Maria Regina Emery Quites

Possui pós-doutoramento pela Universidade de São Paulo- USP, (2016), doutorado pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP (2006). Especialização em Conservação Restauração de Bens Culturais (1990) Especialização em Cultura e Arte Barroca (1991) e Mestrado(1997) no Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. É graduada em Artes Plásticas- bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) É professora associada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes e tem atuação no Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis- CECOR, trabalhando em ensino, pesquisa, extensão e administração. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis, da Escola de Belas Artes- UFMG de 2008 a 2011, em sua implantação. Atua no Programa de Pós Graduação da Escola de Belas Artes e possui várias pesquisas e publicações na área de Conservação Restauração de Esculturas. É presidente do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira- CEIB. Tem experiência na área de Conservação Restauração de Esculturas Policromadas em Madeira, atuando principalmente com os seguintes temas: escultura em madeira policromada, imagem de vestir, gesso policromado, técnica construtiva e critérios de conservação-restauração de esculturas.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2002 - 2006

Universidade Estadual de Campinas
Título: Imagem de vestir: revisão de conceitos através de estudo comparativo entre as Ordens Terceiras Franciscanas no Brasil
Orientador: Prof. Dr. Luciano Migliaccio
Palavras-chave: imagem de vestir; escultura; Ordem Terceira Franciscana; tecnica construtiva; Conservação restauração.

Mestrado

1995 - 1997

Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis
Título: A Imaginaria Processional na Semana Santa em Minas Gerais,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho
Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Especialização em Conservacao/Restauracao de Bens Culturais Moveis

1988 - 1990

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Especializacao em Conservacao restauracao de Bens Culturais Moveis
Orientador: Lindsley Daibert
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Especialização em Cultura e Arte Barroca

1988 - 1989

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Especializacao em Cultura e Arte Barroca- Igreja de Nossa Senhora do Rosario
Orientador: Adalgisa Arantes Campos

Graduação em Graduacao em Artes Plasticas- bacharelado e licenciatura

1980 - 1985

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo USP, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Conservação Restauração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Conservação Restauração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

QUITES, Maria Regina Emery ; COELHC, B. R. V. . I Encontro do Grupo de Pesquisa do CNPq: Imagem e Preservação. 2018. (Outro).

BRUSADIN, L. S. P. ; QUITES, Maria Regina Emery . Lançamento do livro História, Arte e Preservação do Patrimonio Cultural: a imaginária da Paixão de Cristo da Ordem terceira do Carmo de Ouro Preto. 2017. (Outro).

QUITES, Maria Regina Emery ; COELHC, B. R. V. ; ALMADA, A. . X Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. 2017. (Congresso).

COELHC, B. R. V. ; QUITES, Maria Regina Emery . IX CONGRESSO INTERNACIONAL CENTRO DE ESTUDOS DA IMAGINÁRIA BRASILEIRA (CEIB). 2015. (Congresso).

COELHO, B. R. V. ; QUITES, Maria Regina Emery ; HILL, M. . Lançamento de livro e palestras do Grupo de Pesquisa Imagem e Preservação. 2014. (Outro).

COELHC, B. R. V. ; QUITES, Maria Regina Emery . VIII Congresso do CEIB. 2013. (Congresso).

QUITES, Maria Regina Emery . 3 Mostra das Profissões - Curso de Conservação-Restauração -Escola de Belas Artes. 2010. (Exposição).

QUITES, Maria Regina Emery . 2 Mostra das Profissões - curso de Conservação-Restauração -EBA / UFMG. 2009. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5 Seminário Igreja e Bens Culturais: evangelização e preservação.Conservação de Bens Culturais Móveis. 2018. (Seminário).

II Coloquio Investigações em Conservação do patrimonio. Passos de Rua:invisíveis cenários religiosos em Minas Gerais. 2018. (Congresso).

II Coloquio Investigações em Conservação do patrimonio. lacunas de policromia. Até onde reintegrar?. 2018. (Congresso).

II Coloquio Investigações em Conservação do patrimonio. Lacunas de policromia: até onde reintegrar/. 2018. (Congresso).

Seminário Hospitalidade e Patrimônio: do acolher ao preservar.História, Arte e Preservação do Patrimônio Cultural. 2017. (Seminário).

X Congresso do CEIB. Folha de Prata na policromia mineira: fatura, aplicação e preservação. 2017. (Congresso).

Exposição «Imagens de vestir, um reflexo da devoção franciscana em S. Miguel, nos séculos XVII a XIX» Inauguração a 6 de Maio, às 14h30 no Museu Vivo do Franciscanismo. O.A imagem de vestir dos Terceiros Franciscanos no Brasil. 2016. (Seminário).

Ciclo de Conferencias- Solventes e suas soluções para limpeza. 2014. (Encontro).

Conferencia na disciplina de Artes Visuais no Brasil I.Escultura religiosa no período colonial em Minas Gerais.. 2014. (Outra).

I Encontro da PPGA da EBA UFMG.Caminhos de uma pesquisa. 2014. (Seminário).

I SEminário Internacional - Documentação como Ferramenta de Preservação. 2014. (Seminário).

IX Coloquio Luso-Brasileiro de História da Arte. 2014. (Congresso).

Seminário Aleijadinho e os próximos 100 anos.Experiencias de restauração em obras de Aleijadinho. 2014. (Seminário).

Seminário Internacional História da Arte.O olhar na escultura: história, técnica e preservação. 2014. (Seminário).

II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação Restauração. Portfolio academico: cinco anos de experiencia na implantação do curso de conservação-restauração na UFMG. 2013. (Congresso).

II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação Restauração. A linha de pesquisa em Criação, Critica e Preservação da Imagem PPG-EBA-UFMG. 2013. (Congresso).

VII Congresso do CEIB. Escultura DEvocional em Gesso em Minas Gerais. 2013. (Congresso).

VII Congresso do CEIB. Escultura em madeira policromada: discussão de critérios de conservação-restauração a partir do banco de dados do Cecor/ Cursos.. 2013. (Congresso).

VII Congresso do CEIB. Estudo Metodológico para análises formais de esculturas policromadas. 2013. (Congresso).

III Jornada de Conservação/Restauração.Aleijadinho: Conservação-restauração de uma escultura de grande valor devocional, artistico e histórico. 2012. (Simpósio).

! Seminário Ciencia e Conservação.Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis -EBA/UFMG. 2010. (Seminário).

1 Seminário de preservação: Ciência, Tecnologia e Cultura.Formação Profissional na àrea de Preservação do Patrimônio Cultural. 2010. (Seminário).

VI Encontro de História da Arte: História da Arte e suas Fronteiras.História da Arte e Conservação-Restauração. 2010. (Encontro).

VI Congresso do CEIB. Sagrada Parentela: uma singular escultura da coleção Marcia Moura Castro. 2009. (Congresso).

Curso de Especialização em História da Arte - PREPES.Imagens de Vestir no Brasil. 2008. (Outra).

Memória & Informação.Imagens de vestir - caminhos de uma pesquisa. 2007. (Encontro).

V Congresso do CEIB. Nossa Senhora das Mercês: caracteristicas iconográficas, técnicas e estilísticas. 2007. (Congresso).

Curso de Especialização em História da Arte.Conferencia - ?Caminhos de uma pesquisa?. 2006. (Outra).

IV CONGRESSO DO BARROCO IBERO AMERICANO. As imagens escultóricas das ordens terceiras franciscanas no Brasil: um contraponto entre o prograna iconográfico em Minas e no Litoral. 2006. (Congresso).

XII Congresso da ABRACOR. Imagem de vestir de Nossa Senhora Rainha dos Anjos: conceitos/ critérios / conservação-restauração. 2006. (Congresso).

IV Congresso do CEIB ? Centro de Estudos da Imaginária Brasileira.. Andor da Cúria da Ordem Terceira Franciscana: iconografia e técnica construtiva. 2005. (Congresso).

Simpósio Internacional- A Invenção do Barroco- Paradoxos visualizados de uma identidade incluisiva (corporaty identity).Santos de Vestir- As esculturas processionais das Ordens Terceiras de São Francisco no Brasil. 2005. (Simpósio).

Fórum das Artes.As imagens processionais da ordem terceira de s. Francisco de Assis de Ouro Preto. 2004. (Encontro).

Coloquio Barroco Rural. As imagens processionais em Minas Gerais- Brasil. 2002. (Congresso).

Congresso- 13 th Thiennial Meeting- International Council of Museums- Committee for Conservation- ICOM- CC. Poster- Pôster - Conceptos y critérios para conservacion de um conjunto escultórico em grave estado de deterioro.. 2002. (Congresso).

Congresso da Associação Brasileira de Conservadores/ Restauradores de Bens Culturais- ABRACOR. Poster - As imagens processionais da Ordem Terceira de São Francisco de Assis em Ouro Preto- MG- História, técnica e preservação.. 2002. (Congresso).

I I Internacional Simpósio sobre a tradição Clássica.Esculturas processionais das Ordens terceiras de São Francisco de Assis no Brasil Colonial. 2002. (Simpósio).

