Fernando Pereira Binder

Fernando Binder é Mestre em Musicologia (2006) e Bacharel em Composição e Regência (2002), ambos realizados no Instituto de Artes da UNESP. Iniciou suas atividades musicológicas ainda na graduação sendo bolsista do CNPq - Iniciação Científica, 1996 a 1998 - e da FAPESP - Iniciação Científica, 2002; Mestrado 2004-2006. Seu principal campo de interesse é a pesquisa da música brasilera dos século XVIII e XIX nas áreas de Musicologia Histórica, Arquivologia Musical e Organologia, com destaque para as atividades como editor de música sacra e instrumental. Como editor trabalhou nos projetos Acervo da Música Brasileira, Restauração e Difusão de Partituras - Museu da Música de Mariana (2003) e do Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro (2009). Entre 2007 e 2010 trabalhou para o Museu de História dos Salesianos do Brasil onde foi o Coordenador do Projeto de Revizalização e Organização da Seção de Música. Entre 2011 e 2012 foi professor de Historia da Música Brasileira, História da Música e Teoria no Instituto de Artes da Unesp.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Música

2014 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Entre vinhos e chás: imigrantes, mulheres e a institucionalização da prática musical em São Paulo na década de 1910.,
Flavia Toni.

Mestrado em Música

2004 - 2006

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889,Ano de Obtenção: 2006
Paulo Augusto Castagna.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Bandas de música; Banda Militar; Festas Reais; Música - Civismo; Música Militar.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Banda de Música. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia Histórica.

Graduação em Bacharelado em música: composição e regência

1996 - 2002

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2013

Cours de français. , Ecole Suisse de Langues, ESL, França.

2012 - 2012

Cultura e história das audiências musicais. (Carga horária: 30h). , Instituto de Arte da UNESP - Programa de Pósgraduação em Música, PPGMUS-IA, Brasil.

2010 - 2010

Higienização de Acervo Bibliográfico. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, ABER, Brasil.

2003 - 2005

Trompete. , Prof. Eduardo Madeira, EM, Brasil.

2001 - 2001

Trombone. , Prof. Marin Silva, MS, Brasil.

1996 - 1996

Composição e Ornamentação. (Carga horária: 140h). , Festival Internacional de Musica Colonial Brasileira e Antiga, FIMCB, Brasil.

1993 - 1996

Violão. , Prof. Giacomo Bartoloni, GB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia Histórica.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Arquivologia Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Edição Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Banda de Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, Dúlcilia L. S O. ; SOUZA, F. F. ; BINDER, F. ; BALUE, A. C. . 200 anos do nascimento de dom Bosco. 2014. (Exposição).

BINDER, F. . I Jornada da Pesquisa (Graduação e Pós-Graduação). 1996. (Outro).

BINDER, F. . Encontro de Educação Musical 'Vamos nos conhecer'. 1995. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Ciclo Mário de Andrade e a Música.Mario de Andrade e a etnomusicologia. 2015. (Outra).

Simpósio de Pesquisa em Música.Mulheres e imigrantes: invisibilidades históricas e as práticas da música culta em São Paulo na Belle Époque. 2013. (Simpósio).

XXIII Congresso da ANPPOM. Lições de civilidade musical: os concertos de Cernicchiaro e a criação do Clube Haydn de São Paulo. 2013. (Congresso).

II Encontro IA-UNESP Sobre Pesquisa em Música.Ferramentas Online para a Pesquisa Bibliográfica em Música. 2010. (Encontro).

VIII Semana Nacional dos Museus - Museu de História dos Salesianos no Brasil.(Monitor de Visita Guiada). 2010. (Outra).

XXII Congresso de Iniciação Ciêntífica. Subsídios para Elaboração e Apresentação de Trabalhos em Eventos Ciêntíficos". 2010. (Congresso).

VII Semana Nacional dos Museus - Museu de História dos Salesianos no Brasil.A Seção de Música do Museu de História dos Salesianos no Brasil: História e Perspectivas. 2009. (Outra).

XV Congresso da ANPPOM. Trombetas, clarins, pistões e cornetas no século XIX e as fontes para a história dos instrumentode sopros no Brasil.. 2005. (Congresso).

II Encontro Interdisciplinar de Musicologia. 2004. (Encontro).

VI Encontre de Musicologia Histórica.Brasões sonoros: conjuntos de sopro no Brasil nos século XVIII. 2004. (Encontro).

I Colóquio Brasileiro de Arquivologia e Edição Musical.Utilizando Microsoft Access na Catalogação e Descrição de Música Manuscrita. 2003. (Outra).

V encontro de musicologia histórica.V Encontro de Musicologia Histórica. 2002. (Encontro).

XII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. XIV Congresso de Iniciação Ceintífica da UNESP. 2002. (Congresso).

XII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. XII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 2000. (Congresso).

I Simpósio Latino-Americano de Musicologia.I Simpósio Latino-Americano de Musicologia. 1998. (Simpósio).

X Congresso de Iniciação Científica da Unesp. X Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 1998. (Congresso).

IV Jornada Nacional de Iniciação Ceintífica.49 Reunião Anual da SBPC. 1997. (Outra).

IX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. IX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 1997. (Congresso).

II Encontro de Musicologia Histórica.II Encontro de Musicologia Histórica. 1996. (Encontro).

I Jornada de Pesquisa.I Jornada da Pesquisa (Graduação e Pós Graduação). 1996. (Outra).

VIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. VIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. 1996. (Congresso).

Encontro de Educaçãpo Musical 'Vamos nos conhecer'.Encontro de Educaçãpo Musical. 1995. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcos Henrique de Paula

BINDER, F.. Métodos de trombone: em estudo comparativo entre Gilberto Gagliardi e Serse Peretti. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música e Canto) - Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Susana Cecília Almeida Igayara de Souza

Toni, F. C.;Igayara-Souza, Susana Cecília Almeida; Oliveira, Ana L. M.. Guiomar Novaes e o mundo do piano paulistano entre 1900 a 1915. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade de São Paulo.

Paulo Augusto Castagna

CASTAGNA, P. A.; HAZAN, M. C.; IKEDA, A. T.. Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Paulo Augusto Castagna

CASTAGNA, P. A.; NOGUEIRA, M. F. P.; IKEDA, A. T.. Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flávia Camargo Toni

Entre vinhos e chás: imigrantes,mulheres e a institucionalização da prática musical em S Paulo na década de 1910; Início: 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de S; Paulo; (Orientador);

Paulo Augusto Castagna

Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889; 2006; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paulo Augusto Castagna;

Paulo Augusto Castagna

Banda São Benedito de São Luiz do Paraitinga: estudo, organização, catalogação e edição de três manuscritos musicais de seu acervo; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Paulo Augusto Castagna;

Paulo Augusto Castagna

Edição crítica de nove manuscritos musicais luso-brasileiros dos séculos XVIII e XIX; 1998; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Augusto Castagna;

Paulo Augusto Castagna

Teoria musical luso-brasileira 1530-1850; 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Em Música) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Augusto Castagna;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BINDER, F. . O dossiê Neuparth. Rotunda (Campinas) , v. 4, p. 71-101, 2006.

  • BINDER, F. ; BINDER, Fernando ; CASTAGNA, Paulo . Trombetas, clarins, pistões e cornetas no século XIX e as fontes para a história dos instrumentode sopros no Brasil. Música Hodie , goiania, v. 5, n.2, p. 11-20, 2005.

  • BINDER, F. ; CASTAGNA, Paulo . TEORIA MUSICAL NO BRASIL : 1734-1854. Revista Eletrônica de Musicologia , Curitiba, v. 1, n.2, 1996.

  • BINDER, F. . Charamelas, caixas e trombetas: histórias da música luso-brasileira que atravessaram o Atlântico. Eurídice - Boletim da Banda Sinfónica do Exército, Lisboa, p. 23 - 26, 15 mar. 2006.

  • BINDER, F. . Formação e atuação musical de Angelino de Oliveira. Jornal A Cidade, Botucatu, , v. 808, p. 2 - 2, 14 jun. 2000.

  • BINDER, F. . Onde está a musica caipira de Angelino de Oliveira. Jornal A cidade, Botucatu, p. 6 - 6, 10 jun. 2000.

  • BINDER, F. . Mulheres e imigrantes: invisibilidades históricas e as práticas da musica culta em São Paulo na Belle Époque. In: Simpósio de Pesquisa em Música da UFPR, 2014, Curitiba. Anais do Simpósio de Pesquisa em Música: SIMPEMUS. Curitiba: DeArtes-UFPR, 2014. p. 51-56.

  • BINDER, F. . Lições de civilidade musical: os concertos de Cernicchiaro e a criação do Clube Haydn de São Paulo. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2013, Natal - RN. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM - Natal/RN, 2013. p. 1-8.

  • BINDER, F. . Banda de Música no Brasil: revisão de conceitos a partir de formações instrumentais entre 1793-1826. In: VI Encontro de Musicologia Histórica, 2006, Juiz de Fora. VI Anais do Encontro de Musicologia Histórica. Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música, 2006. p. 276-293.

  • BINDER, F. . Novas fontes para o estudo das bandas de música brasileiras. In: V Encontro de Musicologia Histórica, 2004, Juiz de Fora. V Encontro de Musicologia Histórica: Anais. Juiz de Fora: Centro Cultural Pro-Música, 2004. p. 198-206.

  • BINDER, F. . Utilizando Microsoft Access na catalogação e descrição de música manuscrita. In: I Coloquio Brasileiro de Arquivologia e Edição Musical, 2004, Mariana (MG). Coloquio Brasileiro de Arquivologia e Edição Musical. Mariana: Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, 2004. p. 61-67.

  • BINDER, F. ; CASTAGNA, Paulo . Teoria musical no Brasil: 1734-1854. In: I simpósio latino-americano de musicologia, 1998, Curitiba. Anais I simpósio latino-americano de musicologia. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1997. p. 198-217.

  • BINDER, F. . Teoria musical luso-braileira (1530-1850). In: I Jornada de Pesquisa, 1996, São Paulo. Anais I Jornada de Pesquisa (Graduação e Pós Graduação), 1996. p. 83-87.

  • BINDER, F. . Bandas de Música: caracterização do instrumental a partir de um arquivo musical. In: XIV Congresso de Iniaçâo Científica da Unesp, 2002, Presidente Prudente. Anais XIV Congresso de Iniaçâo Científica da Unesp, 2002.

  • BINDER, F. . Angelino de Oliveira: o mito caipira. In: XII Congresso de Iniciaçâo Científica da Unesp, 2000, São José do Rio Preto. Anais XII Congresso de Iniciaçâo Científica da Unesp, 2000.

  • BINDER, F. . Edição crítica de nove manuscritos musicais luso-brasileiros dos séculos XVIII e XIX.. In: X Congresso de iniciaçâo científica da Unesp, 1998, Assis. Anais do X Congresso de iniciaçâo científica da Unesp, 1998.

  • BINDER, F. . Particularidades da grafia musical luso-brasileira no período 1530-1850. In: IX Congresso de Iniciaçâo Científica da Unesp, 1997, Marília. Anais do IX Congresso de Iniciaçâo Científica da Unesp, 1997.

  • BINDER, F. . Teoria Musical Luso Brasileira (1530-1850). In: VIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 1996, Guaratingueta. Anais VIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp, 1996.

  • BINDER, F. ; BITONDI, M. . Formação Musical e Mercado de Trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BINDER, F. . Ferramentas on-line para revisão bibliográfica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BINDER, F. . Subsídios para elaboração de apresentação de tranalho em eventos ciêntíficos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BINDER, F. . Seção de Música do Museu de História dos Salesianos no Brasil: história e perspectivas para o estudo da música em São Paulo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BINDER, F. . Brasões Sonoros: Conjuntos de Sopro no Brasil no século XVIII. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CUNHA, A. do S. ; BINDER, F. ; CASTAGNA, Paulo . Missa e Credo a Cinco Vozes. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, 2011. (Partitura Musical/Outro).

  • LOBO DE MESQUITA ; BINDER, F. . Ladainnha em Lá Menor (Museu da Música de Mariana, Projeto Acervo da Música Brasileira - Restauração e Difusão da Partituras). Mariana: Fundarq, 2003. (Partitura Musical/Outro).

  • ANÔNIMO ; BINDER, F. . Responsório de Santo Antônio de Pádua (Museu da Música de Mariana, Projeto Acervo da Música Brasileira - Restauração e Difusão da Partituras). Mariana (MG): Fundarq, 2003. (Partitura Musical/Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BINDER, F. ; HAZAN, M. C. . "Para a Glória da Arte Brasileira": Organização, e Disponibilização do Acervo do Conservatório Dramático Musical de São Paulo. 2010.

BINDER, F. . Higienização, Conservação Preventiva, Acondicionamento e Catalogação do Acervo da Seção de Música do Museu de História dos Salesianos no Brasil. 2010.

BINDER, F. . Prova Prática do Concusro Público da Orquestra Sinfônica e Coral Lírico de Minas Gerais. 2013. (Coordenação).

BINDER, F. . Prova Prática do Concurso Público para a Contratação de Música para a Orquestra Sinfônica da Paraíba. 2013. (Coordenação).

BINDER, F. . Ferramentas Em Linha Para Revisão Bibliográfica em Música. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BINDER, F. . Organologia dos Instrumentos de Metal. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BINDER, F. . Base de Dados e Bibliotecas Virtuais para a Investigação em Músicam. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BINDER, F. . Base de Dados e Bibliotecas virtuas para a Investigação em Música. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BINDER, F. ; CASTAGNA, Paulo . Bandas de Música da Bèlle Époque: caracterização do instrumentl a partir da Banda de São Benedito de São Luiz do Paraitinga. 2002. (Relatório de pesquisa).

BINDER, F. ; CASTAGNA, Paulo . Edição Crítica de Nove Manuscritos Musicais Luso-brasileiros dos Séculos XVIII e XIX. 1998. (Relatório de pesquisa).

BINDER, F. ; CASTAGNA, Paulo . Particularidades da Grafia Musical Luso-brasileira. 1997. (Relatório de pesquisa).

BINDER, F. ; CASTAGNA, Paulo . Teoria Musical Luso-brasileira (1530-1850). 1997. (Relatório de pesquisa).

NEUKOMM ; BINDER, F. . Marcha Triunfal (Edição de Obra Musical para oncerto). 2008 (Edição de obra musical para concerto).

ANÔNIMO ; BINDER, F. . Responsório de Santo Antonio de Pádua (Edição de Partitura Músical para Gravação de CD). 2003 (Edição de partitura músical para gravação de CD).

LOBO DE MESQUITA ; BINDER, F. . Ladainha de Nossa Senhora (Edição de Partitura Músical para Gravação de CD). 2003 (Edição de partitura músical para gravação de CD).

GOMES, A. S. ; BINDER, F. . Missa Concertada para a Noite de Natal (Edição de Partitura Músical para Gravação de CD). 2002 (Edição de partitura músical para gravação de CD).

GOMES, A. S. ; BINDER, F. . Salmo 110, Confitebor Tibi Domine (Edição de Partitura Músical para Gravação de CD). 1999 (Edição de partitura músical para gravação de CD).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional