Wederson Rufino dos Santos

Assistente Social graduado pela Universidade de Brasília (UnB), em 2007. Mestre em Política Social pela UnB, em 2009. Doutor em Sociologia também pela UnB, em 2014. Foi assistente social da Secretaria de Saúde do GDF de dezembro de 2008 a abril de 2010. Assistente social do quadro efetivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde dezembro de 2012. Foi Coordenador-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência/Ministério dos Direitos Humanos entre junho de 2015 a setembro de 2017. Foi Chefe da Divisão do Serviço Social do INSS (setembro de 2013 a junho de 2015). Foi pesquisador da Anis: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero entre 2006 e 2012. Foi professor do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA) de Unaí-MG de agosto de 2011 a janeiro de 2016. Foi coordenador de graduação do Curso de Serviço Social e Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa da Facisa no ano de 2015. Atualmente é professor do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), no curso de Serviço Social (Conceito 5 do MEC). Atualmente é professor substituto no Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília. Atua principalmente nas áreas de gestão pública, pesquisa científica e análise de políticas sociais sobre Deficiência, Assistência Social, Previdência, Saúde Pública, Ética em Pesquisa, Bioética, Direitos Humanos e Saúde Mental. Consultor e/parecerista das Revistas Ciência e Saúde Coletiva/Abrasco, Revista Ser Social/UnB, Revista do Serviço Público/ENAP. É consultor do Banco Mundial para temas de deficiência.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Sociologia

2010 - 2014

Universidade de Brasília, UnB
Título: Os esquecidos: familismo e assistência pública na inimputabilidade por doença e deficiência mental no Brasil
Maria Stela Grossi Porto.

Mestrado em Política Social

2007 - 2009

Universidade de Brasília, UnB
Título: Deficiência e Democracia: a interpretação do Poder Judiciário sobre o Benefício de Prestação Continuada,Ano de Obtenção: 2009
Debora Diniz.Palavras-chave: Benefício de Prestação Continuada; deficiência; proteção social; modelo social de deficiência; Poder Judiciário.

Graduação em Serviço Social

2004 - 2007

Universidade de Brasília, UnB
Título: A análise do Benefício de Prestação Continuada feita por quem recebe e por quem concede: duas perspectivas sobre a proteção social do benefício?
Orientador: Debora Diniz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 -

Extensão universitária em Curso Capacitação à Distância em Ética em Pesquisa. (Carga horária: 100h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Ética na Pesquisa em Saúde. (Carga horária: 12h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Deficiência e Cinema. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Metodologia Feminista em Pesquisa Social. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Estatística Aplicada às Ciências Sociais. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em II Semana Socius da Universidade de Brasília. (Carga horária: 24h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Políticas de Promoção da Saúde e Prev. das DSTs. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, Wederson ; DINIZ, D. ; Penalva, Janaína . Seminário Deficiência, Direitos Humanos e Políticas Públicas. 2010. (Outro).

LIONCO, T. ; DINIZ, D. ; IMPERATORI, T. ; Rios, Roger Raupp ; SANTOS, Wederson . Diversidade sexual nos livros didáticos. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Deficiência, direitos humanos e políticas públicas.Políticas Públicas e acessibilidade no Distrito Federal: o direito à inclusão social. 2010. (Seminário).

III Encontro Nacional de Comitês de Ética em Pesquisa. 2010. (Encontro).

I Workshop/Seminário de Pesquisa do Observatório da Justiça Brasileira: repensando à justiça no Brasil.Judicialização do direito à saúde: o caso do Distrito Federal. 2010. (Oficina).

Reunião Técnica Nacional do Serviço Social do INSS.Deficiência, Desigualdade e Assistência Social. 2010. (Oficina).

Seminário Internacional do BPC.Relator do Seminário. 2010. (Seminário).

Simpósio Catarinense de Bioética.O caso da Deficiência para os desafios ao Impacto da Urbanização na vida das populações. 2010. (Simpósio).

XIII Congresso Brasileiro de Assistente sociais.Deficiência e Democracia: a interpretação do Poder Judiciário sobre o BPC. 2010. (Outra).

Ciclo de Debates: Desafios de Justiça - novos direitos na Suprema Corte Brasileira.Novas formas de família: a união civil entre pessoas do mesmo sexo. 2009. (Oficina).

Diversidade Sexual nos livros didáticos.Diversidade sexual no Programa Nacional do Livro Didático. 2009. (Seminário).

Semana do Assistente Social da Secretaria de Saúde do DF.Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) e Serviço Social: uma proposta em construção. 2009. (Oficina).

60º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Deficiêncai e BPC: o que muda na vida das pessoas atendidas?. 2008. (Congresso).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 8 - Corpo, violência e poder. 2008. (Seminário).

VI Encontro Nacional da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas. Qual Diversidade sexual dos Livros Didáticos Brasileiros?. 2008. (Congresso).

Fórum Mundial de Educação.Fórum Mundial de Educação. 2006. (Outra).

III Seminário Internacional de Política Social.III Seminário Internacional de Política Social. 2006. (Seminário).

XII Seminário Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social.III Seminário Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Paula do Nascimento Barros

BARBOSA, L.; Pereira, Everton;SANTOS, Wederson. Dependência e Deficiência: um estudo sobre o Índice de Funcionalidade Brasileiro aplicado à Aposentadoria. 2016. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade de Brasília.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

NEVES, A. V.; STEIN, R. H.; YANNOULAS, S. C.; ALMEIDA, D. C. R.;Santos, Wederson Rufino dos. Entre a filantropia e o direito: a participação de entidades da sociedade civil na proteção social para pessoas com deficiência no Distrito Federal. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Política Social) - Universidade de Brasília.

Aluno: Débora Souza de Rezende

SANTOS, Wederson. As políticas de proteção social para as vítimas do Césio-137: um estudo acerca do acidente radioativo de Goiânia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção.

Aluno: Luciana Cristina Guimarães e Tereza Cristina P

Santos, Wederson Rufino dos. Pinheiro.As demandas sociais da escola classe 41-DF como foco de intervenção do assistente social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção.

Aluno: Ana Hilda Oliveira Damasceno

Santos, Wederson Rufino dos. Medida protetiva de acolhimento institucional: uma estudo sobre o papel do assistente social na reintegração familiar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção.

Aluno: Rosânia Luíza de Queiroz e Zirza Maria Cardoso Bezerra

Santos, Wederson Rufino dos. As dificuldades vividas por mulheres chefes de famílias monoparentais de Taguatinga-DF. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção.