VII Congresso do CEIB. Técnica e Restauração de uma escultura em tela encolada- São Sebastião do distrito de Elvas em Tiradentes, Minas Gerais. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariah Boelsuns

SOUZA, L. A. C.; FIQUEIREDO, João; ROSADO, A.;QUITES, Maria Regina Emery. Avaliação da substituição do Xileno por solventes de menor toxicidade na formulação de vernizes utilizados em restauração de pinturas e esculturas. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós -Graduação em Artes - EBA UFMG) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Vanessa Taveira de Souza

QUITES, Maria Regina Emery; MIRANDA, S. M.; ELIAS, L. M. A.; ROSADO, A.. Passos de Rua: Cenários religiosos urbanos em São João Del Rei e Tiradentes. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Carolina Rodrigues

QUITES, Maria Regina Emery; COELHC, B. R. V.; ROSADO, A.; ELIAS, L. M. A.. Diversidade e singularidade da policromia na escultura sacra de Sabará: seculos XVIII e inicio do XIX. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Portes Santana

DIEL, M. C.; BERNARDES, R. K.; HORTA, E. P. S.;QUITES, Maria Regina Emery; KRAISER, M.. Imagens da morte: o artista diante do luto. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes da Escola de Be) - Programa de Pós Graduação em Artes Escola de Belas Artes UFMG.

Aluno: Vanessa Magalhães Pinto

SEHN, Magali MelleuQUITES, Maria Regina EmerySOUZA, L. A. C.; FRANCA-HUCHET, P. D.; ALMADA, M.. Do refugo à obra:estudo dos métodos construtivos utilizados pelo artista Arthur Bispo do rosário como ferramenta de preservação. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thaís Gontijo Venuto

FRONER, Yacy Ara; ROSADO, A.; RODRIGUES, Rita L.;QUITES, Maria Regina Emery. Acervos em marfim em Minas Gerais: circulação, instituições de memória, e visualidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thaís Gontijo Venuto

FRONER, Yacy Ara; ROSADO, A.;QUITES, Maria Regina Emery; RODRIGUES, Rita L.. Acrevos de marfim em Minas Gerais; circulação, instituições de memoria, e visualidades. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos graduação em arquitetura: Bens Culturais, Tecnologia e Terr) - Escola de Arquitetura UFMG.

Aluno: Leandro Gonçalves de Rezende

CAMPO, A. A.; RIBEIRO, M.;QUITES, Maria Regina Emery; COELHC, B. R. V.. O MONTE CARMELO NAS MONTANHAS DE MINAS: ARTE, ICONOGRAFIA E DEVOÇÃO NAS ORDENS TERCEIRAS DO CARMO DE MINAS GERAIS (SÉCULOS XVIII E XIX).. 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Vanessa Magalhães Pinto

SEHN, Magali Melleu; Patrícia Franca;QUITES, Maria Regina Emery. Preservação do Acervo do artista Bispo do Rosário.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Arte- Preservação do Patrimônio Cultural) - Programa de Pós Graduação em Artes Escola de Belas Artes UFMG.

Aluno: Lia Sipaúba Proença Brusadin

QUITES, Maria Regina Emery; CAMPOS, Adalgisa Arantes; ROSADO, Alessandra. Os Cristos da Paixão da Ordem Terceira do Carmo de Ouro preto. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes Escola de Belas Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Clara Caldas Soares Ferreira

CAMPOS, Adalgisa Arantes;QUITES, Maria Regina Emery; FRANCO, R.; MELLO, M. M.. Arquiconfraria do Cordão de São Francisco de Mariana: trajetória, devoção e Arte(c.1760-1840). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos- Graduação em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thiago Pinho Botelho

QUITES, Maria Regina Emery; SANTOS, Antonio F. B.; HILL, Marcos C. S.; ALMADA, Marcia. Milagre que se fez... Um estudo dos 36 Ex-votos ofertados ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Kleumanery de Melo Barboza

SOUZA, L. A. C.QUITES, Maria Regina Emery; BARBOZA, K. M.. Gestão de Riscos para Acervos Museologicos. 2010. Dissertação (Mestrado em mestrado) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Ana Martins Panisset

QUITES, Maria Regina EmeryFRONER, Yacy Ara; NEVES, A. R. A.; PANISSET, Ana M.. Qualificação de mestrado - Protocolo de conservação para coleções particulares: santos de casa de de Marcia Moura Castro. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de pos graduação em artes EBA UFMG) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Lia Sipaúba Proença Brusadin

QUITES, Maria Regina Emery; PEREIRA, M. C. C. L.; CAMPO, A. A.; SUNER, M. M. A.; MENEZES, J. N. C.; COELHC, B. R. V.; RODRIGUES, Rita L.. O Programa Imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos seculos XVII-XIX no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Adriana de Castro Dias Bicalho

DIEL, M. C.; GUTLICH, G. R.; SCARASSATTI, M. A. F.; ROLLA, M. C. F. N.; Maria do Carmo Freitas Veneroso;QUITES, Maria Regina Emery. Das criaturas- imagem Emblemáticas e Inquietantes: a biblioteca , o Theatro e as Histórias Preternaturais. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bethania Reis Veloso

SOUSA, Luís Antônio Cruz; SOARES, M. L. R. O.; CARSALADE, F. L.;QUITES, Maria Regina EmeryFRONER, Yacy Ara; SEHN, M. M.; ROSADO, A.. Tecnologia de construção de livros de compromisso das irmandades religiosas em Minas Gerais no seculoXIX. 2017. Tese (Doutorado em Programa de pos graduação da Escola de Belas Artes) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Idanise Sant?Ana Azevedo Hamoy

QUITES, Maria Regina Emery; COELHC, B. R. V.; SOUZA, J. A. M.; RODRIGUES, Rita L.; ROSADO, A.. IMAGENS DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ: Iconografia, devoção e preservação. 2017. Tese (Doutorado em Programa de pos graduação EBA /UFMG) - Programa de Pós Graduação em Artes Escola de Belas Artes UFMG.

Aluno: Jussara Vitória Freitas

FRONER, Yacy Ara; FIQUEIREDO, João; CUNHA, E.;QUITES, Maria Regina Emery. Degradação de materiais constitutivos da fotografia sobre vidro- complexidade de materiais e critérios de intervenções. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lucienne Maria de Almeida Elias

SOUZA, L. A. C.; COELHC, B. R. V.; SANTOS, Antonio F. B.; ROSADO, Alessandra;QUITES, Maria Regina Emery; FIQUEIREDO, João; MACEDO, C.; SANTOS, V. C. R.. Metodologia de Leitura e Analise Dimensional aplicada no Estudo das faces de 15 esculturas de Antonio Francisco LIsboa, Mestre Aleijadinho. 2015. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aloisio Arnaldo Nunes de Castro

FRONER, Yacy Ara; FIGUEIREDO, Bethania; ROSADO, Alessandra; MOTTA, Edson; Sá, Ivan C.;QUITES, Maria Regina Emery. Do Restaurador de Quadros ao conservador-restaurador de bens culturais: o corpus operandi na administração pública brasileira de 1855 a 1980. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Eliana Ribeiro Ambrósio

QUITES, Maria Regina Emery. Presepio Napolitano do Museu de Arte sacra de são Paulo e de coleções internacionais: cenografia e expoografia. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: David Prado Machado

MIGLIACCIO, L.;QUITES, Maria Regina Emery. Os donos da Fé: capelas particuilares e aspectos da vida religiosa na America Portuguesa. 2010. Tese (Doutorado em Curso de pós graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo USP.

Aluno: Anamaria Ruegger Almeida Neves

NEVES, A. R. A.;QUITES, Maria Regina Emery. Um Banquete de Ideias: O alfabeto interno e o juizo critico na restauração do afresco de Andrea Mantegna. 2010. Tese (Doutorado em Programa de pos graduação da Escola de Belas Artes) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Jeaneth Xavier de Araújo

CAMPOS, Adalgisa Arantes;COELHO, B. R. V.; ARAUJO, J. X.;QUITES, Maria Regina Emery. Os Artifices do sagrado e a arte religiosa nas minas setecentistas: trabalho e vida cotidiana. 2010. Tese (Doutorado em História) - Pos graduação em história- UFMG.

Aluno: Maria Clara Caldas Soares Ferreira

MELLO, M. M.;QUITES, Maria Regina Emery; BOHRER, A. F.; PAIVA, E. F.. Arquiconfrarias do Cordão de São Francisco. 2018 - UFMG Programa de pos graduação em História.

Aluno: Fuviane Galdino Moreira

VOLPI, M. C.; FERNANDES, C. V.; PEREIRA, M. C. C. L.;QUITES, Maria Regina Emery. Vestes e imagens: a função identitária das roupas das padroeiras do Brasil e da Argentina. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos graduação em História Social - UFRJ) - Universidade Federal do rio de Janeiro.

