Marígia Ana de Moura Aguiar

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1971), mestrado (Master of Science) pela Georgetown University-USA (1976), doutorado em Psicolinguistica - University Of Reading-UK (1984) e pós-doutorado pela Universidade de Birmingham-UK. Professora aposentada, adjunto IV, da Universidade Federal de Pernambuco e, atualmente, professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, linguagem, discurso, fonologia e aquisição. Pesquisadora do CNPq.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicolinguistica

1981 - 1984

University of Reading
Título: The Acquisition of Brazilian Portuguese Phonology with Particular reference to Stop Consonants
Orientador: Paul Fletcher
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Aquisição; Fonologia; oclusivas.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Master of Science

1975 - 1976

Georgetown University
Título: Proposal for a Course in Linguistics,Ano de Obtenção: 1976
Orientador: Francis P. Dinneen
Bolsista do(a): Organização dos Estados Americanos. Palavras-chave: ensino/aprendizagem; linguística.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Licenciatura Plena em Letras

1968 - 1971

Universidade Católica de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1990 - 1991

Pós-Doutorado. , University Of Birminghan. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Psicolingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística/Especialidade: Fonologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII Congresso de la SAL - Bicentenário: renovación de la palabra. A relação fala-escrita nos gêneros textuais da poesia popular nordestina. 2011. (Congresso).

XVI Congresso Internacional de la ALFAL. O ensino de língua portuguesa com foco nos gêneros textuais em aulas do curso de letras em faculdades de formação de professores. 2011. (Congresso).

XVI Congresso Internacional de la ALFAL. Aquisição das vogais médias pré-tônicas do português brasileiro. 2011. (Congresso).

18º INPLA. A prosódia na construção de sentido na aquisição da linguagem. 2011. (Congresso).

VI Simpósio Internacional de Estudos dos Gêneros Textuais-SIGET.OS GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 2011. (Simpósio).

Congresso Internacional Linguagem e Interação. Debatedora na sessão de Comunicações. 2010. (Congresso).

18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. O USO DA REPETIÇÃO NA ESCRITA PELOS SURDOS COMO UMA POSSIBILIDADE DE OTIMIZAÇÃO DA SUA COESÃO TEXTUAL. 2010. (Congresso).

XVIII Congresso de Iniciação Científca da UFPE. Avaliador de trabalhos. 2010. (Congresso).

VI SENALE - Seminário Nacional sobre linguagem e ensino/ Linguagens : metodologias de ensino e pesquisa.Interacionismo sociodiscursivo, ensino de línguas e gêneros textuais: um redimensionamento na prática docente. 2010. (Seminário).

8ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade.Elaboração de projetos de pesquisa para fomento. 2010. (Oficina).

III Colóquio ALED Brasil - Discurso e práticas Sociais. Um tributo a Luiz Antonio Marcuschi.Marcas de oralidade na escrita: estudo de caso em afasia. 2010. (Outra).

VI Congresso Internacional da ABRALIN e XiX Instituto de Linguística. Peleja virtual: um novo gênero (digital) da poesia popular. 2009. (Congresso).

VI Congresso Internacional da ABRALIN e XIX Instituto de Linguístic. Peleja virtual: um novo gênero (digital) da poesia popular.. 2009. (Congresso).

VI Congresso internacional da ABRALIN e XIX Instituto de Linguísica. Características de organização linguístico discursiva do sujeito afásico: marcadores de interatividade. 2009. (Congresso).

VI Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura.Teoria dos atos de fala e ensino de língua materna. 2009. (Seminário).

IV Coloquio Argentino de la IADA.Peleja Virtual: um novo gênero do discurso?. 2009. (Outra).

Encontro Internacional de Texto e Cultura.Organização discursiva dos afásicos e fatores paralingüísticos. 2008. (Encontro).

II Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco.LINGUAGEM-APRENDIZAGEM: A formação lingüística cidadã. 2008. (Encontro).

Colóquio de Análise do Discurso: marcos teóricos e relações multidisciplinares..Peleja Virtual: um novo gênero do discurso?. 2008. (Outra).

XXII Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE.Fala e Escrita: um continuum em ação. 2008. (Outra).

V Congresso Internacional da ABRALIN. Entoação e Doença de Parkinson. 2007. (Congresso).

15º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7º Congesso Internacional de Fonoaudiologia. Marcas de interatividade na clínica fonoaudiológica da linguagem. 2007. (Congresso).

8º Congresso Internacional da ISAPL. A compreensão da relação fala e escrita refletida na concepção de leitura dos docentes do EJA. 2007. (Congresso).

8º Congresso Internacional do ISAPL. A utilização da hesitação no discurso do afásico. 2007. (Congresso).

8º Congresso Internacional da ISAPL. Marcas de interatividade no discurso do afásico. 2007. (Congresso).

8º Congresso Internacional da ISAPL. Marcas de oralidade na escrita de um portador de afasia sem oralidade. 2007. (Congresso).

8º Congresso Internacional da ISAPL. Padrões entoacionais no discurso do parkinsoniano. 2007. (Congresso).

8º Congresso Internacional da ISAPL. Concepção de língua e prática docente na produção escrita dos alunos do EJA. 2007. (Congresso).

8º Congresso Internacional da ISAPL. As variações lingüísticas na escrita sob o olhar da clínica fonoaudiológica. 2007. (Congresso).

8º Congresso Internacional do ISAPL. Organização discursiva do parkinsoniano: fatores paralingüísticos e estratégias de uso. 2007. (Congresso).

8º Congresso Internacional do ISAPL. O papel dos elos coesivos seqüenciais na produção escrita de aprendizes de inglês de EFL. 2007. (Congresso).

16º COLE - nCongresso de Leitura do Brasil. As armadilhas encontradas nas diversas concepções de leitura subjancentes ao entendimento da relação fala-escrita. 2007. (Congresso).

15o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o. Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Prosódia e Intencionalidade no Relato de Notícias.. 2007. (Congresso).

15o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7o. Congresso Internacional de Fonoaudiologia,. Prosódia e Intencionalidade no Relato de Notícias.. 2007. (Congresso).

I Simpósio Nacional de Leitura.Memorial de formação: gênero textual do posto para o proposto nas vivências dos estagiários do curso de pedagogia. 2007. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de Leitua.A compreesão de linguagem norteando a concepção de leitura do docente da EJA. 2007. (Simpósio).

22º Encontro Internacional de Audiologia.O uso de marcadores discursivos como uma possibilidade de otimização da coesão textual dos surdos. 2007. (Encontro).

Encontro Internacional de Audiologia.O Uso de Marcadores Discursivos na Escrita Como Uma Possibilidade de Otimização da Coesão Textual dos Surdos.. 2007. (Encontro).

Congresso Internacional de Política Lingüística na América do Sul - CIPLA. Variações lingüísticas vs desvios fonológicos. 2006. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Afasia em Bilingüe: Estudo de Caso. 2006. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Santo agostinho e a Fonoaudiologia: um encontro possível?. 2006. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Aproporiação da escrita em crianças de camadas populares: ouvintes e surdas. 2006. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Marcas de interatividade na escrita do surdo e a Clínica de Fonoudiologia. 2006. (Congresso).

XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Alfabetização, letramento e sala de aula: algumas reflexões. 2006. (Encontro).

Palestra no Programa de Pós-graduação em Lingüística da UFPB.Entoação: um processo interativo. 2006. (Outra).

XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE.O Discurso do Portador de Parkinson. 2006. (Outra).

Semana Integração Universidade -Sociedade da Católica.Padrões enoacionais no discurso do parkinsoniano. 2006. (Outra).

I Simpósio Nacional de Pesquisa na Doença de Parkinson.A Organização discursiva do Parkinsoniano. 2005. (Simpósio).

Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem.Entoação e aquisição de linguagem. 2005. (Encontro).

4ª Jornada Internacional de Fonoaudiologia.Variações Lingüísticasxdesvios fonéticos e/ou fonológicos. 2005. (Outra).

XV Encontro Nacional de Estudantes de Fonoaudiologia.Articulação da Fala nos portadores de Doença de Parkinson em fase inicial de comprometimento. 2004. (Encontro).

XX Jornada Nacioanl de estudos Lingüísticos.As vozes sociais no conto A Bela e Fera. 2004. (Encontro).

XX Jornada Nacional de estudos Lingüísticos.A utilização da teoria dos traços distintivos na supressão dos desvios fonológicos. 2004. (Encontro).

II Encontro Nacioanal de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.Entoação, Leitura e Sala de Aula. 2004. (Encontro).

XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos.A leitura significativa: padrões entoacionais e leitura de contos infantís. 2004. (Encontro).

Programa de Capacitação para professores da rede pública municipal.Delineando uma proposta avaliativa para língua portuguesa no Ensino Fundamental. 2004. (Outra).

XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos.Entoação e Aquisição de Linguagem. 2004. (Outra).

II Semana de Integração Universidade Sociedade.A organização do discurso do afásico: a utilização dos marcadores conversacionais no portador de afasia. 2004. (Outra).

II Semana de Integração Universidade Sociedade.A organização do discurso do afásico: A utilização de marcadores paralingüísticos. 2004. (Outra).

II Semana de Integração Universidade Sociedade.Os organizadores de turno no discursodo afásico. 2004. (Outra).

Jornada de Iniciação científica da FACEPE.O Discurso de portador de Parkinson. 2004. (Outra).

II Congresso y V Coloquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudios del Discurso. Ensino-aprendizagem , Discurso e interação social: algumas considerações. 2003. (Congresso).

III Congresso Internacional da ABRALIN. As interfaces da entoação na aquisição da linguagem infantil. 2003. (Congresso).

II Congresso y V Colóquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudos del Discurso. Fatores de textualidade na organização do texto de sala de aula. 2003. (Congresso).

II Congresso y V Coloquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudios del Discurso. A influência da fala na produção escrita de alunos do primeiro ano do ensino médio. 2003. (Congresso).

II Congresso e V Coloquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudios del Discurso. A influência da fala na produção escrita de alunos do segundo ano do ensino médio. 2003. (Congresso).

II Congresso y V Coloquiode la Asociacion Latinoamericana de Estudios del Discurso. Livro de imadem: questões de autoria nas narrativas orais infantís. 2003. (Congresso).

II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino.As interfaces da entoação das narrativas infantís. 2003. (Encontro).

6º Encontro Nacional em Aquisição de Linguagem.Quem está contando a histria? Polifonia e intertextualidade na construção de narrativas orais infantís. 2003. (Encontro).

XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos do Nordeste.Entoação, Leitura e sala de aula. 2003. (Outra).

$ª Jornada de Iniciação Científica da UNICAP. Situacionalidade e Informatividade na produção do texto em sala de aula. 2002. (Congresso).

4ª Jornada de Iniciação Científica da UNICAP. Intertextualidade na produção do texto em sala de aula. 2002. (Congresso).

Seminário de Atualização em Linguagem.Porque ensinar Fonologia nos Cursos de Letras. 2002. (Seminário).

I Seminário de Atualização em Linguagem sob o enfoque da Lingüística.Porque ensinar e pesquisar fonologia em linguagem. 2002. (Seminário).

XVII Encontro Nacional da ANPOLL.O ensino e a pesquisa em Fonética e Fonologia nos Estados de Pernambuco e do Piauí. 2002. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Língua Fala e Escrita.Marcas de variações lingüísticas na linguagem escrita infantil. 2002. (Encontro).

3ª Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da UNICAP.O Estudo Multidisciplinar da Linguagem. 2002. (Outra).

3ª Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.Marcas Entoacionais na Aquisição da linguagem. 2002. (Outra).

I Congresso e IV Colóquio Latinoamericano de Estudos do Discurso. O discurso do aluno estagiário de Psicologia: carcterísticas e usos - o caso do léxico. 2001. (Congresso).

I Congresso e IV Coloquio da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso. I Congresso e IV Coloquio da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso. 2001. (Congresso).

I CONGRESSO e IV COLÓQUIO da ALED. O Discurso do aluno estagiário de Psicologia: características e usos: o caso do léxico. 2001. (Congresso).

II Seminário de Língua Portuguesa.II Seminário de Língua Portuguesa. 2001. (Seminário).

II Seminário de L´ngua portuguesa.Lingüística Textual: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. 2001. (Seminário).

III Semana de Estudos Lingüísticos e Literários.Abordagens Contemporâneas em Lingüística. 2001. (Seminário).

XI Semana de Estudos Docentes da UNICAP.Oficina de Pesquisa. 2001. (Oficina).

3ª Jornada de iniciação Científica da UNICAP.O Discurso do aluno estagiário de Psicologia: características e usos - o caso da troca de turnos. 2001. (Encontro).

Seminário de Língua Portuguesa.As mudanças morfológicas na Língua Portuguesa. 2000. (Seminário).

Seminário de Língua Portuguesa.Aplicação da Fonologia ao ensino de Língua Portuguesa. 2000. (Seminário).

2ª Jornada de Iniciação Científica da UNICAP.O Discurso do aluno estagiárioo de Psicologia: características e usos. 2000. (Encontro).

Mesa Redonda sobre Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa.A Contribuição da Fonologia para a Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa. 1999. (Seminário).

. V Semana de Debates sobre a Infância.A influência da Família no processo de aquisição da linguagem. 1999. (Seminário).

III Colóquio Latinoamericano de Análise del Discurso.Produção Textual: Uma Análise Tipológica. 1999. (Outra).

Seminário de Políticas Públicas de Avaliação de Rede ns Perspectiva da Democratização da Qualidade Educacional.Proposta para uma Análise Qualitative dos dados: Língua Portuguesa. 1996. (Seminário).

I EMEL - Encontro Metropolitano dos Estudantes de Letras.Lingüística: o que é, como se faz. 1995. (Seminário).

Semana da Campanha Ler Muito Prazer da Prefeitura da Cidade do Recife.Semana da Campanha Ler Muito Prazer da Prefeitura da Cidade do Recife. 1995. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Dilene Maria Araújo Leandro

Aguiar, M. A. M.; MONFREDINI, T. M.; CAIADO, R. V.. Linguagem Oral e conrexto escolar: um estudo sobre a percepção do professr do ensino fundamental sobre a linguagem. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: KARLA SIMÕES DE ANDRADE LIMA BERTOTTI

Aguiar, M. A. M.; MONFREDINI, T. M.; CAIADO, R. V.. Livro didático de Língua Portuguesa e o Ensino-aprendizagem dos Gêneros Textuais. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Talita Cruz Galindo

Aguiar, M. A. M.; Silva, D.D.; Lira, Z.S.. Padrões entoacionais e construção de sentido:um trabalho com gênero textual no primeiro ano do ensino fundamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Paula Fernanda Silva de Barros

AZEVEDO, N.;Aguiar, M. A. M.; Queiroga, Bianca A.M.. Processo de reconstrução da linguagem e interação na afasia. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Cecília Ribeiro da Silva Santos

Matos;Aguiar, M. A. M.; Santiago, M.B. N.. Texto e Contexto: a formação de leitores e escritores no trabalho pedagógicoda Filosofia com as crianças. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Poliane Maria Gonçalves

Aguiar, M. A. M.VBilar de Melo; COSTA, M. L. G.. Gênero Textual e Afasia: construindo sentido na Clínica Fonoaudiológica. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Jurandir Ferreira Dias Júnior

CAVALCANTI, W. M.;Aguiar, M. A. M.; Vieira, Stella M.M.. Ensino da língua portuguesa para surdos. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Elisangela Maria da Silva

Aguiar, M. A. M.ACIOLI, M.; MARCUSCHI, E.. Olimpíada de Língua Portuguesa: um diagnóstico com foco no aluno. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Joana Dar'c Vitória da Silva

AZEVEDO, N.;Aguiar, M. A. M.; SUASSUNA, L.. A leitura e a formação do leitor no 1º e 2º ciclos de aprendizagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Elisa de Araújo Barreto Neta

ACIOLI, M.Aguiar, M. A. M.; CARVALHO, N. M.. O discurso argumentativo na publicidade: uma análise verbo-visual. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Luciana Virgínia Prazeres Teixeira Santos

Aguiar, M. A. M.; Matos; LUCIANO, D.. O papel dos padrões entoacionais na construção de sentido na leitura oral do professor em sala de aula. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Claudia Christina Araujo Corrêa de Oliveira Andrade

Aguiar, M. A. M.; PIMENTEL, A. F.; Alves. Descrição das sessões informatizadas de julgamento do Tribunal Regional do Trabalho da 6ªegião. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Izabel Maria Martins da Silva

Aguiar, M. A. M.; CAVALCANTI, W. M.; MATOS, F. G.. O tratamento da argumantação em livros didáticos: uma contribuição para o trabalho com a oralidade em sala de aula. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Flavia Alves Rocha

ACIOLI, M.Aguiar, M. A. M.; CAVALCANTE, M. C. B.. O discurso de intelectuais brasileirossobre a obra de Cícero Dias. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Boris Dimitri de Siqueira Filho

Aguiar, M. A. M.ACIOLI, M.; CARVALHO, N. M.. O estrangeirismo no texto jornalístico: a coluna social e o high society. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Rômulo Felipe da Silva

