Maria do Carmo Costa Gross

Possui graduação em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1969), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professora doutora do curso de Pós Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, área de Artes, na linha de pesquisa "Poéticas Visuais". É artista plástica e desenvolve trabalhos na linha de desenho, objeto e instalação. Possui obras em coleções públicas e particulares, como Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da USP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte de Brasília, Museu de Arte do Paraná, Fundação Padre Anchieta, Itaú Cultural, Biblioteca Luis Angel Arango de Bogotá, entre outras. Realizou obras permanentes na cidade de Laguna, em Santa Catarina, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e em Paris.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes

1982 - 1987

Universidade de São Paulo
Título: Pintura/Desenho
Orientador: Walter Zanini
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Escultura. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Instalação. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Artes

1976 - 1981

Universidade de São Paulo
Título: Projeto para a Construção de um Céu,Ano de Obtenção: 1981
Orientador: Walter Zanini
Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Escultura. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas / Especialidade: Instalação. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Artes Plásticas

1965 - 1969

Fundação Armando Álvares Penteado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Desenho.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Escultura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Instalação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Gravura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Pintura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Gross, Carmela . COMPRESSORES E CONDENSADORES. Curadoria da mostra ocorrida no Museu de Arte Moderna MAM-Espaço Villa Lobos, em São Paulo, de 8/10 a 7/12. 2003. (Exposição).

Gross, Carmela . 6º Salão Paulista de Arte Contemporânea. Membro da Comissão Organizadora do salão, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura. 1988. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

'Arte à Mão Armada' - Museu da cidade Chácara Lane.Arte à Mão Armada. 2017. (Encontro).

Seminário internacional 'O trabalho em ação e discussão no cinema e nas artes pós-68' - PPG em Teoria Literária e Literatura Comparada/ Programa de estudos Literários em Inglês/ Centro de Estudos Desformas/ USP.Trabalhadores do mundo.. 2017. (Seminário).

Simpósio Internacional The Contingencies of Beauty: Artists in Dialogue.Artists in Dialogue III: A Roundtable. 2015. (Simpósio).

Seminário "Museu de Arte na esfera pública: homenagem a Walter Zanini".MAC do Zanini e o Artista Professor. 2013. (Seminário).

Seminario Nacional "Formação e Estatuto do Artista?, ocorrido na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, de 1 a 3 de dezembro. Participação em debate com Paulo Sérgio Duarte, no dia 1/12... 2009. (Seminário).

"Un relato sobre arte y Ciudad". Conferência apresentada dentro do painel "Arte e Ciudad", realizado na Universidad de Granada, em Madrid, no dia 20/02."Un relato sobre arte y Ciudad". 2008. (Encontro).

LUZIA. Trabalho apresentado no I Congresso Internacional: Mídias - Multiplicação e Convergências. Centro Universitário SENAC, Faculdade de Comunicação e Artes, de 26 a 30 de outubro. LUZIA. 2004. (Congresso).

Seminário 'Momentos de Visualidad Brasileira Moderna", organizado pela División de Ciencias y Artes para el Diseo y el Departamento de Procesos y Técnicas de Realización de la Universidad Autónoma Metropolitana, na Cidade do México, DF, em 7/10.Carmela Gross - Obras de 2000 a 2004. 2004. (Seminário).

Triálogo in Situ. Participação em mesa redonda no I Congresso Internacional: Mídias - Multiplicação e Convergências. Centro Universitário SENAC, Faculdade de Comunicação e Artes, de 26 a 30 de outubro. Triálogo in Situ. 2004. (Congresso).

Palestra apresentada no Seminário Aberto 'Limites do Moderno: arte, arquitetura, escritos de artista, o debate crítico, o circuito', realizado na PUC, no Rio de Janeiro, em 27/07.Limites do Moderno. Seminário Aberto: arte, arquitetura, escritos de artista, o debate crítico, o circuito. 2003. (Seminário).

25 Bienal de São Paulo. Debate com Paulo Mendes da Rocha sobre a 25 Bienal Internacional de São Paulo, ocorrido na Galeria Vermelho no dia 17/07.25 Bienal Internacional de São Paulo. 2002. (Outra).

Arte e metrópole: A XXV Bienal de Artes de São Paulo. Palestra apresentada na Expofau - Exposição de trabalhos de alunos, professores e funcionários da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.Arte e metrópole: A XXV Bienal de Artes de São Paulo. 2002. (Outra).

Debate sobre a 25ª Bienal Internacional de São Paulo com a participação de Agnaldo Farias e Rubens Mano, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 15/10.25ª Bienal Internacional de São Paulo. 2002. (Outra).

Palestra sobre a exposição Territórios, com a participação de Angelo Venosa e Milton Machado, ocorrida no Instituto Tomie Ohtake, em 5/12.Territórios. 2002. (Outra).

Sete Mapas da Cidade. Ciclo de conferências 'Modernismo no Brasil - 80 anos: Interpretações', ocorridas no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 23/05. Sete Mapas da Cidade. 2002. (Congresso).

A Formação em Artes Visuais - Escolas Formais/ Ateliês/ Autodidatismo/ Teoria e Prática. Palestra apresentada no 'Workshop Rumos: Apoio à formação Artística 2', no Itaú Cultural, São Paulo, em 10/04.A Formação em Artes Visuais - Escolas Formais/ Ateliês/ Autodidatismo/ Teoria e Prática. 2000. (Outra).

Obras. Apresentação no programa da IV Semana de Artes Plásticas da FAAP, dentro do programa da XXXII Anual de Artes Plásticas, Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, no dia 5/12.Obras.. 2000. (Encontro).

Apresentação de trabalho no Encontro com Artistas na Exposição O Brasil no Século da Arte - Coleção MAC/USP, realizado em 16/06 na Galeria SESI, paralelamente à exposição no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.Carmela Gross. 1999. (Encontro).

'Adensamento x Rarefação Cultural: A itinerância transnacional do trabalho de arte'. Mesa redonda na V Semana de Arte de Londrina, com o tema 'O Moderno na arte brasileira dos anos 20 à atualidade', na Universidade Estadual de Londrina, Paraná, em 23/09.'Adensamento x Rarefação Cultural: A itinerância transnacional do trabalho de arte'. 1998. (Outra).

Adensamento versus rarefação cultural - a itinerância transnacional do trabalho de arte. Mesa redonda na 'V Semana de Arte de Londrina: O Moderno na Arte Brasileira- dos anos 20 à atualidade', Universidade Estadual de Londrina, PR.Adensamento versus rarefação cultural - a itinerância transnacional do trabalho de arte. 1997. (Encontro).

O Espaço Cenográfico e o Espaço da Instalação. Participação em mesa redonda no Seminário de Cenografia da exposição Flávio Império em Cena, SESC Pompéia, São Paulo, 11/11.O Espaço Cenográfico e o Espaço da Instalação. 1997. (Seminário).

'O Mestre e o Aluno'. Participação como artista expositor no 4 Studio Internacional UNESP/SESC de Tecnologias de Imagem, ocorrido em março e abril, em São Paulo.'O Mestre e o Aluno'. 1996. (Outra).

A Propósito de Espelhos e Sombras - Aspectos da Jovem Arte Contemporânea. Mesa redonda organizada pelo Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, em 17/01.A Propósito de Espelhos e Sombras - Aspectos da Jovem Arte Contemporânea. 1995. (Outra).

Obras. Palestra proferida na Universidade Santa Marcelina para os alunos do Curso de Artes Plásticas, em 25/09.Obras.. 1995. (Encontro).

Tendências e Perspectivas da Pesquisa em Poéticas Visuais. Mesa redonda apresentada em 6/04, no Seminário Tendências e Perspectivas da Pesquisa em Artes Visuais, de 4 a 6/04, no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da USP.Tendências e Perspectivas da Pesquisa em Poéticas Visuais. 1995. (Seminário).

'Criação/Espaço'. Workshop realizado dentro do 26 Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais, de 18/07 a 23/07.'Criação/Espaço'. 1994. (Outra).

' Questões de Arte'. Palestra apresentada no dia 7/11, no Projeto Arte e Cultura, realizado pelo Departamento de Artes Plásticas da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, de 18/10 a 16/12.Questões de Arte. 1994. (Outra).

Projeto CriAÇÃO. Workshop visando a implantação da Escola de Artes do Ceará, organizado pela Secretaria da Cultura e Desporto do Estado do Ceará.Obras.. 1994. (Outra).

Quartas-feiras: Conversas no Segall. Mesa redonda com a Participação de Agnaldo Farias e Nuno Ramos, no dia 8/06.Quartas-feiras: Conversas no Segall. 1994. (Outra).

I Simpósio sobre Mercado de Trabalho em Comunicações e Artes.I Simpósio sobre Mercado de Trabalho em Comunicações e Artes. 1993. (Simpósio).

I Congresso sobre o Ensino das Artes nas Universidades. Coordenadora das apresentações do dia 11/05, evento promovido pela Escola de Comunicações e Artes, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Museu de Arte Conemporânea da Universidade de São Paulo. I Congresso sobre o Ensino das Artes nas Universidades. 1992. (Congresso).

Participação em mesa redonda sobre as artes na I Semana de Jornalismo e Artes - Os artistas na Mídia: Criação e Destruição, Crítica Cultural/ Os Segundos Cadernos, ocorrido no Departamento de Jornalismo, ECA/USP, em 14/05.I Semana de Jornalismo e Artes - Os artistas na Mídia: Criação e Destruição, Crítica Cultural/ Os Segundos Cadernos. 1992. (Outra).

?Aspectos Plásticos?. Palestra apresentada no evento ?Shakespeare em Tempo...?, em conjunto com Gianni Ratto, ocorrida no SESC, em São Paulo.Aspectos Plásticos. 1991. (Outra).

Apresentação no Programa 'A Universidade e as Profissões', na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em 9/06.A Universidade e as Profissões. 1991. (Outra).

Arte e Indentidade - Reflexões a partir da 21 Bienal Internacional de São Paulo. Participação nas mesas de debate 'As grandes Mostras Internacionais' e 'Nacionalidade e Indentidade Artística', nos dias 12 e 13/10, Instituto Goethe, em São Paulo.'As grandes Mostras Internacionais' e 'Nacionalidade e Indentidade Artística'. 1991. (Encontro).

Palestra apresentada para o Núcleo de Formação para Coordenadores de Iniciação em Artes Plásticas para Oficina de Bairro e Monitores de Público e Escola para a 21a. Bienal Internacional de São Paulo, ministrado na Oficina Oswald de Andrade.Aula prática. 1991. (Oficina).

?O circuito da Arte Contemporânea em São Paulo?. Mesa redonda com a participação de Domingos Tadeu Chiarelli, Paulo Pasta, Agnaldo Farias, ocorrida na Oficina Cultural Oswald de Andrade, promovida pela Secretaria Estadual da Cultura, em São Paulo.O circuito da Arte Contemporânea em São Paulo. 1990. (Outra).

Participação no curso 'Introdução às Artes', ocorrido na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, no dia 25/10.Introdução às Artes. 1990. (Outra).

"Análise da Imagem como Documento". Participação em mesa redonda no 3 Seminário Internacional sobre o Ensino da Arte e sua História, ocorrido no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.Análise da Imagem como Documento. 1989. (Seminário).

Aula prática de desenho para o Seminário de Monitores, ocorrida na Pinacoteca do Estado de São Paulo, promovida pela Secretaria Estadual da Cultura.Seminário de Monitores. 1985. (Outra).

Anacapri: questioni delle arti. Comune di Capri.Participação do Encontro: Anacapri: questioni delle arti. 1983. (Encontro).

'O Desenho em Debate', conferência apresentada no Curso Livre de Desenho, ministrado na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no dia 26/08.O Desenho em Debate. 1982. (Outra).

Bienal. Participação em mesa Redonda ocorrida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em 17/11.Bienal. 1981. (Encontro).

?O Artista e a Criança?. Participação de mesa ocorrida dentro da Semana de Arte e Ensino, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.?O Artista e a Criança?. 1980. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Iara Freiberg

Gross, Carmela; BOGEA, M.; GUATELLI, I.. Atravessamentos Axiomas improváveis. 2017. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações de Artes - USP.

Aluno: Carolina Caliento de Abreu

Gross, Carmela; BOGEA, M.; SANTOS, L. G.. Refugos. 2016. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Marcelo Moreira Berg

Gross, Carmela; SALZSTEIN, S.; MAMMI, L.. A questão da participação na arte contemporânea brasileira. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Flávia Tresinari Bertinato

Gross, Carmela; SALZSTEIN, S.; LIMA, H. E. R.. A construção da cena: Cindy Sherman e Stan Douglas. 2013. Dissertação (Mestrado em História, Crítica e Teoria da Arte) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Thaís Assunção Santos

ALAMBERT JUNIOR, Francisco Cabral;Gross, Carmela; FREITAS, A.C.. Escola de arte Brasil, depois de dois pontos uma experiência artística (e social) depois de 1968. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Aluno: Kelly de Oliveira Xavier

Gross, Carmela; FARIAS, Agnaldo; OLIVEIRA, Branca Coutinho de. Corpo Estranho. 2008. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: João Paulo Leite Guadanucci

Gross, Carmela; SALZSTEIN, S.. Entre texto e obra - Ronaldo Brito e Waltercio Caldas (1973-1983). 2007. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Ana Lúcia Oliveira Guimarães

Gross, Carmela; OLIVEIRA, Branca Coutinho de; PELBART, P. P.. A imagem gravada - estudos, esboços, ensaios.. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: João Paulo Leite Guadanucci

Gross, Carmela; SALZSTEIN, S.; CHIARELLI, Domingos Tadeu. ?Possibilidades da arte brasileira na década de 1970 ? Cildo Meireles, José Resende, Ronaldo Brito e Waltercio Caldas?. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Thiago Henrique de Souza Honório

Gross, Carmela; SALZSTEIN, S.; FAVARETTO, C. F.. Ensaio. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Norman Pier Stockholm Ruiz

Gross, Carmela; GROSSMAN, M.; Lagnado, Lisette. O Menino que Vomita Arquitetura. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Renata Pedrosa Romeiro

Gross, Carmela; SALZSTEIN, S.; FAVARETTO, C. F.. Corpo, Casa, Cidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Dora Longo Bahia

Gross, Carmela; GIANNOTTI, Marco Garaude; CHAIA, Miguel Wady. Marcelo do Campo - 1969-1975. 2003. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Geraldo Blay Roizman

Gross, Carmela; ALAMBERT JUNIOR, Francisco Cabral; MACHADO JUNIOR, Rubens Luis Ribeiro. Sem Titulo. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Helena Maria Barroso Trindade

Gross, Carmela. Campo Minado. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Geraldo Blay Roizman

Gross, Carmela; ALAMBERT JUNIOR, Francisco Cabral; MACHADO JUNIOR, Rubens Luis Ribeiro. Mário Peixoto, Um Olhar Fenomenológico. 2003. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Agnaldo Valente Germano da Silva

Gross, Carmela; GONZALEZ, Julio Plaza; KHOURY, Omar. Parabola - Imago: Transmutações Criativas entre o Verbal e o Visual. 2002. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Carlos Adriano Jerônimo de Rosa

Gross, Carmela; NORBERTO, Ismail; MATTOS, Olgária. Um Cinema Paramétrico - Estrutural. Existência e Incidência no Cinema Brasileiro. 2000.

Aluno: Maria Laura Vinci de Moraes

Gross, Carmela. Metais, Areias, Pedras - Considerações sobre Escultura e Espaço. 2000. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Daniel Albernaz Acosta

Gross, Carmela. Transfigurações: O Mesmo como Outro. 1999. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Leila Reinert

Gross, Carmela. Ações e Reações de um Gesto Criativo. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Regina Helena Pereira Johas

Gross, Carmela. Expansões, Canto para Malevich, Mondrianas. 1997. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Daniela Kutschat Fein

Gross, Carmela; MACHADO NETO, Arlindo Ribeiro; SILVEIRA, João Evangelista B R. De Pedra a Poema. 1996. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Fanny Grinfeld

Gross, Carmela. Segredo Guardado em Silêncio: Uma Instalação. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Aluno: Marco Francesco Buti

Gross, Carmela; JARDIM, E. C.; KATZ, Renina. Estruturas Inevitáveis: Continuidade do Gravar Interior. 1994. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Elizabeth Bento da Silva e Almeida

Gross, Carmela. Tobi. 1993.

Aluno: Lygia Arcuri Eluf

Gross, Carmela. Da Estrutura às Secretas Alterações. 1992. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Branca Coutinho de Oliveira

Gross, Carmela. Nômada Mônada. 1992. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Joaquim Pereira

Gross, Carmela. A Plasticidade da Imagem em Computação gráfica. 1991. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Luis Pellegrin

Gross, Carmela. A Pintura e a Construção do Quadro sob a Perspectiva da Concreção. 1990. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Ana Luiza Dias Batista

Gross, Carmela; SALZSTEIN, S.; TITAN JUNIOR, S. V.; BENETTI, L.; XAVIER, I. N.. Língua Morta. 2014. Tese (Doutorado em História, Crítica e Teoria da Arte) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Renata Pedrosa Romeiro

Gross, Carmela; SALZSTEIN, S.; FAJARDO, Carlos Alberto; FARIAS, Agnaldo; ACOSTA, Daniel Albernaz. ZONA.. 2013. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Arnaldo Valente Germano da Silva

Gross, Carmela; PRADO, G. S.; GROSSMAN, M.; KHOURY, Omar; SOGABE, M. T.. [Autor]Retrato Coletivo, uma Poética da Autoria Aberta: Poética da Autoração, Poéticas em Coletividade e uma Taxonomia para a Espect-Autoria - Agenciamento Autoral dos Espectadores nas Artes Participativas e Interativas. 2012. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Thiago Henrique de Souza Honório

Gross, Carmela; SALZSTEIN, S.; CHIARELLI, Domingos Tadeu; PALHARES, T. H. P.. Parte. 2011. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Dora Longo Bahia

Gross, Carmela; FABRIS, A.; FARIAS, Agnaldo; ALAMBERT JUNIOR, Francisco Cabral; CHIARELLI, Domingos Tadeu. Do campo a cidade. 2010. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: José Paiani Spaniol

GIANNOTTI, Marco Garaude; JARDIM, E. C.;Gross, Carmela; FARIAS, Agnaldo; MIGLIACCIO, L.. Verticalidade e espelhamento. 2009. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Agnaldo Valente Germano da Silva

Gross, Carmela; SILVEIRA, Regina; PRADO, G. S.; KHOURY, Omar; SOGABE, M. T.. Útero portanto Cosmos - Hibridações de meios, sistemas e poéticas de um sky-art interativo. 2008. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Renata de Almeida Lucas

FAJARDO, Carlos Alberto; GIANNOTTI, Marco Garaude;Gross, Carmela; ROLNIK, S. B.; FAVARETTO, C. F.. Visto de dentro, visto de fora. 2008. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Lucia Machado Koch

FAJARDO, Carlos Alberto;Gross, Carmela; TAVARES, A. M. S. A.; JORGE, L. A.; CHAIMOVICH, F. S.. Estados alterados do lugar. 2008. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Geórgia Evangelos De Almeida Kyriakakis

Gross, Carmela; CHAIMOVICH, F. S.; FARIAS, Agnaldo; SALZSTEIN, S.; FABRIS, A.. Forças, fluxus e a astúcia dos líquidos. 2006. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Daniel Albernaz Acosta

Gross, Carmela; FAJARDO, Carlos Alberto; GIANNOTTI, Marco Garaude; FAVARETTO, C. F.; FARIAS, Agnaldo. Paisagem Portátil - Arquitetura da Natureza Estandartizada. 2005. Tese (Doutorado em artes plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Regina Helena Pereira Johas

Gross, Carmela; FAVARETTO, C. F.; OLIVEIRA, Branca Coutinho de. Desdobramentos do Desenho no Espaço. 2004. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Daniela Kutschat Hanns

Gross, Carmela. Corpo-Espaço: Notas, Rotas e Projetos. 2002. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Ana Maria Tavares

Gross, Carmela; SILVEIRA, Regina; BELLUZZO, Ana Maria; GONZALEZ, Julio Plaza; HUCHET, Stepha. Armadilhas para os Sentidos: Uma experiência no Espaço-Tempo da Arte. 2000. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Luiz de Pellegrin

Gross, Carmela. Interluz. 1999. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marco Francesco Buti

Gross, Carmela. Ir, Passar, Ficar. 1999. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Luiz Guimarães Monforte

Gross, Carmela; PIGNARI, D.. Fotografia pensante ou fazendo a luz das lanternas percorrer os tetos e as paredes de olduvai, tanganica. 1998. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Aluno: Maria Luiza Saboia Saddi

Gross, Carmela; ROCCO, Ana Cristina Gonçalves; SANTAELLA, Maria Lucia; KATZ, Renina; SALLES, Cecilia Almeida. Produzindo Desenhos: Relações entre a produção e o ensino das Artes Visuais. 1997. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Angela Maria Rocha

Gross, Carmela; KATINSKY, Julio Roberto; MUNARI, Luiz Américo; KONSOVITZ, Leon; ZANI, Amilcar. Para Uma Caracterização da Pintura Contemporânea. 1997. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucimar Bello Pereira Frange

Gross, Carmela. Por Que Se Esconde a Violeta?. 1993. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Cristina Rocco Pereira de Almeida

Gross, Carmela. Propostas de Trabalho: Experiências Para a Arte. 1992. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ana Luiza Dias Batista

Gross, Carmela; SALZSTEIN, S.; NORBERTO, Ismail. Exercício potencialmente infinito. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações de Artes - USP.