Aluno: Ester Costa Oliveira e Maria da Conceição Porto Rocha

Santos, Wederson Rufino dos. Bullying e os fatores que favorecem sua prática no ambiente escolar. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção.

Aluno: Raquel Simão Almeida

DINIZ, D.SANTOS, WedersonBARBOSA, L.. O desafio da diversidade na surdez e a lei de cotas para pessoas com deficiência em empresas privadas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília.

Aluno: Daniel Berquó Gomes

DINIZ, D.SANTOS, Wederson; SILVA, M. A.. Homofobia: a regulação dos espaços por meio da discriminação contra homossexuais. 2008 - Universidade de Brasília.

Aluno: Angélica Monteiro Soares Pires

Reis, Izis Morais Lopes; RAAD, I. L. F.;SANTOS, Wederson. Deficiência, Surdez e identidade: um estudo sobre adolescentes surdos, estudantes do ensino médio e suas percepções sobre a surdez. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Débora Diniz

PORTO, M. S. G.; FALEIROS, V. P.;Diniz, Debora; SANTOS, E. A. G. C.; ZACKSESKI, C. M.. Os esquecidos: familismo e assistência pública na inimputabilidade por doença e deficiência mental no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Débora Diniz

Diniz, Debora; Marlene Rodrigues; Rosa Stein. A análise do Benefício de Prestação Continuada feita por quem recebe e por quem concede: duas perspectivas sobre a proteção social do benefício?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília.

Maria Stela Grossi Porto

PORTO, M. S. G.. Os esquecidos: crime, família e assistência na inimputabilidade por doença e deficiência mental no Brasil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Rosa Helena Stein

RODRIGUES, D. D.;STEIN, R. H.; YANNOULAS, S.. A análise do Benefício de Prestação Continuada feita por quem recebe e por quem concede: duas perspectivas sobre a proteção social do benefício?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Departamento de Serviço Social - UNB.

Tatiana Lionço

DINIZ, D.LIONÇO, T.; MEDEIROS, M.. Deficiência e Democracia: a interpretacão do poder judiciário sobre o Benefício da Prestação Continuada. 2009. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade de Brasília.

Cristina Maria Zackseski

PORTO, Maria Stela Grossi; DINIZ, D.; FALEIROS, V. P.; SANTOS, E. A. G. C.;ZACKSESKI, Cristina. Os esquecidos: familismo e assistência pública na inimputabilidade por doença e deficiência mental no Brasil. 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Cristina Maria Zackseski

PORTO, M. S. G.; SANTOS, E. A. G. C.;ZACKSESKI, Cristina. Os esquecidos: crime, família e assistência na inimputabilidade por doença e deficiência mental no Brasil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade de Brasília.

Silvia Cristina Yannoulas

DINIZ, Debora;STEIN, Rosa H.YANNOULAS, S. C.. A análise do Benefício de Prestação Continuada feita por quem recebe e por quem concede: duas perspectivas sobre a proteção social do benefício?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Viriato Campelo

A interface entre o conselho municipal de saúde e a bioética: o caso de Teresina; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec; em Bioética e Direitos Humanos) - Instituto Camilo Filho; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Luciana Tolstenko Nogueira

A interface entre o conselho municipal de saúde e a bioética: o caso de Teresina; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec; em Bioética e Direitos Humanos) - Instituto Camilo Filho; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Maria Castelo Branco Rocha de Deus

Violência Sexual Intrafamiliar em crianças e atendidas no serviço de atenção a mulheres vítimas de violência sexual; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Espec; em Bioética e Direitos Humanos) - Instituto Camilo Filho; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Danniely Alves Cordeiro

Serviço Social e a atuação nas medidas socioeducativas: reflexões sobre a prática profissional e a instrumentalidade; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Abadia Alves Brito

Convívio familiar das pessoas com deficiência física e intelectual: desafios à proteção social; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Marília Cristina Oliveira

Inclusão da Pessoa com Síndrome de Down na escola de ensino regular: a realidade da rede pública; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

BRUNA ALCÂNTARA OLIVEIRA

Prevenção à violência doméstica contra crianças e adolescentes: um estudo da relação entre segurança pública e assistência social; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Leonardo Bose

Exame de translucência e Síndrome de Down: impactos para as dinâmicas familiares; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Educação Superior de Brasília; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Aline Lacerda Lima

Conselhos tutelares de Unaí-MG: uma análise sobre formação e capacitação; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciencias da Saude de Unaí; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Clarice José Pires

A família ea autonomia da pessoa com deficiência intelectual inserida no mercao de trabalho: um estudo de caso na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionai de Unaí-MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciencias da Saude de Unaí; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Ilma Costa Marques

Acessibilidade da pessoa com deficiência física com mobilidade reduzida: um estudo de caso na cidade de Unaí-MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciencias da Saude de Unaí; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Luciene Assunção Moreira

O Sistema Único de Assistência Social na garantia dos direitos socais: uma análise dos serviços prestados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) III de Unaí MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciencias da Saude de Unaí; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Luzia Francisca Ribeiro

A violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes e os novos arranjos familiares: um estudo de caso eo olhar dos profissionais do Centro de Referência de Assistência Social de Unaí-MG; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Faculdade de Ciencias da Saude de Unaí; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Ivonildes Lustosa Carvalho

Os efeitos das penas alternativas na vida dos sentenciados: um estudo de caso do Distrito Federal; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Rayane Barbosa de Oliveira e Rosana Francisca de Andrade

Uma análise sobre o reconhecimento de paternidade de crianças e adolescentes das escolas públicas da Ceilândia-DF; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Andrea Campelo de Sousa Cordeiro e Marline A

de Souza Basto; Assistência a pacientes com câncer, saúde e assistência social: o caso da ABRAPEC de Taguatinga-DF; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

José de Ribamar Pereira da Silva

As políticas de transferência de renda e a proteção social de famílias em situação de vulnerabilidade social; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Maria de Lourdes Souza Araújo e Dulcerly C

Viegas Boaes; Ganhos na saúde do idoso com a prática de atividade física por intermédio do Programa de Ginástica nas quadras; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Raquel de Sousa Santos e Regina Almeida da Costa

Efetivação da Política Nacional de Assistência Social na qualidade de vida dos idosos de Águas LIndas-GO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Renê de Sousa Camelo e Antonio Cesar Francisco Neves

O Serviço Social e a ortotanásia: dentro de uma visão teórica e prática da intervenção em conflitos morais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Antônio Mendes de Carvalho

