Ana Paula dos Anjos Gabriel

Regente, pianista, professora e pesquisadora. É Doutoranda em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2017) e Mestre em Música pela mesma instituição (2016), com bolsa concedida pela CAPES. Possui Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (2013). É aluna do curso de regência coral da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP- Tom Jobim). Membro do Grupo de Pesquisa nas Artes do Canto (GEPEMAC), com sede no Departamento de Música da USP, tem como áreas de pesquisa História da Performance, Canto Coral e Práticas Interpretativas. Como regente coral, teve aulas com Marco Antonio da Silva Ramos e Lilla Gabor e desenvolveu extenso trabalho artístico com o Comunicantus: Laboratório Coral e com o Coro do Instituto Caxingui, coro misto amador de jovens entre 17 e 30 anos. Com Comunicantus: Laboratório Coral , além da experiência como regente, desenvolveu um trabalho contínuo de pianista colaboradora de coros comunitários de formações variadas. Teve aulas em técnica vocal e canto com Rosemeire Moreira e Beth Amin. Como pianista, teve aulas com Vanessa Nonis, Heloisa Zani, Scheilla Glaser e masterclasses com Luciana Sayure e Eduardo Monteiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em regência e música coral, bem como ensino do piano erudito e de musicalização infantil.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Música

2017 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Música do século XX e Música Antiga em performances de coros em São Paulo (1960- 1979): práticas interpretativas,
Susana Cecilia Almeida Igayara de Souza.

Mestrado em Música

2014 - 2016

Universidade de São Paulo
Título: A contribuição de Furio Franceschini e Martin Braunwieser para o canto coral artístico em São Paulo : práticas interpretativas de música europeia, com ênfase na Paixão Segundo São João de J.S. Bach,Ano de Obtenção: 2016
Susana Cecília Almeida Igayara de Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Práticas interpretativas; Furio Franceschini; Martin Braunwieser; Repertório coral.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em andamento em Curso de 4º Ciclo - Regência Coral

2018 - Atual

Escola de Música do Estado de São Paulo

Graduação em Educação Artística Com Habilitação em Música

2010 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Aspectos pedagógicos e interpretativos no tratado de C.P.E. Bach
Orientador: Mario Rodrigues Videira Júnior

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2009

Colegio Leonardo da Vinci - Anglo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 -

Curso de piano erudito com Scheilla Glaser. (Carga horária: 1h). , Ensino particular, E., Brasil.

2013 -

Curso de Canto erudito. (Carga horária: 1h). , Ensino particular, E., Brasil.

2016 - 2016

Workshop de Publicação Científica da American Journal Experts (AJE). (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2016 - 2016

GT - Pedagogia da performance musical na Educação Superior. (Carga horária: 6h). , XXVI Congresso da ANPPOM, ANPPOM, Brasil.

2014 - 2014

Curso de Preparação Pedagógica para Estágio PAE. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2014

GT - Propriedade material e imaterial em música. (Carga horária: 6h). , XXIV Congresso da ANPPOM, ANPPOM, Brasil.

2014 - 2014

Workshop de Regência e canto coral com Fokko Oldenhuis. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2014

Brincar ao piano: Assunto sério!. (Carga horária: 4h). , TECA Oficina de Música, TECA, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Regência Coral. (Carga horária: 30h). , 14º Festival Música nas Montanhas, 14º FMM, Brasil.

2013 - 2013

Curso Grande Coro. (Carga horária: 15h). , 14º Festival Música nas Montanhas, 14º FMM, Brasil.

2013 - 2013

Masterclass e recital com Nicolau de FIgueiredo. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Curso Grande Coro. (Carga horária: 15h). , 13º Festival Música nas Montanhas, 13º FMM, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Regência Coral. (Carga horária: 30h). , 13º Festival Música nas Montanhas, 13º FMM, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Alemão. (Carga horária: 2h). , Poliglota Escola de Idiomas, POLI, Brasil.

2012 - 2012

Masterclass de regência coral - Spirituals - Profª Marcía Porter. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2012 - 2012

Workshop de Pedagogia Musical com Erín Vargas. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2012

Curso de língua inglesa. (Carga horária: 2h). , Poliglota Escola de Idiomas, POLI, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Regência Coral. (Carga horária: 30h). , 12º Festival Música nas Montanhas, 12º FMM, Brasil.

2011 - 2011

Curso Grande Coro. (Carga horária: 15h). , 12º Festival Música nas Montanhas, 12º FMM, Brasil.

2011 - 2011

Masterclass Fanny Solter, Departamento de Música -ECA-USP. (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2011 - 2011

Masterclass de Dança Barroca com Prof. Ricardo Barros (Mercurius Company). (Carga horária: 3h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2010 - 2010

Workshop de Regência Coral com Prof. Dr. Marcos Júlio Sergl. (Carga horária: 2h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música..

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Regência Coral.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pedagogia do Piano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Foro Coral Americano y I Simposio Americano de Música Coral.A criação coral de Martin Braunwieser: (1901-1991) arranjos do folclore brasileiro. 2017. (Simpósio).

III Congreso de la Asociación Regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicología, ARLAC/IMS. J.S. Bach em português: a escolha textual de Furio Franceschini e Martin Braunwieser para a Johannespassion BWV 245. 2017. (Congresso).

III Simpósio Villa-Lobos.O canto orfeônico e a formação de cânones musicais, na perspectiva da atuação pedagógica e artística de Martin Braunwieser (1901-1991). III Simpósio Villa Lobos. 2017. (Simpósio).

I Seminário GEPEMAC de pesquisas concluídas.A contribuição de Furio Franceschini e Martin Braunwieser para o canto coral artístico em São Paulo: práticas interpretativas de música europeia, com ênfase na Paixão Segundo São João de J.S. Bach. 2017. (Seminário).

Jornadas de Estudos Interdisciplinares sobre Música do IEB: Música e Política. 2017. (Outra).

Congreso Internacional "Musicología aplicada al concierto: los estudio sobre performance en acción". European performance traditions and Brazilian local context: J.S. Bach?s St John Passion by Italian conductor Furio Franceschini. 2016. (Congresso).

IV Jornada Acadêmica Discente PPGMUS.Martin Braunwieser (1990-1991) e sociedades corais alemãs de São Paulo: práticas de repertório europeu. 2016. (Outra).

XXVI Congresso da ANPPOM. Escolhas instrumentais como questão interpretativa: a Paixão segundo S. João de J. S. Bach em São Paulo por Furio Franceschini (1880­-1976) e Martin Braunwieser (1901-­1991). 2016. (Congresso).

III Jornada Acadêmica Discente PPGMUS-ECA-USP.As performances da Paixão segundo São João de J. S. Bach de Furio Franceschini (1880-1976) e de Martin Braunwieser (1901-1991) em São Paulo: acervos e pesquisa documental. 2015. (Outra).

1ª Semana de Estudos e Pesquisa - GEPEMAC / Universidade de Cambridge. 2014. (Encontro).

VII Simpósio Nacional de História Cultural.São Paulo, capital da música: Memória e escrita autobiográfica em Vocação e Arte, por Armando Belardi (1898-1989). 2014. (Simpósio).

XXIV Congresso da ANPPOM. Furio Franceschini (1880-1976) e Martin Braunwieser (1901-1991) no Brasil: um levantamento inicial do repertório coral europeu difundido por regentes estrangeiros em São Paulo. 2014. (Congresso).

21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP).Sonatas e sonatinas de C.P.E.Bach: aspectos interpretativos e pedagógicos. 2013. (Simpósio).

XIV Festival Música nas Montanhas. 2013. (Outra).

IV Semana de Educação Musical IA/Unesp e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM.. 2012. (Congresso).

XIII Festival Música nas Montanhas. 2012. (Outra).

III Semana da Educação Musical da Unesp. 2011. (Congresso).

XII Festival Música nas Montanhas. 2011. (Outra).

