Análise de Impacto Regulatório no Transporte Intermunicipal de Passageiros da Aglomeração Urbana do Litoral Norte do RS. 2015. (Congresso).

IX Encontro da ABCP. O papel da burocracia de nível de rua na implementação e (re)formulação da Política de Humanização dos serviços de saúde. 2014. (Congresso).

VIII ENAPEGS. Independência de trajetória: o papel da burocracia na implementação de políticas públicas. 2014. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Análise da implementação da Política de Humanização dos Serviços de Saúde em Porto Alegre. 2013. (Congresso).

XXXVII Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração - EnANPAD 2013. 2 apresentações: GTs: PPs e Cultura Organizacional. 2013. (Congresso).

28a. RBA. Etnografia Customizada: tempo e espaço sob a ótica institucional. 2012. (Congresso).

28a. Reunião Brasileira de Antropologia. GT 35 Etnografias do Capitalismo Perspectivas, Dilemas e Desafios Contemporâneos. 2012. (Congresso).

IV SEMEAP: II Seminário Internacional e IV Seminário de Modelos e Experiências de Avaliação de Políticas Programas e Projetos.Avaliação da Implementação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Seminário).

Seminário de Políticas Públicas na Educação Profissional e Tecnológica.Avaliação da Implementação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Seminário).

VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social.Implementação de Políticas Públicas: perspectivas analíticas. 2012. (Encontro).

35a. ANPOCS. 2011. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. CULTURA E MUDANÇA EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE: A IMPLEMENTAÇÃO DO MÉTODO DA RODA EM CAMPINAS. 2011. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Sociologia. A implementação do Campus Osório/IFRS: atores locais e conformação da política pública. 2011. (Congresso).

34a. ANPOCS. 2010. (Congresso).

33ªANPOCS. 2009. (Congresso).

32ªANPOCS. 2008. (Congresso).

Tempo e Espaço: Ciência e Cultura. 2008. (Outra).

12ª Reunião Anual da rede PYMES MERCOSUL. 2007. (Congresso).

31ªANPOCS. 2007. (Congresso).

5ª Conferência de Investigação em "Entrepreneurship" na América Latina - CIELA. 2007. (Congresso).

I Encontro Políticas Públicas e Inclusão Social. Cultura e Mudança em Organizações de Saúde. 2007. (Congresso).

Sistemas Familiares no Mundo Contemporâneo.Mesa redonda: Sistemas familiares no mundo contemporâneo. 2007. (Outra).

VII Reunião de Antropologia do Mercosul. Cultura e mudança: um exercício teórico-metodológico interdisciplinar. 2007. (Congresso).

25ª Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Cultura e Mudança em Organizações. 2006. (Congresso).

30ª ANPOCS. 2006. (Congresso).

I Congresso Internacional de Sociologia Econômica e Financeira. Apresentação das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Antropologia das Organizações da Unicamp. 2006. (Congresso).

I ENCONTRO ANUAL DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IFCH.Cultura e Mudança em Organizações: um estudo etnográfico. 2005. (Encontro).

24ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Tania Cristina Lima

Ruben, G.;D'ASCENZI, L.; MATTOS, A.; MAMMANA, V. P.; ROTONDARO, A.L.P.. Produção do conhecimento científico brasileiro: o caso de uma instituição de pesquisa em Campinas. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Unicamp.

Aluno: Leandro Raizer

Cattani, A. D.;D'ASCENZI, L.; Sales, A.; Baumgarten, M. (Maíra Baungarten); Neves, FM (Fabrício Monteiro Neves). Social Development in the Contemporary Societies and the Renewed Energies: Brazil and Canada. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruno Da Rosa Lumertz

LIMA, L. L.D'ASCENZI, Luciano; MARX, V.. A formação da agenda do transporte público de ônibus em Porto Alegre no reajuste tarifário de 2019. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo William de Oliveira de Campos

LIMA, L. L.; MADEIRA, L. M.;D'ASCENZI, L.. Análise dos modelos de gestão implementados em Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo César Santos Maciel

LIMA, L. L.; SCHABBACH, L.;D'ASCENZI, L.. Análise da captação de recursos em entidades do terceiro setor por meio da Lei da Solidariedade no Rio Grande do Sul. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Endrissi

LIMA, L. L.D'ASCENZI, Luciano; GARCIA, S. R.; CHIEZA, R.. Análise das políticas públicas de desenvolvimento econômico local implementadas nos municípios de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dóris Beatriz Nunes de Souza

LIMA, L. L.; SCHABBACH, L.;D'ASCENZI, L.. Análise da implementação da Política Nacional de Humanização a partir dos Conselhos Locais de Saúde do Município de Porto Alegre. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

D'ASCENZI, L.; Raizer, L.. Núcleo Docente Estruturante. 2011. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

D'ASCENZI, L.; Raizer, L.; Albuquerque, F. M.; Oliveira, H. L.; Urdangarin, R. G.. Comissão de Gerenciamento de Ações de Extensão. 2010. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rita de Cássia Lahoz Morelli

MORELLI, R. C. L.. Cultura e mudanças em organizações: Uma análise etnográfica e dialógica da reestruturação promovida pelo métodos da roda nos centros de saúde de Campinas-SP. 2006. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Maria Clara Mocellin

MOCELLIN, M. C.; RUBEN, G. R.; MATTOS, A. L. B.; COSTA, V.; BACIC, M. J.. Cultura e Inovação em Organizações: Proposta de desenvolvimento etnográfico a partir de estudo em elos da cadeia de valor de uma pequena software house de Campinas/SP. 2010. Tese (Doutorado em doutorado em ciências sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

ANDRÉ LUÍS LOPES BORGES DE MATTOS

RUBEN, G. R.;MATTOS, A. L. L. B.; BACIC, M. J.; COSTA, V.; MOCELINI, M. C.. Cultura e Inovação em Organizações: Proposta de desenvolvimento etnográfico a partir de estudo em elos da cadeia de valor de uma pequena software house em Campinas/SP. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Guilhermo Raul Ruben

Cultura e poder em organizações: um estudo etnográfico; Início: 2004; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Análise de Impacto ex ante de Políticas Públicas: Desafios de uma Agência Reguladora no Desenvolvimento Local. RIGS - REVISTA INTERDISCIPLINAR DE GESTÃO SOCIAL , v. 8, p. 87, 2019.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . O papel da burocracia de nível de rua na implementação e (re) formulação da Política Nacional de Humanização dos serviços de saúde de Porto Alegre (RS). Revista de Administração Pública (Impresso) , v. 51, p. 46-63, 2017.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . Formulação e implementação da política pública de desenvolvimento local em Porto Alegre. REDES (SANTA CRUZ DO SUL. ONLINE) , v. 22, p. 225-249, 2017.

  • D'ASCENZI, Luciano ; LIMA, L. L. . Pós-modernidade e gestão estratégica: implicações para as políticas públicas. NAU Social , v. 7, p. 131-143, 2016.

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Antropologia e economia: proposta de desenvolvimento teórico-metodológico para contextos burocráticos. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília , v. 2, p. 65-86, 2016.

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Antropologia e economia: proposta de desenvolvimento teórico-metodológico para contextos burocráticos. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília , v. 2, p. 65-86, 2016.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano ; DIAS, G. V. R. S. ; BRUSCATO, R. . Burocracia e políticas públicas: a implementação da Política Nacional de Humanização dos Serviços de Saúde em Porto Alegre/RS. Revista do Serviço Público , v. 65, p. 493-515, 2014.

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Cultura e inovação em organizações: limites teórico-metodológicos na prescrição de rotinas administrativas. GECONT - Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI , v. 1, p. 136-154, 2014.