A saúde das mulheres trabalhadoras do sexo e suas vulnerabilidades às DSTs/AIDS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Eliana Maria Saldanha e Daniel Anderson Tavares Amaral

Assistência social, cuidados e dinâmica familiar: os desafios das garantidas dos direitos dos autistas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Sueli Pereira do Nascimento e Diracy da Silva Santos

O perfil das mulheres que trabalham como prostitutas nas ruas de Taguatinga-DF; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Ítalo Melo dos Santos e Marluce Simões de Abreu

A insuficiência de creches públicas na cidade de Ceilândia-DF; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Amanda Lopes Nogueira e Ingrid Rocha dos Santos

Mulheres em relações violentas: afetividade, continuidade dos relacionamentos e desafios às políticas sociais; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Vanusa Duarte Silva e Danúbia do Espírito Santo Falcão

Inclusão do deficiente auditivo do centro educacional n; 6 de Taguatinga-DF; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Eulina Paula Portela Ernesto

Mulheres e envelhecimento: entre o preconceito e a busca de cidadania; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Centro Universitário Projeção; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Nayara Magalhães dos Santos

Desafios do controle social em ética em pesquisa: uma intervenção possível; 2009; Orientação de outra natureza; (estágio supervisionado) - Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero; Orientador: Wederson Rufino dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Débora Diniz

Deficiência e democracia: a interpretação do Poder Judiciário sobre o Benefício de Prestação Continuada; 2009; Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade de Brasília,; Orientador: Debora Diniz Rodrigues;

Débora Diniz

A análise do Benefício de Prestação Continuada feita por quem recebe e por quem concede: duas perspectivas sobre a proteção social do benefício?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Debora Diniz Rodrigues;

Débora Diniz

Discriminação e Deficiência no DF: uma mapa das denúncias no MPDFT; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Debora Diniz Rodrigues;

Débora Diniz

Deficiência em questão; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Debora Diniz Rodrigues;

Débora Diniz

Deficiência no Plural: a perspectiva dos gestores, juízes federais, movimentos sociais e cuidadoras; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Debora Diniz Rodrigues;

Maria Stela Grossi Porto

Os esquecidos: familismo eassistência pública na inimputabilidade por doença e deficiência mental no Brasil; 2015; Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de Brasília,; Orientador: Maria Stela Grossi Porto;

Flávia Aparecida Squinca

Deficiência e Educação; 2007; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade de Brasília; Orientador: Flávia Aparecida Squinca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, Wederson . Avaliar a deficiência como restrição de participação social: desafios e impactos para as políticas sociais. JURIS PLENUM PREVIDENCIÁRIA , v. 18, p. 63-76, 2017.

  • SANTOS, Wederson . PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E INCLUSÃO NO TRABALHO NA AMÉRICA LATINA: DESAFIOS À UNIVERSALIZAÇÃO DOS DIREITOS. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional , v. 25, p. 839-854, 2017.

  • SANTOS, Wederson . O circuito familista na Política de Assistência Social. TEXTOS & CONTEXTOS (PORTO ALEGRE) , v. 16, p. 388-402, 2017.

  • MOURA, L. ; SANTOS, Wederson ; CASTRO, Shamyr ; ITO, E. ; LUZ e SILVA, Danilo ; YOKOTA, Renata ; ABAAKOUK, Z. ; CORREA-FILHO, Heleno ; PÉREZ, Marco Gomes ; BALLERT, Carolina ; SABARIEGO, C. . Applying the ICF linking rules to compare population-based data from different sources: an exemplary analysis of tools used to collect information on disability. DISABILITY AND REHABILITATION , p. 1-12, 2017.

  • SANTOS, Wederson . Deficiência como restrição de participação social: desafios para avaliação a partir da Lei Brasileira de Inclusão. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 21, p. 3007-3015, 2016.

  • SANTOS, Wederson . Modelo social, interdisciplinaridade e intersetorialidade: desafios às políticas sociais para a deficiência no Brasil. Observatório Internacional de Capacidades Humanas , v. 1, p. 261-280, 2015.

  • Santos, Wederson Rufino dos . Deficiência e BPC: o que muda na vida das pessoas atendidas?. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 787-796, 2011.

  • SANTOS, Wederson . O que é incapacidade para a proteção social brasileira: o Benefício de Prestação Continuada e a deficiência. Argumentum (Vitória) , v. 2, p. 116-132, 2010.

  • Santos, Wederson Rufino dos . Assistência social e deficiência no Brasil: o reflexo do debate internacional dos direitos das pessoas com deficiência. Serviço Social em Revista (Impresso) , v. 13, p. 67-79, 2010.

  • SANTOS, Wederson ; DINIZ, D. ; Pereira, Natália . Deficiência e perícia médica: os contornos do corpo. RECIIS. Revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde (Edição em português. Online) , v. 3, p. 16-23, 2009.

  • SANTOS, Wederson ; DINIZ, D. ; Pereira, Natália . Disability and medical inspection: the outline of the body. RECIIS. Electronic journal of communication information and innovation in health (English edition. Online) , v. 3, p. 16-23, 2009.

  • BARBOSA, L. ; DINIZ, D. ; SANTOS, Wederson . Diversidade corporal e perícia médica: novos contornos da deficiência para o Benefício de Prestação Continuada. Textos & Contextos (Porto Alegre) , v. 8, p. 377-390, 2009.

  • DINIZ, D. ; BARBOSA, L. ; SANTOS, Wederson . Discapacidad, derechos humanos y justicia. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos (Impresso) , v. 6, p. 65-78, 2009.

  • DINIZ, D. ; BARBOSA, L. ; SANTOS, Wederson . Disability, human rights and justice. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos (Impresso) , v. 6, p. 61-72, 2009.

  • DINIZ, D. ; BARBOSA, L. ; SANTOS, Wederson . Deficiência, Direitos Humanos e Justiça. Sur. Revista Internacional de Direitos Humanos (Impresso) , v. 6, p. 65-78, 2009.

  • SANTOS, Wederson . Pessoas com deficiência: nossa maior minoria. Physis (UERJ. Impresso) , v. 18, p. 501-520, 2008.

  • Rios, Roger Raupp ; SANTOS, Wederson . Diversidade sexual, educação e sociedade: reflexões a partir do Programa Nacional do Livro Didático. Revista Psicologia Política , v. 8, p. 325-344, 2008.

  • SANTOS, Wederson . Deficiência no Plural: a perspectiva dos Juízes Federais. Série Anis (Brasília) , v. 44, p. 1-8, 2006.

  • SANTOS, Wederson . Justiça e Deficiência: a visão do Poder Judiciário sobre o BPC. Sociedade em Debate (UCPel) , v. 12, p. 165-185, 2006.

  • DINIZ, D. ; SANTOS, Wederson . Deficiência e Discriminação. 1. ed. Brasília: Editora LetrasLivres; Editora UnB, 2010. v. 1. 288p .

  • SANTOS, Wederson . Public pension for people with disability in Brazil. In: Korea Institute for Health and Social Affairs. (Org.). Social security system in Brazil. 1ed.Seul: Nanam publishing house, 2018, v. 1, p. 185-203.

  • SANTOS, Wederson . Uso da CIF em benefícios, isenções e serviços federais para as pessoas com deficiência. Implantando a CIF - o que acontece na prática?. 1ed.Rio de Janeiro: Wak Editora, 2017, v. 1, p. 281-292.

  • BARBOSA, L. ; DINIZ, D. ; SANTOS, Wederson . Diversidade corporal e perícia médica no Benefício de Prestação Continuada. In: Debora Diniz; Marcelo Medeiros; Lívia Barbosa. (Org.). Deficiência e Igualdade. 1ed.Brasília: LetrasLivres; Editora UnB, 2010, v. , p. 43-84.

  • SANTOS, Wederson ; Penalva, Janaína . Renda, Idade e Corpo para o Benefício de Prestação Continuada. In: Debora Diniz; Marcelo Medeiros; Lívia Barbosa. (Org.). Deficiência e Igualdade. 1ed.Brasília: LetrasLivres; Editora UnB, 2010, v. , p. 133-152.

  • SANTOS, Wederson ; DINIZ, D. ; Pereira, Natália . Deficiência e Perícia Médica: os contornos do corpo. In: Debora Diniz; Marcelo Medeiros; Lívia Barbosa. (Org.). Deficiência e Igualdade. 1ed.Brasília: LetrasLivres; Editora UnB, 2010, v. , p. 153-194.

  • DINIZ, D. ; SANTOS, Wederson . Introdução: Deficiência e Direitos Humanos: desafios e respostas à discriminação. In: Debora Diniz, Wederson Santos. (Org.). Deficiência e Discriminação. 1ed.Brasília: Editora LetrasLivres; Editora UnB, 2010, v. 1, p. 9-18.

  • DINIZ, D. ; BARBOSA, L. ; SANTOS, Wederson . Deficiência, Direitos Humanos e Justiça. In: Debora Diniz, Wederson Santos. (Org.). Deficiência e Discriminação. 1ed.Brasília: Editora LetrasLivres; Editora UnB, 2010, v. 1, p. 97-116.

  • SANTOS, Wederson . Deficiência, desigualdade e assistência social: o Brasil e o debate internacional. In: Debora Diniz, Wederson Santos. (Org.). Deficiência e Discriminação. 1ed.Brasília: Editora LetrasLivres; Editora UnB, 2010, v. 1, p. 117-142.

  • BARBOSA, L. ; SANTOS, Wederson ; Silva, Regiane . Discriminação das pessoas com deficiência: um estudo no Distrito Federal. In: Debora Diniz, Wederson Santos. (Org.). Deficiência e Discriminação. 1ed.Brasília: Editora LetrasLivres; Editora UnB, 2010, v. 1, p. 169-196.

  • SANTOS, Wederson . O que é incapacidade para a proteção social brasileira?. In: Debora Diniz; Marcelo Medeiros; Lívia Barbosa. (Org.). Deficiência e Igualdade. 1ed.Brasília: LetrasLivres; Editora UnB, 2010, v. , p. 175-196.

  • Rios, Roger Raupp ; SANTOS, Wederson . Diversidade sexual, educação e sociedade: reflexões a partir do Programa Nacional do Livro Didático. In: Tatiana Lionço; Debora Diniz. (Org.). Homofobia & Educação: um desafio ao silêncio. 1ed.Brasília: LetrasLivres; Editora UnB, 2009, v. 1, p. 133-160.

  • Santos, Wederson Rufino dos . Deficiência, desigualdade social e direitos humanos. Reviva: Revista da Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência do MPDFT, Brasília, p. 6 - 9, 12 dez. 2010.

  • SANTOS, Wederson ; IMPERATORI, T. ; LIONCO, T. ; DINIZ, D. . Qual diversidade sexual dos livros didáticos brasileiros?. In: VI Encontro da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas - REDEFEM, 2008, Belo Horizonte - MG. Anais do VI Encontro da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas - REDEFEM. Belo Horizonte: REDEFEM, 2008.

  • IMPERATORI, T. ; SANTOS, Wederson ; LIONCO, T. ; DINIZ, D. . Significando a diversidade sexual: uma análise dos dicionários em uso nas escolas públicas. In: VI Encontro Brasileiro da Rede de Estudos e Pesquisas Feministas - REDEFEM, 2008, Belo Horizonte. Anais do VI Encontro Brasileiro da Rede de Estudos e Pesquisas Feministas - REDEFEM. Belo Horizonte: REDEFEM, 2008.

  • SANTOS, Wederson ; ASSIS, D. A. D. . Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e saúde mental: reflexões sobre um novo ciclo de proteções às liberdades das pessoas com transtornos mentais. In: 7º Congresso Brasileiro de Ciências Humanas e Sociais em Saúde, 2016, Cuiabá. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Ciências Humanas e Sociais em Saúde, 2016.

  • SANTOS, Wederson . Deficiência e Democracia: a interpretação do Poder Judiciário sobre o BPC. In: XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2010, Brasília. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2010.

  • IMPERATORI, T. ; SANTOS, Wederson ; LIONCO, T. ; DINIZ, D. . Qual diversidade sexual dos livros didáticos brasileiros?. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder, 2008, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 8. Florianópolis: Editora Mulheres, 2008.

  • SANTOS, Wederson ; IMPERATORI, T. ; LIONCO, T. ; DINIZ, D. . Significando a diversidade sexual: uma análise dos dicionários em uso nas escolas públicas. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder, 2008, Florianópolis. Anais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 8. Florianópolis: Editora Mulheres, 2008.

  • SANTOS, Wederson . Deficiência e BPC: o que muda na vida das pessoas atendidas?. In: 60º Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas-SP. Anais da 60º Reunião Anual da SBPC, 2008.

