Isabela Maria Pereira Barbosa

Doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolve pesquisas na área de etnoculinária, territorialidade e memória na Serra da Barriga - Alagoas. Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Representações Simbólicas- Cirs (UFRN). Mestra em Antropologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com área de concentração em Antropologia Social e linha de pesquisa em Cultura, Identidade e Patrimônio. Foi bolsista Pesquisadora Capes, onde pesquisou Alimentação e Culinária Quilombola no campo da Identidade, Memória e Patrimônio. Graduada em Ciências Sociais - Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com atuação nas áreas de Ciência Política e Antropologia. Possui Curso Superior Tecnológico em Gastronomia pela Uninassau (Ser Educacional). É Professora nos cursos de Gastronomia e Serviço Social na na Instituição de Ensino Superior Uninassau João Pessoa, onde também exerce a função de Coordenadora Pedagógica do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia na cidade de João Pessoa e Campina Grande.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Antropologia Social

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: LUGAR DE MEMÓRIA: A TRADIÇÃO QUILOMBOLA POR MEIO DOS SABERES E FAZERES ALIMENTARES NA SERRA DA BARRIGA, ALAGOAS.,
Julie Antoinette Cavignac. Palavras-chave: Antropologia da Alimentação; Serra da Barriga; Identidade quilombola.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Social.

Mestrado em ANTROPOLOGIA

2016 - 2018

Universidade Federal de Sergipe
Título: ENTRE O AJEUM E A ?COMIDA AFRO-INDÍGENA?: MÃE NEIDE OYÁ D?OXUM E A ALIMENTAÇÃO NA SERRA DA BARRIGA, ALAGOAS,Ano de Obtenção: 2018
CLÓVIS CARVALHO DE BRITTO.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em andamento em Gestão da Educação

2020 - Atual

UNINASSAU

Aperfeiçoamento em Educação e Relações Etnico-Raciais

2013 - 2013

Universidade Federal de Alagoas
Título: Orientação étnico-racial na educação infantil. Ano de finalização: 2013

Graduação em andamento em Pedagogia

2020 - Atual

UNINASSAU

Graduação em Gastronomia

2014 - 2016

Faculdade Maurício de Nassau de Maceió

Graduação em Ciências Sociais

2007 - 2013

Universidade Federal de Alagoas
Título: A problemática da existência do Neopopulismo no Brasil e suas possíveis modificações no eixo da política e economia vigente
Orientador: Júlio Cézar Gaudêncio

Formação complementar

2020 - 2020

Formação continuada de docentes. Roda de Mestres 2020.1. (Carga horária: 20h). , UNINASSAU, UNINASSAU, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Formação de Coordenadores de Curso. (Carga horária: 10h). , UNINASSAU, UNINASSAU, Brasil.

2018 - 2018

Fotografia. (Carga horária: 80h). , Escola Criattiva, CRIATTIVA, Brasil.

2017 - 2017

CURSO DE FORMAÇÃO E PRÁTICA PROFISSIONAL EM COZINHA QUENTE E CONFEITARIA. (Carga horária: 270h). , DOM RESTAURANTE LTDA, D.OM., Brasil.

2013 - 2014

Extensão universitária em Aperfeiçoamento Educação e Relação Étnico Racial. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.

2008 - 2008

LIBRAS/AVANÇADO. (Carga horária: 10h). , Paróquia Divino Espírito Santo, PDES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

, Lê Pouco.

Libras

Compreende Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Gastronomia.

Organização de eventos

BARBOSA, I. M. P. ; SANTANA, B. M. ; COSTA, P. G. R. . I FÓRUM DE GASTRONOMIA DA UNINASSAU MACEIÓ. 2020. (Congresso).

BARBOSA, I. M. P. . CAPACITA UNINASSAU GASTRONOMIA. 2020. (Outro).

BARBOSA, I. M. P. . I FÓRUM DE GASTRONOMIA DA UNINASSAU. 2020. (Outro).

BARBOSA, I. M. P. . FESTIVAL DE GASTRONOMIA UNINASSAU 2019.2. 2019. (Festival).

Participação em eventos

RODA DE MESTRES NOVOS RUMOS EDUCACIONAIS: METODOLOGIA E DIDÁTICA DOCENTE EM REGIME REMOTO. 2020. (Encontro).

Encontro de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiro - ENCOQUIT.CULTURA E COMIDA DO QUILOMBO: O RESTAURANTE BAOBÁ E A AFIRMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE ALIMENTAR POR MEIO DAS TROCAS SIMBÓLICAS NA SERRA DA BARRIGA - ALAGOAS.. 2018. (Seminário).

IV SEMINÁRIO SOBRE ALIMENTOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E III SIMPÓSIO INTERNACIONAL ALIMENTAÇÃO E E CULTURA. SILÊNCIO QUE A VISITA IRÁ COMER: ANÁLISE ETNOGRÁFICA DE UMA GASTRONOMIA AFRO-INDÍGENA NA SERRA DA BARRIGA E O SILENCIAMENTO DA ALIMENTAÇÃO DE SEUS MORADORES.. 2018. (Congresso).

HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS EM ALAGOAS. 2017. (Congresso).

SEMANA DE ANTROPOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.Um Amalá para o rei: As relações entre comida de santo e a tradição quilombola no Restaurante Baobá Raízes e Tradições, Serra da Barriga ? Parque Memorial Quilombo dos Palmares, Alagoas. 2017. (Seminário).

SEMINÁRIO AVANÇADO DE ESCRITA ETNOGRÁFICA - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL UFAL. 2017. (Seminário).

2 Encontro e 1ª Jornada Científica de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiro de Alagoas.COMIDA, COMENSALIDADE E INDENTIDADE QUILOMBOLA: Uma etnografia no restaurante Baobá Raízes e Tradições, Parque Memorial Quilombo dos Palmares-AL. 2016. (Encontro).

30ª REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA - REA/ABA. COMIDA, COMENSALIDADE E INDENTIDADE QUILOMBOLA: Uma etnografia no restaurante Baobá Raízes e Tradições, Parque Memorial Quilombo dos Palmares-AL. 2016. (Congresso).

V CONGRESSO SERGIPANO DE HISTÓRIA & V ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH/SE. MALÊS ÀS MARGENS DO SÃO FRANCISCO: O SILENCIAMENTO DOS ESCRAVOS ISLAMIZADOS NOS MUSEUS DA CIDADE DE PENEDO, ALAGOAS.. 2016. (Congresso).

V CONGRESSO SERGIPANO DE HISTÓRIA & V ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH/SE. MALÊS ÀS MARGENS DO SÃO FRANCISCO: O SILENCIAMENTO DOS ESCRAVOS ISLAMIZADOS NOS MUSEUS DA CIDADE DE PENEDO, ALAGOAS.. 2016. (Congresso).

REA/ABANNE 2015. CULINÁRIA QUILOMBOLA: A BUSCA PELO RESGATE DA IDENTIDADE GASTRONÔMICA ALAGOANA. 2015. (Congresso).

Ação Educativa em Museus/ Alagoas e o mundo dos museus. 2012. (Seminário).

Conexões Ibram + Alagoas. 2012. (Seminário).

XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais PRÉ-ALAS BRASIL.. 2012. (Congresso).

II Encontro Regional de Estudantes de Ciências Sociais. 2011. (Encontro).

I Encontro Regional dos Estudantes de Ciências Sociais. 2010. (Encontro).

Forum Permanente de Combate às Drogas. 2009. (Seminário).

II Seminário de Laboratório de Estudos de Movimentos Étnicos e II Mostra de Fotografia e Filme Etnográfico- LEME.Deficiência visual: a problemática da inserção na Universidade Federal de Alagoas. 2009. (Seminário).

II Seminário de Laboratório de Estudos de Movimentos Étnicos e II Mostra de Fotografia e Filme Etnográfico- LEME. 2009. (Seminário).

II Simpósio Alagoano de Ciências Sociais. 2009. (Simpósio).

I Simpósio Alagoano de Ciências Sociais. 2007. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Fernanda Farias Feijó

SPINELLI, C. H. A.;BARBOSA, I. M. P.BARBOSA, ISABELA. Empreendedorismo e comportamento empreendedor na sociedade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Clauene Cledja Morais dos Santos Silva

BARBOSA, ISABELA; SPINELLI, C. H. A.. A influência da inovação na prática empreeendedora. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Luiz Fernando Gomes de Araújo

BARBOSA, I. M. P.; SPINELLI, C. H. A.. Intraempreendedorismo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras.

Aluno: Michael Jackson Teixeira da Silva

BARBOSA, I. M. P.; SPINELLI, C. H. A.. Responsabilidade Social e Ambiental nas organizações. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Pitágoras.

BARBOSA, I. M. P.. Avaliadora em Grupo de Trabalhos sobre Ciência e alimentação no III Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência dos alimentos. 2018. Centro Universitário Mario Pontes Jucá - UMJ.

Comissão julgadora das bancas

Ulisses Neves Rafael

BRITO, C. C.;RAFAEL, Ulisses N.; AGUIAR, F.. Entre o ajejum e a ?culinária quilombola": Mãe Neide Oyá d?Oxum e a reinvenção da gastronomia no Quilombo dos Palmares, Alagoas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal de Sergipe.

Leonardo Leal Esteves

ESTEVES, L. L.; BRITO, C.; SILVA, R. L. L.. ENTRE O AJEUM E A ?COMIDA AFRO-INDÍGENA?: MÃE NEIDE OYÁ D?OXUM E A ALIMENTAÇÃO NA SERRA DA BARRIGA, ALAGOAS. 2018. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal de Sergipe.

Rosa Lúcia Lima da Silva Correia

BRITTO, CLovis; ESTEVES, Leonardo;CORREIA, Rosa Lucia L. S.. Entre o ajeum e a comida afro-indígena: Mãe Neide Oya DOxum e a alimentação na Serra da Barriga-AL. 2018. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal de Sergipe.

José Glebson Vieira

CAVIGNAC, Julie Antoinette; CORREIA, R. L. L. S.;VIEIRA, José Glebson. TURISMO ÉTNICO E COMIDA DE SANTO NA SERRA DA BARRIGA: Mãe Neide Oyá D?Oxum como elemento de propagação do turismo e identidade quilombola.. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Clovis Carvalho Britto

BRITTO, Clovis Carvalho.ESTEVES, Leonardo LealCORREIA, Rosa Lucia Lima da Silva. Entre o ajeum e a 'comida afro-indígena': Mãe Neide Oya D Oxum e a alimentação na Serra da Barriga, Alagoas. 2018. Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal de Sergipe.

Clovis Carvalho Britto

BRITTO, Clovis Carvalho.RAFAEL, Ulisses Neves.AGUIAR, Fernando José Ferreira. Entre o ajeum e a 'culinária quilombola': Mãe Neide Oya D Oxum e a reinvenção da gastronomia no Quilombo dos Palmares, Alagoas.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal de Sergipe.

Orientou

ELISE MACHADO ESPINHEIRA

A contribuição da formação Étnico-racial na Educação Infantil; ; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNINASSAU; (Orientador);

Aline Maciel de Araújo Silva

A contribuição da formação Étnico-racial na Educação Infantil; ; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UNINASSAU; (Orientador);

Eberthy Tenório Branco

A Lei Maria da Penha e suas medidas protetivas; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Isabela Maria Pereira Barbosa;

Eberthy Tenório Branco

A Lei Maria da Penha e suas medidas protetivas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário Maurício de Nassau; Orientador: Isabela Maria Pereira Barbosa;

Nathalia Stefanne Melo Santos

O Impacto da Gastronomia em Alagoas na valorização do Sururu como Patrimônio Imaterial do Estado; 2019; Orientação de outra natureza; (Gastronomia) - UNINASSAU; Orientador: Isabela Maria Pereira Barbosa;

Izabella de Araujo Silva Oliveira de Oliveira

O Impacto da Gastronomia em Alagoas na valorização do Sururu como Patrimônio Imaterial do Estado; 2019; Orientação de outra natureza; (Gastronomia) - UNINASSAU; Orientador: Isabela Maria Pereira Barbosa;

Foi orientado por

Julie Antoinette Cavignac

LUGAR DE MEMÓRIA: A TRADIÇÃO QUILOMBOLA POR MEIO DOS SABERES E FAZERES TRADICIONAIS ALIMENTARES NA SERRA DA BARRIGA, ALAGOAS; ; Início: 2019; Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Clovis Carvalho Britto

Entre o ajeum e a 'comida afro-indígena': Mãe Neide Oya D Oxum e a alimentação na Serra da Barriga, Alagoas; 2018; Dissertação (Mestrado em ANTROPOLOGIA) - Universidade Federal de Sergipe, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Clovis Carvalho Britto;

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, ISABELA . ENTRE O FOGÃO E A CIÊNCIA. Inter-legere (UFRN) , v. 2, p. 1-20, 2019.

  • BARBOSA, I. M. P. . COMIDA, COMENSALIDADE E INDENTIDADE QUILOMBOLA: Uma etnografia no restaurante Baobá Raízes e Tradições, Parque Memorial Quilombo dos Palmares-AL. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA - RBA, 2016, JOÃO PESSOA. Política da Antropologia: Ética, Diversidade e Conflitos., 2016.

  • BARBOSA, I. M. P. . CULINÁRIA QUILOMBOLA: A BUSCA PELO RESGATE DA I DENTIDADE GASTRONÔMICA ALAGOANA.. In: REA/ABANNE 2015, 2015, Maceió. DIREITOS DIFERENCIADOS, CONFLITOS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS, 2015.

  • BARBOSA, I. M. P. ; TAVARES, Pedro Henrique de Sousa Tavares ; FREITAS, Antonia Vanessa . Aspectos da nova regulacao das politicas educacionais nas condicoes de trabalho docente. In: VI Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste - ANPAE NE, 2010, João Pessoa. Aspectos da nova regulacao das políticas educacionais nas condições de trabalho docente. João Pessoa: Ed. UFPB, 2010. v. 1. p. 1-12.

  • BARBOSA, I. M. P. . Ministrante em Mini Curso: Aulas remotas, e agora? Desafios da aplicabilidade das metodologias ativas em regime letivo remoto no ano de 2020. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, I. M. P. . Ministrou Palestra Territórios e comidas da Cozinha Alagoana na Disciplina Gastronomia e ingredientes brasileiros, do Curso de Gastronomia Bacharelado da Universidade Federal do Ceará. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARBOSA, I. M. P. . Palestrante sobre Os impactos da COVID-19 no turismo étnico alimentar. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, I. M. P. . Palestrante no Webinar Toró de Palpite: Troca de Saberes alimentares. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, I. M. P. . Participou como Cantora do Ciclo de Debates de Segunda: Mulheres em Movimentos na Filosofia e Educação. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, I. M. P. . Mediadora em webinário Como os nêgos dos Palmares: uma nova história de resistência na Serra da Barriga. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, I. M. P. . Palestrante, do evento 'VI Semana da Consciência Negra - Aquilombar-se, resistir/existir e romper estruturas'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, I. M. P. . LUGAR DE MEMÓRIA: O saber quilombola através das cozinhas na Serra da Barriga, Alagoas.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, I. M. P. . SILÊNCIO QUE A VISITA IRÁ COMER: Análise etnográfica de uma gastronomia afro-indígena na Serra da Barriga e o silenciamento da alimentação de seus moradores.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, I. M. P. . Palestrante no 4 Encontro e 3 Jornada Científica de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiro de Alagoas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, I. M. P. . Um Amalá para o rei: As relações entre comida de santo e a tradição quilombola no Restaurante Baobá Raízes e Tradições, Serra da Barriga ? Parque Memorial Quilombo dos Palmares, Alagoas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, I. M. P. . COMIDA, COMENSALIDADE E INDENTIDADE QUILOMBOLA: Uma etnografia no restaurante Baobá Raízes e Tradições, Parque Memorial Quilombo dos Palmares-AL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, I. M. P. . Malês às margens do São Francisco: O silenciamento dos escravos islamizados nos museus da cidade de Penedo, Alagoas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

BARBOSA, I. M. P. ; CORREIA, R. L. L. S. . Mediadora de Webinário 'Como os nêgos de Palmares: uma nova história de resistência na Serra da Barriga'. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BARBOSA, I. M. P. . Palestrante em 4 Encontro e 3 Jornada Científica de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiro de Alagoas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARBOSA, I. M. P. . MODALIDADES DO TRABALHO DE CAMPO E METODOLOGIAS QUALITATIVAS. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARBOSA, I. M. P. . Portifólio Behance. 2019; Tema: Antropologia Visual. (Rede social).

BARBOSA, I. M. P. . Cozinha oriental: história, sabores e saberes da Gastronomia asiática.. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Institucional).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    LIGA ACADÊMICA DE ESTUDOS DE TRADIÇÃO ALIMENTAR EM ALAGOAS - LAETA, Descrição: Liga Acadêmica voltada para a pesquisa científica e ações sociais alimentares em comunidades tradicionais do Estado de Alagoas, que desenvolvem a produção, comércio e consumos de bens alimentares tradicionais, bem como estão incluídos nos saberes e memória tradicional alimentar do Estado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Isabela Maria Pereira Barbosa - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    LUGAR DE MEMÓRIA: A TRADIÇÃO QUILOMBOLA POR MEIO DOS SABERES E FAZERES ALIMENTARES NA SERRA DA BARRIGA, ALAGOAS., Descrição: A pesquisa de doutoramento é continuidade da pesquisa realizada no Mestrado e tem o objetivo de dar ênfase ao território cultural da Serra da Barriga a partir de três espaços distintos dentro de um lugar: A comunidade de moradores da Serra da Barriga, localizada aos arredores do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, a comunidade quilombola de Muquém, localizada mais abaixo do Parque e o restaurante Baobá Raízes e Tradições, localizado ao pé da Serra da Barriga, espaços estes que se configuram com organizações sociais distintas. A proposta inicial da pesquisa está em observar as cozinhas desses espaços, buscando compreender possíveis processo de construção da identidade étnica de comunidades quilombolas, analisando suas práticas alimentares a partir dos modos de fazer e costumes culinários dessas comunidades. A forma como os moradores se reconhecem, como se identificam e se localizam por meio dos seus costumes e o peso da identidade étnica sobre o interesse em formalizar essa alimentação como própria. Por fim, as problematizações da pesquisa se configuram através de questões que envolvem o turismo eco-étnico realizado no lugar, com a intenção de compreender o uso da memória coletiva, dos saberes tradicionais das comunidades quilombolas, a legitimidade do território em que o restaurante está localizado, utilizando-se desse turismo como expositor das práticas alimentares tradicionais, configurando-se como uma ferramenta de reconhecimento dessa culinária como sendo de caráter identitário quilombola e, consequentemente, a possível intenção de patrimonialização dessa comida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Isabela Maria Pereira Barbosa - Coordenador / Julie Antoinette Cavignac - Integrante.

  • 2016 - 2018

    ENTRE O AJEUM E A COMIDA AFRO-INDÍGENA: MAE NEIDE OYA DOXUM E A ALIMENTAÇÃO NO QUILOMBO DOS PALMARES, Descrição: Esta dissertação analisa a alimentação na Serra da Barriga, Alagoas, a partir dos impactos da criação do Restaurante Baobá Raízes e Tradições, fundado pela ialorixá e chefe de cozinha Mãe Neide Oyá D?Oxum. Tendo como recurso metodológico a análise da trajetória da ialorixá, os discursos em torno da comida produzida em seu restaurante e seu papel como ?guardiã da memória?, o trabalho problematiza as construções e as tensões nas interfaces entre a ?comida quilombola?, a ?comida do sagrado? e a ?comida afro-indígena? naquela localidade. Para tanto, evidencia esses debates a partir de uma pesquisa etnográfica que teve como itinerário as narrativas produzidas pela ialorixá e reforçadas pelo ?turismo eco-étnico? no Restaurante Baobá Raízes e Tradições, localizado na Serra da Barriga, nos arredores do Parque Memorial Quilombo dos Palmares (PMQP), e do silenciamento dos moradores sitiados ao redor do PMQP e dos quilombolas da comunidade de Muquém.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Isabela Maria Pereira Barbosa - Coordenador / CLÓVIS CARVALHO DE BRITTO - Integrante.

  • 2010 - 2012

    A problemática da existência do Neopopulismo no Brasil e suas possíveis modificações no eixo da política e economia vigente, Descrição: O presente trabalho tem o objetivo de analisar a implantação da política Populista no Brasil e a consequência dela nos dias atuais, que é o surgimento do Neopopulismo, onde este aparece num período de ingovernabilidade ou de crise de governabilidade, com a presença de políticos que se apresentam de forma independente; contendo características do populismo clássico, mas com inovações tanto no âmbito sócio econômico (globalização e etc.), como em sua atuação política com as massas e partidos políticos; onde Lula atua com uma personalidade que se identifica com o povo (modo de falar, agir, vestir e etc.), ao mesmo tempo em que atende as exigências socioeconômicas mundiais, firmando alianças externas de grande importância tanto para o crescimento do País como de valorização da democracia vigente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Isabela Maria Pereira Barbosa - Coordenador / Julio Cézar Gaudêncio - Integrante.

Prêmios

2019

Coordenadora Destaque em Projetos de Extensão e Eventos Internos, UNINASSAU ,MACEIÓ.

2018

Avaliação Institucional de Trabalho Docente com percentual de aprovação de 94,64%, Uninassau - Maceió/AL.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2018

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2014

expoente colegio e cursos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14

2010 - 2012

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2014

SESI (AL)

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Sociologia para Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

2013 - 2013

Colégio Eraldo Gomes

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2012 - 2012

Colégio São Lucas Alagoano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2015 - 2015

Colégio Santa Amélia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como professora de Filosofia nas turmas de Ensino Fundamental II

2018 - 2018

Centro Universitário Mario Pontes Jucá - UMJ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2

Outras informações:
Professora da disciplina: História da Gastronomia Professora da disciplina: Organização de Eventos

2018 - 2018

Instituto Federal de Alagoas - PRONATEC MULHERES MIL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24

Outras informações:
Professora de Técnicas de Beneficiamento de Produtos derivados da Agricultura Familiar - Campus Novo Lino - AL

2018 - 2019

Faculdade Pitágoras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora da disciplina: Cozinha Oriental Professora da disciplina: Antropologia da Alimentação

2018 - 2022

UNINASSAU

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora da disciplina: Cozinha Asiática Professora da disciplina: Cozinha Regional

2015 - 2016

Sindicato do Servidores Públicos Federais no Estado de Alagoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de serviços jurídicos., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - Atual

Faculdade Maurício de Nassau - João Pessoa

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso Superior, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Paraíba.