Aluno: Otilia Aparecida Silva Souza

QUITES, Maria Regina EmerySEHN, Magali Melleu; PIMENTEL, L. G.; TERRA, A. C. U.; TOSTA, S. F. P.. A Arte Popular no Cariri: Um Estudo sobre a reinvenção do Cariri como o lugar das manifestações da Cultura Popular no Ceará. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Idanise Sant'Ana Azevedo |Hamoy

QUITES, Maria Regina Emery; CAMPOS, A. A.; ALMADA, M.; ROSADO, Alessandra. Imagens de Nossa Senhora de Nazaré: Contextos históricos, iconográficos e devocionais em Belém do Pará. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lia Sipaúba Proença Brusadin

QUITES, Maria Regina Emery; CAMPOS, Adalgisa Arantes;SOUZA, L. A. C.; RODRIGUES, Rita L.. Os Cristos da Paixão da Ordem Terceira do Carmo de Ouro Preto. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de pós graduação em artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Angela Zampier

Zampier, Angela; NEVES, A. R. A.;QUITES, Maria Regina Emery; Nardi, Carolina Maria Proença. Conservação restauração de um ex-voto em técnica a têmpera sobre madeira. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Kleomarery de Melo barboza

SOUSA, Luís Antônio Cruz;QUITES, Maria Regina Emery; ROSADO, Alessandra. Tecnologia construtiva, Estado de conservação e Ações para a Preservação de um Oratório Mineiro. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Conservacao/Restauracao de Bens Culturais Moveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Cristina Torres Campos

ALMADA, Marcia;QUITES, Maria Regina Emery. As nuances tonais na reintegração de perdas de suporte: reflexoes sobre decisões tomadas na restauração de manuscritos iluminados do seculo XVIII. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Silvana Mary Bettio

QUITES, Maria Regina Emery; ROSADO, A.. Glossário de Escultura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Andrezza Conde Araujo

QUITES, Maria Regina Emery; RAMOS, A.. A imagem de Vestir/Roca de Nossa Senhora das Dores de Sabará: a essência da devoção e seus contextos processional e retabular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Marina Mayumi de Souza

QUITES, Maria Regina Emery; BONADIO, L.. Nossa Senhora das Dores: desenvolvimento de metodologia para remoção de repintura oleosa, com base em um estudo de solubilidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ester Aparecida Borges Freitas

ELIAS, L. M. A.;QUITES, Maria Regina Emery. Imagem de Santa Clara: tratamento de suporte e policromia: discussão sobre complementação de partes faltantes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Roseli Aparecida Alves Cota

BONADIO, L.;QUITES, Maria Regina Emery. Restauração da escultura de Nossa Senhora da Penha de França : complementação e reintegração de lacunas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Lucia Coimbra Scalabrini

PENA, T.;QUITES, Maria Regina Emery. Remoção de repintura de uma imagem de roca:Nossa Senhora do Carmo e o Menino Jesus. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paula Carolina Miranda Novais

BONADIO, L.;QUITES, Maria Regina Emery. Reestabelecimento da integridade de uma escultura do século XVIII, representando São Benedito, procedente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Sabará - MG.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sandra Aparecida de Souza

QUITES, Maria Regina Emery; BONADIO, L.. São Francisco de Assis: restauração estrutural de uma imagem de vestir. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Thomás André Silva Santos

QUITES, Maria Regina Emery; BRUSADIN, L. S. P.. Patrimônio material e imaterial : Semana Santa na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Caeté. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Aline Cristina Gomes Ramos

QUITES, Maria Regina Emery; CORDEIRO, A.. Do negro ao carvão: Conservação-Restauração de uma imagem de vestir carbonizada representando São Francisco de Assis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Lúcia Rodrigues

BONADIO, L.;QUITES, Maria Regina Emery. .Divino Espírito Santo: conservação-restauração de uma escultura de Cuibá, atual Mestre Caetano/ Sabará.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Joana Braga

ROSADO, Alessandra;QUITES, Maria Regina Emery. São Benedito: conservação restauração. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Iamanda Riegh

ROSADO, Alessandra;QUITES, Maria Regina Emery. Sagrado Coração de Jesus e Sagrado Coração de Maria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Jussara Maria Rocha Alves

QUITES, Maria Regina Emery; ROSADO, Alessandra. São Bento: critérios de complementação de suporte na escultura em gesso policromado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Luzia Marta Marques Gonçalves

QUITES, Maria Regina Emery; ROSADO, Alessandra. São Vicente de Paulo: Tecnica construtiva e Conservação-restauração de uma escultura devocional em gesso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Mariah Bolsums

BONADIO, L.;QUITES, Maria Regina Emery. Restauração de uma escultura policromada e dourada representando Santo Antônio: critério para estabilidade do suporte e para legibilidade da policromia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Anamaria Lopes Camargos

QUITES, Maria Regina Emery; ROSADO, Alessandra. Santo Antonio de Padua: a restauração de uma imagem de devoção. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Grasiela Nolasco Ferreira

NOLASCO, G.;QUITES, Maria Regina Emery. NOSSA SENHORA DO CARMO CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE UMA OBRA DEVOCIONAL ATRIBUÍDA A ALEIJADINHO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Cristina Neres da Silva

NERES, C.;QUITES, Maria Regina Emery. Santa Luzia: conservação restauração de uma imagem devocional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG.

Aluno: Margarida Pinto de Souza

SOUZA, M. P.;QUITES, Maria Regina Emery. Conservação-Restauração da escultura em madeira policromada de Santa Ifigênia: Metodologia para remoção de repintura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG.

QUITES, Maria Regina Emery; SOUSA, Luís Antônio Cruz; VELOSO, B. R.. Professor visitante. 2009. Escola de Belas Artes- UFMG.

QUITES, Maria Regina Emery; ALVES, C. A.; VIGAL, L. A.. banca de avaliação de desempenho para classe de professor associado. 2018. Escola de Belas Artes- UFMG.

QUITES, Maria Regina Emery; RODRIGUES, Rita L.. Comissão para avaliação dos trabalhos da XXVI Semana de Iniciação Cientifica na Escola de Belas Arts. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais.

FRONER, Yacy Ara; DIEL, M. C.; LEMOS, C. B.;QUITES, Maria Regina Emery. Concurso para Professor Associado. 2014. Escola de Belas Artes UFMG.

QUITES, Maria Regina Emery; CAMPOS, Adalgisa Arantes;SOUZA, L. A. C.. Qualificação de mestrado. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho

MIGLIACCIO, L.; TOGNON, Marcos; OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de;COELHO, Beatriz. Imagem de vestir: revisão de conceitos através de estudo comparativo entre as Ordens terceiras Franciscanas no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Lindsley Daibert

DAIBERT, L.. Santa Bárbara. 1990. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis.

Luciano Migliaccio

MIGLIACCIO, L.. Imagem de Vestir: revisão de conceitos através de estudo comparativo entre as Ordens Terceiras Franciscanas no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Luciano Migliaccio

MIGLIACCIO, L.. As imagens escultóricas das ordens terceiras Franciscana no Brasil. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Luiz Antônio Cruz Souza

SOUZA, L. A. C.; COELHO, Beatriz Ramos de Vasconcelos; OLIVEIRA, Myriam Ribeiro Andrade de; NEMER, José Alberto; CAPUZZO FILHO, Heitor. A Imaginária Processional na Semana Santa em Minas Gerais. 1997. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Imagem de Vestir: revisão de conceitos através de estudo comparativo entre as Ordens Terceiras Franciscanas no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) - Universidade Estadual de Campinas.

Adalgisa Arantes Campos

MIGLIACIO, Luciano;CAMPOS, Adalgisa Arantes; TOGNON, Marcos. As imagens escultóricas dos terceiros franciscanos no Brasil. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Iara Lis Franco Schiavinatto

SCHIAVINATTO, Iara Lis Franco. Imagem de Vestir: revisão de conceitos atraves de estudo comparativo entre as Ordens Terceiras. 2006. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Agesilau Neiva Almada

Esculturas de Barro no Brasil; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em artes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Fabio Zaratini

Padre Felix Lisboa: meio irmão de Aleijadinho; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em artes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Fuviane Galdino Moreira

VESTUÁRIO E IMAGENS: A FUNÇÃO IDENTITÁRIA DAS VESTES DAS PADROEIRAS DO BRASIL E DA ARGENTINA (ORIGENS E REPERCUSSÕES NA DÉCADA DE 30); Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pos graduação em História Social - UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);

Isis Molinari

ESTUDOS ICONOGRÁFICOS DE ESCULTURAS EM MARFIM: CRUCIFICAÇÃO NO CONTEXTO DAS CONQUISTAS DA AMAZÔNIA E DA BELLE ÉPOQUE; Início: 2016; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Ana Carolina Rodrigues

Diversidade e Singularidade da Policromia da Escultura Sacra de Sabará:seculos XVIII e inicio do XIX; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em artes) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Vanessa Taveira de Souza

"Passos de Rua": Cenários religiosos urbanos em São João DEl Rey e Tiradentes - Minas Gerais; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Lia Sipaúba Proença Brusadin

Os Cristos da Paixão da Ordem Terceira do Carmo de Ouro preto; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes da Escola de Be) - Programa de Pós Graduação em Artes Escola de Belas Artes UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Thiago Pinho Botelho

MILAGRE QUE SE FEZ; ; ; UM ESTUDO DOS 36 EX-VOTOS OFERTADOS AO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS EM CONGONHAS | MG; 2013; Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Iaci Iara Cordovil de Melo

Imaginária em colégios, fazendas e missões jesuíticas no nordeste Paraense; 2012; Dissertação (Mestrado em mestrado) - Escola de Belas Artes- UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Lia Sipaúba Proença de Moraes

A imaginária da Ordem Terceira do Carmo de Ouro Preto; 2012; Dissertação (Mestrado em mestrado) - Escola de Belas Artes- UFMG,; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Ana Martins Panisset

O Inventário como ferramenta de diagnoistico e conservação preventiva: estudo de caso da copleção "santos de casa" de Márcia Moura Castro; 2011; Dissertação (Mestrado em mestrado) - Escola de Belas Artes- UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Iaci Iara Cordovil de Melo

Dissertação de Mestrado; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de pós graduação em artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Ana Martins Panisset

Coleção de; 2008; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Lia Sipaúba Proença Brusadin

O Programa imagético da Paixão de Cristo das Ordens Terceiras do Carmo: contraponto entre história, iconografia, materiais e técnicas de esculturas devocionais dos seculos XVII-XIX no Brasil; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Otilia Aparecida Silva Souza

O Cariri e os processos de valorização da sua cultura popular; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pos graduação em Artes) - Escola de Belas Artes- UFMG,; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Idanise Sant'ana Azevedo Hamoy

IMAGENS DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ: Iconografia, devoção e conservação; 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pos-graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Lia Sipaúba Proença Brusadin

O Cristo da Prisão e o Ecce Homo do Carmo de Ouro Preto: leituras iconográficas e iconológicas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em cultura e arte barroca) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Manuela Pita Santos

Santa Margarida de Cortona: Conservação-restauração de uma imagem de vestir; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Conservacao/Restauracao de Bens Culturais Moveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Renata Domit

Oratório Mineiro: Conservação restauração de um oratório em fragmentos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Leticia Dale Munhoz

A Conservação restauração de uma imagem de vestir e uma reflexão sobre o conservador- restaurador e a educação patrimonial; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Keli Cristina Scolari

Conservação- restauração de uma imagem de São Manuel Martir; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Rosangela Meger

Restauração de uma imagem de São Francisco de Paula; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Conservacao/Restauracao de Bens Culturais Moveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Gabriela Werner

Restauração de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário de Tiradentes; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Conservacao/Restauracao de Bens Culturais Moveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Denise Lampert

Nossa Senhora do Ó ou da Expectação: Conservação e restauração de uma escultura em madeira policromada; ; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Conservacao/Restauracao de Bens Culturais Moveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Carlos Magno de Araújo

Nossa Senhora da Conceição: Um caso de repintura contribuindo para uma atribuição de autoria; ; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Conservacao/Restauracao de Bens Culturais Moveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Raquel Teixeira

São Miguel Arcanjo: complexidade da técnica construtiva de uma policromia, 2003; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Conservacao/Restauracao de Bens Culturais Moveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Alessandra Rosato

As Dores de Nossa Senhora: Procedimentos Específicos para Conservação Restauração de uma escultura de Roca e elaboração de uma cartilha de conservação preventiva; ; 2002; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Conservacao/Restauracao de Bens Culturais Moveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Lucienne Maria de Almeida Elias

Oratório de Diamantina: complexidade de materiais, criterios e técnicas adotadas no tratamento; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Susana Mattoso Lemos

Conservação restauração de uma imagem de Santo Antonio da Matriz de Santa Bárbara; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Escola de Belas artes; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Edmilson Barreto Marques

Conservação restauração de um Cristo crucificado de autoria de Valemtim Correa Paes da cidade de São João del Rey; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Escola de Belas artes; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Maria Helena Rezende Costa

Nossa Senhora do Monte Carmelo de Diamantina- iconografia- tecnologia e conservação; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Renata da Costa Maués

Santana Mestra- vedação e reintegração de rachadura com silicone; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Nireibi Deyanira Herrera

Santo Antônio- valorização estética de uma escultura policromada; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Linniane Cecilia dos Santos

Nossa Senhora do Rosário; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Rosie Cruz sanches

São José da Matriz de Santa Bárbara; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Isolda Florencio Coutinho

Recuperação estética da obra Nossa Senhora do Carmo de Congonhas do Campo em Minas Gerais; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Cláudia Aparecida Rangel

Uma proposta de reintegraçào de lacunas com folhas de ouro de uma imagem do século XVIII; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Neila de Freitas Campos

Santa Bárbara - tratamento estrutural e pictórico de uma escultura policromda; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Ana Paula Malafaia

Santa Cecília- limpeza de uma policromia; 1996; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Gilca Flores de Medeiros

Santa Bárbara- método para restauração de uma escultura poplicromada com variadas técnicas de policromia; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Marilene Correa Maia

Nossa Senhora do Rosário: Um exercício didático-metodológico em restauração; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Maria Cecília de Paula Drummond

Restauração de uma imagem de Santa Luzia de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira do Brumado: Uma recomposição estrutural; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Ana Cláudia Vasconcelos Magalhães

Nossa Senhora da Piedade : remoção e manutenção de uma repintura; 1994; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Conservação Restauração) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Silvana Mary Bettio

Glossário de Escultura; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Adrezza Conde Araujo

Nossa Senhora das Dores de Sabará: a essencia da devoção e seu contexto retabular e processional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Marina Mayumi de Souza

Nossa Senhora das Dores: desenvolvimento de metodologia para remoção de repintura oleosa, com base em estudo de solubilidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Soraia Neves Gonçalves Freitas

Nossa Senhora da Conceição: reflexão sobre lacunas e reintegração cromática; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Thomás André Silva Santos

Patrimônio material e imaterial : Semana Santa na Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Caeté; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Aline Cristina Gomes Ramos

Do negro ao carvão: Conservação-Restauração de uma imagem de vestir carbonizada representando São Francisco de Assis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Sandra Aparecida de Souza

São Francisco de Assis: restauração estrutural de uma imagem de vestir; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Ruy Caldeira Alvarenga

Tarja do Retábulo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, da Igreja de Nosso Senhor de Matozinhos, da cidade de Couto de Magalhães: Conservação-Restauração de Talha Policromada; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Jussara Maria Rocha Alves

São Bento: critérios de complementação de suporte na escultura em gesso policromado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação restauração de Bens CUlturais) - Escola de Belas Artes UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Luzia Marta Marques Gonçalves

São Vicente de Paulo: Técnica construtiva e conservação-restauração de escultura devocional em gesso policromado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Florence Lodo Costa

Conservação restauração de uma imagem de Nossa Senhora dos Prazeres; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Grasiela Nolasco Ferreira

Nossa Senhora do Carmo: conservação restauração de uma imagem devocional atribuída a Aleijadinho; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Cristina Neres da Silva

Santa Luzia: conservação restauração de uma imagem devocional; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Margarida Pinto de Souza

Conservação restauração de escultura em madeira policromada de Santa Efigênia: metodologia para remoção de repintura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Walquiria de Oliveira Silva

A pintura de Lorenzato: conservação-restauração de uma pintura infestada por fungos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Otavio Augusto Borges Rodrigue

Santana Mestra: conservação-restauração; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Vanessa Taveira de Souza

Conservação restauração de uma réplica de gesso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Amanda Cristina Alves Cordeiro

CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DOS COMPLEMENTOS EM TÊXTEIS DE UMA IMAGEM DO MENINO JESUS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Mariana de Paula Corrêa Silva

A ESCULTURA RELIGIOSA MODERNA E CONTEMPORÂNEA EM BELO HORIZONTE: liturgia, arte e devoção; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Laura Fonseca Fiorini

CONSERVACAO-RESTAURACAO DE IMAGENS DEVOCIONAIS: REFLEXÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Silvana Bettio

Metodologia de atribuição ao Mestre Antonio Francisco Lisboa; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Aline Cristina Gomes Ramos

Estudo de esculturas em madeira com deterioraçao provocada por incêndio, o caso de Sao Francisco de Assis Penitente; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Silvana Bettio

A folha de prata na policromia mineira; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Silvana Bettio

Folha de Prata: fatura, aplicação técnica e preservação na policromia mineira; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Silvana Mary Bettio

?PINHO-DE-RIGA? EM ESCULTURAS POLICROMADAS: identificação de madeiras e trânsito entre os continentes; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Fábio Mendes Zarattini

Estudo metodológico para análises formais de esculturas policromadas; 2013; Iniciação Científica - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Aline Cristina Gomes Ramos

Critérios de Conservação Restauração de esculturas policromadas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Fábio Mendes Zaratini

ESTUDO METODOLÓGICO PARA ANÁLISE FORMAL DE ESCULTURAS POLICROMADAS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Maria Clara de Assis

Analise das tecnicas e materiais das esculturas em Gesso em Minas Gerais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Aline Cristina Gomes Ramos

Critérios de Conservação-Restauração de Esculturas em Madeira Policromadas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Gerusa Alkimim Radichi

As imagens de vestior de pequena dimensão; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Nelyane Santos

Materiais e Tecnica da escultura de gesso; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis) - Escola de Belas Artes- UFMG, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Elaine Belomo Galetti

Análise das técnicas e materiais de confecção de esculturas sacras em gesso; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de conservação-restauração de bens culturais) - Escola de Belas Artes- UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Gerusa de Alkmim Radicchi

Imagem de vestir em Minas Gerais: estudo da escultura de pequena e média dimensão; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis) - Escola de Belas Artes- UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Ellen Nayumi

POTENCIALIDADE DA RADIOGRAFIA NO EXAME E DIAGNÓSTICO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO DE ESCULTURAS POLICROMADAS EM MADEIRA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Artes Visuais) - Escola de Belas Artes- UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Luciano da Silva Moreira

As Imagens processionais das Ordens Terceiras Franciscanas; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade de Filosofia e Ciencias Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Elaine Dias Mattos do Carmo

Analise e avaliação do acervo documental de esculturas policromadas do CECOR; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Artes Plasticas) - Escola de Belas artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Soraya Copolla

Tecnologia da Escultura Policromada em Madeira: olhos de vidro; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Artes Plasticas) - Escola de Belas artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Tatiana Lucia Costa Santos

As Imagens Processionais na Semana Santa em Minas Gerais; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Artes Plasticas) - Escola de Belas artes, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Tereza Moura

Conservação-restauração da escultura de Nossa Senhora do Rosário do Convento de Macaúbas; 2018; Orientação de outra natureza; (Curso de graduação em conservação-restauração de Bens Culturais Móveis) - Centro de Conservação Restauração de Bens Culturais Móveis; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Aline Cristina Gomes Ramos

