Elisângela Serenato Madalozzo

Possui graduação em Tecnologia em Alimentos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização físico-química de matrizes alimentícias, calibração multivariada, colesterol, oxidação lipídica, métodos cromatográficos (HPLC, GC, HPLC-MS), aproveitamento de resíduos e subprodutos agroindustriais e caracterização de frutos do Cerrado.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência de Alimentos

2010 - 2014

Universidade Estadual de Campinas
Título: Avaliação da oxidação do colesterol em sistemas modelo contendo ácidos graxos, mioglobina e antioxidantes naturais e sintéticos
Neura Bragagnolo. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

2008 - 2010

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE RICOTAS VIA ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E MÉTODOS DE CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA,Ano de Obtenção: 2010
Noemi Nagata.Bolsista do(a): Fundação Araucária, FA, Brasil. Palavras-chave: Ricota; Composição centesimal; espectroscopia no infravermelho; calibração multivariada.Grande área: Ciências Agrárias

Especialização em andamento em Especialização em Ciência dos Alimentos

2015 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Tecnologia em Alimentos

2005 - 2007

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: ISOLAMENTO DE Acetobacter xylinum A PARTIR DE FOLHAS DE CAPIM-LIMÃO E INDICAÇÃO DE PARÂMETROS DE PRODUÇÃO DE CELULOSE EM SUCO DA CASCA DE ABACAXI COMO MEIO DE CULTIVO
Orientador: Denise Milleo Almeida

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

MÉTODOS DE ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS EM ALIMENTOS. (Carga horária: 36h). , Instituto de Tecnologia de Alimentos, ITAL, Brasil.

2015 - 2015

Seminário de plano municipal de educação - PME. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

2013 - 2013

Estratégias atuais para melhorar o potencial em pu. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2013 - 2013

Workshop tips for successful scientific publishing. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Papel das Patentes. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Operação e manutenção básica no CG-MS. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2011 - 2011

Validação de métodos em espectrometria de massas. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2008 - 2008

Treinamento Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2005 - 2005

Curso de Espanhol como Língua Estrangeira. , Instituto Cervantes, IC, Brasil.

2005 - 2005

Conservação de Alimentos por Irradiação. (Carga horária: 4h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.

2004 - 2004

Oficina de Orientação Bibliográfica: uso de normas. (Carga horária: 16h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos/Especialidade: Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Ciência de Alimentos.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Tecnologia de Alimentos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MOLINA NETO, A. ; Elisângela Serenato Madalozzo ; Silvia Benedetti ; Fuzinatto, M. M. ; Morato, P. N. . IX Semana Acadêmica Integrada. 2018. (Outro).

MOLINA NETO, A. ; Cavalheiro, A. A. ; RODRIGUES, D. C. M. ; MADALOZZO, E. S. ; SIMIONATTO, E. ; Akita, F. L ; Fuzinatto, M. M. ; Morato, P. N. ; Silvia Benedetti . XIV Semana de Química, VII Semana de Tecnologia em Alimentos e II Semana de Engenharia de Alimentos. 2016. (Outro).

MOLINA NETO, A. ; Akita, F. L ; Granzotti, T ; MADALOZZO, ELISÂNGELA SERENATO . Ciência em laboratório: despertando o saber. 2016. (Outro).

MOLINA NETO, A. ; Cavalheiro, A. A. ; RODRIGUES, D. C. M. ; MADALOZZO, E. S. ; SIMIONATTO, E. ; Silvia Benedetti . XIII Semana de Química, VI Semana de Tecnologia em Alimentos e I Semana de Engenharia de Alimentos. 2015. (Outro).

MADALOZZO, E. S. . V Setal - Semana de Tecnologia em Alimentos. 2007. (Outro).

MADALOZZO, E. S. . IV Setal - Semana de Tecnologia em Alimentos. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IX Congresso Latino-Americano e XV Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos. COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE FARINHAS DE CASTANHA DO BARU, CASTANHA DE CAJU E CASTANHA-DO-BRASIL e ELABORAÇÃO DE LINGUIÇA TOSCANA COM REDUÇÃO DO TEOR DE SÓDIO E GORDURA ADICIONADOS. 2019. (Congresso).

XXV CBCTA - Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Elaboração de hambúrguer vegetariano. 2016. (Congresso).

9 CIBIA - Congreso Iberoamericano de Ingeniería de Alimentos. Interación de diferentes compuestos en la oxidación del colesterol e formación de óxidos de colesterol. 2014. (Congresso).

IFT 2012 + Food Expo. Validation of a methodology for identification and quantification os sodium erythorbate in meat products. 2012. (Congresso).

IV SICTA - Simpósio em Ciência e Tecnologia de Alimentos.Investigação da formação de óxidos de colesterol em sistemas-modelo submetidos a diferentes temperaturas. 2012. (Simpósio).

XXIII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Oxidação do colesterol em sistema modelo submetido a 180°C e Determinação de colesterol e óxidos de colesterol em tilápia Saint Peter (Oreochromis niloticus niloticus) por HPLC-UV-RID. 2012. (Congresso).

4° Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas - BrMASS. Determinação de compostos voláteis por HS/GC-MS, indicadores da oxidação lipídica, em tilápia submetida a diferentes tratamentos térmicos. 2011. (Congresso).

8° Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos.Determinação de gordura e proteína em ricota via espectroscopia no infravermelho e métodos de calibração multivariada. 2009. (Simpósio).

Feira Sucesso 2008.Divulgação do curso de graduação em Tecnologia de Alimentos da UTFPR. 2008. (Outra).