  • D'ASCENZI, Luciano ; LIMA, L. L. . Etnografia Customizada: Tempo e Espaço sob a Ótica Empresarial. Idéias - Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP , v. 5, p. 11, 2014.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . Implementação de políticas públicas: perspectivas analíticas. Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso) , v. 21, p. 105-114, 2013.

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Análise da Implementação do Método da Roda no Sistema de Saúde de Campinas/ SP. Sociais e Humanas , v. 26, p. 67-78, 2013.

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Sobre Pessoas e Abelhas: Teoria e prática no manuseio do conceito de cultura em contextos gerenciais. Revista Gestão e Conexões , v. 01, p. 95-121, 2012.

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Avaliação da Implementação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Revista Avaliação de Políticas Públicas , v. ano 4, p. 41-52, 2011.

  • D'ASCENZI, L. . Estrutura e Mudança: Um exercício teórico-metodológico interdisciplinar. RAM. Reunião de Antropologia do Mercosul , v. CD, p. CD, 2007.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . Políticas Públicas, Gestão Urbana e Desenvolvimento Local. 1. ed. Porto Alegre: Metamorfose, 2018. v. 1. 184p .

  • D'ASCENZI, Luciano . Cultura e Inovação em Organizações. 1. ed. Curitiba: Editora e Livraria Appris Ltda, 2015. v. 1. 245p .

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano . Implementação e avaliação de políticas públicas: intersecções, limites e continuidades. In: Gabriela Lotta. (Org.). Teoria e análises sobre implantação de políticas públicas no Brasil. 1ed.Brasilia: Enap, 2019, v. , p. 127-152.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . Governando com políticas públicas: análise do desenho das políticas de desenvolvimento em Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre. In: André Marenco; Maria Izabel Noll. (Org.). A política, as políticas e os controles: como são governadas as cidades brasileiras. 1ed.Porto Alegre: Tomo Editorial, 2018, v. 1, p. 117-140.

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Análise de Impacto Regulatório da gestão descentralizada de um sistema de mobilidade interurbana. In: Luciana Leite Lima; Maria Isabel Araújo Rodrigues. (Org.). Campo de Públicas em Ação: coletânea em teoria e gestão de políticas públicas. 1ed.Porto Alegre: UFRGS, 2017, v. , p. 177-212.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . Análise de Políticas Públicas. In: Rosa M. Castilhos Fernandes; Aline Hellmann. (Org.). Dicionário Crítico: Política de Assistência Social no Brasil. 01ed.Porto Alegre: UFRGS, 2016, v. 01, p. 18-21.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano ; DIAS, G. V. R. S. . Implementação de Políticas Públicas e Participação da Comunidade. In: Cibele Lazzari; Clarissa Sehnem; Daniel Cardoso; Neusa Carvalho. (Org.). Pesquisa e Ensino: Ferramentas de Gestão Pública no RS. 1ed.Porto Alegre: Corag, 2015, v. , p. 277-298.

  • D'ASCENZI, Luciano ; LIMA, L. L. . Avaliação da implementação da política nacional de educação profissional e tecnológica. In: Ana Cristina Brito Arcoverde (org). (Org.). Dimensões, interfaces e práticas de avaliação de políticas públicas. 01ed.Recife: UFPE, 2014, v. , p. 275-290.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . Estrutura Normativa e Implementação de Políticas Públicas. In: Lígia Mori Madeira. (Org.). Avaliação de Políticas Públicas. 1ed.Porto Alegre: UFRGS Editora, 2014, v. 1, p. 50-63.

  • D'ASCENZI, Luciano ; LIMA, L. L. . Tecnologia social para gerar desenvolvimento multidimensional: prolegômenos do Sistema Integrado de Desenvolvimento (SIDES). In: X Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2017, Brasília. Anais X Congresso CONSAD de Gestão Pública, 2017.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . Análise do desenho das políticas públicas de desenvolvimento local em Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre. In: II ENEPCP - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas, 2017, Brasília. Anais do II ENEPCP - Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas. Brasília: ANEPCP, 2017. v. 1. p. 1.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . Políticas públicas de desenvolvimento econômico local nos municípios brasileiros. In: 9º Congresso Latino-americano de Ciência Política, 2017, Montevidéu. Anais doo 9º Congresso Latino-americano de Ciência Política, 2017.

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Pós-modernidade e gestão estratégica: implicações teórico-metodológicas para a análise e gestão de políticas públicas. In: IX ENAPEGS, 2016, Porto Alegre. Anais IX ENAPEGS, 2016.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano . Desenvolvimento econômico local: formulação e implementação da política pública em Porto Alegre. In: X Workshop Empresa Empresários e Sociedade, 2016, Porto Alegre. Anais do X Workshop Empresa, Empresários e Sociedade, 2016.

  • D'ASCENZI, Luciano ; LIMA, L. L. . Proposta metodológica em Implementação de Políticas Públicas a partir de Análise de Impacto Regulatório no Transporte Intermunicipal de Passageiros da Aglomeração Urbana do Litoral Norte do RS. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. Anais do CBS, 2015.

  • D'ASCENZI, Luciano ; LIMA, L. L. . Proposta metodológica em Implementação de Políticas Públicas a partir de Análise de Impacto Regulatório no Transporte Intermunicipal de Passageiros da Aglomeração Urbana do Litoral Norte do RS. In: 9º Congresso Brasileiro de Regulação, 2015, Brasília. 9º Congresso Brasileiro de Regulação, 2015.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . As Ciências Sociais e a Administração Pública: a construção do Campo de Públicas. In: 39º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2015, Caxambu/ MG. Anais do Encontro, 2015.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano . Independência de trajetória: o papel da burocracia na implementação de políticas públicas. In: VIII ENAPEGS - Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2014, Cachoeira/ BA. Anais Enapegs, 2014.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano . O papel da burocracia de nível de rua na implementação e (re)formulação da Política de Humanização dos serviços de saúde. In: IX Encontro da ABCP, 2014, Brasília. Anais Eletrônicos do IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 2014.

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Cultura e Inovação em Organizações: Limites teórico-metodológicos na prescrição de rotinas administrativas. In: XXXVII Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração - EnANPAD 2013, 2013, Rio de Janeiro. XXXVII Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração - EnANPAD 2013, 2013.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . Implementação de Políticas Públicas: Análise da Política Nacional de Humanização a partir da Burocracia Implementadora. In: XXXVII Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração - EnANPAD 2013, 2013, Rio de Janeiro. XXXVII Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Administração - EnANPAD 2013, 2013.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . Análise da implementação da Política de Humanização dos Serviços de Saúde em Porto Alegre. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013.

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Avaliação da Implementação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. In: IV SEMEAP: II Seminário Internacional e IV Seminário de Modelos e Experiências de Avaliação de Políticas Programas e Projetos, 2012, Recife. IV SEMEAP, 2012.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . Implementação de Políticas Públicas: perspectivas analíticas. In: VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2012, São Paulo. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social, 2012.

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Etnografia Customizada: tempo e espaço sob a ótica institucional. In: 28a. RBA, 2012, São Paulo. Anais 28a. RBA, 2012.

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . A Implementação do Campus Osório/IFRS: atores locais e conformação da política pública. In: XV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2011, Curitiba. Anais do XV Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Curitiba-PR, de 26 a 29 de julho de 2011, 2011.

  • D'ASCENZI, L. . Cultura e Mudança: um exercício teórico-metodológico interdisciplinar. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007, Porto Alegre. RAM. Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007.

  • D'ASCENZI, L. . Estrutura e Mudança: um exercício teórico-metodológico. In: VII Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007, Porto Alegre. RAM. Reunião de Antropologia do Mercosul, 2007.

  • D'ASCENZI, L. . Cultura e Mudança em Organizações de Saúde. In: I Encontro Políticas Públicas e Inclusão Social, 2007, Fortaleza. I Encontro Políticas Públicas e Inclusão Social - Direitos Sociais e Enfrentamento da Pobreza, 2007.

