Neila Dourado Gonçalves Maciel

Graduação em Artes Plásticas pela UFBA (2004), Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Bento (2007), Mestrado em Artes Visuais (2009) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - UFBA, na linha História da Arte Brasileira e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFBA, na linha de Conservação, Restauração e Gestão dos Bens Patrimoniais. É Professora Adjunta de Teorias e História da Arte do Departamento de Museologia, Criadora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares da UFS.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

2011 - 2015

Universidade Federal da Bahia
Título: CARYBÉ E A LEGITIMAÇÃO DE UM DISCURSO DA BAIANIDADE NA INTEGRAÇÃO DAS ARTES EM SALVADOR.
Eugênio de Ávila Lins. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Carybé; Painéis e murais; Integração das artes; Arquitetura moderna; Baianidade.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: CONSERVAÇÃO DO PATRIMONIO. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Arquitetura. Setores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Artes Visuais

2007 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: O universo poético-mítico de Raimundo de Oliveira,Ano de Obtenção: 2009
Rosa Gabriella de Castro Gonçalves.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: crítica de arte; cultura popular; memória; Processo Criativo; Raimundo de Oliveira.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: História.

Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior

2005 - 2007

Faculdade sao Bento
Título: A influência da cultura popular na produção de Ieda Oliveira: um contraponto entre o saber comum e a Universidade.
Orientador: Alicia Duhá Lose.

Graduação em Artes Plásticas

1999 - 2004

Universidade Federal da Bahia
Título: O circuito das Artes Visuais na Bahia: questões de legitimação
Orientador: Maria Celeste de Almeida Wanner

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

MINICURSO 02: GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: CONCEITOS, MOVIMENTOS E PO. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2017 - 2017

Curso de História da Arte - Programa Arte e Cultura Visual. (Carga horária: 3h). , Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.

2010 - 2010

Histórias e leituras para um acervo em formação.. (Carga horária: 30h). , Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM - BA, Brasil.

2010 - 2010

Semana do professor. (Carga horária: 12h). , Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM - BA, Brasil.

2009 - 2009

Mediação cultural. (Carga horária: 30h). , Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM-BA, Brasil.

2008 - 2008

História da arte africana e afro-brasileira. (Carga horária: 20h). , Centro de Estudos Afro-Orientais - UFBA, CEAO - UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: Teoria da Arte.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História da Moda.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História do Design.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MACIEL, Neila D. G. ; HERNANDES, M. B. ; SILVA, A. P. . GT Museologia e arte em diálogo: articulações em tempos de fragmentação. IV SEBRAMUS. 2019. (Congresso).

VIGAGORDILHO, ; AZEVEDO, Susana ; HOYAS, G. ; DEVILLIER, C. ; MACIEL, Neila D. G. . Afetos Roubados no Tempo. 2007. (Exposição).

MACIEL, Neila D. G. ; PESSOA, Yumara ; Fábio Gatti . Seminário de pesquisa Arte em Tese. 2007. (Outro).

MACIEL, Neila D. G. . GUARD(AR)ES. 2006. (Exposição).

MACIEL, Neila D. G. . Água: Eterno retorno. 2005. (Exposição).

MACIEL, Neila D. G. . CASA 401. 2005. (Exposição).

VIGAGORDILHO, ; MACIEL, Neila D. G. ; AZEVEDO, Susana ; FIORELLI, M. ; DEVILLIER, C. ; HOYAS, G. ; LECONTE, S. . AFETOS ROUBADOS NO TEMPO. 2005. (Exposição).

MACIEL, Neila D. G. . V Salão Gaivota. 2004. (Exposição).

MACIEL, Neila D. G. ; PESSOA, Yumara . Projeto EBA 2004. 2004. (Outro).

MACIEL, Neila D. G. . Desdobramentos 9. 2004. (Exposição).

MACIEL, Neila D. G. . Mestre Duda. 2003. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV SEBRAMUS.Museologia e sexualidade: imaginação museal na CasAmor de Aracaju - SE. 2019. (Seminário).

Conferência Internacional de Estudos Queer. 2018. (Outra).

I Colóquio de História da Arte.Características narrativas e particulares do modernismo baiano: a problemática do caráter ?exótico? da cultura negra. 2018. (Outra).

I Fórum de Pós Graduação da UFS. 2018. (Outra).

III Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular.Do encantamento a imersão: notas sobre o "nascimento" do PPGCULT - UFS. 2018. (Outra).

III Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular. 2018. (Outra).

II Semana de Antropologia da UFS. 2018. (Outra).

II Semana de Antropologia da UFS.Do encantamento à imersão: notas sobre o nascimento do PPGCULT. 2018. (Outra).

