Lídia Procópio de Oliveira

Possui graduação em Química (2016) pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência em Química de Produtos Naturais e Instrumentação analítica, atuando principalmente em análises de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de amostras complexas e substâncias isoladas de fontes naturais da Região Amazônica.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Química Bacharelado

2011 - 2016

Universidade Federal do Amazonas
Título: Estudo químico comparativo de geoprópolis e pólen de abelha sem ferrão amazônica
Orientador: Rita de Cássia Saraiva Nunomura

Formação complementar

2015 - 2015

Programa de treinamento do uso do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 16h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

2013 - 2015

Curso de língua estrangeira - Inglês (nível intermedirário). , Fundação de Apoio Institucional Muraki, MURAKI/AM, Brasil.

2014 - 2014

Filtrar água com banana? Polímeros, membranas e suas aplicações. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2014 - 2014

Metais em confronto com o ambiente: o caso da corrosão. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2014 - 2014

Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear: Fundamentos e Aplicações. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2014 - 2014

Perícia ambiental em recursos hídricos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2012 - 2012

A evolução da cromatograia líquida. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2012 - 2012

A técnica de extração por fluído supercrítico. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2012 - 2012

Introdução a espectrometria de massas: fundamentação e instrumentação. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2011 - 2011

Energia alternativa para a Amazônia. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

2011 - 2011

Caracterização de equilíbrios em solução aquosa: Titulação potenciométrica. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Química dos Produtos Naturais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Química Teórica.

Participação em eventos

Apresentação Pública de Relatório Final de Estágio Supervisionado.Integrante da Banca Avaliadora. 2017. (Outra).

Olimpíada Amazonense de Química. Fiscal de Sala para aplicação dos exames da Fase 2 da Olimpíada Amazonense de Química. 2015. (Olimpíada).

Olimpíada Amazonense de Química. Fiscal de Sala para aplicação dos exames da Fase 2 da Olimpíada Amazonense de Química. 2013. (Olimpíada).

Semana acadêmica de engenharia química 2012. 2012. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Emmanoel Vilaça Costa

BEZERRA, J. A.;COSTA, E. V.; NUNOMURA, R. C. S.. Estudo químico comparativo de geoprópolis e polén de abelha sem ferrão amazônica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Foi orientado por

Marcos Batista Machado

DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLOS DE ANÁLISE DE BIOMOLÉCULAS POR RMN; 2016; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Marcos Batista Machado;

Ary de Oliveira Cavalcante

Interações intermoleculares em misturas binárias; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Ary de Oliveira Cavalcante;

Rita de Cássia Saraiva Nunomura

Variabilidade química do pólen e geoprópolis de Melipona seminigra obtidos de diferentes municípios do Amazonas; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Química) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Rita de Cassia Saraiva Nunomura;

Rita de Cássia Saraiva Nunomura

Estudo químico da geoprópolis de Melipona seminigra Merriale Cockerell, 1919; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rita de Cassia Saraiva Nunomura;

Rita de Cássia Saraiva Nunomura

Caracterização química da geoprópolis de abelhas sem ferrão amazônicas; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rita de Cassia Saraiva Nunomura;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, L. P. ; NUNOMURA, R. C. S. . CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA GEOPRÓPOLIS DE ABELHAS SEM FERRÃO AMAZÔNICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

OLIVEIRA, L. P. . TÉCNICAS DE MANEJO E ORGANIZAÇÃO TAXÔNOMICA DA CARPOTECA INPA. 2010. (Estágio).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Estudo químico da geoprópolis de abelha Melipona seminigra Merriale Cockerell,1919, Descrição: As abelhas sem ferrão são insetos sociais bastante diversificados e que ocorrem em grande parte das regiões tropicais do planeta. Dentre a sua diversidade de espécies está a Melipona seminigra pertencente à família Apidae, da ordem dos Himenópteros, e no Brasil é comumente encontrada nas regiões norte e centro-oeste. Esta espécie de abelha, assim como as demais abelhas do gênero, produz um material chamado própolis a partir de resinas coletadas de plantas, e é utilizada como parte do revestimento interno de seus ninhos, bem como para mumificação de invasores, além de sua capacidade de reduzir a incidência de bactérias e fungos no ninho. Ela também mistura este própolis ao barro formando a geoprópolis, que é usada na entrada de suas colmeias de forma a evitar a entrada de invasores e para calafetação e delimitação dos ninhos. A própolis e geoprópolis são conhecidas por exercerem diversas atividades biológicas tais como antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. O perfil químico dos produtos apícolas da espécie Melipona seminigra, típica da região amazônica, tem sido amplamente estudo no Brasil e no mundo, entretanto, ainda há poucos estudos sobre a composição química da geoprópolis desta espécie. Portanto, o objetivo deste trabalho foi dar continuidade na caracterização química e da geoprópolis de Melipoina seminigra Merrilae Cockerell, 1919 e realizar ensaios de atividade antimicrobiana com a mesma.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lídia Procópio de Oliveira - Coordenador / Rita de Cássia Saraiva Nunomura - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Caracterização química da geoprópolis de abelhas sem ferrão amazônica, Descrição: As abelhas sem ferrão são insetos sociais de ocorrência em grande parte das regiões tropicais da Terra, ocupando praticamente toda a América Latina e África, o sudeste asiático e o norte da Austrália, porém, é nas Américas que grande parte da diversidade de espécies ocorre. No Brasil, as espécies Melipona seminigra e M. interrupta, são mais comumente encontradas nas regiões norte e centro-oeste. Estas abelhas produzem a própolis a partir de resinas coletadas de plantas, e é utilizada como parte do revestimento interno de seus ninhos, bem como para mumificação de invasores, além de sua capacidade de reduzir a incidência de bactérias e fungos no ninho. Elas também misturam este própolis ao barro formando a geoprópolis, que é usada na entrada de suas colmeias de forma a evitar a entrada de invasores e para calafetação e delimitação das colmeias. A própolis e geoprópolis são conhecidas pelo seu alto potencial anti-oxidante além de outras atividades biológicas, tais como anti-inflamatória e anti-bacteriana. O perfil químico destes produtos apícolas tem sido estudado em diversas regiões do Brasil, no entanto, ainda há poucos estudos sobre a composição química da geoprópolis de abelhas sem ferrão amazônicas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi estudar o perfil cromatográfico dos extratos da geoprópolis destas duas espécies de abelhas sem ferrão, bem como isolar substâncias e verificar a atividade biológica dos extratos e das substâncias isoladas, contribuindo então para o conhecimento da composição química da própolis das espécies Melipona interrupta e M. seminigra na Amazônia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lídia Procópio de Oliveira - Coordenador / Rita de Cássia Saraiva Nunomura - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Interações Intermoleculares em Misturas Binárias, Descrição: As interações intermoleculares em fases condensadas constituem um tema clássico ainda em debate na comunidade científica. O interesse nos estudos das interações intermoleculares se justifica em função da possibilidade de se descrever as propriedades macroscópicas importantes em função da estrutura molecular de um sistema. Nesse sentido, as misturas binárias de líquidos moleculares simples são um tema adequado para a devida avaliação destas interações e a validação de modelos teóricos que tencionam descrever adequadamente a estrutura e a dinâmica nesses ambientes complexos. Em misturas binárias de líquidos moleculares simples, o balanço delicado entre os vários tipos de interações intermoleculares fortes e fracas determina inúmeras propriedades macroscópicas importantes para o químico como os pontos de fusão e ebulição, condutividade, viscosidade, estrutura de curto alcance, constante dielétrica, etc. As interações intermoleculares são responsáveis também pelos desvios do comportamento ideal, os quais abrangem uma miríade de fenômenos estruturais e dinâmicos complexos como agregação local, segregação de domínios, heterogeneidades Uma maneira direta e de baixo custo para a caracterização das interações intermoleculares em fases condensadas consiste no estudo das formas das bandas presentes nos espectros vibracionais inter e intramoleculares. Nesse sentido, o presente trabalho buscou realizar o estudo sistemático das bandas vibracionais nos espectros de absorção no infravermelho médio com o objetivo de caracterizar desvios da idealidade em fases condensadas decorrentes das interações intermoleculares entre as espécies componentes de misturas binárias ao longo de toda a faixa de frações molares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lídia Procópio de Oliveira - Coordenador / Ary de Oliveira Cavalcante - Integrante.

Prêmios

2014

Menção Honrosa no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Universidade Federal do Amazônas.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI-3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista do projeto "Formação de Pessoal de Alto Nível em Biodiversidade e Biotecnologia para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia", vinculado ao Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados no âmbito da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - RH BIONORTE, desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas e Fundação Universidade do Amazonas (UFAM e FUA) - Edital: CARTA CONVITE N. 001/2013 - RH-BIONORTE. As atividades consistem no recebimento, manuseio, preparo e análise por RMN de amostras oriundas da flora amazônica, contendo classes de compostos orgânicos bioativos como flavonoides, alcaloides, entre outros.

2015 - 2016

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina de Química Geral Exp., Carga horária: 12

2015 - 2016

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado, Carga horária: 20

2014 - 2015

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2014

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2015 - 01/2016

    Estágios , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Química.

  • 09/2015 - 01/2016

    Outras atividades técnico-científicas , Campus Senador Arthur Vigílio Filho, Campus Senador Arthur Vigílio Filho.,Atividade realizada, Monitor da Disciplina de Química Geral Experimental.

  • 08/2014 - 07/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus Senador Arthur Vigílio Filho, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2013 - 07/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus Senador Arthur Vigílio Filho, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2012 - 07/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus Senador Arthur Vigílio Filho, .,Linhas de pesquisa