MARIA ISABEL BORGES

Doutora em Linguística (Universidade Federal de Santa Catarina, 2009). Mestra em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Uberlândia, 2004). Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas da Língua Portuguesa (Universidade Estadual de Londrina, 2003). Atualmente, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), atua como professora adjunta (regime de dedicação exclusiva) nos cursos de Letras-português, Matemática Empresarial e Ciências Contábeis. Atua no curso de especialização em Língua Portuguesa (lato senso), ministrando a disciplina de "Morfossintaxe"; e, no PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras), a disciplina "Gramática, variação e ensino". Coordena o projeto de pesquisa "Quadrinhos e análise linguística". É líder do grupo de pesquisa "Quadrinhos e análise linguística". Orienta trabalhos com ênfase em quadrinhos (linguagem e gêneros), pragmática, gramática e pesquisa-ação.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Linguística

2005 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A LINGUÍSTICA NO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS: faces, desdobramentos, formas de (re)construção dos conhecimentos sobre a linguagem e a língua (portuguesa) e efeitos na perspectiva do graduando
Fábio Luiz Lopes da Silva. Coorientador: Alice Cunha de Freitas. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Linguística; Linguagem; conhecimentos; língua portuguesa; graduando.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e análise linguística.

Mestrado em Estudos Linguísticos

2003 - 2004

Universidade Federal de Uberlândia
Título: O jogo ético-político nos quadrinhos editados em "O Pasquim",Ano de Obtenção: 2004
Alice Cunha de Freitas.Palavras-chave: Quadrinhos; jogo ético-político; política de representação; Política de nomeação/predicação; fato/valor; Política de identidades. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e análise linguística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Crítica.

Graduação em Licenciatura Plena em Letras

1999 - 2003

Universidade Estadual de Londrina
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Introdução ao pensamento de Michail Bakhtin. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2006

Mini-curso "Educação e letramento". (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2006

Qualificando tempos e espaços na EJA. (Carga horária: 56h). , Prefeitura Municipal de Florianópolis - Secretria Municipal de Educação, PMF - SME, Brasil.

2006 - 2006

Problematizando identidade corpo e pesquisa na EJA. (Carga horária: 28h). , Prefeitura Municipal de Florianópolis - Secretria Municipal de Educação, PMF - SME, Brasil.

2005 - 2005

Políticas Lingüísticas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2003 - 2003

Packing and unpacking of information in ... texts. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2001 - 2001

A Arte de Contar Histórias. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

2000 - 2000

Oficina de Fundamentos de Análise Literária. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

1999 - 1999

Literatura e Interdisciplinaridade. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

, Lê Bem.

Espanhol

, Lê Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Quadrinhos e análise linguística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Estudo do texto e discurso.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Pragmática e Semântica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e análise linguística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Gramática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BORGES, M. I. . 5as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2018. (Outro).

BORGES, M. I. . 4as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2017. (Outro).

BORGES, M. I. . I SEDAPRO - Seminário de Pesquisa do PROFLETRAS. 2016. (Outro).

BORGES, M. I. . I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso. 2004. (Congresso).

BORGES, M. I. . 10º SILEL (Simpósio de Letras e Lingüística). 2004. (Congresso).

BORGES, M. I. . II SEPELLA (Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada). 2004. (Congresso).

BORGES, M. I. . III SELISIGNO e IV Seminário de Leitura da UEL. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e IV EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem).Um olhar sobre a identidade feminina no mangá "Vitamin". 2019. (Encontro).

5as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos.Algumas relações entre a linguagem dos quadrinhos e as histórias de suspense ?Daruma? (2016) e ?O sinal? (2017) de Orlandeli. 2018. (Outra).

Seminário Especial.Introdução à linguagem dos quadrinhos. 2018. (Seminário).

V CIELLI (Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários).Formação docente e histórias em quadrinhos. 2018. (Outra).

XII SEPECH (Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas).Classes gramaticais, organização e tira cômica. 2018. (Seminário).

II SIMVALE (Simpósio de Variação Linguística e Ensino).Quadrinhos e heterogeneidade linguística. 2017. (Simpósio).

V CONALI (Congresso Nacional de Linguagens em Interação). Uma proposta descritiva para a organização das classes gramaticais. 2017. (Congresso).

VI ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e III EIIMAGEM (Encontro Interrnacional de Estudos da Imagem).Tiras cômicas: personificação e humor. 2017. (Encontro).

VI ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e III EIIMAGEM (Encontro Interrnacional de Estudos da Imagem).Caracterização de Charlie Brown: suas reflexões no muro. 2017. (Encontro).

2a Jornada Temática de Histórias em Quadrinhos.As influências ou não das condições sócio-históricas e culturais nas tiras cômicas da Mafalda. 2016. (Outra).

II SEPESQ - Seminário de Pesquisas sobre Quadrinhos.Outros resultados do projeto de pesquisa. 2016. (Seminário).

X SELISIGNO - X Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e XI Simpósio de Leitura da UEL.Conexões entre quadrinhos e gramática. 2016. (Seminário).

3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos.Orlandeli e sua produção de tiras: entre o tradicional e a inovação. 2015. (Outra).

I Congresso Nacional do PROFLETRAS. Uma proposta para o trabalho com a Sala de Apoio à Aprendizagem (SAA) a partir das tiras cômicas da Mafalda. 2015. (Congresso).

I SEPESQ - Seminário de Pesquisas sobre Quadrinhos.Alguns resultados do projeto de pesquisa "Gramática, pragmática e tiras: em busca da organização de fato e valor". 2015. (Seminário).

V ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e II EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem).De fatos aparentemente inocentes, cotidianos e cômicos para a construção social da realidade: uma análise dos mundos de Mafalda e das Cobras-filhote. 2015. (Encontro).

3o CIELLI - 3o Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.O contexto de uso nas ocorrências do projeto de extensão "Disque-Gramática". 2014. (Outra).

6º CBEU (Congresso Brasileiro de Extensão Universitária). Projeto de extensão Disque-Gramática: alguns resultados. 2014. (Congresso).

Feira de Profissões da UEL - 2014. Estande do curso de Letras-português. 2014. (Feira).

III CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. O lugar da gramática na política linguística paranaense: o olhar do professor de língua portuguesa. 2014. (Congresso).

II Simpósio Nacional sobre Linguagem Humorística: focalizando quadrinhos.A coordenação e sua relação com humor nas tiras cômicas: um estudo inicial. 2014. (Simpósio).

Seminário de Extensão Universitária - Por Extenso.Projeto de extensão "Disque-Gramática": último resultados. 2014. (Seminário).

X SEPECH - Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas.Uma análise do monólogo e solilóquio em tiras cômicas. 2014. (Seminário).

CONELIN (Congresso de Estudos da Linguagem). Normas linguísticas: um diagnóstico baseado nos dados do projeto de extensão Disque-Gramática. 2013. (Congresso).

IV CONALI (Congresso Nacional de Linguagens): Múltiplos Olhares. Língua, gramática, usuário: um diagnóstico com base nos dados do projeto de extensão Disque-Gramática. 2013. (Congresso).

XXI Seminário do CELLIP (Centro de EStudos Linguísticos e Literários do Paraná).Noções e funções do uso quando se fala em gramática de uso. 2013. (Seminário).

I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação e VII Encontro do NEL.A linguagem e seus usos na música infantil. 2012. (Outra).

VIII SELISIGNO e IX Simpósio de Leitura da UEL.Linguagem e seus usos: interdisciplinaridade, conhecimento e música. 2012. (Simpósio).

VI CIEL (Ciclo de Estudos em Linguagem).A linguística: um discurso formador no curso de Letras. 2011. (Outra).

XX Seminário do CELLIP (Centro de EStudos Linguísticos e Literários do Paraná).Da escrita acadêmica à reflexão dos efeitos da linguística na perspectiva do graduando em Letras. 2011. (Seminário).

17º INPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada).As falhas da linguística: perspectiva do graduando e ensino. 2009. (Outra).

I SELIN (I Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp).A perspectiva do graduando do curso de Letras-português: os efeitos do ensino da linguística. 2009. (Seminário).

XII SILEL (Simpósio Nacional de Letras e Linguística) e II Simpósio de Letras e Linguística.A Linguística no curso de Letras-português: a perspectiva do graduando. 2009. (Simpósio).

XXI Semana de Letras: a linguagem em movimento.A linguística no curso de Letras-português: desdobramentos em disciplinas acadêmicas e efeitos no olhar do graduando. 2009. (Outra).

I Encontro Nacional de Linguagem e Identidade.A perspectiva do graduando do curso de Letras-português e o ensino da lingüística. 2008. (Encontro).

III Simpósio Internacional sobre Análisedo do Discurso - Emoções, ethos e argumentação.O ensino de Lingüística: uma análise discursiva por meio de diários de observação. 2008. (Simpósio).

IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares e VIII Colóquio sobre Questões Curriculares.A língua portuguesa no currículo do curso de Letras-português. 2008. (Outra).

4º SIGET (Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais).A subjetividade na teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso. 2007. (Simpósio).

VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. Mapeamento identitário como instrumento para a coleta de dados: vantagens e desvantagens. 2007. (Congresso).

Qualificando tempos e espaços na Educação de Jovens e Adultos. 2006. (Seminário).

TIC & Educação II: relatos do uso das mídias no ambiente escolar. 2006. (Seminário).

XI SILEL (XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística).A política de identidades em torno da figura do informante na sociolingüística e na geolingüística. 2006. (Simpósio).

XI SILEL (XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística).A alternância do gênero masculino/feminino no contato lingüístico entre o português e o italiano em Santa Catarina. 2006. (Simpósio).

IV Encontro Catarinense de Letras. 2005. (Encontro).

10º SILEL (Simpósio de Letras e Lingüística).A política de nomeação nos quadrinhos. 2004. (Simpósio).

14º INPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada). O jogo ético-político em "O Pasquim". 2004. (Congresso).

II SEPELLA (Seminário de pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada).O jogo ético-político nos quadrinhos editados em "O Pasquim". 2004. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso.O(s) (re)posicionamentos identitários e o jogo ético-político nos quadrinhos do jornal "O Pasquim" no período de 1969 a 1974. 2004. (Seminário).

Palestra "Caminhos da variação morfossíntática: preposições em português". 2004. (Outra).

51º Seminário do GEL.Uma leitura semiolingüística de "Uma aventura de Asterix o gaulês". 2003. (Seminário).

II Jornada de Letras e Lingüística. 2003. (Outra).

I SEPELLA (Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada)."O Pasquim" e "As aventuras de Asterix o gaulês": um jogo ético-político. 2003. (Seminário).

VIII Semana de Letras: letras, leitura e letramento."Uma aventura de Asterix o gaulês": política de representação e identidade. 2003. (Outra).

50º Seminário do GEL.Semiótica e ensino: práticas pedagógicas de leitura. 2002. (Seminário).

III SELISIGNO e IV Simpósio de Leitura da UEL.As isotopias no poema "Catar feijão", de João Cabral de Melo Neto. 2002. (Seminário).

XI EAIC - EncontraoAnual de Iniciação Científica.Tratamento lexical e análise de textos literários. 2002. (Encontro).

II SELISIGNO e III Simpósio de Leitura da UEL.O percurso gerativo do sentido de "A volta do guerreiro", de Drummond: segmentação textual e campos lexicais. 2001. (Seminário).

XV SEMINÁRIO DO CELLIP.O esquema da veridicção na crônica "O chá", de Carlos Drummond de Andrade. 2001. (Seminário).

I Semana de "Leituras contemporâneas de política". 1999. (Outra).

I Semana de Ciências Sociais: movimentos sociais no Brasil e na América Latina. 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sueli Aparecida Ros Fajardo dos Santos

BORGES, M. I.; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido; MIANI, Rozinaldo Antonio. Leitura de quadrinhos na escola: prática necessária. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Luciane de Cássica Andrade

NASCIMENTO, Elvira Lopes;BORGES, M. I.; STRIQUER, Marilúcia dos Santos D.. O Facebook mediando práticas docentes. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Vanusa Fogaça de Freitas Prado

KAILER, D. A.; BARONAS, J. E. A.;BORGES, M. I.. Processos fonético-fonológicos em produções orais e escritas de alunos do Ensino Fundamental II: uma proposta de intervenção. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Thais Fernanda Rodrigues da Luz Teixeira

BORGES, M. I.; MIANI, Rozinaldo Antonio; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido. Identidade(s) e memória(s) em novelas gráficas: uma proposta de intervenção na escola. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Suely Cláuda Lobato Maciel

BORGES, M. I.; KAILER, D. A.; BUSSE, Sanimar. O apagamento do -R em coda silábica em textos escritos de alunos da EJA de Belém do Pará: uma proposta de intervenção pedagógico-variacionista. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Valdirene Aparecida da Silva Marchioli

BORGES, M. I.; RAMOS, Paulo; KAILER, D. A.. Mafalda na Sala de Apoio à Aprendizagem (SAA): uma proposta de trabalho de produção textual. 2017. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Silvana Aparecida Morais da Costa

BORGES, M. I.; KAILER, D. A.; MIANI, Rozinaldo Antonio. Análise do humor nos gêneros quadrinísticos: uma proposta de intervenção. 2017. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Andréa Cristina de Oliveira Lima Menegueti

BORGES, M. I.; NASCIMENTO SAITO, Cláudia Lopes; CORDEIRO, Isabel Cristina. Classes gramaticais e gêneros quadrinísticos: uma proposta pedagógica. 2017. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Yara Fernanda Novatzki

CORREA, Djane Antonucci;BORGES, M. I.; COUTO, L. P.. Um repensar sobre as práticas de escrita escolar: em evidência o 5º e o 6º ano do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Marcela Marabeli de Moraes

BORGES, M. I.; CORREA, Djane Antonucci; TÚLIO, C. M.. Uma proposta de estudo a partir de atos de fala do romance "Vidas secas". 2015. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Amarili Sequeira Nogueira

BORGES, M. I.; FRAGA, Letícia; CORREA, Djane Antonucci. Sala de recurso multifuncional e representação da escrita: análise da resolução 13/2007, normativa 16/2011 e ficha de referência pedagógica. 2015. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Érika Gonçalves Borges

FREITAS, A. F.;BORGES, M. I.; BERTOLDO, E. S.. Política linguística e o ensino do português como língua estrangeira (PLE): uma investigação sob a perspectiva da Pragmática. 2015. Dissertação (Mestrado em Cursos de Mestrado e Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marcos Antonio Travello Rennó

BORGES, M. I.; ANTONIO, Juliano Desiderato; KAILER, D. A.. Os pronomes pessoais de 1ª pessoa: uma análise a partir das produções escritas dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Gislayne Marques Tombolin Santos

BORGES, M. I.; CORREA, Djane Antonucci; SANTANA, Andreia da Cunha Malheiros. O livro didático como ferramenta de uma política de ensino do português: um olhar sobre as veladas e desveladas perspectivas de gramática na recente política linguística brasileira. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ivone Volpe Vieira

BORGES, M. I.; RAMOS, Paulo; ALMEIDA, P. R.. A coordenação e sua relação com o humor nas tiras cômicas de Orlandeli: um estudo das conjunções "mas" e "e". 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Simone Sousa Borges

FRAGA, Letícia;BORGES, M. I.; CORREA, Djane Antonucci. Crenças linguístics na (des/re)construção das identidades dos professores de língua em formação no curso de Licenciatura em Letras da UEPG. 2012. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Roselaine das Chagas

FREITAS, A. F.; AGUSTINI, Carmem Lúcia Hernandes; BERTOLDO, E. S.; NIGRO, Cláudia Maria Cenceviva;BORGES, M. I.. A construção da referência e a política de nomeação no Boletim de Ocorrência (BO). 2017. Tese (Doutorado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Taísa Marla Bettelli Bento

BORGES, M. I.; SANTANA, Andreia da Cunha Malheiros; RUIZ, Eliana Maria Severino Donaio. A propaganda impressa em sala de aula: uma oportunidade para aprendizagem. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Eliz Regina Azevedo

BORGES, M. I.; RODRIGUES, F. L. F.;LÍMOLI, Loredana. A discussão dos textos como recurso importante para a reescrita. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Paulo Robson da Silva

PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido; MACHADO, Rosemeri Passos Baltazar;BORGES, M. I.. Entre a palavra e o silêncio: análise do discurso sobre a presença e ausência das charges no livro didático da EJA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Sueli Aparecida Fajardo dos Santos

PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido; GODOY, Maria Carolina de;BORGES, M. I.. O texto literário em quadrinhos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Sueli Cláuda Lobato Maciel

KAILER, D. A.; BUSSE, Sanimar;BORGES, M. I.. O apagamento do -R em coda silábica em textos escritos de alunos da EJA de Belém do Pará: uma proposta de intervenção pedagógico-variacionista. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Luciane de Cássia Andrade

BORGES, M. I.; NASCIMENTO, Elvira Lopes; BARROS, Eliana Merlin Deganutti. O Facebook mediando práticas docentes. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Thais Fernanda Rodrigues da Luz Teixeira

BORGES, M. I.; MIANI, Rozinaldo Antonio; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido. Identidade(s) e memória(s) em novelas gráficas: uma proposta de intervenção na escola. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Raquel Corrêa Lemos

BORGES, M. I.; KAILER, D. A.; NANTES, Eliza Adriana Sheuer. Processos fonológicos na fase inicial de aquisição da escrita: um olhar para a alfabetização. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Vanusa Fogaça de Freitas Prado

BORGES, M. I.; KAILER, D. A.; BARONAS, J. E. A.. Processos fonético-fonológicos em produções orais e escritas de alunos do ensino fundamental II. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Andréa Cristina de Oliveira Lima Menegueti

BORGES, M. I.; CORDEIRO, Isabel Cristina; KAILER, D. A.. As classes gramaticais e "A turma do Charlie Brown": uma reflexão introdutória sobre o funcionamento do português. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Valdirene Aparecida da Silva Marchioli

BORGES, M. I.; CORDEIRO, Isabel Cristina; SANTANA, Andreia da Cunha Malheiros. Uma proposta para o trabalho com a Sala de Apoio à Aprendizagem (SAA) a partir das tiras cômicas da Mafalda. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Silvana Aparecida Morais da Costa

BORGES, M. I.; GODOY, Maria Carolina de; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido. Uma proposta para o trabalho dos efeitos de humor a partir das tiras cômicas de "Calvin e Haroldo". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Marciane Cocchi Dorta

FRANCO, Sandra Aparecida Pires; SANTANA, Andreia da Cunha Malheiros;BORGES, M. I.. A relação entre os descritores da Prova Brasil e o livro didático de língua portuguesa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Amarili Sequeira Nogueira

BORGES, M. I.; FRAGA, Letícia; CORREA, Djane Antonucci. Avaliação psicoeducacional no contexto representação do papel do aluno. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Gislayne Marques Tombolin Santos

BORGES, M. I.; ALMEIDA, P. R.; MOREIRA, V.. O lugar da gramática na política linguística paranaense. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Ivone Volpe Vieira

BORGES, M. I.; ALMEIDA, P. R.; CORDEIRO, Isabel Cristina. A coordenação em tiras cômicas de Orlandeli. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Yara Fernanda Novatzki

BORGES, M. I.; CORREA, Djane Antonucci; COUTO, L. P.. Para compreender melhor as atuais práticas de escrita escolar do aluno no 5º e 6º ano do ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Marcos Antonio Travello Rennó

BORGES, M. I.; BARONAS, J. E. A.; KAILER, D. A.. Os pronomes pessoais: uma análise a partir das produções escritas dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Simone Sousa Borges

FRAGA, Letícia;BORGES, M. I.; CORREA, Djane Antonucci. A construção da identidade do professor de língua em formação e a disciplina de linguística. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Angélica Regina Gonçalves Bertolazzi

BORGES, M. I.; CORDEIRO, Isabel Cristina; ZIRONDI, M. I.. Um estudo morfossintático da preposição "de" nas tiras cômicas de "Hagar, o horrível". 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Aline da Silva Aparecido

BORGES, M. I.; CORDEIRO, Isabel Cristina; ZIRONDI, M. I.. Uso do hífen no processo de formação de palavras: adjetivos e substantivos e suas controvérsias. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Marcilene da Silva

ALMEIDA, Ana Lúcia de Campos; KAILER, D. A.;BORGES, M. I.. O tratamento dado à leitura e análise linguística em livros didáticos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: SILVANA FULGÊNCIO DE LIMA

KAILER, D. A.;BORGES, M. I.; ZIRONDI, M. I.. O rotacismo na escola rural do Distrito da Taquara do Reino. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Patricia de Castro Ferreira

BORGES, M. I.; CORDEIRO, Isabel Cristina; ZIRONDI, M. I.. Foco no texto dissertativo-argumentativo: prejudicial ou não?. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Laís Marina de Souza

MACHADO, R. P. B.;BORGES, M. I.; PEREIRA, D. C.. A constituição do ethos nos discursos jornalísticos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Marco Aurélio Henriques da Silva

CORDEIRO, Isabel Cristina;BORGES, M. I.; MACHADO, Rosemeri Passos Baltazar. Produção escrita no processo seletivo do vestibular. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Simone Regina de Oliveira

CORDEIRO, Isabel Cristina;BORGES, M. I.; OLIVEIRA, Esther Gomes de. Portfólio como estratégia de avaliação da produção textual. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Clodoaldo Fernando Faria

ZIRONDI, M. I.; CORDEIRO, Isabel Cristina;BORGES, M. I.. Educação Bilíngue para Surdos: Reinventar, Criar e Ensinar. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Bruna Fernanda Barbosa da Silva

BORGES, M. I.; PASCOLATI, Sonia Aparecida Vido; ALVES, S. C. S.. "Miss Marvel": linguagem dos quadrinhos e feminismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual de Londrina.