ACIOLI, M.Aguiar, M. A. M.; CARVALHO, N. M.. Tá ligado? Usos e sentidosda gíria entre estudantes do ensino médio. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Isabelle Mayal Soares

Aguiar, M. A. M.MADEIRO, F.; MATOS, F. G.. Educação bilingue e ensino de língua estrangeira:estudo de caso. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Ingrid Chaces Cananeia

COSTA, E. G.;Aguiar, M. A. M.; COSTA, M. L. G.. Repercussões da intervenção fonoaudiológica em falantes de uma segunda língua. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Albertina Maria de Melo

Aguiar, M. A. M.; Matos; MATOS, F. G.. Produção Textual de Alunos do 1º e 8º Período do Curso de Letras: Uma Análise Comparativa da Influ6encia de Marcas de Oralidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Doralice Pereira de Santana

Aguiar, M. A. M.ACIOLI, M.; MARCUSCHI, E.. Poesia popular nordestina: uma abordagem para o tratamento da relação fala-escrita. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Júlia da Silva Marinho

Aguiar, M. A. M.; CAVALCANTI, W. M.; Morato, E.. Marcas de oralidade na escrita de um afásico com dificuldades expressivas. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Shalimar Michele Gonçalves da Silva

Aguiar, M. A. M.; MATOS, F. G.; SOUZA, J. F.. O impacto da variação distrática na produção escrita dos alunos da educação de jovens e adultos. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Michelle Carolina Garcia da Rocha

Aguiar, M. A. M.; Oliveira, E C; CAVALCANTI, W. M.. AS VARIAÇÕES LINGÜÍSTICAS NA ESCRITA SOB O OLHAR DA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Pola Ribeiro da Silva

Aguiar, M. A. M.; CARVALHO, N. M.; Matos. Um olhar sobre a produção textual dos alunos do ensino fundamental na escola pública: peculiaridades e desafios.. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Frederico Henrique Rodrigues Barros

Aguiar, M. A. M.; Vieira, Stella M.M.; CAVALCANTI, W. M.. O papel coesivo das conjunções na produção de textos escritos para aprendizes de inglês como língua estrangeira. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Ana Carlina Calheiros de Morais

Aguiar, M. A. M.; COSTA, E. G.; COSTA, M. L. G.. Produção de vogais do português brasileiro em pacientes laringectomizados totais: análise acústica. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Lysia Rachel Moreira Basílio

LEITAO, S.;Aguiar, M. A. M.. A emergência de condutas argumentativas d e oposição na brincadeira infantilem ambiente virtual. 2008. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Kelcilene Virgino Silva de Mesquita

PELOSI, A. C.;Aguiar, M. A. M.; FARIAS, E. M. P.. Formação conceitual à luz das teorias de Nelson e Vigotzky. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Jane Cleide do N

Aguiar, M. A. M.; Matos; MATOS, F. G.. Lima. Interlíngua: aspectos fonéticos e fonológicos na aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Claudionor Alves da Silva

Matos; PINTO, A. P. P.;Aguiar, M. A. M.. Texto e Contexto: implicações no ensino da língua materna. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Andréa Novaes Ferraz de Lima

Aguiar, M. A. M.; COSTA, M. L. G.; CUNHA, D. A. C.. Recursos lingüísticos e paralingüísticos na clínica fonoaudiológica do autismo. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Diana Babini Lapa de Albuquerque

CAVALCANTI, W. M.;Aguiar, M. A. M.; Griz, S.M.S.. Compreensão de leitura e habilidades de processamento auditivo em crianças. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Wagner Teobaldo Lopes de Andrade

Aguiar, M. A. M.; CAVALCANTI, W. M.; Moura, T.M.M.C.. Relação entre oralidade e escrita em Língua Portuguesa no Surdo. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Fernanda Griz de Goes Cavalcanti

Matos;Aguiar, M. A. M.; Santiago, E.. Discurso Político dos Educadores e a Construção da Base Comum Nacional: exolicitando sentidos. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Daniela Malta de Souza Medved

Aguiar, M. A. M.; COSTA, M. L. G.; Aragão. Parâmentros prosódicos e construção de sentido no discurso do parkinsoniano. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Selma Roseni Lins

Aguiar, M. A. M.; CAVALCANTI, W. M.; CAVALCANTE, M. C. B.. Análise de cadeias coesivas em narrativas escritas por adolescentes com TDAH. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Fernanda Griz de Goes Cavalcanti

Aguiar, M. A. M.; Matos; Santiago, E.. Bandeira de luta no chão da resistência:explicitando sentidos do discurso político dos educadores no processo de construção da Base Comum Nacional. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Ana Carla Estellita Vogeley

Aguiar, M. A. M.; OLIVEIRA, D. H.; COSTA, M. L. G.. Variações Lingüísticas vs Desvios Fonológicos. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Sônia de Souza Dantas

Aguiar, M. A. M.; Matos; CAVALCANTE, M. C. B.. Entoação e Produção de sentido no discurso do sujeito parkinsoniano. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Renan Luiz de freitas

Aguiar, M. A. M.VBilar de Melo; XAVIER, A. C.. Redação de vestibular: sujeitos e ensino em pré-vestibulares noturnos de Recife. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Irenilda Francisca de Oliveira e Silva

Aguiar, M. A. M.VBilar de Melo; BORBA, V. M. R.. O papel de atividades lúdicas na produção de textos dissertativos. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Artemísia Ruth Arruda Lucena Veras

Aguiar, M. A. M.; CAVALCANTI, W. M.; CARVALHO, N. M.. A metodologia verbotonal e o desenvolvimento sintático em um paciente com atraso simples de linguagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Renata Fonseca Lima da Fonte

Aguiar, M. A. M.; FARIAS, E. M. B.; CAVALCANTE, M. C. B.. Estratégias maternas na interação com gêmeos, cego e vidente, na aquisição da linguagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Leonardo Wanderley Lopes

Aguiar, M. A. M.; OLIVEIRA, D. H.; COSTA, M. L. G.; BERNARDINO JUNIOR, F. M.. Do texto ao contexto: a prosódia na construção da intencionalidade no relato de notícia. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Cleiçon Graf Gonçalves Torreiro

Aguiar, M. A. M.; Matos; LINS, A. G.. Discurso Publicitário: a linguagem que (in) de) forma. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Severino Fernando da Rocha Júnior

Matos;Aguiar, M. A. M.; Calado, A.J.. O dito e o não dito nas correspondências de Padre Cícero. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Aline Caldas Cunha

Aguiar, M. A. M.; PINTO, A. P. P.; Matos. Livro de imagem: aprender a ver para aprender a ler. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Cláudia Tereza Sobrinho da Silva

Aguiar, M. A. M.; SOUZA, I. L.; Teixeira. O desenvolvimento lexical inicial dos 8 aos 16 mesesde idade a partir do inventário MacArthur de desenvolvimento comunicativo - Protocolo palavras e gestos. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Núbia Maria Teixeira Gondim

Aguiar, M. A. M.; Alves; LEAL, M. V.. Redações de Vestibular: uma análise da coesão e da coerência. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Lara Teixeira Carvalho

Aguiar, M. A. M.; CAVALCANTE, M. C. B.; CARVALHO, G. M. M.. O som que, como um imã, atrai o sentido: o papel da prosódia na aquisição da linguagem da criança surda implantada. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Gilda Lucia de Melo Nogueira

Aguiar, M. A. M.; Teixeira;VBilar de Melo. Entoação e construção de sentidos na leitura compartilhada de histórias infantís. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Ana Cristina de Albuquerque Montenegro

Aguiar, M. A. M.; OLIVEIRA, D. H.; CAVALCANTE, M. C. B.. Elisão das sílabas fracas emuma criança com desvio fonológico: análise, descrição e comparação com o desenvolvimento normal. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maria de Lourdes da Costa Soares de Almeida

Aguiar, M. A. M.; Teixeira; Matos. Entoação e sentido na leitura de livro de imagem:estudo de caso da produção oral infantil. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Ana Lúcia Leal Chaves

Aguiar, M. A. M.; Matos; BERNARDINO JUNIOR, F. M.; MARCUSCHI, L. A.. Comunicação mãexbebê: padrões entoacioanis e trocas comunicativas. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Rose Mary de Abreu Martins

Aguiar, M. A. M.; CAMAROTTI, M.. A voz e a palavra na cena do Recife hoje: um estudo sobre a preparação vocal do ator e seu resultado em performance no teatro para criança. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Karine Araújo Silveira

Aguiar, M. A. M.; Teixeira. Padrões intra-silábicos e inter-silábicos no português brasileiro: um estudo de freqüência. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Eugênio Pacelli Jerônimo Santos

Aguiar, M. A. M.; SA, M. P. M.; MELO, C. T. V.. Produção Textual no Ensino Médio: uma análise da informatividade. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Edite Marques de Moura

Aguiar, M. A. M.; PINTO, A. P. P.. Leitura na Educação de Jovens e adultos: paráfrase ou polissemia?. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ailma Nascimento Silva

Aguiar, M. A. M.; Teixeira; MATOS, F. G.. Mudanças morfofonêmicas resultantes de problemas ortográficos na produção escrita de alunos de 2ª e 4ª séries do Ensino Fundamental. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Carlos Adreson da Silva

Aguiar, M. A. M.; MATOS, F. G.; PINTO, A. P. P.. Uma análise fonológica segmental do inglês de aprendizes brasileiros e o ensino de pronúncia numa perspectiva (sócio) interacionista e internacional. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Patrícia Wallerstein Gomes

Aguiar, M. A. M.. GESTALT-TERAPIA - Herança em re-vista. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maria Stella Abranches

Aguiar, M. A. M.. Psicoterapia Fenomenológica e Arte: Compreendendo o Campo de Sentido Comum. 2001. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maria Auxiliadora Dias da Silva

Aguiar, M. A. M.; Teixeira. Problemas da palatalização dos fonemas /t/ e /d/ no processo ensino-aprendizagem de inglês como LE. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Andréa Sena dos Santos

Aguiar, M. A. M.; Teixeira. O Processo de simplificação de ditongos durante a aquisição do português. 2001. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Renata Lemos de Carvalho

Aguiar, M. A. M.; Teixeira; SCHEYRERL, D. C. M.. As consoantes líquidas na aquisição do português,. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mércia Regina Barbosa Santana

Aguiar, M. A. M.. A Linguagem nos Programas Radiofônicos Esportivos: características e usos. 2000. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Alexsandro Medeiros do Nascimento

Aguiar, M. A. M.. Autismo e Linguagem: a questão da significação. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Wallace José Medeiros Ribeiro

Aguiar, M. A. M.; Francisco. Compreendendo a experência do Trabalhador: uma possibilidade de psicologia clínica. 2000. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maria Stella Dunshee de Abranches

Aguiar, M. A. M.; Francisco; MORATO, H. T. P.. A experiência de psicólogos/artistas. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Wallace José Medeiros Ribeiro

Aguiar, M. A. M.; MORATO, H. T. P.; Francisco. Compreendendo a experiência do trabalhador: uma possibilidade de psicologia clínica. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Ana Claúdia Rodrigues

Aguiar, M. A. M.. Utilização da Teoria dos Traços Distintivos num trabalho com a substituição das. 1999. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ivanete Freitas Cerqueira

Aguiar, M. A. M.. A Aquisição das Fricativas Iniciais em Crianças de 1;04 a 4;04. 1999. Dissertação (Mestrado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: WILLIANY MIRANDA DA SILVA

Aguiar, M. A. M.. Os Exercícios da Compreensão em Livros Didáticos do Ensino Médio. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Eudenio Bezerra da Silva

Aguiar, M. A. M.. A Substituição da Palatal l: Uma Representação Não Linear. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Sílvia Maria de Almeida Pinto Costa

Aguiar, M. A. M.. Teacher's Directives Within the EFL Classroom Interaction. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Normando Brito de Almeida

Aguiar, M. A. M.. A Study of Contextual Assimilation and its Use in the Speech of Brazilian Learners of English. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Moisés Araújo

Aguiar, M. A. M.. A Relação de Influência da Produção na Compreensão de Artigos Jornalísticos. 1996. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Júlia da Silva Marinho

Aguiar, M. A. M.; Morato, E.; SILVA, A. C. B.; BERTI, L. C.; CRESCITELLI, M. F. C.. O prompting e suas funções linguístico-interacionais nas afasias . 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana carla Estelita Vogeley

OLIVEIRA, D. H.;Aguiar, M. A. M.; Lee, S.W.; Matzenauer, C.L.B.; Lucena, R.M.; CAVALCANTE, M. C. B.. Vogais médias pretônicas: aquisição e variação. 2011. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Renata Lemos Carvalho

Teixeira; Pacheco, Vera; RAPP, C.;Aguiar, M. A. M.; MOTA, J. A.. A aquisição das consoantes líquidas por crianças usuárias de uma variedade não-padrãodo português. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras e Lingüísitca) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Zulina de Souza Lira

OLIVEIRA, D. H.; Morais, João Antonio; CAVALCANTE, M. C. B.; Pereira, R. C. M;Aguiar, M. A. M.; Abaurre, M.B.. Falares do NE brasileiro: uma propostade análise prosódica comparativa. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Denise Costa Menezes

Aguiar, M. A. M.; DIAS, M. G. B.; Teixeira; HOFFNAGEL, J. C.; Dionísio, A.. Letramento em Comunidades de Surdos. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Cláudia Tereza Sobrinho da Silva

Teixeira;Aguiar, M. A. M.; SOUZA, I. L.; MACEDO, A. C. P. S.; Pondé, S. M.S.. Construindo o vocabulário: o desenvolvimento lexical inicialem português brasileiro. 2007. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa

MORAIS, A. G.; Lamprecht, R.R.; Albuquerque, E.B.; LEAL, T. F.;Aguiar, M. A. M.. Relação entre habilidades de reflexão metalingüística e o domínio de ortografia em crianças. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Andréa Sena dos Santos

Aguiar, M. A. M.; OLIVEIRA, D. H.; MOTA, J. A.; SOUZA, I. L.; Teixeira. Aquisição do ditongo no português brasileiro. 2006. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Karine Araújo Silveira

Aguiar, M. A. M.; OLIVEIRA, D. H.; SOUZA, I. L.; MOTA, J. A.; Teixeira. Padrões Segmentais, lexicais, silábicos, intra-silábicos, e inter-silábicos em crianças falantes do Português Brasileiro. 2006. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Tícia Cassiany Ferro Cavalcante

Aguiar, M. A. M.; CARVALHO, G. M. M.; FALCAO, J. T. R.. Inferência e Argumentação na constituição da compreensão textual. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria do Rosário de Fátima Brandão de Amorim

Aguiar, M. A. M.; FALCAO, J. T. R.; DIAS, M. G. B.. O reconto de história em língua de sinais. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: André Pedro da Silva

Aguiar, M. A. M.; OLIVEIRA, D. H.; CAVALCANTE, M. C. B.. Supressão da vogal pós-tônica não-final: uma tend~encia das proparoxítonas na língua portuguesa com evidências no falar sapeense. 2006. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Marconi Oliveira da Silva

Aguiar, M. A. M.; COSCARELLI, C.; RAUL, F.; PINTO, A. P. P.; MARCUSCHI, L. A.. A Apresentação do Mundo pela Linguagem no Jornalismo. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Severina Sílvia Maria Oliveira Ferreira

Aguiar, M. A. M.; PINTO, A. P. P.; MARCUSCHI, L. A.; CAVALCANTE, M. C. B.; CARVALHO, G. M. M.. João, uma criança com olhar de estrela - O autismo:um estudo de caso. 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rosana Santos Dórea

Aguiar, M. A. M.; Teixeira; Teles; OLIVEIRA, D. H.; MOTA, J. A.. UM estudo longitudinal da aquisição dos encontros consonantais no português. 2004. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria da Conceição Gico Casado Benck

Aguiar, M. A. M.; ROBATTO, L.; CASTRO, B. M.; ROBATTO, P.; DOURADO, O.. O Regionalismo Fonético e a articulação Fundamental na Flauta Transversal. 2004. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Nadja Maria Vieira da Silva

Aguiar, M. A. M.; LIRA, M. C.; MEIRA, L.; LEITAO, S.; CARVALHO, G. M. M.. EEA: Explorando recursos de ummodelo para análise do desenvolvimento da comunicação mãe-bebê. 2004. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Silvano Pereira de Araújo

Aguiar, M. A. M.; PINTO, A. P. P.. A pergunta didática na produção oral de alunos universitários de língua inglesa: um enfoque sócio-interacional. 2003. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Carla Marcondes Affonso Padovani

Aguiar, M. A. M.; Teixeira; Bevilacqua; Teles. Caracter´´istica do dsesenvolvimento inicial da linguagem oral em crianças deficientes auditivas usuárias de implante coclear. 2003. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Auxiliadora Dias da Silva

Aguiar, M. A. M.; Teixeira. Estratégias de correção dos problemas de palatalização dos fonemas /t/ e /d/ no processo de ensino aprendizagem de inglês como LE. 2001. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Dilma Tavares Luciano

Aguiar, M. A. M.. Prosódia e envolvimento na compreensão do Tele Jornal. 2000. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Iria Werlang Garcia

