Julio Kyosen Nakatani

Engenheiro agrônomo formado pela Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás, mestre em Administração de Organizações pela FEA-RP/USP (Cadeias de suprimento) e especialista em design instrucional. É autor/coautor de 6 livros no Brasil. Atualmente é pesquisador associado da Markestrat desde 2010. Atua nas áreas de cadeias de suprimento, canais de distribuição, marketing e planejamento estratégico. Participou de projetos nas áreas de: Canais de distribuição e suprimentos da produção agrícola, planejamentos estratégicos setoriais, estratégias de acesso a mercado, mapeamento e quantificação de cadeias, planos de negócios e desenvolvimento de novos produtos para as grandes culturas agrícolas.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Administração de Organizações

2011 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Proposta de um método para planejamento e gestão da cadeia de suprimentos de empresas compradores de frutas,Ano de Obtenção: 2013
Marcos Fava Neves.Palavras-chave: Cadeia de suprimento; Planejamento e gestão; Fruticultura.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aqüicultura; Atividades administrativas e serviços complementares.

Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual

2011 - 2013

Universidade Federal de Itajubá
Título: Design Instrucional do curso de Planejamento e gestão estratégica de marketing
Orientador: Ana Paula Silva Figueiredo

Graduação em Agronomia

2005 - 2010

Universidade Federal de Goiás

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Telecomunicações

2004 - 2006

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Formação de Professores Conteúdistas. (Carga horária: 25h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.

2012 - 2012

Informática Básica - WORD. (Carga horária: 25h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.

2012 - 2012

Programa de Capacitação de Tutores - Turma 2/2011. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2011 - 2011

Aprendendo a Ensinar via EaD. (Carga horária: 150h). , Grupo Educação Livre, EL, Brasil.

2010 - 2010

Ambientação. (Carga horária: 3h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2010 - 2010

Empreendedorismo. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.

2010 - 2010

EI ? Empreendedor Individual. (Carga horária: 3h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2010 - 2010

Iniciando um Pequeno e Grande Negócio. (Carga horária: 15h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2005 - 2005

Montagem e manutenção de microcomputadores. (Carga horária: 80h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

2004 - 2004

Webdesing. (Carga horária: 80h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Japonês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Cadeia de Suprimentos.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Planejamento e Gestão Estrategica de Marketing.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Agronegócios.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Hortifruticultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

22nd Annual IFAMA Forum & Symposium.Mapping and Quantification of The Cotton Chain in Brazil. 2012. (Simpósio).

Metodologia de Pesquisa. 2012. (Outra).

8º Congresso Brasileiro de Algodão e Cotton Expo 2011. 2011. (Congresso).

Aprendendo as Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. 2010. (Oficina).

Curso de Garde Manger. 2009. (Oficina).

Parte prática do curso de educação sanitária, método SOMA e HLB-Greening. 2009. (Oficina).

Programa Conhecendo a Ceasa-GO. 2009. (Outra).

XXII Congresso Brasileiro de Entomologia. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES DOSES DO INSETICIDA MOVENTO PLUS + ÁUREO PARA CONTROLE DE Bemisia tabaci BIÓTIPO ?B? (HEMIPTERA: ALEYRODIDAE) NA CULTURA DA SOJA.. 2008. (Congresso).

XXII Congresso Brasileiro de Entomologia. COMPARAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE INSETICIDAS NO CONTROLE DE Euschistus heros (HETEROPTERA: PENTATOMIDAE) NA FASE INICIAL DA CULTURA DO MILHO.. 2008. (Congresso).

Efeito de nutrientes na qualidade de Citrus. 2007. (Seminário).

Quantitative analysis of carbon in soils usin infrared spectroscopy (NIR e Mid-IR). 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rosane Lúcia Chicarelli Alcântara

NEVES, M. F.; CALDANA, A. C. F.;ALCANTARA, R. L. C.; CASTRO, L. T. E.; ROSSI, R. M.; NASCIMENTO, A. R.. Canais de distribuição de pordutores hortícolas: uma proposta de gestão. 2019. Tese (Doutorado em Administração de Organizações) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto-USP.

