Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), mestrado (2000) e doutorado (2007) em Psicologia Clínica (Núcleo de Psicossomática e Psicologia Hospitalar) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga da Divisão de Psicologia (1976-1980) e da Divisão de Neurocirurgia Funcional (1980-2000) do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Desde 1976 é docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nas disciplinas de Processos e Métodos de Investigação Psicológica I, II e III. Criou, coordena e administra curso de extensão "Neuropsicologia, Cognição e Emoção" I (Estudos Teóricos) da Coordenadoria Geral de Especialização, Extensão e Aprimoramento da PUCSP. Responsável pela criação, coordenação, supervisão e atendimento do serviço de Neuropsicologia Interventiva da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUCSP. Parecerista ad hoc do Conselho Federal de Psicologia até 2015. Psicoterapeuta psicodramática. Pesquisa nas áreas de neuropsicologia, personalidade e transtorno obsessivo-compulsivo, bem como sobre diferenças entre cultura oriental e ocidental..

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)

2002 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Assim é se lhe parece. Transtorno obsessivo-compulsivo: estudo de variáveis cognitivo-afetivas de personalidade p or meio do método de Rorschach
Orientador: Mathilde Neder
Bolsista do(a): COnselho de Ensino e Pesquisa da PUC, CEPE PUCSP, Brasil. Palavras-chave: personalidade; Rorschach; transtorno obsessivo-compulsivo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)

1997 - 2000

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Transtorno obsessivo-compulsivo: Uma investigação com o psicodiagnóstico de Rorschach através do Sistema Compreensivo.,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Matilde Neder
Palavras-chave: Transtorno obsessivo compulsivo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Graduação em Psicologia

1969 - 1974

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

treinamento on-line - treinamento de desalinhamento verbal do circuito 5. (Carga horária: 2h). , UNIVERSITY OF SOUTH FLORIDA, USF, Estados Unidos.

2006 - 2006

Teste de Classificação de Cartões de WIisconsin. (Carga horária: 6h). , Casa do Psicólogo Editora Limitada, CASA DO PSICÓLOG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Personalidade/Especialidade: Psicologia Clínica.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Personalidade/Especialidade: Neurociências.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Fundamentos e Medidas da Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GLOZMAN, J. ; ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Linguagem e Evolução da Neuropsicologia segundo Luria e Vigotski. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVII Jornada da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic.Neuropsicologia e bases da emoção-cognição. 2019. (Outra).

Semana de Integração do curso de Psicologia.Neuropsicologia e as 3 unidades funcionais propostas por A.R.Luria. 2017. (Outra).

Semana de Integração do curso de Psicologia.Dessensibilização e reprocessamento através de movimentos oculares. 2016. (Outra).

XXV Encontro de Iniciação Científica -PUCSP.Coordenação da Sessão: Direitos e Justiça-Ações e Polêmicas. 2016. (Encontro).

VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos -Desafios para a prática ética da Avaliação Psicológica. Parece uma mancha: O processo de resposta no psicodiagnóstico de Rorschach sob o olhar da neuropsicologia. 2014. (Congresso).

VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos - Desafios para a prática ética da avaliação psicológica. O transtorno obsessivo compulsivo sob a mira do método de Rorschach: Conteúdos de representação humana. 2014. (Congresso).

II Semana de Integração dos Cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia/FACHS.Linguagem, diferenciação hemisférica e cultura. 2013. (Outra).

VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congressso Iberoamericano de diagnóstico y evaluacioón psicológica de. Teste de Apercepção Tematica e funções executivas: ilustração de caso de distúrbio de atenção e hiperatividade. 2013. (Congresso).

Semana da Integração do Curso de Psicologia PUC/SP.Trauma Coletivo: Experiência Canadense. 2012. (Outra).

XI Jornada da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic.Linguagem e Afasias: discussão de casos da literatura. 2012. (Outra).

Semana da Integração do Curso de Psicologia PUC/SP.A Neuropsicologia no Contexto Clínico- reflexões sobre o processo diagnóstico e a interface com a neuropsicologia. 2011. (Encontro).

V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Processo de resposta ao Rorschach para compreender os mecanismos psicopatológicos de pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. 2011. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Neuropsicologia. Funções Executivas em Pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo Grave:Aspectos Quantitativos e Qualitativos do Teste de Cartões de Wisconsin. 2011. (Congresso).

IX Jornada da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic.As memórias e a música: caso clínico de um musicista com amnésia. 2010. (Simpósio).

Semana da Psicologia - Integração.Neuropsicologia interventiva e o psicodiagnóstico. 2009. (Simpósio).

17 Encontro de Iniciação Científica PUCSP.Estudo de variáveis relacionadas a conteúdos de representação humana em pacientes com TOC grave, por meio do método de Rorschach, segundo o Sistema Compreensivo.. 2008. (Encontro).

I Encontro de Avaliação Psicológica na Formação dos Psicólogos.I Encontro de Avaliação Psicológica na Formação dos Psicólogos. 2004. (Encontro).

Semana da Psicologia.Semana da Psicologia da PUCSP - palestra com o tema: Testes: Resolução do Conselho e suas Implicações. 2004. (Outra).

2o. Congresso Paulista de Psicossomática. TOC e Personalidade. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Elaine de Carvalho Giovannelli

VEIGA, D. J. C. E.; MACEDO, D. E. C.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Estudo preliminar de reabilitação neuropsicológica grupal em pacientes com alteração de memória após traumatismo craneoencefálico. 2017 - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Ana Luiza Silva Fanganiello

SILVA, P. I.; ATTUX, C.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Sexualidade e vaginismo em um grupo de intervenção psicodramática: estudo qualitativo. 2015 - Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina.

Aluno: Ana Carolina Brocanello Regina

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; BUSATTO FILHO, G.; ALVES, T. C. T. F.. Aplicabilidade de tarefas de memória autobiográfica na investigação dos efeitos do envelhecimento. 2014. Dissertação (Mestrado em psiquiatria) - Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Aluno: Claudia Schroder Lopes

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; RAMOS, D. G.; LIPP, M. E. N.. Estresse e qualidade de vida no trabalho de enfermeiros no ambiente hospitalar. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Marisa Lidia Azevedo Silva

SILVA, M. L. A.; Naffah Neto, A.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; Moraes, A.A.R.E.. A criança hiperativa e desatenta no ambiente escolar-uma contribuição winnicotiana ao processo educacional. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Carolina Gonzaga Sanches Jorqueira

Jorqueira, C.G.S.; SOUZA, R. M.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. O impacto de traumatismo cranioencefálico para a família: um estudo de caso. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Alessandra Hissa Ferrari

Ferrari, A. H.; Igliori, S.B.; Manrique, Ana Lúcia;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; Brolezzi, A. C.; Palaro, L.A.. O senso numérico da criança: formação e características. 2008. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Alessandra Hissa Ferrari

Ferrari, A. H.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; Palaro, L.A.; Manrique, Ana Lúcia; Brolezzi, A. C.; Igliori, S.B.. Um estudo sobre o sendo numérico da criança. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Claudia Schroder Lopes

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; RAMOS, D. G.; LIPP, M.. Estresse e qualidade de vida no trabalho de enfermeiros e técnicos de enfermagem no ambiente hospitalar. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Miguel Gatto Leme

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Adolescência: Uma análise de personagens adolescentes e seu papéis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.

Aluno: Leticia Veiga Sacramento

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. O desenho como símbolo: Uma revisão da expressão gráfica pela ótica da psicologia analítica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.

Aluno: Raquel Ficklscherer Ribeiro

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Idosos e tecnologias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.

Aluno: Pamella Furquim Daud

REGIS NETO, D. M.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Funções Executivas de Reabilitação: uma revisão da literatura baseada em resumos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FACHS PUCSP Curso de Psicologia.

Aluno: Stephanie Forgach Largman

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; TERRA, C. M. S.. Diagóstico Diferencial entre o transtorno do espectro autista e o transtorno da comunicação pragmática: uma revisão bibliográfica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FACHS PUCSP Curso de Psicologia.

Aluno: Maria Teresa Fernandes de Alcântara

ALCANTARA, M. T. F.; TERRA, C. M. S.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Funções executivas em indivíduos com diagnóstico de transtorno de personalidade borderline. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - FACHS PUCSP Curso de Psicologia.

Aluno: Ligia Marina Yamamoto Kano

Kano, L.M.Y; Lopes, RGC;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. O luto não-reconhecido no núcleo familiar de pessoas que sofreram sequelas neurológicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.

Aluno: Laura Vitagliano Teixeira

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e o aumento abusivo da medicalização: Uma proposta psicológica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Debora Isis Cancellieri Augusto

AUGUSTO, D. C.; Faria, M C;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. A influência dos fatores familiares sober a anorexia: uma reflexão através da relação mãe-filha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Tâmara Karoline Barros de Andrade

BARROS DE ANDRADE, T k; SIlva, MCVM;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Rotulação dos testes ou testes rotulativos? Uma reflexão acerca da psicometria para fins de desenvolvimento das organizações. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Julia Youssef Kuczynski

KUCZYNSKI, J. Y.; Rosa, Rita;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. A dinâmica da família nuclear como influência na criação e constituição da psicose. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sharon Dymetman Sanz

Sharon Dymetman Sanz; MALERBI, F. E. K.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Comprometimento cognitivo leve e rehabilitação neuropsicológica: uma revisão bibliográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Juliana de Oliveira Gois

Góis, J.O.; Roth, M.C.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Qualidade de vida em pacientes com epilepsia de lobo temporal: correlação com adequação social, depressão e ansiedade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Pedro Fonseca Zuccolo

Zuccolo, P.F.; Benvenuti, M;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Funções executivas em indivíduos com diagnóstico de transtorno invasivo de desenvolvimento: análise bibliográfica de objetivos e métodos de avaliação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Rita Motoka

Motoka, R;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Obesidade mórbida e aspectos de personalidade. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Ana Carolina B

Regina, A.C.B.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Regina.A Essência das Memórias - Os aromas como Porta de Entrada para a Memória Afetiva.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Concurso para Psicólogo. 1990. Hospital das Clínicas de São Paulo.

BRANDAO, E.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. XXIV Prêmio Ana Maria Poppovic. 2018. Fundação Aniela e Tadeuz Ginsberg.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; RITTNER, C. L. A.. XXII Prêmio Aniela Ginsberg - Membro da Comissão Julgadora para PESQUISA. 2014. FUNDAÇÃO ANIELA E TADEUZ GINSBERG.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; RITTINER, C. L. A.. Comissão Julgadora do XX Prêmio Ana Maria Poppovic para melhor TCC de 2013. 2014. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; KATO, R. A. F.. Comissão de avaliação e admissão de alunos para PET-Programa de Educação Tutorial. 2014. Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; BATISTA, M. A.; RODRIGUES, L. M. O.. 22º Encontro de Iniciação Científica da PUC/SP -Avaliação dos Painéis e Resumos apresentados pelos Alunos. 2013. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

ROSENTHAL, M. C. P.; KATO, R. A. F.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Comissão de avaliação e admissão de alunos para PET-Programa de Educação Tutorial. 2013. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sharon Dymetman Sanz; MALERBI, F. E. K.;ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic. Fundação Aniela e Tadeusz Ginsberg. XVI Prêmio Ana Maria Poppovic. 2010. Faculdade de Psicologia da PUCSP.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic; Montagna, M.E.M.; SIlva, MCVM; Roth, M.C.. Banca para concurso de seleção para professor de Técnicas do Exame Psicológico. 2006. Faculdade de Psicologia da PUCSP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mathilde Neder

NEDER, M.. Assim É Se lhe Parece - Transtorno Obsessivo Compulsivo: Estudo de Variáveis Cognitivo - Afetivas de Personalidade por Meio do Método de Rorschach. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontificia Universidade catolica.

Maria Elisabeth Montagna

MONTAGNA, M. E.. "'Assim é se lhe parece' Transtorno Obsessivo Compulsivo: Estudo de Variáveis Cognitivo Afetivas de Personalidade por Meio do Método de Rorschach". 2007. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Psicologia Clínica) - Pontificia Universidade Catolica de São Paulo.

Marcio Antonini Bernik

N, M.; A A E, Andrés;BERNIK, M. A.; S G F N, Regina; E M, Maria. Assim é se lhe parece Transtorno obsessivo compulsivo: Estudo de variáveis cognitivo - Afetivas de personalidade por meio do método de Rorschach. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Marilia Bernardino Tosold

Comportamento dependente e independente do contexto em brasileiros com ascendência asiática; Início: 2019 - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde; PUCSP; (Orientador);

André Luiz Vieira da Costa

Estudo de variáveis relativas ao índice de comprometimento do ego em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo grave por meio do Rorschach, segundo o Sistema Compreensivo; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Carla Regina Boldrini

Dislexia e seu impacto na vida adulta; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento em Neuropsicologia Interventiva) - Faculdade de Psicologia da PUCSP; Orientador: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic;