Aguiar, M. A. M.. The Influence of a Native English Speaking Environment on the Pronunciation of EFL Brazilian Speakers. 1999. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Francisca Oliveira Santos

Aguiar, M. A. M.. As relações de Poder na Interação Professor/Aluno, em Contexto Universitári. 1998. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Vicente Masip Viciano

Aguiar, M. A. M.. Dificuldades Fonéticas Segmentais de Brasileiros Recifenses Estudantes de Espanhol. 1995. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Renata Lemos Carneiro

Teixeira;Aguiar, M. A. M.; César, A.L.. A aquisição das consoantes líquidas por crianças usuárias de uma variedade não-padrão do português. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Zulina Souza de Lira

Aguiar, M. A. M.; CAVALCANTE, M. C. B.. Troca de turno na interação mãe-bebê. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: André Pedro da Silva

Aguiar, M. A. M.; OLIVEIRA, D. H.. Aquisição da linguagem e desvios fonológicos: um sobrevôo teórico. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Denise Costa Menezes

Aguiar, M. A. M.; HOFFNAGEL, J. C.; Dionísio, A.. Letramento em comunidades de surdos. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa

Aguiar, M. A. M.; MORAIS, A. G.; FALCAO, J. T. R.; ALBUQUERQUE, E. B. C.. Relações entre habilidades de reflexão metalingüística e o domínio da ortografia em crianças. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Edmilson de Albuquerque Borborema Filho

Aguiar, M. A. M.; MELO, C. T. V.; MARCUSCHI, L. A.. A Metáfora na Construção da percepção na realidade no discurso jornalístico. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Andréa Sena dos Santos

Aguiar, M. A. M.; Teixeira; SOUZA, I. L.. Aquisição do ditongo no português brasileiro. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Letras e Lingüística) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Elaine Abreu Motella de Campos

Aguiar, M. A. M.; Coelho, E. A Fonoaudiologia na concepção dos professores do 3º ano do Ensino Médio de escolas particulares do Recife. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Viviane da Silva Batista

Aguiar, M. A. M.; Lucena, J.A.. NASF: perspectiva fonoaudiológica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Nathália Regina de Andrade

Aguiar, M. A. M.; AZEVEDO, N.. O discurso do professor sobre a relação interdisciplinar com o fonoaudiólogo de crianças com alterações de leitura e escrita. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Mayara Lira dos Anjos

Aguiar, M. A. M.; Coelho, E. Discurso dos pais de crianças gagas acerca da gagueira de seus filhos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Fabíola Marilak

Aguiar, M. A. M.; AZEVEDO, N.. Os distúrbios de Leitura e escrita na clínica Fonoaudiológica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Vanessa Maria da Silva

Aguiar, M. A. M.; Coelho, E. Reflexões acerca da prática fonoaudiológica na clínica da gagueira. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Marilia Maciel Nepomuceno

Aguiar, M. A. M.; AZEVEDO, N.. O discurso do fonoaudiólogo sobre a relação interdisciplinar com professores de crianças com alterações de leitura e escrita. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Carmem Rejane Alves de Carvalho

Aguiar, M. A. M.; AZEVEDO, N.. Questionário de avaliação sobre satisfação do paciente adulto jovem e idoso jovem quanto ao uso de AASI. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Thaianne Ingrinayara M

Aguiar, M. A. M.; AZEVEDO, N.. da Cruz.Conhecimentos sobre a fonoaudiologia por alunos do 3º ano do ensino médio de escolas particulares do Recife. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maria Natalia Leite de Medeiros

Aguiar, M. A. M.; FREITAS, P.. O conhecimento materno sobre a influência das doenças neurológicas no processo de alimentação do recém nascido do projeto mãe canguru. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: CAMILA MORENO CAVALCANTI ARAÚJO

Aguiar, M. A. M.; CAVALCANTI, W. M.; SILVEIRA, C.. O uso da linguagem oral ou gestual pela criança autista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Luiz Carlos Souza Bezerra

Aguiar, M. A. M.; CAVALCANTI, W. M.; Coelho, E. Acompanhamento à pessoa surdo-cega nos Estados do Ceará e Pernambuco. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Manoela Lima da Nóbrega

Aguiar, M. A. M.; CAVALCANTI, W. M.; Coelho, E. Análise da Dinâmica Conversacional de um paciente afásico no atendimento individual e em grupo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Maria das Dores Pereira

FREITAS, P.;Aguiar, M. A. M.; Menezes, D. A compreensão de leitura desenvolvida por crianças surdas usuárias e não usuárias de LIBRAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Elanine Fernanda Gomes de Oliveira; Gemma Maria Gonçalves de

Aguiar, M. A. M.; COSTA, M. L. G.; OLIVEIRA, M. R. M.. Interferência da iniciação musical nas produções vocais de parkinsonianos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Ariana Marques; Angela Araujo; Daniela Mendes; Eveny Marques

Aguiar, M. A. M.; OLIVEIRA, M. R. M.; COSTA, M. L. G.. Análise comparativa da voz dos parkinsonianos de oficinas de canto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Catarina Lapenda; Greice Mercês; Maria Helena Alves; Simone

Queiroga, Bianca A.M.;Aguiar, M. A. M.. Doença de Parkinson: distúrbios fonoaudiológicos na visão da família e do paciente. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Elis Leal; Gisely Alexandra, Juliana Borges; Juliana Joazi;

Oliveira, Marcia Rejane M.; CAVALCANTE, E.;Aguiar, M. A. M.. Comunicação interpessoal do laringectomizado total: implicações afetivo-sociais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Elis Leal; Gisely Alexandra, Juliana Borges; Juliana Joazi;

Oliveira, Marcia Rejane M.; CAVALCANTE, E.;Aguiar, M. A. M.. Comunicação interpessoal do laringectomizado total: implicações afetivo-sociais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Equipe de Audiometria

Aguiar, M. A. M.. Manuseio do equipamento ABR. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aluno: Grupo de Audiometria

Aguiar, M. A. M.. Atendimento audiológico clínico:servoço privadoxserviço público. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco.

Aguiar, M. A. M.. Concurso de provas e títulos para Professor Assistente. 2009. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aguiar, M. A. M.; Teixeira. Concurso Público para Professor Adjunto de Língua Portuguesa com ênfase em aquisição da linguagem, Fonética e fonologia. 2008. Universidade Federal da Bahia.

Teixeira;Aguiar, M. A. M.; CAVALCANTI, M. C.. Concurso Público para professor adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal da Bahia. 2006. Universidade Federal da Bahia.

Aguiar, M. A. M.; Barbosa, A. G.; Moura, T.M.M.C.. Concurso Público para Professor Adjunto da UPE. 2006. Universidade de Pernambuco.

Aguiar, M. A. M.; BEZERRA, M. A.; ESPINDOLA, L. C.. Concurso para Professor Adjunto da UFPb. 2004. Universidade Federal da Paraíba.

Aguiar, M. A. M.. Concurso Público de Provas e Títulos para a Classe Adjunto, Referência 1, da Categoria do Magistério Superior, na Área de Lingüística. 1999. Universidade Federal de Alagoas.

Aguiar, M. A. M.. Concurso Público de Provas e Títulos para a Classe Assistente, Referência 1, da Categoria do Magistério Superior, na Área de Fonoaudiologia. 1999. Universidade Federal da Bahia.

Aguiar, M. A. M.. Concurso Público para a Classe Assistente,. 1997. Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aguiar, M. A. M.. Concurso Público de Provas e Títulos para a Classe Adjunto, Referência 1, da Categoria do Magistério Superior, na Área de Lingüística. 1997. Universidade Federal de Pernambuco.

Aguiar, M. A. M.; CAVALCANTE, E.; LOPES, D.. Fonoaudiologia X Odotologia: a atuação interdisciplinar em crianças com paralisisa cerebrtal. 2003. Universidade Católica de Pernambuco.

Aguiar, M. A. M.; AZEVEDO, N.; SILVEIRA, C.. O Uso de Libras no processo de oralização. 2003. Universidade Católica de Pernambuco.

Aguiar, M. A. M.; AZEVEDO, N.; FREITAS, P.. Atendimenmto Audiológico clìnico: Serviço Privado x Serviço Público. 2003. Universidade Católica de Pernambuco.

Dionísio, A.;Aguiar, M. A. M.. Concessão Bolsa Sanduiche CAPES. 2008. Universidade Federal de Pernambuco.

Aguiar, M. A. M.. XV Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2007. Universidade Federal de Pernambuco.

Aguiar, M. A. M.. Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira. 2006.

Aguiar, M. A. M.. Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira. 2005.

Aguiar, M. A. M.. Prêmio Portugal Telecom de Literatura. 2004.

Aguiar, M. A. M.. Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira. 2003.

Aguiar, M. A. M.; SILVEIRA, E. G. C.; Alves. Processo Seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNICAP. 2002. Universidade Católica de Pernambuco.

Aguiar, M. A. M.; SILVEIRA, E. G. C.;VBilar de Melo; Alves; Matos. Comissão de Seleção ao Mestrado em Ciiências da Linguagem da UNICAP. 2002. Universidade Católica de Pernambuco.

Aguiar, M. A. M.. Processo Seletivo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq/UFAL. 2001. Universidade Federal de Alagoas.

Aguiar, M. A. M.. Processo Seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNICAP. 2001. Universidade Católica de Pernambuco.

Aguiar, M. A. M.. Processo Seletivo de do programa Institucional de Bolsas de Inicição Científica - UNICAP. 2000. Universidade Católica de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Luiz Eduardo Cerquinho Cajueiro

Gêneros Textuais em Jogos Digitais; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco; (Coorientador);

Mirian Leite Gomes de Oliveira

Linguagem e educação: um diálogo possível; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; (Orientador);

Ênio Luiz Costa Tavares

; A definir; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco; (Coorientador);

HELOISA PEDROSA DE ARAÚJO MAFRA

FATORES HISTÓRICO-CONSTRUTIVOS DA VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA LEXICAL NA LINGUAGEM RURAL E URBANA EM PERNAMBUCO; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco; (Orientador);

Severina Sílvia Maria Oliveira Ferreira

Início: 2010; Universidade Católica de Pernambuco;

Dilma Tavares Luciano

Início: 2010; Universidade Católica de Pernambuco;

Cassandra de Lemos Trajano

; O CONTINUUM FALA-ESCRITA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE MARCAS DE INTERATIVIDADE EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO FUNDAMENTAL II; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Aliciana Maria Bezerra Barros

Hipertexto: Uma Ferramenta de Apoio ao Desenvolvimento da Competência Textual em Alunos Ingressantes no Ensino Superior; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Elisangela Maria da Silva

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM DIAGNÓSTICO COM FOCO NOS ALUNOS; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

CÉLIA MARIA DA PAZ TEIXEIRA

REDAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: O PROJETO TRAVESSIA; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Dilene Maria Araújo Leandro

PROCESSO DE COMPREENSÃO DA LINGUAGEM ORAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL CABO DE STO AGOSTINHO - PE; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

KARLA SIMÕES DE ANDRADE LIMA BERTOTTI

GÊNEROS TEXTUAIS:UMA VINCULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR E AS PRÁTICAS SOCIAIS; ; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Chirlene Santos da Cunha Moura

PISTAS ENTOACIONAIS NO PROCESSO DE REORGANIZAÇÃO DA LINGUAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM AFASIA; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Gilvânia Oliveira do Nascimento Gonzalez

GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: reflexos do trabalho docente na Prova Brasil; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Aliciana Maria Bezerra Barros

HIPERTEXTO: UMA FERRAMENTA DE APOIO AO LETRAMENTO DE ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Hiliana Alves dos Santos

A importância da utilização dos gêneros textuais nas práticas pedagógicas dos professores de Língua Portuguesa; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Luciene Santos Pereira da Silva

Práticas de Linguagem na Educação a Distância; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Poliane Maria Gonçalves

Favorecendo a oralidade a partir da escrita: afasia e gêneros textuais na clínica fonoaudiológica; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Talita Cruz Galindo

Padrões entoacionais e construção de sentido: um trabalho com gênero textual no 1º ano do ensino fundamental; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Leonice Alves Maia

Parâmetros para avaliação de redações: uma proposta humanizadora com ênfase na coerencia textual; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Isabelle Mayal Soares

Educação bilingue e ensino de língua estrangeira: estudo de caso; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Boris Dimitri de Siquerira Filho

O estrangeirismo no texto jornalístico: a coluna social e o high society; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Juliana Pereira Souto Barreto

Autoria e Prosodia na Sala de Aula; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Izabelly Correia dos Santos

PISTAS ENTOACIONAIS NO PROCESSO DE REORGANIZAÇÃO DA LINGUAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM AFASIA; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Allyson Ewerton Vila Nova Silva

UM ESTUDO SOCIOLINGÜÍSTICO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DESTINADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Júlia da Silva Marinho

MARCAS DE ORALIDADE NA ESCRITA DE UM AFASICO COM DIFICULDADES EXPRESSIVAS; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Michelle Carolina Garcia Rocha

As variações lingüísticas na escrita sob o olhar da clínica fonoaudiológica; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Luciana Virgínia Prazeres Teixeira Santos

PADRÕES ENTOACIONAIS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA LEITURA ORAL DO PROFESSOR E SEU PAPEL NA APRENDIZAGEM; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Maria das Dores de Morais

IMPLICAÇÕES DA COMPETÊNCIA LEITORA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Doralice Pereira de Santana

Poesia popular nordestina: uma classificação tipológica; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Rosilda Maria Aarújo Silva dos Santos

Os gêneros textuais como ferramenta para o ensino da linguagem; 2008; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Wagner Teobaldo Lopes de Andrade

A influência da oralidade na escrita dosurdo; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Annie Lezan Bittencourt de Moura

A utilização de ferramentas da internet para auxiliar adultos na aprendizagem de uma língua estrangeira; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Izabella Cristina de Aguiar Gomes

A relação de poder na interação do afásico com o outro; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Isabelle Mayal Soares

EDUCAÇÃO BILÍNGÜE E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: CONCEPÇÕES E USOS; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Albertina Maria de Melo

Produção textual de alunos do 1º e do 8º período do Curso de Letras: uma análise comparativa; 2007; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Sônia de Sousa Dantas

Entoação e produção de sentidos no discurso do sujeito parkinsoniano; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Artemísia Ruth Arruda Lucena Veras

A Metodologia Verbotonal e o desenvolvimento sintático em um paciente com atraso simples de linguagem; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Ana Carla Estellita Vogeley

Variações lingüísticas x desvios fonológicos; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Leonardo Wanderley Lopes

Do texto ao contexto: a prosódia na construção da intencionalidade no relato de notícias; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Maria andressa Lacerda Dantas

Informática na Clínica Fonoaudiológica; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Frederico Henrique Rodrigues Barros

O papel da coesão na linguagem oral e escrita em alunos de LE; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Lillyane Raquel Freitas Magluf

Tecnologia assistiva: contribuição para a terapia fonoaudiológica de pacientes idosos com Alzheimer; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Pola Ribeiro da Silva

A produção textual em alunos de escolas públicas: uma análise dos gêneros textuais; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Ângela Aragão de Oliveira

A produção de gêneros textuais de afásicos; 2006; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Aline Caldas Cunha

Livro de Imagem:aprender a ver para aprender a ler; 2005; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Andréa Novaes Ferraz de Lima

Recursos lingüísticos e paralingüísticos na clínica fonoaudiológica do autismo; 2005; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Gilda Lucia de Melo Nogueira

Entonação e construção de sentidos na leitura compartilhada de histórias infantís; 2004; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Ana Lúcia Galvão Leal Chaves

Comunicação mâe-bebê:Padrões entoacionais e trocas comunicativas; 2004; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Luciana Cidrim Calado

Variações Lingüísticas no contexto de Escolas Públicas: fatores intervenientes; 2004; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Maria de Lourdes da Costa Soares de Almeida

Entoação e sentido na leitura de livro de imagem: Estudo de caso da produção oral infantil; 2004; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Ana Cristina de Albuquerque Montenegro

Elisão de sílabas fracas em uma criança com desvio fonológico: análise, descrição e comparação com odesenvolvimento normal; 2004; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Ana Carla Estellita Vogeley

Processamento lingüístico na aquisição de linguagem e o fenêmeno da gagueira natural; 2004; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Ailma Nascimento Silva

Mudanças Morfofonêmicas resultantes de problemas ortográficos na produção escrita de alunos de 2ª e 4ª séries do Ensino Fundamental; 2002; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Edite Marques de Moura

Leitura na Educação de Jovens e adultos: paráfrase ou polissemia?; 2002; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Eugênio Pacelli Jerônimo Santos

Produção Textual no Ensino Médio: uma análise da informatividade; 2002; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Carlos Adreson da Silva

Uma análise fonológica segmental do inglês de aprendizes brasileiros e o ensino de pronúncia numa peerspectiva interacionista e internacional; 2002; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Patrícia Wallenstein Gomes

Do corpo teórico da Gestalt Terapia; 2000; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Maria Stella Dunshee de Abranches

Psicoterapia fenomenológica e arte: compreendendo o campo de sentido comum; 2000; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Ana Claudia Gonçalves

Utilização dos traços distintivos num trabalho com a substituição das consoantes sonoras homorgânicas nos desvios fonológicos: um estudo de caso; 1999; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Eudenio Bezerra da Silva

A substituição da palatal: uma representação não linear; 1997; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Sílvia Maria de Almeida Pinto Costa

Teacher´s directives within EFL interaction; 1997; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Moisés Araújo

A relação de influência da produção na compreensão de artigos jornalísticos; 1996; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Dilma Tavares Luciano

O papel dos padrões entoacionais na fala do professor na organização do discurso em sala de aula; 1993; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Antonio Torre Medina

Análise crítica da noção de língua em Ferdinand de Saussure; 1989; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Ana Carla Estellita Vogeley

AQUISIÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS POR CRIANÇAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE; 2009; Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Federal da Paraíba,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Denise Costa Menezes

Letramento em Comunidades de Surdos; 2007; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Francisco Nilton Gomes de Oliveira

Da fragmentação ao resgate da linguagem; 2006; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco,; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Maria da Conceição Gico Casado Benck

A utilização do regionalismo fonético no ensino e na prática da articulação de golpes simples e duplo no ensino de flauta; 2004; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Maria Francisca Oliveira Santos

As relações de poder na interaçãoprofessor aluno em contexto universitário; 1998; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Vicente Masip Viciano

Dificuldades fonéticas segmentais de brasileiros recifenses estudantes de espanhol; 1995; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Gilvaneide Francisca Alves da Silva

Situações Didáticas com textos narrativos na 5ª série do Ensino Fundamental; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Vernácula) - Fundação de Ensino Superior de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Chirlene Santos da Cunha Moura

GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTINUUM FALA E ESCRITA COMO RECURSO TERAPÊUTICO NO TRATAMENTO DO SUJEITO AFÁSICO NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

DANIELLE CERINO DA SILVA

ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS EM SUJEITOS DO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE AFÁSICOS DA UNICAMP: resultado de pesquisas; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Gardenia Damiana de Almeida Nascimento

Dificuldades lingüísticas do afásico e estratégias comunicativas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

RAFAELA CAMAROTTI SOARES DA SILVA

Estratégias discursivas em sujeitos do centro de convivência de afásicos da UNICAP: resultados de pesquisas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Mariana Nikoloff

Dificuldades e estratégias na comunicação em indivíduos portadores de Parkinson; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Talita Cruz Galindo

ORALIDADE E ESCRITA EM GÊNEROS TEXTUAIS PRODUZIDOS POR PARKINSONIANOS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Poliane Maria Gonçalves

FAVORECENDO A ORALIDADE A PARTIR DA ESCRITA: O SUJEITO AFÁSICO E A PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

POLIANA MARIA GONCALVES

Favorecendo a oralidade a partir da escrita: o sujeito afásico e a produção de gêneros textuais; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Talita Cruz Galindo

Oralidade e escrita em gêneros textuais produzidos pelo parkinsoniano; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Manoela Lima da Nóbrega

Análise da Dinâmica conversacional de um paciente afásico no atendimento individual e em grupo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Rayana Bacelar Viana

A INTERTEXTUALIDADE NA CONTESTAÇÃO JURÍDICA: UM ESTUDO NA PRODUÇÃO ESCRITA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Rayana Bacelar Viana

Análise dos marcadores de interatividade na contestação jurídica de produção escrita; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Renata Varela Buarque

Linguagem, interação e prosódia: perguntas retóricas na relação mãe-bebê; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Vera Lucy B

de C; Bezerra; Interação e Prosódia: um trabalho em sala de aula:; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Andresa Ângelo Menezes

Terapia Ocupacional e afasia: estratégias no uso de recurso paralinguísticos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

ERICA PONTES DOS SANTOS

A música como estratégia auxiliar para a organização discursiva do afásico; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Vanessa Gonçalves da Silva

Dificuldades lingüísticas e sociais do afásico: características e relações; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Poliane Maria Gonçalves

A linguagem do afásico: fatores paralingüísticos - O caso da coesão referencial na produção escrita; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Talita Cruz Galindo

A linguagem do afásico: fatores paralingüísticos - O caso da interatividade no texto escrito; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Andresa Ângelo Menezes

Características de organização lingüístico-discursiva do sujeito afásico e recursos paralingüísticos: uma descrição de dados orais; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

CHIRLENE SANTOS DA CUNHA

Características de organização lingüístico-discursiva do sujeito afásico: marcadores de interatividade e estratégias para superação de dificuldades comunicativas; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

ERICA PONTES DOS SANTOS

Características da organização da escrita: uma descrição das estratégias verbais e não-verbais em gêneros textuais em diferentes situações comunicativas; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Talita Cruz Galindo

A LINGUAGEM DO AFÁSICO: FATORES PARALINGÜÍSTICOS O caso da interatividade no texto escrito; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Poliane Maria Gonçalves

A LINGUAGEM DO AFÁSICO: FATORES PARALINGÜÍSTICOS O caso da coesão referencial; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Maria Natalia Leite de Medeiros

ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA DO AFÁSICO: FATORES PARALINGUÍSTICOS O CASO DA COESÃO SEQÜENCIAL; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Maria Nat´[alia Leite de Medeiros

A linguagem do afásico: fatores paralingüísticos - O caso da coesão sequencialna produção escrita; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Poliane Maria Gonçalves

ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA DO PARKINSONIANO: FATORES PARALINGÜÍSTICOS O CASO DA COESÃO REFERENCIAL; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Maria Natalia Leite de Medeiros

ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA DO PARKINSONIANO: FATORES PARALINGUÍSTICOS O CASO DA COESÃO SEQÜENCIAL; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Talita Cruz Galindo

PADRÕES ENTOACIONAIS NO DISCURSO DO PARKINSONIANO; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Angélica andrade Vicente

A Utilização dos Organizadores de Turno no Discurso do Portador de Parkinson; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Cinthia Gomes da silva

A organização do discurso do afásico: a utilização dos marcadores conversacionais no portador de afasia; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Izabella Cristina de Aguiar Gomes

A organização do discurso do afásico: a utilização dos marcadores paralingüísticos no portador de afasia; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Luciana Vaz de Oliveira Lucena

A influência da fala na produção escrita de alunos do 1º ano do ensino médio; ; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Ana Carla Estelita Vogley

A influência da fala na produção escrita de alunos do 2º ano do ensino médio; ; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Júlia da Silva Marinho

A utilização dos organizadores de turno no discurso do afásico; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Luciana Vaz de Oliveira Lucena

Situacionalidade e informatividade na produção do texto em sala de aula; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Mirela Batista da Silva Teixeira

Intertextualidade na produção do texto em sala de aula; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Lígia Pereira dos Santos

O discurso do aluno estagiário de psicologia:características e usos - O caso do léxico; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Luciana Vaz de Oliveira Lucena

O discurso do aluno estagiário de psicologia:características e usos - O caso da troca de turnos; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Camilla Rangel Moreira

O discurso do aluno estagiário de psicologia:características e usos - O caso dos operadores modais; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade católica de Pernambuco; Orientador: Marígia Ana de Moura Aguiar;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENEZES, A. ; FARIAS FILHO, R. M. ; SOARES, J. ; ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Diretrizes para a Criação de um Software de Apoio à Avaliação dos Desvios Fonéticos e/ou Fonológicos. Symposium (Recife) , v. v. 16, p. 99-118, 2012.

  • Aguiar, M. A. M. ; Filosofia e Linguística: as primeiras palavras e o conhecimento linguístico moderno. Ágora Filosófica (UNICAP. Impresso) , v. 1, p. 56-62, 2011.

  • ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. ; MADEIRO, F. . O Uso da Repetição na Escrita Pelos Surdos. Linguagem em (Dis)curso (Impresso) , v. 11, p. 241-262, 2011.

  • Menezes, D. C. ; Aguiar, M. A. M. ; SILVA, P.G. . Surdez, Lingua de Sinais e Cultura. Letras em Revista , v. 1, p. 106-117, 2011.

  • Vogeley ; OLIVEIRA, D. H. ; Aguiar, M. A. M. . Aquisição e variação das vogais médias pré-tônicas. Diadorim (Rio de Janeiro) , v. 8, p. 59-80, 2011.

  • ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. ; ROAZZI, A. . Sobre a Coesão do Texto dos Surdos aos Olhos dos Ouvintes: O Uso das Marcas de Oralidade na Escrita.. Interação em psicologia (Online) , v. 14, p. 13-20, 2010.

  • ANDRADE, W. T. L. ; Menezes, D. C. ; MADEIRO, F. ; Aguiar, M. A. M. . Multimodalidade, Gêneros Textuais e Interatividade no Contexto da Surdez. Symposium (Recife) , v. 1, p. 5-18, 2010.

  • LIMA, A. N. F. ; ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. ; MADEIRO, F. . Recursos Linguísticos Prosódicos como Facilitadores do Desenvolvimento da Linguagem na Clínica Fonoaudiológica do Autismo. Investigações (UFPE. Impresso) , v. 23, p. 49-64, 2010.

  • ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . O uso de narcadores duscursivos na escola pelos surdos como uma possibilidade de otimização da sua coesão textual. Revista de Estudos da Linguagem , v. 17, p. 199-142, 2009.

  • SANTANA, D. P. ; Aguiar, M. A. M. . Peleja Virtual: um novo gênero do discurso?. Investigacoes (UFPE) , v. 21, p. 185-198, 2008.

  • LIMA, A. N. F. ; ANDRADE, W. T. L. ; CARVALHEIRA, G. M. G. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Marcas de interatividade na clínica fonoaudiológica da linguagem. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia , v. 1, p. 1, 2007.

  • Aguiar, M. A. M. ; ACIOLI, M. ; VBilar de Melo . INTERATIVIDADE E ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS NO PORTADOR DE AFASIA. Revista do GELNE (UFC) , v. 9, p. 177-192, 2007.

  • LOPES, L. W. ; MADEIRO, F. ; Aguiar, M. A. M. . Prosódia e Intencionalidade no Relato de Notícias. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Suplemento Especial , v. 1, p. 1-1, 2007.

  • LUCENA, L. V. O. ; Aguiar, M. A. M. . A influência da fala na produção escrita de alunos do ensino médio. Jornal Brasileiro de Fonoaudiologia , BIO Editora, v. vol.6, p. 67-74, 2006.

  • Aguiar, M. A. M. ; Alfabetização e Letramento: Algumas reflexões. Revista de Educação. AEC , v. 137, p. 22-30, 2005.

  • Aguiar, M. A. M. ; LEAL, A. L. . Marcas Entoacionais na Aquisição da Linguagem Infantil. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL) , Maceió, v. 28-29, p. 153-164, 2004.

  • CIDRIM, L. ; Aguiar, M. A. M. . Marcas de Variações Lingüísticas na Linguagem Escrita Infantil. Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL) , v. 1, p. 473-476, 2003.

  • Aguiar, M. A. M. ; LUCENA, L. V. O. . O Discurso do aluno de psicologia: características e usos - o caso da troca de turnos. Interlocuções, Recife, v. 1, n.1, p. 36-71, 2001.

  • Aguiar, M. A. M. ; PROCESSOS METALINGÜÍSTICOS E METACOGNITIVOS NA COMPREENSÃO DE TEXTO. Symposium (Recife) , RECIFE, v. 4, n.NUMERO ESP, p. 41-44, 2000.

  • Aguiar, M. A. M. ; O PAPEL DA FAMÍLIA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. Symposium (Recife) , RECIFE, v. 1, n.NÚMETRO ES, p. 35-38, 2000.

  • Aguiar, M. A. M. ; MARCUSCHI, E. . Textos de Alunos de 4ª Série: aspectos tipológicos. Investigações , Recife, v. 11, p. 117-142, 2000.

  • Aguiar, M. A. M. ; PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE TIPOLÓGICA. Revista do II Colóquio Latinoamericano de Análise do Discurso Aled, 1999.

  • Aguiar, M. A. M. ; A ENTOAÇÃO EM CONTEXTOS HESITATIVOS EM INTERAÇÕES TEMÁTICAS. Investigações (Recife) , v. 7, p. 125-133, 1997.

  • Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. (Org.) ; ANDRADE, W. T. L. (Org.) . Os Caminhos Entre a Fala e a Escrita: Um Percurso da Fonoaudiologia Pelos Gêneros Textuais.. 1.. ed. São José dos Campos: PULSO, 2011. v. 1. 112p .

  • MARCUSCHI, E. (Org.) ; Aguiar, M. A. M. (Org.) . Luiz Antonio Marcuschi, seu percurso, seus textos: uma homenagem.. 1. ed. Recife: Recife: PGLetras, 2010. v. 1. 153p .

  • Aguiar, M. A. M. ; BERNARDINO JUNIOR, F. M. (Org.) . En-TOM-ação: a prosódia em perspectiva. Recife: Editora da UFPE, 2007. v. 1. 255p .

  • CIDRIM, L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Escrevendo como se fala. São José dos Campos: Pulso, 2007. v. 01. 90p .

  • Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. (Org.) ; VBilar de Melo (Org.) ; CARVALHO, G. M. M. (Org.) ; ANDRADE, W. T. L. (Org.) ; CAVALCANTE, M. C. B. (Org.) ; CAVALCANTI, W. M. (Org.) . Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem. 01. ed. Recife: FASA-UNICAP, 2005. v. 01.

  • VIANA, M. A. M. ; Aguiar, M. A. M. . Tese de Doutorado The Acquisition of Brazilian Portuguese Phonology with particular reference to stop consonants. Reading, Inglaterra: Reading University, 1984. v. 01. 250p .

  • Vogeley ; Aguiar, M. A. M. ; OLIVEIRA, D. H. . Uma proposta de subespecificação para o sistema vocálico pretônico do português brasileiro. In: Dermeval da Hora; Esmeralda Vailati Negrão. (Org.).. (Org.). Estudos da linguagem: casamento entre temas e perspectivas.. 1ed.João Pessoa: Ideia Editora Universitária, 2012, v. 1, p. 215-235.

  • Vogeley ; Aguiar, M. A. M. . A influência da fala na produção escrita de alunos do primeiro ano do ensino médio. In: Pe. Bruno Carneiro Lira. (Org.). Linguagem e Ensino: Realidades que se intercruzam, organizada. 1ed.Recife: PAULINAS, 2012, v. 1, p. 175-196.

  • LIMA, A. N. F. ; ANDRADE, W. T. L. ; CARVALHEIRA, G. M. G. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Marcas de oralidade e interatividade na escrita na clínica fonoaudiológica. In: Aguiar, M.A.M.; Madeiro, Francisco; Andrade, W.T.L.. (Org.). Os caminhos entre a fala e a escrita: um percurso da fonoaudiologia pelos gêneros textuais. 01ed.São José dos Campos SP: Pulso, 2011, v. 01, p. 57-68.

  • Menezes, D ; Aguiar, M. A. M. . Gêneros textuais escritos e suas funções em comunidade de surdos. Os caminhos entre a fala e a escrita: um percurso da fonoaudiologia pelos g~eneros textuais. São José dos Campos, SP: Pulso, 2011, v. 01, p. 69-94.

  • MARINHO, J. S. ; MADEIRO, F. ; Aguiar, M. A. M. . Marcas de oralidade na escrita de um afásico com dificuldades expressivas. In: Aguiar, M.A. M.; Madeirso, Francisco; Andrade, W.T.L.. (Org.). Os caminhos entre a fala e a escrita: um percurso da fonoaudiologia pelos gêneros textuais. 01ed.São José dos Campos, SP: Pulso, 2011, v. 01, p. 29-56.

  • Aguiar, M. A. M. ; A pesquisa em linguagem na pós-graduação stricto sensu da UNICAP: contribuição para os estudos da aquisição da linguagem no Nordeste do Brasil. In: Cavalcante, M.C.B.; Faria,E.M.B.; Letão,M.M.. (Org.). Aquisição da linguagem e processamento linguístico: perspectivas teóricas e aplicadas. João Pessoa: Ideia Editora Universitária, 2011, v. 01, p. 161-172.

  • Santos, H.A. ; Aguiar, M. A. M. . Interacionismo socio-discursivo,ensino de língua e os gêneros textuais. In: Víctor M. Castel y Liliana Cubo de Severino (Editores). (Org.). La renovación de la palabra en el bicentenario de la Argentina: Los colores de la mirada lingüística. Mendoza, República Argentina: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de Cuyo, 2011, v. 1, p. 109-115.

  • GOMES, I. C. A. ; Aguiar, M. A. M. . The prosodic parameters used in meaningconstruction of the aphasic discourse. In: Scliar-Cabral, L.. (Org.). Psycholinguistics: Scientific and technological challenges. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, v. , p. 377-390.

  • Santos, H.A. ; Aguiar, M. A. M. . Interacionismo socio-discursivo, ensino de língua e os gêneros textuais.. In: Víctor M. Castel; Liliana Cubo de Severino. (Org.). La renovación de la palabra en el bicentenario de la Argentina. Los colores de la mirada lingüística. 01ed.Mendoza: Editorial FFyL - UNCuyo, 2010, v. 01, p. 109-115.

  • ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . A Surdez na Infância: Filosofias para a Educação da Criança Surda.. In: CAVALCANTI, W. M. A. (Org.) ; Vilar de Melo, M.de F. (Org.) ; MATOS, J. C. (Org.) ; BEZERRA, L. C. S. (Org.). (Org.). Linguagem e Incusão:questões de diversidade social. Rio de Janeiro: Calibán, 2009, v. 1, p. 104-120.

  • ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Relação Entre Oralidade E Escrita Nas Práticas Discursivas Do Afásico. In: Junot Cornélio Matos; Luiz Carlos Souza Bezerra; Maria de Fátima Vilar de Melo; Wanilda Maria Alves Cavalcanti.. (Org.). Linguagem e Inclusão:questões de diversidade social.. 01ed.Rio de Janeiro: Calibán, 2009, v. 01, p. 104-120.

  • GOMES, P.W. ; Aguiar, M. A. M. . GESTALT-TERAPIA: questões em aberto. ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO NA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGIICA. São Paulo: GUANABARA KOOGAN, 2008, v. , p. -.

  • LOPES, L. W. ; MADEIRO, F. ; Aguiar, M. A. M. . Envolvimento e intencionalidade na locução telejornalística: a relação entre prosódia, linguagem e cognição. In: Aguiar, M.A.M.; Madeiro, F. (Org.). Em-TOM-Ação. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2007, v. 1, p. 51-72.

  • Aguiar, M. A. M. ; BRITO, C. M. P. ; MEDVED, D. M. ; BERNARDINO JUNIOR, F. M. . Entoação: Conceitos, Modelos e Perspectivas Múltiplas. In: Marígia ana de Moura Aguiar; Francisco Madeiro Bernardino Filho. (Org.). En-TOM-ação: a prosódia em perspectiva. Recife: Editoda da UFPE, 2006, v. 1, p. -.

  • Aguiar, M. A. M. ; Vogeley . Entoação como Recurso Facilitador na Terapia com Desvios Fonológicos.. In: Francisco Madeiro Bernardino Júnior. (Org.). Em-tom-ação: a prosódia em perspectiva. Recife: Editora da UFPE, 2006, v. 1, p. -.

  • Aguiar, M. A. M. ; BERNARDINO JUNIOR, F. M. ; LOPES, L. W. . Teoria Interacional do Tom e a Construção da Intencionalidade no Telejornalismo.. In: Francisco Madeiro; Marígia Aguiar. (Org.). En-TOM-ação: a prosódia em perspectiva. Recife: Editora da UFPE, 2006, v. 1, p. -.

  • Aguiar, M. A. M. ; VICENTE, A. A. ; ROCHA, J. M. V. ; MARINHO, J. S. . Organização discursiva, fatores paralingüísticos e Doença de Parkinson. In: Alcidésio L. S. de Barros; Erideise Gurgel da costa; Maria Lúcia Gurgel da Costa; Josian Medeiros da Silva. (Org.). Parkinson: Uma visão interdisciplinar. 1ed.São Paulo: Editora PULSO, 2006, v. 1, p. 1-16.

  • LEAL, A. L. ; BERNARDINO JUNIOR, F. M. ; Aguiar, M. A. M. . Comunicação Mãe x Bebê: Padrões entoacionais e trocas comunicativas. In: Moab duarte Acioli. (Org.). A Linguagem e suas interfaces. Recife: Editora Livro Rápido, 2006, v. 01, p. 01-26.

  • Aguiar, M. A. M. ; DIMENSÃO SOCIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA E AVALIAÇÃO DE REDE. In: ELIZABETH MARCUSCHI; ARAÚJO SOARES. (Org.). AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E CURRÍCULO: INCLUSÃO E PLURALIDADE. 1ed.RECIFE/ PE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFPE, 1997, v. 1, p. 25-43.

  • Aguiar, M. A. M. ; MARCUSCHI, L. A. . ELEMENTOS PARA ESTUDOS LIGÜISTICOS. In: MARÍGIA ANA DE MOURA VIANA; L. A. MARCUSCHI. (Org.). ELEMENTOS PARA ESTUDOS LIGÜISTICOS. 1ed.RECIFE/ PE: EDITORA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 1980, v. 1, p. -.

  • Moura, S.C. ; Aguiar, M. A. M. . Gêneros textual no continnum fala e escrita como recurso terapêutico no tratamento do sujeito afásico em clínica fonoaudiológica.. In: 1º Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2010, RECIFE. Anais eletronicos do 1º Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem.. Recife: Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2010.

  • SANTANA, D. P. ; Aguiar, M. A. M. . Peleja virtual: um novo gênero (digital) da poesia popular.. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa. VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009. v. 1. p. 1046-1052.

  • Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . A organização discursiva do afásico e fatores paralinguísticos e suprasegmentais. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEXTO E CULTURA, 2009, FORTALEZA. ANAIS DO ENCONTRO INTERNACIONAL DE TEXTO E CULTURA. Fortaleza: EDIÇÕES UFC, 2009. v. 1. p. 4566-4581.

  • SANTANA, D. P. ; Aguiar, M. A. M. . Aproximações e distanciamentos no continuum fala/escrita da poesia popular: cantoria e cordel. In: II Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2008, OLINDA. II Congresso Nacional sobre o Ensino de Língua e Literatura, 2008. OLINDA: FACHO, 2008. v. Unico. p. 351-357.

  • Aguiar, M. A. M. ; Alfabetização, letramento e sala de aula: algumas reflexões. In: Enconto Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2006, Recife. Anais do Enconto Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE. Recife, 2006. v. 1.

  • Lira, Z.S. ; Aguiar, M. A. M. . Entoação e interpretação cênica: o papel da entoação na constituição do personagem. In: XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE, 2006, João Pessoa. Anais da XXI Jornada de Estudos Lingüísticos do Nordeste - GELNE. João Pessoa: GELNE - Editoração Eletrônica, 2006. v. 1. p. 3051-3057.

  • Aguiar, M. A. M. ; Organização discursiva do parkinsoniano. In: I Simpóisio Nacional de Pesquisa na Doença de Parkinson, 2005, Recife. Anais do I Simpóisio Nacional de Pesquisa na Doença de Parkinson. Recife: Alpha Gráfica Digital/UNICAP/Sociedade dos Amigos de Parkinson, 2005. v. 1.

  • Aguiar, M. A. M. ; LEAL, A. L. . Entoação e aquisição de linguagem. In: Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem, 2005, Recife. Anais do Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem - ENEAL. Recife: FASA, 2005.

  • Aguiar, M. A. M. ; LEAL, A. L. . Entoação, Leitura e Sala de Aula. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2004, Jão Pessoa. Anais do II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. João Pessoa: Ideia, 2004. v. 1. p. 1657-1662.

  • Aguiar, M. A. M. ; CUNHA, A. C. . As vozes sociais no conto A Bela e a Fera. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2004, João Pessoa. Anais da XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. João Pessoa: GELNE, 2004. v. 1. p. 91-94.

  • Aguiar, M. A. M. ; CUNHA, A. C. . A utilização da teoria dos traços distintivos na supressão dos desvio fonológico: um relato de caso. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2004, João Pessoa. Anais da XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. João Pessoa: GELNE, 2004. v. 1. p. 87-90.

  • Aguiar, M. A. M. ; Fatores de textualidade na organização do texto de sala de aula. In: II Congreso y V Coloquio de la Asociación Latinoamericana de Estudos del Discurso, 2003, H. Puebla de Zaragora. Anais do II Congreso y V Coloquio de la Asociación Latinoamericana de Estudos del Discurso, 2003.

  • Aguiar, M. A. M. ; O Discurso do aluno de psicologia: características e usos - o caso do léxico. In: I Congresso e IV Colóquio da ALED, 2001, Recife -PE. Anais do I Congresso e IV Colóquio da Associação Latinoamericana de Análise do Discurso, 2001.

  • Aguiar, M. A. M. ; Entoação e Doença de Parkinson. In: V Congresso Internacional da ABRALIN, 2007, Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2007. v. 1. p. 252-253.

  • LACERDA, A. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Aplicação da AFC em crianças com desvios fonéticos e/ou fonológicos:análise crítica. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: PUCRS, 2006. v. 1. p. 206-207.

  • LACERDA, A. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Aplicação do sftware avalie 3.1 em crianças com desvios fonéticos e/ou fonológicos. In: 8º Encontro Nacional sobre Avaliação de Linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de resumos. Porto Alegre: PUCRS, 2006. v. 1. p. 207-208.

  • LACERDA, A. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Aplicação do jogo lince em crianças com desvios fonéticos e/ou fonológicos. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: PUCRS, 2006. p. 208-209.

  • LACERDA, A. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Instrumentos para aquisição e análise da produção lingüística infantil: avaliação por fonoaudiólogos do Recife. In: 7º Encontro Nacional sobre aquisição de Linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: PUCRS, 2006. p. 209-210.

  • LACERDA, A. ; FARIAS FILHO, R. M. ; SOARES, J. H. P. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Diretrizes para a criação de um software aplicativo de apoio à avaliação de desvios fonéticos e/ou fonológicos. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: PUCRS, 2006. p. 210-210.

  • LIMA, A. N. F. ; CARVALHEIRA, G. M. G. ; ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. . A linguagem na filosofia de Santo Agostinho: uma aproximação da fonoaudiologia. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: PUCRS, 2006. p. 225-226.

  • LIMA, A. N. F. ; CARVALHEIRA, G. M. G. ; ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. . Marcas de interatividade na escrita de três sujeitos com diferentes características de linguagem. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: PUCRS, 2006. p. 227-227.

  • GALINDO, T. C. ; Aguiar, M. A. M. . Padrões Entoacionais no discurso do parkinsoniano. In: Semana Integração Universidade -Sociedade da Católica, 2006, Recife. Anais da Semana Integração Universidade -Sociedade da Católica. Recife: FASA, 2006. p. 1017-1020.

  • Aguiar, M. A. M. ; MARINHO, J. S. ; GALINDO, T. C. . Padrões Entoacionais no discurso do parkinsoniano. In: III Semana de Integração Católica-Sociedade, 2006, Recife. Anais da III Semana de Integração Católica-Sociedade. Recife: Ed. FASA, 2006. v. 1.

  • Aguiar, M. A. M. ; SILVA, C. G. . A organização do discurso do afásico: a utilização de marcadores paralingüísticos no portador de afasia. In: II Semana de Integração Universidade Sociedade, 2004, Recife. Anais da II Semana de Integração Universidade Sociedade. Recife: FASA/UNICAP, 2004. v. 1. p. 180-183.

  • Aguiar, M. A. M. ; GOMES, I. C. A. . A organização do discurso do afásico: a utilização dos marcadores conversacionais no portador de afasia. In: II Semana de integração Universidade-Sociedade, 2004, Recife. Anais da II Semana de integração Universidade-Sociedade. Recife: FASA - Editora da UNICAP, 2004. v. 1. p. 177-179.

  • SANTANA, D. P. ; Aguiar, M. A. M. . A relação fala-escrita nos gêneros textuais da poesia popular nordestina. In: XII Congresso de la SAL - Bicentenário: renovación de la palabra, 2011, Mendoza. Actas de XII Congresso de la SAL. Mendoza: INCIHUSA-CONISET, 2011. v. 01. p. 42-42.

  • ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . O uso de parafraseamento na escrita como uma possibilidade de otimização da coesão textual dos surdos.. In: 26º Encontro Internacional de Audiologia, 2011, Maceió/AL. 26º Encontro Internacional de Audiologia. São Paulo : Academia Brasileira de Audiologia. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2011. p. 2681-2681.

  • Santos, H.A. ; Aguiar, M. A. M. . O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM FOCO NOS GÊNEROS TEXTUAIS EM AULAS DO CURSO DE LETRAS EM FACULDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: XVI congresso Internacional de la ALFAL - Asociación de Linguística y Filología de la América Latina - ALFAL, 2011, Alcala Henares. Documentos para el XVI Congresso Internacional de la ALFAL. Alcalá Henares : Universidad de Alcalá, 2011. Henares: Universidad de Alcalá, 2011. v. 1. p. 296-296.

  • Vogeley ; Aguiar, M. A. M. ; OLIVEIRA, D. H. . Aquisição das vogais médias pretônicas.. In: XVI Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de la América Latina (ALFAL), 2011, Alcalá de Henares. Libro de Resumenes del XVI Congreso Internacional de la ALFAL. Alcalá de Henares, 2011.

  • Santos, R.M.A.S. ; Aguiar, M. A. M. . OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS. In: ECLAE- ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADA AO ENSINO, NATAL, 2011, NATAL. ECLAE-ENCONTRO DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM APLICADAS AO ENSINO. NATAL: EDUFRN. Natal- RN: UFRGN, 2011.

  • Santos, E.Q.M. ; Aguiar, M. A. M. . Interação e escrita: marcas de interatividade no livro didático de língua portuguesa. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Anais da 62ª Reunião Anual da SBPC. Natal: UFRGN, 2010. v. 1.

  • Santos, H.A. ; Aguiar, M. A. M. . Interacionismo sociodiscursivo, ensino de língua e gêneros textuias. In: XII Congresso de la SAL - Bicentenário de la Revolución de la Palabra, 2010, Mendoza/ Argentina. Anais do XII Congresso de la SAL - Bicentenário de la Revolución de la Palabra. Mendoza: Editora da Facultad de Filosofía e Letras de la Universidad Nacional de Cuyo, 2010. p. 88-89.

  • Santos, H.A. ; Aguiar, M. A. M. . Interacionismo sociodiscursivo, ensino de línguas e gêneros textuais: um redimensionamento na prática docente. In: VI SENALE - Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino / Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa, 2010, Pelotas RS. Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa. Pelotas: Pelotas : Cópias Santa Cruz,, 2010. v. 01. p. 147-148.

  • Santos, R.M.A.S. ; Aguiar, M. A. M. . OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA LINGUAGEM.. In: 62ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC,, 2010, Natal - RN. 62ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC. Natal - RN: UFRN, 2010.

  • SANTANA, D. P. ; Aguiar, M. A. M. . Peleja Virtual: um novo gênero do discurso?. In: IV Coloquio Argentino de la IADA, 2009, La Plata. IV Coloquio Argentino de la IADA - Diálogos y Diálogos - Libro de Resúmenes.. La Plata: Universidad de La Plata, 2009. v. Unico. p. 81-81.

  • SANTANA, D. P. ; Aguiar, M. A. M. . A relação fala-escrita nos gêneros textuais da poesia popular nordestina.. In: II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2009, Evora PORTUGAL. Panorâmica de Linguística, Literatura e Cultura do II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.. Évora: Universidade de Évora, 2009. p. 146-146.

  • Cananéa, I.C. ; Aguiar, M. A. M. ; MARINHO, J. S. ; GOMES, I. C. A. . Parâmetros Entoacionais na Construção de Sentido de Leitura em Sujeitos falantes da Língua Inglesa. In: 16 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos de Jordão. Revista do 16 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Suplemento Especial. São Paulo: SBFa, 2008. v. 1. p. 568-568.

  • MARINHO, J. S. ; Aguiar, M. A. M. . Marcas de Oralidade na escrita de um afásico com dificuldades expressivas. In: 16 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos de Jordão. Anais do 16 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. São Paulo: SBFa, 2008. v. 1. p. 379-379.

  • MARINHO, J. S. ; GOMES, I. C. A. ; Aguiar, M. A. M. ; AZEVEDO, N. . Grupo de Convivência de Afasia da UNICAP: Aportes da Perspectiva Sóciointeracionista.. In: 16 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2008, Campos de Jordão. Anais do 16 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. São Paulo: SBFa, 2008. v. 1. p. 568-568.

  • SANTANA, D. P. ; Aguiar, M. A. M. . Peleja Virtual: Um novo gênero do discurso?. In: In: Colóquio de Análise do Discurso : Marcos Teóricos e Relações Multidisciplinares, 2008, Recife. Colóquio de Análise do Discurso: marcos teóricos e relações multidisciplinares. Caderno de Resumos. Recife: Editora da UFPE, 2008. v. Unico. p. 44-45.

  • Santos, R.M.A.S. ; Aguiar, M. A. M. . FALA E ESCRITA. In: XXII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS/ I WORKSHOP INTERNACIONAL DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM LUSO-BRASILEIRA., 2008, Maceió - AL. XXII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS/ I WORKSHOP INTERNACIONAL DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM LUSO-BRASILEIRA.. Maceió: UFAL, 2008.

  • ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; BERNARDINO JUNIOR, F. M. . O uso de marcadores discursivos como uma possibilidade de otimização da coesão textual dos surdos. In: 22º Encontro Internacional de Audiologia, 2007, Natal. Anais do 22º Encontro Internacional de Audiologia. Natal: Audiologiabrasil, 2007.

  • Oliveira, A.A. ; SILVEIRA, E. G. C. ; Aguiar, M. A. M. . A produção de gênero textual no afásico. In: III Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2007, Maceió. Resumos do III Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. Maceió: UFAL, 2007. v. 1. p. 39-39.

  • Silva, S.M.G. ; Lima, J. C. N. ; Matos ; Aguiar, M. A. M. . Concepção de língua, prática docente, na produção escrita dos alunos do EJA. In: 8º Congresso Internacional da ISAPL, 2007, Porto Alegre. RESUMOS. Porto Alegre, 2007. v. 1. p. 20-21.