Monitoria de graduação; 2017; Orientação de outra natureza; (Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pro Reitoria de Graduação; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Jussara Maria Rocha Alves

Restauração de imagens de gesso; 2013; Orientação de outra natureza; (conservação restauração) - Centro de Conservação Restauração de Bens Culturais Móveis; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Luzia Marta

Conservação restauração de esculturas de gesso; 2013; Orientação de outra natureza; (conservação restauração) - Centro de Conservação Restauração de Bens Culturais Móveis; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Leticia Carvalho Diniz

Conservação restauração de imagem de Sagrado Coração de Jesus; 2013; Orientação de outra natureza; (conservação restauração) - Centro de Conservação Restauração de Bens Culturais Móveis; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Andrea Aparecida Della Valentina

A imaginária franciscana em Vitória ES; 2007; Orientação de outra natureza; (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: Maria Regina Emery Quites;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho

A imaginária processional na semana santa em Minas Gerais: estudo realizado nas cidades de Santa Bárbara, Catas Altas,Santa Luzia e Sabará; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho;

Lindsley Daibert

Santa Bárbara; 1990; 30 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Lindsley Daibert;

Luciano Migliaccio

Imagem de Vestir: revisão de conceitos através de estudo comparativo entre as Orgens Terceiras de Franciscanas no Brasil; 2006; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Luciano Migliaccio;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • QUITES, Maria Regina Emery ; PIGOZZO, R. J. B. ; MEDRANO, S. ; BETTIO, S. M. . USO DO ?PINHO-DE-RIGA? EM ESCULTURAS POLICROMADAS: IDENTIFICAÇÃO DE MADEIRAS E TRÂNSITO ENTRE OS CONTINENTES. IMAGEM BRASILEIRA , v. v.8, p. 198-207-207, 2018.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; ALMADA, A. ; HAMOY, I. S. A. ; SILVA, M. L. S. S. E. ; SILVA, M. M. C. E. . Dicionário de Judith Martins e sua relevância na análise do patrimônio escultórico em Minas Gerais. PROA: Revista de Antropologia e Arte , v. v.2, p. 204-220, 2017.

  • BRUSADIN, L. S. P. ; QUITES, Maria Regina Emery . Dados Historicos, Iconograficos e artisticos sobre as esculturas dos Cristos da Paixão do Carmo de Ouro Preto. Concinnitas (Online) (Rio de Janeiro) , v. 2, p. 171-204-204, 2016.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; PANISSET, Ana M. . Sagrada Parentela: uma singular representação escultórica na coleção Márcia de Moura Castro. Imagem Brasileira , v. 5, p. 229-237, 2016.

  • BRUSADIN, L. S. P. ; QUITES, Maria Regina Emery . LEITURAS ICONOGRÁFICAS E ICONOLÓGICAS: OS CRISTOS DO CARMO DE OURO PRETO. Fenix: revista de historia e estudos culturais , v. 13, p. 1-20-20, 2016.

  • QUITES, Maria Regina Emery . CEIB: DUAS DÉCADAS DE REALIZAÇÕES. Boletim do CEIB , v. 20, p. 5-6, 2016.

  • BRUSADIN, L. S. P. ; QUITES, Maria Regina Emery . A ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto: aspectos históricos, iconograficos, e devocionais das esculturas da Paixão de Cristo. Patrimônio e Memória (UNESP) , v. 12, p. 177-207, 2016.

  • BRUSADIN, L. S. P. ; QUITES, Maria Regina Emery . A técnica da escultura em madeira com máscara de chumbo policromada: a contingência dos Cristos da Paixão da Ordem Terceira do Carmo de Ouro Preto (MG). Visualidades (UFG) , v. v.14, p. 188-215, 2016.

  • BRUSADIN, L. S. P. ; QUITES, Maria Regina Emery . Os Cristos da Paixão do Carmo de Ouro Preto (MG): pesquisa documental e características técnicas. Revista Brasileira de História das Religiões , v. 22, p. 195-221, 2015.

  • BRUSADIN, L. S. P. ; QUITES, Maria Regina Emery ; SOUZA, L. A. C. ; LEAO, A. . O CHUMBO NA ARTE ESCULTÓRICA: ANALISES CIENTÍFICAS DAS MÁSCARAS METÁLICAS DOS CRISTOS DA PAIXÃO DO CARMO DE OURO PRETO - MG. PATRIMONIUM , v. 1, p. 19-27-27, 2015.

  • COELHO, B. R. V. ; QUITES, Maria Regina Emery . ?TESOURO DAS MINAS? Análises da Sant?Ana Mestra de Sabará. Boletim do CEIB , v. 18, p. 1-6, 2014.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; REZENDE, L. G. ; ZARATTINI, F. M. . Portfólio acadêmico no Curso de Conservação-restauração de Bens Culturais Móveis da UFMG: estudo de caso. Caminhos (UFMG) , v. 30, p. 76-85, 2013.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; SANTOS, N. . Esculturas Devocionais em Gesso. Técnicas e Materiais. Universidade Católica Portuguesa. Porto, Portugal. Estudos de conservação e restauro , v. 5, p. 148-165, 2013.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; RADICHI, Gerusa Alkimim . IMAGENS DE VESTIR: da procissão ao oratório. Boletim do CEIB , v. 16, p. 01-06, 2012.

  • COELHO, B. R. V. ; QUITES, Maria Regina Emery . Apectos da policromia na imaginária pernambucana. Boletim do CEIB , v. 15, p. 1-6, 2011.

  • FRANÇA, Conceição Linda ; BARBOZA, K. M. ; QUITES, Maria Regina Emery . Estudo da tecnica construtiva das esculturas em marfim. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Online) , v. XIX, p. 2639-2653, 2010.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; COELHO, B. R. V. . Nossa Senhora das Merces de São Gonçalo do Rio Abaixo: caracteristicas iconográficas, técnicas e estilisticas. Imagem Brasileira , v. 4, p. 197-208, 2009.

  • COELHO, B. R. V. ; QUITES, Maria Regina Emery . Duas esculturas do Aleijadinho:São Simão Stock e São João da Cruz. Boletim do CEIB , v. 12, p. 1-6, 2008.

  • QUITES, Maria Regina Emery . As imagens processionais sob o olhar dos viajantes do sec XIX. Imagem Brasileira , v. 3, p. 23-31, 2006.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; COELHC, B. R. V. ; Helena David . São Francisco de Paula.. Boletim do CEIB , Belo Horizonte, v. 9, n.30, p. 01-06, 2005.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; COELHO, B. R. V. ; QUEIROZ, M. N. . Nossa Senhora da Piedade do Aleijadinho:confirmação de atribuição. Imagem Brasileira , Belo Horizonte, v. 2, n.2, p. 41-48, 2003.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; COELHC, B. R. V. ; Helena David . Nossa Senhora das Merces:um caso de interesse para a justiça. Imagem Brasileira , Belo Horizonte, v. 2, n.2, p. 111-118, 2003.

  • BRUSADIN, L. S. P. ; QUITES, Maria Regina Emery . História , Arte e Preservação do Patrimonio Cultural: A imaginária da Paixão de Cristo da Ordem Terceira do Carmo de Ouro Preto. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2017. v. 1. 202p .

  • COELHC, B. R. V. ; QUITES, Maria Regina Emery . Estudo da Escultura Devocional em Madeira. 1. ed. BELO HORIZONTE: Fino Traço, 2014. v. 1. 188p .

  • COELHC, B. R. V. (Org.) ; Nardi, Carolina Maria Proença (Org.) ; Helena David (Org.) ; MORESI, C. (Org.) ; QUITES, Maria Regina Emery (Org.) . IMAGEM BRASILEIRA. 2. ed. BELO HORIZONTE: CEIB, 2003. v. 1.

  • COELHC, B. R. V. (Org.) ; Helena David (Org.) ; QUITES, Maria Regina Emery (Org.) . IMAGEM BRASILEIRA. 1. ed. BELO HORIZONTE: CEIB, 2001.

  • VELOSO, B. R. (Org.) ; QUITES, Maria Regina Emery (Org.) ; COELHC, B. R. V. (Org.) ; NEVES, A. R. A. (Org.) ; SOUZA, L. A. C. (Org.) ; CASTRIOTA, L. B. (Org.) . Proposta para curso de graduacao: conservacao- restauracao de bens culturais moveis. ABRACOR/IMPRENSA UNIVERSITARIA- UFMG, 2000. v. 1.

  • ROSADO, Alessandra ; QUITES, Maria Regina Emery . Escultura colonial mineira: história técnica e preservação. In: ROSADO, Alessandra; GONÇALVES, Willi de Barros. (Org.). CIÊNCIAS DO PATRIMÔNIO:HORIZONTES TRANSDISCIPLINARES.. 1ed.Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, 2015, v. I, p. 205-218.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; Stéphane Huchet ; Maria Angélica Melendi ; Carlos Antônio Leite Brandão ; Alcebíades Diniz Miguel ; Heitor Capuzzo ; Marcos Hill ; Elisa Campos ; Hélio Fervenza ; Liliza Mendes . Escultura Processional: técnica construtiva e conservação. In: Luiz Nazario; Patrícia Franca. (Org.). Concepções contemporâneas da arte. Belo Horizonte: UFMG, 2007, v. , p. 255-276.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; COELHO, B. R. V. ; Helena David . Laudo Técnico de São Francisco de Paula- CEIB. In: Vera Batista. (Org.). Ruínas de São Francisco: dois séculos de história e mito.. 01ed.Curitiba: , 2004, v. 01, p. 48-55.

  • Marcos Hill ; SANTOS, A. F. B. ; QUITES, Maria Regina Emery . Renasce a Artista Beatriz Coelho. Primavera em aquarelas - Beatriz Coelho, Belo Horizonte, p. 3 - 3, 23 out. 2018.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; NERES, C. ; NOLASCO, G. . Devoção restaurada. Nº 1851 - Ano 40 10.02.2014, Belo Horizonte Minas Gerais, p. 7 - 7, 09 fev. 2014.

  • QUITES, Maria Regina Emery . Toques de mestre. Estado de Minas, Belo Horizonte Minas Gerais, p. 21 e26 - 21 e26, 17 nov. 2013.

  • QUITES, Maria Regina Emery . Raio X da Arte Barroca. Estado de Minas, belo horizonte, p. 25 - 25, 25 set. 2013.

  • QUITES, M. R. E. ; QUITES, Maria Regina Emery . Imersa no patrimônio mineiro desde sempre. BEM INFORMADO IEPHA, Belo Horizonte, p. 06 - 07, 01 set. 2012.

  • QUITES, Maria Regina Emery . Imagens que andam nas ruas. Estado de Minas- caderno Pensar, Belo Horizonte, p. 1 - 2, 04 ago. 1998.

  • GONCALVES, M. F. ; SOUZA, M. P. ; QUITES, Maria Regina Emery ; ELIAS, L. M. A. . TÉCNICA E RESTAURAÇÃO DE UMA ESCULTURA EM TELA ENCOLADA: SÃO SEBASTIÃO, DO DISTRITO DE ELVAS EM TIRADENTES, MINAS GERAIS. In: VII Congresso do CEIB, 2016, Parna Mirim- Natal RGN. Imagem Brasileira VII. Belo Horizonte: CEIB, 2013. p. 229-233.

  • QUITES, Maria Regina Emery . O ?olhar? na escultura: história, técnica e preservação.. In: Seminário Internacional: Formas, Imagens, Sons: O universo Cu978-85-68158-02-9, 2014, Belo Horizonte. Formas, Imagens, Sons: O universo Cultural da História da Arte. Org. Magno Moraes Mello. Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2014. v. 1. p. 175-184.

  • ASSIS, M. C. ; QUITES, Maria Regina Emery . Imagens de Gesso em Minas Gerais: Feituras e Devoções. In: Anais do III Encontro de História - UFMG - 2014, 2014, Belo Horizonte. Temporalidades - Revista de História Anais do III Encontro de História - UFMG - 2014. Belo Horizonte: UFMG, 2014. v. VI. p. 427-433.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; REZENDE, L. G. . PORTFÓLIO ACADÊMICO: CINCO ANOS DE EXPERIENCIA NA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DA EBA/UFMG. In: ANAIS DO 2 ENCONTRO LUSO BRASILEIRO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO, 2013, SÃO JOÃO DEL REY. ANAIS DO 2 ENCONTRO LUSO BRASILEIRO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO. BELO HORIZONTE: EBA UFMG, 2013. v. 1. p. 291-298.

  • VELOSO, B. R. ; QUITES, Maria Regina Emery ; SEHN, M. M. . Implementação do bacharelado em conservação-restauração de bens culturais móveis na Escola de Belas Artes - Universidade Federal de Minas Gerais-Brasil. In: I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação Restauração, 2012, Porto. I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação Restauração. Porto, 2012. p. 178-184.

  • FRANÇA, Conceição Linda ; BARBOZA, K. M. ; QUITES, Maria Regina Emery . ESTUDO DA TECNOLOGIA CONSTRUTIVA DAS ESCULTURAS EM MARFIM. In: 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2010, Cachoeira ? Bahia ? Brasil. 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Salvador: EDUFBA, 2010. v. 19. p. 2639-2653.

  • QUITES, Maria Regina Emery . Conservação -Restauração de Imagens de Vestir: conceitos, criterios, criterios, estado de conservação e causas de deterioração. In: XIII Congresso da ABRACOR, 2009, Porto Alegre. XIII Congresso da ABRACOR, 2009. p. 179-184.

  • QUITES, Maria Regina Emery . As imagens escultóricas das ordens terceiras franciscanas no Brasil: um contraponto entre o programa iconográfico em Minas e no litoral. In: Atas do IV Congresso Internacional do Barroco Ibero-Americano, 2008, Ouro Preto. Atas do IV Congresso Internacional do barroco Ibero-Americano. Belo Horizonte: C/Arte, 2006. v. 1CD.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; MARIANO, Camila Vitti ; SANTOS, M. P. . Imagem de vestir de Nossa Senhora Rainha dos Anjos: conceitos /critérios / conservação - restauração. In: XII Congresso da ABRACOR, 2006, Fortaleza. XII Congresso da ABRACOR, 2006. p. 157-161.

  • QUITES, Maria Regina Emery . As imagens escultoricas das ordens terceiras franciscanas no Brasil : representações iconograficas. In: Textos e Imagens Religiosas na America Colonial, 2004, Vitória- Espirito Santo. I Simposio Internacional sobre representações cristãs. Vitoria - Espirito Santo: Centro de Artes UFES-, 2004. v. 01.

  • COELHO, B. R. V. ; QUITES, Maria Regina Emery ; QUEIROZ, M. N. . Piedad de Aleijadinho em Felixlândia, Minas Gerais, Brasil. In: 13 th Triennial Meeting ICOM - CC, 2002, Rio de Janeiro. 13 th riennial Meeting Rio de Janeiro. London: James & James, 2002. v. II. p. 502-506.

  • QUITES, Maria Regina Emery . As Imagens processionais da Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto: Historia Tecnica, e Preservação. In: XI Congresso da ABRACOR, 2002, Rio de Janeiro. Anais do XI Congresso da ABRACOR. Rio de Janeiro: ABRACOR, 2002. v. 1. p. 96-102.

  • QUITES, Maria Regina Emery . Imaginária Processional: classificação e tipos de articulações. In: II Congresso do CEIB, 2001, Mariana- minas Gerais. Imagem Brasileira. Belo Horizonte: CEIB, 2001. v. 1. p. 129-134.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; MAUES, R. ; ROMERO, N. ; REGINA, Q. M. . Restauracao de uma imagem articulada do Senhor dos Passos. In: Congresso da ABRACOR, 1998, 1998. v. 1. p. 48-51.

  • QUITES, Maria Regina Emery . The Processional image in Minas Gerais - Brazil. In: Triennial Meeting committe for Conservation, 1996, Edinburg. Triennial meeting of the international council of museums-committee for conservation. Londres: James & James, 1996. v. 1. p. 416-420.

  • QUITES, Maria Regina Emery . Olhos de vidro na escultura policromada. In: VIII CONGRESSO DA ABRACOR, 1996, Ouro Preto. Anais do VIII Congresso da ABRACOR. Rio de Janeiro: ABRACOR, 1996. v. 1. p. 189-193.

  • QUITES, Maria Regina Emery . Imaginaria Processional em Minas Gerais. In: Congresso da ABRACOR, 1994, Petropólis. Anais do VII Congresso da ABRACOR. Rio de Janeiro: ABRACOR, 1994. v. 1. p. 178-183.

  • QUITES, Maria Regina Emery . Oratorio Mineiro- uma experiencia de transposicao. In: VII Congresso da ABRACOR, 1994, Petropolis. Anais do VII Congresso da ABRACOR. Rio de Janeiro: ABRACOR, 1994. v. 1. p. 173-177.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; ASSIS, M. C. ; SANTOS, N. . ESCULTURA DEVOCIONAL EM GESSO DE MINAS GERAIS. In: Congresso do CEIB, 2016, Parna Mirim- Natal RGN. VII Congresso do CEIB. Belo Horizonte: CEIB, 2013. p. 261-262.

  • BRUSADIN, L. S. P. ; QUITES, Maria Regina Emery . CRISTOS DA PAIXÃO DA ORDEM TERCEIRA DO CARMO DE OURO PRETO: TÉCNICA DA ESCULTURA EM MADEIRA COM MÁSCARA DE CHUMBO POLICROMADA. In: VII Congresso do CEIB, 2016, Parna Mirim- Natal RGN. Imagem Brasileira. Belo Horizonte: CEIB, 2013. v. VII. p. 259-260.

  • ZARATTINI, F. M. ; QUITES, Maria Regina Emery . ESTUDO METODOLÓGICO PARA ANÁLISES DE ESCULTURAS POLICROMADAS. In: VII Congresso do CEIB, 2016, Parna Mirim- Natal RGN. Imagem Brasileira VII. Belo Horizonte: CEIB, 2013. p. 254-255.

  • RAMOS, A. C. G. ; QUITES, Maria Regina Emery . ESCULTURA EM MADEIRA POLICROMADA: DISCUSSÃO DE CRITÉRIOS DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO A PARTIR DO BANCO DE DADOS DO CECOR/CURSOS. In: VII Congresso do CEIC, 2016, Parna Mirim- Natal RGN. VII Congresso do CEIB. Belo Horizonte: CEIB, 2013. v. VII. p. 248-250.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; ASSIS, M. C. ; SANTOS, N. . Esculturas sacras en yeso de Minas Gerais: trayectorias de hacer y devociones. In: V CONGRESO CHILENO DE CONSERVACIÓN Y RESTAURACIÓN: CONSERVACIÓN E INSTITUCIONALIDAD CULTURAL EN LATINOAMÉRICA. PROYECTOS, EXPERIENCIAS Y DESAFÍOS, 2015, Santiago. LIBRO DE RESÚMENES 22 AL 24 DE JULIO DE 2015 Universidad SEK Santiago de Chile. Santiago: Diseño y Producción: Gráfica Metropolitana, 2015. v. 1. p. 318-324.

  • SEHN, Magali Melleu ; QUITES, Maria Regina Emery ; VELOSO, B. R. . Conservacion restauracion y arte contemporáneo: desafios de la educación en programas academicos. In: IV Congreso Chileno de Conservación y Restauración, 2012, Santiago. IV Congreso Chileno de Conservación y Restauración. Santiago: AGCR, 2012. p. 103-103.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; GONCALVES, S. N. . Lacunas de policromia: até onde reintegrar?. In: II Coloquio Investigações em Conservação Restauração do Patrimônio, 2018, Lisboa. Livro de Resumos II Coloquio Investigações em Conservação Restauração do Patrimônio. Lisboa: Universidade de Lisboa/ Escola de Belas Artes, 2018. v. 1. p. 333-335.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; GONCALVES, S. N. . Passos de Rua: invisíveis cenários religiosos urbanos em Minas Gerais - Brasil. In: II Colóquio Investigações em Conservação restauração do patrimônio, 2018, Lisboa. Caderno de Resumos II Colóquio Investigações em Conservação Restauração do Patrimônio. Lisboa: Belas Artes - Universidade de Lisboa, 2018. v. 2. p. 306-308.

  • MENDES, I. C. ; QUITES, Maria Regina Emery ; CAVALCANTE, R. C. . ADESIVOS USADOS NA CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO: ANÁLISE DE PRÓTOTIPOS EXECUTADOS DE 1989 A 2012. In: 2 ENCONTRO LUSO BRASILEIRO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO, 2013, SÃO JOÃO DEL REY. 2 ENCONTRO LUSO BRASILEIRO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO. BELO HORIZONTE: EBA UFMG, 2013. v. 1. p. 74-75.

  • QUITES, Maria Regina Emery . A LINHA DE PESQUISA EM CRIAÇÃO, CRITICA E PRESERVAÇÃO DA IMAGEM NO PPGA-EBA-UFMG- ESTUDOS NO CAMPO DA CONSERVAÇÃO. In: 2 ENCONTRO LUSO BRASILEIRO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO, 2013. 2 ENCONTRO LUSO BRASILEIRO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO. BELO HORIZONTE: EBA UFMG. v. 1. p. 22-22.

  • QUITES, Maria Regina Emery . Os Terceiros Franciscanos e suas Imagens Escultóricas no Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL OS FRANCISCANOS NO MUNDO LUSO-HISPÂNICO:, 2012, Lisboa, 24 a 28 de Julho. CONGRESSO INTERNACIONAL OS FRANCISCANOS NO MUNDO LUSO-HISPÂNICO: HISTÓRIA, ARTE E PATRIMÓNIO. Lisboa: Sociedade de Geografia de lisboa, 2012. v. 01. p. 47-48.

  • SILVA, W. O. ; MORAIS, Irany Mesquita Coelho ; FIQUEIREDO, João ; SANTOS, Vera Lucia ; QUITES, Maria Regina Emery ; BELLIS, Vitor Modesto . SÍNTESE E ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DE COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO DE CU(II) COM DITIOCARBAMATOS PARA USO NA RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS. In: 26 Congresso de Microbiologia, 2011, Foz do Iguaçu. Anais 26 Congresso de Microbiologia, 2011.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; VELOSO, B. R. . Implementation of the Movable Cultural Objects Conservation-Restoration course (bachelor degree) at the Fine Arts School in Federal University of Minas Gerais ? Brazil. In: ICOM CC 16 TH TRIENNIAL CONFERENCE LISBON, 2011, LISBOA. LISBON 2011 ABSTRAC 16 TH TRIENNIAL CONFERENCE ICOM CC, 2011.

  • FRANÇA, Conceição Linda ; BARBOZA, K. M. ; QUITES, Maria Regina Emery . ESTUDO DA TECNOLOGIA CONSTRUTIVA DAS ESCULTURAS EM MARFIM. In: 1º Congreso Iberoamericano y VIII Jornada de Restauración, 2009, La Plata, Buenos Aires. 1º Congreso Iberoamericano y VIII Jornada de Restauración. Buenos ayres: LEMIT, 2009. p. 32.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; BETTIO, S. M. . Folha de Prata: fatura, aplicação técnica e preservação na policromia mineira. CEIBA , 2018.

  • QUITES, Maria Regina Emery ; MORESI, C. ; BETTIO, S. M. . A folha de Prata em Minas Gerais: fatura, aplicação e preservação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUITES, Maria Regina Emery . As imagens de vestir dos terceiros franciscanos no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CHAVES, D. N. ; QUITES, Maria Regina Emery . As imagens de vestir das procissões dos terceiros: um legado franciscano em São MIguel., Açores- SEc. XVII a XXI. Ribeira Grande, Açores, Portug, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • QUITES, Maria Regina Emery . Mostra das Profissões Virtual - Curso de Conservação-Restauração. Belo Horizonte: UFMG, 2011 (video).

  • QUITES, Maria Regina Emery . Mostra das profissões- Curso de conservação restauração. Belo Horizonte: UFMG, 2011 (video).

  • QUITES, Maria Regina Emery ; COLNAGO, ATILIO QUITES MARIA REGINA EMERY . Preservando nosso patrimonio cultural 1998 (Cartilha).

  • QUITES, Maria Regina Emery . A Imaginaria Processional na Semana Santa em Minas Gerais 1997 (Dissertação de mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

COELHC, B. R. V. ; QUITES, Maria Regina Emery . Brasil 500 anos. 2000.

QUITES, Maria Regina Emery ; BETTIO, S. . Laudos das obras de Aleijadinho para EXposição n MASP - SP. 2018.

VELOSO, B. R. ; QUITES, Maria Regina Emery . São Francisco de Assis de Cipotanea. 2018.

QUITES, Maria Regina Emery . Orientação de restauração de esculturas em gesso de Montes Claros- Estagio CECOR. 2013.

QUITES, Maria Regina Emery . Orientação da restauração de duas esculturas pertencentes à Igreja da Lagoinha em Belo Horizonte. 2007.

QUITES, Maria Regina Emery ; NEVES, Anamaria Ruegger de Almeida . Projeto para Conservação - Restauração das forros em pintura do Museu Casa de Padre Toledo em Tiradentes- MG. 2007.

QUITES, Maria Regina Emery ; BETTIO, S. M. . Conservação Preventiva de Bens Culturais - Preservação do Patrimônio Cultural Móvel. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

QUITES, Maria Regina Emery . CONSERVAÇÃO - RESTAURAÇÃO DE IMAGENS DEVOCIONAIS: reflexão teórico-conceitual aplicada à escultura em madeira policromada. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro experimental).

QUITES, Maria Regina Emery . Revista Pós: do PPGA-EBA-UFMG ISSN eletrônico. 2014. (Parecerista).

QUITES, Maria Regina Emery ; CORDEIRO, Amanda A. C. . Conservação-Restauração da Escultura Sagrada Parentela. 2009. (Manutenção de obra artística/Conservação).

QUITES, Maria Regina Emery ; LAMPERT, D. . Santana Mestra. 2008. (Manutenção de obra artística/Restauração).

QUITES, Maria Regina Emery ; MUNHOZ, L. D. . Nossa Senhora da Saúde. 2008. (Manutenção de obra artística/Conservação).

QUITES, Maria Regina Emery ; COELHC, B. R. V. . Conservação restauração da imagem de Nossa Senhora das Merces- São Gonçalo do Rio Abaixo. 2007. (Manutenção de obra artística/Restauração).

COELHO, B. R. V. ; QUITES, Maria Regina Emery ; QUEIROZ, M. N. . Conservação-Restauração da escultura de Nossa Senhora da Piedade. 2001. (Manutenção de obra artística/Conservação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    A imaginária da Paixão de Cristo na Ordem Terceira Carmelita de Ouro Preto, Descrição: A partir do estudo da imaginária da Paixão de Cristo da Ordem Terceira Franciscana de Ouro Preto, estudar as técnicas construtivas e a procissão do Triunfo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Integrante / Lia Sipauba Proença Brusadin - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2015 - 2017

    FOLHA DE PRATA: FATURA, APLICAÇÃO TÉCNICA E PRESERVAÇÃO NA POLICROMIA MINEIRA, Descrição: ? Pesquisa bibliográfica incluindo manuais antigos, que revelem possíveis receitas sobre o uso das folhas de prata e camadas de acabamento. ? Estudar o ofício de batedor de folhas em Minas Gerais e no Brasil e a possibilidade da utilização das moedas para a confecção das folhas de prata. ? Estudar e analisar a composição das folhas de prata e camadas de acabamentos fazendo uso de métodos físico-químicos. Serão utilizadas obras em processo de restauração no Curso de Conservação-Restauração e no Cecor. ? Analisar obras que possuam folhas de prata (oxidadas ou não oxidadas), determinando as diferentes técnicas construtivas. ? Pesquisar o banco de dados de obras do Curso e do CECOR, verificando a porcentagem de sua utilização em nosso acervo restaurado no curso de especialização. ? Determinar usos da folha de prata em relação aos aspectos estéticos e iconográficos. ? Avaliar as alterações da folha de prata, contribuindo para os trabalhos de conservação/restauração.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Coordenador / Silvana Bettio - Integrante.

  • 2015 - Atual

    CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE IMAGENS DEVOCIONAIS: REFLEXÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS E METODOLÓGICAS, Descrição: Refletir sobre os critérios de conservação-restauração, aplicados às esculturas em madeira policromada, através do levantamento das decisões tomadas pelos restauradores, com recorte temporal nos últimos 40 anos, em instituições brasileiras e internacionais de preservação do patrimônio. Discutir os critérios de restauração da escultura policromada com ênfase nos casos mais polêmicos, que em geral são considerados ?dilemas? da restauração. Estes casos abordam especificamente os tratamentos que envolvem a forma (ou suporte) e a superfície colorida (ou policromia): consolidação e complementação de partes faltantes, remoção ou manutenção de repinturas, reintegração cromática e apresentação estética. Analisar os critérios utilizados na conservação-restauração da escultura em madeira policromada, discutindo os valores conceituais, históricos, artísticos e a função sociocultural desta imaginária. Previsão de duas bolsistas de Iniciação cientifica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

  • 2014 - 2015

    ?PINHO-DE-RIGA? EM ESCULTURAS POLICROMADAS: identificação de madeiras e trânsito entre os continentes, Descrição: A denominação ?pinho-de-riga? é comumente dada às madeiras da família Pinaceae, em geral do gênero Pinus, de cor avermelhada, com veios escuros dado pelas camadas de crescimento, procedente da Europa para a América. Para elucidar as questões relacionadas ao intercâmbio dessa madeira entre os continentes e a possível origem das obras, o presente trabalho tem como objetivo identificar o lenho, pesquisar documentos históricos e verificar o seu uso na fatura de esculturas policromadas e outros bens móveis e integrados no Brasil e Argentina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Coordenador / Sergio Medrano - Integrante / Raphael Jaquier Bossler Pigozzo - Integrante / Silvana Mary Bettio - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2013 - 2015

    HISTÓRIA E ANÁLISE FORMAL, ESTILÍSTICA E TÉCNICA DE ESCULTURAS SACRAS EM GESSO DE MINAS GERAIS : TRAJETÓRIAS DAS FEITURAS E DEVOÇÕES, Descrição: OBJETIVO GERAL ? Estudar a escultura sacra em gesso do acervo da Arquidiocese de Belo Horizonte e do Seminário do Caraça. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ? Realizar levantamento histórico nos registros documentais que tratam do acervo de esculturas sacras em gesso da Arquidiocese de Belo Horizonte e do Seminário do Caraça. ? Analisar esculturas em gesso em seus aspectos formais e estilísticos e técnicos, tentando identificar expressões comuns de fatura e marcas de peculiaridade do fabrico; ? Determinar a ocorrência de modelos iconográficos; ? Compreender, através da metodologia da história social da cultura e da história da arte, a função estética e social destas esculturas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Coordenador / Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelhc - Integrante / Nelyane Santos - Integrante / Maria Clara Assis - Integrante., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 2

  • 2013 - 2013

    ESTUDO METODOLÓGICO PARA ANÁLISE FORMAL DE ESCULTURAS POLICROMADAS, Descrição: Estudo dos mestres Sabará, Barão de Cocais suas características históricas, atuação geográfica, seus estilemas, seus materiais e técnicas relativas as suas obras atribuídas; Analise de um grupo de esculturas mineiras em madeira policromada provenientes de Catas Altas, Barão de Cocais e Sabará, promovendo um estudo comparativo entre as obras selecionadas; Aprofundamento da pesquisa metodológica formulando um roteiro de análise formal de esculturas enfatizando a fisionomia, a anatomia, o panejamento e a base.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Coordenador / Fábio Mendes Zarattini - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Analise das Tecnicas e Materiais de Esculturas Sacras em Gesso, Descrição: A partir da experiencia de 20 anos trabalhando com o conhecimento da tecnica construtiva das imagens em madeira policromada, apresentamos o estudo das imagens de gesso, usando a mesma metodologia de estudo aplicada ao gesso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Coordenador / Elaine Belomo Galetti - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Estudo das técnicas, materiais e motivos ornamentais das policromias da imaginária religiosa de Minas Gerais do século XVIII e do início do XIX. Análises comparativas entre a imaginária mineira e a pernambucana do mesmo período.., Descrição: Estudo da imaginária pernambucana enfocando a policromia e posterior comparação com a policromia da escultura mineira. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Coordenador / Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelhc - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    As Imagens de Vestir de pequena e média dimensão, Descrição: Em pesquisa já realizada no doutorado estudamos as imagens de vestir de grande dimensão, ou chamadas de tamanho ?natural?. Dando continuidade a este trabalho pretendemos agora estudar as imagens de vestir de pequena dimensão. Esta categoria usada em oratórios, ou outros contextos, ainda não foi pesquisada e é exatamente este trabalho que falta, para comprovar efetivamente seu uso variável e sua importância como categoria escultórica devocional na cultura religiosa em Minas Gerais e no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Coordenador / Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Potencialidade da radiografia no exame e diagnóstico do estado de conservação da escultura policromada, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Tecnologia dos olhos de vidro na escultura policromada, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Coordenador.

  • 2001 - 2006

    Imagem de Vestir: revisão de conceitos através de estudo comparativo entre as Ordens Terceiras Franciscanas no Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Coordenador.

  • 2000 - 2001

    Análise e avaliação do acervo documental de esculturas policromadas do Centro de conservação-Restauração de bens Culturais Móveis-Cecor, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Coordenador.

  • 1992 - 1997

    A imaginária processional na Semana Santa em Minas Gerais, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Regina Emery Quites - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Participação no Fundo Municipal de Cultura - com valor de 37.400,00 para publicação de um livro didático da linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural, Prefeitura de Belo Horizonte - Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

2010

Menção Honrosa, Semana do Conhecimento- IC - UFMG.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. , Av Antônio Carlos 6627, Pampulha, 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (031) 34995375, Ramal: 5379, Fax: (031) 34995375, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade de São Paulo USP

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: membro titular, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro titular do Núcleo Docente Estruturante -NDE do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes/UFMG

  • 2008 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora do Curso de Graduação em Conservação-Restauração de Bens culturais, da Escola de Belas Artes/ UFMG.

  • 1992 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro do Centro de Conservação restauração de Bens Culturais Móveis- CECOR

  • 2012 - 2014

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor adjunto IV, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Progressão para professor adjunto IV

  • 2008 - 2013

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: membro colegiado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro do Colegiado do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjunto III, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Progressão de Adjunto III para IV

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Comissão, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro da Comissão para organizar e receber o MEC para a visita de Reconhecimento do Curso de Conservação-Restauração da Escola de Belas Artes /UFMG

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Comissão de Internacionalização do Curso de conservação-Restauração da Escola de Belas Artes/UFMG

  • 2009 - 2011

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador do Programa de Bolsistas de Pós -graduação CAPES REUNI para o Curso de Conservação-Restauração da Escola de Belas Artes /UFMG

  • 2009 - 2011

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador da Mostra Presencial das Profissões no ano de 2009 e 2010 e da Mostra Virtual das Profissões de 2011

  • 2008 - 2011

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenador de colegiado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Primeiro coordenador do Curso de Graduação em Conservação-Restauração de Bens Culturais de 2008 a 2011.Escola de Belas Artes /UFMG

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto II, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Progressão de Adjunto I para Adjunto II

  • 2007 - 2008

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Coordenador do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa- NAPq da Escola de Belas Artes/UFMG

  • 1992 - 2006

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro do Colegiado do Curso Especialização em Conservação-Restauração de Bens Culturais- CECOR

  • 1992 - 2006

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora do Curso de Especialização em Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis - área de escultura policromada. Disciplinas: Conservação-Restauração de Escultura Policromada I e II, Orientação de Monografias de final de curso.

  • 1997 - 1998

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor

    Outras informações:
    Coordenador do Núcleo de Assessoramento Á Pesquisa- NAPq da Escola de Belas Artes/UFMG

  • 2000 - 2000

    Associação Brasil 500 Anos

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: consultora, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Contrato por nove meses como consultora responsável pela conservação das obras expostas no módulo Barroco. - planejamento e coordenação de um ateliê de restauração no recinto do módulo.

  • 2018 - Atual

    Centro de Estudos da Imaginária Brasileira

    Vínculo: presidente, Enquadramento Funcional: Presidente CEIB, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1996 - Atual

    Centro de Estudos da Imaginária Brasileira

    Vínculo: membro, Enquadramento Funcional: membro

    Outras informações:
    Membro do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira -CEIB ocupando vários cargos da diretoria, desde 1996 até hoje. Participação em vários Congressos e trabalho nas publicações das Revistas Imagem Brasileira e Boletim do CEIB.

  • 1992 - Atual

    Centro de Estudos da Imaginária Brasileira

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor associado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2019 - Atual

    CHAM- Açores

    Vínculo: Membro colaborador, Enquadramento Funcional: professor associado

    Outras informações:
    O Núcleo CHAM-A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores - é membro do CHAM ? Centro de Humanidades / Centre for the Humanities FCSH/NOVA-UAc Rua da Mãe de Deus | 9501-855 Ponta Delgada | Portugal Universidade dos Açores | Edifício das Ciências Humanas ? Sala 6 | Campus de Ponta Delgada.