XVI Encontro de Química da Região Sul.Determinação de carboidratos (lactose) em ricota via espectrofotometria UV-VIS. 2008. (Encontro).

7 SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS.INDICATIVO DOS PARÂMETROS ÓTIMOS NA OBTENÇÃO DE CELULOSE MICROBIANA PRODUZIDA POR Acetobacte xylinum; NITRATOS E NITRITOS EM KRACÓVIA; OBTENÇÃO DE CEPAS DE Acetobacter xylinum A PARTIR DA FOLHA DE CAPIM-LIMÃO IN NATURA. 2007. (Simpósio).

I Jornada da Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul.OBTENÇÃO DE CEPAS DE Acetobacter xylinum A PARTIR DA FOLHA DE CAPIM-LIMÃO IN NATURA. 2007. (Outra).

V Semana de Tecnologia em Alimentos. 2007. (Outra).

XII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR.Indicação de Parâmetros na Obtenção da Celulose Bacteriana produzida por Acetobacter xylinum/ Isolamento da Bactéria Acetobacter xylinum a partir da folha de Capim-limão in natura. 2007. (Seminário).

IV Semana de Tecnologia em Alimentos.Avaliação das condições higiênico-sanitárias e microbiológicas de açougues de supermercados situados na região de Ponta Grossa, Paraná. 2006. (Outra).

XV EAIC - Encontro Anual de Iniciação Cinetífica e VI EPUEPG - Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa.Estudo das condições higiênico-sanitárias de carnes vendidas em supermercados da cidade de Ponta Grossa, Paraná. 2006. (Encontro).

V Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2005. (Encontro).

Workshop Tecnológico. 2005. (Outra).

IV Encontro de Pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariana de Melo Alves

Fuzinatto, M. M.;MADALOZZO, E. S.; PINHEIRO, D. A.. Produção e avaliação de cerveja artesanal utilizando flocos de arroz e polpa de graviola (Annona muricata L.). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Nayra Roberta Lopes Pereira da Silva e Paula Leal Garbelini

MADALOZZO, E. S.; Fuzinatto, M. M.; BACH, F.. Elaboração de linguiça toscana com redução do teor de sódio e gordura adicionados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Layane Góis Almeida

SIMIONATTO, E.;Elisângela Serenato Madalozzo; COSTA, E. R.. Estudo sazonal e caracterização do óleo essencial da Schinus mole com potencial aplicação em alimentos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Fernanda Pereira Fegadoli

TODISCO, K. M.;Elisângela Serenato Madalozzo; Silvia Benedetti. Elaboração e avaliação de hambúrgueres de carne bovina com substituição do toucinho por inulina e farinha de chia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Kênia Cristiane da Silva Borges

TODISCO, K. M.;Elisângela Serenato Madalozzo; Silvia Benedetti. Elaboração e avaliação de hambúrgueres de carne bovina com substituição do toucinho por inulina e farinha de chia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Hiana Muniz Garcia

Morato, P. N.;Elisângela Serenato Madalozzo; Fuzinatto, M. M.. Composição centesimal e atividade antioxidante de erva-mate (Ilex paraguariensis) in natura e processada para tereré. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marciane da Silva Rosa

Fuzinatto, M. M.;Elisângela Serenato Madalozzo; Silvia Benedetti. Elaboração de barras de cereais com adição da farinha da casca e polpa desidratada de abacaxi (Ananas comosus). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Tailine da Silva Oliveira

Fuzinatto, M. M.;Elisângela Serenato Madalozzo; Silvia Benedetti. Elaboração de barras de cereais com adição da farinha da casca e polpa desidratada de abacaxi (Ananas comosus). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Thamiris Tonelli Santana

Fuzinatto, M. M.;Elisângela Serenato Madalozzo; Silvia Benedetti. Elaboração de barras de cereais com adição da farinha da casca e polpa desidratada de abacaxi (Ananas comosus). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Danielly Nascimento Morais

MADALOZZO, E. S.; Akita, F. L; Silvia Benedetti. Hambúrguer vegetariano de jaca (Artocarpus heterophyllus L.): caracterização físico-química do produto e da matéria-prima. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Débora Fernandes Gonçales

MADALOZZO, E. S.; Fuzinatto, M. M.; Silvia Benedetti. BEM ESTAR ANIMAL ? ESTUDO DE CASO EM UM FRIGORÍFICO DE AVES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Flávia Cristina dos Santos

Morato, P. N.;MADALOZZO, E. S.; Fuzinatto, M. M.. Processamento e propriedades da farinha de banana verde. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Gabriela dos Santos de Jesus

Silvia Benedetti; Aline Volpini;MADALOZZO, E. S.. Implantação das boas práticas de fabricação em frigorífico de bovinos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Neticia Matos Batista

Janaína Tomazzi Facco; SIMIONATTO, E.;MADALOZZO, E. S.. Testes comparativos da eficiência de três linhagens de leveduras utilizadas na produção de etanol. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Marcial de Oliveira de Souza

MADALOZZO, E. S.; Silvia Benedetti; MATOS, K.. Utilização do sal como método de conservação de carnes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Isabel Rodrigues Froes

MATOS, K.;MADALOZZO, E. S.; MANFROI, D.. Desenvolvimento e aceitabilidade sensorial de massa de pastel isenta de glúten. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Kezia Sestari de Araújo

MADALOZZO, E. S.; Silvia Benedetti; Aline Volpini. Utilização de "whey protein"por praticantes de atividades físicas da cidade de Naviraí-MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Alice Esser martins

MADALOZZO, E. S.; Silvia Benedetti; Aline Volpini. Conhecimento e benefícios do azeite de oliva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Daieni Alves vieira Amado

Fiametti, K.;MADALOZZO, E. S.; Colombo, T.. Avaliação dos compostos fenólicos e potencial antioxidante a partir de uma geleia de uva desenvolvida com o aporveitamento da casca da uva. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Processos Químicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

BENEDETTI, S.;MADALOZZO, E. S.; L., Daniel A.. Teste Seletivo para professor temporário da Universidade Estadual de Maringá. 2019. Universidade Estadual de Maringá.

MADALOZZO, E. S.. Avaliador Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão. 2019. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

MADALOZZO, E. S.. Consultor externo (avaliador) Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão. 2019. Universidade Federal da Grande Dourados.

Silvia Benedetti;Elisângela Serenato Madalozzo; Mano, M. C.. Banca de Seleção Docente - Edital n227/2019 UEMS. 2019. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

MADALOZZO, E. S.. Avaliador no Processo Seletivo Iniciação Científica UFGD. 2018. Universidade Federal da Grande Dourados.

MADALOZZO, ELISÂNGELA SERENATO. Membro do Comitê Científico "II EIGEDIN - ENCONTRO INTERNACIONAL DE GESTÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO. 2018. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Silvia Benedetti;MADALOZZO, E. S.; Akita, F. L. Seleção de docente. 2017. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

MADALOZZO, E. S.; Morato, P. N.; Silvia Benedetti. Seleção de docente. 2016. Diretório Central dos Estudantes - UEMS.

MADALOZZO, E. S.. Consultor externo (avaliador) Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão. 2016. Universidade Federal da Grande Dourados.

MADALOZZO, E. S.; MOLINA NETO, A.; Silvia Benedetti. Seleção docente. 2015. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

MADALOZZO, E. S.; Silvia Benedetti; RODRIGUES, D. C. M.. Seleção docente. 2015. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

MADALOZZO, E. S.. Consultor externo (avaliador) Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Gislaine Chrystina Nogueira de Faria

BRAGAGNOLO, N.; Mazalli, Mônica R;NOGUEIRA, G. C.; Mariutti, Lilian R. B.; baggio, s.r.. Avaliação da oxidação do colesterol em sistemas modelo contendo ácidos graxs, mioglobina e antioxidantes naturais e sintéticos. 2014. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Faculdade de Engenharia de Alimentos (UNICAMP).

Gislaine Chrystina Nogueira de Faria

BRAGAGNOLO, N.; MORGANO, M. A.;Nogueira, Gislaine Chrystina. Interação de ácidos graxos, pró-oxidantes e antioxidantes na oxidação de colesterol em sistemas-modelo. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência de Alimentos) - Faculdade de Engenharia de Alimentos (UNICAMP).

Lílian Regina Barros Mariutti

BRAGAGNOLO, N.MARIUTTI, L. R. B.Nogueira, Gislaine Chrystina; MAZALLI, M. R.; BAGGIO, S. R.. Avaliação da oxidação do colesterol em sistemas modelo contendo ácidos graxos, mioglobina e antioxidantes naturais e sintéticos. 2014. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Ivo Mottin Demiate

NAGATA, N.; PERALTA ZAMORA, P. G.;DEMIATE, I. M.. Caracterização físico-química de ricotas via espectroscopia no infravermelho e métodos de calibração multivariada. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Sueli Regina Baggio

BRAGAGNOLO, N.; Lilian Regina Barros Mariutti; NOGUEIRA, G. C.; MAZALLI, M. R.;BAGGIO, S. R.. Avaliação da Oxidação do Colesterol em Sistemas Modelo Contendo Ácidos Graxos, Mioglobina e Antioxidantes Naturais e Sintéticos.. 2014. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Faculdade de Engenharia de Alimentos FFEA).

Neura Bragagnolo

Bragagnolo, NeuraNogueira, Gislaine C.MORGANO, M.. Interação de ácidos graxos, pró-oxidante e antioxidante na oxidação de colesterol em sistemas modelo. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Mônica Roberta Mazalli

Bragagnolo, Neura;MAZALLI, M. R.; MARIUTTI, L.R.B; Baggio, S.R; FARIA, G. C. N.. Avaliação da oxidação do colesterol em sistemas modelo contendo ácidos graxos, mioglobina e antioxidantes naturais e sintéticos. 2014. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

TAINARA REINALDO MIRANDA

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE SALAMES ADICIONADOS DE PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Claudio Cavallari Junior

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE SALAMES ADICIONADOS DE PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Luciano Soares dos Santos

APROVEITAMENTO DO IOGURTE E SORO DE KEFIR NA ELABORAÇÃO DE COBERTURAS COMESTÍVEIS E APLICAÇÃO EM VEGETAIS; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Heloísa Morro Ribeiro dos Santos

APROVEITAMENTO DO IOGURTE E SORO DE KEFIR NA ELABORAÇÃO DE COBERTURAS COMESTÍVEIS E APLICAÇÃO EM VEGETAIS; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

RAISSA GABRIELA DANTAS DOS SANTOS

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE SALAMES ADICIONADOS DE PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Gustavo Bressa Castilho

ELABORAÇÃO DE REVESTIMENTOS COMESTÍVEIS COM ADIÇÃO DE IOGURTE DE KEFIR E APLICAÇÃO EM MAÇÃS E UVAS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Gabriela Fioschi de Paulo

ELABORAÇÃO DE IOGURTE TIPO GREGO DE KEFIR, ADICIONADO DE GELEIA DE AMORA E BARU; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Ana Elisa da Costa Ruiz