IV Congresso Internacional sobre Culturas. Arte e política no discurso da ?baianidade?: frequências harmônicas em narrativas dissonantes.. 2018. (Congresso).

IV Semana Acadêmica de Arqueologia.O Mesmo Patrimônio, Diferentes Olhares. 2018. (Outra).

Semana Acadêmica de Museologia da UFS: Por uma museologia comprometida com a vida.Museologia e as vidas da população negra. 2018. (Outra).

XIV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. 2018. (Encontro).

XIV ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.A ARTE E OS SABERES POPULARES DE VÉIO E O MUSEU DO SERTÃO. 2018. (Encontro).

3 SEBRAMUS.VÉIO E O MUSEU DO SERTÃO: UMA DISCUSSÃO SOBRE A PRESERVAÇÃO DE MEMÓRIAS E A REELABORAÇÃO DE SABERES POPULARES.. 2017. (Seminário).

3 SEBRAMUS.INTERSEÇÕES ENTRE MUSEOLOGIA E ARTE CONTEMPORÂNEA. 2017. (Seminário).

ARQUIMEMÓRIA V.ROTA CARYBÉ: A CRIAÇÃO DE CIRCUITOS DE VISITAÇÃO COMO PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO E REAPROPRIAÇÃO DE UM PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO, CULTURAL E IDENTITÁRIO BAIANO.. 2017. (Encontro).

Patrimônio Cultural em debate. 2017. (Outra).

Patrimônio é.A integração das artes como veículo de um ideário modernista.. 2017. (Outra).

XI SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL - O CAMPO AMPLIADO DO MOVIMENTO MODERNO.O discurso da "baianidade" através da integração das artes na arquitetura moderna em Salvador.. 2016. (Seminário).

II SEBRAMUS.O graffiti no museu ou o museu no graffiti. 2015. (Seminário).

23 Encontro da ANPAP.OS PAINÉIS E MURAIS DE CARYBÉ E A VALORIZAÇÃO DE UMA MEMÓRIA CULTURAL URBANA DE SALVADOR. 2014. (Encontro).

II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Museologia. 2014. (Seminário).

IV CONGRESSO SERGIPANO DE HISTÓRIA & IV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH/SE. Os painéis e murais de Carybé e a valorização de uma memória cultural urbana de Salvador.. 2014. (Congresso).

Residência artística de estudantes da Escola de Belas Artes/UFBA e da Escola de Belas Artes/UFMG.Arte e cultura popular. 2012. (Outra).

Seminário Urbanismo na Bahia. 2012. (Seminário).

XII SCHU Seminário de História da Cidade e do Urbanismo.A integração das artes na arquitetura moderna em Salvador: o domínio de um discurso.. 2012. (Seminário).

A urbanização de Salvador em três tempos: Colônia, Império e República.. 2011. (Seminário).

XXX Seminário estudantil de pesquisa/XII Seminário de pesquisa e pós-graduação..Valorização da Memória Cultural Urbana: um estudo de uma imagem simbólica de Salvador através da Arquitetura Moderna e a integração das obras do artista plástico Carybé entre 1950 e 1970.. 2011. (Seminário).

19 Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: "Entre Territórios".Raimundo de Oliveira: um místico entre os modernos.. 2010. (Encontro).

7 Colóqui Franco Brasileiro de Estética. "O lugar contemporâneo nas artes visuais". 2010. (Outra).

Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.Raimundo de Oliveira: um místico entre os modernos. 2010. (Encontro).

Encontro - Ressignificação dos museus: inclusão universal e sustentabilidade ambiental. 2010. (Encontro).

Projeto SESI Arte. 2010. (Outra).

Recepção aos calouros - EBA/UFBA.A arte contemporânea e a cultura popular.. 2010. (Outra).

Semana do Professor. 2010. (Seminário).

18 Encontro Nacional da ANPAP. 2009. (Encontro).

Arte em Tese.O Universo poético-mítico de Raimundo de Oliveira.. 2009. (Outra).

Palestra - Projeto Mapeamento de painéis e murais artísticos de Salvador - FUNCEB.Palestra - Projeto Mapeamento de painéis e murais artísticos de Salvador.. 2009. (Outra).

XXVII Seminário Estudantil de pesquisa/IX Seminário de pesquisa e pós-graduação.O Universo poético-mítico de Raimundo de Oliveira.. 2008. (Seminário).

Contexto Urbano: a Arte e suas dimensões públicas.Crítica de arte:presença e influência.. 2005. (Seminário).

O corpo da imagem e a imagem do corpo. 2004. (Seminário).

Arte Urbana. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Jeamerson dos Santos

MACIEL, Neila D. G.; LACERDA, R. S.; OLIVEIRA, N. N.. REFLEXÕES E PERSPECTIVAS IDENTITÁRIAS A PARTIR DA OBRA DE JOSÉ ZUMBA.. 2019. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jean Costa Souza

BRITTO, C. C.;MACIEL, Neila D. G.; GOMES, A. L. A.. "O culto à tradição de nossa gente": A fabricação do folclore sergipano em exposições museológicas (1948-1976). 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Tayara Barreto de Souza Celestino

BRITTO, C. C.;MACIEL, Neila D. G.; ROSA, R. L.. ENCANTOS DA PASSAGEM: RESSONÂNCIAS DA FABRICAÇÃO DE ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO NO UNIVERSO DAS CULTURAS POPULARES EM JAPARATUBA/SE. 2019. Dissertação (Mestrado em Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MACIEL, Neila D. G.; BRITTO, C. C.; COSTA, H. H. F. G.. Trajetórias de um sonho: O colecionador Antônio Marcelino do Nascimento e o Museu Tempostal em Salvador-BA (1965-1997). 2017. Dissertação (Mestrado em Museologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Vanessa Regina dos Santos

RAMBELLI, G.;MACIEL, Neila D. G.; CORREIA, L. G. P. S.. Performance e contradição social na festa dos Lambe sujos e Caboclinhos em Laranjeiras/SE.. 2016. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Aline Serzedelo Neves Vilaça

DUMAS, A. G.;MACIEL, Neila D. G.; SANTOS, T. E. C.. Linhas de força: Dançares "gengibreiros" reterritorializados pela afrocentricidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Camila Paes Lopes

HERNANDEZ, M. B.;MACIEL, Neila D. G.; BRITTO, C. C.. Reflexões sobre a aquisição e a comunicação museal da performance artística. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luciana Moniz de Aragão Simões

HERNANDES, M. B.;MACIEL, Neila D. G.; BRITTO, C. C.. A revolução somos nós: contribuições dos processos criativos de Joseph Beuys para a Museologia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Tayara Barreto Celestino

BRITTO, C. C.;MACIEL, Neila D. G.; ROSA, R. L.. ENCANTOS DA PASSAGEM: RESSONÂNCIAS DA FABRICAÇÃO DE ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO NO UNIVERSO DAS CULTURAS POPULARES EM JAPARATUBA/SE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jeamerson dos Santos

MACIEL, Neila D. G.; OLIVEIRA, N. N.; LACERDA, R. S.. REFLEXÃO E PERSPECTIVAS IDENTITARIAS A PARTIR DA OBRA DE JOSÉ ZUMBA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jhon Lennon Souza Santos

CARMO, S.;MACIEL, Neila D. G.; SANTOS, B. M.. FESTA DO VAQUEIRO DE PORTO DA FOLHA/SE E O OFICIO DO VAQUEIRO COMO BEM CULTURAL DE NATUREZA IMATERIAL. 2019.

Aluno: Alex Rafael Barros Santos

MACIEL, Neila D. G.; BRITTO, C. C.; CARMO, S.. MUSEOLOGIA E ESQUIZOFRENIA: Um relato de um esquizofrênico "simples" no campo museológico aracajuano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Margarida Lima Cruz

MACIEL, Neila D. G.; DUMAS, A. G.; AGUIAR, Fernando J. F.. UMA HISTÓRIA CANTADA?: DOCUMENTAÇÃO DOS CHEIOS PERMANENTES DO BATALHÃO DE BACAMARTEIROS DO PINGA FOGO/SERGIPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ana Cláudia Vieira de Jesus

MACIEL, Neila D. G.; AGUIAR, J. C. T. M.; OLIVEIRA, T. C. S.. IEMANJÁS REPRIMIDAS: ARTISTAS NEGRAS E MUSEUS DE ARACAJU. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Rafael dos Santos Machado

MACIEL, Neila D. G.; AGUIAR, Fernando J. F.; BRITTO, C. C.. MUSEOLÓGIA E SEXUALIDADE: IMAGINAÇÃO MUSEAL E COLETIVISMO LGBT DA CASAMOR DE ARACAJU/SE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jéssica Simone da Silva Santos

MACIEL, Neila D. G.; AGUIAR, Fernando J. F.. A IMATERIALIDADE NA ARTE CONTEMPORÂNEA E OS DESAFIOS NO CAMPO DA DOCUMENTAÇÃO MUSEOLÓGICA EM ARACAJU. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Darly Anderson Calumby dos Santos

AGUIAR, Fernando J. F.;MACIEL, Neila D. G.; BRITTO, C. C.. ?PORQUE TUDO QUE ERA MEU FICOU LÁ?: REGISTRO DAS MEMÓRIAS DA COMUNIDADE DE PESCADORES DO MUNICÍPIO DE BREJO GRANDE/SE.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Laís Moura Silva

MACIEL, Neila D. G.; AGUIAR, Fernando J. F.; SOUZA, J. C.. O USO DA LINGUAGEM TECNOLÓGICA NA COMUNICAÇÃO EXPOGRÁFICA EM MUSEUS CONTEMPORÂNEOS: ESTUDO DE CASO NO MUSEU DA GENTE SERGIPANA GOVERNADOR MARCELO DÉDA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Rafael Jesus da Silva Dantas

BRITTO, C. C.;MACIEL, Neila D. G.; DUMAS, A. G.. O asè do akàrà ajè: Exposição museológica, patrimônio afro-religioso e 'batalha das memórias' no Memorial das Baianas de Acarajé, Slavador, Ba.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Jislaine Santana dos Santos

MACIEL, Neila D. G.; BRITTO, C. C.; CARMO, S.. "A Casa antiga que depende do negro e de sua história": Amintas Vieira de Souza como "guardião da memória" do Museu Afro-Brasileiro de Sergipe.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Vitoria Bispo Carvalho

MACIEL, Neila D. G.; BRITTO, C. C.; CARMO, S.. Provocações museológicas: leituras da Exposição "Mafro pela vida, contra o genocídio da juventude negra".. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Marina de Castro Novena Correa

MACIEL, Neila D. G.; BRITTO, C. C.; FERNANDES, M. P.. Museologia e arte urbana: conflitos entre teoria e prática no MAUU-SP e MUF-RJ.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Angelo Serravalle e Diogo Gonzalez

AVILA, C.; PAULA, F. F.;MACIEL, Neila D. G.. Arte Mural em Salvador: catálogo de painéis e murais em espaços públicos.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Salvador.

BRITTO, C. C.; ALBUQUERQUE, S.; TEIXEIRA, G.;MACIEL, Neila D. G.. Membro suplente do concurso para Professor efetivo do Departamento de Museologia da UFS. 2017. Universidade Federal de Sergipe.

MACIEL, Neila D. G.; CARMO, S.; AGUIAR, Fernando J. F.. Banca de processo seletivo para Professor Substituto. 2019. Universidade Federal de Sergipe.

MACIEL, Neila D. G.; SEVERO, M. G.; SANTANA, C. A.. Seleção para professor substituto. 2018. Universidade Federal de Sergipe.

CARMO, S.;MACIEL, Neila D. G.; GALVAO, C. M. C.. Processo Seletivo Professor Substituto. 2018. Universidade Federal de Sergipe.

MACIEL, Neila D. G.; BENEVIDES, L.; LEAL, R. E. S.. Presidente da Banca de seleção de Mestrado do PPGCULT. 2018. Universidade Federal de Sergipe.

DUMAS, A. G.; GUIMARAES, M. B. C.; BRITTO, C. C.;MACIEL, Neila D. G.; AZEVEDO, D. S.. Membro suplente da seleção de Mestrado do PPGCULT - UFS. 2017. Universidade Federal de Sergipe.

MACIEL, Neila D. G.; VALENCA, C.; NUNES, V.. Seleção Bolsista PRODAP-UFS. 2016. Universidade Federal de Sergipe.

MACIEL, Neila D. G.; OLIVEIRA, C. M.; SENA, E.; RIBEIRO, S.. Comissão Temática do Edital 11/2013 - Culturas Populares - versão padrão e 12/2013 - Culturas Populares - versão simplificada de apresentação de propostas e prestação de contas. 2014. Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

MACIEL, Neila D. G.; SILVA FILHO, A. A.; VASCONCELOS, L. M.; PORTUGAL, S. R. S.; OLIVA, F. A.. Comissão de seleção dos Salões de Artes Visuais da FUNCEB. 2013. Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

EUGÊNIO DE ÁVILA LINS

LINS, E. Á.. Exame de Qualificação: O Universo Poético-mítico de Raimundo de Oliveira. 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Bahia.

Nivaldo Vieira de Andrade Junior

ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de; NERY, Juliana Cardoso; LINS, Eugênio; HERNANDEZ, Maria Hermínia Olivera; PARAISO, Juarez Marialva Tito Martins. Carybé e a legitimação de um discurso moderno na integração das artes em Salvador. 2015. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Nivaldo Vieira de Andrade Junior

ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de; LINS, Eugênio; NERY, Juliana Cardoso; HERNANDEZ, Maria Hermínia Olivera; PARAISO, Juarez Marialva Tito Martins. Valorização da memória cultural urbana: a construção de uma imagem simbólica de Salvador atraves da arquitetura modernista e a integração das obras do artista plastico Carybé entre 1950 e 1970. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Nilton Alex Fernandes Ribeiro

A CULTURA POPULAR PRESENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe; (Orientador);

Jeamerson dos Santos

ESTUDO DESCRITIVO DE ASPECTOS BIOGRÁFICOS E DA OBRA ARTÍSTICA DE JOSÉ ZUMBA; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe,; Orientador: Neila Dourado Gonçalves Maciel;

Jéssica Simone da Silva Santos

MUSEOLOGIA E ARTE CONTEMPORÂNEA: CONEXÕES POSSÍVEIS ENTRE A PERFORMANCE E A DOCUMENTAÇÃO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Neila Dourado Gonçalves Maciel;

Marina de Castro Novena Correa

Museologia e arte urbana: conflitos entre teoria e prática no MAUU-SP e MUF-RJ; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Neila Dourado Gonçalves Maciel;

Valmira dos Santos Almeida

A Festa da Cantoria de São Gabriel/BA e o estudo das festas populares no contexto escolar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Neila Dourado Gonçalves Maciel;

Leda Martins Rodrigues

Os desfiles cívicos do Povoado de Gameleira/BA e a promoção do reconhecimento e da valorização da história e cultura locais; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Neila Dourado Gonçalves Maciel;

Veralúcia Cézar de Andrade

Contribuições do Reisado para a compreensão e valorização das festas populares nas escolas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Neila Dourado Gonçalves Maciel;

Albaneide Nunes Leite Dourado; Elcione Batista Oliveira

Possibilidades de ensino de arte contemporânea no programa AABB Comunidade de Irecê; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Neila Dourado Gonçalves Maciel;

Vanessa Cavalcanti Vargas Leal

VÉIO: NARRATIVAS DE UM ARTISTA-COLECIONADOR DE MEMÓRIAS; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe, FAPITEC; Orientador: Neila Dourado Gonçalves Maciel;

Madjer Costa Souza César

VÉIO: NARRATIVAS DE UM ARTISTA-COLECIONADOR DE MEMÓRIAS; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Neila Dourado Gonçalves Maciel;

Tatyane de Oliveira Vieira Santana

VÉIO: NARRATIVAS DE UM ARTISTA-COLECIONADOR DE MEMÓRIAS; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Museologia) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Neila Dourado Gonçalves Maciel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alejandra Hernández Muñoz

Monitoria em Historia da Arte Contemporânea; 2003; 12 f; Orientação de outra natureza - Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia; Orientador: Alejandra Hernández Muñoz;

Rosa Gabriella de Castro Gonçalves

A influência da Cultura Popular no processo criativo de Raimundo de Oliveira e Ieda de Oliveira; 2009; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Rosa Gabriella de Castro Gonçalves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GONÇALVES MACIEL, NEILA DOURADO . A Presença das Culturas Negras na Arte Moderna em Salvador e o Discurso da Baianidade. MOSAICO (GOIÂNIA) , v. 9, p. 209-227, 2017.

  • MACIEL, Neila D. G. . A integracao das artes no modernismo baiano: arte e politica no discurso da ?baianidade?. revista valise , v. 6, p. 19-32, 2016.

  • MACIEL, Neila D. G. . CARACTERÍSTICAS NARRATIVAS DO MODERNISMO PLÁSTICO BAIANO: A PROBLEMÁTICA DO CARÁTER 'EXÓTICO? DA CULTURA POPULAR LOCAL. Revista Trapiche , v. 2, p. 3-18, 2015.

  • MACIEL, Neila D. G. . DO EXÓTICO AO HERMÉTICO: O DISCURSO DE BAIANIDADE NAS ARTES VISUAIS INTEGRADAS A ARQUITETURA MODERNA EM SALVADOR/BA. Baleia na Rede (UNESP. Marília) , v. 1, p. 248-267, 2014.

  • MACIEL, Neila D. G. . A integração das artes na arquitetura moderna em Salvador e a construção de um discurso. Cultura Visual , v. 1, p. 61-72, 2012.

  • MACIEL, Neila D. G. . Raimundo de Oliveira: um místico entre os modernos.. Cultura Visual , v. 13, p. 55-69, 2010.

  • MACIEL, Neila D. G. . O Universo poético-mítico de Raimundo de Oliveira.. Revista Ohun , v. 5, p. 44-53, 2010.

  • MACIEL, Neila D. G. . O universo poético-mítico de Raimundo de Oliveira: uma pequena revisão bibliográfica. Intervenções (UFPB) , v. 1, p. 105-115, 2009.

  • MACIEL, Neila D. G. . Metáforas Cotidianas na Obra de Ieda Oliveira. Revista Ohun , v. 2, p. 185-203, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACIEL, Neila D. G. . Bienal da Bahia. 2013.

MACIEL, Neila D. G. . MUSAS: REVISTA BRASILEIRA DE MUSEUS E MUSEOLOGIA. 2017.

MACIEL, Neila D. G. . A Festa do Lambe Sujo X Caboclinho. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MACIEL, Neila D. G. ; BENTES, M. ; MURI, V. ; SOUZA, J. ; CARVALHO, A. T. ; BORGES, J. C. . Arte Popular Brasileira: novos pontos de reflexão.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACIEL, Neila D. G. ; MATTOS, L. . TVE Debates -. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GONÇALVES MACIEL, NEILA DOURADO . Arte Latino Americana. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MACIEL, Neila D. G. . Performances: tradições e contemporaneidades; Memória, espaços e tempos da cultura popular e Gestão e políticas de cultura no XLIII SIMPÓSIO DO ENCONTRO CULTURAL DE LARANJEIRAS 2018. 2018. (Coordenação de GT).

MACIEL, Neila D. G. . Comissão Científica do XLIII SIMPÓSIO DO ENCONTRO CULTURAL DE LARANJEIRAS 2018. 2018. (Comissão Científica).

MACIEL, Neila D. G. ; HOFF, M. ; TEJO, C. ; NOBRE, L. ; SANTOS, E. . Circuito Sergipe de Curadoria. 2016. .

MACIEL, Neila D. G. . Componente curricular Seminário Temático - Curso de Artes Visuais / PARFOR / UNEB. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACIEL, Neila D. G. ; Simone Trindade ; LOPES, C. ; CAMBESES, A. . Arte e Cultura. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para EAD - UNIFACS).

MACIEL, Neila D. G. . Arte Brasileira. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MACIEL, Neila D. G. . Monitoria do 15 ENANPAP. 2006. (Monitoria).

MACIEL, Neila D. G. . Monitoria do Curso de Extensão Permanente: "Um novo olhar.". 2006. (Monitoria - Permanente).

MACIEL, Neila D. G. . Monitoria - História da Arte contemporânea. 2003. (Monitoria).

MACIEL, Neila D. G. . afetos. 2005 (Objetos).

MACIEL, Neila D. G. . Monitoria-XXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. 2007 (Monitoria) .

MACIEL, Neila D. G. . Cenografia do show "Lazzo Matumbi, 25 anos ao vivo". 2006 (Cenografia) .

MACIEL, Neila D. G. . Monitoria-I Mostra Pan-Africana de Arte Contemporânea. 2005 (Monitoria) .

MACIEL, Neila D. G. . Monitoria-Exposição "Memória da Loucura". 2004 (Monitoria) .

MACIEL, Neila D. G. . Monitoria-Cuso de extensão: Arte Contemporânea Espanhola.. 2004 (Monitoria) .

MACIEL, Neila D. G. . Monitora-Exposição" Grandes Mestres da Arte Universal". 2003 (Monitoria) .

MACIEL, Neila D. G. . Oficina Pintando o Sete em Belas Artes. 2003 (Monitoria) .

MACIEL, Neila D. G. . Monitoria-Curso de extensão: Artes na Bahia através de seus Museus. 2003 (Monitoria) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Véio: narrativas de um artista-colecionador de memórias, Descrição: Este projeto pretende elaborar um estudo sobre a obra do artista Véio, contribuindo com a divulgação, preservação, e problematização de seu trabalho. A partir do inventário das peças do Museu do Sertão, através da realização de uma documentação e organização do espaço para que o mesmo possa continuar a existir de modo que seu acervo esteja em melhores condições de estar salvaguardado e exposto, cumprindo seus objetivos de divulgar a cultura e os entrelaçamentos entre o homem sergipano e seu meio, além de proporcionar experiências estéticas, tão ricas e detonadoras de processos educativos e de crescimento humano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Neila Dourado Gonçalves Maciel - Coordenador / Michel Platini Fernandes - Integrante / Ana Karina Rocha - Integrante / MADJER COSTA SOUZA CESAR - Integrante / TATYANE DE OLIVEIRA VIEIRA SANTANA - Integrante / VANESSA CAVALCANTI VARGAS LEAL - Integrante., Número de orientações: 3

  • 2016 - 2017

    Nas linhas da mão: teatro de bonecos e fabricação da cultura popular no campo museal de Sergipe, Descrição: A partir de diferentes aspectos da musealização dos saberes em torno do Mamulengo de Cheiroso, grupo de teatro de bonecos sergipano atuante desde 1978, problematiza o modo como a arte e a cultura popular são representadas por meio dos processos museológicos na exposição de curta duração ?Mamulengo de Cheiroso: a magia do teatro de bonecos?, no Museu da Gente Sergipana, e na exposição de longa duração na ?Sala de Cultura Popular?, do Centro Cultural de Aracaju. Os pressupostos que orientaram a proposta dialogam com os apresentados por Suely Kofes (2001) quando projetou fazer da intenção biográfica um exercício etnográfico. Soma-se a esse fato, o reconhecimento de que a memória se pauta em um jogo entre lembranças e esquecimentos e, no âmbito individual, na disputa entre o que deve ser lembrado, narrado, fabricado. Questões que desembocam em embates de uma política da memória que permeia a constituição das narrativas. O intuito foi identificar as estratégias de produção da crença (BOURDIEU, 2002) na arte e na cultura popular, acionadas por meio dos diferentes discursos sobre o teatro de bonecos no campo museal de Sergipe manifestos nas expografias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Neila Dourado Gonçalves Maciel - Integrante / Clóvis Carvalho Britto - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Mapeamento da produção artística visual em Sergipe, Descrição: A produção bibliográfica e o registro da História da Arte Brasileira estão continuamente em processo de elaboração e atualização. Nos últimos anos os trabalhos elaborados nos programas de pós-graduação brasileiros vêm tentando preencher as lacunas, mas a produção sobre as artes sergipanas, incluindo as coleções e acervos públicos e privados, ainda necessita de mais pesquisas e reflexões. Sendo assim, diante da significativa produção dos artistas visuais sergipanos e da escassez de textos e registros dos mesmos no cenário nacional, este projeto visa a elaboração de um mapeamento acerca desta produção, sua presença em coleções, abarcando os períodos do Século XIX, Século XX, até a contemporaneidade. O projeto é dividido em três seções: 1 - Século XIX; 2 - Século XX e 3 - Século XXI. Além da divisão histórica, as pesquisas estão concentradas na observação da produção ligada ao universo da cultura popular e ao universo erudito/acadêmico, além do estudos de suas possíveis localizações em acervos públicos e privados no estado. As atividades e o desenvolvimento desta pesquisa se constituem com um desdobramento e complemento das disciplinas de Arte ofertadas pelo Departamento de Museologia, as quais são ministradas por mim.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Neila Dourado Gonçalves Maciel - Coordenador.

  • 2011 - 2015

    CARYBÉ E A LEGITIMAÇÃO DE UM DISCURSO DA BAIANIDADE NA INTEGRAÇÃO DAS ARTES EM SALVADOR., Descrição: Este projeto de pesquisa se concentra na discussão teórica sobre a legitimação de um discurso do moderno, ligado ao desejo de formular uma identidade brasileira, regionalmente recortada como baianidade, na cidade de Salvador na segunda metade do século XX, através das obras de arte integradas a edifícios construídos nas décadas de 1950 a 1970. Este trabalho é, portanto, uma tentativa de compreensão do modo como uma ideologia do moderno se legitimou na capital do estado, no período supracitado, através da integração das artes, particularmente, a partir da valorização de uma determinada memória da cidade transformada pelo poder público e privado em patrimônio simbólico identitário, como uma ?ideia de Bahia?, ou ?imagem de ?Bahia?, e ainda, como ?baianidade?. Trata-se, pois, do estudo da imagem entendida como informação, como discurso formador e legitimador de um pensamento. Imagem esta evocada nas obras de arte integradas a arquitetura moderna da capital baiana, concentrando-se na relação entre alguns princípios construtivos e estéticos desta arquitetura, variáveis em suas aplicações, e os painéis e murais do artista plástico Carybé, nos quais a cidade aparece num recorte temático muito definido, majoritariamente a partir do uso de tradições e vivências de matriz afro-brasileira, além de estar calcada na busca de uma memória tradicional/colonial, rememorando recortes de um passado, embora, ao mesmo tempo Salvador se pretendesse moderna e em pleno surto de desenvolvimento econômico e aplicação de novas tecnologias de construção e urbanismo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Neila Dourado Gonçalves Maciel - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Mapeamento de Paiméis e Murais artísticos de Salvador. II etapa, Descrição: Trata-se da segunda etapa deste projeto, que tem como objetivo, através da coleta de dados biográficos, dados a cerca dos materiais empregados em cada obra, o período que foram realizadas, se foram encomendadas pelo poder público ou de particulares, por fim, através de levantamentos e confrontações adotados a partir dos métodos propostos, buscar principalmente a representatividade, a similaridade, identificando influências, percursos, semelhanças e morfologias entre os painéis e murais existentes em Salvador, levantar,e mapear as obras existentes, contribuindo com um parecer técnico e analítico das mesmas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Neila Dourado Gonçalves Maciel - Coordenador.

  • 2008 - 2009

    Mapeamento de Painéis e murais artísticos de Salvador, Descrição: Através da coleta de dados biográficos, dados a cerca dos materiais empregados em cada obra, o período que foram realizadas, se foram encomendadas pelo poder público ou de particulares, por fim, através de levantamentos e confrontações adotados a partir dos métodos propostos, foi buscada principalmente a representatividade, a similaridade, identificando influências, percursos, semelhanças e morfologias entre os painéis e murais existentes em Salvador. Assim o levantamento, que teve a duração de três meses, pretendeu, além de mapear as obras existentes, contribuir com um parecer técnico e analítico das mesmas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Neila Dourado Gonçalves Maciel - Coordenador., Financiador(es): Fundação Cultural do Estado da Bahia - Remuneração.

  • 2007 - 2009

    O universo poético-mítico de Raimundo de Oliveira, Descrição: O projeto de pesquisa em questão teve como objetivo central adentrar no universo poético-mítico da produção do artista plástico baiano Raimundo de Oliveira, nascido em Feira de Santana em 1930 e, morto em Salvador em 1966. No intuito de compreender seu processo criativo, analisar como se deu a construção de seu repertório de signos tão singulares e tão significativos a partir de uma resignificação da cultura popular, estabelecendo possíveis relações com outros artistas e com as manifestações festivas e religiosas que o artista vivenciou. Em seus resultados, o trabalho não buscou ser conclusivo, mas propositivo de caminhos a serem aprofundados e ampliados a partir das novas questões suscitadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Neila Dourado Gonçalves Maciel - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do PPGCULT, Carga horária: 4

2017 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Avaliadora de projetos de PIBIC, Carga horária: 2

2014 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2017

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte Brasileira III, Arte Ocidental I, Arte Ocidental III

  • 03/2016

    Direção e administração, Campus de Laranjeiras, .,Cargo ou função, Subchefe do Departamento de Museologia da UFS.

  • 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Laranjeiras, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante.

  • 08/2017 - 01/2018

    Ensino, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagens artísticas e culturas populares

  • 03/2014 - 02/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Campus Laranjeiras, Campus Laranjeiras.,Atividade realizada, Coordenadora do Centro Tecnológico de Pesquisa e Restauro.

2008 - 2009

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de História da Arte Brasileira

2012 - 2013

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato temporário Professor Substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrei as disciplinas História da Arte Moderna e Contemporânea para o Curso de Cinema, História da Arte II para o Curso de Museologia, Fundamentos da História para o Curso de História e Metologia da Pesquisa em Artes para o Curso de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade do Recôncavo desde Julho de 2012.

2010 - 2010

Universidade Salvador

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Ensino das disciplinas História da Arte para o curso de Design (Bacharelado) e História da Moda para o curso de Gestão em Moda (Tecnológico)

2008 - 2009

Fundação Cultural do Estado da Bahia

Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: consultora, Carga horária: 20

Outras informações:
Prestação de serviço para a FUNCEB, através de contrato temporário

2010 - 2010

Instituto Mauá

Vínculo: prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: prestadora de serviço, Carga horária: 4

Outras informações:
O Instituto Mauá está promovendo uma Capacitação dos Artesãos de Salvador e um dos módulos oferecidos é História da Arte Brasileira e Identidade Cultural, o qual estou ministrando às terças-feiras, das 8:30 à 12:30. O módulo tem carga horária total de 40hs.

2011 - 2011

Instituto Professor Raimundo Pinheiro - Cidade do Saber

Vínculo: Cooperativada, Enquadramento Funcional: Educador social, Carga horária: 16

2006 - 2007

Museu de Arte da Bahia

Vínculo: Servidor tercerizado, Enquadramento Funcional: Programadora museográfica, Carga horária: 25

Outras informações:
O contrato de prestação de serviços, no cargo de Programador Museográfico, realizado no Museu de Arte da Bahia era assinado pela Empresa Terceirizada TEMPO EMPREENDIMENTOS.

Atividades

  • 03/2006 - 06/2007

    Serviços técnicos especializados , Governo do Estado da Bahia, .,Serviço realizado, Elaboração e realização de monitorias e oficinas para o público visitante do museu..

2010 - 2010

Museu de Arte Moderna da Bahia

Vínculo: prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Supervisão de cursos, Carga horária: 30

2010 - 2010

Museu de Arte Moderna da Bahia

Vínculo: Prestadora de Serviço, Enquadramento Funcional: Supervisora de Cursos, Carga horária: 30

Outras informações:
Supervisão de Cursos da Escola de Artes Visuais do Museu de Arte Moderna da Bahia

2009 - 2010

Museu de Arte Moderna da Bahia

Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 40

Outras informações:
Este trabalho de mediação está vinculado ao setor de arte-educação do museu. Integrando as ações educativas pensadas para as comemorações dos 50 anos do MAM-Ba