Girley Francisco Machado de Assis

Possui Graduação em Farmácia (2003) com habilitação em Análises Clínicas (2004), Mestrado (2006) e Doutorado (2011) pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) tendo como área de concentração Imunologia de Protozoários no Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (NUPEB/UFOP). Foi bolsista de pós-doutorado do Laboratório de doença de Chagas, UFOP, pelo Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES (PNPD/CAPES). Foi professor substituto no Departamento de Análises Clínicas, Escola de Farmácia, UFOP, ministrando a disciplina de Parasitologia Clínica (2010 - 2012). Atualmente sou Professor Adjunto do Departamento de Ciências Básicas da Vida da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, onde ministro a disciplina de Parasitologia Humana e Parasitologia Médica. Membro efetivo do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) na IES UFJF campus Governador Valadares. Nos últimos anos venho atuando nas áreas de epidemiologia, vigilância epidemiológica, vigilância entomológica, avaliação clínica e laboratorial de pacientes chagásicos, diagnóstico e controle de cura em doença de Chagas, desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico sorológico, inquéritos coprológicos e levantamento epidemiológicos relacionados às doenças infecto-parasitárias.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas

2006 - 2011

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Avaliação clínica e laboratorial dos pacientes chagásicos tratados com benzonidazol e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil.
Marta de Lana. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Doença de Chagas; Benzonidazol; Controle de cura; Tratamento; Evolução clínica.Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Ciências Biológicas

2004 - 2006

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Avaliação do Programa de Controle de Doença de Chagas no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil, oito anos após a implantação da vigilância epidemiológica,Ano de Obtenção: 2006
Marta de Lana.Bolsista do(a): Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil. Palavras-chave: Doença de Chagas; Inquérito Sorológico; Vigilância Epidemiológica.

Graduação em Farmácia e Bioquímica

1999 - 2003

Universidade Federal de Ouro Preto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2011 - 2013

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Seminário de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e formação multipro. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2015 - 2015

Empreendedorismo em Parasitologia. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2014 - 2014

Técnicas de apresentação. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2014 - 2014

Fidelidade Funcional. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2014 - 2014

Ética em pesquisa envolvendo seres humanos. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2014 - 2014

Normas, Benefícios e Regulamentos da UFJF. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2011 - 2011

Projeto Rondon - Operação Tuiuiú - Mato Grosso. (Carga horária: 160h). , Ministério da Defesa, MD, Brasil.

2009 - 2009

Workshop em Doença de Chagas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2009 - 2009

Workshop em Leishmanioses. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2009 - 2009

diagnóstico parasitológico, molecular e sorológico. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, SBMT, Brasil.

2008 - 2008

Métodos de pesquisa em Medicina Tropical. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, SBMT, Brasil.

2007 - 2007

Enfoques ecossistémicos en salud humana. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Salud Pública, INSP, México.

2006 - 2006

Morfometria Geométrica. (Carga horária: 30h). , Centro de Pesquisas René Rachou, CPQRR, Brasil.

2005 - 2005

Using PDAs for datas collection in surveys. (Carga horária: 40h). , Centers for Disease Control and Prevention, CDC, Estados Unidos.

2004 - 2004

Extensão universitária em Biologia dos Triatomíneos. (Carga horária: 160h). , Centro de Pesquisas René Rachou, CPQRR, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Leishmanioses. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, SBMT, Brasil.

2004 - 2004

Doença de Chagas: Como diagnosticar e conduzir?. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, SBMT, Brasil.

2003 - 2003

Manejo e condutas em Doença de Chagas. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, SBMT, Brasil.

2002 - 2002

Controle de Qualidade em Análises Clínicas. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2002 - 2002

Prático de Injeções. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Protozoologia de Parasitos/Especialidade: Protozoologia Parasitária Humana.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MACHADO-DE-ASSIS, G.F. ; Alessandri ALOF . II Feira de Saúde e entretenimento. 2016. .

MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; Alessandri ALOF . Feira de Saúde e Entretenimento. 2014. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

53° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical/. Vigilância entomológica da Doença de Chagas na SRS-GV. 2017. (Congresso).

II SPqBiAS - II Simpósio de Pesquisa em Biociências aplicadas à Saúde. 2016. (Simpósio).

Seminário de Pesquisa em Biociências Aplicadas à saúde. 2016. (Seminário).

VI Encontro de Pesquisa em Parasitologia: Educação e Pesquisa: Aplicações na sociedade.Vigilância entomológica da doença de Chagas no município de Governador Valadares, Vale do Rio Doce, Minas Gerais.. 2015. (Encontro).

XXX Reunião de Pesquisa aplicada em doença de Chagas e XVIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. 2014. (Congresso).

XIV Seminário de Extensão da UFOP - Encontro dos Saberes.Avaliação, assistência clínica e laboratorial de pacientes chagásicos tratados e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. 2013. (Seminário).

XXIX annual Meeting of the Brazilian society of Protozoology / XL Annual Meeting on Basic Reseach in Chagas disease. Activity of a sesquiterpene lactone in nanocapsules for treatment of the chronic chagas disease. 2013. (Congresso).

XXIX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Monitoramento de indivíduos chagásicos crônicos tratados com benzonidazol residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG. 2013. (Congresso).

XXIX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XVII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses. Detecção de anticorpos anti-Trypanosoma cruzi por ressonância de plásmons de superfície. 2013. (Congresso).

XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Avaliação da eficácia terapêutica em pacientes chagásicos tratados com benzonidazol residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, empregando parâmetros convencionais e não convencionais. 2011. (Congresso).

XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Relato de caso do uso de imuniquimioterapia em paciente com co-infecção Leishmania e Trypanosoma cruzi. 2011. (Congresso).

XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Avaliação da atividade terapêutica do benzonidazol em crianças, do Vale do Jequitinhonha, MG, e camundongos Swiss infectados com as mesmas cepas de T. cruzi. 2011. (Congresso).

XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Avaliação da ativiade terapêutica do benzonidazol em crianças, do Vale do Jequitinhonha, MG, e camundongos Swiss infectados com as mesmas cepas de T. cruzi. 2011. (Congresso).

XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas XV Reunião de Pesquisas aplicadas em Leishmanioses. Avaliação do Programa de Controle da Doença de Chagas em municípios mineiros após a implantação da vigilância epidemiológica. 2011. (Congresso).

XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas XV Reunião de Pesquisas aplicadas em Leishmanioses. Avaliação laboratorial e clínica de indivíduos chagásicos tratados com benzonidazol e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG.. 2011. (Congresso).

XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas XV Reunião de Pesquisas aplicadas em Leishmanioses. Avaliador da sessão de Pôster na temática de doença de Chagas. 2011. (Congresso).

XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas XV Reunião de Pesquisas aplicadas em Leishmanioses. Avaliação laboratorial e clínica de indivíduos chagásicos tratados com benzonidazol e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG.. 2011. (Congresso).

XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas XV Reunião de Pesquisas aplicadas em Leishmanioses. Co-infecção Leishmania e Trypanosoma cruzi: benefício da imunoquimioterapia no tratamento da leishmaniose cutânea - relato de caso. 2011. (Congresso).

XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas XV Reunião de Pesquisas aplicadas em Leishmanioses. Experiências utilizando a educação e a participação comunitária para controle da doença de Chagas. 2011. (Congresso).

I Encontro de Pesquisa em Parasitologia.Poster. 2010. (Encontro).

XXVI Reunião de Pesquisa aplicada em doença de Chagas. Avaliação sorológica, parasitológica e clínica de pacientes com doença de Chagas tratados com benzonidazol, há pelo menos 10 anos, residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG.. 2010. (Congresso).

XXVI Reunião de Pesquisa aplicada em doença de Chagas e XIV Reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses. 2010. (Congresso).

XVII Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Avaliação experimental da atividade terapêutica do benzonidazol em infecções agudas e crônicas causadas por Trypanosoma cruzi isolados de crianças chagásicas de Berilo e José Gonçalves de Minas, Vale do Jequitinhonha, MG. d. 2009. (Seminário).

XXV Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XIII Reunião de Pesquisa aplicada em Leishmaniose. Avaliação parasitológica e sorológica de pacientes chagásicos pertencentes ao município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, após tratamento etiológico. 2009. (Congresso).

XXV Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XIII Reunião de Pesquisa aplicada em Leishmaniose. Inquérito sorológico sobre doença de Chagas em escolares do município de açucena, Vale do Aço, Minas Gerais, Brasil.. 2009. (Congresso).

XXIV Reunião de Pesquisa aplicada em doença de Chagas e XII Reunião de Pesquisa aplicada em Leishmanioses. Forma cardíaca grave da doença de Chagas crônica com aneurisma ventricular de grandes dimensões em paciente de 13 anos de idade.. 2008. (Congresso).

XXIV Reunião de Pesquisa aplicada em doença de Chagas e XII Reunião de Pesquisa aplicada em Leishmanioses. Diagnóstico sorológico da doença de Chagas no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG.. 2008. (Congresso).

XXIV Reunião de Pesquisa aplicada em doença de Chagas e XII Reunião de Pesquisa aplicada em Leishmanioses. Correlação entre a genética, biologia e susceptibilidade ao benzonidazol de amostras de Trypanosoma cruzi isoladas de crianças chagásicas de dois municípios do Vale do Jequitinhonha, MG, pertencentes ao grupo T. cruzi II, subgrupo 2b.. 2008. (Congresso).

XXXV Annual Meeting on Basic Research in Chagas disease and XXIV Annual Meeting of thr Brazilian Society of Protozoology. Morphobiological characterization of Trypanosoma cruzi strains isolated from chagasic schoolchildren of Jequitinhonha Valley, MG, Brazil.. 2008. (Congresso).

XXIII Reunião anual da Sociedade Brasileira de Protozoologia e XXXIV Reunião sobre Pesquisa Básica em Doença de Chagas. Frequency of sinantropic triatomines in Berilo municipality, Jequitinhonha Valley, MG, Brazil, Aspects of the epidemiological surveillanve. 2007. (Congresso).

XXIII Reunião de Pesquisa aplicada em doença de Chagas e Leishmanioses. Avaliação do perfil de subclasses de imunoglobulinas de indivíduos portadores de doença de Chagas do município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, e sua correlação com formas clínicas. 2007. (Congresso).

XXXIV Annual meeting on basic research in Chagas disease and XXIII annual meeting of the Brazilian society of Protozoology. Frequency of sinantropic triatomines in Berilo municipality, Jequitinhonha Valley, MG, Brazil, Aspects of the epidemiological surveillanve. 2007. (Congresso).

XXII Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas e X Reunião de Pesquisas aplicadas em Leishmanioses. Doença de Chagas no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil.. 2006. (Congresso).

XXII Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas e X Reunião de Pesquisas aplicadas em Leishmanioses. Colônia intradomiciliar de T. pseudomaculata (Côrrea e Espínola, 1964) em Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil.. 2006. (Congresso).

XX Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas VIII Reunião de Pesquisas aplicadas em Leishmanioses. Inquérito sorológico em escolares dos municípios de Berilo e José Gonçalves de Minas, Vale do Jequitinhonha, MG, após a implantação da vigilância epidemiológica.. 2004. (Congresso).

Aspectos do diagnóstico laboratorial da doença de Chagas.XIX reunião anual de pesquisa aplicada em doença de Chagas e VII reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses. 2003. (Simpósio).

Congressista na área de Saúde Pública. VII congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais. 2003. (Congresso).

O risco atual de transmissão vetorial da doença de Chagas no Brasil.XIX reunião anual de pesquisa aplicada em doença de Chagas e VII reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses. 2003. (Simpósio).

VII Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais. Congressista na área de Saúde Pública. 2003. (Congresso).

X Seminário de Iniciação cientifica da Universidade Federal de Ouro Preto.Tentativas de síntese da 8-nitro-2H-1,4-benzotiazin-3-ona. 2002. (Seminário).

X seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto.Síntese e Atividade farmacológica de derivados da série 4-n-butil-2H-1,4-benzotiazin-3-ona. 2002. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcelo Antõniode Arruda

Lautner RQ; Régis WCB;MACHADO-DE-ASSIS, GIRLEY F. Estudo sobre a ocorrência da obesidade e hipertensão arterial em estudantes da escola púbica da região Leste do Estado de Minas Gerais. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFBIO GV) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nathália Werneck Cézar de Oliveira

DIOTAIUTI, L.; Caldeira RL;MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO. Avaliação da ação repelente de substâncias sintéticas em triatomíneos e a identificação de receptores quimiosensoriais responsáveis pela detecção de moléculas repelentes em Rhodnius prolixus. 2018 - Centro de Pesquisas René Rachou.

Aluno: Luciana Ramos Dias

MACHADO-DE-ASSIS, G.F.; Alves CL; Pessoa GCA; Andrade HM; PEREIRA, M. H.; Araujo RN. Caracterização da resposta antissaliva em camundongos expostos à picadas e identificação de um marcador de contato para Rhodnius prolixus (Hemiptera: Reduviidae). 2016. Tese (Doutorado em Parasitologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Isabel Silveira de Morais

MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO; Matos IM; Antunes MBMP. Estudo de Ecologia: proposta de metodologias alternativas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO GV) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Luana Angélica Sousa Viana

MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO; Ribeiro HJ; Lautner RQ. Infecções sexualmente transmissíveis: uma análise do nível de conhecimento dos alunos do ensino médio da EE Profa Maria Teixeira da Fonseca e uma proposta de capacitação de professores. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO GV) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Geralda Ramos Carmargo

MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO; Teixeira RDBL; Campos RBF. O ensino de Ecologia e a crise hídrica no alto Jequitinhonha, MG.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO GV) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Marcelo Antônio de Arruda

MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO; Lautner RQ. EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ESTUDO SOBRE OCORRÊNCIA DA OBESIDADE E HIPERTENSÃO EM ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO LESTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em PROFBIO GV) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Josiane Márcia de Castro

MACHADO-DE-ASSIS, G.F.. Território da Saúde: conhecimento, percepções e atitudes em relação à Leishmaniose visceral. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em GESTÃO INTEGRADA DO TERRITÓRIO) - Universidade Vale do Rio Doce.