Rosane Lúcia Chicarelli Alcântara

NEVES, M. F.; CASTRO, L. T. E.;ALCANTARA, R. L. C.. Proposição de um modelo de gestão de rede interorganizacional entre empresas de pequeno porte e redes varejistas na compra de produtos perecíveis. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Administração de Organizações) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto USP.

Marcos Fava Neves

NEVES, M. F.; PADUA, S. I. D.; SPERS, V. R. E.. Proposta de um método para o planejamento e gestão da cadeia de suprimento de empresas compradoras de frutas. 2013 - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.

Marcos Fava Neves

NEVES, M. F.. Canais de distribuição de produtores de hortícolas: uma proposta de gestão. 2019.

Marcos Fava Neves

NEVES, M. F.CASTRO, L. T.; ALCANTARA, R. L. C.. Proposição de Um Método de Gestão de Rede Interorganizacional Entre Empresas de Pequeno Porte e Redes Varejistas na Compra de Produtos Perecíveis. 2016 - Universidade de São Paulo.

Silvia Inês Dallavalle de Pádua

NEVES, M. F.;Padua, Silvia Ines Dallavalle; SPERS, V. R. E.. Proposta de um método para planejamento e gestão da cadeia de suprimento de empresas compradoras de frutas. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Administração de Organizações) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.

Silvia Inês Dallavalle de Pádua

NEVES, M. F.; SPERS, V. R. E.;PÁDUA, S. I. D.. Proposta de um método para planejamento e gestão da cadeia de suprimentos para empresa compradoras de frutas". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Administração das Org) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.

Larissa Leandro Pires

CEZPAK, C.; Borges, J.D.;Pires, L. L.. Relatório de estágio curricular obrigatório realizado na Sakata Seed Sudamérica, Bragança Paulista, SP, de 07 de janeiro a 30 de junho de 2010. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Escola de Agronomia e Eng. de Alimentos - UFG.

Ricardo Messias Rossi

ROSSI, R. M.NEVES, M. F.; CALDANA, A. C. F.; ALCANTARA, R. L. C.;CASTRO, L. T. e; NASCIMENTO, A. R.. Canais de distribuição de produtores de hortícolas: uma proposta de gestão. 2019. Tese (Doutorado em Administração de Organizações) - Universidade de São Paulo.

MARCIO MATTOS BORGES DE OLIVEIRA

NEVES, Marcos Fava;OLIVEIRA, Marcio Mattos Borges de. Proposta de um método para planejamento e gestão da cadeia de suprimento de empresas compradoras de frutas. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração de Organizações) - Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração de Ribeirão Preto-USP.

Luciana Botezelli

FIGUEIREDO, A. P.;BOTEZELLI, L.; LEAL, F.. Design Instrucional do curso " Planejamento e gestão estratégica de Marketing". 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Instrucional para EAD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá.

Lara Bartocci Liboni

LIBONI AMUI, LARA BARTOCCI. Proposta de um método para planejamento e gestão da cadeia de suprimento de empresas compradoras de frutas. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração das Organizações) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, FEA-RP/USP.

Adriana Cristina Ferreira Caldana

NEVES, M. F.;CALDANA, A.C.F.; ALCANTARA, R. L. C.; CASTRO, L. T. E.; ROSSI, R. M.; NASCIMENTO, A. R.. Canais de distribuição de produtores de hortícolas: uma proposta de gestão.. 2019. Tese (Doutorado em Administração de Organizações) - Universidade de São Paulo.

Ana Paula Silva Figueiredo

FIGUEIREDO, A. P. S.; BOTEZELLI, L.; LEAL, F.. Design Instrucional do curso Comunicação e Entretenimento digital na manturidade. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcos Fava Neves

Proposta de um método para o planejamento e gestão da cadeia de suprimento de empresas compradoras de frutas; 2013; Dissertação (Mestrado em Administração das Organizações) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto,; Orientador: Marcos Fava Neves;

Marcos Fava Neves

Canais de distribuição de produtores de hortícolas: uma proposta de gestão; 2019; Tese (Doutorado em Administração de Organizações) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto,; Orientador: Marcos Fava Neves;

Ana Paula Silva Figueiredo

Design Instrucional do curso Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual) - Universidade Federal de Itajubá; Orientador: Ana Paula Silva Figueiredo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CASTRO, L. T. E. ; NEVES, M. F. ; NAKATANI, J. K. . Modelos organizacionais para parcerias público-privadas na irrigação pública no Brasil. Revista de Administração (FEA-USP) , v. 48, p. 268-280, 2013.