  • D'ASCENZI, L. . Cultura e mudança em organizações capitalistas. In: 25ª Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, 2006. Anais da 25ª RBA, 2006.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . Políticas Públicas e Desenvolvimento: Uma Proposta de Abordagem Analítica. In: VI Encontro Brasileiro de Administração Pública, 2019, Slavador. Anais..., 2019.

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Cultura e Mudança em Organizações de Saúde: a implementação do Método da Roda em Campinas/SP. In: V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2011, São Paulo. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), 2011.

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano . Desenvolvimento econômico local: formulação e implementação da política pública em Porto Alegre. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • D'ASCENZI, Luciano ; NEGRI, L. . Proposta metodológica em Implementação de Políticas Públicas a partir de Análise de Impacto Regulatório no Transporte Intermunicipal de Passageiros da Aglomeração Urbana do Litoral Norte do RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ASCENZI, Luciano ; LIMA, L. L. . Proposta metodológica em Implementação de Políticas Públicas a partir de Análise de Impacto Regulatório no Transporte Intermunicipal de Passageiros da Aglomeração Urbana do Litoral Norte do RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano . O papel da burocracia de nível de rua na implementação e (re)formulação da Política de Humanização dos serviços de saúde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano . Independência de trajetória: o papel da burocracia na implementação de políticas públicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano . Implementação de Políticas Públicas: Análise da Política Nacional de Humanização a partir da Burocracia Implementadora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ASCENZI, Luciano ; LIMA, L. L. . Cultura e Inovação em Organizações: Limites teórico-metodológicos na prescrição de rotinas administrativas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano . Análise da implementação da Política de Humanização dos Serviços de Saúde em Porto Alegre. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Avaliação da Implementação da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ASCENZI, L. . Seminário de Políticas Públicas na Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, L. . Implementação de Políticas Públicas: perspectivas analíticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Etnografia Customizada: tempo e espaço sob a óptica institucional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . Cultura e Mudança em Organizações de Saúde: a implementação do Método da Roda em Campinas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • D'ASCENZI, L. ; LIMA, L. L. . A implementação do Campus Osório/IFRS: atores locais e conformação da política pública. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ASCENZI, L. . Cultura e Mudança em Organizações de Saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • D'ASCENZI, L. . Estrutura e Mudança: Um exercício teórico-metodológico interdisciplinar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • D'ASCENZI, L. ; GUSSI, A. . Grupo Etnografia do Capitalismo da Unicamp. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ASCENZI, L. . Antropologia das Organizações: o local no global. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • D'ASCENZI, L. . Cultura e Mudança em Organizações Capitalistas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • D'ASCENZI, L. . Cultura e Mudanças em Organizações: um estudo etnográgico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • D'ASCENZI, L. . Inovação e Cultura:por um método de análise mais eficaz 2008 (Artigo).

  • D'ASCENZI, L. . Estrutura e Mudança:Um exercício teórico-metodológico interdisciplinar 2008 (Artigo).

  • D'ASCENZI, L. . Discutindo estrutura e mudança em Políticas Públicas 2006 (Artigo).

  • D'ASCENZI, L. . Cultura e Poder em organizações 2005 (Seminário).

  • D'ASCENZI, L. . Espaço Público e co-gestão:Análise de um modelo de gestão em cultura e política 2005 (Artigo).

  • D'ASCENZI, L. . O Objeto de estudo da Antropologia 2004 (Artigo).

  • D'ASCENZI, L. . Em busca de uma visão abrangente:Parentesco e redes sociais 2004 (Artigo).

  • D'ASCENZI, L. . Gestão e Mudança em Organizações de Saúde:um estudo de caso 2004 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

D'ASCENZI, L. . Proposta de reestruturação para a CCR. 2001.

D'ASCENZI, L. . Etnografia Customizada. 2010.

D'ASCENZI, L. ; Ruben, G. ; BACIC, M. J. . Etnografia Customizada. 2010.

D'ASCENZI, L. . Análise e Diagnóstico Organizacional. 2006.

D'ASCENZI, L. . Informação nº 21/2018 - DT. 2018.

D'ASCENZI, L. ; BAUERMANN, F. S. ; GASTON, L. H. Z. ; SILVA, L. C. S. . Nota Técnica nº 01/2017 - DT. 2017.

D'ASCENZI, Luciano ; ALVIM, C. M. . Nota Técnica DT - Agergs Nº 04/ 2016. 2016.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 007/ 2016. 2016.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 011/ 2016. 2016.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 041/ 2016. 2016.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 049/ 2016. 2016.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 051/ 2016. 2016.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 063/ 2016. 2016.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 066/ 2016. 2016.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 003/ 2015. 2015.

D'ASCENZI, L. ; ALVIM, C. M. . Informação DT - Agergs nº 007/ 2015. 2015.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 008/ 2015. 2015.

LEAL, E. ; D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 012/2015. 2015.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 013/ 2015. 2015.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 042/ 2015. 2015.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 044/ 2015. 2015.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 055/ 2015 e nº 058/2015. 2015.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 065/ 2015. 2015.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 074/ 2015. 2015.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 078/ 2015. 2015.

D'ASCENZI, L. . Informação DT - Agergs nº 083/ 2015. 2015.

D'ASCENZI, Luciano ; LEHNEN, E. ; LEAL, E. . Nota Técnica DT - Agergs Nº 03/ 2014. 2014.

D'ASCENZI, L. ; SILVA, C. S. . Informação DT - Agergs nº 051/ 2014. 2014.

D'ASCENZI, L. ; SILVA, C. S. . Informação DT - Agergs nº 049/ 2014. 2014.

D'ASCENZI, L. ; ALVIM, C. M. . Informação DT - Agergs nº 074/2014. 2014.

D'ASCENZI, L. ; LEAL, E. ; LEHNEN, E. . Informação DT - Agergs nº 064/ 2014. 2014.

D'ASCENZI, Luciano ; LIMA, L. L. . Gestão Pública. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Aperfeiçoamento).

LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano . Introdução às Políticas Públicas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Aperfeiçoamento).

LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano . M&A e os Processos de Profissionalização da Administração Pública. 2016. (Boletim).

D'ASCENZI, Luciano ; LIMA, L. L. . Políticas Públicas, Gestão Urbana e Desenvolvimento Local. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tecnólogo).

LIMA, L. L. ; D'ASCENZI, Luciano ; DIAS, G. V. R. S. ; SOUZA, D. . Implementação de Políticas Públicas e Participação da Comunidade. 2014. (Relatório de pesquisa).

D'ASCENZI, L. ; Ruben, G. ; Bacic, Miguel Juan . MATERA Systems - laudo de análise organizacional. 2010. (Relatório de pesquisa).

D'ASCENZI, L. ; Bacic, Miguel Juan ; Ruben, G. . Etnografia Customizada. 2010. (Relatório de pesquisa).

D'ASCENZI, L. . Diagnóstico da cadeia de valor. 2008. (Relatório de pesquisa).

D'ASCENZI, L. . SER HCM. 2007. (Relatório de pesquisa).

D'ASCENZI, L. ; Ruben, G. ; Bacic, Miguel Juan . Cultura e Mudança em Organizações: Análise do "campo da gestão". 2004. (Relatório de pesquisa).

D'ASCENZI, L. . Inovação e Cultura:por um método de análise mais eficaz. 2008 (Artigo) .

D'ASCENZI, L. . Antropologia nas Cidades. 2007 (Artigo) .

D'ASCENZI, L. . ?Estrutura e Mudança:Um exercício teórico-metodológico interdisciplinar. 2006 (Artigo) .

D'ASCENZI, L. . Discutindo estrutura e mudança em Políticas Públicas. 2006.

D'ASCENZI, L. . Espaço Público e co-gestão: Análise de um modelo de gestão em cultura e política. 2005 (Artigo) .

D'ASCENZI, L. . Debate em Cultura e Política. 2005 (seminário) .

D'ASCENZI, L. . Seminário: ?Justo Preço: Uma etnografia da Bovespa?. 2005 (seminário) .

D'ASCENZI, L. . O objeto da antropologia. 2004 (Artigo) .

D'ASCENZI, L. . Cultura e sociedade no desenvolvimento da antropologia. 2004 (Artigo) .

D'ASCENZI, L. . Em busca de uma visão abrangente: Parentesco e redes sociais. 2004 (Artigo) .

D'ASCENZI, L. . Paradigmas da antropologia: estudo comparativo entre duas construções distintas. 2004 (Artigo) .

D'ASCENZI, L. . Gestão e Mudança em Organizações de Saúde: Um estudo de caso. 2004 (Artigo) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Implementação de políticas públicas de desenvolvimento econômico local no âmbito municipal da administração pública brasileira, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luciana Leite Lima em 14/12/2016., Descrição: O desenvolvimento trata de um conjunto de objetivos muito valorizado em nossa sociedade. Isso é facilmente verificável nas manchetes dos principais jornais, nacionais e internacionais, que noticiam diariamente o comportamento dos mais diversos agregados sociais, acompanhando de perto as consequências das decisões, tentando prever o impacto. Sendo uma preocupação tão difundida e compartilhada, não é de admirar que os governos sejam constantemente cobrados a atende-la. Logo, seus desempenhos tendem a ser avaliados a partir da percepção de sucesso ou fracasso em seus esforços para atingir tais objetivos. Inserido nesse contexto, assim mais amplo, esta proposta investigará uma de suas dimensões. Pretende-se pesquisar a atuação dos municípios brasileiros, mais especificamente das capitais estaduais, na produção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico local. Nesse sentido, vai ao encontro da literatura que vem apontando a crescente participação desse nível de governo na produção dessas iniciativas, seja em virtude da descentralização ocorrida a partir dos anos 1990, seja como alternativa, e até consequência, dos processos globalizadores. Um resultado desse movimento tem sido a criação de estruturas organizacionais com a função de desenvolver políticas municipais de desenvolvimento econômico local. Sobre elas, as instituições e suas políticas, se debruça este projeto. Algumas das questões que nortearão a análise sobre esse tipo de arranjo institucional são: como os municípios respondem à pressão social por crescimento econômico e emprego? Quais as características das iniciativas municipais para o desenvolvimento econômico? Como se dá a relação entre os governos, os agentes econômicos e os cidadãos no processo de formulação e implementação desse tipo de política pública?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Integrante / Luciana Leite Lima - Coordenador / Fernando Borges Ferrari - Integrante / Fernanda Endrissi - Integrante / Ana Carolina Delgado Cunha - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Implementação da política pública de desenvolvimento econômico no nível municipal de governo: um estudo das experiências das capitais brasileiras, Descrição: Descrição: O objetivo da pesquisa é mapear e analisar as políticas públicas municipais voltadas para o desenvolvimento de suas economias. Especificamente políticas direcionadas ao crescimento do produto interno bruto. Interessa analisar os mecanismos institucionais e as relações estabelecidas pelo governo com a sociedade na formulação e implementação dessas iniciativas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Integrante / Luciana Leite Lima - Coordenador / Julia da Motta - Integrante / Lais Paixão Ribeiro - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Formulação e implementação da política pública de desenvolvimento econômico no nível municipal de governo: o caso de Porto Alegre/RS, Descrição: Análise das políticas de desenvolvimento econômico no âmbito municipal de governo, especificamente em Porto Alegre.O objetivo geral é compreender as condições de emergência e mecanismos de operação da política de desenvolvimento econômico local. Interessa analisar os mecanismos institucionais e as relações estabelecidas pelo governo com a sociedade na formulação e implementação da política pública de desenvolvimento econômico... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Integrante / Luciana Leite Lima - Coordenador / Gianna Vargas Reis Salgado Dias - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Analise da implementação da Política Nacional de Humanização a partir dos Conselhos Locais de Saúde do Município de Porto Alegre, Descrição: A pesquisa tem por objetivo entender o processo de implementação da Política Nacional de Humanização dos Serviços de Saúde no município de Porto Alegre a partir da perspectiva dos Conselhos Locais de Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Integrante / Luciana Leite Lima - Coordenador / Gianna Vargas Reis Salgado Dias - Integrante / Juliana dos Santos - Integrante / Doris Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Implementação de políticas públicas: análise do programa de humanização dos serviços de saúde de Porto Alegre, Descrição: Descrição: O objetivo deste trabalho é identificar elementos que expliquem a implementação do programa de humanização da assistência nas unidades básicas de saúde de Porto Alegre. Constatou-se que a implementação do programa se dá de forma diferenciada nas gerências e nos serviços de saúde. Almeja-se identificar os elementos que explicam a maior ou menor resistência para a implementação do plano nos serviços de saúde. Argumenta-se que os incentivos centrais não são suficientes para garantir a implementação do programa nas instâncias locais de gestão da política de saúde. As dinâmicas e preferências dos atores implementadores influenciam o timing da implementação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Integrante / Luciana Leite Lima - Coordenador / Renata Bruscato - Integrante / Gianna Vargas Reis Salgado Dias - Integrante / Juliana dos Santos - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Análise da implementação da Política Nacional de Educação Tecnológica, Descrição: A pesquisa objetivou analisar a implementação da política nacional de educação tecnológica para identificar elementos explicativos de sua trajetória. O campo de pesquisa foi o Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Resultados divulgados em congressos científicos e artigo publicado na Revista Aval. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Luciana Leite Lima - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Etnografia customizada, Descrição: Desenvolvimento e incorporação de ferramentas em HCM à linha de produtos da empresa a partir da metodologia proposta no âmbito do programa de doutorado em Ciências Sociais da Unicamp (D'ASCENZI, 2010).. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante.

  • 2003 - 2003

    Downsizing, Descrição: Elaboração e implementação de projeto de readequação financeira. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador.

  • 2002 - 2003

    Reestruturação Organizacional, Descrição: Elaboração e implementação de projeto de reestruturação organizacional. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador.

  • 2000 - 2002

    Proposta de Reestruturação para a XYZ, Descrição: Elaboração e implementação de projeto de reestruturação organizacional. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2011

    Etnografia customizada, Descrição: Projeto integra processo de inovação radical promovido a partir da ampliação da oferta de serviços da SER HCM, que, incluindo os objetivos dessa pesquisa, visa oferecer a seus clientes soluções completas em gestão do capital humano, com potencial para superar suas expectativas e atuais necessidades. Nesse sentido, quer complementar seu mix com produtos que estejam alinhados às tendências de mercado apontadas pelas mais recentes e conceituadas pesquisas em RH, de maneira a permitir acessar novas oportunidades comerciais em clientes e mercados atuais, acelerar o ciclo de vendas, aumentar a competitividade e principalmente tornar-se apta a adquirir clientes e mercados não acessíveis mediante a oferta atual de serviços. Assim, já vinha apoiando a pesquisa básica específica através de convênio universidade-empresa e, superada essa fase, com apoio do poder público de São Paulo, pretende desenvolver seus resultados até que se transforme em produto, a Etnografia Customizada. Um caminho que pode significar diferencial de mercado para a SER HCM no curto prazo e, a longo prazo, o aprofundamento da tendência de democratização e humanização das relações de trabalho. Trata-se de desenvolvimento do método etnográfico da antropologia social que, aplicado em análise organizacional, não tem similar. Mais especificamente, de posse do problema de pesquisa garimpado junto à gestão local, o método passa a integrar a base conceitual tradicional como matéria-prima de suas análises, valendo-se da produção local, o que agiliza o processo e facilita a comunicação. Ou seja, toma o trabalho, de base funcional, já realizado e documentado pelos trabalhadores, integrando-o como parte da explicação. Seu resultado é uma análise organizacional pontual e objetiva, dada a questão de pesquisa; mas cujo nível de detalhamento ainda não encontra similar. Isso porque consegue partir das visões funcionais locais sem perdê-las de vista, levando o cliente a perceber muito além do funcionamento do problema,. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / SER HCM LTDA - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Etnografia customizada, Descrição: Projeto integra processo de inovação radical promovido a partir da ampliação da oferta de serviços da SER HCM, que, incluindo os objetivos dessa pesquisa, visa oferecer a seus clientes soluções completas em gestão do capital humano, com potencial para superar suas expectativas e atuais necessidades. Nesse sentido, quer complementar seu mix com produtos que estejam alinhados às tendências de mercado apontadas pelas mais recentes e conceituadas pesquisas em RH, de maneira a permitir acessar novas oportunidades comerciais em clientes e mercados atuais, acelerar o ciclo de vendas, aumentar a competitividade e principalmente tornar-se apta a adquirir clientes e mercados não acessíveis mediante a oferta atual de serviços. Assim, já vinha apoiando a pesquisa básica específica através de convênio universidade-empresa e, superada essa fase, com apoio do poder público de São Paulo, pretende desenvolver seus resultados até que se transforme em produto, a Etnografia Customizada. Um caminho que pode significar diferencial de mercado para a SER HCM no curto prazo e, a longo prazo, o aprofundamento da tendência de democratização e humanização das relações de trabalho. Trata-se de desenvolvimento do método etnográfico da antropologia social que, aplicado em análise organizacional, não tem similar. Mais especificamente, de posse do problema de pesquisa garimpado junto à gestão local, o método passa a integrar a base conceitual tradicional como matéria-prima de suas análises, valendo-se da produção local, o que agiliza o processo e facilita a comunicação. Ou seja, toma o trabalho, de base funcional, já realizado e documentado pelos trabalhadores, integrando-o como parte da explicação. Seu resultado é uma análise organizacional pontual e objetiva, dada a questão de pesquisa; mas cujo nível de detalhamento ainda não encontra similar. Isso porque consegue partir das visões funcionais locais sem perdê-las de vista, levando o cliente a perceber muito além do funcionamento do problema,. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / SER HCM LTDA - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Etnografia customizada, Descrição: Projeto integra processo de inovação radical promovido a partir da ampliação da oferta de serviços da SER HCM, que, incluindo os objetivos dessa pesquisa, visa oferecer a seus clientes soluções completas em gestão do capital humano, com potencial para superar suas expectativas e atuais necessidades. Nesse sentido, quer complementar seu mix com produtos que estejam alinhados às tendências de mercado apontadas pelas mais recentes e conceituadas pesquisas em RH, de maneira a permitir acessar novas oportunidades comerciais em clientes e mercados atuais, acelerar o ciclo de vendas, aumentar a competitividade e principalmente tornar-se apta a adquirir clientes e mercados não acessíveis mediante a oferta atual de serviços. Assim, já vinha apoiando a pesquisa básica específica através de convênio universidade-empresa e, superada essa fase, com apoio do poder público de São Paulo, pretende desenvolver seus resultados até que se transforme em produto, a Etnografia Customizada. Um caminho que pode significar diferencial de mercado para a SER HCM no curto prazo e, a longo prazo, o aprofundamento da tendência de democratização e humanização das relações de trabalho. Trata-se de desenvolvimento do método etnográfico da antropologia social que, aplicado em análise organizacional, não tem similar. Mais especificamente, de posse do problema de pesquisa garimpado junto à gestão local, o método passa a integrar a base conceitual tradicional como matéria-prima de suas análises, valendo-se da produção local, o que agiliza o processo e facilita a comunicação. Ou seja, toma o trabalho, de base funcional, já realizado e documentado pelos trabalhadores, integrando-o como parte da explicação. Seu resultado é uma análise organizacional pontual e objetiva, dada a questão de pesquisa; mas cujo nível de detalhamento ainda não encontra similar. Isso porque consegue partir das visões funcionais locais sem perdê-las de vista, levando o cliente a perceber muito além do funcionamento do problema,. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / SER HCM LTDA - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Etnografia customizada, Descrição: Projeto integra processo de inovação radical promovido a partir da ampliação da oferta de serviços da SER HCM, que, incluindo os objetivos dessa pesquisa, visa oferecer a seus clientes soluções completas em gestão do capital humano, com potencial para superar suas expectativas e atuais necessidades. Nesse sentido, quer complementar seu mix com produtos que estejam alinhados às tendências de mercado apontadas pelas mais recentes e conceituadas pesquisas em RH, de maneira a permitir acessar novas oportunidades comerciais em clientes e mercados atuais, acelerar o ciclo de vendas, aumentar a competitividade e principalmente tornar-se apta a adquirir clientes e mercados não acessíveis mediante a oferta atual de serviços. Assim, já vinha apoiando a pesquisa básica específica através de convênio universidade-empresa e, superada essa fase, com apoio do poder público de São Paulo, pretende desenvolver seus resultados até que se transforme em produto, a Etnografia Customizada. Um caminho que pode significar diferencial de mercado para a SER HCM no curto prazo e, a longo prazo, o aprofundamento da tendência de democratização e humanização das relações de trabalho. Trata-se de desenvolvimento do método etnográfico da antropologia social que, aplicado em análise organizacional, não tem similar. Mais especificamente, de posse do problema de pesquisa ?garimpado? junto à gestão local, o método passa a integrar a base conceitual tradicional como matéria-prima de suas análises, valendo-se da produção local, o que agiliza o processo e facilita a comunicação. Ou seja, toma o trabalho, de base funcional, já realizado e documentado pelos trabalhadores, integrando-o como parte da explicação. Seu resultado é uma análise organizacional pontual e objetiva, dada a questão de pesquisa; mas cujo nível de detalhamento ainda não encontra similar. Isso porque consegue partir das visões funcionais locais sem perdê-las de vista, levando o cliente a perceber muito além do funcionamento do problema,. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante., Financiador(es): SER HCM LTDA - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Etnografia customizada, Descrição: Projeto integra processo de inovação radical promovido a partir da ampliação da oferta de serviços da SER HCM, que, incluindo os objetivos dessa pesquisa, visa oferecer a seus clientes soluções completas em gestão do capital humano, com potencial para superar suas expectativas e atuais necessidades. Nesse sentido, quer complementar seu mix com produtos que estejam alinhados às tendências de mercado apontadas pelas mais recentes e conceituadas pesquisas em RH, de maneira a permitir acessar novas oportunidades comerciais em clientes e mercados atuais, acelerar o ciclo de vendas, aumentar a competitividade e principalmente tornar-se apta a adquirir clientes e mercados não acessíveis mediante a oferta atual de serviços. Assim, já vinha apoiando a pesquisa básica específica através de convênio universidade-empresa e, superada essa fase, com apoio do poder público de São Paulo, pretende desenvolver seus resultados até que se transforme em produto, a Etnografia Customizada. Um caminho que pode significar diferencial de mercado para a SER HCM no curto prazo e, a longo prazo, o aprofundamento da tendência de democratização e humanização das relações de trabalho. Trata-se de desenvolvimento do método etnográfico da antropologia social que, aplicado em análise organizacional, não tem similar. Mais especificamente, de posse do problema de pesquisa ?garimpado? junto à gestão local, o método passa a integrar a base conceitual tradicional como matéria-prima de suas análises, valendo-se da produção local, o que agiliza o processo e facilita a comunicação. Ou seja, toma o trabalho, de base funcional, já realizado e documentado pelos trabalhadores, integrando-o como parte da explicação. Seu resultado é uma análise organizacional pontual e objetiva, dada a questão de pesquisa; mas cujo nível de detalhamento ainda não encontra similar. Isso porque consegue partir das visões funcionais locais sem perdê-las de vista, levando o cliente a perceber muito além do funcionamento do problema,. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / SER HCM LTDA - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Etnografia customizada, Descrição: Projeto integra processo de inovação radical promovido a partir da ampliação da oferta de serviços da SER HCM, que, incluindo os objetivos dessa pesquisa, visa oferecer a seus clientes soluções completas em gestão do capital humano, com potencial para superar suas expectativas e atuais necessidades. Nesse sentido, quer complementar seu mix com produtos que estejam alinhados às tendências de mercado apontadas pelas mais recentes e conceituadas pesquisas em RH, de maneira a permitir acessar novas oportunidades comerciais em clientes e mercados atuais, acelerar o ciclo de vendas, aumentar a competitividade e principalmente tornar-se apta a adquirir clientes e mercados não acessíveis mediante a oferta atual de serviços. Assim, já vinha apoiando a pesquisa básica específica através de convênio universidade-empresa e, superada essa fase, com apoio do poder público de São Paulo, pretende desenvolver seus resultados até que se transforme em produto, a Etnografia Customizada. Um caminho que pode significar diferencial de mercado para a SER HCM no curto prazo e, a longo prazo, o aprofundamento da tendência de democratização e humanização das relações de trabalho. Trata-se de desenvolvimento do método etnográfico da antropologia social que, aplicado em análise organizacional, não tem similar. Mais especificamente, de posse do problema de pesquisa ?garimpado? junto à gestão local, o método passa a integrar a base conceitual tradicional como matéria-prima de suas análises, valendo-se da produção local, o que agiliza o processo e facilita a comunicação. Ou seja, toma o trabalho, de base funcional, já realizado e documentado pelos trabalhadores, integrando-o como parte da explicação. Seu resultado é uma análise organizacional pontual e objetiva, dada a questão de pesquisa; mas cujo nível de detalhamento ainda não encontra similar. Isso porque consegue partir das visões funcionais locais sem perdê-las de vista, levando o cliente a perceber muito além do funcionamento do problema,. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / SER HCM LTDA - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Etnografia customizada, Descrição: Projeto integra processo de inovação radical promovido a partir da ampliação da oferta de serviços da SER HCM, que, incluindo os objetivos dessa pesquisa, visa oferecer a seus clientes soluções completas em gestão do capital humano, com potencial para superar suas expectativas e atuais necessidades. Nesse sentido, quer complementar seu mix com produtos que estejam alinhados às tendências de mercado apontadas pelas mais recentes e conceituadas pesquisas em RH, de maneira a permitir acessar novas oportunidades comerciais em clientes e mercados atuais, acelerar o ciclo de vendas, aumentar a competitividade e principalmente tornar-se apta a adquirir clientes e mercados não acessíveis mediante a oferta atual de serviços. Assim, já vinha apoiando a pesquisa básica específica através de convênio universidade-empresa e, superada essa fase, com apoio do poder público de São Paulo, pretende desenvolver seus resultados até que se transforme em produto, a Etnografia Customizada. Um caminho que pode significar diferencial de mercado para a SER HCM no curto prazo e, a longo prazo, o aprofundamento da tendência de democratização e humanização das relações de trabalho. Trata-se de desenvolvimento do método etnográfico da antropologia social que, aplicado em análise organizacional, não tem similar. Mais especificamente, de posse do problema de pesquisa ?garimpado? junto à gestão local, o método passa a integrar a base conceitual tradicional como matéria-prima de suas análises, valendo-se da produção local, o que agiliza o processo e facilita a comunicação. Ou seja, toma o trabalho, de base funcional, já realizado e documentado pelos trabalhadores, integrando-o como parte da explicação. Seu resultado é uma análise organizacional pontual e objetiva, dada a questão de pesquisa; mas cujo nível de detalhamento ainda não encontra similar. Isso porque consegue partir das visões funcionais locais sem perdê-las de vista, levando o cliente a perceber muito além do funcionamento do problema,. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / SER HCM LTDA - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Etnografia customizada, Descrição: Projeto integra processo de inovação radical promovido a partir da ampliação da oferta de serviços da SER HCM, que, incluindo os objetivos dessa pesquisa, visa oferecer a seus clientes soluções completas em gestão do capital humano, com potencial para superar suas expectativas e atuais necessidades. Nesse sentido, quer complementar seu mix com produtos que estejam alinhados às tendências de mercado apontadas pelas mais recentes e conceituadas pesquisas em RH, de maneira a permitir acessar novas oportunidades comerciais em clientes e mercados atuais, acelerar o ciclo de vendas, aumentar a competitividade e principalmente tornar-se apta a adquirir clientes e mercados não acessíveis mediante a oferta atual de serviços. Assim, já vinha apoiando a pesquisa básica específica através de convênio universidade-empresa e, superada essa fase, com apoio do poder público de São Paulo, pretende desenvolver seus resultados até que se transforme em produto, a Etnografia Customizada. Um caminho que pode significar diferencial de mercado para a SER HCM no curto prazo e, a longo prazo, o aprofundamento da tendência de democratização e humanização das relações de trabalho. Trata-se de desenvolvimento do método etnográfico da antropologia social que, aplicado em análise organizacional, não tem similar. Mais especificamente, de posse do problema de pesquisa ?garimpado? junto à gestão local, o método passa a integrar a base conceitual tradicional como matéria-prima de suas análises, valendo-se da produção local, o que agiliza o processo e facilita a comunicação. Ou seja, toma o trabalho, de base funcional, já realizado e documentado pelos trabalhadores, integrando-o como parte da explicação. Seu resultado é uma análise organizacional pontual e objetiva, dada a questão de pesquisa; mas cujo nível de detalhamento ainda não encontra similar. Isso porque consegue partir das visões funcionais locais sem perdê-las de vista, levando o cliente a perceber muito além do funcionamento do problema,. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante., Financiador(es): SER HCM LTDA - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Etnografia customizada, Descrição: Projeto integra processo de inovação radical promovido a partir da ampliação da oferta de serviços da SER HCM, que, incluindo os objetivos dessa pesquisa, visa oferecer a seus clientes soluções completas em gestão do capital humano, com potencial para superar suas expectativas e atuais necessidades. Nesse sentido, quer complementar seu mix com produtos que estejam alinhados às tendências de mercado apontadas pelas mais recentes e conceituadas pesquisas em RH, de maneira a permitir acessar novas oportunidades comerciais em clientes e mercados atuais, acelerar o ciclo de vendas, aumentar a competitividade e principalmente tornar-se apta a adquirir clientes e mercados não acessíveis mediante a oferta atual de serviços. Assim, já vinha apoiando a pesquisa básica específica através de convênio universidade-empresa e, superada essa fase, com apoio do poder público de São Paulo, pretende desenvolver seus resultados até que se transforme em produto, a Etnografia Customizada. Um caminho que pode significar diferencial de mercado para a SER HCM no curto prazo e, a longo prazo, o aprofundamento da tendência de democratização e humanização das relações de trabalho. Trata-se de desenvolvimento do método etnográfico da antropologia social que, aplicado em análise organizacional, não tem similar. Mais especificamente, de posse do problema de pesquisa ?garimpado? junto à gestão local, o método passa a integrar a base conceitual tradicional como matéria-prima de suas análises, valendo-se da produção local, o que agiliza o processo e facilita a comunicação. Ou seja, toma o trabalho, de base funcional, já realizado e documentado pelos trabalhadores, integrando-o como parte da explicação. Seu resultado é uma análise organizacional pontual e objetiva, dada a questão de pesquisa; mas cujo nível de detalhamento ainda não encontra similar. Isso porque consegue partir das visões funcionais locais sem perdê-las de vista, levando o cliente a perceber muito além do funcionamento do problema,. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante., Financiador(es): SER HCM LTDA - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Etnografia customizada, Descrição: Projeto integra processo de inovação radical promovido a partir da ampliação da oferta de serviços da SER HCM, que, incluindo os objetivos dessa pesquisa, visa oferecer a seus clientes soluções completas em gestão do capital humano, com potencial para superar suas expectativas e atuais necessidades. Nesse sentido, quer complementar seu mix com produtos que estejam alinhados às tendências de mercado apontadas pelas mais recentes e conceituadas pesquisas em RH, de maneira a permitir acessar novas oportunidades comerciais em clientes e mercados atuais, acelerar o ciclo de vendas, aumentar a competitividade e principalmente tornar-se apta a adquirir clientes e mercados não acessíveis mediante a oferta atual de serviços. Assim, já vinha apoiando a pesquisa básica específica através de convênio universidade-empresa e, superada essa fase, com apoio do poder público de São Paulo, pretende desenvolver seus resultados até que se transforme em produto, a Etnografia Customizada. Um caminho que pode significar diferencial de mercado para a SER HCM no curto prazo e, a longo prazo, o aprofundamento da tendência de democratização e humanização das relações de trabalho. Trata-se de desenvolvimento do método etnográfico da antropologia social que, aplicado em análise organizacional, não tem similar. Mais especificamente, de posse do problema de pesquisa ?garimpado? junto à gestão local, o método passa a integrar a base conceitual tradicional como matéria-prima de suas análises, valendo-se da produção local, o que agiliza o processo e facilita a comunicação. Ou seja, toma o trabalho, de base funcional, já realizado e documentado pelos trabalhadores, integrando-o como parte da explicação. Seu resultado é uma análise organizacional pontual e objetiva, dada a questão de pesquisa; mas cujo nível de detalhamento ainda não encontra similar. Isso porque consegue partir das visões funcionais locais sem perdê-las de vista, levando o cliente a perceber muito além do funcionamento do problema,. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante., Financiador(es): SER HCM LTDA - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Etnografia customizada, Descrição: Projeto integra processo de inovação radical promovido a partir da ampliação da oferta de serviços da SER HCM, que, incluindo os objetivos dessa pesquisa, visa oferecer a seus clientes soluções completas em gestão do capital humano, com potencial para superar suas expectativas e atuais necessidades. Nesse sentido, quer complementar seu mix com produtos que estejam alinhados às tendências de mercado apontadas pelas mais recentes e conceituadas pesquisas em RH, de maneira a permitir acessar novas oportunidades comerciais em clientes e mercados atuais, acelerar o ciclo de vendas, aumentar a competitividade e principalmente tornar-se apta a adquirir clientes e mercados não acessíveis mediante a oferta atual de serviços. Assim, já vinha apoiando a pesquisa básica específica através de convênio universidade-empresa e, superada essa fase, com apoio do poder público de São Paulo, pretende desenvolver seus resultados até que se transforme em produto, a Etnografia Customizada. Um caminho que pode significar diferencial de mercado para a SER HCM no curto prazo e, a longo prazo, o aprofundamento da tendência de democratização e humanização das relações de trabalho. Trata-se de desenvolvimento do método etnográfico da antropologia social que, aplicado em análise organizacional, não tem similar. Mais especificamente, de posse do problema de pesquisa ?garimpado? junto à gestão local, o método passa a integrar a base conceitual tradicional como matéria-prima de suas análises, valendo-se da produção local, o que agiliza o processo e facilita a comunicação. Ou seja, toma o trabalho, de base funcional, já realizado e documentado pelos trabalhadores, integrando-o como parte da explicação. Seu resultado é uma análise organizacional pontual e objetiva, dada a questão de pesquisa; mas cujo nível de detalhamento ainda não encontra similar. Isso porque consegue partir das visões funcionais locais sem perdê-las de vista, levando o cliente a perceber muito além do funcionamento do problema,. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / SER HCM LTDA - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Etnografia customizada, Descrição: Projeto integra processo de inovação radical promovido a partir da ampliação da oferta de serviços da SER HCM, que, incluindo os objetivos dessa pesquisa, visa oferecer a seus clientes soluções completas em gestão do capital humano, com potencial para superar suas expectativas e atuais necessidades. Nesse sentido, quer complementar seu mix com produtos que estejam alinhados às tendências de mercado apontadas pelas mais recentes e conceituadas pesquisas em RH, de maneira a permitir acessar novas oportunidades comerciais em clientes e mercados atuais, acelerar o ciclo de vendas, aumentar a competitividade e principalmente tornar-se apta a adquirir clientes e mercados não acessíveis mediante a oferta atual de serviços. Assim, já vinha apoiando a pesquisa básica específica através de convênio universidade-empresa e, superada essa fase, com apoio do poder público de São Paulo, pretende desenvolver seus resultados até que se transforme em produto, a Etnografia Customizada. Um caminho que pode significar diferencial de mercado para a SER HCM no curto prazo e, a longo prazo, o aprofundamento da tendência de democratização e humanização das relações de trabalho. Trata-se de desenvolvimento do método etnográfico da antropologia social que, aplicado em análise organizacional, não tem similar. Mais especificamente, de posse do problema de pesquisa ?garimpado? junto à gestão local, o método passa a integrar a base conceitual tradicional como matéria-prima de suas análises, valendo-se da produção local, o que agiliza o processo e facilita a comunicação. Ou seja, toma o trabalho, de base funcional, já realizado e documentado pelos trabalhadores, integrando-o como parte da explicação. Seu resultado é uma análise organizacional pontual e objetiva, dada a questão de pesquisa; mas cujo nível de detalhamento ainda não encontra similar. Isso porque consegue partir das visões funcionais locais sem perdê-las de vista, levando o cliente a perceber muito além do funcionamento do problema,. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante.Financiador(es): SER HCM LTDA - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Etnografia customizada, Descrição: Projeto integra processo de inovação radical promovido a partir da ampliação da oferta de serviços da SER HCM, que, incluindo os objetivos dessa pesquisa, visa oferecer a seus clientes soluções completas em gestão do capital humano, com potencial para superar suas expectativas e atuais necessidades. Nesse sentido, quer complementar seu mix com produtos que estejam alinhados às tendências de mercado apontadas pelas mais recentes e conceituadas pesquisas em RH, de maneira a permitir acessar novas oportunidades comerciais em clientes e mercados atuais, acelerar o ciclo de vendas, aumentar a competitividade e principalmente tornar-se apta a adquirir clientes e mercados não acessíveis mediante a oferta atual de serviços. Assim, já vinha apoiando a pesquisa básica específica através de convênio universidade-empresa e, superada essa fase, com apoio do poder público de São Paulo, pretende desenvolver seus resultados até que se transforme em produto, a Etnografia Customizada. Um caminho que pode significar diferencial de mercado para a SER HCM no curto prazo e, a longo prazo, o aprofundamento da tendência de democratização e humanização das relações de trabalho. Trata-se de desenvolvimento do método etnográfico da antropologia social que, aplicado em análise organizacional, não tem similar. Mais especificamente, de posse do problema de pesquisa ?garimpado? junto à gestão local, o método passa a integrar a base conceitual tradicional como matéria-prima de suas análises, valendo-se da produção local, o que agiliza o processo e facilita a comunicação. Ou seja, toma o trabalho, de base funcional, já realizado e documentado pelos trabalhadores, integrando-o como parte da explicação. Seu resultado é uma análise organizacional pontual e objetiva, dada a questão de pesquisa; mas cujo nível de detalhamento ainda não encontra similar. Isso porque consegue partir das visões funcionais locais sem perdê-las de vista, levando o cliente a perceber muito além do funcionamento do problema,. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Luciano D'Ascenzi - Coordenador / Renato Toi - Integrante / Maria Almeida - Integrante., Financiador(es): SER HCM LTDA - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Diretoria de Tarifas e Estudos Econômicos. , Avenida Borges de Medeiros 659 - 13º andar, Centro Histórico, 90020023 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 36013500, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados - RS

