Claudia Senra Caramez

Possui graduação em História pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003). Atualmente é professora de história da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem especialização na área de História, e, atualmente, é Mestre em Educação na linha de pesquisa de Cultura, Escola e Ensino com ênfase em Educação Histórica na Universidade Federal do Paraná (2014), atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de trabalho com blogs em Educação Histórica, perspectivas e possibilidades da construção do conhecimento histórico através das fontes históricas disponibilizadas na web.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Educação

2018 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Orientador: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2012 - 2014

Universidade Federal do Paraná
Título: A aprendizagem histórica de professores mediada pelas tecnologias da informação e comunicação: perspectivas da Educação Histórica.,Ano de Obtenção: 2014
Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História. Setores de atividade: Educação.

Especialização em A Nova História em Sala de Aula

2004 - 2005

Universidade Federal do Paraná
Título: A INTENSIFICAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DE UM NOVO SINDICATO PARANAENSE: O discurso Cutista - 1985-1989.
Orientador: Luiz Carlos Ribeiro

Graduação em História

2000 - 2003

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: O Novo Sindicalismo no Paraná (1985-1989)
Orientador: Walfrido S. de Oliveira Júnior

Ensino Médio (2º grau)

1993 - 1995

Instituto de Educação do Rio de Janeiro

Ensino Fundamental (1º grau)

1987 - 1991

Colégio Bahiense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO ENSINO MÉ. (Carga horária: 100h). , UFPR PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA COORDENADORIA DE EXTENSÃO, UFPR, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: teoria, pesquisa e prática. (Carga horária: 40h). , LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, LAPEDUH, Brasil.

2014 - 2014

ARQUIVOS, LINGUAGENS CONTEMPORÂNEAS E LITERACIA HISTÓRICA. (Carga horária: 80h). , LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, LAPEDUH, Brasil.

2011 - 2011

O TRABALHO COM FONTES E A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS EM AULAS DE HISTÓRIA: MEDI. (Carga horária: 70h). , LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, LAPEDUH, Brasil.

2009 - 2009

UTILIZANDO DADOS DO IBGE ATRAVÉS DO SISTEMA SIDRA. (Carga horária: 4h). , Prefeitura Municipal de Curitiba, PMC, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Gestão Democrática da Escola Pública. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Formação de Professores. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2008 - 2008

HISTÓRIA DO PARANÁ - SOCIEDADE, IMIGRAÇÃO, CULTURA. (Carga horária: 24h). , Prefeitura Municipal de Curitiba, P/CURITIBA, Brasil.

2000 - 2002

Extensão universitária em Análise da arquitetura em madeira do Município de. (Carga horária: 80h). , Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOBANSKI, A. Q. ; Andressa Garcia Pinheiro de Oliveira ; CARAMEZ, C. S. ; Cézar Augusto Machado ; Éder Cristiano de Souza ; João Luis da Silva Bertolini ; Leslie Luiza Pereira Gusmão ; Lilian Costa Castex ; Lucas Pydd Nechi ; Luciano de Azambuja ; Marcelo Fronza ; Marilu Favarin Marin ; Rita de Cássia Gonçalves Pacheco dos Santos ; Solange Maria do Nascimento ; Thiago Augusto Divardim de Oliveira ; Tiago Costa Sanches . XII Congresso Internacional - Jornadas de Educação Histórica. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Seminário de Educação Histórica. 2016. (Seminário).

IX Seminário de Educação Histórica.O conceito substantivo "Ditadura Civil-militar no Brasil" sob o viés da Burdening History. 2016. (Seminário).

VIII Seminário de Educação Histórica. 2015. (Seminário).

VII Seminário de Educação Histórica. 2014. (Seminário).

XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica. A aprendizagem histórica de professores mediadas pelas TIC's: perspectivas da Educação Histórica. 2014. (Congresso).

Colóquio de Ensino: desafios do ensino de História no século XXI.O Uso de fontes nas aulas de História. 2013. (Oficina).

VI Seminário de Educação Histórica.A aprendizagem histórica de professores mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação. 2013. (Seminário).

XIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica. Relações de professores e alunos com a história contida na Web. 2013. (Congresso).

XXVII Simpósio Nacional de História. 2013. (Simpósio).

5 Seminário de Educação Histórica. 2012. (Seminário).

Conferência de Abertura do 5 Seminário de Educação Histórica. 2012. (Seminário).

IX HEIRNET - History Educators International Research Network Conference. 2012. (Congresso).

XXII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica. História e Juventude: diários pessoais e blogs como espaço de memória. 2012. (Congresso).

XXII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica. 2012. (Congresso).

4 Seminário de Educação Histórica.História e Juventude: diários pessoais e blogs como espaço de memória. 2011. (Seminário).

3 Seminário de Educação Histórica.LIVROS DIDÁTICOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA: ESCOLHAS E REFLEXÕES. 2010. (Seminário).

X Jornadas Internacionais de Educação Histórica.UNIDADE TEMÁTICA INVESTIGATIVA COMO PROCEDIMENTO NA CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA HISTÓRICA EM SALA DE AULA. 2010. (Outra).

I Jornada de Curitiba -Histórias de Muitas Vidas - V Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto da B'nai B'rith do Brasil. 2008. (Outra).

SEMINÁRIO DE CONDIÇÕES DE TRABALHO NA ESCOLA, CMEI, CMAE, FARÓIS E ANEXOS.Condições de Trabalho na Escola. 2008. (Seminário).

XXI Simpósio Nacional de História- A História na Novo Milênio: entre o Individual e o Coletivo. 2001. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosi Terezinha Ferrarini Gevaerd

SCHMIDT, M. A.; BARCA, M. I.;GEVAERD, R. T. F.; URBAN, A. C.. A aprendizagem histórica de professores mediada pelas tecnologias da informação e comunicação: perspectivas da educação histórica. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Marcelo Fronza

SCHMIDT, M. A. M. S.; URBAN, A. C.; BARCA, I.; Gevaerd. R. T.;FRONZA, Marcelo. A aprendizagem histórica dos professores mediada pelas tecnologias de informação e comunicação: perspectivas da Educação Histórica. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt

A aprendizagem histórica de professores mediada pelas tecnologias da informação e comunicação: perspectivas da Educação Histórica; 2014; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARAMEZ, C. S. . Unidade Temática Investigativa Como Procedimento na Construção da Narrativa Histórica em Sala de Aula. Revista de Educação Histórica , v. 01, p. 95-103, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARAMEZ, C. S. ; METZGER, J. S. ; SCREMIN, S. S. . DESCONSTRUÍNDO O MUNDO SIMBÓLICO DO PRECONCEITO ÉTNICO RACIAL. 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2010

    UNIDADE TEMÁTICA INVESTIGATIVA COMO PROCEDIMENTO NA CONSTTRUÇÃO DA NARRATIVA HISTÓRICA EM SALA DE AULA, Descrição: Este trabalho apresenta uma prática realizada com alunos de 8ºano (ou 7ªsérie) do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Curitiba, como parte constitutiva do Curso de Patrimônio e Narrativa Histórica no Ensino de História da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (S.M.E.) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Unidade Temática Investigativa analisada foi a Revolução Industrial para tanto, a narrativa histórica precisou partir da investigação das idéias tácitas dos alunos e sua categorização, passou pela intervenção pedagógica do professor e culminou na metacognição - fundamentadas em Isabel Barca e Maria Auxiliadora Schmidt; e dos Conceitos Substantivos e de Segunda Ordem de Peter Lee.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Senra Caramez - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    UNIDADE TEMÁTICA INVESTIGATIVA COMO PROCEDIMENTO NA CONSTTRUÇÃO DA NARRATIVA HISTÓRICA EM SALA DE AULA, Descrição: Este trabalho apresenta uma prática realizada com alunos de 8ºano (ou 7ªsérie) do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Curitiba, como parte constitutiva do Curso de Patrimônio e Narrativa Histórica no Ensino de História da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (S.M.E.) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Unidade Temática Investigativa analisada foi a Revolução Industrial para tanto, a narrativa histórica precisou partir da investigação das idéias tácitas dos alunos e sua categorização, passou pela intervenção pedagógica do professor e culminou na metacognição - fundamentadas em Isabel Barca e Maria Auxiliadora Schmidt; e dos Conceitos Substantivos e de Segunda Ordem de Peter Lee.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Senra Caramez - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    UNIDADE TEMÁTICA INVESTIGATIVA COMO PROCEDIMENTO NA CONSTTRUÇÃO DA NARRATIVA HISTÓRICA EM SALA DE AULA, Descrição: Este trabalho apresenta uma prática realizada com alunos de 8ºano (ou 7ªsérie) do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Curitiba, como parte constitutiva do Curso de Patrimônio e Narrativa Histórica no Ensino de História da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (S.M.E.) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Unidade Temática Investigativa analisada foi a Revolução Industrial para tanto, a narrativa histórica precisou partir da investigação das idéias tácitas dos alunos e sua categorização, passou pela intervenção pedagógica do professor e culminou na metacognição - fundamentadas em Isabel Barca e Maria Auxiliadora Schmidt; e dos Conceitos Substantivos e de Segunda Ordem de Peter Lee.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Senra Caramez - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    UNIDADE TEMÁTICA INVESTIGATIVA COMO PROCEDIMENTO NA CONSTTRUÇÃO DA NARRATIVA HISTÓRICA EM SALA DE AULA, Descrição: Este trabalho apresenta uma prática realizada com alunos de 8ºano (ou 7ªsérie) do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Curitiba, como parte constitutiva do Curso de Patrimônio e Narrativa Histórica no Ensino de História da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (S.M.E.) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Unidade Temática Investigativa analisada foi a Revolução Industrial para tanto, a narrativa histórica precisou partir da investigação das idéias tácitas dos alunos e sua categorização, passou pela intervenção pedagógica do professor e culminou na metacognição - fundamentadas em Isabel Barca e Maria Auxiliadora Schmidt; e dos Conceitos Substantivos e de Segunda Ordem de Peter Lee.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Senra Caramez - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    UNIDADE TEMÁTICA INVESTIGATIVA COMO PROCEDIMENTO NA CONSTTRUÇÃO DA NARRATIVA HISTÓRICA EM SALA DE AULA, Descrição: Este trabalho apresenta uma prática realizada com alunos de 8ºano (ou 7ªsérie) do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Curitiba, como parte constitutiva do Curso de Patrimônio e Narrativa Histórica no Ensino de História da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (S.M.E.) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Unidade Temática Investigativa analisada foi a Revolução Industrial para tanto, a narrativa histórica precisou partir da investigação das idéias tácitas dos alunos e sua categorização, passou pela intervenção pedagógica do professor e culminou na metacognição - fundamentadas em Isabel Barca e Maria Auxiliadora Schmidt; e dos Conceitos Substantivos e de Segunda Ordem de Peter Lee.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Senra Caramez - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    UNIDADE TEMÁTICA INVESTIGATIVA COMO PROCEDIMENTO NA CONSTTRUÇÃO DA NARRATIVA HISTÓRICA EM SALA DE AULA, Descrição: Este trabalho apresenta uma prática realizada com alunos de 8ºano (ou 7ªsérie) do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Curitiba, como parte constitutiva do Curso de Patrimônio e Narrativa Histórica no Ensino de História da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (S.M.E.) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Unidade Temática Investigativa analisada foi a Revolução Industrial para tanto, a narrativa histórica precisou partir da investigação das idéias tácitas dos alunos e sua categorização, passou pela intervenção pedagógica do professor e culminou na metacognição - fundamentadas em Isabel Barca e Maria Auxiliadora Schmidt; e dos Conceitos Substantivos e de Segunda Ordem de Peter Lee.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Senra Caramez - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    UNIDADE TEMÁTICA INVESTIGATIVA COMO PROCEDIMENTO NA CONSTTRUÇÃO DA NARRATIVA HISTÓRICA EM SALA DE AULA, Descrição: Este trabalho apresenta uma prática realizada com alunos de 8ano (ou 7ªsérie) do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Curitiba, como parte constitutiva do Curso de Patrimônio e Narrativa Histórica no Ensino de História da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (S.M.E.) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Unidade Temática Investigativa analisada foi a Revolução Industrial para tanto, a narrativa histórica precisou partir da investigação das idéias tácitas dos alunos e sua categorização, passou pela intervenção pedagógica do professor e culminou na metacognição - fundamentadas em Isabel Barca e Maria Auxiliadora Schmidt; e dos Conceitos Substantivos e de Segunda Ordem de Peter Lee.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Cláudia Senra Caramez - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2004 - Atual

Secretaria da Educação do Estado do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20

2005 - Atual

secretaria municipal de educação de curitiba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20

1999 - Atual

secretaria municipal de educação de curitiba

Vínculo: Estatutária, Enquadramento Funcional: Professora de História da Rede, Carga horária: 20

2015 - Atual

Faculdade Educaciona de Colombo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do Curso de Pedagogia, Carga horária: 8