CORDEIRO, Isabel Cristina;BORGES, M. I.; BONÁCIO, Daiany. Letras/Língua Portuguesa/Linguística/Produção de Texto. 2016. Universidade Estadual de Londrina.

BORGES, M. I.. Membro da Comissão Científica Nacional das 5as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2018. Universidade de São Paulo.

BORGES, M. I.. Membro da Comissão Científica Nacional das 4as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos. 2017. Universidade Federal de São Paulo.

BORGES, M. I.. Debatedora do II SEPESQ - Seminário de Pesquisas sobre Quadrinhos. 2016. Universidade Federal de São Paulo.

FRAGA, Letícia;BORGES, M. I.; MESSIAS, Rozana Lopes. Banca de Ascensão de nível para professor associado da professora Djane Antonucci Correa, com o trabalho "Um estudo inicial sobre as configurações de língua(gem) que orientam a formação inicial de professores em Letras na Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná". 2012. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ALICE CUNHA DE FREITAS

FREITAS, A. C.; ARAÚJO, Joana Luíza Muylaert de;RAJAGOPALAN, Kanavillil. O Jogo Ético-Político nos Quadrinhos Editados em O Pasquim. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Lingüística) - Universidade Federal de Uberlândia.

João Bosco Cabral dos Santos

SANTOS, J. B. C.; SILVA,F.L.L.; FREITAS, A. C.; RAJAGOPALAN, K.; RODRIGUES,R.H.; CERUTTI-RIZZATTI,M.E.. A Linguítica no Curso de Letras Português: faces, desdobramentos, formas de (re)construção dos conhecimentos sobre a linguagem e a língua (portuguesa) e efeitos na perspectiva do graduando. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Joana Luiza Muylaert de Araújo

Muylaert, Joana; FREITAS, Alice Cunha de; RAJAGOPALAN, Kanavillil. O jogo ético - politico nos quadrinhos editados em 'O Paquim'. 2004.

Joana Luiza Muylaert de Araújo

Muylaert, Joana; FREITAS, Alice Cunha de; BERTOLDO, Ernesto Sérgio. O jogo ético-político nos quadrinhos editados em 'O Pasquim' e em 'As aventuras de Asterix Gaulês'. 2004. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Linguística) - Programa de pós-graduação em Filosofia-Universidade Federal de Uberlândia.

Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti

Lopes da Silva, Fábio; Freitas, Alice Cunha; RAJAGOPALAN, Kanavillil; Santos, João Bosco Cabral; Rodrigues, Rosângela Hammes;CERUTTI-RIZZATTI, MARY ELIZABETH. A Linguística no curso de Letras - Português: faces, desdobramentos, formas de (re)construção dos conhecimentos sobre a linguagem e a língua (portuguesa) e efeitos na perspectiva do graduando. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosângela Hammes Rodrigues

SILVA, F. L. L.; FREITAS, A. C.; RAJAGOPALAN, K.; dos Santos, J.B. C.;RODRIGUES, Rosângela Hammes; CERUTTI-RIZZATTI, M. E.; MOURA, H. M. M.; LUCENA, M. I. P. A linguística no curso de Letras-Português: faces, desdobramentos,formas de (re)construção sobre a linguagem e a língua (portuguesa) e efeitos na perspectiva do graduando. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Rosângela Hammes Rodrigues

SILVA, F. L. L.; RAJAGOPALAN, K.;RODRIGUES, Rosângela Hammes. Formação das/os profissionais de língua portuguesa: conhecimentos (leigos e/ou científicos) sobre a língua(gem)?. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Fábio Luiz Lopes da Silva

LOPES DA SILVA, F. L.; RAJAKOPALAN, K.; Rajagopalan, K.. Foramção das/dos profisionais em língua portuguesa: conhecimentos (leigos e/ou científicos) sobre a a linguagem. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Ernesto Sérgio Bertoldo

BERTOLDO, E. S.; FREITAS, Alice Cunha de; ARAÚJO, Joana Luiza Muylaert de. O jogo ético-político nos quadrinhos editados em O Pasquim e em As aventuras de Asterix Gaulês. 2004. Outra participação, Universidade Federal de Uberlândia.

Kanavillil Rajagopalan

RAJAGOPALAN, KanavillilFREITAS, Alice Cunha de; ARAÚJO, Joana Luiza Muylaert de. O jogo ético-político nos quadrinhos editados em. 2004. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia.

Kanavillil Rajagopalan

SILVA, F. L. L.;FREITAS, Alice Cunha de; SANTOS, J. B. C.;RAJAGOPALAN, Kanavillil; Cerruti-Rizzati, M.E. A Linguística no curso de Letras - Português: faces, desdobramentos, formas de (re)construção dos conhecimentos sobre alinguagem e a língua (portuguesa) e efeitos na perspectiva do graduando. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Kanavillil Rajagopalan

RAJAGOPALAN, Kanavillil; SILVA, F. L. L.. Formação das/os profissionais de língua portuguesa: conhecimentos (leigos e/ou científicos) sobre a lingua(gem)?. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Silvana Regina Xisto Fiori

Pontuação e tiras: uma proposta de intervenção para o 6o ano do ensino fundamental; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Josilene de Paiva Kanashiro

As conjunções coordenativas e as tiras cômicas: uma proposta de intervenção; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Lilian Brandão de Oliveira

Uma análise da novela gráfica "Carolina"; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Alice Pereira Luz

A pontuação nas tiras cômicas de "Sofia e Otto" produzidas por Pedro Leite; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Alisson Rodrigo Bertan Cominat

A conjunção coordenativa "ou" nas tiras cômicas de "Bichinhos de Jardim" produzidas por Clara Gomes; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Fernanda Caroline Fujita

Uma análise da novela gráfica; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Bruna Pereira Luz

Uma análise da novela gráfica "Morte e Vida Severina"; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Esmeri Malagute Pereira

A pontuação nas tiras cômicas da série "(SIC" de Walmir Orlandeli; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Angela de Lourdes de L

Capellesso Calzavara; Os advérbios nas tiras cômicas de Garfield de Jim Davis; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Caroline Vieira Santos

As tiras cômicas de "A Turma de Charlie Brown"; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Inez Nerez de Almeida Rocha

As charges sobre a "Copa do Mundo de Futebol" na Rússia; Início: 2018; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina; (Orientador);

Barbara Basilio

Tiras cômicas do Armandinho produzidas por Alexandre Beck: outros aspectos da linguagem; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual de Londrina, Bolsas de Iniciação Científica com recursos da Instituição; (Orientador);

Natália Marques de Jesus

A linguagem dos quadrinhos em "O Diário de Anne Frank em quadrinhos"; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Thais Fernanda Rodrigues da Luz Teixeira

Identidade(s) e memória(s) em novelas gráficas: uma proposta de intervenção na escola; 2018; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Maria Isabel Borges;

Valdirene Aparecida da Silva Marchioli

Mafalda na Sala de Apoio à Aprendizagem (SAA): uma proposta de trabalho de produção textual a partir das tiras cômicas e de outros gêneros quadrinísticos; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina,; Orientador: Maria Isabel Borges;

Silvana Aparecida Morais da Costa

Análise do humor nos gêneros quadrinísticos: uma proposta de intervenção; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Borges;

Andréa Cristina de Oliveira Lima Menegueti

Classes gramaticais e gêneros quadrinísticos: uma proposta pedagógica; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Borges;

Gislayne Marques Tombolin Santos

O livro didático como ferramenta de uma política de ensino do português: um olhar sobre as veladas e desveladas perspectivas de gramática na recente política linguística brasileira; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Borges;

Marcos Antonio Travello Rennó

Os pronomes pessoais de 1ª pessoa: uma análise a partir das produções escritas dos alunos do 9º ano do ensino fundamental; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Borges;

Ivone Volpe Vieira

A coordenação e sua relação com o humor nas tiras cômicas de Orlandeli: um estudo das cnjunções "mas" e "e"; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS - Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Isabel Borges;

Angélica Regina Gonçalves Bertolazzi

Um estudo morfossintático da preposição; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Maria Isabel Borges;

Aline da Silva Aparecido

Hífen no processo de formação de palavras e suas controvérsias; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Maria Isabel Borges;

Ana Paula de Lima Massambani

Texto de divulgação científica: objetividade, subjetividade e a citação de cientista; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Maria Isabel Borges;

Bruna Fernanda Barbosa da Silva

"Miss Marvel": linguagem dos quadrinhos e feminismo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Maria Isabel Borges;

Barbara Basilio

Uma análise da linguagem nas tiras cômicas do Armandinho produzidas por Alexandre Beck; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Maria Isabel Borges;

Lucas dos Santos Lavisio

Uma análise da linguagem dos quadrinhos no mangé "Jojo's bizarre adventure' de Hirohiko Araki; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português) - Universidade Estadual de Londrina, Bolsas de Iniciação Científica com recursos da Instituição; Orientador: Maria Isabel Borges;

Fábia Valéria dos Santos

Uma análise da linguagem das tiras cômicas da Mafalda do argentino Quino e suas relações com o contexto sócio-histórico de produção; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Bolsas de Iniciação Científica com recursos da Instituição; Orientador: Maria Isabel Borges;

Anna Bacinello Quiles

Uma análise da linguagem das tiras cômicas de "As Cobras" de Veríssimo e suas relações com o contexto sócio-histórico de produção; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Bolsas de Iniciação Científica com recursos da Instituição; Orientador: Maria Isabel Borges;

Natália Marques de Jesus

Usos do português e Facebook; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras - Português) - Universidade Estadual de Londrina, Bolsa de Extensão Universitária; Orientador: Maria Isabel Borges;

Bianca Biazotto Moris

Um estudo dos pronomes: usos reais e tiras cômicas de "Grump" de Orlandeli; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Bolsas de Iniciação Científica com recursos da Instituição; Orientador: Maria Isabel Borges;

Natália Marques de Jesus

Um estudo das conjunções: usos reais e tiras cômicas ?(SIC)? de Orlandeli; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Bolsas de Iniciação Científica com recursos da Instituição; Orientador: Maria Isabel Borges;

Alice Pereira Luz

Um estudo da pontuação: usos reais e tiras cômicas da Mafalda; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português) - Universidade Estadual de Londrina, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Extensionista; Orientador: Maria Isabel Borges;

Bianca Biazotto Moris

Um estudo da pontuação: usos reais e trias cômicas de "Grump", "(SIC)" e "Mundo de Yang"; 2016; Orientação de outra natureza; (Letras - Português) - Universidade Estadual de Londrina, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Extensionista; Orientador: Maria Isabel Borges;

Aline da Silva Aparecido

Um estudo do hífen: ortografia e formação de palavras; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Bolsa de Extensão Universitária; Orientador: Maria Isabel Borges;

Anna Bacinello Quiles

A crase e suas relações com a regência; 2015; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Extensionista; Orientador: Maria Isabel Borges;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ALICE CUNHA DE FREITAS

O Jogo Ético-Político nos Quadrinhos Editados em O Pasquim; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS) - Universidade Federal de Uberlândia,; Orientador: Alice Cunha de Freitas;

ALICE CUNHA DE FREITAS

A linguística no Curso de Letras-português: faces, desdobramentos, formas de (re)construção dos conhecimentos sobre a linguagem e a língua (portuguesa) e efeitos na perspectiva do graduando; 2009; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística da UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Alice Cunha de Freitas;

ALICE CUNHA DE FREITAS

Formação dos/as Profissionais de Língua Portuguesa: Conhecimentos Científicos (Leigos e/ou Científicos) sobre Língua(gem)?; 2006; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Alice Cunha de Freitas;

Loredana Límoli

Análise semiótica; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Loredana Limoli;

Fábio Luiz Lopes da Silva

A lingüística no curso de Letras-Português; 2009; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fabio Luiz Lopes da Silva;

Jefferson David Araujo Sales

Gestão Arquivistica no Município da Barra dos Coqueiros; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Jefferson David Araujo Sales;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BORGES, M. I. . As contribuições da pesquisa-ação para a formação docente. REVISTA PANORÂMICA , v. 21, p. 73-94, 2016.

  • CAPELLESSO, A. L. ; BORGES, M. I. ; BERTOLAZZI, A. R. G. . O operador argumentativo 'mas' em algumas propagandas de 'O Boticário' vinculadas ao slogan 'A vida é bonita, mas poder ser linda' (2011-2012). Revista (Entre Parênteses) , v. 1, p. 1-15, 2013.

  • BORGES, M. I. ; LELIS, A. C. ; ANDRADE, C. M. . Uma análise de 'A Cidade do Sol' de Khaled Hosseini. Boletim - Centro de Letras e Ciências Humanas (UEL) , v. 63, p. 117-150, 2012.

  • BORGES, M. I. . Uma nova maneira de fazer pragmática. MUITAS VOZES , v. 1, p. 201-214, 2012.

  • BORGES, M. I. . A política de identidades na sociolingüística quantitativa e na geolingüística monodimensional: o informante. DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO) , v. 25, p. 155-179, 2009.

  • BORGES, M. I. . Os (re)posicionamentos identitários e o jogo ético-político nos quadrinhos pasquinianos. Fênix (UFU. Online) , v. 6, p. 5, 2009.

  • BORGES, M. I. . Leitura: uma questão logocêntrica ou antilogocêntirca?. INTERTEXTO (UBERABA) , v. 1, p. 6, 2008.

  • BORGES, M. I. . Língua(gem): Linguística e Linguística Crítica. Revista da ANPOLL , v. 23, p. 215-228, 2007.

  • BORGES, M. I. . Um caso de variação de gênero de Santa Catarina: contato linguístico entre o português e o italiano. REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 5, p. 1-26, 2007.

  • BORGES, M. I. . 'Uma aventura de Asterix o gaulês': política de representação, identidade e etnia. Revista da ANPOLL , São Paulo, v. 17, n.jul./dez., p. 257-283, 2004.

  • BORGES, M. I. . A(s) resitência(s) dos gauleses em 'Uma aventura de Asterix o gaulês'. ATHOS & ETHOS , Patrocínio, v. 4, p. 261-282, 2004.

  • ROMAN, Elódia Constantino (Org.) ; FRAGA, L. (Org.) ; BORGES, M. I. (Org.) . Questões Gramaticais. 1. ed. Blumenau: Nova Letra, 2014. v. 1. 110p .

  • MARCHIOLI, Valdirene Apara da Silva ; BORGES, M. I. . Mafalda na Sala de Apoio à Aprendizagem (SAA): uma proposta de trabalho de produção de textual a partir das tiras cômicas e de outros gêneros quadrinísticos. In: Maria da Penha Casado Alves, Neusa Salim Miranda. (Org.). Ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental - volume 1. 1ed.Natal: SEDIS-UFRN, 2018, v. 1, p. 191-210.

  • BORGES, M. I. . Advérbio: um ponto de partida para reflexões sobre gramática. In: Elódia Constantino Roman; Letícia Fraga; Maria Isabel Borges. (Org.). Questões Gramaticais. 1ed.Blumenau: Nova Letra, 2014, v. 1, p. 91-109.

  • BORGES, M. I. . A miopia da Linguística. In: Alice Cunha de Freitas. (Org.). Linguagem e exclusão. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2010, v. 7, p. 185-213.

  • BORGES, M. I. . Algumas relações entre a linguagem dos quadrinhos e as histórias de suspense ?Daruma? (2016) e ?O sinal? (2017) de Orlandeli. In: 5as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2018, São Paulo. Anais Eletrônicos das 5as Jornadas Internacionais das Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Univ. de São Paulo, 2018. p. 1-15.

  • BORGES, M. I. ; SANTOS, Caroline Vieira . Caracterização de Charlie Brown: suas reflexões no 'muro'. In: VI ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e III EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem), 2017, Londrina. Anais do VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem e III Encontro de Estudos da Imagem. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017. v. 7. p. 410-431.

  • BORGES, M. I. ; JESUS, Natália Marques de . A imagem e a conjunção 'mas' na construção do humor na série de tiras '(SIC)' de Orlandeli. In: VI ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e III EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem), 2017, Londrina. Anais do VI ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e III EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017. v. 13. p. 129-151.

  • BORGES, M. I. ; LUZ, Alice Pereira . A pontuação utilizada nas tiras cômicas publicadas em ?10 Anos com Mafalda?: alguns resultados do projeto de extensão ?Disque-Gramática?. In: VI ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e III EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem), 2017, Londrina. Anais do VI ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e III EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017. v. 13. p. 152-176.

  • BORGES, M. I. ; MORIS, Bianca Biazotto . Relações entre imagem e pronomes indefinidos. In: VI ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e III EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem), 2017, Londrina. Anais do VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem e III Encontro de Estudos da Imagem. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2017. v. 4. p. 261-286.

  • BORGES, M. I. . Tiras cômicas: personificação e humor. In: VI ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e III EIIMAGEM (Encontro Interrnacional de Estudos da Imagem), 2017, Londrina. Anais - volume 13 - Humor e Imagem. Londrina: UEL (Universidade Estadual de Londrina), 2017. v. 13. p. 53-75.

  • BORGES, M. I. ; SANTOS, Caroline Vieira . Caracterização de Charlie Brown: suas reflexões no 'muro'. In: VI ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e III EIIMAGEM (Encontro Interrnacional de Estudos da Imagem), 2017, Londrina. Anais - volume 7 - Imaginários Sociais. Londrina: UEL (Universidade Estadual de Londrina), 2017. v. 7. p. 410-431.

  • ANDRADE, C. M. ; PEREIRA, E. M. ; BORGES, M. I. . Tiras cômicas: uma análise de conteúdo de 'Calvin e Haroldo' e '(Sic)'. In: V ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e II EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem), 2015, Londrina. Anais do V ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e II EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015. v. 4. p. 36-55.

  • BORGES, M. I. ; PEREIRA, E. M. . Orlandeli e sua produção de tiras: entre o tradicional e a inovação. In: 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2015, São Paulo. Cadernos de Resumos. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da USP, 2015. v. 1. p. 1-15.

  • BORGES, M. I. ; APARECIDO, A. S. ; QUILES, Anna Bacinello . O mundo e as cobras: a personificação em 'Toda a Mafalda' de Quino e em 'As Cobras' de Verissimo. In: 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2015, São Paulo. Anais Eletrônicos das 3as Jornadas Internacionais em Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da USP, 2015. v. 1. p. 1-15.

  • APARECIDO, A. S. ; TORRES, A. P. ; BORGES, M. I. . A música como forma de protesto no final da ditadura militar. In: VIII SELISIGNO e IX Simpósio de Leitura da UEL, 2014, Londrina. Anais do VIII SELISIGNO e IX Simpósio de Leitura da UEL, 2012. v. 1. p. 1-13.

  • LELIS, A. C. ; ANDRADE, C. M. ; BORGES, M. I. . A duplicidade de sentido no auge da ditadura militar: uma análise da letra de música 'Cálice'. In: VIII SELISIGNO e IX Simpósio de Leitura da UEL, 2014, Londrina. Anais do VIII SELISIGNO e IX Simpósio de Leitura da UEL, 2012. v. 1. p. 1-13.

  • ANDRADE, C. M. ; BORGES, M. I. . Uma análise do monólgo e solilóquio nas tiras cômicas. In: X SEPECH - Seminário em Pesquisas Humanas, 2014, Londrina. Anais [do] X Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas [livro eletrônico]/. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014. v. 1. p. 00-00.

  • BORGES, M. I. . Dois fazeres pragmáticos : A e B. In: X CELSUL (Círculo de Estudos Linguísticos do Sul), 2012, Cascavel. Anais do X Encontro do CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Cascavel: UNIOESTE, 2012. p. 1-12.

  • BORGES, M. I. . O ensino de Lingüística: uma análise discursiva por meio de diários de observação. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso - Emoções, ethos e argumentação, 2008, Belo Horizonte. Anais do III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008.

  • BORGES, M. I. . A subjetividade na teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso. In: 4º SIGET (Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais), 2007, Tubarão. Anais ... SIGET. Tubarão: Editora da UNISUL, 2007.

  • BORGES, M. I. . "Uma aventura de Asterix, o gaulês": política de representação. In: VIII Semana de Letras, 2006, Mariana. Anais. Mariana: Instuto de Ciências Humanas e Sociais, 2003.

  • LÍMOLI, Loredana ; RIBEIRO, Fabiana Patricia Lovato ; VIANI, Flaviana Gonçalves ; BORGES, M. I. . Semiótica e ensino: práticas pedagógicas de leitura. In: 50º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos), 2003, São Paulo. Anais do 51º GEL. São Paulo, 2003.

  • BORGES, M. I. ; LÍMOLI, Loredana . As isotopias no poema "Catar feijão", de João Cabral de Melo Neto. In: III SELISIGNO (Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação: discurso e representação) e IV Simpósio de Leitura da UEL, 2002, Londrina. Anais do III Selisigno e IV Simpósio de Leitura da UEL: discurso e representação. Londrina: Editora da UEL, 2002.

  • BORGES, M. I. . O percurso gerativo do sentido de "A volta do guerreiro", de Drummond: segmentação textaul e campos lexicais. In: II SELISIGNO (Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação: memória e imagem) e III Simpósio de Leitura da UEL, 2002, Londrina. Anais II SELISIGNO e III Simpósio de Leitura da UEL. Londrina: Editora da UEL, 2002. p. 279-284.

  • LÍMOLI, Loredana ; BORGES, M. I. . O esquema da veridicção na crônica "O chá", de Carlos Drummond de Andrade. In: XV CELLIP (Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná), 2002, Curitiba. Anais do XV Seminário do CELLIP. Curitiba, 2002.

  • BORGES, M. I. . Uma análise de propostas de intervenção: trabalho docente, quadrinhos e pesquisa-ação. In: VII CALFPL - VII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Língua, 2019, Belém. Anais do Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Belém: UFPA, 2018. p. 1-5.

  • BORGES, M. I. ; APARECIDO, A. S. ; ANDRADE, C. M. . Projeto de extensão Disque-Gramática: alguns resultados. In: 6º CBEU (Congresso Brasileiro de Extensão Universitária), 2014, Belém. Anais: Trabalhos Completos e resumos. Belém: Editora da UFPA, 2014. v. 1. p. 1-4.

  • SANTOS, Célia Dias dos ; BORGES, M. I. . A construção da identidade feminina em 'Bordados' de Marjane Satrapi. In: VII ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e IV EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem), 2019, Londrina. Caderno de Resumos. Londrina: UEL, 2019. p. 84-84.

  • BORGES, M. I. . Ilustrações editoriais: uma perspectiva sócio-histórica sobre a tragédia na Escola Estadual Raul Brasil. In: VII ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e IV EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem), 2019, Londrina. Caderno de Resumos. Londrina: UEL, 2019. p. 232-232.

  • BORGES, M. I. ; MELO, Weslei Chaleghi de . Um olhar sobre a identidade feminina no mangá 'Vitamin'. In: VII ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e IV EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem), 2019, Londrina. Caderno de Resumos. Londrina: UEL, 2019. p. 143-143.

  • BORGES, M. I. . Uma análise de propostas de intervenção: trabalho docente, quadrinhos e pesquisa-ação. In: VII CLAFPL (Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas), 2018, Belém. Caderno de Programação, 2018.

  • BORGES, M. I. . Formação docente e histórias em quadrinhos. In: 5º CIELLI (Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários), 2018, Maringá. Cadernos de Resumos, 2018. p. 231-231.

  • BORGES, M. I. . Algumas relações entre a linguagem dos quadrinhos e as histórias de suspense ?Daruma? (2016) e ?O sinal? (2017) de Orlandeli. In: 5as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2018, São Paulo. Caderno de REsumos. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Univ. de São Paulo, 2018. p. 99-99.

  • BORGES, M. I. . Classes gramaticais, organização e tira cômica. In: XII SEPECH (Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas), 2018, Londrina. Resumos. Londrina, 2018. p. 30.

  • BORGES, M. I. . História em quadrinho: linguagem e gêneros. In: XII SEPECH (Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas, 2018, Londrina. Simpósios. Londrina, 2018. p. 30.

  • BORGES, M. I. . Formação docente e histórias em quadrinhos. In: V CIELLI (Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários), 2018, Maringá. Caderno de Resumos. Maringá: UEM, 2018. p. 231-231.

  • BORGES, M. I. . As perspectivas em jogo nas tiras cômicas. In: 7° SIL (Seminário Internacional de Linguística), III Congresso Interdisciplinar de Cortesia e II Simpósio de Linguística Textual, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo, 2017. v. 14. p. 0-0.

  • BORGES, M. I. ; SANTOS, Caroline Vieira . Outras considerações sobre a caracterização de Charlie Brown e as classes gramaticais. In: 4as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da USP, 2017. v. 1. p. 41-41.

  • SANTOS, Caroline Vieira ; JESUS, Natália Marques de ; BORGES, M. I. . Uma proposta descritiva para organização das classes gramaticais. In: V CONALI (Congresso Nacional de Linguagens em Interação), 2017, Maringá. Caderno de Resumos. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2017. v. 1. p. 80-81.

  • BORGES, M. I. . Quadrinhos e heterogeneidade linguística. In: II SIMVALE (Simpósio de Variação Linguística e Ensino), 2017, Londrina. Caderno de Resumos, 2017. p. 21.

  • BORGES, M. I. . 'Chico Bento: arvorada': a variação sob outro olhar. In: II SIMVALE (Simpósio de Variação Linguística e Ensino), 2017, Londrina. Caderno de Resumos, 2017. p. 37.

  • BORGES, M. I. . Tiras cômicas: personificação e humor. In: VI ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e III EIIMAGEM (Encontro Interrnacional de Estudos da Imagem), 2017, Londrina. Caderno de resumo. Londrina: UEL (Universidade Estadual de Londrina), 2017. p. 271-271.

  • BORGES, M. I. ; VIEIRA, Isabela Rodrigues . Deus na visão de Carlos Ruas no blogue ?Um sábado qualquer?. In: V CONALI - Congresso Nacional de Linguagens em Interação Múltiplos Olhares, 2017, Maringá. Caderno de Resumos, 2017. p. 91-92.

  • BORGES, M. I. ; LUZ, Alice Pereira ; MORIS, Bianca Biazotto . Um estudo da pontuação: contrapontos entre as ocorrências do 'Disque-Gramática' e os usos nas tiras cômicas. In: X SELISIGNO - X Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e XI Simpósio de Leitura da UEL, 2016, Londrina. Cadernos de Resumos. Londrina, 2016. v. 1. p. 64-64.

  • BORGES, M. I. . Outros resultados do projeto de pesquisa: 'Gramática, pragmática e tiras: em busca da organização de fato e valor'. In: II SEPESQ - Seminário de Pesquisas sobre Quadrinhos, 2016, Guarulhos. Cadernos de Resumos. Guarulhos: GRUPESQ - Grupo de Pesquisa sobre Quadrinhos, 2016. v. 2. p. 36-36.

  • BORGES, M. I. ; CORREA, Leonardo Neves . Da Era de Prata à contemporaneidade: uma análise das estruturas narrativas dos quadrinhos e tiras cômicas. In: X SELISIGNO - X Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e XI Simpósio de Leitura da UEL, 2016. Cadernos de Resumos, 2016. p. 174-174.

  • APARECIDO, A. S. ; QUILES, Anna Bacinello ; BORGES, M. I. . De fatos aparentemente inocentes, cotidianos e cômicos para a construção social da realidade: uma análise dos mundos de Mafalda e das Cobras-filhote. In: V ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e II EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem), 2015, Londrina. Anais do V ENEIMAGEM (Encontro Nacional de Estudos da Imagem) e II EIEIMAGEM (Encontro Internacional de Estudos da Imagem). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2015. v. 7. p. 50-65.

  • BORGES, M. I. . Alguns resultados do projeto de pesquisa ?Gramática, pragmática e tiras: em busca da organização gramatical de fato e valor?. In: I SEPESQ - Seminário de Pesquisas sobre Quadrinhos, 2015, Guarulhos. Cadernos de Resumos. Guarulhos: GRUPESQ - Grupo de Pesquisa sobre Quadrinhos, 2015. v. 1. p. 30-30.

  • BORGES, M. I. . O contexto de uso nas ocorrências do projeto de extensão 'Disque-Gramática'. In: 3º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá. Resumos dos Trabalhos Aprovados, 2014. v. 1. p. 593-593.

  • TOMBOLIN, G. M. ; BORGES, M. I. . O lugar da gramática na política linguística paranaense: o olhar do professor de língua portuguesa. In: III CIDS - Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística, 2014, Londrina. Caderno de Resumos, 2014. v. 1. p. 325-325.

  • CONTIM, Alessandra Santos ; SANTOS, Débora Satiro ; BORGES, M. I. . Mafalda pensa a escola: uma análise das tiras cômicas. In: II Simpósio Nacional sobre Linguagem Humorística: Focalizando Quadrinhos, 2014, Vitória. Caderno de Resumos e Programação, 2014. v. 1. p. 33-33.

  • QUILES, Anna Bacinello ; BORGES, M. I. . O humor nas tiras cômicas 'As Cobras - antologia definitiva': uma análise das temáticas. In: II Simpósio Nacional sobre Linguagem Humorística: Focalizando Quadrinhos, 2014, Vitória. Caderno de Resumos e Programação, 2014. v. 1. p. 36-37.

  • VIEIRA, I. V. ; PEREIRA, E. M. ; BORGES, M. I. . A coordenação e sua relação com o humor nas tiras cômicas: um estudo inicial. In: II Simpósio Nacional sobre Linguagem Humorística: Focalizando Quadrinhos, 2014, Vitória. Caderno de Resumos e Programação, 2014. p. 20-20.

  • ANDRADE, C. M. ; BORGES, M. I. . Uma análise do monólgo e solilóquio nas tiras cômicas. In: X SEPECH - Seminário em Pesquisas Humanas, 2014, Londrina. Cadernos de Resumos. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014. v. 1. p. 12-12.

  • BORGES, M. I. . A palava no texto/contexto: uma análise de tiras no livro didático. In: IV CONALI (Congresso Nacional de Linguagens): Múltiplos Olhares, 2013, Maringá. Caderno de Resumos. Maringá, 2013. p. 78-78.

  • LELIS, A. C. ; ANDRADE, C. M. ; ALVES, G. A. ; BORGES, M. I. . Língua, gramática, usuário: um diagnóstico com base nos dados do projeto de extensão Disque-Gramática. In: IV CONALI (Congresso Nacional de Linguagens): Múltiplos Olhares, 2013, Maringá. Caderno de Resumos. Maringá, 2013. p. 124-124.

  • BORGES, M. I. ; FRAGA, L. . Gramática e texto na escola. In: IV CONALI (Congresso Nacional de Linguagens): Múltiplos Olhares, 2013, Maringá. Caderno de Resumos. Maringá, 2013. p. 20-20.

  • BORGES, M. I. . Noções e funções do uso quando se fala em gramática de uso. In: XXI Seminário do CELLIP (Centro de EStudos Linguísticos e Literários do Paraná), 2013, Paranaguá. Caderno de Resumos do XXI Seminário do CELLIP. Paranaguá, 2013. p. 55-56.

  • APARECIDO, Aline da Silva ; BORGES, M. I. . Normas linguísticas: um diagnóstico baseado nos dados do projeto de extensão Disque-Gramática. In: CONELIN (Congresso de Estudos da Linguagem), 2013, Cornélio Procópio. Caderno de Resumos. Cornélio Procópio, 2013. p. 40-40.

  • BORGES, M. I. . A relação mal resolvida entre linguística e gramática normativa. In: II SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Cardernos de Resumos, 2012. p. 281-281.

  • BORGES, M. I. . O possível fim do conflito entre linguística e gramática normativa. In: II SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Caderno de Resumos. Uberlândia, 2012. p. 277-277.

  • BORGES, M. I. . Linguagem e seus usos: interdisciplinaridade, conhecimento e música. In: VIII SELISIGNO e Ix Simpósio de Leitura da UEL, 2012, Londrina. Caderno de Resumos. Londrina: Ed. UEL, 2012. p. 166-166.

  • BORGES, M. I. . Linguagem e seus usos: algumas possibilidades. In: VIII SELISIGNO e IX Simpósio de Leitura da UEL, 2012, Londrina. Caderno de Resumos. Londrina: Ed. da UEL, 2012. p. 308-308.

  • ALDA, A. C. C. ; OLIVEIRA, B. S. S. ; BORGES, M. I. . A linguagem e seus usos na música infantil. In: I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação e VII Encontro do NEL, 2012, Blumenau. Programa e Resumos. Blumenau: FURB, 2012. p. 1-1.

  • LELIS, A. C. ; ANDRADE, C. M. ; BORGES, M. I. . Linguagem e duplicidade de sentido. In: I Colóquio Nacional: Diálogos entre Linguagem e Educação e VII Encontro do NEL, 2012, Blumenau. Programa e Resumos. Blumenau: FURB, 2012. p. 1-1.

  • BORGES, M. I. . Dois fazeres pragmáticos : A e B. In: X CELSUL (Círculo de Estudos Linguísticos do Sul), 2012, Cascavel. Caderno de Programação e Resumos. Cascavel: UNIOESTE, 2012. p. 159-159.

  • CORREA, Djane Antonucci ; BORGES, M. I. . Práticas de Linguagem: performatividade e questões ético-políticas. In: X CELSUL (Círculo de Estudos Linguísticos do Sul), 2012, Cascavel. Grupos Temáticos - GTs. Cascavel, 2012. v. GT 12. p. 156-156.

  • BORGES, M. I. . A linguística: um discurso formador no curso de Letras. In: VI CIEL (Ciclo de Estudos em Linguagem), 2011, Ponta Grossa. Caderno de Resumos. Ponta Grossa: Editora da UEPG, 2011. p. 1-1.

  • BORGES, M. I. . Da escrita acadêmica à reflexão dos efeitos da linguística na perspectiva do graduando em Letras. In: XX Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná), 2011, Londrina. Caderno de Programação e Resumos, 2011. p. 103-103.

  • BORGES, M. I. . As falhas da linguística: perspectiva do graduando e ensino. In: 17ºINPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada), 2009, São Paulo. Resumos, 2009.

  • BORGES, M. I. . A perspectiva do graduando do curso de Letras-português: os efeitos do ensino da linguística. In: I SELIN (I Seminário de Estudos Linguísticos da Unesp), 2009, São José do Rio Preto. Programação e Caderno de Resumos. São José do Rio Preto: Unesp - Ibilce e Unesp - FCL, 2009.

  • BORGES, M. I. . A linguística no curso de Letras-português: desdobramentos em disciplinas acadêmicas e efeitos no olhar do graduando. In: XXI Semana de Letras, 2009, São José do Rio Preto. Resumos. São José do Rio Preto: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE/UNESP, 2009.

  • BORGES, M. I. . A Linguística no curso de Letras-português: a perspectiva do graduando. In: XII SILEL (Simpósio Nacional de Letras e Linguística) e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2009, Uberlândia. Resumos, 2009.

  • BORGES, M. I. . A língua portuguesa no currículo do curso de Letras-português. In: IV Colóquio Luso-brasileiro sobre Questões Curriculares e VIII Colóquio sobre Questões Curriculares, 2008, Florianópolis. Resumos, 2008. v. 1. p. 393-394.

  • BORGES, M. I. . O ensino da lingüística: uma análise discursiva por meio de diários de observação. In: III Simpósio Internacional sobre Análisedo do Discurso - Emoções, ethos e argumentação, 2008, Belo Horizonte. Resumos. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008. p. 205-205.

  • BORGES, M. I. . A perspectiva do graduando do curso de Letras-português e o ensino da lingüística. In: I Encontro Nacional de Linguagem e Identidade, 2008, Campinas. Caderno de Resumos, 2008. p. 30-30.

  • BORGES, M. I. . Mapeamento identitário como instrumento para a coleta de dados: vantagens e desvantagens. In: VIII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada, 2007, Brasília. Caderno de Resumos do VIII CBLA. Brasília: Editora da Unb, 2007. v. 1. p. 218-218.

  • BORGES, M. I. . A subjetividade na teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso. In: 4º SIGET (Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais), 2007, Tubarão. Programação e Resumos. Tubarão: Editora da UNISUL, 2007. p. 267-268.

  • BORGES, M. I. . A alternância do gênero masculino/feminino no contato lingüístico entre o português e o italiano em Santa Catarina. In: XI SILEL (XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística), 2006, Uberlândia. Resumos, 2006.

  • BORGES, M. I. . A política de identidades em torno da figura do informante na sociolingüística e na geolingüística. In: XI SILEL (XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística), 2006, Uberlândia. Resumos, 2006.

  • BORGES, M. I. . O jogo ético-político em "O Pasquim". In: 14º INPLA (Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada), 2004, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: LAEL/PUC-SP, 2004.

  • BORGES, M. I. . Os (re)posicionamentos identitários e o jogo ético-político nos quadrinhos do jornal. In: I Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso, 2004, Uberlândia. Caderno de Resumos e Programação. Uberlândia: ILEEL/UFU, 2004. v. 1. p. 171.

  • BORGES, M. I. . A política de nomeação nos quadrinhos. In: 10º SILEL (Simpósio de Letras e Lingüística), 2004, Uberlândia. Caderno de Resumos. Uberlândia: ILEEL/UFU, 2004. v. 1. p. 165.

  • BORGES, M. I. . O jogo ético-político nos quadrinhos editados em "O Pasquim". In: II SEPELLA (Seminário de pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada), 2004, Uberlândia. Caderno de Resumos. Uberlândia: ILEEL/UFU, 2004. v. 1. p. 52-53.

  • BORGES, M. I. . Uma leitura semiolingüística de "Uma aventura de Asterix o gaulês". In: 51º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos), 2003, Taubaté. Programação Geral e Caderno de Resumos. Taubaté: UNITAU, 2003. v. 1. p. 303.

  • BORGES, M. I. . "O Pasquim" e "As aventuras de Asterix o gaulês": um jogo ético-político. In: I SEPELLA (Seminário de Pesquisa em Lingüística e Lingüística Aplicada), 2003, Uberlândia. Caderno de Resumos. Uberlândia: ILEEL/UFU, 2003. v. 1. p. 60-61.

  • BORGES, M. I. . "Uma aventura de Asterix, o gaulês": política de representação e identidade. In: VIII Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, 2003, Mariana. Caderno de Resumos. Mariana: UFOP, 2003.

  • BORGES, M. I. . As isotopias no poema "Catar feijão", de João Cabral de Melo Neto. In: III SELISIGNO e IV Simpósio de Leitura da UEL, 2002, Londrina. Caderno de Resumos. Londrina: UEL, 2002. v. 1. p. 24.

  • BORGES, M. I. . Tratamento lexical e análise de textos literários. In: XI EAIC (Encontro Anual de Iniciação Científica), 2002, Maringá. XI EAIC (Encontro Anual de Iniciação Científica). Maringá: UEM, 2002.

  • BORGES, M. I. ; RIBEIRO, Fabiana Patrícia Lovato ; VIANI, Flaviana Gonçalves ; LÍMOLI, Loredana . Semiótica e ensino: práticas pedagógicas de leitura. In: 50º Seminário do GEL, 2002, São Paulo. Resumos do 50º Seminário do GEL. São Paulo: FFCLH/USP, 2002. v. 1. p. 185.

  • BORGES, M. I. . O percurso gerativo do sentido de "A volta do guerrerio", de Drummond: segmentação textual e campos lexicais. In: II Selisigno -(Seminário de Estudos sobre Linguagem e Significação e III Simpósio de Leitura da UEL), 2001, Londrina. Caderno de Resumos. Londrina: UEL, 2001. v. 1. p. 59.

  • LÍMOLI, Loredana ; BORGES, M. I. . O esquema da veridicção na crônica "O chá", de Carlos Drummond de Andrade. In: XV Seminário do CELLIP, 2001, Curitiba. Programação e Caderno de Resumos. Curitiba: UFPR, 2001. v. 1. p. 117-118.

  • BORGES, M. I. ; LAVISIO, Lucas dos Santos . Uma análise da linguagem dos quadrinhos no mangá 'Jojo's bizarre adventures' de Hirohiko Araki. Travessias Interativas , 2019.

  • SANTOS, Célia Dias dos ; BORGES, M. I. . A construção da identidade feminina em Bordados de Marjane Satrapi. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Ilustrações editoriais: uma perspectiva sócio-histórica sobre a tragédia na Escola Estadual Raul Brasil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. ; MELO, Weslei Chaleghi de . Um olhar sobre a identidade feminina no mangá 'Vitamin'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Formação docente e histórias em quadrinhos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Uma análise de propostas de intervenção: trabalho docente, quadrinhos e pesquisa-ação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Algumas relações entre a linguagem dos quadrinhos e as histórias de suspense ?Daruma? (2016) e ?O sinal? (2017) de Orlandeli. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Classes gramaticais, organização e tira cômica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALVES, Bianca Reineri ; MOREIRA, Rayane Imakami ; BORGES, M. I. . A presença da personificação nas tiras cômicas: Garfield e 'As cobras'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Introdução à linguagem dos quadrinhos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BORGES, M. I. . As perspectivas em jogo nas tiras cômicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. ; SANTOS, Caroline Vieira . Outras considerações sobre a caracterização de Charlie Brown e as classes gramaticais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Caroline Vieira ; JESUS, Natália Marques de ; BORGES, M. I. . Uma proposta descritiva para organização das classes gramaticais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Quadrinhos e heterogeneidade linguística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORGES, M. I. . Tiras cômicas: personificação e humor. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. ; SANTOS, Caroline Vieira . Caracterização de Charlie Brown: suas reflexões no 'muro'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, Isabela Rodrigues ; BORGES, M. I. . Deus na visão de Carlos Ruas no blogue ?Um Sábado Qualquer'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . ?Chico Bento: arvorada': a variação sob outro olhar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. ; LUZ, Alice Pereira ; MORIS, Bianca Biazotto . Um estudo da pontuação: contrapontos entre as ocorrências do 'Disque-Gramática' e os usos nas tiras cômicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. ; CORREA, Leonardo Neves . Da Era de Prata à contemporaneidade: uma análise das estruturas narrativas dos quadrinhos e tiras cômicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Outros resultados do projeto de pesquisa: 'Gramática, pragmática e tiras: em busca da organização de fato e valor'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. ; APARECIDO, A. S. ; QUILES, Anna Bacinello . Efeitos de sentido como reflexo do real. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. ; LUZ, Alice Pereira ; MORIS, Bianca Biazotto . As influências ou não das condições sócio-históricas e culturais nas tiras cômicas da Mafalda. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Conexões entre quadrinhos e gramática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDRADE, C. M. ; PEREIRA, E. M. ; BORGES, M. I. . Tiras cômicas: uma análise de conteúdo de 'Calvin e Haroldo' e '(SIC)'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • APARECIDO, A. S. ; QUILES, Anna Bacinello ; BORGES, M. I. . De fatos aparentemente inocentes, cotidianos e cômicos para a construção social da realidade: uma análise dos mundos de Mafalda e das Cobras-filhote. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Alguns resultados do projeto de pesquisa 'Gramática, pragmática e tiras: em busca da organização gramatical de fato e valor'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . O mundo e as cobras: a personificação em 'Toda a Mafalda' de Quino e em 'As Cobras' de Verissimo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Orlandeli e sua produção de tiras: entre o tradicional e a inovação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. ; APARECIDO, A. S. ; ANDRADE, C. M. . Projeto de extensão Disque-Gramática: alguns resultados. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, C. M. ; BORGES, M. I. ; PEREIRA, E. M. . Uma análise do monólogo e solilóquio em tiras cômicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . O contexto de uso nas ocorrências do projeto de extensão 'Disque-Gramática'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TOMBOLIN, G. M. ; BORGES, M. I. . O lugar da gramática na política linguística paranaense: o olhar do professor de língua portuguesa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CONTIM, Alessandra Santos ; SANTOS, Débora Satiro ; BORGES, M. I. . Mafalda pensa a escola: uma análise das tiras cômicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • QUILES, Anna Bacinello ; BORGES, M. I. . O humor nas tiras cômicas 'As Cobras - antologia definitiva': uma análise das temáticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, I. V. ; PEREIRA, E. M. ; BORGES, M. I. . A coordenação e sua relação com o humor nas tiras cômicas: um estudo inicial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . A linguagem das tiras cômicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • QUILES, Anna Bacinello ; BORGES, M. I. . As tiras cômicas 'As Cobras - antologia defintiva': uma análise da linguagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRAGA, Letícia ; BORGES, M. I. . Gramática e texto na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORGES, M. I. . Noções e funções do uso quando se fala em gramática de uso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • APARECIDO, A. S. ; BORGES, M. I. . Normas linguísticas: um diagnóstico baseado nos dados do projeto de extensão Disque-Gramática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . A palavra no texto/contexto: uma análise de tiras no livro didático. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LELIS, A. C. ; ANDRADE, C. M. ; ALVES, G. A. ; BORGES, M. I. . Língua, gramática, usuário: um diagnóstico com base nos dados do projeto de extensão Disque-Gramática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . A relação mal resolvida entre linguística e gramática normativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Grupo de Trabalho (GT) - O possível fim do conflito entre linguística e gramática normativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, M. I. . Linguagem e seus usos: interdisciplinaridade, conhecimento e música. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Linguagem e seus usos: algumas possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BORGES, M. I. . Dois fazeres pragmáticos: A e B. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORREA, Djane Antonucci ; BORGES, M. I. . Grupo de Trabalho (GT) - Práticas de Linguagem: performatividade e questões ético-políticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORGES, M. I. . A linguística: um discurso formador no curso de Letras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Da escrita acadêmica à reflexão dos efeitos da linguística na perspectiva do graduando em Letras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . As falhas da linguística: perspectiva do graduando e ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . A perspectiva do graduando do curso de Letras-português: os efeitos do ensino da linguística. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . A linguística no curso de Letras-português: desdobramentos em disciplinas acadêmicas e efeitos no olhar do graduando. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . A Linguística no curso de Letras-português: a perspectiva do graduando. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . O ensino de Lingüística: uma análise discursiva por meio de diários de observação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . A língua portuguesa no currículo do curso de Letras-português. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . A perspectiva do graduando do curso de Letras-português e o ensino da lingüística. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Mapeamento identitário como instrumento para a coleta de dados: vantagens e desvantagens. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . A subjetividade na teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . A alternância do gênero masculino/feminino no contato lingüístico entre o português e o italiano em Santa Catarina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . A política de identidade em torno da figura do informante na sociolingüística e na geolingüística. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . O jogo ético-político em "O Pasquim". 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Os (re)posicionamentos identitários e o jogo ético-político nos quadrinhos do jornal "O Pasquim" no período de 1969 a 1974. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . A política de nomeação nos quadrinhos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . O jogo ético-político nos quadrinhos editados em "O Pasquim". 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . Uma leitura semiolingüística de "Uma aventura de Asterix o gaulês". 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . "O Pasquim" e "As aventuras de Asterix o gaulês". 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . "Uma aventura de Asterix, o gaulês": política de representação e identidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . As isotopias no poema "Catar feijão", de Joaõ Cabral de Melo Neto. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. ; LÍMOLI, Loredana . Tratamento lexical e análise de textos literários. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. ; LÍMOLI, Loredana ; VIANI, Flaviana Gonçalves ; RIBEIRO, Fabiana Patrícia Lovato . Semiótica e ensino: práticas pedagógicas de leitura. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . O percurso gerativo do sentido de "A volta do guerreiro", de Drummond: segmentação textual e campos lexicais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BORGES, M. I. . O esquema de veridicção na crônica "O chá", de Carlos Drummond de Andrade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BORGES, M. I. . Quadrinhos, Educação e Letramentos. 2017. (Coordenação de Sessão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Quadrinhos e análise linguística, Descrição: Neste projeto de pesquisa e extensão, o objetivo norteador é estabelecer conexões entre quadrinhos e a organização e o funcionamento gramatical a partir dos gêneros quadrinísticos: tira cômica, tira livre, charge, cartum, mangá, novela gráfica, história de aventuras e história de humor, no âmbito de um contexto de uso. procura-se atender a cinco demandas emergidas no projeto de pesquisa ?Gramática, pragmática e tiras: em busca da organização gramatical de fato e valor? (2013-2014): a) a inclusão de outros gêneros quadrinísticos ao lado da tira cômica: tira cômica, tira livre, charge, cartum, mangá, novela gráfica, história de aventuras e história de humor; b) o fortalecimento da perspectiva de quadrinhos como uma linguagem autônoma e relevante para o trabalho com o português na formação inicial e continuada de professores; c) a propagação dos conhecimentos da linguagem quadrinística e dos principais gêneros que utilizam tal linguagem entre os professores em formação inicial e já em atuação; d) a restrição de trabalhos que estabeleçam conexões entre quadrinhos e português em uso; e) a continuidade dessa conexão já realizada no projeto de pesquisa citado e no projeto de extensão disque-gramática. teoricamente, são utilizados: 1) alguns estudos desenvolvidos no bojo da linguística ? ANTUNES (2007; 2014), BAKHTIN (2003), FRANCHI (2006), KOCH (2001), NEVES (2000; 2010; 2013) e PINILLA (2008); 2) alguns trabalhos sobre quadrinhos ? CAGNIN (2014), GARCÍA (2012), GOTLIEB (1996), INNOCENTE (2005), RAMOS (2007; 2010; 2011; 2014a; 2014b; 2016), RAMA e VERGUEIRO (2004), VERGUEIRO (2004) e VIEIRA (2015). a discussão dos dados é norteada pela pesquisa qualitativa e pesquisa-ação. Pesquisa e extensão são tratadas como interdependentes, porque as reflexões teóricas devem contribuir para a problematização de questões reais de ensino, aproximando teoria e prática. Espera-se explicitar a aproximação entre quadrinhos e organização gramatical, contribuindo, de um lado, para a propagação do fundamento de que o texto em quadrinhos constitui uma amostra do funcionamento gramatical do português brasileiro e, de outro, para a formação inicial e continuada de professores de português.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Isabel Borges - Coordenador / Esmeri Malagute Pereira - Integrante / Angélia Regina Gonçalves Bertolazzi - Integrante / Angela de Lourdes Capellesso - Integrante / Aline da Silva Aparecido - Integrante / Alice Pereira Luz - Integrante / Bianca Biazotto Moris - Integrante / Valdirene Aparecida da Silva Marchioli - Integrante / Andréa Cristina de Oliveira Lima Menegueti - Integrante / Silvana Aparecida Morais da Costa - Integrante / Thaís Fernanda Rodrigues da Luz Teixeira - Integrante / Natália Marques de Jesus - Integrante / Bianca Reineri Alves - Integrante / Caroline Vieira Santos - Integrante / Pietra P. Amâncio Irineu da Silva - Integrante / Amanda Carolina Pereira de Jesus - Integrante / Ana Paula da Silva e Lino - Integrante / Beatriz Harumi Shimada - Integrante / Gabrielly Champi Duarte - Integrante / Isabela Rodrigues Vieira - Integrante / Rayane Imakami Moreira - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Gramática, pragmática e tiras: em busca da organização gramatical de fato e valor, Descrição: A partir dos usos heterogêneos observados nas materialidades textuais do gênero tira, pertencente ao hipergênero quadrinhos, uma análise descritiva, explicativa e interpretativista da gramática estruturante da imbricação fato/valor será feita. O objetivo principal é delinear a organização e o funcionamento gramatical quando a imbricação fato/valor está em jogo nas tiras no âmbito de um contexto de uso. As tiras de cartunistas consagrados tanto no cenário internacional, quanto nacional funcionarão como objeto de observação, tais como: as tiras Calvin e Haroldo (Bill Watterson); as tiras da Mafalda (Quino); as tiras do Snoopy (Schulz); as tiras Hagar, o Horrível (Dick e Chris Browne); as tiras de Garfield (Davis); as tiras As cobras (Veríssimo); as tiras Pagando o pato (Ciça); as tiras do cartunista Henfil; as tiras do cartunista Orlandeli. A princípio, o objeto de observação será constituído de nove cartunistas, cinco estrangeiros e quatro brasileiros. O objeto teórico consiste no funcionamento pragmático-gramatical quando a imbricação fato/valor se manifesta nas tiras. Teoricamente, é aliar nova pragmática e gramática funcional, afastando-se da análise centrada apenas na sentença. Metodologicamente, o projeto de pesquisa não concentra apenas em uma técnica de pesquisa, recorrendo às estratégias da pesquisa bibliográfica e do levantamento bibliográfico, pesquisa descritiva, explicativa e interpretativista (qualitativa). No âmbito científico, espera-se refletir sobre alguns aspectos pragmático-funcionais durante o delineamento da organização gramatical quando a imbricação fato/valor está em jogo nas tiras analisadas. Consequentemente, espera-se que tal reflexão propicie uma redefinição dos temas de interesse da nova pragmática aliada à gramática funcional, sobretudo as classes gramaticais. Com isso, será possível identificar as contribuições dessa interface e das relações interdisciplinares estabelecidas entre a linguística, filosofia, história, comunicação, sociologia, por exemplo, tudo isso para propor um estudo sobre a linguagem centrado no texto e não na sentença. A partir desta proposição, no âmbito político-social, espera-se reforçar alguns princípios da política educacional brasileira (que também é uma política linguística): estudo linguístico focado no texto, de modo que a análise linguística seja socialmente situada e relevante; interdisciplinaridade; multimodalidade textual; afastamento da abordagem tradicional de gramática em que o texto é colocado como mero pretexto para exploração gramatical, na maioria das vezes desconectada das práticas de leitura e produção de textos, dentre outros. Por fim, espera-se desencadear uma formação, sobretudo inicial, de professores em sintonia com a política educacional brasileira e com as atuais perspectivas da linguística que tematizam a análise e o ensino da língua portuguesa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Isabel Borges - Coordenador / Caroline Molinari Andrade - Integrante / Esmeri Malagute Pereira - Integrante / Priscyla Silvante Crosciati - Integrante / Angela de Lourdes Capellesso - Integrante / Thaís Regina Mian Marinho - Integrante / Aline da Silva Aparecido - Integrante / Angélica Regina Gonçalves Bertolazzi - Integrante / Ivone Volpe Vieira - Integrante / Alessandra Santos Contim - Integrante / Débora Satiro dos Santos - Integrante / Anna Bacinello Quiles - Integrante / Alice Pereira Luz - Integrante / Bianca Biazotto Moris - Integrante / Valdirene Aparecida da Silva Marchioli - Integrante / Andréa Cristina de Oliveira Lima Menegueti - Integrante / Silvana Aparecida Morais da Costa - Integrante / Thaís Fernanda Rodrigues da Luz Teixeira - Integrante / Natália Marques de Jesus - Integrante / Fábia Valéria dos Santos - Integrante / Bianca Reineri Alves - Integrante / Caroline Vieira Santos - Integrante / Gabriela Alves Inácio - Integrante / Sara Teles Cameli Rodrigues - Integrante / Yasmin Caminata Alves - Integrante / Pietra P. Amâncio Irineu da Silva - Integrante / Amanda Carolina Pereira de Jesus - Integrante / Thaís Aparecida Barbosa de Lima Teixeira - Integrante., Número de produções C, T & A: 33 / Número de orientações: 4