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: TS Diretoria de Tarifas e Estudos Econômicos, Carga horária: 40

    Atividades

    • 05/2014

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Tarifas e Estudos Econômicos, .,Serviço realizado, Estudos e Notas Técnicas em metodologia e técnicas de regulação.

    • 05/2014

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Tarifas e Estudos Econômicos, .,Serviço realizado, Revisões tarifárias dos setores de transporte intermunicipal de passageiros e de saneamento básico do RS.

    • 05/2014

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Tarifas e Estudos Econômicos, .,Serviço realizado, Estudos em regulação de sistemas públicos delegados pelo RS.

    • 05/2014

      Serviços técnicos especializados , Agergs, Diretoria de Tarifas e Estudos Econômicos.,Serviço realizado, Estudos e Informações em regulamentação regulatória.

  • 2016 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador CEGOV

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Externo

    Outras informações:
    "Análise das políticas públicas de desenvolvimento econômico no nível municipal de governo: um estudo das experiências das capitais brasileiras"; com financiamento CNPq e FAPERGS

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professor de Recursos Humanos da Escola de Administração; cursos: Políticas Públicas, Gestão Social e Desenvolvimento, Teoria Organizacional 1

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Externo

    Outras informações:
    Participação na pesquisa "Implementação de políticas públicas: análise do programa de humanização dos serviços de saúde de Porto Alegre", conforme relatório de pesquisa e financiamento FAPERGS

    Atividades

    • 04/2014

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Organizacional I, Oficina IV: Gestão Social e Desenvolvimento, Políticas Públicas, Psicologia Aplicada à Administração

    • 01/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 2009 - Atual

    rede brasileira de monitoramento e avaliacao

    Vínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Colaborador

    Outras informações:
    As práticas de monitoramento e avaliação de resultados vêem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo como um conjunto de ferramentas de gestão imprescindíveis para o desenho, implementação e controle de políticas públicas de qualidade. Não obstante, os espaços para troca e aprendizado neste campo ainda são incipientes. Este é o desafio que a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação busca enfrentar.

  • 2010 - Atual

    Grupo de Pesquisa Culturas Empresariais/ DA/ IFCH/ Unicamp

    Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador docente

    Outras informações:
    Nome mudou para Etnografias do Capitalismo Contemporâneo

  • 2002 - 2010

    Grupo de Pesquisa Culturas Empresariais/ DA/ IFCH/ Unicamp

    Vínculo: pesquisador, Enquadramento Funcional: pesquisador discente

    Outras informações:
    "Etnografias do Capitalismo" (Culturas Empresariais): grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Antropologia da Unicamp. Realiza pesquisa na área de antropologia e cultura empresarial (antropologia das organizações): desenvolve pesquisas e consultorias em empresas públicas e privadas (relatórios fechados)

    Atividades

    • 04/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , DA/ IFCH, .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2016

    Grupo de Estudos de Empresas e Organizações (PUCRS)

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Atividades

    • 04/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , PUCRS, .,Linhas de pesquisa

  • 2010 - 2014

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Edital de Concurso Público 05/2010 - Professor EBTT (Econômica/ Gestão) - ensino técnico e superior

    Atividades

    • 06/2010 - 04/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Gestão de Projetos, Introdução a Economia

    • 06/2010 - 04/2014

      Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Macroeconomia, Microeconomia, Teoria Econômica, Gestão de Projetos

    • 02/2011 - 02/2012

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Ensino Superior, .,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante.

    • 08/2010 - 08/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Extensão, .,Cargo ou função, Comissão de Gerenciamento Ações de Extensão.

    • 08/2010 - 08/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Pesquisa e Inovação, .,Cargo ou função, Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação.

    • 06/2010 - 05/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Pesquisa e Inovação, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2011 - 03/2011

      Serviços técnicos especializados , Coordenação de Ensino Superior, .,Serviço realizado, Parecerista Edital 04/2011.

    • 06/2010 - 01/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção de Ensino, .,Cargo ou função, Comissão do Processo Seletivo 2010/2.

  • 2010 - 2010

    Instituto de Economia da UNICAMP

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Externo

    Atividades

    • 08/2010 - 12/2010

      Extensão universitária , Escola de Extensão da Unicamp, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Cultura e Inovação em Organizações.

  • 2010 - 2011

    Escola de Extensão da UNICAMP

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Externo

    Outras informações:
    Pesquisa e desenvolvimento de metodologia em análise organizacional com vistas à complementação do mix de produtos para a instituição financiadora (SER HCM) através do convênio 4137 da Funcamp

    Atividades

    • 10/2008 - 08/2010

      Extensão universitária , Extecamp/ Unicamp, .,Atividade de extensão realizada, Consultoria em Gestão de Capital Humano.

  • 2008 - 2010

    Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP

    Vínculo: Convênio (nº4137), Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2008 - 2010

    SER HCM

    Vínculo: Convênio de Extensão 4137, Enquadramento Funcional: Pesquisador Extensionista

    Outras informações:
    Empresa de outsorcing em "human capital management" conveniada com a Unicamp; atividade de desenvolvimento do método proposto no âmbito do programa de doutorado em antropologia das organizações (etnografia customizada) através de projeto PIPE/ Fapesp

  • 2006 - 2008

    SER HCM

    Vínculo: Pesquisador Extensionista, Enquadramento Funcional: Consultor Externo

    Atividades

    • 10/2008 - 09/2010

      Extensão universitária , Diretoria, .,Atividade de extensão realizada, Desenvolvimento metodológico para análise de organizações sociais.

    • 04/2006 - 09/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria, .,Linhas de pesquisa

  • 2002 - 2003

    Laboratório de Análises Clínicas Ramos de Souza

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Procedimentos (Implantação), Carga horária: 30

    Outras informações:
    Elaboração e implementação de projetos de reestruturação

    Atividades

    • 02/2002 - 09/2003

      Direção e administração, Conselho Diretor, .,Cargo ou função, Coordenador de Procedimentos (Implantação):.

  • 2000 - 2002

    Clínica de Cardiologia e Reabilitação

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40

    Atividades

    • 04/2000 - 04/2002

      Direção e administração, Conselho Diretor, .,Cargo ou função, Administração geral.

  • 1998 - 2000

    Waratah Vídeo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor

    Atividades

    • 01/1998 - 03/2000

      Direção e administração, Gerência Geral, .,Cargo ou função, Diretor Executivo.

  • 1990 - 1998

    Art Calçados

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: diversos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Analista Econômico-Financeiro; Gerente de Unidade; Supervisor de Varejo; Gerente Regional

    Atividades

    • 12/1995 - 01/1998

      Direção e administração, Varejo, .,Cargo ou função, Gerente de Marketing.

    • 06/1994 - 12/1995

      Direção e administração, Varejo, .,Cargo ou função, Supervisor de Varejo.

    • 05/1991 - 06/1994

      Direção e administração, Varejo, .,Cargo ou função, Gerente de Unidade.

    • 12/1990 - 05/1991

      Serviços técnicos especializados , Escritório Central, .,Serviço realizado, Analista Econômico-Financeiro.

  • 1990 - 1990

    Maxion

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Trainee Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/1990 - 10/1990

      Treinamentos ministrados , Planejamento Financeiro, .,Treinamentos ministrados, Trainee Administrativo