APROVEITAMENTO DO SORO DE KEFIR PARA ELABORAÇÃO DE COBERTURAS COMESTÍVEIS E APLICAÇÃO EM FRUTAS MINIMAMENTE PROCESSADAS; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Bruno Justi Ribeiro

ELABORAÇÃO DE BEBIDA ALCOÓLICA FERMENTADA A BASE DE BATATA YACON; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

VAGNER LUIS SANTOS CASUSA

ELABORAÇÃO DE BEBIDA ALCOÓLICA FERMENTADA A BASE DE BATATA YACON; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Jorge Luis Nunes Lima

Práticas de divulgação do curso de Engenharia de Alimentos na cidade Naviraí-MS a alunos do ensino médio; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Danielli Larissa de Aguiar

MINICURSO SOBRE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS EM EMPRESAS LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ-MS; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Maria Antonia Cardoso Holthausen

APROVEITAMENTO TOTAL DE ALIMENTOS EM COZINHAS DE ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ-MS; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; (Orientador);

Nayra Roberta Lopes Pereira da Silva

Elaboração de linguiça toscana com redução do teor de sódio e gordura adicionados; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Paula Leal Garbelini

Elaboração de linguiça toscana com redução do teor de sódio e gordura adicionados; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Débora Fernandes Gonçales

BEM ESTAR ANIMAL ? ESTUDO DE CASO EM UM FRIGORÍFICO DE AVES; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Danielly N

Morais; DESENVOLVIMENTO DE HAMBÚRGUER 100 % VEGETAL A BASE DE POLPA E FARINHA DA SEMENTE DE JACA (Artocarpus heterophyllus L; ); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Alice Esser martins

Conhecimento e benefícios do azeite de oliva; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Kezia Sestari de Araújo

UTILIZAÇÃO DE WHEY PROTEIN POR PRATICANTES DE ATIVIDADES FÍSICAS NA CIDADE DE NAVIRAÍ - MS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Marcial de Oliveira de Souza

A UTILIZAÇÃO DO SAL COMO MÉTODO DE CONSERVAÇÃO DE CARNES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Heloísa Morro Ribeiro dos Santos

CARACTERIZAÇÃO DOS TEORES DE UMIDADE EM MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz) UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E TÉCNICAS DE CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Maria Antonia Cardoso Holthausen

DETERMINAÇÃO DE UMIDADE EM MILHO (Zea mays) VIA ESPECTROSCOPIA NO INFRAVERMELHO E MÉTODOS DE CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Nayra Roberta Lopes Pereira da Silva

ELABORAÇÃO DE COBERTURAS COMESTÍVEIS A BASE DE AMIDO DE MANDIOCA, CONTENDO EXTRATO DE Cesearia Sylvestris (GUAÇATONGA) e Cymbopogon Citratus (CAPIM LIMÃO) PARA APLICAÇÃO EM MORANGO E UVA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Layane Góis de Almeida

APLICAÇÃO DA POLPA DE FRUTOS DO CERRADO PARA A ELABORAÇÃO DE IOGURTE ADICIONADO DE WHEY PROTEIN E AVALIAÇÃO DA PREFERÊNCIA E ACEITABILIDADE SENSORIAL; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Gabriela Nantes de Carvalho

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE ANTIMICROBIANA DOS ÓLEOS DE Dipteryx alata (BARU), Mauritia flexuosa (BURITI) E Caryocar brasiliense (PEQUI); 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Nayra Roberta Lopes Pereira da Silva

COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DOS ÓLEOS DE Dipteryx alata (BARU), Mauritia flexuosa (BURITI) E Caryocar brasiliense (PEQUI) E AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSITCAS FÍSICO-QUÍMICAS DOS ÓLEOS; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Layane Góis de Almeida

Aplicação de frutos do Cerrado, seus subprodutos e resíduos no enriquecimento de produtos de panificação; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Paula Leal Garbelini

Estágio Obrigatório Supervisionado; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Valdelice Ferreira Gomes

Estágio Supervisionado Obrigatório; 2019; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Pedro Paullo Alves dos Santos

Implementação de Boas Práticas de Fabricação e reutilização de resíduos alimentares nas escolas públicas no município de Naviraí-MS; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Thalia Fernanda Faustino do Nascimento

Avaliação do índice de desperdício de frutas e hortaliças e condições higiênico sanitárias em supermercados localizados em Naviraí-MS; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Nayra Roberta Lopes Pereira da Silva

Aplicação de BPF - Boas Práticas de Fabricação em creche e pré-escola do município de Naviraí-MS; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Paula Leal Garbelini

Adequação e aplicação de Boas Práticas de Fabricação em duas escolas municipais de Naviraí; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Luana Késia dos Santos Fialho

APLICAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ/MS; 2018; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Mariana de Melo Alves

Monitoria na disciplina de Microbiologia Geral; 2016; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Bruna Caramori Schuh

Uso do planejamento experimental na fermentação em estado sólido para enriquecimento proteico do bagaço de malte; 2014; Orientação de outra natureza; (Processos Químicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Fátima Rodrigues Santana

Análise dos parâmetros fermentativos na produção de aguardente de banana (Musa cavendish); 2014; Orientação de outra natureza; (Processos Químicos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Elisângela Serenato Madalozzo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Denise Milléo Almeida

Isolamento da Acetobacter xylinum a partir de folhas de capim-limão e indicação de parâmetros de produção de celulose em suco de abacaxi como meio de cultivo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Denise Milléo Almeida;

Denise Milléo Almeida

CRESCIMENTO DO Acetobacter xylinum (ATCC 23769) E A PRODUÇÃO DE CELULOSE BACTERIANA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Denise Milléo Almeida;

Adriana Zerlotti Mercadante

Programa de Estágio Docente C - junto à disciplina de graduação TA-411 Química de Alimentos I; 2011; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Adriana Zerlotti Mercadante;

Guataçara dos Santos Junior

Caracterização do Comportamento Cinético do Processo Fermentativo e Extração de Biopolímero Produzido pela Acetobacter xylinum (ATCC 23769); 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia Em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guataçara dos Santos Junior;

Guataçara dos Santos Junior

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ISOLAMENTO DA BACTÉRIA Acetobacter xylinum E PRODUÇÃO DA FIBRA DE CELULOSE A PARTIR DE FOLHAS DE CHÁ IN NATURA; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia Em Alimentos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Tecnológia Federal do Paraná; Orientador: Guataçara dos Santos Junior;

Neura Bragagnolo

Avaliação da oxidação do colesterol em sistemas modelo contendo ácidos graxos, mioglobina e antioxidantes naturais e sintéticos; 2014; Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Neura Bragagnolo;

Elenise Sauer

Caracterização Físico-Química de ricotas via espectroscopia no infravermelho e métodos de calibração multivariada; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA; Coorientador: Elenise Sauer;

Noemi Nagata

Caracterização Físico-Química de Ricotas via Espectroscopia no Infravermelho e Método de Calibração Multivariada; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária; Orientador: Noemi Nagata;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, N. R. L. P. ; G. Paula L. ; Morato, P. N. ; MADALOZZO, E. S. . ELABORAÇÃO DE LINGUIÇA TOSCANA COM REDUÇÃO DO TEOR DE SÓDIO E GORDURA ADICIONADOS. Higiene Alimentar , v. 33, p. 3087-3091, 2019.

  • B., L. P. ; P., M. T. ; MADALOZZO, E. S. ; Morato, P. N. . COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE FARINHAS DE CASTANHA DO BARU, CASTANHA DE CAJU E CASTANHA-DO-BRASIL. Higiene Alimentar , v. 33, p. 1376-1380, 2019.

  • Santos, P. P. A. ; Oliveira, G. L. S. ; MADALOZZO, E. S. ; BENEDETTI, S. ; Fuzinatto, M. M. . ARTICULAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO: MELHORIA DA MERENDA ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE NAVIRAÍ-MS. REVISTA UFG (ONLINE) , v. 18, p. 480-492, 2018.

  • GONCALVES, G. M. S. ; SREBERNICH, S. M. ; BRAGAGNOLO, N. ; MADALOZZO, E. S. ; MERHI, V. L. ; PIRES, D. C. . Study of the composition of Thymus vulgaris essential oil, developing of topic formulations and evaluation of antimicrobial efficacy. Journal of Medicinal Plant Research , v. 7, p. 1736-1745, 2013.

  • MADALOZZO, ELISÂNGELA SERENATO ; SAUER, ELENISE ; NAGATA, NOEMI . Determination of fat, protein and moisture in ricotta cheese by near infrared spectroscopy and multivariate calibration. Journal of Food Science and Technology , v. ago, p. 1-7, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Elisângela Serenato Madalozzo ; Silvia Benedetti ; Fuzinatto, M. M. ; Morato, P. N. ; BACH, F. ; Mano, M. C. . Página oficial do Curso de Engenharia de Alimentos UEMS no Instagram. 2020; Tema: Popularização do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS/Naviraí através da divulgação em redes sociais. (Rede social).

Elisângela Serenato Madalozzo ; Morato, P. N. . Página Oficial do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS no Facebook. 2020; Tema: Popularização do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS/Naviraí através da divulgação em redes sociais. (Rede social).

Elisângela Serenato Madalozzo ; Silvia Benedetti ; Fuzinatto, M. M. ; Morato, P. N. ; BACH, F. . Página oficial do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS no Instagram. 2019; Tema: Popularização do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS/Naviraí através da divulgação em redes sociais. (Rede social).

Elisângela Serenato Madalozzo ; Morato, P. N. . Página Oficial do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS no Facebook. 2019; Tema: Popularização do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS/Naviraí através da divulgação em redes sociais. (Rede social).

Elisângela Serenato Madalozzo ; Silvia Benedetti ; Fuzinatto, M. M. ; Morato, P. N. . Página oficial do curso de Engenharia de Alimentos no Instagram. 2018; Tema: Popularização do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS/Naviraí através da divulgação em redes sociais. (Rede social).

Elisângela Serenato Madalozzo ; Morato, P. N. ; Fuzinatto, M. M. . Página Oficial do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS no Facebook. 2018; Tema: Popularização do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS/Naviraí através da divulgação em redes sociais. (Rede social).

Elisângela Serenato Madalozzo ; Fuzinatto, M. M. ; Silvia Benedetti ; Morato, P. N. . Página Oficial do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS no Facebook. 2017; Tema: Popularização do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS/Naviraí através da divulgação em redes sociais. (Rede social).

Elisângela Serenato Madalozzo ; Silvia Benedetti . Página Oficial do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS no Facebook. 2016; Tema: Popularização do curso de Engenharia de Alimentos da UEMS/Naviraí através da divulgação em redes sociais. (Rede social).

MADALOZZO, E. S. . Processos de conservação de alimentos: produção de geleia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MADALOZZO, E. S. . Avaliação da oxidação do colesterol em sistemas modelo contendo ácidos graxos, mioglobina e antioxidantes naturais e sintéticos. 2014. (Relatório de pesquisa).

MADALOZZO, E. S. . INTERAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS, PRÓ-OXIDANTES E ANTIOXIDANTES NA OXIDAÇÃO DE COLESTEROL EM SISTEMAS MODELO. 2013. (Relatório de pesquisa).

MADALOZZO, E. S. ; BRAGAGNOLO, N. . INTERAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS, PRÓ-OXIDANTES E ANTIOXIDANTES NA OXIDAÇÃO DE COLESTEROL EM SISTEMAS MODELO. 2012. (Relatório de pesquisa).

MADALOZZO, E. S. ; BRAGAGNOLO, N. . INTERAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS, PRÓ-OXIDANTES E ANTIOXIDANTES NA OXIDAÇÃO DE COLESTEROL EM SISTEMAS MODELO - Relatório 1° ano. 2011. (Relatório de pesquisa).

MADALOZZO, E. S. ; SANTOS JUNIOR, G. ; ALMEIDA, D. M. . OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE ISOLAMENTO DA BACTÉRIA Acetobacter xylinum E PRODUÇÃO DE FIBRA DE CELULOSE A PARTIR DE FOLHAS DE CHÁ IN NATURA. 2007. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Produtos alimentícios elaborados a partir de resíduos, co-produtos agroindustriais e plantas alimentícias não convencionais (PANCS), Descrição: O desenvolvimento de novos produtos alimentícios utilizando matérias-primas alternativas vem crescendo nos últimos anos, visando à redução de descarte no meio ambiente, agregando valor a determinados resíduos e co-produtos e introduzindo novas fontes alimentares à dieta. O estudo de resíduos agroindustriais como folhas e talos de legumes e hortaliças, cascas e sementes de frutos, resíduos da indústria de lácteos (soro), de carnes, do processamento de grãos, pode proporcionar novos destinos e aplicações desses materiais que até então eram vistos como poluentes ou utilizados somente na alimentação animal. Além disso, devido à vasta biodiversidade de fauna e flora no Brasil, muitas espécies vegetais permanecem desconhecidas pela maior parte da população, tanto pela falta de informação quanto pelo atual sistema agrícola convencional, intenso na produção de monoculturas. As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) estão entre essas espécies. Contudo, o aumento no conhecimento e utilização dessas plantas contribuiu para ampliar a valorização da agricultura familiar com maior proteção ao meio ambiente e à saúde ? por crescerem espontaneamente, em diferentes condições climáticas e regiões, dispensam fertilizantes e agrotóxicos utilizados pela agricultura convencional, resgatando nossa biodiversidade e os valores de uma alimentação sustentável. Além disso, os estudos científicos com PANCs vêm se intensificando nos últimos anos, evidenciando efeitos potenciais à saúde, principalmente em relação à proteção antioxidante e efeitos anti-inflamatórios. Dessa forma, esse projeto propõe elaborar novos produtos alimentícios desenvolvidos a partir de matérias-primas não convencionais, como os resíduos e co-produtos agroindustriais e as PANCS e avaliá-los quanto ás análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) . , Integrantes: Elisângela Serenato Madalozzo - Integrante / Silvia Benedetti - Coordenador / Mariana Manfroi Fuzinatto - Integrante / Priscila Neder Morato - Integrante / Fabiane Bach - Integrante / Mario Cesar Mano - Integrante.

  • 2017 - 2020

    Caracterização e aplicação de resíduos e co-produtos agroindustriais regionais no desenvolvimento de alimentos, Descrição: O estudo de resíduos e co-produtos agroindustriais como, por exemplo, folhas e talos de legumes e hortaliças, cascas e sementes de frutos, co-produtos do processamento de grãos, pode proporcionar novos destinos e aplicações desses materiais, diminuindo o descarte no meio ambiente e agregando valor. Este projeto propõe caracterizar resíduos e co-produtos agroindustriais, principalmente aqueles gerados na região Centro-Oeste, determinando características físico-químicas, microbiológicas, e caracterização de compostos funcionais, como teor de fibra alimentar e atividade antioxidante.A partir dessa caracterização, esses resíduos e co-produtos poderão ser utilizados em alimentos, a fim de contribuir com propriedades nutricionais, funcionais e tecnológicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Elisângela Serenato Madalozzo - Integrante / Mariana Manfroi Fuzinatto - Integrante / Priscila Neder Morato - Coordenador / Fabíola di Loretto Akita - Integrante / Silvia Benedetti - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Monitoramento fisico-químico da qualidade da água utilizada na Unidade de Naviraí e/ou poços artesianos e/ou nascentes, Descrição: Descrição: Com relação aos recursos hídricos os problemas enfrentados variam do ponto de vista quantitativo, entre a escassez, que obriga os racionamentos e a abundância repentina que gera enchentes não menos catastróficas. O aproveitamento racional e a preservação dos recursos hídricos devem ser metas prioritárias para a sociedade moderna, sobretudo quando se considera que representam apenas 3,7 % de toda água da Terra. Desse total apenas 0,01 % correspondem a água armazenada nos ecossistemas aquáticos continentais como lagos, lagoas, represas e rios, sendo os principais reservatórios utilizados pelo homem. Diante da perspectiva do contínuo aumento da população humana e, portanto, do aumento quase exponencial da demanda da água doce, associado à crescente degradação dos ecossistemas aquáticos, já se discute a chamada ?crise da água doce?. O aumento no consumo de água provenientes de poços artesianos e nascentes vem crescendo e com ele a falta de uma análise da qualidade dessa água ingerida pela comunidade se faz necessária. Os parâmetros que serão avaliados são: temperatura, acidez, alcalinidade, bromo, cálcio, cloretos, cloro livre e total, cromo hexavalente, cor, cobre, dureza, iodo, ferro, molibdato, nitrogênio, amônia, nitrato, nitrito, fósforo reativo e total, silica, sulftatos, sulfetos, sólidos em suspensão, pH, condutividade, oxigênio dissolvido e DBO... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisângela Serenato Madalozzo - Integrante / Fabíola di Loretto Akita - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Desenvolvimento e avaliação de produtos alimentícios elaborados a partir da soja, Descrição: O estudo da soja e seus resíduos industriais, tais como okara, soro de tofu e torta da prensagem pode propiciar o uso e/ou reaproveitamento desses produtos na elaboração de novos alimentos, reduzindo o impacto ambiental e agregando valor aos mesmos. Dessa forma, esse projeto visa caracterizar a soja e seus resíduos industriais gerados principalmente na região Centro-Oeste, quanto às suas características físico-químicas e compostos bioativos (isoflavonas), objetivando a aplicação desses produtos na elaboração de novos alimentos, conferindo-lhes valor nutricional e características funcionais oriundas da soja.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Elisângela Serenato Madalozzo - Integrante / Mariana Manfroi Fuzinatto - Integrante / Priscila Neder Morato - Integrante / Fabíola di Loretto Akita - Integrante / Silvia Benedetti - Coordenador.