  • SANTOS, Wederson . Avaliação da deficiência: proposta de unificação e o conceito de funcionalidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, Wederson . Proposta de Modelo Unificado de Avaliação da Deficiência no Brasil. OISS, Montevidéu.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, Wederson . Proposta de Modelo Unificado de Avaliação da Deficiência no Brasil. OMS, Genebra.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Wederson . Novos Horizontes com a Lei Brasileira de Inclusão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Wederson . Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência e os desafios. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, Wederson . Deficiência e BPC: o que muda na vida das pessoas atendidas?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Wederson ; LIONCO, T. ; IMPERATORI, T. . Qual diversidade sexual dos Livros Didáticos Brasíleiros?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, Wederson ; IMPERATORI, T. ; LIONCO, T. ; DINIZ, D. . Significando a diversidade sexual uma análise dos dicionários em uso nas escolas públicas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • IMPERATORI, T. ; SANTOS, Wederson ; LIONCO, T. ; DINIZ, D. . Qual diversidade sexual dos livros didáticos brasileiros?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, Wederson . A análise de impacto do Benefício de Prestação Continuada na vida das pessoas deficientes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Wederson . Deficiência no Plural: a perspectiva dos Juízes Federais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, Wederson . Seguridade Social a partir de 1988: o início da proteção dos direitos sociais no Brasil. Florianópolis-SC: Revista Katálysis, 2007 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, Wederson ; BARBOSA, L. ; PEREIRA, E. . Grupo Temático Deficiência e Políticas Públicas. 2016.

SANTOS, Wederson . Diretrizes Teórico-Metodológicas para avaliação de benefícios por incapacidade de longa duração. 2014.

SANTOS, Wederson . Orientações para avaliação da deficiência de segurados da Previdência requerentes da aposentadoria da Lei Complementar 142/2013.. 2014.

SANTOS, Wederson . Cuidados em Saúde Mental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, Wederson . Medidas de Segurança Loucura e direito penal: uma análise crítica das Medidas de Segurança. 2011. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, Wederson . Sociedade ainda não aceita a diversidade corporal. 2010 (Entrevista concedida à revista Acessibilidade Gourmet) .

Penalva, Janaína ; DINIZ, D. ; SANTOS, Wederson . Visão sobre Deficiência tem avanços no Brasil. 2008 (Entrevista concedida ao Portal Mobilizadores) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    CERBRASIL - Avanços, Desafios e Operacionalização dos Centros Especializados em Reabilitação (CER), Descrição: O objetivo geral é contribuir para a consolidação dos Centros Especializados de Reabilitação como agentes de fortalecimento a Integralidade do Sujeito e comprometimento com a Rede de Cuidado a Pessoa com Deficiência (RCPCD). Em uma proposta de pesquisa-ação de abrangência nacional, os objetivos específicos caminham no sentido de: 1) Identificar a abrangência e caracterização da rede dos CER no país; 2) Propor uma matriz de Indicadores da Efetividade e da Qualidade do cuidado ofertados pelos CER orientados pela Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e pela Família de Classificações Internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS); 3) Mapear o curso e a qualidade do cuidado integral ofertados pelos CER com a perspectiva dos Sistemas de Informação em Saúde, Gestores, Profissionais, Usuários e Especialistas; 4) Apontar a articulação dos CER com os demais pontos de atenção à saúde; 5) Ofertar oficinas de formação de Ativadores do modelo Biopsicossocial e da Funcionalidade nos CER utilizando recursos de Telessaúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Integrante / SHAMYR CASTRO - Integrante / Luciana Castãneda - Integrante / Diego Dantas - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Vínculos familiares, autonomia e barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência intelectual e deficiência/doença mental em Ceilândia-DF, Descrição: Diante das barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência intelectual e deficiência/doença mental os vínculos familiares ficam comprometidos, o que pode influenciar na autonomia experimentada por essas pessoas e no exercício de seus direitos de cidadania (BARBIERI et. all, 2016; BOAVENTURA et. all, 2016; PONTE; FEDOSSE, 2016). Investigar e avaliar as relações entre as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência intelectual e deficiência/doença mental e as dinâmicas familiares pode ser importante para analisar o grau de autonomia experimentado por essas pessoas, a fim de compreender e propor ações do Poder Público e da sociedade para garantir os direitos humanos dessa população. O impacto sobre a autonomia das pessoas com deficiência pode ter influências para o acesso a serviços básicos, como os de saúde e de assistência social principalmente, que são fundamentais para a garantia dos direitos humanos da população com deficiência. Objetivos a serem alcançados pela pesquisa Objetivo geral ? Mapear, investigar e avaliar o impacto das principais barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência intelectual e deficiência/doença mental na autonomia e no convívio familiar delas. Objetivos específicos ? realizar um diagnóstico das principais barreiras (atitudinais, de comunicação, de tecnologias, de transporte, arquitetônicas e urbanísticas) enfrentadas pelas pessoas com deficiência intelectual e deficiência/doença mental da cidade de Ceilândia, no Distrito Federal; ? avaliar a relação entre a experiência da deficiência e as dinâmicas familiares; ? avaliar o acesso a serviços básicos, como de saúde, assistência social, educação, transporte, cultura e lazer por pessoas com deficiência intelectual e deficiência/doença mental residentes em Ceilândia-DF; e ? analisar a influência de políticas públicas para o fortalecimento de vínculos familiares de pessoas com deficiência intelectual e deficiência/doença mental e o impacto para a autonomia dessas pessoas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Coordenador / Alice Luiza - Integrante / Natália Soares - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Intersetorialidade e interdisciplinaridade nas políticas sociais para as pessoas com deficiência, Descrição: O objetivo do projeto é realizar levantamento bibliográfico nacional e internacional com o objetivo de diagnosticar os desafios no processo de implementação de políticas sociais para as pessoas com deficiência, no que tange a intersetorialidade e interdisciplinaridade nas ações. A pesquisa bibliográfica tem o objetivo de diagnosticar o cenário brasileiro das políticas sociais voltadas para as pessoas com deficiência, sobretudo, nos desafios de incorporar os conceitos do chamado modelo social da deficiência e dos princípios e diretrizes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas - ONU.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Judicialização do direito à saúde: o caso do Distrito Federal, Descrição: Esta proposta tem por objetivo geral analisar as tendências do Poder Judiciário frente às demandas sobre judicialização do direito à saúde, por meio de um estudo de caso de demandas judiciais cíveis por acesso à assistência em saúde no Distrito Federal. Por judicialização do direito à saúde, entende-se a judicialização de variadas prestações de saúde (assistência em saúde, medicamentos, suplementos alimentares, custeio de tratamento no exterior, entre outras), tal como proposto pelo despacho para a audiência pública de instrução do Supremo Tribunal Federal sobre esta matéria em 2009. A escolha do direito à saúde como estudo de caso para esta investigação se justifica pelas seguintes razões: 1. estudos acadêmicos e dados oficiais da União, Estados e Municípios demonstram o crescimento da judicialização do direito à saúde em todo o território nacional; 2. não há consenso sobre qual deva ser a participação do Poder Judiciário nesta matéria no Brasil, tendo sido esta uma das questões centrais que justificaram o ciclo de audiências públicas do STF; 3. não há estudos sistemáticos em profundidade no Distrito Federal sobre o fenômeno da judicialização do direito à saúde, o que acarreta uma ausência de dados confiáveis para o debate sobre a implementação e a garantia dos direitos sociais relacionados à política de saúde nessa unidade da federação; 4. a recente formação de um grupo de trabalho pelo Conselho Nacional de Justiça para elaborar estudos e propor medidas concretas e normativas frente à judicialização das prestações de saúde no Brasil; 5. a importância de informações estatísticas e detalhadas sobre o julgamento de ações para o diagnóstico dos problemas envolvidos na prestação jurisdicional. O objetivo geral da pesquisa é analisar as tendências do Poder Judiciário frente às demandas sobre judicialização do direito à saúde a fim de propor alternativas à judicialização quanto à efetivação do direito à saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Integrante / Debora Diniz - Coordenador / Janaína Penalva - Integrante / Marcelo Medeiros - Integrante / Miryam Matrella - Integrante / Vanessa Carrião - Integrante., Financiador(es): Ministério da Justiça - Auxílio financeiro / Observatório da Justiça Brasileira - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Mulheres e infanticídio: entre o crime e a loucura, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo geral analisar o percurso penal e psiquiátrico de mulheres em sofrimento mental acusadas de crime de infanticídio e que se encontram internadas em Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) no Brasil, também conhecidos por manicômios judiciários. Os objetivos específicos são traçar um perfil penal e psiquiátrico das mulheres em sofrimento mental acusadas de crime de infanticídio, além de descortinar os saberes, as práticas e os dispositivos postos em ação para a tipificação do crime de infanticídio como um ato de loucura das mulheres em sofrimento mental. O infanticídio é o único crime exclusivamente das mulheres e consiste em matar o filho no estado puerperal ou durante o parto. A tipificação do crime de infanticídio é recente nos países de tradição cristã e é resultado de um amplo processo de medicalização da sexualidade e da reprodução das mulheres, além de uma maior aproximação entre a psiquiatria e os regimes penais para o controle do desvio moral. Uma mulher acusada de infanticídio é encaminhada a uma unidade de HCTP se for considerada em sofrimento mental ou para avaliação de sua saúde mental. Uma vez considerada inimputável pela lei penal e pela psiquiatria, não receberá uma sentença, mas uma medida de segurança por prazo indeterminado para tratamento médico até que cesse sua periculosidade. Este é um estudo de abrangência nacional, de natureza qualitativa e censitária, com pesquisa em arquivos ativos dos HCTPs. Dentre os produtos esperados estão artigos em periódicos de comunicação científica confiável na área de ciências humanas, direito e psiquiatria, além da apresentação dos resultados em congressos e eventos acadêmicos. Trata-se de um estudo original, inédito e jamais realizado no Brasil com esta abrangência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Integrante / Debora Diniz - Coordenador / Janaína Penalva - Integrante / Marcelo Medeiros - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2010 - 2011

    Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátricos: um estudo censitário, Descrição: O projeto tem como objetivo geral o acesso e o reconhecimento dos direitos das pessoas presas, internadas e egressas, por meio da realização de um censo nos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátricos (HCTP), a fim de fundamentar ações de assistência e garantia de direitos articuladas à realidade dessa população. A pesquisa de campo será realizada nas 23 unidades de HCTP, e também nas 2 alas psiquiátricas existentes em penitenciárias comuns, abrangendo cerca de 4.500 pessoas em todo o país. Os HCTP, também conhecidos como manicômios judiciários, são instituições invisíveis, não apenas por segregarem e excluírem os seus internos do convívio comunitário, mas também por estarem às margens de processos políticos e sociais fundamentais à democracia. Os HCTP estão também ocultos ao movimento da reforma psiquiátrica e à grande parte das ações de revisão do sistema prisional brasileiro. Esse limbo entre a psiquiatria e a lei dificulta a garantia dos direitos sociais e humanos do louco infrator. São instituições que carecem das diretrizes norteadoras tanto da política nacional de saúde mental quanto da política nacional de segurança pública. Os objetivos específicos desta pesquisa são (1) apresentar a magnitude da população de internos em HCTP, e (2) traçar um perfil dessa população quanto a: (a) número de internações; (b) tempo de permanência no HCTP; (c) ato infracional; (d) diagnóstico médico; (e) escolaridade; (f) região; (g) cor; (h) sexo; (i) idade; (j) situação legal (medida de segurança ou outra); (k) registro civil; (l) situação jurídica (curatela ou autonomia civil)... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Integrante / Debora Diniz - Coordenador / Janaína Penalva - Integrante / Marcelo Medeiros - Integrante / Cristiano Guedes - Integrante., Financiador(es): Ministério da Justiça - Outra.

  • 2010 - 2011

    Judicialização da Saúde no Brasil: uma análise das ações judiciais do Ministério da Saúde, Descrição: Identificar as doenças mais judicializadas que alcançam o Ministério da Saúde. Levantar e analisar estudos nacionais e internacionais sobre o fenômeno da judicialização de medicamentos. Analisar as demandas à luz das diretrizes do Ministério da Saúde, da literatura nacional e internacional e das políticas disponíveis para as doenças judicializadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Integrante / Debora Diniz - Coordenador / Janaína Penalva - Integrante / Marcelo Medeiros - Integrante / Miryam Matrella - Integrante / Vanessa Carrião - Integrante., Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2010