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas. , Rodovia Celso Garcia Cid , PR-445 Km 380, Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), Projeto Disque-Gramática, sala 20, Campus Universitário, 86051990 - Londrina, PR - Brasil - Caixa-postal: 6001, Telefone: (43) 33714619, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 02/2019

      Ensino, Matemática empresarial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português instrumental

    • 02/2019

      Ensino, Letras-português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfologia

    • 03/2018

      Ensino, Letras-português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfossintaxe I, Morfossintaxe II

    • 09/2017

      Extensão universitária , Projeto de extensão Disque-Gramática, .,Atividade de extensão realizada, Colaboradora.

    • 04/2017

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretação e produção de textos

    • 02/2014

      Ensino, PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gramática, variação e ensino, Texto e ensino

    • 03/2012

      Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução à pesquisa em língua portuguesa, Linguística textual, Morfossintaxe

    • 04/2016 - 04/2019

      Direção e administração, Especialização em Língua Portuguesa, .,Cargo ou função, Vice-coordenadora.

    • 03/2018 - 12/2018

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretação e produção de textos

    • 04/2016 - 02/2018

      Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfossintaxe II

    • 04/2016 - 12/2017

      Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Morfossintaxe I

    • 05/2014 - 09/2017

      Extensão universitária , Projeto de extensão Disque-Gramática, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora.

    • 12/2013 - 12/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2014 - 03/2016

      Direção e administração, Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, Colegiado do Curso de Letras-Português.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Colegiado do Curso de Letras-Português.

    • 03/2013 - 12/2015

      Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Norma-padrão escrita

    • 05/2012 - 12/2015

      Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Módulo Linguagem como manifestação artística, Módulo Linguagem e identidades, Módulo Linguagem e seus usos, Módulo O profissional de Letras

    • 03/2013 - 03/2014

      Direção e administração, Especialização em Língua Portuguesa, .,Cargo ou função, Vice-coordenação.

    • 09/2011 - 01/2014

      Extensão universitária , Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, .,Atividade de extensão realizada, Colaboradora do projeto Disque-Gramática.

    • 07/2012 - 12/2012

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção do texto científico

    • 02/2012 - 07/2012

      Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Letras

    • 02/2012 - 05/2012

      Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

    • 02/2012 - 05/2012

      Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de texto

    • 07/2011 - 05/2012

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Interpretação e produção de textos

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, Licenciatura Plena em Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estilística, Produção de texto

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e expressão

    • 07/2011 - 12/2011

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e expressão

  • 2011 - 2011

    Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Vínculo: Celetista Regime Especial-CRES, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2011 - 06/2011

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua e texto, Morfossintaxe do português, Prática I: leitura e produção de texto

  • 2009 - 2010

    Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

    Vínculo: Celetista-contrato determinado, Enquadramento Funcional: Professora de Português do E. Regular e EJA, Carga horária: 25

    Outras informações:
    Atuação no Ensino Fundamental regular. Atuação no Ensino Fundamental e Médio - Educação de Jovens e Adultos (EJA)

    Atividades

    • 02/2010 - 11/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa

    • 09/2009 - 11/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 2007 - 2009

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Integral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2007

    Prefeitura Municipal de Florianópolis

    Vínculo: Celetista-contrato determinado, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa (EJA), Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atuação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Fundamental

    Atividades

    • 02/2006 - 02/2007

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 2004 - 2004

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Monitoria remunerada do Progra, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitoria realizada no Programa de Pós-graduação em Lingüística do Instituto de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia

    Atividades

    • 03/2004 - 12/2004

      Treinamentos ministrados , Pós-graduação em Lingüística - Curso de Mestrado, .,Treinamentos ministrados, Assessoramento aos(às) mestrandos(as) na disciplina "Teorias Lingüísticas" ministrada na Pós-graduação - Curso de Mestrado, Orientação aos(às) mestrandos(as) no manuseio do Portal Capes

    • 03/2004 - 12/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Pós-graduação em Lingüística - Curso de Mestrado, Pós-graduação em Lingüística - Curso de Mestrado.,Atividade realizada, Colaboração na organização de eventos promovidos pelo Instituto de Letras e Lingüística (ILEEL).

    • 03/2004 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.,Cargo ou função, Participação nas comissões organizadoras de eventos do Instituto de Letras e Lingüística (ILEEL) e do Programa de Pós-graduação em Lingüística - Curso de Mestrado.

  • 2003 - 2003

    UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS S / C LTDA

    Vínculo: Professora Universitária, Enquadramento Funcional: Professora horista, Carga horária: 2

    Atividades

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção de Textos Técnico-científicos

  • 2001 - 2002

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Bolsista do PIBIC/CNPQ, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2001 - 2001

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

  • 2001 - 2001

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

  • 2000 - 2001

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Colaboradora

    Atividades

    • 08/2001 - 07/2002

      Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Letras, .,Atividade de extensão realizada, Bolsista pelo PIBIC/CNPq do Projeto de Pesquisa "Semiótica literária e prática de leitura: aplicações ao ensino" com o sub-projeto "Tratamento lexical e análise do texto literário".

    • 03/2001 - 12/2001

      Estágios , Centro de Ciências Humanas e Letras, .,Estágio realizado, Guarda-mirim da Prefeitura Municipal de Ibiporã/P.R.

    • 03/2001 - 12/2001

      Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Letras, .,Atividade de extensão realizada, Colaboradora do Projeto de Extensão "Linguagem, texto e cidadania".

    • 08/2001 - 09/2001

      Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Letras, .,Atividade de extensão realizada, Colaboradora do Projeto de Extensão "Disque-gramática".

    • 10/2000 - 07/2001

      Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e Letras, .,Atividade de extensão realizada, Colaboradora do Projeto de Pesquisa "Semiótica literária e prática de leitura: aplicações ao ensino".