Laís Fernanda Rodrigues

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo, possui bacharelado e licenciatura pela mesma universidade . Sua pesquisa é na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Ciências Sociais.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Sociais

2011 - 2014

Universidade Federal de São Paulo
Título: Universitários franceses na Alemanha: o laboratório de psicologia de Wilhelm Wundt,Ano de Obtenção: 2014
Orientador: em Centre National de la Recherche Scientifique ( Louis Pinto)
com Marcia Cristina Consolim.Coorientador: Rafael Faraco Benthien. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: sociologia francesa séculos XIX-XX; Wilhelm Wundt; sociologia e psicologia francesas.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia das Ciências Sociais. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Social.

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2014 - 2017

Universidade Metodista de São Paulo

Graduação em Ciências Sociais

2007 - 2010

Universidade Federal de São Paulo
Título: A recepção de Simmel na França entre 1890-1914: o caso de L'Année Sociologique
Orientador: Marcia Cristina Consolim

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento/Especialidade: Sociologia das Ciências Sociais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Social.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Teoria Social/Especialidade: Sociologia da Cultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

2º Ateliê do Pensamento Social - Abordagens Transnacionais.Os Sociólogos Durkheimianos e a Psicologia Alemã: A importância do Laboratório e da Psicologia de Wundt. 2012. (Outra).

I SIPE - Semana de Integração das Pós-Graduações da EFLCH-Unifesp.Relações intelectuais e construção de conceitos: a sociologia em questão. 2012..Os sociólogos durheimianos e a psicologia alemã: a importância do laboratório e da psicologia de Wundt. 2012. (Encontro).

XV Congresso Brasileiro de Sociologia. 2011. (Congresso).

III Semana de Ciências Sociais da Unifesp.A recepção de Simmel na França entre 1890-1914: o caso de L'Année Sociologique. 2010. (Outra).

I Seminário de Pesquisa do Curso de Ciências Sociais - Monografias.A recepção de Simmel na França: o caso de L'Année Sociologique. 2010. (Seminário).

33º Encontro Anual da Anpocs. 2009. (Encontro).

XVII Congresso de Iniciação Científica - Pibic. Civilização:Perspectivas Teóricas. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rafael Faraco Benthien

CONSOLIM, M. C.; PALMEIRA, M. S.;BENTHIEN, R. F.. Os Sociólogos Durkheimianos e a Psicologia Alemã: a importância do laboratório e da psicologia de Wundt. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Federal de São Paulo.

Miguel Soares Palmeira

Benthien, R. F.; CONSOLIM, M.; MASSELA, A.;PALMEIRA, Miguel. A recepção de Wundt por Durkheim: modelos de excelência científica numa era de delimitações disciplinares. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Federal de São Paulo.

Miguel Soares Palmeira

CONSOLIM, M.; Benthien, R. F.;PALMEIRA, Miguel. A recepção da psicologia experimental de Wundt por Durkheim e Ribot: modelos de excelência científica numa era de delimitações disciplinares. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rafael Faraco Benthien

A recepção de Wundt por Durkheim: modelos de excelência científica numa era de delimitações disciplinares; 2014; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS SOCIAIS) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Rafael Faraco Benthien;

Márcia Cristina Consolim

A Recepção de Wundt por Durkheim: modelos de excelência científica numa era de delimitações disciplinares; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcia Cristina Consolim;

Márcia Cristina Consolim

A Recepção de Simmel na França entre 1890 e 1914: o caso de LAnnée sociologique; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Marcia Cristina Consolim;

Maria Fernanda Lombardi Fernandes

Civilização: entre dois mundos - Norbert Elias; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulh; Orientador: Maria Fernanda Lombardi Fernandes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RODRIGUES, Laís Fernanda . A recepção de Simmel na França: o caso de L'Année Sociologique. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RODRIGUES, Laís Fernanda . A recepção de Simmel na França: o caso de L'Année Sociologique. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Os sociólogos durkheimianos e a psicologia alemã: a impotância do laboratório de psicologia de Wilhelm Wundt, Descrição: Este trabalho se insere na área de ?sociologia das ciências sociais? e, mais especificamente, trata da circulação internacional de ideias (ou do conhecimento) entre dois países europeus no fim do século XIX: a França e a Alemanha. Pretende-se aprofundar o conhecimento sobre as relações entre intelectuais alemães e franceses na área das ciências sociais, principalmente de Durkheim e dos intelectuais ligados a ele e à revista L'Année Sociologique . O objetivo é compreender a influência do laboratório de psicologia do alemão Wilhelm Wundt entre esses intelectuais franceses durante o final do século XIX e início do século XX.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laís Fernanda Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    A recepção de Simmel na França: o caso de L'Année Sociologique, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido em 2010 que gerou a monografia de conclusão de curso para a graduação em Ciências Sociais. Se insere na área a Sociologia das Ciências Sociais e trata mais especificamente da circulação internacional das idéias (ou do conhecimento) entre França e Alemanha no final do século XIX. A pesquisa analisou a recepção das idéias de Georg Simmel no grupo colaborador de L'Année Sociologique, revista de sociologia criada e liderada por Durkheim na França.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Laís Fernanda Rodrigues - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2014

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: aluno, Enquadramento Funcional: aluno de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2010

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: aluno, Enquadramento Funcional: aluno de graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo.,Atividade realizada, Grupo de Pesquisa Sociologia das Elites Intelectuais e das Ciências Sociais.

  • 08/2008 - 05/2009

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo.,Atividade realizada, Civilização: Perspectivas Teóricas.

  • 08/2008 - 12/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo.,Atividade realizada, Participação no Núcleo de Pesquisa em Fronteiras (NUPEF)..