Natália Gonçalves de Souza Santos

Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal de São Carlos, mestra e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. É autora do livro Antagonismo e dissolução: o pensamento crítico de Álvares de Azevedo (2014), fruto de sua dissertação de mestrado. Atualmente, faz parte do corpo docente da Universidade Estadual do Piauí (campus Floriano), sendo líder do NELIO (Núcleo de Estudos em Literatura e Imprensa Oitocentista). Seus principais interesses de pesquisa são o século XIX, o romantismo brasileiro e toda a gama de assuntos levantada pelo periodismo literário oitocentista.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

2013 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e o periodismo do século XIX
Orientador: em Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis ( Maria Helena Araújo Carreira)
com Eduardo Vieira Martins. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Romantismo; Álvares de Azevedo; Crítica literária; Periodismo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)

2010 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: O pensamento crítico de Álvares de Azevedo por meio de seus prefácios: antagonismo e dissolução,Ano de Obtenção: 2013
Eduardo Vieira Martins.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Literatura Brasileira; Romantismo; Crítica literária.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Graduação interrompida em 2012 em Licenciatura Plena em Letras - Espanhol

2010 - Atual

Universidade Federal de São Carlos
Ano de interrupção: 2012

Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês

2005 - 2009

Universidade Federal de São Carlos
Título: Os estudos literários de Álvares de Azevedo: ideias críticas de um poeta
Orientador: Wilton José Marques
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

A redação no vestibular UNICAMP. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2016 - 2016

6o Curso de Promotoras Legais Populares de São Carlos. (Carga horária: 84h). , Coletivo de Promotoras Legais Populares de São Carlos, PROMOTORAS, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Formação continuada Avaliadores Redações ENEM. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2013 - 2013

1o Treinamento de Corretores - Correção on-line. (Carga horária: 24h). , Fundação para o Vestibular da UNESP, VUNESP, Brasil.

2013 - 2013

A redação no vestibular UNICAMP. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Formação continuada Avaliadores Redações ENEM. (Carga horária: 120h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Estudos em Tradução Literária. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2011 - 2011

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2010 - 2010

UAB-UFSCar. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2008 - 2010

Extensão universitária em Núcleo UFSCar-Escola (Curso Pré-vestibular). (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, N. G. S. ; CIARLINI, D. C. B. . I Seminário Interdisciplinar em Literatura Infantojuvenil. 2019. (Outro).

SANTOS, N. G. S. ; MARTINS, E. V. ; SOARES, D. R. ; SANTOS, R. R. . IX Seminário de Pesquisa dos Alunos de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada. 2018. (Outro).

SANTOS, N. G. S. ; BRITO, H. B. O. . I Seminário de Pesquisa Discente em Letras. 2018. (Outro).

SANTOS, N. G. S. ; BALDIN, Y. Y. ; PALHARES, M. S. . Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2009. .

SANTOS, N. G. S. . 1°Colóquio Internacional de Análise do Discurso. 2006. (Outro).

SANTOS, N. G. S. . 29° Grupo de Estudos Lingüísticos. 2005. (Congresso).

SANTOS, N. G. S. . Universidade Aberta. 2005. (Exposição).

SANTOS, N. G. S. ; BALDIN, Y. Y. ; PALHARES, M. S. . Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2009. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

200 anos de Anne Brontë. 2020. (Seminário).

Encontros Literários Moreira Campos.Álvares de Azevedo, pensador da literatura. 2020. (Encontro).

I Congresso Virtual do Campus de Oeiras. Quem conta a pandemia espanta? Roda de Conversa. 2020. (Congresso).

I Congresso Internacional Faces de Eros. Presença de um byronismo feminino n'A Nebulosa, de Joaquim Manuel de Macedo. 2019. (Congresso).

XVI Congresso Internacional ABRALIC. De São Paulo a Coimbra: a poesia de Álvares de Azevedo em periódicos estudantis portugueses. 2019. (Congresso).

9° Colóquio Internacional do Pólo de Pesquisas Luso-Brasileiras (Relações luso-brasileiras: imagens e imaginários).Bocage ou o "que podia ter sido e que não". 2018. (Outra).

VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.A leitura romântica de um texto clássico: a Castro, por Álvares de Azevedo.. 2017. (Simpósio).

XV Congresso Internacional Associação Brasileira de Literatura Comparada. A recepção do gênero épico no século XIX: uma leitura da Farsália de Lucano, por Álvares de Azevedo. 2017. (Congresso).

Congresso Internacional da Associação de Estudos Brasileiros (BRASA). Recepção do Romantismo francês no Brasil por meio da imprensa oitocentista: o papel das revistas literárias na divulgação da estética romântica francesa entre os românticos paulistas. 2016. (Congresso).

VI Congresso Norte Nordeste da ABRAPLIP. A literatura romântica portuguesa sob o olhar de Álvares de Azevedo e Lopes de Mendonça: diálogos críticos. 2016. (Congresso).

XV Encontro da Associação Brasileira de Literatura Comparada. A presença dos estudos de literaturas estrangeiras nos ensaios críticos de Álvares de Azevedo: primórdios do comparatismo no Brasil. 2016. (Congresso).

V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e o periodismo do século XIX. 2015. (Simpósio).

Congresso internacional Camilo Castelo Branco e Machado de Assis: diálogos lusófonos. Álvares de Azevedo no Cancioneiro alegre de poetas portugueses e brasileiros, de Camilo Castelo Branco. 2014. (Congresso).

V Seminário de Pesquisa dos Alunos de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada.Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e o periodismo do século XIX. 2014. (Seminário).

curso de estética alemã "O símbolo e a alegoria em Goethe".Entre a autonomia e o fim moral da obra de arte: um leitura do prefácio a'O conde Lopo, de Álvares de Azevedo. 2012. (Seminário).

VII Colóquio de Estudos Hispânicos: língua, cultura e literatura.FIGURAÇÕES DE DON QUIJOTE NO PENSAMENTO CRÍTICO DE ÁLVARES DE AZEVEDO: NO AVESSO DA CRÍTICA ROMÂNTICA. 2012. (Outra).

II Jornada UFSCar/APEESP de atualização para professores de Espanhol. 2011. (Outra).

VI Encontro de Pós-graduandos da FFLCH/USP.Álvares de Azevedo: crítico literário. 2011. (Encontro).

XII Seminário de Estudos Literários/I Congresso Internacional do PPGLetras/. A dicção poética e o verso romântico na crítica literária e na poesia de Álvares de Azevedo. 2011. (Congresso).

minicurso Experiência, fragmentação e desorientação na contemporaneidade: subsídios teóricos e interdicisplinares a partir da análise de escritos de Walter Benjamin. 2009. (Congresso).

O legado moderno e a (dis)solução contemporânea-I Encontro Nacional do GT Teoria do Texto Poético. 2009. (Encontro).

1° Encontro Acadêmico de Letras.O grotesco e o sublime em Álvares de Azevedo, uma leitura do poema "Idéias Íntimas". 2008. (Encontro).

mini-curso "Narrativas audiovisuais contemporâneas do continente americano-a proposta vanguardista. 2008. (Congresso).

XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. O grotesco e o sublime em Álvares de Azevedo, uma leitura do poema "Idéias Íntimas". 2008. (Congresso).

XVI Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. O gortesco e o sublie em Álvares de Azevedo, uma leitura do poema "Idéias Íntimas". 2008. (Congresso).

XVI Jornadas de Jóvenes Investigadores Asociación de Universidades Grupo Montevideo.O grotesco e o sublime em Álvares de Azevedo, uma leitura do poema "Idéias Íntimas". 2008. (Outra).

XVI Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.O grotesco e o sublime em Álvares de Azevedo, uma leitura do poema "Idéias Íntimas". 2008. (Simpósio).

XXIX Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.O grotesco e o sublime em Álvares de Azevedo, uma leitura do poema "Idéias Íntimas". 2008. (Encontro).

15° Siicusp.O grotesco e o sublime em Álvares de Azevedo - uma leitura do poema "Idéias Íntimas". 2007. (Simpósio).

conferência "Marxismo, Humanismo e Educação"- Prof. José Claudinei Lombardi. 2007. (Outra).

XV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. O grotesco e o sublime em Álvares de Azevedo - uma leitura do poema "Idéias Íntimas".. 2007. (Congresso).

XXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Letras.O grotesco e o sublime em Álvares de Azevedo - uma leitura de. 2007. (Encontro).

" A alquimia da tradução" - Prof Dr Donaldo Schuler - X jornada de Letras. 2006. (Outra).

"A tarefa comunicativa como ambiente para adquirir LE em contexto adverso" - Rita Barbirato - X jornada de Letras. 2006. (Outra).

"Construção Discursiva de Identidade no romance" - Letras 10. 2006. (Encontro).