VIII Festival Música nas Montanhas. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

Igayara-Souza, Susana Cecília; Videira, Mário; MOURA, P. C.. A contribuição de Furio Franceschini e Martin Braunwieser para o canto coral artístico em São Paulo: práticas interpretativas de música europeia, com ênfase na Paixão segundo São João de J.S.Bach. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

Igayara-Souza, Susana Cecília; Castagna, Paulo; Videira, Mário. Furio Franceschini (1880-1976) e Martin Braunwieser (1901-1991) no Brasil: um estudo das práticas interpretativas de dois regentes corais imigrantes na cidade de São Paulo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

Paulo Celso Moura

IGAYARA, S. C.;MOURA, P. C.; VIDEIRA JUNIOR, M. R.. A contribuição de Fúrio Franceschini e Martin Braunwieser para o canto coral artístico em São Paulo: prática interpretativa de música europeia, com ênfase na Paixão Segundo São João de J.S.Bach. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Pedro Paulo Salles

VIDEIRA JR, Mario R.;SALLES, Pedro Paulo. Sonatas e sonatinas didáticas de Carl Philipp Emanuel Bach: aspectos pedagógicos e interpretativos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Departamento de Música da ECA/USP.

Scheilla Regina Glaser

VIDEIRA JUNIOR, M. R.; SALLES, P. P.;GLASER, S. R.. Aspectos pedagógicos e interpretativos no "Versuch" de Carl Philipp Emanuel bach. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Comunicação e Artes - USP.

Mario Rodrigues Videira Júnior

IGAYARA, S. C.;VIDEIRA , M.; MOURA, P. C.. A contribuição de Furio Franceschini e Martin Braunwieser para o canto coral artístico em São Paulo: práticas interpretativas de música europeia, com ênfase na "Paixão Segundo São João", de J. S. Bach. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de São Paulo.

Mario Rodrigues Videira Júnior

IGAYARA, S. C.; CASTAGNA, P. A.;VIDEIRA , M.. Furio Franceschini (1880-1976) e Martin Braunweiser (1901-1991) no Brasil: um estudo das práticas interpretativas de dois regentes corais imigrantes na cidade de São Paulo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade de São Paulo.

Mario Rodrigues Videira Júnior

VIDEIRA , M.; SALLES, P. P.; GLASER, S.. Aspectos pedagógicos e interpretativos no "Versuch" de Carl Philipp Emmanuel Bach. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade de São Paulo.

Paulo Augusto Castagna

IGAYARA, S. C.;CASTAGNA, P. A.; VIDEIRA JUNIOR, M. R.. Furio Franceschini (1880-1976) e Martin Braunwieser (1901-1991) no Brasil: um estudo das práticas interpretativas de dois regentes corais imigrantes na cidade de São Paulo. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

Música do século XX e Música Antiga em performances corais em São Paulo (1960-1979): práticas interpretativas; Início: 2016; Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo; (Orientador);

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

A contribuição de Furio Franceschini e Martin Braunwieser para o canto coral artístico em São Paulo: práticas interpretativas de música europeia, com ênfase na Paixão segundo São João de J; S; Bach; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes da Usp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Susana Cecília Almeida Igayara de Souza;

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

Disciplina: HIstória do Repertório coral: criação, interpretação e recepção (bolsa PAE); 2015; Orientação de outra natureza; (Música) - Universidade de São Paulo, Reitoria da Universidade de São Paulo; Orientador: Susana Cecília Almeida Igayara de Souza;

Mario Rodrigues Videira Júnior

Aspectos pedagógicos e interpretativos no "Versuch" de Carl Philipp Emmanuel Bach; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade de São Paulo; Orientador: Mário Rodrigues Videira Junior;

Mario Rodrigues Videira Júnior

Sonatas e sonatinas de C; P; E; Bach: aspectos pedagógicos e interpretativos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Mário Rodrigues Videira Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GABRIEL, A. P. A. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. A. . Martin Braunwieser (1990-1991) e sociedades corais alemãs de São Paulo: práticas de repertório europeu. In: IV Jornada Acadêmica Discente PPGMUS, 2017, São Paulo. Anais da quarta Jornada Acadêmica Discente - Programa de Pós Graduação em Música. São Paulo: ECA-USP, 2016. p. 86-97.

  • GABRIEL, A. P. A. . O canto orfeônico e a formação de cânones musicais, na perspectiva da atuação pedagógica e artística de Martin Braunwieser (1901-1991). In: III Simpósio Villa-Lobos, 2017, São Paulo. Anais do III Simpósio Villa-Lobos (ECA/USP 2017), 2017.

  • GABRIEL, A. P. A. . Escolhas instrumentais como questão interpretativa: a Paixão segundo S. João de J. S. Bach em São Paulo por Furio Franceschini (1880-1976) e Martin Braunwieser (1901-1991). In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da Anppom - Belo Horizonte, MG - 2016, 2006.

