Ivana Patricia Ribeiro Correia

Atualmente estudante de Ciências Biologicas , estagiaria do Laboratorio de estudos vegetais (LEVE) e voluntária no Laboratório de Taxonomia de Briófitas (BRIOFLORA) atuando na área de taxonomia dos grupos de Prionolejeunea e Cyclolejeunea e Ecologia vegetal.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2012 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CORREIA, I. P. R. . IX Semana de Biologia da UFBA. 2014. (Outro).

CORREIA, I. P. R. . IX Semana de Biologia da UFBA. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudia Luizon Dias Leme

Praticas de Ensino de Biologia no Ensino Médio e Fundamental; 2014; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Em Ciencias Biologicas Para Licenciad) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudia Luizon Dias Leme;

Eduardo Mariano Neto

Avaliação do estabelecimento de sapucaia (Lecythis pisonis) em cacauais com submetidos ou não à intensificação no sul da Bahia; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Eduardo Mariano Neto;

Maria Braga Brito Alves

Informatização, acesso digital, expansão e conservação do acervo do Herbário Alexandre Leal Costa, Universidade Federal da Bahia, Bahia; 2013; Orientação de outra natureza - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Braga Brito Alves;

Cid José Passos Bastos

Biologia reprodutiva da epífila Cyclolejeunea convexistipa (Lejeuneaceae, Marchantiophyta) na Serra da Jiboia, Bahia, Brasil; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - UFBA - Inst; de Biologia - Depto; de Botânica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cid José Passos Bastos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Avaliação do estabelecimento de sapucaia (Lecythis pisonis) em cacauais com submetidos ou não à intensificação no sul da Bahia, Descrição: O projeto tem como objetivos avaliar a densidade e distribuição espacial de jovens de populações de uma espécie arbórea dispersa por vertebrados (sapucaia ? Lecythis pisonis Cambess.) em ambientes de agroflorestas de cacau com manejo intensificado (densidade de árvores entre 30 e 80 indivíduos/ha) e não intensificado (densidade <20 indivíduos/ha), comparando-os a interiores de grandes trechos de florestas, inseridos em uma parcela permanente do Programa PELD/CNPq, localizada no município de Una, no sul da Bahia. Para análise dos padrões espaciais de estabelecimento de plântulas de sapucaia nas três situações de interesse: cacauais tradicionais, cacauais intensificados e interiores de floresta, serão alocadas em seis trechos de cada uma destas unidades de uso e ocupação do solo parcelas de 100x100m (1ha) onde serão procurados indivíduos de sapucaia acima de 15cm de altura. Estes terão sua localização espacial tomada. As análises de estrutura espacial serão realizadas em cada sítio amostral usando a função K de Ripley. Também serão avaliadas diferenças entre os tipos de cacauais na densidade de plântulas e no grau de agregação das mesmas, avaliado através dos pontos críticos de agregação da função K.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ivana Patricia Ribeiro Correia - Coordenador / EDUARDO MARIANO - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Informatização, acesso digital, expansão e conservação do acervo do Herbário Alexandre Leal Costa, Universidade Federal da Bahia, Bahia, Descrição: Os Herbários são fontes notáveis e insubstituíveis de informações taxonômicas (científicas e populares) e nomenclaturais, fenológicas e ambientais. Representam a base para a biologia comparada (estudo da biologia evolutiva e as relações entre as espécies), o que implica diretamente em ajudar a entender o passado e como melhor administrar o futuro. Na última década, uma das prioridades para a pesquisa taxonômica é a preservação de coleções biológicas e o investimento em infraestrutura cibernética para atender exclusivamente as necessidades dos interessados em informações taxonômicas. Desta maneira, o objetivo do presente projeto é a informatização, acessibilidade digital, expansão e a conservação das coleções do acervo do Herbário Alexandre Leal Costa (ALCB), Universidade Federal da Bahia, Bahia. Como principais metas, destacam-se: a informatização completa dos dados das etiquetas do acervo do Herbário ALCB, incluindo as coleções históricas, e concomitante atualização junto ao SpeciesLink; inclusão do código de barras em toda a coleção; digitalização das imagens dos espécimes tipo e espécies selecionadas através do status conforme IUCN (raras, endêmicas, ameaçadas... ) e outros aspectos como a importância econômica; expansão das coleções do Herbário ALCB; incremento do banco de dados com a inclusão da referência sobre as sequências de DNA extraídas; modernização e conservação do acervo do Herbário ALCB; fortalecimento das parcerias através do intercâmbio científico, de pessoal entre pesquisadores e estudantes, e de espécimes do acervo com outras instituições de pesquisa e/ou ensino, nacionais ou estrangeiras e, finalmente, capacitar alunos de Iniciação Científica e Pós-Graduação em taxonomia e nas técnicas de informatização e disponibilização pública dos dados de Herbário em sítios virtuais. Para a realização das metas serão selecionados e treinados quatro bolsistas de iniciação científica para atender às demandas referentes à informatização e acesso digital das etiq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ivana Patricia Ribeiro Correia - Coordenador / Nádia Roque - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Programa institucional de bolsas de iniciação a docência (PIBID BIOLOGIA). Plano de Trabalho baseado em "Estratégias didáticas no ensino de botânica utilizando plantas medicinais".

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID). SUBPROJETO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO.

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista do Cnpq da Universidade Federal da Bahia,atuando com Informatização, acesso digital, expansão e conservação do acervo do Herbário Alexandre Leal Costa. Descrição: Os Herbários são fontes notáveis e insubstituíveis de informações taxonômicas (científicas e populares) e nomenclaturais, fenológicas e ambientais. Representam a base para a biologia comparada (estudo da biologia evolutiva e as relações entre as espécies), o que implica diretamente em ajudar a entender o passado e como melhor administrar o futuro. Na última década, uma das prioridades para a pesquisa taxonômica é a preservação de coleções biológicas e o investimento em infraestrutura cibernética para atender exclusivamente as necessidades dos interessados em informações taxonômicas. Desta maneira, o objetivo do presente projeto é a informatização, acessibilidade digital, expansão e a conservação das coleções do acervo do Herbário Alexandre Leal Costa (ALCB), Universidade Federal da Bahia, Bahia. Como principais metas, destacam-se: a informatização completa dos dados das etiquetas do acervo do Herbário ALCB, incluindo as coleções históricas, e concomitante atualização junto ao SpeciesLink; inclusão do código de barras em toda a coleção; digitalização das imagens dos espécimes tipo e espécies selecionadas através do status conforme IUCN (raras, endêmicas, ameaçadas... ) e outros aspectos como a importância econômica; expansão das coleções do Herbário ALCB; incremento do banco de dados com a inclusão da referência sobre as sequências de DNA extraídas; modernização e conservação do acervo do Herbário ALCB; fortalecimento das parcerias através do intercâmbio científico, de pessoal entre pesquisadores e estudantes, e de espécimes do acervo com outras instituições de pesquisa e/ou ensino, nacionais ou estrangeiras e, finalmente, capacitar alunos de Iniciação Científica e Pós-Graduação em taxonomia e nas técnicas de informatização e disponibilização pública dos dados de Herbário em sítios virtuais.

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal da Bahia (PIBIC - UFBA).Desenvolve o trabalho intitulado de "Técnicas Alternativas para a Propagação in vitro de Cactaceae, o qual faz parte do projeto "Micropropagação de Plantas Ornamentais Nativas da Bahia", sob orientação da Profª. Drª. Moema Cortizo Bellintani.