Sheila Jung Park

Neuropsicologia interventiva: aspectos psicodinâmicos; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprimoramento em Neuropsicologia Interventiva) - Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic PUCSP; Orientador: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic;

André Luiz Vieira da Costa

Estudo de variáveis relativas ao índice de comprometimento do ego em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo grave por meio do Rorschach, segundo o sistema compreensivo; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Faculdade de Psicologia) - Faculdade de Psicologia da PUCSP; Orientador: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic;

André LTeixeira, Lívia Okada, MirellaCutter, GiovaneOliveira

Comportamento dependente e Independente de Contexto em Brasileiros e Asíáticos Residentes no Brasil: Estudos Preliminares; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP; Orientador: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic;

Vitor F

Sampaio; Estudo de variáveis relacionadas a conteúdos humanos em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo grave por meio do método de Rorschach; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, COnselho de Ensino e Pesquisa da PUC; Orientador: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic;

Tatiana Mitie Sato

Estudo da perseveração em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo por meio do método de Rorschach; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Nerds ou Jocks?. Psicologia Revista , v. 23, p. 273-275, 2014.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Conhecer é mensurar ou conhecer é compreender?. Psicologia Revista , v. 2, p. 275-277, 2011.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Affonso Claudinei . Alteração de personalidade no processo de tomada de decisão: caso clínico de paciente com HIV. Psicologia Revista , v. 15, p. 197-210, 2006.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Impact of recombinant human growth hormone (RH-GH) treatment on psychiatric, neuropsychological and clinical profiles of GH deficient adults. Arquivos de Neuro Psiquiatria, v. 57, n.Separata, p. 182-189, 1999.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; MARINO JUNIOR, Raul ; CAMARGO, Candida Pires de . Neurocirurgia Funcional em um Caso de Transtorno Obssessivo Compulsivo Resistente a Tratamento. Revista de Psicologia Hospitar, São Paulo, p. 27-33, 1995.

  • Troster, T ; ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Inteligência Sensível - entrevista concedida a Thomas Troster. Cognição., São Paulo, p. 15 - 18, 01 mar. 2010.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Carla Regina Boldrini ; MIRANDA, C. M. ; PARK, S. E. J. . Alterações das funções executivas observadas por meio da análise do processo de resposta à prova de Rorschach: apresentação de caso clínico de transtorno obsessivo-compulsivo grave. Neuro Psicologia e Aprendizagem, Poços de Caldas- MInas Gerais, p. 23 - 23, 01 maio 2009.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Profissão Sósia -Entrevista concedida a Revista da Folha de SP. Folha de São Paulo, Revista da Folha, p. 20 - 23, 17 fev. 2008.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . A Psicologia do Século XXI (Especial)- Entrevista concedida a Gláucia Leal. Viver Mente & Cérebro, Revista, p. 36 - 39, 01 set. 2005.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Psicodiagnóstico de Rorschach e Neuropsicologia: uma revisão à luz das funções executivas. In: III Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros métodos projetivos, 2004, Porto Alegre. Técnicas Projetivas- Produtividade em pesquisa. Porto Alegre: Casa do Psicólogo, 2004. p. 437-441.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Importância da técnica gráfica como auxiliar no diagnóstico precoce de esquizofrenia: caso clínico de adolescente em fase tremática. In: III Congresso Nacional de Rorschach e Outros Métodos Projetivos, 2004, Porto Alegre. Técnicas Projetivas-Produtividade em pesquisa. Porto Alegre: Casa do Psicólogo. p. 268-271.