    Loucura e Direito Penal: uma análise crítica das Medidas de Segurança, Descrição: Esta proposta visa analisar a execução das medidas de segurança no país, a fim de avaliar seus limites quanto à constitucionalidade. O objetivo geral é realizar um diagnóstico comparativo da constitucionalidade das medidas de segurança nos estados da Bahia e Minas Gerais, de forma a apresentar evidências que permitam impulsionar uma revisão da legislação penal à luz das garantias constitucionais. Medidas de segurança é a sanção penal aplicável às pessoas que cometeram crimes, mas que são inimputáveis em razão de serem portadoras de transtorno, doença ou deficiência mental, de acordo com o Código Penal Brasileiro (CPB) e com a Lei n. 7.210 de 1984, conhecida como Lei de Execuções Penais (LEP). Os Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) são as instituições nas quais ocorre a execução das medidas de segurança de internação, aplicáveis no caso de crimes puníveis com reclusão ou quando o juiz, mesmo diante de um crime apenado com detenção, submete o agente inimputável à internação. No Brasil, além dos HCTP, há Alas Psiquiátricas em Presídios Comuns (APPC), nas quais também ocorre a execução das medidas de segurança. Estima-se que cinco mil pessoas vivam nos trinta e um HCTP e APPC no país. A Lei n. 10.216, de 6 de abril de 2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, trouxe uma nova compreensão sobre a saúde mental ao proibir o tratamento psiquiátrico em regime asilar e introduzir como finalidade permanente o cuidado e a reinserção social do paciente. Segundo o novo paradigma de atenção psicossocial implementado pela legislação referida, a internação deve ser estruturada de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos, ocupacionais e de lazer. Os objetivos específicos desta proposta de pesquisa são: 1. traçar um perfil censitário de delitos, diagnósticos e dados sócio-demográficos da população vivendo sob medida de segurança nos HCTP dos estados da Bah. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Integrante / Debora Diniz - Coordenador / Janaína Penalva - Integrante / Marcelo Medeiros - Integrante / Miryam Matrella - Integrante., Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Auxílio financeiro / Ministério da Justiça - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Homofobia e adoção: desafios ao reconhecimento legal de novas famílias, Descrição: O objetivo do projeto é produzir um documentário etnográfico com casais não heterossexuais que adotaram legalmente crianças, a fim de oferecer evidências de que a homofobia dificulta a emergência de novos arranjos familiares pela adoção de crianças. Este projeto corresponde à fase de pesquisa de campo do filme, isto é, fase de pré-produção do documentário etnográfico. A pergunta da pesquisa, e que guiará o roteiro do filme, é que casais não-heterossexuais enfrentam violência institucional, resultado de valores homofóbicos, no processo de adoção legal de crianças para constituir família... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Coordenador / Tatina Lionço - Integrante / Debora Diniz - Integrante.

  • 2009 - 2009

    Promoção da equidade de gênero e da diversidade sexual na alfabetização de jovens e adultos: uma análise dos livros didáticos distribuídos pelo Governo Federal, Descrição: Em 2008 foi lançada a primeira edição de seleção pública de obras didáticas para a alfabetização de jovens e adultos, o PNLA. O PNLA está alinhado ao Programa Brasil Alfabetizado, que apresenta interface com diversas diretrizes inclusivas, alcançando em sua abrangência as comunidades quilombolas e indígenas, pescadores, população do campo e carcerária, dentre outras. Diferentemente dos editais anteriores relativos ao PNLD e ao PNLEM, o Edital do PNLA expressa, em seus princípios e critérios, a proibição da veiculação de preconceitos relativos à orientação sexual. No Guia do Livro Didático, resultante do Edital do PNLA 2008, instrumento voltado aos educadores para a escolha dos livros para utilização em sala de aula, há menção explícita, como critério de seleção das obras, à promoção do respeito à imagem das mulheres e à valorização de grupos sociais de diferentes orientações sexuais, estimulando a convivência social e a tolerância por meio da abordagem da diversidade da experiência humana. A superação dos preconceitos de gênero e das representações estereotipadas da masculinidade e da feminilidade está expressa como desafio para o sistema educacional do Plano Nacional de Políticas Para as Mulheres. Mais pormenorizadamente, como efeito da constituição do Conselho Nacional de Combate à Discriminação, foi elaborado e lançado, em 2004, o Brasil sem homofobia: programa de combate à violência e discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual, em que se prescreve, além da formação continuada das professoras na área da sexualidade, o incentivo à produção de materiais educativos sobre orientação sexual e diversidade das performances sociais de gênero. O objetivo do presente projeto é avaliar a linguagem sobre gênero e diversidade sexual dos livros didáticos recomendados pelo MEC para a alfabetização de jovens e adultos, a fim de qualificar as estratégias de promoção da diversidade sexual e de prevenção da homofobia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Coordenador / Tatina Lionço - Integrante / Debora Diniz - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Incorporação da CIF nas políticas de saúde, previdência e assistência social, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Integrante / Debora Diniz - Coordenador / Janaína Penalva - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Deficiência e Discriminação no Distrito Federal: uma análise no MPDFT, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Integrante / Debora Diniz - Coordenador / Janaína Penalva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2008

    O Ensino Religioso nas Escolas Públicas brasileiras: qual pluralismo?, Descrição: Este projeto analisará como o ensino religioso é regulamentado pelo Ministério da Educação e pelas Secretarias de Educação Estaduais e avaliará a qualidade dos livros didáticos de ensino religioso em circulação para o ensino público fundamental. Serão analisadas todas as leis, regulamentações federais e estaduais sobre o ensino religioso em escolas públicas e será realizada uma amostra de livros didáticos em circulação sobre ensino religioso para análise de conteúdo. O mapa da legislação nacional e estadual permitirá avaliar a diversidade de interpretações da regulamentação federal sobre o conteúdo do ensino religioso nas escolas públicas e a análise dos livros didáticos permitirá avaliar o papel de um instrumento chave à política de educação básica e médico no país para a promoção do conceito de diversidade religiosa e Estado laico... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Integrante / Tatina Lionço - Integrante / Debora Diniz - Coordenador / Janaína Penalva - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Qual Diversidade Sexual dos Livros Didáticos Brasileiros?, Descrição: Descrição: Este projeto avaliará a qualidade dos livros didáticos destinados ao ensino público fundamental e médio para a promoção da diversidade sexual e combate aos valores homofóbicos. Serão anali-sados todos os livros didáticos recomendados pela Secretaria de Educação Infantil e Fundamental (SEIF) e pela Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC), dentro do Programa Na-cional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), e uma amostra de livros didáticos em circulação sobre orientação sexual e ensino reli-gioso. A análise dos livros didáticos permitirá avaliar o papel de um instrumento chave à política de educação básica e fundamental no país para a promoção da diversidade sexual. O produto final será um relatório analítico com evidências quantitativas e qualitativas sobre o conteúdo de diversidade sexual dos livros didáticos no Brasil. O relatório discutirá: 1. se há livros didáticos e/ou disciplinas onde o tema da diversidade sexual e homofobia se apresentam; 2. como se representa a diversidade sexual nos livros didáticos brasileiros; 3. papel do sistema de avaliação do livro didá-tico do Ministério da Educação para a promoção da diversidade sexual e combate à homofobia e 4. papel estratégico dos livros didáticos de orientação sexual e educação religiosa para a promo-ção de valores democráticos e saúde sexual para crianças e adolescentes. Os dados permitirão avaliar como o livro didático se situa na promoção de uma sociedade mais justa e tolerante frente à diversidade sexual. Os resultados finais poderão ser utilizados por editores, autores, professores e gestores de políticas de educação para o enfrentamento da homofobia em ambiente escolar e para a tomada de decisões positivas frente à diversidade sexual da população brasileira. Para o Ministério da Saúde, o relatório final poderá servir como subsídio técnico para proposições de a-ções junto ao Comitê Técnico Saúde da População GLTB (Portaria 2.227 de. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Wederson Rufino dos Santos - Integrante / Tatina Lionço - Coordenador / Thaís Imperatori - Integrante / Debora Diniz - Integrante / Roger Raupp Rios - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Finalista do Prêmio Destaque do Ano de Iniciação Científica 2007, CNPq.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologi, IFF Campus Itape