"Educação e Emancipação: uma análise histórica" - Comemorações dos dez anos do curso de Letras. 2006. (Outra).

"Fórum de Debates sobre o livro Cinzas do Norte de Milton Hatoum" - Comamorações dos dez anos do curso de Letras. 2006. (Outra).

"Literatura e música" - Prof Dr josé Miguel Wisnic - X Jornada de Letras. 2006. (Outra).

"Literatura e Psicanálise" - Prof Dra Ana Vicentini Prof Dr Jorge Valnetim - Letras 10. 2006. (Encontro).

"Masculino Feminino: um olhar sobre os ensaios de Gilda de Mello e Souza" - Prof Dr joaquim Alves - X Jornada de Letras. 2006. (Outra).

Ciclo de Paletras do Programa de Pós-Graduação em Lingüística "Bakthin e a Educação. 2006. (Seminário).

mini-curso "introdução aos fundamentos na psicanálise Kleiniana" - Fatima Siqueira Caropreso - XIV Congresso de Iniciação Científica. 2006. (Congresso).

"mini-curso Autoria a Argumentação: a produção de textos escritos em sala de aula" - IX Jornada de Letras. 2005. (Outra).

"mini-curso Contribuições da Psicologia sobre o que motiva os alunos em dala de aula" 6ª Jornada Científica da UFSCar. 2005. (Congresso).

"mini-curso O amor cortês em Tristão e Isolda e em Romeu e Julieta" - IX Jornada de Letras. 2005. (Outra).

53 Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos. 2005. (Seminário).

Jornada em Análise do Discurso. 2005. (Encontro).

Sociedade Internacional Português para Estrangeiros. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maíra Aparecida Pedroso de Morais Benedito

Wilton José Marques; SILVA, J. C. B.;SANTOS, N. G. S.. A Nebulosa (1857), de Joaquim Manuel de Macedo, sob a influência do ultrarromantismo de Lord Byron. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit)) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Tairine da Silva Ribeiro

LACERDA, N. A.; SILVA, M. C.;SANTOS, N. G. S.. A construção identitária através da memória de Mila, protagonista de Esse cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português (4675)) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Aline Rodrigues Dos Santos

SANTOS, N. G. S.; LACERDA, N. A.; SILVA, M. C.. Uma interpretação da representação feminina na perspectiva das personagens Maria Raquel e Tereza Araújo, em Galileia de Ronaldo Correai de Brito. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português (4675)) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Pauliane Alves de França Borges

SANTOS, N. G. S.; LACERDA, N. A.; SILVA, M. C.. O processo de construção da autonomia de Luzia, personagem de Luzia Homem, de Domingos Olímpio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português (4675)) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Iris Emanuele de Andrade Silva

SANTOS, N. G. S.; LACERDA, N. A.; SILVA, M. C.. A representação do espaço na construção da identidade de Alícia, de Cinzas do Norte, de Milton Hatoum. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português (4675)) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Katiane Ribeiro da Silva

SANTOS, N. G. S.; SILVA, M. C.; CARVALHO, M. C. A.. A contribuição do conto de fadas para a percepção do mundo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Jainne Fernandes Barrêto Araújo

SILVA, M. C.;SANTOS, N. G. S.; CARVALHO, M. C. A.. Aspectos das personagens com autonomia feminina nas obras Quarto de Despejo e Cartilha do Silêncio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Joanice de Jesus Guimarães

SILVA, M. C.;SANTOS, N. G. S.; CARVALHO, M. C. A.. O estudo da geografia humanista em Leite Derramado, de Chico Buarque. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí.

LIMA, G. J. S.;SANTOS, N. G. S.. Bancas de Desempenho Didático-pedagógico para Língua Portuguesa. 2019. Instituto Federal do Piauí.

LIMA, G. J. S.;SANTOS, N. G. S.. Bancas de Desempenho Didático-pedagógico para Língua Portuguesa. 2019. Instituto Federal do Piauí.

SANTOS, N. G. S.; JATAI, D. M. C.. Concurso de poesias e narrativas curtas Letras/UFSCar. 2006. Universidade Federal de São Carlos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Wilton José Marques

MARTINS, E. V.; GARMES, H.;MARQUES, W. J.. O pensamento crítico de Álvares de Azevedo por meio de seus prefácios: antagonismo e dissolução. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Wilton José Marques

MARTINS, E. V.; CUNHA, C. A.; CAMILO, V.; CANO, J.;MARQUES, W. J.. Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e o periodismo do século XIX. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Wilton José Marques

MARTINS, E. V.; CUNHA, C. A.;MARQUES, W. J.. Álvares de Azevedo: Crítico Literário. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Wilton José Marques

ROCHA, R. C.;MARQUES, W. J.. Os estudos literários de Álvares de Azevedo: idéias críticas de um poeta. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos.