  • NEVES, M. F. ; CONSOLI, M. A. ; NAKATANI, J. K. . A Nova Era da agricultura. Agroanalysis (FGV) , v. 34, p. 25-25, 2013.

  • LIBONI, LARA ; NAKATANI, JULIO KYOSEN ; CEZARINO, LUCIANA ORANGES . Social Standards in Certification of Agri-Food Products. Journal of Management Research , v. 4, p. 2155, 2012.

  • NEVES, M. F. ; ALVES PINTO, M. J. ; LIMA JUNIOR, J. C. ; NAKATANI, J. K. ; MONACO NETO, L. C. ; LIMA, L. A. C. V. ; KALAKI, R. B. ; CAMARGO, R. B. . Mapeamento e Estratégias para a Cadeia de Flores no Brasil. 1. ed. São Paulo: OCESP, 2015. v. 1. 132p .

  • OTTO, I. M. C. ; NEVES, M. F. ; ALVES PINTO, M. J. ; NAKATANI, J. K. ; KALAKI, R. B. ; GERBASI, T. . Construindo Juntos o Futura do Agronegócio em Goiás: Cadeia Produtiva de Lácteos. 1. ed. Goiânia, GO: FIEG, 2012. v. 1. 124p .

  • OTTO, I. M. C. ; NEVES, M. F. ; ALVES PINTO, M. J. ; NAKATANI, J. K. ; KALAKI, R. B. ; GERBASI, T. . Construindo Juntos o Futura do Agronegócio em Goiás: Cadeia Produtiva de Grãos. 1. ed. Goiânia, GO: FIEG, 2012. v. 1. 172p .

  • OTTO, I. M. C. ; NEVES, M. F. ; ALVES PINTO, M. J. ; NAKATANI, J. K. ; KALAKI, R. B. ; GERBASI, T. . Construindo Juntos o Futura do Agronegócio em Goiás: Cadeia Produtiva de Aves e Suínos. 1. ed. , 2012. v. 1. 140p .

  • OTTO, I. M. C. ; NEVES, M. F. ; ALVES PINTO, M. J. ; NAKATANI, J. K. ; KALAKI, R. B. ; ALMEIDA, R. A. . Construindo Juntos o Futura do Agronegócio em Goiás: Cadeia Produtiva de Carnes e Couro Bovino. 1. ed. Goiânia, GO: FIEG, 2012. v. 1. 180p .

  • OTTO, I. M. C. ; NEVES, M. F. ; ALVES PINTO, M. J. ; NAKATANI, J. K. ; KALAKI, R. B. ; GERBASI, T. . Construindo Juntos o Futura do Agronegócio em Goiás: Cadeia Produtiva Sucroenergética. 1. ed. Goiânia, GO: FIEG, 2012. v. 1. 196p .

  • ALVES PINTO, M. J. ; NAKATANI, J. K. . O mercado e a economia algodoeira. In: NEVES, M. F.; ALVES PINTO, M. J.. (Org.). Estratégias para o Algodão no Brasil. 1ed.São Paulo: Editora Atlas, 2012, v. 1, p. 21-39.

  • FREIRE, E. C. ; NAKATANI, J. K. . A produção algodoeira. In: NEVES, M. F.; ALVES PINTO, M. J.. (Org.). Estratégias para o Algodão no Brasil. 1ed.São Paulo: Editora Atlas, 2012, v. 1, p. 40-54.