  • GOMES, I. C. A. ; Cananéa, I.C. ; MARINHO, J. S. ; Aguiar, M. A. M. . A utilização da hesitação no discurso do afásico. In: 8º Congresso Internacional do ISAPL, 2007, Porto Alegre. RESUMOS. Porto Alegre: PUCRS, 2007. v. 1. p. 66-67.

  • Cananéa, I.C. ; GOMES, I. C. A. ; Aguiar, M. A. M. . Marcas de interatividade no discurso do afásico. In: 8º Congresso Internacional da ISAPL, 2007, Porto Alegre. RESUMOS. Porto Alegre: PUCRS, 2007. v. 1. p. 67-68.

  • MARINHO, J. S. ; Aguiar, M. A. M. . Marcas de oralidade na escrita de um portador de afasia sem oralidade. In: 8º Congresso Internacional da ISAPL, 2007, Porto Alegre. RESUMOS. Porto Alegre: PUCRS, 2007. v. 1. p. 68-69.

  • MARINHO, J. S. ; Aguiar, M. A. M. ; GALINDO, T. C. . Padrões entoacionais no discurso do parkinsoniano. In: 8º Congresso Internacional da ISAPL, 2007, Porto Alegre. RESUMOS. Porto Alegre: PUCRS, 2007. v. 1. p. 162-163.

  • Rocha, M.C.G. ; Aguiar, M. A. M. . As variações lingüísticas na escrita sob o olhar da clínica fonoaudiológica. In: 8º Congresso Internacional da ISAPL, 2007, Porto Alegre. RESUMOS. Porto Alegre: PUCRS, 2007. v. 1. p. 206-206.

  • Aguiar, M. A. M. ; Organização discursiva do parkinsoniano: fatores paralingüísticos e estratégias de uso. In: 8º Congresso Internacional do ISAPL, 2007, Porto Alegre. RESUMOS. Porto Alegre: PUCRS, 2007. v. 1. p. 58-58.

  • Barros, F.H.R. ; Aguiar, M. A. M. . O papel dos elos coesivos seqüenciais na produção escrita de aprendizes de inglês de EFL. In: 8º Congresso Internacional do ISAPL, 2007, Porto Alegre. RESUMOS. Porto Alegre: PUCRS, 2007. v. 1. p. 219-220.

  • Silva, S.M.G. ; Matos ; Aguiar, M. A. M. . As armadilhas encontradas nas diversas concepções de leitura subjancentes ao entendimento da relação fala-escrita. In: 16º COLE - nCongresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. CADERNOS DE ATIVIDADES - RESUMOS do 16º COLE. Campinas: UNICAP, 2007.

  • Falcão, J.S. ; Oliveira, A.A. ; Aguiar, M. A. M. . Gêneros textuais na clínica da afasia: relato de fonoaudiólogos. In: III ECLAE - Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2007, Maceió. Resumos do III ECLAE - Encontro de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. Maceió, 2007. v. 1. p. 38-39.

  • RIBEIRO, M. G. C. ; Aguiar, M. A. M. . Memorial de formação: gênero textual do posto para o proposto nas vivências dos estagiários do curso de pedagogia.. In: I Simpósio Nacional de Leitura, 2007, João Pessoa. Anais do I Simpósio Nacional de Leitura, 2007.

  • Silva, S.M.G. ; Aguiar, M. A. M. . A compreesão de linguagem norteando a concepção de leitura do docente da EJA. In: I Simpósio Nacional de Leitura, 2007, João Pessoa. Anais do I Simpósio Nacional de Leitura, 2007.

  • Silva, S.M.G. ; Matos ; Aguiar, M. A. M. . . A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO FALA E ESCRITA REFLETIDA NA CONCEPÇÃO DE LEITURA DOS DOCENTES. In: 8º CONGRESSO INTERNACIONAL DA ISAPL,, 2007, Porto Alegre. Anais do 8º CONGRESSO INTERNACIONAL DA ISAPL. Porto Alegre: PUCRS, 2007. v. 01. p. 20-20.

  • Silva, S.M.G. ; Matos ; Aguiar, M. A. M. . CONCEPÇÃO DE LÍNGUA, PRÁTICA DOCENTE, NA PRODUÇÃO ESCRITA DOS ALUNOS DO EJA.. In: 8º CONGRESSO INTERNACIONAL DA ISAPL, 2007, Porto Alegre. Anais do 8º CONGRESSO INTERNACIONAL DA ISAPL. Porto Alegre: PUCRS, 2007. p. 203-203.

  • Aguiar, M. A. M. ; Vogeley . Variações lingüísticas e desvios fonológicos. In: Congresso Internacional de política Lingüística na América do Sul - CIPLA, 2006, João Pessoa - PB. Anais do Congresso Internacional de política Lingüística na América do Sul - CIPLA. João Pessoa - PB, 2006. v. 1.

  • Aguiar, M. A. M. ; Fernandes, O.P.P. ; MARINHO, J. S. . Organização discursiva do parkinsoniano. In: Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita, 2006, Maceió. Anais do Encontro Nacional sobre Língua Falada e Escrita. Maceió: ELFE/UFAL, 2006.

  • Aguiar, M. A. M. ; Vogeley . Variações lingüísticas x desvios fonológicos. In: VIII FÓRUM DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS., 2006, Rio de Janeiro. LIVRO DE RESUMOS DO VIII FÓRUM DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS., 2006. p. 58.-58.

  • Aguiar, M. A. M. ; Organização discursiva do afásico. In: 7º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos. Porto Alegre: PUCRS, 2006. p. 58-58.

  • COSTA, K. P. R. ; SILVA, P. R. ; Aguiar, M. A. M. . A apropriação da escrita em crianças pertencentes às camadas populares: ouvintes e surdas. In: 7ª Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem, 2006, Porto Alegre. Livro de Resumos, 2006. p. 234-235.

  • ANDRADE, W. T. L. ; LIMA, A. N. F. ; CARVALHEIRA, G. M. G. ; Aguiar, M. A. M. . Marcas de interatividade na escrita do surdo e a clínica fonoaudiológica. In: XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2006, Salvador. Suplemento Especial da revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2006.

  • ANDRADE, W. T. L. ; CARVALHEIRA, G. M. G. ; LIMA, A. N. F. ; Aguiar, M. A. M. . Apropriação da escrita em crianças de camadas populares: ouvintes e surdas. In: XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2006, Salvador/BA. XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2006.

  • LIMA, A. N. F. ; Aguiar, M. A. M. . Afasia em Bilingüe: Estudo de caso. In: XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2006, Salvador. Suplemnto Especial da Revista da Sociedade Brasileiro de Fonoaudiologia. Salvador: SBFa, 2006.

  • ANDRADE, W. T. L. ; LIMA, A. N. F. ; COSTA, K. P. R. ; Aguiar, M. A. M. . Santo Agostino e a Fonaudiologia: um encontro possível?. In: XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2006, Salvador. Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Salvador: SBFa, 2006.

  • Lira, Z.S. ; Aguiar, M. A. M. . Entoação e interpretação cênica: o papel da entoação na constituição do personagem. In: XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2006, Salvador. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, 2006.

  • Aguiar, M. A. M. ; O discurso do portador de Parkinson. In: VIII Forum de Estudos Lingüísticos, 2006, Rio de Janeiro. Livro do VIII Forum de Estudos Lingüísticos, 2006. p. 58-58.

  • Aguiar, M. A. M. ; Vogeley . Variações Lingüísticas X Desvios Fonéticos e/ou Fonológicos. In: Congresso da Associação Latinoamericana de Estudos de Discurso, 2005, Santiago. Anais da ALED. Santiago, 2005. v. 1.

  • Aguiar, M. A. M. ; A Organização discursiva do Parkinsoniano. In: I Simpósio Nacional de Pesquisa na Doença de Parkinson, 2005, Recife. Anais do I Simpósio Nacional de Pesquisa na doença de Parkinson. Recife: FASA, 2005.

  • Vogeley ; Aguiar, M. A. M. . Variações lingüísticas x desvios fonéticos e/ou fonológicos. In: 4ª Jornada Internacional de Fonoaudiologia, 2005, Fortaleza. Anais da 4ª Jornada Internacional de Fonoaudiologia, 2005.

  • Aguiar, M. A. M. ; LEAL, A. L. . Entoação e aquisição da Linguagem. In: XX Jornada Nacional de estudos Lingüísticos, 2004, João Pessoa. Anais da XX Jornada Nacional de estudos Lingüísticos. João Pessoa: Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino (2.: 2003 : João pessoa-PB), 2004. v. 1. p. 1.

  • Aguiar, M. A. M. ; NOGUEIRA, G. L. M. ; ALMEIDA, M. L. C. S. . A leitura significativa: padrões entoacionais e leitura de contos infantis. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2004, João Pessoa. Anais da XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. João Pessoa: GELNE, 2004. v. 1.

  • Aguiar, M. A. M. ; VICENTE, A. A. . O Discurso do Portador de Parkinson. In: 8ª Jornada de Iniciação Científica do PIBIC/FACEP/CNPq, 2004, Recife. Resumos da 8ª Jornada de Iniciação Científica do PIBIC/FACEP/CNPq, 2004. p. 441-441.

  • Aguiar, M. A. M. ; MARINHO, J. S. . Os organizadores de Turno no discurso do afásico. In: II Semana de Integração Universidade Sociedade, 2004, Recife. Anais da VI Jornada de Iniciação Ciêntífica da UNICAP. Recife: FASA/GRÁFICA, 2004. v. 1. p. 746-749.

  • Aguiar, M. A. M. ; A leitura significativa: padrões entoacionais e leitura de contos infantís. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, 2004, João Pessoa. Anais da XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. João Pessoa, 2004.

  • Aguiar, M. A. M. ; LEAL, A. L. . Entoação, leitura e sala de aula. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2003, João Pessoa. Anais do II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2003.

  • Aguiar, M. A. M. ; Entoação:uma reflexão crítica sobre diferentes concepções. In: III Congresso Internacional da ABRALIN, 2003, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso Internacional da ABRALIN, 2003. v. 1.

  • Aguiar, M. A. M. ; NOGUEIRA, G. L. M. ; ALMEIDA, M. L. C. S. . As interfaces da entoação em narrativas infantís. In: II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicada ao Ensino, 2003, João Pessoa. Anais do II Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicada ao Ensino, 2003. v. 1.

  • Aguiar, M. A. M. ; NOGUEIRA, G. L. M. ; ALMEIDA, M. L. C. S. . Quem está contando a história? Polifonia e intertextualidadena construção de narrativas orais infantís. In: 6º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem, 2003, Porto Alegre. Livro de Resumos do 6º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem. Porto Alegre: PUCRS, 2003. v. 1. p. 73-73.

  • Aguiar, M. A. M. ; LUCENA, L. V. O. . Fatores de Textualidade. In: II Congresso y V Coloquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudios del Discurso, 2003, Puebla. VI Congresso y V Coloquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudios del Discurso. Puebla: universidad autonoma metropolitana - Casa Abierta al tiempo, 2003. v. 1. p. 32-32.

  • Aguiar, M. A. M. ; LUCENA, L. V. O. . A influência da Fala na Produção Escrita de alunos do segundo ano do ensino médio. In: II Congresso y V Coloquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudios del Discurso, 2003, Puebla. II Congresso y V Coloquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudios del Discurso. Puebla: asa Abierta ao Tiempo Universidade aAutonoma Metropolitana, 2003. v. 1.

  • Aguiar, M. A. M. ; NOGUEIRA, G. L. M. ; ALMEIDA, M. L. C. S. . Livro de imagens:questões de autoria nas narrativas orais infantís. In: II Congresso y V Coloquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudios de Discurso, 2003, Puebla. II Congresso y V Coloquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudios de Discurso. Puebla: Casa Abierta ao Tempo Universidad Autonoma Metropolitana, 2003. v. 1. p. 96-97.

  • Aguiar, M. A. M. ; Vogeley . A influência da Fala na Produção Escrita de alunos do primeiro ano do ensino médio. In: II Congresso y V Coloquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudios del Discurso, 2003, Puebla. II Congresso y V Coloquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudios del Discurso. Puebla: Casa abierta al tiempo Universidade Autonoma Metropolitana, 2003. v. 1. p. 231-232.

  • Aguiar, M. A. M. ; Alfaro ; VBilar de Melo . Interação, discurso em construçãodo conhecimento em sala de aula. In: II Congresso y V Coloquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudios del discurso, 2003, Puebla. Anais do II Congresso y V Coloquio de la Asociacion Latinoamericana de Estudios del discurso. Puebla: Universidad Autónoma Metropolitana / Casa Abierta al tiempo, 2003. v. 1. p. 32-32.

  • Aguiar, M. A. M. ; LEAL, A. L. . Entonação, Leitura e Sala de Aula. In: II ECLAE - Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino, 2003, João Pessoa. Anais do II ECLAE - Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino. João Pessoa: Ideia, 2003. p. 1657-1662.

  • Aguiar, M. A. M. ; LUCENA, L. V. O. . Situacionalidade e Informatividade na produção do texto em sala de aula. In: 4ª Jornada de Iniciação Científica da UNICAP, 2002, Recife/PE. Anais da 4ª Jornada de Iniciação Científica da UNICAP. Recife/PE: FASA - Editora da UNICAP, 2002. v. 01. p. 113-114.

  • Aguiar, M. A. M. ; TEIXEIRA, M. B. S. . Intertextualidade na produção do texto em sala de aula. In: 4ª Jornada de Iniciação Científica da UNICAP, 2002, Recie/PE. Anais da 4ª Jornada de Iniciação Científica da UNICAP. Recife/PE: FASA - Editora da UNICAP, 2002. v. 1. p. 118-119.

  • Aguiar, M. A. M. ; LEAL, A. L. . Marcas Entoacioanis na aquisição da linguagem. In: 3ª Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da UNICAP, 2002, Recife/PE. Anais da 3ª Mostra de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da UNICAP. Recife/PE: FASA - Editora da UNICAP, 2002. v. 1. p. 72-72.

  • Aguiar, M. A. M. ; CIDRIM, L. . Marcas de Varia~]oes Lingüísticas na Linguagem Escrita Infantil. In: IV Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2002, Maceió. Anais do IV Encontro Nacional de Língua Falada e Escrita, 2002. v. I.

  • Aguiar, M. A. M. ; O Discurso do aluno estagiário de Psicologia: características e usos. In: 2ª Mostra de Pesquisa e Pós-graduação e Extensão da UNICAP, 2001, Recife. Anais da2ª Mostra de Pesquisa e Pós-graduação e Extensão da UNICAP. Recife: FASA, 2001. v. 01. p. 65-65.

  • Aguiar, M. A. M. ; Padrões entoacionais no processo de continuidade e descontinuidade na fala. In: VII Encontro Nacional da ANPOLL, 1992, Porto Alegre. Anais do VII Encontro Nacional da ANPOLL, 1992.

  • Aguiar, M. A. M. ; Capacidades Metalingüísticas e Metacognitvas na Compreensão. In: VII Encontro Nacional da ANPOLL, 1992, Porto Alegre. Anais do VII Encontro Nacional da ANOPOLL, 1992.

  • Aguiar, M. A. M. ; Padrôes Entoacionais e compreensão de texto. In: 44ª Reunião Anual da SBPC, 1992, Rio Grande do Sul. Anais da 44ª Reunião Anual da SBPC, 1992.

  • Aguiar, M. A. M. ; O Papel dos marcadores prosódicos no processo de compreensão de texto. In: IV Encontro Nacional da ANPOLL, 1989, São Paulo. Anais do IV Encontro Nacional da ANPOLL, 1989.

  • Aguiar, M. A. M. ; A utilização de padrões sistemáticos para distinguir pares cognatos: uma estratégia para o estudo da aquisição da linguagem.. In: II Encontro Nacional da ANPOLL, 1987, Rio de janeiro. Anais do II Encontro Nacional da ANPOLL, 1987.

  • Aguiar, M. A. M. ; Aquisição das consoantesb oclusivas em crianças de 2 a 4 anos de idade. In: 37ª Reunião Anual da SBPC, 1985, Belo Horizonte. Anais da 37ª Reunião Anual da SBPC, 1095.

  • Aguiar, M. A. M. ; Contribuição da Fonologia para a Alfabetização. In: Encontro da ABRALIN, 1983, Recife. Boletim da ABRALIN, 1983. v. 4.

  • ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Gêneros Textuais e Letramento no Contexto da Surdez.. Revista do GELNE (UFC) , 2012.

  • Moura, S.C. ; Aguiar, M. A. M. . O Sujeito afásico: um estudo à luz da análise do discurso.. Revista Odisséia , 2011.