Eduardo Vieira Martins

MARTINS, E. V.; CANO, J.; MARQUES, W. J.; CUNHA, C. A.; CAMILO, V.. Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e o periodismo do século XIX. 2018. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Helder Garmes

GARMES, H.; MARTINS, E. V.. O pensamento crítico de Álvares de Azevedo por meio de seus prefácios: antagonismo e dissolução. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Helder Garmes

GARMES, H.; MARQUES, Wilton Jose; MARTINS, E. V.. O pensamento crítico de Álvares de Azevedo por meio de seus prefácios: antagonismo e dissolução. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de São Paulo.

Rejane Cristina Rocha

ROCHA, R. C.; MARQUES, W. J.. Os Estudos Literários de Álvares de Azevedo: idéias críticas de um poeta. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos.

Jefferson Cano

MARTINS, E. V.; MARQUES, W. J.;CANO, Jefferson; CUNHA, C. A.; CAMILO, V.. Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e o periodismo do século XIX. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.

Vagner Camilo

CAMILO, V.; MARTINS, E.V.; Cunha, Cilaine A.; MARQUES, W. J.; CANO, J.. Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e o periodismo do século XIX. 2018. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Laiana dos Santos Correia

Leitura e contação de histórias em escolas públicas de Floriano; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual do Piauí; Pró-reitoria de graduação da UESPI; (Orientador);

Iris Emanuele de Andrade Silva

A representatividade do espaço na construção da identidade da personagem Alícia, de Cinzas do Norte de Milton Hatoum; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português (4675)) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Natália Gonçalves de Souza Santos;

Tairine da Silva Ribeiro

A construção identitária através da memória de Mila, protagonista de Esse cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Natália Gonçalves de Souza Santos;

Pauliane Alves de França Borges

O processo de construção da autonomia de Luzia, personagem de Luzia Homem, de Domingos Olímpio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Natália Gonçalves de Souza Santos;

Aline Rodrigues Dos Santos

Uma interpretação da autonomia feminina na perspectiva das personagens Maria Raquel e Teresa Araújo, em Galileia, de Ronaldo Correia de Brito; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português (4675)) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Natália Gonçalves de Souza Santos;

Luana Vanessa Silva da Anunciação

Monitoria da disciplina Literatura Brasileira do século XIX; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras - Português (4675)) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Natália Gonçalves de Souza Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wilton José Marques

Os Estudos Literários de Álvares de Azevedo: idéias críticas de um poeta; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Wilton José Marques;

Wilton José Marques

O grotesco e o sublime em Álvares de Azevedo (Leitura de; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Wilton José Marques;

Eduardo Vieira Martins

O pensamento crítico de Álvares de Azevedo por meio de seus prefácios: antagonismo e dissolução; 2013; Dissertação (Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Vieira Martins;

Eduardo Vieira Martins

Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e o periodismo do século XIX; 2018; Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Eduardo Vieira Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, N. G. S. . A literatura romântica portuguesa sob o olhar de Álvares de Azevedo e Lopes de Mendonça: diálogos críticos. Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas , p. 40-52, 2019.

  • SANTOS, N. G. S. . O suicídio como aprendizagem: uma leitura do poema 'Rolla' de Musset feita por Álvares de Azevedo. REVISTA CRIAÇÃO & CRÍTICA , v. 23, p. 29-46, 2019.

  • SANTOS, N. G. S. . A razão de amor analisada por Álvares de Azevedo na peça Castro, de Ferreira. REVISTA CONVERGÊNCIA LUSÍADA , v. 39, p. 150-163, 2018.

  • SANTOS, N. G. S. . Figurações de Don Quijote no pensamento crítico de Álvares de Azevedo: no avesso da crítica romântica. AGALIA (A CORUNHA) , v. 113, p. 95-108, 2017.

  • SANTOS, N. G. S. . Álvares de Azevedo e a Revue des deux mondes: a leitura como contestação. Revue étudiante des expressions lusophones-RÉEL , v. 1, p. 155-167, 2017.

  • SANTOS, N. G. S. ; MARTINS, E. V. . A revisão de diferentes posturas críticas no prefácio a?O Conde Lopo, de Álvares de Azevedo. FRONTEIRAZ , v. 8, p. 1-13, 2012.

  • SANTOS, N. G. S. . Quão íntimas são as 'Ideias Íntimas'?: análise do poema de Álvares de Azevedo. Fólio - Revista de Letras , v. 3, p. 123-148, 2011.

  • SANTOS, N. G. S. . Pólos de oposição na poesia drummondiana: uma leitura do poema. Travessias (UNIOESTE. Online) , v. 1, p. 1-10, 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, N. G. S. . Parecer ad hoc à Jangada: Revista de Estudos Literários. 2020.

SILVA, J. C. B. ; SANTOS, N. G. S. . Parecer Ad hoc à Revista Trem de Letras (UNIFAL). 2019.

SANTOS, N. G. S. . Avaliação de trabalhos submetidos ao IX SEMEX (Seminário de Extensão e Cultura) da UFPI. 2019.

SANTOS, N. G. S. . Parecer ad hoc à Palimpsesto: revista do PPG em Letras da UERJ. 2018.

SANTOS, N. G. S. . Avaliação de trabalhos científicos submetidos ao CIET-ENPED (Congresso Internacional de Educação e Tecnologia e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). 2018.

SANTOS, N. G. S. . Parecer ad hoc Entrelinhas - Revista do curso de Letras da UNISINOS. 2017.

SANTOS, N. G. S. . Avaliação de trabalhos do 25° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2017.

SANTOS, N. G. S. . Parecer ao trabalho 'A tutoria no Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro: limites e possibilidades'. 2016.

SANTOS, N. G. S. . Parecer ao trabalho 'O ENSINO DE HISTÓRIA NA PALMA DA MÃO: O WHATSAPP COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA'. 2016.

SANTOS, N. G. S. ; LEITE, L. B. R. ; SILVA, J. C. B. . Coordenação da mesa redonda Manifestações do erotismo na literatura do século XIX. 2019. (I Congresso Internacional Faces de Eros).

SANTOS, N. G. S. ; FERNANDES, A. C. F. ; LIMA, R. R. ; PINHEIRO, C. B. S. . Coordenação da mesa redonda Relações luso-brasileiras no século XIX. 2018. (9° Colóquio Internacional do Pólo de Pesquisas Luso-Brasileiras (Relações Luso-brasileiras: imagens).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    O Romantismo brasileiro nas academias: um referencial teórico, Descrição: Este projeto de pesquisa se dedica ao levantamento e estudo de fontes primárias estrangeiras, provenientes de jornais, revistas e livros, utilizadas para a elaboração de textos não ficcionais, de teoria e/ou crítica literárias, por escritores do romantismo brasileiro, reunidos naquilo que se convencionou chamar de segunda geração romântica. Pretende-se analisar quais discursos críticos veiculados por periódicos europeus com grande circulação no Brasil oitocentista ? como a Revue des deux mondes e a Revue de Paris ? foram apropriados pelos nossos ultrarromânticos na produção de suas próprias reflexões literárias, posteriormente difundidas através do periodismo acadêmico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Natália Gonçalves de Souza Santos - Coordenador.

  • 2010 - 2018

    O pensamento crítico de Álvares de Azevedo, Descrição: Este projeto de pesquisa foi composto por duas fases. A primeira delas circunscreveu-se à análise dos prefácios escritos por Álvares de Azevedo ao livro de poemas Lira dos vinte anos, ao drama Macário e ao conto metrificado O conde Lopo. Os seus resultados parciais, obtidos durante o curso de mestrado, encontram-se reunidos no livro Antagonismo e dissolução: o pensamento crítico de Álvares de Azevedo (Humanitas, 2014). Já a segunda fase ocupou-se de quatro ensaios críticos: "Literatura e civilização em Portugal: fase heroica e fase negra", "George Sand: Aldo o rimador", "Alfredo de Musset: Jacques Rolla" e "Lucano" e foi desenvolvida ao longo da produção da tese intitulada Um leitor inconformado: Álvares de Azevedo e o periodismo do século XIX. Em ambas as fases, o objetivo principal do projeto foi o de pensar Álvares de Azevedo como sendo, em primeiro lugar, um teórico do romantismo brasileiro e um crítico literário independente e cosmopolita. Assim sendo, essa pesquisa faz o caminho inverso de grande parte dos estudos que se dedicaram a esse autor, pois se vale de sua produção poética para iluminar pontos do pensamento crítico de Azevedo, quando isso se faz necessário. A pesquisa levantou um vasto horizonte de referências bibliográficas com as quais o autor dialogava na redação de seus prefácios e ensaios, que vão muito além daquelas mais conhecidas como, por exemplo, Byron e Musset. Notou-se que ele era um leitor assíduo dos periódicos que circulavam no tempo, notadamente a Revue des deux mondes. Em consequência disso, grande parte dos esforços desse projeto de pesquisa voltaram-se para o trabalho de pesquisa das fontes bibliográficas utilizadas por Azevedo e no uso que ele fez delas para elaborar suas reflexões teóricas e críticas. Ao deslindar a perspectiva teórica com a qual Azevedo dialoga a partir dos periódicos, pude concluir que o comparatismo está na base de muitos de seus raciocínios, uma vez que autores que iniciaram uma primeira onda sistemática de literatura comparada na França são referidos e têm seus pontos de vista encampados, em certa medida, pelo ensaísta brasileiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Natália Gonçalves de Souza Santos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 11

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Piauí, Campus Dra Josefina Demes. , Rodovia BR-343 - lado ímpar, Campo Velho, 64808080 - Floriano, PI - Brasil, Telefone: (89) 35216812

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2013

Fundação Para o Vestibular da Unesp

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Corretora de textos

Outras informações:
Participação no 1o Treinamento de Corretores - Correção On-line e composição da banca de correção das redações do SARESP 2013.

2013 - 2013

Universidad de Ciencias Médicas de la Habana

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 44

Outras informações:
Preparación Idiomática para colaboración Brasil

2012 - 2014

Serviço Social da Indústria

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 26

Outras informações:
Professora de Língua Portuguesa nos níveis fundamental II e médio.

2013 - 2013

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Corretora de textos, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação no curso de extensão Formação Continuada para Avaliadores das Redações do ENEM 2013 e composição da banca de correção.

2012 - 2012

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Corretora de textos, Carga horária: 20

Outras informações:
Participação no curso de extensão Formação Continuada para Avaliadores das Redações do ENEM 2012 e composição da banca de correção.

2014 - 2014

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora da disciplina Estudos Clássicos para o primeiro ano da Graduação em Letras

2012 - 2012

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora voluntária, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora voluntária do curso de Português para falantes de línguas românicas (básico 1), vinculado ao Programa de Extensão Linguística Aplicada: Português para Estrangeiros, coordenado pelo Prof. Dr. Nelson Viana.

2008 - 2010

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora da área de Linguagens do Curso pré-vestibular da UFSCar, ministrando a disciplina de Literatura e a atividade Tertúlia Literária.

2008 - 2009

Universidade Federal de São Carlos

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades de auxílio à administração da Chefia do Departamento de Matemática

2016 - 2016

Universidade de São Paulo

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágio em docência realizado junto ao PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino) da USP, na disciplina Teoria Literária II, sob responsabilidade do Prof. Dr. Eduardo Vieira Martins

2007 - 2008

Escola de Ensino Básico Armando de Salles Oliveira

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa e Portuguesa, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora de Inglês no curso pré-vestibular e monitora de Português.

2010 - 2010

Colegio Sapiens

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de apoio, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora de apoio das disciplinas de Português e Inglês para o Ensino Fundamental II

2018 - Atual

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora assistente, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2020

    Extensão universitária , Campus Dra Josefina Demes, .,Atividade de extensão realizada, Programa Institucional de.

  • 10/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus Dra Josefina Demes, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2019 - 01/2020

    Ensino, Letras Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura de Formação no Brasil, Metodologia do Ensino de Literatura, Prática Pedagógica Interdisciplinar I

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Letras - Português (4675), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura infantojuvenil, Literatura Ocidental, Prática de pesquisa em Letras II

  • 05/2019 - 06/2019

    Extensão universitária , Campus Dra Josefina Demes, .,Atividade de extensão realizada, Curso de extensão "A gênese e a representatividade dos gêneros literários especulativos".

  • 10/2018 - 12/2018

    Ensino, Letras - Português (4675), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura brasileira do século XIX, Literatura africana de língua portuguesa, Prática de pesquisa em Letras I

2019 - 2019

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor formador do PARFOR, Carga horária: 60

Outras informações:
Professora formadora na disciplina de Literatura de Língua Inglesa I, curso Letras/Inglês. Polo da UESPI em Canto do Buriti/PI