Jovelina Samara Ferreira Alves

Farmacêutica Generalista pela UEPB (2009), Mestre em Ciências Farmacêuticas (2014) e Doutora em Ciências da Saúde (2019) pela UFRN, com pesquisas desenvolvidas na áreas Farmacologia, Toxicologia, Tecnologia Farmacêutica, e Farmacocinética in vivo de Produtos Naturais. Especialista em padronização de modelos farmacocinéticos experimentais em roedores, validação de métodos para análises quali-quantitativas por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (UV, MS/MS), purificação e caracterização de moléculas bioativas por MS/MS e RMN. Possui experiência como professora substituta de Farmacognosia e Deontologia Farmacêutica da graduação de Farmácia da UFRN, professora de Patologia e Práticas Integrativas Complementares da graduação de Enfermagem da Faculdade UNIPB. Atuou como Farmacêutica Resp. Técnica em farmácias hospitalar, magistral e comunitária. Possui estágios em indústria farmacêutica e laboratório de análises clínicas.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Saúde

2015 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Obtenção, caracterização e avaliação da atividade antidepressiva de extrato rico em flavonoides na forma livre e de nanopartículas poliméricas elaborados a partir das folhas de Passiflora edulis fo. flavicarpa (maracujá-amarelo)
Silvana Maria Zucolotto. Coorientador: Leandro De Santis Ferreira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Ciências Farmacêuticas

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Estudo químico e avaliaçãofarmacológica de Genipa americana L.,Ano de Obtenção: 2014
Silvana Maria Zucolotto Langassner.Coorientador: Renata Mendonça Araújo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Farmácia Generalista

2004 - 2009

Universidade Estadual da Paraíba
Título: Pacientes renais crônicos hemodialisados: uma análise laboratorial e epidemiológica.
Orientador: Prof(a) Ms. Maria do Socorro Ramos de Queiroz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALVES, J. S. F. . CONGRESSO NACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO. 2016. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: wildyma Alves da Silva Luz

ALVES, J. S. F.. O usos de plantas medicinais durante a gestação: um estudo no município de Lajes/RN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Anna Cássia dos Santos Pinto de Barros

ALVES, J. S. F.. Análise comparativa do perfil químico de amostras comerciais de frutos do gênero Spondias: cajá, umbú e seriguela.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cid Aimbiré de Moraes Santos

Langassner, S.M.Z; Giordani, R.B;Santos, Cid Aimbiré de Moraes. Estudo químico e biológico de Genipa americana L. (Jenipapo). 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Matheus de Freitas Fernandes Pedrosa

BARBOSA, E. G.GIORDANI, R. B.FERNANDES-PEDROSA, M.F.. Estudo químico e avaliação farmacológica de Genipa amaricana L.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Silvana Maria Zucolotto Langassner

ZUCOLOTTO, S. M.; GIORDANI, R. B.; Santos, C. A.. Estudo químico e biológico de Genipa americana L. (jenipapo). 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ádley Antonini Neves de Lima

LANGASSNER, S. M. Z.;Lima, Ádley Antonini Neves de; AZEVEDO, E. P.; RACHETTI, V. P. S.. Desenvolvimento, avaliação de atividade antidepressiva e farmacocinética de extratos livre e nanoparticulado das folhas de Passiflora edulis flavicarpa (Maracujá-amarelo). 2019. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Raquel Brandt Giordani

GIORDANI, R. B.; SANTOS, C. A.; LANGASSNER, S. Z.. Estudo químico e biológico de Genipa americana L.. 2014. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FAMACÊUTICAS) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Arnóbio Antonio da Silva Junior

esenvolvimento, avaliação do efeito ansiolítica e farmacocinética de extratos livres e nanocapsulados de Passiflora edulis var; flavicarpa Degener (maracujá-amarelo); Início: 2015; Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Silvana Maria Zucolotto Langassner

Estudo fitoquímica e avaliação farmacológica de Genipa americana L; (genipapo); 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Silvana Maria Zucolotto Langassner;

Silvana Maria Zucolotto Langassner

Desenvolvimento, avaliação do efeito ansiolítica e farmacocinética de extratos livres e nanocapsulados de Passiflora edulis var; flavicarpa Degener (maracujá-amarelo); 2015; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Silvana Maria Zucolotto Langassner;

Renata Mendonça Araújo

ESTUDO QUÍMICO E BIOLÓGICO DE Genipa americana L; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Renata Mendonça Araújo;

Leandro de Santis Ferreira

Obtenção, caracterização e avaliação da atividade antidepressiva de extrato rico em flavonoides na forma livre e de nanopartículas poliméricas elaborados a partir das folhas de Passiflora edulis fo; flavicarpa (maracujá-amarelo); 2019; Tese (Doutorado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro De Santis Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2019

    Desenvolvimento, avaliação da atividade ansiolítica e farmacocinética de extratos livres e nanocapsulados de Passiflora edulis var. flavicarpa Degener (maracujá-amarelo), Descrição: A ansiedade é uma patologia em ascensão no mundo e pode causar sérias complicações como depressão, hipertensão e cardiopatias. Diversos fármacos apresentam eficácia no tratamento da ansiedade, entretanto todos apresentam efeitos adversos e limitações de eficácia. Os fitoterápicos a base de folhas de espécies do gênero Passiflora são utilizados com sucesso nessa terapia, estudos sobre sua composição ainda são necessários, pois não se sabe quais são as substâncias ativas dessas espécies. Dentre elas, destaca-se Passiflora edulis var. flavicarpa, conhecida como maracujá amarelo, a qual constitui a espécie mais cultivada no Brasil, devido a grande produção de suco industrializado, porém as folhas dessa espécie desprezadas comercialmente. Devido à necessidade da busca por novas alternativas terapêuticas para ansiedade, e com o intuito de estimular o desenvolvimento de medicamento fitoterápico com uma espécie de Passiflora cultivada no país, estudos com P. edulis var. flavicarpa devem ser estimulados. Nesse contexto, o presente projeto versará em diferentes etapas: i. obter um extrato folhas dessa espécie, com as melhores características tecnológicas, das por meio da padronização do extrato vegetal, ii: realizar uma abordagem metabolômica do extrato frente à sazonalidade correlacionada ao efeito tipo ansiolítico; iii. avaliar a atividade tipo ansiolítica de extratos e/ou compostos isolados livres e nanoencapsulados e iv: avaliar a farmacocinética de extratos e/ou compostos isolados livres e nanoencapsulados. O estudo, em geral contribuirá no desenvolvimento de um medicamento fitoterápico como tratamento alternativo da ansiedade, por meio da caracterização dos metabólitos bioativos, otimização do controle de qualidade de extratos vegetais de P. edulis. O desenvolvimento de nanopartículas com extratos e/ou substâncias isoladas de folhas de P. edulis promoverá a inovação nanotecnológica na terapia ansiolítica... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jovelina Samara Ferreira Alves - Integrante / SILVANA MARIA ZUCOLOTTO LANGASSNER - Coordenador / DE SANTIS FERREIRA, LEANDRO - Integrante / Noberto Peporine Lopes - Integrante / Arnóbio Antonio da Silva-Júnior - Integrante / Elaine Cristina Gavioli - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2016

União de Ensino Superior da Paraíba

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Profa. de Patologia e Práticas Int. Comp., Carga horária: 10

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Farmacognosia, Deontologia Farmacêutica e Estági Supervisionado I.

2012 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista REUNI na disciplina de Farmacognosia, Carga horária: 20

2009 - 2009

Hebron Indústrias Químicas e Farmacêuticas

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Como estagiária da Garantia da Qualidade desenvolvia atividades relacionadas com a qualidade dos produtos no que concerne às Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos (BPF) na Indústria Farmacêutica em todos os setores(PRODUÇÃO/CONTROLE DE QUALIDADE/GARANTIA DA QUALIDADE), elaboração e análise de documentos da qualidade e documentações junto à Vigilância Sanitária do Estado de Pernambuco.

2008 - 2008

Instituto da Mulher e da Infância Elpídio de Almeida

Vínculo: Estágio (extra-curricular), Enquadramento Funcional: Estagiária de Bioquímica, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação em atividades de Análises Clínicas, abrangendo as seguintes áreas: dosagens bioquímicas, hematologia, parasitologia, imunologia, coleta, transporte de amostras, emissão de laudos.

2009 - 2012

Phormulart Comércio e Produtos Farmacêuticos

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Farmacêutica Responsável Técnica, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades relacionadas com a qualidade dos produtos no que concerne às Boas Práticas de Manipulação de Medicamentos (BPMF), desenvolvimento de formulações magistrais, controle de qualidade fisico-químico e microbiológico de matérias-primas e embalagens, conhecimentos em SNGPC, controle de estoque, venda e dispensação de produtos, atenção farmacêutica, coordenação de laboratórios de manipulação das formas farmacêuticas sólidas, líquidas e simi-sólidas, atualização quanto à legislação em vigor, elaboração de documentos da qualidade e documentações junto à Vigilância Sanitária do Estado da Paraíba