  • SANTANA, D. P. ; Aguiar, M. A. M. . Aproximações e distanciamentos no continuum fala-escrita da poesia popular: cantoria e cordel. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Santos, H.A. ; Aguiar, M. A. M. . O ensino de língua portuguesa com foco em gêneros textuais em aulas do curso de letras em faculdades de formação de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Vogeley ; Aguiar, M. A. M. . Aquisição das vogais médias pre-tônicas do português brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Aguiar, M. A. M. ; Ferreira, S.S.M.O. ; MADEIRO, F. . A prosódia na construção de sentido na aquisição da linguagem. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Santos, H.A. ; Aguiar, M. A. M. ; Matos . OS GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Santos, R.M.A.S. ; Aguiar, M. A. M. . OS GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Santos, E.Q.M. ; Aguiar, M. A. M. . Interação e escrita: marcas de interatividade no livro didático de língua portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Santos, H.A. ; Aguiar, M. A. M. . Interacionismo sóciodiscursivo, ensino de língua e gêneros textuais: uma proposta de redimensionamento na prática docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . LINGUAGEM, INTERAÇÃO E PROSÓDIA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Moura, S.C. ; Aguiar, M. A. M. . Marcas de oralidade na escrita: estudo de caso em afasia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; Marcas de interatividade, contorno entoacional e construção de sentido. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . O USO DA REPETIÇÃO NA ESCRITA PELOS SURDOS COMO UMA POSSIBILIDADE DE OTIMIZAÇÃO DA SUA COESÃO TEXTUAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Santos, H.A. ; Aguiar, M. A. M. . Interacionismo sociodiscursivo, ensino de línguas e gêneros textuais: um redimensionamento na prática docente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAUJO, R. ; Aguiar, M. A. M. . Os gêneros textuais como ferramenta didática para o ensino da linguagem.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, D. P. ; Aguiar, M. A. M. . Peleja Virtual: um novo gênero do discurso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, D. P. ; Aguiar, M. A. M. . Peleja Virtual: um novo gênero do discurso?.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; GALINDO, T. C. . Características de organização linguístico discursiva do sujeito afásico: marcadores de interatividade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, E. M. ; Aguiar, M. A. M. . Teoria dos atos de fala e ensino de língua materna. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, D. P. ; Aguiar, M. A. M. . Peleja virtual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, D. P. ; Aguiar, M. A. M. . Peleja virtual: um novo gênero (digital) da poesia popular.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cananéa, I.C. ; Aguiar, M. A. M. ; GOMES, I. C. A. . PARÂMETROS ENTOACIONAIS NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DE LEITURA EM SUJEITOS FALANTES DA LÍNGUA INGLESA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARINHO, J. S. ; Aguiar, M. A. M. . Marcas de Oralidade na escrita de um afásico com dificuldades expressivas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARINHO, J. S. ; GOMES, I. C. A. ; Aguiar, M. A. M. ; VBilar de Melo ; AZEVEDO, N. . Grupo de Convivência de Afasia da UNICAP: Aportes da Perspecitva Sóciointeracionista. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; Organização discursiva do afásico e fatores paralingüísticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Aguiar, M. A. M. ; SUASSUNA, L. . Linguagem e aprendizagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, D. P. ; Aguiar, M. A. M. . Fala e Escrita: um continuum em ação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . O uso de marcadores discursivos na escrita como possibilidade de otimização da coesão textual dos surdos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; Entoação e doença de Parkinson. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Rocha, M.C.G. ; Aguiar, M. A. M. . As variações lingüísticas na escrita sob o olhar da clínica fonoaudiológica. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RIBEIRO, M. G. C. ; Aguiar, M. A. M. . Memorial de formação: gênero textual do posto para o proposto nas vivências dos estagiários do curso de pedagogia. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Oliveira, A.A. ; Aguiar, M. A. M. ; Falcão, J.S. . A produção do gênero textual do afásico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Oliveira, A.A. ; SILVEIRA, E. G. C. ; Aguiar, M. A. M. . Gêneros textuais na clínica de afasia: relato de fonoaudiólogoa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . O Uso de Marcadores Discursivos na Escrita Como Uma Possibilidade de Otimização da Coesão Textual dos Surdos.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Prosódia e Intencionalidade no Relato de Notícias.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. N. F. ; ANDRADE, W. T. L. ; CARVALHEIRA, G. M. G. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Marcas de interatividade na clínica fonoaudiológica da linguagem.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; Alfabetização, letramento e sala de aula: algumas reflexões. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Aguiar, M. A. M. ; LEAL, A. L. . Entoação e aquisição de linguagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; Organização discursiva do parkinsoniano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Aguiar, M. A. M. ; Vogeley . Variações lingüísticas e desvios fonológicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; Vogeley . Variações lingüísticas e desvios fonológicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. N. F. ; ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. . A linguagem na filosofia de Santo Agostinho: uma aproximação da fonoaudiologia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LACERDA, A. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Aplicação da AFC em crianças com desvios fonéticos e/ou fonológicos:análise crítica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, A. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Aplicação do jogo lince em crianças com desvios fonéticos e/ou fonológicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, A. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Aplicação do software avalie 3.1 em crianças com desvios fonéticos e/ou fonológicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, A. ; FARIAS FILHO, R. M. ; SOARES, J. H. P. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Diretrizes para a criação de um software aplicativo de apoio à avaliação de desvios fonéticos e/ou fonológicos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LACERDA, A. ; Aguiar, M. A. M. ; MADEIRO, F. . Instrumentos para aquisição e análise da produção lingüística infantil: avaliação por fonoaudiólogos do Recife. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, K. P. R. ; SILVA, P. R. ; Aguiar, M. A. M. . A apropriação da escrita em crianças pertencentes às acamadas populares: ouvintes e surdas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, A. N. F. ; ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. . Afasia em Bilingüe: Estudo de caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, A. N. F. ; CARVALHEIRA, G. M. G. ; ANDRADE, W. T. L. ; Aguiar, M. A. M. . Santo Agostinho e a Fonoaudiologia: um encontro possível?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANDRADE, W. T. L. ; CARVALHEIRA, G. M. G. ; LIMA, A. N. F. ; Aguiar, M. A. M. . Marcas de interatividade na escrita do surdo e a clínica fonoaudiológica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Lira, Z.S. ; Aguiar, M. A. M. . Entoação e interpretação cênica: o papel da entoação na constituição da personagem. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Vogeley ; Aguiar, M. A. M. . Variações Lingüísticas x desvios fonéticos e/ou fonológicos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; CUNHA, A. C. . A utilização da teoria dos traços distintivos na supressão dos desvio fonológico: um relato de caso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; CUNHA, A. C. . As vozes sociais no conto A Bela e a Fera. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; LEAL, A. L. . Entoação, Leitura e Sala de Aula. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; NOGUEIRA, G. L. M. ; ALMEIDA, M. L. C. S. . A leitura significativa: padrões entoacionais e leitura de contos infantis. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; VICENTE, A. A. . O Discurso do Portador de Parkinson. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; MARINHO, J. S. . Os organizadores de Turno no discurso do afásico. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; Fatores de textualidade na organização do texto de sala de aula. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; LEAL, A. L. . Entoação e aquisição da Linguagem. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; Vogeley . A influência da Fala na Produção Escrita de alunos do primeiro ano do ensino médio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; LUCENA, L. V. O. . A influência da Fala na Produção Escrita de alunos do segundo ano do ensino médio. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; NOGUEIRA, G. L. M. ; ALMEIDA, M. L. C. S. . As interfaces da entoação em narrativas infantís. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; NOGUEIRA, G. L. M. ; ALMEIDA, M. L. C. S. . Livro de imagens:questões de autoria nas narrativas orais infantís. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; NOGUEIRA, G. L. M. ; ALMEIDA, M. L. C. S. . Quem está contando a história? Polifonia e intertextualidadena construção de narrativas orais infantís. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; Por que estudar e pesquisar Fonologia nos cursos de Linguagem?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Aguiar, M. A. M. ; LEAL, A. L. . Marcas Entoacioanis na aquisição da linguagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; CIDRIM, L. . Marcas de Variações Lingüísticas na Linguagem Escrita Infantil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; O Discurso do aluno de psicologia: características e usos - o caso do léxico. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Aguiar, M. A. M. ; As mudanças morfológicas na Língua Portuguesa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Aguiar, M. A. M. ; Aplicação da Fonologia ao ensino de Língua portuguesa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Aguiar, M. A. M. ; A CONTRIBUIÇÃO DA FONOLOGIA PARA LINGÜÍSTICA APLICADA AO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Aguiar, M. A. M. ; PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA ANÁLISE TIPOLÓGICA. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Aguiar, M. A. M. ; PROPOSTA PARA UMA ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS: LÍNGUA PORTUGUESA. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Aguiar, M. A. M. ; A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Aguiar, M. A. M. ; PADRÕES ENTONACIONAIS NA ORGANIZAÇÃO DA FALA. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Aguiar, M. A. M. ; LINGÜÍSTICA, O QUE É, O QUE FAZ. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Aguiar, M. A. M. ; A MUSICALIDADE NA LEITURA. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Aguiar, M. A. M. ; A ENTONAÇÃO EM CONTEXTOS HESITATIVOS EM INTERAÇÕES TEMÁTICAS. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Aguiar, M. A. M. ; PADRÕES DE HESITAÇÃO NA LÍNGUA FALADA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Aguiar, M. A. M. ; PADRÕES ENTOACIONAIS NA LEITURA. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Aguiar, M. A. M. ; A ENTONAÇÃO EM CONTEXTOS HESITATIVOS EM INTERAÇÕES TEMÁTICAS. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Aguiar, M. A. M. ; Um linguista, orientações diversas. Coleção Luis Antonio Marcuschi.. Recife: UFPE, 2009 (Apresentação de livro).

  • Aguiar, M. A. M. ; Linguagens e educação: diálogos e fronteiras.. Recife, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Aguiar, M. A. M. ; Primeiras Palavras. Recife, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Barros, Kazue S. ; Aguiar, M. A. M. ; Silva, Denize E. G. . Apresentação do Número especial da Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso em homenagem a L.A. MARCUSCHI. Buenos Aires, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Aguiar, M. A. M. ; LINGUAGENS E A PALAVRA.. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • Lira, F.E.G.C. ; Aguiar, M. A. M. . O Poder da Palavra. São Paulo: Paulinas, 2007 (Apresentação de livro).

  • Aguiar, M. A. M. ; Ideologia e Forma Literária em Carlos Drummond de Andrade. Recife, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Aguiar, M. A. M. ; Formação do Educador Avaliação e Currículo. Recife -PE: Editora Universitárias da UFPE, 1999 (Apresentação de livro).

  • Aguiar, M. A. M. ; Professor-aluno: as relações de poder. Cirutiba: HD Livros, 1999 (Presentação de livro).

  • Aguiar, M. A. M. ; Ideologia e Forma Literária em Carlos Drummond de Andrade. Recife: Cia Pacífica, 1997 (Apresentação de livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Aguiar, M. A. M. ; Membro do Comitê Avaliador da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da FACEPE. 2011.

Aguiar, M. A. M. ; Seminário de Pesquisa Estudantil- PIBIC_UFBA. 2010.

Aguiar, M. A. M. ; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNICAP. 2010.

Queiroz, E. ; Amazonas, M.C.L.A. ; Lima, D.N. ; Takaki, G.M. C. ; Aguiar, M. A. M. ; Ferreira, S.R.M. . Grupo de Trabalho para estudo e análise do Estágio Pós-doutoral. 2010.

Aguiar, M. A. M. ; Banco de Consultores do Programa CYTED. 2010.

Aguiar, M. A. M. ; Avaliação de Programa PIBIC da UFBA. 2009.

Aguiar, M. A. M. ; Avaliação Programa de IC da UFPE. 2009.

Aguiar, M. A. M. ; Consultora ad hoc da FACEPE desde 1997. 2008.

Aguiar, M. A. M. ; Consultora ad hoc da CAPES desde 1985. 2008.

Aguiar, M. A. M. ; Consultora ad hoc do CNPq desde 1987. 2008.

Aguiar, M. A. M. ; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNICAP. 2008.

Aguiar, M. A. M. ; Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFAL. 2001.

Aguiar, M. A. M. ; Avaliação de Cursos de Graduação em Letras. 1995.

Amazonas, M.C.L.A. ; MADEIRO, F. ; Vasconcelos, S.S.D. ; Ferreira, S.R.M. ; Dias, M.C. S. B. ; Queiroz, E. ; Aguiar, M. A. M. . Membro da Comissão de Avaliação dos relatórios da Pós-graduação. 2011.

Aguiar, M. A. M. ; Avaliação PIBIC UFPE. 2011.

Aguiar, M. A. M. ; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNICAP. 2011.

Aguiar, M. A. M. ; VIII Encontro Nacional sobre Aquisição da Linguagem. 2011.

Aguiar, M. A. M. ; Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguegam. 2011.

Aguiar, M. A. M. ; Coordenação do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. 2011.

Aguiar, M. A. M. ; Avaliação PIBIC UFPE. 2010.

Aguiar, M. A. M. ; Queiroz, E. . Oficina de Pesquisa em Elaboração de Projetos para Fomento. 2010.

Aguiar, M. A. M. ; Reunião de Coordenadores dos Programas de pós-graduação da área de Letras e Linguística. 2009.

Aguiar, M. A. M. ; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNICAP. 2009.

Aguiar, M. A. M. ; Reunião de Coordenadores de Pós-graduação da CAPES. 2009.

Nóbrega, D ; Matos ; Queiroz, E. ; MADEIRO, F. ; Santos, G.F. ; Aguiar, M. A. M. . Membro da Comissão Técnica da Pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco. 2009.

Aguiar, M. A. M. ; Membro da Comissão Avaliadora da área de Letras e Lingüística do Programa de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco. 2008.

Aguiar, M. A. M. ; Membro da Comissão Avaliadora da área de Letras e Lingüística do Programa de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFBA. 2008.

Aguiar, M. A. M. ; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Católica de Pernambuco. 2007.

Aguiar, M. A. M. ; Membro externo do Comitê Científico de Iniciação Científica da UFPE. 2007.

Aguiar, M. A. M. ; Consultor ad hoc para a revista Arquivos Brasileiros de Psicologia. 2007.

Aguiar, M. A. M. ; Membro do Comitê Científico de Iniciação à Pesquisa da UNICAP. 2006.

Aguiar, M. A. M. ; 4ª Jornada de Iniciação Científica UNICAP. 2002.

Aguiar, M. A. M. ; 3ª Jornada de Iniciação Científica da UNICAP. 2001.

Aguiar, M. A. M. ; Aquisição da Linguagem: perspectivas teóricas e resultados de pesquisa. 2001.

Aguiar, M. A. M. ; 2ª Jornada de Iniciação Científica da UNICAP. 2000.

Aguiar, M. A. M. ; Comissão de Avaliação Programa PIBIC da UNICAP. 1999.

Aguiar, M. A. M. ; INTERATIVIDADE E PRODUÇÃO ESCRITA NO PORTADOR DE AFASIA.. 2010. (Relatório de pesquisa).

Matos ; Aguiar, M. A. M. ; SACONI, A. ; Ferreira, S.R.M. . REGIMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - DOCUMENTO INSTITUCIONAL).

Aguiar, M. A. M. ; MARINHO, J. S. . ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA DO PARKINSONIANO: FATORES PARALIGUÍSTICOS - O CASO DA REPETIÇÃO. 2005. (Relatório de pesquisa).

Aguiar, M. A. M. ; FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Aguiar, M. A. M. ; FONOLOGIA. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Aguiar, M. A. M. ; CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Aguiar, M. A. M. ; LINGÜÍSTICA. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Aguiar, M. A. M. ; CONTEÚDO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Aguiar, M. A. M. ; FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Aguiar, M. A. M. ; LINGÜÍSTICA E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. 1996. .

Aguiar, M. A. M. ; TEORIA LINGÜÍSTICA. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Aguiar, M. A. M. ; PSICOLINGÜÍSTICA. 1994. .

Aguiar, M. A. M. ; CARVALHO, G. M. M. ; VBilar de Melo ; COSTA, M. L. G. ; CAVALCANTE, M. C. B. ; BERNARDINO JUNIOR, F. M. . I Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem. 2005 (Encontro Nordestino em Aquisição de Linguagem) .

Aguiar, M. A. M. ; Semana de Integração Universidade Sociedade. 2005 (Coordenação de fórum de pós-graduação) .

Aguiar, M. A. M. ; O ensino e a pesquisa em fonética e fonologia em Pernambuco e no Piauí. 2002 (Apresentação em congresso) .

Aguiar, M. A. M. ; CIDRIM, L. . MARCAS DAS VARIAÇÕES LINGÜÍSTICAS NA LINGUAGEM ESCRITA INFANTIL. 2002 (Apresentação em congresso) .

Aguiar, M. A. M. ; I Seminário de Atualização em Linguagem. 2002 (Apresebtação em congresso) .

Aguiar, M. A. M. ; O discurso do aluno estagiário de psicologia: características e usos- o caso do léxico. 2001 (Apresebtação em congresso) .