Aluno: Tamires da Silva Montanhas

Silveira, AMS; Leite PM;MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO. Perfil de citocinas de indivíduos infectados pelo Schistosoma mansoni residentes em área endêmica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ana Luísa Junqueira Leite

Talvani A;MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco; Oliveira LA. Terapia de combinação com Enalapril e benznidazol durante a fase aguda da infecção experimental pelo Trypanosoma cruzi. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Ana Lia Mazzetti Silva

Silva, ALM;MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco; CALDAS, I. S.. Avaliação da terapia de combinação no tratamento da doença de Chagas experimental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Karina Rocha Dutra

Dutra, KR;MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco; SILVA, J. C. V. O.. Detecção de anticorpos contra antígenos da glândula salivar de Triatoma infestans e sua uitlização como biomarcador epidemiológico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade Federal de Ouro Preto.

MACHADO-DE-ASSIS, G.F.; Dolabella SS; Oliveira LGR. Concurso público de provas e títulos para professor da carreira de Magistério Superior - Parasitologia Básica e Clínica. 2016. Universidade Federal do Oeste da Bahia.

MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco; Guedes, PMM; Pires, HHR. PRORH PARA O PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO A - DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) ? CAMPUS GOVERNADOR VALADARES NO DEPARTAMENTO BÁSICO ? ÁREA DE SAÚDE NA ÁREA DO CONHECIMENTO BÁSICO PARASITOLOGIA HUMANA. 2015. Universidade Federal de Juiz de Fora.

MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco; Leite PM; Fontes, CO. PRORH PARA O PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR SUBSTITUTO - DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) ? CAMPUS GOVERNADOR VALADARES NO DEPARTAMENTO BÁSICO ? ÁREA DE SAÚDE NO CONJUNTO DE DISCIPLINAS PARASITOLOGIA HUMANA. 2014. Universidade Federal de Juiz de Fora.

MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco. Comissão Científica 55° Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 2019. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Silvia Ermelinda Barbosa

BARBOSA, Silvia Ermelinda. Avaliação do Programa de Controle de Doença de Chagas no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil, oito anos após a implantação da Vigilância Epidemiológica. 2006. Dissertação (Mestrado em Farmácia Bioquímica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Eliane Dias Gontijo

GONTIJO, Eliane Dias; LANA, M.. Avaliação clínica e laboratorial de pacientes chagásicos tratados e não tratados pertencentes ao município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

André Talvani

Lana M; Santos SME; Britto C F;CARNEIRO, C. M.; Neto, RMN;TALVANI, A.. Avaliaçao laboratorial e clínica de pacientes chagásicos tratados e não tratados residentes em Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

MARIANGELA CARNEIRO

LANA, Marta de;CARNEIRO, M.; COELHO, George Machado Lins. Avaliação do Programa de Controe da Doença de Chagas no municipio de Berilo, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Silvana Maria Elói Santos

ELOI-SANTOS, SMLANA, M; TORRES, RM. Avaliação laboratorial e clínica de pacientes chagásicos tratados com benzonidazol e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Cláudia Martins carneiro

CARNEIRO, C. M.ELOI-SANTOS, S. M.; NASCIMENTO NETO, R. M.; BRITTO, C.;LANA, M.. Avaliação clínica e laboratorial dos pacientes chagásicos tratados e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Cláudia Martins carneiro

CARNEIRO, C. M.LANA, M.. Avaliação clínica e laboratorial dos pacientes chagásicos tratados e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Márcia Cristina de Souza Pereira Miranda

EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A PREVENÇÃO DE DOENÇAS PARASITÁRIAS INTESTINAIS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em PROFBIO GV) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Talita Ramos Siqueira

Vigilância entomológica da doença de Chagas no Leste de Minas Gerais, Brasil; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Chimene Faustino Maia Campos

Vigilância entomológica da doença de Chagas na região Leste de Minas Gerais, Brasil; ; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Miriã Vieira dos Santos Ferreira

Prevalência e aspectos epidemiológicos de enteroparasitoses na comunidade ribeirinha de Ilha Brava, Governador Valadares, MG; ; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; Pro Reitoria de Extensão/UFJF; (Orientador);

Isabel Mendes Lima

Prevalência e aspectos epidemiológicos de enteroparasitoses na comunidade ribeirinha de Ilha Brava, Governador Valadares, MG; ; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; Pro Reitoria de Extensão/UFJF; (Orientador);

Bruna Charin Sarmento

GV sem parasitoses: Popularização do saber científico; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; Pro Reitoria de Extensão/UFJF; (Orientador);

Marcela Pereira Leão

Prevalência de parasitos intestinais e esquistossomose em escolares do município de Peçanha, Vale do Rio Doce, MG; ; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; Pro Reitoria de Extensão/UFJF; (Orientador);

Isabela Patrício de Souza Ervilha

Prevalência de parasitos intestinais e esquistossomose em escolares do município de Peçanha, Vale do Rio Doce, MG; ; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; Pro Reitoria de Extensão/UFJF; (Orientador);

Geraldo Magela da Silva Júnior

Prevalência de parasitos intestinais e esquistossomose em escolares do município de Peçanha, Vale do Rio Doce, MG; ; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Juiz de Fora; Pro Reitoria de Extensão/UFJF; (Orientador);

Daniela Rodrigues de Souza

Enteroparasitoses: o aluno como protagonista das ações de educação em saúde; 2017; Dissertação (Mestrado em PROFBIO GV) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Rafaela Oliveira Silva

ESTUDO CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DA DOENÇA DE CHAGAS NO MUNICÍPIO DE JOSENÓPOLIS, MG; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Patologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Adriana dos Santos

Avaliação do Programa de Controle da doença de Chagas com ênfase na vigilância epidemiológica, no município de Açucena, Vale do Aço, Minas Gerais, Brasil; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Coorientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Rejane Balmant Letro

Avaliação do controle da doença de Chagas no município de Antônio Dias, Vale do Aço, Minas Gerais, após a implantação da vigilância epidemiológica; ; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Coorientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Gabriella Martins Cunha de Oliveira

Avaliação da prevalência da esquistossomose mansoni no município de Itanhomi, Minas Gerais, no período de março de 2008 a junho de 2010; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Análises Clínicas) - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

André Alves Tavares

Vigilância entomológica da doença de Chagas na região Leste de Minas Gerais, Brasil; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Carlos Geraldo Campos de Mello

Monitoramento de indivíduos chagásicos tratados com benzonidazol residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia e Bioquímica) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Carlos Geraldo Campo de Mello

Monitoramento de indivíduos chagásicos crônicos tratados com benzonidazol residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Farmácia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

João Paulo Aguilar

Análise epidemiológica da doença de Chagas na zona rural do município de Chapada do Norte, Vale do Jequitinhonha, MG; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Presidente Antônio Carlos; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

André Alves Tavares

Vigilância entomológica da Doença de Chagas na região Leste de Minas Gerais, Brasil; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Farmácia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Iniciação Científica BIC/UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Nadson Zimmer Leão

Avaliação dos riscos de transmissão da doença de Chagas na área rural e urbana do município de Governador Valadares, Vale do Rio Doce, Minas Gerais; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Iniciação Científica BIC/UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Lorena Bertolin Maia

GV sem parasitoses: Popularização do saber científico; 2018; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Extensão/UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Yasmin Guerra Saib Abi Habib

Diagnóstico parasitológico de doenças parasitárias; 2018; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Graduação UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Lorena Bertolin Maia

Prevalência e aspectos epidemiológicos de enteroparasitoses na comunidade ribeirinha de Ilha Brava, Governador Valadares, MG; 2017; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Extensão/UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Isabel Mendes Lima

Prevalência e aspectos epidemiológicos de enteroparasitoses na comunidade ribeirinha de Ilha Brava, Governador Valadares, MG; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Extensão/UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Yasmin Guerra Saib Abi Habib

Prevalência e aspectos epidemiológicos de enteroparasitoses na comunidade ribeirinha de Ilha Brava, Governador Valadares, MG; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Miriã Vieira dos Santos Ferreira

Prevalência e aspectos epidemiológicos de enteroparasitoses na comunidade ribeirinha de Ilha Brava, Governador Valadares, MG; ; 2017; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Luísa Sardella Nunes

Monitoria em Parasitologia; 2017; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Graduação UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Gustavo Estevam da Silva Gomes

Monitoria de Parasitologia Humana e Parasitologia Médica; 2016; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Graduação UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Catharina Esposte Purgato

Treinamento Profissional em diagnóstico laboratorial de doenças parasitárias; 2016; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Graduação UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Renata Germini Silva

Diagnóstico sorológico e parasitológico de doenças parasitárias; ; 2015; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Graduação UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Caio Oliveira Sena

Monitoria de Parasitologia Humana e Parasitologia Médica; 2015; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Graduação UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Natália Moreira Teixeira

Monitoria de Parasitologia Humana; 2015; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Graduação UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Thaís da Silva Alves

Atenção preventiva e educativa em saúde para a pessoa com transtorno de desenvolvimento e seus familiares na APAE de Governador Valadares - Educação sanitária e doenças parasitárias; 2015; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Extensão/UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Thaís da Silva Alves

Monitoria de Parasitologia; 2014; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Graduação UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Stanley Bras Sperandio

Monitoria de Parasitologia Médica; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Graduação UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Samuel Ildefonso Misson de Campos

Monitoria de Parasitologia Médica; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Emanuel de Oliveira Thimóteo

Diagnóstico sorológico e parasitológico de doenças parasitárias; ; 2014; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Graduação UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Carolyne de Pinho Quintão

Atenção preventiva e educativa em saúde para a pessoa com transtorno de desenvolvimento e seus familiares na APAE de Governador Valadares - Educação sanitária e doenças parasitárias; 2013; Orientação de outra natureza; (Odontologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pro Reitoria de Extensão/UFJF; Orientador: Girley Francisco Machado de Assis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marta de Lana

Avaliação do programa de controle da doença de Chagas no muncípio de Berilo Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil, oto anos após a iplantação da vigilância epidemiológica; ; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Marta de Lana;

Marta de Lana

Avaliação clínica e laboratorial dos pacientes chagásicos tratados e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil; ; 2011; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marta de Lana;

Marta de Lana

2012; Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Marta de Lana;

Marta de Lana

Avaliação, assistência clínica e laboratorial de pacientes chagásicos tratados e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais; 2012; Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Marta de Lana;

Rosália Morais Torres

Avaliação clínica e laboratorial dos pacientes chagásicos tratados e não tratados do município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil; ; 2011; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Coorientador: Rosália Morais Torres;

Lileia Gonçalves Diotaiuti

Avaliação do Programa de Controle de Doença de Chagas no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil, oito anos após a implantação da Vigilância Epidemiológica; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Orientador: Lileia Gonçalves Diotaiuti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SGUASSERO, YANINA ROBERTS, KAREN N HARVEY, GUILLERMINA B COMANDÉ, DANIEL CIAPPONI, AGUSTÍN CUESTA, CRISTINA B DANESI, EMMARÍA AGUIAR, CAMILA ANDRADE, ANA L CASTRO, ANA MDE LANA, Marta de ESCRIBÀ, JOSEP M FABBRO, DIANA L FERNANDES, CLOÉ D MEIRA, WENDELL SF FLORES-CHÁVEZ, MARÍA HASSLOCHER-MORENO, ALEJANDRO M JACKSON, YVES LACUNZA, CARLOS D MACHADO-DE-ASSIS, GIRLEY F MALDONADO, MARISEL MONJE-RUMI, MARÍA M MOLINA, ISRAEL MARTÍN, CATALINA MUÑOZ-SAN MURCIA, LAURA , et al. CASTRO, CLEUDSON NERY DE SILVEIRA, CELESTE AN NEGRETTE, OLGA SÁNCHEZ SEGOVIA, MANUEL SOLARI, ALDO STEINDEL, MÁRIO STREIGER, MIRTHA L BILBAO, NINFA VERA DE ZULANTAY, INÉS SOSA-ESTANI, SERGIO ; Course of serological tests in treated subjects with chronic Trypanosoma cruzi infection: a systematic review and meta-analysis of individual participant data. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFECTIOUS DISEASES , v. 73, p. 93-101, 2018.

  • LUZ, JOÃO G.G. ; SOUTO, DÊNIO E.P. ; MACHADO-ASSIS, GIRLEY F. ; DE LANA, MARTA ; LUZ, RITA C.S. ; MARTINS-FILHO, OLINDO A. ; DAMOS, FLÁVIO S. ; MARTINS, HELEN R. . Applicability of a novel immunoassay based on surface plasmon resonance for the diagnosis of Chagas disease. Clinica Chimica Acta (Print) , v. 454, p. 39-45, 2016.

  • LUZ, JOÃO G.G. ; SOUTO, DÊNIO E.P. ; MACHADO-ASSIS, GIRLEY F. ; DE LANA, MARTA ; KUBOTA, LAURO T. ; LUZ, RITA C.S. ; DAMOS, FLÁVIO S. ; MARTINS, HELEN R. . Development and Evaluation of a SPR-based Immunosensor for Detection of Anti-Trypanosoma cruzi Antibodies in Human Serum. Sensors and Actuators. B, Chemical , v. 212, p. 287-296, 2015.