  • GABRIEL, A. P. A. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. A. . São Paulo, capital da música: Memória e escrita autobiográfica em Vocação e Arte, por Armando Belardi (1898-1989). In: VII Simpósio Nacional de História Cultural, 2015, São Paulo. Anais do VII Simpósio Nacional de História Cultural - Escrita, circulação, leituras e recepções. São Paulo, 2015.

  • GABRIEL, A. P. A. ; IGAYARA, Susana Cecília. . As performances da Paixão segundo São João de J. S. Bach de Furio Franceschini (1880-1976) e de Martin Braunwieser (1901-1991) em São Paulo: acervos e pesquisa documental.. In: III Jornada Acadêmica Discente, 2015, São Paulo. Anais da terceira jornada acadêmica discente: programa de pós-graduação em música, 2015.

  • GABRIEL, A. P. A. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. A. . Furio Franceschini (1880-1976) e Martin Braunwieser (1901-1991) no Brasil: um levantamento inicial do repertório coral europeu difundido por regentes estrangeiros em São Paulo. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo. Anais do XXIV Congresso da da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música São Paulo 2014. São Paulo: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", 2014.

  • GABRIEL, A. P. A. . Sonatas e sonatinas de C.P.E.Bach: aspectos interpretativos e pedagógicos. In: 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), 2013, São Paulo. Publicações SIICUSP, 2013.

  • GABRIEL, A. P. A. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. A. . A Criação Coral de Martin Braunwieser: Arranjos do folclore brasileiro. Revista Cuadernos Nueva Serie , 2018.

  • GABRIEL, A. P. A. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. A. . A criação coral de Martin Braunwieser (1901-1991): arranjos do folclore brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, A. P. A. . J.S. Bach em português: a escolha textual de Furio Franceschini e Martin Braunwieser para a Johannespassion BWV 245. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, A. P. A. . A contribuição de Furio Franceschini e Martin Braunwieser para o canto coral artístico em São Paulo: práticas interpretativas de música europeia, com ênfase na Paixão Segundo São João de J.S. Bach. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GABRIEL, A. P. A. . O canto orfeônico e a formação de cânones musicais, na perspectiva da atuação pedagógica e artística de Martin Braunwieser (1901-1991). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GABRIEL, A. P. A. . 'Escolhas instrumentais como questão interpretativa: a Paixão segundo S. João de J. S. Bach em São Paulo por Furio Franceschini (1880-­1976) e Martin Braunwieser (1901­-1991)'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, A. P. A. . European performance traditions and Brazilian local context: J.S. Bach?s St John Passion by Italian conductor Furio Franceschini. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, A. P. A. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. A. . Martin Braunwieser (1990-1991) e sociedades corais alemãs de São Paulo: práticas de repertório europeu. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, A. P. A. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. A. . As performances da Paixão segundo São João de J.S.Bach de Furio Franceschini (1880-1976) em São Paulo: acervos e pesquisa documental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, A. P. A. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. A. . Furio Franceschini (1880-1976) e Martin Braunwieser (1901-1991) no Brasil: um levantamento inicial do repertório coral europeu difundido por regentes estrangeiros em São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, A. P. A. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. A. . São Paulo Capital da Música: memória e escrita autobiográfica em Vocação e arte, de Armando Belardi (1898 -1989). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GABRIEL, A. P. A. . Sonatas e Sonatinas de C.P.E.Bach: aspectos interpretativos e pedagógicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

IGAYARA-SOUZA, S. C. A. ; BORGES, J. ; ROCHA, I. ; GABRIEL, A. P. A. . História da educação musical: explorando fontes de pesquisa da época de Villa-Lobos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

RAMOS, M. A. S. ; GABRIEL, A. P. A. . Coro de Câmara Comunicantus apresenta ¡¡¡Lorca!!!. 2017. Interpretação.

RAMOS, M. A. S. ; GABRIEL, A. P. A. . Coro de Câmara Comunicantus apresenta ¡¡¡Lorca!!!. 2017. Interpretação.

RAMOS, M. A. S. ; GABRIEL, A. P. A. . Coro de Câmara Comunicantus no Congresso IUPAC 2017. 2017. Interpretação.

RAMOS, M. A. S. ; GABRIEL, A. P. A. . Coro de Câmara Comunicantus - Concerto no Núcleo de Performance dos professores do Departamento de Música da USP. 2017. Interpretação.

SANCHEZ, L. ; GALLO, C. ; ESPADA, G. ; GABRIEL, A. P. A. . Muestra del taller de música popular de Venezuela. 2017. Interpretação.

MENDES, G. ; JARDIM, G. ; GABRIEL, A. P. A. . Alegres Trópicos: um baile na Mata Atlântica. 2017. Interpretação.

RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. A. ; GABRIEL, A. P. A. . Festival Comunicantus 2017. 2017. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; SOUZA, H. ; ANDRADE, G. . Regência da obra Filhos de um Rei com o Coro do Instituto Caxingui - Serão 3 de julho de 2016. 2016. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; SOUZA, H. ; ANDRADE, G. . Regência da obra Oração de uma criança com o Coro do Instituto Caxingui - Serão de 3 de julho de 2016. 2016. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; SOUZA, H. . Regência da obra Lá no templo santo, feita com o Coro do Instituto Caxingui - Serão de 13 de março de 2016. 2016. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; SOUZA, H. . Regência da obra Easter: A Hymn Medley com o Coro do Instituto Caxingui - Serão de 13 de março de 2016. 2016. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. . Colaboração pianística da obra Eu quero ser como Cristo com o Coro do Instituto Caxingui. 2016. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; SANTOS, F. D. F. . Regência da obra O Amor do Salvador com o Coro do Instituto Caxingui - Serão de 19 de abril. 2015. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; SOUZA, H. ; SANTOS, F. D. F. . Regência da obra Ele mandou Seu Fillho com o Coro do Instituto Caxingui - Serão dia 8 de novembro de 2015. 2015. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; SOUZA, H. . Regência da obra Constantes qual Firmes Montanhas com o Coro do Instituto Caxingui - Serão de 8 de Novembro de 2015. 2015. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; SOUZA, H. . Regência da obra Ele mandou Seu Filho com o Coro do Instituto Caxingui - Formatura de 2015. 2015. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; SANTOS, F. D. F. . Regência da obra O Senhor te Abençoe e te Guarde, com o Coro do Instituto Caxingui - Serão dia 19 de abril de 2015. 2015. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, Susana Cecília. . Ensaios abertos - Coro Piloto - I Semana de Estudos e Pesquisa (CMU/ Cambridge). 2014. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. A. . Concertos do Coral Escola Comunicantus e Coral da Terceira Idade Comunicantus no Festival Comunicantus 2014. Atuação como regente, coralista e preparadora vocal. 2014. Interpretação.

SANTOS, F. D. F. ; GABRIEL, A. P. A. . Interpretação como pianista colaboradora da obra Hosanna com o Coro do Instituto Caxingui - Formatura do ano de 2014. 2014. Interpretação.

SANTOS, F. D. F. ; GABRIEL, A. P. A. . Atuação como pianista colaboradora na obra O Livro para Nossos Dias, com a Missão São Paulo Oeste e o Coro do Instituto Caxingui - Aula Inaugural - 1º Semestre de 2014. 2014. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; ALVES, M. . Regência da obra Se ao meu lado estivesse o Salvador com o Coro do Instituto Caxingui - Aula inaugural do 2º semestre do Instituto Caxingui - 2 de agosto de 2014. 2014. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; ALVES, M. . Regência da obra Medley Creio em Cristo/ Sou um Filho de Deus com o Coro do Instituto Caxingui - Aula Inaugural 2 de agosto de 2014. 2014. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; ALVES, M. . Regência da obra Sou um Filho de Deus com o Coro do Instituto Caxingui - Serão dia 19 de outubro de 2014. 2014. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; ALVES, M. . Regência da obra Vinde Ó Santos com o Coro do Instituto Caxingui, Serão dia 19 de outubro de 2014. 2014. Interpretação.

RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. A. ; GABRIEL, A. P. A. . Concerto no 9º Festival CORALUSP como soprano do Coral Universitário Comunicantus. 2014. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, Susana Cecília. . Apresentação Grande Coro Adulto no XIV Festival Música nas Montanhas. 2013. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, Susana Cecília. . Apresentação Coral Escola e Coral Universitário Comunicantus. 2013. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; IGAYARA, Susana Cecília. ; RAMOS, M. A. S. . Festival Comunicantus 2013. 2013. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; ASANO, L. . Execução como pianista colaboradora da obra Lord, Are you There? com o Coro do Instituto Caxingui- Serão de 10 de julho de 2013. 2013. Interpretação.