Aluno: Arnaldo Valente Germano da Silva

Gross, Carmela; PRADO, G. S.; SOGABE, M. T.. [Auto] Retratro Coletivo: Poética da Autoração e Poéticas em Coletividade (uma taxionomia para a espect-autoria - processos autorais do espectador em obras interativas). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Nara Beatriz Milioli Tutida

Gross, Carmela; OLIVEIRA, Branca Coutinho de; ACOSTA, Daniel Albernaz. Domesticação da Paisagem. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Dora Longo Bahia

Gross, Carmela; MACHADO NETO, Arlindo Ribeiro; FAVARETTO, C. F.. Do campo a cidade. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Renata de Almeida Lucas

Gross, Carmela; FAJARDO, Carlos Alberto; MAMMI, L.. Natureza e Ficção. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Lucia Machado Koch

Gross, Carmela; FAJARDO, Carlos Alberto; JORGE, L. A.. Estados Alterados no Lugar - estratégias mimétricas em transformações temporárias. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Agnaldo Valente Germano da Silva

Gross, Carmela; FAJARDO, Carlos Alberto; KHOURY, Omar. Útero - Cosmos. Hibridações de meios, sistemas e poéticas.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Geórgia Evangelos De Almeida Kyriakakis

Gross, Carmela. Transitivas. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Daniel Albernaz Acosta

Gross, Carmela; FARIAS, Agnaldo; TAVARES, A. M. S. A.. Paisagem Portátil - Arquitetura da Natureza Estandartizada. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Iara Freiberg

Gross, Carmela; PALLAMIN, V. M.; JAREMTCHUK, D. G.. Nenhum Lugar. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações de Artes - USP.

Aluno: Mariana Cesarino Y Plá Trevas

Gross, Carmela; PALLAMIN, V. M.; PITTA, F. M.. O "lugar"ocupado pelos espaços autointitulados "independentes" de produção de arte contemporânea na cidade de São Paulo.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Carolina Caliento de Abreu

Gross, Carmela; FARIAS, Agnaldo; TAVARES, A. M. S. A.. Resíduos Urbanos (título provisório). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcelo Moreira Berg

Gross, Carmela; FARIAS, Agnaldo; SALZSTEIN, S.. Dilemas da nocão de participação nas artes plásticas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Teoria, Ensino e Aprendizagem) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Daniel Trench Bastos

Gross, Carmela. Entrecolunas: forma e função no Suplemento Dominical do Jornal do Brasil. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Keila Kern

Gross, Carmela. Epifania: uma prática fotográfica. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Tomas Kestenbaum Irici

BAHIA, D. L.;Gross, Carmela; JAREMTCHUK, D. G.. Tomas Kestenbaum Irici. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais Com Habilitação em Pintura) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luisa Doria GIraldes Teixeira

BAHIA, D. L.;Gross, Carmela; DUPRAT, M. C.. Improve para Aula. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Aluno: Renato Reis Maretti

Gross, Carmela; BAHIA, D. L.; CYPRIANO, F.. Abstinência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Aluno: Gabrial de Souza Zimbardi

BAHIA, D. L.;Gross, Carmela. Stoned Henge (Terreiro Doido). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Aluno: Fernando Gabriel de Carvalho

BAHIA, D. L.;Gross, Carmela; KYRIAKAKIS, Georgia Evangelos de Almeida. Interstício. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Aluno: Erica Regina Ferrari

TAVARES, A. M. S. A.;Gross, Carmela; FARIAS, Agnaldo. Hospede. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Maria Carolina Sampaio de Araújo

Gross, Carmela. Grafi[ca]cidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Aluno: Andrezza Valentin

Gross, Carmela. Trabalho de Graduação Interdisciplinar - TGI. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Plásticas) - Fundação Armando Álvares Penteado.

Aluno: Pedro Perez Machado

Gross, Carmela. Sinfonia para Osciloscópio e Sintetizador; Por detrás das Dunas; e Gavetas. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Maria Beatriz de Andrade Martinez

Gross, Carmela. Projeto de Graduação em Educação Artística. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Paula Muller de Paula

Gross, Carmela. Projeto de Graduação em Educação Artística. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Elisa Yoshimura

Gross, Carmela. Projeto de Graduação em Educação Artística. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Artística) - Escola de Comunicações e Artes - USP.

Aluno: Germana Monte-Mór Alves de Morais

Gross, Carmela; GIANNOTTI, Marco Garaude; TASSINARI, Alberto. Formas de pensar o Desenho. 2002. Outra participação, Universidade de São Paulo.

Gross, Carmela. Membro da comissão julgadora do II Edital de Incentivo às Artes Visuais no Ceará 2004/2005. 2005. Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Gross, Carmela. Membro da comissão julgadora do concurso para ingresso na carreira do Magistério, Categoria Assistente - 20 horas, Área Artes Plásticas, do Instituto de Artes da UERJ. 2002. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gross, Carmela. Membro da comissão julgadora do Processo Seletivo para contratação de dois docentes junto ao Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. 1995. Escola de Comunicações e Artes - USP.

Gross, Carmela. Membro da banca examinadora para preenchimento de uma função docente na disciplina Expressão Plástica Bidimencional, Departamento de Expressão e Comunicação da Universidade Estadual Paulista. 1993. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Gross, Carmela. Membro da Comissão Julgadora do Concurso para Provimento de Cargo de Professor Assistente, na disciplina de Gravura Planográfica: Serigrafia - Curso de Educação Artística da Universidade Estadual de Campinas. 1993. Universidade Estadual de Campinas.

Gross, Carmela. Membro da Banca Examinadora do Concurso para Seleção de Professor para a Disciplina Análise e Exercício de Técnicas e Materiais Expressivos da Universidade Estadual de Santa Catarina. 1991. Fundação Universidade Estadual de Santa Catarina.

Gross, Carmela. Membro da Banca Examinadora do Concurso Público para a disciplina Análise e Exercício de Técnicas de Materiais Expressivos, Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. 1988. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Gross, Carmela. Banca Examinadora do Concurso para seleção de Professor para a disciplina Análise e Exercício de Técnicas e Materiais Expressivos da Universidade do Estado de Santa Catarina. 1987. Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina.

Gross, Carmela. Membro de Banca Examinadora do Concurso para preenchimento de Vagas nas Disciplinas: Análise e Exercício de Técnicas de Materiais Expressivos III (Modelagem) e Análise e Exercício de Técnicas de Materiais Expressivos IV (Escultura), para o Departamento de Artes da Universidade de São Paulo. 1985. Universidade de São Paulo.

Gross, Carmela. Membro de Banca Examinadora do Concurso para preenchimento de Vaga na Disciplina - Técnica de Expressão e Comunicação Visual I, para a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 1984. Universidade de São Paulo.

Gross, Carmela; COCCHIARALE, F.; RESENDE, R.; PICCOLI, V.. Membro da comissão julgadora do programa de exposições do Centro Cultural São Paulo. 2010. Centro Cultural São Paulo.

Gross, Carmela. Comissão Julgadora do 15 Prêmio Nascente, promovido pela Universidade de São Paulo. 2006. Universidade de São Paulo.

Gross, Carmela; CARVAJAL, J. A.; MUSA, J. L.. Membro da Comissão de Informação e Apoio ao FUNDUSP para a retomada do Programa de Obras III - Obras Paralisadas da Universidade de São Paulo. 1994. Universidade de São Paulo.

Gross, Carmela. Representante do Departamento de Artes da Escola de Comunicações e Artes na Comissão de Pesquisa da Universidade de São Paulo. 1994. Universidade de São Paulo.

Gross, Carmela. Membro da Comissão Julgadora para o Programa Anual de Exposições do Centro Cultural São Paulo. 1993. Centro Cultural São Paulo.

Gross, Carmela. Membro da Comissão Organizadora do 1 Congresso Brasileiro de Ensino de Artes na Universidade, ocorrido na Universidade de São Paulo. 1991. Universidade de São Paulo.

Gross, Carmela. Membro do Juri do 8 Salão Paulista de Arte Contemporânea, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ocorrido no Pavilhão da Bienal. 1990. Salao Paulista de Arte Contemporânea.

Gross, Carmela. Membro da Comissão Organizadora do 6 Salão Paulista de Arte Contemporânea, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, ocorrido no Pavilhão da Bienal. 1988. Secretaria de Estado da Cultura.

Gross, Carmela. Membro de Banca Examinadora do Vestibular - Prova Específica de Artes Plásticas da FUVEST da ECA/USP. 1987. Universidade de São Paulo.

Gross, Carmela. Sub-curadora do Núcleo Souvenir, durante a exposição 'A Trama do Gosto', realizada de outubro de1986 a fevereiro 1987, na fundação Bienal de São Paulo. 1987. Fundação Bienal de São Paulo.

Gross, Carmela. Membro da Comissão para Reconhecimento do Curso de Educação Artística para a Faculdade Mozarteum, em São Paulo. 1982. Faculdade Mozarteum.

Gross, Carmela. Membro de Banca Examinadora do Vestibular da Prova Específica de Artes Plásticas FUVEST - ECA/USP. 1981. Universidade de São Paulo.

Gross, Carmela. Membro de Juri no Concurso Infantil Estrela, organizado pela Infanta Estrela, em São Paulo. 1975. Infanta Estrela.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Iara Freiberg

Atravessamentos : axiomas improváveis; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Carolina Caliento de Abreu

REFUGOS; 2016; Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Kelly de Oliveira Xavier

Corpo Estranho; 2008; Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Renata Pedrosa Romeiro

Corpo, Casa, Cidade; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes - USP,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Georgia Evangelos de Almeida Kyrikakis

Buracos Planos, Duplos, Elevações; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade São Judas Tadeu,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Maria Laura Vinci de Moraes

Metais, Areias, Pedras Considerações sobre Escultura e Espaço; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Daniel Albernaz Acosta

Transfigurações: O Mesmo Como Outro; 1999; 0 f; Dissertação - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Regina Helena Pereira Johas

Expansões, Canto para Malevich, Mondrianas; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Daniela Kutschat Fein

De pedra a poema; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Marco Francesco Buti

Estruturas Inevitáveis: Continuidade do Gravar Interior; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Elizabeth Bento da Silva e Almeida

Tobi; 1993; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Branca Coutinho de Oliveira

Nômada Mônada; 1992; 0 f; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Renata Pedrosa Romeiro

ZONA; 2013; Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Arnaldo Valente Germano da Silva

AUTO-RETRATO COLETIVO; 2012; Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Agnaldo Valente Germano da Silva ou Agnus Valente

ÚTERO PORTANTO COSMOS - Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas; 2008; Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Dora Longo Bahia

Do campo a cidade; 2007; Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Geórgia Evangelos De Almeida Kyriakakis

Forças, fluxus e a astúcia dos líquidos; 2006; Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Daniel Albernaz Acosta

Paisagem Portátil - Arquitetura da Natureza Estandartizada; 2005; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Regina Helena Pereira Johas

Desdobramentos do Desenho no Espaço; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Daniela Kutschat Hanns

Corpo - Espaço: Notas, Rotas e Projetos; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Branca Coutinho de Oliveira

in-ex-tensas; 2000; 190 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Marco Garaude Giannotti

Desenho para a Pintura; 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Marco Francesco Buti

Ir, Passar, Ficar; 1999; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Marco Garaude Giannotti

Desvio para pintura; 1998; Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) - Escola de Comunicações e Artes - USP,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Romanita Disconzi

Pintura Pós-TV; 1991; 0 f; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Maria do Carmo Costa Gross;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Gross, Carmela . Ensaio Gráfico: ENTRE PALAVRAS (2012). Revista Serrote. Instituto Moreira Salles, n. 27. SERROTE , v. 01, p. 150-160, 2017.

  • Gross, Carmela . Ensaio Gráfico: SERPENTES (2013). Revista S/N, vol. 19. S/N , v. 19, p. 168-169, 2013.

  • Gross, Carmela . Ensaio Gráfico: AURORA (2007). Revista Margem Esquerda, n.10. Margem Esquerda , v. 10, p. 1, 2007.

  • Gross, Carmela . Ensaio Gráfico: CASCATA (2005). Revista Novos Estudos, n. 75. Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 75, p. 1, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Gross, Carmela ; CALIENTO, C. . Elaboração da capa do livro 'Desenvolvimento desigual e combinado: modernidade, modernismo e revolução permanente', de Neil Davidson, São Paulo: Editora Unifesp, Coletivo Ideias Baratas (2020 - no prelo). 2020. (Editoração/Outra).

Gross, Carmela ; CALIENTO, C. . Elaboração da capa do livro 'Lenin e Brecht: duas revoluções', de Iná Camargo Costa. São Paulo: Editora Sundermann, Coletivo Ideias Baratas, 2019. 2019. (Editoração/Outra).

Gross, Carmela ; CALIENTO, C. . Elaboração da capa do livro 'A teoria geral do direito e o marxismo e ensaios escolhidos (1921 ? 1929)', de Evgeni Pachukanis, São Paulo: Editora Sundermann, Coletivo Ideias Baratas, 201. 2017. (Editoração/Outra).

Gross, Carmela . "Arte y Ciudad", Oficina ministrada na Facultad de Bellas Artes da Universidad de Granada, entre os dias 20 e 26 de fevereiro. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Gross, Carmela . Espaço & Debates, Revista deEstudos Regionais e Urbanos, Núcleo de Estudos regionais e urbanos, NERU, v. 24, n.45, jan/jul, 2004, São Paulo. Elaboração da Capa.. 2004. (Editoração/Periódico).

Gross, Carmela . Revista Teoria e Debate. Revista Trimestral da Fundação Perseu Abramo, ano 16, n 53, mar/abr/mai. Ebaboração de capa e ensaio Gráfico para a Revista. 2003. (Editoração/Periódico).

Gross, Carmela . Revista ARS, Departamento de Artes Plásticas, São Paulo, Ano 1, n.2, 2003. Elaboração da capa. 2003. (Editoração/Periódico).

Gross, Carmela . Curso de gravura, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, RS. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Gross, Carmela . Aula Inaugural do ano letivo de 2002 no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, em 27/02. 2002. (Aula Inaugural).

Gross, Carmela . 'Cenários - Módulo II'. Curso apresentado no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Estudos da Cultura, da Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em Nível de Mestrado. 1996. .

Gross, Carmela . Revista Ide, Sociedade Brasileira de Psicanálise, Ed. Casa do Psicólogo, São Paulo, dezembro, 1996, n. 29. Elaboração de projeto gráfico.. 1996. (Editoração/Periódico).

Gross, Carmela . 'Criação / Espaço'. Workshop no 26 Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais, de 18/07 a 23/07. 1994. .

Gross, Carmela . Projeto CriAÇÃO. Workshop visando a implantação da Escola de Artes do Ceará, organizado pela Secretaria da Cultura e Desporto do Estado do Ceará. 1994. .

SILVEIRA, João Evangelista B R ; FABRIS, A. ; Gross, Carmela ; MACHADO, R. . Elaboração do Relatório de Avaliação do Departamento de Artes Plásticas no Terceiro Ciclo de Avaliação Departamental da USP. 1994. (Relatório de Avaliação).

Gross, Carmela . Membro da equipe do arquiteto Marcos Acayaba do projeto para o Pavilhão do Brasil na Feira Internacional de Sevilha. 1991. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

Gross, Carmela ; SOUTO, Vera Salles . A Cor. Aulas ministradas dentro do Curso A Moda, curso de Extensão ministrado na Oficina Cultural Oswald de Andrade, promivido pela Secretaria Estadual da Cultura. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Gross, Carmela . 5 sessões de trabalho. Workshop ocorrido no Centro Cultural São Paulo, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, em São Paulo. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Gross, Carmela . Membro da equipe de pesquisa do Projeto Investigação São Paulo, organizado e editado pela Galeria São Paulo. 1990. (Elaboração de Livro).

Gross, Carmela . Guia das Artes, São Paulo: Brasiliense, n 16. Ilustração para a revista, p.122,123,124,126,127,130 e 131.. 1989. (Editoração/Periódico).

Gross, Carmela . Análise e Exercícios de Técnicas de Materiais Expressivos, ministrado no Curso de Especialização em Arte-Educação, no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás. 1987. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Gross, Carmela . Curso Intensivo de Desenho, ministrado à convite do Espaço N.O., por ocasião da exposição individual 'Carimbos', em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 1980. .

Gross, Carmela . 'Desenho em Debate'. Curso ministrado na Pinacoteca do Estado, durante o mês de agosto. 1978. .

Gross, Carmela . Projeto Santos Dumont . Projeto de remodelação da área ao longo da Av. Santos Dumont, elaborado para a COGEP - Coordenadoria Geral de Planejamento do Estado de São Paulo. 1975. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

Gross, Carmela ; ROCHA, P. M. . Membro da equipe do projeto elaborado por Paulo Mendes da Rocha para o Pavilhão do Brasil na Feira Internacional de Osaka (Expo 70), ocorrida em São Paulo. 1969. (Elaboração de Projeto de Arquitetura).

Gross, Carmela . FIGURANTES (2014). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Arte Naiïf: Nenhum museu a menos'. Escola de Artes Visuais Parque Lage, Rio de Janeiro. 2019. Escultura.

Gross, Carmela . DESENHO (1995). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Construções e Geometrias'. Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, São Paulo. 2019. Desenho.

Gross, Carmela . SUL (2002). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Da tradição à experimentação'. Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Gravura.

Gross, Carmela . SUL (2002). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Da tradição à experimentação'. Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Gravura.

Gross, Carmela . ARLEQUIM (2002). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Passado/Futuro/Presente: Arte contemporânea brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo'. Museu de Arte Moderna, São Paulo. 2019. Pintura.

Gross, Carmela . RODA GIGANTE (2019). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Roda Gigante'. Farol Santander, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Instalação.

Gross, Carmela . A NEGRA (1997). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Roda Gigante'. Farol Santander, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Escultura.

Gross, Carmela . QUASARES (1983). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Roda Gigante'. Farol Santander, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Gravura.

Gross, Carmela . ASA (1995). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Roda Gigante'. Farol Santander, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Escultura.

Gross, Carmela . XIS (1989). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Roda Gigante'. Farol Santander, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Desenho.

Gross, Carmela . LUZ DEL FUEGO II (2018). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Roda Gigante'. Farol Santander, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Vídeo.

Gross, Carmela . 13 PASSANTES (2016). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Roda Gigante'. Farol Santander, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Vídeo.

Gross, Carmela . 13 PASSANTES (2016). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Roda Gigante'. Farol Santander, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Vídeo.

Gross, Carmela . A CARGA (1969). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Roda Gigante'. Farol Santander, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Escultura.

Gross, Carmela . MONUMENTOS (2001). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Roda Gigante'. Farol Santander, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Desenho.

Gross, Carmela . SUL NEON (2019). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Roda Gigante'. Farol Santander, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Escultura.

Gross, Carmela . REAL PEOPLE ARE DANGEROUS (2008 / 2019). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Roda Gigante'. Farol Santander, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2019. Instalação.

Gross, Carmela . O FOTÓGRAFO (2001). Instalação. Instalação apresentada na exposição coletiva 'O lugar do centro', Central Galeria, São Paulo. 2018. Instalação.

Gross, Carmela . SEIS TELAS (1984). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Vigilância Líquida', Galpão Luisa Strina, São Paulo. 2018. Pintura.

Gross, Carmela . PRESUNTO (1969). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Radical Women: Latin American Art, 1960-1985', Brooklyn Museum, Nova Iorque, Estados Unidos. 2018. Escultura.

Gross, Carmela . PRESUNTO (1969). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Radical Women: Latin American Art, 1960-1985', Pinacoteca de São Paulo, São Paulo. 2018. Escultura.

Gross, Carmela . PENSAS, ACHAS, PODE, GOSTO (monotipias, 1996). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Arte tem gênero? Mulheres na Coleção de Arte da Cidade'. Centro Cultural São Paulo, SP. 2018. Gravura.

Gross, Carmela . A NEGRA (1997). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Brasile. Il coltello nella carne'. Padiglione d'Arte Contemporanea, Milão, Itália. 2018. Escultura.

Gross, Carmela . REAL PEOPLE/ ARE DANGEROUS (2018). Trabalho apresentado na exposição 'Real People Are Dangerous'. Auroras, São Paulo. 2018. Instalação.

Gross, Carmela . SE VENDE (2008). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'O tridimensional na coleção Marcos Amaro'. Fundação Marcos Amaro, Itu, São Paulo. 2018. Instalação.

Gross, Carmela . BARRIL (1969). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Exceção'. Casa do Lago, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo. 2018. Escultura.

Gross, Carmela . O FOTÓGRAFO (2011). Instalação. Exposição individual no Kunsthalle Bratislava, Eslováquia. 2017. Instalação.

Gross, Carmela . PRESUNTO (1969). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Radical Women: Latin American Art, 1960-1985', Hammer Museum, Los Angeles, Estados Unidos. 2017. Escultura.

Gross, Carmela . MIGRANTES (2014). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'On anam? ( Where are we going?)', Es Baluard Museu d?Art Modern i Contemporani de Palma, Palma de Maiorca, Espanha. 2017. Instalação.

Gross, Carmela . ILHA I (1995). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Potência e Adversidade. Arte da América Latina nas coleções em Portugal', Museu de Lisboa, Portugal. 2017. Escultura.

Gross, Carmela . ARLEQUIM (2002). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Past/Future/Present: Contemporary Brazilian Art from the Museum of Modern Art of São Paulo', Phoenix Art Museum, EUA. 2017. Outra.