  • OLIVEIRA-SILVA, JAQUELLINE CARLA VALAMIEL DE ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; OLIVEIRA, MAYKON TAVARES ; PAIVA, NÍVIA CAROLINA NOGUIEIRA ; ARAÚJO, MÁRCIO SOBREIRA SILVA ; CARNEIRO, CLÁUDIA MARTINS ; MARTINS-FILHO, OLINDO ASSIS ; MARTINS, HELEN RODRIGUES ; LANA, Marta de . Experimental benznidazole treatment of Trypanosoma cruzi II strains isolated from children of the Jequitinhonha Valley, Minas Gerais, Brazil, with Chagas disease. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 110, p. 86-94, 2015.

  • DE OLIVEIRA, MAYKON TAVARES ; MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO ; OLIVEIRA E SILVA, JAQUELLINE CARLA VALAMIEL ; MACHADO, EVANDRO MARQUES MENEZES ; DA SILVA, GLENDA NICIOLI ; VELOSO, VANJA MARIA ; MACEDO, ANDREA MARA ; MARTINS, HELEN RODRIGUES ; DE LANA, MARTA . Trypanosoma cruzi Discret Typing Units (TcII and TcVI) in samples of patients from two municipalities of the Jequitinhonha Valley, MG, Brazil, using two molecular typing strategies. Parasites & Vectors , v. 8, p. 568-579, 2015.

  • 2014 SANTOS, ADRIANA DOS ; LETRO, REJANE BALMANT ; LEMOS DO BEM, VITOR ANTÔNIO ; AZEREDO, BERNARDINO VAZ DE MELO ; COELHO, George Luiz Lins Machado ; DIOTAIUTI, LILÉIA ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; LANA, Marta de . Evaluation of the Chagas Disease Control Program in Açucena Municipality, Rio Doce Valley, State of Minas Gerais, Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 47, p. 186-192, 2014.

  • ALESSIO, GLAUCIA DINIZ ; CÔRTES, DENISE FONSECA ; DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO MACHADO ; JÚNIOR, POLICARPO ADEMAR SALES ; FERRO, ELOISA AMÁLIA VIEIRA ; ANTONELLI, LIS RIBEIRO DO VALLE ; TEIXEIRA-CARVALHO, ANDRÉA ; MARTINS-FILHO, OLINDO ASSIS ; DE LANA, MARTA . Innovations in diagnosis and post-therapeutic monitoring of Chagas disease: Simultaneous flow cytometric detection of IgG1 antibodies anti-live amastigote, anti-live trypomastigote, and anti-fixed epimastigote forms of Trypanosoma cruzi. Journal of Immunological Methods (Print) , v. 1759, p. 1-13, 2014.

  • 2013 SILVA, J. C. V. O. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; OLIVEIRA, M. T. ; VALADARES, H. M. S. ; Valle, IF ; Paiva NCN ; MARTINS, H. R. ; LANA, Marta de . Molecular and biological characterization of Trypanosoma cruzi strains isolated from children from Jequitinhonha Valley, State of Minas Gerais, Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 46, p. 433-440, 2013.

  • 2013 MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; ALESSIO, G. D. ; Montoya ; DIAS, João Carlos Pinto ; COURA, J. R. ; COELHO, George Luiz Lins Machado ; ALBAJAR-VINAS, P. ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . A serological, parasitological and clinical evaluation of untreated Chagas disease patients and those treated with benznidazole before and thirteen years after intervention. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 108, p. 873-880, 2013.

  • 2012 SANTOS, L. S. ; TORRES, R. M. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; BAHIA, Maria Terezinha ; MARTINS, H. R. ; Teixeira-Carvalho, A ; Coelho-dos-Reis, JGA ; Albajar-Vinãs, P ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; LANA, Marta de . In-house ELISA method to analyze anti-Trypanosoma cruzi IgG reactivity for differential diagnosis and evaluation of Chagas disease morbidity. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 45, p. 35-44, 2012.

  • 2012 MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; SILVA, A. R. ; BEM, V. A. L. ; BAHIA, Maria Terezinha ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; DIAS, João Carlos Pinto ; ALBAJAR-VINAS, P. ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Posttherapeutic Cure Criteria in Chagas' Disease: Conventional Serology followed by Supplementary Serological, Parasitological, and Molecular Tests. Clinical and Vaccine Immunology , v. 19, p. 1283-1291, 2012.

  • 2009 LANA, Marta de ; LOPES, L. A. ; MARTINS, H. R. ; BAHIA, Maria Terezinha ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; Wendling ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; Montoya ; DIAS, João Carlos Pinto ; VI, Pedro Albajar ; COURA, J. R. . Clinical and laboratory status of patients with chronic Chagas disease living in a vector-controlled area in Minas Gerais, Brazil, before and nine years after aetiological treatment. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 104, p. 1139-1147, 2009.

  • 2009 MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; AZEREDO, B. V. M. ; Gorla ; DIOTAIUTI, L. ; LANA, Marta de . Entomological surveillance of Chagas disease in Berilo municipality, Jequitinhonha Valley, State of Minas Gerais, Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 42, p. 615-621, 2009.

  • 2007 Assis, GFM ; AZEREDO, B. V. M. ; FUENTE, A. L. C. L. ; DIOTAIUTI, L. ; LANA, Marta de . Domiciliation of Triatoma pseudomaculata (Corrêa e Espínola 1964) in the Jequitinhonha Valley, State of Minas Gerais. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 40, p. 391-396, 2007.

  • 2006 BORGES, Jaíla Dias ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; GOMES, Lizziani Vasconcelos ; DIAS, João Carlos Pinto ; PINTO, Ildikô D de Miranda ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; VI, Pedro Albajar ; BAHIA, Maria Terezinha ; COELHO, George Luiz Lins Machado ; LANA, Marta de . Seroprevalence of Chagas disease in schoolchildren from two municipalities of Jequitinhonha Valley, Minas Gerais, Brazil; six years following the onset of epidemiological surveillance. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (Impresso) , v. 48, p. 81-86, 2006.

  • SILVA, J. C. V. O. ; OLIVEIRA, M. T. ; Mello, CGC ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; MARTINS, H. R. ; VALADARES, H. M. S. ; MACEDO, A. M. ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Avaliação laboratorial e clínica de crianças com doença de Chagas, residentes no Vale do Jequitinhonha, MG, 54 meses após tratamento com benzonidazol. In: XXVI Reunião de Pesquisa aplicada em doença de Chagas e XIV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2010, Uberaba. XXVI Reunião de Pesquisa aplicada em doença de Chagas e XIV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2010.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; BRAGA, E. M. ; DIOTAIUTI, L. ; GONTIJO, N. F. ; LANA, Marta de ; PEREIRA, M. H. . Subclasses de IgG anti-antígenos salivares de triatominos para estimacion de contacto humano-vector: Resultados preliminares de un estudio realizado en el municipio de Berilo, Minas Gerais, Brasil.. In: Taller del Cono Sur "Actualizacion de la tripanosomiasis americana", 2007, Assunción. Taller del Cono Sur "Actualizacion de la tripanosomiasis americana", 2007.

  • Ramos MCA ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; Moreira MR . Análise dos resultados de exames parasitológicos realizados em laboratórios de Governador Valadares. In: 45° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2018, Rio de Janeiro. 45° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2018.

  • Garcia, JD ; Martucci L ; Gomides TAR ; Figueiredo, AB ; Lima MR ; Souza, MLM ; MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO ; Afonso, LCC ; Silveira, AMS ; Leite PM . Relação entre a expressão de ectonucleotidases em ovos de Schistosoma mansoni com o desenvolvimento de fibrose hepática e o perfil de citocinas em indivíduos residentes em área de baixa endemicidade. In: XX Congresso Brasileiro de Infectologia, 2017, Rio de Janeiro. XX Congresso Brasileiro de Infectologia, 2017.

  • Gomides TAR ; Garcia, JD ; Martucci L ; Figueiredo, AB ; Lima MR ; Silveira, AMS ; Fraga, LAO ; Souza, M ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. ; Afonso, LCC ; Leite PM . Relationship between the expression of ectonucleotidases in Schistosoma mansoni eggs and the development of hepatic fibrosis in infected individuals living in an area of low endemicity. In: VII Meeting of the Brazilian Purine Club, 2017, Rio de Janeiro. VII Meeting of the Brazilian Purine Club, 2017.

  • Ramos MCA ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. ; Moreira MR . Prevalência de parasitoses intestinais no municípiode Governador Valadares, MG. In: 43° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2016, São Paulo. 43° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, 2016.

  • Martucci L ; Gomides TAR ; Garcia, JD ; Figueiredo, AB ; Lima MR ; Borja-Cabrera GP ; Souza, M ; Fraga, LAO ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. ; Silveira, AMS ; Afonso, LCC ; Leite PM . Quantificação de ectonucleotidases em ovos de Schistosoma mansoni e sua correlação com a carga parasitária e a fibrose hepática em indivíduos residentes em área endêmica para esquistossomose. In: 14 Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica: Meio ambiente e território e III Seminário Internacional ligações migratórias contemporâneas: Brasil, Estados Unidos e Europa, 2016, Governador Valadares. 14 Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica: Meio ambiente e território e III Seminário Internacional ligações migratórias contemporâneas: Brasil, Estados Unidos e Europa, 2016.

  • Garcia, JD ; Martucci L ; Gomides TAR ; Lima MR ; Borja-Cabrera GP ; Souza, M ; Fraga, LAO ; Silveira, AMS ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. ; Leite PM . Prevalência da Esquistossomose na área rural do município de Governador Valadares/MG, Brasil: Perfil clínico e sociodemográfico dos indivíduos infectados pelo Schistosoma mansoni. In: 14 Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica: Meio ambiente e território e III Seminário Internacional ligações migratórias contemporâneas: Brasil, Estados Unidos e Europa, 2016, Governador Valadares. 14 Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica: Meio ambiente e território e III Seminário Internacional ligações migratórias contemporâneas: Brasil, Estados Unidos e Europa, 2016.

  • Martucci L ; Garcia, JD ; Gomides TAR ; Figueiredo, AB ; Lima MR ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. ; Souza, MLM ; Borja-Cabrera GP ; Afonso, LCC . Correlação entre a atividade e expressão de ecto-nucleotidases presentes em ovos de Schistosoma mansoni, obtidos de indivíduos residentes em área endêmica, com a presença de fibrose.. In: I Seminário de Iniciação Científica da UFJF campus Governador Valadares, 2016, Governador Valadares. I Seminário de Iniciação Científica da UFJF campus Governador Valadares, 2016.

  • Martucci L ; Garcia, JD ; Gomides TAR ; Figueiredo, AB ; Lima MR ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. ; Souza, MLM ; Borja-Cabrera GP ; Afonso, LCC . Correlação entre a atividade e expressão de ecto-nucleotidases presentes em ovos de Schistosoma mansoni, obtidos de indivíduos residentes em área endêmica, com a presença de fibrose.. In: I Seminário de Iniciação Científica da UFJF campus Governador Valadares, 2016, Governador Valadares. I Seminário de Iniciação Científica da UFJF campus Governador Valadares, 2016.

  • Leão, NZ ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. . Avaliação dos riscos de transmissão da doença de Chagas na área rural e urbana do município de Governador Valadares, Vale do Rio Doce, MG. In: 22° Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2016, Governador Valadares. 22° Seminário de Iniciação Científica da UFJF, 2016.

  • Ramos MCA ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. ; Moreira MR . Prevalência de parasitoses intestinais no município de Governador Valadares, MG. In: 22° Seminário de Iniciação Científica, 2016, Governador Valadares. 22° Seminário de Iniciação Científica, 2016.

  • Martucci L ; Gomides TAR ; Lima MR ; Borja-Cabrera GP ; Silveira, AMS ; Fraga, LAO ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. ; Leite PM . Prevalência de enteroparasitoses na área rural do município de Governador Valadares, Minas Gerias, Brasil: Um estudo piloto.. In: 13 Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIVALE, 2015, Governador Valadares. 13 Simpósio de Pesquisa e Iniciação Científica da UNIVALE, 2015.

  • ALESSIO, GLAUCIA DINIZ ; CÔRTES, DENISE FONSECA ; JÚNIOR, POLICARPO ADEMAR SALES ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; FERRO, ELOISA AMÁLIA VIEIRA ; ANTONELLI, LIS RIBEIRO DO VALLE ; Teixeira-Carvalho, A ; MARTINS-FILHO, OLINDO ASSIS ; DE LANA, MARTA . Innovations in diagnosis and post therapeutic monitoring of Chagas disease: simultaneous flow-cytometric detection of IgG1 anti-evolutive forms of Trypanosoma cruzi. In: I International Symposium on Biological Sciences NUPEB/UFOP, 2014, Ouro Preto. Innovations in diagnosis and post therapeutic monitoring of Chagas disease: simultaneous flow-cytometric detection of IgG1 anti-evolutive forms of Trypanosoma cruzi, 2014. p. 19-19.

  • ALESSIO, GLAUCIA DINIZ ; CÔRTES, DENISE FONSECA ; JÚNIOR, POLICARPO ADEMAR SALES ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; FERRO, ELOISA AMÁLIA VIEIRA ; ANTONELLI, LIS RIBEIRO DO VALLE ; Teixeira-Carvalho, A ; MARTINS-FILHO, OLINDO ASSIS ; DE LANA, MARTA . Inovações no diagnóstico e na monitoração pós-terapêutica da doença de Chagas: detecção simultânea por meio da citometria de fluxo de anticorpos IgG1 anti-formas evolutivas do Trypanosoma cruzi. In: XXX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas e XVIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2014, Uberaba. Inovações no diagnóstico e na monitoração pós-terapêutica da doença de Chagas: detecção simultânea por meio da citometria de fluxo de anticorpos IgG1 anti-formas evolutivas do Trypanosoma cruzi, 2014.

  • ALESSIO, GLAUCIA DINIZ ; CÔRTES, DENISE FONSECA ; JÚNIOR, POLICARPO ADEMAR SALES ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; Teixeira-Carvalho, A ; MARTINS-FILHO, OLINDO ASSIS ; DE LANA, MARTA . Inovações no diagnóstico da doença de Chagas: detecção simultânea por meio da citometria de fluxo de anticorpos IgG1 anti-formas amastigota,tripomastigota e epimastigota do T. cruzi. In: Encontro de Pesquisa em Parasitologia, 2014, Belo Horizonte. Inovações no diagnóstico da doença de Chagas: detecção simultânea por meio da citometria de fluxo de anticorpos IgG1 anti-formas amastigota,tripomastigota e epimastigota do T. cruzi, 2014.

  • Luz JGG ; Souto DEP ; Carmo MVG ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; LANA, Marta de ; MARTINS-FILHO, OLINDO ASSIS ; Souza RCM ; Damos FS ; MARTINS, HELEN R. . Avaliação de desempenho do SPRCruzi - um imunoensaio fundamentado em ressonância de plásmons de superfície para o diagnóstico rápido de infecções pelo T. cruzi. In: XXX Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas e XVIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2014, Uberaba. Avaliação de desempenho do SPRCruzi - um imunoensaio fundamentado em ressonância de plásmons de superfície para o diagnóstico rápido de infecções pelo T. cruzi, 2014.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; SILVA, A. R. ; BEM, V. A. L. ; BAHIA, Maria Terezinha ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; DIAS, João Carlos Pinto ; ALBAJAR-VINAS, P. ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Post-therapeutic cure criteria in Chagas disease: conventional serology screening followed by PCR and supplementary serological tests. In: XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012, Rio de Janeiro. XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012.

  • OLIVEIRA, M. T. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; SILVA, J. C. V. O. ; VELOSO, V. M. ; MARTINS, H. R. ; LANA, Marta de . Genotyping of trypanosoma cruzi samples isolated from chagasic patients from two municipalities iin the Jequitinhonha Valley, MG, Brazil.. In: XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012, Rio de Janeiro. XVIII International Congress for Tropical Medicine and Malaria and XLVIII Congress of the Brazilian Society of Tropical Medicine, 2012.

  • Almeida, TC ; LANA, Marta de ; OLIVEIRA, M. T. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; SILVA, J. C. V. O. ; ALESSIO, G. D. ; VELOSO, V. M. ; MARTINS, H. R. . Variabilidade genética do Trypanosoma cruzi de pacientes chagásicos residentes no Vale do Jequitinhonha, MG.. In: XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2012, Ouro Preto. XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2012.

  • Mello, CGC ; ALESSIO, G. D. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; LANA, Marta de . Avaliação laboratorial de indivíduos chagásicos tratados com benzonidazol residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil, com metodologias clássicas e alternativas. MG.. In: XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2012, Ouro Preto. XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.

  • Moreria FG ; Rodrigues AS ; Meirelles GR ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; Mayrink W ; COELHO, George Luiz Lins Machado ; Marinho CC . Relato de caso de uso de imuniquimioterapia em paciente com co-infecção Leishmania e Trypanosoma cruzi. In: XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2011, Natal - RN. XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2011.

  • OLIVEIRA, M. T. ; SILVA, J. C. V. O. ; Mello, CGC ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; MARTINS, H. R. ; VALADARES, H. M. S. ; MACEDO, A. M. ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Avaliação da atividade terapêutica do benzonidazol em crianças do Vale do Jequitinhonha, MG, e camundongos Swiss infectados com as mesmas cepa de T. cruzi. In: XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2011, Natal - RN. XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2011.

  • OLIVEIRA, M. T. ; SILVA, J. C. V. O. ; Mello, CGC ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; Santos DB ; MARTINS, H. R. ; VALADARES, H. M. S. ; MACEDO, A. M. ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Avaliação da eficácia terapêutica do benzonidazol em crianças com doença de Chagas residentes no Vale do Jequitinhonha, MG, 54 meses após tratamento. In: XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2011, Natal - RN. XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2011.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; BEM, V. A. L. ; ALESSIO, G. D. ; ROTONDO, A. ; BAHIA, Maria Terezinha ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; DIAS, João Carlos Pinto ; VI, Pedro Albajar ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Avaliação da eficácia terapêutica em pacientes chagásicos tratados com benzonidazol residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, empregando parâmetros convencionais e não convencional. In: XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2011, Natal - RN. XLVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2011.

  • Santos ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; BEM, V. A. L. ; AZEREDO, B. V. M. ; DIOTAIUTI, L. ; LANA, Marta de . Avaliação do Programa de Controle de doença de Chagas (PCDCh) no município de Açucena, Vale do Aço, Minas Gerais. In: XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011, Uberaba. XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011.

  • OLIVEIRA, M. T. ; SILVA, J. C. V. O. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; ALESSIO, G. D. ; Mello, CGC ; VELOSO, V. M. ; TORRES, R. M. ; MARTINS, H. R. ; LANA, Marta de . Genotipagem de Trypanosoma cruzi isolados de pacientes chagásicos do Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil.. In: XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011, Uberaba. XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011.

  • Letro, RB ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; BEM, V. A. L. ; AZEREDO, B. V. M. ; DIOTAIUTI, L. ; LANA, Marta de . Avaliaçãqo do Programa de Controle de doença de Chagas (PCDCh) no município de Antônio Dias, Vale do Aço, Minas Gerais, após a implantação da vigilância epidemiológica D. In: XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011, Uberaba. XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011.

  • Pinto, FNCS ; ROTONDO, A. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; Nascimento, M ; Amaral, MJ ; Coelho, BSP ; LANA, Marta de ; TORRES, R. M. . Análise da qualidade de vida dos pacientes portadores de cardiopatia chagásica crônica residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.. In: XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011, Uberaba. XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011.

  • ROTONDO, A. ; Amaral, MJ ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; SOARES, E. ; Coelho, FN ; Nascimento, M ; Albajar-Vinãs, P ; LANA, Marta de ; TORRES, R. M. . Alta prevalência de aneurisma do ventrículo esquerdo em portadores de doença de Chagas no município de Berilo, MG.. In: XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011, Uberaba. XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011.

  • SILVA, J. C. V. O. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; OLIVEIRA, M. T. ; Almeida, TC ; VALADARES, H. M. S. ; Valle, IF ; MACEDO, A. M. ; MARTINS, H. R. ; LANA, Marta de . Caracterização molecular e biológica de cepas de T. cruzi isoladas de crianças, possivelmente infectadas por transmissão congênita, residentes no Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil.. In: XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011, Uberaba. XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; ALESSIO, G. D. ; Mello, CGC ; BEM, V. A. L. ; ROTONDO, A. ; Albajar-Vinãs, P ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Avaliação laboratorial e clínica de indivíduos chagásicos tratados com benzonidazol e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG.. In: XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011, Uberaba. XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011.

  • Mello, CGC ; ALESSIO, G. D. ; ROTONDO, A. ; TORRES, R. M. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; LANA, Marta de . Avaliação laboratorial e clínica de indivíduos chagásicos tratados e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG.. In: XIX Seminário de Iniciação Científica, 2011, Ouro Preto. XIX Seminário de Iniciação Científica, 2011.

  • Coelho, FN ; ROTONDO, A. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; Nascimento, M ; AMARAL, M. J. C. S. ; Coelho, BSP ; LANA, Marta de ; TORRES, R. M. . Análise da qualidade de vida dos pacientes portadores de cardiopatia chagásica crônica residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.. In: XXVII Reunião de Pesquisa aplicada em doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses, 2011, Uberaba. XXVII Reunião de Pesquisa aplicada em doença de Chagas e XV Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmanioses.

  • Almeida, TC ; SILVA, J. C. V. O. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; OLIVEIRA, M. T. ; VALADARES, H. M. S. ; Valle, IF ; MACEDO, A. M. ; MARTINS, H. R. ; LANA, Marta de . Caracterzação molecular e biológica de cepas de T. cruzi isoladas de crianças, possivelmente infectadas por transmissão congênita, residentes no Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil.. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2011, Ouro Preto. XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2011.

  • Fioratto, FO ; Almeida, TC ; Maia, EF ; ALESSIO, G. D. ; OLIVEIRA, M. T. ; SILVA, J. C. V. O. ; BEM, V. A. L. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; Mello, CGC ; LANA, Marta de . Avaliação, Assistência clínica e laboratorial de pacientes chagásicos tratados e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2011, Ouro Preto. XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2011.

  • Souza RCM ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; Neme MM ; LANA, Marta de ; DIOTAIUTI, L. . Análise sorológica e molecular de cães quanto à infecção por Trypanosoma cruzi. In: 26a Reunião de pesquisa aplicada em doença de Chagas e 14a reunião de pesquisa aplicasa em Leishmanioses, 2010, Uberaba. 26a Reunião de pesquisa aplicada em doença de Chagas e 14a reunião de pesquisa aplicasa em Leishmanioses, 2010.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; ALESSIO, G. D. ; BEM, V. A. L. ; OLIVEIRA, M. T. ; Mello, CGC ; ROTONDO, A. ; BAHIA, Maria Terezinha ; DIAS, João Carlos Pinto ; VI, Pedro Albajar ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Avaliação sorológica, parasitológica e clínica de pacientes com doença de Chagas tratados com bezonidazol, há pelo menos 10 anos, residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG.. In: 26a Reunião de pesquisa aplicada em doença de Chagas e 14a Reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses, 2010, Uberaba. 26a Reunião de pesquisa aplicada em doença de Chagas e 14a Reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses, 2010.

  • ALESSIO, G. D. ; Mello, CGC ; BEM, V. A. L. ; Albajar-Vinãs, P ; TORRES, R. M. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; LANA, Marta de . Avaliação clínica e laboratorial de pacientes tratados etiologicamente residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil.. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, 2010, Ouro Preto. XVIII Seminário de Iniciação Científica, 2010.

  • Mello, CGC ; ALESSIO, G. D. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; LANA, Marta de . Avaliação parasitológica pelas técnicas de hemocultura e PCR de pacientes chagásicos crônicos tratados e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG.. In: XVIII Seminário de Iniciação Científica, 2010, Ouro Preto. XVIII Seminário de Iniciação Científica, 2010.

  • Oliveira PL ; Vieira PMA ; BEM, V. A. L. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; Carneiro CM ; LANA, Marta de ; REIS, A. B. ; Machado EMM . Influência da reinfecção experimental por clones do Trypanosoma cruzi na progressão da infecção em camundongos: avaliação parasitológica. In: 26a Reunião de pesquisa aplicada em doença de Chagas e 14a Reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses, 2010, Uberaba. 26a Reunião de pesquisa aplicada em doença de Chagas e 14a Reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses, 2010.

  • SILVA, J. C. V. O. ; OLIVEIRA, M. T. ; Mello, CGC ; COUTO, A. C. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; MARTINS, H. R. ; BAHIA, Maria Terezinha ; VALADARES, H. M. S. ; MACEDO, A. M. ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Caracterização molecular e biológica de cepas de Trypanosoma cruzi isoladas de crianças e de suas mães residentes em uma área de controle vetorial do Vale do Jequitinhonha, MG.. In: XXV Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas e XIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose, 2009, Uberaba. XXV Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas e XIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose, 2009.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; BEM, V. A. L. ; ALESSIO, G. D. ; OLIVEIRA, M. T. ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Avaliação parasitológica e sorológica de pacientes chagásicos pertencentes ao município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, após tratamento etiológico. In: XXV Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas e XIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose, 2009, Uberaba. XXV Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas e XIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose, 2009.

  • Santos ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; BEM, V. A. L. ; LANA, Marta de . Inquérito sorológico sobre doença de Chagas em escolares do município de Açucena, Vale do Aço, Minas Gerais, Brasil.. In: XXV Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas e XIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose, 2009, Uberaba. XXV Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas e XIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose, 2009.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; ALESSIO, G. D. ; BEM, V. A. L. ; LANA, Marta de . Avaliação parasitológica dos pacientes chagásicos tratados e não tratados di município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, pela técnica de hemocultura.. In: XXV Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas e XIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose, 2009, Uberaba. XXV Reunião de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas e XIII Reunião de Pesquisa Aplicada em Leishmaniose, 2009.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; BEM, V. A. L. ; ALESSIO, G. D. ; OLIVEIRA, M. T. ; MARTINS, H. R. ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Avaliação da eficácia terapêutica em pacientes chagásicos tratados etiologicamente pertencentes ao município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG.. In: XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009, Foz do Iguaçu. XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009.

  • SILVA, J. C. V. O. ; Mello, CGC ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; MARTINS, H. R. ; BAHIA, Maria Terezinha ; LANA, Marta de . Avaliação Experimental da atividade terapêutica do benzonidazol em infecções agudas e crônicas causadas por Trypanosoma cruzi isolados de crianças de Berilo e José Gonçalves de Minas, Vale do Jequitinhonha. In: XVII Seminário de Iniciação Cientifica, 2009, Ouro Preto. XVII Seminário de Iniciação Cientifica, 2009.