ASANO, L. ; GABRIEL, A. P. A. . Execução como pianista colaboradora da obra Um Estrangeiro com o Coro do Instituto Caxingui - Serão de 10 de Julho de 2013. 2013. Interpretação.

SILVERIO, R. L. ; GABRIEL, A. P. A. . Pianista colaboradora na cantata de natal Nasce o Rei, com o Coro do Instituto Caxingui. 2013. Interpretação.

ROSSI, O. ; GABRIEL, A. P. A. . Pianista colaboradora na obra Eu sei que vive meu Senhor, com o Coro do Instituto Caxingui - Serão de 14 de julho de 2013. 2013. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; ALVES, M. . Regência da obra Oração de uma Criança com o Coro do Instituto Caxingui - Serão de 25 de agosto de 2013. 2013. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; ALVES, M. . Regência da obra Vós sois o templo de Deus com o Coro do Instituto Caxingui - Serão de 20 de outubro de 2013. 2013. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; ALVES, M. . Regência da obra Vós Sois o templo de Deus, com o coro do Instituto Caxingui - Serão de 13 de outubro de 2013. 2013. Interpretação.

ROSSI, O. ; GABRIEL, A. P. A. . Pianista colaboradora na obra Jesus, Nome de Amor com o Coro do Instituto Caxingui - Serão dia 9 de junho de 2013. 2013. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; SOUZA, H. . Regência da obra Lord, Are you There? Com o coro do Instituto Caxingui, Serão de 14 de julho de 2013. 2013. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; ALVES, M. . Regência da obra Oração de uma Criança com o Coro do Instituto Caxingui - Serão dia 13 de outubro de 2013. 2013. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; ALVES, M. . Regência da obra Este é o Cristo com o Coro do Instituto Caxingui - Formatura do Instituto - ano letivo de 2013. 2013. Interpretação.

BIANCHINI, B. ; GABRIEL, A. P. A. . Execução, como pianista colaboradora, da obra Concertino para trompete e piano de G. Haendel. 2013. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. . Concerto Grande Coro Adulto - XIII Festival Música nas Montanhas. 2012. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. . Apresentação Classe de Regência Coral - XIII Festival Música nas montanhas. 2012. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, Susana Cecília. . Concerto do Coral Escola - Arranjos em Concerto. 2012. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; IGAYARA, Susana Cecília. ; RAMOS, M. A. S. . Apresentação do Coral Universitário Comunicantus no Festival CORALUSP. 2012. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, Susana Cecília. . Festival Comunicantus 2012. 2012. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. . Regência da obra Lamento d'Arianna, de Monteverdi - Apresentação da classe de regência Coral do CMU. 2012. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, Susana Cecília. . Regência da obra Rosa Amarela, coral da classe de regência coral - Festival Música nas Montanhas. 2011. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, Susana Cecília. . Concerto Grande Coro Adulto. 2011. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; ALVES, Sarah Alencar . Concerto de fim de semestre do Coral Escola -CMU- ECA-USP. 2011. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, Susana Cecília. . Regência da obra Es ist ein Ros Entsprungen com o Coral dos Estagiários do Comunicantus: Laboratório Coral. 2011. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; NOGUEIRA, V. . Execução como pianista colaboradora da obra Serenade, de Malcolm Arnold, em concerto do LAMUC -USP. 2011. Interpretação.

RAMOS, M. A. S. ; GABRIEL, A. P. A. . Atuação como pianista correpetidora do Coral da ECA -USP no 6º Festival CORALUSP. 2011. Interpretação.

RAMOS, M. A. S. ; GABRIEL, A. P. A. . Concerto como coralista do Coral da ECA USP no 6º Festival CORALUSP. 2011. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. . Concerto Coral da ECA - Reitoria da USP. 2010. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; TEIXEIRA, P. F. A. . participação em Concerto de conclusão de curso - bacharelado em regência. 2010. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; TAVARES, T.A. . participação em Concerto de conclusão de curso - bacharelado em regência. 2010. Interpretação.