  • LIMA JUNIOR, J. C. ; MISSIATO, R. ; NAKATANI, J. K. ; NASSAR, L. M. ; TROMBIN, V. G. ; VALÉRIO, F. R. . Mapeamento e quantificação da cadeia produtiva do algodão ? Safra 2010/2011. In: NEVES, M. F.; ALVES PINTO, M. J.. (Org.). Estratégias para o Algodão no Brasil. 1ed.São Paulo: Editora Atlas, 2012, v. 1, p. 1-20.

  • NAKATANI, J. K. . O que podemos esperar da China e do Mundo. O Popular, Goiânia, GO, 27 jul. 2012.

  • NAKATANI, J. K. ; SIMPRINI, E. S. . Operações de Apoio à Comercialização da Produção Agrícola. Agrodistribuidor, 30 maio 2012.

  • NAKATANI, J. K. ; PRADO, L. S. . Funcionário Especializado é Igual à Revenda Competitiva. Agrodistribuidor, 01 mar. 2012.

  • NAKATANI, J. K. ; BALLABEN, R. S. . Pragas no milho: Controle, prevenção e a oportunidade para o Agrodistribuidor. Agrodistribuidor, 01 dez. 2011.

  • NEVES, M. F. ; ALVES PINTO, M. J. ; KALAKI, R. B. ; NAKATANI, J. K. ; MONACO NETO, L. C. . Strategic Planning of the Flower Production Chain in Brazil. In: International Food and Agribusiness Symposium and Forum: Become the Solution, Food Security 2050, 2016, Dinamarca. International Food and Agribusiness Symposium and Forum: Become the Solution, Food Security 2050, 2016.

  • NAKATANI, J. K. ; NOGUEIRA, C. A. ; PADUA, S. I. D. . Gestão de Processos de Negócio e Boas Práticas Agrícolas no Agronegócio: revisão de literatura. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2015, Bauru. ANAIS DO SIMPEP, 2015. v. 22.

  • CAMARGO, R. B. ; ALVES PINTO, M. J. ; NAKATANI, J. K. ; NEVES, M. F. . Mapeamento e Quantificação da Cadeia de Flores e Plantas Ornamentais em 2014. In: 23 SIICUSP, 2015, São Paulo. ANAIS DO XXIII SIICUSP, 2015.

  • NEVES, M. F. ; NAKATANI, J. K. ; GOMES, C. C. M. P. . The Fruit Chain: Opportunities for a Supply Chain Method. In: 22nd Annual IFAMA Forum & Symposium, 2012, Xangai, China. 22nd Annual IFAMA Forum & Symposium, 2012.

  • NEVES, M. F. ; NAKATANI, J. K. ; ALVES PINTO, M. J. ; TROMBIN, V. G. ; LIMA JUNIOR, J. C. ; NASSAR, L. M. . Mapping and Quantification of The Cotton Chain in Brazil. In: 22nd Annual IFAMA Forum & Symposium, 2012, Xangai, China. 22nd Annual IFAMA Forum & Symposium, 2012.

  • VALÉRIO, F. R. ; NEVES, M. F. ; ALVES PINTO, M. J. ; NAKATANI, J. K. . Mapeamento e Quantificação da Cadeia Produtiva do Algodão. In: 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2012, São Paulo. Anais do 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica, 2012.

  • NAKATANI, J. K. ; SANTOS, J. B. ; ASSIS, D. F. C. ; GUIMARAES, H. O. ; TEIXEIRA, L. P. ; CZEPAK, C. . Comparação da eficiência de inseticidas no controle de Euschistus heros (Heteroptera: Pentatomidae) na fase inicial da cultura do milho. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

  • NAKATANI, J. K. ; OLIVEIRA, T. C. ; SANTOS, J. B. ; SILVEIRA, C. A. ; CZEPAK, C. . Avaliação da eficiência de diferentes doses do inseticida Movento Plus + Aureo para controle de Bemisia tabaci Biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae) na cultura da soja.. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

  • VIEIRA, L. B. ; SANTOS, J. B. ; NAKATANI, J. K. ; GUERZONI, R. A. ; CZEPAK, C. . Comparação da eficiência de inseticidas para controle de Bemisia tabaci biotipo B (Hemipetar: Aleyrodidae) na cultura do algodão. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

  • VIEIRA, L. B. ; ABUD, J. O. G. ; NAKATANI, J. K. ; OLIVEIRA, T. C. ; CZEPAK, C. ; SANTOS, J. B. . Comparação da seletividade de inseticidas utilizados na cultura da soja ao percevejo predador Podisus sp. (Heteroptera: Pentatomidae). In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

  • NEVES, M. F. ; NAKATANI, J. K. ; ALVES PINTO, M. J. ; TROMBIN, V. G. ; LIMA JUNIOR, J. C. ; NASSAR, L. M. . Mapping and Quantification of The Cotton Chain in Brazil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NEVES, M. F. ; ALVES PINTO, M. J. ; NAKATANI, J. K. ; KALAKI, R. B. ; GERBASI, T. . Workshop Construindo Juntos o Futuro do Agronegócio em Goiás. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NEVES, M. F. ; ALVES PINTO, M. J. ; NAKATANI, J. K. ; RODRIGUES, R. M. C. ; RODRIGUES, J. M. ; FREIRE, E. C. ; TROMBIN, V. G. ; ROCHA, P. I. . A Cadeia do Algodão Brasileiro: safra 2012/2013. 2013.

NEVES, M. F. ; ALVES PINTO, M. J. ; LIMA JUNIOR, J. C. ; TROMBIN, V. G. ; NAKATANI, J. K. ; MISSIATO, R. ; FREIRE, E. C. ; CHAMMA, R. M. ; CAETITE, A. N. . The Brazilian Cotton Chain: Challenges and Strategies. 2012.

NEVES, M. F. ; ALVES PINTO, M. J. ; LIMA JUNIOR, J. C. ; TROMBIN, V. G. ; NAKATANI, J. K. ; MISSIATO, R. ; FREIRE, E. C. ; CAETITE, A. N. ; CHAMMA, R. M. . A cadeia do algodão brasileiro: desafios e estratégias. 2011.

CASTRO, L. T. E. ; NAKATANI, J. K. . Negociação e Planejamento de Vendas. 2012. .

NAKATANI, J. K. . Curso de Negociação. 2011. .

NAKATANI, J. K. . Horticultura orgânica para pessoas idosas - Projeto Horta. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Mapeamento e Quantificação da Cadeia Hortícola Brasileira, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos Fava Neves em 31/01/2017., Descrição: O projeto de pesquisa tem como objetivo realizar o mapeamento e a quantificação das cadeias produtivas de dez produtos hortícolas, com dados de 2016. O método utilizado para a pesquisa foi o Método de Gestão Estratégica de Sistemas Agroindustriais (GESis), desenvolvido por Neves (2008). O estudo visa estimar o tamanho e a importância socioeconômica das referidas cadeias. Isso será feito por meio de uma ampla descrição dos elos e negócios envolvidos ao longo das cadeias, com a estimativa dos fluxos financeiros entre estes, os impostos pagos, a geração de emprego e o produto interno bruto gerado no ano de 2016. Para alcançar estes objetivos serão realizadas entrevista com dezenas de agentes econômicos inseridos na cadeia hortícola do país além de uma extensa pesquisa bibliográfica em veículos e bases especializadas. O projeto de pesquisa gerou uma bolsa de doutorado e três bolsas de iniciação científica para alunos da graduação. Os resultados darão origem a um livro e a artigos acadêmicos, além de gerar subsídios para discussões na comunidade científica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Julio Kyosen Nakatani - Integrante / Marcos Fava Neves - Coordenador / Mairun Junqueira Alves Pinto - Integrante / Tássia Gerbasi - Integrante / Rafael Bordonal Kalaki - Integrante., Financiador(es): Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2015

    Mapeamento e Quantificação do Setor de Flores e Plantas Ornamentais do Brasil, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos Fava Neves em 25/01/2017., Descrição: O estudo tem como objetivo realizar o mapeamento e quantificação do setor do setor de flores e plantas ornamentais em 2014. A pesquisa apresentou uma radiografia da cadeia produtiva das flores, possibilitando a todos os interessados uma maior compreensão sobre as variáveis que a compõem, sua movimentação financeira, principais tendências e desafios estratégicos. Além disso, o projeto ampliou a disponibilidade de informações do setor e transferiu conhecimento aos produtores e demais interessados, bem como mostrou dos benefícios econômicos e sociais da cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais. Para alcançar os objetivos proposto pela pesquisa, foram realizadas cerca de 100 entrevistas primárias com profissionais dos vários elos da cadeia, visitadas 20 cidades produtoras e comercializadoras de flores e plantas ornamentais e busca de dados secundários. O projeto teve duração de 4 meses, sendo realizado de junho a outubro de 2015, envolvendo 8 pesquisadores ligados á FUNDACE, vinculado à Universidade de São Paulo. Esta pesquisa contou com o financiamento do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e com o auxílio da SESCOOP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), OCESP (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo), do Velling Holambra e da Cooperflora. O projeto de pesquisa gerou duas bolsas de iniciação cientifica para um alunos da graduação. Os resultados deram origem a um livro científico e estão sendo gerados diversos papers acadêmico sobre a pesquisa e discussões na comunidade científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Julio Kyosen Nakatani - Integrante / Marcos Fava Neves - Coordenador / Mairun Junqueira Alves Pinto - Integrante / Rafael Bordonal Kalaki - Integrante / Eduardo Sandrini Simprini - Integrante / Rodolfo Boccagini de Camargo - Integrante / Lorival Carmo Monaco Neto - Integrante / Luis Antonio Carvalho de Vaz Lima - Integrante., Financiador(es): Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo - SP - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 2014 - Atual

    Mapeamento e Quantificação do Setor Sucroenergético Safra 2013/2014, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos Fava Neves em 25/01/2017., Descrição: A pesquisa envolve 7 pesquisadores ligados á FUNDACE, vinculado à Universidade de São Paulo e com apoio do CNPQ (Chamada MCTI/CNPQ/Universal 2014- 454521/2014-6). O estudo tem como objetivo realizar o mapeamento e quantificação do setor do setor sucroenergético brasileiro na safra 2013/14. A pesquisa já apresentou uma radiografia da cadeia produtiva de cana de açúcar, possibilitando a todos os interessados uma maior compreensão sobre as variáveis que a compõem, sua movimentação financeira, principais tendências e desafios estratégicos. Além disso, o projeto amplia a disponibilidade de informações do setor, mostra os benefícios econômicos e sociais do setor sucroenergético e leva informação aos produtores, industrias e demais elos da cadeia. Utiliza-se como método de pesquisa, o método GESis (Método de Planejamento e Gestão Estratégica de Sistemas Agroindustriais. Esta pesquisa conta com o financiamento da Orplana, UNICA e CEISE e CNPq. Os resultados já deram origem a um livro científico, um capítulo de livro e um artigo acadêmico, apresentado em congresso internacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Julio Kyosen Nakatani - Integrante / Marcos Fava Neves - Coordenador / Vinicius Gustavo Trombin - Integrante / Tássia Gerbasi - Integrante / Rafael Bordonal Kalaki - Integrante / Eduardo Sandrini Simprini - Integrante / Flavio Ruhnke Valério - Integrante / Jonny Mateus Rodrigues - Integrante / Rodolfo Boccagini de Camargo - Integrante / Fernanda de Tavares Canto Guina - Integrante / Giulia Machado Agostini - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / União da Indústria de Cana-de-açúcar - Auxílio financeiro / Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil - Auxílio financeiro / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2012

    Construindo Juntos o Futuro do Agronegócio em Goiás, Descrição: O projeto envolve o estudo de oito cadeias produtivas do agronegócio goiano com o objetivo de traçar um planejamento estratégico para cada uma destas cadeias, a saber: sucroenergética; bovinocultura de corte; couro bovino; bovinocultura de leite e produtos lácteos; avicultura de corte; suinocultura; soja e milho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Julio Kyosen Nakatani - Integrante / Marcos Fava Neves - Coordenador., Financiador(es): Federação das Indústrias do Estado de Goiás - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2012 - 2012

    O potencial do Sorgo Sacarino na indústria sucroenergética, Descrição: A pesquisa possibilitou um diagnóstico completo da situação atual da cadeia energética do Sorgo Sacarino. O estudo levantou, entre outros fatores, os aspectos agronómicos, aspectos fitossanitários, aspectos econômicos e as oportunidades do etanol produzido com Sorgo Sacarino. A pesquisa gerou três bolsas de pesquisa para alunos da pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Julio Kyosen Nakatani - Integrante / Marcos Fava Neves - Coordenador., Financiador(es): SYNGENTA Proteção de Cultivos - Matriz - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Mapeamento e Quantificação do Setor Algodoeiro do Brasil, Descrição: A convite da ABRAPA e com apoio do CNPQ (Chamada CNPq /CAPES N º 07/2011) foram realizados o mapeamento e quantificação da cadeia produtiva do algodão no Brasil para o ano de 2010. A pesquisa envolveu uma radiografia completa deste SAG no país, além de análises da produção e do consumo mundial. O projeto conferiu ampla visibilidade às informações do setor e transferiu conhecimento aos produtores e demais interessados. Além disso, gerou 02 bolsas de pesquisas para alunos de graduação. A pesquisa resultou em um livro entitulado Estratégias para o Algodão no Brasil e um artigo aceito no 22nd Annual World Forum and Symposium (2012).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Julio Kyosen Nakatani - Integrante / Marcos Fava Neves - Coordenador / Mairun Junqueira Alves Pinto - Integrante / Vinicius Gustavo Trombin - Integrante / José Carlos de Lima Júnior - Integrante / Leonardo Maso Nassar - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2011 - 2011

    Análise Sistêmica de Cadeia Produtiva de Manga no Brasil, Descrição: A pesquisa possibilitou um diagnóstico completo da situação atual desde a saída da fruta do Brasil até a chegada no consumidor europeu. O estudo levantou, entre outros fatores, as dificuldades e riscos aos produtores brasileiros de manga e oportunidades de atuação para captura de valor na cadeia produtiva. A pesquisa gerou uma bolsa de pesquisa para aluno da graduação e uma bolsa de pesquisa para aluno da pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Julio Kyosen Nakatani - Integrante / Marcos Fava Neves - Coordenador., Financiador(es): SYNGENTA Proteção de Cultivos - Matriz - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2008

    Implementação do manejo integrado de insetos praga na cultura da soja em regiões produtoras de Goiás, Descrição: O manejo integrado de insetos praga visa principalmente o uso racional de produtos químicos através da inserção de diferentes métodos de controle além do químico e tendo como base o reconhecimento e a quantificação das pragas e inimigos naturais ali presentes. Sendo assim segundo Gallo et al. (2002) pode-se dizer que o manejo integrado de pragas é amplo, sendo o somatório de tecnologias em várias áreas formando um pacote tecnológico dinâmico, que prevê uma estrutura objetiva para as tomadas de decisões relacionadas com o emprego de novos métodos de controle. Quando tratamos mais especificamente da cultura em questão, o tomate, embora considerado como um dos mais tecnificados apresenta problemas fitossanitários, principalmente os relacionados às pragas, que têm se agravado cada vez mais pelo uso excessivo e indiscriminado de agrotóxicos, pela não eliminação dos restos culturais e pelo escalonamento de plantios numa mesma área dentre outros fatores. Este projeto, de caráter interinstitucional que conta com a participação de consultores e indústrias processadoras de tomate, tem como principal objetivo o monitoramento, do pré-plantio a colheita, de insetos pragas e seus inimigos naturais em diferentes localidades de cultivo do tomateiro, relacionando estas populações de artrópodes, com aplicações de inseticidas, temperatura, precipitação entre outros. Este trabalho tem como meta organizar planilhas de monitoramento, no que se refere principalmente a freqüências destes monitoramentos e a otimização dos métodos de controle adotados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julio Kyosen Nakatani - Integrante / Cecilia Czepak - Coordenador., Número de produções C, T & A: 3

  • 2006 - 2008

    Monitoramento de artrópodes praga e inimigos naturais em cultivos de tomate industrial, Descrição: O manejo integrado de insetos praga visa principalmente o uso racional de produtos químicos através da inserção de diferentes métodos de controle além do químico e tendo como base o reconhecimento e a quantificação das pragas e inimigos naturais ali presentes. Sendo assim segundo Gallo et al. (2002) pode-se dizer que o manejo integrado de pragas é amplo, sendo o somatório de tecnologias em várias áreas formando um pacote tecnológico dinâmico, que prevê uma estrutura objetiva para as tomadas de decisões relacionadas com o emprego de novos métodos de controle. Quando tratamos mais especificamente da cultura em questão, o tomate, embora considerado como um dos mais tecnificados apresenta problemas fitossanitários, principalmente os relacionados às pragas, que têm se agravado cada vez mais pelo uso excessivo e indiscriminado de agrotóxicos, pela não eliminação dos restos culturais e pelo escalonamento de plantios numa mesma área dentre outros fatores. Este projeto, de caráter interinstitucional que conta com a participação de consultores e indústrias processadoras de tomate, tem como principal objetivo o monitoramento, do pré-plantio a colheita, de insetos pragas e seus inimigos naturais em diferentes localidades de cultivo do tomateiro, relacionando estas populações de artrópodes, com aplicações de inseticidas, temperatura, precipitação entre outros. Este trabalho tem como meta organizar planilhas de monitoramento, no que se refere principalmente a freqüências destes monitoramentos e a otimização dos métodos de controle adotados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julio Kyosen Nakatani - Integrante / Cecilia Czepak - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Markestrat. , Rua Maestro Ignácio Stabile, 520, Alto da Boa Vista, 14025640 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 34565555, Fax: (16) 34565555, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2015

Fundação Pesquisa e Desenvolvimento da Adm Contabilidade e Economia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - 2009

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12

Atividades

  • 04/2009 - 12/2009

    Estágios , Escola de Agronomia, .,Estágio realizado, Monitoria na disciplina: Entomologia Agrícola e Monitoramento Integrado de Artrópodos Pragas, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Marçal Fernandes.

  • 04/2008 - 12/2008

    Estágios , Escola de Agronomia, .,Estágio realizado, Monitoria na disciplina: Entomologia Agrícola e Monitoramento Integrado de Artrópodos Pragas, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Marçal Fernandes.

  • 01/2005 - 03/2005

    Estágios , UFG Virtual, .,Estágio realizado, Estágio realizado na construção e manutenção de ferramentas de auxílio ao ensino e aprendizagem a distância sob a supervisão do Prof. Dr. Joaquim Tomé de Souza.

2011 - Atual

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

  • 03/2012 - 07/2012

    Estágios , Departamento de Administração, .,Estágio realizado, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE - Monitor da disciplina RAD1405 - Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Fava Neves..

  • 08/2011 - 12/2011

    Estágios , Departamento de Administração, .,Estágio realizado, Monitoria I - Monitor da disciplina RAD2402 - Marketing and Agribusiness, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Fava Neves..

  • 08/2011 - 12/2011

    Estágios , Departamento de Administração, .,Estágio realizado, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE - Monitor da disciplina RAD1405 - Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Fava Neves..

2011 - Atual

MARKESTRAT

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

  • 01/2013 - 12/2013

    Serviços técnicos especializados , Markestrat Research Center, .,Serviço realizado, Projeto FMC - Gestão de Canais de Distribuição.

  • 05/2012 - 12/2012

    Serviços técnicos especializados , Markestrat Research Center, .,Serviço realizado, Avaliação dos Canais de Distribuição Sakata.

2010 - 2011

Agroseed Distribuidora de Sementes LTDA

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

  • 07/2010 - 02/2011

    Estágios , Agroseed Distribuidora de Sementes LTDA, .,Estágio realizado, Estágio realizado nas áreas administrativas, assitência técnica e departamento de vendas, percorrendo todas as atividades da empresa.

2010 - 2010

Sakata Seed Sudamerica

Vínculo: Estágio curricular obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/2010 - 06/2010

    Estágios , Departamento de Vendas, .,Estágio realizado, Estágio realizado na área de pesquisa de mercado, sob a orientação do Eng. Agrônomo Saulo Onoda.