  • MARTINS, H. R. ; LANA, Marta de ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; Toledo MJO . Caracterização de isolados do Trypanosoma cruzi provenientes do Vale do Jequitinhonha, MG e do Paraná por meio de análise de sequencias de múltiplos genes.. In: XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009. XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; BEM, V. A. L. ; ALESSIO, G. D. ; OLIVEIRA, M. T. ; MARTINS, H. R. ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Avaliação da eficácia terapêutica em pacientes chagásicos tratados etiologicamente pertencentes ao município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG.. In: XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009, Foz do Iguaçu. XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009.

  • TORRES, R. M. ; AMARAL, M. J. C. S. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; SALGADO, R. ; SOARES, E. ; ROTONDO, A. ; VI, Pedro Albajar ; LANA, Marta de . Forma cardíaca grave da doença de Chagas crônicas com aneurisma ventricular de grandes dimensões em paciente de 13 anos de idade. In: XIV Reunião de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e XII Reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses, 2008, Uberaba. XIV Reunião de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e XII Reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses, 2008.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; BEM, V. A. L. ; ALESSIO, G. D. ; BAHIA, Maria Terezinha ; LANA, Marta de . Diagnóstico sorológico da doença de Chagas no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG.. In: XIV Reunião de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e XII Reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses, 2008, Uberaba. XIV Reunião de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e XII Reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses, 2008.

  • SILVA, J. C. V. O. ; ARRUDA, L. C. M. ; OLIVEIRA, M. T. ; COELHO, A. C. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; MARTINS, H. R. ; BAHIA, Maria Terezinha ; VALADARES, H. M. S. ; MACEDO, A. M. ; LANA, Marta de . Correlação entre a genética, biologia e susceptibilidade ao Benzonidazol de amostras de Trypanosoma cruzi isoladas de crianças chagásicas de dois municípios do Vale do Jequitinhonha, MG, pertencentes ao grupo T. cruzi II, subgrupo2b.. In: XIV Reunião de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e XII Reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses, 2008, Uberaba. XIV Reunião de pesquisa aplicada em Doença de Chagas e XII Reunião de pesquisa aplicada em Leishmanioses, 2008.

  • LANA, Marta de ; SILVA, J. C. V. O. ; OLIVEIRA, M. T. ; ARRUDA, L. C. M. ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; MARTINS, H. R. ; BAHIA, Maria Terezinha ; VALADARES, H. M. S. ; MACEDO, A. M. . Treatment evaluation of children of a vector controlled area of Chagas disease in Brazil,. In: MEEGID IX CONGRESS, 2008, Califórnia. MEEGID IX CONGRESS, 2008.

  • ARRUDA, L. C. M. ; OLIVEIRA, M. T. ; COUTO, A. C. ; SILVA, J. C. V. O. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; MARTINS, H. R. ; BAHIA, Maria Terezinha ; VALADARES, H. M. S. ; MACEDO, A. M. ; LANA, Marta de . Morphobiological characterization of Trypanosoma cruzi strains isolated from chagasic schoolchildren of Jequitinhonha Valley, MG, Brazil.. In: XXXV Annual Meeting on Basic Research in of Chagas Disease and XXIV Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2008, Águas de Lindóia. XXXV Annual Meeting on Basic Research in of Chagas Disease and XXIV Annual Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2008.

  • COUTO, A. C. ; MARTINS, H. R. ; OLIVEIRA, M. T. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; LISBOA, R. M. ; BEM, V. A. L. ; BAHIA, Maria Terezinha ; SILVA, J. C. V. O. . Caracterização molecular de populações de Trypanosoma cruzi isoladas de indivíduos do Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil. In: XVI Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2008, Ouro Preto. XVI Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2008.

  • OLIVEIRA, M. T. ; ARRUDA, L. C. M. ; SILVA, J. C. V. O. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; MARTINS, H. R. ; TORRES, R. M. ; BAHIA, Maria Terezinha ; VALADARES, H. M. S. ; VI, Pedro Albajar ; LANA, Marta de . Caracterização morfobiológica de amostras de Trypanosoma cruzi isoladas de escolares chagásicos do Vale do Jequitinhonha, MG. In: XVI seminário de iniciação científica da UFOP, 2008, Ouro Preto. XVI seminário de iniciação científica da UFOP, 2008.

  • BEM, V. A. L. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; BAHIA, Maria Terezinha ; LANA, Marta de ; ALESSIO, G. D. . Diagnóstico sorológico da doença de Chagas no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG. In: XVI seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2008, Ouro Preto. XVI Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2008.

  • LANA, Marta de ; SILVA, J. C. V. O. ; OLIVEIRA, M. T. ; ARRUDA, L. C. M. ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; MARTINS, H. R. ; BAHIA, Maria Terezinha ; VALADARES, H. M. S. ; MACEDO, A. M. . Treatment evaluation of children of a vector controlled area of Chagas disease in Brazil, biology, morphology and Trypanosoma cruzi genetics. In: MEEGID IX CONGRESS, 2008, Califórnia. MEEGID IX CONGRESS, 2008.

  • SANTOS, L. S. ; LOPES, L. A. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; MARTINS, H. R. ; BEM, V. A. L. ; GOMES, L. V. ; BAHIA, Maria Terezinha ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; TORRES, R. M. ; VI, Pedro Albajar ; LANA, Marta de . Avaliação do perfil de subclasses de imunoglobulinas de indivíduos portadores de doença de Chagas do município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG e sua correlação com formas clínicas. In: XXIII Reunião de pesquisa em Doença de Chagas e X Reunião de pesquisa em Leishmanioses, 2007, Uberaba. XXIII Reunião de pesquisa em Doença de Chagas e X Reunião de pesquisa em Leishmanioses, 2007.

  • BEM, V. A. L. ; LOPES, L. A. ; Albajar-Vinãs, P ; MARTINS, H. R. ; PAULA, D. A. C. ; Castro, SAB ; Silva, RM ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; COUTO, A. C. ; Montoya ; COURA, J. R. ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; DIAS, João Carlos Pinto ; LANA, Marta de . Avaliação clínica e laboratorial de pacientes do município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, com infecção ou doença de Chagas antes e nove anos após tratamento com benzonidazol. In: XV Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2007, Ouro Preto. XV Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2007.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; BEM, V. A. L. ; AZEREDO, B. V. M. ; DIOTAIUTI, L. ; LANA, Marta de . Frequency of sinantropic triatomines in Berilo municipality, Jequitinhonha Valley, MG, Brazil, Aspects of the epidemiological surveillanve. In: XXXIV Annual Meeting on Basic Research in Chagas disease e XXIII Annual meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2007, Caxambu. XXXIV Annual Meeting on Basic Research in Chagas disease e XXIII Annual meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 2007.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; AZEREDO, B. V. M. ; DIOTAIUTI, L. ; LANA, Marta de . Doença de Chagas no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil.. In: XXII Reunião de pesquisa em Doença de Chagas e X Reunião de pesquisa em Leishmanioses, 2006, Uberaba. XXII Reunião de pesquisa em Doença de Chagas e X Reunião de pesquisa em Leishmanioses, 2006.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; AZEREDO, B. V. M. ; FUENTE, A. L. C. L. ; DIOTAIUTI, L. ; LANA, Marta de . Colônia intradomiciliar de T. pseudomaculata (Côrrea e Espínola) em Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG Brasil.,. In: XXII Reunião de pesquisa em Doença de Chagas e X Reunião de pesquisa em Leishmanioses, 2006, Uberaba. XXII Reunião de pesquisa em Doença de Chagas e X Reunião de pesquisa em Leishmanioses, 2006.

  • BORGES, Jaíla Dias ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; GOMES, Lizziani Vasconcelos ; SANTOS, Lilian Silva ; COELHO, George Luiz Lins Machado ; BAHIA, Maria Terezinha ; PINTO, Ildikô D de Miranda ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; DIAS, João Carlos Pinto ; VI, Pedro Albajar ; LANA, Marta de . Inquérito sorológico em escolares dos municípios de Berilo e José Gonçalves de Minas após implantação da vigilância epidemiológica. In: XX reunião anual de pesquisa aplicada em doença de Chagas e VIII de Leishmanioses, 2004, Uberaba. XX reunião anual de pesquisa aplicada em doença de Chagas e VIII de Leishmanioses, 2004.

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; Amâncio, EAM ; MIRANDA, V. G. ; Guimarães, AG ; Mello, TMS ; Pitta, IR . Tentativas de síntese da 8-nitro-2h-1,4-benzotiazin-3-ona. In: X Seminário de Iniciação Científica, 2002, Ouro Preto. X Seminário de Iniciação Científica, 2002.

  • Amâncio, EAM ; MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; MIRANDA, V. G. ; Guimarães, AG ; Mello, TMS ; Pitta, IR . Síntese e Atividade farmacológica de derivados da série 4-n-butil-2H-1,4-benzotiazin-3-ona. In: X Seminário de Iniciação Científica, 2002. X Seminário de Iniciação Científica.

  • LIMA IM ; SARMENTO BCS ; Maia LB ; Ferreira MVS ; ERVILHA IPS ; HABIB YGSA ; Pereira GR ; MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO . Ocorrência de enteroparasitoses na comunidade ribeirinha de Ilha Brava, Governador Valadares, Vale do Rio Doce, MG.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SARMENTO BCS ; Cardoso DM ; LIMA IM ; Soares AR ; Neto LH ; ERVILHA IPS ; Nunes LC ; MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO . Perfil epidemiológico da febre hemorrágica da dengue em Minas Gerais: carascterização das hospitalizações ocorridas entre 2008 e 2018. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva APM ; Junior GMS ; Chaves VDR ; Viana ALCB ; Ferreira MVS ; ERVILHA IPS ; Leão MP ; SARMENTO BCS ; LIMA IM ; Pereira GR ; MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO . Relato de experiência da implantação de um projeto de extensão no município de Peçanha, Vale do Rio Doce, MG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pereira GR ; ERVILHA IPS ; Junior GMS ; Leão MP ; Viana ALCB ; LIMA IM ; SARMENTO BCS ; Ferreira MVS ; MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO . Prevalência de enteroparasitoses e esquistossomose em escolares do município de Peçanha, Vale do Rio Doce, MG.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Chaves VDR ; Junior GMS ; Silva APM ; Melo LDP ; Pereira GR ; Moreira MR ; MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO . Ocorrência de parasitoses intestinais no município de Governador Valadares, Vale do Rio Doce, MG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Belique HC ; Siqueira TR ; Campos CFM ; Carvalho LC ; Tavares AA ; Almeida DC ; Abreu JCM ; DIOTAIUTI, L. ; MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO . Ocorrência e positividade de Trypanosoma cruzi em triatomíneos enviados à Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, MG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Almeida JFP ; Hott BM ; Pazini DS ; Côrrea ESA ; Oliveira GCM ; Moreira KD ; Alves LRM ; MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO . Estudo descritivo dos casos de sífilis em gestantes residentes em Governador Valadares, Minas Gerais, entre os anos de 2009 a 2018. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Tavares AA ; SARMENTO BCS ; Pereira GR ; LIMA IM ; ERVILHA IPS ; Maia LB ; Ferreira MVS ; Habib YGSA ; MACHADO DE ASSIS, GIRLEY FRANCISCO . Prevalência e aspectos epidemiológicos de enteroparasitoses na comunidade ribeirinha de Ilha Brava, Governador Valadares, MG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Alves TS ; Tavares AA ; Pereira GR ; Leite PM ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. . Prevalência de enteroparasitoses entre os atendidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Governador Valadares, Vale do Rio Doce, MG.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Tavares AA ; Alves TS ; Pereira GR ; Dias FSB ; LANA, Marta de ; DIOTAIUTI, L. ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. . Vigilância entomológica da Doença de Chagas na Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, Vale do Rio Doce, MG. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Ramos MCA ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. ; Moreira MR . 43° Congresso Brasileiro de Análises Clínicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Martucci L ; Gomides TAR ; Lima MR ; Borja-Cabrera GP ; Silveira, AMS ; Fraga, LAO ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. ; Leite PM . Prevalência de enteroparasitoses na área rural do município de Governador Valadares, Minas Gerias, Brasil: um estudo piloto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Leão, NZ ; Abreu JCM ; MACHADO-DE-ASSIS, G.F. . Vigilância entomológica da doença de Chagas no município de Governador Valadares, Vale do Rio Doce, Minas Gerais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; SILVA, A. R. ; BEM, V. A. L. ; BAHIA, Maria Terezinha ; MARTINS FILHO, Olindo Assis ; DIAS, João Carlos Pinto ; ALBAJAR-VINAS, P. ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Post-therapeutic cure criteria in Chagas disease: conventional serology screening followed by PCR and supplementary serological tests. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; ALESSIO, G. D. ; Mello, CGC ; BEM, V. A. L. ; ROTONDO, A. ; Albajar-Vinãs, P ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Avaliação laboratorial e clínica de indivíduos chagásicos tratados com benzonidazol e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco . Avaliação do Programa de Controle da Doença de Chagas em municípios mineiros após a implantação da vigilância epidemiológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; ALESSIO, G. D. ; BEM, V. A. L. ; OLIVEIRA, M. T. ; Mello, CGC ; ROTONDO, A. ; BAHIA, Maria Terezinha ; VI, Pedro Albajar ; TORRES, R. M. ; LANA, Marta de . Avaliação sorológica, parasitológica e clínica de pacientes com doença de Chagas tratados com benzonidazol, há pelo menos 10 anos, residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco ; BEM, V. A. L. ; AZEREDO, B. V. M. ; DIOTAIUTI, L. ; LANA, Marta de . Frequency of sinantropic triatomines in Berilo municipality, Jequitinhonha Valley, MG, Brazil: Aspects of the epidemiological surveillance. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MACHADO-DE-ASSIS, G.F. . Doenças parasitárias regionais: realidades e perspectivas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco . Actualizacion en el inmunodiagnostico de patologias prevalentes de America Latina. 2013. .

MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco . Toxoplasmosis. 2013. .

MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco . Educação e participação comunitária para o controle da doença de Chagas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco . Tópicos em Parasitologia Clínica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MACHADO-DE-ASSIS, Girley Francisco . Tópicos em Parasitologia Clínica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Vigilância entomológica da Doença de Chagas na região Leste de Minas Gerais, Brasil, Descrição: Após a implantação do programa de controle da doença de Chagas de alcance nacional na década de 80 muitos benefícios foram obtidos principalmente os associados ao mecanismo primário de transmissão que é a via vetorial. Em 2006 o Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde a certificação de área livre da transmissão vetorial da doença de Chagas pela principal espécie vetora T. infestans. Dados recentemente publicados pela OMS em 2015 estimam uma prevalência de infecção pelo T. cruzi em 5,8 milhões de indivíduos distribuídos em 21 países da América Latina considerados endêmicos. Diante do fluxo migratório de latinos americanos por todo o mundo vários casos tem sido relatados em outros países não endêmicos, frutos dos mecanismos de transmissão considerados secundários, tais como: transmissão congênita, oral, transplante de órgãos e acidentes de laboratório. Com os avanços do programa de controle os municípios mineiros se encontram na fase denominada vigilância epidemiológica, onde as ações estão a cargo dos municípios sob a supervisão do Estado. Diante destes fatos este projeto busca avaliar a vigilância entomológica da DCh que vem sendo desenvolvida nos municípios que compreendem a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, região Leste de Minas Gerais, buscando medidas e ações que possam aprimorar a vigilância epidemiológica, uma vez que nesta região temos todas as condições socioeconômicas e ambientais favoráveis a transmissão desta endemia. Vale ressaltar ainda que o encontro frequente de triatomíneos invadindo e/ou colonizando o intra e peridomicilio nesta região associado a altas taxas de infecção natural pelo T. cruzi são outros fatores que tem preocupado bastante os gestores da saúde. Portanto, torna-se de suma importância uma avaliação detalhada na região para determinar as espécies de triatomíneos presentes, taxa de infecção pelo T. cruzi, local de captura, índices entomológicos, preferência alimentar e, assim, verificar o risco de transmissão da infecção pelo T. cruzi dentre os residentes na área em estudo e visando aprimorar as ações relacionadas à vigilância epidemiológica da doença de Chagas. Palavras chaves: doença de Chagas, triatomíneos e vigilância epidemiológica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Coordenador / Marta de Lana - Integrante / Liléia Diotaiuti - Integrante / Maykon Tavares Oliveira - Integrante / Fernanda de Oliveira Ferreira - Integrante / Marcela Lencine Ferraz - Integrante / Fernando Stheling Braga Dias - Integrante / Alexandra Paiva de Araújo Vieira - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Diagnóstico Da Leishmaniose Visceral Canina Em Larga Escala Por Citometria De Fluxo: Validação Multicêntrica De Um Protótipo De Kit (Leishflow) E Inovações Nanobiotecnológicas Empregando Antígenos Recombinantes (Leishplex), Descrição: Edital 14/2013 - Programa de Pesquisa para o SUS - PPSUS - VALOR APROVADO: 189.932,90.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Olindo Assis Martins Filho - Integrante / Helen Rodrigues Martins - Integrante / Alexandre Barbosa Reis - Coordenador / Andrea Teixeira Carvalho - Integrante / Bruno Mendes Roatt - Integrante / Henrique Gama Ker - Integrante / Rodrigo Dian de Oliveira Aguiar-Soares - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Correlação entre a atividade e expressão de ectonucleotidases presentes em ovos de Schistosoma mansoni, obtidos de indivíduos residentes em área endêmica, com a presença de fibrose., Descrição: A patologia resultante da infecção com o parasito Schistosoma mansoni (S.mansoni) e a gravidade da doença é consequência da fibrose causada pela resposta imune aos ovos do parasito que se encontram presos no sistema porta hepático, sequestrados em lesões granulomatosas. Vários grupos têm tentado, com maior ou menor sucesso, identificar marcadores de virulência e moléculas que interfiram com a resposta imune em infecções com diferentes parasitos, incluindo o S. mansoni. Trabalhos recentes realizados com o tegumento do verme adulto e com os ovos demonstraram a presença de enzimas envolvidas com o metabolismo de ATP extracelular neste parasito. A presença dessas enzimas já foi descrita para diferentes parasitos e tem sido correlacionada com a virulência dos mesmos e com o desenvolvimento da fibrose cística e da asma. No S. mansoni existe uma ampla expressão de ATP difosfohidrolase em todas as fases do ciclo de vida do parasito no hospedeiro e estes estudos iniciais sugeriram que as isoformas de ATP difosfohidrolase de S. mansoni são antigênicas e podem contribuir com a capacidade desse parasito de minimizar o ataque imune e o risco de trombose, favorecendo sua mobilidade intravascular. A utilização dessas ectonucleotidases como alvos de vacina ou drogas pode neutralizar a interferência dos esquistossomas na sinalização da resposta imune do hospedeiro. Diante do exposto, a hipótese desse projeto é estabelecer uma possível associação entre as enzimas envolvidas no metabolismo extracelular de nucleotídeos presentes nos ovos do S. mansoni, e a presença de fibrose em pacientes com esquistossomose. Para isso, serão realizados exames físicos e ultrassonográficos de pacientes residentes em áreas endêmicas para esquistossomose, bem como coleta de fezes para avaliação da atividade enzimática e sangue para dosagem de citocinas em sobrenadante de culturas de PBMC. A produção de adenosina resultante da ativação dessas enzimas, além de modular negativamente a resposta imune favorecendo a sobrevivência do parasito, pode levar a um aumento na produção de colágeno, e consequentemente, contribuir para desenvolvimento da fibrose. Essas ectonucleotidases podem ser utilizadas como alvos de medidas terapêuticas e profiláticas, bem como marcadores de prognóstico da morbidade da esquistossomose. Além disso, pretende-se criar uma linha de pesquisa no Campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora que objetiva estudar o papel das ecto-nucleotidases na infecção pelo S. mansoni, uma doença endêmica e de alta prevalência na região de Governador Valadares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Pauline Martins Leite - Coordenador / Lúcia Alves de Oliveira Fraga - Integrante / Alda Maria Soares Silveira - Integrante / Luis Carlos Crocco Afonso - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Evolución de pruebas parasitológicas y serológicas luego del tratamiento de la infección crónica por Tripanosoma cruzi (T. cruzi): una revisión sistemática de estudios de seguimiento (N de Registro en PROSPERO: CRD42012002162), Descrição: This project is a metanalysis coordinated by Dr. Sergio Sosa-Estani with the support of two Argentinean Cochrane centres: Centro Rosarino de Estudios Perinatales (CREP) and Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria (IECS) and WHO. This project includes researchers of different countries that have contributions on this theme.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Coordenador / Marta de Lana - Integrante / Sérgio Sosa Estani - Integrante / Yanina Sguassero - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Avaliação do risco de transmissão da doença de Chagas na reserva indígena Xakriabá, São João das Missões, MG., Descrição: Este projeto atende uma solicitação do Distrito Sanitário Especial Indígena DSEI, voltado para a atenção à saúde indígena do Ministério da Saúde, cujo propósito é avaliar a possibilidade de risco de transmissão de doença de Chagas na população indígena da reserva Xakriabá, situada em São João das Missões, norte de Minas Gerais. Em avaliações entomológicas já realizadas anteriormente, foi identificada a presença de diferentes espécies de vetores, quais sejam: Triatoma infestans, Triatoma sordida, Triatoma pseudomaculata e Panstrongylus geniculatus. Após a constatação da eliminação da principal espécie vetora na região (T. infestans), outras espécies, até então consideradas secundárias, passaram a ser encontradas no peridomicílio e, esporadicamente, no intradomicílio, inclusive formando colônias, como é o caso do T. sordida. Atualmente, tem sido observada, com frequência, a presença desta espécie nas unidades domiciliares (UDs), com índice de infestação próximo a 30%. Tendo em vista o risco que estes vetores podem acarretar na transmissão do Trypanosoma cruzi entre a população local, o objetivo deste projeto é avaliar a presença de triatomíneos nas UDs, a taxa de infecção e a dispersão das espécies identificadas, associando com a qualidade das habitações, seguindo os critérios estabelecidos pela FUNASA e pelo Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCh). Adicionalmente será realizado um inquérito sorológico em escolares da faixa etária entre 5 a 15 anos (triagem em papel de filtro e sorologia confirmatória), avaliando assim a possibilidade de transmissão recente da doença de Chagas e o impacto do PCDCh na região. Os casos diagnosticados como reativos para T. cruzi serão avaliados clinicamente, tratados etiologicamente e assistidos clinicamente.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Coordenador / Marta de Lana - Integrante / Liléia Diotaiuti - Integrante / Evandro MM Machado - Integrante / Jaime Costa da Silva - Integrante / Marcela Lencine Ferraz - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Tratamento com benzonidazol de crianças e camundongos infectados com as mesmas cepas de Trypanosoma cruzi e seu impacto na evolução da infecção humana e experimental, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marta de Lana em 02/07/2014., Descrição: Explorando a hipótese subjacente ao modelo clonal do T. cruzi de associação entre a divergência filogenética e as propriedades biológicas do parasito, incluindo a resposta terapêutica, amostras de T. cruzi isoladas de 10 crianças do Vale do Jequitinhonha, MG, geneticamente caracterizadas, serão inoculadas por animal e para cada cepa serão avaliados 4 grupos com 8 animais. Dois serão tratados com Benzonidazol (BZ). O terceiro e quarto grupos serão os controle infectados não tratados, para cada fase da infecção, sendo nestes realizada a caracterização biológica dos parasitos. A avaliação da eficácia terapêutica será feita diariamente pelas metodologias clássicas. As crianças, das quais as cepas foram isoladas avaliadas clinicamente quando diagnosticadas, foram também tratadas com o BZ e avaliações anuais utilizando as mesmas metodologias serão realizadas anualmente para posterior comparação da eficácia terapêutica com o observado nos animais... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Olindo Assis Martins Filho - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Helen Rodrigues Martins - Integrante / Rosália Moraes Torres - Integrante / Jaqueline C V O Silva - Integrante / Eliana Fernanda Maia - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Uso da técnica de FC-ATE-Triplex no diagnóstico e detecção de cura parasitológica da doença de Chagas e sua correlação com as formas clínicas da doença, considerando grupos genéticos distintos do Trypanosoma cruzi, Descrição: Tendo em vista as às limitações dos métodos disponíveis para detectar a cura parasitológica na doença de Chagas (DCh), principalmente em pacientes crônicos, este projeto visa estabelecer uma inovação metodológica na monitoração da cura parasitológica pós-tratamento etiológico por meio da técnica de FC-ATE-Triplex analisando IgG1 anti-formas evolutivas vivas do T. cruzi (AMA, TRIPO e EPI) fixada) por citometria de fluxo. Serão analisados soro de pacientes do Vale do Jequitinhonha, MG, tratados curados (TC), tratados não curados (TNC), infectados não tratados (INT), e controle (NI), bem como soro de pacientes com leishmaniose visceral (LV) e leishmaniose tegumentar americana (LTA) para verificar ou não a ocorrência de reatividade cruzada como acontece com a sorologia convencional empregada no diagnóstico da doença de Chagas... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Olindo Assis Martins Filho - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Gláucia Diniz Alessio - Integrante / Jaqueline C V O Silva - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Desenvolvimento de Imunosensores através da Técnica de Ressonância de Plásmons de Superfície (SPR) Para Detecção de Anticorpos Anti-Leshmania Infantum e Anti-Trypanosoma cruzi, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Helen Rodrigues Martins em 17/07/2015., Descrição: Neste projeto objetiva-se o desenvolvimento de imunossensores baseado na técnica de Ressonância de Plásmons de Superfície (SPR) para detecção em tempo real de anticorpos anti-Leishmania infantum e anti-Trypanosoma cruzi. Considerando que a sensibilidade e seletividade do imunosensor dependem da etapa inicial de sua construção, que por sua vez envolve a modificação da superfície do substrato através da formação de monocamadas auto-organizadas (SAMs - self-assembled monolayers) serão testados diferentes materiais para formação destas SAMs sobre a superfície de eletrodos de ouro. Além disso, diferentes parâmetros serão avaliados a fim de otimizar a ligação dos antígenos sobre as SAMs, bem como a interação antígeno-anticorpo na superfície do sensor. Uma vez realizadas as etapas de construção e detecção dos imunosensores com sucesso, estes serão avaliados comparativamente a outras metodologias comumente empregadas no diagnóstico de infecções causadas por estes protozoários com a finalidade de valida-lo como um imunoensaio... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Marta de Lana - Integrante / Helen Rodrigues Martins - Coordenador / Alexandre Barbosa Reis - Integrante / João Gabriel Guimarães Luz - Integrante / Flávio Santos Damos - Integrante / Lauro Tatsuo Kubota - Integrante / Dênio Emanuel Pires Souto - Integrante / Rita de Cássis Silva Luz - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Detecção de anticorpos contra antígenos da glândula salivar de Triatoma infestans e sua utilização como biomarcador epidemiológico, Descrição: A propagação de doenças transmitidas por insetos que se alimentam de sangue constitui uma grande ameaça à saúde humana. Sob vários aspectos, a doença de Chagas apresenta à classe científica enorme interesse, pois, basicamente restrita ao Continente Americano, não somente constitui-se em agravo de alto impacto social, como também se mostra como modelo e espaço à investigação científica em vários campos da pesquisa médico-biológica e político social. O comportamento hematofágico faz dos triatomíneos importante alvo de estudos, pois são vetores potenciais de patógenos aos seres humanos. Na presente proposta iremos determinar a presença de anticorpos específicos contra glândula salivar de triatomíneos, baseado em evidências sorológicas de chagásicos residentes em áreas infestadas ou não pelos vetores, identificando os indivíduos de acordo com o risco de exposição ao triatomíneos. Os resultados gerados poderão contribuir para o aumento do conhecimento epidemiológico a cerca da via e do risco de transmissão do Trypanosoma cruzi, bem como do provável período de contato.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Marta de Lana - Integrante / Evandro MM Machado - Coordenador / Karina Rccha Dutra - Integrante.