GABRIEL, A. P. A. ; RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA, Susana Cecília. . Concerto semestral Comunicantus- Laboratório Coral. 2010. Interpretação.

RAMOS, M. A. S. ; IGAYARA-SOUZA, S. C. A. ; GABRIEL, A. P. A. . Festival Comunicantus 2010. 2010. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Música do século XX e Música Antiga em performances corais em São Paulo (1960-1979): práticas interpretativas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Paula dos Anjos Gabriel - Integrante / Susana Cecilia Almeida Igayara-Souza - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    O Repertório Coral na universidade: pesquisa, ensino, questões interpretativas e práticas relacionadas, Descrição: O projeto dedica-se a abarcar os diversos trabalhos orientados pela professora Susana Cecilia Igayara-Souza ligados à temática do repertório coral, com ênfase na produção brasileira e na prática coral no Brasil, mas sem excluir outros conjuntos de repertório e suas práticas, inclusive o amplo repertório da tradição ocidental erudita e os mais diversos conjuntos de repertórios ligados às práticas tradicionais e ou populares, transmitidos tanto por tradição oral como escrita. Volta-se às questões interpretativas e aos atores envolvidos nas práticas desses repertórios, tanto individuais como institucionais. Aborda tanto questões contemporâneas como históricas, entendendo que as práticas atuais e os repertórios praticados, bem como suas formas de transmissão, são parte de uma única história da presença coral no campo musical e que "a experiência estética é uma instituição, tornada possível a partir do trabalho histórico e cumulativo de autonomização do campo artístico?" (Bourdieu, As regras da Arte). Os objetivos específicos do projeto incluem: 1) Análise de obras ou conjuntos específicos de repertório coral; 2) Discussão das relações entre música e literatura e/ou outras relações interdisciplinares; 3)Pesquisa sobre a memória e a história do Canto Coral; 4) Discussão e produção de edições e revisões de obras corais e seus aparatos críticos; 5) Investigação e discussão dos atores envolvidos nas práticas corais: regentes, compositores, coralistas, grupos corais, instituições; 6) discussão de projetos criativos em canto coral, ligados à composição, improvisação, criação coletiva, interpretação, montagem de programas e espetáculos; 7) discussão, análise e experimentação de processos educativos em canto coral; 8) discussão sobre presença e a significação de atividades corais nos diversos contextos sócio-culturais ou em suas relações interdisciplinares. A metodologia inclui, de acordo com o aspecto específico de cada participante do projeto: revisão bibliográfica; aspectos e processos empíricos e experimentais; processos de documentação e interpretação histórica; análise musical e textual; pesquisa-ação ou pesquisa participativa, tendo sempre por base as disciplinas musicais e musicológicas, com inter-relações com disciplinas afins. Os resultados esperados podem ser: produção de textos (monografias, artigos); produção de listagens e inventários comentados (bibliográficos, fonográficos, de programas de concerto); participações em eventos científicos (apresentações de comunicações em congressos e simpósios, pôsteres, mesas redondas); partituras corais e aparatos críticos ou explicativos (edições práticas, edições críticas, edições revisadas); criação musical (composições, arranjos, improvisação, de preferência com relatos do processo); produção de material didático (apostilas, traduções, plano de cursos, coletâneas, listagens comentadas); produção de material de divulgação (voltados para o público leigo e divulgado em meios não científicos e blogs); produção de material audiovisual (gravações em áudio e vídeo, produtos multimídia), entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Ana Paula dos Anjos Gabriel - Integrante / Susana Cecilia Almeida Igayara-Souza - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    A contribuição de Furio Franceschini e Martin Braunwieser para o canto coral artístico em São Paulo : práticas interpretativas de música europeia, com ênfase na Paixão Segundo São João de J.S. Bach, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Paula dos Anjos Gabriel - Coordenador / Susana Cecília Igayara de Souza - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Sonatas e Sonatinas de C.P.E.Bach: aspectos interpretativos e pedagógicos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Paula dos Anjos Gabriel - Coordenador / Mario Rodrigues Videira Júnior - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Práticas interpretativas e métodos de ensino para piano (1750-1840): uma abordagem histórica e estética (fase 1 - do clavicórdio ao pianoforte), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Paula dos Anjos Gabriel - Integrante / Mario Rodrigues Videira Júnior - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional