André Francisco de Almeida

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2008). Possui mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Membro do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação e Saúde na Infância e Adolescência

2017 - Atual

Universidade Federal de São Paulo
Wagner Rodrigues Valente.

Mestrado em Educação

2014 - 2016

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Apropriação de Tabuadas no Ensino de Aritmética da Escola Primária Paranaense: 1903-1932,Ano de Obtenção: 2016
Neuza Bertoni Pinto.Palavras-chave: História da educação matemática; Aritmética; Ensino primário; Tabuadas; Memorização.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Licenciatura Em Matemática

2002 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2011

Curso de Pós-Gradução em Ensino de Matemática - Lato Sensu. (Carga horária: 360h). , Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CORREA, R. L. T. ; ALMEIDA, André Francisco de . X COLUBHE - X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVI Seminário Temático - Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática.O papel dos especialistas na sistematização de uma aritmética para ensinar (1946-1996). 2018. (Seminário).

XV Seminário Temático: Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990. 2017. (Seminário).

Rencontre franco-brésilienne sur l'histoire de l'enseignement des mathématiques.Arithmétique pratique et la modernisation et l'expansion de l'école primaire de l'état de Paraná. 2015. (Encontro).

XII Seminário Temático: Saberes elementares matemáticos do ensino primário (1890 - 1970): o que dizem as Revistas Pedagógicas?.As tabuadas e a memorização: o que dizem as revistas pedagógicas paranaenses.. 2015. (Seminário).

X COLUBHE - X Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. 2014. (Congresso).

XI Seminário Temático: A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: A Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970..A Apropriação das Tabuadas no Ensino de Matemática Primário Paranaense: 1900- 1930. 2014. (Seminário).

I Ciclo de Palestras do Curso de Matemática - PUCPR. 2007. (Outra).

VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE "Saberes Docentes". SABERES DOCENTES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA MODERNA. 2007. (Congresso).

I Semana Acadêmica de Matemática - PUCPR. 2005. (Outra).

V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2004. (Seminário).

XII ENDIPE -12º Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2004. (Congresso).

História da Disciplina Matemática no Estado do Paraná. 2003. (Seminário).

IX Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul e II Final de Semana Integrativo da Matemática. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

David Antonio da Costa

VALENTE, W. R.; MORAIS, R. S.; PINTO, N. B.;COSTA, D. A.. OS EXPERTS E UMA MATEMÁTICA PARA ENSINAR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES, São Paulo (1961-1996). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação e Saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo.

Wagner Rodrigues Valente

VALENTE, Wagner RodriguesPINTO, N. B.; MORAIS, R. S.;COSTA, D. A.. Os experts e a artimética para ensinar nos primeiros anos escolares, São Paulo (1961-1996). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.

Neuza Bertoni Pinto

PINTO, N. B.FISCHER, M. C. B.; TEIXEIRA, R. L. C.. Apropriação das tabuadas no ensino de Aritmética da Escola Primária Paranaense ( 1903-1932). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Neuza Bertoni Pinto

VALENTE, W. R.BERTONI PINTO, N.; MORAIS, R.S.; COSTA, David Antonio da. Os experts e uma matemática para ensinar nos primeiros anos escolares, São Paulo (1961-1996). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Pós Graduação em Educação e saúde na Infância e Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo- Campus de Guarulhos.

Neuza Bertoni Pinto

PINTO, N. B.. A teoria da situação didática no ensino fundamental de matemática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Rosa Lydia Teixeira Corrêa

Pinto, Neuza Bertoni; FISCHER, M. C. B.;CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira; ARITMETICA, E.. Apropriações de tabuadas no ensino de aritmetica da escola primaria paranaense. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifíca Universidade Católica do Paraná.

Maria Cecilia Bueno Fischer

PINTO, Neuza Bertoni; CORREA, Rosa Lydia Teixeira;FISCHER, M. Cecilia B.. Apropriações de tabuadas no ensino de Aritmética da escola primária paranaense: 1903-1932. 2016. Dissertação (Mestrado em Educacao) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Maria Cecilia Bueno Fischer

PINTO, Neuza Bertoni; CORREA, Rosa Lydia Teixeira;FISCHER, M. Cecilia B.. Apropriação das tabuadas no ensino de Aritmética da escola primária paranaense 1903-1932. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educacao) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wagner Rodrigues Valente

Os experts e a produção da aritmética para ensinar; Início: 2017; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Neuza Bertoni Pinto