  • 2011 - Atual

    Estudo da variabilidade genética de cepas do Trypanosoma cruzi isoladas de Pacientes do Vale do Jequitinhonha - MG, Descrição: O projeto visa caracterizar isolados de Trypanosoma cruzi isolados de pacientes nos municípios de Berilo e José Gonçalves de Minas no Vale do Jequitinhonha, MG no intuito de obter um retrato de sua variabilidade genética na região. Até o momento, poucos estudos foram realizados no nosso país utilizando a abordagem de classificação desse protozoário em suas subdivisões menores que poderiam apresentar maior especificidade de correlações com as características epidemiológicas e/ou clínicas da doença. Desse modo, esses resultados possibilitarão não somente conhecer mais profundamente o perfil epidemiológico-molecular do T. cruzi no Brasil, que tem se mostrado distinto do observado em outros países do Cone Sul da América onde a doença é endêmica, como também, permitirá realizar correlações com outros dados epidemiológicos e clínicos obtidos nesta região. Os pacientes serão incluídos no estudo após confirmação do diagnóstico por duas técnicas sorológicas e assinatura do termo de consentimento. Os parasitos serão isolados por meio de hemocultura e caracterizados por diferentes marcadores moleculares. Na primeira etapa do projeto serão empregados o polimorfismo do gene 24∝SrDNA e a PCR-RFLP para proteína do choque térmico 60 e a enzima glicose- 6-fosfato desidrogenase, objetivando a classificação dos isolados obtidos dentro dos grupos genéticos de T. cruzi. Posteriormente, para avaliação da variabilidade genética no interior desses grupos as cepas serão tipadas por meio das técnicas de isoenzimas e RAPD. Os dados obtidos por cada marcador serão tratados individualmente segundo suas particularidades, analisados, empregando programas específicos de análise filogenética e as árvores comparadas em relação a sua topologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Marta de Lana - Integrante / Helen Rodrigues Martins - Coordenador / Vanja Maria Veloso - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Caracterização molecular de amostras de Trypanosoma cruzi isolados de pacientes chagásicos do Vale do Jequitinhonha, MG, Brasi, Descrição: O projeto visa caracterizar os isolados de T. cruzi provenientes de pacientes chagásicos de dois municípios do Vale do Jequitinhonha, MG, através de técnicas moleculares capazes de identificar todos os seis genótipos do parasito. Além de avaliar a existencia de variabilidade genética intra-grupo, pela análise do RAPD.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Helen Rodrigues Martins - Integrante / Jaqueline C V O Silva - Integrante / Maykon Tavares Oliveira - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Interação do Trypanosoma cruzi com o vetor Triatoma vitticeps (Stal, 1859) e fatores que influenciam o desenvolvimento do parasito em hospedeiros vertebrados., Descrição: O projeto pretende estudar amostras de Trypanosoma cruzi isoladas de Triatoma vitticeps para identificação de fatores que influenciam a relação parasito-vetor e determinar aspectos anatomo-patológicos em hospedeiros vertebrados após infecção. Para isso, estão propostos estudos para determinação da metaciclogênese no T. vitticeps, captura de reservatórios (roedores, gambás e primatas não humanos) para diagnóstico da infecção e caracterização molecular dos isolados, infecção de camundongos e respectiva avaliação anatomo-patológica e sorologia dos cães para determinar a importância dos mesmos como reservatórios domésticos. Os objetivos propostos no estudo permitirão ampliar o conhecimento sobre a biologia, fisiologia e o comportamento das cepas de T. cruzi, isoladas de T. vitticeps, com o propósito de elucidar várias questões que hoje se mostram sem resposta em relação aos hospedeiros vertebrados e ao próprio vetor... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Marta de Lana - Integrante / Liléia Diotaiuti - Integrante / Rita de Cássia Moreira de Souza - Coordenador / Evandro MM Machado - Integrante / Juliana Rodrigues de Oliveira - Integrante.

  • 2009 - 2010

    Avaliação prognóstica e adequação terapêutica em pacientes portadores de cardiopatia chagásica crônica residentes no município de Berilo (Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais) através do teste de caminhada de 6 minutos (TC6M) e da ecodopplercardiografia., Descrição: O projeto destina-se a identificar os pacientes portadores de cardiopatia chagásica, associada ou não à forma digestiva, através do exame clínico, da eletrocardiografia e do estudo radiológico do tórax e do tubo digestivo... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Pedro Albajar Vi - Integrante / Marta de Lana - Integrante / Rosália Moraes Torres - Coordenador / Renato Salgado - Integrante / Edianna Soares - Integrante / Alexandre Rotondo - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Avaliação do perfil clínico-epidemiológico e laboratorial de pacientes chagásicos tratados com benzonidazol e não tratados residentes no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, e sua correlação com a genética do parasito deles isolados., Descrição: O objetivo geral é avaliar a doença de Chagas verificando o perfil clínico-epidemiológico dos chagásicos existentes, o papel do tratamento específico na evolução clínica da doença e a associação da genética do parasita com a forma clínica apresentada pelo paciente e sua susceptibilidade ao tratamento. Objetivos específicos: (1) Identificar os chagásicos já cadastrados e confirmar o diagnóstico; (2) Confirmar o diagnóstico da doença de Chagas por métodos sorológicos (ELISA, HAI, IFI) e parasitológicos (Hemocultura - Chiari et al, 1989 mod); (3) Encaminhar os casos positivos não tratados ao tratamento com benznidazol, esquema prolongado, 5 a 10 mg/kg/dia, via oral, durante 60 dias, sob supervisão médica e controle de leucometria. (4) Comparar os dados clínicos epidemiológicos e laboratoriais obtidos antes do tratamento com os atuais; entre indivíduos chagásicos tratados e não tratados; e entre indivíduos chagásicos não tratados e indivíduos não chagásicos. A avaliação clínica será feita por exame físico, ECG, RX tórax e abdomem contrastado e Ecocardiograma e a classificação clínica segundo o Consenso de 2005 (MS, 2005). (5) Verificar se houve cura nos indivíduos tratados adotando o critério de cura atual (HC, PCR (Gomes et al, 1998 mod.), ELISA, anticorpos anti-tripomastigota vivo-ALTA Cordeiro et al, 2001); (6) Estudar a diversidade genética dos parasitos isolados dos indivíduos tratados e não tratados, pela análise do perfil de isoenzimas (Bem-Abderrazack, 1993, modif.) e microssatélites (Oliveira, et al, 1997); (7) Verificar se existe correlação entre a genética do parasito e o perfil clínico-epidemiológico dos chagásicos. Para isto será realizado o teste de MANTEL (1967) que considera de um lado a matriz de todas as distâncias biológicas obtidas a partir de cada parâmetro analisado, e de outro a matriz de todas as distâncias genéticas obtidas com os diferentes marcadores moleculares - (UPGMA). Para a análise da divergência filogenética do parasit.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Maria Terezinha Bahia - Integrante / Olindo Assis Martins Filho - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Pedro Albajar Vi - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Rosália Moraes Torres - Integrante / Andrea M Macedo - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Impacto do tratamento etiológico na evolução clínica da doença de Chagas em pacientes do município de Berilo, Vale do Jequitinhonha-MG e a avaliação do BNP como marcador do grau de comprometimento miocárdico., Descrição: Avaliar o impacto do tratamento etiológico na evolução clínica da doença de Chagas em pacientes do município de Berilo, Vale do Jequitinhonha-MG. (Seleção dos pacientes que sofreram tratamento com Benznidazol. Esses pacientes (n=90) estão sendo submetidos a avaliação clinica, eletrocardiográfica e radiológica completas. Vinte pacientes deste grupo foram avaliados também à ecocardiografia.). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Pedro Albajar Vi - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Rosália Moraes Torres - Integrante / Alexandre Rotondo - Integrante / Pedro Albajar-Vinãs - Integrante.

  • 2008 - Atual

    Impacto do tratamento etiológico na evolução clínica da doença de Chagas em pacientes do município de Berilo, Vale do Jequitinhonha-MG e a avaliação do BNP como marcador do grau de comprometimento miocárdico., Descrição: Avaliar o impacto do tratamento etiológico na evolução clínica da doença de Chagas em pacientes do município de Berilo, Vale do Jequitinhonha-MG. (Seleção dos pacientes que sofreram tratamento com Benznidazol. Esses pacientes (n=90) estão sendo submetidos a avaliação clinica, eletrocardiográfica e radiológica completas. Vinte pacientes deste grupo foram avaliados também à ecocardiografia.). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Pedro Albajar Vi - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Rosália Moraes Torres - Integrante / Alexandre Rotondo - Integrante / Pedro Albajar-Vinãs - Integrante.

  • 2007 - 2011

    Inquérito sorológico sobre doença de Chagas em escolares do município de Antônio Dias, MG, dezesseis anos após a implantação da Vigilância Epidemiológica, Descrição: O objetivo da pesquisa é verificar a ocorrência da transmissão da doença de Chagas em escolares, dezesseis anos após a implantação da vigilância epidemiológica da doença no município de Antônio Dias no estado de Minas Gerais e avaliar a vigilância epidemiológica buscando seu aprimoramento... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Bernardino Vaz de Mello Azeredo - Integrante / Liléia Diotaiuti - Integrante / Adriana dos Santos - Integrante / Rejane Balmnat Letro - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Clínica, epidemiologia e terapêutica da doença de Chagas em Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, e sua correlação com a genética do parasita., Descrição: Este projeto visa prosseguir na identificação de indivíduos chagásicos do município de Berilo, Vale do Jequetinhonha, MG, Brasil, através de diagnóstico laboratorial (sorologia e hemocultura) e confirmar o diagnóstico dos casos de pacientes já cadastrados como portadores da infecção chagásica, realizar a avaliação clínica (exame físico, ECG, RX, Ecocardiograma) dos casos confirmados da doença de Chagas na população visando o treinamento de toda equipe de saúde do SUS local tanto para o diagnóstico da infecção como classificação clínica dos indivíduos chagásicos, estimular a administração do tratamento da doença com o benznidazol e principalmente formar a equipe clínica para aprimorar o manuseio clínico dos chagásicos. Nos indivíduos tratados por nossa equipe e nos tratados anteriormente será realizado o controle de cura pelo critério de cura atual mediante a realização da técnica de hemocultura, sorologia convencional (ELISA + RHA ou IFI), sorologia não convencional para pesquisa de anticorpo anti-tripomastigota vivo (AATV) e a PCR. Serão feitos neste contexto estudos pareados comparando dados clínicos e laboratoriais dos pacientes tratados obtidos anteriormente ao tratamento com os atuais, e de chagásicos tratados anteriormente x chagásicos não tratados, bem como o de pacientes chagásicos não tratados e pacientes não chgásicos para avaliar a evolução natural da doença e o impacto do tratamento na sua evolução clínica. Parasitas isolados dos indivíduos mediante hemocultura serão caracterizados geneticamente pelos perfis eletroforéticos de Isoenzimas e microssatélites, visando relacionar esta classificação com a forma clínica por eles apresentada... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Maria Terezinha Bahia - Integrante / Olindo Assis Martins Filho - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Pedro Albajar Vi - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Vítor Antônio Lemos do Bem - Integrante / Helen Rodrigues Martins - Integrante / Rosália Moraes Torres - Integrante / Gláucia Diniz Alessio - Integrante / Jaqueline C V O Silva - Integrante / Lucas C M Arruda - Integrante / Maykon Tavares Oliveira - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Avaliação experimental da atividade terapêutica do Beznidazol em infecções agudas e crônicas causadas por Trypanosoma cruzi isolados de crianças chagásicas de Berilo e José Gonçalves de Minas, Vale do Jequitinhonha, MG., Descrição: Considerando a possível influência de características morfobiológicas do T. cruzi, agente etiológico da doença de Chagas, na variedade de resposta ao tratamento específico, este presente trabalho tem como um dos objetivos avaliar biologicamente amostras de T.cruzi caracterizadas geneticamente como T.cruzi II, subgrupo 2b. Os parasitos foram isolados de crianças (antes e após do tratamento específico) residentes em Berilo e José Gonçalves de Minas, Vale do Jequitinhonha, MG. Para tal, serão avaliados os seguintes parâmetros: infectividade, mortalidade, taxa de positividade de hemocultura, período pré-patente, período patente, pico máximo de parasitemia, dia do pico máximo de parasitemia, parasitemia e caracterização morfológica dos parasitos no sangue periférico de camundongos Swiss... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Olindo Assis Martins Filho - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Helen Rodrigues Martins - Integrante / Jaqueline C V O Silva - Integrante / Maykon Tavares Oliveira - Integrante / Andrea M Macedo - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2007 - 2009

    Caracterização biológica e molecular de amostras de T. cruzi isoladas de crianças e suas respectivas mães, residentes em Berilo e José Gonçalves de Minas, Vale do Jequitinhnha, MG, Descrição: Este estudo explorou a hipótese da correlação entre a genética e as características morfobiológicas do T. cruzi com a evolução clínica da doença da doença de Chagas. Desta forma, amostras de parasitos de seis crianças e quatro de suas mães, residentes em Berilo e José Gonçalves de Minas, Vale do Jequitinhonha, MG, foram isoladas, sendo avaliadas quatro pares de amostras filho/mãe e mais duas amostras de crianças. Foram analisados a clínica dos pacientes por meio de exame clínico, ECG e raio-X do tórax e esôfago contrastado. A caracterização morfobiológica permitiu concluir que todas as cepas apresentaram comportamento similar em camundongos, com 100% de infectividade, baixa virulência, mortalidade nula e predominância de formas largas durante a fase aguda infecção, sendo estas características também observadas após cinco passagens sucessivas. A caracterização bioquímica e molecular foi feita de todas as amostras isoladas das crianças e de suas mães, e consistiu na análise dos perfis de isoenzimas, de rDNA 24 Sa, do gene mitocondrial da Citocromo Oxidase II (COII) e de microssatélites. A caracterização bioquímica e molecular revelou que todas as amostras pertencem ao T. cruzi II. A análise de microssatélites foi capaz de revelar perfis distintos entre as cepas e idênticos quando os perfis das cepas de cada par filho/mãe foram comparados o que sugere a ocorrência de transmissão congênita... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Maria Terezinha Bahia - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Helen Rodrigues Martins - Integrante / Rosália Moraes Torres - Integrante / Jaqueline C V O Silva - Integrante / Maykon Tavares Oliveira - Integrante.

  • 2006 - Atual

    Avaliação clínica e laboratorial de pacientes chagásicos tratados e não tratados do município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil., Descrição: O objetivo deste projeto é reavaliar a doença de Chagas no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, verificando o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes chagásicos existentes, o papel do tratamento específico na evolução clínica da doença e a associação da genética do parasito com a forma clínica do paciente. Objetivos Específicos 2.1- Perfil clínico-epidemiológico da doença de Chagas em Berilo: 2.1.1- Identificar os chagásicos já cadastrados no município através de arquivos e prontuários médicos disponíveis e confirmar o diagnóstico laboratorialmente; 2.1.2- Realizar sorologia para o diagnóstico da doença de Chagas na população em geral visando a descoberta de novos casos; 2.1.3- Realizar com participação dos médicos do SUS, o diagnóstico clínico e manejo dos pacientes chagásicos tendo em vista o projeto atual e a continuidade de atendimento junto ao SUS. 2.2 -Diversidade genética do T.cruzi: 2.2.1- Estudar a diversidade genética dos parasitos isolados dos indivíduos chagásicos, pela análise do perfil de isoenzimas, amplificação da região 3' do rDNA24Sα, RAPD e microssatélites. 2.2.2 - Verificar se existe correlação entre o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com a genética do parasita deles isolados. 2.2.2 - Verificar se existe correlação entre o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com a genética do parasita deles isolados . .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Coordenador / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Marta de Lana - Integrante / Vítor Antônio Lemos do Bem - Integrante / Gláucia Diniz Alessio - Integrante / Arnaldo Cézar Couto - Integrante / Pedro Albajar-Vinãs - Integrante.

  • 2005 - 2010

    Avaliação ecodopplercardiográfica de pacientes chagásicos do município de Berilo, Vale do Jequitinhonha-MG, Descrição: Avaliação clínica, cardiológica, ecocardiográfica e eletrocardiográfica de pacientes portadores de doença de Chagas do município de Berilo. Avaliados 69 pacientes no ano de 2009. Promoção: UFMG/ UFOP/ IP René Rachou/FAPEMIG.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Marta de Lana - Integrante / Rosália Moraes Torres - Coordenador / Renato Salgado - Integrante / Edianna Soares - Integrante / Pedro Albajar-Vinãs - Integrante / Marcela Nascimento - Integrante / Bruna Schneider Pinto Coelho - Integrante / Fernanda Nunes Coelho - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Avaliação do perfil de subclasses de imunoglobulinas de indivíduos portadores de doença de Chagas de Berilo, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais., Descrição: Neste projeto, moradores do municipio de Berilo com sorologia postivia para T. cruzi foram avaliados do ponto de vista clínico, epidemiológico, parasitológico e sorológico, para verificar se existe associação entre as diferentes formas clínicas da doença de Chagas manifestadas pelos pacientes, e o perfil de IgG e suas subclasses IgG1, IgG2 e IgG3... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Olindo Assis Martins Filho - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Lílian da Silva Santos - Integrante / Rosália Moraes Torres - Integrante / Pedro Albajar-Vinãs - Integrante.

  • 2005 - 2008

    Avaliação do perfil de subclasses de imunoglobulinas de indivíduos portadores de doença de Chagas de Berilo, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais., Descrição: Neste projeto, moradores do municipio de Berilo com sorologia postivia para T. cruzi foram avaliados do ponto de vista clínico, epidemiológico, parasitológico e sorológico, para verificar se existe associação entre as diferentes formas clínicas da doença de Chagas manifestadas pelos pacientes, e o perfil de IgG e suas subclasses IgG1, IgG2 e IgG3... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Olindo Assis Martins Filho - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Lílian da Silva Santos - Integrante / Rosália Moraes Torres - Integrante / Pedro Albajar-Vinãs - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Aspectos clínico-epidemiológicos da doença de Chagas em Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, e sua correlação com a genética do parasita., Descrição: O objetivo deste projeto é reavaliar a doença de Chagas no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, verificando o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes chagásicos existentes, o papel do tratamento específico na evolução clínica da doença e a associação da genética do parasita com a forma clínica do paciente. Objetivos Específicos 2.1- Perfil clínico-epidemiológico da doença de Chagas em Berilo: 2.1.1- Identificar os chagásicos já cadastrados no município através de arquivos e prontuários médicos disponíveis e confirmar o diagnóstico laboratorialmente; 2.1.2- Realizar sorologia para o diagnóstico da doença de Chagas na população em geral visando a descoberta de novos casos; 2.1.3- Realizar com participação dos médicos do SUS, o diagnóstico clínico e manejo dos pacientes chagásicos tendo em vista o projeto atual e a continuidade de atendimento junto ao SUS; 2.1.4- Comparar os dados clínicos e laboratoriais obtidos de pacientes antes do tratamento com os atuais (Cohorte de pacientes); 2.1.5- Realizar um estudo pareado de pacientes tratados e não tratados avaliando os dados clínicos e laboratoriais (Cohorte de pacientes); 2.1.6- Verificar se houve cura nos pacientes tratados; 2.2 -Diversidade genética do T.cruzi: 2.2.1- Estudar a diversidade genética dos parasitas isolados dos indivíduos chagásicos não tratados, pela análise do perfil de isoenzimas, RAPD e microssatélites. 2.2.2 - Verificar se existe correlação entre o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes com a genética do parasita deles isolados. .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / George Luiz Lins Machado Coelho - Integrante / Maria Terezinha Bahia - Integrante / Olindo Assis Martins Filho - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Pedro Albajar Vi - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Rosália Moraes Torres - Integrante / Vanja Maria Veloso - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Avaliação do Programa de doença de Chagas no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil, após a implantação da vigilância epidemiológica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Coordenador / George Luiz Lins Machado Coelho - Integrante / Maria Terezinha Bahia - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Pedro Albajar Vi - Integrante / Marta de Lana - Integrante / Bernardino Vaz de Mello Azeredo - Integrante / Liléia Diotaiuti - Integrante / Vítor Antônio Lemos do Bem - Integrante / José Rodrigues Coura - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Remuneração.

  • 2004 - 2006

    Avaliação do Programa de doença de Chagas no município de Berilo, Vale do Jequitinhonha, MG, Brasil, após a implantação da vigilância epidemiológica, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Coordenador / George Luiz Lins Machado Coelho - Integrante / Maria Terezinha Bahia - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Pedro Albajar Vi - Integrante / Marta de Lana - Integrante / Bernardino Vaz de Mello Azeredo - Integrante / Liléia Diotaiuti - Integrante / Vítor Antônio Lemos do Bem - Integrante / José Rodrigues Coura - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Ouro Preto - Remuneração.

  • 2003 - 2005

    Determinação da prevalência e perfil clínico-laboratorial da doença de Chagas em escolares dos municípios de Berilo e José Gonçalves de Minas, Vale do Jequitinhonha, MG, Descrição: Este projeto visa determinar a prevalência da Doença de Chagas nos municípios de Berilo e José Gonçalves de Minas, através de um inquérito sorológico realizado em escolares na faixa etária de 7-14 anos. Os indivíduos com sorologia positiva para Doença de Chagas serão avaliados através de: exame clínico, questionário clínico-epidemiológico, ECG, RX do tórax e abdomem , exame parasitológico( hemocultura e PCR). E avaliação do perfil imunológico.Espera-se ainda que com este projeto seja possibilitada uma ampla discussão e revitalização do sistema local de vigilância, com perspectiva duradoura e sustentada no desejo político e organização da comunidade e do SUS (Sistema Único de Saúde). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Jaíla Dias Borges - Integrante / Lizziani Vasconcelos Gomes - Integrante / George Luiz Lins Machado Coelho - Integrante / Maria Terezinha Bahia - Integrante / Olindo Assis Martins Filho - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Pedro Albajar-Vinãs - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2003 - Atual

    Doença de Chagas nos municípios de Berilo e José Gonçalves de Minas, Vale do Jequitinhonha, MG: epidemiologia, morbidade e controle. FAPEMIG, Descrição: O estudo em Berilo e José Gonçalves de Minas poderão constituir uma janela através da qual será possível verificar a realidade da situação da doença de Chagas no Vale do Jequitinhonha, MG, colaborando para a elaboração de metodologia adequada para a avaliação da realidade atual da doença nestes municípios no tocante a: transmissão, vetores presentes, prevalência da infecção em escolares, avaliação clínica e laboratorial de todas as pessoas infectadas e com diagnóstico prévio da infecção chagásica (integrantes do arquivo municipal de sáude), papel dos reservatórios domésticos e peridomésticos na manutenção do ciclo do parasita, estudo da diversidade genética do parasita encontrado em humanos, vetores e reservatórios domésticos e peridomésticos da infecção (Isoenzimas e RAPD) e estudo da genética dos vetores encontrados (Isoenzimas e RAPD). Este projeto ainda poderá possibilitar uma ampla discussão e revitalização do sistema local de vigilância, com perspectiva duradoura e sustentada no desejo político e organização da comunidade e do SUS (Sistema Único de Saúde). .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Jaíla Dias Borges - Integrante / George Luiz Lins Machado Coelho - Integrante / Maria Terezinha Bahia - Integrante / Olindo Assis Martins Filho - Integrante / João Carlos Pinto Dias - Integrante / Pedro Albajar Vi - Integrante / Marta de Lana - Coordenador / Rosália Moraes Torres - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2002

    Tentativas de síntese da 8-nitro-2H-1,4-benzotiazin-3-ona, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Girley Francisco Machado de Assis - Integrante / Vera Guarda Miranda - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Menção Honrosa na área de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares.

2011

Medalha Aluízio Prata - Melhor trabalho em doença de Chagas, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

2011

Professor homenageado pelos formandos do curso de Farmácia 2011/2, Alunos do curso.

2011

Menção Honrosa - Concedida aos melhores trabalhos em doença de Chagas, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical -.

2010

Menção honrosa pelo trabalho Análise sorológica e molecular de cães quanto à infecção por T. cruzi, XXVI Reunião de Pesquisa Aplicada em Doença de Chagas e da XIV Reunião de Pesquisa Aplicada, Sociedade Brasileira de Medicina Tropical -.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF - Campus Avançado Governador Valadares. , Rua Israel Pinheiro - até 2625/2626, São Pedro, 35020220 - Governador Valadares, MG - Brasil, Telefone: (33) 32795979, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Parasitologia Humana Parasitologia Médica

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Parasitologia aplicada a Odontologia Parasitologia Médica

  • 2014 - 2014

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Parasitologia Humana Parasitologia Médica

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Parasitologia aplicada a Odontologia Parasitologia Médica

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor convidado da Pós-Graduação, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrando o tópico "Epidemiologia e controle da doença de Chagas".

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor convidado da Pós-Graduação, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrando o tópico "Epidemiologia e controle da doença de Chagas".

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor convidado da Pós-Graduação, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrando o tópico "Epidemiologia e controle da doença de Chagas".

  • 2008 - Atual

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor convidado da Pós-Graduação, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Ministrando o tópico "Epidemiologia e controle da doença de Chagas".

  • 2011 - 2013

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PNPD/CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2012

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Durante este período ministrei a disciplina de Parasitologia Clínica (teórica e prática) para os alunos do nono período do curso de Farmácia especialização em Análises Clínicas.

  • 2006 - 2010

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Aluno de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2004 - 2006

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Aluno de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista da Universidade Federal de Ouro Pret, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1999 - 2003

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante do curso Farmácia

    Outras informações:
    2001/2003 - Aluno do Projeto de Extensão Rio Vivo - Pró Reitoria de Extensão/UFOP. 2002/2004 - Aluno de Iniciação Científica do Laboratório de Parasitologia/ICEB/NUPEB/UFOP - Projeto de Extensão Proex/UFOP. 2003 - Projeto Educação de jovens e adultos. ICHS/UFOP

  • 2009 - Atual

    Centro de Pesquisas René Rachou

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador em projetos

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2011 - 2011

    Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação, Carga horária: 25

  • 2010 - 2010

    Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor da Pós-Graduação, Carga horária: 25