  • Sampaio, Vitor ; ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudo de variáveis relacionadas a conteúdos de representação humana em pacientes com TOC grave, por meio do método de Rorschach, segundo o Sistema Compreensivo. In: 17 Encontro de Iniciação Científica PUCSP, 2008, São Paulo. Interfaces da Pesquisa Contemporânea- O pensamento ecológico em foco. São Paulo, 2008.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Transtorno obsessivo compulsivo grave: estudo da perseveração de resposta através do Rorschach, abordado como prova de solução de problemas. In: XXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2004, Salvador- Bahia. Psiquiatria: Ciência, Cultura e Diversidade, 2004.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Alterações de personalidade em lesão ventro-mesial : caso clínico de paciente com encefalite por HIV. In: XXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2003, Goiânia. XXI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2003.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Transtorno Obsessivo Compulsivo Grave e Inabilitante e personalidade: um estudo do índice de estilo obsessivo do Rorschach, de acordo com o Sistema Compreensivo. In: IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach e outras técnicas de avaliação psicológica, 2001, Itatiba/São Paulo. IV Encontro da Sociedade Brasileira de Rorschach- SBRO, 2001.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Transtorno Obsessivo Compulsivo Grave e Inabilitante e personalidade: um estudo do índice de estilo obsessivo do Rorschach, de acordo com o Sistema Compreensivo. In: XVIII - Congresso Brasieiro de Psiquiatria e Reginal Meeting of World Psychiatric Association, 2000, Recife. XIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, 2000. v. 1.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Bernik, M . Investigação categorial de personalidade em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. In: XVI i Congresso brasileiro de Psiquiatria, 1999, Fortaleza. XVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, XXIV Congresso Nacional de Neurologia, Psiquiatria e Higiene Mental, 1999.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Bernik, M . Estudo categorial de personalidade em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo resistente a tratamento. In: XVI Congresso brasileiro de Psiquiatria, 1998, São Paulo. Congresso Brasileiro de Psiquiatria-Cidadania e Direito à Saúde Mental. São Paulo, 1998.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neurocirurgia Funcional em um caso de transtorno obsessivo-compulsivo: aspectos dinâmico-estruturais de personalidade e cognitivos. In: XVIII Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. XVIII Congresso Interamericano de Psicologia. São Paulo: Daniel Cohenca, 1997. p. 193-193.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neurocirurgia Funcional em um caso de transtorno obsessivo-compulsivo: aspectos dinâmico e cognitivos em um perspectiva adaptativa. In: XVIII Congresso Interamericano de Psicologia, 1997, São Paulo. XVIII Congresso Interamericano de Psicologia. São Paulo: Editoração: Daniel Cohenca, 1997. v. 1. p. 209-209.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; BRONSTEIN, M. ; CUNHA NETO, M. ; MUSOLINO, N. . Impact of recombinant human growth hormone (rh-GH) on psychological and somatic profile of GH deficient adultos. In: 22th International Symposium Growth Hormone and Grow Factors in Endocrinology and Metabolism, 1996, Viena. 22th International Symposium Growth Hormone and Growth Factors in Endocrinology and Metabolismo. Viena, Áustria, 1996.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Case Study:funcional neurosurgery (stereotaxic cingulotomy) in a treatment resistent obsessive-compulsive disorder: follow up with the Rorschach Test. In: XV International Congress of Rorschach & Projective Methods, 1996, Boston. XV International Congress of Rorschach & Projective Methods, 1996. v. 1. p. 72-23.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; CAMARGO, Candida Pires de . Testes de memória visual e auxílio para seleção cirúrgica em epilepsia. In: XIX Reunião da Liga Brasileira de Epilepsia e XIV Reunião da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, 1994. XIX Reunião da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, 1994.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; RADVANY, J. ; Weintraub, S . Encefalopatia anóxica/isquêmica por monóxido de carbono:evolução neuropsicológica e resposta à fisiostigmina e metilfenidato. In: XIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 1990. XIV Congresso Brasileiro de Neurologia, 1990.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; CAMARGO, Candida Pires de . Síndrome neuropsicológica na calosotomia parcial. In: XIII COngresso Brasileiro de Neurologia, 1989. XII Congresso Brasileiro de Neurologia, 1989.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; CAMARGO, Candida Pires de . Estudo de variáveis de personalidade através do Teste de Rorschach em pacientes portadores de depressão submetidos a neurocirurgia funcional. In: VI Congresso Latino Americano de Rorschach e outras técnicas projetivas, 1985, São Paulo. VI Congresso Latino Americano de Rorschach e outras técnicas projetivas. São Paulo, 1985.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Transtorno obsessivo compulsivo grave e inabilitante: estudo das funções executivas através do Teste dos Cartões de Wisconsin. Revista Brasileira de Psiquiatria , v. 27, n.Supl Espec, p. S26-S26, 2005.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Síndrome esquizofreniforme na presença de lesões em gânglios da base: relato de caso. Revista de psiquiatria clínica , São Paulo, v. 22, n.4, p. 130-131, 1996.

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia: diferenciação hemisférica e cultura. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; AFFONSO, C. . Neuropsicologia, Cognição e Emoção. Caso Clínico. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Petroucic, M. C, M. R. ; Affonso Claudinei ; PERON, P. ; Noffs, N ; Nascimento, M ; Bagaiolo, L. F. ; PACIFICO, C. F. ; Ribeiro, M.P. O. . Educação Inclusiva na Universidade: o desafio dos diagnósticos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; ALCANTARA, M. T. F. ; Keiner, A. R. . Neuropsicologia e bases da emoção-cognição. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; AFFONSO, C. . Neuropsicologia:A.R. Luria e as 3 unidades funcionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Psicodiagnóstico e Neuropsicologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, S. R. ; AFFONSO, C. ; OIVEIRA, M. ; ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia: diferenciação hemisférica, linguagem e cultura. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; KATO, R. A. F. ; ROSA, R. F. ; Sampaio, Vitor . O transtorno obsessivo compulsivo sob a mira do método de Rorschach:Conteúdos de representação humana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; KATO, R. A. F. ; ROSA, R. F. . Parece uma mancha: O processo de resposta no psicodiagnóstico de Rorschach sob o olhar da neuropsicologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . A questão mente-corpo e aspectos de personalidade: o olhar da neuropsicologia sobre o psicodiagnóstico de Rorschach. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Affonso Claudinei ; ROSA, R. F. ; KATO, R. A. F. ; Montagna, M.E.M. . Psicodiagnóstico interventivo em clínica-escola e hospital de referência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Affonso Claudinei ; ROSA, R. F. . Problemas de inserção social e na relação eu-outro em paciente com transtorno obsessivo-compulsivo severo: análise por meio de escalas e de prova projetiva.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Mostra de Pesquisas da disciplina 'Modelos de Investigação' da Semana de Integração da FACHs. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Funções executivas e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma leitura do Teste de Apercepção Temática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudo de grupos contrastantes e contribuições da prova de Rorschach para a compreensão do fenômeno obsessivo-compulsivo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Processo de resposta ao Rorschach para compreender os mecanismos psicopatológicos de pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Sampaio, Vitor . Representação Humana da Prova de Rorschach em pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Affonso Claudinei ; PARK, S. E. J. . As memórias e a música: caso clínico de um musicista com amnésia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Rosa, Rita . Iris: Alzheimer e a Memória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia interventiva e o psicodiagnóstico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; PARK, S. E. J. ; MIRANDA, C. M. . Neuropsicologia interventiva e aspectos psicodinâmicos: estudo de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Avaliações Diagnósticas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Lopes, F. ; ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . A Interface entre Neuropsicologia e Clínica- Escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Bernik, M ; ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Transtorno obsessivo-compulsivo e comorbidade: caso clínico estudado por meio da análise qualitativa do processo de resposta às pranchas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Bernik, M . Title: Treatment resistant obsessive-compulsive disorder: an investigation of co morbid personality disorders with SIPD-R from DSM-III. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Bernik, M ; SIlva, MCVM . Transtorno obsessivo-compulsivo: caso clínico de alterações nas funções executivas observadas na análise do processo de resposta à prova das manchas de Rorschach e não no teste dos cartões de Wisconsin. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Palestra com o tema: Testes: Resolução do Conselho Federal de Psicologia e suas Implicações. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Transtorno Obsessivo-Compulsivo:Uma investigação com o psicodiagnóstico de Rorschach através do Sistema Compreensivo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Criação de Projeto de Mestrado Profissional em Avaliação Psicológica. 2017.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer da Psicologia Revista - Uma visão neuropsicológica acerca do comportamento acertivo. 2017.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer sobre artigo solicitado pela Psicologia Revista da FACHS-Psicologia PUCSP. 2016.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Serviço de Neuropsicologia Interventiva do curso de Psicologia da FACHS- PUCSP. 2016.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Revista Psicologia USP. 2015.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer ad hoc ao Conselho Federal de Psicologia (CFP) sobre qualificação de teste psicológico. 2015.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer sobre artigo proposto para a Psicologia Revista, do curso de Psicologia da FACHS PUCSP. 2015.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer sobre trabalho de iniciação científica. 2015.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Serviçode Neuropsicologia da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic. 2015.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Serviço de Neuropsicologia Interventiva da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic. 2014.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia, Cognição e emoção. 2013.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia, cognição e emoção. Estudos clínicos.. 2013.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia, Cognição e emoção. 2012.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer ad hoc de Avaliação do relatório final de Iniciação Científica. 2011.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer ad hoc sobre Relatório Final de Atividades e Científico. 2011.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia: Cognição e emoção. 2011.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Parecer ad hoc sobre Relatório Final de Atividades e Pesquisa de Iniciação Científica. 2011.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; MIRANDA, C. M. ; Carla Regina Boldrini ; Affonso Claudinei ; PARK, S. E. J. . Neuropsicologia : Emoção e Cognição - Estudos teóricos. 2010.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia Interventiva: serviço da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUCSP. 2010.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia: Cognição e emoção. 2009.

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic ; Carla Regina Boldrini ; PARK, S. E. J. ; Affonso Claudinei . Grupo de Estudos de Neuropsicologia-Greeneuropsi. 2011; Tema: Neuropsicologia. (Blog).

Petroucic, M. C, M. R. ; Noffs, N ; PERON, P. ; Ribeiro, M.P. O. ; AFFONSO, C. ; Nascimento, M ; PACIFICO, C. R. ; Bagaiolo, L. F. . Educação inclusiva na universidade: o desafio dos diagnósticos. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Participação em mesa redonda).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia Cognição e Emoção. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Direitos e Justiça- Açoes e Polêmicas. 2016. (Participação em mesa redonda).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia Cognição e Emoção. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos sobre neuropsicologia nos casos de transtorno obsessivo compulsivo. 2015. (Estudos individuais relativos à prática docente e à produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica. 2014. (Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica. 2013. (Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica. 2012. (Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia, Cognição e Emoção Parte 1: Fundamentos Teóricos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica. 2011. (Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . IX Jornada da Clínica Psicológica. 2010. (Coordenação de mesa redonda).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos individuais relativos à prática docente e à produção acadêmica. 2010. (Estudos individuais relativos à prática docente e à produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica. 2009. (Estudos individuais relativos à prática docente e produção acadêmica).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Neuropsicologia Interventiva. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Criação do curso de Neuropsicologia, Cognição e Emoção. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação do curso de Neuropsicologia, Cognição e Emoção).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Curso de Neuropsicologia, cognição e emoção. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Criação).

ROSENTHAL, Maria Cristina Petroucic . Avaliação Neuropsicológica nas Lesões Cerebrais. 2001. (Participação em mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Estudo de variáveis relativas ao índice de comprometimento do Ego em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo grave por meio do Rorschach, segundo o Sistema Compreensivo, Descrição: Projeto de iniciação científica aprovado, sendo que o aluno recebeu bolsa do CNPQ. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic - Coordenador.

  • 2014 - 2017

    Comportamento dependente e interdependente do contexto em brasileiros e asiáticos residentes no Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Cristina Moraes Rosa Petroucic - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2003

Especialista em Psicologia Clínica, Conselho Federal de Psicologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Psicologia, Departamento de Métodos e Técnicas em Psicologia. , Rua Monte Alegre 255, Perdizes, 05007000 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 36708000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - 2006

    Hospital Israelita Albert Einstein

    Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professora do curso de pós graduação lato senso de psicologia hospitalar, administrando aulas sobre psicometria e avaliação psicológica no contexto hospitalar

    Atividades

    • 04/2004 - 04/2005

      Ensino, Especialização, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Psicometria/Avaliação Psicológica no Contexto Hospitalar

  • 2002 - 2015

    Conselho Federal de Psicologia

    Vínculo: Parecerista ad hoc, Enquadramento Funcional: psicólogo

    Atividades

    • 12/2002

      Serviços técnicos especializados , Comissão de Avaliação dos Testes Psicológicos, .,Serviço realizado, parecerista ad hoc para avaliação de testes psicológicos.

  • 1976 - 2000

    Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: psicólogo, Carga horária: 36

    Outras informações:
    De 1976-1978: trabalhei como psicóloga no Setor de Psicologia do Instituto de Psquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Após um ano como estagiária neste Setor (1975-1976), fui selecionada para atuar como psicóloga, contratada pela instituição.As atividades envolviam a realização de estudos de caso com pacientes psiquátricos, participação em grupos de estudo e das reuniões gerais interdisciplinares da Psiquiatria com discussões de casos clínicos. De 1978-2000: atuação como psicóloga concursada, no Setor de Neuropsicologia da Divisão de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo . A mudança para este novo setor foi motivada pela possibilidade de participar do desenvolvimento do serviço na área de Neuropsicologia, ainda muito incipiente nas demais instituições acadêmicas e hospitalares. Sob coordenação da psicóloga Candida HP Camargo, a atuação envolvia a participação em equipe multidisciplinar composta pelo neurocirurgião, neurofisiologista, neurologistas, psiquiatras, enfermagem e serviço social na avaliação e seguimento de pacientes com epilepsia refratária a tratamentos, candidatos ao tratamento neurocirúgico. As contribuições do neuropsicólogo soviético A R Luria fundamentaram as pesquisas e a criação de instrumentos voltados para o diagnóstico de pacientes com epilepsia - no sentido de obter se maior compreensão sobre possíveis alterações em funções como atenção, memória, linguagem e personalidade - prejudicadas nesse tipo de patologia. A indicação para cirurgia era feita a partir da discussão entre os membros da esquipe, dirigida pelo Prof. Dr. Raul Marino Junior. Atendemos também a solicitação do Ambulatório de Ansiedade (AMBAN), coordenado pelo Dr. Márcio Bernik, de efetivar a avaliação neuropsicológica e de personalidade em pacientes com transtorno obsessivo compulsivo refratários aos tratamentos convencionais.Os dados obtidos em tais atendimentos possibil

  • 2012 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Doutor, Carga horária: 14

  • 2000 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente-mestre, Carga horária: 30

  • 1976 - 2000

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar de ensino, Carga horária: 30

    Atividades

    • 01/2017

      Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP, .,Atividade de extensão realizada, Criação de Projeto de Mestrado Profissional em Avaliação Psicológica.

    • 01/2010

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PMIP II: INVESTIGAÇÃO DE RECURSOS INTELECTUAIS E ADAPTATIVOS, PMIP I:PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA, PMIP III - ANÁLISE DA EXPRESSÃO VERBAL, NÚCLEO 1 - DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO: SUPERVISÃO DE ESTÁGIO

    • 01/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenadora do curso:Neuropsicologia/Emoção e Cognição/COGEAE, .,Cargo ou função, coordenadora do curso da COGEAE: Neuropsicologia: Emoção e Cognição.

    • 01/2007

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP.,Atividade realizada, Participação no Grupo de Pesquisa: Avaliação Psicológica: Processos e Métodos de Avaliação da realidade brasileira-Líder Regina Sonia G.Nascimento.

    • 01/2004

      Ensino, NEUROPSICOLOGIA: EMOÇÃO E COGNIÇÃO, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Neuropsicologia : Emoção e cognição , estudos teóricos e clínicos

    • 01/2000

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Observação: O conjunto de disciplinas denominadas Técnicas de Exame e Acompanhamento Psicológico (TEAP) teve sua denominação mudada para "Procesos de Métodos de Investigação Psicológica (PMIP). O motivo foi o ênfase dado aos procedimentos e métodos de inv, 2/2013- PMIP II -INvestigação de recursos intelectuais e adaptativos,1/2013 - PMIP I - Processos de Investigação Diagnóstica; PMIP III - Análise da Expressão Verbal; Eletiva Temática: Neuropsicologia., 2012/1 - PMIP I -Processos de Investigação Diagnóstica; PMIP III - Análise da Expressão Verbal; 2012/2 - Eletiva:Neuropsicologia:Cognição e emoção; PMIP II - Investigação de Recursos intelectuais e adaptativos; , 2011/1 - PMIP I - Processos de Investigação Diagnóstica; PMIP III - Análise da Expressão Verbal;2011/2 - PMIP II - Investigação de Recursos Intelectuais e adaptativos, eletiva: Neuropsicologia : Cognição e emoção ; , de 2008 a 2010 - PMIP I - Processos de Investigação Diagnóstica; PMIP III -Análise da Expressão Verbal; PMIP II - Investigação de Recursos Intelectuais e Adaptativos;

    • 03/1976

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Eletiva: introdução ao Estudo de Neuropsicologia, Técnica do Estudo e Aconselhamento Psicológico I, Técnica do Estudo e Aconselhamento Psicológico II (Testes de inteligência e Psicomotores), Técnica do Esudo e Aconselhamento Psicológico III (Testes Projetivos Temáticos)

    • 08/2011 - 06/2013

      Direção e administração, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde- Psicologia PUCSP, .,Cargo ou função, Vice- Chefe de Departamento de Métodos e Técnicas.