Apropriação de tabuadas no ensino de Aritmética da escola primária paranaense : 1903-1932; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR; Orientador: Neuza Bertoni Pinto;

Neuza Bertoni Pinto

Iniciação Científica; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neuza Bertoni Pinto;

Neuza Bertoni Pinto

Iniciação Científica; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Neuza Bertoni Pinto;

Neuza Bertoni Pinto

A teoria da situação didática no ensino fundmental de matemática; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Neuza Bertoni Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VALENTE, WAGNER RODRIGUES ; ALMEIDA, ANDRÉ FRANCISCO DE . Os experts e a produção de saberes para a docência. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 25, p. 318-332, 2019.

  • ALMEIDA, André Francisco de ; PINTO, Neuza Bertoni . A presença das tabuadas em programas de ensino e em livros didáticos de aritmética da escola primária ? Início do século XX. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 3, p. 107-123, 2017.

  • ALMEIDA, André Francisco de . O Guia Curricular de São Paulo para o Ensino de 1º grau de 1975: orientações para o uso de materiais didáticos. In: XVII Seminário Temático: materiais didáticos e história da educação matemática, 2019, Aracaju. Anais do XVII Seminário Temático: materiais didáticos e história da educação matemática, 2019. v. 1. p. 1-13.

  • ALMEIDA, André Francisco de . O Conceito de Número e a Matemática para Ensinar: o caso das propostas curriculares paulistas da década de 1970. In: XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática - XXII EBRAPEM, 2019, São Paulo. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática (EBRAPEM), 2019. v. 1. p. 1-12.

  • ALMEIDA, André Francisco de . O papel dos especialistas na sistematização de uma aritmética para ensinar (1946-1996). In: XVI Seminário Temático - Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, 2018, Roraima. Anais do XVI Seminário Temático - Provas e Exames e a escrita da história da educação matemática, 2018.

  • ALMEIDA, André Francisco de . Primeiras análises do Acervo Pessoal Maria do Carmo Domite: o cálculo mental para ensinar. In: Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2018, Campo Grande. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, 2018. v. 4. p. 1-11.

  • ALMEIDA, André Francisco de ; PINTO, Neuza Bertoni . As Tabuadas Presentes nos Manuais Pedagógicos do Ensino Primário Paranaense (1903-1932). In: XV Seminário Temático: Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990, 2016, Natal. Anais do XV Seminário Temático: Cadernos escolares de alunos e professores e a história da educação matemática, 1890-1990, 2016.

  • ALMEIDA, André Francisco de . As tabuadas e a memorização: o que dizem as revistas pedagógicas paranaenses. In: XII Seminário Temático - Saberes elementares matemáticos do ensino primário (1890 - 1970): o que dizem as revistas pedagógicas?, 2015, http://www2.td.utfpr.edu.br/se. Anais do XII Seminário Temático - Saberes elementares matemáticos do ensino primário (1890 - 1970): o que dizem as revistas pedagógicas?, 2015.

  • ALMEIDA, André Francisco de ; PINTO, Neuza Bertoni . A Apropriação das Tabuadas no Ensino Primário Paranaense (1903-1932). In: VIII CBHE - Congresso Brasileiro de História da Educação: matrizes interpretativas e internacionalização, 2015, Maringá. Anais do VIII CBHE, 2015.

  • ALMEIDA, André Francisco de . Apropriação das Tabuadas no Ensino de Matemática Primário Paranaense: 1900-1930. In: XI Seminário Temático - A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970., 2014, Florianópolis. Anais do XI Seminário Temático - A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970., 2014.

  • ALMEIDA, André Francisco de ; DINIS, M. A. ; PINTO, Neuza Bertoni . Saberes docentes para o ensino da matemática moderna. In: VII Congresso Nacional de Educação - Edição Internacional - Educere - Saberes Docentes, 2007, Curitiba. VII Congresso Nacional de Educação- Edição Internacional - EDUCERE - SABERES DOCENTES. Curitiba: Editora Champagnat, 2007. v. 1. p. 1740-1749.

  • ALMEIDA, André Francisco de . Memória do Movimento da Matemática Moderna no Paraná: o Núcleo de Estudo e Difusão do Ensino da Matemática (NEDEM). In: III Seminário Temático - A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos, 2007, Curitiba. Anais do III Seminário Temático - A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos, 2007.

  • ALMEIDA, André Francisco de ; DINIS, M. A. . O MMM (Movimento da Matemática Moderna) paranaense: imprensa e memória. In: I Seminário Temático - A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos, 2006, São Paulo. Anais do I Seminário Temático - A Matemática Moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: estudos históricos comparativos, 2006.

  • ALMEIDA, André Francisco de ; PINTO, Neuza Bertoni . A Matemática Moderna no Estado do Paraná: fatos e dilemas. In: XII ENDIPE -12º Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004, Curitiba/PR. XII ENDIPE -12º Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004. v. 1. p. 2519-2524.

  • ALMEIDA, André Francisco de . O Conceito de Número e a Matemática para Ensinar: o caso das propostas curriculares paulistas da década de 1970. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALMEIDA, André Francisco de . O papel dos especialistas na sistematização de uma aritmética para ensinar (1946-1996). 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAIS, R. S. ; GUIMARAES, M. D. ; ALMEIDA, André Francisco de . Os experts e a produção de saberes na formação de professores e no ensino ? uma análise em diferentes contextos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, André Francisco de ; PINTO, Neuza Bertoni . As Tabuadas Presentes nos Manuais Pedagógicos do Ensino Primário Paranaense (1903-1932). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PORTELA, M. S. ; ALMEIDA, André Francisco de . Educação Matemática: possibilidade de pesquisa e interlocução. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALMEIDA, André Francisco de . As tabuadas e a memorização: o que dizem as revistas pedagógicas paranaenses. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, André Francisco de ; PINTO, Neuza Bertoni . A Apropriação das Tabuadas no Ensino Primário Paranaense (1903-1932). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, André Francisco de . A Apropriação das Tabuadas no Ensino de Matemática Primário Paranaense: 1900-1930. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, André Francisco de . Memória do Movimento da Matemática Moderna no Paraná: o Núcleo de Estudo e Difusão do Ensino da Matemática (NEDEM). 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, André Francisco de ; DINIS, M. A. . O MMM (Movimento da Matemática Moderna) paranaense: imprensa e memória. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    A MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO ENSINO: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990, Descrição: Ao longo dos projetos desenvolvidos e em curso no GHEMAT, o tema formação de professores tem sido sugerido, de forma recorrente, para futuras investigações históricas. Ao constituir-se em nova etapa investigativa, esta proposta leva em conta conquistas anteriores do grupo tais como a consolidação de uma rede de pesquisadores, as práticas de trabalho coletivo que têm marcado suas atividades, os avanços obtidos em relação a produção dos projetos concluídos, a qualidade da base de dados digitalizados disponibilizada. Agregam-se ao perfil do grupo as aprendizagens do ofício de historiador e da operacionalização de conceitos da história cultural e a busca por novos referenciais para ampliação de sua base teórico-metodológica, como as recentes leituras advindas dos trabalhos realizados pela Equipe de Pesquisa em História das Ciências da Educação (ERHISE), da Universidade de Genebra, na Suíça. Tais referenciais voltam-se para a compreensão histórica dos saberes profissionais da docência, objetivados em termos de legislações, decretos, dentre outros, no que se refere aos saberes a ensinar e os saberes para ensinar. Para além dos saberes de experiência que integram a base da formação docente, já evidenciados em várias pesquisas, no presente projeto considera-se a matemática como uma ferramenta da profissão docente, como um saber profissional comprometido com o ensino. Assim, este projeto tem seu foco nos saberes objetivados, saberes formalizados, passíveis de sistematização elaborados por processos históricos e dinâmicas articuladas da formação e do ensino da matemática. O levantamento realizado em estudos recentes sobre formação de professores aponta ausência de pesquisas sobre saberes objetivados e sistematizados que são transformados em saberes institucionalizados para formar professores e para o ensino da matemática nos primeiros anos escolares. Nesse sentido, esta proposta tem como objetivo geral investigar processos e dinâmicas constituintes do saber profissional do professor que ensina matemática no período compreendido entre 1890-1990. Dada sua abrangência temporal, o projeto suscitou recortes específicos da ampla temática a ser investigada implicando seu desdobramento em quatro eixos cada qual abarcando no mínimo dez subprojetos, todos imbuídos em tornar inteligíveis processos constituintes da matemática a ensinar e da matemática para ensinar e suas dinâmicas de articulação. Embora centre suas discussões em diferentes aspectos dos complexos saberes profissionais, os eixos estruturantes mantém-se articulados, permitindo integrações entre suas respectivas propostas. A partir de diferentes recortes (experts, processos da matemática a ensinar; processos da matemática para ensinar; a matemática ensinada) os subprojetos dos eixos buscam alcançar especificidades do projeto temático, seja aprofundando o quadro-teórico do trabalho comum, analisando o movimento de componentes curriculares da formação, reunindo e problematizando informações sobre experts em ações e normativas oficiais para a constituição de saberes profissionais, produzindo inventários que possibilitem análises de saberes a ensinar e saberes para ensinar matemática, localizados em livros didáticos e manuais pedagógicos, cadernos e provas escolares, seja dando continuidade à organização da base de dados disponível no repositório digital, realizando encontros para discussão e aprimoramento da pesquisa e socializando dados em eventos científicos e meios de divulgação pertinentes à área. Dentre os resultados a serem obtidos no projeto será elaborada uma obra-síntese que pretende contribuir com o avanço do debate atual, da formação inicial de professores, sobre os saberes profissionais dos docentes que ensinam matemática nos primeiros anos escolares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (10) . , Integrantes: André Francisco de Almeida - Integrante / Neuza Bertoni Pinto - Integrante / Wagner Rodrigues Valente - Coordenador / Rosilda dos Santos Morais - Integrante / Luciane de Fátima Bertini - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Circulação e Apropriação de Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário do Estado do Paraná (1903-1971), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Neuza Bertoni Pinto em 13/12/2015., Descrição: O projeto tem por objetivo compreender a constituição dos saberes elementares matemáticos da escola primária paranaense, desde os anos de 1903, marco histórico do primeiro grupo escolar Francisco Xavier da Silva, instalado no estado, modelo de escola graduada de quatro séries já consagrado em São Paulo, até 1971, ano em que os ensino primário e ginasial, antes segmentos isolados, são agrupados em um único bloco de oito séries denominado Ensino de Primeiro Grau (Lei 5692/71). Por saberes elementares matemáticos compreende-se conhecimentos de Aritmética, Geometria e Desenho, matérias que desde o período republicano compunham o currículo dos grupos escolares. A preocupação central do estudo é compreender como esses saberes circularam e foram apropriados em escolas primárias do estado, de 1903 a 1971. As fontes serão constituídas com documentos oficiais, localizados em arquivos públicos locais, impressos como revistas e manuais pedagógicos, livros didáticos, atas, legislação educacional, além de registros pessoais sobre o ensino da aritmética, da geometria e do desenho que em diferentes momentos do século XX deixaram marcas na cultura escolar da escola primária. Tratam-se de materiais conservados por escolas, ex professores e ex-alunos do estado, pertinentes para a reconstituição de fatos históricos relacionados ao objeto investigado, como planos de ensino, provas e cadernos escolares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . , Integrantes: André Francisco de Almeida - Integrante / Reginaldo Rodrigues da Costa - Integrante / Neuza Bertoni Pinto - Coordenador / Bárbara Winiarski Diesel Novaes - Integrante / Mariliza Simonete Portela - Integrante / Antônio Flávio Claras - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Organização da base de dados do movimento paranaense de Matemática Moderna, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Neuza Bertoni Pinto em 13/08/2018., Descrição: Iniciação Científica - PUCPR - CNPq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Francisco de Almeida - Integrante / Neuza Bertoni Pinto - Coordenador.

  • 2005 - 2006

    Memória do Movimento da Matemática Moderna no Paraná: o Núcleo de Estudo e Difusão do Ensino da Matemática (NEDEM), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Neuza Bertoni Pinto em 13/08/2018., Descrição: Iniciação Científica - PUCPR - CNPq. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Francisco de Almeida - Integrante / Neuza Bertoni Pinto - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    A Teoria das Situações Didáticas de Matemática no Ensino Fundamental, Descrição: Sub-projeto de iniciação científica integrante do projeto "O impacto da teoria das situações didáticas no ensino e na aprendizagem de matemática", desenvolvido no Grupo de Pesquisa Educação Matemática - EDUMAT.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: André Francisco de Almeida - Integrante / Neuza Bertoni Pinto - Coordenador., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2017

Governo do Estado do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20

2014 - 2015

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico - CNPq, Carga horária: 20

2006 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/Fundação Araucária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2005 - 2006

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBIC/PUCPR, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2004

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIBIC/CNPq, Carga horária: 20

2015 - 2017

Instituto Superior do Litoral do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12