Aguiar, M. A. M. ; Lingüística Textual: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. 2001 (Apresentação em congresso) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    PROSÓDIA, ESCOLHA LEXICAL E CONSTITUIÇÃO DE SENTIDO EM TROCAS INTERATIVAS, Descrição: Este trabalho busca identificar as marcas de interatividade refletidas em formas lexicais relacionadas às escolhas tonais do falante na constituição de sentido, possibilitando um aprofundamento nos estudos da prosódia. O pressuposto utilizado é o de que as escolhas lexicais, que vão sendo feitas ao longo da interação, são responsáveis pela construção de um contexto e as opções de proeminências tonais vão construindo o sentido do texto, simultaneamente. O contexto interativo implica o reconhecimento de que o comportamento prosódico do falante constrói um contorno entoacional significativo, sendo interpretado pelo ouvinte como constitutivo de conteúdo informacional, mas, ao mesmo tempo, pode veicular pistas com relação às marcas de interatividade, promovendo proximidade/distanciamento entre os interlocutores, associadas a padrões típicos (referring tones) de referência ao conhecimento prévio partilhado ou a informações novas (proclaiming tones). Buscar-se-á relacionar as escolhas lexicais a pistas associadas ao contexto social dos interactantes, seu reflexo nas proeminências tonais e o papel que essas escolhas desempenham na constituição de sentido em trocas interativas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    LINGUAGEM, INTERAÇÃO E PROSÓDIA, Descrição: Este trabalho busca identificar as marcas de interatividade relacionadas às escolhas tonais do falante na produção de gêneros textuais orais, para a classificação do gênero dentro do continuum, possibilitando um aprofundamento nos estudos da relação fala e escrita. O pressuposto utilizado é o de que as escolhas tonais, que vão sendo feitas ao longo da interação, são responsáveis pela construção de um contexto e as opções de proeminências tonais vão construindo o sentido do texto simultaneamente. O contexto interativo implica o reconhecimento de que o comportamento prosódico do falante constrói um contorno entoacional significativo, sendo interpretado pelo ouvinte como constitutivo de conteúdo informacional, mas, ao mesmo tempo, pode veicular pistas com relação às marcas de interatividade, ao manter a proximidade/distanciamento entre os interlocutores, associadas a padrões típicos (referring tones) de referência ao conhecimento prévio partilhado ou a informações novas (proclaiming tones). Por outro lado, será também investigado se a recorrência desses padrões está associada a diferentes gêneros textuais, na classificação do continuum tipológico, como proposto por Marcuschi (1997), para o estudo da relação oralidade e escrita.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (8) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 70 / Número de orientações: 27

  • 2010 - 2013

    O PAPEL DA INTENCIONALIDADE NA ESCOLHA TONAL, Descrição: Este trabalho busca identificar as marcas de interatividade relacionadas às escolhas tonais do falante na produção de gêneros textuais orais, para a classificação do gênero dentro do continuum fala-escrita, possibilitando um aprofundamento nos estudos da relação entre fala e escrita. O pressuposto utilizado é o de que as escolhas tonais, que vão sendo feitas ao longo da interação, são responsáveis pela construção de um contexto e as opções de proeminências tonais vão construindo o sentido do texto simultaneamente. O contexto interativo implica o reconhecimento de que o comportamento prosódico do falante constrói um contorno entoacional significativo, sendo interpretado pelo ouvinte como constitutivo de conteúdo informacional, mas, ao mesmo tempo, pode veicular pistas com relação às marcas de interatividade, ao manter a proximidade/distanciamento entre os interlocutores, associadas a padrões típicos (referring tones) de referência ao conhecimento prévio partilhado ou a informações novas (proclaiming tones). Por outro lado, será também investigado se a recorrência desses padrões está associada a diferentes gêneros textuais, na classificação do continuum tipológico, como proposto por Marcuschi (1997), para o estudo da relação oralidade e escrita.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2007 - 2010

    Interatividade e Produção Escrita no Portador de Afasia, Descrição: O presente trabalho enfoca a linguagem do afásico, ou seja, do portador de alterações na expressão da linguagem falada e/ou escrita, adquiridas como conseqüência de lesão em áreas cerebrais responsáveis pela fala, escrita e ou pela compreensão das mesmas. Tem suas bases nos trabalhos sobre a Análise do Discurso (AD) e Análise da Conversação (AC) e suas contribuições para o estudo da interação pela linguagem. São consideradas as condições de produção da linguagem, a situação na qual foi produzido o dizer e a relação interpessoal. Este trabalho procura observar como o afásico organiza seu discurso e como se dá o processo de interação em seu ambiente social. A relevância do trabalho está em identificar características e, com base nos resultados, oferecer estratégias para a superação das dificuldades enfrentadas por esse sujeito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 12

  • 2005 - 2006

    Padrões entoacionais no discurso do parkinsoniano, Descrição: Este projeto tem como objetivo observar de que forma e em que circunstâncias ocorrem os padrões entoacionais no discurso do portador da doença de Parkinson e as estratégias utilizadas por esse sujeito na superação das dificuldades resultantes desse processo de descontinuidade na interação verbal. Os estudos para o tema apresentado são fundamentados na Análise do Discurso e na Análise da Conversação, permitindo um aprofundamento teórico para a investigação dos padrões entoacionais no discurso do parkinsoniano. Foram selecionados para a pesquisa, dez portadores do Parkinsonismo, tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino, onde será observada a ocorrência dos padrões entoacionais no discurso, em diálogos, com base nas referências resultado de leituras de textos na área de interesse do projeto. A relevância do trabalho está em identificar características e oferecer estratégias para a superação das dificuldades enfrentadas por esse sujeito.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marígia Ana de Moura Aguiar - Integrante / Júlia da Silva Marinho - Integrante / Marígia Ana de Moura Viana - Coordenador / Sônia Maria Souza Dantas - Integrante / Talita Cruz Galindo - Integrante., Número de produções C, T & A: 8

  • 2004 - 2005

    Organização discursiva do parkinsoniano:Fatores Paralingüísticos - O Caso da Hesitação, Descrição: A presente pesquisa investiga o processo da organização do discurso do portador de Parkinson, priorizando os fatores paralingüísticos deste discurso e interação social, e considerando aspectos físicos e cognitivos desse sujeito, o qual, diante de algumas limitações sintomáticas pertinentes ao acometimento intrínseco ao portador dessa patologia (voz fraca, volume diminuído, dificuldade na articulação, fala monótona e uso excessivo de pausas, entre outros) é levado a um isolamento social. Será analisada a produção discursiva coletada através de gravações de diálogos a serem transcritos. Devido aos comprometimentos progressivos da patologia, a pesquisa tem como caráter ético, respeitar as limitações dos sujeitos analisados. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marígia Ana de Moura Aguiar - Coordenador / Jonathas Miranda Vilela Rocha - Integrante / Sônia Maria Souza Dantas - Integrante., Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2

  • 2004 - 2005

    Organização discursiva do parkinsoniano:Fatores Paralingüísticos - O Caso da Repetição, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marígia Ana de Moura Aguiar - Coordenador / Júlia da Silva Marinho - Integrante., Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 1

  • 2003 - 2004

    A UTILIZAÇÃO DOS MARCADORES CONVERSACIONAIS NO DISCURSO DO AFÁSICO, Descrição: O tema para a pesquisa ora proposta volta-se para a organização do discurso do portador de Afasia, enfocando os marcadores conversacionais, caracterizados por desempenharem importante papel na organização e manutenção da interação verbal. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3

  • 2003 - 2004

    A organização do discurso do afásico: A utilização de marcadores paralingüísticos, Descrição: A presente pesquisa possui suas bases nos estudos na análise do discurso (A.D) e suas contribuições para o estudo da interação pela linguagem. Investiga o processo da organização do discurso do afásico, priorizando os fatores paralingüísticos deste discurso e como se dá o processo de interação social. Para sua realização, foi necessário um aprofundamento teórico a partir de textos referentes à análise de discurso e aspectos físicos e cognitivos do sujeito afásico, o qual, diante de algumas limitações sintomáticas pertinentes ao acometimento intrínseco ao portador dessa patologia (voz fraca, volume diminuído, dificuldade na articulação, fala monótona e uso excessivo de pausas, entre outros) é levado a um isolamento social. Buscou-se verificar o uso de estratégias com recursos paralingüísticos para compensar dificuldades próprias da doença que possam interferir na interação verbal. A relevância do trabalho está em identificar e oferecer estratégias para a superação das dificuldades enfrentadas por esse sujeito. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 3

  • 2003 - 2004

    Os organizadores de turno no discurso do afásico, Descrição: O estudo tem por objetivo investigar o processo da organização do discurso do portador de Parkinson, priorizando a utilização dos organizadores de turno deste discurso e interação social, bem como aspectos físicos e cognitivos do sujeito parkinsoniano, o qual, diante de algumas limitações sintomáticas pertinentes ao acometimento intrínseco ao portador da patologia em questão, como voz fraca, volume diminuído, dificuldade na articulação, fala monótona e uso excessivo de pausas entre outros, promove ao portador um isolamento social. Foram analizados extratos da produção discursiva coletada através de gravações de diálogos transcritos com o intuito de verificar a organização de turnos nesse discurso. Devido aos comprometimentos progressivos da patologia, a pesquisa tem como caráter ético, respeitar as limitações dos sujeitos analisados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 3

  • 2002 - 2003

    A influência da fala na produção escrita de alunos do Ensino Fundamental, Descrição: Este projeto propõe-se a identificar os erros relacionados com a fala, sejam eles de ordem social ou pedagógica, os quais irão requerer diferentes tipos de intervenção, que demandarão um trabalho mais efetivo no Ensino Fundamental, ao serem identificadas as suas causas pelos professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 52 / Número de orientações: 5

  • 2001 - 2002

    Situacionalidade e informatividade na produção do tetxo em sala de aula, Descrição: Esta pesquisa analisa fenômenos relacionados à produção do texto discursivo, na perspectiva da Lingüística Textual (Beaugrande e Dressler, 1981), dentro do contexto de sala de aula, considerando-se a relação de poder existente entre aluno e professor. As questões aqui levantadas relacionam-se com dois fatores de textualidade: a situacionalidade, que torna um texto relevante para uma situação comunicativa, e a informatividade, que determina o quanto um texto é novo ou imprevisível para o interlocutor.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Bolsa.Número de orientações: 8

  • 2001 - 2002

    Intertextualidade na produção do texto em sala de aula, Descrição: Este trabalho teve como objetivo observar como ocorre a construção dos sentidos de um texto durante o processo de interação no contexto de sala de aula, examinando o fator de intertextualidade como proposto pela Lingüística Textual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 20 / Número de orientações: 4

  • 2000 - 2001

    O discurso do aluno de psicologia: características e usos: o caso da mudança de turno, Descrição: Este projeto busca definir os princípios, critérios, características e usos do discurso do aluno estagiário do curso de Psicologia da UNICAP, identificando as formas que caracterizam a relação de poder que se estabelece nesse discurso ao longo de sua formação como psicólogo e seu primeiro contato na clínica escola com seus primeiros clientes. O tema escolhido visa a levantar questões relacionadas à linguagem, buscando, nos processos de interação em que se dá a sua formação, os dados pertinentes à organização desse discurso. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Bolsa.Número de orientações: 3

  • 1999 - 2000

    O discurso do aluno de psicologia: características e usos - o caso do léxicop, Descrição: Analise do processo de formação do discurso do aluno a partir das estratégias discursivas adotadas em sala de aula, numa situação de relação de poder assimétrico de dominante/dominado (professor/aluno). Exerce poder o falante que possui o controle de quem pode ou deve falar o que e em que momento (Van Dijk, 1997). Busca-se observar, durante o processo de formação do Psicólogo, a constituição do léxico desses alunos, aqui considerado como uma marca lingüística de poder e indicador de relação assimétrica, até o momento do estágio, quando, através da linguagem, assumem o papel de dominantes na relação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Bolsa.

  • 1999 - 2000

    O discurso do aluno de psicologia: características e usos - o caso dos operadores modais, Descrição: Investigar, nas ações dos falantes (alunos), onde e como o seu texto discursivo começa a assumir características de dominante/dominado numa relação assimétrica definida como autoritária.Investiga, ainda, o uso dos operadores modais que caracterizam as marcas de poder nas relações assimétricas professor/aluno e estagiário/cliente, bem como em que circunstâncias ocorrem as mudanças no discurso caracterizando a relação de poder. . , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Bolsa.Número de orientações: 3

  • 1999 - Atual

    LINGUAGEM, INTERAÇÃO E PROSÓDIA, Descrição: Este trabalho busca identificar as marcas de interatividade relacionadas às escolhas tonais do falante na produção de gêneros textuais orais, para a classificação do gênero dentro do continuum, possibilitando um aprofundamento nos estudos da relação fala e escrita. O pressuposto utilizado é o de que as escolhas tonais, que vão sendo feitas ao longo da interação, são responsáveis pela construção de um contexto e as opções de proeminências tonais vão construindo o sentido do texto simultaneamente. O contexto interativo implica o reconhecimento de que o comportamento prosódico do falante constrói um contorno entoacional significativo, sendo interpretado pelo ouvinte como constitutivo de conteúdo informacional, mas, ao mesmo tempo, pode veicular pistas com relação às marcas de interatividade, ao manter a proximidade/distanciamento entre os interlocutores, associadas a padrões típicos (referring tones) de referência ao conhecimento prévio partilhado ou a informações novas (proclaiming tones). Por outro lado, será também investigado se a recorrência desses padrões está associada a diferentes gêneros textuais, na classificação do continuum tipológico, como proposto por Marcuschi (1997), para o estudo da relação oralidade e escrita.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Orientação do trabalho de Iniciação Científica 1º lugar na área de Linguística, Letras e Artes da 11ª Jornada de Iniciação Científica PIBIC/UNICAP/CNPq/FACEPE, Universidade Católica de Pernambuco.

2005

Professor Homenageado, UNICAP.

2004

1º Lugar apresentação de trabalhos da aluna Angélica Andrade Vicente ( pesquisa de Iniciação Científica com Bolsa da FACEPE/CNPq) , apresentado no XV Encontro Nacional de Estudantes de Fonoaudiologia, XV Encontro Nacional de Estudantes de Fonoaudiologia.

2004

Orientação do trabalho de Iniciação Científica Menção honrosa ao trabalho de Iniciação Científica apresenatdo à FACEPE pela aluna Angélica Andrade Vicente, FACEPE/CNPq.

2004

Orientação de trabalho de Iniciação Científica Menção Honrosa ao trabalho apresentado pela aluna Júlia da Silva Marinho na VI Jornada de Iniciação Científica da UNICAP/CNPq, UNICAP.

2004

Professor Homenageado, Professor Homenageado.

1994

Professor Homenageado, UFPE.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Católica de Pernambuco, Departamento de Psicologia e Fonoaudiologia. , RUA DO PINCIPE, 526, BOA VISTA, 50050-090 - Recife, PE - Brasil, Telefone: (81) 2164134, Fax: (81) 2164196, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    (FACEPE) Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco

    Vínculo: Membro de comitê assessor, Enquadramento Funcional:

  • 1999 - Atual

    Universidade Católica de Pernambuco

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Passou de Assistente para Adjunto em janeiro de 2003

    Atividades

    • 10/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, SINAES, .,Cargo ou função, Avaliador do SINAES.

    • 08/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, .

    • 01/2002

      Ensino, Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Fonologia do Português, Fala e Escrita, Fundamentos Teóricos e de Análise da Linguagem

    • 01/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia e Fonoaudiologia, .,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento de Psicologia.

    • 01/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso do Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem.

    • 12/2001

      Direção e administração, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 01/1999

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Fonoaudiologia.,Linhas de pesquisa

    • 01/1999

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Linguagem, Fonética e Fonologia, Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem II, Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem I, Elementos de Pesquisa em Fonoaudiologia, Psicologia Geral V, Psicolingüística

    • 01/1999

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Teologia e Ciências Humanas, Departamento de Fonoaudiologia.,Atividade realizada, MEMBRO DA COMISSÃO DO PROGRAMA PIBIC/ UNICAP.

    • 01/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia e Fonoaudiologia, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Local de Seleção dos candidatos a Bolsa de Iniciação Científica.

    • 08/2004 - 01/2006

      Direção e administração, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, .,Cargo ou função, Coordenadora de Pós-graduação da UNICAP.

    • 12/2001 - 01/2006

      Direção e administração, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 09/2004 - 08/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, .

    • 01/2003 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Psicologia e Fonoaudiologia, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Departamento.

    • 09/2003 - 07/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, .

    • 09/2002 - 07/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2001 - 08/2002

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Coordenadora para a àrea de Ciências Humansa do Comitê Local de Seleção dos candidatos a Bolsa de Iniciação Científica.

    • 09/2000 - 08/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1999

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso do Programa de Mestrado em Psicologia Clínica.

    • 01/2000

      Extensão universitária , Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Oficina de Iniciação Científica na X Semana de Estudos Docentes da UNICAP.

    • 01/1998

      Direção e administração, Departamento de Psicologia e Fonoaudiologia, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

    • 01/1998

      Ensino, Programa de Mestrado Interinstitucional em Fonoaud, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Epistemologia e Metodologia Científica, Tópicos de Estudos sobre Linguagem

    • 01/1999

      Extensão universitária , Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Palestra na V Semana de Debates sobre a Infância.

  • 1977 - Atual

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Professor aposentado, Enquadramento Funcional: Adjunto IV

    Atividades

    • 03/1999 - 06/1999

      Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias Lingüísticas

    • 01/1985

      Direção e administração, Centro de Artes e Comunicação, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.