Manoela Vaz Guimaraes Moreira

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010), especialização em Análise do comportamento pela USP (2011) e mestrado profissional em Análise do Comportamento Aplicada pelo Centro Paradigma (2015), no qual pesquisou sobre o comportamento alimentar. Atualmente faz atendimento psicológico de crianças e adolescentes com foco em hábitos de estudo. Trabalha como mentora de jovens com interesse em empreendedorismo social - Pró Saber-SP. Em 2017, iniciou com Ana Beatriz Chamati e Tenile Vicenzi um trabalho com crianças e adolescentes, para ensinar habilidades para a vida a partir de projetos do interesse dos jovens.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Análise do Comportamento Aplicada

2013 - 2015

Núcleo Paradigma
Título: Avaliação de um programa para desenvolvimento de alimentação saudável em uma escola, Ano de Obtenção:
Orientador: Saulo Velasco
Coorientador: Candido Pessoa. Palavras-chave: análise do comportamento; sustentabilidade; educação; horta escola.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação; Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Especialização em terapia comportamental e cognitiva, teoria e práti

2011 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE A ESCOLA DEVE ENSINAR DELIBERADAMENTE.
Orientador: .Prof. Dr. Maria Martha Costa Hubner

Graduação em Faculdade de Psicologia PUC-SP

2005 - 2010

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Uma escola para cada um: discussoes acerca da educaçao inclusiva através de um estudo de caso
Orientador: Plínio de Almeida Maciel Junior

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Comportamento Simbólico, RFT e Cultura. (Carga horária: 8h). , Núcleo Paradigma, PARADIGMA, Brasil.

2011 - 2011

I jornada sobre Análise do Comportamento e Educaçã. (Carga horária: 9h). , Núcleo Paradigma, PARADIGMA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: alimentação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: sustentabilidade.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ANDEA. 2013. (Congresso).

XXII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. Implicações da Cultura para o Ser Humano: Discussões a partir da Obra de B. F. Skinner. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).. 2013. (Congresso).

XX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2012. (Congresso).

Jornada de Análise do Comportamento e Educação. 2011. (Outra).

XIX Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2011. (Congresso).

EAC. 2010. (Encontro).

LABEX.Uma escola para cada um: apontamentas acerca da educação inclusiva através de um estudo de caso. 2010. (Outra).

SICA. 2010. (Simpósio).

XVIII Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Saulo Missiaggia Velasco

VELASCO, S. M.; Cortegoso, A. L.; Luna, S. V.;Pessoa, C. V. B. B.. Promovendo Sutentabilidade: Efeitos de uma horta escolar no consumo de frutas e hortaliças de crianças. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento.

Ana Lúcia Cortegoso

PESSOA, C. V. B. B.; VELASCO, S. M.;CORTEGOSO, A. L.; LUNA, Sérgio Vasconcelos de. Avaliação de um programa para desenvolvimento de alimentação saudável em uma esecola. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento.

Ana Lúcia Cortegoso

CORTEGOSO, A. L.; LUNA, Sérgio Vasconcelos de; VELASCO, S. M.. Promovendo sustentabilidades: efeitos da construção de uma horta escolar no consumo de frutas e hortaliças de crianças. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento.

Sergio Vasconcelos de Luna

CORTEGOSO, Ana Lucia; PESSOA, C. V. B. B.;LUNA, S. V.. Promovendo sustentatbilidades: efeitos da construção de juma horta escolar no consumo de frutas e hortaliças de crianças. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Núcleoa PAradigma de Análise do Comportamento.

Candido Vinicius Bocaiuva Barnsley Pessôa

VELASCO, S. M.; LUNA, S. V.; CORTEGOSO, A. L.;PESSÔA, C. V. B. B.. Avaliação de um programa para desenvolvimento de alimentação saudável em uma escola. 2015. Dissertação (Mestrado em mestrado em Análise do Comportamento Aplicada) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento.

Candido Vinicius Bocaiuva Barnsley Pessôa

VELASCO, S.; CORTEGOSO, A. L.; LUNA, S. V.;PESSÔA, C. V. B. B.. promovendo sustentabilidades: efeitos da construção de uma horta escolar no consumo de frutas e hortaliças de crianças. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em mestrado em Análise do Comportamento Aplicada) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Saulo Missiaggia Velasco

Avaliação de um programa para desenvolvimento de alimentação saudável em uma escola; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento) - Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento,; Orientador: Saulo Missiaggia Velasco;

Plinio de Almeida Maciel Junior

Uma escola para cada um: Apontamentos acerca da Educação Inclusiva através de um estudo de caso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Plínio de Almeida Maciel Junior;

Candido Vinicius Bocaiuva Barnsley Pessôa

Avaliação de um programa para desenvolvimento de alimentação saudável em uma escola; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Análise do Comportamento) - Paradigma Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento,; Coorientador: Candido Vinicius Bocaiuva Barnsley Pessôa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOREIRA, M. V. G. . Uma conversa entre a Análise do Comportamento e sustentabilidade. Como estamos ajudando a construir o mundo para as gerações futuras.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, M. V. G. . A hora da lição de casa: como promover o hábito de estudo em seu filho?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BISSOLI, E. ; Caro, D ; LUNA, S. ; MICHELETTO, N. ; ANGELO, H. ; FIGUEIREDO, G. ; MOREIRA, M. V. G. . Implicações da Cultura para o Ser Humano: Discussões a partir da Obra de B. F. Skinner. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • REY, D. ; HORA, C. ; KRACKER, C. ; MOREIRA, M. V. G. ; ALBERTAZZI, V. . DESENVOLVIMENTO ATÍPICO E INCLUSÃO EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL NO AMBIENTE ESCOLAR.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, M. V. G. . Uma Escola Para Cada Um: apontamentos acerca da educação inclusiva através de um estudo de caso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOREIRA, M. V. G. ; Flavia Strumpf . A Horta de Grão. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    Avaliação de um programa para desenvolvimento de alimentação saudável em uma escola, Descrição: Dissertação de mestrado para título de Mestre Profissional em Análise do Comportamento Aplicada. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Manoela Vaz Guimaraes Moreira - Coordenador / Saulo Missiaggia Velasco - Integrante / Candido V B B Pessoa - Integrante.

  • 2011 - 2011

    UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE A ESCOLA DEVE ENSINAR DELIBERADAMENTE., Descrição: A educação é tema constante de pesquisas com a abordagem analítico comportamental. Autores como Skinner (1972/ 1979), Keller (1983) e Sidman (1989) discutiram exaustivamente o assunto. Há desde trabalhos que abordam métodos de ensino mais específicos, como programas de leitura e escrita, até outros que analisam de forma ampla a educação de nosso país. Independentemente, todos existem pela importância que é dada à educação na abordagem. O presente trabalho, que também traz a educação como tema, teve como objetivo promover uma reflexão acerca do que a escola está ensinando a seus alunos e, principalmente, o que deveria ensinar de maneira deliberada. O trabalho abre uma discussão, propondo uma análise acerca dos objetivos da escola. O texto descreve alguns comportamentos considerados pela autora imprescindíveis no repertório dos alunos e futuros adultos. Dentre eles estão: o ensinar a pensar, ensinar o autogoverno, ensinar a atentar, a resolver problemas, a ter ideias, a se comportar de forma livre, original e criativa, a ter autocontrole, autoconfiança, autonomia, autoconhecimento, autoestima e responsabilidade. O trabalho não discute que conteúdos deveriam ser ensinados pela escola (para serem utilizados como ferramentas para o ensino dos comportamentos acima citados, vistos pela autora como os principais objetivos da educação). Essa discussão, por mais relevante que seja, daria luz a outro trabalho. O importante é que as disciplinas que abordam conteúdos específicos, não sejam o fim da educação, e sim o meio para chegar aos objetivos propostos aqui, que vão ao encontro dos objetivos colocados, em 1997, nos Parâmetros Curriculares Nacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoela Vaz Guimaraes Moreira - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    UMA ESCOLA PARA CADA UM: Apontamentos acerca da Educação Inclusiva através de um estudo de caso., Descrição: Essa pesquisa teve como objetivo analisar como a inclusão escolar prevista na legislação brasileira está acontecendo na prática. A pesquisa, de caráter exploratório, foi realizada através da discussão de um estudo de caso de inclusão de um jovem de 14 anos no Ensino Fundamental II, de uma escola privada do município de São Paulo. Os dados utilizados na análise, realizada sob o referencial teórico da Análise Experimental do Comportamento, foram coletados entre o segundo semestre de 2009 e o primeiro semestre de 2010, por intermédio de dois instrumentos: a) relatórios mensais produzidos pela acompanhante pedagógica do aluno; e b) entrevistas realizadas com a mãe e com alguns profissionais da escola. Como resultados das discussões, observou-se que a inclusão escolar nesta instituição iniciou-se com adaptações arquitetônicas realizadas para atender a necessidade de alunos com deficiências físicas, e também por esforços no sentido de acolher alunos com diferentes diagnósticos considerados próprios do que a legislação brasileira denomina inclusão escolar. No entanto, para além deste acolhimento, identificou-se a inexistência de proposta pedagógica específica para atender as necessidades do jovem em questão. A conclusão aponta para a premência de mais pesquisas sobre a temática da educação inclusiva na realidade brasileira, sendo bastante relevante o desenvolvimento de estudos comparativos entre as redes pública e particular de ensino, tendo em vista as especificidades de organização e funcionamento de cada uma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manoela Vaz Guimaraes Moreira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Clínica Particular

    Vínculo: Terapeuta, Enquadramento Funcional: Atendimento psicológico (adulto e infantil)

  • 2009 - 2010

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: pesquisador

  • 2012 - 2015

    Núcleo Paradigma

    Vínculo: Terapeuta, Enquadramento Funcional: Atendimento clínico para crianças e adultos

  • 2011 - 2015

    Pró-estudo

    Vínculo: integrante da equipe, Enquadramento Funcional: Supervisão de Atendimento com foco no estudo

  • 2011 - 2011

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Psicóloga Clínica, Carga horária: 5

    Outras informações:
    atendimento a criancas e adolescentes com desenvolvimento atípico e a pais de crianças e adolescentes com desenvolvimento atípico CAIS (Centro para o Autismo e Inclusão Social)

  • 2008 - 2008

    ONG Fazendo História

    Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: estagiária

  • 2015 - Atual

    Pró Saber SP

    Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: coach para empreendedorismo social de jovens, Carga horária: 5