Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Psicologia Clínica (Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga da Divisão de Psicologia (1976-1980) e da Divisão de Neurocirurgia Funcional (1980-2000) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Parecerista ad hoc do Conselho Federal de Psicologia até 2015. Docente da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, curso de Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nas disciplinas de Processos e Métodos de Investigação Psicológica I, II e III. Criou, coordena e e é docente no curso de extensão "Neuropsicologia, Cognição e Emoção" I (Estudos Teóricos) da Coordenadoria Geral de Especialização. Extensão e Aprimoramento da PUCSP. Responsável pela criação do serviço de Neuropsicologia Interventiva da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUCSP. Psicoterapeuta psicodramática. Desenvolve pesquisa nas áreas de neuropsicologia, personalidade e transtorno obsessivo-compulsivo, bem como sobre a questão da diversidade cultural, envolvendo estudo de valores e outras questões específicas na cultura oriental (japonesa, chinesa) em contraposição à ocidental (americanos, europeus)

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)

2002 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Assim é se lhe parece. Transtorno obsessivo-compulsivo: estudo de variáveis cognitivo-afetivas de personalidade p or meio do método de Rorschach
Orientador: Mathilde Neder
Bolsista do(a): COnselho de Ensino e Pesquisa da PUC, CEPE PUCSP, Brasil. Palavras-chave: personalidade; Rorschach; transtorno obsessivo-compulsivo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)

1997 - 2000

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Transtorno obsessivo-compulsivo: Uma investigação com o psicodiagnóstico de Rorschach através do Sistema Compreensivo.,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Matilde Neder
Palavras-chave: Transtorno obsessivo compulsivo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Graduação em Psicologia

1969 - 1974

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Formação complementar

2021 - 2021

Ciclo de Formação e Desenvolvimento Docente - segundo semestre 2021. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP, FACHS-PSICOLOGIA, Brasil.

2016 - 2016

treinamento on-line - treinamento de desalinhamento verbal do circuito 5. (Carga horária: 2h). , UNIVERSITY OF SOUTH FLORIDA, USF, Estados Unidos.

2006 - 2006

Teste de Classificação de Cartões de WIisconsin. (Carga horária: 6h). , Casa do Psicólogo Editora Limitada, CASA DO PSICÓLOG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Personalidade/Especialidade: Psicologia Clínica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Personalidade/Especialidade: Neurociências.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.

Organização de eventos

GLOZMAN, J. ; ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Linguagem e Evolução da Neuropsicologia segundo Luria e Vigotski. 2004. (Outro).

Participação em eventos

Grupo de Trabalho de Saúde Mental.Grupo de Trabalho de Saúde Mental FACHS PUCSP. 2021. (Outra).

XVII Jornada da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic.Neuropsicologia e bases da emoção-cognição. 2019. (Outra).

Semana de Integração do curso de Psicologia.Neuropsicologia e as 3 unidades funcionais propostas por A.R.Luria. 2017. (Outra).

Semana de Integração do curso de Psicologia.Dessensibilização e reprocessamento através de movimentos oculares. 2016. (Outra).

XXV Encontro de Iniciação Científica -PUCSP.Coordenação da Sessão: Direitos e Justiça-Ações e Polêmicas. 2016. (Encontro).

VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos -Desafios para a prática ética da Avaliação Psicológica. Parece uma mancha: O processo de resposta no psicodiagnóstico de Rorschach sob o olhar da neuropsicologia. 2014. (Congresso).

VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos - Desafios para a prática ética da avaliação psicológica. O transtorno obsessivo compulsivo sob a mira do método de Rorschach: Conteúdos de representação humana. 2014. (Congresso).

II Semana de Integração dos Cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia/FACHS.Linguagem, diferenciação hemisférica e cultura. 2013. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congressso Iberoamericano de diagnóstico y evaluacioón psicológica de. Teste de Apercepção Tematica e funções executivas: ilustração de caso de distúrbio de atenção e hiperatividade. 2013. (Congresso).

Semana da Integração do Curso de Psicologia PUC/SP.Trauma Coletivo: Experiência Canadense. 2012. (Outra).

XI Jornada da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic.Linguagem e Afasias: discussão de casos da literatura. 2012. (Outra).

Semana da Integração do Curso de Psicologia PUC/SP.A Neuropsicologia no Contexto Clínico- reflexões sobre o processo diagnóstico e a interface com a neuropsicologia. 2011. (Encontro).

V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Processo de resposta ao Rorschach para compreender os mecanismos psicopatológicos de pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. 2011. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. Funções Executivas em Pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo Grave:Aspectos Quantitativos e Qualitativos do Teste de Cartões de Wisconsin. 2011. (Congresso).

IX Jornada da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic.As memórias e a música: caso clínico de um musicista com amnésia. 2010. (Simpósio).

Semana da Psicologia - Integração.Neuropsicologia interventiva e o psicodiagnóstico. 2009. (Simpósio).

17 Encontro de Iniciação Científica PUCSP.Estudo de variáveis relacionadas a conteúdos de representação humana em pacientes com TOC grave, por meio do método de Rorschach, segundo o Sistema Compreensivo.. 2008. (Encontro).

I Encontro de Avaliação Psicológica na Formação dos Psicólogos.I Encontro de Avaliação Psicológica na Formação dos Psicólogos. 2004. (Encontro).

Semana da Psicologia.Semana da Psicologia da PUCSP - palestra com o tema: Testes: Resolução do Conselho e suas Implicações. 2004. (Outra).

2o. Congresso Paulista de Psicossomática. TOC e Personalidade. 2001. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Elaine de Carvalho Giovannelli

VEIGA, D. J. C. E.; MACEDO, D. E. C.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Estudo preliminar de reabilitação neuropsicológica grupal em pacientes com alteração de memória após traumatismo craneoencefálico. 2017 - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Ana Luiza Silva Fanganiello

SILVA, P. I.; ATTUX, C.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Sexualidade e vaginismo em um grupo de intervenção psicodramática: estudo qualitativo. 2015 - Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina.

Aluno: Ana Carolina Brocanello Regina

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; BUSATTO FILHO, G.; ALVES, T. C. T. F.. Aplicabilidade de tarefas de memória autobiográfica na investigação dos efeitos do envelhecimento. 2014. Dissertação (Mestrado em psiquiatria) - Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Cláudia Schroder Lopes

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; RAMOS, D. G.; LIPP, M. E. N.. Estresse e qualidade de vida no trabalho de enfermeiros no ambiente hospitalar. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marisa Lidia Azevedo Silva

SILVA, M. L. A.; Naffah Neto, A.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; Moraes, A.A.R.E.. A criança hiperativa e desatenta no ambiente escolar-uma contribuição winnicotiana ao processo educacional. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carolina Gonzaga Sanches Jorqueira

Jorqueira, C.G.S.; SOUZA, R. M.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. O impacto de traumatismo cranioencefálico para a família: um estudo de caso. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Alessandra Hissa Ferrari

Ferrari, A. H.; Igliori, S.B.; Manrique, Ana Lúcia;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; Brolezzi, A. C.; Palaro, L.A.. O senso numérico da criança: formação e características. 2008. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Alessandra Hissa Ferrari

Ferrari, A. H.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; Palaro, L.A.; Manrique, Ana Lúcia; Brolezzi, A. C.; Igliori, S.B.. Um estudo sobre o sendo numérico da criança. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Cláudia Schroder Lopes

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; RAMOS, D. G.; LIPP, M.. Estresse e qualidade de vida no trabalho de enfermeiros e técnicos de enfermagem no ambiente hospitalar. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Clara Assumpção De Marco

Petroucic, M. C, M. R.. Reabilitação Neuropsicológica de Memória em Idosos Saudáveis em Grupo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FACHS PUCSP Curso de Psicologia.

Aluno: Tosold, Marilia Bernardino

Tosold, M B;Petroucic, M. C, M. R.. Comportamento dependente e independente de contexto em brasileiros. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.

Aluno: Robertha Mitelman

Mauro Lantzman;Petroucic, M. C, M. R.. A influência negativa da família no desenvolvimento e tratamento do transtorno obsessivo compulsivo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FACHS PUCSP Curso de Psicologia.

Aluno: Marina Keiralla Garcia de Azevedo

Marina Keiralla Garcia de Azevedo; FONSECA JUNIOR, A. R.;Petroucic, M. C, M. R.. Comparação entre os efeitos do uso da psicoterapia e fluoxetina no tratamento do transtorno obsessivo compulsivo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FACHS PUCSP Curso de Psicologia.

Aluno: Miguel Gatto Leme

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Adolescência: Uma análise de personagens adolescentes e seu papéis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.

Aluno: Letícia Veiga Sacramento

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. O desenho como símbolo: Uma revisão da expressão gráfica pela ótica da psicologia analítica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.

Aluno: Raquel Ficklscherer Ribeiro

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Idosos e tecnologias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.

Aluno: Pamella Furquim Daud

REGIS NETO, D. M.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Funções Executivas de Reabilitação: uma revisão da literatura baseada em resumos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FACHS PUCSP Curso de Psicologia.

Aluno: Stephanie Forgach Largman

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; TERRA, C. M. S.. Diagóstico Diferencial entre o transtorno do espectro autista e o transtorno da comunicação pragmática: uma revisão bibliográfica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FACHS PUCSP Curso de Psicologia.

Aluno: Maria Teresa Fernandes de Alcântara

ALCANTARA, M. T. F.; TERRA, C. M. S.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Funções executivas em indivíduos com diagnóstico de transtorno de personalidade borderline. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FACHS PUCSP Curso de Psicologia.

Aluno: Ligia Marina Yamamoto Kano

Kano, L.M.Y; Lopes, RGC;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. O luto não-reconhecido no núcleo familiar de pessoas que sofreram sequelas neurológicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.

Aluno: Laura Vitagliano Teixeira

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e o aumento abusivo da medicalização: Uma proposta psicológica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Debora Isis Cancellieri Augusto

AUGUSTO, D. C.; Faria, M C;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. A influência dos fatores familiares sober a anorexia: uma reflexão através da relação mãe-filha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Tâmara Karoline Barros de Andrade

BARROS DE ANDRADE, T k; SIlva, MCVM;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Rotulação dos testes ou testes rotulativos? Uma reflexão acerca da psicometria para fins de desenvolvimento das organizações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Julia Youssef Kuczynski

KUCZYNSKI, J. Y.; Rosa, Rita;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. A dinâmica da família nuclear como influência na criação e constituição da psicose. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sharon Dymetman Sanz

Sharon Dymetman Sanz; MALERBI, F. E. K.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Comprometimento cognitivo leve e rehabilitação neuropsicológica: uma revisão bibliográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Juliana de Oliveira Góis

Góis, J.O.; Roth, M.C.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Qualidade de vida em pacientes com epilepsia de lobo temporal: correlação com adequação social, depressão e ansiedade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Pedro fonseca Zuccolo

Zuccolo, P.F.; Benvenuti, M;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Funções executivas em indivíduos com diagnóstico de transtorno invasivo de desenvolvimento: análise bibliográfica de objetivos e métodos de avaliação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rita Motoka

Motoka, R;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Obesidade mórbida e aspectos de personalidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina B

Regina, A.C.B.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Regina.A Essência das Memórias - Os aromas como Porta de Entrada para a Memória Afetiva.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Concurso para Psicólogo. 1990. Hospital das Clínicas de São Paulo.

BRANDAO, E.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. XXIV Prêmio Ana Maria Poppovic. 2018. Fundação Aniela e Tadeuz Ginsberg.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; RITTNER, C. L. A.. XXII Prêmio Aniela Ginsberg - Membro da Comissão Julgadora para PESQUISA. 2014. FUNDAÇÃO ANIELA E TADEUZ GINSBERG.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; RITTINER, C. L. A.. Comissão Julgadora do XX Prêmio Ana Maria Poppovic para melhor TCC de 2013. 2014. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; KATO, R. A. F.. Comissão de avaliação e admissão de alunos para PET-Programa de Educação Tutorial. 2014. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; BATISTA, M. A.; RODRIGUES, L. M. O.. 22 Encontro de Iniciação Científica da PUC/SP -Avaliação dos Painéis e Resumos apresentados pelos Alunos. 2013. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ROSENTHAL, M. C. P.; KATO, R. A. F.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Comissão de avaliação e admissão de alunos para PET-Programa de Educação Tutorial. 2013. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sharon Dymetman Sanz; MALERBI, F. E. K.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Fundação Aniela e Tadeusz Ginsberg. XVI Prêmio Ana Maria Poppovic. 2010. Faculdade de Psicologia da PUCSP.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; Montagna, M.E.M.; SIlva, MCVM; Roth, M.C.. Banca para concurso de seleção para professor de Técnicas do Exame Psicológico. 2006. Faculdade de Psicologia da PUCSP.

Comissão julgadora das bancas

Mathilde Neder

NEDER, M.. Assim É Se lhe Parece - Transtorno Obsessivo Compulsivo: Estudo de Variáveis Cognitivo - Afetivas de Personalidade por Meio do Método de Rorschach. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontificia Universidade catolica.

Márcio Antonini Bernik

N, M.; A A E, Andrés;BERNIK, M. A.; S G F N, Regina; E M, Maria. Assim é se lhe parece Transtorno obsessivo compulsivo: Estudo de variáveis cognitivo - Afetivas de personalidade por meio do método de Rorschach. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Elisabeth Montagna

MONTAGNA, M. E.. "'Assim é se lhe parece' Transtorno Obsessivo Compulsivo: Estudo de Variáveis Cognitivo Afetivas de Personalidade por Meio do Método de Rorschach". 2007. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica de São Paulo.

Orientou

Marilia Bernardino Tosold

Comportamento dependente e independente do contexto em brasileiros com ascendência asiática; Início: 2019 - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde; PUCSP; (Orientador);

Andre Luiz Vieira da Costa

Estudo de variáveis relativas ao índice de comprometimento do ego em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo grave por meio do Rorschach, segundo o Sistema Compreensivo; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Carla Regina Boldrini

Dislexia e seu impacto na vida adulta; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento em Neuropsicologia Interventiva) - Faculdade de Psicologia da PUCSP; Orientador: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic;

Sheila Jung Park

Neuropsicologia interventiva: aspectos psicodinâmicos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento em Neuropsicologia Interventiva) - Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic PUCSP; Orientador: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic;

Marilia Bernardino Tosold

COMPORTAMENTO DEPENDENTE E INDEPENDENTE DE CONTEXTO EM BRASILEIROS COM ASCENDÊNCIA ASIÁTICA - ESTUDOS PRELIMINARES PARTE 2; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - FACHS PUCSP Curso de Psicologia; Orientador: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic;

Andre Luiz Vieira da Costa

Estudo de variáveis relativas ao índice de comprometimento do ego em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo grave por meio do Rorschach, segundo o sistema compreensivo; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Psicologia) - Faculdade de Psicologia da PUCSP; Orientador: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic;

André LTeixeira, Lívia Okada, MirellaCutter, GiovaneOliveira

Comportamento dependente e Independente de Contexto em Brasileiros e Asíáticos Residentes no Brasil: Estudos Preliminares; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP; Orientador: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic;

Vitor F

Sampaio; Estudo de variáveis relacionadas a conteúdos humanos em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo grave por meio do método de Rorschach; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, COnselho de Ensino e Pesquisa da PUC; Orientador: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic;

Tatiana Mitie Sato

Estudo da perseveração em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo por meio do método de Rorschach; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic;

Produções bibliográficas

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Nerds ou Jocks?. Psicologia Revista , v. 23, p. 273-275, 2014.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Conhecer é mensurar ou conhecer é compreender?. Psicologia Revista , v. 2, p. 275-277, 2011.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Affonso Claudinei . Alteração de personalidade no processo de tomada de decisão: caso clínico de paciente com HIV. Psicologia Revista , v. 15, p. 197-210, 2006.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Impact of recombinant human growth hormone (RH-GH) treatment on psychiatric, neuropsychological and clinical profiles of GH deficient adults. Arquivos de Neuro Psiquiatria, v. 57, n.Separata, p. 182-189, 1999.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; MARINO JUNIOR, Raul ; CAMARGO, Candida Pires de . Neurocirurgia Funcional em um Caso de Transtorno Obssessivo Compulsivo Resistente a Tratamento. Revista de Psicologia Hospitar, São Paulo, p. 27-33, 1995.

  • FORTIM, I. ; Petroucic, M. C, M. R. . Mangás, Animes e a Psicoogia. 1a. ed. São Paulo: Homo Ludens, 2021.

  • JORNALISTA, C. P. ; Petroucic, M. C, M. R. . A ANSIEDADE DE VOLTAR. VEJA, São Paulo, p. 64 - 67, 21 jun. 2021.

  • Troster, T ; ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Inteligência Sensível - entrevista concedida a Thomas Troster. Cognição., São Paulo, p. 15 - 18, 01 mar. 2010.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Carla Regina Boldrini ; MIRANDA, C. M. ; PARK, S. E. J. . Alterações das funções executivas observadas por meio da análise do processo de resposta à prova de Rorschach: apresentação de caso clínico de transtorno obsessivo-compulsivo grave. Neuro Psicologia e Aprendizagem, Poços de Caldas- MInas Gerais, p. 23 - 23, 01 maio 2009.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Profissão Sósia -Entrevista concedida a Revista da Folha de SP. Folha de São Paulo, Revista da Folha, p. 20 - 23, 17 fev. 2008.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . A Psicologia do Século XXI (Especial)- Entrevista concedida a Gláucia Leal. Viver Mente & Cérebro, Revista, p. 36 - 39, 01 set. 2005.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Psicodiagnóstico de Rorschach e Neuropsicologia: uma revisão à luz das funções executivas. In: III Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros métodos projetivos, 2004, Porto Alegre. Técnicas Projetivas- Produtividade em pesquisa. Porto Alegre: Casa do Psicólogo, 2004. p. 437-441.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Importância da técnica gráfica como auxiliar no diagnóstico precoce de esquizofrenia: caso clínico de adolescente em fase tremática. In: III Congresso Nacional de Rorschach e Outros Métodos Projetivos, 2004, Porto Alegre. Técnicas Projetivas-Produtividade em pesquisa. Porto Alegre: Casa do Psicólogo. p. 268-271.

  • Sampaio, Vitor ; ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudo de variáveis relacionadas a conteúdos de representação humana em pacientes com TOC grave, por meio do método de Rorschach, segundo o Sistema Compreensivo. In: 17 Encontro de Iniciação Científica PUCSP, 2008, São Paulo. Interfaces da Pesquisa Contemporânea- O pensamento ecológico em foco. São Paulo, 2008.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Transtorno obsessivo compulsivo grave: estudo da perseveração de resposta através do Rorschach, abordado como prova de solução de problemas. In: XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2004, Salvador- Bahia. Psiquiatria: Ciência, Cultura e Diversidade, 2004.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Alterações de personalidade em lesão ventro-mesial : caso clínico de paciente com encefalite por HIV. In: XXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2003, Goiânia. XXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2003.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Transtorno Obsessivo Compulsivo Grave e Inabilitante e personalidade: um estudo do índice de estilo obsessivo do Rorschach, de acordo com o Sistema Compreensivo. In: IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e outras técnicas de avaliação psicológica, 2001, Itatiba/São Paulo. IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach- SBRO, 2001.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Transtorno Obsessivo Compulsivo Grave e Inabilitante e personalidade: um estudo do índice de estilo obsessivo do Rorschach, de acordo com o Sistema Compreensivo. In: XVIII - Congresso Brasieiro de Psiquiatria e Reginal Meeting of World Psychiatric Association, 2000, Recife. XIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2000. v. 1.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Bernik, M . Investigação categorial de personalidade em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. In: XVI i Congresso brasileiro de Psiquiatria, 1999, Fortaleza. XVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, XXIV Congresso Nacional de Neurologia, Psiquiatria e Higiene Mental, 1999.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Bernik, M . Estudo categorial de personalidade em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo resistente a tratamento. In: XVI Congresso brasileiro de Psiquiatria, 1998, São Paulo. Congresso Brasileiro de Psiquiatria-Cidadania e Direito à Saúde Mental. São Paulo, 1998.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neurocirurgia Funcional em um caso de transtorno obsessivo-compulsivo: aspectos dinâmico-estruturais de personalidade e cognitivos. In: XVIII Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. XVIII Congresso Interamericano de Psicologia. São Paulo: Daniel Cohenca, 1997. p. 193-193.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neurocirurgia Funcional em um caso de transtorno obsessivo-compulsivo: aspectos dinâmico e cognitivos em um perspectiva adaptativa. In: XVIII Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. XVIII Congresso Interamericano de Psicologia. São Paulo: Editoração: Daniel Cohenca, 1997. v. 1. p. 209-209.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Case Study:funcional neurosurgery (stereotaxic cingulotomy) in a treatment resistent obsessive-compulsive disorder: follow up with the Rorschach Test. In: XV International Congress of Rorschach & Projective Methods, 1996, Boston. XV International Congress of Rorschach & Projective Methods, 1996. v. 1. p. 72-23.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; BRONSTEIN, M. ; CUNHA NETO, M. ; MUSOLINO, N. . Impact of recombinant human growth hormone (rh-GH) on psychological and somatic profile of GH deficient adultos. In: 22th International Symposium Growth Hormone and Grow Factors in Endocrinology and Metabolism, 1996, Viena. 22th International Symposium Growth Hormone and Growth Factors in Endocrinology and Metabolismo. Viena, Áustria, 1996.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; CAMARGO, Candida Pires de . Testes de memória visual e auxílio para seleção cirúrgica em epilepsia. In: XIX Reunião da Liga Brasileira de Epilepsia e XIV Reunião da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, 1994. XIX Reunião da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, 1994.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; RADVANY, J. ; Weintraub, S . Encefalopatia anóxica/isquêmica por monóxido de carbono:evolução neuropsicológica e resposta à fisiostigmina e metilfenidato. In: XIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 1990. XIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 1990.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; CAMARGO, Candida Pires de . Síndrome neuropsicológica na calosotomia parcial. In: XIII COngresso Brasileiro de Neurologia, 1989. XII Congresso Brasileiro de Neurologia, 1989.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; CAMARGO, Candida Pires de . Estudo de variáveis de personalidade através do Teste de Rorschach em pacientes portadores de depressão submetidos a neurocirurgia funcional. In: VI Congresso Latino Americano de Rorschach e outras técnicas projetivas, 1985, São Paulo. VI Congresso Latino Americano de Rorschach e outras técnicas projetivas. São Paulo, 1985.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Transtorno obsessivo compulsivo grave e inabilitante: estudo das funções executivas através do Teste dos Cartões de Wisconsin. Revista Brasileira de Psiquiatria , v. 27, n.Supl Espec, p. S26-S26, 2005.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Síndrome esquizofreniforme na presença de lesões em gânglios da base: relato de caso. Revista de psiquiatria clínica , São Paulo, v. 22, n.4, p. 130-131, 1996.

  • Petroucic, M. C, M. R. . A Contribuição da Neuropsicologia no Processo Diagnóstico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Semana Acadêmica FACHS Curso de Psicologia PUCSP. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; ALCANTARA, M. T. F. ; Keiner, A. R. . Neuropsicologia e bases da emoção-cognição. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia: diferenciação hemisférica e cultura. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; AFFONSO, C. . Neuropsicologia, Cognição e Emoção. Caso Clínico. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Petroucic, M. C, M. R. ; Affonso Claudinei ; PERON, P. ; Noffs, N ; Nascimento, M ; Bagaiolo, L. F. ; PACIFICO, C. F. ; Ribeiro, M.P. O. . Educação Inclusiva na Universidade: o desafio dos diagnósticos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; AFFONSO, C. . Neuropsicologia:A.R. Luria e as 3 unidades funcionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Psicodiagnóstico e Neuropsicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, S. R. ; AFFONSO, C. ; OIVEIRA, M. ; ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia: diferenciação hemisférica, linguagem e cultura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; KATO, R. A. F. ; ROSA, R. F. ; Sampaio, Vitor . O transtorno obsessivo compulsivo sob a mira do método de Rorschach:Conteúdos de representação humana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; KATO, R. A. F. ; ROSA, R. F. . Parece uma mancha: O processo de resposta no psicodiagnóstico de Rorschach sob o olhar da neuropsicologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . A questão mente-corpo e aspectos de personalidade: o olhar da neuropsicologia sobre o psicodiagnóstico deRorschach. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Affonso Claudinei ; ROSA, R. F. ; KATO, R. A. F. ; Montagna, M.E.M. . Psicodiagnóstico interventivo em clínica-escola e hospital de referência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Affonso Claudinei ; ROSA, R. F. . Problemas de inserção social e na relação eu-outro em paciente com transtorno obsessivo-compulsivo severo: análise por meio de escalas e de prova projetiva.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Mostra de Pesquisas da disciplina 'Modelos de Investigação' da Semana de Integração da FACHs. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Funções executivas e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma leitura do Teste de Apercepção Temática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudo de grupos contrastantes e contribuições da prova de Rorschach para a compreensão do fenômeno obsessivo-compulsivo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Processo de resposta ao Rorschach para compreender os mecanismos psicopatológicos de pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Sampaio, Vitor . Representação Humana da Prova de Rorschach em pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Affonso Claudinei ; PARK, S. E. J. . As memórias e a música: caso clínico de um musicista com amnésia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Rosa, Rita . Iris: Alzheimer e a Memória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia interventiva e o psicodiagnóstico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; PARK, S. E. J. ; MIRANDA, C. M. . Neuropsicologia interventiva e aspectos psicodinâmicos: estudo de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Avaliações Diagnósticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Lopes, F. ; ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . A Interface entre Neuropsicologia e Clínica- Escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Bernik, M ; ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Transtorno obsessivo-compulsivo e comorbidade: caso clínico estudado por meio da análise qualitativa do processo de resposta às pranchas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Bernik, M . Title: Treatment resistant obsessive-compulsive disorder: an investigation of co morbid personality disorders with SIPD-R from DSM-III. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Bernik, M ; SIlva, MCVM . Transtorno obsessivo-compulsivo: caso clínico de alterações nas funções executivas observadas na análise do processo de resposta à prova das manchas de Rorschach e não no teste dos cartões de Wisconsin. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Palestra com o tema: Testes: Resolução do Conselho Federal de Psicologia e suas Implicações. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Transtorno Obsessivo-Compulsivo:Uma investigação com o psicodiagnóstico de Rorschach através do Sistema Compreensivo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Criação de Projeto de Mestrado Profissional em Avaliação Psicológica. 2017.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer da Psicologia Revista - Uma visão neuropsicológica acerca do comportamento acertivo. 2017.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Serviço de Neuropsicologia Interventiva do curso de Psicologia da FACHS- PUCSP. 2016.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer sobre artigo solicitado pela Psicologia Revista da FACHS-Psicologia PUCSP. 2016.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Revista Psicologia USP. 2015.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer ad hoc ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) sobre qualificação de teste psicológico. 2015.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer sobre artigo proposto para a Psicologia Revista, do curso de Psicologia da FACHS PUCSP. 2015.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer sobre trabalho de iniciação científica. 2015.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Serviçode Neuropsicologia da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic. 2015.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Serviço de Neuropsicologia Interventiva da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic. 2014.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia, Cognição e emoção. 2013.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia, cognição e emoção. Estudos clínicos.. 2013.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia, Cognição e emoção. 2012.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer ad hoc de Avaliação do relatório final de Iniciação Científica. 2011.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer ad hoc sobre Relatório Final de Atividades e Pesquisa de Iniciação Científica. 2011.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer ad hoc sobre Relatório Final de Atividades e Científico. 2011.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia: Cognição e emoção. 2011.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; MIRANDA, C. M. ; Carla Regina Boldrini ; Affonso Claudinei ; PARK, S. E. J. . Neuropsicologia : Emoção e Cognição - Estudos teóricos. 2010.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia Interventiva: serviço da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUCSP. 2010.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia: Cognição e emoção. 2009.

ARIMA, K. ; Petroucic, M. C, M. R. . Saúde Mental Olhar para Si Como dar o primeiro passo e começar a fazer psicoterapia. 2021. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Carla Regina Boldrini ; PARK, S. E. J. ; Affonso Claudinei . Grupo de Estudos de Neuropsicologia-Greeneuropsi. 2011; Tema: Neuropsicologia. (Blog).

Petroucic, M. C, M. R. ; Noffs, N ; PERON, P. ; Ribeiro, M.P. O. ; AFFONSO, C. ; Nascimento, M ; PACIFICO, C. R. ; Bagaiolo, L. F. . Educação inclusiva na universidade: o desafio dos diagnósticos. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Participação em mesa redonda).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia Cognição e Emoção. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Direitos e Justiça- Açoes e Polêmicas. 2016. (Participação em mesa redonda).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia Cognição e Emoção. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos sobre neuropsicologia nos casos de transtorno obsessivo compulsivo. 2015. (Estudos individuais relativos à prática docente e à produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica. 2014. (Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica. 2013. (Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica. 2012. (Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia, Cognição e Emoção Parte 1: Fundamentos Teóricos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica. 2011. (Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos individuais relativos à prática docente e à produção acadêmica. 2010. (Estudos individuais relativos à prática docente e à produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . IX Jornada da Clínica Psicológica. 2010. (Coordenação de mesa redonda).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica. 2009. (Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia Interventiva. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Criação do curso de Neuropsicologia, Cognição e Emoção. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação do curso de Neuropsicologia, Cognição e Emoção).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Curso de Neuropsicologia, cognição e emoção. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Avaliação Neuropsicológica nas Lesões Cerebrais. 2001. (Participação em mesa redonda).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Estudo de variáveis relativas ao índice de comprometimento do Ego em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo grave por meio do Rorschach, segundo o Sistema Compreensivo, Descrição: Projeto de iniciação científica aprovado, sendo que o aluno recebeu bolsa do CNPQ. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic - Coordenador.

  • 2014 - 2017

    Comportamento dependente e interdependente do contexto em brasileiros e asiáticos residentes no Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic - Coordenador.

Prêmios

2003

Especialista em Psicologia Clínica, Conselho Federal de Psicologia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Psicologia, Departamento de Métodos e Técnicas em Psicologia. , Rua Monte Alegre 255, Perdizes, 05007000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 36708000, URL da Homepage:

Experiência profissional

2005 - 2006

Hospital Israelita Albert Einstein

Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8

Outras informações:
Professora do curso de pós graduação lato senso de psicologia hospitalar, administrando aulas sobre psicometria e avaliação psicológica no contexto hospitalar

Atividades

  • 04/2004 - 04/2005

    Ensino, Especialização, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicometria/Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar

2002 - 2015

Conselho Federal de Psicologia

Vínculo: Parecerista ad hoc, Enquadramento Funcional: psicólogo

Atividades

  • 12/2002

    Serviços técnicos especializados , Comissão de Avaliação dos Testes Psicológicos.,Serviço realizado, parecerista ad hoc para avaliação de testes psicológicos.

1976 - 2000

Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: psicólogo, Carga horária: 36

Outras informações:
De 1976-1978: trabalhei como psicóloga no Setor de Psicologia do Instituto de Psquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Após um ano como estagiária neste Setor (1975-1976), fui selecionada para atuar como psicóloga, contratada pela instituição.As atividades envolviam a realização de estudos de caso com pacientes psiquátricos, participação em grupos de estudo e das reuniões gerais interdisciplinares da Psiquiatria com discussões de casos clínicos. De 1978-2000: atuação como psicóloga concursada, no Setor de Neuropsicologia da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo . A mudança para este novo setor foi motivada pela possibilidade de participar do desenvolvimento do serviço na área de Neuropsicologia, ainda muito incipiente nas demais instituições acadêmicas e hospitalares. Sob coordenação da psicóloga Candida HP Camargo, a atuação envolvia a participação em equipe multidisciplinar composta pelo neurocirurgião, neurofisiologista, neurologistas, psiquiatras, enfermagem e serviço social na avaliação e seguimento de pacientes com epilepsia refratária a tratamentos, candidatos ao tratamento neurocirúgico. As contribuições do neuropsicólogo soviético A R Luria fundamentaram as pesquisas e a criação de instrumentos voltados para o diagnóstico de pacientes com epilepsia - no sentido de obter se maior compreensão sobre possíveis alterações em funções como atenção, memória, linguagem e personalidade - prejudicadas nesse tipo de patologia. A indicação para cirurgia era feita a partir da discussão entre os membros da esquipe, dirigida pelo Prof. Dr. Raul Marino Junior. Atendemos também a solicitação do Ambulatório de Ansiedade (AMBAN), coordenado pelo Dr. Márcio Bernik, de efetivar a avaliação neuropsicológica e de personalidade em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo refratários aos tratamentos convencionais.Os dados obtidos em tais atendimentos possibil

2012 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Doutor, Carga horária: 14

2000 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente-mestre, Carga horária: 30

1976 - 2000

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de ensino, Carga horária: 30

Atividades

  • 01/2017

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.,Atividade de extensão realizada, Criação de Projeto de Mestrado Profissional em Avaliação Psicológica.

  • 01/2010

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PMIP II: INVESTIGAÇÃO DE RECURSOS INTELECTUAIS E ADAPTATIVOS, PMIP I:PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA, PMIP III - ANÁLISE DA EXPRESSÃO VERBAL, NÚCLEO 1 - DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO: SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

  • 01/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenadora do curso:Neuropsicologia/Emoção e Cognição/COGEAE.,Cargo ou função, coordenadora do curso da COGEAE: Neuropsicologia: Emoção e Cognição.

  • 01/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.,Atividade realizada, Participação no Grupo de Pesquisa: Avaliação Psicológica: Processos e Métodos de Avaliação da realidade brasileira-Líder Regina Sonia G.Nascimento.

  • 01/2004

    Ensino, NEUROPSICOLOGIA: EMOÇÃO E COGNIÇÃO, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Neuropsicologia : Emoção e cognição , estudos teóricos e clínicos

  • 01/2000

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Observação: O conjunto de disciplinas denominadas Técnicas de Exame e Acompanhamento Psicológico (TEAP) teve sua denominação mudada para "Procesos de Métodos de Investigação Psicológica (PMIP). O motivo foi o ênfase dado aos procedimentos e métodos de inv, 2/2013- PMIP II -INvestigação de recursos intelectuais e adaptativos,1/2013 - PMIP I - Processos de Investigação Diagnóstica; PMIP III - Análise da Expressão Verbal; Eletiva Temática: Neuropsicologia., 2012/1 - PMIP I -Processos de Investigação Diagnóstica; PMIP III - Análise da Expressão Verbal; 2012/2 - Eletiva:Neuropsicologia:Cognição e emoção; PMIP II - Investigação de Recursos intelectuais e adaptativos;, 2011/1 - PMIP I - Processos de Investigação Diagnóstica; PMIP III - Análise da Expressão Verbal;2011/2 - PMIP II - Investigação de Recursos Intelectuais e adaptativos, eletiva: Neuropsicologia : Cognição e emoção ;, de 2008 a 2010 - PMIP I - Processos de Investigação Diagnóstica; PMIP III -Análise da Expressão Verbal; PMIP II - Investigação de Recursos Intelectuais e Adaptativos;

  • 03/1976

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletiva: introdução ao Estudo de Neuropsicologia, Técnica do Estudo e Aconselhamento Psicológico I, Técnica do Estudo e Aconselhamento Psicológico II (Testes de inteligência e Psicomotores), Técnica do Esudo e Aconselhamento Psicológico III (Testes Projetivos Temáticos)

  • 08/2011 - 06/2013

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.,Cargo ou função, Vice- Chefe de Departamento de Métodos e Técnicas.

2021 - Atual

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor doutor, Carga horária: 40