Gross, Carmela . DESTERRO (2017). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Pedra no Céu ? arte e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha', Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, São Paulo. 2017. Escultura.

Gross, Carmela . FRONTEIRA FONTE FOZ (2017). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos', Pavilhão OCA, Parque do Ibirapuera, São Paulo. 2017. Instalação.

Gross, Carmela . A NEGRA (1997). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos', Pavilhão OCA, Parque do Ibirapuera, São Paulo. 2017. Escultura.

Gross, Carmela . UM PARA (1982). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'A vastidão dos mapas. Arte contemporânea em diálogo com mapas da Coleção Santander Brasil', Museu Oscar Niemeyer [MON], Curitiba, Paraná. 2017. Gravura.

Gross, Carmela . ÁGUIA RECORTE (1995). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Osso - Exposição-apelo ao amplo direito de defesa de Rafael Braga', Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. 2017. Desenho.

Gross, Carmela . PRESUNTO (1969). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Metrópole: Experiência Paulistana', Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2017. Escultura.

Gross, Carmela . PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÉU (1980-1981). Exposição 'Os Muitos e o Um: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção de Andre e José Olympio Pereira', Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. 2017. Desenho.

Gross, Carmela . A NEGRA (1997). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Escultura.

Gross, Carmela . FECHE A PORTA (1997). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Instalação.

Gross, Carmela . CARIMBOS (1978). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Livro de Artista.

Gross, Carmela . PENSAS, ACHAS, PODE, GOSTO (1996). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Gravura.

Gross, Carmela . FIGURANTES (2015). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Gravura.

Gross, Carmela . COMEDOR DE LUZ (1999). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Instalação.

Gross, Carmela . ARTE À MÃO ARMADA (2009/2016). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Gravura.

Gross, Carmela . ESCUTA (2001/2016). Instalação apresentada na exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Instalação.

Gross, Carmela . EU SOU DOLORES (2002/2016). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Instalação.

Gross, Carmela . HINO À BANDEIRA (2002/2016). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Instalação.

Gross, Carmela . GRAVURAS ROSAS (2002). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Gravura.

Gross, Carmela . ESCADA-ESCOLA (2016). Intervenção feita para a exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Intervenção Urbana.

Gross, Carmela . ESCADA (1968/2012). Trabalho apresentado na exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Fotografia.

Gross, Carmela . Instalação na CAPELA DO MORUMBI (1992/2016). Instalação realizada por ocasião da exposição exposição individual 'Carmela Gross: Arte à mão armada', Museu da cidade ? Capela do Morumbi, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 5 de março de 2017. 2016. Instalação.

Gross, Carmela . CARMELA GROSS: ARTE À MÃO ARMADA. Exposição individual. Museu da cidade ? Chácara Lane, São Paulo, de 3 de setembro de 2016 a 9 de abril de 2017. 2016. Outra.

Gross, Carmela . FIGURANTES (2016). Trabalho apresentado na exposição individual ?Um, nenhum, muitos', Galeria Vermelho, São Paulo, de 11 de agosto a 17 de setembro.. 2016. Instalação.

Gross, Carmela . 13 PASSANTES (2016). Trabalho apresentado na exposição individual ?Um, nenhum, muitos', Galeria Vermelho, São Paulo, de 11 de agosto a 17 de setembro.. 2016. Vídeo.

Gross, Carmela . DARLENES (2014). Instalação apresentada na exposição individual ?Um, nenhum, muitos', Galeria Vermelho, São Paulo, de 11 de agosto a 17 de setembro. 2016. Instalação.

Gross, Carmela . série BANDO (2016). Trabalho apresentado na exposição individual ?Um, nenhum, muitos', Galeria Vermelho, São Paulo, de 11 de agosto a 17 de setembro. 2016. Desenho.

Gross, Carmela . RAIO (2016). Intervenção apresentada na exposição individual ?Um, nenhum, muitos', Galeria Vermelho, São Paulo, de 11 de agosto a 17 de setembro. 2016. Intervenção Urbana.

Gross, Carmela . UM, NENHUM, MUITOS. Exposição individual, Galeria Vermelho, São Paulo, de 11 de agosto a 17 de setembro. 2016. Outra.

Gross, Carmela . MIGRANTES (2014). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Brazil, Beleza', Museum Beelden aan Zee, Den Haag, Holanda. 2016. Instalação.

Gross, Carmela . SE VENDE (2008). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Brazil, Beleza', Museum Beelden aan Zee, Den Haag, Holanda. 2016. Instalação.

Gross, Carmela . FIGURANTES (2016). Trabalho apresentado na exposição individual 'The winter of our discontent', Galerie Martin Janda, Viena, Áustria. 2016. Pintura.

Gross, Carmela . ARTE À MÃO ARMADA (2015). Fotografia apresentada no 'Clube da Gravura' do Museu de Arte Moderna de São Paulo. 2015. Fotografia.

Gross, Carmela . CUBA (série ILHA, 2011). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Matéria do Mundo: Projeto Arte e Indústria', ocorrida no Museu de Arte Contemporânea da USP, São Paulo, de 24/04 a 29/11. Exposição coletiva convite. Instituição promotora: 5ª Edição do PRÊMIO MARCANTONIO VILAÇA. 2015. Instalação.

Gross, Carmela . HAITI [Espanhola] (série ILHA, 2011). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Matéria do Mundo: Projeto Arte e Indústria', ocorrida no Museu de Arte Contemporânea da USP, São Paulo, de 24/04 a 29/11. Exposição coletiva convite. Instituição promotora: 5ª Edição do PRÊMIO MARCANTONIO VILAÇA. 2015. Instalação.

Gross, Carmela . ARTE A MÃO ARMADA (2015). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Matéria do Mundo: Projeto Arte e Indústria', ocorrida no Museu de Arte Contemporânea da USP, São Paulo, de 24/04 a 29/11. Exposição coletiva convite. Instituição promotora: 5ª Edição do PRÊMIO MARCANTONIO VILAÇA. 2015. Gravura.

Gross, Carmela . RÉPTEIS (2012). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Matéria do Mundo: Projeto Arte e Indústria', ocorrida no Museu de Arte Contemporânea da USP, São Paulo, de 24/04 a 29/11. Exposição coletiva convite. Instituição promotora: 5ª Edição do PRÊMIO MARCANTONIO VILAÇA. 2015. Instalação.

Gross, Carmela . A NEGRA (1997). Escultura apresentada na exposição coletiva 'Contingent Beauty: Contemporary Art from Latin America', ocorrida no The Museum of Fine Arts, Houston, USA, de 22/11 a 28/02/2016. Exposição coletiva seleção.. 2015. Escultura.

Gross, Carmela . UMA CASA (2007). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Uma coleção particular ? Arte contemporânea no acervo da Pinacoteca', Pinacoteca do Estado de São Paulo, de 20/11 a 31/01/2016. Exposição coletiva seleção.. 2015. Escultura.

Gross, Carmela . DARLENES (2014). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Experimentando espaços', ocorrido no Museu da Casa Brasileira, São Paulo, em março. 2014. Instalação.

Gross, Carmela . UM PARA (1979/2010). Trabalho apresentado na exposição Vertigo, ocorrido na SIM Galeria, em Curitiba, Paraná em março. 2014. Desenho.

Gross, Carmela . MARAPÉ (2014). Instalação realizada no Projeto Parede, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, de julho a dezembro. 2014. Instalação.

Gross, Carmela . ILHA (1995-2011). Trabalho apresentado na exposição 'Sentido em deriva ? Obras da coleção da Caixa Geral de Depósitos', Culturgest, Porto, Portugal. 2014. Instalação.

Gross, Carmela . NÓS (2002). Trabalho apresentado na exposição 'Afinidades. Raquel Arnaud 40 anos', no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. 2014. Escultura.

Gross, Carmela . CADERNO DE CARIMBOS (1978). Trabalho apresentado na exposição coletiva '(IMAGEM) GRÁFICA', Estação Pinacoteca de São Paulo, de 19 de outubro a 21 de junho. 2014. Gravura.

Gross, Carmela . Participação na exposição coletiva 'MaPA: Memória - Paço das Artes', ocorrida no Paço das Artes. 2014. Outra.

Gross, Carmela . ESCADAS (2013). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Universo Poliédrico', ocorrida no MuVIM - Museu Valenciano da Ilustração e da Modernidade, Valencia, Espanha, de 7 de março a 8 de abril.. 2013. Instalação.

Gross, Carmela . ESCADAS. Exposição individual realizada na Casa França Brasil, Rio de Janeiro, de 5 de junho a 28 de julho. 2013. Instalação.

Gross, Carmela . ESCADA DE EMERGÊNCIA (2012). Trabalho apresentado na exposição individual realizada na Casa França Brasil, Rio de Janeiro, de 5 de junho a 28 de julho. 2013. Instalação.

Gross, Carmela . RÉPTEIS. Exposição individual realizada na Casa França Brasil, Rio de Janeiro, de 5 de junho a 28 de julho. 2013. Instalação.

Gross, Carmela . LUZ DEL FUEGO. Exposição individual realizada na Casa França Brasil, Rio de Janeiro, de 5 de junho a 28 de julho. 2013. Vídeo.

Gross, Carmela . ESPUMA (1969). Trabalho apresentado na exposição coletiva '30xBienal', no Pavilhão da Bienal de São Paulo, de setembro a dezembro. 2013. Escultura.

Gross, Carmela . ASA (1995). Trabalho apresentado na exposição coletiva 'Correspondências', no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. 2013. Escultura.

Gross, Carmela . SE VENDE (2009). Exposição coletiva 'Escavar o Futuro', ocorrida no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Minas Gerais, em dezembro. 2013. Escultura.

Gross, Carmela . US CARA FUGIU CORRENDO (2000). Neon. Exposição coletiva "Mário - Eu sou um Tupi Tangendo um Alaúde", Museu Afro Brasil, São Paulo. 2012. Instalação.

Gross, Carmela . A NEGRA (1997). Exposição coletiva "O Tridimensional no acervo do MAC ? Uma antologia", Museu de Arte Contemporânea da USP, São Paulo. 2012. Escultura.

Gross, Carmela . ESCADAS. Instalação realizada para o Projeto Vão, no átrio do SESC Belenzinho.. 2012. Instalação.

Gross, Carmela . A CARGA (1968). Exposição individual "Carmela Gross: La Carga", Museo Experimental El Eco, Ciudad de México, de 30/5 a 29/05. 2012. Escultura.

Gross, Carmela . HAITI (série Ihas, 2011). Exposição individual "Carmela Gross: La Carga", Museo Experimental El Eco, Ciudad de México, de 30/5 a 29/05. 2012. Outra.

Gross, Carmela . JAMAICA (série Ihas, 2011). Exposição individual "Carmela Gross: La Carga", Museo Experimental El Eco, Ciudad de México, de 30/5 a 29/05. 2012. Outra.

Gross, Carmela . CUBA (série Ihas, 2011). Exposição individual "Carmela Gross: La Carga", Museo Experimental El Eco, Ciudad de México, de 30/5 a 29/05. 2012. Outra.

Gross, Carmela . ESCADA (fotografia). Exposição individual "Carmela Gross: La Carga", Museo Experimental El Eco, Ciudad de México, de 30/5 a 29/05. 2012. Fotografia.

Gross, Carmela . O FOTÓGRAFO (1997). Exposição coletiva 'Percursos Contemporâneos'. Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, de 18/08 a 18/10. 2012. Escultura.

Gross, Carmela . ALAGADOS (2000). Exposição coletiva 'Fronteiras: lugar do estrangeiro', curadoria Alessandra Parente. Casa Contemporânea, São Paulo, de 24/08 a 29/09. 2012. Instalação.

Gross, Carmela . PRESUNTO (1967). Exposição coletiva 'Arte de contradicciones. Pop, realismos y política. Brasil ? Argentina 1960', Fundación Proa, Buenos Aires, de julho a setembro. 2012. Escultura.

Gross, Carmela . ESCADAS (instalação). Mostra SESC de artes 2012, São Paulo, de 19 a 29 de julho. 2012. Instalação.

Gross, Carmela . ILHA I (1995). Exposição coletiva 'Zona Letal, Espaço Vital', m|i|mo ? museu da imagem em movimento/ Município de Leiria, Portugal, de 21 de janeiro a 14 de abril. 2012. Outra.

Gross, Carmela . EXPANSIVO (da série Pintura-Objeto). Exposição Coletiva 'Expansivo', Galeria Vermelho, São Paulo, de 26 de junho a 21 de julho. 2012. Outra.

Gross, Carmela . AURORA. Instalação realizada na exposição coletiva 'Da próxima vez eu fazia tudo diferente', Galeria Pivô, São Paulo, de 8/9 a 14/10. 2012. Outra.

Gross, Carmela . LUZ DEL FUEGO (vídeo, 2012). Exposição coletiva '64 Salão Paranaense', Museu de Arte Contemporânea do Paraná, de 29 de novembro a 28 de abril de 2013. 2012. Vídeo.

Gross, Carmela . LUZ DEL FUEGO (vídeo, 2012). Exposição individual 'Serpentes', Galeria Vermelho, São Paulo, de 9 de outubro a 3 de novembro. 2012. Vídeo.

Gross, Carmela . ESCADA DE EMERGÊNCIA (2012). Exposição individual 'Serpentes', Galeria Vermelho, São Paulo, de 9 de outubro a 3 de novembro. 2012. Instalação.

Gross, Carmela . RÉPTEIS (2012). Exposição individual 'Serpentes', Galeria Vermelho, São Paulo, de 9 de outubro a 3 de novembro. 2012. Instalação.

Gross, Carmela . 2 BURACOS (2012). Exposição individual 'Serpentes', Galeria Vermelho, São Paulo, de 9 de outubro a 3 de novembro. 2012. Intervenção Urbana.

Gross, Carmela . ENTRE PALAVRAS (2012). Exposição individual 'Serpentes', Galeria Vermelho, São Paulo, de 9 de outubro a 3 de novembro. 2012. Pintura.

Gross, Carmela . SE VENDE (2008). Exposição coletiva "=748.600", Paço das Artes, São Paulo, 25 de janeiro a 27 de março. 2011. Outra.

Gross, Carmela . ILHA I (1995). Exposição coletiva "Zona Letal, Espaço Vital", Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Portugal, de 16 de abril a 3 de Julho. 2011. Outra.

Gross, Carmela . CORPO DE IDEIAS (1981). Exposição coletiva "Europália", ocorrida no Centre de la Gravure et de l?Image imprimée, em Bruxelas, Bélgica, de 08.10.2011 a 08.01.2012. 2011. Outra.

Gross, Carmela . NUVENS (1967). Exposição coletiva "Arte no Brasil - Uma história na Pinacoteca de São Paulo", ocorrida na Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2011. Escultura.

Gross, Carmela . SE VENDE (2008). Exposição coletiva "=748.600", Santander Cultural, Recife, de 17/11 a 18/12. 2011. Outra.

Gross, Carmela . ASA (1995). Objeto. Exposição coletiva "Exigências do presente", Centro Cultural Maria Antônia, São Paulo, de 17/11/2011 a 04/03/2012. 2011. Vídeo.

Gross, Carmela . EXPANSIVO (1988, da série Pintura-Objeto). Exposição coletiva "Exigências do presente", Centro Cultural Maria Antônia, São Paulo, de 17/11/2011 a 04/03/2012. 2011. Outra.

Gross, Carmela . RECORTES BRANCOS (1988). Objeto. Exposição coletiva "Exigências do presente", Centro Cultural Maria Antônia, São Paulo, de 17/11/2011 a 04/03/2012. 2011. Outra.

Gross, Carmela . FECHE A PORTA (1997). Instalação (5 unidades). Exposição coletiva "Contra a parede", Galeria Vermelho, São Paulo, de 26/11 a 13/12. 2011. Instalação.

Gross, Carmela . HOTELZINHO. Neon. Exposição coletiva "Exigências do presente", Centro Cultural Maria Antônia, São Paulo, de 17/11/2011 a 04/03/2012. 2011. Outra.

Gross, Carmela . ENTRETANTO (1998). Objeto. Exposição coletiva "Exigências do presente", Centro Cultural Maria Antônia, São Paulo, de 17/11/2011 a 04/03/2012. 2011. Outra.

Gross, Carmela . ÍTACA (série ILHA, 2011). Exposição coletiva "Contra a parede", Galeria Vermelho, São Paulo, de 26/11 a 13/12. 2011. Outra.

Gross, Carmela . DESENHO COMO PROJETO DE GRAVURA. Exposição coletiva "Um dia terá que ter terminado 1969/74", no Museu de Arte Contemporânea da USP, São Paulo. 2010. Desenho.

Gross, Carmela . VIDEOTEXTO. Exposicão coletiva TEKHNE, Fundação Armando Alvares Penteado, São Paulo. 2010. Outra.

Gross, Carmela . ILHA. Exposição coltiva "Ponto de Equilíbrio", Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. 2010. Escultura.

Gross, Carmela . CARMELA GROSS - UM CORPO DE IDÉIAS. Exposição individual na Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo, de 4/09 a 7/11. 2010. Outra.

Gross, Carmela . ILUMINURAS (2010). Intervenção no perímetro do prédio da Estação Pinacoteca. Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Instalação.

Gross, Carmela . SE VENDE (2008). Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Outra.

Gross, Carmela . UMA CASA (2006). Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Escultura.

Gross, Carmela . HOTEL BALSA (2003). Instalação. Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Instalação.

Gross, Carmela . CORPO DE IDÉIAS (1981). Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Outra.

Gross, Carmela . SEM TÍTULO (da série COMPACTO, 1991). Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Escultura.

Gross, Carmela . HÉLICE (1993). Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Outra.

Gross, Carmela . ALAGADOS (2000). Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Outra.

Gross, Carmela . RECORTE PRETO (1995). Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Outra.

Gross, Carmela . A NEGRA (1997). Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Escultura.

Gross, Carmela . PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÉU (1980-1981). Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Desenho.

Gross, Carmela . CARIMBOS (1977-1978). Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Gravura.

Gross, Carmela . NUVENS (1967). Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Escultura.

Gross, Carmela . PRESUNTO (1968). Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Escultura.

Gross, Carmela . A CARGA (1968). Exposição individual "Carmela Gross: um corpo de idéias", Estação Pinacoteca, São Paulo, ocorrida de 4 de setembro a 7 de novembro. 2010. Escultura.

Gross, Carmela . SUL. Instalação na exposição coletiva "Os Mágicos Olhos das Américas", ocorrida no Museu Afro Brasil, Parque do Ibirapuera, em São Paulo, de 3 de outubro a 6 de dezembro. 2009. Instalação.

Gross, Carmela . AURORA. Instalação para a 5a. Bienal Vento Sul, Curitiba, Paraná, ocorrida de 8 de agosto a 11 de Outubro. 2009. Instalação.

Gross, Carmela . ARTE À MAO ARMADA. Instalação realizada na Galeria Cilindro, na Praça Clementino Procópio, em Capina Grande, Paraíba, durante o mês de setembro. 2009. Instalação.

Gross, Carmela . SE VENDE. Instalação realizada no Matadero Madrid, Espanha. 2008. Instalação.

Gross, Carmela . LUZES, PRAÇAS E PONTES. Desenho. Exposição coletiva "Alguns Aspectos do Desenho Contemporâneo", SESC Pinheiros, São Paulo, SP. 2008. Desenho.

Gross, Carmela . REAL PEOPLE/ ARE DANGEROUS. Instalação realizada para o "SCAPE 2008 Christchurch Biennal of Art in Public Space", ocorrido de 19/09 a 2/11 na Nova Zelândia. 2008. Instalação.

Gross, Carmela . SUL. Gravura apresentada na exposição coletiva N Múltiplos, ocorrida na Galeria Murilo Castro, em Belo Horizonte, MG, de 27/11 a 23/12. 2008. Gravura.

Gross, Carmela . XEROGRAFIA. Exposição coletiva Não Existem dois Elefantes Iguais, curadoria Ana Albani de Carvalho e Neiva Bohns, Fundação Vera Chaves Barcelos, Porto Alegre, RS. 2007. Outra.

Gross, Carmela . UMA CASA. Exposição individual no Gabinete de Arte Raquel Arnauld, catálogo. 2007. Outra.

Gross, Carmela . SUL. Instalação no claustro do Convento do Carmo em Valencia por ocasião da exposição Encontro entre Dois Mares - Bienal de São Paulo-Valencia, Espanha, catálogo. 2007. Instalação.

Gross, Carmela . SUL. Exposição individual, Instalação no hall central do Instituto Tomie Ohtake, São Paulo. 2007. Instalação.

Gross, Carmela . AURORA. Instalação na 2ª Bienal de Arte Contemporânea de Moscou, catálogo. 2007. Instalação.

Gross, Carmela . O FOTÓGRAFO. Instalação. Exposição individual na Escola da Cidade, em São Paulo. 2007. Instalação.

Gross, Carmela . HOTELZINHO. Neon. Exposição coletiva 'Transparências', Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, SP. 2007. Outra.

Gross, Carmela . CARIMBOS (6 obras). Exposição Coletiva 'Anos 70: Arte como Questão', Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, SP. 2007. Gravura.

Gross, Carmela . OUTRA CASA. Objeto. Exposição coletiva 'A Última Casa, a Última Paisagem', Matias Brotas Arte Cotemporânea e Galeria de Arte Espaço Universitário, Vitória, ES. 2007. Outra.

Gross, Carmela . NOS. Neon. Exposição coletiva 'A Cidade para a Cidade', realizada no Centro Cultural São Paulo, São Paulo. 2006. Outra.

Gross, Carmela . CARNE. Onibus-instalação. Projeto Arte Passageira, Centro Universitário Maria Antonia, curadoria Lorenzo Mammi, catálogo. 2006. Instalação.

Gross, Carmela . ARAUCÁRIA. Escultura de concreto armado, instalado no parque José Ermínio de Moraes Filho, em Curitiba, Paraná.. 2006. Escultura.

Gross, Carmela . SEX WAR DANCE. Instalação de neon elaborada na exposição coletiva Paralela à Bienal de São Paulo.. 2006. Instalação.

Gross, Carmela . A NEGRA. Exposição coletiva Manobras Radicais, Centro Cultural Banco do Brasil.. 2006. Escultura.

Gross, Carmela . O FOTÓGRAFO. Instalação. Exposição Individual, Sesc Ribeirão Preto, São Paulo, SP. 2006. Escultura.

Gross, Carmela . ARTE HARPIA (20 gravuras). Exposição Coletiva 'MAM [na] OCA', Pavilhão Oca, Parque do Ibirapuera, São Paulo, SP. 2006. Gravura.

Gross, Carmela . HÉLICE (H 14). Objeto. Exposição Coletiva 'Olhar Seletivo', Gabinete de Arte Raquel Arnauld, São Paulo, SP. 2006. Outra.

Gross, Carmela . XIS. Objeto. Eposição Coletiva 'Desenho Contemporâneo', Galeria Saraiva Queiroz e Sala Alternativa, Uberlândia, MG. 2006. Outra.

Gross, Carmela . SUL. Gravura. Exposição coletiva 'Gravura em Metal, matéria e conceito', Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, RS. 2006. Gravura.

Gross, Carmela . GANCHO. Gravura. Exposição Coletiva 'Clube de Gravura: 20 anos', Museu de Arte Moderna, São Paulo, SP. 2006. Gravura.

Gross, Carmela . UM AZUL UM AMARELO DOIS VERMELHOS. Ensaio fotográfico da instalação BLEUJAUNEROUGEROUGE, exposição Trajetórias, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo. 2005. Fotografia.

Gross, Carmela . BANDEIRAS ROSAS. Série de gravuras presentadas em exposição coletiva Entregravuras, Museu de Arte de Santa Catarina, Florianópolis, SC. 2005. Gravura.

Gross, Carmela . EM VÃO. Instalação realizada na Passage de Retz, Paris, França, na exposição coletiva L?Autre Amerique Art Contemporain du Brésil. 2005. Instalação.

Gross, Carmela . LÍNGUA (DIL). Intervenção urbana na cidade de Istambul, como parte da mostra KARAKöY PEDESTRIAN EXHIBITION, catálogo. 2005. Outra.

Gross, Carmela . CASCATA. Construção na orla do rio Guaíba, junto à Av. Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, feita por ocasião da 5ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, SC. 2005. Outra.

Gross, Carmela . LUZIA. Exposicão no I Congresso Internacional: Mídias - Multiplicação e Convergências, obra instalada no saguão do auditório do Centro Universitário SENAC. 2004. Instalação.

Gross, Carmela . BLEUJAUNEROUGEROUGE. Intervenção arquitetônica permanente na fachada e nos arredores do edifício da Escola René Binet, à convite da Prefeitura da cidade de Paris, França. 2004. Instalação.

Gross, Carmela . AURORA. Instalação. Exposição individual, Galeria Olido, em São Paulo, de setembro a dezembro. 2004. Instalação.

Gross, Carmela . UM AZUL UM AMARELO DOIS VERMELHOS. Ensaio fotográfico da instalação BLEUJAUNEROUGEROUGE, exposição individual, Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, Brasília, DF. 2004. Fotografia.

Gross, Carmela . SUL. Gravura. Exposição coletiva 'Arte Contemporânea no Ateliê de Iberê Camargo', Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, SP. 2004. Gravura.

Gross, Carmela . A NEGRA. Exposição Coletiva 'Fashion Passion - 100 Anos de Moda na OCA', OCA ? Parque do Ibirapuera, São Paulo, SP. 2004. Escultura.

Gross, Carmela . PENSAS. ACHAS. PODE. GOSTO. Exposição Coletiva 'Arte Contemporânea no Acervo Municipal', Centro Cultural São Paulo, SP. 2004. Gravura.

Gross, Carmela . O FOTÓGRAFO. Instalação. Exposição Coletiva "Arte Contemporânea: Uma História em Aberto", Gabinete de Arte Raquel Arnaud, SP. 2004. Instalação.

Gross, Carmela . HOTEL BALSA. Instalação. Exposição individual realizada no Gabinete de Arte Raquel Arnaud, em São Paulo, de outubro a novembro. 2003. Instalação.

Gross, Carmela . AURORA. Instalação apresentada no Paço Imperial do Rio de Janeiro, no Projeto Atelier FINEP, em dezembro. 2003. Instalação.

Gross, Carmela . O FOTÓGRAFO. Instalação. Exposição Individual 'Carmela Gross', Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, PE. 2003. Instalação.

Gross, Carmela . A NEGRA. Exposição coletiva 'Interfaces Contemporâneas', Museu de Arte Contemporânea da USP, São Paulo. 2003. Outra.

Gross, Carmela . ALAGADOS. Instalação. Exposição Coletiva 'Arte e Sociedade ? Uma Relação Polêmica', Itaú Cultural, São Paulo. 2003. Instalação.

Gross, Carmela . COMEDOR DE LUZ. Instalação. Exposição Individual 'Carmela Gross', Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, PE. 2003. Instalação.

Gross, Carmela . MONUMENTOS. Instalação. Exposição Individual 'Carmela Gross', Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife, PE. 2003. Instalação.

Gross, Carmela . US CARA FUGIU CORRENDO. Neon. Trabalho apresentado na exposição coletiva 'A Subversão dos Meios', Itaú Cultural, São Paulo, SP. 2003. Instalação.

Gross, Carmela . O FOTÓGRAFO. Instalação. Exposição Coletiva 'Imagética', Fundação Cultural de Curitiba, PR. 2003. Instalação.

Gross, Carmela . HINO À BANDEIRA. Gravura. Exposição Coletiva 'A Gravura, Vai bem obrigado', Espaço Virgílio, São Paulo, SP. 2003. Gravura.

Gross, Carmela . PAINEL METROPOLIS. Pintura. Exposição coletiva 'Coleção Metrópolis de Arte Contemporânea', Pinacoteca do Estado, SP. 2002. Pintura.

Gross, Carmela . PENSAS. ACHAS. PODE. GOSTO. Exposição Coletiva 20 Anos - 20 Artistas, Centro Cultural São Paulo. 2002. Gravura.

Gross, Carmela . O FOTÓGRAFO. Instalação. Exposição Coletiva Genius Locchi, Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo. 2002. Escultura.

Gross, Carmela . PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÉU. Desenhos apresentados na Exposição Coletiva Nefelibatas, Museu de Arte Moderna de São Paulo. 2002. Desenho.

Gross, Carmela . HINO À BANDEIRA. Instalação. Exposição Coletiva - Matéria Prima, Novo Museu, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, PA. 2002. Instalação.

Gross, Carmela . HOTEL. Obra instalada na fachada do edifício da Bienal de São Paulo, por ocasião da XXV Bienal Internacional de São Paulo. 2002. Instalação.

Gross, Carmela . EU SOU DOLORES. Instalação na exposição Arte Cidade Zona Leste, 4a edição do Arte Cidade, realizada no SESC Belenzinho, em São Paulo, de fevereiro a março. 2002. Instalação.

Gross, Carmela . ALAGADOS. Instalação. Exposição Coletiva 'Tangenciando Amilcar', Santander Cultural, Porto Alegre, RS. 2002. Instalação.

Gross, Carmela . ALONE. Imagem Infográfica. Exposição coletiva 'A Imagem do Som no Rock-Pop Brasileiro', Paço Imperial, Rio de Janeiro, RJ. 2002. Outra.

Gross, Carmela . COMEDOR DE LUZ. Instalação. Trabalho apresentado na Exposição Coletiva 'Territórios', Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, SP. 2002. Instalação.

Gross, Carmela . MONUMENTOS. Instalação. Exposição Coletiva 'Tangenciando Amilcar', Santander Cultural, Porto Alegre, RS. 2002. Instalação.

Gross, Carmela . QUATRO PALAVRAS. Instalação. Exposição coletiva '12 Esculturas', Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, SP. 2002. Instalação.

Gross, Carmela . CARIMBOS. Gravura. Exposição Coletiva 'Caminhos do Contemporâneo ? 1952/2002', Paço Imperial, Rio de Janeiro, RJ. 2002. Gravura.

Gross, Carmela . Sem título. Gravura. "O Artista pela Criança". Exposição Coletiva - Leilão de Arte, ocorrido no Instutito Tomie Ohtake, em parceria com O Estado de S. Paulo e a Fundação Abrinq. 2002. Gravura.

Gross, Carmela . QUASARES. Gravura. Exposição Coletiva "Genealogia do Espaço", Centro Cultural Parque das Ruínas, Rio de Janeiro, RJ. 2002. Gravura.

Gross, Carmela . MONUMENTOS. Instalação. Exposição Individual 'Alagados e Monumentos', Celma Albuquerque Galeria de Arte, Belo Horizonte, MG. 2001. Instalação.

Gross, Carmela . ALAGADOS. Instalação. Exposição Individual 'Alagados e Monumentos', Celma Albuquerque Galeria de Arte, Belo Horizonte, MG. 2001. Instalação.

Gross, Carmela . CARIMBOS (8 obras). Exposição Coletiva 'Anos 70: Trajetórias', Itaú Cultural, São Paulo. 2001. Gravura.

Gross, Carmela . PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÉU. (15 desenhos) Exposição Coletiva 'Trajetória da Luz na Arte Brasileira', Itaú Cultural, São Paulo. 2001. Desenho.

Gross, Carmela . MONUMENTOS (6 obras). Instalação. Exposição Coletiva 'Tangências', Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo. 2001. Instalação.

Gross, Carmela . A NEGRA. Exposição coletiva Experiment Experiência/Art in Brazil 1958-2000, Museum of Modern Art Oxford, UK. 2001. Escultura.

Gross, Carmela . ALAGADOS. Instalação. Exposição Coletiva Politicas de la Diferencia-Arte Iberoamericano fin de siglo, Centro de Convenções, Recife, PE. 2001. Instalação.

Gross, Carmela . Sem Título. Instalação. Exposição Coletiva 'Caminhos da Forma - Tridimensionais da Coleção MAC-USP', Galeria de Arte do SESI, São Paulo. 2001. Instalação.

Gross, Carmela . ENCONTROS. Vídeo documentário de Luis Duva, Exposição Coletiva São Paulo Turística, Museu de Arte Moderna - Higienópolis, São Paulo. 2001. Vídeo.

Gross, Carmela . FACAS. Instalação. Exposição Coletiva 'Cá Entre Nós', Paço das Artes, São Paulo. 2001. Instalação.

Gross, Carmela . O FOTÓGRAFO. Instalação. Exposição Coletiva II Mostra do Programa de Exposições 2001, Centro Cultural São Paulo. 2001. Instalação.

Gross, Carmela . FRONTEIRA, FONTE, FOZ. Obra pública para uma praça na cidade de Laguna, em Santa Catarina, realizada como parte do Projeto Fronteiras, organizado pelo Itaú Cultural. 2001. Outra.

Gross, Carmela . PEIXES (64 unidades de aluminio). Exposição Coletiva 'O Espírito da Nossa Época ? Coleção Dulce e João Figueiredo Ferraz', Museu de Arte Moderna, São Paulo, SP. 2001. Outra.

Gross, Carmela . ALAGADOS. Instalação. Exposição Individual, Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo. 2000. Instalação.

Gross, Carmela . COMEDOR DE LUZ. Trabalho apresentado na Exposição Coletiva O Trabalho do Artista, Itaú Cultural, São Paulo. 2000. Escultura.

Gross, Carmela . CARIMBOS (6 obras). Exposição Coletiva 'Gravura, Gravura', Espaço Museu de Arte Moderna Villa Lobos, São Paulo. 2000. Gravura.

Gross, Carmela . COMEDOR DE LUZ. Trabalho apresentado na Exposição Coletiva Obra Nova, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. 2000. Fotografia.

Gross, Carmela . CARIMBOS (6 obras). Exposição Coletiva 'Situações ? Arte Brasileira/anos 70', Fundação Casa França-Brasil, Rio de Janeiro. 2000. Gravura.

Gross, Carmela . FECHE A PORTA. Instalação (1 unidade). Exposição Coletiva 'Leituras Construivas', Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo. 2000. Instalação.

Gross, Carmela . GANCHO. Gravura. Exposição Coletiva '15 Anos do Clube de Colecionadores de Gravura', Museu de Arte Moderna, São Paulo. 2000. Gravura.

Gross, Carmela . NUVENS. Exposição Coletiva 'Brasil + 500 - Mostra do Redescobrimento', Fundação Bienal de São Paulo, SP. 2000. Outra.

Gross, Carmela . US CARA FUGIU CORRENDO. Neon. Trabalho apresentado na exposição individual, Projeto Parede, Museu de Arte Moderna de São Paulo. 2000. Instalação.

DUVA, Luiz ; Gross, Carmela . ENCONTROS. Vídeo documentário de Luis Duva, para a exposição O Trabalho do Artista, Itaú Cultural, São Paulo. 2000. Vídeo.

Gross, Carmela . Sem Título, Remontagem da instalação primeiramente apresentada em 1992 na Capela do Morumbi. Exposição Coletiva "Obra Nova", Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, SP. 2000. Instalação.

Gross, Carmela . PROJÉTEIS (Gravura). Exposição Individual 'Projéteis', Paço das Artes, São Paulo. 1999. Gravura.

Gross, Carmela . HÉLICE. Vídeo. Exposição Individual 'Projéteis', Paço das Artes, São Paulo. 1999. Vídeo.

Gross, Carmela . ILHA III. Instalação. Exposição Individual 'Projéteis', Paço das Artes, São Paulo. 1999. Instalação.

Gross, Carmela . COMEDOR DE LUZ. Exposição Individual, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo. 1999. Escultura.

Gross, Carmela . FACAS. Instalação. Exposição Coletiva Exposição Coletiva 'Re-Aligning Vision-Alternative Currents in South American Drawing', Miami Art Museum, Miami, U.S.A. 1999. Instalação.

Gross, Carmela . GANCHO. Gravura. Exposição Coletiva 'Noturnos', Museu de Arte Moderna, São Paulo. 1999. Gravura.

Gross, Carmela . EM VÃO. Instalação. Exposição Individual 'Espaço Aberto', Oficina Cultural Oswald de Andrade, São Paulo, SP, catálogo. 1999. Instalação.

Gross, Carmela . Sem Título (Gravura). Exposição Coletiva 'Mostra Gravura', Palácio Gustavo Capanema, Rio de Janeiro. 1999. Gravura.

Gross, Carmela . ILHA IV. Instalação. Exposição Coletiva 'De Brasil - Alquimias e Processos', Biblioteca Luis Ángel Arango, Bogotá, Colombia. 1999. Instalação.

Gross, Carmela . RECORTES PRETOS II (2 obras). Exposição Coletiva 'De Brasil - Alquimias e Processos', Biblioteca Luis Ángel Arango, Bogotá, Colombia. 1999. Outra.

Gross, Carmela . ASA. Objeto, Exposição Coletiva 'De Brasil - Alquimias e Processos', Biblioteca Luis Ángel Arango, Bogotá, Colombia. 1999. Escultura.

Gross, Carmela . 28 OPERAÇÕES. Instalação. Exposição Coletiva 'Por que Duchamp?', Paço das Artes, São Paulo. 1999. Instalação.

Gross, Carmela . ESTANDARTE VERMELHO. Escultura, Exposição Coletiva 'Território Expandido Prêmio Multicultural Estadão', SESC-Pompéia, São Paulo. 1999. Escultura.

Gross, Carmela ; ALBUQUERQUE, Beatriz . O TIGRE E A ÁGUIA. Imagem digital com duração de 12 segundos. Exposição em Espaço Urbano - Philips Eletromídia da Arte - 3ª Exposição Virtual. 1999. Outra.

Gross, Carmela . CARIMBOS (Gravura - 6 obras). Exposição Coletiva 'Re-Aligning Vision-Alternative Currents in South American Drawing', Miami Art Museum, Miami, U.S.A. 1999. Gravura.

Gross, Carmela . Sem Título. Objeto. Exposição Coletiva 'Re-Aligning Vision-Alternative Currents in South American Drawing', Miami Art Museum, Miami, U.S.A. 1999. Outra.

Gross, Carmela . PENSAS. ACHAS. PODE. GOSTO. Exposição Coletiva 'De Brasil - Alquimias e Processos', Biblioteca Luis Ángel Arango, Bogotá, Colombia. 1999. Gravura.

Gross, Carmela . CACHOEIRA (da serie Pintura/Desenho). Exposição Coletiva 'O Brasil no Século da Arte - Coleção MAC/USP, FIESP', Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. 1999. Pintura.

Gross, Carmela . PROJÉTEIS (Gravura). Exposição Individual '300 Desenhos', Instituto de Artes da UFRS, Porto Alegre, RS. 1998. Gravura.

Gross, Carmela . CACHOEIRA (da serie Pintura/Desenho). Exposição Coletiva 'Heranças Contemporâneas II', Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. 1998. Pintura.

Gross, Carmela . ILHA III. Instalação. Exposição Coletiva '30ª Anual de Arte', Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo. 1998. Instalação.

Gross, Carmela . A NEGRA. Exposição coletiva 'XXIV Bienal Internacional de São Paulo', Fundação Bienal de São Paulo, SP. 1998. Escultura.

Gross, Carmela . A NEGRA. Exposição coletiva 'Formas Transitivas', Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo, SP. 1998. Escultura.

Gross, Carmela . RECORTES PRETOS II (2 obras). Objeto. Exposição Coletiva 'Fronteiras', Itaú Cultural, São Paulo. 1998. Outra.

Gross, Carmela . HÉLICE. Objeto. Exposição Coletiva 'Heranças Contemporâneas II', Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. 1998. Outra.

Gross, Carmela . ASA. Objeto, Exposição Coletiva 'Heranças Contemporâneas II', Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. 1998. Outra.

Gross, Carmela . CARIMBOS (6 obras). Exposição Coletiva 'Re-Aligning Vision-Alternative Currents in South American Drawing', Archer M., Huntington Art Gallery, The University of Texas, Austin, Texas, EUA; Museo de Bellas Artes de Caracas, Venezuela e Museo de Arte Contemporaneo, Monterrey, Mexico. 1998. Gravura.

Gross, Carmela . Sem Título. Objeto. Exposição Coletiva 'Re-Aligning Vision-Alternative Currents in South American Drawing', Archer M., Huntington Art Gallery, The University of Texas, Austin, Texas, EUA; Museo de Bellas Artes de Caracas, Venezuela e Museo de Arte Contemporaneo, Monterrey, Mexico. 1998. Outra.

Gross, Carmela . LUAR. Exposição Coletiva 'Heranças Contemporâneas II', Fundação Bienal de São Paulo. 1998. Outra.

Gross, Carmela . Sem Título (Gravura). Exposição Coletiva 'A Gravura da Linguagem - Pensar Gráfico', Paço Imperial, RJ e Pinacoteca do Estado, SP. 1998. Gravura.

Gross, Carmela . FECHE A PORTA. Instalação. Exposição Individual 'Feche a Porta e Projeto para a Construção de um Céu', Centro Cultural São Paulo. 1997. Instalação.

Gross, Carmela . PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÉU. (15 desenhos) Exposição Individual 'Feche a Porta e Projeto para a Construção de um Céu', Centro Cultural São Paulo, SP. 1997. Desenho.

Gross, Carmela . A NEGRA. Exposição coletiva 'Diversidade da Escultura Brasileira Contemporânea', Itaú Cultural, São Paulo. 1997. Escultura.

Gross, Carmela . ASA. Objeto, Exposição Coletiva 'Intervalos', Paço das Artes, São Paulo. 1997. Outra.

Gross, Carmela . RECORTES PRETOS II (2 obras). Exposição Coletiva Intervalos, Paço das Artes, São Paulo, SP. 1997. Outra.

Gross, Carmela . CARIMBOS (6 obras). Exposição Coletiva 'Re-Aligning Vision-Alternative Currents in South American Drawing', El Museo del Barrio, New York, USA. 1997. Gravura.

Gross, Carmela . INFOGRAFIA (Comedor de Luz). Trabalho apresentado na Exposição Coletiva 'United Artists III - LUZ', Casa das Rosas, São Paulo. 1997. Desenho.

Gross, Carmela . GANCHO. Objeto de ferro. Exposição Coletiva 'Latinoamericana en Arco', Parque Ferial Juan Carlos I, Madrid, Espanha. 1997. Outra.

Gross, Carmela . PENSAS. ACHAS. PODE. GOSTO. Insalação. Exposição Coletiva ' United Artists II - Utopia', Casa das Rosas, São Paulo. 1996. Instalação.

Gross, Carmela . FACAS. Instalação. Exposição Coletiva Exposição Coletiva 'Beelden uit Brazilie', Stedelijk Museum Schiedam, Holanda. 1996. Instalação.

Gross, Carmela . FACAS BRANCAS. Instalação. Exposição Coletiva Exposição Coletiva 'Beelden uit Brazilie', Stedelijk Museum Schiedam, Holanda. 1996. Outra.

Gross, Carmela . DESENHOS-RECORTES (2 Desenhos). Exposição Coletiva 'IV Studio de Tecnologias de Imagens', SESC Pompéia, São Paulo. 1996. Desenho.

Gross, Carmela . RECORTES PRETOS II (2 obras). Exposição Coletiva Exposição Coletiva 'O Único, o Mesmo, o A-fundamento', Valú Oria Galeria de Arte, São Paulo, SP. 1996. Outra.

Gross, Carmela . DESENHOS-RECORTES (2 Desenhos). Exposição Coletiva 'O Único, o Mesmo, o A-fundamento', Valú Oria Galeria de Arte, São Paulo, SP. 1996. Desenho.

Gross, Carmela . Sem Título. Outdoor. Exposição Coletiva 'Projeto Contato', SESC Paulista, São Paulo. 1996. Outra.

Gross, Carmela . RECORTES-BICHOS (5 obras). Exposição Individual, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo. 1995. Outra.

Gross, Carmela . ASA. Objeto, Exposição Individual, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo. 1995. Outra.

Gross, Carmela . BERÇO. Objeto. Exposição Individual, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo. 1995. Outra.

Gross, Carmela . GANCHOS (5 objetos). Exposição Individual, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo. 1995. Outra.

Gross, Carmela . ILHA I. Instalação. Exposição Individual, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo. 1995. Instalação.

Gross, Carmela . RECORTES PRETOS I. Objeto. Exposição Individual, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo. 1995. Outra.

Gross, Carmela . Sem Titulo (7 gravuras). Exposição Individual, Gabinete de Arte Raquel Arnaud, São Paulo. 1995. Gravura.

Gross, Carmela . FACAS. Instalação. Exposição Individual, Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo. 1995. Instalação.

Gross, Carmela . 300 LARVAS (monotipia). Exposição Coletiva 'II Bienal de Barro de América', Museu de Arte Contemporânea Sophia Imber, Caracas, Venezuela. 1995. Outra.

Gross, Carmela . RECORTES PRETOS II (2 obras). Objeto. Exposição Coletiva 'V Bienal Nacional de Santos', Santos, SP. 1995. Outra.

Gross, Carmela . ARTE HARPIA (20 gravuras). Exposição Coletiva 'Garner Tullis Workshop', Museu de Arte Moderna de São Paulo, catágolo. 1995. Gravura.

Gross, Carmela . ARTE HARPIA (20 gravuras). Exposição Coletiva 'XI Mostra da Gravura de Curitiba', Fundação Cultural de Curitiba , Curitiba, PR. 1995. Gravura.

Gross, Carmela . CARIMBOS (6 obras). Exposição Coletiva 'O Desenho em São Paulo 1956 - 1995', Galeria Nara Roesler, São Paulo. 1995. Gravura.

Gross, Carmela . GANCHO. Objeto de ferro. Exposição Coletiva 'O Desenho em São Paulo 1956 - 1995', Galeria Nara Roesler, São Paulo. 1995. Outra.

Gross, Carmela . FACAS. Instalação. Exposição Individual, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro. 1994. Instalação.

Gross, Carmela . FACAS. Instalação. Exposição Individual, European Ceramics Work Centre, sHertogenbosch, Holanda. 1994. Instalação.

Gross, Carmela . FACAS BRANCAS. Instalação. Exposição Individual, European Ceramics Work Centre, sHertogenbosch, Holanda. 1994. Instalação.

Gross, Carmela . 300 LARVAS (monotipia). Exposição Individual Galeria Ido Finotti, Universidade Federal de Uberlândia, MG. 1994. Gravura.

Gross, Carmela . HÉLICES (17 objetos). Exposição Individual Museu de Arte de Ribeirão Preto, São Paulo. 1994. Outra.

Gross, Carmela . CARIMBOS (6 obras). Exposição Coletiva 'Bienal Brasil Século XX', Fundação Bienal de São Paulo. 1994. Gravura.

Gross, Carmela . PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÉU. (3 desenhos) Exposição Coletiva 'Bienal Brasil Século XX', Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo. 1994. Desenho.

Gross, Carmela . TREM. Objeto. Exposição Coletiva 'Bienal Brasil Século XX', Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo. 1994. Outra.

Gross, Carmela . BURACOS. Instalação. Exposição Coletiva 'Arte-Cidade - A Cidade Sem Janelas', Matadouro Municipal, São Paulo. 1994. Instalação.

Gross, Carmela . Sem Titulo. Cenário apresentado na Exposição Coletiva 'Espaços Habitados', Ópera de Conrado Silva, Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo. 1994. Outra.

Gross, Carmela . HÉLICES (17 objetos). Exposição Individual Galeria de Arte da Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ. 1993. Outra.

Gross, Carmela . HÉLICES (13 objetos). Exposição Individual Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 1993. Outra.

Gross, Carmela . MARIOS. Outdoor. Exposição Coletiva 'Outdoor/Exposição Comemorativa do Centenário de Mário de Andrade', Centro Cultural São Paulo, São Paulo. 1993. Outra.

Gross, Carmela . Sem Titulo. Desenho. Exposição Coletiva 'Acervo da CAPES', Ministério da Educação e Cultura, Brasília, DF. 1993. Desenho.

Gross, Carmela . Sem Titulo. Desenho. Exposição Coletiva '20 X 10', Espaço Cultural 508 Sul, Brasilia, DF. 1993. Desenho.

Gross, Carmela . SOLO. Desenho. Exposição Coletiva 'Brazilian Contemporary Art Projects', Museu de Arte Contemporânea, São Paulo. 1993. Desenho.

Gross, Carmela . Exposição coletiva "Olho mágico", Documenta Galeria de Arte. 1993. Outra.

Gross, Carmela . Sem Título. Desenho. Exposição Coletiva 'Um Olhar sobre Joseph Beuys', Museu de Arte de Brasília, Brasilia, DF. 1993. Desenho.

Gross, Carmela . LARVAS (6 obras). Exposição Coletiva 'Coletiva no Espaço Arte do Morumbi Shopping', Morumbi Shopping, São Paulo. 1993. Instalação.

Gross, Carmela . Sem Título. Cenário e Figurino. Exposição Coletiva 'A Dança dos Duplos, cenário e figurino', Anfiteatro de Convenções - USP, São Paulo. 1993. Outra.

Gross, Carmela . LARVA. Desenho. Exposição Coletiva 'Via Fax', Museu de Arte de Ribeirão Preto, São Paulo. 1993. Desenho.

Gross, Carmela . Sem Título. Objeto. Exposição Coletiva 'Terracor/ Coletiva de Pintura, A Estufa', A Estufa, São Paulo. 1993. Outra.

Gross, Carmela . HÉLICES (3 objetos). Exposição Coletiva 'Coletiva de Pinturas', Espaço Namour, São Paulo, SP. 1993. Outra.

Gross, Carmela . SÉRIE SOLO (30 obras, grafite e resina sobre papel). Exposição Individual 'Desenhos', Museu de Arte de São Paulo. 1992. Desenho.

Gross, Carmela . SÉRIE MICA (15 obras, aquarela, acrílica e mica sobre papel). Exposição Individual 'Desenhos', Museu de Arte de São Paulo. 1992. Desenho.

Gross, Carmela . COMPACTO (15 objetos). Exposição Individual, Galeria São Paulo, São Paulo. 1992. Outra.

Gross, Carmela . Sem Título, Instalação. Exposição Individual, Capela do Morumbi, São Paulo. 1992. Instalação.

Gross, Carmela . CACHOEIRA (da série Pintura/Desenho). Exposição Coletiva 'Arte Brasileira na Coleção: Anos 70/90', Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. 1992. Pintura.

Gross, Carmela . SÉRIE MICA (1 obra, aquarela, acrílica e mica sobre papel). Exposição Coletiva 'Artistas Convidados e Homenageados', Salão de Arte de Jundiaí, Jundiaí, São Paulo. 1992. Desenho.

Gross, Carmela . Série Mica (1 obra, aquarela, acrílica e mica sobre papel). Exposição Coletiva 'A Linguagem dos Minerais', Espaço Miriam Mamber Artwear e Design , São Paulo. 1992. Desenho.

Gross, Carmela . SÉRIE COMPACTO. Objetos. Exposição Coletiva 'Salão Paraense de Arte Contemporânea', Secretaria de Estado da Cultura de Belém, Belém, PA. 1992. Outra.

Gross, Carmela . EXPANSIVO (da série Pintura-Objeto). Exposição Coletiva 'O Branco Dominante', Galeria São Paulo, São Paulo. 1992. Outra.

Gross, Carmela . QUASARES (1 obra). Gravura. Exposição Coletiva 'A Gravura de Arte no Brasil', Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, RJ. 1992. Gravura.

Gross, Carmela . OBJETO COMO PROJETO DE PAISAGEM. Objeto. Exposição Coletiva 'O Que Faz Você Agora-Geração 60', Museu de Arte Contemporânea, São Paulo. 1991. Outra.

Gross, Carmela . CONE AZUL. Intervenção Urbana. Exposição Coletiva 'Internacional Esculturas Efêmeras', Fundação Demócrito Rocha, Fortaleza, CE. 1991. Outra.

Gross, Carmela . SOLO(3 obras, grafite e resina sobre papel). Exposição Coletiva 'Latin-American Drawings Today', San Diego Museum of Art, California, U.S.A. 1991. Desenho.

Gross, Carmela . SÉRIE COMPACTO. Objetos. Exposição Coletiva 'Panorama da Arte Atual Brasileira', Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo. 1991. Outra.

Gross, Carmela . FIGURINOS. Exposição Coletiva 'A Queda da Casa de Usher, Ópera de Philip Glass, Figurino', Teatro São Luís, São Paulo. 1991. Outra.

Gross, Carmela . DESENHO COMO PROJETO DE GRAVURA. Exposição Coletiva 'O Que Faz Você Agora-Geração 60', Museu de Arte Contemporânea, São Paulo. 1991. Desenho.

Gross, Carmela . Sem Título (Desenho elaborado com termo-fax). Exposição Coletiva 'Fax-Arte', Museu de Arte de São Paulo. 1991. Desenho.

Gross, Carmela . PRAIA (Objeto). Exposição Individual 'Objetos', Galeria São Paulo, SP. 1990. Outra.

Gross, Carmela . TREM. Objeto. Exposição Individual 'Objetos', Galeria São Paulo, SP. 1990. Outra.

Gross, Carmela . PEIXES (64 unidades de aluminio). Exposição Individual 'Objetos', Galeria São Paulo, SP. 1990. Outra.

Gross, Carmela . PARTES (12 objetos, óleo sobre madeira). Exposição Individual 'Objetos', Galeria São Paulo, SP. 1990. Outra.

Gross, Carmela . SOLO. Desenho. Exposição Coletiva 'Presença do Desenho', Paço das Artes, São Paulo. 1990. Desenho.

Gross, Carmela . TREM. Objeto. Exposição Coletiva 'Prêmio Brasília de Artes Plásticas', Museu de Arte de Brasília, Brasília, DF. 1990. Outra.

Gross, Carmela . PEIXES (64 unidades de aluminio). Exposição Coletiva 'Latinoamerica Presente', Museo de Bellas Artes de Santiago, Santiago, Chile. 1990. Outra.

Gross, Carmela . QUADRANTE (Objeto). Exposição Coletiva 'Latinoamerica Presente', Museo de Bellas Artes de Santiago, Santiago, Chile. 1990. Outra.

Gross, Carmela . SÉRIE QUASARES (1 obra, off-set). Exposição Coletiva 'IX Mostra de Gravura Cidade de Curitiba', Casa da Gravura de Curitiba, Curitiba, PR. 1990. Gravura.

Gross, Carmela . Sem Título. Objeto. Exposição Coletiva 'Panorama da Arte Atual Brasileira', Museu de Arte Moderna de São Paulo. 1990. Outra.

Gross, Carmela . Sem Titulo. Instalação. Exposição Coletiva 'Gente de Fibra', SESC Pompéia, São Paulo. 1990. Instalação.

Gross, Carmela . OBJETOS BESTAS (30 peças, metal). Exposição Individual 'Exposição Individual', Galeria Espaço Capital, Brasília, DF. 1989. Outra.

Gross, Carmela . Sem Titulo. Instalação. XX Bienal Internacional de São Paulo, SP. 1989. Instalação.

Gross, Carmela . SOL. Objeto. Exposição Coletiva '9 Mulheres', Galeria Millan, São Paulo. 1989. Outra.

Gross, Carmela . XIS. Objeto. Eposição Coletiva 'Exposição Acervo', Galeria São Paulo, SP. 1989. Outra.

Gross, Carmela . MICA. Desenho. Exposição Coletiva 'Panorama da Arte Brasileira', Museu de Arte Moderna, São Paulo. 1989. Desenho.

Gross, Carmela . PINTURA/OBJETO (18 obras). Exposição Individual 'Pintura/Objeto', Museu de Arte do Rio Grande do Sul, RS. 1988. Outra.

Gross, Carmela . PINTURA/OBJETO (18 obras). Exposição Individual 'Pintura/Objeto', Galeria São Paulo, São Paulo. 1988. Outra.

Gross, Carmela . PINTURA/DESENHO (20 obras). Exposição Individual 'Pintura/Desenho', Museu de Arte Contemporânea/ USP, São Paulo. Apresentação da Tese de Doutorado em Artes Visuais, obtida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. 1987. Pintura.

Gross, Carmela . LUAR. Objeto. Exposição Coletiva 'A Trama do Gosto', Fundação Bienal de São Paulo, SP. 1987. Outra.

Gross, Carmela . PISCINA. Objeto. Exposição Coletiva 'A Trama do Gosto', Fundação Bienal de São Paulo, SP. 1987. Outra.

Gross, Carmela . PÔR-DO-SOL. Pintura. Exposição Coletiva 'A Trama do Gosto', Fundação Bienal de São Paulo, SP. 1987. Pintura.

Gross, Carmela . FONTE. Objeto. Exposição Coletiva 'A Trama do Gosto', Fundação Bienal de São Paulo, SP. 1987. Outra.

Gross, Carmela . QUASARES (série de 11 obras). Gravura. Exposição Individual 'Quasares', Espaço Latino-Americano, Paris - França. 1986. Gravura.

Gross, Carmela . PINTURAS (9 obras). Exposição Individual 'Pinturas', Galeria Luiza Strina, São Paulo. 1986. Pintura.

Gross, Carmela . CONE VERMELHO. Objeto. Exposição Coletiva 'Projeto Vermelho - Proggetto Rosso', Museu de Arte Brasileira São Paulo, SP. 1986. Outra.

Gross, Carmela . DINOSSAURO. Objeto. Exposição Coletiva 'XX/XXI - Uma Virada no Século', Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo. 1986. Outra.

Gross, Carmela . SEIS TELAS. Montagem de telas com pinturas.Exposição Coletiva '12 Anos', Galeria Luiza Strina, São Paulo. 1986. Outra.

Gross, Carmela . Sem Título. Pintura. Exposição Coletiva 'Projeto Ivan Serpa', FUNARTE - Rio de Janeiro, RJ. 1986. Pintura.

Gross, Carmela . Sem Título. Desenho. Exposição Coletiva 'Brasil-Desenho', Centro Cultural São Paulo, São Paulo. 1985. Desenho.

Gross, Carmela . PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÉU. Desenhos apresentados na Exposição Coletiva 'O Céu do Rio', Planetário do Rio de Janeiro, RJ. 1985. Desenho.

Gross, Carmela . CARIMBOS (3 Obras). Gravura. Exposição Coletiva 'Caligrafias e Escrituras', FUNARTE, Rio de Janeiro, RJ. 1985. Gravura.

Gross, Carmela . DESVÍDEO. Vídeo-texto. Exposição Coletiva 'Arte Tecnologia', Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, SP. 1985. Vídeo.

Gross, Carmela . MALHA. Objeto. Exposição Coletiva 'Tendências do Livro de Artista no Brasil', Centro Cultural São Paulo, SP. 1985. Outra.

Gross, Carmela . CORPO DE IDÉIAS. Instalação. Exposição Coletiva 'Novos Meios/Multimeios - Brasil 70/80', Museu de Arte Brasileira, São Paulo, SP. 1985. Instalação.

Gross, Carmela . MALHA. Objeto. Exposição Coletiva 'Novos Meios/Multimeios - Brasil 70/80', Museu de Arte Brasileira, São Paulo. 1985. Outra.

Gross, Carmela . Sem Título. Desenho. Exposição Coletiva 'Destaques', Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP. 1985. Desenho.

Gross, Carmela . Sem Título. Desenho. Exposição Coletiva 'Brasil-Desenho', FUNARTE, Rio de Janeiro. 1985. Desenho.

Gross, Carmela . PINTURAS (3 obras). Exposição Individual 'Pinturas, Montagens, Cartazes', Galeria Luisa Strina, São Paulo, SP. 1984. Pintura.

Gross, Carmela . MONTAGENS (3 obras). Pintura. Exposição Individual 'Pinturas, Montagens, Cartazes', Galeria Luisa Strina, São Paulo, SP. 1984. Pintura.

Gross, Carmela . CARTAZES (2 obras). Gravura. Exposição Individual 'Pinturas, Montagens, Cartazes', Galeria Luisa Strina, São Paulo, SP. 1984. Gravura.

Gross, Carmela . NUVENS. Objeto. Exposição Coletiva 'Tradição e Ruptura', Fundação Bienal de São Paulo, SP. 1984. Outra.

Gross, Carmela . QUASARES (série de 11 obras). Gravura. Exposição Coletiva, Galeria Zona, Florença, Itália. 1984. Gravura.

Gross, Carmela . CARIMBOS (3 Obras). Gravura. Exposição Coletiva 'Poesia Evidência', Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, SP. 1984. Gravura.

Gross, Carmela . Sem Titulo. Desenho. Exposição Coletiva 'O Desenho Brasileiro', Fundação Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ. 1984. Desenho.

Gross, Carmela . QUASARES (série de 11 obras). Gravura. Trabalho apresentado na Bienal de Valparaiso, Chile. 1983. Gravura.

Gross, Carmela . FONTES LUMINOSAS (série de 8 imagens). Vídeo. XVII Bienal Internacional de São Paulo, SP. 1983. Vídeo.

Gross, Carmela . O MOSQUITO. Outdoor. Exposição Coletiva 'Arte na Rua', Museu de Arte Contemporânea, São Paulo, SP. 1983. Outra.

Gross, Carmela . QUASARES (série de 11 obras). Gravura. Exposição Individual 'Quasares', Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. 1983. Gravura.

Gross, Carmela . QUASARES (série de 11 obras). Gravura. Exposição Individual 'Quasares', Centro Cultural São Paulo. 1983. Gravura.

Gross, Carmela . PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÉU. Desenhos apresentados na Exposição Individual 'Projeto para a Construção de um Céu', Brazilian-American Cultural Institute, Washington DC. 1982. Desenho.

Gross, Carmela . O QUADRADO. Videotexto. Exposição Coletiva 'Arte pelo Telefone', Museu da Imagem e do Som, São Paulo, SP. 1982. Outra.

Gross, Carmela . O QUADRO. Videotexto. Exposição Coletiva 'Arte pelo Telefone', Museu da Imagem e do Som, São Paulo, SP. 1982. Outra.

Gross, Carmela . MICHOFICHA. Exposição coletiva 'Arte Micro', Cooperativa Diferença, Lisboa, Portugal. 1982. Outra.

Gross, Carmela . MICHOFICHA. Exposição coletiva 'Arte Micro', Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro. 1982. Outra.

Gross, Carmela . MICHOFICHA. Exposição coletiva 'Arte Micro', Museu da Imagem e do Som, São Paulo. 1982. Outra.

Gross, Carmela . PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÉU. (30 desenhos) Exposição XVI Bienal Internacional de São Paulo. 1981. Desenho.

Gross, Carmela . MALHA. Objeto. Exposição Coletiva 'Contemporâneos Brasileiros', Galeria São Paulo, SP. 1981. Outra.

Gross, Carmela . CORPO DE IDÉIAS. Instalação. Exposição Coletiva 'Arte Pesquisa', Museu de Arte Contemporânea ? USP, São Paulo, SP. 1981. Instalação.

Gross, Carmela . Gravuras. Exposição Coletiva Bienal Americana de Artes Gráficas, Cali, Colômbia. 1981. Gravura.

Gross, Carmela . Sem Titulo. Heliografia. Exposição Coletiva 'Exposição de Heliografias', Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP. 1981. Gravura.

Gross, Carmela . CARIMBOS (80 obras). Gravura. Exposição Individual 'Carimbos', Espaço N.O., Porto Alegre, RS. 1980. Gravura.

Gross, Carmela . 1: (UM PARA). Gravura. Exposição coletiva 'Gerox', Pinacoteca do Estado, São Paulo, SP. 1980. Gravura.

Gross, Carmela . Sem Título, papel recortado. Exposição Coletiva '2 Metros e 1 Página', Cooperativa de Artistas Plásticos de São Paulo, SP. 1980. Desenho.

Gross, Carmela . VIA LÁCTEA (3 gravuras). Exposição Coletiva 'Gerox - Exposição de Gravuras em Xerox', Espaço Max Pochon, São Paulo, SP. 1979. Gravura.

Gross, Carmela . CARTÕES FAMILIARES (8 obras). Desenho. Exposição Coletiva 'Exposição de Desenhos', Caxias do Sul, RS. 1979. Desenho.

Gross, Carmela . CARIMBOS (3 Obras). Gravura. Exposição Coletiva 'Multimedia Internacional', exposição promovida pela Escola de Comunicações e Artes - USP, e realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP. 1979. Gravura.

Gross, Carmela . CARIMBOS (1 Obra). Gravura. Exposição Coletiva 'O Múltiplo na Arte', Galeria Múltipla, São Paulo, SP. 1979. Gravura.

Gross, Carmela . DESENHOS. Exposição coletiva 'O Desenho Como Instrumento', Coop. de Artistas Plásticos SP - Pinacoteca do Estado, SP. 1979. Desenho.

Gross, Carmela . DESENHOS. Exposição coletiva 'I Mostra do Desenho Brasileiro', Museu de Arte do Paraná, Curitiba, PR. 1979. Desenho.

Gross, Carmela . PAINEL. Pintura. Exposição coletiva 'O Artista e a Criança', Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP. 1979. Pintura.

Gross, Carmela . CARIMBOS (80 obras). Gravura. Exposição Individual 'Carimbos', Gabinete de Artes Gráficas, São Paulo, SP. 1978. Gravura.

Gross, Carmela . NUVENS. Objeto. Exposição Coletiva 'Objeto na Arte - Brasil anos 60', Museu de Arte Brasileira, São Paulo, SP. 1978. Outra.

Gross, Carmela . CADERNO DE CARIMBOS. Objeto. Exposição Coletiva 'Livro de Artistas', Gabinete de Artes Gráficas, São Paulo, SP. 1978. Outra.

Gross, Carmela . CADERNO DE CARIMBOS. Objeto. Exposição Coletiva 'Poucos e Raros', Museu de Arte de São Paulo, SP. 1978. Outra.

Gross, Carmela . O PRESUNTO. Objeto. Exposição Coletiva 'Objeto na Arte - Brasil anos 60', Museu de Arte Brasileira, São Paulo, SP. 1978. Outra.

Gross, Carmela . CARTA A PERO VAZ DE CAMINHA. Gravura. Coletiva 'Exposição de Gravuras', Cooperativa de Artistas Plásticos, São Paulo, SP. 1978. Gravura.

Gross, Carmela . Sem Título. Vídeo. Exposição Coletiva 'Video-Arte', Museu da Imagem e do Som, São Paulo, SP. 1978. Vídeo.

Gross, Carmela . DESENHOS (21 obras). Exposição Individual 'Desenhos', Gabinete de Artes Gráficas, São Paulo, SP. 1977. Desenho.

Gross, Carmela . Sem Título. Vídeo. Exposição Coletiva 'Video Mac', Museu de Arte Contemporânea - USP, São Paulo, SP. 1977. Vídeo.

Gross, Carmela . CARTÕES FAMILIARES (8 obras). Desenho. Exposição Coletiva VII Salão Paulista de Arte Contemporânea, São Paulo, SP. 1976. Desenho.

Gross, Carmela . DESENHOS. Exposição Coletiva Art Gallery of the Brazilian American Culture Institute, Washington, DC. 1975. Desenho.

Gross, Carmela . RODAS. Pintura. Exposição Coletiva na Galeria Astréia, São Paulo, SP. 1973. Pintura.

Gross, Carmela . A MONTANHA. Pintura. Exposição coletiva '6 Salão de Arte Contemporânea', Museu de Arte Contemporânea de Campinas, SP. 1970. Pintura.

Gross, Carmela . DESENHO COMO PROJETO DE GRAVURA. Exposição Coletiva '4ª Exposição Jovem Arte Contemporânea', Museu de Arte Contemporânea, São Paulo, SP. 1970. Desenho.

Gross, Carmela . O PRESUNTO. Objeto. Exposição Coletiva II Bienal Nacional de Artes Plásticas, Salvador, BA. 1969. Outra.

Gross, Carmela . O PRESUNTO. Objeto. Exposição Coletiva X Bienal Internacional de São Paulo, SP. 1969. Outra.

Gross, Carmela . 2250. Desenho. Exposição Coletiva X Bienal Internacional de São Paulo, SP. 1969. Desenho.

Gross, Carmela . MARCA III. Desenho. Exposição Coletiva X Bienal Internacional de São Paulo, SP. 1969. Desenho.

Gross, Carmela . MARCA II. Desenho. Exposição Coletiva X Bienal Internacional de São Paulo, SP. 1969. Desenho.

Gross, Carmela . MARCA I. Desenho. Exposição Coletiva X Bienal Internacional de São Paulo, SP. 1969. Desenho.

Gross, Carmela . ESPUMA. Objeto. Exposição Coletiva X Bienal Internacional de São Paulo, SP. 1969. Outra.

Gross, Carmela . A PEDRA. Objeto. Exposição Coletiva X Bienal Internacional de São Paulo, SP. 1969. Outra.

Gross, Carmela . A CARGA. Objeto. Exposição Coletiva X Bienal Internacional de São Paulo, SP. 1969. Outra.

Gross, Carmela . CAIXA-FURO. Pintura. X Bienal Internacional de São Paulo, SP. 1969. Pintura.

Gross, Carmela . Sem Título. Gravuras (carimbos de borracha sobre papel com dimensões variadas). Exposição coletiva "IV Salão de Arte Moderna do Distrito Federal", Brasília, DF. 1968. Gravura.

Gross, Carmela . BANDEIRA. Exposição coletiva 'Bandeiras na Praça General Osório', Rio de Janeiro, RJ. 1968. Gravura.

Gross, Carmela . NUVENS. Objeto. Exposição Coletiva '4 Salão de Arte Contemporânea de Campinas', SP. 1968. Outra.

Gross, Carmela . Sem título (Carimbo). Exposição Coletiva 'IV Salão de Arte Moderna do Distrito Federal', Brasília, DF. 1968. Gravura.

Gross, Carmela . 3 ESCULTURAS. Exposição Coletiva '6 Artistas', Rex Gallery & Sons, São Paulo, SP. 1967. Escultura.

Gross, Carmela . 2 PINTURAS. Exposição Coletiva IX Bienal Internacional de São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo, SP. 1967. Pintura.

Gross, Carmela . Sem Titulo. Pintura. Exposição Coletiva 2 Salão de Arte Contemporânea de Campinas, SP. 1966. Pintura.

Gross, Carmela . Sem Título. Escultura. Exposição Coletiva II Encontro Universitário de Artes Plásticas, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 1966. Escultura.

Gross, Carmela . Polígono, de Alessio Silvestrin. Elaboração da arte gráfica do cartaz, folder e programa do espetáculo de dança da São Paulo Companhia de Dança. 2008 (Artes gráficas).

Gross, Carmela . Gesner OLIVEIRA. Brasil-FMI: Frustrações e Perspectivas. São Paulo: Ed. Bienal. 1993 (Capa de livro).

PIERRE, C. S. ; Gross, Carmela . Gardênia Azul. Filme dirigido por Cecilia San Pierre. Elaboração da Abertura do Filme, dos Créditos e Cartaz. 1988 (Produção de Cinema).

CONDE, R. ; Gross, Carmela . Wakti, Oficina Instrumental. Filme dirigido por Rafael Conde. Elaboração da Abertura do Filme, dos Créditos e Cartaz. 1987 (Produção de Cinema).

Gross, Carmela . Cartaz para a exposição individual 'Carmela Gross: Pinturas', Galeria Luiza Strina, São Paulo. 1986 (Cartaz).

Gross, Carmela . Cartaz para a exposição coletiva 'A Gráfica Contemporânea', Galeria experimental, São Paulo. 1986 (Cartaz).

Gross, Carmela . Cartaz para a exposição individual 'Carmela Gross: Pinturas, Montagens, Cartazes', Galeria Luiza Strina, São Paulo. 1984 (Cartaz).

Gross, Carmela . John B. SPARKS, Histomapa da História. São Paulo: Ed. Brasiliense. 1971 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Jürgen MOLTMANN,Teologia da Esperança. São Paulo: Ed. Herder. 1971 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Sidonio MURALHA, Um Personagem Chamado Pedrinho - a Vida de Monteiro Lobato. São Paulo: Ed. Brasiliense. 1970 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Joseph RATZINGER. Introdução ao Cristianismo. São Paulo: Ed. Herder. 1970 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . J. Louise DESPERT, Crianças e Divórcio. São Paulo: Ed. Brasiliense. 1970 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Hubert HENZ. Manual da Pedagogia Sistemática. São Paulo: Ed. Herder. 1970 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Fritz LEIST, Confiança na Psicoterapia. São Paulo: Ed. Herder. 1970 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Francisco SPARTA. A Dança dos Orixás. São Paulo: Ed. Herder. 1970 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Caio PRADO Jr., História Econômica do Brasil. São Paulo: Ed. Brasiliense. 1970 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . W. H. Van de POL. O Fim do Cristianismo Convencional. São Paulo: Ed. Herder. 1969 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Roberto Mascarenhas ROXO. Os Religiosos no Senhor e na Igreja. São Paulo: Ed. Herder. 1969 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . R. Van KESSEL et al. Consciência e Liberdade. São Paulo: Ed. Herder. 1969 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . P. CHAUCHARD. Nossos Handicaps Sexuais. São Paulo: Ed. Herder. 1969 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . N. M. WILDIERS. A Igreja no Mundo de Amanhã. São Paulo: Ed. Herder. 1969 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Jean LALOUP. Estruturas Mentais do Cristianismo. São Paulo: Ed. Herder. 1969 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Ignace LEPP. Os Caminhos da Amizade. São Paulo: Ed. Herder. 1969 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Hermann HESSE, Narciso e Goldmung. São Paulo: Ed. Brasiliense. 1969 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Hans KÜNG, Veracidade: o Futuro da Igreja. São Paulo: Ed. Herder. 1969 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Francisco MAROTTA. Sinfonia Cósmica. São Paulo: Ed. Herder. 1969 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . F. X. DURRWELL. A Ressureição de Jesus. São Paulo: Ed. Herder. 1969 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Elias LIPINER. Os Judaizantes nas Capitanias de Cima. São Paulo: Ed. Brasiliense. 1969 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Bernard LAMBERT. A Nova Imagem da Igreja. São Paulo: Ed. Herder. 1969 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . S. J. John D. GERKEN, Teologia do Laicato. São Paulo: Ed. Herder. 1968 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Roger SCHUTZ, Prior de TAIZÉ e Max THURIAN. A Palavra Viva no Concílio. São Paulo: Ed. Herder. 1968 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Philips MONS. A Igreja e seu Mistério. São Paulo: Ed. Herder. 1968 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Michel SCHOOYANS. O Desafio da Secularização. São Paulo: Ed. Herder. 1968 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Ludovico MONDEN. Consciência Renovada. São Paulo: Ed. Herder. 1968 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Karl RAHNER, Graça Divina em Abismos Humanos. São Paulo: Ed. Herder. 1968 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Josef FUCHS. Teologia Moral Segundo o Concílio. São Paulo: Ed. Herder. 1968 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Josef COMBLIN. O Provisório e o Definitivo. São Paulo: Ed. Herder. 1968 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . James BOGGS. A Revolução Americana. São Paulo: Ed. Brasiliense. 1968 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Jacques-Albert CUTTAT. O Encontro das Religiões. São Paulo: Ed. Herder. 1968 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Robert FEUILLET. Introdução à Bíblia. São Paulo: Ed. Herder.. 1967 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . Paul-Eugène CHARBONNEAU. Pais e Filhos: Diálogo sobre o amor. São Paulo: Ed. Herder. 1967 (Capa de Livro).

Gross, Carmela . PRESUNTO (1968). Obra no acervo público da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2011 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . CARIMBOS. Obra no acervo do MOMA - Museu de Arte Moderna de Nova York, EUA. 2011 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . UMA CASA. Obra no Acervo Público da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 2007 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . CASCATA. Construção na orla do rio Guaíba, junto à Av. Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, feita por ocasião da 5ª Bienal do Mercosul.. 2005 (Obra Pública) .

Gross, Carmela . BLEUJAUNEROUGEROUGE. Intervenção arquitetônica permanente na fachada e nos arredores do edifício da Escola René Binet, à convite da Prefeitura da cidade de Paris, França. 2004 (Obra Pública) .

Gross, Carmela . EU SOU DOLORES. Projeto da Instalação. Obra em Acervo Público do Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP. 2003 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . ARLEQUIM. Camiseta. Obra em Acervo Público do Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP. 2002 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . FRONTEIRA, FONTE, FOZ. Obra pública para uma praça na cidade de Laguna, em Santa Catarina, realizada como parte do Projeto Fronteiras, organizado pelo Itaú Cultural. 2001 (Obra Pública) .

Gross, Carmela . PENSAS. ACHAS. PODE. GOSTO. Monotipia. Obra em Acervo Público do Centro Cultural São Paulo, SP. 2001 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . CARIMBOS. 6 obras. Obra em Acervo Público do Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP. 1999 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . RECORTES PRETOS II (2 obras). Obra em Acervo Público da Biblioteca Luis Ángel Arango, Bogotá, Colombia;. 1999 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . A NEGRA. Obra no Acervo Público do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo. 1998 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . GANCHO. Gravura. Obra em Acervo Público do Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP. 1996 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . ARTEHARPIA (20 gravuras). Obra em Acervo Público do Museu de Arte Moderna de São Paulo, SP. 1995 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . COMPACTO. Objeto. Obra em Acervo Público do Itaú Cultural, São Paulo. 1995 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . Sem Título, Instalação apresentada primeiramente na Capela do Morumbi. Obra no Acervo Público do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo. 1992 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . PAINEL METROPOLIS. Pintura. Obra em Acervo Público da Fundação Padre Anchieta São Paulo, SP. 1992 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . CACHOEIRA. Obra no Acervo Público do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo. 1986 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . DINOSSAURO. Obra no Acervo Público da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 1986 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . Sem título. Desenho. Obra em Acervo Público no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, SC. 1979 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . TREM. Obra no Acervo Público do Museu de Arte de Brasília, Brasília, DF.. 1979 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . LINHAS, RABISCOS, PINCELADAS, MANCHAS. Cadernos de Carimbos. Obra no Acervo Público da Pinacoteca do Estado de São Paulo. 1978 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . MONTANHAS. Obra no Acervo Público do Museu de Arte Contemporânea de Campinas, São Paulo.. 1970 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . DESENHO COMO PROJETO DE GRAVURA I. Obra em Acervo Público do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, SP. 1970 (Obra em Acervo Público) .

Gross, Carmela . NUVENS. Obra no Acervo Público da Pinacoteca do Estado de São Paulo.. 1967 (Obra em Acervo Público) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Exposição individual ?Roda Gigante?, Descrição: Projeto para a exposição retrospectiva ?Roda Gigante?, ocorrida no Farol Santander, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, entre 26 de março e 26 de maio de 2019. O projeto compreendeu as seguintes etapas: 1. Pesquisa e seleção das obras produzidas entre 1967-2019 e concepção do projeto expositivo, desenvolvido juntamente com o curador e pesquisador Paulo Miyada e com o organizador André Severo; 2. Concepção e execução de três trabalhos inéditos para a exposição: a instalação RODA GIGANTE (2019, composta por cerca de 250 objetos e 3.000m de cordas, área: 370m2/ altura: 10m), SUL (2019, neon e estrutura metálica, 1,55m x 3,05m) e LUZ DEL FUEGO II (2018, vídeo, 11?24?); 3. Reelaboração do projeto de instalação da obra REAL PEOPLE ARE DANGEROUS (2008 / 2019), de acordo com as especificidades do museu; 4. Supervisão da montagem das obras; 5. Acompanhamento do projeto gráfico e da diagramação do catálogo; 6. Publicação do catálogo ?Roda Gigante? (ISBN: 978-85-63916-02-0); 7. Lançamento do catálogo e debate público com o curador Paulo Myiada e com o organizador André Severo. Lista de trabalhos: RODA GIGANTE (2019), A NEGRA (1997), QUASARES (1983), ASA (1995), XIS (1989), LUZ DEL FUEGO II (2018), FIGURANTES (2016), 13 PASSANTES (2016), A CARGA (1969), MONUMENTOS (2001), SUL NEON (2019), REAL PEOPLE ARE DANGEROUS (2008 / 2019). Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INTERVENÇÕES URBANAS, INSTALAÇÃO, OBJETO/ ESCULTURA, VIDEO - DOCUMENTÁRIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Carolina Caliento - Integrante / Paulo Miyada - Integrante / André Severo - Integrante / Pedro Perez Machado - Integrante.

  • 2017 - 2017

    GRANDE HOTEL, Descrição: Concepção e elaboração de um luminoso instalado no saguão de entrada do Sesc 24 de maio, em São Paulo. Memorial do projeto: ?Perdidos e Achados. Os anúncios luminosos são jeitos da cidade piscar e acenar para seus transeuntes e habitantes... ...LIVRARIA DUAS CIDADES, MARROCOS, RADIO NACIONAL, MAPPIN, ÓLEO SALADA, CINE CORAL, MANTEIGA AVIAÇÃO, CASA AMADEU, CLUBE DOS AMORES, SABONETE GESSY, CINE AROUCHE, FERNET-BRANCA, MARABÁ, MOLAS SWEDEN, GALERIA OLIDO, CERA PARQUETINA, CINE METRO, AO PREÇO FIXO, MESBLA, ALFAIATARIA VOLPONI, DOCES BELA VISTA, ART PALACIO, SPERANZA, AVENIDA PALACE, LIVRARIA KOSMOS, CARACU, CINE JOIA, CASA FRETIN, LIVRARIA BRASILIENSE, HOTEL CENTRAL, LOJAS GARBO, CALDO DE CANA, SALADA PAULISTA NÃO TEM FILIAL, CINE CAIRO, CINE BANDEIRANTES, RÁDIO AMÉRICA, ROXY, A EXPOSIÇÃO CLIPPER, CINE PAISSANDÚ, ANTARCTICA, CASAS EDUARDO, CINEMA DE ARTE BIJOU, CINE BROADWAY, CASA SLOPER, GALERIA PAULISTA, DUCAL, RADIO RECORD, CINE COMODORO, CASA LEMCKE, GALERIA METRÓPOLE, CASA LOS ANGELES, DROGARIA S. BENTO, CASA BAHIA, CINZANO, CINE OLIDO, ESPLANADA HOTEL, CONFEITARIA VIENENSE, A PAULICÉA, CINE OURO, CHOCOLATES FALCHI, VERMOUTH GANCIA, A BOLSA MODELO, CAFÉ PARAVENTI, CINE IPIRANGA, DULCA, CINE REGINA, CONFEITARIA FASANO... Esses anúncios que desapareceram representavam alguns dos traços da fisionomia de São Paulo. O Sesc 24 de Maio pode ser comparado a uma grande escavação a céu aberto, conduzida pela arqueologia clínica de Paulo Mendes da Rocha: a exposição de uma conexão nevrálgica do velho centro de São Paulo. O letreiro luminoso GRANDE HOTEL, instalado na praça de entrada do edifício, combina a descoberta de um sítio perdido com a evocação de uma promessa ? a da cidade como o lugar maior de seus habitantes.? Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INSTALAÇÃO, VIDEO - DOCUMENTÁRIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Carolina Caliento - Integrante / Pedro Perez Machado - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Livro CARMELA GROSS, Descrição: Projeto de pesquisa para a publicação do livro FREITAS, Douglas de (org.). Carmela Gross. Textos de Paulo Miyada, Clarissa Diniz e Luisa Duarte. Rio de Janeiro : Cobogó, 2017, v.01. p.280 (ISBN: 978-85-5591-041-8). 1. Levantamento dos conjuntos de fontes para a pesquisa: obras e projetos digitais, com cerca de 30 mil arquivos, entre desenhos, estudos, simulações, projetos e fotografias de trabalhos; slides e cromos, com cerca de 5 mil arquivos de fotografias de trabalhos; 80 dossiês encadernados, com desenhos, anotações e projetos de trabalhos; mapotecas; cadernos da artista; catálogos e livros teóricos entre 1967 e 2017; folders, materiais de exposição e periódicos. 2. seleção do conjunto de obras para a publicação 3. pré-seleção de material nos arquivos digitais 4. pesquisa, seleção e digitalização de documentos arquivados em pastas, mapotecas e cadernos 5. levantamento de material a ser fotografado ou disponibilizado por outros fotógrafos e instituições 6. listagem de fotógrafos autores das imagens selecionadas 7. pesquisa de informações técnicas sobre os trabalhos selecionados 8. levantamento, seleção e edição de textos escritos entre 1967 ? 2017 9. pesquisa, seleção e organização do material bibliográfico, compreendendo as seguintes fontes: catálogos de exposição com textos autorais,catálogos de exposição com textos críticos ou curatoriais, revistas, artigos de jornais,livros, folders e outros materiais de exposição relevantes; 10. levantamento das obras em coleções públicas 11. levantamento das intervenções permanentes 12. encontros e entrevistas com os autores de textos críticos do livro 13. acompanhamento do projeto gráfico e da diagramação do livro 14. lançamento do livro, em evento público com mesa redonda junto aos autores e pesquisadores convidados. Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INTERVENÇÕES URBANAS, INSTALAÇÃO, OBJETO/ ESCULTURA, VIDEO - DOCUMENTÁRIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Luisa Duarte - Integrante / Carolina Caliento - Integrante / Douglas de Freitas - Integrante / Paulo Miyada - Integrante / Clarissa Diniz - Integrante.

  • 2017 - 2017

    TERRA, Descrição: Concepção e elaboração da intervenção TERRA (2017, fita de LED azul e estrutura metálica, 4,38m x 16,80m) realizada na laje/ cobertura do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia ? MuBE, em São Paulo. ?TERRA é um grande luminoso azul que delineia as letras da palavra T-E-R-R-A. Primeiro fiz pequenos desenhos à lápis, e depois projetei a estrutura, pensando no peso, nos materiais possíveis, nas instalações... É um jogo com a ideia de anúncio luminoso da nave-terra, uma homenagem ao querido amigo arquiteto. Um anúncio não visível do chão, que só pode ser visto de uma certa altura, de um outro lugar, que não é mais o espaço expositivo do museu. Ao propor o luminoso TERRA, que ninguém poderia ler diretamente, eu quis trabalhar com a des-visibilidade do mundo, em contraposição à ideia de um mundo saturado de visibilidade, via imagens e mais imagens. De repente se tem um trabalho que não é visível, do qual apenas se tem notícia, por ouvir dizer. E então cada um tem que imaginar, pensar, supor ou desejar ver... Queria trabalhar a partir da ideia de desfazer um mundo positivado pela imagem. À noite, quando escurece, é possível ver só uma aura azul sobre a laje do museu.? (trecho da entrevista concedida à Douglas de Freitas, publicada no livro CARMELA GROSS. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017) Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INTERVENÇÕES URBANAS, INSTALAÇÃO, VIDEO - DOCUMENTÁRIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Carolina Caliento - Integrante / Pedro Perez Machado - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Exposição Arte à Mão Armada, Descrição: Projeto para a exposição retrospectiva ?Arte à Mão Armada?, ocorrida no Museu da Cidade - Chácara Lane, São Paulo, entre setembro de 2016 a abril de 2017. O projeto compreendeu as seguintes etapas: 1. Pesquisa e seleção das obras produzidas entre 1967-2016 e concepção do projeto expositivo, desenvolvido juntamente com o curador e pesquisador Douglas de Freitas. 2. Reelaboração dos projetos de instalação das obras EU SOU DOLORES (2002 / 2016), HINO À BANDEIRA (2002 / 2016) e ESCUTA (2001 / 2016), de acordo com as especificidades do museu 3. Supervisão da montagem das obras 4. Concepção e execução de dois trabalhos inéditos para a exposição: FIGURANTES (2015, 25 placas de ferro esmaltado ? ver projeto de pesquisa de mesmo nome) e ESCADA-ESCOLA (2016, estrutura metálica/ intervenção ? ver projeto de pesquisa de mesmo nome) 5. Elaboração de fac-símiles dos arquivos de projetos (1967- 2016), para consulta pública durante a exposição 6. Elaboração e exposição dos vídeos documentais de trabalhos (1967- 2016) 7. Documentação dos processos de produção e montagem da exposição 8. Pesquisa e seleção de material iconográfico e elaboração de textos sobre as obras expostas 9. Acompanhamento do projeto gráfico e da diagramação do catálogo, feito pela artista Carolina Caliento. 10. Publicação do catálogo ?Arte a mão armada? (ISBN: 978-85-69134-02-2) 11. Lançamento do catálogo e debate público com a arquiteta Marta Bogéa e o curador Douglas de Feiras. 12. Produção de um vídeo com o registro do processo de montagem da exposição. Lista de trabalhos: A NEGRA (documentação do projeto de 1997), FECHE A PORTA (1997), CARIMBOS (materiais do projeto de 1978), PENSAS, ACHAS, PODE, GOSTO (1996), FIGURANTES (2015), COMEDOR DE LUZ (1999), ARTE À MÃO ARMADA (2009 / 2016), ESCUTA (2001 / 2016), US CARA FUGIU CORRENDO (2000), EU SOU DOLORES (2002 / 2016), HINO À BANDEIRA (2002 / 2016), GRAVURAS ROSAS (2002), ESCADA (registro fotográfico da intervenção de 1968), ESCADA-ESCOLA (2016) e CAPELA DO MORUMBI (1992). Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INTERVENÇÕES URBANAS, INSTALAÇÃO, OBJETO/ ESCULTURA, VIDEO - DOCUMENTÁRIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Carolina Caliento - Integrante / Douglas de Freitas - Integrante.

  • 2016 - 2016

    ESCADA-ESCOLA, Descrição: Concepção e elaboração da intervenção realizada no Museu da Cidade - Chácara Lane, São Paulo, por ocasião da exposição retrospectiva ?Arte à Mão Armada?, entre setembro de 2016 a abril de 2017. Memorial do projeto: ?Minha primeira proposição para o projeto desta exposição foi imaginar uma integração ativa e formal entre o espaço da Chácara Lane e a Escola Municipal Gabriel Prestes: apagar os limites físicos entre uma e outra, retirar o muro/grade que as separa, integrar atividades e fazer com que a escola e a casa-museu pudessem se coordenar em uma nova unidade espacial e programática. Além de unificar os espaços, minha proposta pretendia borrar os limites entre o que chamamos arte e aquilo que consideramos ensino. Poder recompor a atividade artística como ação lúcida e lúdica; pensar a educação como atividade livre e criadora. Mas essa enorme tarefa não cabia no âmbito da exposição. Assim, imaginei um dispositivo simbólico que pudesse significar o salto desejado ? uma escada dupla que fizesse a transposição sobre a grade, tornando possível passar da escola para o museu e do museu para a escola. Projetei uma escada metálica de dois lances, com 1,5 m de altura, 0,60 m de largura e 4,60 m de comprimento, com nove degraus de cada lado, articuladas por uma pequena plataforma central. Todo o conjunto pintado de vermelho?. Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INTERVENÇÕES URBANAS, INSTALAÇÃO, VIDEO - DOCUMENTÁRIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Carolina Caliento - Integrante / Pedro Perez Machado - Integrante.

  • 2014 - 2016

    FIGURANTES, Descrição: Concepção e elaboração de dois trabalhos. Um deles é um painel luminoso vermelho de LED e o outro, um conjunto de placas metálicas esmaltadas. Memorial do projeto: ?Os nomes utilizados neste projeto apresentam um cortejo insólito de dúbias figuras. São aquelas listadas por Marx, em O 18 de brumário de Luís Bonaparte (1852), como membros da Sociedade 10 de Dezembro, constituída de biscateiros, arrivistas, herdeiros arruinados, vagabundos e desocupados de toda ordem: batedores de carteira, ex-presidiários, vigaristas, rufiões decadentes e muitos outros... O resgate desse grupo peculiar de ativistas políticos reatualiza outros grupos que vieram na sua esteira, e aponta para tantos mais em circulação nas cidades contemporâneas?. Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INSTALAÇÃO, OBJETO/ ESCULTURA, VIDEO - DOCUMENTÁRIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Carolina Caliento - Integrante / Pedro Perez Machado - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Exposição Um, Nenhum, Muitos, Descrição: Concepção, elaboração do projeto expositivo e de instalação, e execução de três trabalhos inéditos para a exposição individual Um, Nenhum, Muitos, ocorrida Galeria Vermelho, em 2016. Memorial da exposição: ?O painel luminoso vermelho de LED, FIGURANTES (2016) instalado na entrada da Galeria Vermelho, se assemelha aos tantos que se encontram usualmente em bares, lojas e postos de gasolina com anúncios. Só que aqui, ao invés de produtos e serviços, o painel apresenta um cortejo insólito de dúbias figuras. São aquelas listadas por Marx, em O 18 de Brumário de Luís Bonaparte (1852), como membros da Sociedade 10 de Dezembro, constituída de biscateiros, arrivistas, herdeiros arruinados, vagabundos e desocupados de toda ordem: batedores de carteira, ex-presidiários, vigaristas, rufiões decadentes e muitos outros... O resgate luminoso deste grupo peculiar de ativistas políticos, estampado no painel de LED montado pela artista, reatualiza outros grupos que vieram na esteira deste, e aponta para tantos mais em circulação nas cidades contemporâneas. Numa sala adjacente, foi exibida a animação em vídeo 13 PASSANTES (2015/2016), que traz pequenas figuras feitas de fita adesiva preta sobre um fundo de papel quadriculado. As figuras se deslocam de um extremo ao outro da tela. O equilíbrio frágil de suas linhas ressalta e singulariza distintos modos de andar e atravessar ?o palco iluminado? da projeção. A grande sala foi ocupada pela instalação DARLENES (2014), constituída de duas cancelas de estacionamento. Usualmente a cancela sinaliza a passagem ou a interdição para os carros. Só que aqui, não. Estas são cancelas para pedestres que podem delas se aproximar e manejá-las, como quiserem, para outros significados. As hastes mecânicas são comandadas a distância por um controle remoto à disposição de quem passa. O movimento de subir e descer das hastes desdobra e estende uma massa informe de tecido vermelho, desenhando no espaço um grande X. As hastes podem ser novamente acionadas e voltar à posição inicial, desfazendo o desenho em vermelho. No andar de cima foi exibido um conjunto de trabalhos intitulado BANDO (2016). 78 desenhos foram dispostos lado a lado formavam um ambiente propício a projeções imaginárias de várias ordens. Compõem uma multidão de bichos, feitos de manchas verdes que evocam vultos de animais, situados em meio a campos acinzentados feitos de rabiscos de grafite.? Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INSTALAÇÃO, OBJETO/ ESCULTURA, VIDEO - DOCUMENTÁRIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Carolina Caliento - Integrante / Pedro Perez Machado - Integrante.

  • 2014 - 2014

    DARLENES, Descrição: Concepção e elaboração da instalação composta por duas cancelas automáticas e tecido, apresentadas pela primeira vez no Museu da Casa Brasileira, São Paulo, em 2014. Memorial do projeto: ?A instalação DARLENES (2014), constituída de duas cancelas de estacionamento. Usualmente a cancela sinaliza a passagem ou a interdição para os carros. Só que aqui, não. Estas são cancelas para pedestres que podem delas se aproximar e manejá-las, como quiserem, para outros significados. As hastes mecânicas são comandadas a distância por um controle remoto à disposição de quem passa. O movimento de subir e descer das hastes desdobra e estende uma massa informe de tecido vermelho, desenhando no espaço um grande X. As hastes podem ser novamente acionadas e voltar à posição inicial, desfazendo o desenho em vermelho.? Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INTERVENÇÕES URBANAS, INSTALAÇÃO, VIDEO - DOCUMENTÁRIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Carolina Caliento - Integrante / Pedro Perez Machado - Integrante.

  • 2013 - 2014

    MIGRANTES, Descrição: Concepção e elaboração da instalação composta de 526 placas de ferro esmaltado, de dimensões variadas, apresentado pela primeira vez no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Trecho do memorial do projeto: ?Os nomes de imigrantes foram a primeira chave para a elaboração do projeto. Comecei pelo nome GROSS (livro 1C, p. 81, família 36.346, Arquivo Público do Estado de São Paulo), de minha família paterna. Encontrei depois muitos outros nomes, outros tantos países, datas de partida e de chegada, navios, cidades e núcleos de destino. Nesta longa e instigante ?viagem? sobre outras viagens, recolhi alguns nomes ? às vezes, por acaso, outras vezes, pela sonoridade, ainda outras, pela procedência ou idade. Nada com muito rigor, mas com muita atenção. Evoquei lembranças de amigos e conhecidos, imagens e histórias vagas...tudo em movimento... Então, para fixar tudo isto, escolhi placas metálicas esmaltadas, dessas que se usam para nomear ruas e praças das cidades, com cores e tamanhos variados; escrevi em cada uma delas o nome e o sobrenome de um imigrante e anotei também a idade e o país de procedência. Cada placa, um sinalizador. Cada nome, um monumento. Soma-se a este conjunto de placas, um outro, contendo nomes de bairros, cidades e acidentes geográficos do estado de São Paulo, grafados em tupi ? ARICANDUVA, TREMEMBÉ, TIETÊ, ITU, ANHANGABAÚ... marca do indígena inscrita em nosso território e que, hoje, experimentamos como traço sonoro e histórico. Os intervalos e os espaçamentos entre as placas são variáveis e também as cores, de modo a propiciar um arranjo expositivo que entrelace organicamente o estrangeiro e o território.? Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INSTALAÇÃO, VIDEO - DOCUMENTÁRIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Carolina Caliento - Integrante / Pedro Perez Machado - Integrante.

  • 2012 - 2012

    ESCADAS, Descrição: O projeto de instalação ?ESCADAS?, consiste na concepção, elaboração de projeto e execução de uma instalação temporária, um memorial do trabalho e um vídeo. Foi apresentado pela primeira vez no Sesc Belenzinho, São Paulo, em 2012. ?Fáceis de carregar e armar, escadas são máquinas simples. (De)compõem o esforço do corpo para atingir alturas desejadas pelo olhar. No ritmo dos degraus, cada passo vira alavanca para mover o corpo inteiro, coordenando no plano inclinado a força combinada de braços e pernas. Hoje fazemos tudo isso quase sem perceber, pois as escadas já são, para nós, utensílios banais. Porém, na memória esquecida de sua quietude e discrição, no avesso, são mais que isso. Nasceram como armas de guerra. Foram da primeira geração de máquinas a levar a luta para além do solo, como as pedras e as flechas. Ensaio de invasão e tomada.? (trecho do memorial) A instalação foi refeita no Museu da Ilustração e da Modernidade ? MuVIM, Valência, Espanha, em 2012; e na Casa França Brasil, Rio de Janeiro, em 2013. O texto, juntamente com o registro do desenvolvimento do trabalho foi publicado no catálogo ?ESCADAS? (ISBN: 978-85-67119-01-4). Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INSTALAÇÃO, VÍDEO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Carolina Caliento - Integrante / Pedro Perez Machado - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Exposição Carmela Gross: Um corpo de ideias, Descrição: Projeto para a exposição retrospectiva ?Carmela Gross: um corpo de ideias?, ocorrida na Estação Pinacoteca, São Paulo, em 2010. O projeto compreendeu as seguintes etapas: 1. Pesquisa e seleção das obras produzidas entre 1967-2010 e concepção do projeto expositivo, desenvolvido juntamente com o curador e pesquisador Ivo Mesquita. Foram selecionados os trabalhos PRESUNTO (1968), A CARGA (1968), CARIMBOS (1977 ? 1978), CORPO DE IDÉIAS (1981), NUVENS (1967), HOTEL BALSA (2003), UMA CASA (2006), SE VENDE (2008), A NEGRA (1997), HÉLICE (1993), PROJETO PARA CÉU (1981), RECORTE PRETO (1995), COMPACTO (1991) e ALAGADOS (2000). 2. Reelaboração dos projetos de instalação das obras HOTEL BALSA (2003) e SE VENDE (2008), de acordo com as especificidades do museu 3. Supervisão da montagem das obras 4. Concepção e execução de um trabalho inédito para a exposição: a intervenção ILUMINURAS, feita na fachada do edifício da Estação Pinacoteca. 5. Documentação sistemática dos processos de produção e montagem das obras. 6. Pesquisa do material documental e iconográfico relativo às obras produzidas entre 1967-2010, para a produção do catálogo. 7. Publicação do catálogo ?Carmela Gross: um corpo de ideias? (ISBN: 978-85-99117-50-7), com textos de Ivo Mesquita, Thaís Rivitti, Carla Zaccagnini e Marta Bogéa. 8. Produção de um vídeo com o registro do processo de montagem da exposição. Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INTERVENÇÕES URBANAS, INSTALAÇÃO, OBJETO/ ESCULTURA, VIDEO - DOCUMENTÁRIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Marta Bogéa - Integrante / Ivo Mesquita - Integrante / Carla Zaccagnini - Integrante / Juliana Ripoli - Integrante / Carolina Caliento - Integrante / Thaís Rivitti - Integrante / Pedro Perez Machado - Integrante.

  • 2008 - 2010

    ILUMINURAS, Descrição: O projeto de intervenção na fachada do edifício da Estação Pinacoteca do Estado de São Paulo, elaborada por ocasião da exposição retrospectiva ?Carmela Gross: um corpo de ideias?, em 2010. O registro da intervenção, bem como textos elaborados sobre a exposição, foram publicados no catálogo ?Carmela Gross: um corpo de idéias? (ISBN: 978-85-99117-50-7). Foi elaborado, também, um vídeo, como registro processual dos trabalhos. Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: INTERVENÇÕES URBANAS, INSTALAÇÃO, VÍDEO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Carolina Caliento - Integrante / Pedro Perez Machado - Integrante., Financiador(es): Governo do Estado de São Paulo - Outra.

  • 2007 - 2012

    Exposição Serpentes, Descrição: Concepção, elaboração do projeto expositivo e de instalação, e execução de cinco trabalhos inéditos para a exposição individual Serpentes, ocorrida Galeria Vermelho, em 2012. Lista de trabalhos apresentados: 2 BURACOS (2012, uma intervenção na fachada da galeria), ENTRE PALAVRAS (2012, 102 desenhos de grafite e esmalte sobre folha de dicionário, divididos em cinco séries, que correspondem as letras D, I, J, K e L), ESCADAS DE EMERGÊNCIA (2012, instalação feita com 56 lâmpadas fluorescentes coloridas e 56 tripés metálicos), RÉPTEIS (2012, 351 peças de latão fundido banhadas em níquel, que ocuparam o chão do primeiro andar da galeria), LUZ DEL FUEGO (2012, vídeo ? ?Este vídeo foi feito com fotos de jornal, recolhidas entre outubro de 2007 e dezembro de 2011. São notícias de conflitos políticos no Iraque, Líbia, Egito, Grécia, Paquistão, Irã, Somália, Palestina, Tunísia, Honduras, Israel? confrontos de rua em São Paulo, Paris, Buenos Aires, Londres, Santiago, Caracas? acidentes no Chile, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Brasil? e as que rememoram o 11-de-setembro-de-2001? ? texto do memorial). Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INSTALAÇÃO, OBJETO/ ESCULTURA, VIDEO - DOCUMENTÁRIO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Carolina Caliento - Integrante / Pedro Perez Machado - Integrante.

  • 2007 - 2008

    SE VENDE, Descrição: Concepção e elaboração de painel luminoso, apresentado no Matadero Madrid - Centro de Creación Contemporánea, em 2008. SE VENDE é um anúncio oco, ou quase ? são caixas de alumínio e plástico vermelho, com 0,30m de espessura, iluminadas por dentro com lâmpadas fluorescentes. As letras foram construídas uma a uma S-E-V-E-N-D-E e as dimensões variam, de 3,08m a 2,62m para as alturas, e de 1,45m a 1,08m para as larguras, ou seja, SE VENDE começa grande e acaba um pouco menor. O alinhamento é irregular e os intervalos entre as letras também. Parece desarranjado, mas é de fácil leitura: vermelho-luz. SE VENDE parte, entre outras fontes, do letreiro HOLLYWOOD. A mesma tipologia para as letras, um arranjo quase desconjuntado, um enunciado... Mas, enquanto o monumento americano foi feito para ser visto de longe, de um certo lugar, como convém a um anúncio de vendas de terrenos, SE VENDE desenha-se numa perspectiva curta, rente, close, à queima-roupa, e... como não se refere a coisa alguma, abarca tudo, com o seu jeito de oráculo capitalista ou... de metralhadora giratória. Este trabalho foi apresentado também na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2010; no Paço das Artes, São Paulo e Santander Cultural, Recife, em 2011; e no Palácio das Artes/ Centro de Arte Contemporânea e Fotografia/ Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Minas Gerais, em 2013. Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: INSTALAÇÃO, VÍDEO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Pedro Perez Machado - Integrante., Financiador(es): Ministério da Cultura - Outra.

  • 2005 - 2006

    CARNE, Descrição: Projeto de ônibus-instalação, parte do projeto educativo Arte-Passageira do Centro Universitário Mariantonia, USP, em São Paulo, durante o ano de 2006. Se trata de uma obra-na-circulação, obra e fluxo urbano se pertencem e se misturam. O modo de trabalho para a realização do ônibus-carne comporta um processo coletivo. Há uma concepção, uma direção, talvez um roteiro ou um projeto-conceito. Projeto, neste caso, não deve ser entendido no sentido estrito de um projeto formal que, antes da obra, planeja todas as operações, o encadeamento das etapas executivas, e que determina o desenho, as linhas construtivas, as técnicas do fazer. Ao contrário, aqui, o projeto é só uma faísca, um vetor que conduz as escolhas pelas variáveis e possibilidades dos materiais, pela experimentação, pelo improviso, pelo refazer. A obra se faz mediante a organização das experiências sensoriais e cognitivas numa totalidade. ?O ônibus-conceito Carne, foi concebido para integrar o projeto Arte Passageira do setor educativo do Centro Universitário Maria Antonia. Desenvolvido sob encomenda, de antemão Carne responde ao objetivo inicial do projeto, que consiste em levar atividades em arte-educação a escolas públicas da cidade de São Paulo. O ônibus, que originalmente era um Circular da USP, recebeu intervenção com a colaboração de assistentes e estagiários envolvidos no projeto. O veículo, no caso, foi completamente coberto de adesivos em tonalidade vermelha, dando a ilusão de ser uma espécie de pintura ambulante. O ônibus recebeu um letreiro peculiar, detalhe que é qualquer coisa menos anódino: ali onde viriam as informações como nome e número da linha (ou a rota que o Circular costuma fazer), lê-se a palavra CARNE por meio de um piscante amarelo.? (texto de Gustavo H. Dionísio, publicado na revista ?Boletim Online?, do departamento de psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, disponível em https://goo.gl/gNR38n - último acesso em 10 de abril de 2014) O texto sobre o trabalho, formatado em forma de entrevista à Rosa Iavelberg e Aline Caetano, foi publicado no catálogo CARNE (São Paulo: Centro Universitário Maria Antonia, 2006). O processo foi documentado em vídeo por João Nitsche. Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INSTALAÇÃO, INTERVENÇÕES URBANAS, VÍDEO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Carolina Caliento - Integrante / Aline Caetano - Integrante / Pedro Perez Machado - Integrante / Lívia Burani - Integrante / Márcia Moraes - Integrante / Maria de Paula Pinheiro - Integrante / Monica Jun Honma - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Outra.

  • 2005 - 2005

    CASCATA, Descrição: Intervenção permanente às margens do Rio Guaíba, ao lado da Av. Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, feita por ocasião da 5 ª Bienal do Mercosul. A intervenção consiste em uma praça de aproximadamente 900m2, formada por um conjunto de 16 lajes sobrepostas, construídas com concreto armado. O registro fotográfico da montagem de 2007 foi editado em vídeo As fotos que documentam a intervenção e o texto, escrito por José Francisco Alves, foram publicados no catálogo ?Transformações do espaço público? (ISBN: 85-99501-07-0). O registro fotográfico da montagem foi editado em vídeo e em ensaio gráfico, publicado na revista Novos Estudos, n. 76, em julho de 2006 (ISBN: 0101-3300). Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INTERVENÇÕES URBANAS, VÍDEO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Pedro Perez Machado - Integrante., Financiador(es): Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul - Outra.

  • 2004 - 2004

    AURORA, Descrição: Concepção e elaboração de instalação luminosa, no Paço Imperial do Rio de Janeiro, em 2003. ?A palavra AURORA foi inscrita na parede com lâmpadas tubulares que emitiam uma luz de tonalidade rosa-violeta. Pela extensão do conjunto e o grande número de lâmpadas, todo o ambiente ficava intensamente tingido de uma luz rosácea. Lembrava a claridade da manhã. Mas não se tratava de representar uma luminosidade. AURORA foi inscrito na parede também como assimilação da forma dos grafites de rua, daqueles que são feitos no escondido da noite, nos muros da cidade grande. Aurora é nome de mulher e é também nome de rua. Aurora, como alguém lembrou, também é o nome do navio que fez história na Rússia em 1917. Aurora é ária de ópera e já fez sucesso como marchinha carnavalesca.? (texto memorial do projeto) Instalação foi refeita na Galeria Olido, em São Paulo, em 2004, e na 2ª Bienal de Arte Contemporânea de Moscou, em 2007. O registro fotográfico da montagem de 2007 foi editado em vídeo e em ensaio gráfico, publicado na Revista Margem Esquerda, n. 10 (ISBN:1678-17684). Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INSTALAÇÃO, VÍDEO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador / Pedro Perez Machado - Integrante., Financiador(es): Governo do Estado de São Paulo - Outra.

  • 2003 - 2004

    BLEUJAUNEROUGEROUGE, Descrição: Projeto de Intervenção arquitetônica permanente na fachada e nos arredores do edifício da Escola René Binet, na cidade de Paris, França. Trecho do memorial do projeto, apresentado à prefeitura de Paris, em janeiro de 2004: 1. Descrição e considerações iniciais: a) A Escola como ponto de encontro social e cultural da coletividade: dinamizar o diálogo escola/coletividade (bairro), e instituir ou ressaltar o edifício da escola como signo espacial, verdadeiro monumento democrático, no complexo arquitetônico do bairro. b) A cartografia do espaço: documentação fotográfica do conjunto de edifícios da escola e do seu entorno, visando os jardins e o acesso principal, por onde chegam as crianças e os seus pais. Exame dos desenhos das fachadas e a situação urbana dos edifícios. 2. O partido inicial ? as premissas do projeto: elaboração do (re-)desenho do piso e da intervenção pontual da fachada. 3. O desenvolvimento do projeto/ A unidade do projeto articulando pavimento e fachada: a) O desenho do pavimento: espaço de passagem entre o doméstico e o público, entre a casa e a escola, é um espaço ativo, por excelência. Nesta medida, os esboços e desenhos apresentados, são feitos de linhas transversais, que demarcam cromaticamente as áreas definidas na escala do passo. Para favorecer a analítica do andar, as cores são fortes e constantes, de modo a serem claramente distintas: azul, amarelo, vermelho claro e vermelho escuro. b) A nova fachada: foi adotado como referência os vitrais das catedrais góticas, considerando-as marcos históricos de edificações coletivas e urbanas, em contraposição ao caráter isolado dos castelos. Destacam-se o aspecto construtivo do desenho e a repetição de módulos em três tamanhos diferentes, que variam segundo a rítmica de quatro cores ? amarelo claro, vermelho claro, vermelho escuro e azul intenso. 4. A elaboração completa do projeto e a escolha final dos materiais: Pesquisa de materiais, testes, disponibilidade na indústria francesa, durabilidade e custo, etc. As fotos documentais do processo de trabalho foram apresentadas no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, Brasília, DF, em 2004. Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INTERVENÇÕES URBANAS, VÍDEO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador., Financiador(es): Mairie de Paris - Outra.

  • 2001 - 2002

    ARTE-CIDADE ZONA LESTE: EU SOU DOLORES, Descrição: Concepção e elaboração de instalação luminosa, no antigo prédio do Sesc Belenzinho, por ocasião do Projeto Arte-Cidade Zona Leste. ?EU SOU DOLORES é a luz vermelha que transcreve as terras baixas da enorme cidade no edifício ancorado no Belenzinho. Traço de união, ou quem sabe, disjunção entre o pessoal e o plural, o de dentro travestido no de fora, o menor no maior possível. Letras-vagões feitas de metal e solda, vidro e gás incandescente, enfileiradas como um trem de 24 metros, que invade a sala fazendo estourar as paredes. Corpo presente, ser de luz, horizonte concreto de paralelas rasante, íngremes. Exterioridade interna que se projeta minúscula nos olhos vermelhos de quem por aí passar.? (texto memorial do projeto) Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INSTALAÇÃO, VÍDEO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador.

  • 2001 - 2001

    FRONTEIRA FONTE FOZ, Descrição: Pavimentação de praça, com mosaico português preto e branco, com área de 1.600 m2, na cidade de Laguna, Santa Catarina. O trabalho foi parte do Projeto Fronteiras (2001), organizado pelo Itaú Cultural. O sentido deste trabalho, que se caracteriza por uma interferência na paisagem urbana passa pela idéia de ?hibridação? entre o homem, o animal, o relevo da terra, o fluxo das águas, ao mesmo tempo fonte e foz. O material escolhido - a pedra justaposta como mosaico - reconstitui o trabalho sistemático e repetitivo que está na origem remota do traço do homem na natureza. E a idéia de praça, como espaço aberto na cidade, será o lugar do encontro, da passagem, da festa, da comemoração. (trecho do memorial do projeto) Os conceitos do trabalho foram desenvolvidos em forma de entrevista à Sônia Salzstein, publicada no catálogo Fronteiras (ISBN:85-86011-95-9). Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INTERVENÇÕES URBANAS, VÍDEO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador., Financiador(es): Instituto Itaú Cultural - Outra.

  • 2000 - 2006

    SUL, Descrição: Concepção e elaboração de instalação luminosa, apresentada no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, em 2006. A instalação foi refeita no Convento do Carmo, Valencia, em 2007, e no Museu Afro Brasil, São Paulo, em 2009. Os registros fotográficos das montagens de 2006 e de 2007 foram editados em vídeo. Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INSTALAÇÃO, VÍDEO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador., Financiador(es): Instituto Tomie Ohtake - Outra.

  • 1994 - 1994

    FACAS, Descrição: Conjunto de 1300 facas de cerâmica, trabalho realizado nos quatro meses de residência no European Ceramics Work Center, em s?Hertogenbosch, Holanda. ?...os artefatos e a maneira peculiar de arranjá-los espacialmente projetam menos uma presença, uma evidência formal topicamente localizável, do que um campo de ação genérico e rigorosamente abstrato, feixe de relações descrevendo uma espécie de sistema universal de produção de objetos . A argila surge, então, não como o material que exprime determinada psicologia na história da arte, mas como cerne conceitual deste sistema, protagonizando emblematicamente a posição de ?matéria prima?, uma vez que combina à sua natureza elementar e primitiva um coeficiente mínimo de ?historicidade?, e desse modo pode se apresentar como memória de um mundo natural e, ao mesmo tempo, meio de passagem a um mundo histórico e social. Em outros termos: objeto e meio de passagem a outros objetos. Isto posto, nada melhor do que um significante tão formidavelmente operativo como Facas para nos permitir o acesso às instâncias puramente motrizes que constituem a matéria real deste trabalho.? (SALZSTEIN, Sonia. ?Desgaste, historicidade e mudança.? In: GROSS, Carmela. Facas. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994. p. 5-7.) O trabalho foi apresentado também no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, em 1994; e no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1995, entre outros. A documentação fotográfica do processo foi publicada no catálogo FACAS (Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1994.) Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, OBJETO/ ESCULTURA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 1994 - 1994

    ARTE-CIDADE I: BURACOS, Descrição: Concepção, elaboração do projeto e execução de intervenção temporária, no espaço do antigo Matadouro Municipal de São Paulo, por ocasião do Projeto Arte-Cidade I, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado. A intervenção consiste em 48 buracos feitos no chão, em um dos galpões, em uma área 18m x 18m. Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, INTERVENÇÕES URBANAS, VÍDEO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador., Financiador(es): Governo do Estado de São Paulo - Outra.

  • 1982 - 1987

    PINTURA/ DESENHO, Descrição: Tese de doutorado. Conjunto de 18 pinturas, com diferentes formatos e tamanhos, apresentado como parte da tese de doutorado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Os trabalhos desenvolvidos se conectam através de um possível encontro entre a pintura e o desenho. Um desenho que delimita, projeta, arma e se enrijece na geometria rigorosa de encaixes, e uma pintura que busca o expressivo e a fluidez da matéria cromática, em descristalizações do simbólico e do clichê. O desenho ordena a simetria da composição do suporte e dá conta da estabilidade e da unidade do quadro; em contrapartida, o jogo caleidoscópico das ressonâncias e inflexões das figuras dinamiza e multiplica as partes. As telas não são extensões compactas. As linhas que aparecem em seu interior, como resíduo do desenho e da construção, demarcam zonas e territórios de uma geografia que se antecipa à pintura, ou melhor, interage com ela. Estas linhas retêm o gesto em sua malha estrutural, mas o olhar é capaz de transpor marcos e fronteiras. E de tanto se exercer nesta polaridade entre o gesto e olhar, a pintura por fim rompe os limites do próprio suporte, para poder se espraiar na extensão do muro. Neste avanço, ela acaba por estilhaçar até mesmo o seu continente ? não são mais peças que se juntam, mas partes que explodem. A atenção flui através dos intervalos, no jogo de forças e movimentos de expansão. A pintura ?Cachoeira?, que integra este conjunto, pertence ao acervo do MAC-USP. Este projeto está vinculado às linhas de pesquisa: DESENHO, OBJETO/ ESCULTURA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador.

  • 1977 - 1978

    CARIMBOS, Descrição: Conjunto de 4 séries de trabalhos. Cada série é composta por 20 trabalhos em papel de 0,70 x 1,00m, denominadas respectivamente manchas, rabiscos, pinceladas e linhas. Cada um dos trabalhos é o resultado de carimbadas regularmente repetidas de uma só imagem, a qual, por sua vez, foi previamente produzida como carimbo de borracha. Trabalho apresentado nas exposições individuais Carimbos, no Gabinete de Artes Gráficas, em São Paulo, em 1978; e Carmela Gross ? Um Corpo de Idéias, Estação Pinacoteca, São Paulo, em 2010; em diversas outras exposições coletivas (ver produções em artes visuais) e atualmente o trabalho integra o acervo do Museu de Arte Moderna de Nova Yorque. Este projeto está vinculado linha de pesquisa: DESENHO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador.

  • 1975 - 1981

    PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CÉU, Descrição: Dissertação de mestrado. A série de 33 desenhos, feitos com lápis de cor e nanquim sobre papel, de 0,70 m x 1,00 m (cada), foi apresentada como parte da dissertação de mestrado (CAP-USP), na XVI Bienal Internacional de São Paulo, em 1981. O ponto de partida é a representação de uma paisagem real através do desenho de observação; ao mesmo tempo, esta representação é proposta como plano construtivo. Poderíamos tomar provisoriamente este dado, como uma situação de circularidade, de ambiguidade indissolúvel, considerando ser impossível a ação de representar (reproduzir) e projetar (criar), simultaneamente, o mesmo objeto. No entanto, esta separação/unidade entre representação e projeto é evidenciada por um deliberado esforço crítico para incluir, no plano da criação, o desenho como projeto; uma representação que se impõe, antes de mais nada, como um verdadeiro projeto que recupera e repropõe o mundo real. A série foi apresentada também no Brazilian-American Cultural Institute, Washington DC, em 1982; no Centro Cultural São Paulo, em 1997; e na Estação Pinacoteca de São Paulo, em 2010, entre outros. Este projeto está vinculado à linha de pesquisa: DESENHO.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria do Carmo Costa Gross - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Melhor exposição - 7° Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura. Esposição "Carmela Gross - Um corpo de idéias", Bradesco e Editora Abril.

2011

Prêmio CAPES de Tese 2011 - Área de Artes/ Música - Orientador, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

2004

Realização de obra em fachada da École René Binet de Paris - França, Prefeituras das cidades de São Paulo e Paris.

1999

Território Expandido - Prêmio Multicultural Estadão, Jornal Estado de São Paulo.

1993

Bolsa-moradia para utilização do atelier no período de 14 de fevereiro a 13 maio de 1994 na Holanda, European Ceramics Work Centre.

1991

Bolsa Vitae de Artes Plásticas - "Pintura/Objeto", Fundação Vitae.

1990

Prêmio Brasília de Artes Plásticas, Brasília, DF.

1988

Prêmio Lei Sarney - Pintura Revelação, São Paulo, SP, Fundação Banco do Brasil / NCV Realizações Culturais.

1988

Bolsa de Pesquisa para o projeto "Fragmentos", Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

1987

"Pintura/ Desenho" - Bolsa de estudos, CAPES.

1983

"Videotexto-desvideo" - Bolsa Ivan Serpa, FUNARTE.

1979

Prêmio Aquisição - I Mostra do Desenho Brasileiro, Secretaria do Estado da Cultura e do Esporte do Estado do Paraná.

1970

Prêmio Aquisição - 6 Salão de Arte Contemporânea de Campinas, SP, Salão de Arte Contemporânea de Campinas, SP.

1970

Prêmio Aquisição - 4ª Exposição Jovem Arte Contemporânea, Museu de Arte Contemporânea, SP.

1969

Menção Honrosa - II Bienal Nacional de Artes Plásticas, Bienal Nacional de Artes Plásticas, Salvador, BA.

1966

1 Prêmio, Escultura - II Encontro Universitário de Artes Plásticas, Universidade de Artes Plásticas, São Paulo, SP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas. , Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30914084, Ramal: 23, Fax: (11) 30914323, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2019

Farol Santander

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2017

Editora Cobogó

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2017

Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2016

Secretaria Municipal de Cultura/Museu Municipal

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2016

Galeria Vermelho

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2014

Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2014

Museu de Arte Moderna de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2007 - 2008

Ministério da Cultura, MinC

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2005 - 2005

Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2003 - 2004

Prefeitura Municipal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2001 - 2002

Serviço Social do Comércio - São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2001 - 2001

Instituto Itaú Cultural

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2000 - 2006

Instituto Tomie Ohtake

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1994 - 1994

European Ceramics Work Center

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1994 - 1994

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1972 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor, Carga horária: 0

Outras informações:
Iniciou na Categoria de Auxiliar de Ensino em 1972, passou para Categoria de Professor Assistente (Mestre) em 1982 e em 1988 para a Categoria de professor Doutor. Aposentou-se em 9/3/1996, junto a Escola de Comunicações e Artes da USP. Continua a ministrar disciplinas junto a pós-graduação do Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.

Atividades

  • 01/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1999

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1982

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 01/1981

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicações e Artes, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho e Cinema

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho e Cinema

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho e Desenhos

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho e Desenhos

  • 09/1989 - 09/1991

    Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Vice-Chefe de Departamento de Artes Plásticas.

  • 02/1989 - 02/1991

    Direção e administração, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Artes Plásticas.

  • 01/1991

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Artes Plásticas III, Pintura I

  • 01/1989

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Representante Titular na Categoria dos Doutores junto ao Conselho do Departamento de Artes Plásticas.

  • 01/1989

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Membro da Congregação (como Chefe de Departamento) da ECA/USP.

  • 01/1989

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Membro (como Chefe do Departamento) do Conselho Técnico Administrativo da ECA/USP.

  • 01/1990

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Artes Plásticas III, Pintura I

  • 01/1988

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estudos para Elaboração do Projeto de Construção do Novo Prédio da ECA junto do FUNDUSP.

  • 01/1989

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Artes Plásticas III, Pintura I

  • 01/1989

    Ensino, Artes, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pensar o Desenho

  • 01/1989

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de elaboração das especialidades no Departamento de Artes Plásticas.

  • 01/1988

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Artes Plásticas I, Laboratório de Artes Plásticas III

  • 01/1987

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Atelier de Desenho, Laboratório de Artes Plásticas III, Laboratório de Artes Plásticas IV, Laboratório de Artes Plásticas I

  • 01/1986

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração da Nova Estrutura Curricular dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura no Departamento de Artes Plásticas.

  • 01/1983

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Representante Suplente da Categoria dos Mestres, junto ao Conselho do Departamento de Artes Plásticas.

  • 01/1982

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Membro Representante da Comissão de Graduação do Departamento de Artes Plásticas.

  • 01/1986

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Artes Plásticas I, Laboratório de Artes Plásticas III, Análise e Exercícios de Técnicas e Materiais Expressivos IV

  • 01/1984

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Coordenadora de área prática no Departamento de Artes Plásticas.

  • 01/1985

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Artes Plásticas I, Laboratório de Artes Plásticas II, Laboratório de Artes Plásticas III

  • 01/1984

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Artes Plásticas I, Laboratório de Artes Plásticas II, Laboratório de Artes Plásticas III, Laboratório de Artes Plásticas IV

  • 01/1983

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Artes Plásticas I, Laboratório de Artes Plásticas II, Laboratório de Artes Plásticas IV

  • 01/1982

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Exercícios de Técnicas e Materiais Expressivos IV, Laboratório de Artes Plásticas I, Laboratório de Artes Plásticas II, Laboratório de Artes Plásticas IV

  • 01/1979

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Membro Representante Categoria dos Auxiliares de Ensino, junto ao Conselho do Departamento de Artes Plásticas.

  • 01/1981

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Artes Plásticas I, Laboratório de Artes Plásticas II, Laboratório de Artes Plásticas III, Laboratório de Artes Plásticas IV

  • 01/1980

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Artes Plásticas III, Laboratório de Artes Plásticas IV

  • 01/1979

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Artes Plásticas IV

  • 01/1979

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Artes Plásticas.,Cargo ou função, Representante Suplente - Comissão de Graduação do Departamento de Artes Plásticas.

  • 01/1978

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Artes Plásticas I, Laboratório de Artes Plásticas II

  • 01/1977

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Artes Plásticas I, Laboratório de Artes Plásticas II

  • 01/1976

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão II, Plástica

  • 01/1975

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise dos Materiais e Expressivos III

  • 01/1974

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise dos Materiais Expressivos III, Expressão II

  • 01/1973

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise dos Materiais Expressivos III, Expressão II

  • 01/1972

    Ensino, Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição I, Expressão I

1966 - 1968

Fundação Armando Álvares Penteado

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

  • 01/1968

    Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria Plana e Composição

  • 01/1967

    Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Geométrico

  • 01/1966

    Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho e Composição

1981 - 1984

Faculdade Belas Artes de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

1971 - 1972

Faculdade Belas Artes de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/1984 - 12/1984

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho e outros Meios de Expressão

  • 01/1983 - 12/1983

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho e outros Meios de Expressão

  • 01/1982 - 12/1982

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho e outros Meios de Expressão

  • 01/1981 - 12/1981

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho e outros Meios de Expressão

  • 01/1972 - 12/1972

    Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição e Expressão

  • 01/1971 - 12/1971

    Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição e Expressão

1983 - 1984

Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Atividades

  • 01/1984 - 12/1984

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Atelier de Modelo Vivo

  • 01/1983 - 12/1983

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Atelier de Modelo Vivo

1968 - 1973

Centro de Educação e Arte de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/1973 - 12/1973

    Ensino, Curso para Formação de Professores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Curso para Formação de Professores

  • 01/1972 - 12/1972

    Ensino, Curso para Formação de Professores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Curso para Formação de Professores

  • 01/1971 - 12/1971

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso de desenho Infantil

  • 01/1971 - 12/1971

    Ensino, Curso para Formação de Professores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Curso para Formação de Professores

  • 01/1970 - 12/1970

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso de desenho Infantil

  • 01/1970 - 12/1970

    Ensino, Curso para Formação de Professores, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Curso para Formação de Professores

  • 01/1969 - 12/1969

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso de desenho Infantil

  • 01/1968 - 12/1968

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso de Desenho Infantil

1968 - 1968

Centro de Informação e Orientação Profissional de São Paulo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/1968 - 12/1968

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História da Arte

1967 - 1967

Biblioteca Pública Leopoldo Fróes

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/1967 - 12/1967

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso de Desenho Infantil

1967 - 1967

Colégio Brasil-Europa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/1967 - 12/1967

    Ensino,,Disciplinas ministradas, orientação de estudo