  • 2015 - 2018

    Avaliação da composição centesimal, capacidade antioxidante e obtenção de compostos bioativos de frutos típicos do Cerrado, seus resíduos e subprodutos, Descrição: Avaliação nutricional e funcional de frutos do Cerrado, de seus resíduos e subprodutos, através da caracterização físico-química, quantificação de compostos fenólicos e avaliação da atividade antioxidante. Para isso, serão selecionados frutos produzidos na região de Naviraí e higienizados. Esses frutos, seus resíduos (casca e semente) e subprodutos (farinha, óleo essencial, etc) serão avaliados quanto a composição centesimal (umidade, cinzas, proteína, fibras, lipídios, etc). A atividade antioxidante será avaliada através dos métodos DPPH e FRAP e para a quantificação de compostos fenólicos serão testados diversos métodos. Com essa caracterização serão definidos os melhores frutos e derivados quanto à capacidade funcional e nutricional, para potencial aplicação no enriquecimento de alimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Elisângela Serenato Madalozzo - Coordenador / Silvia Benedetti - Integrante / Mariana Manfroi Fuzinatto - Integrante / Priscila Neder Morato - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Estudo da termo oxidação do colesterol em sistemas modelo adicionados de ácidos graxos, antioxidantes e pró-oxidantes, Descrição: Descrição: O colesterol é um dos mais importantes esteróis existentes nos tecidos animais, podendo apresentar-se na forma livre ou como ésteres de colesterol. Combinado com ácidos graxos de cadeia longa é componente estrutural essencial das membranas e das lipoproteínas plasmáticas. O colesterol apresenta em sua estrutura química uma dupla ligação, tornando-se, portanto, susceptível a reações oxidativas, podendo levar à formação de vários óxidos de colesterol. Mesmo quando protegido da oxidação, pode ser degradado por auto-oxidação e na presença de metais como ferro, zinco e cobre a oxidação é acelerada. O uso de antioxidantes pode retardar ou impedir a formação de óxidos de colesterol, pois interrompem o mecanismo de formação de radicais livres pela doação de prótons, tanto para os ácidos graxos insaturados como para o colesterol. O objetivo deste trabalho é constatar o impacto do uso de diferentes antioxidantes (bixina, eritorbato de sódio e ácido cítrico) na degradação térmica do colesterol em sistemas-modelo na presença e ausência de metais de transição (cloreto de Fe+2, Fe+3 e Fe heme), de oxigênio e de ácidos graxos com diferentes graus de insaturação (ácido oléico, ácido eicosapentaenóico e ácido palmítico). A ação dos antioxidantes e pró-oxidantes será monitorada pela formação de óxidos de colesterol e alteração na composição de ácidos graxos, bem como pela degradação dos antioxidantes adicionados aos sistemas-modelo submetidos a temperaturas de 70, 90 e 110 C.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) Integrantes: Neura Bragagnolo - Coordenador; Elisângela Serenato Madalozzo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Elisângela Serenato Madalozzo - Integrante / Neura Bragagnolo - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    Interação de ácidos graxos, pró-oxidantes e antioxidantes na oxidação do colesterol em sistemas-modelo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisângela Serenato Madalozzo - Integrante / Neura Bragagnolo - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    Grupo de desenvolvimento de técnicas avançadas para tratamento de resíduos, Descrição: Nas últimas décadas, o fenômeno de poluição ambiental tem alcançado dimensões globais, o que, dentre outros efeitos deletérios, tem propiciado a diminuição de fontes de água de boa qualidade. De maneira geral, é possível apontar o crescimento exacerbado da população e a conseqüente expansão das atividades industriais, como principais responsáveis pelo fenômeno antes descrito. Logicamente, um problema complexo como este deve ser atacado em várias frentes, destacando-se a necessidade de uma integração efetiva entre sociedade, governo, indústria e universidade. As atividades do nosso grupo de pesquisa estão centradas no desenvolvimento de processos avançados, passíveis de aplicação na remediação de resíduos oriundos da atividade industrial. Excelentes resultados conseguidos em trabalhos envolvendo resíduos da indústria papeleira, têxtil e de pesticidas, além de sólidos contatos com indústrias e entidades governamentais da região, fazem com que a aplicação tecnológica dos processos desenvolvidos seja uma conseqüência bastante natural do trabalho. Finalmente, há necessidade de salientar que o grupo encontra-se em fase de consolidação, graças a financiamentos outorgados por entidades de fomento, à integração de muitos colaboradores e alunos pesquisadores, e à realização de projetos de colaboração com indústrias da região. Em função destes aspectos, consideramos que o grupo poderá contribuir de maneira importante com a minimização do impacto ambiental que a indústria reresenta no presente momento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisângela Serenato Madalozzo - Integrante / Noemi Nagata - Integrante / Patricio Guillermo Peralta Zamora - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Agroindústria, alimentos e minimização de resíduos, Descrição: O grupo é composto por docentes, técnicos e alunos do Curso Superior de Tecnologia de Alimentos, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná- Campus de Ponta Grossa. Privilegia-se a pesquisa nas áreas da agroindústria, tecnologia de alimentos, com caracterização físico-química, microbiológica, desenvolvimento de novos produtos e controle de processos agroindustriais. Outro foco de interesse do grupo é o gerenciamento de resíduos,a partir da utilização em novos processos, bioconversão ou utilização como matéria-prima, promovendo agregação de valor aos subprodutos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Elisângela Serenato Madalozzo - Integrante / José Luiz Ferreira da Trindade - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Menção Honrosa pelo trabalho apresentado na Mostra de Iniciação Científica 2019 - Semana Acadêmica de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, Universidade Federal de Santa Catarina.