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2013

Centro Universitário Projeção, UniPROJEÇÃO

Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor no Curso de Serviço Social, ministrando as disciplinas Processos de Trabalho em Serviço Social, Seguridade Social: Previdência e Saúde e Trabalhos de Conclusão de Curso II.

2015 - 2016

Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação, Pesq. e Ext., Carga horária: 8

2011 - 2016

Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Outras informações:
Professor do Curso de Serviço Social nas disciplinas Política Social 1 (2º semestre de 2011); Política Social 2 e Pesquisa Social em Serviço Social (1º semestre de 2012); Trabalho de Conclusão de Curso II e Previdência e Serviço Social (2º semestre de 2013); Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho e Sociabilidade (1º semestre de 2014); Política Social 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 (2º semestre de 2014); Política Social Brasileira e Seguridade Social: Serviço Social e Previdência (1º semestre de 2015) e Teorias Sociológicas e Serviço Social (2º semestre de 2015).

2015 - 2015

Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Serviço Social

2009 - 2010

Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 24

2009 - 2010

Instituto Camilo Filho

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Esp. em Bioética e Direitos Humanos

2009 - 2010

Instituto Camilo Filho

Vínculo: Coordenador Curso de Espec., Enquadramento Funcional: Coordenador Curso de Especialização, Carga horária: 20

2008 - 2009

Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do GDF

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

2007 - 2009

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Auxiliar em Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Auxiliar em Pesquisa no projeto: Aborto e Saúde Pública: uma metanálise da Literatura Brasileira entre os anos de 1987 e 2007, resultado do convênio entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Sob a coordenação das professoras Marilena Côrrea e Debora Diniz.

2007 - 2007

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitor de Graduação, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina de Graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitor de Disciplina de Graduação Tópicos Especiais em Pesquisa Social do Serviço Social, ministrada pela professora Doutora Debora Diniz, no 2º semestre de 2007, no Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília.

2006 - 2007

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Pesquisador de PIBIC, Enquadramento Funcional: Pesquisador de PIBIC, Carga horária: 20

2006 - 2006

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Monitor de Graduação, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina de Graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Monitor de Graduação da disciplina Fundamentos Éticos e Ética Profissional do Serviço Social, ministrada pela professora Mestre Sandra de Oliveira Teixeira, no 1º semestre de 2006, no Departamento de Serviço Social da UnB.

2005 - 2006

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Pesquisador PIBIC, Enquadramento Funcional: Pesquisador PIBIC, Carga horária: 20

2005 - 2005

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista de Permanência, Enquadramento Funcional: Bolsista de Permanência, Carga horária: 20

Outras informações:
Realização de Aconselhamento em DST/AIDS no Pólo de Prevenção a DST/AIDS, localizado no Núcleo de Ações e Estudos Multilaterais de Cooperação em Saúde (NEAMCES) do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB).

2006 - 2012

Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisador da Anis nos seguintes projetos: 1- Aborto e Saúde Pública, uma metanálise da Literatura Brasileira. Pesquisa realizada por meio de um convênio entre a Anis, Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Sob a coordenção das professoras Debora Diniz (UnB) e Marilena Côrrea (UERJ) e financiada pelo Ministério da Saúde. 2-Qual diversidade sexual dos livros didáticos brasileiros? Pesquisa realizada por meio de uma parceria entre a Anis e a UnB, financiada pelo Ministério da Saúde. 3-Projeto Programa Crianças da Ilha. Projeto Financiado pela Anis que tem o objetivo de oferecer a crinças de 9 a 12 anos de idade residentes em Barra de Santo Antônio (AL) educação extra-escolar por meio de ações educativas sobre turismo sustentável, nutrição e direitos humanos.

2008 - 2009

Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero

Vínculo: Assistente Social-Pesquisador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Estágio, Carga horária: 20

2007 - 2007

Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero

Vínculo: Estágio Extra-Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades de Estágio em Pesquisa Científica

2006 - 2007

Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero

Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

Outras informações:
Estágio Curricular do Curso de Serviço Social da Universidade de Brasília. Atividades de Estágio em Serviço Social em pesquisa na temática de Deficiência, políticas públicas, inclusão social no Ensino Superior e Direitos Humanos.

Atividades

  • 08/2005 - 12/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Anis:Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, .,Linhas de pesquisa

2007 - 2007

PIBIC/CNPq

Vínculo: Pesquisador Iniciante de PIBIC, Enquadramento Funcional: Pesquisador Iniciante de PIBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Deficiência e Direitos Humanos Plano de Trabalho: O Itinerário das denúnicas de discriminação contra deficientes no MPDFT

2006 - 2007

PIBIC/CNPq

Vínculo: Pesquisador Iniciante PIBIC, Enquadramento Funcional: Pesquisador Iniciante PIBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Deficiência em Questão Plano de Trabalho: Análise de Impacto do BPC

2005 - 2006

PIBIC/CNPq

Vínculo: Pesquisador Iniciante PIBIC, Enquadramento Funcional: Pesquisador Iniciante PIBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Deficiência no Plural Plano de Trabalho: a perspectiva dos Juízes Federais

2015 - 2017

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador-Geral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

2012 - Atual

Instituto Nacional do Seguro Social

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - Atual

Instituto de Educação Superior de Brasília

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Curso de Serviço Social, Carga horária: 20