2008

Trabalho - Prêmio (1 lugar) pela apresentação de artigo na forma oral durante a VI Semana de Tecnologia em Alimentos - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus Naviraí. , Rua Emílio Mascoli, Centro, 79950000 - Naviraí, MS - Brasil, Telefone: (67) 39244300, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - 2019

    Universidade Federal da Grande Dourados

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2015 - Atual

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Engenharia de Alimentos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estágio Supervisionado (COES) - Engenharia de Alimentos.

    • 01/2019

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Engenharia de Alimentos, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Docente Estruturante (CDE) do curso de Engenharia de Alimentos.

    • 04/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Engenharia de Alimentos, .,Cargo ou função, Comitê de Autoavaliação do curso de Engenharia de Alimentos.

    • 02/2017

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Análise de Alimentos, Microbiologia de Alimentos, Microbiologia Geral

    • 08/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Engenharia de Alimentos, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2015

      Extensão universitária , Engenharia de Alimentos, .,Atividade de extensão realizada, Projetos de extensão universitária na área de Boas Práticas de Fabricação.

    • 04/2015

      Outras atividades técnico-científicas , Engenharia de Alimentos, Engenharia de Alimentos.,Atividade realizada, Consultor de projetos e relatórios de pesquisa e/ou iniciação científica..

    • 04/2015

      Outras atividades técnico-científicas , Engenharia de Alimentos, Engenharia de Alimentos.,Atividade realizada, Consultor de projetos e relatórios de pesquisa e/ou iniciação científica.

    • 01/2018 - 12/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Engenharia de Alimentos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estágio Supervisionado - Engenharia de Alimentos.

    • 02/2017 - 12/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Engenharia de Alimentos, .,Cargo ou função, Presidente do Comitê Docente Estruturante do curso de Engenharia de Alimentos.

    • 08/2017 - 12/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Engenharia de Alimentos, .,Cargo ou função, Membro do Comissão de Estágio Curricular Obrigatório (COES).

    • 03/2017 - 09/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Engenharia de Alimentos, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Elaboração de proposta do Projeto Pedagógico e Regulamento do Programa de pos Graduação strictu sensu Mestrado em Químiica UEMS Naviraí.

    • 06/2015 - 06/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Naviraí, .,Cargo ou função, Presidente do Comitê Docente Estruturante para o curso de Engenharia de Alimentos, Bacharelado..

    • 06/2015 - 06/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Naviraí, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Docente Estruturante para o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos..

    • 07/2016 - 12/2016

      Ensino, Engenharia de Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos em Análise de Alimentos, Microbiologia Geral

    • 05/2016 - 12/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Engenharia de Alimentos, .,Cargo ou função, Presidente da COES (Comissão de Estágio Curricular Supervisionado) do curso de Engenharia de Alimentos.

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Tecnologia em Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de açúcar, sorvete e doces, Tecnologia de bebidas, Tecnologia de carnes e derivados, Tecnologia de lipídios

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, Tecnologia em Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise de Alimentos, Microbiologia de Alimentos

    • 07/2015 - 12/2015

      Ensino, Tecnologia em Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia de Alimentos, Fundamentos de Análise de Alimentos

    • 04/2015 - 12/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Naviraí, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Estágio Curricular Supervisionado do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.

    • 04/2015 - 12/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Naviraí, .,Cargo ou função, Membro do Comissão de Estágio Curricular Supervisionado do Curso Superior de Engenharia de Alimentos, bacharelado..

    • 02/2015 - 07/2015

      Ensino, Alimentos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de açúcar, bebidas, sorvete e doces, Tecnologia de carnes e derivados, Tecnologia de lipídios

  • 2014 - 2015

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas para o curso de Tecnologia em Processos Químicos: Bioquímica; Tecnologia de alimentos I Tecnologia de alimentos II Composição e Bromatologia de alimentos Metodologia da pesquisa

  • 2010 - 2014

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2010 - 05/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia de Alimentos, .,Linhas de pesquisa

  • 2008 - 2010

    Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Vínculo: Estudante de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio em docência na disciplina de Bioquímica Prática no curso de Farmácia (UEPG) sob supervisão da professora Eliana Beleski Borba Carneiro

    Atividades

    • 03/2008 - 03/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Linhas de pesquisa

  • 2006 - 2006

    Refeições Bandolin

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Estagiária do controle de qualidade de refeições